Professor parabéns pela lucidez. Triste é ver aqui em Salvasor- BA uma filosofia econômica errada há anos , baseada em serviços ( carnaval, festas, turismo, trabalho informal) e não se fala em industrialização nem na capital , nem no Estado. Resultado, desemprego altíssimo, população renda baixíssima, trinta anos nessa loucura....
Professor, virei seu fã! Terminei de ler o livro da Laura Carvalho, começarei à ler "complexidade economica" seu, e logo depois quero ler "O Estado empreendedor" parabéns, por sua causa, quero voltar à fazer economia.
Acompanho e aprecio as exposições apresentadas no seu canal. Como engenheiro mecânico vejo que a nossa academia não prepara profissionais para tais desafios. E a nossa área militar sucumbiu a submissão tecnológica a outros centros tecnológicos. A situação é crítica. Parabéns pelo conteúdo.
Não só não prepara, mas têm um ranço irracional em se aproximar das empresas para fazer parcerias. Sou aluno universitário e já vi vários professores e alunos inclusive, contra esse tipo de aproximação, dizem eles que a universidade seria privatizada aos interesses das empresas. Em fim, o Brasil criou vários entraves para se manter na situação atual. Muito se deve ao dogmatismo e compromisso ideológicos que não se sustentam quando confrontado com a realidade.
@@jeffersonls2009 As empresas só se aproximam da academia ,quando a academia tem alguma tecnologia já pronta ou em vias de mercado , sempre financiada com dinheiro público (nossos impostos) e com garantias de financiamento do governo para evitar os riscos de negócio.
Acho que não é a especialidade dele. Se você prestar atenção, ele sempre fala das consequências da dependência do nosso país marginalizado na periferia capitalista, mas nunca fala das causas dessa dependência. Causas essas que são motivadas por questões de classe, imperialismo...
@@O_youbosta_come_meus_comments Mises já refutou o marxismo há um século atrás. Nós, pias de prédio de playground nem precisamos nos esforçar, só rir da infantilidade de vocês, pobres coitados.
@@TheGabrielMends essa sua tese n é a linha que ele segue. A teoria dele e keynesiana, e não marxista. Então como todo keynesiano, ele ignora as questoes de classe, no sentido marxista do termo. No que tange a teoria economica marxista, ela não e muito estudada nos cursos de economia com afinco. Existem algumas universidades que tem pos-graduação nesse sentido, como USP ou Unicamp, mas nada incipiente, ate pq a teoria econômica de Marx, em tese, é utilizada para criticar o capitalismo e não melhorá-lo.
Parabéns Paulo!!! Em menos de 30 min. Vc diagnosticou perfeitamente a ind. BR nós últimos 40 anos. Que tragédia! Foram 2 lições ao mundo: A industrialização record E a desindustrialização record
Seu canal foi um achado, meu amigo! Comprei seu livro na Amazon, mas recebi como mensagem que ele está temporariamente fora de estoque (antes não havia aparecido essa msg).
o empresário brasileiro chegou na renda média e pensou: pra que investir em tecnologia se eu posso aumentar a desigualdade? Assim a renda "média" virou renda alta pra um lado e renda muito baixa pra outro: sem risco e sem investimento. O que talvez seja outra pergunta complexa é: se todos os países adotarem a estratégia correta, o mundo suporta em demanda e recursos indústrias de ponta em todos os países? Se todo país produzir o seu carro e a sua Tv de OLED, a Coréia (sem as exportações) continuaria tendo renda alta?
o pior o empresario de maneira geral continua pobre e lascado, se comparada com os empresários de outras nações kkkkk...nosso empresariado é uma piada kkkk...só quem ganha algum dinheiro é banco, mas se comparado com o lucro de bancos chineses ou americanos é ninharia kkkkkkk
Prof. poderia produzir um conteúdo sobre o custo de vida desse Estado Chinês. Existe um salário mínimo,qual o custo dos bens que eles produzem, para os consumidores chineses,qual o custo de uma casa própria,quanto o chinês paga ao Estado por impostos,qual a taxa de juros dos bancos chineses para o consumidor.Obrigada.
