Eu era um raivoso anti catolico. Para me armar fui estudar a idade media, porem mesmo sendo raivoso eu nao era desonesto e sempre busquei a verdade. Foi ineviatavel depois de verificar as mentiras contadas sobre a idade media cair nos santos e doutores da Santa Igreja. O estudo da idade media me converteu.
Eu não sou um estudioso da matéria mas baseado no pouco que sei quer da Idade Média, quer do Iluminismo, arrisco-me a dizer que é a partir do famigerado "Século das Luzes" que se entrou na Idade das Trevas. Quando se coloca o Homem como centro do Universo e se coloca Deus em segundo plano, - ou se retira o Criador da equação - acontece que o ser humano torna-se escravo de si mesmo, ou seja, das suas vontades e das suas paixões.
Excelente aula, muitos odeiam e Igreja católica pelo q supõe q tenha sido a Igreja nesse período, recomendo o livro: Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental, de Thomas Woods, q relata muito bem sobre esse tema. Obrigado
@@renanco8198 Thomas Woods é católico. Não há contradição nenhuma ler e aprender a parte técnica da economia austríaca como os ciclo econômicos e a teoria do valor subjetivo, afinal enquanto puramente econômica ela é irrefutável.
@@juanferreiramoreira268 Tom Woods é Libertário Anarcocapitalista, ele foi criticado por católicos tradicionalistas pela sua defesa ao livre mercado compartilhada ao catolicismo.
Só um adendo: Já faz uns 100 anos que a historigrafia mainstream tem contestado essa ideia de idade das trevas, mas muitos professores de fundamental/ensino médio e muito da indústria do entretenimento insiste nessa caricatura.
@@ronniecortex4936 ideologia é a nova religião do século passado e do nosso. Se na sua concepção a religião é responsável pelas "trevas", saiba que, mesmo tendo sido quase abolidas, ainda assim o povo continua subjugando-se aos mais poderosos. Curioso sua analise.
@@ronniecortex4936 Vamos explorar mais essa sua primeira resposta (já que eu não entendi bulhufas qual era a intenção das ultimas duas). "Enquanto houver trouxas" aqui você claramente admite que a culpa das "trevas" é do próprio individuo que nega buscar conhecimento. Os "trouxas", como você mesmo diz, seriam enganados pelos malandros, que sabem e usam o conhecimento para iludir os primeiros. O engraçado é que, mesmo após todos esses anos que levaram a alfabetização até a plébe, como também a disseminação das escrituras a fim de torna-la popular, mesmo assim as pessoas continuam ignorantes e alheias à praticamente tudo. Diga-me, que tempos "iluminados" são esses? Nos quais o acesso a informação é tão facil, mas mesmo assim o povo insiste em continuar na ignorancia? Parece-me que as "trevas" não estão no mundo ou em alguma organização religiosa, mas sim nas próprias pessoas. Agora, quem pôs essas trevas lá?
@@ronniecortex4936 Ora, a Bíblia é uma forma de registro. Ela em nenhum momento e em nenhum trecho faz apologia ou incentiva os leitores a realizarem as ações imorais e criminosas que muitas vezes estão nela registrados. Muito pelo contrário. Ela os cita para ensinar algo por trás daquela tragédia. Ora, de acordo com sua retórica, vamos parar de ler literatura culta, e vamos ler livrinhos para crianças, onde o mundo é sempre alegre, colorido e feliz, onde o mal nunca é sequer citado... Desde a Odisseia e a Ilíada, até a literatura atual, sempre houveram contos envolvendo tragédias e crimes... Sua visão de mundo dualista ta te deixando cego, pelo menos é o que transpassa com sua escrita. É maniqueísmo puro.
@@fabianelima8 Lamentável saber disso, no caso, isso deve passar pela implicação ideológica de alguns professores, pelo que imagino... Pq, se por um lado existem professores anti-cristãos, por outro eu acho bom lembrar que nem toda a academia é assim, pq a onda anti-acadêmica tem ultrapassado os limites do razoável hoje em dia.
Que esclarecedor! Eu suspeitava mesmo que os livros de história da educação básica estão distorcendo a verdadeira história da idade média por conta dessas ideologias.... Já que mostram o comunismo e a revolução cubana como ótimos movimentos até mostram Che Guevara como um herói.. obrigada professor!
Ótimo vídeo!! Parabéns!! Mas como uma pessoa leiga que é a maioria dos povos entendo que em todas as eras houve períodos bons e ruins, pessoas boas e ruins e que entendo é que ninguém quer reconhecer os seus erros não existe humildade pra dizer aqui fizemos o bem ali fizemos o mal vamos melhorar,vamos aprender com os erros ,o que vejo também é um jogo de Ego que ultrapassa os milenios. É todos contra todos o ser humano é muito complexo mesmo! Amei aprender com você professor!
Parabéns Guilherme. Essa dinâmica de trazer a perspectiva de outros países europeus, e não apenas França/Inglaterra, é um exemplo claríssimo da contribuição e desenvolvimento ocorrido na IM.
Apenas no presente momento ,tenho palavras a expressar nesse mundo virtual que eu aprecio tanto chamado RUclips ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade e de muito obrigado aos idealizadores. A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal .
Se pararmos pra pensar a Idade Média só continuou as trevas, perigos e dificuldades da Idade Antiga. A Idade Moderna (muito religiosa por sinal) que começou a melhorar a compreensão real da natureza.
