Faz um vídeos de exemplos de fundamentação objetiva da abordagem policial, correlacionando com casos concretos da experiência policial. Como Tráfico, porte de arma ou droga, e sobre a busca veicular. Tks
Infelizmente existe muitos policiais despreparados, acham que porque está fardado,pode agir com coesão, querendo mostrar serviço as custas de pessoas inocentes.
Isso cabe também uma orientação dos oficiais durante a instrução. Existem propósitos para as operações, sempre onde há patrulhamento são levantados os índices de criminalidade em cada lugar. Não cabe puramente aos policiais, exige um bom senso do judiciário, imagine um boletim assim: "Foi iniciado a operação as x horas, com fulcro no patrulhamento ostensivo preventivo, conforme competência da Polícia Militar. A guarnição foi orientada a nos atermos aos índices de tráfico de drogas e outros pequenos delitos na região. Na rua x, na hora x, foi localizado um veículo que ao notarem a presença da viatura se mostraram apreensivos e tentaram se evadir de maneira dissimulada. Conforme instrução visando reduzir os índices de tráfico de drogas na região, o comandante da guarnição decidiu por efetuar abordagem. Deste modo, foram abordadas as pessoas no interior do veículo (placa x) para uma averiguação primária, primeiro foram recolhidos os documentos de identificação, (identidade, habilitação, etc..). Após a abordagem primária, foi feita a busca no interior do veículo, no qual foi constatado que os passageiros portavam drogas em grande quantidade em desconformidade com a lei, violando o art. 35 da lei de drogas". Por mais que o policial tenha se valido da expertise de saber que a moça era irmã de um traficante, a pena não passa da pessoa do condenado. Pela lei, bastava cumprir o "script judiciário". Todavia, eu ainda creio que esse boletim seria extremamente combatido pela defesa da acusada.
Se eu desconfio que um indivíduo está fazendo porte ilegal de arma de fogo, faço a abordagem e encontro a arma, como descrever no boletim de ocorrência?
Na teoria? Sim. Você é obrigado por lei a se identificar e a realizar teste de alcoolemia (bafômetro ou clínico). Qualquer conversa ou perguntinha maldita adicional vc não é obrigado a responder, e pode invocar direito ao silêncio. Na prática? Se resguarde, grave a abordagem e peça ao policial para gravar. Isso é produção de provas. O policial não é seu amigo pra ficar batendo papo sobre como anda seu trabalho, e como foram suas férias
Já assisti uns 10 vídeos sobre o assunto e nenhum consegue falar o que de fato é uma fundada suspeita nesse vídeo ele fala do cara desviar o caminho repentinamente mas isso também é subjetivo e não configura uma fundada suspeita
A fundada suspeita só pode ser avaliada em cada caso, de forma individualizada, só pode ser dada pelo contexto que antecedeu a abordagem. Portanto não se pode falar genericamente o que é a fundada suspeita. Como disse uma vez um julgado, a fundada suspeita pode ser resumida na frase "tudo levava a crer naquele momento que a pessoa tinha algo ilícito com ela".
Obecer as Leis são obrigação de todos e deveres dos operadores de segurança pública. Infelizmente essa juizada de hoje em dia não querem que os crimes tenham fim. Não concordei com a decisão do juiz aí desse caso, porém, fazer o que senão fundar bem o histórico do B.U? O B.U. bem feito, justifica a condução à polícia judiciária.
Se for realizado a busca pessoal e nada for encontrado, o policial precisa justificar a abordagem? Pode configurar abuso de autoridade? Ou só vale para anular a prisão caso não seja fundamentada a suspeita?
Deveria ser configurada como abuso quando não houvesse qualquer atitude suspeita tampouco objeto de crime. Se assim fosse, já diminuiria 90% da ineficácia das abordagens e uns 80% da violência policial. Outro ponto é a abordagem de veículos sem qualquer motivo, que é a policial agindo como fiscal de trânsito com a finalidade de aplicar multas para aumentar a arrecadação.
