Garanta seu acesso ao Nas Fronteiras do Dinheiro: liberta.click/NasFronteirasdoDinheiro Amplie seu conhecimento em economia tornando-se membro do canal. Junte-se agora: ruclips.net/channel/UCLJkh3QjHsLtK0LZFd28oGgjoin Conheça a Liberta, minha assessoria em investimentos: liberta.click/ulrich 🔊 Ouça também no Spotify: liberta.click/ulrich_spotify CONTATO para palestras / eventos: 📧 fernando.ulrich@oroboro.art.br
faltou apenas dizer que geralmente quando a reduflação é "bem aceita", geralmente o produto não volta a ser como era antes quando a economia melhora, e pior, ainda usam de artificios como "ganhe X a mais" ou "leve X a mais" nos rótulos como se tivesse aumentado a quantidade do produto, e vendendo ele por um preço maior, mas apenas levando oque comprava antes por um preço maior ainda...
@@rafacharkman Exatamente, é o Estado e agentes mal intencionados do mercado percebendo a aceitabilidade do povo alienado. Sou entusiasta do mundo gamer e dos hardwares, e mesmo com a normalização das coisas no pós pandemia, o que já podemos falar já que lá se vão 4 anos, o patamar de preços nunca voltou ao que era em 2019. Hoje pra montar um pc gamer "barato" você gasta 4 mil reais, e ainda é pior comparativamente em efeitos de evolução tecnológica (entendam como uma espécie de correção como existe nos valores monetários) as peças anteriores. É fazer o consumidor de otário, e em lojas menos sérias que são a maioria eles abusam de verdade. Antes se vendia um computador gamer custo benefício com uma placa de vídeo intermediária tipo uma GTX 1060 (2019). Hoje esse computador "custo benefício" vem sem placa de vídeo, com o gráfico integrado do processador principalmente no Brasil, como é vendido nessa proposta. Carros não preciso nem comentar
O libertário que vive de renda fixa financiada pelo dinheiro público e lucro com juros altos! Nunca vai contar que juros altos pioram a inflação pois juros altos pro setor produtivo e custo (e custo que tem que ser repassado pros produtos gerando assim a inflação em cadeia)! E que juros altos é a principal causa do aumento da inflação sobre bens duráveis como máquinas agrícolas, caminhões, carros e imóveis etc.
@@SolMijundiai Exatamente! Se vc não compra por vir pouco ou por ainda estar caro, deixa de comprar por estar ruim. Foi assim comigo com o biscoito Passatempo, que sempre adorei e hj está horrível, independente do preço.
@@KhinzalNuclearNuclear Acha que o mercado gosta de emprestar pro governo brasileiro? Na realidade não gosta, basta ver o tesouro, com preços de promoção. Só assim conseguem vender algo.
@@douglass.4487 Você e ninguém do mercado financeiro nunca emprestou dinheiro pro governo pois o dinheiro da emissão de títulos não financia o Estado más o próprio mercado pois vai direto pro pagamento do vencimento de títulos (pois o Tesouro Direto criado aqui pelo FHC é basicamente uma pirâmide financeira sustentada pelo dinheiro público)! Pois apesar do
@@KhinzalNuclearNuclearÉ fácil acabar com isso é só o governo parar de pegar dinheiro emprestado do povo, se você não sabe os juros são pagos a quem empresta dinheiro para o estado através de tesouro direto, Selic e etc ... Ou seja culpa do governo, é só parar de emitir dívida pública que resolve. Mas o governo não tá bem aí só quer gastar
(Você e ninguém do mercado nunca emprestou dinheiro pro governo); pois o dinheiro da emissão de títulos do tesouro não financiam o Estado más o próprio mercado pois vai direto pro pagamento do vencimento de títulos (pois o Tesouro Direto é basicamente uma pirâmide financeira sustentada pelo dinheiro público)! Pois apesar de não ter a cor do o dinheiro da emissão de títulos (o governo tem que usar a maior parte do dinheiro da arrecadação de impostos no pagamento do vencimento de títulos (e assumir o defict do Tesouro Direto na forma de dívida pública)! O ESTADO É FINANCIADO PELOS IMPOSTOS DO CONTRIBUINTE E POR ISSO É (RICO) E NÃO PRECISA EMITIR TÍTULOS DO TESOURO PARA SE FINANCIAR. JÁ O MERCADO FINANCEIRO NÃO TEM FINANCIAMENTO NENHUM E POR ISSO É (POBRE) E PRECISA QUE O GOVERNO EMITA TÍTULOS PARA SE FINANCIAR COM O DINHEIRO DO ESTADO)! OU SEJA NÃO É O MERCADO FINANCEIRO QUE FINANCIA O ESTADO (MÁS O DINHEIRO DO GOVERNO QUE FINANCIA O MERCADO FINANCEIRO)!!
O empobrecimento do Brasil de uns 10 anos para cá é um escândalo. Só para dar em exemplo: as lojas Leroy Merlin, pelo menos aqui no RJ, tinham um setor de móveis planejados com profissionais que atendiam com hora marcada em frente a um computador e faziam projetos personalizados ao vivo. Na loja havia modelos reais de mobiliário, fixados no alto e você via os móveis para escolher. Resultado sumiu a seção, demitiram especialistas, as fábricas, do Sul, pararam de fazer os móveis (tenho alguns em minha casa e são de ótima qualidade). Quem não viu nunca mais vai vê-los é como se nunca tivessem existido. Que pena, rumamos para um país miserável e cada vez mais corrupto.
Acredito que o motivo desse empobrecimento do Brasil está relacionado a inflação do Dólar no mundo (que vem desde a quebra do padrão ouro), queda da produtividade da economia brasileira desde a década de 80, endividamento do povo e do país que gera inflação (conforme escola austríaca) e recessão do balanço (direciona a geração de caixa para pagamento do passivo no balanço) e o processo de desindustrialização do Brasil (que gera empregos ruins com baixos salários) e a nossa dependência com as commodities (que gera o efeito gangorra econômica). Brasil é um país muito mal administrado.
O Estado, leia-se, políticos, parasitas, magistrados e cupinchas que não param de sugar nossos impostos em salários, mordomias, regalias, fundos eleitorais e partidários, compra de votos, etc...
Prefiro dizer dupliflação, diminui a quantidade e aumenta o preço. EX: cx de bombom era 450grs 5,99reais , agora é 255grs 11 reais. Gratidão pelas informações.
Anos. Moro fora do Brasil há 7 anos e sempre que volto fico com vontade de comer certas coisas pela memória que tinha dos produtos, mas daí quando como percebo que o produto mudou muito. Tá tudo uma merda. Biscoitos e chocolates principalmente.
@@LtW00dy não sei se é coisa da minha cabeça. Mas até o óleo de soja não tem mais a mesma qualidade... Ou pode ser os hambúrguer e afins também que já não fritam igual... Fazem uma sujeira e queimam rápido o óleo
Shopping enfrentando a falta de gente. Custo fixo alto. O evento 2020 persiste. Até o papel higiênico reduziu a metragem. Isso tudo deixa as pessoas tensas. Cada um tem de controlar o gasto, o que não se faz em Brasília.
as pessoas estão reduzindo até na compra do mês pra poder pagar as outras despesas, tá cada dia mais difícil, rodo aplicativo e é assustador o número de pessoas que entram no carro reclamando da vida e que já não sabem o que fazer, a beira de um bornout.
Brasília é um antro político que vive totalmente descolado da realidade do Brasil! Além de terem um salário+benefícios que, por sí só são uma insanidade, ainda aprovam o reajuste anual deles muito acima da inflação. Ou seja, eles nunca sentem na pele e no bolso a destruição que causam ao país inteiro! Quando simplesmente o dinheiro literalmente brota tão facilmente na conta deles e sem fazer absolutamente NADA de produtivo ao Brasil, eles nunca vão dar valor em controlar os gastos conscientemente.
