Parabéns pela capacitação, poucos mecânicos estão se aventurando com híbridos e elétricos no Brasil, e eles não são o futuro mais, já é o presente. Está lotado de carro híbrido nas ruas. Se garante nesse ramo que vai ser sucesso 🤜
@@vinimnds Verdade amigo! Existe a demanda, existe a mão de obra, a única coisa que falta é material para reparo aí no Brasil. Ninguém recondiciona elas aí, quem precisa, manda vir dos EUA. Grande abraço
Nem tenho carro híbrido mas vi o vídeo todo, me prendeu. Sensacional ver um vídeo brasileiro com tanta qualidade e tão bem explicado. Parabéns, Marcos!
Também trabalho com TI e eletrônica (eletrônica a 25 anos) e gostei bem do vídeo! Parabéns! Me tira uma dúvida, em relação ao reparo anterior, quanto demorou entre um reparo e o outro?
@@carlosalbertonaves Depende do estado dos módulos. Tem módulos que falham com 120 mil km, tem módulos que duram toda a vida do carro. Eu faço um mapeamento de todos os reparos que faço na minha oficina, tipo km do carro, tipo de uso, frequência de uso, posição do módulo dentro do pack e não existe um padrão para os módulos que falham.
Opa! Vá sem medo! Vai gostar muito do carro, se eventualmente precisar fazer algum reparo, não tem nada de complexo. Inclusive estou pensando em fazer um cursinho direto e reto de manutenção báscia para se fazer em casa. Não tem mistério! Abraço.
Esse vídeo é antigo, mas hj já se sabe que as células do meio sofrem mais com o calor. Então, da próxima vez vc inverte as posições das células a partir do meio para as extremidades em ordem decrescente, pois não se percebeu nas anotações, que quanto mais se aproxima do meio, mais cai a amperagem das células, e esse rodízio te garante mais vida a todo o conjunto.
Não tenho carro hibrido e seu vídeo foi muito didático e fácil de entender. Acho que finalmente foi dito que uma bateria pode ser reparada. Parabéns. Luiz Paulo - RJ
Aqui você me motivou muito, o Fusion Hybrid tá ficando barato exatamente pelo pre conceito com o reparo e principalmente pq a Ford abandonou o Brasil! Parabéns amigo, conhecimento compartilhado gera muitos frutos, sucesso!
Opa! Obrigado! É uma boa oportunidade de adquirir um! Especialmente o Fusion, é um ótimo carro pois utiliza bateria de Lítio, a cada 10 Prius que reparam a bateria aparece um Fusion para trocar o óleo! É realmente um carro muito bom. Grande abraço
@@marcoserbach1468 não entendi a sua colocação qto a questão do Fusion e a troca do óleo vc poderia ser mais especifico pois estou negociando um , desde já agradeço a sua atenção...
@@fwsbipu É uma brincadeira que costumamos falar aqui. Arrumamos 10 baterias de Prius para cada troca de óleo de um Fusion. O Fusion é um carro excelente, usa batería de Lítio que dura muito mais. Mas temos que lembrar que o Prius é um carro popular e o Fusion um carro acima disso, são produtos de segmentos diferentes.
Vejo isso como um nicho muito interessante no mercado. A reparação de baterias de carros elétricos será um excelente oportunidade para quem se especializar nisso.
@@Tanglang-i1f praticamente ninguém troca bateria de carro para começar, tem estudo que mostrou que taxa é de 1,5% todos na garantia e mesmo que tivesse que trocar seriam módulos isolados, não a bateria toda
Por isso estou preferindo carros a combustão!!! Elétricos são bacanas, modernos, mas é desestimulante esse problema...principalmente nas concessionárias que não são honestas ...
Pq aqui no Brasil os caras faz um mistério danado um bla bla doido e vc fez com uma simplicidade sem ferramentas intergaláctica... Diz até si pegar sem equipamento etc... Vc morre e pode até explodir de uma descarga elétrica ... E vc fez de uma forma tão simples como tivesse trocando a bateria de um multímetro ... Vlw pela dica .
1 - Tem aquele ditado: "O homem teme o desconhecido!". Várias pessoas vem me criticar por eu não usar luvas de 1000V, que eu posso morrer fazendo isso, então eu perguntei para esses "técnicos": Pode me dizer AONDE é perigoso de encostar? DA ONDE sai a energia para me eletrocutar? PORQUE usar luvas de 1000V? Só disseram "tem que usar por segurança" mas NENHUM soube responder as perguntas! Ou seja, se protegem ao máximo porque não tem noção do que estão fazendo e nem como funciona o sistema! 2 - Nas concessionárias eles usam proteção contra alta voltagem e tem local especial porque eles mexem no inversor lá na frente do carro, daí é OUTRA HISTÓRIA! Lá sim é perigoso e precisa ter muito cuidado para mexer pois é ali que estão os capacitores e a alta voltagem! Abraço
Muito bom vídeo , mas só faltou avisar que em veículos eletrificados corre-se o risco de choque elétrico e alguns procedimento no desligamento e no religamento para que não se corra o risco de danificar componentes. No mais parabéns.
Parabéns Marcos ! Gostei muito de tuas explicações e desta "aula" para mim,que sou já um idoso de 70 anos! Esta tua geração não tem nada com a minha! Vocês tem uma cabeça em outro "mundo". Parabéns! Nas terras do tio San certamente você irá cresçer muito,que Deus te abençoe e proteja todos os seus! Sou do Brasil e moro em Cabo-Frio.
Muito obrigado Francisco! Parabéns pelos seus 70 anos, deve ter muitas histórias para contar e muitas experiências para passar para nós jovens! A geração de vocês foi a nossa base de valores! Um grande abraço!
Um vídeo desse em português é surreal. Quanto detalhe, qualidade de imagem e áudio. Incrível. Só não mostrou muitos detalhes na parte da desmontagem que eu acho o mais complicado.
conteúdo muito interessante e relevante, pois vai possibilityar muitas pessoas terem uma luz no fim do túnel, aqui no Brasil é uma fortuna o conserto desta bateria.
Pensa, trocar uma bateria cheia de células boas, pagar 40k e ainda dar todas as células de bandeja pros caras, é muita sacanagem. Obrigado pelo vídeo, maravilhoso!
O diagnóstico é o talento do negócio,fiz o circuito de palestras da DR IE e lá teve dois caras dos EUA falando sobre baterias,conversei com um deles e deu varias dicas de reparo e também de como é complexo conseguir peças para repor,isso a uns 3 anos atrás. No canal DiagnoseDan também tem alguns vídeos sobre híbridos e reparos que são tão bons quanto o seu. Resumindo, parabéns pelo seu trabalho.
Eu fiz procedimento de reparação da carga dos elementos (seis estavam abaixo dos 7,2V nominais). Apliquei carga 20% superior, em duplas de 14,4V, chegando a 16V. Acompanhei a Amperagem e temperatura com câmera termográfica para não deixar passar de 50°C, por tempo máximo de 3h. Consegui com que todas ficassem alinhadas em torno de 7,8V de carga plena. No meu Prius, que conseguia média de 18km/L, de repente passei a fazer 10/11km/L, que sinalizou a perda de eficiência da bateria, mesmo não emitindo alerta. Outro fator que gera perda de eficiência, e começa a aparecer falha, é o sistema de ABS que atua em conjunto com o motor elétrico. Removi-o e fiz manutenção para recuperar a funcionalidade.
Obrigado! Hoje fazemos esse serviço em 40 min aqui nos EUA, atendemos muitos táxis e frotistas. Quando o motorista volta do almoço, já sai de bateria nova! Grande abraço
@@qstudo1769 Tenho empresa de reparação de hibridos e elétricos aqui em Los Angeles (Synergy Soluitons). Será um ramo promissor no Brasil daqui 5 anos para frente, mas primeiro precisa ter um volume de carros e material de trabalho (peças, suprimentos) parecido com o daqui. Aqui híbridos são populares há mais de 10 anos, o mercado está pleno de empresas que fornecem peças ou que fazem recondicionamento de módulos para todos os sistemas, e ainda essas empresas tem liberdade para importar de outros países peças usadas para ter insumos (oriente médio). O mercado Brasileiro precisa amadurecer dessa forma antes de decolar com a reparação de híbridos e elétricos.