Há um vídeo bem interessante de uma apresentação do Professor Elias Jabbour, no qual ele apresenta muitos detalhes sobre a economia chinesa. Acho que pode ajudar a tirar as suas dúvidas. Segue o link: ruclips.net/video/vpKmqxWcZ8w/видео.html
Outro aspecto é necessário vontade política para superar as condições que vivemos e nos são impostas. Pra isso tem que haver interesse social e esforço político tenaz. Não é esforço para colônias...
Esforço político tenaz é o que mais a classe política brasileira têm. Tanto é que elegeram o Bolsonaro para ridicularizar a política. A população estava batendo na porta da elite para arrombar as mazelas do país. Dilma ficou quietinha nas manifestações de 2013. Pudera, se ela tivesse apoiado o impeachment teria sido antes.
Não é a vontade política que vai trazer mudanças e sim revolução popular. O Brasil nunca teve uma educação científica de qualidade. Precisa ter mudança na educação para que o povo seja dono das decisões políticas do país.
Boa indicacao! Sim, a Comac é a Embraer da China. Mesmo assim a Embraer tem um mercado maior no leste, o problema será quando a Comac comecar a entrar nesse mercado do Leste, aí me preocupa. A Bombardier, concorrente canadense da Embraer, tem um mercado bom tbm, o diferencial deles é que eles tem o conhecimento para fabricar Trens que é um meio de transporte eficiente e muito rentável.
Professor, acompanho seu canal e concordo com quase tudo que você fala Também sou economista Keynesiano. Especificamente sobre os limites da impressão de moeda, que você trata noutro vídeo, fica claro que você coloca como limite da "impressão" a inflação gerada pela fuga de capitais e sua consequente desvalorização da moeda nacional e aumento do custo dos importados. Concordo que os importados terão impactos na inflação, ainda que num ambiente de depressão econômica como o atual. Gostaria que você tratasse num vídeo ou respondesse aqui nos comentários sobre um programa de substituição de importações, reconversão industrial e, principalmente, controle de capitais. Quais os limites do controle de capitais ??
Paulo, você falou que a empresa x vale y por conta das tecnologias descobertas. Considerando as políticas ocidentais de proteção à propriedade intelectual, dá pra se estimar a importância econômica dos processos de engenharia reversa que a China utilizou?
O Edmar Bacha também fala desta armadilha da renda média. Acredito que o diagnóstico para a estagnação brasileira é talvez até um consenso, mas vejo que as soluções apresentadas são muito diferentes. O que o Edmar Bacha aponta como solução e o que vc aponta como solução. O Brasil precisa encontrar um consenso.
25:08 A questão do salário é um tanto complicada. Mesmo que a economia brasileira fosse complexa, a tendência do capitalismo de acumulação é pagar baixos salários. O Brasil é uma economia em busca do dinheiro, não do desenvolvimento. Tanto é que até mesmo o superestimado agronegócio brasileiro é quase totalmente feito por empresas de fora. A Monsanto domina a venda das sementes, do agrotóxico e dos fertilizantes. O Brasil entrou com a terra e a devastação e suas consequências ambientais. Os ruralistas vivem em conflitos com os indígenas para tornar suas terras agricultáveis. É uma questão cultural, parece que já consolidou na cabeça do neo-matuto.
Esse termo " cristal " nesses en tido já foi usado na frase " a mercadoria é a cristalização do trabalho " . Nesse sentido faz muito sentido a utilização desse termo
Algo que eu não vejo no debate é a sustentabilidade desse processo. Não é sustentável que toda população mundial tenha um padrão de consumo tão elevado dado a limitação dos recursos do planeta. É aquela velha frase que se todos consumirem como os EUA seria necessário 13 planetas terra pra prover os recursos pra abastecer a população. É possível pensar nesse debate a luz do capitalismo de forma individual, onde é inviavel que toda população seja rica. Tem uma armadilha da renda média na vida real. A dificuldade de sair da classe média pra milionário/bilionário é gigantesca e pouco provável que um dia todos no mundo terão esse tipo de renda. Eu sei que não vamos instalar um comunismo global mas me preocupa que um padrão de consumo insustentável ser a meta do mundo. Do jeito que as coisas estão isso vai nos levar ao abismo. É a tragédia dos comuns, mas o bem comum no caso são os recursos desse planeta.