@kennedyanderson4226 elas pediram por isso. Aquilo que vc não governa acaba governando vc. Ao inves de prestar atenção em como o governo funciona e é formado por pessoas que em sua maioria seguem os próprios interesses e de entender como funciona a economia, preferem ficar de boca aberta. O foda é que essa burrice respinga em quem nao é idiota.
Espuma de barbear... vinha aquele tubão. Agora três barba, aperta o botão, ao invés de sair espuma, sai uma voz "acabou, fío, faz com espuma de sabonete"!
O pior ainda é que a saúde da população tamb[em sofre. Antes o requeijão era apenas do soro de leite, hoje contem queijo, leite em pó e sabe se lá o que mais. Creme de leite e leite condensado ocorre a mesma coisa. Claro que não são alimentos saudaveis em si, mas hoje se tornou bem pior. E quem não sabe ler rótulo pra se escolher é mais afetado ainda.
Bolsoanro que infalcionou tudo e depois falou isso "Bolsonaro pede 'patriotismo' a donos de supermercados para tentar reduzir preço da cesta básica “Estamos conversando, estou pedindo um sacrifício, um patriotismo, para os grandes donos de supermercados, para manter o preço na menor margem de lucro”, finaliza.
@@carlosolivera4864 agora tudo pode , tudo é válido, pra quem prometeu felicidades e entrega o inferno. Como foi mesmo a frase no debate? , "esse país tem que voltar a ser feliz de novo" felicidade essa só pra os amigos do Rei. Tá valendo, se os donos do poder por aqui queriam, quem é o povo pra questionar, muito menos eu. Não tenho político de estimação, me identifico com propostas e pautas....
@@carlosolivera4864 sua mentira pode ser desmantelada por qualquer um que pesquise um gráfico do M2... Lula em 2023 imprimiu mais dinheiro que Bolsonaro na pandemia!
@@carlosolivera4864cadê o governo do amor pra acabar com o marvado do Bozo? Ele tá é nem aí pra economia o negócio é ficar chorando e ficar dando migalhas mas sempre é dando com uma mão e tirando com outra exemplo deu 200 reais pra alunos de ensino médio mas pra isso ele vagabundo tá botando imposto no rabo de todo mundo exemplo dão as compras de 50 dólares não pagava imposto agora você é obrigado a pagar imposto do amor
Realmente a reduflação não é só no tamanho. Está bem perceptível a "reduflação" na qualidade tbm, o que reforça mais ainda que o índice oficial de inflação está aquém da realidade. Depois de voltar de viagem da Itália esse ano, ficou ainda mais evidente a qualidade baixa dos nossos industrializados. A solução que adotei no quesito alimentação: fiz 2 cursos pra aprender a fazer pratos de massas e outros. Faço em casa, cortei muitos industrializados e assim subi a qualidade gastando menos, investindo um pouco mais do meu tempo. Mas vale a pena.
kkkkka minha estratégia para conter a inflação está como a do Julius: "Se nao comprar nada, o desconto é maior" Se os outros consumidores fossem assim, muitos problemas que existem, seriam inexistentes.
@@FelipeRodriguesTorres Chocolate, refrigerante, biscoito, cerveja, cigarro, leite, arroz, feijao, farinha, trigo, fruta, verduras... Quando eu morava sozinho só comia ovo, fígado e bacon todos os dias. 😏 O problema é se tiver família. Mas um homem pode viver plenamente com uma alimentação minimalista.
COITADO do empresário sendo OBRIGADO a reduzir a quantidade do produto para manter o LUCRO Hahaha Neoliberal é realmente uma turma cheia de justificativas. As ruas da Europa e EUA estão cheias de mendigos e sem teto, e certamente é tudo culpa do governo.
@@Leonardosuperfogo te entendo perfeitamente, sozinho consigo viver assim tbm. Mas é foda tu viver sempre se enxugando, gastando o mínimo e recebendo sempre menos com menor qualidade... Na realidade aqui (Brasil) é produzido tudo que se precisa, mas grande parte é exportado pro exterior e o que sobra/ou é obrigatório ficar rs fica aqui.
Como um profissional da área de precificação, há mais de 10 anos trabalhando para indústrias multinacionais, te afirmo que praticamente tudo que você informou no video está correto, parabéns Fernando. Eu adicionaria um ponto que o Brasil vem passando desde 2014 e foi intensificado na pandemia, que foi a taxa do cambio que subiu abruptamente criando uma “tempestade perfeita” em 2020/2021: Aumento Commodities e câmbio. Tivemos aumentos que beiraram 50-80% de commodity + 30/40% de exchange rate.
E isso também, em conjunto com os pacotinhos para alimentarem formigas, foi motivador para vagabundiarem as receitas para passarem a produzir lixos de péssimo gosto com nome de alimentos? Procure um biscoito comercial gostoso e traga o nome aqui. Faça o mesmo com um chocolate... Só ingredientes ordinários e/ou com receitas barateadas. A indústria alimentícia brasileira regrediu em qualidade. Não é normal termos alimentos muito melhores há 50 anos.
Anos atrás a Ikea desenvolveu estudo de viabilidade para se instalar no Brasil. A dificuldade com fornecedores que atendessem o padrão e requisitos contratuais, custos financeiros e “outros custos” levaram-na a desistir.
Já reparei que o Leroy Merlin está cada vez mais desfalcado de estoque acabou com serviço que fazia, como cursos, cortes de madeiras, variedades de produtos, etc.
O melhor exemplo para mim é o famoso bolo ou torta de aniversário. Antigamente era uma coisa enorme, que durava uma semana em casa. Hoje em dia é o famoso "bolinho", que acaba ali na hora mesmo, e olhe lá
Mas é golpe da empresa, algumas como a Nestlé. Simplesmente usam a mesma embalagem para produtos diferentes enganando a pessoa, como é o famoso caso do leite falso. A empresa engana e é culpa dela sim. A empresa tem que deixar claro o que ela está vendendo.
Cara, isso é responsabilidade individual. Ta cheio de gente em país desenvolvido que tem tempo pra kct e recurso pra pesquisar sobre como funciona economia, filosofia etc mas nao faz. Olha a quantidade de soças que existem nos EUA e Europa. É muito simples, tem gente que nao vale o chão que pisa pq prefere viver ao entender a vida. É isso.
A escola pública controlada pelo governo ou a privada controlada pelo governo? Nunca haverá um mundo melhor enquanto o povo deposita sua fé no sistema que a escraviza.
Algumas empresas fazem para trapacear o consumidor. A paçoquita que vinha 2 andares de paçoca a um tempo atrás mudou sua embalagem para apenas o 1 andar com paçoca e o de cima só vinha algumas paçocas ao redor, tampando toda embalagem e dando a impressão que se tratava da mesma embalagem mas vinha com MUUUIITO menos conteúdo pois o meio da embalagem era completamente oco
As que não fizerem isso simplesmente sai do mercado... porque o produto vai ficar mais caro, e as pessoas acham que foi so ela, então deixam de comprar para comprar das que reduzem a quantidade.
As informações sobre o que consta da embalagem, gramatura e quantidade estão lá ainda. É um erro crasso considerar isso trapaça, se você não tem paciência de olhar pra embalagem e fazer uma leitura rápida do que tem dentro dela pra ter a noção do que está comprando você está fadado ao fracasso da vida.
O mais interessante ainda são as embalagens que tem escrito "econômica", quando o consumidor vai pra calculadora ela sai mais cara que a embalagem pequena.
