Nas Fronteiras do Dinheiro - Entre na lista de espera para a 2ª temporada: liberta.click/NasFronteirasdoDinheiro Assine o Follow the Money para ter acesso a conteúdos exclusivos: liberta.click/follow_the_money Conheça a Liberta, minha assessoria em investimentos: liberta.click/ulrich Links mencionados no vídeo: fred.stlouisfed.org/series/WFRBST01108 fred.stlouisfed.org/series/WFRBST01112 🔊 Ouça também no Spotify: liberta.click/ulrich_spotify 📱 Meu canal no Telegram: liberta.click/ulrich_telegram CONTATO para palestras / eventos: 📧 fernando.ulrich@oroboro.art.b
Ou seja, o motivo dos pobres ficarem mais pobres é o G0v3rn0. Injeção de dinheiro, regulamentação, leis trabalhistas, etc. O trabalho vale cada vez menos, de uma maneira totalmente artificial e imposta por um corpo estranho, chamado Gov3rn0.
O que sacanei os mais pobres é o governo dar o dinheiro dos impostos do contribuinte pro mercado (através da pirâmide financeira sustentada pelo dinheiro público chamada Tesouro Direto)!!!
Verdade absoluta, vista em vários momentos da História em vários lugares do mundo. Inflação acaba com o pobre e o rico só melhora.Governos populistas gostam de nós , o povo, bem pobre. Eles imprimem dinheiro sem limites e dão bolsa sem limites. O dinheiro acaba valendo nada (vira papel higiênico, como na Venezuela) . Valor envolve trabalho , não adianta imprimir dinheiro do nada!
@@CarlosTargon O que sacaneia os mais pobres é o governo dar o dinheiro dos impostos pro mercado ou seja pegar 51% do PIB e dar pro mercado (através da pirâmide financeira sustentada pelo pública dinheiro público chamada Tesouro Direto)! É melhor o Estado proibir a emissão de títulos acima de 10% do PIB (e pegar o dinheiro que ele desperdiça dando pro mercado e colocar no FUNDO SOBERANO pro país ter dinheiro próprio em caixa)!!
@@KhinzalNuclearNuclear Nossa cara, vc tem sérios problemas com o Tesouro Direto. Sério. Toda vez que vejo seus comentários vc reclama do TD. Seria isso patológico?????
Cantillon se mostrou um verdadeiro gênio! Percebeu há mais de 2 séculos, com acesso a informação limitadíssimo, o que hoje a grande maioria, com uma internet de informações disponíveis, não percebe...
Ótima aula. Eu fiz um teste durante a injeção de liquidez na pandemia (600 reais de auxílio). Os preços subiram de maneira assustadora. Comprei um caminhão por 155k, depois eu o vendi por 180k. Usei parte desse capital para comprar uma propriedade rural, a situação interessante foi; o proprietário não estava atualizado com os novos preços decorrentes da desvalorização da moeda. Professor! Considero que há mais um fator de empobrecimento, além de os que se enriquecem estarem mais próximos da fonte injetora liquidez, o desconhecimento relacionado à economia.
Fábricas fecharam na pandemia... a GM por exemplo fechou por 4 meses se não me engano, faltou semicondutores também, na verdade foi isso que causou mais inflação , muitos fornecedores no mundo fecharam
@@jtagsf4098culpa de quem? Por quê será? Então temos um ser que não está nem aí para o pobre... Mesmo que seu discurso digam sempre em trabalhar para o pobre.
O rico fica mais rico porque ele tem recursos financeiros de sobra para alavancar negócios e aproveitar oportunidades que só são possíveis com acúmulo de riqueza.
Um exemplo foi uma casa na rua da minha vó, o dono passou pro problema financeiro e de saúde e teve que vende de urgência a casa, que valia 250k por 170k, quem comprou?? O rico e fez uma grana na venda
Ricos tem várias Fontes de renda ,na crise eles perdem e uma parte e ganha em outra, sem crise eles ganham em todas ai n sentem só acumulam,eles compram na baixa e vendem na alta, capital grana pra segurar.
Muito bom! Obviamente já sabemos porque o Cantillon foi assassinado. Todos que batem de frente de forma firme contra o sistema correm esse risco! Mas esse entrou para a história e inspirou as ideias libertárias pelo mundo
A inflação, portanto, não gera nenhum benefício social; ao contrário, ela redistribui a riqueza para aqueles que obtiveram primeiramente o dinheiro recém criado, e tudo ás custas daqueles que o receberam por último. A inflação é, efetivamente, uma disputa - uma disputa para ver quem obtém antes dos outros a maior fatia do dinheiro recém criado. - Murray Rothbard.
Inflação é remuneração interesante nos países estáveis e ricos...por aqui é remuneração simples pelo risco Brasil. Ricos ficam mais ricos no geral mas se arriscarem muito quebram. Sempre aquele capital inicial da riqueza é o mais complicado...mas a dica pra quem tem amigos prósperos é a construção de prédios de qualidade fiados. Bom retorno e seguro.
Sinceramente, ao ver de suas produções levaram a me apaixonar por economia e mercado financeiro. Estarei contigo Nas Fronteiras do Dinheiro💵💷💴💶, assim que houver como!
E é justamente nisso que o governo esquerdista aposta , oferendo um jornal nacional mentiroso , e novelas que nada agrega ao conhecimento do cidadão , e ainda perverte a moral
A música Xibom Bombom foi inspirada nessa teoria, ela faz toda uma análise da cadeia hereditária, onde ela só quer educar os filho, torná-lo um cidadão com muita dignidade, viver bem e se alimentar, mas com o dinheiro que ela ganha, não dá nem pra melar. Por que o de cima sobe e o de baixo desce.
Fernando, muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Conhecimentos que a maioria que acompanha não pode ter acesso ( ir até outro país e realizar mestrado). Mesmo tendo livros disponíveis, acredito que presencialmente é outro mundo. A cada vídeo é uma aula, pelo menos para mim. Deixo aqui meus sinceros obrigado, como é uma via de mão dupla e não existe almoço grátis, espero que ganhe muito dinheiro com o RUclips. Forte abraço.
