✝ Curso “História da Bíblia”: institutopontoazul.com.br/historia-da-biblia/ ✂ Meu canal de cortes: www.youtube.com/@CortesDanielGontijo 🧠 Cursos de Ciência e Filosofia do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/plus/cursos/ 🔗 Cursos de Psicologia Clínica do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/psi/cursos/ 💙 Torne-se membro deste canal para acessar benefícios e me apoiar: ruclips.net/user/danielgontijojoin 📕 Livros sugeridos: - Deus, um delírio (Richard Dawkins): amzn.to/3iuZ97z - Como Jesus se tornou Deus (Bart Ehrman): amzn.to/36SoUtO - A origem da Bíblia (Lee McDonald): amzn.to/47ph6i9 - Deus: uma história humana (Reza Aslan): amzn.to/3V5t0th - O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? (Bart Ehrman): amzn.to/2Kgo7Lz - Ressurreição: história e mito (Geza Vermes): amzn.to/4d5WmNF - O surgimento da Bíblia (Schmid & Schröter): amzn.to/3TuL7HM - Bíblia de Estudo Arqueológica (NVI): amzn.to/2Ee9Yfq - Jesus existiu ou não? (Bart Ehrman): amzn.to/3qj7fod - No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XruoWq - Filosofia da Religião: uma introdução (William Rowe): amzn.to/41YbE3d - Despertar: um guia para a espiritualidade sem religião (Sam Harris): amzn.to/327uB50 - O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro (Carl Sagan): amzn.to/3284OKV - Cultos: a linguagem secreta do fanatismo (Amanda Montell): amzn.to/3ThEd7v - O livro dos milagres: o que de fato sabemos sobre os fenômenos espantosos da religião (Carlos Orsi): amzn.to/3IDqOzY
Gosto sempre muito de Daniel Gontijo (como aprecio João Carvalho, uma mente igualmente brilhante. Mas o vídeo do Prof. Daniel Gontijo, hoje está superlativo, sim. [Sou português, em Portugal, cristão não acrítico].
Ninguém que tem fé tem medo do ateismo. O ateismo é um mal social que tem que ser combatido, como o agnosticismo e o esoterismo, que é recheado de meras afirmações surreais, dissonantes e caóticas que levam os incautos e leigos ao caminho da perdição. O amor de quem tem fé é essa, de lutar para que a alma daqueles mais susceptíveis e fragilizados não sejam corrompidas e perderem sua salvação. Os Cristãos preparados tem que denunciar os espantalhos, as generalizações e as deturpações, e todos os argumentos vis de ateus e agnósticos, para que a verdade que está no Pai Criador e seu Filho Jesus Cristo não seja negligenciada. Essa é a responsabilidade que Jesus Cristo entregou aos seus servos.
Para o Hitler, durante o período nazista alemão, quem criticasse as ideias metafísicas de superioridade nazista também era tachado de intolerante. Como ser tolerante com uma mentira institucionalizada que tenta cagar regras sobre as vidas alheias e que são embasadas na ideia de uma figura escrota travestida de deus judeu invisível? Se erigíssemos a igreja dos "Machistas Supremos do Sétimo Dia" e afirmássemos publicamente que aqueles que não tivessem pinto entre as pernas são inferiores, que iriam morrer e arder nas chamas de um inferno eterno e ainda impuséssemos leis que as obrigassem (mulheres) a se curvarem diante de nossas regras machistas e venerar o deu "Penisvá" eu imagino se você iria dizer "ain, não sejam intolerantes com os machistas adoradores do pênis absoluto e todo-poderoso".
A lei deveria para equilibrar, proteger o fraco (1% de ateus) do ataque do forte (99% de teístas). Devo ter entendido errado todos esses anos e a lei de intolerância religiosa deve ter sido criada APENAS para expurgar qualquer possível crítica a religião dominante, que conveniente.
@@cristianl.p.7795 Temos que fazer o contrário então? Abraçar esses mais de 80% pra não ser excluído das coisas, e aceitar tudo quanto é bizarrice deles?
Pô, feliz demais que os papos de religião, política e ciência estão rendendo conteúdos totalmente excelentes em diferentes grupos e frentes... sensacional!!! E muito feliz em ser lembrado, Daniel, de coração grato pela força, carinho e consideração ❤️🙏🏽❤️🙏🏽
@@DanielGontijo@brunoreikdal_oficial vocês dois fazem trabalhos excelentes, mas no fundo sao homens, brancos, escolarizados e no caso do Bruno cristão. Uma realidade muito diferente, por exemplo, das mulheres e,especialmente, das pessoas LGBTQIAPN+, que estão todos os dias e em todos os lugares sendo atacadas. Esse assunto é um pouco mais nosso.
O povo ateu rejeitou o Santo Deus, por um rei. 1 Sm 8,7. O povo iluminado, rejeitou o Santo Cristo, por um rei. João 19,15. O povo protestante rejeitou a Santa Igreja, por um rei. 2 Tessa 2,3-4. Assim como o Pai enviou Jesus, Jesus enviou a igreja para perdoar pecados. João 20,21-23. O pecado é o ópio do povo.
@@ziulazuos4728 Perfeito! Apresentando passagens bíblias para ateus que não aceitam a bíblia como sendo historicamente factual. Parabéns pela tua total falta de noção.
Fui pastor evangélico por 30 anos na Igreja do Evangelho Quadrangular, e na minha experiência vi um Deus imaginário na Bíblia, fantasioso, lerdo, injusto, que não controla a natureza, que deixa crianças nascerem aleijadas, que não proteje e não livra ninguém, que existiu apenas um Jesus histórico, e outro Jesus mentiroso e que existem muitas contradiçoes na bíblia. Me cansei de procurar e confiar nesse Deus. Até descobrir que Deus não EXISTE. Hoje sou ateu e vivo muito mais feliz, liberto da igreja e do falso cristianismo.
É pra aplaudir de pé Igreja!!! Brincadeiras a parte, é isso. Os judeus se dizem o povo de Deus, e ninguém pode se converter ao judaísmo , e se Deus não é o Deus dos judeus? Tenho essa dúvida. Será que não existe outra coisa além do Deus dos judeus?
Ser ateu é uma coisa, ser intolerante religioso é outra muito diferente. Nós ateus de verdade não temos NADA contra as religiões, só não acreditamos nelas.
Eu gosto de estudar religiões, mas não nego o prazer de criticar elas também 😅😂 cresci num ambiente religioso acreditando em cada coisa burra que ninguém merece 😅 mas numa boa, tendo respeitar na maior parte do tempo
é mesma coisa, conversa a fiada. Ateismo não é um movimento motivado por meras questões subjetivas, mas por um argumento veemente anti-judaico-cristão que gera um sentimento de revolta e psicopatia.
@@Renato-s3y Da onde tirou isso? Há sim ateus que só ficam focando no cristianismo, mas isso tá longe de servir como definição (ou algo do gênero) para o ateísmo em si.
O Henry quis dar uma de esperto jogando militante comunista contra militante ateu, qdo na real ele tá tentando deslegitimar qualquer militância... O caso é que sem militância não teríamos nada, militância anti racista, feminista, lgbts, sindical, foram essenciais na conquista de direitos!
O Henry para mim tem sido uma grande decepção. Não sabe mais o que defende e vive fazendo conteúdo contra a esquerda e as militâncias. Criticar é válido e razoável, mas ele ultrapassou essa linha há muito tempo; quer acabar com toda e qualquer militância. Provavelmente porque ele não se identifica com nenhuma e não tem empatia por quem se identifica. Ele se considera muito racional, mas está cego e se deixando guiar pelo ego e ciúmes.
A única definicão coerente e factual para "militancia de qualidade" seria grupo de revoltados endemoniados que não se importam de praticar toda e qualquer ação beligerante, ofensiva e criminosa contra aqueles que defendem a Cristandade.
João deve ser hetero né? Muito fácil sugerir amar o inimigo quando não é a vítima. Mais fácil ainda sugerir isso a um lgbt/ateu, pois duvido muito que essas mesmas pessoas tenham coragem de falar pra negros serem condescendente com rac1st4s😂
O problema também está na tal realidade material que ele invoca apenas quando convém. Essa baboseira de amar o inimigo está restrito ao contexto da época em que foi usado, em relação à dominação romana sobre a comumidade judaica perseguida. Jesus,o representante do dominador, falando para o dominado amar seu inimigo. A insistência de usar tal expressão é um absurdo. A religião cristã se propagou e assumiu o poder eliminando descrente e hereges. Não há lugar pra ateus na cosmovisão cristã.
Entendo sua dor. Mas ele não falou sobre aceitar/amar religiosos homofóbicos. Ele disse que não cabe generalização e que o nosso país é um país cristão e que a religião tem um papel para a sociabilidade da classe trabalhadora. Inclusive ele mostrou exemplos de cristãos que não têm discurso de ódio.
@@arianem.163Cara, meus pais são religiosos. Amo eles, mas para nossa relação funcionar, eu tenho que me conter muito para não discutirmos, e realmente faço isso. Não consigo conviver com outros religiosos, não funciona, já gasto toda minha paciência com meus pais. Então entendo quem se oponha aos religiosos de forma generalizada.
"Ninguém solta a mão de ninguém", pois se for pra segurar a mão de nossos algozes, é aqui nos separamos. A religião sempre perseguiu mulheres, LGBTQIA+, negros, judeus e ateus. Não há como fingir que nada aconteceu e começar do zero, até mesmo porque, nem pedidos de desculpas recebemos da querida igreja. Não apenas isso, como ela continua a nos atacar, nos condenar e a tirar nossos direitos. Ele (João) quer que nos desfaçamos do nosso amor-próprio e nos sacrifiquemos em prol da causa que ele considera maior. É insultante! E a pior parte é que ele que se acha no direito de se sentir puto.
@@jaym8927Eu também me sinto assim. Já basta os meus pais; não vou destruir minha saúde mental tentando me relacionar com meus algozes. O João não tem ideia de que o que ele está exigindo é um sacrifício das minorias que foram e que continuam a ser alvos da igreja. Tem um vídeo muito bom do Pirula comentando a reação do João em relação à comparação que ele fez entre comunismo e religião. Nele, o Pirula mostra como o João está errado em relação ao papel do ateísmo na sociedade.
Eu acho que a "militância" ateísta é muito importante hoje, em tempos de governos ocidentais flertando com os piores instintos da teocracia. Ser visível é uma forma de resistência, e a gente só vai conseguir fazer isso agindo de forma respeitosa, mas firme e vocal.
Perfeito, acho que nós ateus, de alguma forma , temos que nos unir , não vejo porque ficarmos reclusos. ou no unimos ou vamos nos preparar para uma futura teocracia que vem por ai
@@rubiaomoraesmoraes8702 Exatamente. Caso contrário, na teocracia ,iremos todos nos unir pra que os crentes nos visitem nos porões e calabouços da virtuosa condescendência religiosa que o João defendeu.
