Boa tarde... hoje estou querendo fazer testes de dr nesse meu ambiente voce tem algum video onde explica como tirar meu banco secudario de read-only tornando ele o banco que vai receber leitura e escrita?
Opa tudo bem? Precisa rodar um backup com NORECOVERY para que a primaria fique em restoring e depois restaurar esse backup na secundaria como WITH RECOVERY, não mandei os scripts aqui pois o youtube barra o comentário, caso queria um exemplo me mande um email que respondo (caiogarcia@dbaonboarding.com.br)
@@iniciativadba isso eu fiz, creio que nao entendeu minha duvida. Digamos que esse meu banco que esta na minha maquina secundaria precisa se tornar a oficial. Como retiro o Read only dessa base? para que ela se torne a minha primaria?
Uauuu, de parabens pelo video e pela didática, não manjo de Sql, mas criei uma rotina de bkp diario p/pasta e subir para o AWS-S3 e gostaria de automatizar este processo. Cara, duvida, consigo fazer essa replica com 2 licença de sql Standard 2019 ?? Minha intenção não é criar alta disponibilidade, mas preciso criar uma rotina diaria de replica de Prod p/ homolog. de servidores distintos.
Opa, tudo bem? É possível sim, mas o ideal seria entender melhor o cenário, pode ser que existam outras alternativas menos custosas, ok? Mas no geral, o ideal ai seria, gerar o backup em um caminho de rede que o segundo servidor também tenha acesso, ai você gera o bak 0h00 por exemplo, e o restore lê o arquivo na rede as 2h00, pra criar o seu banco de homolog.
O conteúdo do seu canal é excelente! A sua didática é muito boa. Gostaria de fazer duas perguntas: 1) Se eu for montar um ambiente de alta disponibilidade com a edição STANDARD, e no caso do segundo servidor ficar em standby, você disse que não preciso de ter que comprar uma segunda licença, mas como faço para ter esta segunda licença do SQL Server STANDARD sem ter que comprar? Porque creio que seu eu simplesmente fizer uma instalação sem o devido registro, ele não irá funcionar, ou irá? 2) É possível montar este ambiente de alta disponibilidade com dois servidores com a edição EXPRESS, utilizando Log shipping, sei que o EXPRESS não possui o SQL AGENT, mas não é possível fazer utilizando scripts, agente do Windows, ou ferramentas de terceiro?. Porque por exemplo, é possível fazer backup agendando do SQL SERVER EXPRESS para nuvem, utilizando ferramentas de terceiros.
Jarminiane Batista, tudo bem? Obrigado pelo feedback! Sobre a primeira pergunta, você pode usar a chave do seu servidor oficial que esta licenciado, em uma eventual auditoria da microsoft você apenas precisa comprovar que o "segundo" servidor não é acessado como produção. Em relação ao Log Shipping no express, de fato não da pra fazer de forma nativa, pois ele depende do SQL Agent, até daria pra tentar fazer algo como você disse usando backup de log e agendamento do windows, porém seria bem trabalhoso, imagine se acumula alguns arquivos para o restore, como saber a sequência para subir, até pode ser possível mas não vejo como algo viável. O mais próximo que daria pra chegar na minha opinião seria automatizar um backup/restore de baks Full (no caso do express, claro).
Boa tarde tudo bom? Caio comecei a ter um problema no meu cluster que ao realizar o Failover para o meu servidor secundário o serviço do sql server não sobe, os discos sao migrados mas o serviço nao sobe, no Log do banco de dados não mostrar nenhum erro mas no event viwer do Windows mostra essa mensagem (The client was unable to reuse a session with SPID 201, which had been reset for connection pooling. The failure ID is 23. This error may have been caused by an earlier operation failing. Check the error logs for failed operations immediately before this error message). Porem nas documentações nao encontrei como solucionar, ja passou por algo parecido poderia me dar alguma dica? Desde ja agradeço
Ótimo conteúdo. Uma dúvida, se os dois bancos estiverem no mesmo servidor, ou seja, banco publish na pasta C e banco réplica na pasta X, também precisarei de uma licença de SQL para cada banco ou a necessidade de duas licenças só acontece se a replicação for em um servidor diferente?