Muito interessante se aprofundar sobre o assunto, já que particularmente é a primeira vez que ouço sobre tal efeito. Excelente didáctica mais uma vez. 👏
o monopólio monetário pelo governo distorce também o mercado de crédito, os juros subsidiados levam a concentração de rendas uma vez que os grandes empresários tem acesso ao capital público mais barato que o resto da população.
Resumindo, quem não adquire o máximo de ativos reais, no menor tempo possível, está ficando a cada dia mais pobre! Agora você entendeu, porque o sistema econômico te vende a filosofia "carpe diem", aproveite a vida e consuma ao máximo, ao invés de acumular ativos 😂😂😂😂😂
Fernando, quando possível,.faz uma análise da Economia da França: de onde vem a riqueza ( revenues) ... Colônias, o que realmente a frança produz para ser a sexta ou sétima economia do globo.
9:57 E é exatamente por isso que empresas como a Black Rock se beneficiam cada vez mais a cada ciclo de expansão monetária, pois além de ter várias fontes de captação desse dinheiro novo que é injetado no mercado, possuem informação privilegiada de quando serão injetados esse "dinheiro novo" na Economia e em quais áreas serão injetados. Podendo portando se programarem com antecipação para captarem o dinheiro proveniente da Expansão Monetária Estatal antes dos seus concorrentes e utilizarem o dinheiro enquanto ele ainda está digamos "quente" e possui algum valor de compra antes da percepção de expansão monetária pela mercado e a sua consequente inflação. Tornando verdadeiro um certo ditado que diz: "Mesmo que todo o dinheiro do mundo fosse distribuído igualmente entre todos os habitantes do planeta, em pouco tempo todo esse dinheiro voltariam as mesmas mãos das quais hoje estão."
Ela não é deflacionária e sim, tem a inflação controlada. Seria deflacionária se fossem queimados BTCs, fazendo assim, o número de moedas em circulação diminuir.
@@odrandeela é deflacionaria porque a demanda por ela aumenta mais que a oferta. O franco sueco tbm é uma moeda deflacionaria apesar de não queimar francos.
É incrível como você reduz a complexidade da vida, da capacidade e das escolha dos indivíduos a um ínfima simplicidade sob a óptica do ponto de vista inflacionário. Com exceção de quem herda, rico é rico porque sabe ganhar dinheiro (Tem muita Inteligência, ou alguma habilidade especial) e tem ambição, não se satisfaz com pouco. Pobre é pobre porque não sabe ganhar muito dinheiro (Pouca Inteligência) e tem pouca ambição, se satisfaz com pouco. Desigualdade é regra em basicamente todas as espécies de animais, humano é uma espécie de animal. Uns nascem mais inteligentes, outros menos. Uns sabem se adaptar mais facilmente as adversidades, outros menos. Uns nascem com defeitos, outros nascem sem. Uns são neurodivergentes, outros são neurotípicos. No fim, todos são humanos. O humano não fica mais pobre porque a inflação corroeu seu dinheiro, fica mais pobre porque tem pouca inteligência financeira. Ademais, seu argumento destoa da realidade observável. Vamos lá. 1) Os primeiros a receber o dinheiro da injeção de liquidez são os bancos (Empresa, não uma pessoa) com a recompra dos títulos públicos por parte do governo. Com o aumento da liquidez bancária, ocorre uma queda na taxa de juros. Essa queda faz com que as empresas passem a tomar mais dinheiro emprestado para ser usado em investimentos. Usando o exemplo de uma construtora, o dinheiro do investimento é usado para contratar mais pedreiros (Opa, olha o dinheiro chegando rápido na mão do "pobre trabalhador", ele não deveria ser o último a receber?) além de compra de insumos: cimento, aço, concreto, material de construção em geral. Tudo isso movimenta a economia local. Mas espera? Os acionistas do banco só receberão o lucro da injeção de liquidez quando houver distribuição de dividendos, isso pode ocorrer muitos meses depois da entrada de dinheiro no banco pela venda de títulos públicos. Até lá, o seu zé da esquina provavelmente já está empregado, recebendo seu dinheirinho novo em folha, provavelmente primeiro do que os acionistas. 2) Você usa o termo "Ricos" para personificar empresas como se fossem pessoas, como se fossem pessoas e não empresas que recebessem o dinheiro da recompra dos títulos públicos. 3) A análise de Richard Cantillon ocorreu durante um período de economia mercantilista e não durante um período de economia capitalista. Ainda que a análise estivesse correta, ela valeria tão somente para aquele período. Como exemplo, seria a mesma coisa de alguém fazer uma observação econômica durante o feudalismo, e alguém durante o mercantilismo indiscriminadamente querer aplicar essa mesma observação. Períodos diferentes, regras diferentes, mundo diferente, sistemas econômicos diferentes. 4) Por fim, bancos não são pessoas. Banco é uma empresa, formada por pessoas comuns, celetistas, com exceção da alta gerência que deve ser PJ, e que recebem mensalmente seu salário ou valor de contrato. Quem recebe os lucros do banco são os acionistas do banco. Qualquer um pode ser acionista do banco.
Por exemplo, uma inflação de 20% reduziria o poder de compra de um rico que tem 10 milhões, em 8 milhões. Mas de um pobre assalariado que ganha 1500, o poder de compra cairia pra apenas 1200. Perder 2 milhões em poder de compra gera impacto, mas o impacto seria muito maior no pobre que agora perdeu R$ 300 reais em poder de compra.
Ulrich, tem um documentário que esta ou estava na Netflix chamado, "trabalho interno", que explica exatamente isso que exemplificou no final do video, dos ricos ficarem mais ricos e pobres mais pobres e como o dinheiro corrompe a todos, onde, na gestão do presidente Ronald Reagan, foi quebrado todas as travas que impediam a alavancagem no sistema bancário e que, décadas mais tarde, culminou no crash de 2008. Muito legal este documentário! Outra curiosidade, " Está muito legal",conversando com um amigo, que prestou serviço na casa da moeda, este explicou que foi quase impossivel conseguir uma parada na produção para fazer uma manutenção nas maquinas, a razão? O encarregado do turno disse que estavam com uma alta demanda encomendada pela Argentina, adivinha? Para imprimir pesos argentinos, rsrs.
