Desabafo: To com 23 anos, comecei um superior (29/04/24) em Processos Gerenciais de 2 anos, eu consumi mto conteúdo de gurus milionários felizes da vida morando onde querem, comprando tudo etc... e penso as vezes o seguinte; tem mlk de 14 anos milionário na internet, e eu aqui nem sei oq quero da vida... sinceramente eu penso TODOS OS DIAS que se eu não tomar uma atitude agr, irei perder tempo, enfim... Comecei esse curso pq onde trabalho é uma boa empresa q valoriza qm estuda, quero ter condições de trabalho melhor pq no momento minha função é braçal, e só assisti o vídeo pq estava procurando alguém q falasse desse assunto, acho q preciso desintoxicar um pouco dos lixos q consumi nas redes digitais, gente milionário vivendo no luxo, na vdd oq quero mesmo é ficar na minha e futuramente trabalhar com música, mas enquanto essa distância está longa para mim, acredito q fiz uma boa escolha em começar um superior, e abrir mão um pouco do lazer (ficar jogando, assistindo nos tempos livres), enfim, ainda to decepcionado q ja cheguei na vida adulta, as vezes não bate a noção que não tenho mais vida fácil como criança e adolescente, tenho uma ansiedade com isso... colegas q estudei casados, uns formados, uns abrindo seu negócio, enfim... acho q meu erro nisso é COMPARAÇÃO, só queria compartilhar um pouco disso pq não converso com ngm sobre, guardo todo dia isso cmg... mas ja tomei atitude de seguir em frente e parar de lamentar, vlw ^^
Cara no RUclips tem 1 canal que eu sigo mas de investimentos... E a tecla que ele sempre bate e estude... Sem estudo vc não vai conseguir fazer uma carteira boa de investimentos...
eu me formei no ensino médio em 2005, só passei no primeiro concurso, correios, em 2011, depois na PM, 2013, e há 10 anos trabalho, gosto de fazer meu trabalho, mas recentemente voltei a estudar, exatamente para fazer um curso superior em outra área. A vida é assim, os planos mudam, temos que seguir acreditando na nossa capacidade e esforçar para alcançar nossos objetivos.
Realmente. Com faculdade você "pelo menos" pode realizar concursos para ensino superior e passando dará um bom salário, além da estabilidade e segurança financeira. É muito difícil alguém perder o cargo quando passa em algum concurso público.
N existe esse cenário pra qm é pobre e precisa trabalhar. Pega a faculdade de T.I, analise a mensalidade e o tanto de tempo que dura em média e multiplica os meses pelo preço da mensalidade e verá que você vai gastar um preço de um carro, vai terminar a faculdade e nunca vai resgatar esse dinheiro no Brasil. O que todos dizem é para você procurar emprego antes de fazer faculdade, só isso.
Faculdade mudou a minha vida. Minha mãe é secretária, ficou viuva do meu pai muito cedo, 33 anos. Meu pai era soldador. Fiz Engenharia Mecânica na Estácio mesmo. Juro, hoje com 31 anos, tenho empresa de consultoria na Inglaterra, presto serviços via remoto, tenho equipe de 7 funcionários. Trabalho como CLT numa empresa de navegação. Fiz 4 pós graduações. Meu irmão se forma ano que vem em medicina. Estudo salvou a nossa família de uma vida humilde. Estude!!!
@@STEVE________ Gestão de Projetos, Gestão da Qualidade, Lean Manufacturing, e Gestão Industrial. Todos com foco em Melhoria Contínua (baseado na filosofia Lean, da Toyota)
Oh meu amigo, todo sucesso pra você e seu irmão! Que maravilha ouvir isso! Estou terminando Odonto e pretendo fazer Medicina como segunda graduação. As vezes quando a gente é jovem a gente não dá valor aos conhecimentos, mas uma das maiores riquezas dessa vida é o conhecimento e informação
Umas coisas assim até da um aquecida no coração. Vivo uma vida bem mais ou menos no momento, e o peso de ter que tirar eu e minha mãe dela as vezes me faz questionar se eu não deveria ter seguido outro caminho, as raras vezes que vejo um comentário como o seu na internet, me dá uma "acalmada". Espero um dia poder fazer um comentário igual o teu, e desejo sucesso e saúde pra você e sua família.
Pra você falar isso mostra que tu é infantil. Existem 3 faculdades que te garante bom futuro monetário: medicina, farmácia, TI. 97%+ de empregabilidade.
Sai de uma família pobre do interior do Rio. Fiz meu bacharel em física, meu mestrado em astronomia, consegui uma bolsa de doutorado no Canadá e hoje vivo aqui. Pra mim mudou minha vida pra sempre.
Sou filho de CLT e faxineira, consegui passar em medicina, onde tenho a oportunidade de mudar minha vida através dos estudos, nunca irei me arrepender da minha escolha, o conhecimento transforma. Estude, se esforce!!!
As pessoas tem que entender a função da faculdade. Ela foi feita pra formar especialistas em uma área, porém muitos pensam que é feita pra arrumar emprego. Ser especialista em uma área te proporciona muitas oportunidades de emprego, mas não adianta ter o diploma e não ter portfólio e contatos.
Estar lá ir nas festa com os "riquinhos" é bom e necessário, abre realmente um leque de oportunidades nem sempre é fácil mas uma indicação ali já é o suficiente pra conseguir pular uns degraus
É por isso que muitas faculdades, inclusive as públicas, já inserem na grade de cursos a disciplina "empreendedorismo", pois o mundo do trabalho mudou.
O problema amigo é as faculdades do bostil… as empresas estão cada vez mais dando menos valor pois são faculdades unirsquinas q so querem enriquecer, grande de estudos desatualizadas, socam um monte de merda no curso para tomar o tempo do aluno. Vou dar um exemplo, fiz por 4 semestres SI, como é um curso de lógica, pensei q seria algo q eu realmente fosse gostar, mas aí que começou meu pesadelo… 30% do curso foi lógica é o restante foi em humanas e outras merdas que eles colocaram, eu perdia mais tempo da minha vida fazendo as outras tarefas que não eram da lógica do curso… então oque tinha q fazer era cursos virtuais por fora do curso para complementar e realmente aprender, mas é ai que eu te pergunto, como que um brasileiro médio arruma tempo pra viver, tendo que trabalhar pra se sustentar e não morrer, fazer a faculdade e as merdas desnecessárias que eles colocam e ainda colocar curso no meio de tudo isso? Isso sem contar se vc for de sp como eu onde tudo vc pega trânsito…. Faculdade no Brasil nem sempre compensa!!!! Sem falar no estágio de merda q vc tem q fazer 😂😂😂😂😂
elas especializam ou enganam, um ITA especializa de verdade, isso realmente é bem assim mas ja vi faculdade que mente, martela por anos uma mentira e faz a pessoa sair de lá completamente fora da realidade, vai conversar com um formado em teoria das cores lá da puc, o cara simplesmente ignora toda a física a sua volta e a realidade existente, para acreditar só em um papel e em video feito em after effects... eu não precisei de faculdade e disparei na vida, eu fiz cursos que de fato, me ensinaram mil vezes mais que qualquer faculdade, tanto que muito professor de faculdade vinha ter aula comigo, meti o pé na bunda de metade pois sabia que estavam querendo pegar meu conhecimento e dizer que era da faculdade. mas é uma namobra suja só da federal ou puc. mas voltando aos bons exemplos, cefet também era uma coisa boa, vi bons profissionais sendo criador de lá
Sim, já vi muitos próximos a mim caindo nisso aí também. E a verdade é q as pessoas estão ficando mais superficiais e imediatistas, achando que é cabível um mundo só de empreendedores( e ainda de baixíssima variação, mesmo entre esses!) ou só de funcionários públicos, etc. Antes deviam olhar que é insustentável isso em um país e para o fato de que nos países desenvolvidos o que se prioriza é a diversidade econômica. E quanto a escolhas pessoais de que os estudos acadêmicos não significam ser anti empreendedorismo, apesar de que existe muita ideologia nesse sentido nessas e as mesmas não são formula pronta para resolver tudo na vida. Mais uma vez me vem a mente a palavra diversidade e também liberdade( tudo depende). QUEM GOSTA DE EMPREENDER DEVERIA PENSAR MENOS EM SÓ MOTIVACIONAL E FORMULA PRONTA DE GURU E ATENTAR A CONHECIMENTOS TECNICOS TIPO CONTALIBIDADE BÁSICA E TAMBÉM A PRINCIPIOS TIPO: "produzir o que? para quem? como? onde? quando? e como?". Essa é a questão, sem faculdade seja de funcionários ou um líder qualificado e q tenha contato com responder essas questões, se torna impossível empreender em qualquer coisa mais significativo do que só vender curso de vender curso/pastoreamentos sociais/vaporware soft! < - - obs: o cara que ri do universitário tem tão dedo podre quanto o que faz faculdade e também debocha de quem quer empreender.
amigo meu gastou uma grana f*dida comprando um curso de um moleque que tem a cara do "Buzz Lightyear" da shopee e se lascou. E esse moleque que vende curso tem uns videos falando que faculdade é atraso de vida e blablabla. Assim como meu amigo, pode ter certeza que milhares de trouxas caem nisso todos os dias.
@@Guilhermekkjj é esse mesmo que você está pensando. Kkkk. No vídeo que ele fala de faculdade, em determinado momento passa uma moto fazendo barulho e ao invés dele dizer "uma moto fez barulho aqui....". Ele faz questão de dizer qual foi a marca da moto que fez barulho. Kkkkk...ele faz de tudo pra falar as as marcas das coisas que ele usa, os carros que tem no condomínio dele, as viagens que ele faz e etc. Essa lavagem toda na cabeça de um jovem que está perdido sem saber o que fazer, faz um estrago sem volta.
Tenho 22 anos e esse vídeo foi tão preciso. Ultimamente com as redes sociais e os gurus da internet, muitos jovens inclusive eu fica se comparando e se julgando, como na vdd a gente esta aonde deveria estar. Cada um tem seu tempo, nem todos sairam do msm lugar ou tiveram as mesmas oportunidades.
Cuidado com esse pensamento, é muito confortável ficar se iludindo pensando que "cada um tem seu tempo, não se compare, você ainda é novo" Quando na verdade tem que aceitar a realidade dura como ela é, tem gente mais nova que você, que saiu de uma família mais pobre que você e São menos inteligentes que você mas ainda assim tem mais sucesso que você. E essa é a verdade, ou você dá um jeito de ter sucesso também, ou vai ficar sempre amargurado e criando desculpas pelo seu insucesso
Lembrem-se amigos, se para quem *tem* conhecimento está difícil, imagine para quem é completamente ignorante. Procurem se especializar e aprender mais de qualquer jeito, seja por meio de curso técnico, por concurso, trabalhando ajudando o pai, lendo, se possível seguir uma carreira universitária... Mas nunca parem de estudar e querer aprender mais, seja do jeito que for
@@andersonmanoel7415 sim, não acho que ninguem esteja errado por faze-la, mas hoje em dia é muito mais viável fazer curso técnico, ao menos em primeira instância, já que você já pode começar a trabalhar e consome menos tempo o curso, ai depois você estudando no curso e trabalhando com isso vê se isso é o que quer da vida
" não vou fazer faculdade, não dá futuro " - Joãozinho, mora em Goiás e acha que vai ficar multimilionário com venda online mesmo não sabendo o básico disso
"Vou fazer faculdade, pra ter um futuro" - Joãozinho, mora em Goiás, fez faculdade de administração, se formou e não sabe o básico de como ganhar dinheiro com sua profissão.
@@jottave.8 Mas pelo menos ele está no caminho certo (mais do que o outro exemplo). Se ele aproveitar as oportunidades dentro da própria faculdade, vai saber fazer isso e muito mais.
Pra galerinha que está desesperada eu recomendo se tranquilizar. Irmãos, só de vocês assistirem esse tipo de vídeo, já estão a frente de muitas pessoas, como por exemplo os da geração nem-nem, jovens que nem estudam e nem trabalham.
Hj em dia não querem saber o que vc está estudando e aprendendo, querem saber o quanto vc ganha, qual carro tem, se mora em casa própria ou alugada. Ninguém pergunta quantos livros vc leu no mês, pq o importante são suas posses. Infelizmente a sociedade é materialista.
Recrutadores de RH mandaram lembranças ! São exatamente assim : perguntas imediatistas , de classificação de renda e não , perguntas nexas e com propósito de entendimento do talento que pode ser o candidato.
@@netsystemdeveloper Perdeu a minha má interpretação, mas no caso, quer dizer que os recrutadores NÃO PERGUTAM sobre os bens materiais do candidato a vaga?
@@wasabaptist Eles elaboram as perguntas que não envolvem o recurso humano que prega no cargo. Não querem saber de perguntas que estimulam o seu talento e o porquê que você é esperado para aquela vaga. Muitos são desqualificados , nas perguntas e testes de avaliação comportamental e o famoso "fit cultural" , o que elimina muito os candidatos do processo seletivo e , alguns , julgam de forma errônea a pessoa que seria exata para a mesma. Muitos perguntam por aparências , perguntas desconexas e muita avaliação mitigada de mães solteiras ou mais velhas para o cargo , como idade , filhos e o quando que "teve filhos". O problema de Recursos humanos é que , seus recrutadores de seleção não vivem aquilo que aprenderam ou o que foram formados na universidade. Muitos são pré-selecionados até pela forma que "sentam" ou como se vestem , sem pensar no quesito valores , transparência e apresentação de conteúdo.
Tenho 21 anos. Não vim de família elitizada, meu pai sargento bombeiro militar e minha mãe técnica em enfermagem. Aos 16, quase 17 anos quando estava no 2° ano do ensino médio meu pai sentou comigo e disse que precisava fazer um curso para que quando terminasse o ensino médio já estivesse pelo menos com uma especialização para entrar no mercado de trabalho. Decidi seguir a carreira de minha mãe e fiz técnico em enfermagem. Durante os 2 anos e meio de formação, estudando em escola estadual de manhã, inglês 3x na semana a tarde e o curso + dias que tinham aula prática a noite. Meus colegas sempre curtindo, e eu me perguntando pq estudava tanto, se valeria a pena. Após formado trabalhei 4 meses no bloco cirúrgico de um hospital grande na região, isso com 18 anos. Em Agosto de 2021, vim para Belo Horizonte prestar a prova do Quadro de Especialistas ( técnico em enfermagem) da PMMG. Hoje com 21 anos, dois anos de polícia, 4° período de direito, extraindo cada conhecimento da faculdade para passar em um concurso que me remunere melhor, mas pela minha idade e pelo objetivo graças a Deus estou bem. Recebo o mesmo salário, tenho porte de armas, e mesmas regalias que os policiais de rua, mas trabalho dentro do centro cirúrgico do único hospital militar do estado. Gratidão.
Resumindo minha história, aos 16/17 anos entrei nessa onda de começar no marketing digital, etc. (não que o marketing digital não funcione, mas é preciso um plano de negócios, entrega de conteúdo, geração de valor, investimento, etc.), o que um adolescente não compreende bem. Enfim, não deu em nada. Comecei a estudar para concurso, mas perdi minha mãe e fiquei desestabilizado mentalmente, então parei de estudar. Fiz minha primeira prova no ENEM e, na segunda etapa , minha mãe faleceu. Meu padrasto havia discutido com ela dias antes, e acabei socando a parede, quebrando a mão. Mesmo assim, fiz o ENEM com a mão quebrada e perdi minha mãe. Tirei 500 sem estudar seriamente, apenas revisando algumas coisas e focando na redação. Passei pelo ProUni na faculdade Anhanguera. Porém, era em outra cidade vizinha, e eu precisava pegar ônibus, mas o motorista se recusou a me levar, dizendo que era muito longe e atrasaria os alunos de outra faculdade. Mesmo se o transporte tivesse funcionado, fui reprovado na documentação porque comecei a trabalhar na farmácia, mudaram meu horário para a madrugada e passei a ganhar mais do que havia declarado na documentação. Comentei isso na faculdade, e me disseram que se eu fosse reprovado na análise não haveria custo, mas sai após uma semana sem um comprovante. Meu nome foi parar no Serasa e fiquei devendo por mais de um ano, até o lançamento do programa do governo 'Desenrola', que me permitiu quitar uma dívida de 6 mil por 130 reais. No ano seguinte, ganhei um curso EAD, mas vi que o modelo não presencial não funcionava para mim e acabei abandonando. Pensei em usar minha nota do ENEM do ano anterior no SISU para tentar ingressar em uma universidade federal, mas só era possível pelo ProUni. Em 2023, finalmente comecei a estudar sistemas de informação em uma faculdade particular, porque meu pai disse que pagaria, embora eu não tivesse entrado antes por falta de comunicação com ele e supondo que não tinha condições. Prestei o ENEM em 2023 e, ao mesmo tempo, iniciei a faculdade para ver como me sairia sem estudar. A única disciplina do meu curso presente no ENEM era Matemática, que sempre foi meu maior desafio. Melhorei minha nota em Matemática graças ao estudo da lógica e matemática que havia na faculdade e minha pontuação total subiu de 500 para 540. Com essa nota, consegui passar em Engenharia na UFLA, um curso de 3 anos de Engenharia mais 2 anos (Computação, Produção e outra disciplina, eu sairia com duas graduações) que optei por não assumir para aproveitar meu primeiro ano em sistemas, pois gosto bastante e o curso da UFLA era integral, o que não era viável para mim. Desculpem pelo texto longo, só queria mencionar que todos nós enfrentamos adversidades na vida, seja com pais, parentes, amigos ou cônjuges. O importante é não desistir. Meu colega farmacêutico, que trabalhou comigo na farmácia e tem minha idade, concluiu o curso e está ganhando mais de 5 mil, enquanto eu ganhava menos de 2 mil. Não estou comparando, apenas mostrando que os estudos abrem portas. Se eu pudesse dar um conselho aos jovens, seria não se desesperarem, focarem em fazer o que gostam e economizarem dinheiro sempre que possível, investindo em algo de fácil acesso, como a caixinha da nubank , até conquistarem estabilidade financeira, pois podem precisar dos recursos sendo pobre. Resumindo, estudem, poupem dinheiro, façam o que gostam e não se envolvam em relacionamentos muito cedo, pois melhorar de vida já é difícil e um relacionamento no início da vida pode ser complicado, já que no começo somos imaturos. Desculpem pelo textão.
Desabafo: Tava com muita dificuldade em arrumar emprego chegava a diversas entrevistas chegava no final e quando chegava nos requisitos acadêmicos meu "ensino médio completo" falhava miseravelmente Minha noiva que se tornou minha esposa me incentivou a reabrir minha matrícula em ADM Após formado consegui várias oportunidades E bati meu recorde anterior fui demitido em 10/05 devido ao famoso "corte de gastos" fiquei 5 dias desempregado hoje 16/05 já comecei em uma nova empresa
Tô com muita dúvida se eu faria faculdade presencial ou EAD. Dizem que é bom presencial pelos contatos, mas o gasto com transporte público, alimentação e o tempo gasto é muito grande..
@@felipexg4879 cara presencial é muito melhor, contatos, oportunidades, vivência, amadurecimento e até mesmo tempo de qualidade e interação com outras pessoas. Pense nisso como um investimento e não um gasto.
Pra mim não foi 'perca de tempo', pois, com a faculdade consegui um estágio na área. E já fazem 5 anos que trabalho na mesma empresa e adoro o serviço que presto. Hoje com 24 anos de idade tenho tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e pós graduado em Governança de T.I. No começo nada foi fácil, pensei em desistir várias e várias vezes. Principalmente quando veio a pandemia, eu tive dificuldades em aprender de forma remota. Mas graças a Deus deu tudo certo. Algo que eu aprendi em todo esse tempo e que posso orientar e passar para as pessoas, é que não existe tempo certo. Não se sintam atrasados. Não se pressionem. Não se comparem com outras pessoas. Pois, eu acredito que cada um tem seu tempo. E tudo se resume a um processo. (tudo é um processo) - Espero que meu comentário seja útil para alguém que esteja lendo.
@@WawaBreu também tenho essa dúvida, vou começar um curso técnico em TI mês que vem, mas sempre vejo vídeos de geral dizendo que não tem emprego e etc... Acho que pra quem quer fazer TI hoje em dia, o melhor caminho é estudar pra tentar um concurso público na área.
Após ter feito faculdade, notei uma diferença gritante na minha pessoa, notei o quanto eu era alienado, o quanto precisava ampliar meus horizontes e sair da zona de conforto, conhecimento é importante sim!