Só algumas ponderações… Sobre carros, os nossos possuem mais plásticos, mas costumam ter uma suspensão reforçada em razão da qualidade das nossas estradas (o que encarece o valor final do produto); nosso clima tropical deteriora mais a infraestrutura, ainda que haja similitude de alguns materiais
Na verdade não acontece isso. Os carros fabricados no Brasil ou fabricados em outros países mas destinados ao mercado brasileiro, são de qualidade inferior em tecnologia embarcada, inferior em acessórios de segurança e inclusive inferiores com relação a suspensão. No caso da suspensão, além de não ser reforçada ainda é de qualidade inferior, por exemplo, um mesmo carro que em outros países a suspensão traseira é independente, no Brasil esse carro terá uma suspensão com eixo rígido e muito menos confortável quando comparado ao modelo similar vendido em outro país. Fui engenheiro mecânico na Renault e da Nissan e trabalho há 20 anos com comércio de automóveis aqui na Florida, e é visível a diferença de qualidade de carros similares aqui nos USA e no Brasil.
Se fosse só diminuir a quantidade do produto... acontece que os ingredientes tb mudaram e sabe-se lá o que temos consumido. As torradas que eu comprava por exemplo, vm com uma textura diferente e ás vzs dá a impressão que estou comendo farinha de inseto
Já percebi anos atrás que a qualidade caiu muito, acompanhado do preço que subiu e a quantidade que reduziu em muitos produtos! Desde alimentos, produtos de limpeza, etc. Tudo!
Tenho uma estratégia melhor, não comprar. Eu já imaginava como seria com esse desgoverno por isso estou bolando estratégias fiscais, eliminando coisas desnecessárias, da alimentação a estética. Precisamos tirar esses corruptos do poder, ou a gente acaba com eles ou eles vão acabar com a gente!
Só pra esclarecimento, aqueles "fios" em grande quantidade e sem organização nenhuma, no nível mais baixo, são cabos de Internet das companhias telefônicas. As redes elétricas que ficam mais acima nos postes, são muito mais organizadas e com instalação limpa.
Isso me faz pensar numa coisa, o IPCA considera a reduflação também? Sempre vejo pessoas reclamarem que o IPCA está defasado, esse vídeo me faz pensar se é aí que está a diferença ou outros fatores existem mesmo.
Aí que tá, o cálculo desse índice não considera as práticas de reduflação, até pq é difícil quantificar isso com precisão, já que as empresas estão sempre mudando o tamanho das embalagens, sem falar nos ingredientes dos produtos, seria necessário ou outro tipo de cálculo mais específico, logo, sim. o IPCA divulgado oficialmente está longe da realidade, mas acredito que logo chegaremos a um ponto de inflexão, pois já está ficando insustentável mascarar, o consumidor está sentindo isso diariamente toda vez que vai ao mercado.
Olá Ulrich!!! Você é um economista ímpar... Parabéns!!!. Você está 100% correto em tudo que diz. Moro no exterior há muito tempo e sempre que vou ao Brasil de férias vejo que a população brasileira está cada mais mais pobre... Mas eles não percebem isso porque essa pobreza está sendo introduzida de forma lenta.. gradual de forma que ninguém sinta isso. Quanto a reduflação é um mal que está a acontecer em todos os mercados... Mesmo no exterior.
Então vai ficar sem ou pagar a mais pelo produto de mesma quantidade pois isso está bem generalizado. Se o produto continua com o mesmo preço e quantidade, então diminuiu a qualidade.
Consigo ver a tragédia dos inteiros como um dos motivadores para a reduflação. Por exemplo, o cliente tem orçamento pra 1 unidade do produto, se ele aumentar, ele deixa de conseguir consumir. A alternativa é surgir no mercado a opção menor. E sobre as embalagens mantidas com conteudo menor, pode ser má fé mas pode estar relacionado aos enormes custos de mudar o padrão dessas embalagens.
Brasilzão é top!! A gente não tem inflação, a barra de chocolate continua mesmo preço do pré pandemia... E ainda ajuda a fazer dieta já que ao invés de 110grs agora pesa 85!! 😅
Mas isso não acontece só no Brasil, as empresas estão fazendo esse movimento em nível global. Apple por exemplo parou de vender os smartphones com carregadores, e o preço do smartphone manteve...
Já estou boicotando a reduinlfação quando eu tenho alternativas, Uma marca de papel toalha que eu comprava que está praticando a redução do tamanho da folha já mudei para outra marca que ainda mantém o tamanho padrão.
Consultei o IBGE, tempos atras, por email, sobre como a reduflacao integra o ipca. Responderam que , como o produto não é mais o mesmo, ele sai do cálculo. IPCA é fraude.
Com o tremendo aumento dos custos para produzir, vc acha que o consumidor final iria pagar o aumento explosivo nos preços se as empresas repassassem tudo de um vez?! A grande maioria dos consumidores não iriam pagar e a empresa iria quebrar. O consumidor não iria acordar nada, só iria se revoltar mais ainda com as empresas. Sendo que a putaria começa pelo estado, que é o causador disso tudo.
Como alguém que já fez reduflação, eu posso dizer que o motivo não é somente esse. O principal motivo é que o preço do produto aumenta, mas o dinheiro disponível do cliente não. Exemplo ilustrativo A: imagine um cliente que compra toda semana uma coca-cola 2L por 10 reais. Aí chega um dia ele sai com apenas 10 reais na mão para ir comprar sua coca-cola. Chegando lá, a coca-cola está custando 12 reais. Ele então sai sem a coca-cola. Ou seja, o cliente queria 2L de coca-cola e saiu com zero litros de coca-cola. Resultado: Cliente muito triste. Exemplo ilustrativo B: imagine um cliente que compra toda semana uma coca-cola 2L por 10 reais. Aí chega um dia ele sai com apenas 10 reais na mão para ir comprar sua coca-cola. Chegando lá, a coca-cola 2L foi substituida pela coca-cola 1,5L que custa 10 reais. ELe percebe que é menos conteúdo, mas compra mesmo assim Ou seja, o cliente queria 2L de coca-cola e saiu com 1,5L de coca-cola. Resultado: Cliente chateado, mas feliz. Ou seja: a reduflação é uma forma de permitir que o cliente consuma seu produto mais caro mesmo se ele tiver a mesma quantidade de dinheiro em mãos. Ou, de foma mais abrangente, a reduflação evita cortes drásticos no consumo mesmo quando há inflação de produtos e não há reajuste dos salários. Isso explica porque os produtos não vão reduzindo infinitamente. Isso ocorre quando há PICO de inflação - que é o cenário atual.
A sacanagem é que isso aparece em letras quase invisíveis no canto do rótulo... Nessas horas meu liberalismo vai pro saco e fico 200% russomano das ideias 😂😂😂
O difícil é fazer o pessoal entender isso... "Que aumente o preço mas mantenha a quantidade afinal isso é má fé", ok mas o produto vai ficar parado até se perder e uma quantidade menor de pessoas terá capacidade financeira de continuar consumindo.
Mas os custos para a empresa também sobem, logo não simplesmente ajustar o salário. A verdade é que a inflação concentra a renda no Estado e algumas poucas empresas que orbitam ele, todos que estão abaixo na cadeia são prejudicados
@@Rafael-nq1ym irmao, vc n entendeu. EU jamais enganaria ninguem. Eu sei que voce nao me conhece, mas to te explicando como funciona A REALIDADE. Releia, tente entender. Se voce nao entendeu, pergunte.
isso não acontece somente no Brasil, é um movimento global. A Apple parou de vender iPhone com carregador no mundo inteiro, e o preço do smartphone continuou o mesmo.
estou de pleno acordo com o seu comentario, o problema e que o brasileiro em geral, gosta da velha maxima, " me engana que eu gosto", por isso as empresas optam por essa estrategia
Se aumentar o preço, vai vender menos e lucrar menos, simples assim, se a empresa não fizer isso, ela vai a falência. Você esta cometendo o erro citado no vídeo de culpar a empresa, ninguém esta sendo enganado, as pessoas estão vendo isso acontecer, no momento de comprar elas veem, a redução da quantidade e o preço se mantendo ou subindo...
