Minha filha voltou para a igreja depois que assistiu a série. Ela tem 26 anos. Teve uma experiência incrível com Jesus no acampamento de carnaval. Só agradeço 🙏
Meu esposo mudou completamente depois do episódio com Nicodemos. A maior dificuldade que tínhamos era de ir à missa aos domingos, pq por qlqr motivo ele cancelava por não entender a importância disso, mas depois daquele episódio ele nunca mais faltou nenhuma missa dominical, servimos à Igreja, ele perdeu o preconceito com a confissão e está a cada dia mais evoluindo como católico. Essa série foi um divisor de águas na nossa vida, pois estávamos noivos e eu sofria muito com o descaso dele com a Igreja, mas graças à Palavra de Deus que chegou até ele pelo audiovisual (pois até então nunca havia lido a Bíblia) ele renasceu do Espírito como é dito no episódio. Eu choro sempre que lembro dele, com as lágrimas caindo, confuso com a situação, mas certo de sua decisão de amar a Deus! ❤❤❤❤❤❤❤❤
Eu era muito ativa na Igreja, catequista, líder de grupo jovem, já fui da obra da comunidade católica Shalom, já fiz discernimento vocacional para a vida religiosa... Mas uma depressão me afastou da minha caminhada, e fiquei 3 anos indo a missa esporadicamente, sem vida de oração, longe da Igreja. Ao assistir a série, eu senti tanta saudade de Deus, tanta saudade de servir, saudade da alegria que eu sentia quando estava trabalhando nos retiros, nos eventos paroquiais, mas acima de tudo, da minha amizade com Deus. E decidi me confessar e voltar às missas e ao sacramento da Comunhão. Essa série pode ter suas liberdades criativas em relação às adaptações históricas das Escrituras, pode retratar um Jesus talvez muito bonzinho, até então, mas creio que o objetivo da série não é catequisar ninguém, porque esse papel é da Igreja, mas sim oferecer uma experiência de encontro com Jesus, ou no meu caso, de reencontro... A intenção é de alguma maneira mostrar o quanto Jesus amou os seus, o quão mágico e único foi conviver com Ele, estar com Ele, comer na mesma mesa, sentir o seu abraço, ouvir a sua voz, caminhar ao seu lado, ser seu escolhido. Para mim, essa série é uma forma de Deus se comunicar com o mundo de hoje, tanto com o seu povo escolhido, os cristãos, quanto com os "gentis".
Esse série apareceu bem no tempo da minha conversão, e cada episódio colocava no meu coração a certeza de que Deus me chama a conversão. E quando descobri que o ator era católico me alegrou muito. Cada chamado da série e em particular o chamado de Mateus toca na alma.
Meu namorado comprou uma Bíblia e está lendo diariamente, após assistir a série. Embora de berço evangélico vai comigo para a missa. A série ela nos aproxima de Deus! Por que não seria válida?
Se todos os dias, seu namorado procurar lê um capítulo evangelho, de repente ele termina, vai pra os atos dos apóstolos, etc.....consegui assim orientado pelo um padre, consegui todos os evangelho, minha leitura preferida..
Que o Espírito Santo , abra os olhos do seu namorado pra luz do evangelho… Porq, “ tem muitos Nicodemos “intusiasmo da Bíblia”, Conhece as histórias mas não tem a experiência com Deus. Quer sabe mas ? Procura uma igreja Universal…
O papel mais importante é de Jesus e ele é católico uau ❤ série muito válida! Me emociono sempre que assisto, eles trouxeram um Jesus que mostra que Jesus foi realmente humano como nós....Ah é linda a Série!!
Paz e Bem, prof. Rafael! Sou formado em teologia. Concordo plenamente com sua posição. Muito obrigado pelo seu apostolado. Deus continue abençoando muito sua vida e missão.
Sou católica e essa série coloca a figura de Jesus tão próxima de nós! Amo, vou continuar assistindo. Meu cunhado que era ateu, ficou "hipnotizado" e interessado em seguir os capítulos e curioso sobre a história de Jesus. Uma série que resgata a fé e traz a imagem viva do nosso Salvador, deveria ser incentivada. Principalmente pelo alcance positivo em pessoas que não tinham fé alguma. "Quem não é contra nós, é por nós."
@@merymarques2578 Cada um tem uma história diferente, uma percepção diferente. As vezes é preciso uma porta aberta pra chegar a um destino mais profundo. The Chosen pode sim, ser essa porta. Eu vi isso acontecer com pessoas próximas a mim. Em uma época em que a maioria dos conteúdos não agrega nada, uma série falando sobre Jesus atingir essa proporção deve ser apoiada, em minha humilde opinião. Quem quiser, assista. Quem não quiser não assista. Simples assim.
Eu me converti em 2017 , sou catequista, ministra e estudo o Catecismo da igreja Católica, faço escola da fé na paróquia,leio a bíblia, liturgia diária enfim, eu choro em todos os episódios o meu Amor a Jesus Cristo só aumentou. Esta série é abençoada e está convertendo as pessoas 🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙏🙏🙏. É lindo ser Católico 🥰
❤o diretor da serie, nos disse que quando fez o piloto Shepard, o pastor, ele não conhecia sobre o dogma da igreja catolico sobre o parto indolor de maria... e pediu desculpas publicas aos espectadores catolicos....
Perfeito!!!! Esse episódio foi um piloto e sequer faz parte do cânone da série já q n esta presente em nenhuma das temporadas e só pode ser visto no aplicativo do estúdio. A série é mto respeitosa c a Santa Mãe de Deus e isso fica claro a influência do padre católico consultor(q ainda ainda trabalhava na série na época do episódio piloto)
@@OVooDAguia Eu acho que não. Pois o piloto trás algo bem caseiro e não tem os atores principais. Já "Os Mensageiros" é gravado com a qualidade normal da série e com os atores regulares.
Gente, é muito simples: assiste um episódio e leia no evangelho como está escrito. Então vc absorverá somente o que é pertinente. O que a gente precisa é conhecer a Palavra de Deus! Somente conhecendo a Palavra, vamos ser livres para assistir sem medo.
Sensacional! Eu sempre fui católico e estava muito afastado. A série mexeu muito comigo e hoje estou no projeto de ler a Bíblia inteira através do livro do mons. Jonas Abib e começando o curso de fé católica do padre Paulo Ricardo. É isso aí. Melhor aglutinar. A série e um convite para mergulhar em águas mais profundas. E eu vou mergulhar!
Se você viu o vídeo do centro dom Bosco falando dos problemas que a série é, e ainda continua com essa visão, sem dúvidas, católica você não é, no mínimo não tem a menor noção do que é ser católico, o famoso catolico de IBGE
Tenho 52 anos e 3 filhos homens 27, 20 e 19. Assisti todos os episódios disponiveis. E queria convidar a todos que assistam antes de qualquer análise. Sou católico, já li toda bíblia e assisti varias series e filmes relacionados. Algo me prendeu a esta série que me fez muito feliz desde o 1 episódio. E talvez pra alguns não irão nem notar, mas a atração será a mesma. Pra mim foi a linguagem e atores jovens. Alegria da jovialidade deixa a mensagem leve que conquistou minha atenção. Era como estivesse com meus filhos. Jesus anda com uma mochila nas costas os discípulos tem particularidades que fizeram ser escolhidos. Tem parte curiosa sobre David para bons entendedores. O fascínio e atração por Jesus por todos os personagens é quase uma extensão para o expectador. Tenho certeza que a série tem potencial para atrair e cativar muitos que estejam buscando uma direção. Um encontro verdadeiro com Jesus e seus ensinamentos. Assistam e parabéns Rafa por sua análise. Vc foi captou a mesma simpatia e atração em poucos episódios. Abraços e felicidades a todos!
Eu fico com e explicação do Centro Dom Bosco e do Tiago do Católico de verdade, que são muito sérios, Pra quem é mesmo católico e conhece bem a nossa Igreja oke. Mas o católico que ñ sabe muito ou para o protestante só vai dar confusão. Eu nunca vi e ñ assistirei. O que estou vendo é que esse ator, está sendo comparado com Jesus. Precisamos ter cuidado com isso!
Ótima reflexão, eu estava passando por um momento de depressão e crises, devido a perda de 3 de meus familiares, incluindo meu pai. Por mais que tenho 14 anos de caminhada na Igreja, isto começou a abalar minha fé. Ao começar a assistir esta série a minha fé começou a crescer e está contribuindo para a minha melhora e aceitação de tudo que passei. Em relação à contextualização da série, compreendo que há necessidade e isso não abala a minha fé, pois sigo o que a nossa Igreja Católica ensina e sei separar aquilo que é ficção e aquilo que tem embasamento bíblico. Gosto muito da série e já ouvi muitos testemunhos de retorno à Igreja e a Jesus. A começar por mim que estava deprimido. Obrigado pela elucidação Rafael!!!
Tenha fé, TDS nós temos uma missão qdo acabamos já está na hora de voltar ao Pai, e o momento mais feliz de encontro com o PAI, tenha fé vc e aceite a vontade de Deus, fique com Deus
Maravilhoso Rafael, ponderou muito bem... bom senso é tudo❤. Eu sou católica apostólica romana, eu assisti toda a série eu gosto muito, pq me fez ter olhar para Jesus diferente humano, amoroso. E me fez amar ainda mais Jesus e Maria e São José❤. Eu entendo muito bem que é série ecumênica, e tem suas liberdade poética. A série só me fez me aproximar mais ainda da Amada Igreja ❤
Gosto muito de assistir e sou católica e meu filho que é budista ficou apaixonado por Jesus. Isto só nos trás pontos positivos para aqueles que nunca ouviram falar porque nós mesmos nao sabemos falar sobre a humanidade de Jesus. Esta série dá oportunidade àqueles que estão fora da igreja e temos muitos testemunhos de conversão. Parabéns para aqueles que tiveram esta inspiração divina para mostrar uma face de Jesus tão simples e acessível de entender, pois ele se tornou um de nós. Se o mal tem a sua própria armadilha todo o tempo para nos perverter, porque Jesus não pode usar esta série para converter a muitos? Tomemos cuidado para não desviarmos muitas almas pelo nosso espírito farisaico. Vamos divulgar cada vez mais esta série e não jogarmos pedra. Louvado seja Deus para sempre! ❤❤❤❤
Exatamente, temos que ter noção de que é uma série. Eu gosto muito do Centro Dom Bosco, mas nessa eles erraram FEIO. Eles defendem a Igreja e acho louvável, mas esse seriado não é um ataque à fé católica. Não assisto essa série pra estudar a Bíblia e nem pra me orientar como catequista 🤡🫠 e o que acho mais legal, eu indiquei à amigos ateus e eles estão assistindo e amando. Me fazem perguntas sobre o evangelho pra saber o que é verdade. Isso é lindo, é ótimo. Que seja só o começo. E eu vou ser sincera, não condeno nem as novelas bíblicas da Record. Os Dez Mandamentos foi o que me despertou pra buscar uma fé e nesse caminho encontrei a Igreja Católica. Então não sabemos o que pode ser a semente na vida de cada um. Perigoso demais ser esse tipo de “tribunal da fé e bons costumes”. Obrigado pelo vídeo Rafael! 🙏🏼
O CDB é sectário, é mal. As pessoas precisam saber que no geral não defendem a fé católica, ao contrário: causam confusão, disseminam a ignorância e dividem.
Falei a mesma e ressalto sou missionária católica e nada irar me desviar para o protestantismo ,irei assistir tudo como já assisti todos filmes antigos de Jesus e as novelas da Record, só fortificam a minha fé. O Centro Dom Bosco sempre polemizando os fatos...
A série é muito boa! É leve, mostra um Jesus humano. Mostra Deus presente na humanidade. Estou esperando novas temporadas. Deus usa de vários meios para atrair pessoas. Parabéns Professor Rafael, você não se omiti diante das polêmicas.
Exatamente isso. Concordo plenamente com a sua opinião. Hoje é tudo ao extremo, as pessoas não conseguem diferenciar as coisas e jogam a criança junto com a água suja da banheira. O Brasil é um país onde muitos são intelectuais sem nunca terem lido um livro.