@@D570 hmm...típico caso de frustrado, que nunca teve neurônios para sequer ser aprovado em vestibular. 🤔🤔 A mesma vibe de quando leva fora de mulher: “eu não queria mesmo...😤 Sua feia” Se for chorar mais, manda vídeo. 😂😂😂
@@Gobbete sem neuronios é tu,ja estive em faculdade e é uma m€ rda total. Se eu nao tivesse a cabeça boa eles tinham me estragado. Tu que é o que tu me chama. É bem como o pessoalzinho da faculdade age,te acusam das coisas que eles sao. Tudo uns fracassados. Passei com glorias mas emprego que é bom nada. Faculdade nao serve pra nada aqui se nao for para ser medico ou advogado
Bom, no meu caso, a minha formação fez toda a diferença na minha mudança de vida. Antes eu era um mecânico de automóveis que trabalhava 12h por dia de segunda a sábado praticamente. Hoje sou um psicólogo que trabalho 6 horas/dia e tenho tempo pra viver e ainda ganho mais. Foram 5 anos de estudo que eu não me arrependo nem um pouco. Ainda estou me especializando, pois estudar e sobretudo na minha atual profissão é inifinito. Faculdade não vai te deixar rico, mas vai te oferecer mais oportunidades de melhorar sua vida, Não caiam no papo do primo rico, forte abraço.
Exato, nem tudo é dinheiro. A galera se esquece de olhar pra realidade: quem nasce de família pobre é muito improvável chegar no topo e se tornar bilionário antes de morr3r. O mais provável é que você vá ganhar 3 mil por mes e repetir o ciclo de pobreza. Se você fez uma faculdade e tá ganhando 10k, 20k isso já é uma coisa muito boa. Você pode não ficar rico, mas vc criou uma estrutura para sua família, seu filho poderá ir muito mais longe do que você através da sua ajuda. E é assim que a riqueza de uma familia de origem pobre é construída, com o passar de gerações. Mas a galera gosta de buscar o irreal e acabar sem nada, porque o tempo vai passar de todo jeito. Ao invés de buscar algo sólido fica dando ouvido pra guru golpista
No meu caso ainda não vale apena estudar pois não sei o que eu quero ainda pra minha vida , daí faço uma faculdade aleatória daí não vai me ajudar em nada
Eu fiz. Fiz meu curso técnico em farmácia que me abriu portas para contratação em farmácia magistral e me fez descobrir um pouco mas sobre o que eu gostaria ou nao de ter como profissão. Efetivação que me proporcionou a oportunidade de pagar a faculdade e dai em diante vai continuar assim. Com o salário do emprego apos graduada vou pagar a pós e um dia a gente chega a um salário bacana kkkkk ninguém valoriza curso de nivel técnico mas abre portas pro jovem recem formado e é uma profissão. O técnico de quimica por exemplo remunera muito melhor do que o de farmácia. Mas o importante é gostar do que faz. Nao adianta nada ter uma boa remuneração e detestar o que faz,tendo que fazer isso todos os dias.
@@walisson219 que pena. Com apenas 4 meses cursando o técnico consegui estagio e la fui contratada. Eu sei que é mais difícil conseguir estagio sem estar mais cursando. Mais difícil ainda conseguir emprego sem ter experiência ou estágio. Claro que faculdade te da mais chances mas nem todo mundo tem essa realidade. Qual curso técnico voce fez? Alguns nao valem a pena mesmo
Eu sou formada em Letras Português/Espanhol. Comecei o curso aos 37 anos e terminei aos 41. Tenho muito orgulho de mim quando me perguntam meu grau de instrução e eu falo: ENSINO SUPERIOR COMPLETO. Detalhe: sou cega. As pessoas estão completamente idiotas com essa história de conseguir juntar um milhão de reais. Pelo amor de Deus, gente, pare! Você pode muito bem juntar um milhão de reais e estudar ao mesmo tempo. O estudo só vai potencializar sua capacidade intelectual para juntar toda essa grana. Paz e bem.
@@goncaloandrade5866 Meu computador tem um programa chamado NVDA, que é um sintetizador de voz que lê tudo que está na tela, exceto as imagens. Assim eu consigo digitar, ler, postar em redes sociais, estudar etc.
Finalmente UM vídeo que fala sobre o que eu penso, fiz direito, e fico extremamente puto com esses vídeos de "não estude, trabalhe", eu literalmente entrei na faculdade de direito querendo sair, por causa desses vídeos, e o aprendizado que tirei de um curso que existe há quase 900 anos é absurdo, me tirou de virar um quase pateta influenciável pra um pesquisador com pensamento critico. A faculdade pode não mudar o resultado do seu bolso, mas pode aprimorar milhares de vezes sua personalidade e a forma que você vai lidar com as coisas no futuro. Tem milhões de benefícios passar por uma faculdade, ai sim, se você passar por uma de qualidade, e pensar em fazer outra coisa, você tem condição de fazer isso. O povo vai muito no "alguém me disse então não faço"
8 месяцев назад+18
Tem um vídeo do Izzy Nobre que ele fala justamente sobre um destes gurus de internet, que diz que, ao invés de estudar, o cara deveria PAGAR PARA TRABALHAR NUMA GRANDE EMPRESA! O cara é tão culhudeiro que cita que criou uma empresa aos 19 anos, tem 22 anos, sendo que a empresa existe desde 1985!
@ e complicado kkkk mas o povo não se dá ao trabalho de pesquisar o mínimo por traz mesmo. Ficam acreditando em vendedor de PLR que é basicamente = Vender produtos "milagrosos" pra quem tem insegurança corporal e problema mental. Resumindo - exploração. Ai diz q o jovem milionário de 21 anos é empreendedor. Mal sabe a falta de caráter.
@@bobthif991 não precisa, mas se todo mundo fosse autodidata o Brasil não tinha tanto analfabeto intelectual. Os professores desempenham um papel direcionador muito relevante e motivacional pros alunos. Tenho muito respeito por todos os professores dedicados ao ensino que tive desde o ensino público até a faculdade e em cursos, mesmo sabendo que posso buscar esse conhecimento por conta própria.
8 месяцев назад+8
@@bobthif991 pode até ser, mas nunca universidade você compartilha conhecimento. Seguindo um guru de internet, você só aprende a ser enganado ou subir na montanha (entendedores entenderão)!
Sábias palavras. Quando eu estava no Ensino Médio minha mentalidade já estava contaminada por essa falsa ideia de que "a maioria dos programadores não possuem diploma" e coisas assim. O que me deixou bem inseguro quando comecei a fazer faculdade em 2020. O pior de tudo foi o curso ter iniciado em plena pandemia, fazendo que eu passasse metade dele de forma remota, o que me permitiu passar horas na frente do pc assistindo tutoriais de programação e simplesmente dando o menor valor às disciplinas teóricas ou não relacionadas com programação. Hoje me arrependo pela escolha pois tive que reaprender do zero conceitos básicos de algoritmos, estrutura de dados e POO porque eu achava que era perda de tempo e que deveria focar nas tecnologias mais recentes. Enfim, estudar não dá dinheiro, mas te mostra o caminho para alcançá-lo.
o mais importante da faculdade é ao menos ter uma base para desenvolver um software para o seu caso. não basta ser bom em linguagem x ou y, tem que conhecer o principal, que é ter noção de lógica, oo, e tudo mais para sim aprender a usar novas tecnologias.
@@CasaDosGamersOficial mas isso também pode ser aprendido fora da faculdade, mas não em página superficial de guru e sim se dedicando mais e buscando mais fontes múltiplas, baixando ebooks, comprando outros livros principalmente se não sabe inglês essa parte tende a ser mais importante ainda e assistindo algumas vídeo aulas q podem ser intercaladas com leitura para não se exaurir facilmente desde o começo.
Estou vendo isso na meu curso de sistemas, meu professor passou um trabalho em java, com estruturas de dados, POO + sql. Fiquei perdidinho, mas to focado.
Parabéns pelas colocações sobre a real importância do conhecimento nas nossas vidas. Eu entrei na universidade (UNIFAL-Alfenas-MG) em 2019, quando eu já tinha 30 anos. Antes disso, trabalhei em diversos ramos: de vendedor a recepcionista; panfletei jornais de lojas e mercados; trabalhei nas lavouras de café e de tomates etc. Em 2014, arrumei um trabalho em uma empresa de confecção que fabrica roupas em jeans, onde passei muitos perregues: salário baixo, atraso no pagamento do nesmo de até 15 dias; sem depósito de fundos, pagamentos de férias e décimo terceiro. Passei 4 anos nesse lugar buscando minha sobrevivência. Em 2018, fui convidado por um amigo a participar de um cursinho popular na minha cidade depois do trampo. Eu fui... nesse mesmo ano, prestei o ENEM, e tive a felicidade, em 2019, de ser aprovado, em uma difícil lista de espera (4 chamada) no curso de medicina da Federal de Alfenas. Hoje, 2024, estou no meu penúltimo ano de faculdade. No momento, como regra curricular, estou no que se conhecê como 'internato' médico, passo a maior parte do meu tempo em instituições de saúde - PSFs, UPAs, Hospitais - e uma outra parte do meu tempo, eu passo descansando ou estudando, seja em aulas na faculdade de maneira específica, ou em casa sobre o corpo humano, tratamentos, algo que me fascina. Me formo em Medicina no próximo ano. Não parem e nem deixem de estudar, por favor. A ignorância nunca é chave, ela é cadeado.
Que história! 🔥 Sucesso! Aliás, já pensou em criar conteúdo pra internet sobre sua história? Tenho certeza que iria alcançar muita gente! Eu com certeza acompanharia.
Sou quase PhD em Física, estou no último ano. Tenho 27 anos e não sou rico. Fui galgando minha vida na faculdade desde meus 17 anos. Às vezes me arrependo de não ter buscado meios de ganhar mais dinheiro, mas sou muito novo e tenho um grande futuro pela frente. Seu vídeo é bem sensato e motivador. Obrigado.
Sinta-se lisonjeado, eu tenho 23 anos e somente agora comecei um técnologo em análise e desenvolvimento de sistemas! Meu pai me abandonou quando eu tinha 5 e Minha mãe faleceu quando eu tinha 8 anos, morei com irmã e lá já comecei trabalhar na roça com 8 anos, depois com meu pai, onde passei fome e sofri maus tratos da madrasta, e no fim minha tia me adotou quando eu tinha 15 anos. Sempre trabalhando, desde os 8 anos de idade! Hoje tenho 23 anos e já fazem 15 anos que trabalho! E o máximo que tenho é uma casa financiada e uma moto cg, trabalhando em 2 subempregos e rezando pra aguentar a faculdade até o fim! Única coisa que me impede do autoexterminio hoje é a esperança de que um dia vai melhorar.
@@geancarlos6938Força, irmão! A vida é muito árdua pra uns, mas toda a sua luta vai valer a pena, você está fazendo por merecer. Que a sua jornada seja iluminada🙌🏽
Se vc não nasceu herdeiro, ESTUDE. Por diversos motivos pessoais não pude terminar minha faculdade, hj em dia estou correndo atrás de conseguir uma formação, atualmente moro no exterior e consegui uma boa oportunidade para conseguir estudar (mesmo estando em situação irregular), se eu tivesse conseguido terminar meu curso superior no Brasil antes de vir embora, uns 70% dos meus problemas atuais não existiriam
Tenho 29 anos, sou bióloga, tenho mestrado e doutorado em genética, faço pós-doutorado no Canadá. Meu contrato não é fixo ainda, o que traz um pouco de frustração depois de tantos anos de dedicação. Mas eu tenho a confiança que apesar de não ser milionária um dia, eu sempre terei oportunidade e não vou passar dificuldades. Sempre vai precisar de um pesquisador, professor, revisor científico, técnico que seja. Acho que o estudo traz isso. Segurança, credibilidade. Os tiktokers podem ter milhões agora, mas sabemos o quanto a internet é instável. Se amanhã ou depois tudo mudar, o que eles farão da vida? Quem sao essas pessoas fora das telas? Isso sim é perder tempo, perder com uma realidade que não existe. Como o vídeo falou, vc está vivendo enquanto está fazendo faculdade. E o q está fazendo enquanto consome/produz vídeos curtos que ninguém vai se lembrar em pouco tempo? Está difícil em todas as profissões, e é isso. Eu continuarei defendendo o estudo, nem todo mundo vai precisar ser doutor, mas a universidade abre mentes, vc cria autonomia pra construir seu próprio caminho. Não vai ser um curso fast-food em qlqr esquina que vai te prover isso.
Tenho 22 e já estou quase terminando minha graduação em direito, consegui uma bolsa 100% pelo Prouni estudando em escola pública. Basicamente dispondo de 3 horas do meu dia, vou obter um certificado que vai me abrir diversas possibilidades, valeu muito a pena ter saido do ensino médio e ja ingressado na faculdade.
Eu tenho 23 anos e sou a primeira da minha família a fazer faculdade. Concluir a graduação ano passado e hoje faço Mestrado. Estudar tem mudado a minha vida, a minha perspectiva. Se eu não tivesse estudado, estaria como todas as mulheres da minha família. Hoje ganho uma bolsa de pesquisa no valor de 3,100, não é muito em outras realidades, mas para mim já é grande coisa!
Finalmente uma opinião sensata. Eu conheço assim como vocês também conhecem esse tipo de pessoa que sempre tem desculpas para não estudar, desde a idade, o tempo de duração do curso ou fala que vai montar um negócio. Geralmente está pra montar o negócio ja faz uns 15 anos. E enquanto isso a vida vai passando, custo de vida aumentando, responsabilidades surgindo, e o que era difícil de se fazer 5 anos atrás hoje mostra-se quase impossível. Ouvir conselhos de gurus é inspirador, mas não move uma grama em grande parte da audiência que os escuta.
Eu sou professor e sempre falo para meus alunos: se estes "gurus de internet", cheios de vocabulários tirados do "quem mexeu no meu queijo" e outras porcarias iguais e que falam asneiras como "largar os estudos e ser empresário", realmente não achassem o estudo importante, por que eles colocam os filhos em escolas e investem na educação deles? Eu dou uma prova básica disso: mesmo já atuando há vinte anos no mercado de educação, todos os dias eu tento me qualificar justamente para não "ficar para trás", investindo em estudo e melhorias no meu trabalho. E, ainda assim, não estamos livres deste charlatanismo - e eu quase fui vítima de um! Isso porque entrei num curso de uma tal "professora empreendedora", para ensinar o "professor a deixar de ser fu... e passar a ganhar dez mil reais por mês"! Lógico que eu saquei que sempre há um certo exagero, mas mesmo assim fui no "confia", pois estava buscando uma qualificação profissional e técnicas para aprimorar o meu trabalho em sala de aula. Só que, com três meses de curso, as aulas (todas gravadas) não diziam coisa com coisa e, quando indagávamos, os orientadores só sabiam dizer coisas como "só vai", "segue o fluxo", "não desista" e outros blábláblás de coachs de internet. Em resumo: um belo dia, fiz uma pergunta mais incisiva, questionando sobre esse comportamento e pelo fato de ter investido caro no curso e simplesmente fui expulso! Pelo menos, tive o dinheiro devolvido, mas depois ela colocou no grupo (soube por uma colega) que eu "estava contaminando a todos com minha negatividade" (what?)! A faculdade foi o melhor universo em todos os sentidos que foram aqui citados. É onde VERDADEIRAMENTE você faz o seu network, onde você conhece gente mais forte, rica, influente e inteligente que você e que pode abrir portas para projetos futuros - ou, na pior das hipóteses, ser um grande fdp, mas que pelo menos você aprende a lidar com gente ruim! O problema é que vivemos num país tão miserável que qualquer um que surge com o "ouro de tolo" conquista uma pilha de estúpidos que acreditam piamente que ficarão rico com investimentos duvidosos ou com palavrinhas difíceis que não levam a lugar algum! Bem, acredito que o destino destes é bem mais provável de ser subir uma montanha com um desses gurus e morrer congelado e recusando ajuda dos bombeiros...
Concordo com quase tudo que disse, exceto no ponto de vivemos num país tão miserável, pois em primeiro lugar o Brasil é vasto em riquezas de todos os tipos, perceba também a quantidades de corruptos e golpistas que existem aqui e que sempre conseguem milhões em dinheiro de impostos e de estelionatos, e sempre há mais dinheiro para se obter por mais que políticos e criminosos nos roubem. A miséria do brasileiro está somente na mente daqueles que acreditam nisso. Lógico que existem Estados e cidades muito pobres, mas isso é culpa da política e da cultura do brasileiro, se atente também para a grande quantidade de pequenos e grandes empreendedores brasileiros que obtém grandes fortunas mesmo sendo pessoas simples e sem estudos, como David Portes e Geraldo Rufino, que conseguiram se tornar grandes empresários usando suas habilidades pessoais e experiência naquilo que melhor sabiam fazer. O problema mesmo é que o brasileiro é um povo "dinheirista" que sempre se acha mais esperto que seu próximo, que pode ganhar dinheiro sem esforço sem ter as habilidades necessárias para agir de acordo com as oportunidades que aparecem apenas copiando idéias de outros. Nosso país possui riquezas inimagináveis, a verdadeira miséria está na mente daqueles que acreditam que somos miseravéis.
Verdade! Quem empreende nunca deixa de estudar, vai no máximo focar apenas nos estudos da sua área. Me fale um nome de um empresário de sucesso que não estuda empreendimento. A maioria não apenas estuda sua área mas também outras áreas.
Pois é, também sou professor e algo que meu avô me falou e eu rebati ele foi assim. Ele me disse que os jovens hoje tem toda informação disponível, então eu falei "Eles tem informação, não conhecimento e muito menos sabedoria". Uma vez uma aluna que estava para reprovar na matéria, eu fui lecionar em particular para ela, daí a mesma me manda uma dessas "Ain, é que eu tentei tirar as dúvidas com os vídeos do Castanhari". Ai tu espera o que? Era o único meio de "estudo" dela, era estudar vendo vídeos do Castanhari, daí ela tentava responder na prova com aquilo. Charlatão sempre existiu, problema que hoje eles estão mais expostos por causa da internet e infelizmente o povo compra. E se tu rebate é tido como burro ou negativista, mas vai ver a interpretação, leitura e escrita do brasileiro, cada vez pior. Tem aluno meu do terceiro colegial que é incapaz de ler 1 parágrafo inteiro corretamente, interpretar então kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Acho que antes de quererem empreender ou conquistar o mundo, deveriam aprender primeiro a ler e escrever.
Eu só tenho a agradecer por ter feito faculdade. Aprendi muita coisa lá e construí um networking bom que inclusive foi responsável por eu ser indicado onde trabalho atualmente, se eu não tivesse feito isso seria uber até hoje kkkkk e quando fui indicado para o trabalho o meu curso técnico de informática me botou a frente de vários concorrentes. Estudo é tudo.
eu tenho 23 anos e somente agora comecei um técnologo em análise e desenvolvimento de sistemas! Meu pai me abandonou quando eu tinha 5 e Minha mãe faleceu quando eu tinha 8 anos, morei com irmã e lá já comecei trabalhar na roça com 8 anos, depois com meu pai, onde passei fome e sofri maus tratos da madrasta, e no fim minha tia me adotou quando eu tinha 15 anos. Sempre trabalhando, desde os 8 anos de idade! Hoje tenho 23 anos e já fazem 15 anos que trabalho! E o máximo que tenho é uma casa financiada e uma moto cg, trabalhando em 2 subempregos e rezando pra aguentar a faculdade até o fim! Única coisa que me impede do autoexterminio hoje é a esperança de que um dia vai melhorar.
Estudar é uma satisfação para alma, fazer algo que te da prazer cria leveza de vida. Sou professora de jovens e adultos. Tenho alunos aposentados que nao tiveram oportunidade de estudar e que tambem não pensam em ficar milionários a essa altura, porém o prazer deles ao aprender é inexplicável, o ensino abre a mente e rejuvenesce, independente da idade nos sentimos jovens de mente.