Em uma mesma maquina podemos ter até 50 instância e a mesma licença serve para todas, agora esse ponto da replicação de prontidão não sei te dizer se muda alguma coisa, como não é algo habitual fazer na mesma maquina nunca parei para pensar nisso rs. mas é uma boa questão, vou pesquisar sobre e nos falamos =)
Criei um ambiente de testes e funcionou 100%, porém não consigo tirar o banco do modo somente leitura; Em caso que perca total do servidor master o banco secundário passaria a ser master. Quais os comando para que o banco secundário passe a estar disponível para leituras e gravações? poderia me ajudar?
Isso mesmo, fica somente leitura no secundario. Para habilitar ele para uso como primario é só executar uma instrução de restore database com a opção " with recovery".
Tudo bem Lucas? Replicação com feature nativa não, mas o que da pra ser feito é uma aplicação no meio ou até um processo por job + linked server (bem rústico mesmo) pegar o dado de um lado e despejar no outro.
Mensagem O trabalho falhou. O trabalho foi invocado por Usuário sa. A última etapa a ser executada foi 1 (Etapa do trabalho de log de backup de envio de logs.). Consegue me ajudar?
Que legal que deu certo! SObre não apagar veja o histórico do job ali vai dizer o motivo, mas se pudesse dar um palpite seria permissão na pasta ou caminho da pasta errado.
Cara, você recomenda algum treinamento sobre a parte de replicação e always on? Queria algo mais prático, que não fosse tão "engessado" como são os cursos oficiais da Microsoft
Tentei replicar mas o banco no secundário não saiu do 'restoring' depois de rodar o job de restore, sabe me dizer o que pode ser?? Marquei a opção do modo standby e para desconectar o usuário e mesmo assim fica no 'restoring'... No mais, muito boa a aula, Parabéns!
Os dois são a mesma versão? ex: 2016 >> 2016 ou 2019 >> 2019....pois se for diferente ele não abre pra leitura mesmo devido ao processo de upgrade que ocorre.
Muito bacana seu video. Fiquei com algumas dúvidas: 1 - vc mostrou apenas um dos tipos de espelhamento, certo? Se eu quiser usar a instancia 2 para um CRuD, preciso retirar essa de readOnly? 2 - Se ao tentar fazer a transferencia do log, ele falhar, rede caiu e etc.. ele fica tentando até conseguir, ele despreza o pacote, como é esse tratamento de erros/exceções? -- outra, essa demostração que vc fez, funciona bem em ambiente online? Por ex, eu fechando um circuito de VPN entre os servidores para poder gerar as unidades mapeadas? 3 - Vc tem algum vídeo configurando o mirror? Pra um cenário onde os banco de dados estarão em localidade geográficas diferentes, bidirecional, mirror é uma boa solução? (sei que é complexo afirmar aqui -- mas meu ambiente é online. Abraço, obrigado por toda explicação!
Opa, tudo bem Micael? Vamos lá... 1 - O log shipping só permite que a base replicada fique no máximo somente leitura, se você abrir ela para operação a replicação para de funcionar pois ela é baseada no restore do log transacional, por isso a base replicada precisa ficar "fechada" para operações de manipulação de dados e objetos. 2 - Se falhar a cópia, na próxima vez que executar ele tem a inteligência de copiar o que "ficou para trás". Sim, funciona bem, claro quenão é a melhor e mais completa solução o log shipping mas atende bem. Hoje eu tenho cliente rodando o log shipping dentro da rede dele entre dois servidores locais e tenho também cliente com o banco local fazendo o log shipping para a AWS por exemplo (nuvem), claro que foi preciso fechar uma comunicação entre os ambiente para deixar seguro, mas funciona sim, o ponto é que precisa de acompanhamento, pois se algo começar a falhar o DBA ja entra e ajusta. 3 - O mirror também mantem a base replicada fechada, ou seja, não daria para ser bidirecional. Se for um pre requisito ser bidirecional talvez a melhor solução seja usar o Replication Merge. Não tenho vídeo aqui do Mirror. Valeu!
