Sou cliente NETRW e minha empresa é uma Autoridade de Registro (certificadora, como é conhecida, rsrsrsrs). Emitimos certificados digitais do padrão ICP-Brasil de pessoa física e jurídicas, modelos A1 e A3, com os quais seus titulares ou representantes legais podem assinar documento digitais usando assinaturas eletrônicas. A Lei 14.063/20 é quem disciplina o uso de assinaturas eletrônicas no Brasil. Ela autoriza 3 tipos: assinatura eletrônica simples, assinatura eletrônica avançada e assinatura eletrônica qualificada. O que muda, basicamente, de uma para outra é o grau de segurança, embora as TRÊS tenham validade jurídica: 1) a simples: que identifica o seu signatário; 2) a avançada: além de comprovar a autoria, garante a integridade de documentos digitais e 3) a qualificada: emitida por uma Autoridade de Registro, sob o guarda-chuva ICP-Brasil (que está vinculado diretamente à Presidência da República). A única que é INCONTESTÁVEL é a terceira, justamente porque há alguém que certifica que o titular existe: chamamos isso de VALIDAR a identidade da pessoa (que é feito perto de 90/95% por biometria) ou com pelo menos DOIS agentes de registro que garantem a identidade do titular. As outras duas, a avançada é a mais robusta, mas ambas (simples e avançada) necessitam que todos os signatários concordem com seu uso, para garantir a validade jurídica. Pelo que o Wanderson narrou, a plataforma que ele usa (e que não mostrou a marca) é avançada, porque é mais robusta (usa metadados que confirmam a identidade do titular, como email, confirmação e em alguns casos até selfie, IP e coordenadas geográficas da localização do titular no ato da assinatura). Já a assinatura do Workspace ainda tem muito a evoluir e tem toda pinta de ser do tipo simples, com a menor segurança possível, pelos motivos opostos à plataforma que o Wanderson usa (há poucos aspectos que garantem a identidade de quem assina no modelo do Google). Belo vídeo. Precisa publicar mais pra gente aprender o tanto de ferramenta que temos à disposição da gente e captar novos clientes para NET RW que eu, aliás, RECOMENDO muito, especialmente pelo suporte que é incrível.
Olá! A assinatura eletrônica realizada com o Google Docs não utiliza certificados homologados pelo ICP-Brasil. No entanto, ela possui validade jurídica, desde que as partes envolvidas concordem com o método utilizado. Caso necessite de uma assinatura com validade atrelada ao ICP-Brasil, recomendamos utilizar uma plataforma que integre certificados digitais homologados. Forte abraço!
Olá Marcos, na documentação não encontrei limite de envios e sim de signatários, que no caso, *que são 10 por doc* . Se inscreva em nosso canal e curta nossos vídeo para *ajudar a bater a meta de 10 mil inscritos.*
Sou cliente NETRW e minha empresa é uma Autoridade de Registro (certificadora, como é conhecida, rsrsrsrs). Emitimos certificados digitais do padrão ICP-Brasil de pessoa física e jurídicas, modelos A1 e A3, com os quais seus titulares ou representantes legais podem assinar documento digitais usando assinaturas eletrônicas. A Lei 14.063/20 é quem disciplina o uso de assinaturas eletrônicas no Brasil. Ela autoriza 3 tipos: assinatura eletrônica simples, assinatura eletrônica avançada e assinatura eletrônica qualificada.
O que muda, basicamente, de uma para outra é o grau de segurança, embora as TRÊS tenham validade jurídica:
1) a simples: que identifica o seu signatário;
2) a avançada: além de comprovar a autoria, garante a integridade de documentos digitais e
3) a qualificada: emitida por uma Autoridade de Registro, sob o guarda-chuva ICP-Brasil (que está vinculado diretamente à Presidência da República).
A única que é INCONTESTÁVEL é a terceira, justamente porque há alguém que certifica que o titular existe: chamamos isso de VALIDAR a identidade da pessoa (que é feito perto de 90/95% por biometria) ou com pelo menos DOIS agentes de registro que garantem a identidade do titular.
As outras duas, a avançada é a mais robusta, mas ambas (simples e avançada) necessitam que todos os signatários concordem com seu uso, para garantir a validade jurídica.
Pelo que o Wanderson narrou, a plataforma que ele usa (e que não mostrou a marca) é avançada, porque é mais robusta (usa metadados que confirmam a identidade do titular, como email, confirmação e em alguns casos até selfie, IP e coordenadas geográficas da localização do titular no ato da assinatura). Já a assinatura do Workspace ainda tem muito a evoluir e tem toda pinta de ser do tipo simples, com a menor segurança possível, pelos motivos opostos à plataforma que o Wanderson usa (há poucos aspectos que garantem a identidade de quem assina no modelo do Google).
Belo vídeo. Precisa publicar mais pra gente aprender o tanto de ferramenta que temos à disposição da gente e captar novos clientes para NET RW que eu, aliás, RECOMENDO muito, especialmente pelo suporte que é incrível.
Olá Anderson... essa assinatura tem valor legal homologado pelo ICP-BRASIL?
Olá! A assinatura eletrônica realizada com o Google Docs não utiliza certificados homologados pelo ICP-Brasil. No entanto, ela possui validade jurídica, desde que as partes envolvidas concordem com o método utilizado. Caso necessite de uma assinatura com validade atrelada ao ICP-Brasil, recomendamos utilizar uma plataforma que integre certificados digitais homologados.
Forte abraço!
Anderson bom dia.
Qual a quantidade de assinatura que vc pode solicitar por mês?
Olá Marcos, na documentação não encontrei limite de envios e sim de signatários, que no caso, *que são 10 por doc* .
Se inscreva em nosso canal e curta nossos vídeo para *ajudar a bater a meta de 10 mil inscritos.*