Na lei , abordagem sem motivos , é motivo de constrangimento , é B.o ! Qualquer pessoa , só é presa , só pode ser presa em fragrante delito , senão é BO !E , temos várias Perturbações Pessoais, que é BO ! E , muitos artigos no Codigo Pen al e Processo Penal e demais direitos,,!
Boa tarde, Luiz Cruz . Primeiro parabem pelo vídeo, eu estou com uma dúvida e como seu vídeo fala sobre abordagem eu achei viável te perguntar. Digamos que sou abordado por um policial, só que não tenho documentos físicos e não lembro na hora os meus dados. A minha dúvida é: A autoridade pode me conduzir coercitivamente para a delegacia sem meu consentimento ? E se puder, não típica abuso de autoridade ?
A pergunta não foi a mim, mas vou responder, isso depende. Primeiro: Você não é obrigado a está com nem um tipo de documento, só que a lei diz que negar-se a se indentificar para o agente de segurança e uma contravenção penal, então logo vai ser conduzido a DP para sua identificação e sera autuado (art 68 LCP ou art 307 CP), segundo: a lei 12.037/09 traz todos os requisitos para condução de alguém mesmo estando com documentos nas mãos, algo que será feito para sua identificação criminal. Espero ter ajudado.
Ficam usando as prerrogativas do Estado de maneira deliberada e à exmos, da nisso mesmo. Ate demorou para que o judiciário tomasse tal atitude. Não é pq está com uma farda e uma arma do estado que vc vai agir como bem entender. Se há lei, o agente dela deverá segui-la conforme ela diz. Ai os novatos acham que podem agir como bem entender, saem caçando infratores pelas ruas, fazendo abordagem errada achando que nao vai dar em nada. Talvez assim aprendam a fazer segurança pública dentro da lei, afinal, o exemplo deve vir do estado e não da população.
Exatamente! Mas tudo isso é, para com o tempo, descredibilizar a imagem do policial, e, mais tarde, justificar a sua extinção ou modificar as normas utilizadas na formação dos novos polícias. Retirando o feeling de cada um.
Era só o que faltava !!! Estão engessando o trabalho policial ! É melhor acabar com a polícia logo !! Daqui a pouco a Polícia vai ter que pedir "com licença" ao meliante para poder abordá-lo!!! Pqp só no Brasil mesmo !!! Esse Legislativo e Judiciário são a vergonha do País!!!
STJ com certeza está dominado por criminoso, não é a primeira e nem será a última vez, que soltam criminoso com essa desculpa em relação a abordagem policial, imaginem o mesmo caso, mas ao invés de drogas no veículo estivesse um cadáver ou uma vítima de sequestro, esse juristas também iriam dizer que a abordagem pelo motivo do nervosismo do criminoso seria ilegal e o soltariam, e o cadáver ou vítima no porta malas que foi localizado. Quem profere essas decisões devem ser investigados porque com certeza estão vendidos ao crime organizado, fica ai pra refletir.
Então o que são critérios objetivos? De maneira mais contundente. Porque o juiz também é genérico em falar, descrever o comportamento e etc. Até porque o simples fato de ficar nervoso, ou aumentar a velocidade de um veículo é fraco argumento. A verdade é que o judica brasil, está a deriva, sem rumo, eira e beira. Nada é seguro nessas "interpretações" escabrosas. Melhor e mais discarado é entregar logo o ouro pro bandido e pronto. Cidadão virou bandido e ladrão cidadão. Verdadeiro bagulho do moleque doido. 😢
O que falta dentro do Brasil é pessoas qualificadas com conhecimento técnico para poder repassar. Isso em todas as áreas falta todas.Ceará o melhor estado do Brasil 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷.
Faz um vídeos de exemplos de fundamentação objetiva da abordagem policial, correlacionando com casos concretos da experiência policial. Como Tráfico, porte de arma ou droga, e sobre a busca veicular. Tks
Na dúvida, não aborde.