Como você falou uma hora, esse termo Idade das Trevas sempre foi para se referir à um período que não há muitas fontes escritas. Além disso é sempre um período onde o povo foge para o campo e passa a ter uma economia mais simples, não necessariamente ficando mais pobre. O mesmo aconteceu quando a Grécia Micênica colapsou por volta de 1200 a.C. por motivos climáticos, invasões dos "povos do mar", e porque era uma sociedade extremamente tirânica onde o Estado vigiava completamente o povo, além de roubá-lo completamente; e com isso deu origem à Idade das Trevas grega, ou Período Homérico (1150-800 a.C.), porque carece de fontes escritas, e o povo foi se reorganizando através de genos, que se juntavam e formavam fratrias, que formavam tribos, que formavam demos, que por fim deram origem às cidades-estado. Teve também uma Idade das Trevas irlandesa, que também foi de 70 a.C. - 300 d.C.. O Império Romano se tornou tão tirânico e burocrático que caiu sob o peso de si próprio, com 90% de seu povo vivendo na miséria nos últimos 120 anos por causa dos impostos gigantescos, inflação enorme, controles de preços, com as pessoas literalmente tendo que vender os filhos como escravos para sobreviver. E o Império Bizantino só não caiu porque foi reformulado completamente com Heráclio, que em poucos anos acabou com boa parte da burocracia e impostos romanos, e tornou o Império em algo medieval. A partir do século IV o povo não aguentando o peso do Estado romano, foge pro campo, formam os feudos, e vão se autogovernar por meio do direito conseutudinário, que vai juntar instituições romanas e germânicas, e os reis bárbaros pouco vão conseguir interferir nesses feudos, e aos poucos os reis vão se convertendo ao Cristianismo. No século X e XI surge o direito canônico e as coisas melhoram muito. Apesar dessa escassez de fontes escritas, sabemos bem mais sobre a Alta Idade Média, do que sabemos sobre a Idade das Trevas grega. Sempre que uma sociedade colapsa, ela vai se reerguer com instituições locais, familiares, e com características feudais, ou seja, descentralizada e de baixo pra cima. Os iluministas e renascentistas tiveram que fazer um grande malabarismo para enganar o povo, associando Trevas com tirania e ignorância ao invés de um simples período de carência de fontes escritas.
Eu sempre entendi a História com desconfiança. Num espírito analítico, passei a procurar o contexto por traz da narrativa. A história passou a ser um conto aos olhos do narrador, como um filme é um conto aos olhos do diretor. Isso remete a vícios da alma. se a pessoa tem uma índole anti-política, vem de um modo. Se ela é deveras religiosa, vem de outro. tem as correntes filosóficas que vão tentar ou diminuir as adversárias etc. Em tese, nunca vamos saber como se deram realmente os fatos históricos por causa desses vícios. Aceito como fato, porém com ressalvas. O pensamento anti-católico empurrou para debaixo do tapete todos os momentos em que a Igreja esteve em evidência, por exemplo. Se a "idade das trevas" fosse tudo o que os historiadores modernos dizem que foi, a própria ciência não teria sobrevivido. Vira um castelo de cartas. Um grande exemplo do que falo nota-se na manipulação advinda dos grupos midiáticos. Se o grupo é de tendência esquerdista, que é a maioria atual, os fatos que arranham esse idealismos são ridicularizados ou não narrados, mesmo que seja crime contra a humanidade. As trevas estão sobre nós ainda hoje.
A ciência não sobreviveu, pelo menos o tipo q se fazia na Idade Média e Antiga. Ela foi criticada e substituída pela ciência moderna. Uma coisa positiva da Idade Média foi a valorização do escrito no papel como referência para repassar informações e conhecimento. Sem isso a ciência moderna não poderia ter sido consolidada. Na Idade Antiga o valorizado era a memória oral e não a escrita, inclusive filósofos mal escreviam, pois era uma tarefa manual onde os "ajudantes" ou "alunos" deveriam fazer isso.
Se não estou enganado, é Emanuel Levinás que afirma que a humanidade sempre viveu em meio a lampejos de lucidez, mas na maior parte do tempo as sombras sempre nos tomam de conta. É a caverna de Platão, podemos até sair um pouco, ver o sol e as estrelas (as vezes saimos à noite também), mas a caverna estará lá, mesmo os grandes filósofos devem retornar a ela, imagine nós (de tão tolos que somos e nos vislumbramos até com as faiscas de um simples vagalume).
Para quem se interessa pelo âmbito jurídico na Idade Média e Moderna, recomendo o livro Introdução ao Direito Moderno de Alceu Amoroso Lima, e a historiografia de Carlyle e Hist, que deram base para aquele primeiro.
É perceptível como a escola pública, durante o Ensino Médio, estragou tudo que achei que conhecia. "... e a luz brilha nas trevas, mas as trevas não a apreenderam."
Que vídeo maravilhoso. Dá a entender que é o "período das trevas" porque as escolas não deixam essas informações chegar aos alunos. Aí parece treva, mesmo. Vou tentar estudar mais sobre o período.
Fernanda Rodrigues Eu já tinha procurado e não achei nada. Acabei de procurar de novo e continuo não achando. Ou tiraram do ar, ou não mostram para mim, ou não dá para achar pelo título usando Foucault para a busca. Se você puder me enviar o link, agradeço muito.
Professor, sou nova por aqui, você poderia por gentileza falar sobre a família Bórgia? (Papa e etc). Muito se especula sobre porém eu gostaria de ter acesso aos fatos sem ideologias impregnadas e com a verdade crua, de fato.
Guilherme, você poderia fazer um vídeo falando sobre o impacto da peste negra na cultura medieval? Imagino que o grande número de mortos tenha dizimado boa parte da intelectualidade que se concentrava nos mosteiros. Nunca ví ninguém que desenvolvesse este tema e creio ser importante para o declínio do respeito pelo período escolástico e o início do renascimento.
