Assim que expliquei que era RPG pro meu pai ele tava quase dormindo qd meus dados novos chegaram aí eu mostrei e pra ele e fui explicar com ofuncionava: " o senhor está numa floresta e foi colher lenha pro acampamento "daí fomos dormir três da manhã.
Acho que toda pessoa que ama RPG sente um quentinho no coração quando vê alguém descobrindo e se encantando com essa experiência. Que corte gostoso de ver 🥰
No meio de uma partida minha e dos meus amigos um deles morreu tentando proteger a party, conseguiu e nos matamos o inimigo. Depois que tudo esfriou e fomos ver nosso amigo morto, pegamos o corpo dele, restauramos tudo que podiamos, ate costuramos a cabeça do coitado, ele era devoto do deus das aguas, minha personagem segurou ele no colo no rio e o deixou ir na correnteza, nosso mestre ficou calado desde o momento que fomos ver como nosso amigo tava ate o momento do enterro, macho todo mundo da party chorou nesse enterro, inclusive nosso mestre. Eu amo d&d por causa dessas historias que transportam a gente e de repente nos estamos vivendo aquilo intensamente!
Lembro que foi assim que apresentei o d&d pra um amigo. Montei uma interação bem rápida, no improviso, onde o personagem nobre que ele criou interagia com a criadagem e posteriormente com um visitante. Algo acontecia e ele desmaiava. Pouco antes de perder a consciência, ele lembrava que estava rolando uma onda de sequestros. Eu perguntei se ele toparia jogar uma sessão futura para avançar na história desse personagem. Ele aceitou. Hoje, ele é fanático por d&d.
Quando eu vi o original... eu cheguei a conclusão que essa, é a melhor "explicação", do que é jogar RPG. Pq toda vez que tentei explicar o que é o jogo de RPG para alguém, eu não consegui expressar bem o suficiente o que é. Já tinha um tempo que tinha chegado a essa conclusão, mas o único jeito de explicar o que é RPG, é jogando.
uma forma simples que sempre começava quando queria ensinar: "Sabe quando vc assiste um filme, lê um livro, e fica indignado com a decisão do personagem? Então, no RPG vc controla o personagem, mas, não a história, só as reações do personagem, dentro da história. É como ser um ator sem script, interpretando uma peça, e quanto mais você imergir na história, mais imerso ficará no universo onde a mesma se passa, sentindo realmente como se fosse você vivenciando tudo o que acontece, interagindo e compreendendo a história, a partir da perspectiva do seu personagem". E o papel do narrador: "Sabe quando você joga video-game, cria um personagem dentro das limitações do universo do jogo? O narrador faz a função do aparelho"
@@vinicaf cara, já tentei explicar o RPG dessa forma, mas não tive muito sucesso. Porque, dependendo da pessoa, ela ainda fica com aquela cara de "e por que isso seria divertido?". Para um Nerd, isso provavelmente é explicação suficiente. Mas para uma pessoa que não é muito ligada a cultura pop (animei, manga, seriados e filmes de fantasia ou ficção), não é uma boa explicação. Porque talvez ela nunca tenha tido esse anseio de "eu faria diferente se fosse aquele personagem".
Cara que vídeo incrível. Nunca joguei rpg, infelizmente nunca tive grupos de amigos que jogassem. Mas a explicação da Deborah, faz com que a gente queira mergulhar nas aventuras desse mundo. Muito Bom!!!
até aqui no metro olhando para o smartphone me visualizai na floresta diante da fera, cara isso foi incrível, ela narra com uma fluidez muito cativante.