Brilhante explicação meu nobre, Rafael!!! Te admiro! Concordo plenamente com vc! Mundo da confusão, polêmica boba, vamos focar no imprescindível, Jesus!!! Com certeza está feliz com essa série !👏🏼👏🏼👏🏼 🙏🏼
Eu gosto muito do Centro Dom Bosco e acho o apostolado deles excepcional, mas acho que certas posições são exageradas. Eu vi a crítica que eles fizeram a The Chosen e embora de fato tenha alguns questionamentos pertinentes, não acredito que por causa disso leve as pessoas ao erro. Muito pertinente as colocações de Rafael sobre o filme/mini série Jesus de Nazaré, de Franco Zeffirelli. Acho um dos melhores filmes sobre Jesus (e acredito que a Igreja Católica também acha porque desenhos de Robert Powell como Jesus são usados nos folhetos O Domingo e na revista Liturgia Diária), e tem muitas cenas que não tem na Bíblia. Nem por isso esse filme foi criticado nesse nível. Gosto muito da série e vou continuar vendo, a despeito das críticas
Tem algum relato de algum católico que tenha assistido à série e tenha saído da Igreja Católica? Que tenha apostatado da fé? Que tenha se convertido para outra religião?
Ótimo posicionamento, sou cristã evangélica respeito os católicos, devemos acrescentar o tem de bom para nossas vidas, a religião foi criada por homens, devemos seguir os passos de Jesus, que Deus abençoe imensamente todos aqueles que de uma forma ou de outra conseguiu extrair alguma coisa de bom. Que tenhamos Paz !!!
@@garete.martello a religião não foi criada por homens. Isso é uma falácia protestante. Há 2 mil anos Jesus fundou sua igreja, que foi dividida por Lutero. Não sou eu que estou dizendo, isso é fato histórico e arqueológico. Se vc se interessar pode estudar a fundação da igreja quando Jesus entrega diretamente as chaves do reino dos céus a Pedro.
@@garete.martello e quando você diz que devemos seguir os passos de Jesus como na série the chosen, devemos ter todos os sacramentos, segui-los, até por que todos estão na Bíblia, e muitas igrejas protestantes interpretam de forma errada. Não sei qual é sua denominação evangélica dentro das 40 mil igrejas protestantes, mas Jesus nos pede a unidade que deixou em seus ensinamentos.
@@larissarodriguescosta9089 concordo não faço mais parte dessas igrejas que prega o que quer, que usa a palavra pra seu próprio benefício, não quero entrar nesses méritos de dogmas católicos ou evangélicos pois erros encontramos em todas, o foco aqui é a série, católicos e os envangelicos não mudaram sua religião por conta da série, gostaria que alguém me ajudassem me passando qual o livro e versículo que diz que Pedro recebeu as chaves do céu. Por favor entrei neste bate papo pra trocas de ideias, minha intenção não é ofender nem querer desafeto com ninguém, essa é a primeira vez que faço um comentário na internet, por ver muitas pessoas se ofendendo. Não é meu caso. Abraço a todos.
Boa tarde Rafael! Gostei muito do seu posicionamento. Assisti a série e foi muito marcante na minha vida. Sou católica, Apostólica Romana e Mariana e nada vai abalar minha fé se eu estiver fundamentada e firmada na Palavra de Deus.
É impressionante o fato de se fazer um cavalo de batalha em torno desse assunto, que perda de tempo. Desnecessário. Não sejamos fundamentalistas e farisaicos. Retenha o que é bom e o que não for bom descarte. Só vi bons frutos nas pessoas que assistiram essa série, não tenho do que reclamar.
Você tem toda Razão. Muita gente fazendo confusão na cabeça do povo e criando polêmicas, só pra ganhar seguidores. Tenhamos cuidado a quem estamos seguindo e se deixando evangelizar. Deus abençoe Rafael.
Concordo 100% com vc, Rafael. Não são todos os protestantes e católicos q se opõe à série. A série está cumprindo a finalidade de despertar o interesse por Jesus e a obra de Cristo, enquanto homem. O próprio São Paulo nos orienta, em 1 Tessalonicenses 5:21: "Examinai tudo: abraçai o que é bom". Oq devemos ter é um conhecimento do catecismo da Santa e Única Igreja de Cristo, para q saibamos reter oq a série tem de verdadeiramente cristão, separando do q é apenas licença poética.
Rafael não tem haver com o tema do vídeo mas preciso de uma palavra de conforto. MINHA FAMILIA vem sendo perseguida pelo Padre da paróquia que frequentamos... A gente se Crismou Casou e batizou nossos filhos nessa mesma paróquia. Sempre frenquentamos a Santa Missa e nunca tivesse problemas. Mas trocou o Padre, Ele é um Padre progressista a homilia dele e sempre sobre política falando de facismo e etc. Eu tenho 3 bbs gêmeos de 2 anos e meio e um BB de 1 ano, eu e minha esposa vamos a missa apê pois não temos carro. Eu coloquei o menor no canguru e levo o outro no carrinho e a minha escola leva o outro gêmeo no carrinho tbm. Apesar da dificuldade não faltamos a Santa Missa. Enfim já última Missa que fomos, o Padre venho perguntar se todas esses bbs eram nossos. Uma pergunta maldosa pq ele sabe que são pois minha esposa é catequista e já tinha falado com ele que tinha 3 bbs. Enfim durante a Santa Missa fazemos de tudo para não atrapalhar mas as vezes acontece uma birra um choro e são 2 adultos pra segurar 3 bbs. Qualquer sinal de barulho que meus filhos faziam o Padre parava a homilia e ficava olhando pra gente, colocando toda a igreja a fazer o mesmo tbm todos ficavam encarando a gente. Teve um certo momento que assistimos a Missa do lado de fora pq eu acho que se a gente não saísse ele mesmo expulsava a gente. Isso mexeu muito com a gente essa perseguição e minha família ter que assistir a missa do lado de fora. Uma família que foi formada na paróquia sempre servimos a paróquia... Eu queria muito uma palavra de conforto pq estava difícil para nós suportamos isso. Não queremos atrapalhar ninguém mas tbm não quero privar meus filhos de ir a Santa Missa. Detalhe um dos gêmeos tá com suspeita de autismo e isso machuca mais ainda os olhares de toda as pessoas para ele.
Fiquei triste ao ler seu relato como um padre pode fazer isso . Espero que Nossa Senhora toque o coração da sua comunidade para que os ajude a mostrar ao padre a importância da sua família. Deus abençoe vocês e seus filhos!!
Vocês teriam como passar a frequentar outra comunidade? Se tiver, sugiro que façam isso para conseguirem ter paz e frequentar às missas sem olhares e atos de afronta. Mas também orem para que esse sacerdote se converta verdadeiramente. Se não tiverem como mudar de comunidade talvez seja bom conversar sobre essa situação com o Bispo, isso se ele não for da mesma linha ideológica do padre.
@@dircearrebola6150 Estamos discernindo sobre isso, Ainda não tomamos uma decisão pq é a única paróquia que dá pra ir apê. Além de ser bem injusto né já que Casamos lá batizamos nossos filhos. Mas enfim Seja o que Deus quiser
Eu e minha esposa adoramos a série e choramos juntos em quase todos capítulos, sou católico desde criança mais nunca fui muito presente, mais começamos a participar de um grupo de oração da igreja católica, entramos para o ministério de intercessão, comecei a orar em línguas, descobrir que tenho o dom das lágrimas, nossa vida só tem melhorado, a série ajuda a amolecer corações a muito machucados, endurecidos pelas tristezas do mundo traz curiosidade pela palavra, compreendemos as diferenças e licenças poéticas de cada passagem e que em nada desabona a qualidade e a capacidade de nos emocionar, comecei a ler a bíblia pra valer, Deus e o diabo usam de vários artifícios para falar com a gente e nos conduzir para um lado o outro, um filme, uma música, um amigo, um livro, um acidente, ou qualquer outra coisa e tenho certeza que o diabo tá puto com essa série trazendo um monte de gente para as igrejas. Parabéns pela análise
Boa tarde Rafael eu assisti a primeira temporada e amei sou católica e aprendi demais sobre os Evangelhos , principalmente o ator q faz Jesus ele passa uma Fé pr nós sem igual , maravilhoso vou assistir todas .
É a série é sim baseada em bíblia protestante, embora tenha falas inadequadas, não dá pra negar que a interpretação desse rapaz de Jesus é realmente divina.
Além de ver o lado humano de Jesus, o que me prendeu na série foi o fato de que os apóstolos eram iguais a nós, pessoas normais, cheias de dúvidas, defeitos, aflições, e foram essas pessoas que Jesus escolheu para estar com ele. Ou seja, Ele nos quer perto Dele, Ele nos quer com Ele e para Ele. Isso me fez dar um passo mais profundo na fé.
A minha filha despertou o desejo de conhecer mais a Bíblia à partir dessa série. Eu à vejo como um instrumento de Deus pra despertar a fé de muitos, principalmente dos jovens.
Meu comentário é de alguém cheio de barro, lameado, mas busco a salvação. Eu voltei à Igreja devido ao professor Olavo. Eu já bem velho, infelizmente. Se soubesse de tudo da Fé na minha tortisse, no desarranjo que estava, talvez não conseguiria seguir e à medida que tive os sacramentos coisas que fazia, tão grudadas em mim, simplesmente, não as faço mais. Sigo o conselho de São Paulo, o que convém, sem esquecer de minhas inclinações e por isso peço as Graças do Céu. Gosto de todos vocês, CDB, Rafael, Sidney Silveira,... Filmes como The Chosen, O Apóstolo Paulo, A Paixão de Cristo... Penso que se algo leva à Santíssima Trindade e não faz pessoas se perderem, então, vale a pena. Se não tivéssemos sido separados, mas agora precisamos encontrar cada ovelha e cada uma delas de volta, maior alegria no céu.
Acho muito concernentes as ponderações do Professor Raphael. Temos que entender que nossa “bússola” é o grandioso depósito da Doutrina Católica! Parabéns, Professor pelo bom senso e equilíbrio!
Concordo plenamente com seus comentários Rafael. Eu estou assistindo e gostando bastante . E reforço o que alguns colegas estão comentando. Ela está arrebatando mais pessoas para Jesus do que afastando. E, estamos precisando disto. O equilíbrio é o cerne de tudo!
Ser um revolucionário é mudar a história e deixar sua marca. Lembram de alguém que fez isso? Mudou até o calendário, AC e DC. A Revolução de Jesus não é uma revolução social, mas é uma revolução que mudou minha vida interior e que nos concedeu a salvação. Feliz Páscoa a TODOS!
O que esses críticos estão fazendo para trazer as pessoas para a casa de Deus? Graças à série The Chosen eu voltei para perto do Senhor, e por mais que seja uma arte, uma adaptação das escrituras, tem um valor inestimável. Simples assim!
O ator é tão católico, que não avisou ao escritor da série, que Nossa Senhora foi concedida sem pecado (Imaculada Conceição) e não sofreu dores de parto.
Quanto às críticas do Centro Dom Bosco, p q apenas criticar? Em que a série desvia qualquer pessoa que a assista??? Pelo contrário, só vejo comentários de pessoas que voltaram para a igreja.
Assisti aos vídeos aos quais você se referiu. Concordo plenamente com você. Conheço pessoas que se converteram após assistir a essa série. Inclusive jovens que passaram a integrar, inclusive, pastorais da Igreja Católica. Cabe a Igreja Católica acolher e providenciar um catecismo que preste a esses novos católicos. O que a Igreja não têm feito.
Comecei a assistir recentemente, assisto um pouco a cada dia devido a minha correria, e sinceramente estou amando, me emociono em cada passagem, e como é maravilhoso imaginar Jesus assim ❤ Acredito que irá converter muitas vidas sim ❤
Concordo contigo Rafa, a pessoa tem preguiça de estudar a Bíblia e quer ser catequizada por uma série... Assistir duas vezes a 1º e 2º temporária não tem como não ver Jesus no Jonathan.
