OGIDERJ | RODA DE CONVERSA | MANGUEIRA

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 окт 2024
  • No dia 11 de abril de 2024, realizamos a primeira roda de conversa do OGIDERJ na Comunidade da Mangueira.
    A nossa roda de conversa foi divididas em três fases:
    👉🏻 Coleta de dados para construção do perfil sociodemográfico dos participantes, com diálogo sobre as suas vidas, família, trajetória no consumo de álcool ou outras drogas, acesso e dificuldades para a busca dos serviços de saúde, entre outras questões;
    👉🏻Oficinas de nutrição, assistência social e psicologia conduzidas pelas profissionais das nossas equipes;
    👉🏻Coffee break para momento de confraternização das equipes com os participantes.
    Nesse vídeo daqui, você pode conferir um pouco sobre como foi nossa ação ;)

Комментарии • 12

  • @anapaulaqueiroz6007
    @anapaulaqueiroz6007 Месяц назад

    Informação acessível à população, coleta e análise de suas necessidades e busca por soluções. Todos ganham, todos aprendem. Que venham mais rodas de conversas!

  • @euraisaribeiro
    @euraisaribeiro 4 месяца назад

    Nossa primeira roda de conversa foi muito gratificante. A comunidade nos acolheu e nos mostrou que precisa ser acolhida, que precisa de mais informação sobre os impactos do álcool e outras substâncias, sobre como lidar com as frustrações do dia a dia sem buscar o álcool como válvula da escape e que está carente de atendimento. Recebemos muitos relatos da dificuldade dos moradores em acessar a rede do sistema de saúde para álcool e outras drogas e da falta de informações. Levamos informações sobre as redes mais próximas disponíveis e entregamos nosso caderno de anotações, que consta informações das redes de referência e do nosso projeto. Espero muito conseguir retornar à comunidade da Mangueira para aprofundar ainda mais o diálogo com os moradores. Seguimoss

  • @psgiulia
    @psgiulia Месяц назад

    Foi muito importante para iniciarmos o planejamento de produtos do OGIDERJ (como artigos e cartilhas) conhecer a realidade dos usuários e familiares e suas dificuldade de acesso à saúde

  • @joaodossantos2732
    @joaodossantos2732 Месяц назад

    O vídeo apresenta a primeira roda de conversa da ONG África na comunidade da Mangueira. A anfitriã nos leva a conhecer a associação de moradores e a sala onde ocorre a roda de conversa com uma nutricionista. Débora, a segunda porta-bandeira da Mangueira, destaca a importância dessas rodas para a comunidade, abordando temas como alcoolismo. A comunidade participa ativamente, buscando mais informações e apoio. A roda de conversa também inclui dicas de saúde e orientações de profissionais. A anfitriã enfatiza a necessidade de mais eventos como esse para trazer informações e soluções para a comunidade, destacando a importância do acolhimento e da união entre os moradores. A missão do evento foi cumprida, trazendo informações valiosas e coletando dados para futuras ações. A comunidade da Mangueira demonstrou grande interesse e engajamento, reforçando a importância de continuar com essas iniciativas

  • @alinesoutoribeiro2062
    @alinesoutoribeiro2062 Месяц назад

    Foi um dia muito produtivo na Comunidade da Mangueira! A primeira roda de conversa do OGIDERJ foi um sucesso, a troca de experiências e o aprendizado nas áreas de nutrição, assistência social e psicologia foram enriquecedores.

  • @Ligyaprates
    @Ligyaprates Месяц назад

    Que interessante saber que a OGIDERJ se compromete em levar esse projeto tão eficaz para a comunidade! As rodas de conversa abrirão novos caminhos para conhecimento e até mesmo discernimento à sociedade sobre o assunto. Permitir que a comunidade tenha acesso à informação e à saúde é um verdadeiro ato de troca e amor. O poder público não pode deixar de lado esse enorme e importante público! Entender como os usuários entraram no consumo de álcool pode contribuir para um futuro projeto voltado especialmente para esse público. O povo clama por conhecimento e instrução. Precisamos de muito mais. No aguardo das próximas rodas de conversa para quem sabe poder acompanhar de perto. Parabéns a todos os envolvidos!

  • @valterrocha7210
    @valterrocha7210 Месяц назад

    Estive presente e foi enriquecedor, entender um pouco mais dessa comunidade e suas necessidades, ficou bem claro também suas necessidades e anseios.

  • @gabrielledasilva192
    @gabrielledasilva192 4 месяца назад

    Foi muito enriquecer poder contribuir com a comunidade sobre o que temos pesquisado e produzido. Esse acolhimento que tivemos mostra como a comunidade está aberta a conhecer mais sobre o tema e mudarem a realidade local. Pude perceber com os relatos dos moradores o quanto consumo abusivo dessas substâncias interfere no dia a dia de pessoas próximas e como é preciso ampliar a divulgação do acesso a rede de atenção psicossocial, informações essas que tivemos o privilégio de levar com o nosso projeto. Espero que esse debate super necessário chegue a cada vez mais pessoas.

  • @pedrocoelho2119
    @pedrocoelho2119 4 месяца назад

    Parabéns ao OGIDERJ por sua paixão pela pesquisa e pelo compartilhamento de informações. Eles são verdadeiros pilares na comunidade acadêmica. É para projetos como este que eu desejo que meus impostos sejam direcionados.

  • @beatrizbinato8972
    @beatrizbinato8972 4 месяца назад

    Muito incrível poder estar presente nessa jornada do OGIDERJ. Nessa visita ajudamos muitas pessoas, levando informação e conhecimento!

  • @Sebasgomes18
    @Sebasgomes18 Месяц назад

    A visita correu diferente do que eu tinha imaginado para a experiência e isso agregou muito para as próximas visitas técnicas. Mesmo diferente do que eu tinha imaginado, a visita foi muito gratificante, a possibilidade de conversar com as pessoas no local e os workshops dirigidos para a população agregaram muito para todos os presentes.

  • @marcelocazuza9479
    @marcelocazuza9479 Месяц назад

    Eu sei como é difícil realizar um trabalho de pesquisas, abordagens, opiniões, debates, pois isso interfere diretamente nos interesses do tráfico da localidade ou comunidade, esses temas precisam de maior visibilidade. Nessa roda de conversa foi produtiva para conhecer mais sobre o tema e analisarem a realidade do local. Foi possível perceber através dos relatos dos moradores o quanto o consumo abusivo de vários tipos de substâncias interfere no dia a dia dos parentes e amigos das pessoas entrevistadas e como é preciso ampliar a divulgação do acesso a rede de atenção psicossocial, informações essas que foram levadas com o projeto, esses debates e temas tem que chegar a muito mais pessoas.
    Nessa primeira roda de conversa foi possível verificar como é importante e sensível o debate dentro dessas comunidades. A comunidade demostrou que precisa ser acolhida, que precisa de mais informação sobre os impactos do álcool e outras substâncias, sobre como lidar com as frustrações do dia a dia sem buscar o álcool como válvula de escape e que está carente de atendimento. Foi percebido a dificuldade dos moradores em acessar a rede do sistema de saúde para álcool e outras drogas e da falta de informações. Essas rodas tem que ser mais amplificada, chegando ao maior número possível de pessoas, as redes sociais onde é divulgado os trabalhos do OGIDERJ tem que ser mais divulgadas e que constem informações que levem esperança a essas pessoas tão carentes e necessitadas.