Meu Prius acabou de apresentar essa mensagem sobre a bateria, 84mil quilômetros rodados. Vendo o vídeo, motivei em eu mesmo realizar a manutenção da bateria
@@marcoserbach1468 A Toyota disse que não está mais na garantia, eles querem trocar a bateria toda. A loja que você comprou o módulo da bateria, sabe dizer se eles enviam para o Brasil?
Obrigado! Na verdade e fábrica não recomenda fazer o reparo de nada no carro. O correto é trocar a peça avariada seja uma pecinha ou a bateria, mas no mundo real sabemos que isso nem sempre é possível e viável. Aqui nos EUA a indústria da reparação é muito forte há anos, uma solução barata para manter os carros rodando!
Novo Corolla que e praticamente o prius vai popularizar e diminuir o medo dos híbridos. Seu video serve p ajudar tbm. Parabéns! aqui nao temos informação.
Sensacional, você conseguiu definitivamente eliminar qualquer receio em relação ao Corolla Híbrido, ainda mais com 8 anos de garantia no conjunto Híbrido aqui no Brasil. Parabéns 👏 👏 👏
Olá, não se esqueça, 8 anos se fizer todas as revisões na concessionária. E a tabela cai demais quando falta pouco pra acabar a garantia. Pelo valor do carro, IPVA, seguro e revisões pode comprar o veículo por gosto mas economia nunca....
Ótimo vídeo, e tudo feito em casa, eu já fiz isso em casa tbm, porém usei um equipamento que consome a tensão da bateria e monitorei a tensão de cada elemento em uso, no meu caso foram 3 elementos substituídos, dois deles em medições em descanso apresentavam tensões normal, se alguém estiver precisando de um serviço assim eu faço.
Estou querendo compra aqui no Brasil um Prius ano 2018, pelo seu video vi que não é um bixo de 7 cabeças reparar essas células, muito bom, parabéns pela iniciativa vai ajudar muita gente! Valeuu.
Não tem mistério nenhum! A manutenção é super simples! Só vai precisar mexer na bateria lá nos 150 mil Km SE precisar. O meu tem 400 mil Km firme e forte! Abraço
@@criticoesincero 150 mil KM mesmo, mas é SE der problema. Tem carros que rodam 200 mil km até ter que mexer na bateria. Geralmente quando acontece, ainda está dentro dos 8 anos de garantia que a Toyota oferece no Brasil.
Há pouca ou quase nenhuma informação a respeito no Brasil. Tenho recebido muitos pedidos para montar um curso ou apostila sobre como realizar o reparo. Estou me organizando para isso. Abraço
Amigo graças a Deus que encontrei você,vou comprar um ds5 aqui na Europa em Portugal e tava com medo por causa do risco da avaria da bateria hybrid mas você mostrou que definitivamente coisas que parecem complicadas e com gastos enlouquecidos são sinceramente simples de resolver,Deus te abençoe amigo obrigado,irei partilhar e seguir sempre seu canal para aprender sempre mais sobre as gamas hybrid
Opa! Obrigado! Não tem segredo amigo, pode comprar sem medo! Carros híbridos e elétricos hoje em dia duram mais que carros a combustão comuns e a manutenção deles já foi popularizada, tem muita gente que mexe e peças a vontade. Grande abraço
Parabéns pelo vídeo aqui no Brasil todos os carros que não tem profissionais qualificados para dar manutenção adequada são chamados de Bombas e o Prios é um deles !!!!
Exato! Aqui já foram vendidas 1.75 milhões de unidades só do Prius, fora dos outros híbridos! É o carro número um em frotas de táxi e entregas leves. Grande abraço
Muito boa essa!!! hehehe... Os Teslas já são celulares sbre rodas, todos os erros cometidos pelo Autopilot são gravados em um arquivo e enviados para a Tesla uma vez que o carro tem sua própria internet. E assim vamos indo! Grande abraço
Boa Tarde Marcos Sou Pró VHE Chico Mecânico Ribeirão Preto São Paulo Brasil Abraços Amigo Gostei Muito Da Suas Dicas Bom Trabalho E Bem Explicativo Trabalho Com Mecânico Desde 1976 Comecei Na GM Ford E Renault Hoje Trabalho Na Panorama Car E Uma Convertedor a GNV Eu Faço A Parte Mecânica. Faço Curso Na Flex Company E Curso No SENAI Pelo Celular Apesar Da Minha Idade 61 Anos Tenho Muita Vontade De Aprender Tudo No Mundo VHE. Abraços E Fiquem Com Deus Sempre Amém Chico Mecânico Obrigado 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Obrigado! Depois desse vídeo realmente brasileiros de todos os continentes me procuraram com esse problema nos carros. Estamos aí para ajudar! Grande abraço
Marcos parabéns pelo vídeo, trabalho muito com prius e já sofri muito como você sofreu para montar a bateria. Tudo isso porque ela foi desmontada pelo lado errado, em uma próxima vez é só tirar o bloco de células e desmontar pelo Outro lado a montagem é muito mais fácil. Sucesso 🤜🏼🤛🏼
Obrigado! É o futuro meu amigo, pretendo lançar um curso de como fazer o diagnóstico e reparo em 1h. No Brasil quem souber fazer isso estará pelo menos 10 anos a frente do mercado!
@@marcoserbach1468 Tem bastante conhecimento técnico, qual a vossa formação? Trabalho com manutenção industrial a anos e tenho interesse no propósito. Um curso acerca desse tema me interessa.
parabéns cara, não tenho carro desse tipo mas assistir o vídeo e gostei, muito bom, faço todo tipo de manutenção no meu carro em casa mesmo, geralmente a mão de obra é mais cara do que que as ferramentas usadas para manutenção, tenho vários tipos de ferramentas em casa, ferramentas que alguns tipo de mecânico não tem.
Entrei nessa vibe também de fazer a manutenção do meu carro em casa. Na última paguei quase R$ 1000 na concessionária, em casa apenas R$ 270,00 com matériais e com certeza que tudo foi substituído! Hehehehe
Muito obrigado! Na verdade a indústria da reparação é completamente paralela, é um mercado a parte, pois a Toyota não faz o recondicionamento somente a troca da unidade inteira, o que não está errado mas nem sempre é viável. A reparação de baterias é um segmento gigantesco nos EUA, no Brasil irá aparecer daqui há alguns anos também. Grande abraço
Que beleza de vídeo camarada. Uma dica pra poder segurar a tampa de sustecao das baterias e usar um grampo rápido desse de carpintaria, é assim q eu faço! Um abraço
Na verdade não precisa de ferramenta nenhuma para remontar. Depois eu aprendi como se faz da maneira correta. Hoje fazemos esse serviço em 40 min aqui.
Muito bom seu vídeo. Eu trabalho com bancos de baterias já a muitos anos. Mas eram baterias estacionárias de gel ( VARTA) para alimentação de ERBs( estações radio base) de telefonia e retransmissao, com bancos enormes de baterias, e de alta amperagem. Para testar baterias eu sempre considerava a tensão existentes nos blocos, mas tambem fazia o teste de amperagem, colacando uma carga adequada em cada bloco até começar a baixar a carga da mesma. Muitas baterias podem estar com tensão aparentemente normal, mas com pouca retenção de amperagem. Sempre obtive excelentes resultados em recuperação de bancos de baterias, a ponto de as mesmas ficarem com eficiência próxima de 99,98% de uma bateria totalmente nova. È claro que se gasta muito mais com isso, pois baterias proximas de BOAS são retiradas neste ato.
Exato! O profissional que dominar esse conhecimento estará 10 anos a frente da concorrència. Digo isso pois qui nos EUA a indústria de reparação e recondicionamento de hpibridos e elétricos tem mais ou menos essa idade.
Brasil é Brasil, o que vai ter de malandro mexendo em bateria de carro, cobrando um absurdo pra fazer reparo porco não vai ser brincadeira. Vídeos como esse são uma luz nessas trevas, parabéns
Parabéns pelo vídeo , alguns detalhes como posição dos conjuntos de células ( a primeira célula com a última conta 1 bloco, 2 e 3 = 2 , 3 e 4 = 3 , se for a célula 1 do bloco em questão que tiver com defeito, vai dar errado a conta ) , outra coisa é que a medição com multímetro não vai te dar a medição correta, pois Ni-mh , ela tende a sempre voltar a tensão próximo do nominal , ao contrário do lítio que não tem o mesmo comportamento , só consegue realmente achar o defeito com o carro em funcionamento e “forçando” a descarga pra ver o bloco com defeito , e acompanhando pelo scanner claro, ou teste em bancada com o equipamento específico , mas em todo caso o vídeo está muito bom , parabéns
Opa! A contagem dos módulos inicia no lado do "computador" da bateria no lado em que o barramento liga o 1 ao 2. A medição por multímetro é eficaz somente quando a bateria estiver "descarregada" onde os módulos "ruins" não retornarão a tensão nominal. Hoje usamos um APP para verificar tudo isso que já identifica o módulo "fraco". Abraço
Parabéns, excelente conteúdo fiquei de boca aberta numa tinha visto um bateria deste tipo só as de células de lítio 18650. Que oportunidade única, este vídeo.