Infelizmente existe muitos policiais despreparados, acham que porque está fardado,pode agir com coesão, querendo mostrar serviço as custas de pessoas inocentes.
Excelente conteúdo
Isso cabe também uma orientação dos oficiais durante a instrução. Existem propósitos para as operações, sempre onde há patrulhamento são levantados os índices de criminalidade em cada lugar. Não cabe puramente aos policiais, exige um bom senso do judiciário, imagine um boletim assim:
"Foi iniciado a operação as x horas, com fulcro no patrulhamento ostensivo preventivo, conforme competência da Polícia Militar. A guarnição foi orientada a nos atermos aos índices de tráfico de drogas e outros pequenos delitos na região.
Na rua x, na hora x, foi localizado um veículo que ao notarem a presença da viatura se mostraram apreensivos e tentaram se evadir de maneira dissimulada. Conforme instrução visando reduzir os índices de tráfico de drogas na região, o comandante da guarnição decidiu por efetuar abordagem. Deste modo, foram abordadas as pessoas no interior do veículo (placa x) para uma averiguação primária, primeiro foram recolhidos os documentos de identificação, (identidade, habilitação, etc..). Após a abordagem primária, foi feita a busca no interior do veículo, no qual foi constatado que os passageiros portavam drogas em grande quantidade em desconformidade com a lei, violando o art. 35 da lei de drogas".
Por mais que o policial tenha se valido da expertise de saber que a moça era irmã de um traficante, a pena não passa da pessoa do condenado. Pela lei, bastava cumprir o "script judiciário". Todavia, eu ainda creio que esse boletim seria extremamente combatido pela defesa da acusada.
Boa noite, esse exemplo de relatório seria o ideal então?, só acrescentar mais elementos objetivos é isso ?, ou desse jeito está bom .
Acho bem interessante e que realmente tem que ter esse preparo mais não descordou que as leis estão apertando a maneira dos policiais trabalharem
Gostei da orientao
Esclarecedor, obrigado. Nesse caso, o exemplo foi de uma suspeita que confirmou o delito, mas e se não confirmasse? Interessante refletir!
Mais um vídeo excelente
TA ENSINANDO A MENTIR NA TORA????
comportamento também não se enquadra mais na fundada.
No caso citado, o crime de tráfico de drogas é um crime permanente, ou seja, o flagrante perdura. Como liberar? Só no Brasil mesmo.
Mesmo crimes permanente tem que ter um motivo objetivo agora
Vdd
O policial tem que cumprir a lei e ponto, se não, está no mesmo lado que criminoso.
Excelente vídeo, infelizmente nossas leis estão defasadas, precisam ser melhoradas
Não é defasada, é lei frouxa pra proteger bandido, pois essa leis não não antigas.
Hoje a fundada suspeita eh algo utópico, NADA o que vc justificar eles vão dizer que não configura fundada suspeita, NADA!
Onde está na lei a definição de fundada suspeita
Quais são as fundadas suspeitas? O que é aceito como fundada suspeita?
Se eu desconfio que um indivíduo está fazendo porte ilegal de arma de fogo, faço a abordagem e encontro a arma, como descrever no boletim de ocorrência?
Não escreva que vc desconfiou Stive! Escreva que você viu o suspeito mexendo na arma ou que ele correu ao avistar a VTR.
Nossa que canal top , mas 1 inscrito parabéns
Na periferia isso não existe ! Se nem corregedoria existe …
A objetiva suspeita é correto, não pode ser objetiva. O problema é o rigor da punição da lei.
Acabaram com os policiais sensitivos.
Gostei
Ela estava ou não com algo ilícito?
O que eu preciwo informar em uma abordagem? posso dizer que não quero ter nenhuma conversa consensual?