@@diegomathiasdesouza9201 busquei no Google e informa que está disponível no RUclips e no prime, mas consegue ver o trailer no RUclips. Recomendo muito, mas depois que vc assiste, desanima do mercado financeiro, pois vc acaba duvidando de tudo, enfim..
Nesse ponto você vê que o Bolsa Família gera resultados positivos na economia, pois injeta o dinheiro no lado mais pobre e de maneira extremamente distribuída. Esse dinheiro ajuda a alimentar pequenos comércios em regiões carentes oque ajuda pequenas comunidades a se desenvolverem. Isso gera emprego e renda nas camadas que mais necessitam de desenvolvimento. Muito melhor do que colocar dinheiro nos bancos com juros subsidiados (como alguns governos fazem), pois aqueles que mais precisam normalmente não conseguem acesso ao credito.
Não. Esses programas tem o beneficiário como um portador muito provisório do dinheiro, já que ele rapidamente o transfere em troca de bens de subsistência e não tem capacidade de poupança/investimento. Quem realmente vai ser aproveitar do fluxo novo é quem tem essa capacidade. O beneficiário só vai ver o impacto ali na frente, quando esse subsídio não conseguir mais comprar as mesmas coisas devido à pressão inflacionária que o novo dinheiro gerou.
@@rantax Sim, mas os beneficiários vão gastar nos mercadinhos da comunidade, incentivando os pequenos comércios. Pobre que recebe bolsa família não gasta em grandes redes de mercado como Walmart....
O trabalhador assalariado no Brasil precisa aguardar um ano para a Convenção Coletiva do Trabalho através do sindicatos, repor a perda inflacionária do seu salário, quanto há essa reposição, não se compra a mesma coisa de 1 ano atrás, ou seja o trabalhador esta sempre 01 ano defasado. Temos o avanço tecnológico e aumento da produtividade da iniciativa privada, esse ganho não é repassado ao trabalhador na mesma proporção do ganho, ficando o ganho do crescimento econômico e tecnológico nas mãos dos mais ricos. O consumo de bens duráveis foi aumentando no século passado conforme o avanço tecnológico, tv, fogão, microondas, celular, automóvel etc.. apesar do preço cair conforme a venda e produção em escala, o salário não acompanha as novas tecnologias. A expansão do crédito faz a bolha financeira das empresas explodirem, e o salário do trabalhador por exemplo, não acompanha a expansão imobiliária, o crédito imobiliário escraviza o salário do trabalhador por décadas. A impressão do dinheiro, emissão de títulos pelo governo e o aumento dos impostos é outro fator que empobrece cada vez mais o trabalhador, pois não existe retorno de bem estar social compatível dos impostos, o dinheiro suado do trabalhador pagador de impostos, sangra na ineficiência estatal, através da corrupção, burocracia e privilégios corporativistas das instituições e assistencialismo como curral eleitoral.
Pois é. Paralelamente penso nas condições para produzir, o modo e as destinações certas Existem limitações materiais e tecnológicas. O dinheiro, para sobreviver, como tudo, precisa de uma dinâmica...
Isso deveria ser ensinado nas escolas e quem sabe daqui 20 anos essa história muda, mas sabemos que escolas não são para ensinar, mas sim, endoutrinar.
Esse vídeo é muito necessário !!! Mesmo com uma certa experiência nunca olhei pra esse fenômeno com essa abordagem. Acho que merece parte 2, relatando quais são os setores e pessoas que recebem esse dinheiro de volta bem detalhado
O que eles chamam de Fórum de São Paulo, ferraram, Ciesp, três S , Senai , Senac, agrobusiness, Multinacionais, etc, etc etc. A quem o candidato a presidente se submete através do Fed, Nióbio, combustíveis. Para qualquer presidente entrar tem que aceitar as regras destes entes.
Otimo. Vc falou bastante sobre a aplicaçao deste racional para a realidade norte americana. Seria interessante exemplificar na realidade brasileira. Aí vou investir nos setores diretamente irrigados por esse novo capital gerado. 😜
O Efeito Cantillon é um princípio econômico que descreve como a distribuição inicial de dinheiro novo afeta a economia. Imagine que o governo ou os bancos centrais decidem colocar mais dinheiro em circulação. Quem recebe esse dinheiro primeiro está em vantagem porque pode gastar ou investir antes que os preços subam devido ao aumento da quantidade de dinheiro no mercado. Richard Cantillon, um economista do século XVIII, observou isso quando ocorreu a bolha do Mississippi, um colapso financeiro histórico na França. Ele percebeu que as pessoas e instituições que recebiam o dinheiro novo primeiro, como os bancos e os ricos, podiam comprar coisas e investir com preços ainda não inflacionados. Por outro lado, as pessoas comuns, que recebiam esse dinheiro por último, enfrentavam preços maiores e seu dinheiro valia menos, não podendo comprar tanto quanto antes. Esse conceito continua muito relevante hoje, pois mostra como a criação de dinheiro pelos bancos centrais pode aumentar a desigualdade. Por exemplo, se o Federal Reserve (o banco central dos EUA) decide "imprimir" mais dinheiro e esse dinheiro vai primeiramente para grandes bancos ou para os ricos - via empréstimos com juros baixos ou programas de estímulo - esses grupos podem investir ou gastar esse dinheiro antes que o valor do dinheiro caia e os preços subam. Resultado? Os ricos ficam mais ricos porque seu dinheiro novo vale mais. Os pobres e a classe média, que recebem esse dinheiro mais tarde, sentem o impacto da inflação e seu dinheiro não compra tanto quanto antes. Isso pode fazer a desigualdade social aumentar porque a distribuição do dinheiro favorece quem já está no topo da escala econômica. Em resumo, o Efeito Cantillon explica como quem está mais perto da fonte do dinheiro novo sempre sai ganhando e como isso contribui para aumentar a desigualdade entre ricos e pobres.
Com a tecnologia e dinheiro digital a velocidade e intensidade desse mecanismos são cada vez maiores. Eh o “mecanismo do enriquecimento infinito e empobrecimento massivo”, cuja chave de acionamento está sempre nas mãos do Estado!!