Pretendo adquirir conhecimento para fazer essa manutenção em carros eletricos, atuo como eletricista de rede. O Senai de Camaçari está ministrando curso específico sobre para formação de profissionais na montadora da BYD na mesma cidade. Parabéns pelo vídeo.
É a profissão do futuro, meu amigo. Aqui onde esses carros são populares há 20 anos, já estão todos precisando de manutenção, há MUITO serviço para se fazer. Grande abraço!
Realmente no Brasil os preços são proibitivos ainda. Na verdade aqui no EUA a manutenção desses carros tambem é cara se comparado aos carros normais. Por exemplo, uma bomba d'água de um carro normal aqui costa $50 dólares, a do Prius custa $300. No brasil é a mesma coisa, mas com alguns zeros a mais no valor! hehehe...
Excelentevideo ganhou mais um inscrito! Sou estudante de engenharia elétrica, estou construindo um carro elétrico e o seu vídeo ajudou muito a entender sobre o tema baterias obrigado
meu amigo que vídeo bem feito, sem enrolação, muito conteúdo, não tenho carro, habilitação categoria A, mas já deixei o link, como esse rapaz só tem essa quantidade de seguidores? top parabéns pelo trabalho e vídeo 👏👏👏
Marcos, assisti novamente seu vídeo e novamente te dou nota 11 pela sua didática e exposição de cada detalhe com relação a desmontagem para troca de células. Um grande problema como leigos como eu, é saber onde colocar a mão do lado do computador e para que serve cada componente, e como lidar com a bateria no caso de ter que substituir alguma peça deste conjunto. Vc não poderia fazer um vídeo sobre isto, ou indicar algum em Português para podermos aprender um pouco mais?
Sensacional seu vídeo. Desmistificando o medo que se tem do desgaste das baterias de um hibrido. Dou lhe os parabéns pela iniciativa e desejo sucesso no canal e na vida. Tudo de bom. VLW
Prezado, só a voltagem não é parâmetro para condenar o elemento de um banco de baterias, sugiro que leve em conta também o valor de condutância também, aí a avaliação vai ficar show. um abraço!
Opa! Esse é um tutorial simplório de como fazer, nesse caso o procedimento deve ser feito com a bateria totalmente drenada. Nesa condição os módulos "ruins" não retornarão à tensão nominal como os módulos bons fazem. Hoje usamos um App que já mostra quais módulos devem ser trocados. Abraço
Amigo, parabéns pelo vídeo e pelo conhecimento! Dê cursos para a galera aqui do Brasil para que possamos dar manutenção em nossos híbridos. Sobre células novas da bateria, basta importar dos EUA. Não deixe de postar mais vídeos sobre esse mesmo assunto
Opa! Obrigado! Eu dou aulas online para algumas escolas no Brasil, agora estou montando um curso super direto e prático para as oficinas independentes. Grande Abraço!
Grande vídeo parceiro, retirou o meu receio sobre o carro elétrico, principalmente sobre a bateria, vou transformar o meu carro a combustão para elétrico pois o carro elétrico no Brasil é caríssimo é inviável, muito obrigado, espero que continue a compartilhar suas experiência aí no USA para nós aqui no Brasil.
Realmente! Tanto elétrico quanto híbrido ainda são produtos caríssimos no Brasil! Vou fazer outros vídeos mais específicos dos sistemas do carro e como funcionam. Se inscreva no canal para ficar ligado! Grande abraço
@@qstudo1769 Trabalho somente com reparação de baterias de híbridos e elétricos. Por aqui o pessoal não busca muito fazer a conversão pois há elétricos e híbridos para todos os bolsos no mercado! Você compra um Prius de primeira geração por $3.000 ou um Nissan Leaf ou e-Golf por cerca de $7.000. Qualquer coisa que for adaptar ficaria acima disso com certeza. Grande abraço!
Bom dia Parabéns Gostaria de saber se os carros elétricos da Jack Motors utilizam baterias de Íons de litio e qual a tensão de cada célula e a tensão total do conjunto. Abraço
Vídeo muito bom. Só faltou os cuidados com a segurança. Luvas isolantes entre outros EPIs...Tirar MSD com as mãos nuas é confiar de mais em si e na sorte.
Após desativar a bateria e descarregar os capacitores, a tensão no pack é de 70V. E mesmo assim tem tantos mecanismos de proteção que você precisa SABER como tomar um choque. A pessoa tem que fazer intencionalmente, um leigo não consegue tomar um choque depois de desativado o sistema. Se você perguntar por que as pessoas usam luvas isolantes para manusear uma bateria desativada, elas não vão saber responde por que, usam "porque sim". Conhecimento liberta, amigo! Abraço
Parabéns pelo vídeo, ajuda muito a esclarecer as dúvidas sobre híbridos e elétricos. Dá para recuperar? Sim. Vale a pena? Não... Na verdade o que vai acontecer é uma troca gradual de todos os módulos pois o vencimento já está anunciado pela idade e uso. O que dá para perceber é que esses carros serão descartáveis e com seguro alto, pois vai acontecer muito roubo de baterias pelo alto valor, assim como trocas em oficinas suspeitas. O reparo citado é válido como didático para entendimento e sobrevida do conjunto mas nunca vai ser confiável, junte-se a isso o desgaste dos demais componentes como rolamentos de motores e outros, fora a parte mecânica comum como suspensão, etc. O que vai ter que acontecer é uma revolução das baterias e sua reciclagem de fato, antes disso o híbrido e elétrico serão sempre uma bomba, eles só valerão a pena se em uso comercial até o fim da vida útil das baterias. Acredito que vai aparecer alguma outra alternativa em alguns anos, seja célula de hidrogênio ou outro meio viável, o elétrico é um intermediário.
Tá certo, mas tá errado! Existe uma questão técnica bem além de simplesmente "os outros módulos irão falhar" mas é muito longo para explicar aqui! Abraço
@@marcoserbach1468 infelizmente as baterias tem limite de uso, ciclagem e tempo, oxidação interna e o próprio deslocamento de eletrons vai fazer a tensão ir caindo com o tempo. Por mais que tentem não duram pra sempre senão todos os problemas já teriam sido resolvidos... só as com reações nucleares tem vida longa, mas nem assim infinita.
@@Mangrulho Bom, esse vídeo tem um ano. Essa bateria roda até hoje, mais de 30 mil milhas depois, com módulos originais e recondicionados no mesmo pack. Nada dura para sempre, mas nesse caso nem todos os módulos irão falhar durante a vida útil do carro.
@@marcoserbach1468 sim, pode ser que dure bastante, não tem como prever isso. Quando a fábrica faz o produto, no caso a bateria estima X ciclos de carga, tempo, padrão de consumo e diversos outros parâmetros. A partir da fabricação a bateria começa a deteriorar lentamente por melhor que seja a qualidade do produto e um dia vai entregar os pontos. Digamos que nos testes 80% dure 5mil ciclos, o fabricante vai vender com estimativa de 3 mil, mas algumas durarão 10mil, entende? Fator sorte, como disseste mesmo no vídeo, o pessoal recondiciona e dá 3 meses de garantia e geralmente dura isso... O entendimento disso é que seu exemplo tem muito valor para o público que não se importa de fazer o reparo sem compromisso de funcionamento duradouro, pode durar muito assim como estragar de novo no outro dia ou semana, mas como aprendizado é ótimo. Alguns vão ganhar dinheiro vendendo carros com reparos nas baterias para pessoas que não sabem que estão vencidas. Torço para que seu reparo dure anos mais, por favor mantenha atualizado o informe.
@@Mangrulho Eu falei no vídeo sobre durabilidade e garantia. A empresa do setor, a Green Bean aqui da Califórnia dá garantia vitalícia das baterias recondicionadas.
