A FALÁCIA DO INTROVERTIDO | SALVA-VIDAS | EMANUEL ARAGÃO

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 21 ноя 2024

Комментарии • 142

  • @karinefcarvalho
    @karinefcarvalho 11 месяцев назад +70

    Ser introvertido em ambientes ou em meio a pessoas inóspitas é auto-preservação e não falta de extroversão 😅

  • @diegostich7919
    @diegostich7919 9 месяцев назад +4

    Tenho me descrevido, ultimamente, como um ser humano em reabilitação, precisando exercitar minha humanidade. Ela se esvaiu com o tempo. Foi embora junto com a humildade, dando lugar a arrogância e a raiva.

  • @mardilenecosta4647
    @mardilenecosta4647 11 месяцев назад +46

    " Ninguém se basta sozinho" ! Que ótimo que você colocou está questão ! Há um discurso recorrente de exaltar a independência e ser feliz sozinho neste nosso tempo!

    • @artemanga431
      @artemanga431 11 месяцев назад +5

      se você for depender dos outros,está ferrado,tem que ser forte e seguir em frente.não tem como fugir da solidão,infelizmente.com muita sorte você terá uma velhice acompanhada,na maioria dos casos não é assim.

    • @VictorSantana-l6z
      @VictorSantana-l6z 11 месяцев назад +6

      @@artemanga431 existem termos diferentes pras coisas. SEMPRE vamos depender de quem mais estamos vinculados, geralmente quem foram nossos cuidadores (pais e mães) ou pessoas que nos envolvemos sexual e afetivamente (namorados e esposos), é uma DEPENDÊNCIA natural e normal, é INTERDEPENDÊNCIA. agora se você se anula e depende excessivamente é CO-DEPENDÊNCIA, e o erro está em justamente em achar que sempre que você DEPENDE vc CO-DEPENDE, o que não é verdade, SEMPRE VAMOS DEPENDER. NINGUÉM SE BASTA. Emanuel certíssimo.

    • @user-is7yp7xj4b
      @user-is7yp7xj4b 11 месяцев назад

      ​​@@VictorSantana-l6z e aqueles que não têm ninguém??

  • @brunajacquelinesilva5356
    @brunajacquelinesilva5356 11 месяцев назад +12

    eu havia entendido em algum lugar que extroversão ou introversão tem muito mais a ver com o quanto é desgastante ou energizante para alguém estar em um lugar com muitas pessoas ou falar em público e tal
    Eu gosto de estar com pessoas mas isso me desgasta demais
    Depois de um evento assim preciso dormir 2 dias seguidos e tentar ficar ao máximo em silêncio!

  • @erro404_
    @erro404_ 11 месяцев назад +11

    Interessante que o criador destes conceitos ( extrovertido e introvertido ), Carl Jung, os elaborou de forma muito mais refinada e próxima do que você diz.
    O introvertido investe mais sua energia em informações e processos subjetivos, tem certa aversão, desconfiança e medo de objetos e do mundo objetivo, tem a necessidade de processar as coisas por si mesmo, do seu próprio jeito e tempo. Com o extrovertido é o oposto, é o seu mundo interno que o assusta, é o estar apenas consigo mesmo, o se orientar através de si mesmo, preferindo informações e orientações externas fornecidas pelos outros, pelo mundo externo se tornando hiper adaptado a ele e apagando parte de si mesmo.
    Ambos precisam encontrar sua completude e desenvolvimento no polo oposto: o introvertido precisa ir pro mundo e interagir com ele, sair de sua inflexibilidade subjetiva para se adaptar objetivamente, enquanto o extrovertido precisa tomar mais consciência de si, de sua individualidade e particularidades se livrando da dependência de ser sempre conduzido pelos outros, pela corrente autônoma do mundo, indentificando por fim sua própria individualidade e demandas particulares.
    Enfim, é super interessante e uma reflexão realmente rica. No fim ter o prazer de se dizer ser X ou Y quase sempre vem daquela fantasia de poder escolher os próprios defeitos e limitações, quando na realidade só temos a capacidade de no máximo descibri-los e explorá-los...

    • @Jaburussux
      @Jaburussux 11 месяцев назад +2

      Que reflexão maravilhosa! Jung é incrível!
      Buscar o caminho do meio; buscar a inteireza, a integração.

  • @jeypee1962
    @jeypee1962 11 месяцев назад +16

    Eu tenho quase 62 anos e posso garantir que sou cíclico. Quando sinto que precisa, sou a alegria da turma, mas, quando nao to a fim, melhor eu nem participar. Esse sou eu, meu querido amigo Dr. Emanuel lindo e cativante.

  • @carolinasales6054
    @carolinasales6054 11 месяцев назад +19

    recentemente me percebi em outros ambientes e companhias de uma forma mais solta (como costumava ser na primeira infância) então me vi no aniversário da minha mãe completamente retraída, triste, desamparada e perdida como foi minha adolescência e início da fase adulta onde sofri muito nas mãos dela após sair do armário e ter meus primeiros relacionamentos com mulheres.
    esse vídeo me foi bem enriquecedor como uma pista coringa nessa jornada de caça a quem sou.

  • @paularosendo3693
    @paularosendo3693 11 месяцев назад +9

    Durante a infância e a adolescência fui sempre muito introvertida, porque nunca me senti muito acolhida, nem aceite, nos vários ambientes onde eu vivia. Na idade adulta comecei a soltar-me mais. O interessante é que eu me sentia muito infeliz sendo introvertida no passado, enquanto que uma certa dose de abertura e capacidade de intervir, e de falar mais com as pessoas, me parecia bastante mais agradável no presente. Mas, a partir de certa altura, as coisas mudaram. Os meus comportamentos algo extrovertidos começaram a trazer alguns problemas, nomeadamente, eu falava muito de mim, sem medo, sem grandes vergonhas até, as pessoas pareciam se conectar comigo, mas na verdade isso não era bem assim. Ou seja, eu percebi que o extrovertido, embora pareça ser amado por todos, por vezes é só o bobo da festa. Aí, eu voltei a uma estado mais contido, novamente. Não tão fechada como antes, mas ouvindo mais do que falando. Porque percebi que se aprende mais a ouvir do que a falar, e ter muitos "amigos" não é igual a ter verdadeiros amigos.