Acredito que devemos ter clareza sobre quais critérios são utilizados para criarmos essas etiquetas sobre os períodos históricos, que por si mesmos já são etiquetas também. Se idade das trevas é igual a um período de ausência de liberdade científica, liberdade de opiniões, de extermínio de pessoas por pensar diferente do poder estabelecido, talvez chegaremos à conclusão de que a humanidade desde sua origem ainda não saiu da sua idade das trevas, pois desde o paleolitico montamos nossas coleções de ossos e de silêncios, amontoados ora pelo simples medo do outro (que me é diferente mesmo), ora por crenças/superstições ingênuas, outrora por crenças/superstições nem tão ingênuas assim, e mais outras outroras por ideologias demagógicas e totalitárias...
a Idade Média foi a verdadeira idade das luzes. nem os renascentistas ousaram negar que "se viram além, foi pq subiram nos ombros de gigantes", algo assim.
Muito boas as inferências e o conhecimento geral, mas esse foi o segundo vídeo que vejo e já ficou claro como a luta do dia o viés religioso católico dos conteúdos. Agora, a escravidão foi relativizada e isso foi bom? O que isso significa afinal? E dizer que a maravilha do mundo é quando um país ou região é "evangelizada"? Ou seja, impor -quase sempre à força - uma idéia sobre as já existentes é o auge "civilizatório"? O Grande Jesusão deve se lamentar lá da dimensão pode estiver.. Abraços e paz!
Olha o jeito que você fala de Jesus, coisa feia. Os jesuítas não imporam a religião, se eles fossem tão maus assim, não teria uma redução que ficasse de pé, pois eram uns dois jesuítas para 10.000 índios.
Ken Follet conta um pouco sobre esse período da antiguidade tardia em “O Crepúsculo e a Aurora”. Depois, vc lê “Os Pilares da Terra” e começa a pensar “ué, cadê aquele período sombrio que as escolas falam que foi a Idade Média”?
Se me permite, posso te indicar dois muito bons: "A INQUISIÇÃO: um tribunal de misericórdia" de Christian Iturralde, e "A INQUISIÇÃO EM SEU MUNDO" de João Bernardino Gonzaga.
@@musaterpsicore O do Bernadino Gonzaga é muito bom, foi o primeiro que li sobre o tema. O do Iturralde está na minha lista de compras, esperando uma boa promoção em alguma loja online. Indico também "A Verdadeira História da Inquisição" do Rino Cammilleri.
Não, com certeza foi um mito a inquisição espanhola, tanto que a familia de Jacob Arminius, um conhecido teólogo holandês protestante, foi assassinada por essa inquisição .
Não foi só trevas teve cultura arte, arquitetura e universidade porém tudo controlado pela religião e tudo elitista só tinha acesso os maiores na hierarquia social nessa mesma época teve vários concílios de Nicéia que modificou a bíblia diversas vezes, Claro que eles tinham muito conhecimento tá tudo escondido no Vaticano diversas bibliotecas, A alquimia deles veio do Egito, a filosofia da Grécia, a astronomia e matemática dos semitas, Qualquer conhecimento sem a roupagem católica era heresia e condenado a fogueira
Seu conteúdo é muito bom. Porém tenho algumas críticas. Eu não possuo conhecimento para discutir esta questão em detalhes, mas sempre quando eu acho que cheguei num canal neutro, na verdade não há neutralidade. Eu compreendo toda a sua defesa da Igreja Medieval, e acredito que realmente seja assim. Sei que muito dos conceitos comuns errôneos que temos sobre a Idade Média vêm de pensadores da era moderna. Mas diminuir o papel dos muçulmanos no processo civilizatório me parece uma contra propaganda cristã. Posso estar enganado. Mas de qualquer forma, parabéns pelo conteúdo rico.
Chegou atrasado, meu caro! Essas abordagens já foram refutadas pelos historiadores sérios desde a década de 80. Professores que leem só tocam nessas questões quando analisam historiografia e memória. Guilherme achando que descobriu a roda. Parece muito com os conservadores falando sobre o defunto insepulto, isto é, o "comunismo".
Esperei o vídeo TD p ver oq ele falaria sobre as torturas e mortes e TD o surto da bruxaria etc. Mas claro, não estou dizendo que não concordo com as demais abordagens do vídeo.
Na sua narrativa você sequer discorre sobre a inquisição. E a narrativa da idade da trevas se sustenta pelo fato de que houve uma diminuição na produção do conhecimento e uma estagnação que só terminou com o da idade média. E isso é um fato
Depois da queda do império romano o mundo regrediu, o conhecimento ficou de lado, só na renascença o mundo voltou a se desenvolver, os gregos, egípcios, romanos estavam muito a frente da idade média, idade média foi um atraso pro mundo, nem falo da higiene pessoal, o bando virou um pecado, e quando tomava se tomava banho de roupa, a mil anos atrás os gregos já tinham saneamento básico em suas cidades, na idade média tudo que pudesse lembrar os povos clássicos eram colocado como pecado, e nisso a idade média virou um porquice e atrasada, enquanto os gregos já sabiam que a terra era redonda, nessa época se acreditava no terra planismo, não adianta vc defender o atraso da idade média 🤷♂️
+Jr Muitas mentiras históricas neste teu comentário. Ou você é uma criança, daquelas que se informa por Wikipedia e Fatos Desconhecidos, ou você tem um QI bem abaixo da média. Como que o conhecimento foi deixado de lado sendo que foi na Idade Média que surgiram as universidades? Essa estória de terra plana é outra mentira. Uma das obras mais famosas da astronomia foi escrita na Idade Média, chama-se O Tratado da Esfera, escrito pelo matemático e astrônomo João de Sacrobosco. Obra escrita no século XIII. Há várias pinturas da época retratando a terra como um globo, não plana. São Tomas de Aquino é outro que já mencionou a terra como um globo. Ou seja, você é um propagador de chavão, não adianta ir a fundo. Enfim...