@@luizantoniodeoliveira9974 exatamente. Só mediante autorização estatal eh que alguém pode se tornar banqueiro!! E tudo isso decorre de leis, que só podem ser escritas pelo Estado.
Eu entendo que estudando a realidade econômica, podemos ter uma forma de nos proteger. Mas aí que está... é necessário sempre olhar o outro como trouxa para que se saia na vantagem competitiva, sendo que as coisas estão precisando de cooperação. Fraternidade só tem nos livros de filosofia.
Os ricos sempre enriquecem mais, e os pobres sempre empobrecem mais. Sempre foi assim na história da humanidade, e assim será para sempre. Não há como mudar isso, a não ser aceitar o mundo como ele é, bem como o sistema.
Resumindo, toda vez que o Estado executa medidas que acredita ser para ajudar a camada mais necessitada os ricos ficam ainda mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. A economia sendo uma ciência social e não exata.
Se tivéssemos mais pessoas como você na economia brasileira talvez só talvez o país iria melhorar pois depende dos políticos aqui o povo vai passar fome😢😢😢😢😢😢😢
Depois que ele falou sobre a IA eu consegui entender porque o áudio estava diferente kkk. Excelente vídeo, uma aula em 12min, fiquei com vontade de estudar mais afundo o assunto
Em países como o Brasil muita gente inicialmente investe pouco mais a corrupção é tão grande que você tem muitas possibilidades de em pouco tempo se tornar um milionário.
Eu gostaria de entender exatamente como é o processo de aumento de preços, como que a inflação se materializa em aumento de preços. Já tenho uma boa ideia, mas me falta algo ainda.
Inflação monetária + quantitative easing + efeito cantilon, estudando esses três você pode entender um pouco mais da economia nos dias atuais. Se não pode com eles, junte-se a eles, ao cidadão comum não resta outra alternativa senão investir.
Que surpresa q a impressão de dinheiro feita supostamente pra beneficiar os mais pobres (através do pleno emprego) tem efeito justamente contrário.. rs Parabens mais uma vez pelo otimo video!
Nas Fronteiras do Dinheiro - Entre na lista de espera para a 2ª temporada: liberta.click/NasFronteirasdoDinheiro
Assine o Follow the Money para ter acesso a conteúdos exclusivos: liberta.click/follow_the_money
Conheça a Liberta, minha assessoria em investimentos: liberta.click/ulrich
Links mencionados no vídeo:
fred.stlouisfed.org/series/WFRBST01108
fred.stlouisfed.org/series/WFRBST01112
🔊 Ouça também no Spotify: liberta.click/ulrich_spotify
📱 Meu canal no Telegram: liberta.click/ulrich_telegram
CONTATO para palestras / eventos:
📧 fernando.ulrich@oroboro.art.b
A IA para remover os ruidos foi perfeita.
Ou seja, o motivo dos pobres ficarem mais pobres é o G0v3rn0. Injeção de dinheiro, regulamentação, leis trabalhistas, etc. O trabalho vale cada vez menos, de uma maneira totalmente artificial e imposta por um corpo estranho, chamado Gov3rn0.
Prefiro José kobori mestre em economia
Têm muita ilusão hj e pouca formação
Oi Fernando tudo bem? Parabéns pelo conteúdo! Você está usando que microfone para gravar o áudio? Grato
Inflação é o imposto mais perverso, que sacaneia justamente os mais pobres.
O que sacanei os mais pobres é o governo dar o dinheiro dos impostos do contribuinte pro mercado (através da pirâmide financeira sustentada pelo dinheiro público chamada Tesouro Direto)!!!
Verdade absoluta, vista em vários momentos da História em vários lugares do mundo. Inflação acaba com o pobre e o rico só melhora.Governos populistas gostam de nós , o povo, bem pobre. Eles imprimem dinheiro sem limites e dão bolsa sem limites. O dinheiro acaba valendo nada (vira papel higiênico, como na Venezuela) . Valor envolve trabalho , não adianta imprimir dinheiro do nada!
Imposto é a inflação mais perversa, que sacaria justamente os mais pobres
@@CarlosTargon
O que sacaneia os mais pobres é o governo dar o dinheiro dos impostos pro mercado ou seja pegar 51% do PIB e dar pro mercado (através da pirâmide financeira sustentada pelo pública dinheiro público chamada Tesouro Direto)!
É melhor o Estado proibir a emissão de títulos acima de 10% do PIB (e pegar o dinheiro que ele desperdiça dando pro mercado e colocar no FUNDO SOBERANO pro país ter dinheiro próprio em caixa)!!
@@KhinzalNuclearNuclear Nossa cara, vc tem sérios problemas com o Tesouro Direto. Sério. Toda vez que vejo seus comentários vc reclama do TD. Seria isso patológico?????
Cantillon se mostrou um verdadeiro gênio! Percebeu há mais de 2 séculos, com acesso a informação limitadíssimo, o que hoje a grande maioria, com uma internet de informações disponíveis, não percebe...
Ótima aula. Eu fiz um teste durante a injeção de liquidez na pandemia (600 reais de auxílio). Os preços subiram de maneira assustadora. Comprei um caminhão por 155k, depois eu o vendi por 180k. Usei parte desse capital para comprar uma propriedade rural, a situação interessante foi; o proprietário não estava atualizado com os novos preços decorrentes da desvalorização da moeda. Professor! Considero que há mais um fator de empobrecimento, além de os que se enriquecem estarem mais próximos da fonte injetora liquidez, o desconhecimento relacionado à economia.
Fábricas fecharam na pandemia... a GM por exemplo fechou por 4 meses se não me engano, faltou semicondutores também, na verdade foi isso que causou mais inflação , muitos fornecedores no mundo fecharam
@@jtagsf4098culpa de quem? Por quê será? Então temos um ser que não está nem aí para o pobre... Mesmo que seu discurso digam sempre em trabalhar para o pobre.
@@velhoinfante não sei de quem é a culpa kkk tudo fechou principalmente na China... sem peças as empresas aqui fecharam mesmo
Como as pequenas pessoas precificam um produto que nao seja pelo custo?