Rapaz me escrevi nesse canal por achar de prima esse video show de teoria e pratica. Parabéns, vamos pra cima.
Muito bom e bem explicado. Parabéns!!
Obrigado!
Didática perfeita. Parabéns! O conteúdo é exatamente oq eu precisava. Já estou aplicando.
Fico feliz Rogério
Obrigado pela excelente aula Caio.
Estamos juntos!
Parabéns pela explicação. Muito fácil de assimilar a lógica por tràs.
Obrigado pelo elogio!
Ai sim ! Estou precisando melhorar minha copia de dados pra bases de testes, esta Log Shipping parece a minha melhor opção.
Espero ter ajudado!
Cara parabens pelo video, muito bom o conteudo, muito bem explicado e nota-se se amplo conhecimento no assunto, nota 10!
Obrigado Arthur!
Nossa que vídeo bom! Vou colocar em prática já!
E aí Flavio, tudo beleza? Isso aí, depois me conta se deu certo!
Show de bola, parabéns otima explicação.
Obrigado 👍
Parabéns ! Ótimo conteúdo.
Obrigado! Acompanhe o canal.
Show de explicação
Espero ter ajudado
Como o canal evoluiu, estou realmente impressionado! Já pensou em regravar esse vídeo no formato atual do canal?
Está no planejamento 😎
@@iniciativadba Legal! Eu sempre revisito esse vídeo porque eu acho a sua explicação excelente. Rumo aos 100k de inscritos!
Boa tarde... hoje estou querendo fazer testes de dr nesse meu ambiente voce tem algum video onde explica como tirar meu banco secudario de read-only tornando ele o banco que vai receber leitura e escrita?
Opa tudo bem? Precisa rodar um backup com NORECOVERY para que a primaria fique em restoring e depois restaurar esse backup na secundaria como WITH RECOVERY, não mandei os scripts aqui pois o youtube barra o comentário, caso queria um exemplo me mande um email que respondo (caiogarcia@dbaonboarding.com.br)
@@iniciativadba isso eu fiz, creio que nao entendeu minha duvida. Digamos que esse meu banco que esta na minha maquina secundaria precisa se tornar a oficial. Como retiro o Read only dessa base? para que ela se torne a minha primaria?
@@walison2233 execute RESTORE DATABASE [NomeDoBancoDeDados] WITH RECOVERY;
@@iniciativadba show... muito obrigado.
Parabens pelo video, muito bom mesmo.
Muito obrigada 😁
Uauuu, de parabens pelo video e pela didática, não manjo de Sql, mas criei uma rotina de bkp diario p/pasta e subir para o AWS-S3 e gostaria de automatizar este processo.
Cara, duvida, consigo fazer essa replica com 2 licença de sql Standard 2019 ?? Minha intenção não é criar alta disponibilidade, mas preciso criar uma rotina diaria de replica de Prod p/ homolog. de servidores distintos.
Opa, tudo bem? É possível sim, mas o ideal seria entender melhor o cenário, pode ser que existam outras alternativas menos custosas, ok? Mas no geral, o ideal ai seria, gerar o backup em um caminho de rede que o segundo servidor também tenha acesso, ai você gera o bak 0h00 por exemplo, e o restore lê o arquivo na rede as 2h00, pra criar o seu banco de homolog.
