Alfaletrar - Consciência fonológica: fase pré-fonológica
HTML-код
- Опубликовано: 9 фев 2025
- Alfaletrar é um projeto que foi concebido pela professora Magda Soares da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2006 e promoveu ações para alfabetização em todas as escolas da rede municipal de Lagoa Santa (MG). Hoje, com 97% das crianças alfabetizadas no 3º ano do Ensino Fundamental, esse trabalho é referência nacional. A série de 19 vídeos da qual esse faz parte foi produzida pela Atta Mídia e Educação com financiamento da Fundação Lemann durante 2016 e mostra a base teórica e as práticas do projeto tanto para apoio ao trabalho dos professores alfabetizadores como para prefeituras que queiram implementar ações dessa natureza adaptando esse projeto às suas especificidades.
É de suma importância termos acesso gratuito a esses conhecimentos nesse canal do youtube.
Parabéns e obrigada pelo conteúdo.
Muito bom mesmo
Obrigada pelo excelente conteúdo! Esta sequência de vídeos ficou muito clara e incrível! As filmagens das profs com as crianças fazem toda a diferença.
Parabéns ao material e aos Professores Alfabetizadores. Você são nossos heróis.....
É de grande importância para a qualidade de desenvolvimento intelectual do aluno o alfaletrar .
É de grande importância para a qualidade de desenvolvimento intelectual do aluno o alfaletrar . Porém os educadores tem q saber repassar de forma correta .
Têm muitos pais q cobram a leitura e escrita de frases ainda na creche, com 3 anos. Daqui a pouco vão querer a criança na universidade aos 6 anos.
Muito bem explicado e instrutivo para o bom andamento do processo de alfabetização.
Belíssimo trabalho, parabéns!!
Amei o conteúdo, ajudou a deixar claro os conceitos, porém temos que lembrar que ocorreram mudanças na educação infantil e outras pesquisas e metodologias surgiram, devemos estudar e nos adaptar
Excelente! Vídeo muito esclarecedor.
Magnifico!!
Top essas professoras👏👏👏
Amo esses vídeos!
Muito bom!
Maravilhoso! Porém, minha única ressalva e indagação é a faixa etária com crianças de 4 anos já se alfabetizando. Pra quê? Poderiam iniciar esse processo com 6 anos e tá tudo ótimo.
A consciência fonológica precede a alfabetização. Ela pode e deve ser estimulada o quanto antes por meio de jogos e brincadeiras, e se a criança por meio desse estímulo conseguir ler mais cedo que o previsto não tem problema. Penso eu.
Excelente aula
Preciso do link do vídeo para fazer referência.✍️
Incrível
Merece 1000000000de likes!
Vídeo msrsvilhoso
Adorei
Muito bom
Em um trecho a professora fala o nome da letra P, pelo que estou estudando,a gente deve ensinar o som da letra, não o nome P. Alguém pode me esclarecer isso?
Realmente, o vídeo fala da consciência fonológico e a professora trabalhando o método silábico. Em nenhum momento trabalhou o SOM da letra P e sim, o NOME da letra. P (com) I (faz) PI.
Podemos ensinar o nome da letra, mas o som também
Este vídeo já tem 5 anos. Se eu não me engano, hoje em dia é proibido alfabetizar na educação infantil, eles agora só brincam. Por isso a educação está decaída 😢
Você está equivocada. Por isso é importante o conhecimento sobre o desenvolvimento psicológico da criança e alfabetização.
Que estranho crianças de 3/4 anos sentadas em filas...
Não é possível alfabetizar e letrar simultaneamente!!!!!
Esse é o maior equivoco desse método!!!!
Se ele funcionasse as crianças estariam alfabetizadas no primeiro ano!!!
Magda Soares é construtivista e esse método já foi rebatido pelas ciencias cognitivas!!!!!
O método global e silábico não são eficientes!!! O global é proibido em paises da Europa!!!!!
o que eles fazem é pedir pra criança sair correndo sem ao menos ensinar a andar é lastimável.
Qual é o mais eficiente no seu ponto de vista?
Maravilhoso conteúdo. Estava precisando muito.
Não achei construtivista não! ela aborda a Psicogênese como referência para que nós educadores, possamos compreender em que fase nosso aluno se encontra, mas ela cita e muito a consciência fonológica como base para a alfabetização. Ela não partiu do todo para as partes, ela partiu de algo significativo das crianças.
Que legal...