Esse vídeo é tão bom que pra quem curte D&D chega a ser emocionante e até nostálgico... É como entrar no guarda roupa de Narnia e sem querer se deparar com um mundo completamente novo e surpreendente
Narrei assim por alguns anos, campanhas de apocalipse zumbi (antes de walking dead e afins serem lançados). Já narrei outros sistemas tmbm, mas, meus prediletos eram jogar assim (4 ou 5 jogadores, as vezes 1d6, 1 ou 2 folhas em branco para anotações, e o resto na mente) e 3d&t (o primeiro, qnd mago ainda consumia pvs). Numa das seções de sobrevivência zumbi, que eu achei uma das melhores, 2 pessoas levantaram da mesa, pq imergiram demais e ficaram com medo, tive de parar a seção, tomarmos todos um ar, conversar, e depois de 1hr, voltamos a seção. Também teve uma jogadora que matou o próprio personagem porque não queria mais jogar, com medo, mas, pediu pra ficar e assistir de fora. Antes dos smartphones, a galera emergia mais, depois que povo ficou viciado em celular, ficou mt difícil narrar, povo dispersa muito, e acabei parando, já faz uns 8 anos.
Acabei de ser convencido a jogar RPG. Não sei se foi bruxaria, mas funcionou. Foda é que a única mesa que existe na minha cidade parece a festa da salsicha!
Isso é base de todos RPGs de mesa, se divertir enquanto todos fazem parte da criação de boas histórias. O erro da galera é trazer problemas pessoais do mundo real pra dentro da ficção, achar que seu personagem tem por obrigação ser sempre o cara que se dá bem em todas situações, é a forma criativa como jogadores e mestres lidam com situações adversas que produzem um jogo interessante e vivo.
Sei lá eu jogaria rpg com ela pela eternidade, mas nem digo isso pela beleza. Imagin jogar uma campanha de vampiro com ela. Nossa ela deve ser uma mestre insana. Que video, nem sei como cheguei aqui, mas obrigado.
Curiosamente, o check pra isso, check pra aquilo, me incomodou. É bem a mentalidade atual de apertar botões na ficha sem ser criativo. Ela podia deixar o novato fazer perguntas e ir entendendo o comportamento do urso-coruja. Make OSR Great Again haha
Essa mulher seminua em true bloos era linda, principalmente com o jeito akword da personagem. Agora, vendo-a "à paisana" e com roupas compostas... Ela consegue ser ainda mais bonita!
Andrastter, vou deixar um feedback abaixo. Caso você aceite, leia sabendo que é de um colega que quer realmente ajudar. Caso contrário, apenas ignore. O vídeo foi muito bom, tanto a tua analise, quanto a interação entre Deborah e Jon. A tua edição também ficou bem bacana. Mas esse jeito que tu escolhei pra falar, tentando forçar a voz pra sair mais grossa, tentando parecer charmoso ou algo do gênero, é um ponto bem negativo para o vídeo.
Entendo o porquê de achar que devo estar forçando a voz, mas não é o caso. O Caso é que realmente, eu só estava um zumbi naquele dia. Tenho umas insônias brabas as vezes e afeta meu ânimo. Aí oque tu pode achar que é eu tentanto ser "charmoso" é na verdade um zumbi tentando se expressar. Agradeço o feedback respeitoso, vlw.
A questão e que são dois excelentes atores, mesmo ele nunca tendo jogado D&D ele tira de letra na interpretação. coisa que muito jogador com tempo de jogo não consegue aplicar no seu personagem.
A cara o mano e muito boa. ELE esta literalmente torrando os parafusos dele para compreender o que é essa merda de RPG kkkkk. Eu admito que hj em dia é algo obvio. ,Mas na epoca eu tinha sido apresentado ao rpg de mesa so que pelo cara nao conseguir me explicar muito bem. eu acabei desistindo. O cara nao me falou de dados e chances. Entao na minha cabeça eu tava la so para o teatro da boa vontade do mestre kkkk
Quem faz isso espetacular é GURPS e vampiro, GURPS com suas vantagens, desvantagens e peculiaridades, aprofundam e regra seu personagem, DD você não perde um braço a não ser que o mestre queira, brigar em GURPS é mortal em DD é xp. Cada um tem sua proposta, DD é dungeon em GURPS é realismo. Mas dizer que a narração dela é DD , forçou.