  • @luanap.f.4109
    @luanap.f.4109 11 месяцев назад +6

    Meu principal problema é falar de forma espontânea em grupos grandes, em grupos pequenos eu me sinto mais confortável e falo mais geralmente. Também sinto problema pra disputar a hora de falar, pois pessoas extrovertidas normalmente dominam os espaços e falam mais mesmo que falem um monte de asneira, se vc é confiante em si é mais fácil falar. Alguns Introvertidos, no entanto tendem a se esconder atrás do rótulo. Pra mim é sempre uma batalha interna,mas eu tento me expor, mesmo me considerando introvertida. Eu penso demais antes de falar e quando dá coragem já passou a relevância..O ambiente e a confiança em si me transformam, mas pra mim ser introvertido tinha mais a ver com buscar mais coisas dentro de mim e menos fora ou no outro...

  • @Manteiga0808
    @Manteiga0808 11 месяцев назад +16

    Acho sim que hoje posso me considerar introvertida, mas se me tornei ou nasci assim não sei. Pra mim ser introvertido não significa se esconder de pessoas ou ter medo delas, mas ser mais seletivo e ter um pouco menos de energia pra lidar com uma grande variedade delas. No entanto fui e ainda sou tímida, sou cheia de limitações e medos. Às vezes eu lido muito bem com elas, e penso ter superado, daí então não vou tão bem em outra situação e as coisas seguem assim com seus altos e baixos. Cheguei a conclusão que simplesmente não dá pra acertar todas às vezes e tudo bem, tenho muitas outras qualidades e adoro quando as pessoas que amo reconhecem isso em mim. Cresci num ambiente muito cheio de estímulos, e pouca atenção pessoal, sendo filha mais nova de duas, uma mãe preocupada e estressada o tempo todo, um pai sobrecarregado pelo trabalho. Sempre gostei de falar, encontrei apoio nos livros, na escrita e na minha própria companhia, aprendi a ser asim e a funcionar assim. Não sei se quero ser outra coisa, às vezes dá pra ser amado mesmo sendo disfuncional.

    • @rafaelp.martins9090
      @rafaelp.martins9090 11 месяцев назад +5

      "às vezes dá pra ser amado mesmo sendo disfuncional". Que fala maravilhosa

    • @mandyferreira4228
      @mandyferreira4228 11 месяцев назад +3

      Lindo relato ♡

  • @jaym8927
    @jaym8927 11 месяцев назад +49

    Eu, aos 33 anos, já me questionei muito sobre isso desde a adolescência. Sempre com o pensamento de "tentar vencer a timidez". Hoje entendo que sou introvertido mesmo (ninguém é 100% intro/extrovertido). Consigo falar em público se tenho certo domínio do assunto que falo ou se preciso organizar um evento e visualizo bem o que estou fazendo; interajo com as pessoas normalmente, amo travar uma conversa longa SE o assunto me interessa também E SE sinto essa mesma vibe da outra pessoa. Também amo demais estar sozinho, recarrego minha mente assim, amo ler, ver séries e filmes sozinho. Tenho timidez sim, mas acho que é saudável, não está me atrapalhando (muito rs) na vida. Cheguei aos meus 33 satisfeito com minha vida, situação de trabalho está se estabilizando mais, e sei bem com o que quero gastar meu tempo e dinheiro nos próximos anos.

    • @Natu.rezaaa
      @Natu.rezaaa 11 месяцев назад +5

      Se você está tão bem por que está se justificando? Talvez você seja um conformado com sua condição. Digo isso porque me vi no seu discurso, mas sei que sou só uma conformada, alguém que cansou de lutar contra esta inabilidade. Eu queria muito ser diferente, mas não sei ser diferente. Aprendi a sentir prazer no desprazer.

    • @jaym8927
      @jaym8927 11 месяцев назад +8

      @@Natu.rezaaa Só quis compartilhar parte da minha história.

    • @Manteiga0808
      @Manteiga0808 11 месяцев назад +6

      ​@@Natu.rezaaaah mas tem certas coisas que são melhores se conformar mesmo, se as coisas estão funcionando pra ele, se a vida tá seguindo, existe mesmo necessidade de gastar um tempo e uma energia ENORMES só pra revisar todo um padrão de comportamento? Vale mesmo tanto a pena assim escapar do automatismo funcional, só talvez pra descobrir que a suposta outra forma de existir também vai te levar ao conformismo? Eu honestamente acho que não, não dá pra esperar conseguir evoluir tanto em uma só vida e superar todas as nossas limitações. Estando tudo funcionando de forma saudável, tá ótimo, segue o baile e vai viver todo disfuncional mesmo se for o caso.

    • @mandyferreira4228
      @mandyferreira4228 11 месяцев назад

      ​@@Natu.rezaaaprojeção.

    • @Puvlee
      @Puvlee 11 месяцев назад +3

      @@Manteiga0808gostei da sua fala. Eu já me conformei com minha timidez e inabilidade se socializar e fazer amigos. Eu já me questionei muito, já me odiei muito. Não consegui mudar, só consegui me sentir “inadequada” e isso me fez muito mal. Aí eu botei um ponto final, só aceitei que eu sou assim mesmo e dane-se, quem quiser gostar de mim, que goste de mim como sou. Cansei de passar a vida tentando me adequar a algo que a sociedade quer que eu seja. E com certeza no final não valeria a pena todo esse fingimento (pq eu realmente sou assim, ser diferente seria atuação da minha parte), pois pras pessoas só vale o que vc tem, as vantagens que vc pode oferecer. Pode ser o quanto extrovertido for, se não tiver vantagens a oferecer, vão te menosprezar mesmo assim. É o que mais vejo acontecer.

  • @lilian...40
    @lilian...40 11 месяцев назад +25

    Justamente o que estava afirmando ontem pra mim mesmo. Me tornei antisocial, por causa do medo de decepção. E estava conformada com isso, mas as vezes tbm me incomoda...mas as vezes me sinto bem...não bem, a palavra certa é conformada.