@@SouthernMenace O Canal é "Além da fé - com Jason Ferrer" , do próprio Jason. Ele tem vídeos entrevistando cristãos da forma mais respeitosa possível, veja lá o resultado.
O simples fato de defender uma cosmovisão ateísta, como a mais apropriada e mais confiável acerca da interpretação da realidade , já é militância, que, em geral, é feita na internet porque o impacto emocional e apelativo que os crentes provocam pessoalmente não afeta tanto na defesa de nossa posição.
Pra mim ateísmo é só n acreditar em divindades. N vejo necessidade de querer transformar em algo complicado e profundo. É tipo eu falar que acredito em papai noel e ter uma "linha de pensamento dos que n acreditam em papai noel e pipipi popopo"
@@eduardolourenco4212 é que, meu caro, você pode simplesmente "não crer em divindades", simpliciter, mas pode querer explicar porque "não crê em divindades". No segundo caso, parece que é necessária sim uma ou mais linhas de pensamento. E não me parece inútil explicar para os outros porque alguém é ateu.
Comunista da internet criticando ateu da internet, sendo analisado por psicólogo da internet, para audiência da internet. Só importa mesmo os likes, amanhã estaremos debatendo com a vida outra thumb suuuper importante. Aqui tudo é poeira, inclusive o que acabo de escrever, mas precisamos de algo para passar o tempo........
Perfeito. A vida é isso mesmo, pular de distração em distração como passatempo para que esqueçamos da roubada biológica na qual nossos pais nos meteram quando resolveram... meter.
Sobre o Henry: não gosto dele, não acho certo ele tentar farmar em cima dos comunistas que ele bloqueou. É desonesto e só está falando do João porque o vídeo do João deu engajamento.
Perfeito, o Bugalho tá perdido e quer queimar seus críticos. "Nada pessoal" mas sempre ataque a pessoa e menos ao conteúdo. Tá tendo muito Olavo à esquerda nesses tempos.
Uma fala sua misturou as coisas: a maioria dos brasileiros é cristã por uma questao histórica. É importante esclarecer isso. Uma suposta tendência religiosa da mente humana não leva a pessoa necessariamente a ser cristã
Gosto muito da postura do Daniel, sempre respeitosa, e suas análises são muito lúcidas e bem fundamentadas. Acredito que quem está batendo no João não assistiu o vídeo dele, e se o fez, não entendeu (ou não quis entender) o que ele disse e distorceu tudo - inclusive o Henry. Triste de ver como as pessoas hoje em dia têm tanta dificuldade de interpretação e muitos se aproveitam disso - inclusive o Henry.
Me faltava essa. O João ateu pregando intolerância contra nós ateus. Ele tá agradar os crentes. Hoje expresso minha descrença ainda com muitas reticências. Não posso concordar com isso.
As falas do João são ataques diretos ao ateus em favor da adesão irreal de religiosos ao comunismo. Tão revoltante quanto a postura do João é a relativização que o faz Daniel sobre o ocorrido, como se o estado estário e momentâneo de adolescente permitisse a intolerância sobre qualquer grupo discriminado.
@@Gil_casshern Exato. Não basta a forte rejeição pelo qual passamos em famílias "estupidamente" religiosas. como a minha. Vem um cara militante da política fazer um papel ridículo como o dele por política.
Ele é fraco. Usa de uma verbose refinada, conceitos históricos clichês na academia para concluir com a cartilha. Ele é totalmente limitado dentro da ideologia dele, não consegue enxergar um passo fora do quadradinho de comunista de internet.
A maior parte dos comunistas são ateus, mas ficam puxando saco dos religiosos por mero oportunismo político. Lênin, por exemplo, defendia explicitamente o ateísmo militante. Esse pessoal se autodenomina "leninista", porém não tem coragem suficiente para criticar a religião.
Tem muitos canais ateístas aqui no RUclips que não agrega em nada no debate crítico. A maioria dos ateus são ácidos nas críticas, falam palavrões , debochados e anti-Cristão pois só criticam o Cristianismo. Não é assim que vão fazer um religioso questionar as suas crenças.
Você só diz isso, porque existe uma estranha convenção, quase universalmente aceita, de que á fé religiosa é dona de um privilégio único: estar além e acima de qualquer crítica. Nas críticas a religião, até a clareza e a razão deixam de ser virtudes para soarem como hostilidade.
Vou dar nome aos bois. Antônio Miranda e sua laia. Principalmente esses. Fábio Sabino é outro que não merece o menor respeito. Do Scania, e outros negacionistas, não vou nem me dar ao trabalho de falar...
A parte que mais gostei da fala do João Carvalho foi: "quando estamos sendo perseguidos, são eles que nos acolhem". O nome disso é GRATIDÃO. Uma das virtudes mais lindas.
@@cordescoNa prática, isso não acontece. E o militante evangélico não ataca só ateus, mas outras religiões e até outras igrejas cristãs, destrói a cultura do país. Baixar a guarda para os evangélicos é permitir por omissão que a ignorância deles, o fanatismo e a lavagem cerebral tomem conta do país, na política e na sociedade como um todo.
@@stefanisilva2493 Pois é. E isso é uma ilusão tremenda deles. Dificilmente um cristão vai engolir papo de marxista-leninista (muito por conta da maioria dos cristãos brasileiros serem de direita/liberais/reacionários)
O que trás sentido à minha vida é exatamente o ateísmo, ateísmo verdadeiro tá? Não me venha com ateu que liga pra horóscopo, energia de cristais, essências, sons etc...
"Eu sou ateia que milita contra o ateu militante", disse uma conhecida minha. Depois descobri que ela seguia coisas do budismo e que toda a família dela era muito religiosa. É como o Antonio postou aqui na seção de comentários, ateu que tem medo do ateísmo. Basta você falar sobre ateísmo que esse pessoal já te julga como militante.
O vídeo do João é excelente. Mas vamos combinar: esses termos "ateu militante" e "ateu de internet" são péssimos, pejorativos e provavelmente de origem reaça. Militância ateísta não se resume a isso e ateus, querendo ou não, ainda são uma minoria q tem ótimas bandeiras a levantar na nossa sociedade.
É Prof, Daniel, tem um momento no vídeo onde você questiona se a gente acha que todo evangélico é igual, citando que existem evangélicos gente boa e tudo mais. E meu questionamento fica de volta: Vocês já esqueceram como Bolsonaro ganhou? Porque não faz muito tempo não, viu? Pinçar evangélico gente boa é bastante fácil. Difícil é enxergar que o evangélico é um obstáculo colossal na frente da revolução. O desespero que as esquerdas tem por abraçar religioso (especial e principalmente evangélico), com um medo ENORME de questionar a crença, me faz não querer ajudar movimento de esquerda. Porque abraça religioso, e vai jogar o ateu pra tomar facada nas costas em prol do paraíso popular. Não consigo confiar em esquerdista que quer botar tapete vermelho pra evangélico não.
Acho que o ateu adolescente de internet tem direito a sê-lo. Ele geralmente está em um momento de uma libertação de um sofrimento a que foi submetido e tem direito de incomodar sim. Faz parte do processo de amadurecimento
1:29:48 não é nada saudável. Isso alimenta o preconceito que a maioria doa ateus sofrem ,mesmo sem serem adolescentes, servindo de mais uma forma de silenciamento e censura. Agir de forma condescendente com alguém que foi ,nitidamente ,preconceituoso com o grupo de pessoas do qual faz parte desgasta e descrebinliza qualquer trabalho defesa do ateísmo.
Concordo com o ponto do João sobre ser burrice negar que vivemos num país cristão e que aliás esta se tornando de maioria evangélica. Mas pra alguns religiosos a militância lgbt é mais agressiva que o ateísmo.
Concordo em geral com o que foi dito, porem o mesmo se aplica mais ainda aos Webcomunistas, eles acham que encontraram uma verdade absoluta e tratam sua ideologia como se fosse uma religião organizada, com culto a personalidade, frases de efeitos idênticas aos que eles criticam Por mais que alguns Ateus estejam sozinhos, eles não tem o menor apelo para se tornarem um grupo relevante e coeso.
Pois é. É isso que não entendo. Quando eu achava que só os cristãos tinham mais essa "fobia" com ateu, esse medo irracional que leva a raciocínios e discursos totalmente desconectados da realidade (como se, na cabeça dos cristãos, eles fossem 10% da população, super oprimidos, e 90% fosse de ateus opressores), aí vem literalmente marxista ateu com discurso parecido. Como se ateus que falam pra senhorinhas da igreja que o Deus delas não existe fossem a maioria, e estivessem em todo lugar, fazendo coisas assim o tempo todo. Como se tivesse uma "liga" de ateus no Brasil (país onde f0d3nd0s 90% da população é cristã) com milhares de membros, planejando e orquestrando vários atos de intolerância religiosa.
O Joao mandou muito mal nessa pra um cara que tem tanta formacao, um cara oriundo da academia, parece mais um fundamentalista que nao quer dar espaco pra qualquer outro tema que que nao seja os do proprio interesse
É exatamente o que ele é 😂 Comunista, que nem segue o comunismo. Enfim, galerinha que se diz esquerdista e socialista em nosso país. Um bando de manipulado por político!
Eu não atacaria diretamente a religião, mas acho justo dar voz a estes que abandonam as igrejas caça níquel e estão cheios de revolta por terem sido enganados. Eles costumam apontar muita podridão que existe dentro das igrejas e podem ajudar a desiludir outros escravos da religião.
Gosto do tio, mas esse vídeo do react me dá um pouco de agonia. Parece que boa parte dos comunistas jogam o ateísmo na lata do lixo sem nem pensar 2 vezes em nome de uma unidade popular idealizada. Todos religiosos da minha bolha familiar tem esse estereótipo de comunista ateu, suponho que eu posso extrapolar isso para boa parte da população. Ainda assim, os militantes ficam fingindo que não tem nada a ver.
Por isso eu acho que seria bom se ateísmo e comunismo se separassem. A impressão que eu tenho é que um atrapalha o outro. O religioso rejeita o comunismo por que pra ele isso é "coisa de ateu", o direitista rejeita o ateísmo por que pra ele isso é "coisa de comunista". E assim ambos perdem possíveis novos adeptos.
@@rudsongoncalves5072 O ponto em comum entre ateísmo e comunismo é a noção de realidade material ,que se opõe ao pressuposto sobrenatural e fantástico das religiões.