Um D&D antigo, OSR, regras podem emergir de acordo com os acontecimentos. Ou seja, é plenamente possível vc perder um braço dependendo do que vc quer fazer, a regra ou os resultados podem refletir essa simulação em jogo. Basta o mestre gerenciar como deve see feito.
@@mlfsj sim. Como eu disse o mestre tem que querer, não vai ser ação do jogador que vai prover isso. Diferente de outros sistemas como GURPS que a consequência está explícita, atirar uma flecha no olho do ciclope é uma decisão do jogador, isso deixa muito na mão do jogador os acontecimentos. O mestre se torna mais um árbitro e um narrador. dd5e deixou muito na mão do GM o que fazer, não existe regra a não ser que o GM crie.
Só eu cai no jogo do carisma dela ou tem mais alguém que falhou nos dados? kkkkkkkkkkkkkkkkk Meu jogo de percepção do jogo de carisma dela deu erro crítico kkkkkkkkkkkkk
Assim que expliquei que era RPG pro meu pai ele tava quase dormindo qd meus dados novos chegaram aí eu mostrei e pra ele e fui explicar com ofuncionava: " o senhor está numa floresta e foi colher lenha pro acampamento "daí fomos dormir três da manhã.
"Karen Page explica D&D para Justiceiro, olha onde isso deu" 🗿
Tipo isso haha
Jessica de True Blood… e lá teve de “tudo” eim 👀
@@malarke7677 absolutamente tudo, até fadas vampiros lords das trevas
@@RezzuConstantine e ela se entregou para o projeto… se entregou todinha 😅 uma linda
Ou melhor: A mulher do Kratos ensina o Justiceiro a jogar D&D
Parece um filme americano adolescente onde a garota nerd e o bully da escola vão pra detenção e criam uma amizade improvável kkk
lembrei de The Breakfast Club agora
Se essa mulher tentasse me explicar qualquer coisa eu ouviria com o mesmo entusiasmo dele sem dúvidas nenhuma
Acho que todo homem concorda 100% com vc meu brother. Essa mulher é a mulher dos sonhos.
Acho que toda pessoa que ama RPG sente um quentinho no coração quando vê alguém descobrindo e se encantando com essa experiência. Que corte gostoso de ver 🥰
No meio de uma partida minha e dos meus amigos um deles morreu tentando proteger a party, conseguiu e nos matamos o inimigo. Depois que tudo esfriou e fomos ver nosso amigo morto, pegamos o corpo dele, restauramos tudo que podiamos, ate costuramos a cabeça do coitado, ele era devoto do deus das aguas, minha personagem segurou ele no colo no rio e o deixou ir na correnteza, nosso mestre ficou calado desde o momento que fomos ver como nosso amigo tava ate o momento do enterro, macho todo mundo da party chorou nesse enterro, inclusive nosso mestre. Eu amo d&d por causa dessas historias que transportam a gente e de repente nos estamos vivendo aquilo intensamente!
direto nos 'feels' 🥺
Lembro que foi assim que apresentei o d&d pra um amigo. Montei uma interação bem rápida, no improviso, onde o personagem nobre que ele criou interagia com a criadagem e posteriormente com um visitante. Algo acontecia e ele desmaiava. Pouco antes de perder a consciência, ele lembrava que estava rolando uma onda de sequestros. Eu perguntei se ele toparia jogar uma sessão futura para avançar na história desse personagem. Ele aceitou. Hoje, ele é fanático por d&d.
Quando eu vi o original... eu cheguei a conclusão que essa, é a melhor "explicação", do que é jogar RPG.
Pq toda vez que tentei explicar o que é o jogo de RPG para alguém, eu não consegui expressar bem o suficiente o que é. Já tinha um tempo que tinha chegado a essa conclusão, mas o único jeito de explicar o que é RPG, é jogando.