Cara estamos com quase uma década perdida desde 2015. Sem politizar, vamos ver os números do PIB. Os anos de 2015 e 2016 tivemos mais de 6% de recuo do PIB, em 2017 e 2018 tivemos um superávit pequeno de pouco mais de 1%, mais vamos ficar em 1% pra ficar melhor pra entender. Se mantivemos esses ritmo que parece ser realista só iríamos recuperar os anos de 2015/16, em 2022. Agora com a crise do corona virus no mínimo o PiB vai recuar 6% somente em 2020, então esquecendo o corona, tínhamos 2022 pra zerar o baque de 15/16, e agora tá fora até cogitação pensar em recuperação econômica pq os anos de 2020,21 e 22 estão comprometidos de crescer os 1% pra zerarmos os impacto negativo de 15/16.
o Brasil caiu na armadilha da renda média porque a maioria do povo acha que só fazer reforminhas (trabalhistas e de previdência) e privatizações são suficientes e ignoram o poder da indústria na transformação da economia
E bom ter varias empresses competindo no Mundo. Quem gosta da. De Samsung vai de Korea . Quem gosta De EUA vai de Apple. Quem gosta da China vai de Xiaomi.
Ei Paulo tenta fazer um vídeo sobre China x EUA, no quesito a liderança econômica mundial, será que a crise do corona vírus que desestruturou os ecossistemas financeiros, vai diminuir aquela previsão de alguns anos que a China vai passar os EUA e torna-se a primeira economia mundial.
Quase 1 bilhão e meio de pessoas produzem quase a mesma coisa que as quase 320 milhões de pessoas nos EUA !! Se os EUA chegar a ter a mesma população da China qual será o PIB americano???
Morin e Kalecki aplicados à geografia da produção e logística. Enfim Só que a questão é que tão metendo refugo de tudo no Brasil Investir em produção nacional é o que vira
Muito bom. Eu entendo que o problema brasileiro é político, não temos ainda um partido com densidade eleitoral que defenda a industrialização brasileira, tampouco temos um partido político com densidade eleitoral que defenda educação de qualidade, conforme se sabe nosso setor educacional é dominado pelo lulopetismo e eles falam apenas em "distribuição de renda", não defendem educação de qualidade como forma de desenvolvimento econômico.. Esses vídeos certamente irão propiciar que mais brasileiros se acerquem do assunto e, quem sabe a médio prazo, com a prisão dos lulopetistas que desviaram dinheiro público, possamos criar um partido que defenda a educação de qualidade voltada para o desenvolvimento econômico.
@@eumesmo3719 Esse seu discurso é um discurso lulopetista, cuja pretensão é que eles são a verdadeira esquerda, só que isso é falso, o lulopetismo é uma Democracia Cristã que, a exemplo da italiana, chafurdou fundo na corrupção e ludibriou o povão, praticando um estelionato eleitoral. Alemanha, França, Reino Unido, os países nórdicos, todos eles são exemplos de países desenvolvidos que se industrializaram mantendo a democracia; o exemplo chinês é único e o que deve ser copiado é a forma como eles buscaram sua industrialização, mas jamais seu sistema político, até mesmo porque as revoluções socialistas são coisas do passado, pertencem a primeira metade do século XX. Portanto, se quisermos ser um país desenvolvido devemos todos lutar para colocar todos os lulopetistas na cadeia e criarmos em seu lugar uma esquerda/centro esquerda real.
@@JacobMSilvaNeto não estou me referindo a comunismo,estou dizendo que este regime que nos vivemos no brasil e que você denomina de democracia, não tem espaço para uma esquerda ou centro esquerda real.
Desta forma vemos como a própria Educação virou uma péssima indústria de serviços, onde não forma profissionais necessários nem para o mercado interno e tem alto custo de formação para o aluno. Hoje em dia não compensa cursar uma universidade, pois tem alto custo e após se formar, não terá emprego que pague o valor investido. O Brasil está andando para trás a passos largos. Vivemos numa ideologia política sem objetivos concretos futuros, cada um só defende o seu. Assim sendo só seremos um campo agrícola exploratório.