Posso concordar com a maioria dos argumentos apresentados pelo Rafael e é sem dúvida fundamental que não nos tornemos fundamentalistas pois pode-se deitar fora o bebê com a água do banho. Isso é muito certo e é muito bem vindo esse bom senso. Agora achei a crítica ao Centro Dom Bosco de injusta e grave. Como Católicos estão a fazer aquilo que qualquer católico deveria fazer: defender a Verdade, defender a Fé Católica, que é O Caminho de Salvação e como tal sem esse Caminho defendido e assegurado não chegamos à Salvação desejada. Esse trabalho árduo, de Cruz, mesmo, trabalho heróico necessita ser feito porque a Igreja e o Povo de Deus estão numa situação caótica, que nem católico, devido à precária, se não mesmo ausente e em muitas situações errada, catequese, se apercebe. Estamos a viver a realidade que Jesus falou «Cuidado com os falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores» Mateus 7:15. Infelizmente quem faz esse trabalho de alertar as ovelhas, é um trabalho que não cai nas graças de certa hierarquia e até da maioria do povo católico pelo relaxamento que por décadas se tem verificado no que respeita à verdadeira doutrina católica, e são atacados e perseguidos por isso. Hoje quem fala a verdadeira doutrina católica é perseguido. Nada que não tenha sido profetizado. Devíamos, sim, estar muito gratos ao CDB. Para concluir, temos que fazer esforços para conhecer, aprender, para nos familiarizarmos o melhor possível com a Palavra de Deus e com a Sagrada Tradição e Magistério, pilares da Fé Católica, e viver uma vida sacramental para que com a Graça de Deus poder discernir o correto do errado e não cair no erro e na confusão atuais. Não é fácil, pois não é, os tempos também não são nada fáceis e como diz o ditado "para grandes males, grandes remédios". Vigiai e orai.
A advertência do CDB é pertinente. O católico deve conhecer os fundamentos de sua doutrina. Isso é um fato, pois, sim, é verdade, que a maioria não se atenta para as verdades de fé a que se referiram. Eles geram uma oportunidade para se aprender e saber defender a fé. Assim, eles indicam o cuidado ao se assistir à série e fazer disso momento de educação. Vamos lembrar, Rafael, que a religião Católica se baseia na Palavra, na Tradição e no Magistério da Igreja. Desse modo, cuidado com a expressão "Não está na Bíblia" - argumento protestante.
Eu percebi uma preocupação do Centro Dom Bosco em fazer um alerta aos católicos e não simplesmente uma crítica genérica como a de outros. Penso que o CDB faz um verdadeiro resgate da doutrina e tradição católica. Considero perigosa a aproximação da série The Chosen com o relativismo doutrinário que pode sim confundir os menos preparados. Tentei assistir a série e achei muito "novela". Mas é meu ponto de vista. Respeito a quem assiste e até louvo a Deus pelos relatos de conversão. Prefiro, sem dúvida desligar a TV. Como eu não li o Livro de Mórmon não sei apontar se houve ou não citações do texto, mas se realmente houve (como alguns disseram), penso que aos católicos não convém mesmo assistir por, justamente misturar doutrinas. E é importante ao verdadeiro católico saber o que é Ecumenismo antes de se juntar com adeptos de outras (falsas) religiões para produzirem algo de vulto em nossos dias.
@@dinossauro2269 pois é, se fosse algum sacerdote da Santa Igreja a tecer considerações sobre e orientar os fiéis de forma segura, categórica e dentro da visão católica muitos se calariam e obedeceriam, pois seria um argumento de autoridade. Contudo, com a ausência de manifestações dos pastores, coube aos leigos católicos o escrutínio de temas que antes era uma obrigação de estado dos sacerdotes. Por causa disso cresce a confusão no rebanho e pululam as "opiniões" e as acusações de falta de autoridade para falar no tema (ou o contrário, justamente por alguém ser erudito ou arrogar ser). Como sou pai, marido e educador preciso estar alerta ao que pode perverter a educação que quero dar aos meus filhos e à fé que preciso cada vez mais conhecer para melhor vivê-la.
@cristianobrum8532 você disse bem! O Católico praticante não pode aceitar que se fale qualquer coisa a respeito de Jesus. Se o ator é Católico é escolha dele. Já que o Católico tem o Livre Arbítrio, melhor não ver.
Acho engraçado falarem mal da série porque tem cenas que a bíblia não relata, mas ninguém critica as igrejas e os líderes (doutores da lei) por o tempo todo estarem criando regras que não estão na Bíblia.
Outra coisa: os evangélicos são tão preconceituosos sobre Maria que não devem estar aceitando o tratamento tão amoroso e com o devido respeito que obviamente Jesus tinha por sua mãe!! Lindo de ver!!
Rafael, obrigada por seu vídeo. Sou católica e assisti The Chosen. Em nada diminuiu minha fé, mas ao contrário. Tão simples analisar por essa ótica que você analisou, uma pena as pessoas complicarem tanto as coisas.
Pois é, quem não quer assistir não assista, mas tbm quem quiser assistir e comentar sobre o que concorda e não concorda tbm pode, vc tem seus pensamentos e opiniões, mas o outro tbm tem
Sou católica, ministra extraordinária da Eucaristia. Assisti a série e gostei muito. Não me coloca nenhuma dúvida de fé, ao contrário aumentou ainda mais o meu amor a Deus e ao próximo Penso que é da vontade de Deus e está evangelizando o mundo todo
Eu estava completamente afastada da religião e essa série me aproximou novamente de Deus e de Jesus! Estudei em escola católica desde o pré-escolar até o 2º grau, porém quando entrei para faculdade, me afastei da religião, e estava sentindo um profundo vazio espiritual. Graças a essa série, voltei a me conectar com a religião e estou me sentindo muito melhor! Concordo com tudo que você disse e penso da mesma forma! Assisti uma parte do vídeo que condena essa série para católicos, mas parei de assistir porque achei super radical e preconceituoso. Acho cativante o Jonathan Roumie, que interpreta um Jesus bondoso, amigo, leve, humano e acessível (exatamente como eu imagino que Jesus era). Dou nota 1.000 para essa série e sou muito grata por ela existir! 💯❤🙏
Os que se dizem católicos não notaram que já na terceira temporada há um episódio em que Jesus retorna pra casa e pergunta pelos seus irmãos à Maria? Eu, quando ainda estava "inocente" e apaixonado pela série não entendi. Pensei que Jesus estava a perguntar pelos seus apóstolos, mas quando assisti a uma entrevista do diretor da série afirmando que fará um episódio em que mostrará "os irmãos de Jesus" foi que me toquei que de fato ele perguntava a Maria não pelos seus apóstolos, mas pelos "filhos de Maria", seus "irmãos".
Vão dizer: "ah, mas Jesus disse que Maria é a mulher mais importante pra ele nesta série"... Mas não é para o diretor da série, que a trata como uma mulher qualquer. Nós, católicos, pelo contrário acreditamos que a Bem-Aventurada e SEMRE, SEMPRE, SEMPRE VIRGEM Maria permaneceu virgem antes, durante e após o nascimento de seu Único Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo que teve como pai nutrício nesta terra o Bem-Aventurado São José, CASTO, CASTO, CASTO Esposo de Maria e Guardião PERPÉTUO, PERPÉTUO, PERPÉTUO da Virgindade PERPÉTUA, PERPÉTUA, PERPÉTUA da Bem-Aventurada e Sempre Virgem Maria... SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE!
Eu qdo vi entendi, que ele perguntou sobre as pessoas de sua família. Lembremos que eles não tem palavras vastas como português. Entendi muito bem a cena. Concordo com Rafael
Precisamos estar atentos . É bom que saibamos da importância da nossa fé. Eu creio, adoro, amo espero. Peço perdão pelos que não crêem nao adoram nao esperam ( Fátima)
Perfeito Rafael. A série me marcou muitoooo e ainda marca com seus episódios. Sou católico e nada me abalou quanto a minha fé, ao contrário, me marcou muitooo e me fez refletir quantos os ensinamentos de Jesus.🙏🙏🙏
Eu não assisto a série, porque estou sem Netflix, mas assisti a entrevista dos atores no Inteligência Ltda. O ator intérprete de Jesus, nasceu de mãe católica e pai ortodoxo (ou o contrário) e frequentavam a igreja ortodoxa. Ainda qdo era criança a família mudou para outra cidade, daí eles começaram a frequentar a Igreja Católica. Um dia, ele implora à Deus que o ajude, pois passava até fome, já era ator, fazia coisas pequenas, mas não ganhava o suficiente para o sustento. Ele pediu uma direção, que se fosse necessário ele mudaria de vida, procuraria outra coisa pra fazer. E aí sim, 3 meses depois, apareceu o convite do filme. A princípio era uma produção independente, com arrecadação de dinheiro pela internet. O sucesso veio, a Netflix pagou a produção e é um sucesso!!! Se isso não é uma coisa de Deus, eu não sei mais o que é. Obs: gostei de ler vários testemunhos positivos nesse monte de comentário! Mais um motivo pra acreditarmos que a mão de Deus está aqui!!!! Chega de ódio!! Falta Deus nesse mundo 🌎 ❤
O CDB não fomenta o sedvacantismo e é uma pena ouvir isso de alguém como vc... Mas vc, falando isso, fomenta a discórdia por causa da sua preciosa série. Parece que já foi esquecido todo mal que a cultura pode causar quando se propaga o erro em pequenas doses ainda mais quando se trata de Jesus. Pena ver que até canais protestantes estão com mais prudência sobre esse assunto do que o seu canal .
Estão criticando a série porque o ator que faz o personagem de Jesus é católico. É preciso ter discernimento para entender que a obra mostra a trajetória de Jesus que nos deixou ensinamentos preciosos como o amor, misericórdia, perdão.
Eu acho que da pra assistir e "reter o que é bom" , mas acredito que para um católico que não tem a formação básica, pode acreditar em coisas que a Igreja Católica não acredita.
Por isso não devemos assistir essas coisas. Estão confundindo a cabeça das pessoas . Isso é ecomunismo...estou perplexa em ver tanta gente achando normal! Não representa a fé católica, portanto, católicos não devemos assistir!
Os diretores e idealizadores da série são católicos. A única coisa que são dos mórmons é o set de filmagem a partir da 3a temporada. O principal assessor teológico da série é um padre teólogo católico.
Eu vi a primeira vez que passou ou a 1° temporada. Sempre falei com meu filho, que não gostava da fala (modo de falar) da série. Acho que não tem necessidade de vê essa série pra mim.
Quando eu comecei a assistir a série me deu muita vontade de ler a Bíblia para conhecer a história de Jesus. E em nenhum momento a série abalou a minha fé.
É uma série muito linda! Não é atoa que está fazendo sucesso em todo mundo e atingindo pessoas de várias crenças e até aqueles que não acreditam em Deus. É logico que quem conhece bem, sabe que a série não é totalmente verídica, tem seus momentos de inspirações, acho que isso que a torna muito bonita, faz com que as pessoas consigam se imaginar naquele momento. Estamos precisando muito de Deus cada vez mais, e essa série mostra o quanto estamos carente de algo que nos transmita paz e esperança.
Estou encantada com a série! Eu sou e sempre fui muito católica, minha avó praticamente morava na Igreja, minha mãe uma santa! Eu conheço a Bíblia, mais toda palavra de Jesus me tocava forte e renascia na fé!!!!! Quando eu converso com Deus, eu vejo esse Jesus… Maravilhoso!!! Parabéns Jonathan JESUS!!!!! Bom demais!!! Lindo JESUS!!!!!!!!!!!!
Eu sou católico minha vida toda. Minha mãe é católica, minha esposa é católica. Meus irmãos são católicos. E os meu outros parentes tanto do lado da minha mãe quanto do meu pai, são evangélicos de outras igrejas, e pra mim está tudo bem. Eu não vou deixar de conversar com eles, só porque são evangélicos. Assim como eu também tenho amigos evangélicos, e tudo bem. Nós temos que respeitar as religiões independente de qual for. Mas a verdadeira religião está Jesus Cristo no coração. Amém. Muito legal o canal. Show de bola. ❤❤❤
Jesus nao era como essa serie mostra .. Jesus ja foi revelado pra Servas de Deus catolicas Livros 📚 Monja Maria Cecília Baij e Maria Valtorta ... e Jesus era muito sofredor pelos pecados do mundo inteiro ... não era desse jeito retratado nessa serie ... Jesus era muito sério e concentrado ...
Meu Deus, graças a Deus ouvi alguém sensato falar sobre o assunto. Como é bom ouvir pessoas inteligentes. Coloquei um comentário no vídeo do Instituto Dom Bosco dizendo que mudança num roteiro nunca iria abalar minha fé, nem a de quem conhece a Bíblia. Que povo de fé fraca .
Eu nao gostei pois os apostolos parecem adolescentes cheios de trejeitos... mas falo isso bem antes do video do cdb, so questao de gosto mesmo. Achei muito infanto-juvenil...
Sou católica um vou a missas diárias,comungo,rezo o terço todos os dias na capela , faço adoração eucarística diária,e estou aguardando ansiosa a 4° temporada do The Chosen...só me aproximou mais de Jesus . obrigada.