Desabafo de um adolescente de 19 anos... Talvez nem tanto adolescente. Bom, tenho acesso a internet desde os meus 8 anos, cresci a vida inteira vendo esses falsos gurus que jurava que se eu focasse em dinheiro fora eu consegueria fazer coisas diversas. Não foi isso. Passei meus 14,15,16,17 e 18 sugando conteudo de DP shipping, mercado exterior e investimentos. Ensinaram tudo, exceto que para começar você precisa ter literalmente muito dinheiro. Isso afetou muito eu mesmo ao ponto de agora, eu com 19 não saber qual area de trabalho seguir, o que eu quero ser e etc. Tiraram completamente aquele lance de "eu quero ser tal coisa quando crescer" afinal, nunca soube disso de mim mesmo. Agora dedico uma vida preguiçosa, com trabalhos que arranjo sendo instável e sem consistência por conta que nao sei como manter a mesma, ja que minha mente está instável. 19 anos. 5 carteiras assinadas com contratos de no maximo 3 meses de trabalho. Atualmente desempregado. Experiente em todo tipo de trabalho ja feito porem sem consistência qualquer. E isso galera... Voce que e adolescente, saia dessa ilusao e nao acabe que nem eu.
Que nada, a galera começa com uns 20 e poucos na média pelo q vi, se vc for de exatas e gosta de programação faça uma faculdade de programação se for de exatas mas não tanto de lógica faça uma engenharia daora, caso for de humanas faça psicologia pq de resto não sobra muita coisa que dá dinheiro decente não kk
@@Ojna7 pior que estudei, quando falo sobre investimentos eu digo em geral. Sou o único na minha família que literalmente consegue ter o dom de guardar dinheiro e saber onde investir
@@Vito-jd7bx Se você estudou isso, então você sabe que o futuro, principalmente no Brasil, não será fácil para a geração Z. É quase impossível ter bens e ativos como há 20 ou 30 anos, a base monetária aumenta todo ano, logo o seu dinheiro vale cada menos. Veja pelo lado bom pelo menos você consegue emprego temporário, já eu nem isso consigo.
Plmds tbm, tu quer seguir um rumo só vendo vídeo? Tu tem que estudar, ler livro, pesquisar Se tu n pensou nem nos custos pra começar um negócio aí o errado é você
"Não faça faculdade! Compre o meu curso de vender curso." Cai nesse papinho, e falo com toda a certeza da minha vida, por tudo que é mais sagrado, foi a pior coisa que ja fiz, aquele dinheiro não vai voltar mais. A faculdade diferente desses "cursos milagrosos" não vai fazer com que você perca seu tempo, comprando um curso vc perde dinheiro, tempo e sanidade mental e a faculdade vai te dar conhecimento. Pense 10 vezes antes de acreditar em um vendedor de sonhos
Fiz faculdade (em T.I.) e, hoje, passados 5 anos de formatura, estou tendo muita dificuldade para arrumar emprego na área, mas, de forma alguma, me arrependo de ter feito! Apanhei muito para me desenvolver na faculdade e isso me tornou uma pessoa melhor. Me fez acreditar que, mesmo que seja um conteúdo difícil, com persistência vc vence. Sem falar que pude ter várias experiências em estágio e conheci muitas pessoas importantes pra mim! Foram os melhores anos da minha vida!
Mas isso é uma tragédia, por isso que falam que TI você aprende é por fora, a faculdade não te prepara, é só pelo canudo, 5 anos depois de formado e ainda nem conseguir emprego na área é uma tragédia.
@@Scott_Redfield em nenhum momento falei que esperaria estar preparado para o mercado com a faculdade. Inclusive, desde a época que cursava, estive no mercado por 4 anos. O problema é que as empresas não estão dando oportunidades para as pessoas entrarem e se desenvolverem. Cursinho livre não é experiência!
O que te coloca no mercado é o portfólio, os contatos que você teve , experiências/cursos por fora, Quem só precisava de diploma da faculdade pra ter uma vida confortável era a geração dos meus avós,hoje em dia quem tá realmente bem na área fez muito mais coisas além da faculdade do que nela propriamente dito.
@@walterbranco8798 eu estou pensando em voltar mano, tranquei a faculdade de Análise desenvolvimento de Sistemas em Março, nesse período estava pensando o que fazer da vida. Mas estou pensando em voltar, ainda tenho esperanças nessa área.
Finalmente alguém falando o Óbvio. Assim como na internet, ambientes como Faculdade, Cursos presenciais, Jovens Aprendizes etc.... Da pra aprender e extrair muito disso. Influencer nenhum determina a minha ou a sua vida.
Não podemos nos esquecer que a maioria dos CEOs são formados em alguma engenharia, um curso de exatas pode te dar uma capacidade analítica absurda em relação à média e isso é muito útil no mercado de trabalho, no empreendedorismo e na vida em geral.
@@spirenhall8524 na verdade a maioria tem formação sim! Em percentual aqui no Brasil 32% não tem formação (68% tem). Porém, falando de CURSO, o percentual é menor que os que não tem.
@@spirenhall8524 Ai tu usa a excessão como regra, eles não tiveram curso superior mas tiveram a melhor estrutura, os melhores professores, os melhores contatos e a tranquiliadade de não se preocuparem com dinheiro.
@@SergioTaz só se esqueceu de dizer que a maior parte desse bilionários já vieram de família rica. Faz o seguinte, olha os novos milionários de 2023 e os de 2024. Todos praticamente ficaram milionários através do digital, e praticamente mais ninguém tem ensino superior. Não tem como comparar a faculdade de 30 anos atrás com as universidades de hoje. Hoje em dia a instituição formal é oposta a educação real.
Muito boa reflexão. Eu mesmo era programador há 10 anos até dar Burnout e focar em concursos na área militar (Talvez tenha um grau de autismo e sofro muito com hiperfoco). Após conseguir meu objetivo me vi na necessidade de voltar para a programação de forma freelancer, pois tenho uma escala bastante flexível e não consegui ficar sem fazer nada na folga. Falar que PM ganha pouco é um fato, principalmente quando olhamos a realidade de criadores de conteúdo de sucesso que ganham em dólar. Mas também devemos admitir que tem muita gente no Brasil querendo ganhar 4-5 mil reais mensais e trabalhando 2 dias e folgando 6 (Minha escala). Isso dá tempo suficiente para fazer dinheiro por fora. Hoje, graças a Deus, geralmente consigo o dobro que a renda do concurso e ainda tenho uma rotina variada e o direito de andar armado e defender a mim e a minha família. E ainda sobra tempo até para lutar por causar como armamento civil, apesar de muitos não merecerem. Ainda não fiz faculdade, mas pretendo fazer um dia para realização pessoal, abertura de novas oportunidades, principalmente internacionais, porem não consigo mais ter MEI e teria que sair da polícia para fazer isso. Abraço e todo sucesso para os criadores de conteúdo que para mim é a profissão com mais tendencia a Burnout.
Os gurus falam muito mal da estabilidade e segurança, mexem com a mente fraca do jovem dizendo que isso é algo ruim, (papo de guru vendedor de curso) mas a gente vai amadurecendo e apanhando da vida e descobrimos que isso faz muita diferença na nossa vida.
Eu aqui com meus 28 e ingressei esse ano no curso de engenharia elétrica da UFC. Não é lá a engenharia mais fácil, mas como eu já sou eletricista, a faculdade vai me proporcionar um aprendizado muito mais amplo de tudo aquilo que eu já conheço e muito mais, então a idade não é um problema. Sim, não vai ser uma jornada fácil e a grande dificuldade pra mim é só financeira mesmo, já que eu divido as despesas da casa com a minha mãe e pra contornar isso, eu faço trabalhos nos fins de semana. No começo da faculdade a gente tem direito a um auxílio ingressante e no decorrer do curso há vários projetos de extensão que tem bolsas PS: Pra você que é jovem e quer fazer engenharia, você precisa gostar de matemática e física
Conhecimento nunca é perdido. Faça o que você gosta, faça o que você se sente bem fazendo, busque se aprimorar naquilo que lhe faz bem, isso é o mais importante. Tenho 21, morria de medo de não ter dinheiro, de não me identificar com o que eu escolhesse, enfim. Hoje curso psicologia, amo o que faço e independente de retorno financeiro- continuarei amando e crescendo em todos os âmbitos.
Obrigado cara! Eu não tenho voz pra falar isso que vc está falando, mas agradeço por vc ter falado. Eu vejo um plano maligno de alguns grupos da sociedade que querem que as pessoas sejam cada vez menos esclarecidas e cada vez mais operacionais e manipulaveis através da rejeição a educação e de falsas promessas.
Muito obrigado, eu sou muito jovem mas estava a me sentir muito mal pensando que estava a desperdiçar o meu tempo na faculdade, mas depois desse vídeo notei que não estou simplesmente em uma fase da vida e tenho muita vida pela frente
Pra mim é muito claro ver as razões pelas quais esses gurus usam isso. É muito mais fácil manter-se rico quando você consegue manipular e explorar o pobre. Se perpetuar no poder e nos grandes lugares de poder quando a população não se informa e não se capacita.
Depois da minha experiência em universidade pública, a minha opinião é a seguinte: Se você tá apenas preocupado em ser só mais um funcionário de alguma empresa, provavelmente, vai achar faculdade uma perda de tempo. Se você quer conhecimento e pensa em criar/desenvolver coisas, seja fazendo pesquisa, projetos pessoais ou até mesmo empreender/prestar algum tipo de serviço, a faculdade será de grande utilidade. Só que, para isso, a pessoa precisa ser mais interessada em explorar o que a universidade pode oferecer. Tratar igual ensino médio (apenas faz as matérias, provas e só), não vai adiantar muita coisa. Faculdade não é lugar para essa passividade. Aliás, caso a pessoa esteja só interessada em trabalhar em alguma empresa, se for atenta, vai perceber que existem oportunidades "diferentes" no mercado que, por serem mais especializadas, só vai saber que existe justamente por estar inserida no contexto de pesquisa da universidade. Por isso, acho engraçado quando falam de deixar a faculdade de lado para empreender, sendo que é justamente o ambiente adequado para quem quer explorar/conhecer ideias novas. É aquilo, a faculdade vai sim, tomar um tempo seu. Então, se fizer uma, para valer a pena, precisa aproveitar o que der enquanto estiver por lá.
Faculdade é MUITO válida. Eu fiz faculdade até o 6º período de Comunicação Social - P.P., e conseguir muitos estágios COM MUITA FACILIDADE, antes mesmo de iniciar a faculdade, apenas com data prevista pra iniciar as aulas, conseguir emprego de carteira assinada em concessionária de carro. Tranquei a faculdade por conta de alguns motivos pessoais, porém no tempo que fiquei parada, deveria está me atualizando, mas não! Preferir ficar consumindo leseira de entretenimento o dia INTEIRO. Quando cheguei nos meus 28, 29 anos percebi o quão desconectadas das pessoas ao meu redor eu estava, pessoas que já estão com suas vidas profissionais bem sucedidas, todos formados no superior, pós, doutorado, concursados. O nível das conversas deles me deixa admirada. Antes eu achava que seria vaidade, mas hoje penso que seja o BÁSICO de uma mente inteligente. Fico impressionada com pessoas que lembram de X assunto que foi dado em série escolar ou quando elas sabem em qual série foi dada o assunto. Mas a verdade é que essas pessoas nunca pararam de estudar. A evolução abre portas! Corram atrás de conhecimentos e não de dinheiro. O dinheiro é consequência. Não existe colheita sem plantação. Percebo isso agora, aos 30 anos, correndo atrás do prejuízo profissional. Tenho apenas o ensino médio completo e agora estou devorando os assuntos de concurso público, pra então poder ter um pouco de dignidade profissional. Sem contar o salário de quem tem NÍVEL SUPERIOR que é MUITO mais alto do que o salário oferecido para quem possuem apenas ensino médio. Então FAÇAM FACULDADE, o conhecimento abre portas para sua evolução!
@@georgeobonzinho faculdade serve como um documento pra abrir portas, agora se manter na porta que você entrou, somente já tendo conhecimento. As empresas querem pessoas que tem conhecimento básica da área vaga e não alunos.
@@HestefaniaMarianaEu tava pensando justamente nisso, além de compromisso com Deus, deve-se com estudos também... aí eu penso "Que namorada é essa que nem tira tempo pro companheiro"
Ótimos pontos apresentados no vídeo! É simples, quer estudar e ter um emprego fixo? Faça! Quer empreender e ficar rico? Faça! Cada um é dono da própria vida! Casa um tem uma vocação, e no futuro cada um vai colher o que plantou, e tá tudo certo! 🤜🏻🤛🏻
Eu e meu irmão somos um belo exemplo do cara empreendedor e do cara que prefere seguir um plano de carreira. Ele prefere trabalhar pra ele mesmo na oficina que ele abriu, eu, por outro lado, prefiro estudar e seguir na carreira que escolhi. Nós nos damos super bem e ocasionalmente damos conselhos um para o outro.
Fiz faculdade, hoje trabalho em casa, 7 horas por dia. Tenho meu tempo para o meu lazer e família... além de ter um salário mais do que compatível com a minha experiência. Pra mim deu super certo, recomendo sim que você estude e finalize sua faculdade...
Conteúdo super necessário, eu como professor sempre incentivo meus alunos a estudarem e correrem atrás de seus sonhos. Isso não impede de ganhar dinheiro etc. As pessoas são diversas e com objetivos diversos, mas o estudo nunca, nunca foi algo ruim. estudem, estudem e cresçam sempre.
Eu tenho 19 anos, quero fazer ciência da computação mas tá um pouco difícil de entrar, bem continuo seguindo, vídeo muito legal que você fez, conhecimento nunca é demais!
Tô no 6° periodo, e recomendo muito. Eu ja tinha curso técnico pelo Instituto federal e alguns outros cursos, mas a faculdade me abriu um leque gigante.
Já que está falando que está difícil de entrar, provavelmente deve estar tentando em uma pública. A nota pra conseguir entrar com uma bolsa de 100% pelo Prouni (caso você tenha direito) costuma ser bem menor.
Um dos melhores vídeos que já vi no RUclips. Parabéns! Falou tudo! Eu tenho 39 anos, trabalhei por 19 anos no maior banco privado do país, e agora que eu saí de lá estou pensando em mudar de carreira e tudo que você falou é a realidade : vemos muita gente falando de ganhar rios de dinheiro e a vida não é assim. Temos que investir principalmente em educação pois isso ninguém tira de nós. Like garantido neste vídeo 👍🏻
Parabéns pelo vídeo. Sempre lute pelos seus sonhos e ideais. O estudo mudou minha vida, assim como de muitos aqui nos comentários. Infelizmente no nosso país em que as oportunidades de "estabilidade" financeira e profissional são escassas, o estudo é nossa única arma.
Lembro exatamente do meu pai me dizendo quando comecei o ensino médio "estude por que só o estudo irá mudar sua vida" graças a Deus segui o conselho, terminei o ensino médio e já entrei no meu tecnólogo, e com 21 anos já estou terminando minha primeira pós em Engenharia, e não pretendo parar
Passei 3 anos pra entrar na faculdade. Depois disso passei quase 12 anos cursando engenharia e por inúmeros contra-tempos não consegui me formar. Pior, fiquei totalmente saturado da área. A perspectiva que existia quando eu entrei era outra em relação ao hoje. Minha cabeça também. Além do mais, muitos dos problemas de saúde que eu acabei desenvolvendo foram em decorrência ao que passei durante a graduação. Muitas vezes a gente escolhe algo achando que vai dar dinheiro ou vai ter sucesso por causa de N coisas que falam pra gente. Mas eu digo que se eu tivesse feito, matemática por exemplo, ou mesmo economia com todo o receio que eu tinha, provável que eu teria as mesmas ou até mais oportunidades. Não tenha medo de desistir se você sente que algo não está bem. Não tenha medo de recomeçar ou "perder 1 ano ou dois". Por que se lá na frente algo der errado, você terá que recomeçar de qualquer modo. "Já tive paz um dia. É melhor ter um propósito."
Eu tava em elétrica e tava odiando fiz de tudo lara mudar para engenharia da computação quando mudei minha vida decolou tô tirando nota boa e entrei para uma empresa junior que só tá me ensinando além disso tô mais motivado para ir para o ingles e cursos de dev online tipo udemy lara me ensinar sobre front end
@@edson.nascimento. tá estranho mesmo se for verdade ou ele passou para o ITA ou usp pq eu que tô na unb que tamb é federal tmb tinha muita dificuldade em matemática mas consegui levar o curso adiante só reprovei em 1 em 6 semestres
Seu vídeo vale ouro em meio a um oceano de muitas inutilidades, Deus te abençoe... Você motivou pessoas a estudarem.... ( observação: esse oceano é o youtube)
Vamos voltar às raízes e ouvir o conselho dos mais velhos? Estude pq conhecimento ninguém tira de você. A sociedade materialista de hoje só olha para os ganhos imediatos e financeiros que algo pode proporcionar e... Realmente faculdade não tem como finalidade ganhar mais dinheiro( isso é uma das consequências). Faculdade é pra formação humana, formar gente de valor. Dinheiro vem com o tempo e como resultado da persistência e esforço em amar o que faz
Pq devemos escutar conselhos dos mais velhos se a realidade como era vivida antigamente foi quebrada pela internet? Está na hora de nós revolucionarmos!
@@erickreis8875simples, não adianta vc ser um rico financeiramente e não ser rico em conhecimento. Nem mulher você arranja sem conhecimento, pode até arrumar interesseira, mas não mulher. Isso é o básico tá? E também nenhum rico vai querer conversar com uma pessoa que seja inferior a ela intelectualmente. Dinheiro sim é importante, mas não devemos deixar pessoas aleatórias dominarem nossa vida.
Cara, eu tenho 15 anos, e estou no ensino médio uma das minhas metas é conseguir fazer uma faculdade e conseguir realizar meu sonho de ser Dentista, eu não vou desistir, por mais difícil q possa ser, eu sei q mo final vou conseguir, pois Deus está sempre comigo
Fiz 3 cursos superiores. Consegui ser razoavelmente bem sucedido em todos (o que no brasil não eh tão comum, basta ver pesquisas sobre) e digo, faculdade não vale a pena de maneira geral. Na federal do Paraná só piora (os cursos estão todos virando 5 anos integrais o que já impede muita gente que assim como eu tem que se manter) O máximo que você vai conseguir eh ser um "pobre premium". Tudo o que consegui foi arriscando e empreendendo o que foi muitas vezes atrapalhado pelos estudos sim (ai cabe cada um ver o que eh melhor). Concordo que nem todos podem/conseguem empreender, mas no brasil eh sim possível achar empregos mais ou menos bons sem passar por tudo isto (tenho primos vendedores, que estão muuuiito bem por exemplo). O máximo que vale a pena são realmente os tecnólogos, pois são geralmente mais rápidos e baratos e tem algumas profissões que precisam sem de tecnólogos. Quanto o argumento: "mas tem muita gente desempregado em todas as áreas"... isto não eh bem verdade, mas partindo do principio que eh... bom, pelo menos não passaram 5 anos na faculdade. Faculdade e qualquer estudo tem que ser visto como um investimento seu em seu prazer (caso goste de estudar) ou mesmo um de investimento em sua evolução pessoal. Se vc espera qualquer coisa além disto, vai se lascar
cara falou tudo a galera que ta comentando é quem de fato deu certo fazendo faculdade o que é 0,001% da sociedade eu mesmo fiz ciências contábeis depois fiz mba em gestão financeira e orçamentaria não consegui nada na vida fazendo isso e por incrível que pareça hoje sou muito mais feliz ganho R$ 6.000,00 de boa no uber mais já to querendo vazar do país juntando uma grana e sumir daqui
@@aidiscoveries307 Cara, eu só não vazo pq minha mulher não quer, pois teria que deixar a mãe dela. Educação superior aqui não vale a pena por vários motivos estruturais, mas temos vizinhos da américa do sul... com os quais começa a valer inclusive... mas de qualquer forma forma boas colocações, eu mesmo, ouvindo esporro de chefe ja pensei muitas vezes "pq nao virei uber?" hahaha
@@pangare655 VC acha que tem a chance de ser um tatuador bom? Se não não teria duvidas. O maior salario que ganhei por dia foi 300 reais. Meu tatuador cobra 900 reais s sessão e muitas vezes ele faz duas por dia.
Graças ao estudo tenho uma vida confortável, me esforcei muito para chegar onde cheguei e fico feliz pelas minhas escolhas. Me formei em Engenharia Elétrica com muito esforço e graças a isso tenho meu patrimônio.
Não se deve esquecer q para ganhar dinheiro como empreendedor, se vc for bem preparado academicamente, esse conhecimento será uma importante ferramenta. Mesmo que não seja na mesma área de formação.
Absolutamente negativo, o conhecimento e estudo é autodidático, algo que você mesmo reformula, constrói e aplica. Os ensinamentos de qualquer via apenas são tutoriais, os verdadeiros desafios e fases serão de conta própria, onde aprenderá com acertos e erros para melhorar sua capacidade física e mental. Além disso, não existe apenas uma via de conhecimento, existem diversas outras que também ou até mesmo melhoram ainda mais o intelecto.