Bem colocado, é exatamente isso. Só a experiência realmente garante o entendimento.
uma forma simples que sempre começava quando queria ensinar: "Sabe quando vc assiste um filme, lê um livro, e fica indignado com a decisão do personagem? Então, no RPG vc controla o personagem, mas, não a história, só as reações do personagem, dentro da história. É como ser um ator sem script, interpretando uma peça, e quanto mais você imergir na história, mais imerso ficará no universo onde a mesma se passa, sentindo realmente como se fosse você vivenciando tudo o que acontece, interagindo e compreendendo a história, a partir da perspectiva do seu personagem".
E o papel do narrador: "Sabe quando você joga video-game, cria um personagem dentro das limitações do universo do jogo? O narrador faz a função do aparelho"
@@vinicaf cara, já tentei explicar o RPG dessa forma, mas não tive muito sucesso.
Porque, dependendo da pessoa, ela ainda fica com aquela cara de "e por que isso seria divertido?".
Para um Nerd, isso provavelmente é explicação suficiente. Mas para uma pessoa que não é muito ligada a cultura pop (animei, manga, seriados e filmes de fantasia ou ficção), não é uma boa explicação. Porque talvez ela nunca tenha tido esse anseio de "eu faria diferente se fosse aquele personagem".
uma das melhores entrevistas q ja vi kkk muito bom.. e ele parecia realemente interassado e nao so tentando ser gentil..
Adorei a explicação dinâmica dela, Deb é uma ótima referência
Cara que vídeo incrível. Nunca joguei rpg, infelizmente nunca tive grupos de amigos que jogassem. Mas a explicação da Deborah, faz com que a gente queira mergulhar nas aventuras desse mundo. Muito Bom!!!
Deborah Ann Woll é, facilmente e sem exageros, uma das melhores DMs que já vi.
até aqui no metro olhando para o smartphone me visualizai na floresta diante da fera, cara isso foi incrível, ela narra com uma fluidez muito cativante.
que conteúdo bom cara, continua!!!
vlw meu nobre ;D
Velho... precisou de uma conversa distraída sobre esse tema, para eu realmente entender como funciona esse jogo kkakakakkaakkakak
D+, eu não jogo D&D. Mas agora eu quero jogar com ela!
Esse vídeo é tão bom que pra quem curte D&D chega a ser emocionante e até nostálgico... É como entrar no guarda roupa de Narnia e sem querer se deparar com um mundo completamente novo e surpreendente
Que vídeo fantástico, real!
Queria ter tido essa explicação quando tentei jogar a anos atrás. Bateu vontade de iniciar de novo
q isso cara, video sensacional, nunca joguei D&D, mas agr deu muita vontade..........
Narrei assim por alguns anos, campanhas de apocalipse zumbi (antes de walking dead e afins serem lançados). Já narrei outros sistemas tmbm, mas, meus prediletos eram jogar assim (4 ou 5 jogadores, as vezes 1d6, 1 ou 2 folhas em branco para anotações, e o resto na mente) e 3d&t (o primeiro, qnd mago ainda consumia pvs). Numa das seções de sobrevivência zumbi, que eu achei uma das melhores, 2 pessoas levantaram da mesa, pq imergiram demais e ficaram com medo, tive de parar a seção, tomarmos todos um ar, conversar, e depois de 1hr, voltamos a seção. Também teve uma jogadora que matou o próprio personagem porque não queria mais jogar, com medo, mas, pediu pra ficar e assistir de fora. Antes dos smartphones, a galera emergia mais, depois que povo ficou viciado em celular, ficou mt difícil narrar, povo dispersa muito, e acabei parando, já faz uns 8 anos.
Ela é muito talentosa
Que vídeo Fantástico!
Obrigado por compartilhar! Ganhou um inscrito!
Eu já era fã dela desde o trabalho dela em True Blood, mas agora me apaixonei de vez!
Mano... Esse vou compartilhar com a família
eu chorei de leve ...
direto nos 'feels'
Achei que só eu mano. Evidente que ela AMA o que faz
Eu também...e nem faço idéia do porque. Kkkk
@darinananda6815 por que é muito bonito ver o novo olhar da descoberta e o quanto dá pra se entregar
Um jogador OSR diria: D&D não é sobre contar uma história, a história emerge do principal, que é: superar desafios.