@@Jefferson-jl8ej Palhaço. E como isso é um erro? De um lado um povo morrendo de fome, do outro o dono ao invés de lucrar 1 milhão irá lucrar 950 mil por mês. Culpa da empresa sim, mantenham o preço e ajude o país, ou suba o preço e não engane o consumidor, no mínimo. Mas esse é o capitalismo, fome da lucro, quem não conhece a queima de café do governo vargas? Queimaram café equivalente pra alimentar a humanidade toda por 3 anos, e o que houve? O café subiu de preço e o Brasil cresceu economicamente 🤣🤣 ou seja, se é ruim pro povo, é bom pro mercado. Qual a solução? Empresa sem Estado. Ou Estado sem Empresa, apenas com estatais? Eu fico do lado das Estatais, pois além de defenderem a soberania do país, não lucram com a fome.
Se as empresas repassarem tudo de uma vez no preço final pro consumidor, elas vão quebrar pq o consumidor na grande maioria não vai pagar. O problema começa já no estado, que vai gerar o efeito cascata. Não adianta discutir e colocar o problema nas peças que estão caindo, mas sim em quem sempre faz isso acontecer, que é o governo.
Em 2017, o Ciro Gomes denunciava a compra da Embraer pela Boeing. Em 2024 as ações da Embraer subiram 75,70% enquanto o Biticoin subiu 66,55%. O Ciro Gomes também denunciava nesse mesmo ano a venda de um empresa de chips brasileira. A Nvídia, produtora americana de chips, cresceu 3.542,35%contra 958,90% no mesmo período. Hora do povo acordar que esses influenciadores não entendem nada de economia.
Além da reguflação, tenho percebido a disponibilização de produtos similares, só que de qualidade inferior, como o creme de leite disponilizando mistura láctea com embalagem semelhante.
Garanta seu acesso ao Nas Fronteiras do Dinheiro: liberta.click/NasFronteirasdoDinheiro
Amplie seu conhecimento em economia tornando-se membro do canal. Junte-se agora: ruclips.net/channel/UCLJkh3QjHsLtK0LZFd28oGgjoin
Conheça a Liberta, minha assessoria em investimentos: liberta.click/ulrich
🔊 Ouça também no Spotify: liberta.click/ulrich_spotify
CONTATO para palestras / eventos:
📧 fernando.ulrich@oroboro.art.br
faltou apenas dizer que geralmente quando a reduflação é "bem aceita", geralmente o produto não volta a ser como era antes quando a economia melhora, e pior, ainda usam de artificios como "ganhe X a mais" ou "leve X a mais" nos rótulos como se tivesse aumentado a quantidade do produto, e vendendo ele por um preço maior, mas apenas levando oque comprava antes por um preço maior ainda...
@@rafacharkman Exatamente, é o Estado e agentes mal intencionados do mercado percebendo a aceitabilidade do povo alienado. Sou entusiasta do mundo gamer e dos hardwares, e mesmo com a normalização das coisas no pós pandemia, o que já podemos falar já que lá se vão 4 anos, o patamar de preços nunca voltou ao que era em 2019. Hoje pra montar um pc gamer "barato" você gasta 4 mil reais, e ainda é pior comparativamente em efeitos de evolução tecnológica (entendam como uma espécie de correção como existe nos valores monetários) as peças anteriores. É fazer o consumidor de otário, e em lojas menos sérias que são a maioria eles abusam de verdade. Antes se vendia um computador gamer custo benefício com uma placa de vídeo intermediária tipo uma GTX 1060 (2019). Hoje esse computador "custo benefício" vem sem placa de vídeo, com o gráfico integrado do processador principalmente no Brasil, como é vendido nessa proposta. Carros não preciso nem comentar
Pior...diminuíram a quantidade nos produtos e os mesmo aumentaram de preço. Reduflação + inflação!
Ultima etapa antes de tirarem do mercado
E qualidade menor ja
@@hefesto9382 Fato.
E perda da qualidade, nosso chocolate tá uma merda, o sabão cada vez pior....
O libertário que vive de renda fixa financiada pelo dinheiro público e lucro com juros altos!
Nunca vai contar que juros altos pioram a inflação pois juros altos pro setor produtivo e custo (e custo que tem que ser repassado pros produtos gerando assim a inflação em cadeia)!
E que juros altos é a principal causa do aumento da inflação sobre bens duráveis como máquinas agrícolas, caminhões, carros e imóveis etc.
Quem dera fosse só o tamanho.
A qualidade despencou absurdamente.
Chocolate está com gosto de gordura amanhaecida. E o mais barato custa mais de 5
@@diegofunari5108 É uma falta de respeito com a população pagadora de impostos.
Concordo, e a qualidade ruim dos produtos desestimula mais a compra do que o próprio preço alto.
@@diegofunari5108
Deixou de ser chocolate para ser COCÔLATE.
Mas brasileiros não entornam o balde, aí bandidos fazem a festa
@@SolMijundiai Exatamente! Se vc não compra por vir pouco ou por ainda estar caro, deixa de comprar por estar ruim. Foi assim comigo com o biscoito Passatempo, que sempre adorei e hj está horrível, independente do preço.
O fenômeno do Amor 🟥
Ver o Estado gastando 51% do PIB com o financiamento do mercado de renda fixa (é o amor que o mercado financeiro gosta)!!
@@KhinzalNuclearNuclear Acha que o mercado gosta de emprestar pro governo brasileiro? Na realidade não gosta, basta ver o tesouro, com preços de promoção. Só assim conseguem vender algo.
@@douglass.4487
Você e ninguém do mercado financeiro nunca emprestou dinheiro pro governo pois o dinheiro da emissão de títulos não financia o Estado más o próprio mercado pois vai direto pro pagamento do vencimento de títulos (pois o Tesouro Direto criado aqui pelo FHC é basicamente uma pirâmide financeira sustentada pelo dinheiro público)!
Pois apesar do
@@KhinzalNuclearNuclearÉ fácil acabar com isso é só o governo parar de pegar dinheiro emprestado do povo, se você não sabe os juros são pagos a quem empresta dinheiro para o estado através de tesouro direto, Selic e etc ... Ou seja culpa do governo, é só parar de emitir dívida pública que resolve. Mas o governo não tá bem aí só quer gastar
(Você e ninguém do mercado nunca emprestou dinheiro pro governo); pois o dinheiro da emissão de títulos do tesouro não financiam o Estado más o próprio mercado pois vai direto pro pagamento do vencimento de títulos (pois o Tesouro Direto é basicamente uma pirâmide financeira sustentada pelo dinheiro público)!
Pois apesar de não ter a cor do o dinheiro da emissão de títulos (o governo tem que usar a maior parte do dinheiro da arrecadação de impostos no pagamento do vencimento de títulos (e assumir o defict do Tesouro Direto na forma de dívida pública)!
O ESTADO É FINANCIADO PELOS IMPOSTOS DO CONTRIBUINTE E POR ISSO É (RICO) E NÃO PRECISA EMITIR TÍTULOS DO TESOURO PARA SE FINANCIAR.
JÁ O MERCADO FINANCEIRO NÃO TEM FINANCIAMENTO NENHUM E POR ISSO É (POBRE) E PRECISA QUE O GOVERNO EMITA TÍTULOS PARA SE FINANCIAR COM O DINHEIRO DO ESTADO)!
OU SEJA NÃO É O MERCADO FINANCEIRO QUE FINANCIA O ESTADO (MÁS O DINHEIRO DO GOVERNO QUE FINANCIA O MERCADO FINANCEIRO)!!
O empobrecimento do Brasil de uns 10 anos para cá é um escândalo. Só para dar em exemplo: as lojas Leroy Merlin, pelo menos aqui no RJ, tinham um setor de móveis planejados com profissionais que atendiam com hora marcada em frente a um computador e faziam projetos personalizados ao vivo. Na loja havia modelos reais de mobiliário, fixados no alto e você via os móveis para escolher. Resultado sumiu a seção, demitiram especialistas, as fábricas, do Sul, pararam de fazer os móveis (tenho alguns em minha casa e são de ótima qualidade). Quem não viu nunca mais vai vê-los é como se nunca tivessem existido. Que pena, rumamos para um país miserável e cada vez mais corrupto.