  • @mortchy
    @mortchy 11 месяцев назад +7

    me considero introvertida pq me sinto melhor sozinha doq com compainha 🤔. trabalho normalmente, consigo sociabilizar...porem sempre que posso evito. sempre q tenho opçao de escolha...evito. pq eu prefiro nao interagir. nao por ser desconfortável, doloroso ou sei la oq....mas pq eu realmente gosto de ficar sozinha na minha casa. introvertida é só um rótulo. e eu uso ele bastante 😅

  • @El_kris006
    @El_kris006 11 месяцев назад +12

    Me vejo como uma pessoa introvertida, desde a infância sempre fui mais quieto e na minha, aquela coisa de ser mais voltado pro próprio mundo e interesses, e consequentemente tinha esse estigma de "estranho"/"antissocial"/etc... (nesse caso acredito que depende muito do contexto que a pessoa vive) Apesar de ter alguns amigos com quem me sentia à vontade e desenvolvi uma boa amizade. Fora que tive alguns traumas, que me fizeram me fechar mais, mas acho que o problema é que parece que só existe um jeito de ser 'normal' na nossa sociedade, sendo extrovertido. Acabei me forçando a aprender essa extroversão, mas ás vezes penso que é justamente uma coisa da personalidade mesmo, apesar de gostar do contato com as pessoas, muitas vezes é uma coisa mais complicada de lidar justamente pela introversão ser mal vista, tornando a pessoa metida/indiferente/em graça... e isso acaba sendo um ciclo sem fim, isso por si só me faz desistir de querer "provar" o contrário.

  • @rachelaquino7734
    @rachelaquino7734 11 месяцев назад

    É um refrigério ouvir palavras tão sensatas sobre realização pessoal. Sou a “louca” que acredita lá no fundo, mas faço tipo pra me proteger do mundo.

  • @maiaracristina3396
    @maiaracristina3396 11 месяцев назад +12

    desde criança eu ja planejava até o que ia falar sempre tive poucos amigos , pq as pessoas não gostam de gente introvertida ai passei boa parte da minha vida sendo excluída de tudo na infância e na adolescência isso doía muito em mim , na vida adulta eu percebi que depois de ter passado por tudo isso eu mesmo me isolo das pessoas e isso é bem ruim preciso trabalhar muita coisa ainda.

  • @luizazacarias4483
    @luizazacarias4483 11 месяцев назад +18

    Manu, a minha vida é muito melhor depois deste canal. São anos acompanhando isso aqui com prazer e desconforto. Depende do que estou vivendo. Mas, sem dúvidas, é um encontro no qual me orgulho. ♥️

  • @ioledemarchi
    @ioledemarchi 11 месяцев назад +8

    Se fizer sentido, seria legal abordar um pouco do extrovertido e essa necessidade de agradar. Por mais que eu entenda que ele tem a "vantagem" de socializar mais facilmente.

  • @samanthafujise3945
    @samanthafujise3945 11 месяцев назад

    Fui criada acreditando que era introvertida e vergonhosa, hoje seu a mais falante da casa da família ,uma boa oratória e estou muito feliz em ter superado essa crença limitada que me impuseram obrigada por tudo ótimo vídeo

  • @joaoborsari6374
    @joaoborsari6374 11 месяцев назад +8

    Quando a gente fala de vínculo, é restritamente a necessidade de vínculo humano? Viver sentindo a companhia da natureza e todos seres que não humanos também é uma alternativa pra se sentir vinculado? Ou é ilusão ?

  • @leonardomartins9292
    @leonardomartins9292 11 месяцев назад +120

    A maioria dos introvertidos são extrovertidos traumatizados

    • @EscamadoTupiniquim
      @EscamadoTupiniquim 11 месяцев назад +1

      Exatamente

    • @renatoglopes
      @renatoglopes 11 месяцев назад +1

      Será? Pensando muito nisso agora 🤔 pq faz sentido

    • @martins_brunac
      @martins_brunac 11 месяцев назад +13

      Será? Eu penso que é apenas uma característica, muitas vezes de ordem genética. Desde pequena sempre fui de poucas palavras e pouca energia, e nunca sofri nenhum trauma kkk. Nunca tive dificuldade de me relacionar com as pessoas nem nada. Mas por ser uma pessoa um tanto quanto simplória sempre me satisfazia com pouco, poucos amigos, poucos estímulos, poucas palavras. As pessoas simplesmente são diferentes, nem tudo tem uma grande razão psicológica por trás

    • @renatapoontes
      @renatapoontes 11 месяцев назад +8

      Eu colocaria de forma diferente, Leonardo. Não acho que a maioria dos introvertidos são extrovertidos traumatizados, mas os que tem uma tendência extrovertida e passaram a se colocar como introvertidos... esses sim pode se dizer que é por trauma ou recolhimento porque tiveram uma personalidade mais exposta.

    • @As.320
      @As.320 11 месяцев назад

      Simmmm 😢

  • @matheusvictor4179
    @matheusvictor4179 11 месяцев назад

    Uma das melhores coisas que me aconteceu nos últimos tempos foi ter descoberto este canal. Que conteúdo incrível

  • @karlageyer8779
    @karlageyer8779 11 месяцев назад +10

    Nossa manu nunca tinha parado para pensar sobre isso, refletindo agora, entendo que muito da minha introversão é para proteção, pq já fui muito machucada. Eu consigo ser extrovertida só com pessoas que realmente me sinto segura e confortável. Por ser professora tenho desenvolvido mais esse lado extrovertido, mas as vezes eu penso que só estou sendo uma boa atriz haha.