@@rudsongoncalves5072 Não tem como isso se concretizar, isso é inevitável dentro dos espectros políticos, a direita sempre teve inclinações fortíssimas pra defender tradições e raízes religiosas mais conservadoras, principalmente se for o cristianismo, islamismo, budismo e xintoísmo, já do lado da esquerda, é o único lado com representatividade pra todas as minorias sociais com lutas em prol de inúmeras pautas revolucionárias, seja para questões de apoio a população afro, indígena & amarela, mulheres cis, LGBT+, PCD's, veganos/vegetarianos, ateus e religiosos de minorias como os adeptos de religiões afro por exemplo, mas também é incluso as lutas em prol dos movimentos sindicais trabalhistas, ambientalistas e estudantis, devemos entender que TUDO praticamente é e envolve política, nada é neutro, só produtos de higiene específicos que são neutros, não há lados e pensamentos neutros, sempre haverá uma posição atuante em qualquer campo. Lênin, Marx, Feuerbach, Bakunin, Stalin, Engels, Hoxha, Gonzalo e Mao Tsé Tung sempre apoiaram o ateísmo como componente das lutas revolucionárias, foi assim que conseguiram vencer o patriarcado da igreja ortodoxa russa, a maçonaria na Rússia e colocaram igrejas pra pagarem impostos além de desfazerem templos pra criarem bibliotecas, bares, escolas e etc...(No lugar dos templos religiosos) na Albânia, sem o ateísmo como componente também não teriam conseguido libertar o povo tibetano da ditadura teocrática semi feudal budista no Tibete, onde crenças do budismo eram usadas pra justificar as violências generalizadas contra a população, outro caso também na China, foi as críticas ao confucionismo e seus ideais que houveram na revolução cultural proletária, em países socialistas, sempre teve o ateísmo de Estado como um meio de combater as mazelas e influências religiosas, isso foi tão sucessivo que hoje lá na China e na Coréia do Norte, nenhum grupo religioso ousa se bancar pra cima de ninguém lá, não tem seitas e também há limites e ordem pra ser respeitada, a China é um país que aprendeu com os problemas do passado colonial, a rebelião taiping do século XIX é a maior prova disso.
@@Gil_casshern Exatamente, há uma grande rivalidade filosófica entre materialismo(posicionamento ateísta) e idealismo (posicionamento teísta), isso é algo que necessita ser compreendido.
@@rudsongoncalves5072 Meu caro, acho que eu te conheço de algum lugar hein, você não foi um antigo seguidor do canal do Vinícius César (o que se intitula ex ateu, antivax e nazifascista hoje em dia) ? Lembro que você apareceu no canal dele nas antigas, lamentável o poço de sujeira que ele caiu, ele alcançou a própria ruína.
Não estou convencido se tem alguém bom ,de fato ,na religião. Um dos pontos fortes da religião/fé cristã, é um inferno de punição eterna, e todo fiel, todos, todos são unânimes em afirmar , que quem não abraça seu Cristo, vai ter o " inferno" como morada eterna de punição. Isso é ser bom????
Somos nós e nossas circunstâncias. Sou ateu, na verdade me percebi ateu, fui criado em lar cristão, mas quando adulto me percebi ateu... não sei se deu pra entender, a diferença entre se tornar algo e ser algo, apenas percebi que mesmo tendo crescido em uma ambiente religioso, não praticava a religiosidade nem tinha fé em nada... só vivia e andava conforme a música tocava no ambiente familiar... até que mudei para minha própria casa, e aí percebi que raramente pensava em deus ou qualquer tipo de divindade. Enfim, acho que muita gente é ateia, todavia não se percebeu ainda.
Rabelais foi um dos primeiros autores da Era Moderna que rompe com o pensamento Medieval. Ele foi a influência a figuras Aleister Crowley e Sir Francis Dashwood. Apesar de ter sido um monge senão me engano, fez alguns textos de sátiras religiosas e acabou abandonando o mosteiro embora continuasse Cristão. Suas obras (as mais famosas Gargântua e Pantagruel) foram colocadaa no Index Librorum Prohibitorum.
Esse teu comentário prova uma total incapacidade de interpretação sua e das pessoas que curtiram esse comentário. Ele não disse isso em NENHUM momento.
O Marx apresenta a religião como um dos problemas do capitalismo. A tese marxiana expressa contriedade à religião e que se deva ser superada pelo conhecimento cientifico e abandonada.
Vamos lá: "A miséria religiosa é, de um lado, a expressão da miséria real e, de outro, o protesto contra ela. A religião é o soluço da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração, o espírito de uma situação carente de espirito. É o ópio do povo." Esse é um trecho da obra de Marx, Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. O ópio falado por Marx aqui é um remédio para dor, um analgésico. Marx não é contra a religião, mas o que causa ela: a miséria, a opressão, "um mundo sem coração".
38:00 Eu discordo do Dennet, acho que a crença em divindades é inata em nossos ancestrais e animais em relação ao sol, pois a partir do momento que a vida na Terra começa a enxergar, aquele corpo (o sol) chama uma atenção especial, bastante especial. É interessante que alguns animais parecem instintivamente louvar o sol quando ele nasce (a lua tb) antes mesmo de ter qualquer tipo de consciência mais profunda na história evolutiva (aliás até aquela prática de parar para ver ele se por, soa me como um rastro instintivo-evolutivo em nós humanos que ainda está presente). Já a idéia de uma divindade transcendente penso que surgiu a partir do momento em que se começou a ter consciência em relação à morte, pois esse fenômeno inicialmente ou desespera ou impulsiona a crença em algum subterfúgio maior que poderia em tese vencê-la (ao meu ver a filosofia de aceitá-la é posterior). Mas é tudo suposição, não posso provar nada.
Agora é muito triste e decepcionante ver PASTORES candidatos, claro que deixam a igreja de lado para poder ganhar mais dinheiro. Porque os pastores não escolhe um membro para se candidatar ? Estou surpreso com o grande número de pastores que querem ser vereador nesta eleição. Estão loucos para deixar a igreja de lado para encherem os seus bolsos com mais dinheiro. ACORDA POVO PELO AMOR DE DEUS.
Sinceramente, esse João falou um monte de obviedades. É lógico que ninguém deve sair hostilizando uns aos outros. PORÉM, esse João, no fundo no fundo está querendo fazer média com as religiões. Um verdadeiro babaca. Está “servindo a dois senhores”.
não somos ateus, não somos evangélicos, não somos religiosos, não somos católicos, não somos umbandista, não somos espirita, não somos budista; nos somos cristãos desde o ventre da nossa mãe 🦧
Eu também discordo dessa generalização sobre a militância ateísta, mas vejo sim muita briga boba entre grupos e influenciadores do meio por questão de pequenas divergências.
Olá professor Gontijo, suas reflexões foram muito ponderadas e interessantes, assim como você eu também costumava acompanhar o canal do Henry, porém já faz um bom tempo que ele se limita a fazer contorcionismos filosóficos e até retóricos para alimentar uma desavença com difusores dos ideais marxistas no youtube. Acredito que ele tenha se perdido na busca do crescimento algorítmico que essa "treta" acaba trazendo consigo, visto que claramente há um esforço em associar o que é dito a uma outra ideia. Lamentável!
Gosto MUITO do conceito de *religião secular!* Acho esse conceito extremamente útil para desnudar certas realidades e comportamentos. E acho que deveria ser um conceito mais difundido. Obviamente, os marxistas detestam essa ideia! 🤭
Eu não posso concordar mais com o João Carvalho. Ele demonstrou maturidade. Não adianta a crítica vazia. O que você está fazendo para reduzir o sofrimento das pessoas? É isso que ele afirmou. Esse debate não aparece em círculos ateístas. Ficar criticando religião vai funcionar? Não. Vai causar repulsa aos ateus. É isso que os religiosos vão fazer. Defender o Estado Laico é necessário, mas isso não é feito com esses comentários mencionados.
Por mim, ele demonstrou estar em Nárnia... Se ele acha que é possível botar Marx e Lênin de mãos dadas com teólogos católicos e evangélicos (a maioria deles reacionários convictos, além de ignorantes e preconceituosos), eu só acho que ele está enganado. Podem me chamar de pessimista, mas o fato é que boa parte da massa cristã brasileira já está doutrinada com uma ideologia "anti-esquerda" e anti-progressismo. E isso vai levar décadas pra tirar. Você pode até estar ajudando alguém, reduzindo o sofrimento, etc; mas na hora que a pessoa souber que você é, por exemplo, marxista-leninista, ou simplesmente progressista, ela muito provavelmente já vai querer se afastar de você (se brincar ela até vai fazer um esforço pra "deletar" da mente dela a ajuda e o bem que você proporcionou a ela). Quem tá dizendo que esse debate não aparece em círculos ateístas é ele. O que ele sabe? O quanto ele está inteirado disso? Ele mesmo é ateu e, até onde sei, não está vinculado a nenhum grupo ou célula ateísta. Ele quer fazer o quê? Uma cartilha com diretrizes acerca de como ser um ateu? Por último, um dado importante: a maioria dos ateus brasileiros é de esquerda. Isso posto, pra quem essa mensagem dele vale? Pra ateu ancap? Ateu de direita? Acho que não. Por mim ele tá basicamente com birra de meia dúzia de ateus do tipo revoltado. Tá querendo suprimir a militância ateísta, numa tentativa vã de fazer um aceno pra meio punhado de cristão que é progressista. Ridículo.
A teleologia não é exclusividade da religião. A ideia de que a natureza em sua amoralidade deve ser simplesmente aceita como tal e privada da intervenção humana em seus processos violentos, também é uma crença teleológica da ciência e que implicitamente justifica o darwinismo social.
@@RAN40 Ou expressei mal a ideia, ou você não leu direito. Então deixa ver se consigo exemplificar o que digo: quando a biologia normatiza a predação e o parasitismo na cadeia trófica, como algo isento de juízo moral em cujo uma intervenção tecnológica da espécie humana ,no sentido de resolver esse problema para a vida sensciente na terra, é imediatamente rechaçada e tratada como loucura, a crença teleológica de que as presas existem para os predadores e vice versa , como um dogma inquestionável é revelada. E sobre esse dogma se assentam todas as formas de darwinismo social e ambiental, como o capitalismo , que é a exploração do homem pelo homem e o carnismo, que é a militância pelo pretenso direito de usar as outras espécies animais como recurso para a nossa. O salmo 104:21 diz que o leão espera de deus a sua presa, ou seja: a aceitação passiva da biosfera absurda e violenta deste insignificante planeta é essencialmente uma concepção teológica de mundo, reproduzida por uma pretensa neutralidade científica. E obviamente esta é uma conversa muito à frente da cultura atrasada em que vivemos.
@@RAN40 Quando a biologia trata a predação e o parasitismo inerentes à cadeia trófica da biosfera terrestre como algo isento de juízo moral e não passível de uma intervenção da espécie humana, no sentido de buscar uma eventual solução técnica para esse problema da vida sensciente nesse planeta, ela está revelando seu dogmatismo teleológico de normatização da natureza e reproduzindo o conceito teológico expresso no salmo 104:21, onde diz que o leão espera de deus a sua presa. E nessa aceitação passiva da natureza como ela é se assentam todas as formas de darwinismo social e ambiental, como o capitalismo, que é a exploração do homem pelo homem e o carnismo , que é a militância pelo suposto direito de usar outras espécies animais como recurso para a nossa. Mas essa é uma conversa muito à frente para a cultura atrasada em que vivemos.