@@Sazito_Playsisso não afeta em nada o ponto do cara. O que ele quis dizer é que a bagagem que você adquiri na faculdade pode muito bem ajudar na hora de empreender (nem sempre, mas é possível).
Segunda feira vou começar na faculdade publica com meus 18 anos, e eu por muito tempo vivi com a cabeça de que eu deveria ficar milionário antes dos 22 kkkkk, hoje em dia eu penso que eu não quero nada do que eu via na internet, eu só quero a normalidade mesmo, fazer meu curso(educação física) dar aulas, prosperar, ter filhos e uma família, e quem sabe em um futuro bem distante por meus projetos em pratica como abrir uma hamburgueria, ou uma academia quem sabe. Só sei que o futuro eu não posso prever, mas o presente eu consigo viver, curti dms teu conteúdo.
Como é reconfortante saber que ainda se é possível encontrar, nesse vasto e poluído Oceano da Internet, pessoas com bom senso e que não se deixam guiar apenas pelo brilho cego do ouro de tolo!
Pra galera mais nova e que está no fundamental, FAÇA a prova para o técnino integrado no IF (Instituto Federal). O ensino nessas escolas é de outro nível, com professores que fizeram doutorado e até pós. O ensino que vocês vão ter, nem se compara com outras escolas. Além do ensino médio, o técnico vai te dar muitos caminhos para seguir, tem técnico júnior ganhando 2x ou 3x mais que um engenheiro.
Vou fazer a prova no fim do ano, sou um dos melhores alunos da minha escola mas estou com medo de não ser o suficiente pra passar, vou estudar bastante pq quero um ótimo futuro e sei que o IF pode me proporcionar isso.
@@wwllzz Cara vai por min, entrar é fácil, difícil é ficar. Pra prova é basicamente regra de três, porcentagem e lógica/matemática básica, então é só refazer as provas anteriores e é sucesso. A questão é que ninguém te prepara para a surra que o IF te da, principalmente se vc vem de uma escola pública. Além da dificuldade das atividades, vc tem uma cacetada de provas, trabalhos e seminários tudo ao mesmo tempo, as vezes tú tem que decidir qual aula vai matar pra estudar pra física ou treinar para um seminário (tem bastante seminário). Então o nível que eles requerem é bem superior, chegando até o nível de uma faculdade (Tive minha primeira crise de Burnout por culpa do IF). Fica algumas dicas caso passe: faça todos os trabalhos; faça tudo que vale ponto; não deixa pra depois; estude MUITO principalmente pra física;
@@wwllzz Isso sem contar que no primeiro período tú vai estudar sábado de manhã. E a partir do segundo vc tem 2 contraturno de 8 horas cada. Por isso que todo mundo fala, entrar é fácil, difícil é ficar. Aproveita enquanto pode, amigo.
Excelente vídeo, recomendo também que assistam ao video do Elba do fazendo nerdice falando sobre o assunto, o nome do video é "Contos do RH - a importância do ensino formal"
Crlh, vc é um cara que eu nunca vi na minha vida, mas me deu conselhos que nunca ouvi antes, vc é o cara! Eu estava na dúvida de fazer faculdade ou não, pois terei que mudar cidade pra isso, mas esse seu vídeo fez eu tirar minha dúvida, obrigado!!
Mas aí são pontos diferentes meu amigo. Assim como tem ele que fez sucesso nessa área, existem outros milhares que ganham menos que você. É mais sobre ter sucesso na área que atua.
Tenho 12 anos, vou fazer 13 daqui a alguns meses, ano passado cai nesse papo do guru falando que "faculdade não dá futuro, comprar curso" e etc... Nunca comprei curso por conta que minha família passa por algumas dificuldades, e não ia colocar o dinheiro que guardo em curso de guru, então continuando, cai no papinho e quase larguei o ensino fundamental, ia ficar burro, minha mãe me deu uns xingos e falou que essa minha ideia ia me levar ao fracasso, não escutei o conselho e quase larguei, tempos depois num queria fazer ensino médio nem faculdade, falei pra minha rainha e ela ficou puta comigo, falou que eu seria um fracasso e que isso num era vida, de que faculdade abre portas, ai eu pensei nisso e concordei, usei de exemplo meu pai, não terminou o ensino médio e nem fez faculdade, hoje tem quase 60 anos, mora com minha vó e é alcoolatra, eu não queria ficar igual a ele, então aceitei esse conselho da minha mãe, faço curso de manutenção de celulares atualmente, me esforço na escola, estou indo bem. Penso em fazer curso de direito ou TI no futuro. Para aqueles que querem largar o ensino médio ou a faculdade, não larguem, poís se algo em seus sonhos derem errado, pelo menos você vai estar menos fud1d0 que os outros. Foi muito bom escutar aquele conselho da minha mãe. Foi isso... Até! Desculpa pelo textão ksksksks
Sobre Faculdade de T.i e Mestrado na area no meu caso: Contras: -Perda de sanidade -Perda de vontade de viver -Falta de fé na humanidade -Cansaço mental -Depressão -Raiva de pessoas com baixa moralidade ou falsos moralistas -Arrependimento(opcional) Beneficios: -Conhecimento sobre tecnologia acima da média -Capacidade de argumentar em alto nivel utilizando logica computacional -Um papel moeda representando seu conhecimento minimo na area de tecnologia -Dinheiro
Eu sinto que o conhecimento é bom, mas também adoece, no sentido de abrir a mente fora do senso comum. Chega um momento que sabemos o que acontece e existe um longo caminho a trilhar.
Curso técnicos, faculdades nao deixa ngm rico mas abre portas , exatamente o que ele fala nao fez para deixar rico e sim abrir portas oportunidades, façam sim técnicos ou faculdades, sobre tempo, " você estudando ou nao o tempo ta passando"❤
Nossa mano, você suportou todo o pesadelo que tem na faculdade e se tornou uma pessoa mais resistente, enquanto que CMG foi o oposto, depois da facul eu fiquei mais fraco com uma resistência menor, acredito que tenha sido por algum distúrbio que me causou, foi só eu sei o que passei por lá, talvez eu até precise de ajuda de im profissional para tratar isso
Por que mano? Dizem que na USP (ou qualquer outra pública) os cursos tem um tempo de duração maior beirando a 5 anos pra conclusão, e que a carga horaria diária é alta. Procede?
@@kiq4594 Sim, é integral e é 5 anos, mas na real são 6, porque você vai pegar dependência em alguma disciplina. Fora que, quando você vem de escola pública, você sofre mais ainda nisso, além da pressão.
@@juliolana6074 Meu amigo veio de transferência da UFABC. Acho que se você só quer um emprego que ganhe algo estável, tu não precisa ir atrás das "melhores" faculdades.
Cara eu sou muito a favor do estudo, acho que abre caminhos, mas faculdade, o modelo de ensino, eu penso que é muito atrasado. Antes 4-5 anos já era muito tempo, hoje em dia, com IA dando pulos exponencias a cada trimestre, tenho absoluta certeza que pro futuro faculdade vai ficar muito obsoleto (pelo menos o modelo de ensino que estamos falando hoje)... Obviamente pra atuar em algumas profissões é necessário este pedágio, então não há o que fazer, é o jogo. Mas se tu esta na duvida se faz ou não, eu só faria se fosse um objetivo muito claro e tivesse realmente que passar por isso. Hoje eu sou servidor publico estadual, que se tornou minha renda extra, e graças a IA eu consigo enxergar um modelo de negócios e avanços que só dependem de mim.
Esse vídeo é de utilidade pública,meu maior arrependimento na vida foi de não ter estudado,eu sei que nunca é tarde,mas,quanto mais velho mais difícil fica.
Faço faculdade de ciência da computação e até agora, não me arrependo em nada! Eu recomendo a faculdade porque realmente vc conhece pessoas e até professores que podem te indicar para projetos e já ir construindo seu currículo. Estou quase no final do curso, e mesmo que eu ainda não esteja empregado, acho que é uma experiência bacana!
Isso é verdade desde que a pessoa tá morando de aluguel e fazendo investimento, tipo meus pais moravam de aluguel e gastaram dinheiro na compra de um lote e na construção da casa isso em 2014 e tão até hoje pagando as parcelas do lote, se eles tivesse investido de 2014 até hoje ja teriam um retorno maior.
@@Theuzzx7 não sei da realidade dos seus pais, mas talvez eles tenham feito errado. Quando a pessoa mora de aluguel e resolve financiar um lote, a chance de passar aperto com dívida é maior, pois além do aluguel, ainda pesa a prestação do lote. O ideal, e sim, é o que eu faria, seria já financiar uma casa. Ia sair do aluguel e só pagar a casa. Muita gente quer comprar lote e construir do seu jeito, fazer um projeto personalizado pra família e tals, mas ainda sim eu acho melhor financiar uma casa já pronta e sair do aluguel imediatamente. Depois que quitar a casa, vai ampliando aos poucos, ou aí sim pode financiar um lote, quitar o lote, vender a casa e com o dinheiro construir do jeito que deseja. Enfim, como eu disse, vai da realidade deles e a vida de ninguém é igual a de ninguém.
O importante é estudar e buscar conhecimento. Não mescle estudar/conhecimento somente a faculdade. O deboche dos gurus é claramente um ataque e apelo emocional para te atingir de alguma forma. Adolescentes que falam mal sobre a faculdade só estão repetindo algo que acabou de entrar no minúsculo repertório deles, não fique atingido por falas de adolescentes. Outras pessoas (por pressão sociocultural, ou não) irão justificar suas escolhas com coping, foi tanto investimento pessoal/temporário/emocional e até financeiro, que elas irão reafirmar suas escolhas mesmo elas ferrando a vida delas. Faça Faculdade, se quiser. Ignore os ataques, pois são pessoas que não estão concorrendo com você, a competição delas é outra. Pra vocês verem como a lógica de algumas pessoas funcionam, elas falam que faculdade não funciona e falam para você empreender, se eles também escolheram "empreender", qual o motivo de terem mais concorrência?kkkkk São literais NPC's que repetem o que ouvem. Seleção natural cuida desses.
Muito bom cara, parabéns! Não importa a idade, conhecimento NUNCA é demais! Aprendizado e evolução são uma constante na vida, a molecada deveria dar mais atenção nisso, ao invés de ficar escutando coachs e outros larápios de internet, que só querem tomar seu dinheiro vendendo produtos milagrosos, que nunca te tiram de lugar nenhum!
O problema não é a faculdade, o problema é o país que não dá oportunidade pras pessoas. Um engenheiro ter que trabalhar de Uber pq não consegue emprego na área dele, não é o correto.
esse video só me confirmou algo que eu já achava: a maioria das pessoas que pensam em fazer faculdade são pessoas que não pensam em ir muito longe, se contentam com pouco e gostam de jogar pelo seguro, ou seja, pessoas sem grandes ambições. São pessoas que nunca irão alcançar nada extraordinário na vida e nunca farão uma diferença realmente grande no mundo.
Ah e quase esqueci , pesquisadores da aids , tratamentos de doenças , descobrimentos de doenças fizeram grandes coisas kkkkk , estuda um pouco antes de vim fala merda na internet
A gigantesca maioria dos milionários e bilionários do mundo tem ensino superior completo quando não uma pós graduação de ponta. Os que não tem, passaram pelo ensino superior e tiveram contatos antes de abandonar. Qualquer rico investe uma montanha de dinheiro na educação dos filhos porque sabem que ESTATISTICAMENTE quando se tem ensino superior as chances de se dar bem são muito maiores. Basta pensar que ninguém chega na elite dos altos salários no Brasil sem curso superior, não tem nenhum juíz, promotor, procurador, auditor, nem nada do tipo sem ensino superior. Para um pobre sair do Brasil o jeito mais fácil é indo através de uma multinacional ou indo estudar fora do Brasil e se uma multinacional tiver que escolher entre um engenheiro formado e um cara só com ensino médio completo pra mandar pra fora do Brasil o que acha que eles vão escolher? ESTATISTICAMENTE quem estuda ganha mais e empreende mais. Se um ou outro não tiveram ensino superior e conseguiram ficar ricos isso não é regra, muito pelo contrário os números mostram isso.
o pior de tudo é isso, nem importa a galera fazer faculdade ou não, a falta de de pensar grande é o que me preocupa, a galera mesmo tendo faculdade pode pensar grande, mas no geral se contentam e isso não é legal, vejo muita gente que fez faculdade e desistiu e venceu na vida, não é impossível, mas a grande maioria é contente com o pouco que tem
@@TheGabrielSevero123 aff , brasileiro procura é motivo pra desmerecer o ensino, bem vamos lá. Quem tem faculdade ou se contetam a isso? Primeiro que isso varia de pessoa pra pessoa assim como tem muita gente que optar por não fazer simplesmente pq tem preguiça de estudar ou acha que enriquecer é facil 2- falta de ambição? Como assim já vir médico que ganha 8k reclama de salário já vi policial e professor reclamarem, kkkk o que não falta é ambição nesse país meu colega, o que tá faltando é gente que trabalha duro pra conseguir o que quer. 3- tem gente que venceu na vida sem faculdade? Sim tem um ou outro que venceram sim sem faculdade, porém em sua maioria são pessoas que já vem de berço de ouro ou de um país de primeiro mundo. Se você é pobre essa opção não é muito chamativa antes ser um pobre com condição de trabalho e carga horária boas do que ser pobre trabalhando 8 horas por dia e ganhar um salário minimo ou menos
Meu sonho era ter meu apartamento próprio, terminar minha graduação em direito, e ter uma vida tranquila. Nessa onda de ser milionário que anda na internet eu me perdi, achava que eu tinha que ter uma casa de milhões, um carro que valesse milhões, caso contrário seria uma fracassada. O que aconteceu esse ano foi que eu descobri que eu não preciso de nada disso, tendo meu Deus comigo, e paz de espírito. A pergunta que eu me fiz foi “ Sim, seria incrível mas eu preciso mesmo disso?”. É libertador! As pessoas atribuem muito valor ao dinheiro, muito mais do que ele realmente tem.
Desabafo:
To com 23 anos, comecei um superior (29/04/24) em Processos Gerenciais de 2 anos, eu consumi mto conteúdo de gurus milionários felizes da vida morando onde querem, comprando tudo etc... e penso as vezes o seguinte; tem mlk de 14 anos milionário na internet, e eu aqui nem sei oq quero da vida... sinceramente eu penso TODOS OS DIAS que se eu não tomar uma atitude agr, irei perder tempo, enfim...
Comecei esse curso pq onde trabalho é uma boa empresa q valoriza qm estuda, quero ter condições de trabalho melhor pq no momento minha função é braçal, e só assisti o vídeo pq estava procurando alguém q falasse desse assunto, acho q preciso desintoxicar um pouco dos lixos q consumi nas redes digitais, gente milionário vivendo no luxo, na vdd oq quero mesmo é ficar na minha e futuramente trabalhar com música, mas enquanto essa distância está longa para mim, acredito q fiz uma boa escolha em começar um superior, e abrir mão um pouco do lazer (ficar jogando, assistindo nos tempos livres), enfim, ainda to decepcionado q ja cheguei na vida adulta, as vezes não bate a noção que não tenho mais vida fácil como criança e adolescente, tenho uma ansiedade com isso... colegas q estudei casados, uns formados, uns abrindo seu negócio, enfim... acho q meu erro nisso é COMPARAÇÃO, só queria compartilhar um pouco disso pq não converso com ngm sobre, guardo todo dia isso cmg... mas ja tomei atitude de seguir em frente e parar de lamentar, vlw ^^
é natural querer comparar mas.isso n faz bem n, veja os q tem uma vida melhor q a sua como onde vc pode chegar ao invez do q ta no momento.
Cara no RUclips tem 1 canal que eu sigo mas de investimentos... E a tecla que ele sempre bate e estude... Sem estudo vc não vai conseguir fazer uma carteira boa de investimentos...
@@lucasbrito9766 Estudo, seja para conseguir um emprego, seja para passar no Enem, aprender a investir e a empreender, isso te dará um ótimo futuro.
Nathan m.b.c veja os vídeos dele vão te ajudar mais ainda
eu me formei no ensino médio em 2005, só passei no primeiro concurso, correios, em 2011, depois na PM, 2013, e há 10 anos trabalho, gosto de fazer meu trabalho, mas recentemente voltei a estudar, exatamente para fazer um curso superior em outra área. A vida é assim, os planos mudam, temos que seguir acreditando na nossa capacidade e esforçar para alcançar nossos objetivos.
pra mim faculdade é tipo um checkpoint se tudo der errado tu consegue recomeçar menos pior que quem não tem faculdade
Caraca adorei a analogia
verdade
Realmente. Com faculdade você "pelo menos" pode realizar concursos para ensino superior e passando dará um bom salário, além da estabilidade e segurança financeira. É muito difícil alguém perder o cargo quando passa em algum concurso público.
É o que eu tbm penso KKK
N existe esse cenário pra qm é pobre e precisa trabalhar.
Pega a faculdade de T.I, analise a mensalidade e o tanto de tempo que dura em média e multiplica os meses pelo preço da mensalidade e verá que você vai gastar um preço de um carro, vai terminar a faculdade e nunca vai resgatar esse dinheiro no Brasil. O que todos dizem é para você procurar emprego antes de fazer faculdade, só isso.
Faculdade mudou a minha vida.
Minha mãe é secretária, ficou viuva do meu pai muito cedo, 33 anos. Meu pai era soldador.
Fiz Engenharia Mecânica na Estácio mesmo.
Juro, hoje com 31 anos, tenho empresa de consultoria na Inglaterra, presto serviços via remoto, tenho equipe de 7 funcionários. Trabalho como CLT numa empresa de navegação.
Fiz 4 pós graduações.
Meu irmão se forma ano que vem em medicina.
Estudo salvou a nossa família de uma vida humilde.
Estude!!!
Quais pós graduações vc fez?
@@STEVE________ Gestão de Projetos, Gestão da Qualidade, Lean Manufacturing, e Gestão Industrial.
Todos com foco em Melhoria Contínua (baseado na filosofia Lean, da Toyota)
Oh meu amigo, todo sucesso pra você e seu irmão! Que maravilha ouvir isso! Estou terminando Odonto e pretendo fazer Medicina como segunda graduação. As vezes quando a gente é jovem a gente não dá valor aos conhecimentos, mas uma das maiores riquezas dessa vida é o conhecimento e informação
@@legend34885 Te desejo muito suce$$o.
Mete ficha.
Umas coisas assim até da um aquecida no coração. Vivo uma vida bem mais ou menos no momento, e o peso de ter que tirar eu e minha mãe dela as vezes me faz questionar se eu não deveria ter seguido outro caminho, as raras vezes que vejo um comentário como o seu na internet, me dá uma "acalmada". Espero um dia poder fazer um comentário igual o teu, e desejo sucesso e saúde pra você e sua família.
universidade nenhuma vai dar a garantia 100% de uma carreira sucesso, mas com certeza vai dar um horizonte e uma oportunidade pra que não tem nada.
Problema que as empresas acreditam que o papel na mão é fator de conhecimento, que na verdade na maioria das áreas é só um papel mesmo
Pra você falar isso mostra que tu é infantil.
Existem 3 faculdades que te garante bom futuro monetário: medicina, farmácia, TI.
97%+ de empregabilidade.
@@MrNetoo Vc está fora da realidade amigo.
@@MrNetooe você tá mostrando que é desconexo da realidade
Eu acho que está certo em partes
Sai de uma família pobre do interior do Rio. Fiz meu bacharel em física, meu mestrado em astronomia, consegui uma bolsa de doutorado no Canadá e hoje vivo aqui. Pra mim mudou minha vida pra sempre.
Parabéns, mano, tudo de bom pra vc! 👏👏
A carreira é boa, mano? Tenho muita vontade de ser astronoma, mas tenho medo de não conseguir oportunidades na área ):
@@Neta_do_Einstein gostei do seu nome de perfil kkkkkkk
Sou tataraneta do Newton kkkkkk
@@Neta_do_Einstein tem mercado, mas recomendo começar cedo. Não faça que nem eu e comece a faculdade com 26. Kkk vale a pena. Vai atrás que é teu
Enquanto isso, seus trocentos colegas que fizeram bacharelado em física tão se fudendo ganhando 5000 reais por mês. Você foi a exceção
Sou filho de CLT e faxineira, consegui passar em medicina, onde tenho a oportunidade de mudar minha vida através dos estudos, nunca irei me arrepender da minha escolha, o conhecimento transforma.
