Os 5 passos para acalmar o bebê
HTML-код
- Опубликовано: 24 сен 2023
- Já ouviu falar nos 5 passos para acalmar o bebê?
Se você já atendeu as demandas de fome, de trocar a fralda, de colocar uma roupa mais quente ou mais fresquinha, e se o bebê ainda estiver agitado ou nervoso, o que fazer?
É possível calmá-lo através do "desligamento" dos relfexos desorganizados e “ligar” o reflexo da calma, conhecida como “os 5 Ss’, do Dr. Harvey Karp.
Aqui estão os passos:
1. SWADDLE (embrulhar o bebê bem apertadinho): é o famoso “rolinho” ou “charutinho” feito com cuieros, mantas ou fraldas. Tem efeito de contenção que lembra o útero ou o colo da mãe. O importante nesse passo é manter os bracinhos imóveis e o pano longe da face do bebê para que não ative o reflexo da busca (onde encosta no rosto, o bebê busca com a boca).
2. SIDE OR STOMACH POSICION (posição de lado): posição que se assemelha à posição fetal que acalma tanto fetos, bebês e até adultos, que buscam essa posição instintivamente frente a uma ameaça. A posição correta lembra também a posição que se coloca a bola no antebraço no futebol americano, onde a cabeça fica na nossa mão, o bumbum do bebê na dobra do nosso cotovelo e o corpo debruçado ao longo do antebraço.
3. SHUCH (som de chiado: “shhhh”): som que remete tranquilidade a qualquer ser humano, por lembrar os ruídos do fluxo sanguíneo uterino e as ondas do mar. A técnica aqui é aproximar a nossa boca a uns 15cm de distância dos ouvidos do bebê e fazer o som “shhh” várias vezes, rítmica e lentamente, mais alto que o choro do bebê. Conforme ele vai acalmando, você pode ir diminuindo a altura do chiado. A maioria se acalma em até 2 minutos. Com o tempo, o bebê vai relaxar automaticamente no início do chiado.
4. SWING (Balançar). o movimento ritmado também acalma os bebês que estavam acostumados com os movimentos do corpo da mãe enquanto estava no útero. A técnica é balançar (não sacudir!) com movimentos rítmicos, curtos e leves da cabecinha do bebê na palma da nossa mão, imitando aquele movimento capaz de balançar uma gelatina.
5. SUCK (Sugar) - É “a cobertura do bolo”, segundo do Dr. Karper, aprofundando ainda mais o relaxamento do bebê. Sugar é um reflexo dos bebês que tem a função não somente de se alimentar, mas também de se auto-organizar (sucção não-nutritiva). É a parte mais polêmica da técnica porque inicialmente a técnica sugeria o uso da chupeta. Mas vale aqui a mãozinha do bebê e o próprio seio da mãe.
.
As primeiras técnicas servem para “desligar” o reflexo de moro, aquele que os braços e pernas se agitam (um dos problemas mais comuns que levam à desorganização psicoafetiva do bebê é o movimento incontrolável dos bracinhos). Após essas duas etapas, o bebê já pode se acalmar consideravelmente, podendo seguir ou não os próximos passos (que interrompem o choro ao ativar o sistema nervoso do bebê em relaxar).
Treino é essencial para que o resultado seja perfeito! Não só para quem realiza a técnica, mas para o próprio bebê que se condiciona rapidamente, quando ele percebe o primeiro movimento e já “pensam”: - Hummm, é aquilo de novo que eu gosto tanto”!
Vem se preparar para cuidar do seu bebê!
Curso Chá de Parto: Preparação para Parto e pós-parto
Curso Chá de bebê: preparando pais para cuidados com o bebê
Curso Gota de Leite: Preparação para uma amamentação tranquila
adm@nascentia.com.br
Fonte: www.happiestbaby.com