Professor parabéns pela lucidez. Triste é ver aqui em Salvasor- BA uma filosofia econômica errada há anos , baseada em serviços ( carnaval, festas, turismo, trabalho informal) e não se fala em industrialização nem na capital , nem no Estado. Resultado, desemprego altíssimo, população renda baixíssima, trinta anos nessa loucura....
Nem me fala viu, o PIB da Bahia tá descendo uma ladeira sem fim, mesmo cm ascenção do agronegócio no oeste.
Muito bom 👏👏👏👏
Professor, virei seu fã! Terminei de ler o livro da Laura Carvalho, começarei à ler "complexidade economica" seu, e logo depois quero ler "O Estado empreendedor" parabéns, por sua causa, quero voltar à fazer economia.
Acompanho e aprecio as exposições apresentadas no seu canal. Como engenheiro mecânico vejo que a nossa academia não prepara profissionais para tais desafios. E a nossa área militar sucumbiu a submissão tecnológica a outros centros tecnológicos. A situação é crítica. Parabéns pelo conteúdo.
Não só não prepara, mas têm um ranço irracional em se aproximar das empresas para fazer parcerias. Sou aluno universitário e já vi vários professores e alunos inclusive, contra esse tipo de aproximação, dizem eles que a universidade seria privatizada aos interesses das empresas. Em fim, o Brasil criou vários entraves para se manter na situação atual. Muito se deve ao dogmatismo e compromisso ideológicos que não se sustentam quando confrontado com a realidade.
@@jeffersonls2009 As empresas só se aproximam da academia ,quando a academia tem alguma tecnologia já pronta ou em vias de mercado , sempre financiada com dinheiro público (nossos impostos) e com garantias de financiamento do governo para evitar os riscos de negócio.
Sim
Marx e Engels pra uma brasilidade.
Só que a burocracia é tipo futebol.
Tem que dibrá
Muita gente faz merda. Pelamordedeus.
Eu não esperava ter que dar essa volta.
Paulo, faz um vídeo sobre a teoria Marxista da dependência, seria interessante ouvir sua opinião a respeito. Abraços!!
Acho que não é a especialidade dele. Se você prestar atenção, ele sempre fala das consequências da dependência do nosso país marginalizado na periferia capitalista, mas nunca fala das causas dessa dependência. Causas essas que são motivadas por questões de classe, imperialismo...
@@TheGabrielMends Imperialismo KKKKKKKKKKKKKKKKK
@@O_youbosta_come_meus_comments Mises já refutou o marxismo há um século atrás. Nós, pias de prédio de playground nem precisamos nos esforçar, só rir da infantilidade de vocês, pobres coitados.
@@TheGabrielMends essa sua tese n é a linha que ele segue. A teoria dele e keynesiana, e não marxista. Então como todo keynesiano, ele ignora as questoes de classe, no sentido marxista do termo. No que tange a teoria economica marxista, ela não e muito estudada nos cursos de economia com afinco. Existem algumas universidades que tem pos-graduação nesse sentido, como USP ou Unicamp, mas nada incipiente, ate pq a teoria econômica de Marx, em tese, é utilizada para criticar o capitalismo e não melhorá-lo.
Essa é a proposta de CiRO Gomes: Estado + Privado unidos sem ódio, mas com ética e controles anti corrupção p/ aumentar a produtividade e a renda.
Parabéns Paulo!!! Em menos de 30 min. Vc diagnosticou perfeitamente a ind. BR nós últimos 40 anos. Que tragédia! Foram 2 lições ao mundo:
A industrialização record
E a desindustrialização record
Excelente aula professor. Conteúdo muito esclarecedor para nós Leigos entender a economia da vida real.
Que aula fantástica!
Muito bom. Parabéns. Agora não deixo de ouvir vc. Valeu
Paulão..vc é o melhor....
Seu canal foi um achado, meu amigo! Comprei seu livro na Amazon, mas recebi como mensagem que ele está temporariamente fora de estoque (antes não havia aparecido essa msg).
o empresário brasileiro chegou na renda média e pensou: pra que investir em tecnologia se eu posso aumentar a desigualdade? Assim a renda "média" virou renda alta pra um lado e renda muito baixa pra outro: sem risco e sem investimento.