Se agirmos como os religiosos que tem na intolerancia sua maior forma de atuação não estariamos transformando o ateismo em uma espécie de religião também?
Daniel, o João não criticou o ateu recém descoberto adolescente, ele comparou alguns ateus a este estereótipo e, na minha opinião, ele criticou, de forma generalizada, os ateus do grupo do ATEA no Facebook.
Estou no momento 26 min do vídeo, então desculpem se houver correções a frente. Considero que a forma ajuda o diálogo, considerar o interlocutor como sujeito e que essas pessoas cumprem papéis úteis, que existem pessoas boas e ruins independente do vínculo ou não religioso e etc... Mas faço algumas ponderações: 1- Sobre o paradoxo da tolerância em Popper, toleramos deus em cédulas, em nomes de repartições públicas, no congresso, em nome de ruas e escolas, temos bancada evangélica, vocabulário imerso dem jargões teístas, resas em praças e ônibus etc... sério mesmo que um ateu expressar sua indignação frente essa imposição monumental que é o "belicoso"? é ser infantil? porra Jão, pega o buzão ouvindo grito de pastor ou caixa de som no talo (mal calibrada) cansado ao voltar do trampo e depois grava outro vídeo. 2- Colocar 1 marxista para responder o tema não resolve a questão. Primeiro que não existe uma única versão do marxismo e menos ainda o mais verdadeiro. Depois, quem é o jão nessa fila, coitado? há sim marxistas que compreendem ponto fucral da emancipação da classe trabalhadora a superação dos placebos como a religião, e isso não quer dizer que serão contra as pessoas e suas crenças, mas que elas prestam um desserviço no nível de consciência. É na permissividade a elas que as bases locais de alienação da classe trabalhadora são tomadas, cada trabalho de base possível é perdido a cada pastor que aliena. Pode ter um pastor legal, mas a cada 500 picaretas inescrupulosos. 3- Existe em alguns da esquerda o interesses eleitoreiro e não importa se Marx escreveu ideologia alemâ, importa não criticar um possível eleitor. Nessa premissa, pode negar a teoria, desde que venha o voto, presidente se ajoelha na igreja pra demonstrar reverência e não perder voto daquele segmento. 4- Tem um vídeo muito bom do Sam Harrys sobre essa "tolerância" que devemos ter aos religiosos e não comentarei sobre ele, mas acrescento que é mais uma polidez a uma identidade a ser protegida nos discursos identitários pós modernos, é acobertar fanatismos (de algumas expressões), é ser permissivo a avalanches de direitos (isenção tributária, dia do pastor, bíblia em escola, ensino religioso, calote de igreja ao estado, marcha pra religioso).
Marxismo, anarcosocialismo, anarcocapitalismo, liberalismo econômico, pós-modernismo não são religiões, mas não deixam de ser sistemas de crenças com forte dogmatismo em alguns aspectos, figuras de autoridade clássicas, modelos de sociedade ideal que sirvam de inspiração, os quais independentementende falhas apontadas, as pessoas acreditam que devem ser implementadas de forma absoluta, incentivando diversas outras pessoas a fazerem o mesmo. A diferença crucial está na inserção acadêmica dessas ideias se compararmos com o tradicionalismo e dogmatismo religioso judaico-cristão, e por extensão, islâmico. Pois existe, ao menos, uma intenção de ruptura institucional em nome da verdade. Trata-se do mesmo mecanismo das pseudociências, consideradas como tal principalmente se servirem de contraponto às Ciências Naturais consolidadas.
Ainda não assisti o vídeo e farei mais tarde mas o que devemos combater é o fanatismo e fanatismo existe em qualquer grupo de pensamento , assim como temos religiosos fanáticos temos os Ateus fanáticos mal resolvidos, fanatismo na Política, fãs com seus Cantores/atores.......vejo que o combate sobre a falsa informação não vem da religião propriamente, somos crescidos e sabemos perfeitamente que na época a figura de linguagem era usada para o entendimento de um Povo limitado a e não serve como ferramenta nos dias de hoje. Não tenho interesse algum em trocar 6 por meia dúzia já que a Ciência praticamente chegou agora com 400 anos de atraso......No meu entendimento deveríamos lutar no campo Político por leis que nos protege dos dois lados como taxar Igrejas, combater a falsa informação alguns até por fama e dinheiro.......Não tenho absolutamente nada contra ninguém, respeito a liberdade de pensamento dos dois lados e a Religião deve ser entendida como apoio espiritual , unir a comunidade e servi-la, suporte para a batalha da vida, aprender a silenciar e controlar a mente nas horas difíceis, nada além disso........é fácil entender.
Até o momento, achava que o João Carvalho teria feito uma crítica incabida à militância ateísta, visto que a militância ateísta é algo bem mais amplo do que o "ateu darwin vult", pois somos uma minoria, querendo ou não, e uma minoria que precisa sobreviver em meio a um fundamentalismo religioso complicado. Mas nem. Ele foi bem acurado no que disse, assim como o Daniel Gontijo foi.
Esses comunistas de internet estão em Nárnia se acham que vão conseguir angariar milhares de cristãos para as suas fileiras. Muito difícil (pra não dizer impossível).
✝ Curso “História da Bíblia”: institutopontoazul.com.br/historia-da-biblia/
✂ Meu canal de cortes: www.youtube.com/@CortesDanielGontijo
🧠 Cursos de Ciência e Filosofia do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/plus/cursos/
🔗 Cursos de Psicologia Clínica do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/psi/cursos/
💙 Torne-se membro deste canal para acessar benefícios e me apoiar: ruclips.net/user/danielgontijojoin
📕 Livros sugeridos:
- Deus, um delírio (Richard Dawkins): amzn.to/3iuZ97z
- Como Jesus se tornou Deus (Bart Ehrman): amzn.to/36SoUtO
- A origem da Bíblia (Lee McDonald): amzn.to/47ph6i9
- Deus: uma história humana (Reza Aslan): amzn.to/3V5t0th
- O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? (Bart Ehrman): amzn.to/2Kgo7Lz
- Ressurreição: história e mito (Geza Vermes): amzn.to/4d5WmNF
- O surgimento da Bíblia (Schmid & Schröter): amzn.to/3TuL7HM
- Bíblia de Estudo Arqueológica (NVI): amzn.to/2Ee9Yfq
- Jesus existiu ou não? (Bart Ehrman): amzn.to/3qj7fod
- No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XruoWq
- Filosofia da Religião: uma introdução (William Rowe): amzn.to/41YbE3d
- Despertar: um guia para a espiritualidade sem religião (Sam Harris): amzn.to/327uB50
- O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro (Carl Sagan): amzn.to/3284OKV
- Cultos: a linguagem secreta do fanatismo (Amanda Montell): amzn.to/3ThEd7v
- O livro dos milagres: o que de fato sabemos sobre os fenômenos espantosos da religião (Carlos Orsi): amzn.to/3IDqOzY
Eu acho que Rabele talvez ele estava se referindo a pregadora pastora Zabelle a filha da Baby do Brasil
Hahaha
@@DanielGontijo Vamos fazer live juntos um dia professor Daniel ?
Você é fantástico. Quero desenvolver meu respeito até chegar na sua forma.
Parabéns, querido!
Valeu, mano! TMJ!
Gosto sempre muito de Daniel Gontijo (como aprecio João Carvalho, uma mente igualmente brilhante. Mas o vídeo do Prof. Daniel Gontijo, hoje está superlativo, sim.
[Sou português, em Portugal, cristão não acrítico].
Não vai ter entrevista não? Colab entre o pedro ivo e o daniel gontijo?
@@ateuinforma Fala Pedrão, façam live juntos, você e o Gontijo.
quem tem medo do ateísmo não tem certeza da própria fé.
Vdd 🙆
@@antoniocarlosvdasilva100 Se o ateísmo incomoda o teísta, é sinal de que a fé dele é fraca.
A verdade absoluta limita o pensamento, logo, a não determinação do limite do pensamento permite a obtenção contínua dos frutos da filosofia.
Ninguém que tem fé tem medo do ateismo. O ateismo é um mal social que tem que ser combatido, como o agnosticismo e o esoterismo, que é recheado de meras afirmações surreais, dissonantes e caóticas que levam os incautos e leigos ao caminho da perdição. O amor de quem tem fé é essa, de lutar para que a alma daqueles mais susceptíveis e fragilizados não sejam corrompidas e perderem sua salvação. Os Cristãos preparados tem que denunciar os espantalhos, as generalizações e as deturpações, e todos os argumentos vis de ateus e agnósticos, para que a verdade que está no Pai Criador e seu Filho Jesus Cristo não seja negligenciada. Essa é a responsabilidade que Jesus Cristo entregou aos seus servos.
Ser ateu não significa ser intolerante e cometer crime de intolerância religiosa
Não sou obrigado a ouvir baboseiras de religião. Já basta a doutrinação do meu filho de 8 anos.
@@RAN40 o q fazem com as crianças realmente é complicado de aceitar, mas qt aos já doutrinados temos q ter paciência.
Crime de intolerância é o mesmo crime de blasfêmia instituído pelos religiosos ,que serve apenas à maioria cristã que domina as esferas dos poderes.
Para o Hitler, durante o período nazista alemão, quem criticasse as ideias metafísicas de superioridade nazista também era tachado de intolerante.
Como ser tolerante com uma mentira institucionalizada que tenta cagar regras sobre as vidas alheias e que são embasadas na ideia de uma figura escrota travestida de deus judeu invisível?
Se erigíssemos a igreja dos "Machistas Supremos do Sétimo Dia" e afirmássemos publicamente que aqueles que não tivessem pinto entre as pernas são inferiores, que iriam morrer e arder nas chamas de um inferno eterno e ainda impuséssemos leis que as obrigassem (mulheres) a se curvarem diante de nossas regras machistas e venerar o deu "Penisvá" eu imagino se você iria dizer "ain, não sejam intolerantes com os machistas adoradores do pênis absoluto e todo-poderoso".
A lei deveria para equilibrar, proteger o fraco (1% de ateus) do ataque do forte (99% de teístas). Devo ter entendido errado todos esses anos e a lei de intolerância religiosa deve ter sido criada APENAS para expurgar qualquer possível crítica a religião dominante, que conveniente.
Eu digo o contrário: fujam de religiosos, de iludidos, de gente alienada.
Vc deve ser alienado também!
Deve ser um tipo de burro que.precisa do RUclips que ganha dinheiro para te enganar!
Sem falar que vc deve ser um alienado!