Ótimo vídeo, ganhou mais um inscrito!!! Aqui no Brasil o Corolla Híbrido está bombando, mais ainda depois que foi divulgado que a troca da bateria custa 10 mil, barato para o serviço que é. Abs
Muito bom e esclarecedor esse seu vídeo, muito bem explicado, acabou com a dúvida de muitas pessoas. O custo para manter um carro híbrido cai bastante dessa forma, eu aqui em SP só tinha ouvido falar na substituição por uma bateria nova custanto 40.000 mil reais, inviável. Como o disse o colega aqui você nos ensina uma nova alternativa fazendo não desistir do carro híbrido usado. Me ocorreu fazer uma pergunta; Eu vi em um leilão um Prius com 600.000 mil Km rodados com pequena monta, sem a bateria, esse carro sairia barato, e eu pensei, ele poderia rodar apenas com o motor a combustão, é possivel ? Obrigado
Já fiz esse serviço. Minha empresa se chama casa do Mecatrônico. Troquei dois elementos. Moro no litoral do RS. Que venham as lasanhas híbridas kkkkk
Show de bola! Parabéns! Isso vai dar muita grana no futuro quando eses carros começarem a estragar. Abraço
Parabéns pela capacitação, poucos mecânicos estão se aventurando com híbridos e elétricos no Brasil, e eles não são o futuro mais, já é o presente. Está lotado de carro híbrido nas ruas. Se garante nesse ramo que vai ser sucesso 🤜
@@vinimnds Verdade amigo! Existe a demanda, existe a mão de obra, a única coisa que falta é material para reparo aí no Brasil. Ninguém recondiciona elas aí, quem precisa, manda vir dos EUA. Grande abraço
@@marcoserbach1468🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Que parte do litoral rs man?
Nem tenho carro híbrido mas vi o vídeo todo, me prendeu. Sensacional ver um vídeo brasileiro com tanta qualidade e tão bem explicado. Parabéns, Marcos!
Muito obrigado! Grande abraço!
Eu nem carro tenho, tenho moto. 😅
Eu também cara! Não tenho o carro mas adoro tecnologia
@@vagrant5882 é mano o modelo 2010 até 2015 tá batendo o motor pr causa da bomba de água .
Trabalho com manutenção eletrônica e elétrica, gostei muito, vc matou o bicho de sete cabeças dos carros híbridos kkkkkkkkkk
hehehehe... Show! Não tem mistério não amigo! Abraço
Também trabalho com TI e eletrônica (eletrônica a 25 anos) e gostei bem do vídeo! Parabéns! Me tira uma dúvida, em relação ao reparo anterior, quanto demorou entre um reparo e o outro?
@@carlosalbertonaves Depende do estado dos módulos. Tem módulos que falham com 120 mil km, tem módulos que duram toda a vida do carro. Eu faço um mapeamento de todos os reparos que faço na minha oficina, tipo km do carro, tipo de uso, frequência de uso, posição do módulo dentro do pack e não existe um padrão para os módulos que falham.
ISSO é o futuro!!!
@@osguri8787 Com certeza amigo! Aqui nos EUA já é popular há 10 anos, aqui quase tudo é híbrido ou elétrico! Grande abraço
Pretendo adquirir um Prius e agora vi que não é tão difícil manter o sistema em ordem. Parabéns!
Opa! Vá sem medo! Vai gostar muito do carro, se eventualmente precisar fazer algum reparo, não tem nada de complexo. Inclusive estou pensando em fazer um cursinho direto e reto de manutenção báscia para se fazer em casa. Não tem mistério! Abraço.
Já preparou o cursso para a manutenção da bateria???@@marcoserbach1468
Por favor libera esse cursso pra nós aqui no Brasil@@marcoserbach1468
@@marcoserbach1468libera esse curso pra nós
Esse vídeo é antigo, mas hj já se sabe que as células do meio sofrem mais com o calor. Então, da próxima vez vc inverte as posições das células a partir do meio para as extremidades em ordem decrescente, pois não se percebeu nas anotações, que quanto mais se aproxima do meio, mais cai a amperagem das células, e esse rodízio te garante mais vida a todo o conjunto.
Muito bem observado
Parabéns ....Na verdade são pessoas como vc que mostram que o mundo não está perdido ....muito boa a explicação ....
Muito obrigado! Grande abraço!
Passei por isso, o meu Prius quando completou 8 anos deu problema na bateria.
Gastei 10 mil para trocar a bateria na Toyota.
Gastou muito antes disso com manutenção?
Pena que agora está quase 30 mil. Absurdo essa subida
pow 8 anos pra trocar bateria é sucesso.
400krodados pra toyota é pouco, donos de byd dizem que bateria dura mais de 20 anos kkkkkkkkkkkkkkk
Nem tenho híbrido mas apoio e parabenizo quem compartilha conhecimento
Muito obrigado! Grande abraço!
não tenho nem carro e olha onde estou, vídeo muito bom.
Obrigado! Grande abraço!
Não tenho carro hibrido e seu vídeo foi muito didático e fácil de entender. Acho que finalmente foi dito que uma bateria pode ser reparada. Parabéns. Luiz Paulo - RJ
É verdade ,pra mim só comprando outro pack de baterias que custa em alguns casos ,como o Ford fusion hybrid,a metade do valor do veículo!
Muito obrigado! Grande abraço!
@@marcelonascimento7336 Os packs de bateria de Lítio também tem reparo, o problema é encontrar módulos para reposição. No caso do Brasil.
Aqui você me motivou muito, o Fusion Hybrid tá ficando barato exatamente pelo pre conceito com o reparo e principalmente pq a Ford abandonou o Brasil! Parabéns amigo, conhecimento compartilhado gera muitos frutos, sucesso!
Opa! Obrigado! É uma boa oportunidade de adquirir um! Especialmente o Fusion, é um ótimo carro pois utiliza bateria de Lítio, a cada 10 Prius que reparam a bateria aparece um Fusion para trocar o óleo! É realmente um carro muito bom. Grande abraço
@@marcoserbach1468 não entendi a sua colocação qto a questão do Fusion e a troca do óleo vc poderia ser mais especifico pois estou negociando um , desde já agradeço a sua atenção...
@@fwsbipu É uma brincadeira que costumamos falar aqui. Arrumamos 10 baterias de Prius para cada troca de óleo de um Fusion. O Fusion é um carro excelente, usa batería de Lítio que dura muito mais. Mas temos que lembrar que o Prius é um carro popular e o Fusion um carro acima disso, são produtos de segmentos diferentes.
E o Fusion 2.0 turbo trinca o bloco sem contar que o câmbio powershift é problemático.
@@marceloho1984 Exatamente muita reclamação qto a isso ! Parece o q presta mesmo nele é a bateria de lítio
Vejo isso como um nicho muito interessante no mercado. A reparação de baterias de carros elétricos será um excelente oportunidade para quem se especializar nisso.
Com certeza, é o futuro! Abraço
Não tenho carro híbrido (ainda) mas já dei o like pela contribuição do vídeo. Parabéns amigo.
Muito obrigado! Pode comprar que não irá se arrepender! Abraço
Obrigado Marcos...o Mundo precisa de pessoas como vc.
Descentralização da informação e direito de reparação! Grande abraço!
Parabéns!! Um verdadeiro show. Tantos vídeos nutelas aqui no RUclips e do nada aparece uma MOSCA BRANCA! Fantástico.
Muito obrigado amigo! Estamos aí para compartilhar o conhecimento. Grande abraço!
O cara aqui no Brasil que se especializar em carros elétricos em especial, baterias, o cara vai ficar rico!
De fato amigo! É um mercado promissor que está recém começando no Brasil.
Vai arrumar dor de cabeça kkkk
@@Tanglang-i1f mil vezes mais simples que uma retífica
@@jairomedUFAM com certeza só pagar 100 mil reais em bateria nova que tá tudo certo
@@Tanglang-i1f praticamente ninguém troca bateria de carro para começar, tem estudo que mostrou que taxa é de 1,5% todos na garantia e mesmo que tivesse que trocar seriam módulos isolados, não a bateria toda
Por isso estou preferindo carros a combustão!!! Elétricos são bacanas, modernos, mas é desestimulante esse problema...principalmente nas concessionárias que não são honestas ...
Obrigado! Grande abraço!
Show Man...... estamos juntos agora 😜😜😜
Obrigado! Grande abraço!