Falou bem até dizer que o CDB apoia o sedevacantismo. NUNCA fizeram isso! Inclusive tem vídeos nos quais eles CRITICAM! Acho que você precisa saber mais sobre as coisas antes de dar sua opinião!
eu naão disse que eles APOIAM O SEDESEVACANTISMO: Eu disse que seus conteudos levam ao sedevacantismo, mesmo eles tendo feito videos muito bons sobre os temas. Deus te abençõe
Sinceramente para mim o CDB tem muita em "verdade" e pouco em Espírito. Deus nos chama a ser verdadeiros adoradores que o adorem em Espírito e em verdade. E uma das coisas é ler, meditar a palavra que veio do próprio Deus vivo a bíblia, mas pra alguns é mais importante meditar ladainhas 💁♀️
Parabéns Professor! Sempre ponderado em suas palavras. Acabei de ouvir uma pregação do Frei Gilson que ele fala sobre termos equilíbrio. Que Deus abençoe a todos!
Pergunta 1: Quantas pessoas passaram a crer depois de assistir a série? Pergunta 2: Quantas pessoas DEIXARAM de crer depois de assistir a série? Ponto final.
Obrigada Rafael pela live,vc sempre muito sábio,eu confesso que a série abriu minha mente, consegui após assistir a Série a entrar na sena do Evangelho e enchergar o que Jesus quer de nós, para que Ele veio.. Vai da interpretação de cada um,eu amo a interpretação do Ator Jonathan Roumie.
Sou católica e estou realmente apaixonada pela série! Quebra um pouco os paradigmas de um Jesus intocável, divino demais, sendo que até o último momento, Jesus manteve sua humanidade. Caso contrário, o sacrifício que ele fez não teria valido. O The Chosen é uma adaptação e não um documentário oficial! Ele mostra as dúvidas, as imperfeições humanas dos apóstolos! É muito bem feito no sentido de aproximar todas as religiões. Eu indico a série pra todas as pessoas que conheço! Esses que criticam a série, estão com travas nos olhos! Eles deveriam pensar, meditar e orar mais para não agirem como Caifás!!!!
Estou assistindo um conteúdo maravilhoso de ensino do catecismo católico no Centro Dom Bosco 🙏 Fala da coisas boas que eles fazem . Respeito sua opinião mas não concordo com seu ataque sem fundamento ao Centro Dom Bosco . Infeliz seu comentário no final do vídeo
Sem fundamento? Ele tá fazendo uma exposição dos prós da série. O CDB é que tem parar de falar dos bispos, como se nenhum prestasse. Eles sim, só fazem críticas depreciativas e não mostram o que é bom.
"corremos o risco de nós tornarmos fariseus " perfeito! Tem muita gente amante só de dogmas e sem amor. Dogmas são uma graça mas sem amor não dá! Sem o Espírito de Cristo não dá! Isso é pra mim e pra muitos. Senhor não deixe que eu me perca de vc❤
Sou católica, assisti a série e mesmo fazendo leitura diária da Bíblia e tido muito envolvimento na igreja, compreendi muito mais o lado humano de Jesus, seu envolvimento pessoal e divino com todos que encontrava e proporcionava alívio em suas angústias.
Pra mim, nos tempo😢s que nós estamos eu não concordo com três coisas, o perigo iminente de perdermos a salvação por uma coisa boba não nos permite ser condencendente com a licença poética, estamos falando de uma "pessoa" - Jesus, que tem na bíblia uma biografia, não podemos ser condencendentes com o respeito humano escrúpuloso e uma vez filmado fica registrado para sempre... Agora, pode não ser motivo de confusão, mas depois pode. Uma inverdade pode se tornar verdade... Não acho que seja uma coisa boa. Pode ter coisas positivas, mas também tem negativas. Só o fato de colocar Nossa Senhora sentindo dor no parto... Não consigo ver bem nisso.
@@felipemoreno3086 eu sempre ouvi de várias pregações que com o pecado não se conversa. O problema não é o amor de Deus, somos nós e o diabo que engana, mente, rouba e destrói. Eu já vi testemunhos de pessoas que foram para o caminho do mal por causa de coisas muito pequenas. Eu creio muito no versículo que diz que o diabo é como um leão a rugir procurando a quem devorar. Na idade que estou hoje, eu sou muito cautelosa sim. E, te falar a verdade, quanto mais eu penso nisso, não consigo aceitar ... A quantos séculos a igreja vem defendendo o dogma da virgindade de Maria por exemplo, é uma falta de respeito com aqueles que vieram antes de nós e que até perderam a vida por Cristo. Penso nos meus filhos por exemplo que ainda estão em formação... E se muitos que estão vendo se converterem para outras religiões? Não é a igreja de Jesus... Minha mãe sempre diz, quem quer pegar passarinho não diz xô... O diabo nunca vai se apresentar do jeito que é... Pode ser um exagero, mas a gente tá falando de Jesus, não é uma pessoa qualquer. Os irmãos que me perdoem.... Aqueke moço que faz Jesus na serie eu acredito verdadeiramente na boa intenção do coração dele, mas só isso não me convence.
@@josianybraz9415 as pessoas caem por coisas pequenas que são ruins, não que são boas. E você comentou sobre o dogma da virgindade de Maria. Quem disse isso, a Bíblia ou a Igreja? Eu me considero católico. Mas é incoerente criticar uma série por ter coisas que não estão relatadas na Bíblia, e defender dogmas que acrescentam coisas à Bíblia como verdade absoluta. Que Deus me perdoe se eu estiver errado, mas as igrejas, sejam elas católicas ou de outra denominação, criaram regras e dogmas que não estão na Bíblia por séculos. Os próprios líderes católicos muitas vezes divergem em suas opiniões. Porque eu deveria aceitar uma opinião como verdade absoluta, só porque um líder disse? Não foi isso que Jesus criticou nos fariseus?
Fiquei de certa forma chocada com a polêmica, ainda mais depois das novidades vindo do Vaticano, o demonio é astuto, quantas pessoas deixarão de voltar para a Igreja depois disto? Eu assisto com olhos criticos e sinceramente nada daquilo abala minha fé.
Concordo com o CDB. A Bíblia também diz que nada se acrescente ou seja retirado dos ensinamentos divinos. Submeter Deus à licença poética é um desrespeito, na minha humilde opinião. Há quem saiba identificar erros e verdades, mas a maioria não e seguirá numa falsa doutrina. Principalmente o povo brasileiro, muito disperso e carente de visão e raciocínio críticos. O Padre Braulio D'Alessandro, disse uma frase que me marcou muito: "A fumaça de satanás, que invadiu o Vaticano, se tornou um incêndio de grandes proporções" Admitir distorções biblicas em nome do entretenimento, me parece um desrespeito de grandes proporções à Deus Todo Poderoso, diante do qual, todo joelho deve se dobrar, no céu, na terra e no inferno. Jesus andava entre todos, humanamente e com a Sua divindade agregada. Humanizá-Lo a ponto de separar as duas essências, não me agrada (é a minha opinião, apenas). Também ouvi, na minha juventude, algo que jamais esqueci: satanás não aparece feio, com chifres e rabo, pois desta forma fugiriamos dele, se mostra belo e sedutor, é dissimulado, mentiroso, enganador, conquista com o que parece ser bom para depois induzir a humanidade por caminhos maus. Usar as visões de Santa Catarina Emerich, para complementar uma obra católica, não pode ser comparado a entendimentos protestantes, como dores no parto. Não concordo com esta colocação. A primeira pessoa que ouvi criticando esta série, foi o Rafael Bitencourt, que não é católico. Ele fundamentou em distorções biblicas e dos mórmons, para as suas fundamentações. As críticas não são devido ao ator principal ser católico. Devemos cuidar com as armadilhas do mundo! Principalmente nos tempos cruciais que estamos vivendo. Li críticas desrespeitosas nos comentários por aqui, usando termos inadequados a um católico. Por aí vemos como abrir brechas na doutrina, mantém as pessoas no erro. Eu sugiro que aprendamos a fundamentar as nossas idéias com fatos adequados e não com ofensas a quem pensa diferente. Expus a minha opinião, conforme sugerido. Se estou certa ou errada, rogo a Deus, à Nossa Senhora, ao meu Santo Anjo da Guarda e São Rafael, que tanto amo 💚👼 A paz de Jesus e o amor de Maria! Abençoado dia! Christus vincit!
Ufa!!! Ainda bem que vc escreveu aquilo que estava me sufocando. Assisti recentemente uma rádio entrevistando pessoas sobre um determinado júri popular que aconteceria na cidade, sobre um caso amplamente noticiado e fiquei perplexa com a dificuldade de raciocínio que as pessoas demonstravam. Amiga vc disse tudo. Com pouco ou nenhum conhecimento da nossa doutrina , certamente muitos irão trilhar por mais uma falsa doutrina. Lamentável.
Minha filha voltou para a igreja depois que assistiu a série. Ela tem 26 anos. Teve uma experiência incrível com Jesus no acampamento de carnaval. Só agradeço 🙏
Que maravilha! Deus a abençoe! Rezo para que meu filho volte para a igreja também!
❤❤❤❤
Eu assisti não vi nada de nada
Glória a Deus 🙏🏼
Desculpa o erro eu quis dizer que não achei nada de mais é que vou assistir quanto tiver oportunidade
Meu esposo mudou completamente depois do episódio com Nicodemos. A maior dificuldade que tínhamos era de ir à missa aos domingos, pq por qlqr motivo ele cancelava por não entender a importância disso, mas depois daquele episódio ele nunca mais faltou nenhuma missa dominical, servimos à Igreja, ele perdeu o preconceito com a confissão e está a cada dia mais evoluindo como católico.
Essa série foi um divisor de águas na nossa vida, pois estávamos noivos e eu sofria muito com o descaso dele com a Igreja, mas graças à Palavra de Deus que chegou até ele pelo audiovisual (pois até então nunca havia lido a Bíblia) ele renasceu do Espírito como é dito no episódio. Eu choro sempre que lembro dele, com as lágrimas caindo, confuso com a situação, mas certo de sua decisão de amar a Deus! ❤❤❤❤❤❤❤❤
Que maravilha...
O Glória!!!❤
Glória a Deus
Graças a Deus
A parte onde Jesus fala a Nicodemos: Você chegou tão perto! Foi emocionante! Chorei muito...😢
Eu era muito ativa na Igreja, catequista, líder de grupo jovem, já fui da obra da comunidade católica Shalom, já fiz discernimento vocacional para a vida religiosa... Mas uma depressão me afastou da minha caminhada, e fiquei 3 anos indo a missa esporadicamente, sem vida de oração, longe da Igreja. Ao assistir a série, eu senti tanta saudade de Deus, tanta saudade de servir, saudade da alegria que eu sentia quando estava trabalhando nos retiros, nos eventos paroquiais, mas acima de tudo, da minha amizade com Deus. E decidi me confessar e voltar às missas e ao sacramento da Comunhão.
Essa série pode ter suas liberdades criativas em relação às adaptações históricas das Escrituras, pode retratar um Jesus talvez muito bonzinho, até então, mas creio que o objetivo da série não é catequisar ninguém, porque esse papel é da Igreja, mas sim oferecer uma experiência de encontro com Jesus, ou no meu caso, de reencontro... A intenção é de alguma maneira mostrar o quanto Jesus amou os seus, o quão mágico e único foi conviver com Ele, estar com Ele, comer na mesma mesa, sentir o seu abraço, ouvir a sua voz, caminhar ao seu lado, ser seu escolhido.
Para mim, essa série é uma forma de Deus se comunicar com o mundo de hoje, tanto com o seu povo escolhido, os cristãos, quanto com os "gentis".
Até que enfim, encontrei alguém com senso crítico lúcido. Parabéns.
Excelente retorno às atividades da igreja. Parabéns viu ?
Perfeito teu comentário. Este sim lúcido e sensato.
Louvado seja Deus pelo seu retorno minha irmã ❤
Falou tudo minha irmã ❤
Esse série apareceu bem no tempo da minha conversão, e cada episódio colocava no meu coração a certeza de que Deus me chama a conversão. E quando descobri que o ator era católico me alegrou muito. Cada chamado da série e em particular o chamado de Mateus toca na alma.
Assino embaixo...vamos orar e agradecer por este meio estar ajudando na conversão de tantas pessoas e nos fazendo voltar o olhar pra Jesus ❤❤❤
Meu namorado comprou uma Bíblia e está lendo diariamente, após assistir a série. Embora de berço evangélico vai comigo para a missa. A série ela nos aproxima de Deus! Por que não seria válida?