Didática pica 👏🏿👏🏿👏🏿
O conteúdo do seu canal é excelente! A sua didática é muito boa. Gostaria de fazer duas perguntas: 1) Se eu for montar um ambiente de alta disponibilidade com a edição STANDARD, e no caso do segundo servidor ficar em standby, você disse que não preciso de ter que comprar uma segunda licença, mas como faço para ter esta segunda licença do SQL Server STANDARD sem ter que comprar? Porque creio que seu eu simplesmente fizer uma instalação sem o devido registro, ele não irá funcionar, ou irá? 2) É possível montar este ambiente de alta disponibilidade com dois servidores com a edição EXPRESS, utilizando Log shipping, sei que o EXPRESS não possui o SQL AGENT, mas não é possível fazer utilizando scripts, agente do Windows, ou ferramentas de terceiro?. Porque por exemplo, é possível fazer backup agendando do SQL SERVER EXPRESS para nuvem, utilizando ferramentas de terceiros.
Jarminiane Batista, tudo bem? Obrigado pelo feedback! Sobre a primeira pergunta, você pode usar a chave do seu servidor oficial que esta licenciado, em uma eventual auditoria da microsoft você apenas precisa comprovar que o "segundo" servidor não é acessado como produção. Em relação ao Log Shipping no express, de fato não da pra fazer de forma nativa, pois ele depende do SQL Agent, até daria pra tentar fazer algo como você disse usando backup de log e agendamento do windows, porém seria bem trabalhoso, imagine se acumula alguns arquivos para o restore, como saber a sequência para subir, até pode ser possível mas não vejo como algo viável. O mais próximo que daria pra chegar na minha opinião seria automatizar um backup/restore de baks Full (no caso do express, claro).
Boa tarde tudo bom? Caio comecei a ter um problema no meu cluster que ao realizar o Failover para o meu servidor secundário o serviço do sql server não sobe, os discos sao migrados mas o serviço nao sobe, no Log do banco de dados não mostrar nenhum erro mas no event viwer do Windows mostra essa mensagem (The client was unable to reuse a session with SPID 201, which had been reset for connection
pooling. The failure ID is 23. This error may have been caused by an earlier operation failing. Check
the error logs for failed operations immediately before this error message). Porem nas documentações nao encontrei como solucionar, ja passou por algo parecido poderia me dar alguma dica? Desde ja agradeço
Ótimo conteúdo.
Uma dúvida, se os dois bancos estiverem no mesmo servidor, ou seja, banco publish na pasta C e banco réplica na pasta X, também precisarei de uma licença de SQL para cada banco ou a necessidade de duas licenças só acontece se a replicação for em um servidor diferente?
Em uma mesma maquina podemos ter até 50 instância e a mesma licença serve para todas, agora esse ponto da replicação de prontidão não sei te dizer se muda alguma coisa, como não é algo habitual fazer na mesma maquina nunca parei para pensar nisso rs. mas é uma boa questão, vou pesquisar sobre e nos falamos =)
Criei um ambiente de testes e funcionou 100%, porém não consigo tirar o banco do modo somente leitura; Em caso que perca total do servidor master o banco secundário passaria a ser master. Quais os comando para que o banco secundário passe a estar disponível para leituras e gravações? poderia me ajudar?
Isso mesmo, fica somente leitura no secundario. Para habilitar ele para uso como primario é só executar uma instrução de restore database com a opção " with recovery".
É possível realizar uma replicação master-slave entre um Sql Server 2019 (master) e um MySql (slave que está em uma hospedagem)?
Tudo bem Lucas? Replicação com feature nativa não, mas o que da pra ser feito é uma aplicação no meio ou até um processo por job + linked server (bem rústico mesmo) pegar o dado de um lado e despejar no outro.
Mensagem
O trabalho falhou. O trabalho foi invocado por Usuário sa. A última etapa a ser executada foi 1 (Etapa do trabalho de log de backup de envio de logs.).
Consegue me ajudar?