Acredito que o motivo desse empobrecimento do Brasil está relacionado a inflação do Dólar no mundo (que vem desde a quebra do padrão ouro), queda da produtividade da economia brasileira desde a década de 80, endividamento do povo e do país que gera inflação (conforme escola austríaca) e recessão do balanço (direciona a geração de caixa para pagamento do passivo no balanço) e o processo de desindustrialização do Brasil (que gera empregos ruins com baixos salários) e a nossa dependência com as commodities (que gera o efeito gangorra econômica). Brasil é um país muito mal administrado.
Nossa! Ele tem móveis planejados em casa.
Que fantástico!
Fui na Leroy em Jan/2024, Del Castilho e ainda tinham esses projetos, marquei horário com a moça e tal.
TODO brasileiro deveria entender isso.. uma pena que não entendem que o culpado é sempre o Leviatã.. o Estado.
O Estado, leia-se, políticos, parasitas, magistrados e cupinchas que não param de sugar nossos impostos em salários, mordomias, regalias, fundos eleitorais e partidários, compra de votos, etc...
"Sempre" 😂😂😂😂
@@fernandoSchmdt4654sim, sempre
@@fernandoSchmdt4654 E é sempre mesmo. Não me venha com essa de que é o empresário o culpado por inflação.
@@Pvt_Vick desculpa, não vou mais falar mal dos seus macho 😢
Prefiro dizer dupliflação, diminui a quantidade e aumenta o preço.
EX: cx de bombom era 450grs 5,99reais , agora é 255grs 11 reais.
Gratidão pelas informações.
Duplipensar
E é só gordura agora
Nessa epoca eu ganhava salario minimo 5 reais a hora hoje é 7 reais E a caixa de bombom ta 12 kkkk país full dido do caralho.
@@Severino762 realmente, não tá nada fácil pra nós.
@@danielpinheiro369 unica saida é o aeroporto
A qualidade dos nossos produtos caiu muito. Tenho percebido a meses.
Anos. Moro fora do Brasil há 7 anos e sempre que volto fico com vontade de comer certas coisas pela memória que tinha dos produtos, mas daí quando como percebo que o produto mudou muito. Tá tudo uma merda. Biscoitos e chocolates principalmente.
@@LtW00dy não sei se é coisa da minha cabeça. Mas até o óleo de soja não tem mais a mesma qualidade... Ou pode ser os hambúrguer e afins também que já não fritam igual... Fazem uma sujeira e queimam rápido o óleo
@@odlancaiiquesão os hamburgueres que tem mais sebo e aditivos e menos carne
Meses não, anos
@@LtW00dy eu adorava bolacha waffer, os pacotes era grandes e as bolachas bem grossas, nem conseguia comer tudo sozinho, acabou, não existe mais
Shopping enfrentando a falta de gente. Custo fixo alto. O evento 2020 persiste. Até o papel higiênico reduziu a metragem. Isso tudo deixa as pessoas tensas. Cada um tem de controlar o gasto, o que não se faz em Brasília.
Sim, se não economizar até o papel higiênico falta dinheiro no final do mês!
as pessoas estão reduzindo até na compra do mês pra poder pagar as outras despesas, tá cada dia mais difícil, rodo aplicativo e é assustador o número de pessoas que entram no carro reclamando da vida e que já não sabem o que fazer, a beira de um bornout.
Brasília é um antro político que vive totalmente descolado da realidade do Brasil! Além de terem um salário+benefícios que, por sí só são uma insanidade, ainda aprovam o reajuste anual deles muito acima da inflação. Ou seja, eles nunca sentem na pele e no bolso a destruição que causam ao país inteiro!
Quando simplesmente o dinheiro literalmente brota tão facilmente na conta deles e sem fazer absolutamente NADA de produtivo ao Brasil, eles nunca vão dar valor em controlar os gastos conscientemente.
@kennedyanderson4226 elas pediram por isso.
Aquilo que vc não governa acaba governando vc. Ao inves de prestar atenção em como o governo funciona e é formado por pessoas que em sua maioria seguem os próprios interesses e de entender como funciona a economia, preferem ficar de boca aberta. O foda é que essa burrice respinga em quem nao é idiota.
@@pc12gaugeadianta nada, com um presidente ou outro estaríamos fudidos do mesmo jeito
As prateleiras do supermercado estão virando um estande de diorama.
Até o asfalto das ruas é diferente. Aqui é tudo sem qualidade e mais caro🤡
Barra de chocolate nos anos 90 tinha 200g e agora tem 80g... desodorante aerosol durava um século, agora 1 semaninha, talvez 10 dias
Biscoito recheado também vinha 200g.
@@naldima muitos exemplos: sorvete tinha 2 litros, e era mais saboroso. As roupas eram maiores e duravam muito mais.
Caixa de bombom de 400g hj por 200g e proporcionalmente o triplo do preço.
Espuma de barbear... vinha aquele tubão. Agora três barba, aperta o botão, ao invés de sair espuma, sai uma voz "acabou, fío, faz com espuma de sabonete"!
@@franciscogomes740 O chocolate era muito melhor. Um dia desses comprei Lacta, tive que jogar fora. Horrível. Gosto de plástico.
Sim, depois da "vitória" do "eleito" do "amor" venho notando o fenômeno. Apesar de cristão,🎉 venho fazendo treinamento para faquir. Fazzuelly!
Quem faz isso são as empresas capitalistas gananciosas, deixe de ser burro
as vezes eu sinto que a gente nunca mais vai conseguir ter uma folga financeira.
Se depender do país, não vai mesmo... BTC é a única esperança
Aqui no Brasil, nos últimos anos, aconteceu tudo junto: embalagens reduzidas + qualidade pior + preço maior!
Eita, até que enfim alguém falando sobre isso, um verdadeiro absurdo! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
O pior ainda é que a saúde da população tamb[em sofre. Antes o requeijão era apenas do soro de leite, hoje contem queijo, leite em pó e sabe se lá o que mais. Creme de leite e leite condensado ocorre a mesma coisa. Claro que não são alimentos saudaveis em si, mas hoje se tornou bem pior. E quem não sabe ler rótulo pra se escolher é mais afetado ainda.
Já reparei sim, esses dias comprei uma barra de chocolate e era tão fina que achei que era falsa.
A inflação do amor numa demo... relativa.
Bolsoanro que infalcionou tudo e depois falou isso
"Bolsonaro pede 'patriotismo' a donos de supermercados para tentar reduzir preço da cesta básica
“Estamos conversando, estou pedindo um sacrifício, um patriotismo, para os grandes donos de supermercados, para manter o preço na menor margem de lucro”, finaliza.
@@carlosolivera4864 agora tudo pode , tudo é válido, pra quem prometeu felicidades e entrega o inferno. Como foi mesmo a frase no debate? , "esse país tem que voltar a ser feliz de novo" felicidade essa só pra os amigos do Rei. Tá valendo, se os donos do poder por aqui queriam, quem é o povo pra questionar, muito menos eu. Não tenho político de estimação, me identifico com propostas e pautas....
@@carlosolivera4864 sua mentira pode ser desmantelada por qualquer um que pesquise um gráfico do M2... Lula em 2023 imprimiu mais dinheiro que Bolsonaro na pandemia!