Estude, se esforce!!!
Quantos anos estudando?
@@gub6 1 ano parceirinho
Com todo respeito, mas você passou em medicina, não em um curso ruim, tipo letras. É quase impossível você não ter retorno dos seus estudos.
@@Ojna7 KKKKKKKKKKKKKK
Pior q letras é um puta curso ruim a não ser que queira ser professor, chat gpt está entre nós
@@VictorHugovhgod Caraca mn, parabéns! Estou estudando para o enem e conseguir nota em med. Vc entrou pelo sisu? usou algum cursinho?
As pessoas tem que entender a função da faculdade.
Ela foi feita pra formar especialistas em uma área, porém muitos pensam que é feita pra arrumar emprego.
Ser especialista em uma área te proporciona muitas oportunidades de emprego, mas não adianta ter o diploma e não ter portfólio e contatos.
Estar lá ir nas festa com os "riquinhos" é bom e necessário, abre realmente um leque de oportunidades nem sempre é fácil mas uma indicação ali já é o suficiente pra conseguir pular uns degraus
Network conta muito
É por isso que muitas faculdades, inclusive as públicas, já inserem na grade de cursos a disciplina "empreendedorismo", pois o mundo do trabalho mudou.
O problema amigo é as faculdades do bostil… as empresas estão cada vez mais dando menos valor pois são faculdades unirsquinas q so querem enriquecer, grande de estudos desatualizadas, socam um monte de merda no curso para tomar o tempo do aluno. Vou dar um exemplo, fiz por 4 semestres SI, como é um curso de lógica, pensei q seria algo q eu realmente fosse gostar, mas aí que começou meu pesadelo… 30% do curso foi lógica é o restante foi em humanas e outras merdas que eles colocaram, eu perdia mais tempo da minha vida fazendo as outras tarefas que não eram da lógica do curso… então oque tinha q fazer era cursos virtuais por fora do curso para complementar e realmente aprender, mas é ai que eu te pergunto, como que um brasileiro médio arruma tempo pra viver, tendo que trabalhar pra se sustentar e não morrer, fazer a faculdade e as merdas desnecessárias que eles colocam e ainda colocar curso no meio de tudo isso? Isso sem contar se vc for de sp como eu onde tudo vc pega trânsito…. Faculdade no Brasil nem sempre compensa!!!! Sem falar no estágio de merda q vc tem q fazer 😂😂😂😂😂
elas especializam ou enganam, um ITA especializa de verdade, isso realmente é bem assim
mas ja vi faculdade que mente, martela por anos uma mentira e faz a pessoa sair de lá completamente fora da realidade, vai conversar com um formado em teoria das cores lá da puc, o cara simplesmente ignora toda a física a sua volta e a realidade existente, para acreditar só em um papel e em video feito em after effects...
eu não precisei de faculdade e disparei na vida, eu fiz cursos que de fato, me ensinaram mil vezes mais que qualquer faculdade, tanto que muito professor de faculdade vinha ter aula comigo, meti o pé na bunda de metade pois sabia que estavam querendo pegar meu conhecimento e dizer que era da faculdade. mas é uma namobra suja só da federal ou puc.
mas voltando aos bons exemplos, cefet também era uma coisa boa, vi bons profissionais sendo criador de lá
Esses gurus da Internet tão fudendo os jovens. É triste ver meus amigos caindo nesses papinhos dos gurus e vendedores de cursos
Sim, já vi muitos próximos a mim caindo nisso aí também.
E a verdade é q as pessoas estão ficando mais superficiais e imediatistas, achando que é cabível um mundo só de empreendedores( e ainda de baixíssima variação, mesmo entre esses!) ou só de funcionários públicos, etc.
Antes deviam olhar que é insustentável isso em um país e para o fato de que nos países desenvolvidos o que se prioriza é a diversidade econômica. E quanto a escolhas pessoais de que os estudos acadêmicos não significam ser anti empreendedorismo, apesar de que existe muita ideologia nesse sentido nessas e as mesmas não são formula pronta para resolver tudo na vida. Mais uma vez me vem a mente a palavra diversidade e também liberdade( tudo depende).
QUEM GOSTA DE EMPREENDER DEVERIA PENSAR MENOS EM SÓ MOTIVACIONAL E FORMULA PRONTA DE GURU E ATENTAR A CONHECIMENTOS TECNICOS TIPO CONTALIBIDADE BÁSICA E TAMBÉM A PRINCIPIOS TIPO: "produzir o que? para quem? como? onde? quando? e como?". Essa é a questão, sem faculdade seja de funcionários ou um líder qualificado e q tenha contato com responder essas questões, se torna impossível empreender em qualquer coisa mais significativo do que só vender curso de vender curso/pastoreamentos sociais/vaporware soft! < - - obs: o cara que ri do universitário tem tão dedo podre quanto o que faz faculdade e também debocha de quem quer empreender.
amigo meu gastou uma grana f*dida comprando um curso de um moleque que tem a cara do "Buzz Lightyear" da shopee e se lascou. E esse moleque que vende curso tem uns videos falando que faculdade é atraso de vida e blablabla. Assim como meu amigo, pode ter certeza que milhares de trouxas caem nisso todos os dias.
@@lucianocostart acho que sei exatamente quem é esse cara com rosto do buzz lightyear kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@AdoravelKn4lha exatamente o que eu penso
@@Guilhermekkjj é esse mesmo que você está pensando. Kkkk. No vídeo que ele fala de faculdade, em determinado momento passa uma moto fazendo barulho e ao invés dele dizer "uma moto fez barulho aqui....". Ele faz questão de dizer qual foi a marca da moto que fez barulho. Kkkkk...ele faz de tudo pra falar as as marcas das coisas que ele usa, os carros que tem no condomínio dele, as viagens que ele faz e etc. Essa lavagem toda na cabeça de um jovem que está perdido sem saber o que fazer, faz um estrago sem volta.
Tenho 22 anos e esse vídeo foi tão preciso. Ultimamente com as redes sociais e os gurus da internet, muitos jovens inclusive eu fica se comparando e se julgando, como na vdd a gente esta aonde deveria estar. Cada um tem seu tempo, nem todos sairam do msm lugar ou tiveram as mesmas oportunidades.
Amigo a grande maioria mente. Acredite. Faça o seu. Ignore tudo e faça o básico tradicional. Se não vc vai se arrepender.
verdade mano!!!
É isso mano
Cuidado com esse pensamento, é muito confortável ficar se iludindo pensando que "cada um tem seu tempo, não se compare, você ainda é novo"
Quando na verdade tem que aceitar a realidade dura como ela é, tem gente mais nova que você, que saiu de uma família mais pobre que você e São menos inteligentes que você mas ainda assim tem mais sucesso que você.
E essa é a verdade, ou você dá um jeito de ter sucesso também, ou vai ficar sempre amargurado e criando desculpas pelo seu insucesso
Vc é jovem estude, corra atrás.
Lembrem-se amigos, se para quem *tem* conhecimento está difícil, imagine para quem é completamente ignorante. Procurem se especializar e aprender mais de qualquer jeito, seja por meio de curso técnico, por concurso, trabalhando ajudando o pai, lendo, se possível seguir uma carreira universitária... Mas nunca parem de estudar e querer aprender mais, seja do jeito que for
E só existe faculdade para estudar?
@@kauancosta4593Não, há diversos cursos que lhe dão certificados, coisas que um empregador sempre avalia na hora de contratar alguém.
@@kauancosta4593para a maioria das boas oportunidades sim
@@kauancosta4593 pois é, eles não tem essa visão!
@@andersonmanoel7415 sim, não acho que ninguem esteja errado por faze-la, mas hoje em dia é muito mais viável fazer curso técnico, ao menos em primeira instância, já que você já pode começar a trabalhar e consome menos tempo o curso, ai depois você estudando no curso e trabalhando com isso vê se isso é o que quer da vida
" não vou fazer faculdade, não dá futuro "
- Joãozinho, mora em Goiás e acha que vai ficar multimilionário com venda online mesmo não sabendo o básico disso
Mas você só precisa saber ser golpista, e não precisa de faculdade para isso.
"Vou fazer faculdade, pra ter um futuro"
- Joãozinho, mora em Goiás, fez faculdade de administração, se formou e não sabe o básico de como ganhar dinheiro com sua profissão.
@@jottave.8 Mas pelo menos ele está no caminho certo (mais do que o outro exemplo). Se ele aproveitar as oportunidades dentro da própria faculdade, vai saber fazer isso e muito mais.
@@JessicaRodrigues-zr6pq você acha que ele está no caminho certo? Vejo os dois iludidos de forma diferente.
@@jottave.8 kkkk me diga o que o cara que comprou o curso de como fica rico fez pra saber usar seu dinheiro?
Pra galerinha que está desesperada eu recomendo se tranquilizar. Irmãos, só de vocês assistirem esse tipo de vídeo, já estão a frente de muitas pessoas, como por exemplo os da geração nem-nem, jovens que nem estudam e nem trabalham.
Hj em dia não querem saber o que vc está estudando e aprendendo, querem saber o quanto vc ganha, qual carro tem, se mora em casa própria ou alugada. Ninguém pergunta quantos livros vc leu no mês, pq o importante são suas posses. Infelizmente a sociedade é materialista.
Recrutadores de RH mandaram lembranças ! São exatamente assim : perguntas imediatistas , de classificação de renda e não , perguntas nexas e com propósito
de entendimento do talento que pode ser o candidato.
gostei
Muita verdade 👋🏻
@@netsystemdeveloper Perdeu a minha má interpretação, mas no caso, quer dizer que os recrutadores NÃO PERGUTAM sobre os bens materiais do candidato a vaga?
@@wasabaptist Eles elaboram as perguntas que não envolvem o recurso humano que prega no cargo. Não querem saber de perguntas que estimulam o seu talento e o porquê que você é esperado para aquela vaga.
Muitos são desqualificados , nas perguntas e testes de avaliação comportamental e o famoso "fit cultural" , o que elimina muito os candidatos do processo seletivo e , alguns , julgam de forma errônea a pessoa que seria exata para a mesma.
Muitos perguntam por aparências , perguntas desconexas e muita avaliação mitigada de mães solteiras ou mais velhas para o cargo , como idade , filhos e o quando que "teve filhos".
O problema de Recursos humanos é que , seus recrutadores de seleção não vivem aquilo que aprenderam ou o que foram formados na universidade. Muitos são pré-selecionados até pela forma que "sentam" ou como se vestem , sem pensar no quesito valores , transparência e apresentação de conteúdo.
Tenho 21 anos. Não vim de família elitizada, meu pai sargento bombeiro militar e minha mãe técnica em enfermagem. Aos 16, quase 17 anos quando estava no 2° ano do ensino médio meu pai sentou comigo e disse que precisava fazer um curso para que quando terminasse o ensino médio já estivesse pelo menos com uma especialização para entrar no mercado de trabalho. Decidi seguir a carreira de minha mãe e fiz técnico em enfermagem. Durante os 2 anos e meio de formação, estudando em escola estadual de manhã, inglês 3x na semana a tarde e o curso + dias que tinham aula prática a noite. Meus colegas sempre curtindo, e eu me perguntando pq estudava tanto, se valeria a pena. Após formado trabalhei 4 meses no bloco cirúrgico de um hospital grande na região, isso com 18 anos. Em Agosto de 2021, vim para Belo Horizonte prestar a prova do Quadro de Especialistas ( técnico em enfermagem) da PMMG. Hoje com 21 anos, dois anos de polícia, 4° período de direito, extraindo cada conhecimento da faculdade para passar em um concurso que me remunere melhor, mas pela minha idade e pelo objetivo graças a Deus estou bem. Recebo o mesmo salário, tenho porte de armas, e mesmas regalias que os policiais de rua, mas trabalho dentro do centro cirúrgico do único hospital militar do estado. Gratidão.
Resumindo minha história, aos 16/17 anos entrei nessa onda de começar no marketing digital, etc. (não que o marketing digital não funcione, mas é preciso um plano de negócios, entrega de conteúdo, geração de valor, investimento, etc.), o que um adolescente não compreende bem. Enfim, não deu em nada. Comecei a estudar para concurso, mas perdi minha mãe e fiquei desestabilizado mentalmente, então parei de estudar.
Fiz minha primeira prova no ENEM e, na segunda etapa , minha mãe faleceu. Meu padrasto havia discutido com ela dias antes, e acabei socando a parede, quebrando a mão. Mesmo assim, fiz o ENEM com a mão quebrada e perdi minha mãe. Tirei 500 sem estudar seriamente, apenas revisando algumas coisas e focando na redação. Passei pelo ProUni na faculdade Anhanguera. Porém, era em outra cidade vizinha, e eu precisava pegar ônibus, mas o motorista se recusou a me levar, dizendo que era muito longe e atrasaria os alunos de outra faculdade.
Mesmo se o transporte tivesse funcionado, fui reprovado na documentação porque comecei a trabalhar na farmácia, mudaram meu horário para a madrugada e passei a ganhar mais do que havia declarado na documentação. Comentei isso na faculdade, e me disseram que se eu fosse reprovado na análise não haveria custo, mas sai após uma semana sem um comprovante. Meu nome foi parar no Serasa e fiquei devendo por mais de um ano, até o lançamento do programa do governo 'Desenrola', que me permitiu quitar uma dívida de 6 mil por 130 reais.
No ano seguinte, ganhei um curso EAD, mas vi que o modelo não presencial não funcionava para mim e acabei abandonando. Pensei em usar minha nota do ENEM do ano anterior no SISU para tentar ingressar em uma universidade federal, mas só era possível pelo ProUni. Em 2023, finalmente comecei a estudar sistemas de informação em uma faculdade particular, porque meu pai disse que pagaria, embora eu não tivesse entrado antes por falta de comunicação com ele e supondo que não tinha condições.
Prestei o ENEM em 2023 e, ao mesmo tempo, iniciei a faculdade para ver como me sairia sem estudar. A única disciplina do meu curso presente no ENEM era Matemática, que sempre foi meu maior desafio. Melhorei minha nota em Matemática graças ao estudo da lógica e matemática que havia na faculdade e minha pontuação total subiu de 500 para 540. Com essa nota, consegui passar em Engenharia na UFLA, um curso de 3 anos de Engenharia mais 2 anos (Computação, Produção e outra disciplina, eu sairia com duas graduações) que optei por não assumir para aproveitar meu primeiro ano em sistemas, pois gosto bastante e o curso da UFLA era integral, o que não era viável para mim.
Desculpem pelo texto longo, só queria mencionar que todos nós enfrentamos adversidades na vida, seja com pais, parentes, amigos ou cônjuges. O importante é não desistir. Meu colega farmacêutico, que trabalhou comigo na farmácia e tem minha idade, concluiu o curso e está ganhando mais de 5 mil, enquanto eu ganhava menos de 2 mil. Não estou comparando, apenas mostrando que os estudos abrem portas. Se eu pudesse dar um conselho aos jovens, seria não se desesperarem, focarem em fazer o que gostam e economizarem dinheiro sempre que possível, investindo em algo de fácil acesso, como a caixinha da nubank , até conquistarem estabilidade financeira, pois podem precisar dos recursos sendo pobre. Resumindo, estudem, poupem dinheiro, façam o que gostam e não se envolvam em relacionamentos muito cedo, pois melhorar de vida já é difícil e um relacionamento no início da vida pode ser complicado, já que no começo somos imaturos. Desculpem pelo textão.
Desabafo:
Tava com muita dificuldade em arrumar emprego chegava a diversas entrevistas chegava no final e quando chegava nos requisitos acadêmicos meu "ensino médio completo" falhava miseravelmente
Minha noiva que se tornou minha esposa me incentivou a reabrir minha matrícula em ADM
Após formado consegui várias oportunidades
E bati meu recorde anterior fui demitido em 10/05 devido ao famoso "corte de gastos" fiquei 5 dias desempregado hoje 16/05 já comecei em uma nova empresa
Parabéns pela conquista cara e parabéns pela grande mulher ao seu lado, te incentivou a crescer e esteve com você, isso vale ouro.
Tô com muita dúvida se eu faria faculdade presencial ou EAD. Dizem que é bom presencial pelos contatos, mas o gasto com transporte público, alimentação e o tempo gasto é muito grande..
@@felipexg4879 cara presencial é muito melhor, contatos, oportunidades, vivência, amadurecimento e até mesmo tempo de qualidade e interação com outras pessoas. Pense nisso como um investimento e não um gasto.
@@felipexg4879 Presencial.
Eu só com o ensino médio consigo emprego bom fácil kkkkkkk e acho que não é só eu,pois no meu estado tem bastante emprego
Pra mim não foi 'perca de tempo', pois, com a faculdade consegui um estágio na área. E já fazem 5 anos que trabalho na mesma empresa e adoro o serviço que presto. Hoje com 24 anos de idade tenho tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e pós graduado em Governança de T.I. No começo nada foi fácil, pensei em desistir várias e várias vezes. Principalmente quando veio a pandemia, eu tive dificuldades em aprender de forma remota. Mas graças a Deus deu tudo certo. Algo que eu aprendi em todo esse tempo e que posso orientar e passar para as pessoas, é que não existe tempo certo. Não se sintam atrasados. Não se pressionem. Não se comparem com outras pessoas. Pois, eu acredito que cada um tem seu tempo. E tudo se resume a um processo. (tudo é um processo) - Espero que meu comentário seja útil para alguém que esteja lendo.
tem uma dica ae? sou assistente de t.i atualmente e desenvolvedor de sistemas
O que vc faz nesse curso?
Achar que a área de T.I ainda vale a pena?
@@WawaBreu também tenho essa dúvida, vou começar um curso técnico em TI mês que vem, mas sempre vejo vídeos de geral dizendo que não tem emprego e etc... Acho que pra quem quer fazer TI hoje em dia, o melhor caminho é estudar pra tentar um concurso público na área.
🙌🏿🙏🏿
Após ter feito faculdade, notei uma diferença gritante na minha pessoa, notei o quanto eu era alienado, o quanto precisava ampliar meus horizontes e sair da zona de conforto, conhecimento é importante sim!
Conhecimento pode ser adquirido fora da faculdade. Faculdade so te faz perder tempo
@@D570 Tinha que ser um bolsotrumpista, mesmo. Nunca pisou em uma universidade. Só quem já passou por uma sabe o quanto a mente evolui.
@@Gobbete a mente se deteriora. Sei bem como uma faculdade funciona 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@@D570 hmm...típico caso de frustrado, que nunca teve neurônios para sequer ser aprovado em vestibular. 🤔🤔
A mesma vibe de quando leva fora de mulher: “eu não queria mesmo...😤 Sua feia”
Se for chorar mais, manda vídeo. 😂😂😂
@@Gobbete sem neuronios é tu,ja estive em faculdade e é uma m€ rda total. Se eu nao tivesse a cabeça boa eles tinham me estragado. Tu que é o que tu me chama. É bem como o pessoalzinho da faculdade age,te acusam das coisas que eles sao. Tudo uns fracassados. Passei com glorias mas emprego que é bom nada. Faculdade nao serve pra nada aqui se nao for para ser medico ou advogado
Bom, no meu caso, a minha formação fez toda a diferença na minha mudança de vida. Antes eu era um mecânico de automóveis que trabalhava 12h por dia de segunda a sábado praticamente. Hoje sou um psicólogo que trabalho 6 horas/dia e tenho tempo pra viver e ainda ganho mais. Foram 5 anos de estudo que eu não me arrependo nem um pouco. Ainda estou me especializando, pois estudar e sobretudo na minha atual profissão é inifinito. Faculdade não vai te deixar rico, mas vai te oferecer mais oportunidades de melhorar sua vida, Não caiam no papo do primo rico, forte abraço.
Vc deu up na sua carreira profissional.
Exato, nem tudo é dinheiro.
A galera se esquece de olhar pra realidade: quem nasce de família pobre é muito improvável chegar no topo e se tornar bilionário antes de morr3r. O mais provável é que você vá ganhar 3 mil por mes e repetir o ciclo de pobreza. Se você fez uma faculdade e tá ganhando 10k, 20k isso já é uma coisa muito boa. Você pode não ficar rico, mas vc criou uma estrutura para sua família, seu filho poderá ir muito mais longe do que você através da sua ajuda. E é assim que a riqueza de uma familia de origem pobre é construída, com o passar de gerações.
Mas a galera gosta de buscar o irreal e acabar sem nada, porque o tempo vai passar de todo jeito. Ao invés de buscar algo sólido fica dando ouvido pra guru golpista
@@Rafaelnathann É exatamente sobre isso.