E sim pela desvalorizaçao da moeda?
Como?
@@nob119Concorrência! Más daí se tem que conhecer a origem do seu produto a fundo e a sua cadeia de comércio por inteiro.
Sem script e apenas com uma câmera no meio da rua, consegue dar uma aula incrível!
Conseguiu ter uma excelente educacao da familia
Essa série deveria estar na Netflix
Parabéns pelo belíssimo trabalho!
Obg!!
O rico fica mais rico porque ele tem recursos financeiros de sobra para alavancar negócios e aproveitar oportunidades que só são possíveis com acúmulo de riqueza.
Um exemplo foi uma casa na rua da minha vó, o dono passou pro problema financeiro e de saúde e teve que vende de urgência a casa, que valia 250k por 170k, quem comprou?? O rico e fez uma grana na venda
Ricos tem várias Fontes de renda ,na crise eles perdem e uma parte e ganha em outra, sem crise eles ganham em todas ai n sentem só acumulam,eles compram na baixa e vendem na alta, capital grana pra segurar.
O rico fica mais rico porque é rico, enquanto o sistema empobrece o pobre
@@TheEmolanoótima explicação
@@mestrebuzinaamericano6253 kkkkkkkkkkkkkk
Muito bom! Obviamente já sabemos porque o Cantillon foi assassinado. Todos que batem de frente de forma firme contra o sistema correm esse risco! Mas esse entrou para a história e inspirou as ideias libertárias pelo mundo
A inflação, portanto, não gera nenhum benefício social; ao contrário, ela redistribui a riqueza para aqueles que obtiveram primeiramente o dinheiro recém criado, e tudo ás custas daqueles que o receberam por último. A inflação é, efetivamente, uma disputa - uma disputa para ver quem obtém antes dos outros a maior fatia do dinheiro recém criado.
- Murray Rothbard.
Algo diabólico
Inflação é a maior ferramenta de transferência de riqueza q existe, só q é transferência riqueza do pobre para o rico
Inflação é remuneração interesante nos países estáveis e ricos...por aqui é remuneração simples pelo risco Brasil.
Ricos ficam mais ricos no geral mas se arriscarem muito quebram. Sempre aquele capital inicial da riqueza é o mais complicado...mas a dica pra quem tem amigos prósperos é a construção de prédios de qualidade fiados. Bom retorno e seguro.
Isso se chama capitalismo em seu ápice
@@lucasraenck1871isso é uma distorção totalmente incompatível com o capitalismo, não é nem de longe algo intrínseco do capitalismo.
Sinceramente, ao ver de suas produções levaram a me apaixonar por economia e mercado financeiro.
Estarei contigo Nas Fronteiras do Dinheiro💵💷💴💶, assim que houver como!
Boa!! Espero você!!
Enriquecem também por terem informações privilegiadas
A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.
Isso aí é a minoria, esse seu pensamento não é da maioria
E é justamente nisso que o governo esquerdista aposta , oferendo um jornal nacional mentiroso , e novelas que nada agrega ao conhecimento do cidadão , e ainda perverte a moral
A música Xibom Bombom foi inspirada nessa teoria, ela faz toda uma análise da cadeia hereditária, onde ela só quer educar os
filho, torná-lo um cidadão com muita dignidade, viver bem e se alimentar, mas com o dinheiro que ela ganha, não dá nem pra melar.
Por que o de cima sobe e o de baixo desce.
Fernando, muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Conhecimentos que a maioria que acompanha não pode ter acesso ( ir até outro país e realizar mestrado). Mesmo tendo livros disponíveis, acredito que presencialmente é outro mundo.
A cada vídeo é uma aula, pelo menos para mim.
Deixo aqui meus sinceros obrigado, como é uma via de mão dupla e não existe almoço grátis, espero que ganhe muito dinheiro com o RUclips.
Forte abraço.
o video é ótimo. Mas estou mais impressioando com o comentario final, sobre a remoção de ruido com IA... incrivel!
Obg!!
Qual IA que usou para remover ruído ?
Também fiquei pensando como o áudio estava tão bom, aí no final esse lança essa, maneiro kkk
So eu acho bizarro passar na frente de um café e ver um cara sentando “dando aula” pra uma camera? 😂
@@YourDailyReu tmb acho😂
Muito interessante se aprofundar sobre o assunto, já que particularmente é a primeira vez que ouço sobre tal efeito.
Excelente didáctica mais uma vez. 👏
Obrigado!
Fantástica História. Quando formação técnica, inteligência e erudição estão juntas, fica muito prazeroso assistir e aprender. Parabens pelo video !
Obrigado!🙏
o monopólio monetário pelo governo distorce também o mercado de crédito, os juros subsidiados levam a concentração de rendas uma vez que os grandes empresários tem acesso ao capital público mais barato que o resto da população.
Bacana voces terem filmado perto ao local dos acontecimentos. Isso torna o vídeo ainda mais especial. Parabéns pelo trabalho de vcs.
Vídeo fantástico! Baseado em literatura, dados históricos e atuais. Quando se deixa de lado picuinhas políticas a qualidade do conteúdo melhora muito!
Ótimo vídeo. Já conhecia a teoria, mas da forma q foi explicada ficou melhor ainda. Obrigado
Resumindo, quem não adquire o máximo de ativos reais, no menor tempo possível, está ficando a cada dia mais pobre!
Agora você entendeu, porque o sistema econômico te vende a filosofia "carpe diem", aproveite a vida e consuma ao máximo, ao invés de acumular ativos 😂😂😂😂😂
Uma obra que aborda magistralmente esse tema é a do grande economista Henry Kesser.
A desgraça de muitos é a vitória de poucos!!!!!
Captalism: history of my life😅
Fernando, quando possível,.faz uma análise da Economia da França: de onde vem a riqueza ( revenues) ... Colônias, o que realmente a frança produz para ser a sexta ou sétima economia do globo.
Up.
Cara, vc é demais!! Q bom q o algoritmo te recomendou pra mim
Excelente aula. obrigado por compartilhar tanto conhecimento.