@@carlosolivera4864cadê o governo do amor pra acabar com o marvado do Bozo? Ele tá é nem aí pra economia o negócio é ficar chorando e ficar dando migalhas mas sempre é dando com uma mão e tirando com outra exemplo deu 200 reais pra alunos de ensino médio mas pra isso ele vagabundo tá botando imposto no rabo de todo mundo exemplo dão as compras de 50 dólares não pagava imposto agora você é obrigado a pagar imposto do amor
Realmente a reduflação não é só no tamanho. Está bem perceptível a "reduflação" na qualidade tbm, o que reforça mais ainda que o índice oficial de inflação está aquém da realidade. Depois de voltar de viagem da Itália esse ano, ficou ainda mais evidente a qualidade baixa dos nossos industrializados. A solução que adotei no quesito alimentação: fiz 2 cursos pra aprender a fazer pratos de massas e outros. Faço em casa, cortei muitos industrializados e assim subi a qualidade gastando menos, investindo um pouco mais do meu tempo. Mas vale a pena.
lembrei da minha vó que fazia pão e biscoitos em casa
A inflação real é o aumento da base monetária. A inflação que o governo divulga é apenas uma cesta de produtos
Meu amigo esta na espanha e ficou de cara com a qualidade e baixo açucar das coisas
@@Severino762o gosto é bom das coisas doce?
O que não reduz é a corrupção dos políticos e a idiotice do povo que vota neles .
E nem os impostos. O que não presta só aumenta.
Apoiado guerreiro!
A "culpa" é do voto de legenda.
Entra quem não foi votado e não é representante do povo.
Eu mesmo não voto em ninguém, política é uma mentira.alckimin metia o pau no lula e agora é farinha do mesmo saco!
Se o povo não votar eles deixarão de entrar?
kkkkka minha estratégia para conter a inflação está como a do Julius:
"Se nao comprar nada, o desconto é maior"
Se os outros consumidores fossem assim, muitos problemas que existem, seriam inexistentes.
Existem produtos essenciais. Não se aplica
@@FelipeRodriguesTorres Chocolate, refrigerante, biscoito, cerveja, cigarro, leite, arroz, feijao, farinha, trigo, fruta, verduras...
Quando eu morava sozinho só comia ovo, fígado e bacon todos os dias. 😏
O problema é se tiver família. Mas um homem pode viver plenamente com uma alimentação minimalista.
COITADO do empresário sendo OBRIGADO a reduzir a quantidade do produto para manter o LUCRO
Hahaha
Neoliberal é realmente uma turma cheia de justificativas.
As ruas da Europa e EUA estão cheias de mendigos e sem teto, e certamente é tudo culpa do governo.
@@Leonardosuperfogo te entendo perfeitamente, sozinho consigo viver assim tbm.
Mas é foda tu viver sempre se enxugando, gastando o mínimo e recebendo sempre menos com menor qualidade...
Na realidade aqui (Brasil) é produzido tudo que se precisa, mas grande parte é exportado pro exterior e o que sobra/ou é obrigatório ficar rs fica aqui.
red
Como um profissional da área de precificação, há mais de 10 anos trabalhando para indústrias multinacionais, te afirmo que praticamente tudo que você informou no video está correto, parabéns Fernando. Eu adicionaria um ponto que o Brasil vem passando desde 2014 e foi intensificado na pandemia, que foi a taxa do cambio que subiu abruptamente criando uma “tempestade perfeita” em 2020/2021: Aumento Commodities e câmbio. Tivemos aumentos que beiraram 50-80% de commodity + 30/40% de exchange rate.
Obrigado, Rafael. 🙏🙏
E isso também, em conjunto com os pacotinhos para alimentarem formigas, foi motivador para vagabundiarem as receitas para passarem a produzir lixos de péssimo gosto com nome de alimentos?
Procure um biscoito comercial gostoso e traga o nome aqui. Faça o mesmo com um chocolate...
Só ingredientes ordinários e/ou com receitas barateadas.
A indústria alimentícia brasileira regrediu em qualidade. Não é normal termos alimentos muito melhores há 50 anos.
Pq o novo presidente não resolve?
O Fernando bem que poderia fazer um vídeo sobre essa piora sistemática da nossa economia desde 2014
Excelente apresentação Fernando. Objetiva, clara e muito pertinente.
Uma aula pros acéfalos
Tu é empresário ou apaixonado pelo cara?
Anos atrás a Ikea desenvolveu estudo de viabilidade para se instalar no Brasil. A dificuldade com fornecedores que atendessem o padrão e requisitos contratuais, custos financeiros e “outros custos” levaram-na a desistir.
Já reparei que o Leroy Merlin está cada vez mais desfalcado de estoque acabou com serviço que fazia, como cursos, cortes de madeiras, variedades de produtos, etc.
Iogurte virou bebida láctea.
Suco virou nectar
Nectar virou refresco
Refresco virou agua saborizada. 🤣
Isso pra mim é muito pior que a reduflação.
O melhor exemplo para mim é o famoso bolo ou torta de aniversário. Antigamente era uma coisa enorme, que durava uma semana em casa. Hoje em dia é o famoso "bolinho", que acaba ali na hora mesmo, e olhe lá
O pior é a população culpar o empresário. Esse vídeo deveria ser passado nas escolas.
Mas é golpe da empresa, algumas como a Nestlé. Simplesmente usam a mesma embalagem para produtos diferentes enganando a pessoa, como é o famoso caso do leite falso.
A empresa engana e é culpa dela sim. A empresa tem que deixar claro o que ela está vendendo.
Cara, isso é responsabilidade individual. Ta cheio de gente em país desenvolvido que tem tempo pra kct e recurso pra pesquisar sobre como funciona economia, filosofia etc mas nao faz. Olha a quantidade de soças que existem nos EUA e Europa. É muito simples, tem gente que nao vale o chão que pisa pq prefere viver ao entender a vida. É isso.
Deveriam mesmo !!! Essa geração não têm a mínima noção...
A escola pública controlada pelo governo ou a privada controlada pelo governo?
Nunca haverá um mundo melhor enquanto o povo deposita sua fé no sistema que a escraviza.
O empresário sempre é o vilão, o estado gera inflação, mas a culpa são das empresas que aumentam os preços, focam no efeito não na causa.
Outro dia vi anúncio numa lata que ao invés de ser doce DE leite, era doce COM leite. Mas a embalagem era idêntica aos "concorrentes" .
Algumas empresas fazem para trapacear o consumidor. A paçoquita que vinha 2 andares de paçoca a um tempo atrás mudou sua embalagem para apenas o 1 andar com paçoca e o de cima só vinha algumas paçocas ao redor, tampando toda embalagem e dando a impressão que se tratava da mesma embalagem mas vinha com MUUUIITO menos conteúdo pois o meio da embalagem era completamente oco
As que não fizerem isso simplesmente sai do mercado... porque o produto vai ficar mais caro, e as pessoas acham que foi so ela, então deixam de comprar para comprar das que reduzem a quantidade.
As informações sobre o que consta da embalagem, gramatura e quantidade estão lá ainda. É um erro crasso considerar isso trapaça, se você não tem paciência de olhar pra embalagem e fazer uma leitura rápida do que tem dentro dela pra ter a noção do que está comprando você está fadado ao fracasso da vida.
@@1987cleberall Consumidor precisa pensar agora? Daqui a pouco vai dizer que é burrice eleitor votar em corrupto.
@@stronks100 na verdade é burrice votar em qualquer um
@@1987cleberall Esta dizendo que o estado é uma máfia que deixa as pessoas mais pobres e não deveria existir ?
Estou morando no Canadá há dois anos e meio. Realmente, a qualidade dos produtos foi algo que me chamou bastante atenção quando comparo com o Brasil.
A falta de responsabilidade fiscal do governo e os impostos abusivos num país emergênte penaliza muito o consumidor brasileiro.
Mais um show de informações de altíssima qualidade, padrão Fernando Ulrich !!!
O mais interessante ainda são as embalagens que tem escrito "econômica", quando o consumidor vai pra calculadora ela sai mais cara que a embalagem pequena.
Eu percebo isso em margarina. A de 1 kg custa r$14 e a de 500gr custa 6
Test
Tipo margarina.
1kg=14
500gr = 6
Então pego 2 de 500gr.
Parece que o gerente percebe que o cliente é burrinh0 e precifica assim. 🤣
Já notei esse golpe dos supermercados.
É o amooooooooooooor, que mexe com a minha carteira e me deixa assim!