Se todos os dias, seu namorado procurar lê um capítulo evangelho, de repente ele termina, vai pra os atos dos apóstolos, etc.....consegui assim orientado pelo um padre, consegui todos os evangelho, minha leitura preferida..
Veja um vídeo sobre essa série, no canal do Centro Dom Bosco. Os conteúdos do CDB são muito bons.
Que o Espírito Santo , abra os olhos do seu namorado pra luz do evangelho… Porq, “ tem muitos Nicodemos “intusiasmo da Bíblia”, Conhece as histórias mas não tem a experiência com Deus. Quer sabe mas ? Procura uma igreja Universal…
O papel mais importante é de Jesus e ele é católico uau ❤ série muito válida! Me emociono sempre que assisto, eles trouxeram um Jesus que mostra que Jesus foi realmente humano como nós....Ah é linda a Série!!
Isto demonstra a decadência dos tempos modernos, é preciso uma série de televisão para nos aproximar de Deus...
Paz e Bem, prof. Rafael! Sou formado em teologia. Concordo plenamente com sua posição. Muito obrigado pelo seu apostolado. Deus continue abençoando muito sua vida e missão.
Sou católica e essa série coloca a figura de Jesus tão próxima de nós! Amo, vou continuar assistindo. Meu cunhado que era ateu, ficou "hipnotizado" e interessado em seguir os capítulos e curioso sobre a história de Jesus.
Uma série que resgata a fé e traz a imagem viva do nosso Salvador, deveria ser incentivada. Principalmente pelo alcance positivo em pessoas que não tinham fé alguma.
"Quem não é contra nós, é por nós."
@@merymarques2578 Cada um tem uma história diferente, uma percepção diferente. As vezes é preciso uma porta aberta pra chegar a um destino mais profundo. The Chosen pode sim, ser essa porta. Eu vi isso acontecer com pessoas próximas a mim. Em uma época em que a maioria dos conteúdos não agrega nada, uma série falando sobre Jesus atingir essa proporção deve ser apoiada, em minha humilde opinião.
Quem quiser, assista. Quem não quiser não assista. Simples assim.
Concordo!
Eu também concordo
Eu me converti em 2017 , sou catequista, ministra e estudo o Catecismo da igreja Católica, faço escola da fé na paróquia,leio a bíblia, liturgia diária enfim, eu choro em todos os episódios o meu Amor a Jesus Cristo só aumentou. Esta série é abençoada e está convertendo as pessoas 🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙏🙏🙏. É lindo ser Católico 🥰
Amém ❤
Tanta coisa ruim para ser criticada e banida, alguém vem criticar uma série que só nos traz lembranças da nossa salvação. Amo ver.
Exatamente!!
❤o diretor da serie, nos disse que quando fez o piloto Shepard, o pastor, ele não conhecia sobre o dogma da igreja catolico sobre o parto indolor de maria... e pediu desculpas publicas aos espectadores catolicos....
Mas no curta "os mensageiros" ele também fez uma cena dessas. O pronunciamento foi antes ou depois de Os mensageiros?
Aonde ele diz isso
Perfeito!!!!
Esse episódio foi um piloto e sequer faz parte do cânone da série já q n esta presente em nenhuma das temporadas e só pode ser visto no aplicativo do estúdio.
A série é mto respeitosa c a Santa Mãe de Deus e isso fica claro a influência do padre católico consultor(q ainda ainda trabalhava na série na época do episódio piloto)
@@danielapinheirodani4858 nas entrevistas e rodas de conversas que ele participa nos EUA.
@@OVooDAguia Eu acho que não. Pois o piloto trás algo bem caseiro e não tem os atores principais. Já "Os Mensageiros" é gravado com a qualidade normal da série e com os atores regulares.
Gente, é muito simples: assiste um episódio e leia no evangelho como está escrito. Então vc absorverá somente o que é pertinente.
O que a gente precisa é conhecer a Palavra de Deus! Somente conhecendo a Palavra, vamos ser livres para assistir sem medo.
Sensacional! Eu sempre fui católico e estava muito afastado. A série mexeu muito comigo e hoje estou no projeto de ler a Bíblia inteira através do livro do mons. Jonas Abib e começando o curso de fé católica do padre Paulo Ricardo. É isso aí. Melhor aglutinar. A série e um convite para mergulhar em águas mais profundas. E eu vou mergulhar!
Sou católico e o conteúdo da série não me causou nenhuma dúvida. Ao contrário, é muito boa.
Recomendo.
Sim. Me atento ao já li nos Evangelhos sei separar!
Em resumo é isso. 👏👏👏
Péssimas catequeses jeito né em dia, não que a série seja péssima, mas tem muitas incoerências.
Se você viu o vídeo do centro dom Bosco falando dos problemas que a série é, e ainda continua com essa visão, sem dúvidas, católica você não é, no mínimo não tem a menor noção do que é ser católico, o famoso catolico de IBGE
Tenho 52 anos e 3 filhos homens 27, 20 e 19. Assisti todos os episódios disponiveis. E queria convidar a todos que assistam antes de qualquer análise. Sou católico, já li toda bíblia e assisti varias series e filmes relacionados. Algo me prendeu a esta série que me fez muito feliz desde o 1 episódio. E talvez pra alguns não irão nem notar, mas a atração será a mesma. Pra mim foi a linguagem e atores jovens. Alegria da jovialidade deixa a mensagem leve que conquistou minha atenção. Era como estivesse com meus filhos. Jesus anda com uma mochila nas costas os discípulos tem particularidades que fizeram ser escolhidos. Tem parte curiosa sobre David para bons entendedores. O fascínio e atração por Jesus por todos os personagens é quase uma extensão para o expectador. Tenho certeza que a série tem potencial para atrair e cativar muitos que estejam buscando uma direção. Um encontro verdadeiro com Jesus e seus ensinamentos. Assistam e parabéns Rafa por sua análise. Vc foi captou a mesma simpatia e atração em poucos episódios. Abraços e felicidades a todos!
Eu fico com e explicação do Centro Dom Bosco e do Tiago do Católico de verdade, que são muito sérios, Pra quem é mesmo católico e conhece bem a nossa Igreja oke. Mas o católico que ñ sabe muito ou para o protestante só vai dar confusão. Eu nunca vi e ñ assistirei. O que estou vendo é que esse ator, está sendo comparado com Jesus. Precisamos ter cuidado com isso!
Ótima reflexão, eu estava passando por um momento de depressão e crises, devido a perda de 3 de meus familiares, incluindo meu pai. Por mais que tenho 14 anos de caminhada na Igreja, isto começou a abalar minha fé. Ao começar a assistir esta série a minha fé começou a crescer e está contribuindo para a minha melhora e aceitação de tudo que passei. Em relação à contextualização da série, compreendo que há necessidade e isso não abala a minha fé, pois sigo o que a nossa Igreja Católica ensina e sei separar aquilo que é ficção e aquilo que tem embasamento bíblico. Gosto muito da série e já ouvi muitos testemunhos de retorno à Igreja e a Jesus. A começar por mim que estava deprimido. Obrigado pela elucidação Rafael!!!
Tenha fé, TDS nós temos uma missão qdo acabamos já está na hora de voltar ao Pai, e o momento mais feliz de encontro com o PAI, tenha fé vc e aceite a vontade de Deus, fique com Deus
Que bom! Ainda não assisti, mas vou começar! Deus te abençoe!
Sinto muito pelas suas perdas.
Meu Deus! Será que tudo agora é polêmica? A série é maravilhosa!
Maravilhoso Rafael, ponderou muito bem... bom senso é tudo❤. Eu sou católica apostólica romana, eu assisti toda a série eu gosto muito, pq me fez ter olhar para Jesus diferente humano, amoroso. E me fez amar ainda mais Jesus e Maria e São José❤. Eu entendo muito bem que é série ecumênica, e tem suas liberdade poética. A série só me fez me aproximar mais ainda da Amada Igreja ❤
Verdade pura verdade
Jesus é Deus.
Série 100 porcento ótimo ensina Jesus era amoroso amava todos
Verdade, eu estou apaixonada pela série THE CHOSEN e aumenta minha fé ❤❤❤❤❤❤❤❤
Gosto muito de assistir e sou católica e meu filho que é budista ficou apaixonado por Jesus. Isto só nos trás pontos positivos para aqueles que nunca ouviram falar porque nós mesmos nao sabemos falar sobre a humanidade de Jesus. Esta série dá oportunidade àqueles que estão fora da igreja e temos muitos testemunhos de conversão. Parabéns para aqueles que tiveram esta inspiração divina para mostrar uma face de Jesus tão simples e acessível de entender, pois ele se tornou um de nós. Se o mal tem a sua própria armadilha todo o tempo para nos perverter, porque Jesus não pode usar esta série para converter a muitos? Tomemos cuidado para não desviarmos muitas almas pelo nosso espírito farisaico. Vamos divulgar cada vez mais esta série e não jogarmos pedra. Louvado seja Deus para sempre! ❤❤❤❤
Exatamente, temos que ter noção de que é uma série. Eu gosto muito do Centro Dom Bosco, mas nessa eles erraram FEIO. Eles defendem a Igreja e acho louvável, mas esse seriado não é um ataque à fé católica. Não assisto essa série pra estudar a Bíblia e nem pra me orientar como catequista 🤡🫠 e o que acho mais legal, eu indiquei à amigos ateus e eles estão assistindo e amando. Me fazem perguntas sobre o evangelho pra saber o que é verdade. Isso é lindo, é ótimo. Que seja só o começo. E eu vou ser sincera, não condeno nem as novelas bíblicas da Record. Os Dez Mandamentos foi o que me despertou pra buscar uma fé e nesse caminho encontrei a Igreja Católica. Então não sabemos o que pode ser a semente na vida de cada um. Perigoso demais ser esse tipo de “tribunal da fé e bons costumes”.
Obrigado pelo vídeo Rafael! 🙏🏼
Gosta do CDB é um problema! Não defendem nada além da suas convicçãoes
O CDB é sectário, é mal. As pessoas precisam saber que no geral não defendem a fé católica, ao contrário: causam confusão, disseminam a ignorância e dividem.
Cuidado com esse pessoal. A boa intenção deles acabou já há muito tempo.
Falei a mesma e ressalto sou missionária católica e nada irar me desviar para o protestantismo ,irei assistir tudo como já assisti todos filmes antigos de Jesus e as novelas da Record, só fortificam a minha fé. O Centro Dom Bosco sempre polemizando os fatos...
@@lpiazzettiVerdadeira Igreja Católica Apostólica X Falsa igreja infiltrada na Verdadeira Igreja Católica Apostólica Romana
A série é muito boa! É leve, mostra um Jesus humano. Mostra Deus presente na humanidade. Estou esperando novas temporadas. Deus usa de vários meios para atrair pessoas. Parabéns Professor Rafael, você não se omiti diante das polêmicas.
Exatamente isso. Concordo plenamente com a sua opinião. Hoje é tudo ao extremo, as pessoas não conseguem diferenciar as coisas e jogam a criança junto com a água suja da banheira. O Brasil é um país onde muitos são intelectuais sem nunca terem lido um livro.
Brilhante explicação meu nobre, Rafael!!!
Te admiro!
Concordo plenamente com vc!
Mundo da confusão, polêmica boba, vamos focar no imprescindível, Jesus!!! Com certeza está feliz com essa série !👏🏼👏🏼👏🏼
🙏🏼
O Espírito Santo sopra onde é como quer!
❤
💘👏🏽👏🏽👏🏽
Essa série é linda. Não acredito que estão criticando. Tanta série com coisas ruins ninguém fala nada... esse mundo tá complicado
Né?
Eu gosto muito do Centro Dom Bosco e acho o apostolado deles excepcional, mas acho que certas posições são exageradas. Eu vi a crítica que eles fizeram a The Chosen e embora de fato tenha alguns questionamentos pertinentes, não acredito que por causa disso leve as pessoas ao erro. Muito pertinente as colocações de Rafael sobre o filme/mini série Jesus de Nazaré, de Franco Zeffirelli. Acho um dos melhores filmes sobre Jesus (e acredito que a Igreja Católica também acha porque desenhos de Robert Powell como Jesus são usados nos folhetos O Domingo e na revista Liturgia Diária), e tem muitas cenas que não tem na Bíblia. Nem por isso esse filme foi criticado nesse nível. Gosto muito da série e vou continuar vendo, a despeito das críticas
Tem algum relato de algum católico que tenha assistido à série e tenha saído da Igreja Católica? Que tenha apostatado da fé? Que tenha se convertido para outra religião?
Acredito que não.