    • @renatapoontes
      @renatapoontes 11 месяцев назад

      Também me considero atriz hahahahaha que maluco. Não é que aquilo ali está sendo uma mentira, sabe? Mas tem momentos sim que eu visto um personagem

  • @EmillyDPena
    @EmillyDPena 11 месяцев назад

    Achei inspirador a parte do "tente".
    Eu me considero ambivertida, gosto muito da minha companhia, mas compartilhar alegrias também é muito bom.
    Estou no meu momento mais introvertida só por causa do ambiente mesmo, eu, para agravar a coisa, sou superdotada. Achar quem me inspire querer compartilhar alegrias é uma missão complicada. Pois se for pra ser um monólogo (eu não ser entendida, ou a outra pessoa não ter interesse) prefiro escrever um livro. Ler é ultimamente minha interação social.
    Fiz uma festa com o Carl Sagan um dia desses. Kkkk

  • @luizaporto9604
    @luizaporto9604 11 месяцев назад +18

    Esse vídeo serviu pro meu momento como uma luva. Acabei de terminar um relacionamento de 3 anos, eu havia mudado pra cidade que moro hoje um pouco antes da pandemia, então não tive a chance de fazer muitos amigos por aqui (também não sei se teria feito sem a pandemia, justamente por me colocar constantemente nesse "papel" de introspectiva por um medo tremendo de não ser amada). Enfim, tenho pensado muito sobre a solidão e meu humor tem se alternado com bastante frequência quando penso sobre isso. Ora me sinto livre e com um energia maravilhosa justamente por estar sozinha e poder fazer o que eu quero no meu tempo, ora me sinto extremamente pra baixo por não ter com quem compartilhar minha felicidade. Sei que preciso fazer amigos e cultivar as amizades que já tenho, mas pensar nisso tem gerado uma certa ansiedade, pq sei que pra fazer isso preciso sair da minha zona de conforto. No momento sigo com extrema dificuldade de entender essa minha relação com a solidão, mas é ótimo ter uma confirmação do que eu já sabia, realmente precisamos de vínculos! Provavelmente seguirei com mais gás na minha busca depois desse vídeo. Obrigada, Manu!

    • @marianafranco7003
      @marianafranco7003 11 месяцев назад

      Me sinto exatamente dessa maneira. Não sei como sair desse ciclo.

  • @lemalijo
    @lemalijo 11 месяцев назад +2

    A humanidade busca o tempo todo ser aceita no bando, se submeter as regras do bando mesmo que me cause dor...e a essa dor se dá vários nomes até mesmo para aceitar a própria dor. O que vejo pouco se debater é o tempo individual...a fase em que estou, meu processo, minha descoberta, minha escolha... há uma necessidade de domínio, de dizer o quanto você pode estar ou ser. Novamente as regras... O tempo é o bicho papão do momento ( olha o tempo aí)... queremos dominar, ter o controle... esse tal agora, o controle total do momento sendo vivido querendo encaixar todas as possibilidades de realizações...mas este tempo flui...escorre e seu efeito colateral é uma ansiedade devastadora...mostra que não temos o controle...
    Cada indivíduo tem sua história dentro do seu ponto de vista temporal...mas a ele é imposto a regra externa, o ingresso para o bando... Escolha não é o que fica, mas o que deixo ir... Enquanto fico tentando explicar quem eu sou neste tempo que não é estático, deixo de realizar as práticas que podem me moldar...
    Olha só.... parece que tudo nos conduz a uma forma existencial...
    Ela vem de dentro pra fora ou vice versa? Esse universo paralelo que queremos unificar é o paradoxo de nossa existência!

  • @jeannesilva5643
    @jeannesilva5643 11 месяцев назад +5

    Esse é o vídeo mais importante desse canal!❤❤❤❤❤❤😂😂😂

  • @juliagomes9498
    @juliagomes9498 11 месяцев назад +2

    pode ajudar quem é introvertido: um espelho e um café (algo estimulante, sem alcool); começa interagindo com vc mesmo.

  • @danielareichert3856
    @danielareichert3856 11 месяцев назад

    Ninguém se basta sozinho! Que bom.mais alguém falando sobre a verdade que nos cerca. Essa política do "amor próprio eu me basto", "preguiça de pessoas" e uma forma de gerar sim solidão é a solidão desliza as mãos nas telas de celulares, sorrisos falsos com filtros e lágrimas quando tá no banho

  • @lucianacunha7814
    @lucianacunha7814 11 месяцев назад

    Agradeço pela oportunidade de te ouvir Manu

  • @letisrt
    @letisrt 11 месяцев назад +2

    eu penso que são coisas diferentes você ser introvertido e achar que não precisa de ninguém ou se isolar do mundo. sempre fui introvertida, minha bateria social esgota mais rápido que o normal e eu preciso ficar um tempo sozinha (ou na presença de quem eu já convivo em casa) para conseguir funcionar; mas eu reconheço a necessidade de criar/cultivar vínculos, tanto que muitas vezes me obrigo a socializar mesmo não querendo. entendi que a mensagem do vídeo é direcionada para pessoas que tem essa tendência a se isolar por conta de frustações, porém existe outro lado da história.

  • @marceloandradelf
    @marceloandradelf 10 месяцев назад

    Ninguém é só introvertido ou só extrovertido, cada um tenho a prevalência de um sobre o outro em determinados momentos e situações.

  • @marcosviniciusfonseca9665
    @marcosviniciusfonseca9665 11 месяцев назад +5

    Eu sou extrovertido, introvertido, timido, sem vergonha kkkk tudo junto e misturado. Dependendo da circunstância, umas dessas vai se sobressair. Por muito tempo, tentei me encaixar somente como introvertido e não deu certo, mas também não me vejo totalmente extrovertido. E pra mim é muito mais confortável desse jeito, sem um definição única. To bem mais satisfeito com isso agora, não tenho mais ESSE sofrimento.

  • @kcarolinarangel
    @kcarolinarangel 11 месяцев назад +7

    Emanuel, obrigada pelos seus vídeos. Através deles você faz eu me sentir humana, me sentir normal, mesmo precisando fazer alguns ajustes na vida para eu viver melhor. Em muitos dos seus vídeos, você consegue colocar em palavras coisas que eu sinto, mas não consigo entender, nem por onde começar para mudar. Os vídeos sobre "tecnologia e o fim do amor" me fizeram tão bem, me tiraram o peso da cobrança que me colocaram por ficar longe do Instagram, Twitter, Facebook e por usar pouco o WhatsApp. E este vídeo aqui, é como um bálsamo para mim.