Na teoria? Sim. Você é obrigado por lei a se identificar e a realizar teste de alcoolemia (bafômetro ou clínico). Qualquer conversa ou perguntinha maldita adicional vc não é obrigado a responder, e pode invocar direito ao silêncio. Na prática? Se resguarde, grave a abordagem e peça ao policial para gravar. Isso é produção de provas. O policial não é seu amigo pra ficar batendo papo sobre como anda seu trabalho, e como foram suas férias
Já assisti uns 10 vídeos sobre o assunto e nenhum consegue falar o que de fato é uma fundada suspeita nesse vídeo ele fala do cara desviar o caminho repentinamente mas isso também é subjetivo e não configura uma fundada suspeita
A fundada suspeita só pode ser avaliada em cada caso, de forma individualizada, só pode ser dada pelo contexto que antecedeu a abordagem. Portanto não se pode falar genericamente o que é a fundada suspeita. Como disse uma vez um julgado, a fundada suspeita pode ser resumida na frase "tudo levava a crer naquele momento que a pessoa tinha algo ilícito com ela".
Tenho uma tese, que derruba o art 244, com base no 144 da cf
BOA NOITE, QUAL
Gente, próprio polícia com seus abusos de autoridade, estragou td e tá se tornando cada vez pior, tem policial que acha que pode td
Exatamente! 👏🏻👏🏻
Vc acha que quem perde mais com isso os policiais ou a população ?
Show
Pra mim é mais uma manobra para dificultar o trabalho da polícia.
Obecer as Leis são obrigação de todos e deveres dos operadores de segurança pública. Infelizmente essa juizada de hoje em dia não querem que os crimes tenham fim. Não concordei com a decisão do juiz aí desse caso, porém, fazer o que senão fundar bem o histórico do B.U? O B.U. bem feito, justifica a condução à polícia judiciária.
Se for realizado a busca pessoal e nada for encontrado, o policial precisa justificar a abordagem?
Pode configurar abuso de autoridade?
Ou só vale para anular a prisão caso não seja fundamentada a suspeita?
Deveria ser configurada como abuso quando não houvesse qualquer atitude suspeita tampouco objeto de crime. Se assim fosse, já diminuiria 90% da ineficácia das abordagens e uns 80% da violência policial.
Outro ponto é a abordagem de veículos sem qualquer motivo, que é a policial agindo como fiscal de trânsito com a finalidade de aplicar multas para aumentar a arrecadação.
A PM de Goiás tbm dão direito de ser péssima polícia
Na lei , abordagem sem motivos , é motivo de constrangimento , é B.o ! Qualquer pessoa , só é presa , só pode ser presa em
fragrante delito , senão é BO !E , temos várias Perturbações Pessoais, que é BO ! E , muitos artigos no Codigo Pen al e Processo Penal e demais direitos,,!
Vc está ensinando os policiais a se desviarem do q é correto, criar situação para não real, é o q se vê.
Boa tarde, Luiz Cruz .
Primeiro parabem pelo vídeo, eu estou com uma dúvida e como seu vídeo fala sobre abordagem eu achei viável te perguntar.
Digamos que sou abordado por um policial, só que não tenho documentos físicos e não lembro na hora os meus dados.
A minha dúvida é: A autoridade pode me conduzir coercitivamente para a delegacia sem meu consentimento ?
E se puder, não típica abuso de autoridade ?
A pergunta não foi a mim, mas vou responder, isso depende. Primeiro: Você não é obrigado a está com nem um tipo de documento, só que a lei diz que negar-se a se indentificar para o agente de segurança e uma contravenção penal, então logo vai ser conduzido a DP para sua identificação e sera autuado (art 68 LCP ou art 307 CP), segundo: a lei 12.037/09 traz todos os requisitos para condução de alguém mesmo estando com documentos nas mãos, algo que será feito para sua identificação criminal. Espero ter ajudado.