Ótimo posicionamento, sou cristã evangélica respeito os católicos, devemos acrescentar o tem de bom para nossas vidas, a religião foi criada por homens, devemos seguir os passos de Jesus, que Deus abençoe imensamente todos aqueles que de uma forma ou de outra conseguiu extrair alguma coisa de bom. Que tenhamos Paz !!!
@@garete.martello a religião não foi criada por homens. Isso é uma falácia protestante. Há 2 mil anos Jesus fundou sua igreja, que foi dividida por Lutero. Não sou eu que estou dizendo, isso é fato histórico e arqueológico. Se vc se interessar pode estudar a fundação da igreja quando Jesus entrega diretamente as chaves do reino dos céus a Pedro.
@@garete.martello e quando você diz que devemos seguir os passos de Jesus como na série the chosen, devemos ter todos os sacramentos, segui-los, até por que todos estão na Bíblia, e muitas igrejas protestantes interpretam de forma errada. Não sei qual é sua denominação evangélica dentro das 40 mil igrejas protestantes, mas Jesus nos pede a unidade que deixou em seus ensinamentos.
@@larissarodriguescosta9089 concordo não faço mais parte dessas igrejas que prega o que quer, que usa a palavra pra seu próprio benefício, não quero entrar nesses méritos de dogmas católicos ou evangélicos pois erros encontramos em todas, o foco aqui é a série, católicos e os envangelicos não mudaram sua religião por conta da série, gostaria que alguém me ajudassem me passando qual o livro e versículo que diz que Pedro recebeu as chaves do céu. Por favor entrei neste bate papo pra trocas de ideias, minha intenção não é ofender nem querer desafeto com ninguém, essa é a primeira vez que faço um comentário na internet, por ver muitas pessoas se ofendendo. Não é meu caso. Abraço a todos.
Boa tarde Rafael!
Gostei muito do seu posicionamento. Assisti a série e foi muito marcante na minha vida. Sou católica, Apostólica Romana e Mariana e nada vai abalar minha fé se eu estiver fundamentada e firmada na Palavra de Deus.
Isso mesmo, nada me fez mudar quanto a minha fé, ao contrário, me ajudou a entender muitas passagens e palavras de Jesus. 🙏💒✝️
@@flaviasousa3055 🙏🏻🥰
É impressionante o fato de se fazer um cavalo de batalha em torno desse assunto, que perda de tempo.
Desnecessário.
Não sejamos fundamentalistas e farisaicos.
Retenha o que é bom e o que não for bom descarte.
Só vi bons frutos nas pessoas que assistiram essa série, não tenho do que reclamar.
Você tem toda Razão. Muita gente fazendo confusão na cabeça do povo e criando polêmicas, só pra ganhar seguidores. Tenhamos cuidado a quem estamos seguindo e se deixando evangelizar. Deus abençoe Rafael.
Concordo 100% com vc, Rafael. Não são todos os protestantes e católicos q se opõe à série. A série está cumprindo a finalidade de despertar o interesse por Jesus e a obra de Cristo, enquanto homem. O próprio São Paulo nos orienta, em 1 Tessalonicenses 5:21: "Examinai tudo: abraçai o que é bom". Oq devemos ter é um conhecimento do catecismo da Santa e Única Igreja de Cristo, para q saibamos reter oq a série tem de verdadeiramente cristão, separando do q é apenas licença poética.
Rafael não tem haver com o tema do vídeo mas preciso de uma palavra de conforto. MINHA FAMILIA vem sendo perseguida pelo Padre da paróquia que frequentamos... A gente se Crismou Casou e batizou nossos filhos nessa mesma paróquia. Sempre frenquentamos a Santa Missa e nunca tivesse problemas. Mas trocou o Padre, Ele é um Padre progressista a homilia dele e sempre sobre política falando de facismo e etc. Eu tenho 3 bbs gêmeos de 2 anos e meio e um BB de 1 ano, eu e minha esposa vamos a missa apê pois não temos carro. Eu coloquei o menor no canguru e levo o outro no carrinho e a minha escola leva o outro gêmeo no carrinho tbm. Apesar da dificuldade não faltamos a Santa Missa. Enfim já última Missa que fomos, o Padre venho perguntar se todas esses bbs eram nossos. Uma pergunta maldosa pq ele sabe que são pois minha esposa é catequista e já tinha falado com ele que tinha 3 bbs. Enfim durante a Santa Missa fazemos de tudo para não atrapalhar mas as vezes acontece uma birra um choro e são 2 adultos pra segurar 3 bbs. Qualquer sinal de barulho que meus filhos faziam o Padre parava a homilia e ficava olhando pra gente, colocando toda a igreja a fazer o mesmo tbm todos ficavam encarando a gente. Teve um certo momento que assistimos a Missa do lado de fora pq eu acho que se a gente não saísse ele mesmo expulsava a gente. Isso mexeu muito com a gente essa perseguição e minha família ter que assistir a missa do lado de fora. Uma família que foi formada na paróquia sempre servimos a paróquia... Eu queria muito uma palavra de conforto pq estava difícil para nós suportamos isso. Não queremos atrapalhar ninguém mas tbm não quero privar meus filhos de ir a Santa Missa. Detalhe um dos gêmeos tá com suspeita de autismo e isso machuca mais ainda os olhares de toda as pessoas para ele.
Fiquei triste ao ler seu relato como um padre pode fazer isso . Espero que Nossa Senhora toque o coração da sua comunidade para que os ajude a mostrar ao padre a importância da sua família. Deus abençoe vocês e seus filhos!!
Lamentável, falta de caridade por falta do padre,no seu lugar iria a missa em outra paróquia e evitaria o estresse
Vocês teriam como passar a frequentar outra comunidade? Se tiver, sugiro que façam isso para conseguirem ter paz e frequentar às missas sem olhares e atos de afronta. Mas também orem para que esse sacerdote se converta verdadeiramente.
Se não tiverem como mudar de comunidade talvez seja bom conversar sobre essa situação com o Bispo, isso se ele não for da mesma linha ideológica do padre.
@@mariadocarmosampaiocohen1345 tbm espero. Amém abençoe a todos nós
@@dircearrebola6150 Estamos discernindo sobre isso, Ainda não tomamos uma decisão pq é a única paróquia que dá pra ir apê. Além de ser bem injusto né já que Casamos lá batizamos nossos filhos. Mas enfim Seja o que Deus quiser
Eu e minha esposa adoramos a série e choramos juntos em quase todos capítulos, sou católico desde criança mais nunca fui muito presente, mais começamos a participar de um grupo de oração da igreja católica, entramos para o ministério de intercessão, comecei a orar em línguas, descobrir que tenho o dom das lágrimas, nossa vida só tem melhorado, a série ajuda a amolecer corações a muito machucados, endurecidos pelas tristezas do mundo traz curiosidade pela palavra, compreendemos as diferenças e licenças poéticas de cada passagem e que em nada desabona a qualidade e a capacidade de nos emocionar, comecei a ler a bíblia pra valer, Deus e o diabo usam de vários artifícios para falar com a gente e nos conduzir para um lado o outro, um filme, uma música, um amigo, um livro, um acidente, ou qualquer outra coisa e tenho certeza que o diabo tá puto com essa série trazendo um monte de gente para as igrejas.
Parabéns pela análise
Boa tarde Rafael eu assisti a primeira temporada e amei sou católica e aprendi demais sobre os Evangelhos , principalmente o ator q faz Jesus ele passa uma Fé pr nós sem igual , maravilhoso vou assistir todas .
É a série é sim baseada em bíblia protestante, embora tenha falas inadequadas, não dá pra negar que a interpretação desse rapaz de Jesus é realmente divina.
Além de ver o lado humano de Jesus, o que me prendeu na série foi o fato de que os apóstolos eram iguais a nós, pessoas normais, cheias de dúvidas, defeitos, aflições, e foram essas pessoas que Jesus escolheu para estar com ele. Ou seja, Ele nos quer perto Dele, Ele nos quer com Ele e para Ele. Isso me fez dar um passo mais profundo na fé.
A minha filha despertou o desejo de conhecer mais a Bíblia à partir dessa série. Eu à vejo como um instrumento de Deus pra despertar a fé de muitos, principalmente dos jovens.
Meu comentário é de alguém cheio de barro, lameado, mas busco a salvação.
Eu voltei à Igreja devido ao professor Olavo.
Eu já bem velho, infelizmente.
Se soubesse de tudo da Fé na minha tortisse, no desarranjo que estava, talvez não conseguiria seguir e à medida que tive os sacramentos coisas que fazia, tão grudadas em mim, simplesmente, não as faço mais.
Sigo o conselho de São Paulo, o que convém, sem esquecer de minhas inclinações e por isso peço as Graças do Céu.
Gosto de todos vocês, CDB, Rafael, Sidney Silveira,... Filmes como The Chosen, O Apóstolo Paulo, A Paixão de Cristo...
Penso que se algo leva à Santíssima Trindade e não faz pessoas se perderem, então, vale a pena.
Se não tivéssemos sido separados, mas agora precisamos encontrar cada ovelha e cada uma delas de volta, maior alegria no céu.
Que lindo testemunho. Deus te abençoe e te faça cada vez mais luz para o mundo
🤝🤝👏👏
@@mariaclaudiatosisilvapinto4079 Muito obrigado!
Show Marcelo
Passa e bem
todos nós somos sujinhos, meu amigo. O mais limpo de nós peca sete vezes por dia... rs Provérbios 24, 16.
Acho muito concernentes as ponderações do Professor Raphael.
Temos que entender que nossa “bússola” é o grandioso depósito da Doutrina Católica!
Parabéns, Professor pelo bom senso e equilíbrio!
Concordo plenamente com seus comentários Rafael. Eu estou assistindo e gostando bastante . E reforço o que alguns colegas estão comentando. Ela está arrebatando mais pessoas para Jesus do que afastando. E, estamos precisando disto. O equilíbrio é o cerne de tudo!
Ser um revolucionário é mudar a história e deixar sua marca. Lembram de alguém que fez isso? Mudou até o calendário, AC e DC. A Revolução de Jesus não é uma revolução social, mas é uma revolução que mudou minha vida interior e que nos concedeu a salvação. Feliz Páscoa a TODOS!
“Observai tudo e abraçai o que é bom”, já dizia São Paulo!
O que esses críticos estão fazendo para trazer as pessoas para a casa de Deus? Graças à série The Chosen eu voltei para perto do Senhor, e por mais que seja uma arte, uma adaptação das escrituras, tem um valor inestimável. Simples assim!
O ator é tão católico, que não avisou ao escritor da série, que Nossa Senhora foi concedida sem pecado (Imaculada Conceição) e não sofreu dores de parto.
A maioria por aqui nos comentários acha irrelevante essa cena....para um leigo essa cena faz toda a diferença sim.
Quanto às críticas do Centro Dom Bosco, p q apenas criticar?
Em que a série desvia qualquer pessoa que a assista???
Pelo contrário, só vejo comentários de pessoas que voltaram para a igreja.
Assisti aos vídeos aos quais você se referiu. Concordo plenamente com você. Conheço pessoas que se converteram após assistir a essa série. Inclusive jovens que passaram a integrar, inclusive, pastorais da Igreja Católica. Cabe a Igreja Católica acolher e providenciar um catecismo que preste a esses novos católicos. O que a Igreja não têm feito.
Comecei a assistir recentemente, assisto um pouco a cada dia devido a minha correria, e sinceramente estou amando, me emociono em cada passagem, e como é maravilhoso imaginar Jesus assim ❤
Acredito que irá converter muitas vidas sim ❤
É muito melhor uma série dessa do que um ver um show da Anita.
Concordo contigo Rafa, a pessoa tem preguiça de estudar a Bíblia e quer ser catequizada por uma série... Assistir duas vezes a 1º e 2º temporária não tem como não ver Jesus no Jonathan.