Só algumas ponderações… Sobre carros, os nossos possuem mais plásticos, mas costumam ter uma suspensão reforçada em razão da qualidade das nossas estradas (o que encarece o valor final do produto); nosso clima tropical deteriora mais a infraestrutura, ainda que haja similitude de alguns materiais
Carro para aguentar a buraqueira do BR tem que ser praticamente um tanque de guerra!
Na verdade não acontece isso.
Os carros fabricados no Brasil ou fabricados em outros países mas destinados ao mercado brasileiro, são de qualidade inferior em tecnologia embarcada, inferior em acessórios de segurança e inclusive inferiores com relação a suspensão.
No caso da suspensão, além de não ser reforçada ainda é de qualidade inferior, por exemplo, um mesmo carro que em outros países a suspensão traseira é independente, no Brasil esse carro terá uma suspensão com eixo rígido e muito menos confortável quando comparado ao modelo similar vendido em outro país.
Fui engenheiro mecânico na Renault e da Nissan e trabalho há 20 anos com comércio de automóveis aqui na Florida, e é visível a diferença de qualidade de carros similares aqui nos USA e no Brasil.
Não justifica.
Se fosse só diminuir a quantidade do produto... acontece que os ingredientes tb mudaram e sabe-se lá o que temos consumido. As torradas que eu comprava por exemplo, vm com uma textura diferente e ás vzs dá a impressão que estou comendo farinha de inseto
Os lacticínios foram os mais afetados.
@@chaim.4459 Tb noto diferenças, o gosto, tudo!
na verdade eu suspeito que estamos consumindo plástico.
No fim das contas é tudo veneno, a indústria alimentícia e farmacêutica são como carne e unha.
Já percebi anos atrás que a qualidade caiu muito, acompanhado do preço que subiu e a quantidade que reduziu em muitos produtos! Desde alimentos, produtos de limpeza, etc. Tudo!
Percebi quando achei que comprava uma dúzia de ovos e tinha 10
Dieta compulsoria 😅😂
Dirão que é agenda para banir os gordinhos, rs.
Brincadeira. Excelente video 😊
Algumas redes de fastfood disseram exatamente isso: "Nossos produtos estão mais saudáveis". Deve ser pq menores, vendem menos lixo para o consumidor
Quem gosta de chocolate então, ta comendo só açúcar agora
O problema é o tamanho diminuir e tbm a qualidade
Verdade! O Nescau esta mais açucarado horrível
As vezes vão ter que mexer nessas duas variáveis mesmo pra se adequar a inflação
"Vamos compartilhar, combater a ambas."
Daqui a pouco vamos comprar so a caixa de bom bom vazia.
Bem isso, uma decepção....😂
Se é caixa de bombom, é. pra vir um só. As empresas tao dando bobeira em colocar varios pro povão.
Tenho uma estratégia melhor, não comprar. Eu já imaginava como seria com esse desgoverno por isso estou bolando estratégias fiscais, eliminando coisas desnecessárias, da alimentação a estética. Precisamos tirar esses corruptos do poder, ou a gente acaba com eles ou eles vão acabar com a gente!
Eu sou do tempo que o litro de óleo tinha 1 litro. Já faz décadas... não sei como ainda tá durando nos 900 ml tanto tempo
Sem contar os ovos sendo vendidos como dúzia de dez.
Brasileiro criou a dúzia de ovos , com 10 ovos...
Já tinha reparado nisso, achei um despautério, dúzia de 10 🤦🤦🤦🤦🤦
Sou da época que 30 ovos eram 10 reais. Agora é 18 e tem lugares que chega a noite 20
@@fernandoSchmdt4654 18 tá barato... Já vi bater 25 por aqui, a depender da época do ano
Excelente vídeo! Finalmente alguém fez esse vídeo 👏👏👏
Que vídeo incrível...perfeito Ulrich.
Só pra esclarecimento, aqueles "fios" em grande quantidade e sem organização nenhuma, no nível mais baixo, são cabos de Internet das companhias telefônicas. As redes elétricas que ficam mais acima nos postes, são muito mais organizadas e com instalação limpa.
Muito boa a explicação do Fernando.
Que aula.
Muito vrdd
Isso me faz pensar numa coisa, o IPCA considera a reduflação também? Sempre vejo pessoas reclamarem que o IPCA está defasado, esse vídeo me faz pensar se é aí que está a diferença ou outros fatores existem mesmo.
Aí que tá, o cálculo desse índice não considera as práticas de reduflação, até pq é difícil quantificar isso com precisão, já que as empresas estão sempre mudando o tamanho das embalagens, sem falar nos ingredientes dos produtos, seria necessário ou outro tipo de cálculo mais específico, logo, sim. o IPCA divulgado oficialmente está longe da realidade, mas acredito que logo chegaremos a um ponto de inflexão, pois já está ficando insustentável mascarar, o consumidor está sentindo isso diariamente toda vez que vai ao mercado.
Olá Ulrich!!! Você é um economista ímpar... Parabéns!!!. Você está
100% correto em tudo que diz. Moro no exterior há muito tempo e sempre que vou ao Brasil de férias vejo que a população brasileira está cada mais mais pobre... Mas eles não percebem isso porque essa pobreza está sendo introduzida de forma lenta.. gradual de forma que ninguém sinta isso. Quanto a reduflação é um mal que está a acontecer em todos os mercados... Mesmo no exterior.
Ótimo conteúdo! Bem explicativo! Parabéns, Fernando!
Vi que o meu Jeep Compass de 1 ano de idade, o mesmo modelo desse ano tem menos acessórios . Tiraram várias coisas e o modelo é o mesmo .
Escolho bem ! E os produtos que tem esse encolhimento eu não compro!!!!💪🧐
Eu tb fazia isso. So que agora se agir assim vc fica rico e morre de fome, pq nao vai comprar mais nenhum item de supermercado.
Então vai ficar sem ou pagar a mais pelo produto de mesma quantidade pois isso está bem generalizado. Se o produto continua com o mesmo preço e quantidade, então diminuiu a qualidade.
Parabéns pela aula, 100% correto em tudo.
Didático
Excelente conteúdo e excelente texto!
Consigo ver a tragédia dos inteiros como um dos motivadores para a reduflação. Por exemplo, o cliente tem orçamento pra 1 unidade do produto, se ele aumentar, ele deixa de conseguir consumir. A alternativa é surgir no mercado a opção menor.
E sobre as embalagens mantidas com conteudo menor, pode ser má fé mas pode estar relacionado aos enormes custos de mudar o padrão dessas embalagens.
Bom dia 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Vídeo bem feito com informações precisas, ganhou um inscrito.
Reduflação: o maior pesadelo da Thaís Carla. 😂😂😂
Top seu video
Temos que usar Bitcoin!
Excelente vídeo, capaz de convencer qualquer um
Brasilzão é top!! A gente não tem inflação, a barra de chocolate continua mesmo preço do pré pandemia...
E ainda ajuda a fazer dieta já que ao invés de 110grs agora pesa 85!! 😅
Não culpe as empresas!! Elas estão interessadas em nossa glicemia saudável, por isso reduziram.😂
Mas isso não acontece só no Brasil, as empresas estão fazendo esse movimento em nível global.
Apple por exemplo parou de vender os smartphones com carregadores, e o preço do smartphone manteve...
N3tflix colocou anúncios nos filmes e séries, para não precisar reajustar os preços dos planos...
@@victorcs_ hahaha No caso, não as empresas, o fofo ESTADO brasileiro! Rs
@@Gustavo-ws Como moro aqui, reclamo daqui. Rs
Só compro celular de 2a mão, igual carro.. mais rodado, mais barato!
Parabéns pela matéria
Burger King os lanches parecem almondegas. 🤡🤡
Show de conteúdo 😊
Quem fez UELE aguenta calado 🤫🤫🤫
Muito bom
Já estou boicotando a reduinlfação quando eu tenho alternativas, Uma marca de papel toalha que eu comprava que está praticando a redução do tamanho da folha já mudei para outra marca que ainda mantém o tamanho padrão.