No meu caso ainda não vale apena estudar pois não sei o que eu quero ainda pra minha vida , daí faço uma faculdade aleatória daí não vai me ajudar em nada
@@ryanbaroni4169 Tudo tem seu tempo. Mas uma otientação profissional pode ajudar. Decidir uma profissão é de fato uma escolha complexa, isso é normal.
Impressionante como ninguém fala nada sobre um estudante fazer um curso técnico antes de entrar numa faculdade.
Eu fiz. Fiz meu curso técnico em farmácia que me abriu portas para contratação em farmácia magistral e me fez descobrir um pouco mas sobre o que eu gostaria ou nao de ter como profissão. Efetivação que me proporcionou a oportunidade de pagar a faculdade e dai em diante vai continuar assim. Com o salário do emprego apos graduada vou pagar a pós e um dia a gente chega a um salário bacana kkkkk ninguém valoriza curso de nivel técnico mas abre portas pro jovem recem formado e é uma profissão. O técnico de quimica por exemplo remunera muito melhor do que o de farmácia. Mas o importante é gostar do que faz. Nao adianta nada ter uma boa remuneração e detestar o que faz,tendo que fazer isso todos os dias.
Fiz curso técnico e fiquei 2 anos procurando estágio. Perda de tempo.
@@walisson219 que pena. Com apenas 4 meses cursando o técnico consegui estagio e la fui contratada. Eu sei que é mais difícil conseguir estagio sem estar mais cursando. Mais difícil ainda conseguir emprego sem ter experiência ou estágio. Claro que faculdade te da mais chances mas nem todo mundo tem essa realidade. Qual curso técnico voce fez? Alguns nao valem a pena mesmo
@@ArletevonGoethe Técnico em Mecânica pelo CEFET.
@@walisson219 amigo, eu também fiz mecânica e consegui bons estágios... E olha que só conclui com 25 anos...
Eu sou formada em Letras Português/Espanhol.
Comecei o curso aos 37 anos e terminei aos 41.
Tenho muito orgulho de mim quando me perguntam meu grau de instrução e eu falo: ENSINO SUPERIOR COMPLETO.
Detalhe: sou cega.
As pessoas estão completamente idiotas com essa história de conseguir juntar um milhão de reais.
Pelo amor de Deus, gente, pare!
Você pode muito bem juntar um milhão de reais e estudar ao mesmo tempo.
O estudo só vai potencializar sua capacidade intelectual para juntar toda essa grana.
Paz e bem.
Só de curiosidade, como consegue digitar no pc? Não é por maldade, não sei mesmo como.
@@goncaloandrade5866 Meu computador tem um programa chamado NVDA, que é um sintetizador de voz que lê tudo que está na tela, exceto as imagens. Assim eu consigo digitar, ler, postar em redes sociais, estudar etc.
@@goncaloandrade5866Pode ser no celular onde tem a função "Talkback" Que Fala as opções do celular.
@@goncaloandrade5866 você se esforça em cara kkkkkkkk
@@Murillo-lm5ih Estou falando sério, não é pra rir
Ela está mentindo?
Finalmente UM vídeo que fala sobre o que eu penso, fiz direito, e fico extremamente puto com esses vídeos de "não estude, trabalhe", eu literalmente entrei na faculdade de direito querendo sair, por causa desses vídeos, e o aprendizado que tirei de um curso que existe há quase 900 anos é absurdo, me tirou de virar um quase pateta influenciável pra um pesquisador com pensamento critico. A faculdade pode não mudar o resultado do seu bolso, mas pode aprimorar milhares de vezes sua personalidade e a forma que você vai lidar com as coisas no futuro. Tem milhões de benefícios passar por uma faculdade, ai sim, se você passar por uma de qualidade, e pensar em fazer outra coisa, você tem condição de fazer isso. O povo vai muito no "alguém me disse então não faço"
Tem um vídeo do Izzy Nobre que ele fala justamente sobre um destes gurus de internet, que diz que, ao invés de estudar, o cara deveria PAGAR PARA TRABALHAR NUMA GRANDE EMPRESA! O cara é tão culhudeiro que cita que criou uma empresa aos 19 anos, tem 22 anos, sendo que a empresa existe desde 1985!
@ e complicado kkkk mas o povo não se dá ao trabalho de pesquisar o mínimo por traz mesmo. Ficam acreditando em vendedor de PLR que é basicamente = Vender produtos "milagrosos" pra quem tem insegurança corporal e problema mental. Resumindo - exploração. Ai diz q o jovem milionário de 21 anos é empreendedor. Mal sabe a falta de caráter.
Mas para aprender conhecimentos, não precisa estar dentro de uma faculdade, sentado em uma cadeira!!!!
@@bobthif991 não precisa, mas se todo mundo fosse autodidata o Brasil não tinha tanto analfabeto intelectual. Os professores desempenham um papel direcionador muito relevante e motivacional pros alunos. Tenho muito respeito por todos os professores dedicados ao ensino que tive desde o ensino público até a faculdade e em cursos, mesmo sabendo que posso buscar esse conhecimento por conta própria.
@@bobthif991 pode até ser, mas nunca universidade você compartilha conhecimento. Seguindo um guru de internet, você só aprende a ser enganado ou subir na montanha (entendedores entenderão)!
Sábias palavras.
Quando eu estava no Ensino Médio minha mentalidade já estava contaminada por essa falsa ideia de que "a maioria dos programadores não possuem diploma" e coisas assim. O que me deixou bem inseguro quando comecei a fazer faculdade em 2020. O pior de tudo foi o curso ter iniciado em plena pandemia, fazendo que eu passasse metade dele de forma remota, o que me permitiu passar horas na frente do pc assistindo tutoriais de programação e simplesmente dando o menor valor às disciplinas teóricas ou não relacionadas com programação. Hoje me arrependo pela escolha pois tive que reaprender do zero conceitos básicos de algoritmos, estrutura de dados e POO porque eu achava que era perda de tempo e que deveria focar nas tecnologias mais recentes.
Enfim, estudar não dá dinheiro, mas te mostra o caminho para alcançá-lo.
o mais importante da faculdade é ao menos ter uma base para desenvolver um software para o seu caso. não basta ser bom em linguagem x ou y, tem que conhecer o principal, que é ter noção de lógica, oo, e tudo mais para sim aprender a usar novas tecnologias.
@@CasaDosGamersOficial mas isso também pode ser aprendido fora da faculdade, mas não em página superficial de guru e sim se dedicando mais e buscando mais fontes múltiplas, baixando ebooks, comprando outros livros principalmente se não sabe inglês essa parte tende a ser mais importante ainda e assistindo algumas vídeo aulas q podem ser intercaladas com leitura para não se exaurir facilmente desde o começo.
Estou vendo isso na meu curso de sistemas, meu professor passou um trabalho em java, com estruturas de dados, POO + sql. Fiquei perdidinho, mas to focado.
Parabéns pelas colocações sobre a real importância do conhecimento nas nossas vidas.
Eu entrei na universidade (UNIFAL-Alfenas-MG) em 2019, quando eu já tinha 30 anos. Antes disso, trabalhei em diversos ramos: de vendedor a recepcionista; panfletei jornais de lojas e mercados; trabalhei nas lavouras de café e de tomates etc.
Em 2014, arrumei um trabalho em uma empresa de confecção que fabrica roupas em jeans, onde passei muitos perregues: salário baixo, atraso no pagamento do nesmo de até 15 dias; sem depósito de fundos, pagamentos de férias e décimo terceiro. Passei 4 anos nesse lugar buscando minha sobrevivência.
Em 2018, fui convidado por um amigo a participar de um cursinho popular na minha cidade depois do trampo. Eu fui... nesse mesmo ano, prestei o ENEM, e tive a felicidade, em 2019, de ser aprovado, em uma difícil lista de espera (4 chamada) no curso de medicina da Federal de Alfenas.
Hoje, 2024, estou no meu penúltimo ano de faculdade. No momento, como regra curricular, estou no que se conhecê como 'internato' médico, passo a maior parte do meu tempo em instituições de saúde - PSFs, UPAs, Hospitais - e uma outra parte do meu tempo, eu passo descansando ou estudando, seja em aulas na faculdade de maneira específica, ou em casa sobre o corpo humano, tratamentos, algo que me fascina.
Me formo em Medicina no próximo ano.
Não parem e nem deixem de estudar, por favor. A ignorância nunca é chave, ela é cadeado.
Que história! 🔥 Sucesso! Aliás, já pensou em criar conteúdo pra internet sobre sua história? Tenho certeza que iria alcançar muita gente! Eu com certeza acompanharia.
Importante é você fazer o que é melhor pra você e não o que os outros acham
Ou seja, cada um tem uma vocação que demanda um preparo diferente e não vai ser escolher A ou B da questão que vai te definir, é tudo uma ferramenta
Sou quase PhD em Física, estou no último ano. Tenho 27 anos e não sou rico. Fui galgando minha vida na faculdade desde meus 17 anos. Às vezes me arrependo de não ter buscado meios de ganhar mais dinheiro, mas sou muito novo e tenho um grande futuro pela frente. Seu vídeo é bem sensato e motivador. Obrigado.
Sinta-se lisonjeado, eu tenho 23 anos e somente agora comecei um técnologo em análise e desenvolvimento de sistemas! Meu pai me abandonou quando eu tinha 5 e Minha mãe faleceu quando eu tinha 8 anos, morei com irmã e lá já comecei trabalhar na roça com 8 anos, depois com meu pai, onde passei fome e sofri maus tratos da madrasta, e no fim minha tia me adotou quando eu tinha 15 anos. Sempre trabalhando, desde os 8 anos de idade! Hoje tenho 23 anos e já fazem 15 anos que trabalho! E o máximo que tenho é uma casa financiada e uma moto cg, trabalhando em 2 subempregos e rezando pra aguentar a faculdade até o fim! Única coisa que me impede do autoexterminio hoje é a esperança de que um dia vai melhorar.
@@geancarlos6938Força, irmão! A vida é muito árdua pra uns, mas toda a sua luta vai valer a pena, você está fazendo por merecer. Que a sua jornada seja iluminada🙌🏽
Fazia física e parei a faculdade era muito ruim sofri assédio moral forte e grave daí, larguei.
Se vc não nasceu herdeiro, ESTUDE.
Por diversos motivos pessoais não pude terminar minha faculdade, hj em dia estou correndo atrás de conseguir uma formação, atualmente moro no exterior e consegui uma boa oportunidade para conseguir estudar (mesmo estando em situação irregular), se eu tivesse conseguido terminar meu curso superior no Brasil antes de vir embora, uns 70% dos meus problemas atuais não existiriam
@@viertmam Vamos conseguir irmão!
Tenho 29 anos, sou bióloga, tenho mestrado e doutorado em genética, faço pós-doutorado no Canadá. Meu contrato não é fixo ainda, o que traz um pouco de frustração depois de tantos anos de dedicação. Mas eu tenho a confiança que apesar de não ser milionária um dia, eu sempre terei oportunidade e não vou passar dificuldades. Sempre vai precisar de um pesquisador, professor, revisor científico, técnico que seja. Acho que o estudo traz isso. Segurança, credibilidade. Os tiktokers podem ter milhões agora, mas sabemos o quanto a internet é instável. Se amanhã ou depois tudo mudar, o que eles farão da vida? Quem sao essas pessoas fora das telas? Isso sim é perder tempo, perder com uma realidade que não existe. Como o vídeo falou, vc está vivendo enquanto está fazendo faculdade. E o q está fazendo enquanto consome/produz vídeos curtos que ninguém vai se lembrar em pouco tempo? Está difícil em todas as profissões, e é isso. Eu continuarei defendendo o estudo, nem todo mundo vai precisar ser doutor, mas a universidade abre mentes, vc cria autonomia pra construir seu próprio caminho. Não vai ser um curso fast-food em qlqr esquina que vai te prover isso.
Concordo com você. Além disso, já tem matérias jornalísticas alertando que influenciadores digitais estão em decadência e perdendo a credibilidade.
Tenho 22 e já estou quase terminando minha graduação em direito, consegui uma bolsa 100% pelo Prouni estudando em escola pública. Basicamente dispondo de 3 horas do meu dia, vou obter um certificado que vai me abrir diversas possibilidades, valeu muito a pena ter saido do ensino médio e ja ingressado na faculdade.
Direito é um curso excelente, dá muitas oportunidades. Só q no começo é muito dificil. Parabéns, sucesso!
Opa beleza qual foi sua nota de corte?
Também Só de escola pública kkkk fiz Enem 11 vezes não passei nem uma 😢 problema do Brasil que muito difícil conseguir entrar numa faculdade
@@FranciscoSouza-bw9mc Tudo bem contigo? Poderia saber para qual curso está tentando entrar?
@@-.2.. física ou ciência da computação 😔
Eu tenho 23 anos e sou a primeira da minha família a fazer faculdade. Concluir a graduação ano passado e hoje faço Mestrado. Estudar tem mudado a minha vida, a minha perspectiva. Se eu não tivesse estudado, estaria como todas as mulheres da minha família. Hoje ganho uma bolsa de pesquisa no valor de 3,100, não é muito em outras realidades, mas para mim já é grande coisa!
@@LeticiaSantos-dl9tp que massa! Parabéns!!
Finalmente uma opinião sensata. Eu conheço assim como vocês também conhecem esse tipo de pessoa que sempre tem desculpas para não estudar, desde a idade, o tempo de duração do curso ou fala que vai montar um negócio. Geralmente está pra montar o negócio ja faz uns 15 anos. E enquanto isso a vida vai passando, custo de vida aumentando, responsabilidades surgindo, e o que era difícil de se fazer 5 anos atrás hoje mostra-se quase impossível.
Ouvir conselhos de gurus é inspirador, mas não move uma grama em grande parte da audiência que os escuta.
Finalmente alguém lúcido no RUclips merece like
Eu sou professor e sempre falo para meus alunos: se estes "gurus de internet", cheios de vocabulários tirados do "quem mexeu no meu queijo" e outras porcarias iguais e que falam asneiras como "largar os estudos e ser empresário", realmente não achassem o estudo importante, por que eles colocam os filhos em escolas e investem na educação deles?
Eu dou uma prova básica disso: mesmo já atuando há vinte anos no mercado de educação, todos os dias eu tento me qualificar justamente para não "ficar para trás", investindo em estudo e melhorias no meu trabalho. E, ainda assim, não estamos livres deste charlatanismo - e eu quase fui vítima de um! Isso porque entrei num curso de uma tal "professora empreendedora", para ensinar o "professor a deixar de ser fu... e passar a ganhar dez mil reais por mês"! Lógico que eu saquei que sempre há um certo exagero, mas mesmo assim fui no "confia", pois estava buscando uma qualificação profissional e técnicas para aprimorar o meu trabalho em sala de aula. Só que, com três meses de curso, as aulas (todas gravadas) não diziam coisa com coisa e, quando indagávamos, os orientadores só sabiam dizer coisas como "só vai", "segue o fluxo", "não desista" e outros blábláblás de coachs de internet. Em resumo: um belo dia, fiz uma pergunta mais incisiva, questionando sobre esse comportamento e pelo fato de ter investido caro no curso e simplesmente fui expulso! Pelo menos, tive o dinheiro devolvido, mas depois ela colocou no grupo (soube por uma colega) que eu "estava contaminando a todos com minha negatividade" (what?)!
A faculdade foi o melhor universo em todos os sentidos que foram aqui citados. É onde VERDADEIRAMENTE você faz o seu network, onde você conhece gente mais forte, rica, influente e inteligente que você e que pode abrir portas para projetos futuros - ou, na pior das hipóteses, ser um grande fdp, mas que pelo menos você aprende a lidar com gente ruim! O problema é que vivemos num país tão miserável que qualquer um que surge com o "ouro de tolo" conquista uma pilha de estúpidos que acreditam piamente que ficarão rico com investimentos duvidosos ou com palavrinhas difíceis que não levam a lugar algum! Bem, acredito que o destino destes é bem mais provável de ser subir uma montanha com um desses gurus e morrer congelado e recusando ajuda dos bombeiros...
Concordo com quase tudo que disse, exceto no ponto de vivemos num país tão miserável, pois em primeiro lugar o Brasil é vasto em riquezas de todos os tipos, perceba também a quantidades de corruptos e golpistas que existem aqui e que sempre conseguem milhões em dinheiro de impostos e de estelionatos, e sempre há mais dinheiro para se obter por mais que políticos e criminosos nos roubem. A miséria do brasileiro está somente na mente daqueles que acreditam nisso. Lógico que existem Estados e cidades muito pobres, mas isso é culpa da política e da cultura do brasileiro, se atente também para a grande quantidade de pequenos e grandes empreendedores brasileiros que obtém grandes fortunas mesmo sendo pessoas simples e sem estudos, como David Portes e Geraldo Rufino, que conseguiram se tornar grandes empresários usando suas habilidades pessoais e experiência naquilo que melhor sabiam fazer. O problema mesmo é que o brasileiro é um povo "dinheirista" que sempre se acha mais esperto que seu próximo, que pode ganhar dinheiro sem esforço sem ter as habilidades necessárias para agir de acordo com as oportunidades que aparecem apenas copiando idéias de outros. Nosso país possui riquezas inimagináveis, a verdadeira miséria está na mente daqueles que acreditam que somos miseravéis.
Verdade! Quem empreende nunca deixa de estudar, vai no máximo focar apenas nos estudos da sua área. Me fale um nome de um empresário de sucesso que não estuda empreendimento. A maioria não apenas estuda sua área mas também outras áreas.
Pois é, também sou professor e algo que meu avô me falou e eu rebati ele foi assim. Ele me disse que os jovens hoje tem toda informação disponível, então eu falei "Eles tem informação, não conhecimento e muito menos sabedoria". Uma vez uma aluna que estava para reprovar na matéria, eu fui lecionar em particular para ela, daí a mesma me manda uma dessas "Ain, é que eu tentei tirar as dúvidas com os vídeos do Castanhari". Ai tu espera o que? Era o único meio de "estudo" dela, era estudar vendo vídeos do Castanhari, daí ela tentava responder na prova com aquilo. Charlatão sempre existiu, problema que hoje eles estão mais expostos por causa da internet e infelizmente o povo compra. E se tu rebate é tido como burro ou negativista, mas vai ver a interpretação, leitura e escrita do brasileiro, cada vez pior. Tem aluno meu do terceiro colegial que é incapaz de ler 1 parágrafo inteiro corretamente, interpretar então kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Acho que antes de quererem empreender ou conquistar o mundo, deveriam aprender primeiro a ler e escrever.
Concordo, adorei seu comentario
Nunca li tanta boxt4, parabéns 👏👏👏👏
Eu só tenho a agradecer por ter feito faculdade. Aprendi muita coisa lá e construí um networking bom que inclusive foi responsável por eu ser indicado onde trabalho atualmente, se eu não tivesse feito isso seria uber até hoje kkkkk e quando fui indicado para o trabalho o meu curso técnico de informática me botou a frente de vários concorrentes. Estudo é tudo.
eu tenho 23 anos e somente agora comecei um técnologo em análise e desenvolvimento de sistemas! Meu pai me abandonou quando eu tinha 5 e Minha mãe faleceu quando eu tinha 8 anos, morei com irmã e lá já comecei trabalhar na roça com 8 anos, depois com meu pai, onde passei fome e sofri maus tratos da madrasta, e no fim minha tia me adotou quando eu tinha 15 anos. Sempre trabalhando, desde os 8 anos de idade! Hoje tenho 23 anos e já fazem 15 anos que trabalho! E o máximo que tenho é uma casa financiada e uma moto cg, trabalhando em 2 subempregos e rezando pra aguentar a faculdade até o fim! Única coisa que me impede do autoexterminio hoje é a esperança de que um dia vai melhorar.
Vai melhorar, desejo toda sorte do mundo pra você guerreiro 👏
Já deu certo irmão, vc é forte ❤
Voce tem uma casas aos 23, cara vc tem muito. Sei que foi com muito esforço, mas nao se menospreze assim.
Encontre o Instituto Borborema no youtube, o que eles ensinam não tem preço...
Parabéns mano, você já é um vencedor
Estudar é uma satisfação para alma, fazer algo que te da prazer cria leveza de vida. Sou professora de jovens e adultos. Tenho alunos aposentados que nao tiveram oportunidade de estudar e que tambem não pensam em ficar milionários a essa altura, porém o prazer deles ao aprender é inexplicável, o ensino abre a mente e rejuvenesce, independente da idade nos sentimos jovens de mente.