Posso concordar com a maioria dos argumentos apresentados pelo Rafael e é sem dúvida fundamental que não nos tornemos fundamentalistas pois pode-se deitar fora o bebê com a água do banho. Isso é muito certo e é muito bem vindo esse bom senso. Agora achei a crítica ao Centro Dom Bosco de injusta e grave. Como Católicos estão a fazer aquilo que qualquer católico deveria fazer: defender a Verdade, defender a Fé Católica, que é O Caminho de Salvação e como tal sem esse Caminho defendido e assegurado não chegamos à Salvação desejada. Esse trabalho árduo, de Cruz, mesmo, trabalho heróico necessita ser feito porque a Igreja e o Povo de Deus estão numa situação caótica, que nem católico, devido à precária, se não mesmo ausente e em muitas situações errada, catequese, se apercebe. Estamos a viver a realidade que Jesus falou «Cuidado com os falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores» Mateus 7:15. Infelizmente quem faz esse trabalho de alertar as ovelhas, é um trabalho que não cai nas graças de certa hierarquia e até da maioria do povo católico pelo relaxamento que por décadas se tem verificado no que respeita à verdadeira doutrina católica, e são atacados e perseguidos por isso. Hoje quem fala a verdadeira doutrina católica é perseguido. Nada que não tenha sido profetizado. Devíamos, sim, estar muito gratos ao CDB. Para concluir, temos que fazer esforços para conhecer, aprender, para nos familiarizarmos o melhor possível com a Palavra de Deus e com a Sagrada Tradição e Magistério, pilares da Fé Católica, e viver uma vida sacramental para que com a Graça de Deus poder discernir o correto do errado e não cair no erro e na confusão atuais. Não é fácil, pois não é, os tempos também não são nada fáceis e como diz o ditado "para grandes males, grandes remédios". Vigiai e orai.
A advertência do CDB é pertinente. O católico deve conhecer os fundamentos de sua doutrina. Isso é um fato, pois, sim, é verdade, que a maioria não se atenta para as verdades de fé a que se referiram. Eles geram uma oportunidade para se aprender e saber defender a fé. Assim, eles indicam o cuidado ao se assistir à série e fazer disso momento de educação.
Vamos lembrar, Rafael, que a religião Católica se baseia na Palavra, na Tradição e no Magistério da Igreja. Desse modo, cuidado com a expressão "Não está na Bíblia" - argumento protestante.
O Rafael é tremendamente protestantizado.
Eu percebi uma preocupação do Centro Dom Bosco em fazer um alerta aos católicos e não simplesmente uma crítica genérica como a de outros.
Penso que o CDB faz um verdadeiro resgate da doutrina e tradição católica.
Considero perigosa a aproximação da série The Chosen com o relativismo doutrinário que pode sim confundir os menos preparados.
Tentei assistir a série e achei muito "novela". Mas é meu ponto de vista. Respeito a quem assiste e até louvo a Deus pelos relatos de conversão. Prefiro, sem dúvida desligar a TV.
Como eu não li o Livro de Mórmon não sei apontar se houve ou não citações do texto, mas se realmente houve (como alguns disseram), penso que aos católicos não convém mesmo assistir por, justamente misturar doutrinas. E é importante ao verdadeiro católico saber o que é Ecumenismo antes de se juntar com adeptos de outras (falsas) religiões para produzirem algo de vulto em nossos dias.
Concordo 100% com você. Existem erros teológicos na visão católica, e que podem levar os incautos ao erro doutrinário.
@@dinossauro2269 pois é, se fosse algum sacerdote da Santa Igreja a tecer considerações sobre e orientar os fiéis de forma segura, categórica e dentro da visão católica muitos se calariam e obedeceriam, pois seria um argumento de autoridade. Contudo, com a ausência de manifestações dos pastores, coube aos leigos católicos o escrutínio de temas que antes era uma obrigação de estado dos sacerdotes. Por causa disso cresce a confusão no rebanho e pululam as "opiniões" e as acusações de falta de autoridade para falar no tema (ou o contrário, justamente por alguém ser erudito ou arrogar ser). Como sou pai, marido e educador preciso estar alerta ao que pode perverter a educação que quero dar aos meus filhos e à fé que preciso cada vez mais conhecer para melhor vivê-la.
Parabéns, meu irmão
@cristianobrum8532 você disse bem! O Católico praticante não pode aceitar que se fale qualquer coisa a respeito de Jesus. Se o ator é Católico é escolha dele.
Já que o Católico tem o Livre Arbítrio, melhor não ver.
Ótimo comentário
Acho engraçado falarem mal da série porque tem cenas que a bíblia não relata, mas ninguém critica as igrejas e os líderes (doutores da lei) por o tempo todo estarem criando regras que não estão na Bíblia.
Eu estou com você Rafael 👏👏👏👏Glórias a Deus a vida todos aqueles que leva o melhor de Jesus a todos que ainda não a conhecem…
Outra coisa: os evangélicos são tão preconceituosos sobre Maria que não devem estar aceitando o tratamento tão amoroso e com o devido respeito que obviamente Jesus tinha por sua mãe!! Lindo de ver!!
Rafael, obrigada por seu vídeo. Sou católica e assisti The Chosen. Em nada diminuiu minha fé, mas ao contrário. Tão simples analisar por essa ótica que você analisou, uma pena as pessoas complicarem tanto as coisas.
Não trouxe nenhum argumento favorável à série, exceto que ela pode ser "uma isca falsa" para atrair pessoas para a fé verdadeira.
Como um conhecido diz: sou católico, não vou em terrero de macuba, mas tudo bem quem gosta dessas coisas
Pois é, quem não quer assistir não assista, mas tbm quem quiser assistir e comentar sobre o que concorda e não concorda tbm pode, vc tem seus pensamentos e opiniões, mas o outro tbm tem
Sou católica, ministra extraordinária da Eucaristia. Assisti a série e gostei muito. Não me coloca nenhuma dúvida de fé, ao contrário aumentou ainda mais o meu amor a Deus e ao próximo
Penso que é da vontade de Deus e está evangelizando o mundo todo
Não é prejudicial pra quém já é verdadeiramente convertido ! Mas para quém está começando confude sim e muito.
Eu estava completamente afastada da religião e essa série me aproximou novamente de Deus e de Jesus! Estudei em escola católica desde o pré-escolar até o 2º grau, porém quando entrei para faculdade, me afastei da religião, e estava sentindo um profundo vazio espiritual. Graças a essa série, voltei a me conectar com a religião e estou me sentindo muito melhor! Concordo com tudo que você disse e penso da mesma forma! Assisti uma parte do vídeo que condena essa série para católicos, mas parei de assistir porque achei super radical e preconceituoso. Acho cativante o Jonathan Roumie, que interpreta um Jesus bondoso, amigo, leve, humano e acessível (exatamente como eu imagino que Jesus era). Dou nota 1.000 para essa série e sou muito grata por ela existir! 💯❤🙏
Os vídeos do centro Dom Bosco sobre o catecismo, é o maior tesouro que tem no RUclips! todo católico deveria assistir.
Existe outros catequistas bons Tbm.
Não conhecer a doutrina mantém o erro. Muitos se perdem por falta de conhecimento.
Concordo plenamente com vc! Eles prestam um excelente serviço a Igreja, principalmente nesse tempo de tanta confusão.
Exatamente
Leiam o Catecismo de Pio X , eis o Verdadeiro Catecismo.
Eu esqueço do tempo qdo estou assistindo. Ja estou assistindo pela segunda-feira vez e aumentou o meu amor por Jesus e pela igreja.
Os que se dizem católicos não notaram que já na terceira temporada há um episódio em que Jesus retorna pra casa e pergunta pelos seus irmãos à Maria? Eu, quando ainda estava "inocente" e apaixonado pela série não entendi. Pensei que Jesus estava a perguntar pelos seus apóstolos, mas quando assisti a uma entrevista do diretor da série afirmando que fará um episódio em que mostrará "os irmãos de Jesus" foi que me toquei que de fato ele perguntava a Maria não pelos seus apóstolos, mas pelos "filhos de Maria", seus "irmãos".
Vão dizer: "ah, mas Jesus disse que Maria é a mulher mais importante pra ele nesta série"... Mas não é para o diretor da série, que a trata como uma mulher qualquer. Nós, católicos, pelo contrário acreditamos que a Bem-Aventurada e SEMRE, SEMPRE, SEMPRE VIRGEM Maria permaneceu virgem antes, durante e após o nascimento de seu Único Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo que teve como pai nutrício nesta terra o Bem-Aventurado São José, CASTO, CASTO, CASTO Esposo de Maria e Guardião PERPÉTUO, PERPÉTUO, PERPÉTUO da Virgindade PERPÉTUA, PERPÉTUA, PERPÉTUA da Bem-Aventurada e Sempre Virgem Maria... SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE!
Pensei que era só eu que notei esse episódio...
Eu qdo vi entendi, que ele perguntou sobre as pessoas de sua família. Lembremos que eles não tem palavras vastas como português. Entendi muito bem a cena. Concordo com Rafael
@@danielapinheirodani4858mas em entrevista o diretor da série afirmou que fará um episódio em que mostrará "os irmãos de Jesus"
A paixão de Cristo tem história acrescentada..... Porque The Chosen não poderia ter?? E tem algo de tão errado, que JESUS não faria?!!!
Pois eu estou adorando a série,pois sei separar o que está na Bíblia, mas uma coisa eu posso dizer amo ver a relação dele com sua mãe no filme
Precisamos estar atentos . É bom que saibamos da importância da nossa fé. Eu creio, adoro, amo espero. Peço perdão pelos que não crêem nao adoram nao esperam ( Fátima)
Perfeito Rafael.
A série me marcou muitoooo e ainda marca com seus episódios. Sou católico e nada me abalou quanto a minha fé, ao contrário, me marcou muitooo e me fez refletir quantos os ensinamentos de Jesus.🙏🙏🙏
Eu não assisto a série, porque estou sem Netflix, mas assisti a entrevista dos atores no Inteligência Ltda. O ator intérprete de Jesus, nasceu de mãe católica e pai ortodoxo (ou o contrário) e frequentavam a igreja ortodoxa. Ainda qdo era criança a família mudou para outra cidade, daí eles começaram a frequentar a Igreja Católica. Um dia, ele implora à Deus que o ajude, pois passava até fome, já era ator, fazia coisas pequenas, mas não ganhava o suficiente para o sustento. Ele pediu uma direção, que se fosse necessário ele mudaria de vida, procuraria outra coisa pra fazer. E aí sim, 3 meses depois, apareceu o convite do filme. A princípio era uma produção independente, com arrecadação de dinheiro pela internet. O sucesso veio, a Netflix pagou a produção e é um sucesso!!! Se isso não é uma coisa de Deus, eu não sei mais o que é. Obs: gostei de ler vários testemunhos positivos nesse monte de comentário! Mais um motivo pra acreditarmos que a mão de Deus está aqui!!!! Chega de ódio!! Falta Deus nesse mundo 🌎 ❤
O CDB não fomenta o sedvacantismo e é uma pena ouvir isso de alguém como vc... Mas vc, falando isso, fomenta a discórdia por causa da sua preciosa série. Parece que já foi esquecido todo mal que a cultura pode causar quando se propaga o erro em pequenas doses ainda mais quando se trata de Jesus. Pena ver que até canais protestantes estão com mais prudência sobre esse assunto do que o seu canal .
Estão criticando a série porque o ator que faz o personagem de Jesus é católico. É preciso ter discernimento para entender que a obra mostra a trajetória de Jesus que nos deixou ensinamentos preciosos como o amor, misericórdia, perdão.
Não entendo porque estão criticando, essa série é linda,e mais ainda o quanto ela tá impactando vidas,começando pelos próprios atores!
Eu acho que da pra assistir e "reter o que é bom" , mas acredito que para um católico que não tem a formação básica, pode acreditar em coisas que a Igreja Católica não acredita.
Por isso não devemos assistir essas coisas. Estão confundindo a cabeça das pessoas . Isso é ecomunismo...estou perplexa em ver tanta gente achando normal! Não representa a fé católica, portanto, católicos não devemos assistir!
Exatamente, aí mora o perigo...
Os diretores e idealizadores da série são católicos. A única coisa que são dos mórmons é o set de filmagem a partir da 3a temporada. O principal assessor teológico da série é um padre teólogo católico.
Eu vi a primeira vez que passou ou a 1° temporada.
Sempre falei com meu filho, que não gostava da fala (modo de falar) da série. Acho que não tem necessidade de vê essa série pra mim.
Quando eu comecei a assistir a série me deu muita vontade de ler a Bíblia para conhecer a história de Jesus. E em nenhum momento a série abalou a minha fé.
É uma série muito linda! Não é atoa que está fazendo sucesso em todo mundo e atingindo pessoas de várias crenças e até aqueles que não acreditam em Deus. É logico que quem conhece bem, sabe que a série não é totalmente verídica, tem seus momentos de inspirações, acho que isso que a torna muito bonita, faz com que as pessoas consigam se imaginar naquele momento. Estamos precisando muito de Deus cada vez mais, e essa série mostra o quanto estamos carente de algo que nos transmita paz e esperança.