Por mais tempo que passa, mais eu me apaixono pelo movimento OSR.
Muito sensacional
Naquela noite, Jon foi embora procurando uma mesa pra jogar xD
Slk lembro quando vi esse corte sai apaixonado pela paixão dela ao game
Você vê nos olhos dela
Ps. eu não gostava dela em daredevil KKKKKK
Ela é incrível
Acabei de ser convencido a jogar RPG. Não sei se foi bruxaria, mas funcionou. Foda é que a única mesa que existe na minha cidade parece a festa da salsicha!
Não só D&D, meu caro... É RPG!!
2:40 o brilho nos olhos de quem está empolgada e fazendo o que ama....
Se eu fosse rico, pagaria seguranças e um plano de saude VIP para a Debora. Que mulher bonita, inteligente e fora da caixa.
Ela fez com ele o que eu faço com meus jogadores desde 1997...
Isso é base de todos RPGs de mesa, se divertir enquanto todos fazem parte da criação de boas histórias.
O erro da galera é trazer problemas pessoais do mundo real pra dentro da ficção, achar que seu personagem tem por obrigação ser sempre o cara que se dá bem em todas situações, é a forma criativa como jogadores e mestres lidam com situações adversas que produzem um jogo interessante e vivo.
Ganhou +1 inscrito
Isso é um podcast? Tem esse episódio na integra!? Deu vontade de jogar! Cadê o discord pra jogar um d&dzinho galera!? ahuahuah
Sim é o Podcast do próprio Jon: ruclips.net/video/hC07aVjdRC8/видео.html
Oxe... eu explicava desta forma em 1989.🤣🤣🤣 E continuo achando a melhor forma de explicar até hoje!
Sei lá eu jogaria rpg com ela pela eternidade, mas nem digo isso pela beleza. Imagin jogar uma campanha de vampiro com ela. Nossa ela deve ser uma mestre insana. Que video, nem sei como cheguei aqui, mas obrigado.
Incrível!
RPG é algo que me fascina, mas nunca joguei e nem assisti uma reunião 😂
Não narrador, isso não é D&D, isso é RPG!
É impressionante como essa moça é extremamente linda, mesmo sem maquiagem, parece uma elfa tá doido
How is she not playing Galadriel in Rings of Power?
She would make a good one, but come to think of it, she hasn't been on the screen for a while.
Quando eu olho pra essa atriz, eu vejo uma elfa. Aí eu tenho q olhar novamente, pra vê se as orelhas dela são pontudas kkkk
Fascinante. Mas não tenho cérebro pra isso ❤
Toma o LIKE!
Curiosamente, o check pra isso, check pra aquilo, me incomodou. É bem a mentalidade atual de apertar botões na ficha sem ser criativo. Ela podia deixar o novato fazer perguntas e ir entendendo o comportamento do urso-coruja.
Make OSR Great Again haha
sempre quis aprender a ser um master mas nao sei ser tao criativo tem algum livro ou video que da uma explicada ?
Ela ja foi uma vampira em true blood....sera que ja jogou Vampiro:a máscara?
Quero jogar com elaaaaa
Essa mulher seminua em true bloos era linda, principalmente com o jeito akword da personagem. Agora, vendo-a "à paisana" e com roupas compostas... Ela consegue ser ainda mais bonita!
A pergunta de milhões é:comeu?
Meu irmão... adorei esse corte. só acho que pecou no final. o final correto seria: isso.... é RPG.
Andrastter, vou deixar um feedback abaixo. Caso você aceite, leia sabendo que é de um colega que quer realmente ajudar. Caso contrário, apenas ignore.