Chegando aos 400 MIL km, e "já" está apresentando sinais de cansaço... Se é loko, o bixo é um tanque! Baita carro.
Opa! É isso mesmo, uma máquina incansável. Grande abraço
400k pra toyota é pouco, donos de byd dizem que bateria dura mais de 20 anos kkkkkkkkkkkkkkk
@@hardline2299não se calcula por ano, mas por km rodado, qualquer bateria dura 20 anos se vc quase não usa o carro
@@hikaru-hc4tu errado, bateria se calcula por ciclos.
@@hardline2299 me fala um carro elétrico com 400k rodado que não teve trocar de bateria uma única vez, eu duvido
Pq aqui no Brasil os caras faz um mistério danado um bla bla doido e vc fez com uma simplicidade sem ferramentas intergaláctica... Diz até si pegar sem equipamento etc... Vc morre e pode até explodir de uma descarga elétrica ... E vc fez de uma forma tão simples como tivesse trocando a bateria de um multímetro ... Vlw pela dica .
1 - Tem aquele ditado: "O homem teme o desconhecido!". Várias pessoas vem me criticar por eu não usar luvas de 1000V, que eu posso morrer fazendo isso, então eu perguntei para esses "técnicos": Pode me dizer AONDE é perigoso de encostar? DA ONDE sai a energia para me eletrocutar? PORQUE usar luvas de 1000V? Só disseram "tem que usar por segurança" mas NENHUM soube responder as perguntas! Ou seja, se protegem ao máximo porque não tem noção do que estão fazendo e nem como funciona o sistema!
2 - Nas concessionárias eles usam proteção contra alta voltagem e tem local especial porque eles mexem no inversor lá na frente do carro, daí é OUTRA HISTÓRIA! Lá sim é perigoso e precisa ter muito cuidado para mexer pois é ali que estão os capacitores e a alta voltagem! Abraço
Sim e se a energia da bateria é DC ela nao vai dar choque nenhum. Como ele falou no inversor é perigoso que ele muda pra AC
Conteúdo excelente e raro por aqui, meus parabéns.
Muito obrigado! Grande abraço!
Muito bom vídeo , mas só faltou avisar que em veículos eletrificados corre-se o risco de choque elétrico e alguns procedimento no desligamento e no religamento para que não se corra o risco de danificar componentes. No mais parabéns.
Muito obrigado!
Valeu!
Muito Obrigado! Grande abraço
Parabéns Marcos ! Gostei muito de tuas explicações e desta "aula" para mim,que sou já um idoso de 70 anos! Esta tua geração não tem nada com a minha! Vocês tem uma cabeça em outro "mundo". Parabéns! Nas terras do tio San certamente você irá cresçer muito,que Deus te abençoe e proteja todos os seus! Sou do Brasil e moro em Cabo-Frio.
Muito obrigado Francisco! Parabéns pelos seus 70 anos, deve ter muitas histórias para contar e muitas experiências para passar para nós jovens! A geração de vocês foi a nossa base de valores! Um grande abraço!
Poxa vida, isso sim é um conteúdo de qualidade no RUclips. Informativo, didático e sem enrolação. Parabéns, meu nobre👏👏👏👏.
Obrigado! Grande abraço!
@@marcoserbach1468 sim com certeza, muito bom.
Um vídeo desse em português é surreal. Quanto detalhe, qualidade de imagem e áudio.
Incrível. Só não mostrou muitos detalhes na parte da desmontagem que eu acho o mais complicado.
Muito obrigado! Grande abraço!
conteúdo muito interessante e relevante, pois vai possibilityar muitas pessoas terem uma luz no fim do túnel, aqui no Brasil é uma fortuna o conserto desta bateria.
É a profissão do futuro, com o derrame de carros elétricos e híbridos no país, quem souber fazer isso vai estar â frente da concorrência. Abraço.
Meus parabéns meu amigo. Grande trabalho, desmistificou um entrave muito grande das pessoas que desconhecem os carros híbridos e eletrônicos.
Obrigado, grande abraço!
Parabéns pelo vídeo, nao trabalho com híbrido e nem elétrico mas com pessoas como vc ganhamos confiança para dar um passo a frente !!!
Pensa, trocar uma bateria cheia de células boas, pagar 40k e ainda dar todas as células de bandeja pros caras, é muita sacanagem.
Obrigado pelo vídeo, maravilhoso!
É verdade! Os caras são espertos! Obrigado grande abraço!
O mundo é dos espertos
O diagnóstico é o talento do negócio,fiz o circuito de palestras da DR IE e lá teve dois caras dos EUA falando sobre baterias,conversei com um deles e deu varias dicas de reparo e também de como é complexo conseguir peças para repor,isso a uns 3 anos atrás. No canal DiagnoseDan também tem alguns vídeos sobre híbridos e reparos que são tão bons quanto o seu. Resumindo, parabéns pelo seu trabalho.
Eu fiz procedimento de reparação da carga dos elementos (seis estavam abaixo dos 7,2V nominais). Apliquei carga 20% superior, em duplas de 14,4V, chegando a 16V. Acompanhei a Amperagem e temperatura com câmera termográfica para não deixar passar de 50°C, por tempo máximo de 3h. Consegui com que todas ficassem alinhadas em torno de 7,8V de carga plena.
No meu Prius, que conseguia média de 18km/L, de repente passei a fazer 10/11km/L, que sinalizou a perda de eficiência da bateria, mesmo não emitindo alerta.
Outro fator que gera perda de eficiência, e começa a aparecer falha, é o sistema de ABS que atua em conjunto com o motor elétrico. Removi-o e fiz manutenção para recuperar a funcionalidade.
Perfeito! Parabens pelo trabalho e obrigado por compartilhar seu conhecimento! Grande abraço
Um profissional trabalhando faz parecer fácil, Parabéns pelo trabalho e pelo video.
Obrigado! Hoje fazemos esse serviço em 40 min aqui nos EUA, atendemos muitos táxis e frotistas. Quando o motorista volta do almoço, já sai de bateria nova! Grande abraço
@@marcoserbach1468 Tenho intenção em trabalhar nessa área.
Você tem empresa de reparo em baterias? Ou qual o ramo?
Muito bom!
@@qstudo1769 Tenho empresa de reparação de hibridos e elétricos aqui em Los Angeles (Synergy Soluitons). Será um ramo promissor no Brasil daqui 5 anos para frente, mas primeiro precisa ter um volume de carros e material de trabalho (peças, suprimentos) parecido com o daqui. Aqui híbridos são populares há mais de 10 anos, o mercado está pleno de empresas que fornecem peças ou que fazem recondicionamento de módulos para todos os sistemas, e ainda essas empresas tem liberdade para importar de outros países peças usadas para ter insumos (oriente médio). O mercado Brasileiro precisa amadurecer dessa forma antes de decolar com a reparação de híbridos e elétricos.
Meu Prius acabou de apresentar essa mensagem sobre a bateria, 84mil quilômetros rodados. Vendo o vídeo, motivei em eu mesmo realizar a manutenção da bateria
Opa! 84 ou 184 mil km? Não tem mistério amigo, é bem fácil de fazer, só dá um trabalhinho braçal mesmo. Abraço!
@@marcoserbach1468 84 mil
@@roneytelles Já viu se está na garantia? É o defeito mais prematuro que já vi até hoje! Bem estranho! Mas pode acontecer.
@@marcoserbach1468 A Toyota disse que não está mais na garantia, eles querem trocar a bateria toda. A loja que você comprou o módulo da bateria, sabe dizer se eles enviam para o Brasil?
@@roneytelles Eu compro os módulos no Ebay, eles despacham para o Brasil sim. Só procurar por "Prius 8v module battery cell" tem vários vendedores.
Muito obrigado pela sua contribuição.
Você em um vídeo fez o que uma gigante empresa de automóveis não fez nesses anos todos.
Obrigado! Na verdade e fábrica não recomenda fazer o reparo de nada no carro. O correto é trocar a peça avariada seja uma pecinha ou a bateria, mas no mundo real sabemos que isso nem sempre é possível e viável. Aqui nos EUA a indústria da reparação é muito forte há anos, uma solução barata para manter os carros rodando!
@@marcoserbach1468boa tarde tenho um fusion híbrido 2011 e não consigo arrumar 😢 bateria
@@abraojunior6165 Opa! COnseguir, consegue. Mas tem que conseguir os blocos de Lítio novos ou de uma bateria boa. Mas a lógica do reparo é a mesma.