Ola, tudo bem? Me mande um print do erro no meu instagram @dbaonboarding
@@iniciativadba Cara, muito bom seu vídeo. Mas recebi o mesmo erro que o colega acima, posso te enviar pelo Instagram tb?
@@luizoliveira8391 Claro manda la!
fiz e deu tudo certo somente a parte de excluir os arquivos com mais de 72h não esta funcionando e esta enchendo meu disco, o que pode ser?
Que legal que deu certo! SObre não apagar veja o histórico do job ali vai dizer o motivo, mas se pudesse dar um palpite seria permissão na pasta ou caminho da pasta errado.
Cara, você recomenda algum treinamento sobre a parte de replicação e always on? Queria algo mais prático, que não fosse tão "engessado" como são os cursos oficiais da Microsoft
E aí Vini, tudo bem? Se você busca algo bem mais avançado eu indico o treinamento do Marcelo Adade chamado "Keeping your SQL SERVER Always On"
@@iniciativadba obrigado, de fato é algo mais avançado que preciso, que dê uma base boa para poder implementar replicação
Tentei replicar mas o banco no secundário não saiu do 'restoring' depois de rodar o job de restore, sabe me dizer o que pode ser?? Marquei a opção do modo standby e para desconectar o usuário e mesmo assim fica no 'restoring'... No mais, muito boa a aula, Parabéns!
Os dois são a mesma versão? ex: 2016 >> 2016 ou 2019 >> 2019....pois se for diferente ele não abre pra leitura mesmo devido ao processo de upgrade que ocorre.
@@iniciativadba Estou fazendo o teste de 2022 enterprise para 2022 developer.
consegui resolver, o sql server estava com a conexão tcp/ip desabilitada. Vlw!!
Muito bacana seu video. Fiquei com algumas dúvidas:
1 - vc mostrou apenas um dos tipos de espelhamento, certo? Se eu quiser usar a instancia 2 para um CRuD, preciso retirar essa de readOnly?
2 - Se ao tentar fazer a transferencia do log, ele falhar, rede caiu e etc.. ele fica tentando até conseguir, ele despreza o pacote, como é esse tratamento de erros/exceções? -- outra, essa demostração que vc fez, funciona bem em ambiente online? Por ex, eu fechando um circuito de VPN entre os servidores para poder gerar as unidades mapeadas?
3 - Vc tem algum vídeo configurando o mirror?
Pra um cenário onde os banco de dados estarão em localidade geográficas diferentes, bidirecional, mirror é uma boa solução? (sei que é complexo afirmar aqui -- mas meu ambiente é online.
Abraço, obrigado por toda explicação!
Opa, tudo bem Micael?
Vamos lá...
1 - O log shipping só permite que a base replicada fique no máximo somente leitura, se você abrir ela para operação a replicação para de funcionar pois ela é baseada no restore do log transacional, por isso a base replicada precisa ficar "fechada" para operações de manipulação de dados e objetos.
2 - Se falhar a cópia, na próxima vez que executar ele tem a inteligência de copiar o que "ficou para trás". Sim, funciona bem, claro quenão é a melhor e mais completa solução o log shipping mas atende bem. Hoje eu tenho cliente rodando o log shipping dentro da rede dele entre dois servidores locais e tenho também cliente com o banco local fazendo o log shipping para a AWS por exemplo (nuvem), claro que foi preciso fechar uma comunicação entre os ambiente para deixar seguro, mas funciona sim, o ponto é que precisa de acompanhamento, pois se algo começar a falhar o DBA ja entra e ajusta.
3 - O mirror também mantem a base replicada fechada, ou seja, não daria para ser bidirecional. Se for um pre requisito ser bidirecional talvez a melhor solução seja usar o Replication Merge. Não tenho vídeo aqui do Mirror.
Valeu!
@@iniciativadba muitíssimo grato!
Show de bola.
Valeu obrigado