O vídeo foi muito bom, tanto a tua analise, quanto a interação entre Deborah e Jon. A tua edição também ficou bem bacana. Mas esse jeito que tu escolhei pra falar, tentando forçar a voz pra sair mais grossa, tentando parecer charmoso ou algo do gênero, é um ponto bem negativo para o vídeo.
Entendo o porquê de achar que devo estar forçando a voz, mas não é o caso.
O Caso é que realmente, eu só estava um zumbi naquele dia.
Tenho umas insônias brabas as vezes e afeta meu ânimo.
Aí oque tu pode achar que é eu tentanto ser "charmoso" é na verdade um zumbi tentando se expressar.
Agradeço o feedback respeitoso, vlw.
A questão e que são dois excelentes atores, mesmo ele nunca tendo jogado D&D ele tira de letra na interpretação. coisa que muito jogador com tempo de jogo não consegue aplicar no seu personagem.
A única coisa que não gosto nesse estilo de jogo é o excesso de "checks" , gosto de algo mais old school ala mat finch
A cara o mano e muito boa. ELE esta literalmente torrando os parafusos dele para compreender o que é essa merda de RPG kkkkk. Eu admito que hj em dia é algo obvio. ,Mas na epoca eu tinha sido apresentado ao rpg de mesa so que pelo cara nao conseguir me explicar muito bem. eu acabei desistindo. O cara nao me falou de dados e chances. Entao na minha cabeça eu tava la so para o teatro da boa vontade do mestre kkkk
Eu não entendi nada, mas assisti pq ela parece ser inteligente KKKKKKK
Essa aí é afiada no D&D
Lindo!
Essa mulher é tão incrível que me fez perder a noção enquanto ouvia
Só um adendo, no final isso não é D&D ... o correto é: "Isso é RPG".
SIm, rpg. E do jeito que a direção de D&D tá indo... um Pathfinder soa melhor
Se reparar legal ela lembra bastante um elfo.
não gosto de Dungeon é dragons mas tenho nível Massimo no mmo porque lá sim vc tem inimigos.
Quem faz isso espetacular é GURPS e vampiro, GURPS com suas vantagens, desvantagens e peculiaridades, aprofundam e regra seu personagem, DD você não perde um braço a não ser que o mestre queira, brigar em GURPS é mortal em DD é xp.
Cada um tem sua proposta, DD é dungeon em GURPS é realismo. Mas dizer que a narração dela é DD , forçou.
mas cara, pro basicão que ela quis ali, é puramente DnD. é só o basico
Um D&D antigo, OSR, regras podem emergir de acordo com os acontecimentos. Ou seja, é plenamente possível vc perder um braço dependendo do que vc quer fazer, a regra ou os resultados podem refletir essa simulação em jogo. Basta o mestre gerenciar como deve see feito.
@@mlfsj sim. Como eu disse o mestre tem que querer, não vai ser ação do jogador que vai prover isso.
Diferente de outros sistemas como GURPS que a consequência está explícita, atirar uma flecha no olho do ciclope é uma decisão do jogador, isso deixa muito na mão do jogador os acontecimentos. O mestre se torna mais um árbitro e um narrador. dd5e deixou muito na mão do GM o que fazer, não existe regra a não ser que o GM crie.
de uma olhada no OSR
@@joaoguilherme9671 osr, não atira no olho do ciclope
Mano, pq você fala esse português internacional?
Ela parece uma Elfa
Bom, mas seria melhor se ela não pedisse teste pra qualquer coisa assim. Se bem que D&D é isso mesmo, apertar botão.
Por que o Poatan tá jogando e falando inglês fluente ele falando chama em inglês call call 😂😅 🤦🤡 kkkkkkkk
So discordo do final... " isso é RPG"... 😊
Só eu cai no jogo do carisma dela ou tem mais alguém que falhou nos dados? kkkkkkkkkkkkkkkkk Meu jogo de percepção do jogo de carisma dela deu erro crítico kkkkkkkkkkkkk
Ela lança Encantar pessoa e a gente falha no save hahha
nerds do caraio kkkkkkkkkk
Essa atriz é muito gata.