Rapaz perfeito o nome do canal. A verdadeira democratização da informação surgiu com a internet. Informação descentralizada e distribuida.
Obrigado amigo! Realmente a melhor coisa para a sociedade foi a descentralização da informação com a internet. Grande abraço
Nota 10. Sem enrolação. Valeu.
Obrigado! Grande abraço!
Ainda não tenho um híbrido nem elétrico, mas gostei bastante do conteúdo. Já ganhou mais um inscrito.
Muito obrigado! São carros muito bons. Grande abraço.
Novo Corolla que e praticamente o prius vai popularizar e diminuir o medo dos híbridos. Seu video serve p ajudar tbm. Parabéns! aqui nao temos informação.
Show .... Obrigado pela informação....valeu mesmo ....nota 1000...
Sensacional, você conseguiu definitivamente eliminar qualquer receio em relação ao Corolla Híbrido, ainda mais com 8 anos de garantia no conjunto Híbrido aqui no Brasil. Parabéns 👏 👏 👏
Vai sem medo! É um carro caro no Brasil, mas não decepciona! Abraço
tbm pensei assim !
Olá, não se esqueça, 8 anos se fizer todas as revisões na concessionária. E a tabela cai demais quando falta pouco pra acabar a garantia. Pelo valor do carro, IPVA, seguro e revisões pode comprar o veículo por gosto mas economia nunca....
@@pensamento518 Fora que aqui no Brasil quase não há profissionais para essa área
Ótimo vídeo, e tudo feito em casa, eu já fiz isso em casa tbm, porém usei um equipamento que consome a tensão da bateria e monitorei a tensão de cada elemento em uso, no meu caso foram 3 elementos substituídos, dois deles em medições em descanso apresentavam tensões normal, se alguém estiver precisando de um serviço assim eu faço.
Exatamente! Perfeito!
Deixa seu contato aqui @adolfo stalin
Show!!!
Mano de 1 a 10 nota 11. Parabéns pelo vídeo.
Muito obrigado! Grande abraço
Com certeza a nota 11 foi pouco principalmente se tivermos o mesmo sucesso numa manutenção assim.
Estou querendo compra aqui no Brasil um Prius ano 2018, pelo seu video vi que não é um bixo de 7 cabeças reparar essas células, muito bom, parabéns pela iniciativa vai ajudar muita gente! Valeuu.
Não tem mistério nenhum! A manutenção é super simples! Só vai precisar mexer na bateria lá nos 150 mil Km SE precisar. O meu tem 400 mil Km firme e forte! Abraço
@@marcoserbach1468 vc quis dizer 150 mil milhas ou km msm?
@@criticoesincero 150 mil KM mesmo, mas é SE der problema. Tem carros que rodam 200 mil km até ter que mexer na bateria. Geralmente quando acontece, ainda está dentro dos 8 anos de garantia que a Toyota oferece no Brasil.
@@marcoserbach1468 responde, 400 mil km ou 150 milhas??
@@Andrade.D2601 O MEU tem 400 mil km, a bateria PODE dar problema a partir de 150 mil KM.
Precisamos, no 🇧🇷, de Oficinas Éticas especializadas em reparo de Baterias Automotivas de Tração‼️
Há pouca ou quase nenhuma informação a respeito no Brasil. Tenho recebido muitos pedidos para montar um curso ou apostila sobre como realizar o reparo. Estou me organizando para isso.
Abraço
Opa, peguei um 2019 100% elett. Como anda reparo nas células alguém já fazendo? Obg@@marcoserbach1468
Cara isso é de utilidade pública obrigado pelo vídeo.
Muito obrigado! Grande abraço!
Obrigado mestre por fazer um vídeo pra auxiliar os donos das lasanhas!!
😂😂😂… valeu chefia! Grande abraço!
Merece mil milhões de likes. Pqp sensacional obrigado
Hehehe... boa! Obrigado amigo, grande abraço!
Parabéns e grato por ensinar. Um mercado promissor esta de reparação de baterias para híbridos.
Obrigado! O profissional que tiver esse conhecimento estará no mínimo 5 anos a frente da concorrência. Grande abraço
Amigo graças a Deus que encontrei você,vou comprar um ds5 aqui na Europa em Portugal e tava com medo por causa do risco da avaria da bateria hybrid mas você mostrou que definitivamente coisas que parecem complicadas e com gastos enlouquecidos são sinceramente simples de resolver,Deus te abençoe amigo obrigado,irei partilhar e seguir sempre seu canal para aprender sempre mais sobre as gamas hybrid
Opa! Obrigado! Não tem segredo amigo, pode comprar sem medo! Carros híbridos e elétricos hoje em dia duram mais que carros a combustão comuns e a manutenção deles já foi popularizada, tem muita gente que mexe e peças a vontade. Grande abraço
Pra quem ficou curioso, vc acha essa célula no Aliexpress também por em média entre 500 e 600 reais cada.
Verdade! Grande abraço!
Podemos dizer que esse cara já é mecânico do futuro em pleno 2022. Show
Parabéns pelo vídeo aqui no Brasil todos os carros que não tem profissionais qualificados para dar manutenção adequada são chamados de Bombas e o Prios é um deles !!!!
Exato! Aqui já foram vendidas 1.75 milhões de unidades só do Prius, fora dos outros híbridos! É o carro número um em frotas de táxi e entregas leves. Grande abraço
Agora alem de usar control C Control V no trabalho, será possivel usar no carro, Parabéns e sucesso ai Marcos.
Muito boa essa!!! hehehe... Os Teslas já são celulares sbre rodas, todos os erros cometidos pelo Autopilot são gravados em um arquivo e enviados para a Tesla uma vez que o carro tem sua própria internet. E assim vamos indo! Grande abraço
Boa Tarde Marcos Sou Pró VHE Chico Mecânico Ribeirão Preto São Paulo Brasil Abraços Amigo
Gostei Muito Da Suas Dicas Bom Trabalho E Bem Explicativo
Trabalho Com Mecânico Desde 1976 Comecei Na GM Ford E Renault
Hoje Trabalho Na Panorama Car E Uma Convertedor a GNV Eu Faço A Parte Mecânica.
Faço Curso Na Flex Company E Curso No SENAI Pelo Celular
Apesar Da Minha Idade 61 Anos Tenho Muita Vontade De Aprender Tudo No Mundo VHE.
Abraços E Fiquem Com Deus Sempre Amém Chico Mecânico Obrigado 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Opa! Muito obrigado, grande abraço!
Excelente vídeo. Tem que ser divulgado pelos 4 cantos do mundo
Obrigado! Depois desse vídeo realmente brasileiros de todos os continentes me procuraram com esse problema nos carros. Estamos aí para ajudar! Grande abraço
Show de bola...cara honesto é outro nível.
Obrigado! Grande abraço!
Marcos parabéns pelo vídeo, trabalho muito com prius e já sofri muito como você sofreu para montar a bateria. Tudo isso porque ela foi desmontada pelo lado errado, em uma próxima vez é só tirar o bloco de células e desmontar pelo
Outro lado a montagem é muito mais fácil. Sucesso 🤜🏼🤛🏼
Agora você entregou o segredo! Kkk… grande abraço!
Maravilhoso seu vídeo. Meus parabéns. Você só podia ser um Brasileiro de verdade.
Muito obrigado! Orgulho de ser brasileiro, SEMPRE! Abraço
Assisti até o final.quero muito entrar no ramo de manutenção de baterias de carros elétricos, parabéns
Obrigado! É o futuro meu amigo, pretendo lançar um curso de como fazer o diagnóstico e reparo em 1h. No Brasil quem souber fazer isso estará pelo menos 10 anos a frente do mercado!
@@marcoserbach1468 Tem bastante conhecimento técnico, qual a vossa formação? Trabalho com manutenção industrial a anos e tenho interesse no propósito.
Um curso acerca desse tema me interessa.
Como sempre algo simples transformam em grandes problemas e acabam diflamando uma tecnologia top,
.
Exato! Não tem mistério nenhum! Grande abraço
parabéns cara, não tenho carro desse tipo mas assistir o vídeo e gostei, muito bom, faço todo tipo de manutenção no meu carro em casa mesmo, geralmente a mão de obra é mais cara do que que as ferramentas usadas para manutenção, tenho vários tipos de ferramentas em casa, ferramentas que alguns tipo de mecânico não tem.