  • @materiaescuraa
    @materiaescuraa 11 месяцев назад +5

    Mas a extroversão e a introversão está ligado a como você ganha energia. O extro ganha mais energia ao interagir e o intro ficando sozinho. O extro vê as pessoas como objetos para interação e o intro vê as pessoas como um evento.
    Acredito que não seja trauma, passar por situações ruins não te deixam introvertido, você é introvertido por isso passou por coisas ruins.
    O extrovertido se passa por situações ruins, se torna mais maquiavélico, mas não deixa de ser extrovertido.
    Agora se a pessoa era extrovertida até um ano atrás e do nada ela fica mais reclusa, pode ser trauma sim.
    A genética é algo muito determinador, não tem como o externo ter uma influência assim tão grande a ponto de mudar como a pessoa funciona, quem estuda genética sabe disso.

  • @rogerioaraujo2094
    @rogerioaraujo2094 11 месяцев назад +1

    Quando a gente diz: respondo assim porque sou de personalidade forte! Um monte de disfuncionalidades acabam por serem justificadas com essa fala.
    Nosso piloto automático empurra para uma determinada resposta porém é preciso modular isso para conter os excessos, principalmente quando lidamos com o piloto automático dos outros.
    É preciso nos testar sempre que possível, vc vai fazer coisas que não toleraria e vai perceber que não morre fazendo algo fora da caixinha da sua cabeça.
    Sou INFP, é embaçado sair da zona de conforto mas é necessário sim.

  • @GambaVegpunx
    @GambaVegpunx 11 месяцев назад

    Você é um milagre na internet 🎉

  • @renatapoontes
    @renatapoontes 11 месяцев назад +1

    Eu cresci em um ambiente onde fui muito exposta desde criança. Sou do interior e meus pais sempre foram muito conhecidos, temos um comércio bem conhecido aqui na região. Comecei a questionar as coisas ao sair de casa com 16 anos, mudei pra cidade grande. Aos 23 fui para a Espanha, e lá ninguém me conhecia. Era bom demais, gente. Uma paz. Crescer onde cresci me ensinou a ser sociável mas hoje me entendo como introvertida. Evito ao máximo interações sociais, principalmente em lugares que não tenho certeza que vou me sentir segura e confortável com as pessoas. Sempre digo que o isolamento da pandemia não me fez mal. Já era minha rotina de vida viver mais isolada, praticamente sem sair de casa. Mas acho que todos devem fazer um trabalho para melhorar a comunicação, é uma habilidade muito importante. Vivemos em sociedade e em algum momento precisamos nos expor, não tem como negar.

  • @alessandrarodrigues3161
    @alessandrarodrigues3161 11 месяцев назад

    Eu gosto de ficar sozinha, não gosto de lugares e pessoas barulhentas porque me cansam. Pra mim é mais fácil estar só, e sei que também a gente precisa das pessoas..

  • @anapaularangel7328
    @anapaularangel7328 11 месяцев назад

    medo das pessoas… sem dúvida. É meu sintoma recorrente… me escondo. To forcando um pouquinho, mas tem vezes q não consigo.

  • @jeannesilva5643
    @jeannesilva5643 11 месяцев назад +5

    Quero Agradecer de ❤ por este trabalho que vc realiza aqui nesse canal do RUclips. cada vídeo seu me leva a refletir sobre minha vida, dores, e nessa jornada de se estruturar como um ser humano. Sua sensatez e sua lucidez me ajuda demais.

  • @guiperesz
    @guiperesz 11 месяцев назад +2

    emanuel, vc poderia fazer um vídeo sobre esse momento do "fim do mundo" que a gente tá vivendo. abraço!!

  • @Avozinhavai
    @Avozinhavai 11 месяцев назад +3

    Eu era super tímido até que tive filhos e foi quase obrigação interagir com muita gente e se expor muito para resolver problemas e facilitar a vida deles e a minha com eles . Li muito e converso bastante para ser mais prático nas soluções de coisas simples do dia a dia . Nem coloco na balança se isso me desequilibra é fazer ou fazer ...

  • @juliafadel9577
    @juliafadel9577 11 месяцев назад

    Demais! Cai nesse vídeo que me indicaram pq falei justamente isso nos últimos posts.
    Sobre o paradoxo da dependência. Pq no fim, quanto mais “dependente” você se assume, mais independente você pode ser. Assim como os estudos de apego infantil, o apego adulto segue a linha. A falácia da autossuficiência também. Adorei

  • @gabibonza
    @gabibonza 11 месяцев назад

    Obrigado Emanuel. Seus vídeos têm me ajudado muito na caminhada do autoconhecimento 🙌🏻

  • @JacintaBarbosa-xo3bu
    @JacintaBarbosa-xo3bu 11 месяцев назад +1

    Bom dia. Emanuel Aragão, a Terapia do sábado 🙌🏾

  • @anapaulamatsunaga4663
    @anapaulamatsunaga4663 11 месяцев назад +1

    Esse é um dos melhores vídeos do canal! Essencial a criação do vínculo 👏👏👏

  • @alessandrascatolin
    @alessandrascatolin 11 месяцев назад +2

    Manu vc é sensacional. Concordo plenamente...A gente precisa de vínculos.

  • @junior-t6p
    @junior-t6p 11 месяцев назад

    Grande falácia é se colocar em algum extremo você pode ser mais um ou outro e variar entre. O segredo é equilíbrio. Acreditar ou não. Buscar sua melhor versão ou não. Buscar necessidade básica.