O que talvez seja outra pergunta complexa é: se todos os países adotarem a estratégia correta, o mundo suporta em demanda e recursos indústrias de ponta em todos os países? Se todo país produzir o seu carro e a sua Tv de OLED, a Coréia (sem as exportações) continuaria tendo renda alta?
o pior o empresario de maneira geral continua pobre e lascado, se comparada com os empresários de outras nações kkkkk...nosso empresariado é uma piada kkkk...só quem ganha algum dinheiro é banco, mas se comparado com o lucro de bancos chineses ou americanos é ninharia kkkkkkk
Prof. poderia produzir um conteúdo sobre o custo de vida desse Estado Chinês. Existe um salário mínimo,qual o custo dos bens que eles produzem, para os consumidores chineses,qual o custo de uma casa própria,quanto o chinês paga ao Estado por impostos,qual a taxa de juros dos bancos chineses para o consumidor.Obrigada.
Há um vídeo bem interessante de uma apresentação do Professor Elias Jabbour, no qual ele apresenta muitos detalhes sobre a economia chinesa. Acho que pode ajudar a tirar as suas dúvidas. Segue o link: ruclips.net/video/vpKmqxWcZ8w/видео.html
A extrema-direita internacional está apavorada com a PROSPERIDADE COMUM!!!
Professor, muito obrigado por compartilhar seu conhecimento! Você é demais!
Outro aspecto é necessário vontade política para superar as condições que vivemos e nos são impostas. Pra isso tem que haver interesse social e esforço político tenaz. Não é esforço para colônias...
Esforço político tenaz é o que mais a classe política brasileira têm. Tanto é que elegeram o Bolsonaro para ridicularizar a política. A população estava batendo na porta da elite para arrombar as mazelas do país. Dilma ficou quietinha nas manifestações de 2013. Pudera, se ela tivesse apoiado o impeachment teria sido antes.
Não é a vontade política que vai trazer mudanças e sim revolução popular. O Brasil nunca teve uma educação científica de qualidade. Precisa ter mudança na educação para que o povo seja dono das decisões políticas do país.
Excelente aula professor, bem didático.
Faz um vídeo sobre a Embraer, a história dela de desenvolvimento tecnológico e como está hj.
A Comac é a Embraer da China?
Boa indicacao! Sim, a Comac é a Embraer da China. Mesmo assim a Embraer tem um mercado maior no leste, o problema será quando a Comac comecar a entrar nesse mercado do Leste, aí me preocupa. A Bombardier, concorrente canadense da Embraer, tem um mercado bom tbm, o diferencial deles é que eles tem o conhecimento para fabricar Trens que é um meio de transporte eficiente e muito rentável.
E agora, como fica a EMBRAER depois da dissolução da parceria?
👏
Professor, acompanho seu canal e concordo com quase tudo que você fala Também sou economista Keynesiano.
Especificamente sobre os limites da impressão de moeda, que você trata noutro vídeo, fica claro que você coloca como limite da "impressão" a inflação gerada pela fuga de capitais e sua consequente desvalorização da moeda nacional e aumento do custo dos importados. Concordo que os importados terão impactos na inflação, ainda que num ambiente de depressão econômica como o atual.
Gostaria que você tratasse num vídeo ou respondesse aqui nos comentários sobre um programa de substituição de importações, reconversão industrial e, principalmente, controle de capitais.
Quais os limites do controle de capitais ??
Muito bom!
👏👏👏
Agora em 2021, a Xiaomi passou a Apple em vendas de smartphones
Paulo, você falou que a empresa x vale y por conta das tecnologias descobertas. Considerando as políticas ocidentais de proteção à propriedade intelectual, dá pra se estimar a importância econômica dos processos de engenharia reversa que a China utilizou?
Parabéns pela aula
Precisa analisar distribuição dessa renda. Com certeza a Arábia Saudita deve ter renda per capita alta mas a distribuição...
O grande problema da macroeconomia...
Há medidores até razoáveis para isso, como o coeficiente de Gini.
Show professor
O que aconteceria se Todos paracem de consumir???