Benção e fartura pra vc.
Muito bom.
Apenas faltou encerrar o video com a musica Xibom Bombom. 😁 No mais, excelente!
Excelente Vídeo,Obrigado
Que lugar lindo meu Deus!!!
9:57 E é exatamente por isso que empresas como a Black Rock se beneficiam cada vez mais a cada ciclo de expansão monetária, pois além de ter várias fontes de captação desse dinheiro novo que é injetado no mercado, possuem informação privilegiada de quando serão injetados esse "dinheiro novo" na Economia e em quais áreas serão injetados. Podendo portando se programarem com antecipação para captarem o dinheiro proveniente da Expansão Monetária Estatal antes dos seus concorrentes e utilizarem o dinheiro enquanto ele ainda está digamos "quente" e possui algum valor de compra antes da percepção de expansão monetária pela mercado e a sua consequente inflação. Tornando verdadeiro um certo ditado que diz: "Mesmo que todo o dinheiro do mundo fosse distribuído igualmente entre todos os habitantes do planeta, em pouco tempo todo esse dinheiro voltariam as mesmas mãos das quais hoje estão."
Cara, que produção hein? Obrigado pela aula.
A única saída é uma moeda deflacionária. Tem uma que já está por aí.
Qual será? 🤔
@@rodrigoroodz Bitcoin
OPA! As coisas acabam se resolvendo .impressionante, mas esta é a resposta mesmo.Moeda deflacionária fora do controle estatal.
Ela não é deflacionária e sim, tem a inflação controlada. Seria deflacionária se fossem queimados BTCs, fazendo assim, o número de moedas em circulação diminuir.
@@odrandeela é deflacionaria porque a demanda por ela aumenta mais que a oferta. O franco sueco tbm é uma moeda deflacionaria apesar de não queimar francos.
Muito bom. Ulrich sempre agregando seu conhecimento conosco.
Show!!!
🙏🙏
É incrível como você reduz a complexidade da vida, da capacidade e das escolha dos indivíduos a um ínfima simplicidade sob a óptica do ponto de vista inflacionário.
Com exceção de quem herda, rico é rico porque sabe ganhar dinheiro (Tem muita Inteligência, ou alguma habilidade especial) e tem ambição, não se satisfaz com pouco.
Pobre é pobre porque não sabe ganhar muito dinheiro (Pouca Inteligência) e tem pouca ambição, se satisfaz com pouco.
Desigualdade é regra em basicamente todas as espécies de animais, humano é uma espécie de animal. Uns nascem mais inteligentes, outros menos. Uns sabem se adaptar mais facilmente as adversidades, outros menos. Uns nascem com defeitos, outros nascem sem. Uns são neurodivergentes, outros são neurotípicos. No fim, todos são humanos. O humano não fica mais pobre porque a inflação corroeu seu dinheiro, fica mais pobre porque tem pouca inteligência financeira.
Ademais, seu argumento destoa da realidade observável. Vamos lá.
1) Os primeiros a receber o dinheiro da injeção de liquidez são os bancos (Empresa, não uma pessoa) com a recompra dos títulos públicos por parte do governo. Com o aumento da liquidez bancária, ocorre uma queda na taxa de juros. Essa queda faz com que as empresas passem a tomar mais dinheiro emprestado para ser usado em investimentos. Usando o exemplo de uma construtora, o dinheiro do investimento é usado para contratar mais pedreiros (Opa, olha o dinheiro chegando rápido na mão do "pobre trabalhador", ele não deveria ser o último a receber?) além de compra de insumos: cimento, aço, concreto, material de construção em geral. Tudo isso movimenta a economia local. Mas espera? Os acionistas do banco só receberão o lucro da injeção de liquidez quando houver distribuição de dividendos, isso pode ocorrer muitos meses depois da entrada de dinheiro no banco pela venda de títulos públicos. Até lá, o seu zé da esquina provavelmente já está empregado, recebendo seu dinheirinho novo em folha, provavelmente primeiro do que os acionistas.
2) Você usa o termo "Ricos" para personificar empresas como se fossem pessoas, como se fossem pessoas e não empresas que recebessem o dinheiro da recompra dos títulos públicos.
3) A análise de Richard Cantillon ocorreu durante um período de economia mercantilista e não durante um período de economia capitalista. Ainda que a análise estivesse correta, ela valeria tão somente para aquele período. Como exemplo, seria a mesma coisa de alguém fazer uma observação econômica durante o feudalismo, e alguém durante o mercantilismo indiscriminadamente querer aplicar essa mesma observação. Períodos diferentes, regras diferentes, mundo diferente, sistemas econômicos diferentes.
4) Por fim, bancos não são pessoas. Banco é uma empresa, formada por pessoas comuns, celetistas, com exceção da alta gerência que deve ser PJ, e que recebem mensalmente seu salário ou valor de contrato. Quem recebe os lucros do banco são os acionistas do banco. Qualquer um pode ser acionista do banco.
O canal está cada vez melhor, grande trabaljo
Por exemplo, uma inflação de 20% reduziria o poder de compra de um rico que tem 10 milhões, em 8 milhões. Mas de um pobre assalariado que ganha 1500, o poder de compra cairia pra apenas 1200. Perder 2 milhões em poder de compra gera impacto, mas o impacto seria muito maior no pobre que agora perdeu R$ 300 reais em poder de compra.
Ulrich, tem um documentário que esta ou estava na Netflix chamado, "trabalho interno", que explica exatamente isso que exemplificou no final do video, dos ricos ficarem mais ricos e pobres mais pobres e como o dinheiro corrompe a todos, onde, na gestão do presidente Ronald Reagan, foi quebrado todas as travas que impediam a alavancagem no sistema bancário e que, décadas mais tarde, culminou no crash de 2008. Muito legal este documentário!
Outra curiosidade, " Está muito legal",conversando com um amigo, que prestou serviço na casa da moeda, este explicou que foi quase impossivel conseguir uma parada na produção para fazer uma manutenção nas maquinas, a razão? O encarregado do turno disse que estavam com uma alta demanda encomendada pela Argentina, adivinha? Para imprimir pesos argentinos, rsrs.