@@C.Pianicci4459 kkkk acho que vc jovem kkk uns 7 anos pra falar isso, a na idade clássica não tinha universidade, mais já se tinha a busca pelos filósofos pelo conhecimento, agora a esse negócio de terra plana ê mentira 😂 pessoas eram morta por dizer que a terra era redonda, o conhecimento da idade média foi o que sobrou da idade clássica e romana, aí alguns felizes deram continuidade escondidos, se não era mortos, porque eram taxados, como mesmo, deixe me ver pagãos, herege hahahaha a idade média é mais conhecida pela sujeira e porquice e falta de higiene e falta de conhecimento do que qualquer outra coisa hahaha tomar banho era pecado kkkk coisa de povos pagãos 😂😂😂😂
@@C.Pianicci4459 Ele está falando do período feudal. Nesta época a ciência era banalizada e condenada, ou seja, tudo que tentava explicar as leis da natureza, automaticamente era constatado como contra Deus. Isso é história, não é opinião. Ou seja, se uma folha caísse de uma árvore era porque deus quis, e se alguém tentasse explicar isso de outra forma, estaria negando a Deus.
Idade das Trevas é esta em que vivemos.
Não necessariamente kkkkk mas boa retórica...
Só rindo pra não chorar 🤣😢
Essa foi boa. Kkkkkk
Pura verdade, e ficou mais claro agora com essa pandemia!
@@ronniecortex4936, ótima piada, amigo!
Eu era um raivoso anti catolico.
Para me armar fui estudar a idade media, porem mesmo sendo raivoso eu nao era desonesto e sempre busquei a verdade.
Foi ineviatavel depois de verificar as mentiras contadas sobre a idade media cair nos santos e doutores da Santa Igreja.
O estudo da idade media me converteu.
Um importante instrumento da conversão que é operada pelo Espírito Santo.
Meu irmão que alegria de ver seu testemunho
Que livros indicaria para gente estudar a idade média?
@@ercijose7953A obra de Daniel Roops é uma boa pedida. Também os livros de Reginé Pernoud!
Procura a história de conversão do Ludwig von Pastor. Bem parecida com a sua, em outras proporções.
Eu não sou um estudioso da matéria mas baseado no pouco que sei quer da Idade Média, quer do Iluminismo, arrisco-me a dizer que é a partir do famigerado "Século das Luzes" que se entrou na Idade das Trevas. Quando se coloca o Homem como centro do Universo e se coloca Deus em segundo plano, - ou se retira o Criador da equação - acontece que o ser humano torna-se escravo de si mesmo, ou seja, das suas vontades e das suas paixões.
Hedonismo
Excelente aula, muitos odeiam e Igreja católica pelo q supõe q tenha sido a Igreja nesse período, recomendo o livro: Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental, de Thomas Woods, q relata muito bem sobre esse tema. Obrigado
@@renanco8198 Thomas Woods é católico. Não há contradição nenhuma ler e aprender a parte técnica da economia austríaca como os ciclo econômicos e a teoria do valor subjetivo, afinal enquanto puramente econômica ela é irrefutável.
thomas woods jr? católico?
@@renanco8198 escola austríaca não é anarco-capitalismo, viaja pra krl
@@rodrigosoave2547 exato
@@juanferreiramoreira268 Tom Woods é Libertário Anarcocapitalista, ele foi criticado por católicos tradicionalistas pela sua defesa ao livre mercado compartilhada ao catolicismo.
Só um adendo: Já faz uns 100 anos que a historigrafia mainstream tem contestado essa ideia de idade das trevas, mas muitos professores de fundamental/ensino médio e muito da indústria do entretenimento insiste nessa caricatura.
@@ronniecortex4936 ideologia é a nova religião do século passado e do nosso. Se na sua concepção a religião é responsável pelas "trevas", saiba que, mesmo tendo sido quase abolidas, ainda assim o povo continua subjugando-se aos mais poderosos. Curioso sua analise.
@@ronniecortex4936 Vamos explorar mais essa sua primeira resposta (já que eu não entendi bulhufas qual era a intenção das ultimas duas). "Enquanto houver trouxas" aqui você claramente admite que a culpa das "trevas" é do próprio individuo que nega buscar conhecimento. Os "trouxas", como você mesmo diz, seriam enganados pelos malandros, que sabem e usam o conhecimento para iludir os primeiros. O engraçado é que, mesmo após todos esses anos que levaram a alfabetização até a plébe, como também a disseminação das escrituras a fim de torna-la popular, mesmo assim as pessoas continuam ignorantes e alheias à praticamente tudo. Diga-me, que tempos "iluminados" são esses? Nos quais o acesso a informação é tão facil, mas mesmo assim o povo insiste em continuar na ignorancia? Parece-me que as "trevas" não estão no mundo ou em alguma organização religiosa, mas sim nas próprias pessoas. Agora, quem pôs essas trevas lá?
@@ronniecortex4936 Ora, a Bíblia é uma forma de registro. Ela em nenhum momento e em nenhum trecho faz apologia ou incentiva os leitores a realizarem as ações imorais e criminosas que muitas vezes estão nela registrados. Muito pelo contrário. Ela os cita para ensinar algo por trás daquela tragédia. Ora, de acordo com sua retórica, vamos parar de ler literatura culta, e vamos ler livrinhos para crianças, onde o mundo é sempre alegre, colorido e feliz, onde o mal nunca é sequer citado... Desde a Odisseia e a Ilíada, até a literatura atual, sempre houveram contos envolvendo tragédias e crimes... Sua visão de mundo dualista ta te deixando cego, pelo menos é o que transpassa com sua escrita. É maniqueísmo puro.