Entrei nessa vibe também de fazer a manutenção do meu carro em casa. Na última paguei quase R$ 1000 na concessionária, em casa apenas R$ 270,00 com matériais e com certeza que tudo foi substituído! Hehehehe
Imagina a bateria dessa num som automotivo, top dura muito
Com certeza! Obrigado! Grande abraço!
Conhecer a realidade dos fatos é outra história. Parabéns pelo seu talento e dedicação.
Obrigado! Grande abraço
Que legal amigo fazer manutenção na célula do carro dá para utilizar em sistema de energia solar essas que não dá para utilizar no carro mais
Caramba cara vc e muito foda! 👏🏼👏🏼👏🏼 sou mecânico e ja passei pela a toyota mais nunca tive uma aula sobre o híbrido como eu vi agora! 😉👏🏼
Muito obrigado! Na verdade a indústria da reparação é completamente paralela, é um mercado a parte, pois a Toyota não faz o recondicionamento somente a troca da unidade inteira, o que não está errado mas nem sempre é viável. A reparação de baterias é um segmento gigantesco nos EUA, no Brasil irá aparecer daqui há alguns anos também. Grande abraço
Que beleza de vídeo camarada. Uma dica pra poder segurar a tampa de sustecao das baterias e usar um grampo rápido desse de carpintaria, é assim q eu faço! Um abraço
Na verdade não precisa de ferramenta nenhuma para remontar. Depois eu aprendi como se faz da maneira correta. Hoje fazemos esse serviço em 40 min aqui.
Parabéns pelo vídeo! Deu aula!
Obrigado! Compartilhando o conhecimento! Grande abraço!
Muito bom seu vídeo. Eu trabalho com bancos de baterias já a muitos anos. Mas eram baterias estacionárias de gel ( VARTA) para alimentação de ERBs( estações radio base) de telefonia e retransmissao, com bancos enormes de baterias, e de alta amperagem. Para testar baterias eu sempre considerava a tensão existentes nos blocos, mas tambem fazia o teste de amperagem, colacando uma carga adequada em cada bloco até começar a baixar a carga da mesma. Muitas baterias podem estar com tensão aparentemente normal, mas com pouca retenção de amperagem. Sempre obtive excelentes resultados em recuperação de bancos de baterias, a ponto de as mesmas ficarem com eficiência próxima de 99,98% de uma bateria totalmente nova. È claro que se gasta muito mais com isso, pois baterias proximas de BOAS são retiradas neste ato.
Muito bom, é o futuro, o mecânico precisa se atualizar hoje. Excelente vídeo!
Exato! O profissional que dominar esse conhecimento estará 10 anos a frente da concorrència. Digo isso pois qui nos EUA a indústria de reparação e recondicionamento de hpibridos e elétricos tem mais ou menos essa idade.
Brasil é Brasil, o que vai ter de malandro mexendo em bateria de carro, cobrando um absurdo pra fazer reparo porco não vai ser brincadeira. Vídeos como esse são uma luz nessas trevas, parabéns
Verdade, é para mostrar para as pessoas que não tem mistério!
Parabéns pelo vídeo! Isso pode ser uma luz para quem já perdeu a garantia!!
Com certeza! Uma vez que ninguém faz reparo, as oficinas vendem somente a bateria inteira a base de troca. Abraço
Parabéns pelo vídeo , alguns detalhes como posição dos conjuntos de células ( a primeira célula com a última conta 1 bloco, 2 e 3 = 2 , 3 e 4 = 3 , se for a célula 1 do bloco em questão que tiver com defeito, vai dar errado a conta ) , outra coisa é que a medição com multímetro não vai te dar a medição correta, pois Ni-mh , ela tende a sempre voltar a tensão próximo do nominal , ao contrário do lítio que não tem o mesmo comportamento , só consegue realmente achar o defeito com o carro em funcionamento e “forçando” a descarga pra ver o bloco com defeito , e acompanhando pelo scanner claro, ou teste em bancada com o equipamento específico , mas em todo caso o vídeo está muito bom , parabéns
A detalhe, a sequência começa pelo polo negativo 😉
Opa! A contagem dos módulos inicia no lado do "computador" da bateria no lado em que o barramento liga o 1 ao 2. A medição por multímetro é eficaz somente quando a bateria estiver "descarregada" onde os módulos "ruins" não retornarão a tensão nominal. Hoje usamos um APP para verificar tudo isso que já identifica o módulo "fraco". Abraço
Parabéns, excelente conteúdo fiquei de boca aberta numa tinha visto um bateria deste tipo só as de células de lítio 18650.
Que oportunidade única, este vídeo.
Show de bola! Obrigado! Aqui trabalhamos bastante com 18650 nos packs dos Teslas também. Grande abraço
Pretendo adquirir conhecimento para fazer essa manutenção em carros eletricos, atuo como eletricista de rede. O Senai de Camaçari está ministrando curso específico sobre para formação de profissionais na montadora da BYD na mesma cidade. Parabéns pelo vídeo.
É a profissão do futuro, meu amigo. Aqui onde esses carros são populares há 20 anos, já estão todos precisando de manutenção, há MUITO serviço para se fazer. Grande abraço!
Sim, é o futuro... só precisa ser mais acessível. Preço e custo muito alto. Parabéns pelo vídeo.
Realmente no Brasil os preços são proibitivos ainda. Na verdade aqui no EUA a manutenção desses carros tambem é cara se comparado aos carros normais. Por exemplo, uma bomba d'água de um carro normal aqui costa $50 dólares, a do Prius custa $300. No brasil é a mesma coisa, mas com alguns zeros a mais no valor! hehehe...
Vc só precisa ser mais sucedido
Este é um vídeo de utilidade pública. Valeu, meu querido!
Muito obrigado! Grande abraço!
Excelentevideo ganhou mais um inscrito! Sou estudante de engenharia elétrica, estou construindo um carro elétrico e o seu vídeo ajudou muito a entender sobre o tema baterias obrigado
Opa! Muito obrigado! Sou engenheiro mecânico! Sucesso no seu projeto!
Show! Aprendi em minutos o suficiente para motivar a ter um híbrido no futuro sem tanta paura sobre a bateria! Obrigado e parabens pelo ensinamento.
Obrigado amigo! Grande abraço
meu amigo que vídeo bem feito, sem enrolação, muito conteúdo, não tenho carro, habilitação categoria A, mas já deixei o link, como esse rapaz só tem essa quantidade de seguidores? top parabéns pelo trabalho e vídeo 👏👏👏
Muito obrigado amigo! Grande abraço
Marcos, assisti novamente seu vídeo e novamente te dou nota 11 pela sua didática e exposição de cada detalhe com relação a desmontagem para troca de células.
Um grande problema como leigos como eu, é saber onde colocar a mão do lado do computador e para que serve cada componente, e como lidar com a bateria no caso de ter que substituir alguma peça deste conjunto.
Vc não poderia fazer um vídeo sobre isto, ou indicar algum em Português para podermos aprender um pouco mais?
Opa! Muito obrigado! Estou gravando um curso bem detalhado sobre os componentes da bateria. Na sequência estarei divulgando. Abraço!
Sensacional seu vídeo. Desmistificando o medo que se tem do desgaste das baterias de um hibrido. Dou lhe os parabéns pela iniciativa e desejo sucesso no canal e na vida. Tudo de bom. VLW
Muito obrigado! Grande abraço!
Prezado, só a voltagem não é parâmetro para condenar o elemento de um banco de baterias, sugiro que leve em conta também o valor de condutância também, aí a avaliação vai ficar show. um abraço!
Opa! Esse é um tutorial simplório de como fazer, nesse caso o procedimento deve ser feito com a bateria totalmente drenada. Nesa condição os módulos "ruins" não retornarão à tensão nominal como os módulos bons fazem. Hoje usamos um App que já mostra quais módulos devem ser trocados. Abraço
Amigo, parabéns pelo vídeo e pelo conhecimento! Dê cursos para a galera aqui do Brasil para que possamos dar manutenção em nossos híbridos. Sobre células novas da bateria, basta importar dos EUA. Não deixe de postar mais vídeos sobre esse mesmo assunto
BOA EDIÇÃO, RICA EM DETALHES. TESTAR UMA BATERIA COM O MULTÍMETRO MAS UTILIZANDO UMA CARGA RESISTIVA COMPATÍVEL É MAIS PRECISO QUE SÓ O MULTÍMETRO.