Fujam de + de 80% da população do seu país kk
@@cristianl.p.7795 Temos que fazer o contrário então? Abraçar esses mais de 80% pra não ser excluído das coisas, e aceitar tudo quanto é bizarrice deles?
Pô, feliz demais que os papos de religião, política e ciência estão rendendo conteúdos totalmente excelentes em diferentes grupos e frentes... sensacional!!! E muito feliz em ser lembrado, Daniel, de coração grato pela força, carinho e consideração ❤️🙏🏽❤️🙏🏽
Isso tudo merece ser muito discutido! Valeu, meu caro! 😊
@@DanielGontijo@brunoreikdal_oficial vocês dois fazem trabalhos excelentes, mas no fundo sao homens, brancos, escolarizados e no caso do Bruno cristão. Uma realidade muito diferente, por exemplo, das mulheres e,especialmente, das pessoas LGBTQIAPN+, que estão todos os dias e em todos os lugares sendo atacadas. Esse assunto é um pouco mais nosso.
Tem louco pra tudo....tem gente que faz questão de ir pro inferno junto com Satanás e seus Anjos. Loucura!
A RELIGIÃO É O ÓPIO DO POVO E PONTO FINAL...
O povo ateu rejeitou o Santo Deus, por um rei. 1 Sm 8,7.
O povo iluminado, rejeitou o Santo Cristo, por um rei. João 19,15.
O povo protestante rejeitou a Santa Igreja, por um rei.
2 Tessa 2,3-4.
Assim como o Pai enviou Jesus, Jesus enviou a igreja para perdoar pecados. João 20,21-23.
O pecado é o ópio do povo.
Sim.
@@ziulazuos4728 Esquizofrênico, busque um tratamento psiquiátrico pros seus problemas mentais.
@@ziulazuos4728 Perfeito! Apresentando passagens bíblias para ateus que não aceitam a bíblia como sendo historicamente factual. Parabéns pela tua total falta de noção.
@@RafaelValeira 😂 animal falante
Fui pastor evangélico por 30 anos na Igreja do Evangelho Quadrangular, e na minha experiência vi um Deus imaginário na Bíblia, fantasioso, lerdo, injusto, que não controla a natureza, que deixa crianças nascerem aleijadas, que não proteje e não livra ninguém, que existiu apenas um Jesus histórico, e outro Jesus mentiroso e que existem muitas contradiçoes na bíblia. Me cansei de procurar e confiar nesse Deus. Até descobrir que Deus não EXISTE. Hoje sou ateu e vivo muito mais feliz, liberto da igreja e do falso cristianismo.
Que libertação! Parabéns pela força e integridade.
Se organize no partido Comunista
É pra aplaudir de pé Igreja!!! Brincadeiras a parte, é isso. Os judeus se dizem o povo de Deus, e ninguém pode se converter ao judaísmo , e se Deus não é o Deus dos judeus? Tenho essa dúvida. Será que não existe outra coisa além do Deus dos judeus?
Também me libertei desta bolha
Ser ateu é uma coisa, ser intolerante religioso é outra muito diferente.
Nós ateus de verdade não temos NADA contra as religiões, só não acreditamos nelas.
Fale por vc...eu tenho tudo contra as Religiões.
Eu gosto de estudar religiões, mas não nego o prazer de criticar elas também 😅😂 cresci num ambiente religioso acreditando em cada coisa burra que ninguém merece 😅 mas numa boa, tendo respeitar na maior parte do tempo
Você está sendo ateu errado, possivelmente 😂
Você já se ligou em tudo que eles fizeram E FAZEM?
é mesma coisa, conversa a fiada. Ateismo não é um movimento motivado por meras questões subjetivas, mas por um argumento veemente anti-judaico-cristão que gera um sentimento de revolta e psicopatia.
@@Renato-s3y Da onde tirou isso? Há sim ateus que só ficam focando no cristianismo, mas isso tá longe de servir como definição (ou algo do gênero) para o ateísmo em si.
Ohhhh Tio João bora fazer uma live com o Daniel !!!
Up.☝☝
O Henry quis dar uma de esperto jogando militante comunista contra militante ateu, qdo na real ele tá tentando deslegitimar qualquer militância... O caso é que sem militância não teríamos nada, militância anti racista, feminista, lgbts, sindical, foram essenciais na conquista de direitos!
perfeito. Gosto e sigo o Henry, mas ele tem dessas mesmo.
O Henry para mim tem sido uma grande decepção. Não sabe mais o que defende e vive fazendo conteúdo contra a esquerda e as militâncias. Criticar é válido e razoável, mas ele ultrapassou essa linha há muito tempo; quer acabar com toda e qualquer militância. Provavelmente porque ele não se identifica com nenhuma e não tem empatia por quem se identifica. Ele se considera muito racional, mas está cego e se deixando guiar pelo ego e ciúmes.
O que precisamos no ateísmo é justamente uma MILITÂNCIA de qualidade! A propósito parabéns pelo trabalho!
Ah mas não pode não, se não vai irritar os EvAnJéLykusss (João Carvalho falando). 😂
A única definicão coerente e factual para "militancia de qualidade" seria grupo de revoltados endemoniados que não se importam de praticar toda e qualquer ação beligerante, ofensiva e criminosa contra aqueles que defendem a Cristandade.
@@Renato-s3y conhece o Daniel Gontijo?
@@Renato-s3y "Coerente e factual" só na sua cabeça né? "Militância" não necessariamente implica em agressão e intolerância.
@@zoukiy vocês ateus não reconhecem a verdade, deturpam a lógica e são contra a sociedade.
João deve ser hetero né? Muito fácil sugerir amar o inimigo quando não é a vítima. Mais fácil ainda sugerir isso a um lgbt/ateu, pois duvido muito que essas mesmas pessoas tenham coragem de falar pra negros serem condescendente com rac1st4s😂
O problema também está na tal realidade material que ele invoca apenas quando convém. Essa baboseira de amar o inimigo está restrito ao contexto da época em que foi usado, em relação à dominação romana sobre a comumidade judaica perseguida. Jesus,o representante do dominador, falando para o dominado amar seu inimigo. A insistência de usar tal expressão é um absurdo.
A religião cristã se propagou e assumiu o poder eliminando descrente e hereges. Não há lugar pra ateus na cosmovisão cristã.
Entendo sua dor. Mas ele não falou sobre aceitar/amar religiosos homofóbicos. Ele disse que não cabe generalização e que o nosso país é um país cristão e que a religião tem um papel para a sociabilidade da classe trabalhadora. Inclusive ele mostrou exemplos de cristãos que não têm discurso de ódio.
@@arianem.163Cara, meus pais são religiosos. Amo eles, mas para nossa relação funcionar, eu tenho que me conter muito para não discutirmos, e realmente faço isso. Não consigo conviver com outros religiosos, não funciona, já gasto toda minha paciência com meus pais. Então entendo quem se oponha aos religiosos de forma generalizada.
"Ninguém solta a mão de ninguém", pois se for pra segurar a mão de nossos algozes, é aqui nos separamos. A religião sempre perseguiu mulheres, LGBTQIA+, negros, judeus e ateus. Não há como fingir que nada aconteceu e começar do zero, até mesmo porque, nem pedidos de desculpas recebemos da querida igreja. Não apenas isso, como ela continua a nos atacar, nos condenar e a tirar nossos direitos. Ele (João) quer que nos desfaçamos do nosso amor-próprio e nos sacrifiquemos em prol da causa que ele considera maior. É insultante! E a pior parte é que ele que se acha no direito de se sentir puto.
@@jaym8927Eu também me sinto assim. Já basta os meus pais; não vou destruir minha saúde mental tentando me relacionar com meus algozes. O João não tem ideia de que o que ele está exigindo é um sacrifício das minorias que foram e que continuam a ser alvos da igreja. Tem um vídeo muito bom do Pirula comentando a reação do João em relação à comparação que ele fez entre comunismo e religião. Nele, o Pirula mostra como o João está errado em relação ao papel do ateísmo na sociedade.
Eu acho que a "militância" ateísta é muito importante hoje, em tempos de governos ocidentais flertando com os piores instintos da teocracia.
Ser visível é uma forma de resistência, e a gente só vai conseguir fazer isso agindo de forma respeitosa, mas firme e vocal.
Você acompanha os trabalhos do Jason Ferrer nas ruas ???
Perfeito, acho que nós ateus, de alguma forma , temos que nos unir , não vejo porque ficarmos reclusos. ou no unimos ou vamos nos preparar para uma futura teocracia que vem por ai
@@rubiaomoraesmoraes8702
Exatamente. Caso contrário, na teocracia ,iremos todos nos unir pra que os crentes nos visitem nos porões e calabouços da virtuosa condescendência religiosa que o João defendeu.
@@Gil_casshern não. Há um canal de YT sobre isso?
@@SouthernMenace
O Canal é "Além da fé - com Jason Ferrer" , do próprio Jason. Ele tem vídeos entrevistando cristãos da forma mais respeitosa possível, veja lá o resultado.
Seus reacts são formidáveis! Chegam quase no nível dos testemunhos céticos, de tão saborosos!
O ateismo não pode ser compulsório, o ateismo é proposta , não há militância, a uma representação de ideias e opinião sobre as religiões!😊
Eu não vejo porque implicar com a palavra "militância".
Apresentar as ideias e opiniões ateias poderia ser chamado de uma "boa militância", não?
Interessante sua posição, pena que não tem respaldo no mundo concreto.
O simples fato de defender uma cosmovisão ateísta, como a mais apropriada e mais confiável acerca da interpretação da realidade , já é militância, que, em geral, é feita na internet porque o impacto emocional e apelativo que os crentes provocam pessoalmente não afeta tanto na defesa de nossa posição.
Pra mim ateísmo é só n acreditar em divindades. N vejo necessidade de querer transformar em algo complicado e profundo. É tipo eu falar que acredito em papai noel e ter uma "linha de pensamento dos que n acreditam em papai noel e pipipi popopo"
@@eduardolourenco4212 é que, meu caro, você pode simplesmente "não crer em divindades", simpliciter, mas pode querer explicar porque "não crê em divindades".
No segundo caso, parece que é necessária sim uma ou mais linhas de pensamento. E não me parece inútil explicar para os outros porque alguém é ateu.
"Cuidado com aqueles que falam em nome de deus "
Comunista da internet criticando ateu da internet, sendo analisado por psicólogo da internet, para audiência da internet. Só importa mesmo os likes, amanhã estaremos debatendo com a vida outra thumb suuuper importante. Aqui tudo é poeira, inclusive o que acabo de escrever, mas precisamos de algo para passar o tempo........
Perfeito. A vida é isso mesmo, pular de distração em distração como passatempo para que esqueçamos da roubada biológica na qual nossos pais nos meteram quando resolveram... meter.
analisou o usuário de internet kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que piada é voce cara
@@brunocarvalho2233 Obrigado por sua valiosíssima opinião, oh grande guru.