Professores de universidades federais também o fazem!
@@fabianelima8 Lamentável saber disso, no caso, isso deve passar pela implicação ideológica de alguns professores, pelo que imagino... Pq, se por um lado existem professores anti-cristãos, por outro eu acho bom lembrar que nem toda a academia é assim, pq a onda anti-acadêmica tem ultrapassado os limites do razoável hoje em dia.
Que esclarecedor! Eu suspeitava mesmo que os livros de história da educação básica estão distorcendo a verdadeira história da idade média por conta dessas ideologias.... Já que mostram o comunismo e a revolução cubana como ótimos movimentos até mostram Che Guevara como um herói.. obrigada professor!
Assistindo as aulas do Pe Paulo Ricardo sobre a Idade Média vemos exatamente tudo isso que você descreveu, porém mais aprofundado, logo são 18 aulas.
Em tempos de narrativas, a verdade é uma benção
Muito interessante o vídeo, sou protestante e me lembro de na escola sempre dizer que esse termo é meio injusto
Guilherme, seus vídeos são sensacionais cara, nunca vi uma pessoa abordar os temas da forma como você aborda. Parabéns por tudo, que Deus te abençoe!
Ótimo vídeo!! Parabéns!! Mas como uma pessoa leiga que é a maioria dos povos entendo que em todas as eras houve períodos bons e ruins, pessoas boas e ruins e que entendo é que ninguém quer reconhecer os seus erros não existe humildade pra dizer aqui fizemos o bem ali fizemos o mal vamos melhorar,vamos aprender com os erros ,o que vejo também é um jogo de Ego que ultrapassa os milenios. É todos contra todos o ser humano é muito complexo mesmo! Amei aprender com você professor!
Cheguei através do Instituto Borborema! Natal RN
A análise mais sensata que já escutei. Parabéns
Quando a mente e presa ao sistema até a história é deturpada
Olhando brevemente a biblioteca do professor,logo atrás,vejo que é um fã de Tolkien!⚔️💍🧙♂️🧞⛰️
Parabéns Guilherme. Essa dinâmica de trazer a perspectiva de outros países europeus, e não apenas França/Inglaterra, é um exemplo claríssimo da contribuição e desenvolvimento ocorrido na IM.
Apenas no presente momento ,tenho palavras a expressar nesse mundo virtual que eu aprecio tanto chamado RUclips ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade e de muito obrigado aos idealizadores.
A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal .
O Inferno será moradia dos que justificam e colocam um véu sobre o mal, por puro orgulho
Muito bom. Obrigado pelo trabalho.
Estou viciada neste canal... Me dando vontade de voltar a estudar 🥰
Ótima intervenção professor! Poderia trazer mais detalhes sobre a "Idade das Trevas" nos próximos vídeos? Grato.
Se pararmos pra pensar a Idade Média só continuou as trevas, perigos e dificuldades da Idade Antiga.
A Idade Moderna (muito religiosa por sinal) que começou a melhorar a compreensão real da natureza.
Faz um curso sobre a idade média
Belo vídeo professor! Muito proveitoso!
muito esclarecedor!
Como você falou uma hora, esse termo Idade das Trevas sempre foi para se referir à um período que não há muitas fontes escritas. Além disso é sempre um período onde o povo foge para o campo e passa a ter uma economia mais simples, não necessariamente ficando mais pobre. O mesmo aconteceu quando a Grécia Micênica colapsou por volta de 1200 a.C. por motivos climáticos, invasões dos "povos do mar", e porque era uma sociedade extremamente tirânica onde o Estado vigiava completamente o povo, além de roubá-lo completamente; e com isso deu origem à Idade das Trevas grega, ou Período Homérico (1150-800 a.C.), porque carece de fontes escritas, e o povo foi se reorganizando através de genos, que se juntavam e formavam fratrias, que formavam tribos, que formavam demos, que por fim deram origem às cidades-estado. Teve também uma Idade das Trevas irlandesa, que também foi de 70 a.C. - 300 d.C.. O Império Romano se tornou tão tirânico e burocrático que caiu sob o peso de si próprio, com 90% de seu povo vivendo na miséria nos últimos 120 anos por causa dos impostos gigantescos, inflação enorme, controles de preços, com as pessoas literalmente tendo que vender os filhos como escravos para sobreviver. E o Império Bizantino só não caiu porque foi reformulado completamente com Heráclio, que em poucos anos acabou com boa parte da burocracia e impostos romanos, e tornou o Império em algo medieval. A partir do século IV o povo não aguentando o peso do Estado romano, foge pro campo, formam os feudos, e vão se autogovernar por meio do direito conseutudinário, que vai juntar instituições romanas e germânicas, e os reis bárbaros pouco vão conseguir interferir nesses feudos, e aos poucos os reis vão se convertendo ao Cristianismo. No século X e XI surge o direito canônico e as coisas melhoram muito. Apesar dessa escassez de fontes escritas, sabemos bem mais sobre a Alta Idade Média, do que sabemos sobre a Idade das Trevas grega. Sempre que uma sociedade colapsa, ela vai se reerguer com instituições locais, familiares, e com características feudais, ou seja, descentralizada e de baixo pra cima. Os iluministas e renascentistas tiveram que fazer um grande malabarismo para enganar o povo, associando Trevas com tirania e ignorância ao invés de um simples período de carência de fontes escritas.
Eu sempre entendi a História com desconfiança. Num espírito analítico, passei a procurar o contexto por traz da narrativa.