Qual o nome do documentrio? procurei por começando os trabalhos e anda achei
Perdão amigo, o nome é " trabalho interno", narrado por Mat Damon.
É muito legal, mas mostra como o dinheiro corrompe a tudo e a todos.
@@diegomathiasdesouza9201 busquei no Google e informa que está disponível no RUclips e no prime, mas consegue ver o trailer no RUclips. Recomendo muito, mas depois que vc assiste, desanima do mercado financeiro, pois vc acaba duvidando de tudo, enfim..
Esse documentário mostra como o neoliberalismo quase destruiu a economia mundial.
@@gabriel-moreira Reagan era um neo liberal?
Nesse ponto você vê que o Bolsa Família gera resultados positivos na economia, pois injeta o dinheiro no lado mais pobre e de maneira extremamente distribuída. Esse dinheiro ajuda a alimentar pequenos comércios em regiões carentes oque ajuda pequenas comunidades a se desenvolverem. Isso gera emprego e renda nas camadas que mais necessitam de desenvolvimento. Muito melhor do que colocar dinheiro nos bancos com juros subsidiados (como alguns governos fazem), pois aqueles que mais precisam normalmente não conseguem acesso ao credito.
Não. Esses programas tem o beneficiário como um portador muito provisório do dinheiro, já que ele rapidamente o transfere em troca de bens de subsistência e não tem capacidade de poupança/investimento. Quem realmente vai ser aproveitar do fluxo novo é quem tem essa capacidade. O beneficiário só vai ver o impacto ali na frente, quando esse subsídio não conseguir mais comprar as mesmas coisas devido à pressão inflacionária que o novo dinheiro gerou.
@@rantax Sim, mas os beneficiários vão gastar nos mercadinhos da comunidade, incentivando os pequenos comércios. Pobre que recebe bolsa família não gasta em grandes redes de mercado como Walmart....
@@murilotonelli até porque é longe, muitas vezes
O trabalhador assalariado no Brasil precisa aguardar um ano para a Convenção Coletiva do Trabalho através do sindicatos, repor a perda inflacionária do seu salário, quanto há essa reposição, não se compra a mesma coisa de 1 ano atrás, ou seja o trabalhador esta sempre 01 ano defasado.
Temos o avanço tecnológico e aumento da produtividade da iniciativa privada, esse ganho não é repassado ao trabalhador na mesma proporção do ganho, ficando o ganho do crescimento econômico e tecnológico nas mãos dos mais ricos. O consumo de bens duráveis foi aumentando no século passado conforme o avanço tecnológico, tv, fogão, microondas, celular, automóvel etc.. apesar do preço cair conforme a venda e produção em escala, o salário não acompanha as novas tecnologias.
A expansão do crédito faz a bolha financeira das empresas explodirem, e o salário do trabalhador por exemplo, não acompanha a expansão imobiliária, o crédito imobiliário escraviza o salário do trabalhador por décadas.
A impressão do dinheiro, emissão de títulos pelo governo e o aumento dos impostos é outro fator que empobrece cada vez mais o trabalhador, pois não existe retorno de bem estar social compatível dos impostos, o dinheiro suado do trabalhador pagador de impostos, sangra na ineficiência estatal, através da corrupção, burocracia e privilégios corporativistas das instituições e assistencialismo como curral eleitoral.
Boa explicação, acho que o fato das pessoas se tornarem pessoas ricas e multiplicarem suas fortunas é pela sua agilidade própria e um pouco de sorte.
Pois é. Paralelamente penso nas condições para produzir, o modo e as destinações certas Existem limitações materiais e tecnológicas. O dinheiro, para sobreviver, como tudo, precisa de uma dinâmica...
Quem é realmente rico é sócio do Estado. Sempre tá bem informado e na pior das hipóteses tem como se proteger dele.
Isso deveria ser ensinado nas escolas e quem sabe daqui 20 anos essa história muda, mas sabemos que escolas não são para ensinar, mas sim, endoutrinar.
O pobre conhece isso como “os amigos do rei”
kkkkkkk
Que aula, obrigado Fernando. Sempre muito bom ouvir alguém tão inteligente!
Obg!
Apenas podemos te agradecer pelo lindo trabalho e vídeos de ALTÍSSIMA qualidade. Obrigado 🙏
Obrigado!🙏
Esse vídeo é muito necessário !!! Mesmo com uma certa experiência nunca olhei pra esse fenômeno com essa abordagem. Acho que merece parte 2, relatando quais são os setores e pessoas que recebem esse dinheiro de volta bem detalhado
🙏🙏
O que eles chamam de Fórum de São Paulo, ferraram, Ciesp, três S , Senai , Senac, agrobusiness, Multinacionais, etc, etc etc. A quem o candidato a presidente se submete através do Fed, Nióbio, combustíveis. Para qualquer presidente entrar tem que aceitar as regras destes entes.
Enrriquecedor . Obrigado !
Ótimo vídeo excelente aula
Que legal cara, parabêns pelo discurso coerente.
Otimo. Vc falou bastante sobre a aplicaçao deste racional para a realidade norte americana. Seria interessante exemplificar na realidade brasileira. Aí vou investir nos setores diretamente irrigados por esse novo capital gerado. 😜
Cara, pensei a mesma coisa, kkkkk
Estudar, aprender, investir, trabalhar, lutar e vencer!
Exceptional explanação. Obrigado.
O Efeito Cantillon é um princípio econômico que descreve como a distribuição inicial de dinheiro novo afeta a economia. Imagine que o governo ou os bancos centrais decidem colocar mais dinheiro em circulação. Quem recebe esse dinheiro primeiro está em vantagem porque pode gastar ou investir antes que os preços subam devido ao aumento da quantidade de dinheiro no mercado.
Richard Cantillon, um economista do século XVIII, observou isso quando ocorreu a bolha do Mississippi, um colapso financeiro histórico na França. Ele percebeu que as pessoas e instituições que recebiam o dinheiro novo primeiro, como os bancos e os ricos, podiam comprar coisas e investir com preços ainda não inflacionados. Por outro lado, as pessoas comuns, que recebiam esse dinheiro por último, enfrentavam preços maiores e seu dinheiro valia menos, não podendo comprar tanto quanto antes.