O comunista de internet ainda é de fato um comunista, o ateu de internet ainda é de fato um ateu, o psicólogo de internet ainda é de fato um psicólogo
Essa é a graça da vida.
Sobre o Henry: não gosto dele, não acho certo ele tentar farmar em cima dos comunistas que ele bloqueou. É desonesto e só está falando do João porque o vídeo do João deu engajamento.
Sim. Parei de seguir faz tempo.
Exatamente :(
Perfeito, o Bugalho tá perdido e quer queimar seus críticos. "Nada pessoal" mas sempre ataque a pessoa e menos ao conteúdo. Tá tendo muito Olavo à esquerda nesses tempos.
@@marilisfernandez6470 Esse Henry Bugalho é um ateu Tolkien.
Henry Bugalho é um oportunista
O estado é laico, tenho direito de ser ateu.
João é o equivalente ao feministo, pede desculpas por ser ateu kkkk
A religião é uma forma de manter os ingênuos mansos e subjugados.
PREFIRO UM ATEU CHATO 😂😂😂
Boboca
Uma fala sua misturou as coisas: a maioria dos brasileiros é cristã por uma questao histórica.
É importante esclarecer isso. Uma suposta tendência religiosa da mente humana não leva a pessoa necessariamente a ser cristã
Gosto muito da postura do Daniel, sempre respeitosa, e suas análises são muito lúcidas e bem fundamentadas.
Acredito que quem está batendo no João não assistiu o vídeo dele, e se o fez, não entendeu (ou não quis entender) o que ele disse e distorceu tudo - inclusive o Henry. Triste de ver como as pessoas hoje em dia têm tanta dificuldade de interpretação e muitos se aproveitam disso - inclusive o Henry.
Percebi isso antes do corte sair no canal, por causa da thumb e descrição, acho que as pessoas não entenderam de fato que o tio falou.
Entenderam nada rs.
Da iek, onde estão os ateus adolescentes de internet? Eu olho, procuro, esquadrinho e não os vejo! Não é este o perfil dos ateus brasileiros!
Me faltava essa. O João ateu pregando intolerância contra nós ateus. Ele tá agradar os crentes.
Hoje expresso minha descrença ainda com muitas reticências. Não posso concordar com isso.
As falas do João são ataques diretos ao ateus em favor da adesão irreal de religiosos ao comunismo. Tão revoltante quanto a postura do João é a relativização que o faz Daniel sobre o ocorrido, como se o estado estário e momentâneo de adolescente permitisse a intolerância sobre qualquer grupo discriminado.
Eu não afirmei isso… 🤨
@@DanielGontijo a conclusão é minha mesmo. Essa isquerda cumunista querendo reduzir sua histórica rejeição topa tudo por poder.
@@Gil_casshern Exato. Não basta a forte rejeição pelo qual passamos em famílias "estupidamente" religiosas. como a minha. Vem um cara militante da política fazer um papel ridículo como o dele por política.
Os comunistas são historicamentes ateus e acho que não é obrigatório não acreditar em Deus
Henry é limitadíssimo quanto a realidade! Quanto ao conteudo do Joao e a interpretação, perfeito!!
Curto muito o joao carvalho mas especificamente naquela thumb ele mandou mal amsjkajshsjash o Henry bugalho é revisionista...
Ele é fraco. Usa de uma verbose refinada, conceitos históricos clichês na academia para concluir com a cartilha. Ele é totalmente limitado dentro da ideologia dele, não consegue enxergar um passo fora do quadradinho de comunista de internet.
Daniel, a maioria dos "comunistas" brasileiros não são ateístas!
Algum além do Jones Manoel disse que não era ateu?
@@cristianl.p.7795Acho que a Laura Sabino é evangélica. O Bruno Reikdal também. O luideverso é católico. O Alisson Mascaro é evangélico.
A maior parte dos comunistas são ateus, mas ficam puxando saco dos religiosos por mero oportunismo político. Lênin, por exemplo, defendia explicitamente o ateísmo militante. Esse pessoal se autodenomina "leninista", porém não tem coragem suficiente para criticar a religião.
nesta live eu discordo muito do Daniel , este assunto esta claro pra mim, os religiosos estao perdendo o discurso , eai vem com esta apelação!!!!
Tomara.
Alguém aí acredita na existência do saci pererê?
VOCER VER O VENTOR???
Daniel gosto da maneira respeitosa com que você se coloca no seu canal.
Chama o João pra uma liveeee
vc nao prestou atenção que ele ja chamou e nao teve retorno, zé??
Tem muitos canais ateístas aqui no RUclips que não agrega em nada no debate crítico. A maioria dos ateus são ácidos nas críticas, falam palavrões , debochados e anti-Cristão pois só criticam o Cristianismo. Não é assim que vão fazer um religioso questionar as suas crenças.
Você só diz isso, porque existe uma estranha convenção, quase universalmente aceita, de que á fé religiosa é dona de um privilégio único: estar além e acima de qualquer crítica.
Nas críticas a religião, até a clareza e a razão deixam de ser virtudes para soarem como hostilidade.
Vou dar nome aos bois. Antônio Miranda e sua laia. Principalmente esses.
Fábio Sabino é outro que não merece o menor respeito. Do Scania, e outros negacionistas, não vou nem me dar ao trabalho de falar...
@@F00000xvc é o exemplo de ateu que não agrega em nada...
Séria ótimo um mundo ateu
Eu não substitui deus por nada, nenhum lider ou nenhuma superstição. Eu sou bem chata. 😅
O que?
A parte que mais gostei da fala do João Carvalho foi: "quando estamos sendo perseguidos, são eles que nos acolhem". O nome disso é GRATIDÃO. Uma das virtudes mais lindas.
Evangélico acolhendo comunista?
Claro... Alguém tem que bancar os pastores
Boa noite, professor e comunidade.
Eu pergunto: militante ateu nao pode?????
mas militante evanjegue pode????????
O mundo se acabando, e as pessoas dando ouvidos pra tanta merda..😂😂😮😮😮😮
Os dois não podem. Cada um exerça a própria fé sem perseguir a do outro.
Psé...Malditos.
@@cordescoNa prática, isso não acontece. E o militante evangélico não ataca só ateus, mas outras religiões e até outras igrejas cristãs, destrói a cultura do país. Baixar a guarda para os evangélicos é permitir por omissão que a ignorância deles, o fanatismo e a lavagem cerebral tomem conta do país, na política e na sociedade como um todo.
Evanjegue foi foda kkkkkkkk
Mas eles também são ateus de internet
Mas eles não focam no ateísmo em seus conteúdos.
Mas ateus cagões e cujo público inclui muito umbandista, gratiluz e cristão, portanto tem que puxar saco de religião pra não perder view $$.
@@stefanisilva2493 Pois é. E isso é uma ilusão tremenda deles. Dificilmente um cristão vai engolir papo de marxista-leninista (muito por conta da maioria dos cristãos brasileiros serem de direita/liberais/reacionários)
O que trás sentido à minha vida é exatamente o ateísmo, ateísmo verdadeiro tá? Não me venha com ateu que liga pra horóscopo, energia de cristais, essências, sons etc...
"Eu sou ateia que milita contra o ateu militante", disse uma conhecida minha. Depois descobri que ela seguia coisas do budismo e que toda a família dela era muito religiosa. É como o Antonio postou aqui na seção de comentários, ateu que tem medo do ateísmo. Basta você falar sobre ateísmo que esse pessoal já te julga como militante.
Não mexe com o João Carvalho não sô, deixa ele quietinho! O Tio é generoso demais! Aliás cabe até um colab aí!
O vídeo do João é excelente. Mas vamos combinar: esses termos "ateu militante" e "ateu de internet" são péssimos, pejorativos e provavelmente de origem reaça. Militância ateísta não se resume a isso e ateus, querendo ou não, ainda são uma minoria q tem ótimas bandeiras a levantar na nossa sociedade.
O tio é maravilhoso. Um santo. Um homem lindo. Mas a thumb e o título daquele vídeo eu achei paia
É muito irônico essa babação que vocês fazem no João, se lembrarmos da fala do Henry Bugalho sobre o termo militar
É Prof, Daniel, tem um momento no vídeo onde você questiona se a gente acha que todo evangélico é igual, citando que existem evangélicos gente boa e tudo mais. E meu questionamento fica de volta: Vocês já esqueceram como Bolsonaro ganhou? Porque não faz muito tempo não, viu?
Pinçar evangélico gente boa é bastante fácil. Difícil é enxergar que o evangélico é um obstáculo colossal na frente da revolução.
O desespero que as esquerdas tem por abraçar religioso (especial e principalmente evangélico), com um medo ENORME de questionar a crença, me faz não querer ajudar movimento de esquerda. Porque abraça religioso, e vai jogar o ateu pra tomar facada nas costas em prol do paraíso popular. Não consigo confiar em esquerdista que quer botar tapete vermelho pra evangélico não.
Acho que o ateu adolescente de internet tem direito a sê-lo. Ele geralmente está em um momento de uma libertação de um sofrimento a que foi submetido e tem direito de incomodar sim. Faz parte do processo de amadurecimento
Eu não diria ateu militante, diria ateu praticante. Eu sou ateu, mas não muito praticante, só pratico quando um religioso praticante me enche o saco 😅
1:29:48 não é nada saudável. Isso alimenta o preconceito que a maioria doa ateus sofrem ,mesmo sem serem adolescentes, servindo de mais uma forma de silenciamento e censura. Agir de forma condescendente com alguém que foi ,nitidamente ,preconceituoso com o grupo de pessoas do qual faz parte desgasta e descrebinliza qualquer trabalho defesa do ateísmo.
@@Gil_casshern
Bem colocado.
Desconfio dessas ideologias e hipocrisia de religião!!
Todo vídeo é lendo os ouvintes faz um vídeo só pra isso ou vai direto no assunto mas gosto do Daniel
16:08 Aprender com o padre Júlio? 😮
O João Carvalho que me aguarde, eu vou responder ele em breve.
O YT me desinscreveu do canal, lembrei de vc e me inscrevi dnv.
Nao acredito que ele meteu a CHOQUEI como maior agência de notícias sérias kkkkk
Pqp!!
🫏
foi ironia
Concordo com o ponto do João sobre ser burrice negar que vivemos num país cristão e que aliás esta se tornando de maioria evangélica. Mas pra alguns religiosos a militância lgbt é mais agressiva que o ateísmo.
A verdade, e que so a palavra Ateu ja assombra o evangelho
João carvalho é formado e tem mestrado em historia, é doutorando em história tbm
Concordo em geral com o que foi dito, porem o mesmo se aplica mais ainda aos Webcomunistas, eles acham que encontraram uma verdade absoluta e tratam sua ideologia como se fosse uma religião organizada, com culto a personalidade, frases de efeitos idênticas aos que eles criticam
Por mais que alguns Ateus estejam sozinhos, eles não tem o menor apelo para se tornarem um grupo relevante e coeso.