  • @bartira8803
    @bartira8803 11 месяцев назад +4

    Interessante essa questão pois nunca parei para me perguntar sobre isso. Acho que pode ser as duas coisas, depende do momento também. Eu desde criança que me conheço e me identifico enquanto pessoa, sempre fui reservada, seja com amigos e familias. Porém nunca fiquei isolada sempre tive amigos mas claro, vivia discutindo com alguns pois queriam me perturbar pelo fato de ser essa criança mais quieta quando era pra discutir brincadeira ou regras. Gostava de ser professora mas nunca tive vontade em ser lider nas brincadeiras. Com o passar dos anos fui percebendo que fiquei mais fechada, talvez possa ser separação dos meus mais na adolescência, ou comecei a entender como o mundo ao redor funciona e me deixava com medo. No colégio era bem mais timida que cheguei a procurar psico para tratar uma possível fobia social, no entato me sentia muito sozinha pois até então tinha meu amigos na outra escola, dois ou três, mas tinha. Foi mudança radical e me senti pressionada, seja familia e escola e por mim mesma, que deveria ter amigos para sobreviver aquilo tudo. Enfim, hoje uma pessoa mais consciente e entendimento melhor das situações vejo que sou uma introvertida que precisa estar com pessoas em alguns momentos para me sentir bem, viva. Digo que sou uma exceção mas tem uma colega que disse outro dia, vc pode ser introvertida altamento funcional rs. Sei lá, pode até ser, conhecida também como PAS (pessoa altamente sensivel). Vejo também que gosto muito de ficar sozinha com meu processo interior. Estou bem mais madura a ponto de perceber que apesar fico bem comigo mesma, tenho muitos momentos de solidão. Recente estive festival de música que estava com colegas e me senti extremamente sozinha ( não tiveram certa consideração pela minha presença) é bem ruim essa sensação, chorei bastante depois. Vejo que hoje meu momento é estar com pessoas que me acolhem e posso sentir afeto. Estar com qualquer um prefiro ficar sozinha

  • @CMSFvideo
    @CMSFvideo 11 месяцев назад

    Muito bom ! fiquei aqui pensando... rsss. Num seria bom numerar os vídeos, acho que ficaria mais fácil fazer referência e tb achar ..😊

  • @miriamnascimento
    @miriamnascimento 11 месяцев назад +3

    Eita esse vídeo me pegou😮 se bem q desde q comecei a assistir seus videos tenho tentado construir mais vínculos...tentando não ser tão introvertida😅até acho q estou me saindo bem...vlw Manu!

  • @danielfixborn5860
    @danielfixborn5860 11 месяцев назад +6

    Put4 m3rda!!
    Me identifiquei pra c4arálio!😢
    Estou com dificuldade pra começar a auto escrita, mas uma hora vai... promessa de ano novo...😂

  • @mariaclarafernandes3604
    @mariaclarafernandes3604 11 месяцев назад +1

    Esse vídeo foi um abraço. 😢

  • @luaferreira1758
    @luaferreira1758 11 месяцев назад

    Hahahah “talvez Harvard faça vocês acreditarem que a gente precisa de pessoas”…. Eu que sempre me isolei no mato, descobri dps de 35 anos que gosto e preciso de pessoas. Esse vídeo me descreve demais.

  • @simoneaparecidaferreiradia5207
    @simoneaparecidaferreiradia5207 11 месяцев назад

    Um dos melhores vídeos. A falta de interação social... o medo...

  • @jenifersilva2634
    @jenifersilva2634 11 месяцев назад

    Eu estava pesando eu sou introvertida ? Mais eu sempre fui extrovertida, será que eu sempre fui introvertida e forçava ser extrovertida e veio esse vídeo e com ele conclui que:
    Eu antes era extrovertida por compulsão em agradar, depois de terapia e afins, eu parei de querer agradar as pessoas e com isso, em lugares que eu não me sentia eu, eu me retraia, comecei a achar que tinha algo de errado comigo. E agora entendo que é lugares que não posso ser eu, que eu fico introvertida, lugares onde sei que as pessoas já não gosta de mim, ou se eu for eu mesma não vão gostar. Sou legal com quem é comigo rsrs. Que procuramos lugares que possamos ser nós mesmos e sim
    Precisamos de pessoas ❤

  • @ioledemarchi
    @ioledemarchi 11 месяцев назад +1

    Um vídeo bastante objetivo mas com muitas reflexões! Dei uma pausa na autoescrita, mas quero voltar em breve. ❤ Obrigada por todo serviço! Aguardando o lançamento do livro...

  • @jrjrsouza
    @jrjrsouza 11 месяцев назад +4

    Eu sempre tenho dúvidas quando me perguntam se sou introvertido ou extrovertido, nunca é uma resposta fácil de dar rs

  • @joelmabmaciel
    @joelmabmaciel 11 месяцев назад

    Nossa, esse foi o vídeo que mais falou com meu profundo eu.. O Senhor Emanuel, pare de mexer nas minhas sombras 😅😅

  • @julianasoaresribeiro
    @julianasoaresribeiro 11 месяцев назад +1

    Vc me ajuda tanto, homem!
    Muito obrigada!

  • @WagnerRzd23
    @WagnerRzd23 11 месяцев назад

    Que ser humano fascinante! Muito bom! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @moacirjosedeoliveira4031
    @moacirjosedeoliveira4031 8 месяцев назад

    Emanuel, muito bom!
    Vc tem algum vídeo sobre quem assume o perfil do fraquinho, incapaz, tadinho? Não sonha, não deseja, não realiza e quando provocado até deseja, mas se sente incapaz ou não merecedor.

  • @cidamed
    @cidamed 11 месяцев назад +1

    Você é muito fundamental. Só isso for while. Thanks a million!

  • @FernandaChazan
    @FernandaChazan 11 месяцев назад

    Como tirar as nossas máscaras 🎭? Mas é tão boa essa reflexão… que estamos vivendo em um mundo de máscaras.. os eventos sociais mostram isso! E sim, concordo Manu, temos que procurar e perceber as pessoas que deixam a gente ser que a gente é! E, tomar coragem e não mascarar quem não nos faz bem, quem nos reprime, na verdade vejo que essas pessoas que estão passando por alguma crise de identidade e ainda não seguem o Manu para se conhecer melhor! Rs

  • @McCabecadePorco
    @McCabecadePorco 11 месяцев назад +3

    Estou com medo. Sou gay e sofro bulling de todos os lados desde os três anos. Adotei uma identidade falsa de introvertido pra justificar meu medo de interagir com pessoas heteras

  • @Unousuario
    @Unousuario 11 месяцев назад +9

    Ah, por favor, deixem os timidos e introveridos em paz. Patologizando tidooooo.