Desabafo de um adolescente de 19 anos...
Talvez nem tanto adolescente.
Bom, tenho acesso a internet desde os meus 8 anos, cresci a vida inteira vendo esses falsos gurus que jurava que se eu focasse em dinheiro fora eu consegueria fazer coisas diversas.
Não foi isso.
Passei meus 14,15,16,17 e 18 sugando conteudo de DP shipping, mercado exterior e investimentos.
Ensinaram tudo, exceto que para começar você precisa ter literalmente muito dinheiro.
Isso afetou muito eu mesmo ao ponto de agora, eu com 19 não saber qual area de trabalho seguir, o que eu quero ser e etc.
Tiraram completamente aquele lance de "eu quero ser tal coisa quando crescer" afinal, nunca soube disso de mim mesmo.
Agora dedico uma vida preguiçosa, com trabalhos que arranjo sendo instável e sem consistência por conta que nao sei como manter a mesma, ja que minha mente está instável.
19 anos.
5 carteiras assinadas com contratos de no maximo 3 meses de trabalho.
Atualmente desempregado.
Experiente em todo tipo de trabalho ja feito porem sem consistência qualquer.
E isso galera...
Voce que e adolescente, saia dessa ilusao e nao acabe que nem eu.
Que nada, a galera começa com uns 20 e poucos na média pelo q vi, se vc for de exatas e gosta de programação faça uma faculdade de programação se for de exatas mas não tanto de lógica faça uma engenharia daora, caso for de humanas faça psicologia pq de resto não sobra muita coisa que dá dinheiro decente não kk
Você deveria ter estudado economia e finanças, pois tendo conhecimento nessas áreas, talvez você soubesse o que é furada ou não.
@@Ojna7 pior que estudei, quando falo sobre investimentos eu digo em geral.
Sou o único na minha família que literalmente consegue ter o dom de guardar dinheiro e saber onde investir
@@Vito-jd7bx Se você estudou isso, então você sabe que o futuro, principalmente no Brasil, não será fácil para a geração Z. É quase impossível ter bens e ativos como há 20 ou 30 anos, a base monetária aumenta todo ano, logo o seu dinheiro vale cada menos. Veja pelo lado bom pelo menos você consegue emprego temporário, já eu nem isso consigo.
Plmds tbm, tu quer seguir um rumo só vendo vídeo? Tu tem que estudar, ler livro, pesquisar
Se tu n pensou nem nos custos pra começar um negócio aí o errado é você
"Não faça faculdade! Compre o meu curso de vender curso."
Cai nesse papinho, e falo com toda a certeza da minha vida, por tudo que é mais sagrado, foi a pior coisa que ja fiz, aquele dinheiro não vai voltar mais. A faculdade diferente desses "cursos milagrosos" não vai fazer com que você perca seu tempo, comprando um curso vc perde dinheiro, tempo e sanidade mental e a faculdade vai te dar conhecimento. Pense 10 vezes antes de acreditar em um vendedor de sonhos
quanto você gastou mano?
@@hiagoluan3419 mais de 200 reais
O que tem de tão ruim assim em quem vende curso?
Eles só querem o seu dinheiro para poder ficar melhor. Só isso. Soberba@@sepguii
O problema n é vender curso, mas sim piramideiro @@sepguii
Fiz faculdade (em T.I.) e, hoje, passados 5 anos de formatura, estou tendo muita dificuldade para arrumar emprego na área, mas, de forma alguma, me arrependo de ter feito! Apanhei muito para me desenvolver na faculdade e isso me tornou uma pessoa melhor. Me fez acreditar que, mesmo que seja um conteúdo difícil, com persistência vc vence. Sem falar que pude ter várias experiências em estágio e conheci muitas pessoas importantes pra mim! Foram os melhores anos da minha vida!
Mas isso é uma tragédia, por isso que falam que TI você aprende é por fora, a faculdade não te prepara, é só pelo canudo, 5 anos depois de formado e ainda nem conseguir emprego na área é uma tragédia.
@@Scott_Redfield em nenhum momento falei que esperaria estar preparado para o mercado com a faculdade. Inclusive, desde a época que cursava, estive no mercado por 4 anos. O problema é que as empresas não estão dando oportunidades para as pessoas entrarem e se desenvolverem. Cursinho livre não é experiência!
Curso de que?
O que te coloca no mercado é o portfólio, os contatos que você teve , experiências/cursos por fora, Quem só precisava de diploma da faculdade pra ter uma vida confortável era a geração dos meus avós,hoje em dia quem tá realmente bem na área fez muito mais coisas além da faculdade do que nela propriamente dito.
@@walterbranco8798 eu estou pensando em voltar mano, tranquei a faculdade de Análise desenvolvimento de Sistemas em Março, nesse período estava pensando o que fazer da vida. Mas estou pensando em voltar, ainda tenho esperanças nessa área.
Finalmente alguém falando o Óbvio. Assim como na internet, ambientes como Faculdade, Cursos presenciais, Jovens Aprendizes etc.... Da pra aprender e extrair muito disso.
Influencer nenhum determina a minha ou a sua vida.
Não podemos nos esquecer que a maioria dos CEOs são formados em alguma engenharia, um curso de exatas pode te dar uma capacidade analítica absurda em relação à média e isso é muito útil no mercado de trabalho, no empreendedorismo e na vida em geral.
A maior parte dos bilionários não tem formação ou não ficaram ricos usando sua formação.
@@spirenhall8524o q o cu tem a ver com as calças? CEOs e diretores não são bilionários.
@@spirenhall8524 na verdade a maioria tem formação sim!
Em percentual aqui no Brasil 32% não tem formação (68% tem).
Porém, falando de CURSO, o percentual é menor que os que não tem.
@@spirenhall8524 Ai tu usa a excessão como regra, eles não tiveram curso superior mas tiveram a melhor estrutura, os melhores professores, os melhores contatos e a tranquiliadade de não se preocuparem com dinheiro.
@@SergioTaz só se esqueceu de dizer que a maior parte desse bilionários já vieram de família rica. Faz o seguinte, olha os novos milionários de 2023 e os de 2024. Todos praticamente ficaram milionários através do digital, e praticamente mais ninguém tem ensino superior. Não tem como comparar a faculdade de 30 anos atrás com as universidades de hoje. Hoje em dia a instituição formal é oposta a educação real.
Esse moço é extremamente lúcido e profissional!
Muito boa reflexão. Eu mesmo era programador há 10 anos até dar Burnout e focar em concursos na área militar (Talvez tenha um grau de autismo e sofro muito com hiperfoco). Após conseguir meu objetivo me vi na necessidade de voltar para a programação de forma freelancer, pois tenho uma escala bastante flexível e não consegui ficar sem fazer nada na folga. Falar que PM ganha pouco é um fato, principalmente quando olhamos a realidade de criadores de conteúdo de sucesso que ganham em dólar. Mas também devemos admitir que tem muita gente no Brasil querendo ganhar 4-5 mil reais mensais e trabalhando 2 dias e folgando 6 (Minha escala). Isso dá tempo suficiente para fazer dinheiro por fora. Hoje, graças a Deus, geralmente consigo o dobro que a renda do concurso e ainda tenho uma rotina variada e o direito de andar armado e defender a mim e a minha família. E ainda sobra tempo até para lutar por causar como armamento civil, apesar de muitos não merecerem.
Ainda não fiz faculdade, mas pretendo fazer um dia para realização pessoal, abertura de novas oportunidades, principalmente internacionais, porem não consigo mais ter MEI e teria que sair da polícia para fazer isso.
Abraço e todo sucesso para os criadores de conteúdo que para mim é a profissão com mais tendencia a Burnout.
Os gurus falam muito mal da estabilidade e segurança, mexem com a mente fraca do jovem dizendo que isso é algo ruim, (papo de guru vendedor de curso) mas a gente vai amadurecendo e apanhando da vida e descobrimos que isso faz muita diferença na nossa vida.
Isso de fato. É verdade. Com um diploma você já tem muitas portas de concurso se abrindo.
@@hidan1997 sim, o que eles querem é vende curso.
Eu aqui com meus 28 e ingressei esse ano no curso de engenharia elétrica da UFC. Não é lá a engenharia mais fácil, mas como eu já sou eletricista, a faculdade vai me proporcionar um aprendizado muito mais amplo de tudo aquilo que eu já conheço e muito mais, então a idade não é um problema. Sim, não vai ser uma jornada fácil e a grande dificuldade pra mim é só financeira mesmo, já que eu divido as despesas da casa com a minha mãe e pra contornar isso, eu faço trabalhos nos fins de semana. No começo da faculdade a gente tem direito a um auxílio ingressante e no decorrer do curso há vários projetos de extensão que tem bolsas
PS: Pra você que é jovem e quer fazer engenharia, você precisa gostar de matemática e física
Conhecimento nunca é perdido. Faça o que você gosta, faça o que você se sente bem fazendo, busque se aprimorar naquilo que lhe faz bem, isso é o mais importante.
Tenho 21, morria de medo de não ter dinheiro, de não me identificar com o que eu escolhesse, enfim. Hoje curso psicologia, amo o que faço e independente de retorno financeiro- continuarei amando e crescendo em todos os âmbitos.
Obrigado cara! Eu não tenho voz pra falar isso que vc está falando, mas agradeço por vc ter falado. Eu vejo um plano maligno de alguns grupos da sociedade que querem que as pessoas sejam cada vez menos esclarecidas e cada vez mais operacionais e manipulaveis através da rejeição a educação e de falsas promessas.
Vdd
Mano, por isso que você é um dos caras que eu mais admiro no meio da computação, você não cair nessas bobeiras que tem na internet.
Muito obrigado, eu sou muito jovem mas estava a me sentir muito mal pensando que estava a desperdiçar o meu tempo na faculdade, mas depois desse vídeo notei que não estou simplesmente em uma fase da vida e tenho muita vida pela frente
Pra mim é muito claro ver as razões pelas quais esses gurus usam isso. É muito mais fácil manter-se rico quando você consegue manipular e explorar o pobre. Se perpetuar no poder e nos grandes lugares de poder quando a população não se informa e não se capacita.
Depois da minha experiência em universidade pública, a minha opinião é a seguinte:
Se você tá apenas preocupado em ser só mais um funcionário de alguma empresa, provavelmente, vai achar faculdade uma perda de tempo.
Se você quer conhecimento e pensa em criar/desenvolver coisas, seja fazendo pesquisa, projetos pessoais ou até mesmo empreender/prestar algum tipo de serviço, a faculdade será de grande utilidade. Só que, para isso, a pessoa precisa ser mais interessada em explorar o que a universidade pode oferecer. Tratar igual ensino médio (apenas faz as matérias, provas e só), não vai adiantar muita coisa. Faculdade não é lugar para essa passividade.
Aliás, caso a pessoa esteja só interessada em trabalhar em alguma empresa, se for atenta, vai perceber que existem oportunidades "diferentes" no mercado que, por serem mais especializadas, só vai saber que existe justamente por estar inserida no contexto de pesquisa da universidade. Por isso, acho engraçado quando falam de deixar a faculdade de lado para empreender, sendo que é justamente o ambiente adequado para quem quer explorar/conhecer ideias novas.
É aquilo, a faculdade vai sim, tomar um tempo seu. Então, se fizer uma, para valer a pena, precisa aproveitar o que der enquanto estiver por lá.
Faculdade é MUITO válida. Eu fiz faculdade até o 6º período de Comunicação Social - P.P., e conseguir muitos estágios COM MUITA FACILIDADE, antes mesmo de iniciar a faculdade, apenas com data prevista pra iniciar as aulas, conseguir emprego de carteira assinada em concessionária de carro. Tranquei a faculdade por conta de alguns motivos pessoais, porém no tempo que fiquei parada, deveria está me atualizando, mas não! Preferir ficar consumindo leseira de entretenimento o dia INTEIRO. Quando cheguei nos meus 28, 29 anos percebi o quão desconectadas das pessoas ao meu redor eu estava, pessoas que já estão com suas vidas profissionais bem sucedidas, todos formados no superior, pós, doutorado, concursados. O nível das conversas deles me deixa admirada. Antes eu achava que seria vaidade, mas hoje penso que seja o BÁSICO de uma mente inteligente. Fico impressionada com pessoas que lembram de X assunto que foi dado em série escolar ou quando elas sabem em qual série foi dada o assunto. Mas a verdade é que essas pessoas nunca pararam de estudar. A evolução abre portas! Corram atrás de conhecimentos e não de dinheiro. O dinheiro é consequência. Não existe colheita sem plantação. Percebo isso agora, aos 30 anos, correndo atrás do prejuízo profissional. Tenho apenas o ensino médio completo e agora estou devorando os assuntos de concurso público, pra então poder ter um pouco de dignidade profissional. Sem contar o salário de quem tem NÍVEL SUPERIOR que é MUITO mais alto do que o salário oferecido para quem possuem apenas ensino médio. Então FAÇAM FACULDADE, o conhecimento abre portas para sua evolução!
Diga-me, o que seria o CONCEITO de estudar? Adoraria ver sua resposta, se possível.
@@Sazito_Plays Reservar um horário todos os dias pra se aprofundar em tal assunto. Tipo quando você está conhecendo alguém (no sentido namorar)!
Exatamente, mas, um adendo, não mescle estudar/conhecimento somente a faculdade.
@@georgeobonzinho faculdade serve como um documento pra abrir portas, agora se manter na porta que você entrou, somente já tendo conhecimento. As empresas querem pessoas que tem conhecimento básica da área vaga e não alunos.
@@HestefaniaMarianaEu tava pensando justamente nisso, além de compromisso com Deus, deve-se com estudos também... aí eu penso "Que namorada é essa que nem tira tempo pro companheiro"
Ótimos pontos apresentados no vídeo! É simples, quer estudar e ter um emprego fixo? Faça! Quer empreender e ficar rico? Faça!
Cada um é dono da própria vida! Casa um tem uma vocação, e no futuro cada um vai colher o que plantou, e tá tudo certo! 🤜🏻🤛🏻
Eu e meu irmão somos um belo exemplo do cara empreendedor e do cara que prefere seguir um plano de carreira.
Ele prefere trabalhar pra ele mesmo na oficina que ele abriu, eu, por outro lado, prefiro estudar e seguir na carreira que escolhi. Nós nos damos super bem e ocasionalmente damos conselhos um para o outro.
Fiz faculdade, hoje trabalho em casa, 7 horas por dia.
Tenho meu tempo para o meu lazer e família... além de ter um salário mais do que compatível com a minha experiência.
Pra mim deu super certo, recomendo sim que você estude e finalize sua faculdade...
Que curso você fez?
@@danielehochmuller4301 Por mais incrível que pareça, Análise e Desenvolvimento de Sistemas xD mas optei por seguir carreira em BI.
@@philipedesouzasantos1201 Como assim por mais incrível que pareça? Achei que tivesse muita demanda e salários bons essa área
@@GabrielRodoamo que ele tinha que falado? Ele apagou o comment
@@Capslocksan Falou que tinha feito faculdade de ADS
" NÃO ESCUTE OS GURUS DE INTERNET". Disse tudo em poucas palavras, parabéns!
Conteúdo super necessário, eu como professor sempre incentivo meus alunos a estudarem e correrem atrás de seus sonhos. Isso não impede de ganhar dinheiro etc. As pessoas são diversas e com objetivos diversos, mas o estudo nunca, nunca foi algo ruim. estudem, estudem e cresçam sempre.
Concordo plenamente, parabéns cara. 95% desses Guru que fala essas merdas sobre não fazer faculdade tenta vender o curso deles depois
Eu tenho 19 anos, quero fazer ciência da computação mas tá um pouco difícil de entrar, bem continuo seguindo, vídeo muito legal que você fez, conhecimento nunca é demais!
CONTiNUA mano , fiz eng elétrica e valeu muito a pena .
Tô no 6° periodo, e recomendo muito. Eu ja tinha curso técnico pelo Instituto federal e alguns outros cursos, mas a faculdade me abriu um leque gigante.
@@KenshiroAlucinado imagino que deve ser dahora mesmo, quem sabe esse ano rola pra mim
@@paulitochan746 Fé que vai irmão. É estudar bastante e correr para abraço.
Já que está falando que está difícil de entrar, provavelmente deve estar tentando em uma pública. A nota pra conseguir entrar com uma bolsa de 100% pelo Prouni (caso você tenha direito) costuma ser bem menor.
Um dos melhores vídeos que já vi no RUclips. Parabéns! Falou tudo! Eu tenho 39 anos, trabalhei por 19 anos no maior banco privado do país, e agora que eu saí de lá estou pensando em mudar de carreira e tudo que você falou é a realidade : vemos muita gente falando de ganhar rios de dinheiro e a vida não é assim. Temos que investir principalmente em educação pois isso ninguém tira de nós. Like garantido neste vídeo 👍🏻
Parabéns pelo vídeo. Sempre lute pelos seus sonhos e ideais. O estudo mudou minha vida, assim como de muitos aqui nos comentários. Infelizmente no nosso país em que as oportunidades de "estabilidade" financeira e profissional são escassas, o estudo é nossa única arma.
Lembro exatamente do meu pai me dizendo quando comecei o ensino médio "estude por que só o estudo irá mudar sua vida" graças a Deus segui o conselho, terminei o ensino médio e já entrei no meu tecnólogo, e com 21 anos já estou terminando minha primeira pós em Engenharia, e não pretendo parar
Passei 3 anos pra entrar na faculdade. Depois disso passei quase 12 anos cursando engenharia e por inúmeros contra-tempos não consegui me formar. Pior, fiquei totalmente saturado da área. A perspectiva que existia quando eu entrei era outra em relação ao hoje. Minha cabeça também.
Além do mais, muitos dos problemas de saúde que eu acabei desenvolvendo foram em decorrência ao que passei durante a graduação.
Muitas vezes a gente escolhe algo achando que vai dar dinheiro ou vai ter sucesso por causa de N coisas que falam pra gente. Mas eu digo que se eu tivesse feito, matemática por exemplo, ou mesmo economia com todo o receio que eu tinha, provável que eu teria as mesmas ou até mais oportunidades.
Não tenha medo de desistir se você sente que algo não está bem. Não tenha medo de recomeçar ou "perder 1 ano ou dois". Por que se lá na frente algo der errado, você terá que recomeçar de qualquer modo.
"Já tive paz um dia. É melhor ter um propósito."
Eu tava em elétrica e tava odiando fiz de tudo lara mudar para engenharia da computação quando mudei minha vida decolou tô tirando nota boa e entrei para uma empresa junior que só tá me ensinando além disso tô mais motivado para ir para o ingles e cursos de dev online tipo udemy lara me ensinar sobre front end
Caracas! 12 anos? e mesmo não conclui?
@@edson.nascimento. tá estranho mesmo se for verdade ou ele passou para o ITA ou usp pq eu que tô na unb que tamb é federal tmb tinha muita dificuldade em matemática mas consegui levar o curso adiante só reprovei em 1 em 6 semestres
@@victonios23qual faculdade?
@@gub6 falei no comentário universidade (federal) de Brasília
Se o cara se esforça no colégio, quando sair vai continuar se esforçando pra uma vida melhor.
Finalmente alguém que fala a realidade e não só busca like's. Parabéns mais um escrito!
Seu vídeo vale ouro em meio a um oceano de muitas inutilidades, Deus te abençoe... Você motivou pessoas a estudarem.... ( observação: esse oceano é o youtube)
Vamos voltar às raízes e ouvir o conselho dos mais velhos? Estude pq conhecimento ninguém tira de você. A sociedade materialista de hoje só olha para os ganhos imediatos e financeiros que algo pode proporcionar e... Realmente faculdade não tem como finalidade ganhar mais dinheiro( isso é uma das consequências). Faculdade é pra formação humana, formar gente de valor. Dinheiro vem com o tempo e como resultado da persistência e esforço em amar o que faz
Pq devemos escutar conselhos dos mais velhos se a realidade como era vivida antigamente foi quebrada pela internet? Está na hora de nós revolucionarmos!
@@erickreis8875simples, não adianta vc ser um rico financeiramente e não ser rico em conhecimento. Nem mulher você arranja sem conhecimento, pode até arrumar interesseira, mas não mulher. Isso é o básico tá? E também nenhum rico vai querer conversar com uma pessoa que seja inferior a ela intelectualmente. Dinheiro sim é importante, mas não devemos deixar pessoas aleatórias dominarem nossa vida.