Pois é. É isso que não entendo.
Quando eu achava que só os cristãos tinham mais essa "fobia" com ateu, esse medo irracional que leva a raciocínios e discursos totalmente desconectados da realidade (como se, na cabeça dos cristãos, eles fossem 10% da população, super oprimidos, e 90% fosse de ateus opressores), aí vem literalmente marxista ateu com discurso parecido.
Como se ateus que falam pra senhorinhas da igreja que o Deus delas não existe fossem a maioria, e estivessem em todo lugar, fazendo coisas assim o tempo todo.
Como se tivesse uma "liga" de ateus no Brasil (país onde f0d3nd0s 90% da população é cristã) com milhares de membros, planejando e orquestrando vários atos de intolerância religiosa.
Discordo deles.
Tínhamos que fugir dos fanáticos religiosos.
Você é super de boa.
Mesmo outros ateus que conheço na internet.
Continuem assim.
Para quem acha que Karl Marx não é contra religião, acesse o link
Oi
O Joao mandou muito mal nessa pra um cara que tem tanta formacao, um cara oriundo da academia, parece mais um fundamentalista que nao quer dar espaco pra qualquer outro tema que que nao seja os do proprio interesse
É exatamente o que ele é 😂
Comunista, que nem segue o comunismo. Enfim, galerinha que se diz esquerdista e socialista em nosso país. Um bando de manipulado por político!
Vamos fugir dos comunistas de internet?
Não.
Não.
Não.
Não
Não
Quando nao tem argumento tem que fugir... As pessoas querem cagar regras (sem logica) e nao aguentam ouvir uma opiniao contraria
Eu não atacaria diretamente a religião, mas acho justo dar voz a estes que abandonam as igrejas caça níquel e estão cheios de revolta por terem sido enganados. Eles costumam apontar muita podridão que existe dentro das igrejas e podem ajudar a desiludir outros escravos da religião.
Gosto do tio, mas esse vídeo do react me dá um pouco de agonia.
Parece que boa parte dos comunistas jogam o ateísmo na lata do lixo sem nem pensar 2 vezes em nome de uma unidade popular idealizada.
Todos religiosos da minha bolha familiar tem esse estereótipo de comunista ateu, suponho que eu posso extrapolar isso para boa parte da população. Ainda assim, os militantes ficam fingindo que não tem nada a ver.
Por isso eu acho que seria bom se ateísmo e comunismo se separassem. A impressão que eu tenho é que um atrapalha o outro.
O religioso rejeita o comunismo por que pra ele isso é "coisa de ateu", o direitista rejeita o ateísmo por que pra ele isso é "coisa de comunista". E assim ambos perdem possíveis novos adeptos.
@@rudsongoncalves5072
O ponto em comum entre ateísmo e comunismo é a noção de realidade material ,que se opõe ao pressuposto sobrenatural e fantástico das religiões.
@@rudsongoncalves5072 Não tem como isso se concretizar, isso é inevitável dentro dos espectros políticos, a direita sempre teve inclinações fortíssimas pra defender tradições e raízes religiosas mais conservadoras, principalmente se for o cristianismo, islamismo, budismo e xintoísmo, já do lado da esquerda, é o único lado com representatividade pra todas as minorias sociais com lutas em prol de inúmeras pautas revolucionárias, seja para questões de apoio a população afro, indígena & amarela, mulheres cis, LGBT+, PCD's, veganos/vegetarianos, ateus e religiosos de minorias como os adeptos de religiões afro por exemplo, mas também é incluso as lutas em prol dos movimentos sindicais trabalhistas, ambientalistas e estudantis, devemos entender que TUDO praticamente é e envolve política, nada é neutro, só produtos de higiene específicos que são neutros, não há lados e pensamentos neutros, sempre haverá uma posição atuante em qualquer campo. Lênin, Marx, Feuerbach, Bakunin, Stalin, Engels, Hoxha, Gonzalo e Mao Tsé Tung sempre apoiaram o ateísmo como componente das lutas revolucionárias, foi assim que conseguiram vencer o patriarcado da igreja ortodoxa russa, a maçonaria na Rússia e colocaram igrejas pra pagarem impostos além de desfazerem templos pra criarem bibliotecas, bares, escolas e etc...(No lugar dos templos religiosos) na Albânia, sem o ateísmo como componente também não teriam conseguido libertar o povo tibetano da ditadura teocrática semi feudal budista no Tibete, onde crenças do budismo eram usadas pra justificar as violências generalizadas contra a população, outro caso também na China, foi as críticas ao confucionismo e seus ideais que houveram na revolução cultural proletária, em países socialistas, sempre teve o ateísmo de Estado como um meio de combater as mazelas e influências religiosas, isso foi tão sucessivo que hoje lá na China e na Coréia do Norte, nenhum grupo religioso ousa se bancar pra cima de ninguém lá, não tem seitas e também há limites e ordem pra ser respeitada, a China é um país que aprendeu com os problemas do passado colonial, a rebelião taiping do século XIX é a maior prova disso.
@@Gil_casshern Exatamente, há uma grande rivalidade filosófica entre materialismo(posicionamento ateísta) e idealismo (posicionamento teísta), isso é algo que necessita ser compreendido.
@@rudsongoncalves5072 Meu caro, acho que eu te conheço de algum lugar hein, você não foi um antigo seguidor do canal do Vinícius César (o que se intitula ex ateu, antivax e nazifascista hoje em dia) ? Lembro que você apareceu no canal dele nas antigas, lamentável o poço de sujeira que ele caiu, ele alcançou a própria ruína.
Não estou convencido se tem alguém bom ,de fato ,na religião. Um dos pontos fortes da religião/fé cristã, é um inferno de punição eterna, e todo fiel, todos, todos são unânimes em afirmar , que quem não abraça seu Cristo, vai ter o " inferno" como morada eterna de punição. Isso é ser bom????
Somos nós e nossas circunstâncias.
Sou ateu, na verdade me percebi ateu, fui criado em lar cristão, mas quando adulto me percebi ateu... não sei se deu pra entender, a diferença entre se tornar algo e ser algo, apenas percebi que mesmo tendo crescido em uma ambiente religioso, não praticava a religiosidade nem tinha fé em nada... só vivia e andava conforme a música tocava no ambiente familiar... até que mudei para minha própria casa, e aí percebi que raramente pensava em deus ou qualquer tipo de divindade.
Enfim, acho que muita gente é ateia, todavia não se percebeu ainda.
Valeu!
Obrigado! 👊
Isso. Vou deixar de ser ateu e virar evangélico pentecostal. Tá bom assim...?
Rabelais foi um dos primeiros autores da Era Moderna que rompe com o pensamento Medieval. Ele foi a influência a figuras Aleister Crowley e Sir Francis Dashwood. Apesar de ter sido um monge senão me engano, fez alguns textos de sátiras religiosas e acabou abandonando o mosteiro embora continuasse Cristão. Suas obras (as mais famosas Gargântua e Pantagruel) foram colocadaa no Index Librorum Prohibitorum.
Os caras fazendo malabarismo mental para dizer que Marx não era contra a religião kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Onde você ouviu isso? Alguém querendo dizer que o Marx não é contra a religião, você ouviu isso? Psiquiatra prá você.
Esse teu comentário prova uma total incapacidade de interpretação sua e das pessoas que curtiram esse comentário. Ele não disse isso em NENHUM momento.
O Marx apresenta a religião como um dos problemas do capitalismo. A tese marxiana expressa contriedade à religião e que se deva ser superada pelo conhecimento cientifico e abandonada.
Marx, a ciência, eu e qualquer pessoa com cérebro saudável é contra a religião!
Vamos lá: "A miséria religiosa é, de um lado, a expressão da miséria real e, de outro, o protesto contra ela. A religião é o soluço da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração, o espírito de uma situação carente de espirito. É o ópio do povo." Esse é um trecho da obra de Marx, Crítica da Filosofia do Direito de Hegel.
O ópio falado por Marx aqui é um remédio para dor, um analgésico. Marx não é contra a religião, mas o que causa ela: a miséria, a opressão, "um mundo sem coração".
Concordo com você, Daniel, sobre o cerne da religião. Pedendo isso de vista, a gente perde o conceito. Aí a gente pensa pior.
38:00 Eu discordo do Dennet, acho que a crença em divindades é inata em nossos ancestrais e animais em relação ao sol, pois a partir do momento que a vida na Terra começa a enxergar, aquele corpo (o sol) chama uma atenção especial, bastante especial. É interessante que alguns animais parecem instintivamente louvar o sol quando ele nasce (a lua tb) antes mesmo de ter qualquer tipo de consciência mais profunda na história evolutiva (aliás até aquela prática de parar para ver ele se por, soa me como um rastro instintivo-evolutivo em nós humanos que ainda está presente). Já a idéia de uma divindade transcendente penso que surgiu a partir do momento em que se começou a ter consciência em relação à morte, pois esse fenômeno inicialmente ou desespera ou impulsiona a crença em algum subterfúgio maior que poderia em tese vencê-la (ao meu ver a filosofia de aceitá-la é posterior).
Mas é tudo suposição, não posso provar nada.
Agora é muito triste e decepcionante ver PASTORES candidatos, claro que deixam a igreja de lado para poder ganhar mais dinheiro. Porque os pastores não escolhe um membro para se candidatar ?
Estou surpreso com o grande número de pastores que querem ser vereador nesta eleição. Estão loucos para deixar a igreja de lado para encherem os seus bolsos com mais dinheiro. ACORDA POVO
PELO AMOR DE DEUS.
Sinceramente, esse João falou um monte de obviedades. É lógico que ninguém deve sair hostilizando uns aos outros. PORÉM, esse João, no fundo no fundo está querendo fazer média com as religiões. Um verdadeiro babaca. Está “servindo a dois senhores”.
Mas essa chamada da Thumb do vídeo do João é um vacilo... Concordo com a maioria das suas observações, Daniel.
não somos ateus, não somos evangélicos, não somos religiosos, não somos católicos, não somos umbandista, não somos espirita, não somos budista; nos somos cristãos desde o ventre da nossa mãe 🦧
Vlw, João!
Eu também discordo dessa generalização sobre a militância ateísta, mas vejo sim muita briga boba entre grupos e influenciadores do meio por questão de pequenas divergências.
Olá professor Gontijo, suas reflexões foram muito ponderadas e interessantes, assim como você eu também costumava acompanhar o canal do Henry, porém já faz um bom tempo que ele se limita a fazer contorcionismos filosóficos e até retóricos para alimentar uma desavença com difusores dos ideais marxistas no youtube. Acredito que ele tenha se perdido na busca do crescimento algorítmico que essa "treta" acaba trazendo consigo, visto que claramente há um esforço em associar o que é dito a uma outra ideia. Lamentável!