A história passou a ser um conto aos olhos do narrador, como um filme é um conto aos olhos do diretor. Isso remete a vícios da alma. se a pessoa tem uma índole anti-política, vem de um modo. Se ela é deveras religiosa, vem de outro. tem as correntes filosóficas que vão tentar ou diminuir as adversárias etc.
Em tese, nunca vamos saber como se deram realmente os fatos históricos por causa desses vícios.
Aceito como fato, porém com ressalvas. O pensamento anti-católico empurrou para debaixo do tapete todos os momentos em que a Igreja esteve em evidência, por exemplo.
Se a "idade das trevas" fosse tudo o que os historiadores modernos dizem que foi, a própria ciência não teria sobrevivido. Vira um castelo de cartas.
Um grande exemplo do que falo nota-se na manipulação advinda dos grupos midiáticos. Se o grupo é de tendência esquerdista, que é a maioria atual, os fatos que arranham esse idealismos são ridicularizados ou não narrados, mesmo que seja crime contra a humanidade. As trevas estão sobre nós ainda hoje.
A ciência não sobreviveu, pelo menos o tipo q se fazia na Idade Média e Antiga. Ela foi criticada e substituída pela ciência moderna.
Uma coisa positiva da Idade Média foi a valorização do escrito no papel como referência para repassar informações e conhecimento. Sem isso a ciência moderna não poderia ter sido consolidada. Na Idade Antiga o valorizado era a memória oral e não a escrita, inclusive filósofos mal escreviam, pois era uma tarefa manual onde os "ajudantes" ou "alunos" deveriam fazer isso.
Se não estou enganado, é Emanuel Levinás que afirma que a humanidade sempre viveu em meio a lampejos de lucidez, mas na maior parte do tempo as sombras sempre nos tomam de conta. É a caverna de Platão, podemos até sair um pouco, ver o sol e as estrelas (as vezes saimos à noite também), mas a caverna estará lá, mesmo os grandes filósofos devem retornar a ela, imagine nós (de tão tolos que somos e nos vislumbramos até com as faiscas de um simples vagalume).
Muito legal essa panorâmica, Guilherme! Obrigado! Se houver algum curso sobre idade média, por favor, anuncie com antecedência.
Para quem se interessa pelo âmbito jurídico na Idade Média e Moderna, recomendo o livro Introdução ao Direito Moderno de Alceu Amoroso Lima, e a historiografia de Carlyle e Hist, que deram base para aquele primeiro.
Muito bom professor!
Excelente! Preciso pesquisar mais sobre isso
É perceptível como a escola pública, durante o Ensino Médio, estragou tudo que achei que conhecia.
"... e a luz brilha nas trevas, mas as trevas não a apreenderam."
Muito bom. Podia fazer um vídeo apenas sobre a inquisição.
Que vídeo maravilhoso. Dá a entender que é o "período das trevas" porque as escolas não deixam essas informações chegar aos alunos. Aí parece treva, mesmo. Vou tentar estudar mais sobre o período.
Professor, como faço para ter uma boa memória sequencial assim como a sua? Ler vários livros sobre o mesmo assunto?
Parabéns pela explicação!
Muito bom, professor. Vídeo que ajudou a esclarecer muitas coisas.
Ótimo vídeo irmão
muito bom !!!
👏👏👏 toop demais
Chegando agora no canal . Indicado pelo Brasil Paralelo .
Professor, o senhor não pensa em fazer um curso online de filosofia?
@Fabricio Duarte Na verdade o curso que ele lançou foi de Leitura e Memória.
Está nos planos. O curso de Leitura e Memória será relançado por um dia (terça-feira), para quem perdeu as inscrições
@@guilhermefclfreire professor qual é o fim da idade média e o contexto histórico do início do protestantismo?
Professor se me permite dizer idade das traves é o que estamos vivendo agora
Parabéns professor por sua explanação. Estou buscando fontes sobre esse assunto. Se puder me ajudar, agradeço.
Saudações em Cristo.
Essa história do papa Silvestre se disfarçar entre os muçulmanos da um filme hein!!!!
bom demais
Olá! Gosto muito de seus vídeos. Você poderia fazer um sobre Foucault?
Ele ja fez! Consulta ai.
Fernanda Rodrigues Eu já tinha procurado e não achei nada. Acabei de procurar de novo e continuo não achando. Ou tiraram do ar, ou não mostram para mim, ou não dá para achar pelo título usando Foucault para a busca. Se você puder me enviar o link, agradeço muito.
Ele tirou do site, procurei aqui e no instagram mas nao encontrei tb.
Kkk eu sempre pensei que isso fosse um fato tirado de desenhos, filmes, séries e etc
Professor, sou nova por aqui, você poderia por gentileza falar sobre a família Bórgia? (Papa e etc). Muito se especula sobre porém eu gostaria de ter acesso aos fatos sem ideologias impregnadas e com a verdade crua, de fato.
Bom dia Guilherme e a todos. Gostei do video e das argumentações. Você é filósofo? Estou acompanhando o canal agora e estou gostando.
Ola, meu caro. Obrigado. Sou Mestre em Filosofia pela PUC-SP
Guilherme, você poderia fazer um vídeo falando sobre o impacto da peste negra na cultura medieval? Imagino que o grande número de mortos tenha dizimado boa parte da intelectualidade que se concentrava nos mosteiros.
Nunca ví ninguém que desenvolvesse este tema e creio ser importante para o declínio do respeito pelo período escolástico e o início do renascimento.
Qual o papel de Dante Alighieri na sua opinião? Gostaria de um vídeo sobre ele e a Divina comédia. Só uma sugestão. Abraço.
Será que a expressão "das trevas" teria motivação esotérica ou gnóstica por ter sido um período teocêntrico com a religião católica?
Os Adventistas pensam assim!😀
@@jeffersonleonardo2 Quem são eles?