Esse conceito continua muito relevante hoje, pois mostra como a criação de dinheiro pelos bancos centrais pode aumentar a desigualdade. Por exemplo, se o Federal Reserve (o banco central dos EUA) decide "imprimir" mais dinheiro e esse dinheiro vai primeiramente para grandes bancos ou para os ricos - via empréstimos com juros baixos ou programas de estímulo - esses grupos podem investir ou gastar esse dinheiro antes que o valor do dinheiro caia e os preços subam.
Resultado? Os ricos ficam mais ricos porque seu dinheiro novo vale mais. Os pobres e a classe média, que recebem esse dinheiro mais tarde, sentem o impacto da inflação e seu dinheiro não compra tanto quanto antes. Isso pode fazer a desigualdade social aumentar porque a distribuição do dinheiro favorece quem já está no topo da escala econômica.
Em resumo, o Efeito Cantillon explica como quem está mais perto da fonte do dinheiro novo sempre sai ganhando e como isso contribui para aumentar a desigualdade entre ricos e pobres.
Muito bom, vc o dom, melhor q muita série da Netflix
Com a tecnologia e dinheiro digital a velocidade e intensidade desse mecanismos são cada vez maiores. Eh o “mecanismo do enriquecimento infinito e empobrecimento massivo”, cuja chave de acionamento está sempre nas mãos do Estado!!
Ou dos bancos
@@cirilopedroso275 o estado não controla os bancos, através do BC?
SABE DE NADA INOCENTE@@luizantoniodeoliveira9974
@@luizantoniodeoliveira9974 exatamente. Só mediante autorização estatal eh que alguém pode se tornar banqueiro!! E tudo isso decorre de leis, que só podem ser escritas pelo Estado.
Muito bom e GRATO
Que aula! Obrigado Ulrich.
Obrigado!🙏
No Brasil 🇧🇷 o problema são só os políticos mesmo !
Sempre conteúdo TOP!!!! PARABÉNS!!
Cada vídeo, uma aula!! Obrigado, Fernando!
Obg!
Tema espetacular, ótimo vídeo.
Obg!
Vídeo perfeito. Muito obrigado pelo conteúdo
Obg!!
Eu entendo que estudando a realidade econômica, podemos ter uma forma de nos proteger. Mas aí que está... é necessário sempre olhar o outro como trouxa para que se saia na vantagem competitiva, sendo que as coisas estão precisando de cooperação. Fraternidade só tem nos livros de filosofia.
Que aula sensacional, Fernando! Obrigado!!
Obrigado! 🙏
Os ricos sempre enriquecem mais, e os pobres sempre empobrecem mais. Sempre foi assim na história da humanidade, e assim será para sempre. Não há como mudar isso, a não ser aceitar o mundo como ele é, bem como o sistema.
Não é verdade. Houve um curto período no sec xx que muitos saíram da extrema pobreza, principalmente na ásia
@@Eng_Simoes é verdade sim. Não há como reduzir o Estado. Aceita que dói menos.
Parabéns pelo seu trabalho. Ótimos ensinamentos.
Que aula! Muito obrigado!!
🙏🙏
Resumindo, toda vez que o Estado executa medidas que acredita ser para ajudar a camada mais necessitada os ricos ficam ainda mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. A economia sendo uma ciência social e não exata.
Se tivéssemos mais pessoas como você na economia brasileira talvez só talvez o país iria melhorar pois depende dos políticos aqui o povo vai passar fome😢😢😢😢😢😢😢
Depois que ele falou sobre a IA eu consegui entender porque o áudio estava diferente kkk. Excelente vídeo, uma aula em 12min, fiquei com vontade de estudar mais afundo o assunto
Gratidão 🙏
Em países como o Brasil muita gente inicialmente investe pouco mais a corrupção é tão grande que você tem muitas possibilidades de em pouco tempo se tornar um milionário.
Ótima aula!!
Obg!
Eu li 2 livros com esse tema do video de hoje.
Vídeo excepcional
Obg!
fantastico video
parabens
Eu gostaria de entender exatamente como é o processo de aumento de preços, como que a inflação se materializa em aumento de preços. Já tenho uma boa ideia, mas me falta algo ainda.
Inflação não é aumento dos preços, é desvalorização do dinheiro. Efeito parecido, causas diferentes.
Inflação monetária + quantitative easing + efeito cantilon, estudando esses três você pode entender um pouco mais da economia nos dias atuais. Se não pode com eles, junte-se a eles, ao cidadão comum não resta outra alternativa senão investir.
Aula 👏🏼👏🏼👏🏼
Excelente!
Excelente aula, parabéns!!!
E a vida passa e tudo fica e vem as brigas pra ver com quem fica.
Muito bom!!
Que vídeo excelente
🙏🙏
Boa!
Muito bom vídeo!
Valeu!!
Comprem curso de investimentos, você vai enriquecer alguém e não enriquecerá nada.
É assim que se formam os economistas de RUclips kkkkk
E depois acabam fazendo o L ... passando pano em bandido e terrorista. E dizendo que bolsa de valores é cassino kkkk
@@getwokegobroke1915 kkkkk fazer o L já é doença mental🤣🤣🤣
É isso ou não?
Fazer o L já é problema Mental🤣
Excelente
excelente!
🙏🙏
Que vídeo excelente! Parabéns!!!
Excelente vídeo. Um dos melhores do canal.
Obg!
Que surpresa q a impressão de dinheiro feita supostamente pra beneficiar os mais pobres (através do pleno emprego) tem efeito justamente contrário.. rs
Parabens mais uma vez pelo otimo video!
Obrigado pelo vídeo. Take care.😊
🙏🙏
Muito bom vídeo. Parabéns!
Obg!
Saliento que Rothbard tbm destina um trecho falando isso no seu livro “ o que o governo fez com nosso dinheiro”
Então governos perdulário que emite sem parar não precisariam cobrar impostos. Porque o fazem ?. Manter o costume ?. Excelente apresentação e locação.
Sempre fora de série os seus vídeos.