O Edmar Bacha também fala desta armadilha da renda média. Acredito que o diagnóstico para a estagnação brasileira é talvez até um consenso, mas vejo que as soluções apresentadas são muito diferentes. O que o Edmar Bacha aponta como solução e o que vc aponta como solução. O Brasil precisa encontrar um consenso.
O Brasil investiu muito mesmo em educação Paulo, mas esqueceram da educação BÁSICA , focaram muito em universidades.
Vídeo excelente!
Excelente explicação. No entanto, diante da aula, vê-se o quanto o Brasil está atrasado. Que grande tristeza.
25:08 A questão do salário é um tanto complicada. Mesmo que a economia brasileira fosse complexa, a tendência do capitalismo de acumulação é pagar baixos salários. O Brasil é uma economia em busca do dinheiro, não do desenvolvimento. Tanto é que até mesmo o superestimado agronegócio brasileiro é quase totalmente feito por empresas de fora. A Monsanto domina a venda das sementes, do agrotóxico e dos fertilizantes. O Brasil entrou com a terra e a devastação e suas consequências ambientais. Os ruralistas vivem em conflitos com os indígenas para tornar suas terras agricultáveis. É uma questão cultural, parece que já consolidou na cabeça do neo-matuto.
Esse termo " cristal " nesses en tido já foi usado na frase " a mercadoria é a cristalização do trabalho " . Nesse sentido faz muito sentido a utilização desse termo
Algo que eu não vejo no debate é a sustentabilidade desse processo. Não é sustentável que toda população mundial tenha um padrão de consumo tão elevado dado a limitação dos recursos do planeta. É aquela velha frase que se todos consumirem como os EUA seria necessário 13 planetas terra pra prover os recursos pra abastecer a população.
É possível pensar nesse debate a luz do capitalismo de forma individual, onde é inviavel que toda população seja rica. Tem uma armadilha da renda média na vida real. A dificuldade de sair da classe média pra milionário/bilionário é gigantesca e pouco provável que um dia todos no mundo terão esse tipo de renda.
Eu sei que não vamos instalar um comunismo global mas me preocupa que um padrão de consumo insustentável ser a meta do mundo. Do jeito que as coisas estão isso vai nos levar ao abismo. É a tragédia dos comuns, mas o bem comum no caso são os recursos desse planeta.
Será que a China, quando maquiladora, antes da embalagem, desmontava todo o produto para ver o funcionamento?
Claro. Chama-se engenharia reversa.
Professor senhor poderia fazer um videos sobre a Embraer; a desistencia da Boeing
E em qual situação fica a Rússia? Assim também onde está a luta de classes?
Renda Media. Mas investem. Somente em armas Pesado.
Quanto tempo para o Brasil sair da crise será ?
A grande questão. Mas pelo jeito vamos demorar.
Cara estamos com quase uma década perdida desde 2015. Sem politizar, vamos ver os números do PIB. Os anos de 2015 e 2016 tivemos mais de 6% de recuo do PIB, em 2017 e 2018 tivemos um superávit pequeno de pouco mais de 1%, mais vamos ficar em 1% pra ficar melhor pra entender. Se mantivemos esses ritmo que parece ser realista só iríamos recuperar os anos de 2015/16, em 2022. Agora com a crise do corona virus no mínimo o PiB vai recuar 6% somente em 2020, então esquecendo o corona, tínhamos 2022 pra zerar o baque de 15/16, e agora tá fora até cogitação pensar em recuperação econômica pq os anos de 2020,21 e 22 estão comprometidos de crescer os 1% pra zerarmos os impacto negativo de 15/16.
O Egito em 2020 chegou em 56 mil reais de PIB per capita
Só uma correção q a Suécia já passou dos 10 milhões de habitantes, mas aula fantástica.
Muito bom. Shooww
Professor, a renda percapita de Moçambique são 600 e poucos dolares e não 1000
Professor, até que ponto a transferência de tecnologia para a China das super empresas teve influencia na industrialização Chinesa?
E eu aqui assistindo o vídeo em 2G.
Onde você vê ''quanto vale'' uma empresa? Quais métodos da pra fazer para quantificar isso?
4:00 eu achei a empresa, é a en.wikipedia.org/wiki/ASML_Holding mas não acho que vale mais que uma Airbus, ou a Volkswagen.
