Rapaz, excepcional. Não devemos esquecer que estudamos física e descrevemos a realidade. Então "fazer sentido" é o que mais tem de ser o conteúdo a ser estudado. Por isso que introduções são as aulas mais importantes, pois dão objetivo as partes que estudamos. Por isso aulas como essa (a sua) são as melhores. Não nos tornamos computadorzinhos calculando coisas engessadas sem nem entender o porquê. Por mais criticismo até na exatas!!
Por isso que eu gosto das suas aulas! É comum faltar motivação nas aulas (e esse problema vai muito além do curso de física na minha opinião), e as coisas irem fluindo de uma forma que parece sem lógica alguma. Mas esses detalhes são essenciais. Para um físico, principalmente, não basta saber os teoremas e fazer as contas, mas entender pq aquilo está sendo feito em primeiro lugar. Nunca tinha pensado dessa forma que vc apresentou sobre a motivação da lei de Gauss, parabéns pela aula! Acho que é possível dar outro exemplo também do pq vc usaria a solução para obter o problema. A solução que temos (princípio da superposição+lei de coulomb) é útil para os casos em que conhecemos a densidade de carga. Mas e se, por exemplo, pegassemos uma esfera carregada e aproximassemos de um plano condutor, qual seria o campo elétrico no espaço? Não é possível resolver do jeito tradicional que temos, pq o campo da esfera carregada vai induzir cargas sobre o plano condutor, e a princípio nós não conhecemos essa distribuição. Mas conhecendo as equações diferenciais gerais que regem a eletrostática, é possível resolver esse problema!
Igual o sujeito não entender porque a Sky (só um exemplo), trava na chuva, n entende o que é um dipolo elétrico.... ou então pq no forno micro-ondas o alimento cozinha....
Rapaz, excepcional. Não devemos esquecer que estudamos física e descrevemos a realidade. Então "fazer sentido" é o que mais tem de ser o conteúdo a ser estudado. Por isso que introduções são as aulas mais importantes, pois dão objetivo as partes que estudamos. Por isso aulas como essa (a sua) são as melhores. Não nos tornamos computadorzinhos calculando coisas engessadas sem nem entender o porquê.
Por mais criticismo até na exatas!!
Cara, to há um ano e meio na faculdade. Você é um dos melhores professores que eu já vi na vida.
Por isso que eu gosto das suas aulas! É comum faltar motivação nas aulas (e esse problema vai muito além do curso de física na minha opinião), e as coisas irem fluindo de uma forma que parece sem lógica alguma. Mas esses detalhes são essenciais. Para um físico, principalmente, não basta saber os teoremas e fazer as contas, mas entender pq aquilo está sendo feito em primeiro lugar. Nunca tinha pensado dessa forma que vc apresentou sobre a motivação da lei de Gauss, parabéns pela aula!
Acho que é possível dar outro exemplo também do pq vc usaria a solução para obter o problema. A solução que temos (princípio da superposição+lei de coulomb) é útil para os casos em que conhecemos a densidade de carga. Mas e se, por exemplo, pegassemos uma esfera carregada e aproximassemos de um plano condutor, qual seria o campo elétrico no espaço? Não é possível resolver do jeito tradicional que temos, pq o campo da esfera carregada vai induzir cargas sobre o plano condutor, e a princípio nós não conhecemos essa distribuição.
Mas conhecendo as equações diferenciais gerais que regem a eletrostática, é possível resolver esse problema!
Aula boa, professor bom.
Melhor canais de física.
Acabou quando tava ficando bom, esperar até amanhã KKK
Excelente, como sempre, sem rastro de dúvidas
obrigado
muito bom!
Filipe dando sentido a eletro! KKK
Muito bom, professor, tem me ajudado muito em eletromag 1
Teorema da decomposição de Helmholtz
Olá Filipe. Qual é o programa que vc usa para escrever as suas aulas na tela?
Uso Tablet nas aulas. O app é o squid
Igual o sujeito não entender porque a Sky (só um exemplo), trava na chuva, n entende o que é um dipolo elétrico.... ou então pq no forno micro-ondas o alimento cozinha....