    • @Let-zzzz
      @Let-zzzz 11 месяцев назад +2

      Nossa sim, obrigada por esse comentário

    • @marilepine1
      @marilepine1 11 месяцев назад +3

      Nossa, nada a ver hein? O vídeo estava patologizando ser tímido? Não mesmo.

  • @barbarafabrivieira7850
    @barbarafabrivieira7850 11 месяцев назад

    Eu gosto de estar com pessoas, mas muita interação social me deixa cansada. Preciso ter tempo só pra mim. Tenho amigos que, quando estão cansados, querem ver gente. Se estou cansada não quero ver a cara de ninguém 😂.

  • @carolemisse2725
    @carolemisse2725 11 месяцев назад

    Eu sinto medo de recomeçar, de acabar encontrando “algodão doce” um doce que tenho medo de perder novamente… mas a gente realmente precisa de pessoas!

  • @thaiscasseb602
    @thaiscasseb602 11 месяцев назад

    Obrigada. Aprendi muito com esse vídeo

  • @ananejar8962
    @ananejar8962 11 месяцев назад +1

    Que vídeo necessário, Manu. Esse tema está bem esmiuçado nos livros da Susan Cain (O poder dos quietos e O lado doce da melancolia). Neles, há inúmeras pesquisas sobre a personalidade (de bebês e suas reações ao ambiente barulhento, à questão do quanto o Ocidente vê a introversão como "fraqueza" - tbm de grandes profissionais orientais que não se adaptam no Vale do Silício, apesar de serem mais capacitados que os "extrovertidos ocidentais". Enfim, eu adorei tua fala sobre o quanto é nocivo esse TER QUE. Era a pergunta recorrente do meu analista...essa nossa busca infinita pelo Ideal do Eu. Ah, por fim, é preciso olhar para nossa ancestralidade e o nosso mapa astral. Por mais que a astrologia seja relegada (pra ser elegante), dificilmente vamos encontrar pessoas introvertidas com muitos planetas de fogo no mapa😅. Beijão ❤

  • @izaura5839
    @izaura5839 11 месяцев назад

    Eu ja tive muito mais medo das pessoas do que tenho hoje, varios fatos aconteceram que mudaram um pouco isso, acidente de moto, mudancas no trabalho, experiências religiosas, experimentação de coisas que eu nao estava acostumada. Ainda tenho medo de vez em quando, principalmente quando gosto de alguém. Mas muitas vezes percebo que não é o medo que me impede de interagir, é o desinteresse pela pessoa

  • @annakareninamaltaquaresma187
    @annakareninamaltaquaresma187 11 месяцев назад

    Esse vídeo tocou forte no meu coração Emanuel.🙃

  • @leticiasouza3709
    @leticiasouza3709 11 месяцев назад

    Manu,mto grata por ter abordado esse tema,caiu como uma luva pra mim. Tenho 22 anos,me sinto muito sozinha por não ter a minha "galera" pra sair e etc. Os poucos amigos que tenho nem no meu estado moram mais, e concordo 100% com o que você falou,nós realmente precisamos de vínculos.Quando converso e interajo com pessoas do meu convívio isso me nutre muito,chega até a ser estranho porque estou desacostumada. Vou procurar alguma forma de aumentar esses campos de vínculo,porque chega inclusive a ser muito triste esse sentimento de estar sozinha. Mais uma vez obrigada pelo "vídeo mais importante do canal",pra mim.😂❤

  • @LeandroMarceloabdussalamGonçal
    @LeandroMarceloabdussalamGonçal 11 месяцев назад +3

    Eu extrovertido, mais muitas vezes me torno anti social por conta das decepções......

  • @Kriss.camilo
    @Kriss.camilo 11 месяцев назад +14

    Caro Emanuel esse já é o vídeo mais importante desse canal pra mim ! RS. Pergunta : é errado não querer mudar ? Explico: nesse caso da introversão como em outras características.. ouço muito : " nossa mas vc perde oportunidades sendo assim, trabalho , vida amorosa etc.." e tb : " faz terapia pra melhorar isso "é é vdd ex: 38 anos e tive 4 relacionamentos a vida inteira kk. O fato é : se eu estou ciente dessas " perdas" e estou ok com elas, gosto do meu jeito de ser ..tenho vinculos mas sao bem restritos e me sinto confortável com eles nao sinto necessidade de colocar outros ,quando acontece ok, é natural...nao me cobro isso, mas as vezes penso que pode ser uma "aversao" inconsciente á mudanças que são sempre desgastantes por si só. Não desconsidero a possibilidade de no futuro realmente me incomodar e querer procurar mudar esse " meu jeito" mas por hora estar confortável nele e me conformar com essas perdas pode estar me fazendo mal sem q eu perceba ? O objetivo de uma terapia /psicoterapia não seria esse? - nos fazer conviver o melhor possível com quem somos . Enfim acho que ficou confuso tanto a escrita quanto as ideias mas essa é uma questão a qual tenho curiosidade . Um abraço ❤

    • @Unousuario
      @Unousuario 11 месяцев назад +3

      Nao é errado, ate pq discordo. Fiz terapia com um grande mestre na grecia e ele dizia que timidez (no caso, era timidez) era uma especia de qualidade. A explicacao é longa, mas faz muito sentido.

    • @Kriss.camilo
      @Kriss.camilo 11 месяцев назад +5

      @@Unousuario pois é , tem muitos outros recortes da minha vida que acredito que a terapia ajudaria, pq realmente me incomodam. Algumas pessoas se sentem tão pressionadas em mudar a forma que vivem no mundo que quando encontram pessoas que estão bem consigo msm ( neste aspecto que falamos em específico) a própria aceitação é vista como "anornal".