Estou encantada com a série! Eu sou e sempre fui muito católica, minha avó praticamente morava na Igreja, minha mãe uma santa! Eu conheço a Bíblia, mais toda palavra de Jesus me tocava forte e renascia na fé!!!!! Quando eu converso com Deus, eu vejo esse Jesus… Maravilhoso!!! Parabéns Jonathan JESUS!!!!! Bom demais!!! Lindo JESUS!!!!!!!!!!!!
Você disse tudo.Precisamos ter equilíbrio em tudo na vida. 😊
Eu sou católico minha vida toda. Minha mãe é católica, minha esposa é católica. Meus irmãos são católicos. E os meu outros parentes tanto do lado da minha mãe quanto do meu pai, são evangélicos de outras igrejas, e pra mim está tudo bem. Eu não vou deixar de conversar com eles, só porque são evangélicos. Assim como eu também tenho amigos evangélicos, e tudo bem. Nós temos que respeitar as religiões independente de qual for. Mas a verdadeira religião está Jesus Cristo no coração. Amém. Muito legal o canal. Show de bola. ❤❤❤
Jesus nao era como essa serie mostra .. Jesus ja foi revelado pra Servas de Deus catolicas Livros 📚 Monja Maria Cecília Baij e Maria Valtorta ... e Jesus era muito sofredor pelos pecados do mundo inteiro ... não era desse jeito retratado nessa serie ... Jesus era muito sério e concentrado ...
Verdade verdadeiramente verdadeira
Meu Deus, graças a Deus ouvi alguém sensato falar sobre o assunto. Como é bom ouvir pessoas inteligentes. Coloquei um comentário no vídeo do Instituto Dom Bosco dizendo que mudança num roteiro nunca iria abalar minha fé, nem a de quem conhece a Bíblia. Que povo de fé fraca .
Eu nao gostei pois os apostolos parecem adolescentes cheios de trejeitos... mas falo isso bem antes do video do cdb, so questao de gosto mesmo. Achei muito infanto-juvenil...
Sou católica um vou a missas diárias,comungo,rezo o terço todos os dias na capela , faço adoração eucarística diária,e estou aguardando ansiosa a 4° temporada do The Chosen...só me aproximou mais de Jesus . obrigada.
Falou bem até dizer que o CDB apoia o sedevacantismo. NUNCA fizeram isso! Inclusive tem vídeos nos quais eles CRITICAM! Acho que você precisa saber mais sobre as coisas antes de dar sua opinião!
eu naão disse que eles APOIAM O SEDESEVACANTISMO: Eu disse que seus conteudos levam ao sedevacantismo, mesmo eles tendo feito videos muito bons sobre os temas. Deus te abençõe
Chamar ao Papa Francisco "o pior papa da história" e conteúdo para que as pessoas virem sedevacantistas, isso é fato
Sinceramente para mim o CDB tem muita em "verdade" e pouco em Espírito. Deus nos chama a ser verdadeiros adoradores que o adorem em Espírito e em verdade. E uma das coisas é ler, meditar a palavra que veio do próprio Deus vivo a bíblia, mas pra alguns é mais importante meditar ladainhas 💁♀️
Eu ameiiiii a série.... Sou católica e me ajudou muito espiritualmente... Simplesmente maravilhosa a série... Toucou-me profundamente....
Parabéns Professor! Sempre ponderado em suas palavras. Acabei de ouvir uma pregação do Frei Gilson que ele fala sobre termos equilíbrio. Que Deus abençoe a todos!
Pergunta 1: Quantas pessoas passaram a crer depois de assistir a série?
Pergunta 2: Quantas pessoas DEIXARAM de crer depois de assistir a série?
Ponto final.
Melhor análise. Muito lúcida e inteligente suas colocações.
Eu tive vontade de consultar a Bíblia depois de assistir a Série! E isso mudou tudo❤
Obrigada Rafael pela live,vc sempre muito sábio,eu confesso que a série abriu minha mente, consegui após assistir a Série a entrar na sena do Evangelho e enchergar o que Jesus quer de nós, para que Ele veio.. Vai da interpretação de cada um,eu amo a interpretação do Ator Jonathan Roumie.
Sou católica e estou realmente apaixonada pela série! Quebra um pouco os paradigmas de um Jesus intocável, divino demais, sendo que até o último momento, Jesus manteve sua humanidade. Caso contrário, o sacrifício que ele fez não teria valido. O The Chosen é uma adaptação e não um documentário oficial! Ele mostra as dúvidas, as imperfeições humanas dos apóstolos! É muito bem feito no sentido de aproximar todas as religiões. Eu indico a série pra todas as pessoas que conheço! Esses que criticam a série, estão com travas nos olhos! Eles deveriam pensar, meditar e orar mais para não agirem como Caifás!!!!
Estou assistindo um conteúdo maravilhoso de ensino do catecismo católico no Centro Dom Bosco 🙏
Fala da coisas boas que eles fazem .
Respeito sua opinião mas não concordo com seu ataque sem fundamento ao Centro Dom Bosco .
Infeliz seu comentário no final do vídeo
Sem fundamento? Ele tá fazendo uma exposição dos prós da série. O CDB é que tem parar de falar dos bispos, como se nenhum prestasse. Eles sim, só fazem críticas depreciativas e não mostram o que é bom.
@@moisesnossasenhoradefatima9166Verdadeira Igreja Católica Apostólica X Falsa igreja infiltrada na Verdadeira Igreja Católica Apostólica Romana
"corremos o risco de nós tornarmos fariseus " perfeito! Tem muita gente amante só de dogmas e sem amor. Dogmas são uma graça mas sem amor não dá! Sem o Espírito de Cristo não dá! Isso é pra mim e pra muitos. Senhor não deixe que eu me perca de vc❤
Sempre ponderado. Bem! O Espírito Santo sopra onde quer
Sou católica, assisti a série e mesmo fazendo leitura diária da Bíblia e tido muito envolvimento na igreja, compreendi muito mais o lado humano de Jesus, seu envolvimento pessoal e divino com todos que encontrava e proporcionava alívio em suas angústias.
O meu testemunho é que a minha nora depois que assistiu a série se confessou e tá indo todos os domingos na missa e comungando agora
LOUVADO SEJA DEUS!!❤
Pra mim, nos tempo😢s que nós estamos eu não concordo com três coisas, o perigo iminente de perdermos a salvação por uma coisa boba não nos permite ser condencendente com a licença poética, estamos falando de uma "pessoa" - Jesus, que tem na bíblia uma biografia, não podemos ser condencendentes com o respeito humano escrúpuloso e uma vez filmado fica registrado para sempre... Agora, pode não ser motivo de confusão, mas depois pode. Uma inverdade pode se tornar verdade... Não acho que seja uma coisa boa. Pode ter coisas positivas, mas também tem negativas. Só o fato de colocar Nossa Senhora sentindo dor no parto... Não consigo ver bem nisso.
Excelente comentário, tem gente acordada ainda, graças a Deus
Ó Maria concedida sem pecado, depois do parto permancestes intacta. Ó Mãe de Deus rogai a Deus por nós. Amém
Você realmente acha que perderia a salvação por causa de uma série? Se é isso que você pensa, então acho que não temos a mesma noção do amor de Deus.
@@felipemoreno3086 eu sempre ouvi de várias pregações que com o pecado não se conversa. O problema não é o amor de Deus, somos nós e o diabo que engana, mente, rouba e destrói. Eu já vi testemunhos de pessoas que foram para o caminho do mal por causa de coisas muito pequenas. Eu creio muito no versículo que diz que o diabo é como um leão a rugir procurando a quem devorar. Na idade que estou hoje, eu sou muito cautelosa sim. E, te falar a verdade, quanto mais eu penso nisso, não consigo aceitar ... A quantos séculos a igreja vem defendendo o dogma da virgindade de Maria por exemplo, é uma falta de respeito com aqueles que vieram antes de nós e que até perderam a vida por Cristo. Penso nos meus filhos por exemplo que ainda estão em formação... E se muitos que estão vendo se converterem para outras religiões? Não é a igreja de Jesus... Minha mãe sempre diz, quem quer pegar passarinho não diz xô... O diabo nunca vai se apresentar do jeito que é... Pode ser um exagero, mas a gente tá falando de Jesus, não é uma pessoa qualquer. Os irmãos que me perdoem.... Aqueke moço que faz Jesus na serie eu acredito verdadeiramente na boa intenção do coração dele, mas só isso não me convence.
@@josianybraz9415 as pessoas caem por coisas pequenas que são ruins, não que são boas. E você comentou sobre o dogma da virgindade de Maria. Quem disse isso, a Bíblia ou a Igreja? Eu me considero católico. Mas é incoerente criticar uma série por ter coisas que não estão relatadas na Bíblia, e defender dogmas que acrescentam coisas à Bíblia como verdade absoluta. Que Deus me perdoe se eu estiver errado, mas as igrejas, sejam elas católicas ou de outra denominação, criaram regras e dogmas que não estão na Bíblia por séculos. Os próprios líderes católicos muitas vezes divergem em suas opiniões. Porque eu deveria aceitar uma opinião como verdade absoluta, só porque um líder disse? Não foi isso que Jesus criticou nos fariseus?
Fiquei de certa forma chocada com a polêmica, ainda mais depois das novidades vindo do Vaticano, o demonio é astuto, quantas pessoas deixarão de voltar para a Igreja depois disto? Eu assisto com olhos criticos e sinceramente nada daquilo abala minha fé.
Concordo com o CDB. A Bíblia também diz que nada se acrescente ou seja retirado dos ensinamentos divinos. Submeter Deus à licença poética é um desrespeito, na minha humilde opinião. Há quem saiba identificar erros e verdades, mas a maioria não e seguirá numa falsa doutrina. Principalmente o povo brasileiro, muito disperso e carente de visão e raciocínio críticos. O Padre Braulio D'Alessandro, disse uma frase que me marcou muito: "A fumaça de satanás, que invadiu o Vaticano, se tornou um incêndio de grandes proporções" Admitir distorções biblicas em nome do entretenimento, me parece um desrespeito de grandes proporções à Deus Todo Poderoso, diante do qual, todo joelho deve se dobrar, no céu, na terra e no inferno. Jesus andava entre todos, humanamente e com a Sua divindade agregada. Humanizá-Lo a ponto de separar as duas essências, não me agrada (é a minha opinião, apenas). Também ouvi, na minha juventude, algo que jamais esqueci: satanás não aparece feio, com chifres e rabo, pois desta forma fugiriamos dele, se mostra belo e sedutor, é dissimulado, mentiroso, enganador, conquista com o que parece ser bom para depois induzir a humanidade por caminhos maus. Usar as visões de Santa Catarina Emerich, para complementar uma obra católica, não pode ser comparado a entendimentos protestantes, como dores no parto. Não concordo com esta colocação. A primeira pessoa que ouvi criticando esta série, foi o Rafael Bitencourt, que não é católico. Ele fundamentou em distorções biblicas e dos mórmons, para as suas fundamentações. As críticas não são devido ao ator principal ser católico. Devemos cuidar com as armadilhas do mundo! Principalmente nos tempos cruciais que estamos vivendo. Li críticas desrespeitosas nos comentários por aqui, usando termos inadequados a um católico. Por aí vemos como abrir brechas na doutrina, mantém as pessoas no erro. Eu sugiro que aprendamos a fundamentar as nossas idéias com fatos adequados e não com ofensas a quem pensa diferente. Expus a minha opinião, conforme sugerido. Se estou certa ou errada, rogo a Deus, à Nossa Senhora, ao meu Santo Anjo da Guarda e São Rafael, que tanto amo 💚👼 A paz de Jesus e o amor de Maria! Abençoado dia! Christus vincit!
Concordo com você. Imagina se fizerem uma série com licença poética sobre Maomé?
Ufa!!! Ainda bem que vc escreveu aquilo que estava me sufocando. Assisti recentemente uma rádio entrevistando pessoas sobre um determinado júri popular que aconteceria na cidade, sobre um caso amplamente noticiado e fiquei perplexa com a dificuldade de raciocínio que as pessoas demonstravam.
Amiga vc disse tudo. Com pouco ou nenhum conhecimento da nossa doutrina , certamente muitos irão trilhar por mais uma falsa doutrina.
Lamentável.
@@leonylitz4147 Tempos difíceis! Muita oração e súplica, para que o Divino Espírito Santo nos assista 🔥🙏🏻
Faço minhas suas palavras. Parabéns!