Obrigado! Grande abraço!
Ótimo Vídeo, ganhou mais um like....
Informação muito relevante, podia deixar na descrição o link de onde comprou a célula...
Obrigado! Na época comprei no Ebay, só procurar por "Prius battery cell 8v" que vai aparecer o anúncio que mais vende. Grande abraço
6:20" E-bay
Eu só engenheiro mecânico adorei o seu vídeo muito bem explicado
Obrigado, grande abraço!
Pensa grande. Planeja abrir um serviço de reparo aqui no Brasil. Excelente vídeo. Parabéns.
Opa! Obrigado! Eu dou aulas online para algumas escolas no Brasil, agora estou montando um curso super direto e prático para as oficinas independentes. Grande Abraço!
Olá sou do bairro do Benedito Bentes aqui em Maceió Alagoas Brasil 🇧🇷 e se inscrevi no canal, obrigado gostei muito @Sandro Rufino
Muito obrigado! Grande abraço!
Grande vídeo parceiro, retirou o meu receio sobre o carro elétrico, principalmente sobre a bateria, vou transformar o meu carro a combustão para elétrico pois o carro elétrico no Brasil é caríssimo é inviável, muito obrigado, espero que continue a compartilhar suas experiência aí no USA para nós aqui no Brasil.
Realmente! Tanto elétrico quanto híbrido ainda são produtos caríssimos no Brasil! Vou fazer outros vídeos mais específicos dos sistemas do carro e como funcionam.
Se inscreva no canal para ficar ligado! Grande abraço
@@marcoserbach1468 Se tiver uma conversão de combustão para híbrido ou apenas elétrico seria ótima oportunidade de compartilhar.
@@qstudo1769 Trabalho somente com reparação de baterias de híbridos e elétricos. Por aqui o pessoal não busca muito fazer a conversão pois há elétricos e híbridos para todos os bolsos no mercado! Você compra um Prius de primeira geração por $3.000 ou um Nissan Leaf ou e-Golf por cerca de $7.000. Qualquer coisa que for adaptar ficaria acima disso com certeza. Grande abraço!
Bom dia
Parabéns
Gostaria de saber se os carros elétricos da Jack Motors utilizam baterias de Íons de litio e qual a tensão de cada célula e a tensão total do conjunto.
Abraço
Vídeo muito bom. Só faltou os cuidados com a segurança. Luvas isolantes entre outros EPIs...Tirar MSD com as mãos nuas é confiar de mais em si e na sorte.
Após desativar a bateria e descarregar os capacitores, a tensão no pack é de 70V. E mesmo assim tem tantos mecanismos de proteção que você precisa SABER como tomar um choque. A pessoa tem que fazer intencionalmente, um leigo não consegue tomar um choque depois de desativado o sistema.
Se você perguntar por que as pessoas usam luvas isolantes para manusear uma bateria desativada, elas não vão saber responde por que, usam "porque sim".
Conhecimento liberta, amigo! Abraço
ruclips.net/video/qVPY_LvJz0k/видео.html&lc=UgzG5EnMoq57h-wQsGd4AaABAg
Muito bom , faz um grupo sobre Prius e a bateria , abs
Boa idéia amigo! Vamos criar! Abraço
No Brasil já tinham condenado a bateria inteira.
Show de dica brother.
Com certeza! Grande abraço
Gostei demais do vídeo bem explicativo
Trabalho com concerto de carros aqui no Brasil e os híbridos são uma boa opção de mercado
Com certeza amigo! Os híbridos e elétricos são o futuro! Grande abraço, sucesso!
Parabéns pelo vídeo, ajuda muito a esclarecer as dúvidas sobre híbridos e elétricos. Dá para recuperar? Sim. Vale a pena? Não... Na verdade o que vai acontecer é uma troca gradual de todos os módulos pois o vencimento já está anunciado pela idade e uso. O que dá para perceber é que esses carros serão descartáveis e com seguro alto, pois vai acontecer muito roubo de baterias pelo alto valor, assim como trocas em oficinas suspeitas. O reparo citado é válido como didático para entendimento e sobrevida do conjunto mas nunca vai ser confiável, junte-se a isso o desgaste dos demais componentes como rolamentos de motores e outros, fora a parte mecânica comum como suspensão, etc. O que vai ter que acontecer é uma revolução das baterias e sua reciclagem de fato, antes disso o híbrido e elétrico serão sempre uma bomba, eles só valerão a pena se em uso comercial até o fim da vida útil das baterias. Acredito que vai aparecer alguma outra alternativa em alguns anos, seja célula de hidrogênio ou outro meio viável, o elétrico é um intermediário.
Tá certo, mas tá errado! Existe uma questão técnica bem além de simplesmente "os outros módulos irão falhar" mas é muito longo para explicar aqui! Abraço
@@marcoserbach1468 infelizmente as baterias tem limite de uso, ciclagem e tempo, oxidação interna e o próprio deslocamento de eletrons vai fazer a tensão ir caindo com o tempo. Por mais que tentem não duram pra sempre senão todos os problemas já teriam sido resolvidos... só as com reações nucleares tem vida longa, mas nem assim infinita.
@@Mangrulho Bom, esse vídeo tem um ano. Essa bateria roda até hoje, mais de 30 mil milhas depois, com módulos originais e recondicionados no mesmo pack. Nada dura para sempre, mas nesse caso nem todos os módulos irão falhar durante a vida útil do carro.
@@marcoserbach1468 sim, pode ser que dure bastante, não tem como prever isso. Quando a fábrica faz o produto, no caso a bateria estima X ciclos de carga, tempo, padrão de consumo e diversos outros parâmetros. A partir da fabricação a bateria começa a deteriorar lentamente por melhor que seja a qualidade do produto e um dia vai entregar os pontos. Digamos que nos testes 80% dure 5mil ciclos, o fabricante vai vender com estimativa de 3 mil, mas algumas durarão 10mil, entende? Fator sorte, como disseste mesmo no vídeo, o pessoal recondiciona e dá 3 meses de garantia e geralmente dura isso... O entendimento disso é que seu exemplo tem muito valor para o público que não se importa de fazer o reparo sem compromisso de funcionamento duradouro, pode durar muito assim como estragar de novo no outro dia ou semana, mas como aprendizado é ótimo. Alguns vão ganhar dinheiro vendendo carros com reparos nas baterias para pessoas que não sabem que estão vencidas. Torço para que seu reparo dure anos mais, por favor mantenha atualizado o informe.
@@Mangrulho Eu falei no vídeo sobre durabilidade e garantia. A empresa do setor, a Green Bean aqui da Califórnia dá garantia vitalícia das baterias recondicionadas.
Ótimo vídeo, ganhou mais um inscrito!!!
Aqui no Brasil o Corolla Híbrido está bombando, mais ainda depois que foi divulgado que a troca da bateria custa 10 mil, barato para o serviço que é.
Abs
Obrigado! Muito bom saber dessa informação sobre a bateria do Corolla, eu não sabia. É um preço muito bom mesmo! Grande abraço
Muito bom o começo do vídeo, ri muito na parte "sinais de cansaço" para um carro quebrado.
hehehe... Muito obrigado! Eu falo sinais de cansaço porque a máquina não abandona o serviço mesmo com problema. O carro é imparável! Abraço
Muito esclarecedor e diferente o vídeo , coloque mais vídeos sobre elétrico muito legal
Vou colocar sim, a seguir vou começar a postar conteúdos sobre Tesla, fazendo revisão e como fazer manutenção. Abraço
Muito bom e esclarecedor esse seu vídeo, muito bem explicado, acabou com a dúvida de muitas pessoas. O custo para manter um carro híbrido cai bastante dessa forma, eu aqui em SP só tinha ouvido falar na substituição por uma bateria nova custanto 40.000 mil reais, inviável. Como o disse o colega aqui você nos ensina uma nova alternativa fazendo não desistir do carro híbrido usado. Me ocorreu fazer uma pergunta; Eu vi em um leilão um Prius com 600.000 mil Km rodados com pequena monta, sem a bateria, esse carro sairia barato, e eu pensei, ele poderia rodar apenas com o motor a combustão, é possivel ? Obrigado
Opa! Muito obrigado! Aqui nos EUA são populares desde 2001, não tem mais segredo! Abraço
Parabéns pelo excelente trabalho realizado.
Obrigado! Grande abraço!