Mas aonde está a fundada suspeita para abordar e depois verificar que não tinha documento
Ficam usando as prerrogativas do Estado de maneira deliberada e à exmos, da nisso mesmo. Ate demorou para que o judiciário tomasse tal atitude. Não é pq está com uma farda e uma arma do estado que vc vai agir como bem entender.
Se há lei, o agente dela deverá segui-la conforme ela diz.
Ai os novatos acham que podem agir como bem entender, saem caçando infratores pelas ruas, fazendo abordagem errada achando que nao vai dar em nada.
Talvez assim aprendam a fazer segurança pública dentro da lei, afinal, o exemplo deve vir do estado e não da população.
Nenhum vídeo dá exemplos do que é fundada suspeita.
Complicado mas muitos adoravam colocar na parede com truculência ou mandar deitar no chão qualquer cidadão, com tantos abusos, deu nisso.
A velha máxima, "se os fatos não condizem com a teoria , muda-se os fatos".... 😠
Exatamente!
Mas tudo isso é, para com o tempo, descredibilizar a imagem do policial, e, mais tarde, justificar a sua extinção ou modificar as normas utilizadas na formação dos novos polícias. Retirando o feeling de cada um.
O grande problema no Brasil a meu vê, são as laranjas podres que apodrece toda laranja
Eu abordo e prendo o ladrão, se a justiça relaxar a prisão problemas dele, minha missão é atrasar a vida do ladrão.
Era só o que faltava !!! Estão engessando o trabalho policial !
É melhor acabar com a polícia logo !!
Daqui a pouco a Polícia vai ter que pedir "com licença" ao meliante para poder abordá-lo!!!
Pqp só no Brasil mesmo !!!
Esse Legislativo e Judiciário são a vergonha do País!!!
Tem que pedir autorização judicial
Mas gastei da explanação. Embora ainda muito genérica.
Falar é fácil
Acredito que não tenha conhecimento do art 144 para orientar o pessoal do seu canal.
STJ com certeza está dominado por criminoso, não é a primeira e nem será a última vez, que soltam criminoso com essa desculpa em relação a abordagem policial, imaginem o mesmo caso, mas ao invés de drogas no veículo estivesse um cadáver ou uma vítima de sequestro, esse juristas também iriam dizer que a abordagem pelo motivo do nervosismo do criminoso seria ilegal e o soltariam, e o cadáver ou vítima no porta malas que foi localizado. Quem profere essas decisões devem ser investigados porque com certeza estão vendidos ao crime organizado, fica ai pra refletir.
Então o que são critérios objetivos? De maneira mais contundente. Porque o juiz também é genérico em falar, descrever o comportamento e etc. Até porque o simples fato de ficar nervoso, ou aumentar a velocidade de um veículo é fraco argumento. A verdade é que o judica brasil, está a deriva, sem rumo, eira e beira. Nada é seguro nessas "interpretações" escabrosas. Melhor e mais discarado é entregar logo o ouro pro bandido e pronto. Cidadão virou bandido e ladrão cidadão. Verdadeiro bagulho do moleque doido. 😢
STJ TRAFICANTES NUNCA VI TAO PARECIDO
O que falta dentro do Brasil é pessoas qualificadas com conhecimento técnico para poder repassar. Isso em todas as áreas falta todas.Ceará o melhor estado do Brasil 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷.
Vc está ensinando o policial agir fora da lei... sinceramente...... agir fora da lei tbm é ser bandido....
O que os Mike do Ceará fizeram fizeram certo. O que eles fizeram de errado foi ter relatado por escrito de forma errada.s.p 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
PM que não tem preparo intelectual e não sabe redigir com fundamento na lei tá fodido e mal pago .
É vergonhoso , essa nossas lei do Brasil !
Muitos saem da academia, com sede de colocar o cidadão de bem na parede com truculência.
Kkkkk ou seja, compensa ser traficante no Brasil!
a policia precisar ser desarmada e quando condenada pela justiça cumprir a pena em presidio comum