Excelente vídeo
Consultei o IBGE, tempos atras, por email, sobre como a reduflacao integra o ipca. Responderam que , como o produto não é mais o mesmo, ele sai do cálculo. IPCA é fraude.
lol
Estamos empobrecendo dia a dia
Qndo percebo paro de comprar. Vou no mais caro mas mais honesto
Que aula! Muito bom
Culpa das empresas sim. Mantivesse o tamanho e aumentem o preço, quem sabe o consumidor logo acordaria sobre essa putaria toda.
quebrariam
Com o tremendo aumento dos custos para produzir, vc acha que o consumidor final iria pagar o aumento explosivo nos preços se as empresas repassassem tudo de um vez?! A grande maioria dos consumidores não iriam pagar e a empresa iria quebrar. O consumidor não iria acordar nada, só iria se revoltar mais ainda com as empresas. Sendo que a putaria começa pelo estado, que é o causador disso tudo.
Excelente!
Como alguém que já fez reduflação, eu posso dizer que o motivo não é somente esse.
O principal motivo é que o preço do produto aumenta, mas o dinheiro disponível do cliente não.
Exemplo ilustrativo A: imagine um cliente que compra toda semana uma coca-cola 2L por 10 reais.
Aí chega um dia ele sai com apenas 10 reais na mão para ir comprar sua coca-cola.
Chegando lá, a coca-cola está custando 12 reais. Ele então sai sem a coca-cola.
Ou seja, o cliente queria 2L de coca-cola e saiu com zero litros de coca-cola.
Resultado: Cliente muito triste.
Exemplo ilustrativo B: imagine um cliente que compra toda semana uma coca-cola 2L por 10 reais.
Aí chega um dia ele sai com apenas 10 reais na mão para ir comprar sua coca-cola.
Chegando lá, a coca-cola 2L foi substituida pela coca-cola 1,5L que custa 10 reais. ELe percebe que é menos conteúdo, mas compra mesmo assim
Ou seja, o cliente queria 2L de coca-cola e saiu com 1,5L de coca-cola.
Resultado: Cliente chateado, mas feliz.
Ou seja: a reduflação é uma forma de permitir que o cliente consuma seu produto mais caro mesmo se ele tiver a mesma quantidade de dinheiro em mãos.
Ou, de foma mais abrangente, a reduflação evita cortes drásticos no consumo mesmo quando há inflação de produtos e não há reajuste dos salários.
Isso explica porque os produtos não vão reduzindo infinitamente. Isso ocorre quando há PICO de inflação - que é o cenário atual.
Resumindo: enganação, má-fé
A sacanagem é que isso aparece em letras quase invisíveis no canto do rótulo...
Nessas horas meu liberalismo vai pro saco e fico 200% russomano das ideias 😂😂😂
O difícil é fazer o pessoal entender isso... "Que aumente o preço mas mantenha a quantidade afinal isso é má fé", ok mas o produto vai ficar parado até se perder e uma quantidade menor de pessoas terá capacidade financeira de continuar consumindo.
Mas os custos para a empresa também sobem, logo não simplesmente ajustar o salário. A verdade é que a inflação concentra a renda no Estado e algumas poucas empresas que orbitam ele, todos que estão abaixo na cadeia são prejudicados
@@Rafael-nq1ym irmao, vc n entendeu. EU jamais enganaria ninguem. Eu sei que voce nao me conhece, mas to te explicando como funciona A REALIDADE. Releia, tente entender. Se voce nao entendeu, pergunte.
Poxa, achei que fosse comentar a maior reduflação. O aumento da quantidade de Álcool na gasolina. Meu carro faz 2km/l a menos.
O amor custa muito caro ai ele está substituindo a comida dos fazueles
isso não acontece somente no Brasil, é um movimento global.
A Apple parou de vender iPhone com carregador no mundo inteiro, e o preço do smartphone continuou o mesmo.
N3tflix colocou anuncios nos filmes e séries para não precisar reajustar muito o preço do plano...
Kkkkkkk América ta assim na questão alimentar? @@Gustavo-ws
Excelente professor parabéns 🎉🎉
0:29 BISCOITO!!! Se tem recheio é BISCOITO, sem recheio é bolacha.
É biscoito sem recheio
Isso, só que ao contrário 🙂
Vocês querem dizer então que as próprias marcas não sabem o que vendem? Pq o nome é BISCOITO Treloso, e não Bolacha Treloso.
Excelente explicação! !!
poxa, coitadinha da empresa bilionária 😔
Sabe q qm vai sair prejudicado é a classe mais pobre, né?
Continua pedindo mais Estado, que, os pobres sairão ainda mais prejudicado
Obrigado Ulrich
Não só a quantidade, mas também a qualidade cai
Assiste ao vídeo! 😂😂🙏🙏
Muito bom! Parabéns pelo conteúdo.
A inflação não é culpa da empresa, mas a reduflação é sim culpa exclusiva da empresa. Que aumente o preço, mas jogue limpo com os cidadãos / clientes.
estou de pleno acordo com o seu comentario, o problema e que o brasileiro em geral, gosta da velha maxima, " me engana que eu gosto", por isso as empresas optam por essa estrategia
Se aumentar o preço, vai vender menos e lucrar menos, simples assim, se a empresa não fizer isso, ela vai a falência. Você esta cometendo o erro citado no vídeo de culpar a empresa, ninguém esta sendo enganado, as pessoas estão vendo isso acontecer, no momento de comprar elas veem, a redução da quantidade e o preço se mantendo ou subindo...
Nao
@@Jefferson-jl8ej Palhaço. E como isso é um erro?
De um lado um povo morrendo de fome, do outro o dono ao invés de lucrar 1 milhão irá lucrar 950 mil por mês. Culpa da empresa sim, mantenham o preço e ajude o país, ou suba o preço e não engane o consumidor, no mínimo.
Mas esse é o capitalismo, fome da lucro, quem não conhece a queima de café do governo vargas? Queimaram café equivalente pra alimentar a humanidade toda por 3 anos, e o que houve? O café subiu de preço e o Brasil cresceu economicamente 🤣🤣 ou seja, se é ruim pro povo, é bom pro mercado.
Qual a solução?
Empresa sem Estado. Ou Estado sem Empresa, apenas com estatais?
Eu fico do lado das Estatais, pois além de defenderem a soberania do país, não lucram com a fome.
Se as empresas repassarem tudo de uma vez no preço final pro consumidor, elas vão quebrar pq o consumidor na grande maioria não vai pagar. O problema começa já no estado, que vai gerar o efeito cascata. Não adianta discutir e colocar o problema nas peças que estão caindo, mas sim em quem sempre faz isso acontecer, que é o governo.
Mto bom o video, Ulrich! Legal essa nova forma de exposição!
Aaaaaaa culpa sim, mantivessem os preços e o mesmo tamanho e o acompanhamento da inflação.
Até parece que você ia comprar se o pão custassa 10 reais a unidade
E tome ❤️❤️
Depois do L essa prática se tornou recorrente.
Bom para consumo
Em 2017, o Ciro Gomes denunciava a compra da Embraer pela Boeing. Em 2024 as ações da Embraer subiram 75,70% enquanto o Biticoin subiu 66,55%. O Ciro Gomes também denunciava nesse mesmo ano a venda de um empresa de chips brasileira. A Nvídia, produtora americana de chips, cresceu 3.542,35%contra 958,90% no mesmo período.
Hora do povo acordar que esses influenciadores não entendem nada de economia.
Excelente vídeo!
Segundo o Átila leitão marinho é tamanho dinâmico 😂
Cada vídeo do Ulrich é uma aula de alto nível!
Além da reguflação, tenho percebido a disponibilização de produtos similares, só que de qualidade inferior, como o creme de leite disponilizando mistura láctea com embalagem semelhante.
Deixando o meu like e um compartilhar 👍