O que você teria a dizer sobre a "santa" inquisição??? Não terá sido esse processo que cunhou a "má fama" da Idade média??
Acredito que devemos ter clareza sobre quais critérios são utilizados para criarmos essas etiquetas sobre os períodos históricos, que por si mesmos já são etiquetas também. Se idade das trevas é igual a um período de ausência de liberdade científica, liberdade de opiniões, de extermínio de pessoas por pensar diferente do poder estabelecido, talvez chegaremos à conclusão de que a humanidade desde sua origem ainda não saiu da sua idade das trevas, pois desde o paleolitico montamos nossas coleções de ossos e de silêncios, amontoados ora pelo simples medo do outro (que me é diferente mesmo), ora por crenças/superstições ingênuas, outrora por crenças/superstições nem tão ingênuas assim, e mais outras outroras por ideologias demagógicas e totalitárias...
a Idade Média foi a verdadeira idade das luzes. nem os renascentistas ousaram negar que "se viram além, foi pq subiram nos ombros de gigantes", algo assim.
Como ensinar sobre a idade das trevas, História na verdade, diferente do que consta nas apostilas?
Rumo a plaquinha de 100k de inscritos e o canal sendo verificado.
Cara, o Kogos precisa te conhecer
Kogos e só um meme ambulante .
@@bitencourt3872 é um argumento ad hominem esse seu... queria so saber de vc se ja parou pra ouvi-lo de forma honesta
@@pvpmartins com certeza. Curto as ideias dele em relação a igreja , mas acaba cagando a imagem dele com certas bizarrices.
@@bitencourt3872 tipo as azarações com a de toni e as outras moças?!? Rsrsrs
@@pvpmartins tipo pegar um tanque e sair na rua kkkkk.
Professor, qual período o senhor entende que estamos revivendo hoje?
Fundamentalismo islâmico....tão atual..
fala sobre o surgimento da musica please
Que material estudar à idade média?
Muito boas as inferências e o conhecimento geral, mas esse foi o segundo vídeo que vejo e já ficou claro como a luta do dia o viés religioso católico dos conteúdos. Agora, a escravidão foi relativizada e isso foi bom? O que isso significa afinal? E dizer que a maravilha do mundo é quando um país ou região é "evangelizada"? Ou seja, impor -quase sempre à força - uma idéia sobre as já existentes é o auge "civilizatório"? O Grande Jesusão deve se lamentar lá da dimensão pode estiver..
Abraços e paz!
Olha o jeito que você fala de Jesus, coisa feia. Os jesuítas não imporam a religião, se eles fossem tão maus assim, não teria uma redução que ficasse de pé, pois eram uns dois jesuítas para 10.000 índios.
@@Araujo62722 a adoção de deuses de povos do deserto foi um erro.
@@Pallatus.Heinrich hum? Não estou vendo meu comentário para entender a resposta
Parabéns! Muito bom teu vídeo. Um favor: tens alguma bibliografia sobre as obras e a tradição grega na Igreja Católica o Ortodoxa siríaca?
Alguém pode me indicar canais com este tipo de conteúdo? aqui no youtube por favor
Eu conheço o Iniciatica Condor e o Império das Artes.
Também tem um documentário no RUclips. "Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental"
Vlw Fernando
Canais do Padre Paulo Ricardo; Instituto Hugo de São Vítor; Schola Clássica; Livro Dorri;
Canal "Olá Bocós"
Ken Follet conta um pouco sobre esse período da antiguidade tardia em “O Crepúsculo e a Aurora”. Depois, vc lê “Os Pilares da Terra” e começa a pensar “ué, cadê aquele período sombrio que as escolas falam que foi a Idade Média”?
Pode recomendar bons livros sobre a inquisição?
Se me permite, posso te indicar dois muito bons: "A INQUISIÇÃO: um tribunal de misericórdia" de Christian Iturralde, e "A INQUISIÇÃO EM SEU MUNDO" de João Bernardino Gonzaga.
Vlw
@@musaterpsicore O do Bernadino Gonzaga é muito bom, foi o primeiro que li sobre o tema. O do Iturralde está na minha lista de compras, esperando uma boa promoção em alguma loja online. Indico também "A Verdadeira História da Inquisição" do Rino Cammilleri.
Inclusive diz-se que a arquitetura islâmica é influenciada pela do império romano do oriente.
Comunismo odeia idade media... Onde isso? tem alguma citação de Marx ou Engels?
A inocência de Guilherme é espantosa...Jo 8.32
Sou um protestonto meio catolico
Quantos anos tem o Freire? Para aprender somente o período tratado no vídeo eu precisaria de 50 anos rsrs. Conhece muito!
muito muito
Todo período de negação do conhecimento é um tempo de Trevas.
Então esse tempo nunca existiu
Cita 3 livros q tu leu sobre
É só para mim ou ele tá falando muito baixo
A idade média já foi chamada de outra forma antes ?
Mas antes de que?
Antes, havia a Idade Antiga. Depois, houve o Iluminismo, que já nasceu com essa bandeira trevosa em riste!
Não, com certeza foi um mito a inquisição espanhola, tanto que a familia de Jacob Arminius, um conhecido teólogo holandês protestante, foi assassinada por essa inquisição .
A inquisição espanhola aconteceu só praticamente na idade moderna
Não foi só trevas teve cultura arte, arquitetura e universidade porém tudo controlado pela religião e tudo elitista só tinha acesso os maiores na hierarquia social nessa mesma época teve vários concílios de Nicéia que modificou a bíblia diversas vezes, Claro que eles tinham muito conhecimento tá tudo escondido no Vaticano diversas bibliotecas, A alquimia deles veio do Egito, a filosofia da Grécia, a astronomia e matemática dos semitas, Qualquer conhecimento sem a roupagem católica era heresia e condenado a fogueira
Como que a Bíblia foi modificada se existe a catena áurea, com comentários tanto medievais quanto antigos da Bíblia?