@@_cuzcux nunca li tanta bobagem kkkkkkkkkkk
teoria e linda já na pratica um bando de formado inútil sem experiência nenhuma!!!!!!!!!!
@@erickreis8875então confia, vai te revolucionar aí. Deixa que nós inteligentes facemos a nossa parada.
Cara, eu tenho 15 anos, e estou no ensino médio uma das minhas metas é conseguir fazer uma faculdade e conseguir realizar meu sonho de ser Dentista, eu não vou desistir, por mais difícil q possa ser, eu sei q mo final vou conseguir, pois Deus está sempre comigo
Fiz 3 cursos superiores. Consegui ser razoavelmente bem sucedido em todos (o que no brasil não eh tão comum, basta ver pesquisas sobre) e digo, faculdade não vale a pena de maneira geral. Na federal do Paraná só piora (os cursos estão todos virando 5 anos integrais o que já impede muita gente que assim como eu tem que se manter) O máximo que você vai conseguir eh ser um "pobre premium". Tudo o que consegui foi arriscando e empreendendo o que foi muitas vezes atrapalhado pelos estudos sim (ai cabe cada um ver o que eh melhor). Concordo que nem todos podem/conseguem empreender, mas no brasil eh sim possível achar empregos mais ou menos bons sem passar por tudo isto (tenho primos vendedores, que estão muuuiito bem por exemplo). O máximo que vale a pena são realmente os tecnólogos, pois são geralmente mais rápidos e baratos e tem algumas profissões que precisam sem de tecnólogos. Quanto o argumento: "mas tem muita gente desempregado em todas as áreas"... isto não eh bem verdade, mas partindo do principio que eh... bom, pelo menos não passaram 5 anos na faculdade. Faculdade e qualquer estudo tem que ser visto como um investimento seu em seu prazer (caso goste de estudar) ou mesmo um de investimento em sua evolução pessoal. Se vc espera qualquer coisa além disto, vai se lascar
o dilema entre fazer uma facul ou ser um tatuador e fazer uns freela de remixagem de música, que é oq eu realmente gosto, foda
@@pangare655faça faculdade, é o melhor.
cara falou tudo a galera que ta comentando é quem de fato deu certo fazendo faculdade o que é 0,001% da sociedade eu mesmo fiz ciências contábeis depois fiz mba em gestão financeira e orçamentaria não consegui nada na vida fazendo isso e por incrível que pareça hoje sou muito mais feliz ganho R$ 6.000,00 de boa no uber mais já to querendo vazar do país juntando uma grana e sumir daqui
@@aidiscoveries307 Cara, eu só não vazo pq minha mulher não quer, pois teria que deixar a mãe dela. Educação superior aqui não vale a pena por vários motivos estruturais, mas temos vizinhos da américa do sul... com os quais começa a valer inclusive... mas de qualquer forma forma boas colocações, eu mesmo, ouvindo esporro de chefe ja pensei muitas vezes "pq nao virei uber?" hahaha
@@pangare655 VC acha que tem a chance de ser um tatuador bom? Se não não teria duvidas. O maior salario que ganhei por dia foi 300 reais. Meu tatuador cobra 900 reais s sessão e muitas vezes ele faz duas por dia.
Excelente reflexão.Parabéns pelo vídeo!!!
Muito bom o vídeo. Esclarecedor. Deus te abençoe 🙏.
Graças ao estudo tenho uma vida confortável, me esforcei muito para chegar onde cheguei e fico feliz pelas minhas escolhas. Me formei em Engenharia Elétrica com muito esforço e graças a isso tenho meu patrimônio.
Não se deve esquecer q para ganhar dinheiro como empreendedor, se vc for bem preparado academicamente, esse conhecimento será uma importante ferramenta. Mesmo que não seja na mesma área de formação.
Absolutamente negativo, o conhecimento e estudo é autodidático, algo que você mesmo reformula, constrói e aplica. Os ensinamentos de qualquer via apenas são tutoriais, os verdadeiros desafios e fases serão de conta própria, onde aprenderá com acertos e erros para melhorar sua capacidade física e mental. Além disso, não existe apenas uma via de conhecimento, existem diversas outras que também ou até mesmo melhoram ainda mais o intelecto.
@@Sazito_Playsisso não afeta em nada o ponto do cara. O que ele quis dizer é que a bagagem que você adquiri na faculdade pode muito bem ajudar na hora de empreender (nem sempre, mas é possível).
*depende do tipo de empreendimento também é mais fácil contratar um concursado do que o patrão fazer faculdade*
CARA hoje eu ganho bem, mas uma faculdade já fez falta. deveria ter feito TI, não ia passar o perrengue que passei
Segunda feira vou começar na faculdade publica com meus 18 anos, e eu por muito tempo vivi com a cabeça de que eu deveria ficar milionário antes dos 22 kkkkk, hoje em dia eu penso que eu não quero nada do que eu via na internet, eu só quero a normalidade mesmo, fazer meu curso(educação física) dar aulas, prosperar, ter filhos e uma família, e quem sabe em um futuro bem distante por meus projetos em pratica como abrir uma hamburgueria, ou uma academia quem sabe.
Só sei que o futuro eu não posso prever, mas o presente eu consigo viver, curti dms teu conteúdo.
Seu tom de voz, dicção e oratória são muito bons ! voz suave e agradável, transmite reflexão, ótimo conteúdo, parabéns !
Como é reconfortante saber que ainda se é possível encontrar, nesse vasto e poluído Oceano da Internet, pessoas com bom senso e que não se deixam guiar apenas pelo brilho cego do ouro de tolo!
Pra galera mais nova e que está no fundamental, FAÇA a prova para o técnino integrado no IF (Instituto Federal). O ensino nessas escolas é de outro nível, com professores que fizeram doutorado e até pós. O ensino que vocês vão ter, nem se compara com outras escolas. Além do ensino médio, o técnico vai te dar muitos caminhos para seguir, tem técnico júnior ganhando 2x ou 3x mais que um engenheiro.
Sim e tbm abri muitas portas e pode fazer facul para complementar no futuro
Vou fazer a prova no fim do ano, sou um dos melhores alunos da minha escola mas estou com medo de não ser o suficiente pra passar, vou estudar bastante pq quero um ótimo futuro e sei que o IF pode me proporcionar isso.
@@wwllzz Cara vai por min, entrar é fácil, difícil é ficar. Pra prova é basicamente regra de três, porcentagem e lógica/matemática básica, então é só refazer as provas anteriores e é sucesso.
A questão é que ninguém te prepara para a surra que o IF te da, principalmente se vc vem de uma escola pública.
Além da dificuldade das atividades, vc tem uma cacetada de provas, trabalhos e seminários tudo ao mesmo tempo, as vezes tú tem que decidir qual aula vai matar pra estudar pra física ou treinar para um seminário (tem bastante seminário). Então o nível que eles requerem é bem superior, chegando até o nível de uma faculdade (Tive minha primeira crise de Burnout por culpa do IF).
Fica algumas dicas caso passe: faça todos os trabalhos; faça tudo que vale ponto; não deixa pra depois; estude MUITO principalmente pra física;
@@inexus4366 Crlh, eu sabia que tinha demanda mas não sabia que era nesse nível
@@wwllzz Isso sem contar que no primeiro período tú vai estudar sábado de manhã. E a partir do segundo vc tem 2 contraturno de 8 horas cada. Por isso que todo mundo fala, entrar é fácil, difícil é ficar. Aproveita enquanto pode, amigo.
Excelente vídeo, recomendo também que assistam ao video do Elba do fazendo nerdice falando sobre o assunto, o nome do video é "Contos do RH - a importância do ensino formal"
Crlh, vc é um cara que eu nunca vi na minha vida, mas me deu conselhos que nunca ouvi antes, vc é o cara! Eu estava na dúvida de fazer faculdade ou não, pois terei que mudar cidade pra isso, mas esse seu vídeo fez eu tirar minha dúvida, obrigado!!
top top, falou tudo meu parceiro...meus parabéns.
Eu sou engenheiro e ganho 20k a menos que meu primo, que abriu uma marcenaria e tem apenas o ensino médio. Kkkkkkkkk
E formado em qual engenharia?
Mas aí são pontos diferentes meu amigo. Assim como tem ele que fez sucesso nessa área, existem outros milhares que ganham menos que você. É mais sobre ter sucesso na área que atua.
Eh sobre isso!
Tenho 12 anos, vou fazer 13 daqui a alguns meses, ano passado cai nesse papo do guru falando que "faculdade não dá futuro, comprar curso" e etc... Nunca comprei curso por conta que minha família passa por algumas dificuldades, e não ia colocar o dinheiro que guardo em curso de guru, então continuando, cai no papinho e quase larguei o ensino fundamental, ia ficar burro, minha mãe me deu uns xingos e falou que essa minha ideia ia me levar ao fracasso, não escutei o conselho e quase larguei, tempos depois num queria fazer ensino médio nem faculdade, falei pra minha rainha e ela ficou puta comigo, falou que eu seria um fracasso e que isso num era vida, de que faculdade abre portas, ai eu pensei nisso e concordei, usei de exemplo meu pai, não terminou o ensino médio e nem fez faculdade, hoje tem quase 60 anos, mora com minha vó e é alcoolatra, eu não queria ficar igual a ele, então aceitei esse conselho da minha mãe, faço curso de manutenção de celulares atualmente, me esforço na escola, estou indo bem. Penso em fazer curso de direito ou TI no futuro. Para aqueles que querem largar o ensino médio ou a faculdade, não larguem, poís se algo em seus sonhos derem errado, pelo menos você vai estar menos fud1d0 que os outros. Foi muito bom escutar aquele conselho da minha mãe. Foi isso... Até!
Desculpa pelo textão ksksksks
Texto bom meu mano, você fez certo, muito sucesso pra você.
Seu texto está muito bom e você consegue se expressar muito bem amigo, parabéns.
@@maurosantosfonseca9539 Muito obrigado cara! Que fica com Deus
@@Sam1228_ Muito obrigado cara!
Sobre Faculdade de T.i e Mestrado na area no meu caso:
Contras:
-Perda de sanidade
-Perda de vontade de viver
-Falta de fé na humanidade
-Cansaço mental
-Depressão
-Raiva de pessoas com baixa moralidade ou falsos moralistas
-Arrependimento(opcional)
Beneficios:
-Conhecimento sobre tecnologia acima da média
-Capacidade de argumentar em alto nivel utilizando logica computacional
-Um papel moeda representando seu conhecimento minimo na area de tecnologia
-Dinheiro
Tu tem todas essas desvantagens se não fazer tbm.
Legal, faz quanto tempo que vc trabalha na área
T.i é osso. Muitos romantizam que dá "Dinheiro" de fato da sim.. Mas a sanidade mental vai embora junto
@@playnamochila9504 sim, eu tinha uns professores que tinham muito conhecimento e muita tristeza também.
Eu sinto que o conhecimento é bom, mas também adoece, no sentido de abrir a mente fora do senso comum. Chega um momento que sabemos o que acontece e existe um longo caminho a trilhar.
Curso técnicos, faculdades nao deixa ngm rico mas abre portas , exatamente o que ele fala nao fez para deixar rico e sim abrir portas oportunidades, façam sim técnicos ou faculdades, sobre tempo, " você estudando ou nao o tempo ta passando"❤
Que Deus possa abençoar a todos ✝️ ❤
Muito obrigado ✝️ ❤
De acordo com as leis da Vida.
O importante é ser feliz com aquilo que você faz e quer para ti mesmo, respeitando o princípio de Amar a Deus❤
Nossa mano, você suportou todo o pesadelo que tem na faculdade e se tornou uma pessoa mais resistente, enquanto que CMG foi o oposto, depois da facul eu fiquei mais fraco com uma resistência menor, acredito que tenha sido por algum distúrbio que me causou, foi só eu sei o que passei por lá, talvez eu até precise de ajuda de im profissional para tratar isso
Nem imagino, irmão. Boa sorte pra você...
@@nanbodzn7422 grato irmão!
Faço Engenharia na USP, você não paga com o tempo, paga com a alma.
Por que mano? Dizem que na USP (ou qualquer outra pública) os cursos tem um tempo de duração maior beirando a 5 anos pra conclusão, e que a carga horaria diária é alta. Procede?
@@kiq4594 Sim, é integral e é 5 anos, mas na real são 6, porque você vai pegar dependência em alguma disciplina. Fora que, quando você vem de escola pública, você sofre mais ainda nisso, além da pressão.
Fiz na UFABC e achei horrível. Maior vantagem é que é gratuito
@@juliolana6074 Horrível em qual sentido?
@@juliolana6074 Meu amigo veio de transferência da UFABC. Acho que se você só quer um emprego que ganhe algo estável, tu não precisa ir atrás das "melhores" faculdades.
Cara eu sou muito a favor do estudo, acho que abre caminhos, mas faculdade, o modelo de ensino, eu penso que é muito atrasado. Antes 4-5 anos já era muito tempo, hoje em dia, com IA dando pulos exponencias a cada trimestre, tenho absoluta certeza que pro futuro faculdade vai ficar muito obsoleto (pelo menos o modelo de ensino que estamos falando hoje)... Obviamente pra atuar em algumas profissões é necessário este pedágio, então não há o que fazer, é o jogo. Mas se tu esta na duvida se faz ou não, eu só faria se fosse um objetivo muito claro e tivesse realmente que passar por isso.
Hoje eu sou servidor publico estadual, que se tornou minha renda extra, e graças a IA eu consigo enxergar um modelo de negócios e avanços que só dependem de mim.
Esse vídeo é de utilidade pública,meu maior arrependimento na vida foi de não ter estudado,eu sei que nunca é tarde,mas,quanto mais velho mais difícil fica.
Faço faculdade de ciência da computação e até agora, não me arrependo em nada! Eu recomendo a faculdade porque realmente vc conhece pessoas e até professores que podem te indicar para projetos e já ir construindo seu currículo. Estou quase no final do curso, e mesmo que eu ainda não esteja empregado, acho que é uma experiência bacana!
Sim, pelo menos o reconhecimento social vc vai ter. Ninguém nunca vai te chamar d burro
Qual universidade?
É tipo os gurus de finanças que dizem que aluguel é melhor do que comprar casa própria, mas eles mesmos tem suas casas proprias.
Isso é verdade desde que a pessoa tá morando de aluguel e fazendo investimento, tipo meus pais moravam de aluguel e gastaram dinheiro na compra de um lote e na construção da casa isso em 2014 e tão até hoje pagando as parcelas do lote, se eles tivesse investido de 2014 até hoje ja teriam um retorno maior.
@@Theuzzx7 não sei da realidade dos seus pais, mas talvez eles tenham feito errado. Quando a pessoa mora de aluguel e resolve financiar um lote, a chance de passar aperto com dívida é maior, pois além do aluguel, ainda pesa a prestação do lote. O ideal, e sim, é o que eu faria, seria já financiar uma casa. Ia sair do aluguel e só pagar a casa. Muita gente quer comprar lote e construir do seu jeito, fazer um projeto personalizado pra família e tals, mas ainda sim eu acho melhor financiar uma casa já pronta e sair do aluguel imediatamente. Depois que quitar a casa, vai ampliando aos poucos, ou aí sim pode financiar um lote, quitar o lote, vender a casa e com o dinheiro construir do jeito que deseja. Enfim, como eu disse, vai da realidade deles e a vida de ninguém é igual a de ninguém.
O importante é estudar e buscar conhecimento.
Não mescle estudar/conhecimento somente a faculdade.
O deboche dos gurus é claramente um ataque e apelo emocional para te atingir de alguma forma.
Adolescentes que falam mal sobre a faculdade só estão repetindo algo que acabou de entrar no minúsculo repertório deles, não fique atingido por falas de adolescentes.
Outras pessoas (por pressão sociocultural, ou não) irão justificar suas escolhas com coping, foi tanto investimento pessoal/temporário/emocional e até financeiro, que elas irão reafirmar suas escolhas mesmo elas ferrando a vida delas.
Faça Faculdade, se quiser.
Ignore os ataques, pois são pessoas que não estão concorrendo com você, a competição delas é outra.
Pra vocês verem como a lógica de algumas pessoas funcionam, elas falam que faculdade não funciona e falam para você empreender, se eles também escolheram "empreender", qual o motivo de terem mais concorrência?kkkkk
São literais NPC's que repetem o que ouvem.
Seleção natural cuida desses.
Muito bom cara, parabéns!
Não importa a idade, conhecimento NUNCA é demais!
Aprendizado e evolução são uma constante na vida, a molecada deveria dar mais atenção nisso, ao invés de ficar escutando coachs e outros larápios de internet, que só querem tomar seu dinheiro vendendo produtos milagrosos, que nunca te tiram de lugar nenhum!
Que vídeo excelente! Parabéns pela opinião lúcida e madura!
O problema não é a faculdade, o problema é o país que não dá oportunidade pras pessoas. Um engenheiro ter que trabalhar de Uber pq não consegue emprego na área dele, não é o correto.
Aí você acertou na mosca
esqueceu do detalhe mais importante: maioria das empresas quebram muito cedo.
esse video só me confirmou algo que eu já achava:
a maioria das pessoas que pensam em fazer faculdade são pessoas que não pensam em ir muito longe, se contentam com pouco e gostam de jogar pelo seguro, ou seja, pessoas sem grandes ambições. São pessoas que nunca irão alcançar nada extraordinário na vida e nunca farão uma diferença realmente grande no mundo.
Sei, tu deve ter comprado os cursos do gurus né, me diga ai o que de grande você fez?
Ah e quase esqueci , pesquisadores da aids , tratamentos de doenças , descobrimentos de doenças fizeram grandes coisas kkkkk , estuda um pouco antes de vim fala merda na internet
A gigantesca maioria dos milionários e bilionários do mundo tem ensino superior completo quando não uma pós graduação de ponta. Os que não tem, passaram pelo ensino superior e tiveram contatos antes de abandonar. Qualquer rico investe uma montanha de dinheiro na educação dos filhos porque sabem que ESTATISTICAMENTE quando se tem ensino superior as chances de se dar bem são muito maiores. Basta pensar que ninguém chega na elite dos altos salários no Brasil sem curso superior, não tem nenhum juíz, promotor, procurador, auditor, nem nada do tipo sem ensino superior. Para um pobre sair do Brasil o jeito mais fácil é indo através de uma multinacional ou indo estudar fora do Brasil e se uma multinacional tiver que escolher entre um engenheiro formado e um cara só com ensino médio completo pra mandar pra fora do Brasil o que acha que eles vão escolher? ESTATISTICAMENTE quem estuda ganha mais e empreende mais. Se um ou outro não tiveram ensino superior e conseguiram ficar ricos isso não é regra, muito pelo contrário os números mostram isso.
o pior de tudo é isso, nem importa a galera fazer faculdade ou não, a falta de de pensar grande é o que me preocupa, a galera mesmo tendo faculdade pode pensar grande, mas no geral se contentam e isso não é legal, vejo muita gente que fez faculdade e desistiu e venceu na vida, não é impossível, mas a grande maioria é contente com o pouco que tem
@@TheGabrielSevero123 aff , brasileiro procura é motivo pra desmerecer o ensino, bem vamos lá.
Quem tem faculdade ou se contetam a isso? Primeiro que isso varia de pessoa pra pessoa assim como tem muita gente que optar por não fazer simplesmente pq tem preguiça de estudar ou acha que enriquecer é facil
2- falta de ambição? Como assim já vir médico que ganha 8k reclama de salário já vi policial e professor reclamarem, kkkk o que não falta é ambição nesse país meu colega, o que tá faltando é gente que trabalha duro pra conseguir o que quer.
3- tem gente que venceu na vida sem faculdade? Sim tem um ou outro que venceram sim sem faculdade, porém em sua maioria são pessoas que já vem de berço de ouro ou de um país de primeiro mundo. Se você é pobre essa opção não é muito chamativa antes ser um pobre com condição de trabalho e carga horária boas do que ser pobre trabalhando 8 horas por dia e ganhar um salário minimo ou menos
Meu sonho era ter meu apartamento próprio, terminar minha graduação em direito, e ter uma vida tranquila. Nessa onda de ser milionário que anda na internet eu me perdi, achava que eu tinha que ter uma casa de milhões, um carro que valesse milhões, caso contrário seria uma fracassada. O que aconteceu esse ano foi que eu descobri que eu não preciso de nada disso, tendo meu Deus comigo, e paz de espírito. A pergunta que eu me fiz foi “ Sim, seria incrível mas eu preciso mesmo disso?”. É libertador! As pessoas atribuem muito valor ao dinheiro, muito mais do que ele realmente tem.