Gosto MUITO do conceito de *religião secular!* Acho esse conceito extremamente útil para desnudar certas realidades e comportamentos. E acho que deveria ser um conceito mais difundido.
Obviamente, os marxistas detestam essa ideia! 🤭
João quer visibilidade, o Henry coitado... Fuja desses caras.
Eu não posso concordar mais com o João Carvalho. Ele demonstrou maturidade.
Não adianta a crítica vazia.
O que você está fazendo para reduzir o sofrimento das pessoas? É isso que ele afirmou.
Esse debate não aparece em círculos ateístas.
Ficar criticando religião vai funcionar? Não. Vai causar repulsa aos ateus. É isso que os religiosos vão fazer.
Defender o Estado Laico é necessário, mas isso não é feito com esses comentários mencionados.
Por mim, ele demonstrou estar em Nárnia...
Se ele acha que é possível botar Marx e Lênin de mãos dadas com teólogos católicos e evangélicos (a maioria deles reacionários convictos, além de ignorantes e preconceituosos), eu só acho que ele está enganado.
Podem me chamar de pessimista, mas o fato é que boa parte da massa cristã brasileira já está doutrinada com uma ideologia "anti-esquerda" e anti-progressismo. E isso vai levar décadas pra tirar.
Você pode até estar ajudando alguém, reduzindo o sofrimento, etc; mas na hora que a pessoa souber que você é, por exemplo, marxista-leninista, ou simplesmente progressista, ela muito provavelmente já vai querer se afastar de você (se brincar ela até vai fazer um esforço pra "deletar" da mente dela a ajuda e o bem que você proporcionou a ela).
Quem tá dizendo que esse debate não aparece em círculos ateístas é ele. O que ele sabe? O quanto ele está inteirado disso? Ele mesmo é ateu e, até onde sei, não está vinculado a nenhum grupo ou célula ateísta.
Ele quer fazer o quê? Uma cartilha com diretrizes acerca de como ser um ateu?
Por último, um dado importante: a maioria dos ateus brasileiros é de esquerda.
Isso posto, pra quem essa mensagem dele vale? Pra ateu ancap? Ateu de direita?
Acho que não. Por mim ele tá basicamente com birra de meia dúzia de ateus do tipo revoltado.
Tá querendo suprimir a militância ateísta, numa tentativa vã de fazer um aceno pra meio punhado de cristão que é progressista.
Ridículo.
Exatamente. As pessoas parecem não querer entender pois é mais fácil ficar se doendo à toa.
No trânsito tem Vênus? Eu não aprendi isso na autoescola. 😂
A teleologia não é exclusividade da religião.
A ideia de que a natureza em sua amoralidade deve ser simplesmente aceita como tal e privada da intervenção humana em seus processos violentos, também é uma crença teleológica da ciência e que implicitamente justifica o darwinismo social.
Crença teleológica da ciência? Que loucura é essa? Deve ter uma dúzia de adeptos.
@@RAN40 Ou expressei mal a ideia, ou você não leu direito.
Então deixa ver se consigo exemplificar o que digo: quando a biologia normatiza a predação e o parasitismo na cadeia trófica, como algo isento de juízo moral em cujo uma intervenção tecnológica da espécie humana ,no sentido de resolver esse problema para a vida sensciente na terra, é imediatamente rechaçada e tratada como loucura, a crença teleológica de que as presas existem para os predadores e vice versa , como um dogma inquestionável é revelada.
E sobre esse dogma se assentam todas as formas de darwinismo social e ambiental, como o capitalismo , que é a exploração do homem pelo homem e o carnismo, que é a militância pelo pretenso direito de usar as outras espécies animais como recurso para a nossa.
O salmo 104:21 diz que o leão espera de deus a sua presa, ou seja: a aceitação passiva da biosfera absurda e violenta deste insignificante planeta é essencialmente uma concepção teológica de mundo, reproduzida por uma pretensa neutralidade científica.
E obviamente esta é uma conversa muito à frente da cultura atrasada em que vivemos.
@@RAN40 Quando a biologia trata a predação e o parasitismo inerentes à cadeia trófica da biosfera terrestre como algo isento de juízo moral e não passível de uma intervenção da espécie humana, no sentido de buscar uma eventual solução técnica para esse problema da vida sensciente nesse planeta, ela está revelando seu dogmatismo teleológico de normatização da natureza e reproduzindo o conceito teológico expresso no salmo 104:21, onde diz que o leão espera de deus a sua presa.
E nessa aceitação passiva da natureza como ela é se assentam todas as formas de darwinismo social e ambiental, como o capitalismo, que é a exploração do homem pelo homem e o carnismo , que é a militância pelo suposto direito de usar outras espécies animais como recurso para a nossa.
Mas essa é uma conversa muito à frente para a cultura atrasada em que vivemos.
Assisti parte do tio agora to indo kkkkk não tanko Henri bugalho ;U
Então tá bom cada um no seu quadrado? Então evagelko não pertube?
Ih! Já começou a pagar pau para a crentaiada, para não perder like( dinheiro)
esse burgalho de faz de vítima.
Se agirmos como os religiosos que tem na intolerancia sua maior forma de atuação não estariamos transformando o ateismo em uma espécie de religião também?
muita firula...😅🤣...um ateu defendendo crentes, crentes com medo do ateismo...carak.
falaram 1k e entendemos 1g
Daniel, o João não criticou o ateu recém descoberto adolescente, ele comparou alguns ateus a este estereótipo e, na minha opinião, ele criticou, de forma generalizada, os ateus do grupo do ATEA no Facebook.
Estou no momento 26 min do vídeo, então desculpem se houver correções a frente. Considero que a forma ajuda o diálogo, considerar o interlocutor como sujeito e que essas pessoas cumprem papéis úteis, que existem pessoas boas e ruins independente do vínculo ou não religioso e etc... Mas faço algumas ponderações: 1- Sobre o paradoxo da tolerância em Popper, toleramos deus em cédulas, em nomes de repartições públicas, no congresso, em nome de ruas e escolas, temos bancada evangélica, vocabulário imerso dem jargões teístas, resas em praças e ônibus etc... sério mesmo que um ateu expressar sua indignação frente essa imposição monumental que é o "belicoso"? é ser infantil? porra Jão, pega o buzão ouvindo grito de pastor ou caixa de som no talo (mal calibrada) cansado ao voltar do trampo e depois grava outro vídeo. 2- Colocar 1 marxista para responder o tema não resolve a questão. Primeiro que não existe uma única versão do marxismo e menos ainda o mais verdadeiro. Depois, quem é o jão nessa fila, coitado? há sim marxistas que compreendem ponto fucral da emancipação da classe trabalhadora a superação dos placebos como a religião, e isso não quer dizer que serão contra as pessoas e suas crenças, mas que elas prestam um desserviço no nível de consciência. É na permissividade a elas que as bases locais de alienação da classe trabalhadora são tomadas, cada trabalho de base possível é perdido a cada pastor que aliena. Pode ter um pastor legal, mas a cada 500 picaretas inescrupulosos. 3- Existe em alguns da esquerda o interesses eleitoreiro e não importa se Marx escreveu ideologia alemâ, importa não criticar um possível eleitor. Nessa premissa, pode negar a teoria, desde que venha o voto, presidente se ajoelha na igreja pra demonstrar reverência e não perder voto daquele segmento. 4- Tem um vídeo muito bom do Sam Harrys sobre essa "tolerância" que devemos ter aos religiosos e não comentarei sobre ele, mas acrescento que é mais uma polidez a uma identidade a ser protegida nos discursos identitários pós modernos, é acobertar fanatismos (de algumas expressões), é ser permissivo a avalanches de direitos (isenção tributária, dia do pastor, bíblia em escola, ensino religioso, calote de igreja ao estado, marcha pra religioso).
Professor?!
Por que existem Ateus e qual motivo para ser afirmação ?
A existência numa forma superior, está baseado na Bíblia para os Ateus ?
Marxismo, anarcosocialismo, anarcocapitalismo, liberalismo econômico, pós-modernismo não são religiões, mas não deixam de ser sistemas de crenças com forte dogmatismo em alguns aspectos, figuras de autoridade clássicas, modelos de sociedade ideal que sirvam de inspiração, os quais independentementende falhas apontadas, as pessoas acreditam que devem ser implementadas de forma absoluta, incentivando diversas outras pessoas a fazerem o mesmo.
A diferença crucial está na inserção acadêmica dessas ideias se compararmos com o tradicionalismo e dogmatismo religioso judaico-cristão, e por extensão, islâmico. Pois existe, ao menos, uma intenção de ruptura institucional em nome da verdade. Trata-se do mesmo mecanismo das pseudociências, consideradas como tal principalmente se servirem de contraponto às Ciências Naturais consolidadas.
Ainda não assisti o vídeo e farei mais tarde mas o que devemos combater é o fanatismo e fanatismo existe em qualquer grupo de pensamento , assim como temos religiosos fanáticos temos os Ateus fanáticos mal resolvidos, fanatismo na Política, fãs com seus Cantores/atores.......vejo que o combate sobre a falsa informação não vem da religião propriamente, somos crescidos e sabemos perfeitamente que na época a figura de linguagem era usada para o entendimento de um Povo limitado a e não serve como ferramenta nos dias de hoje. Não tenho interesse algum em trocar 6 por meia dúzia já que a Ciência praticamente chegou agora com 400 anos de atraso......No meu entendimento deveríamos lutar no campo Político por leis que nos protege dos dois lados como taxar Igrejas, combater a falsa informação alguns até por fama e dinheiro.......Não tenho absolutamente nada contra ninguém, respeito a liberdade de pensamento dos dois lados e a Religião deve ser entendida como apoio espiritual , unir a comunidade e servi-la, suporte para a batalha da vida, aprender a silenciar e controlar a mente nas horas difíceis, nada além disso........é fácil entender.
Até o momento, achava que o João Carvalho teria feito uma crítica incabida à militância ateísta, visto que a militância ateísta é algo bem mais amplo do que o "ateu darwin vult", pois somos uma minoria, querendo ou não, e uma minoria que precisa sobreviver em meio a um fundamentalismo religioso complicado.
Mas nem. Ele foi bem acurado no que disse, assim como o Daniel Gontijo foi.
Esses comunistas de internet estão em Nárnia se acham que vão conseguir angariar milhares de cristãos para as suas fileiras. Muito difícil (pra não dizer impossível).
Esse Bugalho está mureteiro demais, cabra é nível PSOL: esquerda-extrema! Ele faz média com o Eduardo Moreira, da turma do PSOL! 😂😂😂
Henry Bugalho é neo liberal. Critica as idéias de esquerda direto.
@@luciasantos1211 Mureteiro mesmo! Faz média demais, pode ser devido ao medo de processos!
23:15 Quando o inscrito fala que "não existe mentira do bem" ele ta sendo uma espécie de religioso.
(verdade > mentira) é algo ideológico.