Também, só quem é maluco pra montar uma empresa no Brasil. Aqui as palavras empresário e lucro são vistas quase como um palavrão.
Professor, o negócio Boeing/Embraer fracassou, e já se cogita a entrada da Comac "no lugar" da Boeing.
o Brasil caiu na armadilha da renda média porque a maioria do povo acha que só fazer reforminhas (trabalhistas e de previdência) e privatizações são suficientes e ignoram o poder da indústria na transformação da economia
E bom ter varias empresses competindo no Mundo. Quem gosta da. De Samsung vai de Korea . Quem gosta De EUA vai de Apple. Quem gosta da China vai de Xiaomi.
Qual o banco de dados que vc usa para acompanhar o pib per capita dos paises? eu gosto do gapminder
Ei Paulo tenta fazer um vídeo sobre China x EUA, no quesito a liderança econômica mundial, será que a crise do corona vírus que desestruturou os ecossistemas financeiros, vai diminuir aquela previsão de alguns anos que a China vai passar os EUA e torna-se a primeira economia mundial.
Quase 1 bilhão e meio de pessoas produzem quase a mesma coisa que as quase 320 milhões de pessoas nos EUA !! Se os EUA chegar a ter a mesma população da China qual será o PIB americano???
Morin e Kalecki aplicados à geografia da produção e logística.
Enfim
Só que a questão é que tão metendo refugo de tudo no Brasil
Investir em produção nacional é o que vira
EUA teve uma queda de mais de 4% do PIB
Muito bom. Eu entendo que o problema brasileiro é político, não temos ainda um partido com densidade eleitoral que defenda a industrialização brasileira, tampouco temos um partido político com densidade eleitoral que defenda educação de qualidade, conforme se sabe nosso setor educacional é dominado pelo lulopetismo e eles falam apenas em "distribuição de renda", não defendem educação de qualidade como forma de desenvolvimento econômico..
Esses vídeos certamente irão propiciar que mais brasileiros se acerquem do assunto e, quem sabe a médio prazo, com a prisão dos lulopetistas que desviaram dinheiro público, possamos criar um partido que defenda a educação de qualidade voltada para o desenvolvimento econômico.
nos moldes democráticos esse plano é pura utopia.
@@eumesmo3719 Esse seu discurso é um discurso lulopetista, cuja pretensão é que eles são a verdadeira esquerda, só que isso é falso, o lulopetismo é uma Democracia Cristã que, a exemplo da italiana, chafurdou fundo na corrupção e ludibriou o povão, praticando um estelionato eleitoral.
Alemanha, França, Reino Unido, os países nórdicos, todos eles são exemplos de países desenvolvidos que se industrializaram mantendo a democracia; o exemplo chinês é único e o que deve ser copiado é a forma como eles buscaram sua industrialização, mas jamais seu sistema político, até mesmo porque as revoluções socialistas são coisas do passado, pertencem a primeira metade do século XX.
Portanto, se quisermos ser um país desenvolvido devemos todos lutar para colocar todos os lulopetistas na cadeia e criarmos em seu lugar uma esquerda/centro esquerda real.
@@JacobMSilvaNeto não estou me referindo a comunismo,estou dizendo que este regime que nos vivemos no brasil e que você denomina de democracia, não tem espaço para uma esquerda ou centro esquerda real.
o evoque chines é o Land Wind X7 😂
Embraer já era? Vc já falou a Embraer? Kkk
Qs nórdicos e o Canadá são os únicos países de são desenvolvidos e depovoados
Desta forma vemos como a própria Educação virou uma péssima indústria de serviços, onde não forma profissionais necessários nem para o mercado interno e tem alto custo de formação para o aluno. Hoje em dia não compensa cursar uma universidade, pois tem alto custo e após se formar, não terá emprego que pague o valor investido. O Brasil está andando para trás a passos largos. Vivemos numa ideologia política sem objetivos concretos futuros, cada um só defende o seu. Assim sendo só seremos um campo agrícola exploratório.
Primeiro!
Mas a china sempre foi um país rico e a china foi destruída no século 19 e tendo hoje o mesmo poder econômico relativo
do século 17
conversa mole,economia é e trapaceira.