Seu conteúdo é muito bom. Porém tenho algumas críticas. Eu não possuo conhecimento para discutir esta questão em detalhes, mas sempre quando eu acho que cheguei num canal neutro, na verdade não há neutralidade. Eu compreendo toda a sua defesa da Igreja Medieval, e acredito que realmente seja assim. Sei que muito dos conceitos comuns errôneos que temos sobre a Idade Média vêm de pensadores da era moderna. Mas diminuir o papel dos muçulmanos no processo civilizatório me parece uma contra propaganda cristã. Posso estar enganado. Mas de qualquer forma, parabéns pelo conteúdo rico.
👍👍👍👍👍👍
Já existia fake news na idade média!
Agostinho?
Beda, o venerável
Que
carrara
Chegou atrasado, meu caro! Essas abordagens já foram refutadas pelos historiadores sérios desde a década de 80. Professores que leem só tocam nessas questões quando analisam historiografia e memória. Guilherme achando que descobriu a roda. Parece muito com os conservadores falando sobre o defunto insepulto, isto é, o "comunismo".
Esperei o vídeo TD p ver oq ele falaria sobre as torturas e mortes e TD o surto da bruxaria etc. Mas claro, não estou dizendo que não concordo com as demais abordagens do vídeo.
Você é católico?
A historia foi e continua a ser detuparda contra a Santa Igreja Católica
Sou progressista conservadora....rsrs
Na sua narrativa você sequer discorre sobre a inquisição. E a narrativa da idade da trevas se sustenta pelo fato de que houve uma diminuição na produção do conhecimento e uma estagnação que só terminou com o da idade média. E isso é um fato
Diminuição com a criação das universidades e clm a escolástica?
@@GabrielLF sim
@@tiago198833 tu só repete estereótipos sem base histórica nenhuma
@@GabrielLF não
@@tiago198833 Então me cita três livros sobreo assunt oque tu leu
É sério isso???? 😒😒
Um neo-ateuzinho ignorante detectado
Quando o próprio papa pede desculpas pelo que a igreja fez na idade média, vem vc negar os fatos. Me poupe.
Sabe quando vc pede desculpas pra tua mulher sendo que o seu erro n foi tão grande assim?? É tipo isso
Pediu desculpas peloa erros dos inquisidores não da igreja seu palpiteiro
Pediu perdão pelos erros que cometeram, não pelas mentiras que os iluministas que na verdade são apagados inventaram
@@gatolaranjaaleatorio5947 os inquisidores eram da umbanda, ta serto.
Depois da queda do império romano o mundo regrediu, o conhecimento ficou de lado, só na renascença o mundo voltou a se desenvolver, os gregos, egípcios, romanos estavam muito a frente da idade média, idade média foi um atraso pro mundo, nem falo da higiene pessoal, o bando virou um pecado, e quando tomava se tomava banho de roupa, a mil anos atrás os gregos já tinham saneamento básico em suas cidades, na idade média tudo que pudesse lembrar os povos clássicos eram colocado como pecado, e nisso a idade média virou um porquice e atrasada, enquanto os gregos já sabiam que a terra era redonda, nessa época se acreditava no terra planismo, não adianta vc defender o atraso da idade média 🤷♂️
Só chavão 💩
+Jr Muitas mentiras históricas neste teu comentário. Ou você é uma criança, daquelas que se informa por Wikipedia e Fatos Desconhecidos, ou você tem um QI bem abaixo da média. Como que o conhecimento foi deixado de lado sendo que foi na Idade Média que surgiram as universidades? Essa estória de terra plana é outra mentira. Uma das obras mais famosas da astronomia foi escrita na Idade Média, chama-se O Tratado da Esfera, escrito pelo matemático e astrônomo João de Sacrobosco. Obra escrita no século XIII. Há várias pinturas da época retratando a terra como um globo, não plana. São Tomas de Aquino é outro que já mencionou a terra como um globo. Ou seja, você é um propagador de chavão, não adianta ir a fundo. Enfim...
@@gusgama8464 idade media a época do atrasado 🤷♂️
@@C.Pianicci4459 kkkk acho que vc jovem kkk uns 7 anos pra falar isso, a na idade clássica não tinha universidade, mais já se tinha a busca pelos filósofos pelo conhecimento, agora a esse negócio de terra plana ê mentira 😂 pessoas eram morta por dizer que a terra era redonda, o conhecimento da idade média foi o que sobrou da idade clássica e romana, aí alguns felizes deram continuidade escondidos, se não era mortos, porque eram taxados, como mesmo, deixe me ver pagãos, herege hahahaha a idade média é mais conhecida pela sujeira e porquice e falta de higiene e falta de conhecimento do que qualquer outra coisa hahaha tomar banho era pecado kkkk coisa de povos pagãos 😂😂😂😂
@@C.Pianicci4459 Ele está falando do período feudal. Nesta época a ciência era banalizada e condenada, ou seja, tudo que tentava explicar as leis da natureza, automaticamente era constatado como contra Deus. Isso é história, não é opinião. Ou seja, se uma folha caísse de uma árvore era porque deus quis, e se alguém tentasse explicar isso de outra forma, estaria negando a Deus.
Não sabe nada...
Tu sabes?
Refuta os fatos apresentado pelo Guilherme Fryre no video sabichão.
quem sabe mesmo é o José Gladson Serra, filhote do MEC
Vc fala rindo.o primeiro sinal de q nem vc mesmo acredita no q diz.
Kkkkkk, fontes: minha cabeça