    • @rafaelp.martins9090
      @rafaelp.martins9090 11 месяцев назад +3

      Sua pergunta foi sensacional, acho que é uma coisa que muita gente pensa, e que serve como uma lupa na hora da gente olhar a psicoterapia sob uma perspectiva crítica. O que são problemas psicológicos? Qual a função da Psicologia e afins? Existe um padrão de comportamento vigente, e as mais variadas formas de psicoterapia foram, muitas vezes, agentes de normalização. Quem segue isso é saudável, quem não segue não é. Longe de mim dizer que esse é o caso do Manuel, o cara é fenomenal, mas o que digo é o mesmo que você: e precisa mudar? Tudo na vida implica perdas e trocas, o lance é se entender melhor pra viver mais confortável na própria pele e estar mais consciente dessas perdas e trocas. Aliás, o que já vi de vídeo falando sobre introversão, não dá pra contar. Mas... e os ditos extrovertidos? Não existe também perdas em trocas quando existe uma necessidade minha de estar sempre falando, me movimentando, cercado de pessoas na muvuca? O quanto isso também é um mecanismo de defesa pra não entrar em contato consigo mesmo? Enfim, muitas coisas...

    • @Kriss.camilo
      @Kriss.camilo 11 месяцев назад +1

      @@rafaelp.martins9090 exatamente! Sintetizou perfeitamente o que eu quis dizer.

  • @geniltonfaheinajr
    @geniltonfaheinajr 11 месяцев назад

    Que vídeo massa. Obrigado!

  • @michelefranco90
    @michelefranco90 11 месяцев назад

    Maravilhoso vídeo! Importante falar sobre essa "pressão " de se bastar. +vínculos por favor

  • @Fatosdesconhecidosy
    @Fatosdesconhecidosy 11 месяцев назад

    Meu Deus eu amo esse canal e seu conteúdo

  • @dionisioedu
    @dionisioedu 11 месяцев назад +1

    Fiz um vídeo falando a mesma coisa. Mas vc aprofundou um pouco mais 😅

  • @Cristianesc83
    @Cristianesc83 11 месяцев назад

    Nossa, perfeito 👏👏

  • @vanessamartins4675
    @vanessamartins4675 11 месяцев назад

    Acho que há uma confusão enorme entre ser tímido e ser introvertido. Enquanto o primeiro está mais ligado ao medo de pessoas o outro está mais ligado a estar mais voltado ao mundo interior do que ao exterior. Você pode ser introvertido e não ser tímido, por exemplo.

  • @vagnerrodrigues5606
    @vagnerrodrigues5606 11 месяцев назад

    Eu tenho tentado criar vínculos comigo mesmo!

  • @julianabrito1457
    @julianabrito1457 11 месяцев назад +3

    Mas ser introvertido não é ser tímido necessariamente

  • @rafaelagomes9194
    @rafaelagomes9194 10 месяцев назад

    Porque qualquer coisa que vc falar pode ser usado contra vc "nos tribunais". No meu trabalho eu falo o minimo necessário porque simplesmente tenho medo das pessoas começaram a fazer fofoquinhas sobre mim por eu ter emitido a minha opinião sobre qualquer assunto.

  • @anarafaela.silva.8400
    @anarafaela.silva.8400 11 месяцев назад

    ESTOU ASSISTINDO ESSE VÍDEO EM DEZEMBRO DIA 17, NUM DOMINGO. ME PERCEBO DEMORANDO UM POUCO EM ASSISTIR O CANAL, SINTO QUE É BOM NÃO VER TANTO CONTEÚDO. BEM ME FAZ OUVIR UMA MENTE INTERESSANTE FALAR, E SAIR APENAS DA MINHA VISÃO DE VIDA, EMBORA NÃO FIQUE DE ACORDO COM TUDO O CANAL REPASSA. FALTA O MANU FALAR, A PALAVRA MÁGICA QUE POSSA ME LIVRAR DE PESSOAS QUE NÃO ME PODEM ME ACOLHER, SUMIREM OU APENAS ME ACOLHA. ME SINTO BEM DE SABER QUE ESTOU TENTANDO DO MEU JEITO TORTO, MAS ESTOU TENTANDO
    FICO PENSANDO O QUANTO OS TERAPEUTAS DA ZONA TODA ASSISTISSE CADA MANIA DO SEU PACIENTE. IRÍA FALTAR TERRENO PARA CADA BIZARRÍCE SENDO INTROVERTIDO OU EXTROVERTIDO

  • @brisabraga3478
    @brisabraga3478 11 месяцев назад

  • @Monicaliveira
    @Monicaliveira 11 месяцев назад +1

    Tô com medo, mas acho q tmb sou introvertida

  • @sandrareginaqueiroz8095
    @sandrareginaqueiroz8095 11 месяцев назад

    Obrigada pelo vídeo!❤

  • @JoaoPedro-nj9dk
    @JoaoPedro-nj9dk 11 месяцев назад

    Manu, faz um video sobre aftersun

  • @franciscocoelho462
    @franciscocoelho462 11 месяцев назад

    Qual a previsão para o lançamento do livro?

  • @jaquelineary1358
    @jaquelineary1358 11 месяцев назад +1

    Ótimo! Menos um problema. tostines não vende mais porque é fresquinho e nem é fresquinho porque vende mais

  • @sameasilva7004
    @sameasilva7004 11 месяцев назад

    ❤🎉🎉

  • @andressas8992
    @andressas8992 11 месяцев назад +1

    Só o título do vídeo já me deu medo kkk

  • @marianaferraz5332
    @marianaferraz5332 11 месяцев назад

    💜

  • @tico8855
    @tico8855 11 месяцев назад +1

    Ser introvertido é diferente de ser tímido.

  • @alinecoelha
    @alinecoelha 8 месяцев назад

    Pausei o vídeo pra comentar: ri alto com "a gente era meio BESTALHUDO" 🤣

  • @Kriss.camilo
    @Kriss.camilo 11 месяцев назад

    Antes de assistir já tô aqui comentando kkk introvertidissima

  • @samaralima8087
    @samaralima8087 11 месяцев назад +1

    Pode ser pet?

  • @Kristhianne1
    @Kristhianne1 11 месяцев назад

    Manu, vc sempre usa camisetas pretas ou brancas no dia a dia? Ou é tipo um "jaleco" para gravação? Pergunta sincera. 🙏🏻