AQUI EM CASA, USO MODELO MONOFÁSICO, TEM MUITA COISA LIGADA NA REDE E SINTO PISCAR DE LUZ, QUANDO LIGA O AR CONDICIONADO,GELADEIRA E CHUVEIRO. QUAL O PROBLEMA DISSO E O QUE FAZER ?
@@VOXVIDA dependendo do piscar ao acionar um equipamento um pouco pesado é normal. Mas em outro caso pode ser o dimensionamento dos cabos da sua instalação.
Gente, pra quem ainda tá na dúvida... Quando o equipamento é 220v por exemplo, a tensão total da alimentação tem q dar 220v, seja ela com duas fases de 127 ou uma fase 220 e um neutro. Os equipamentos gerais não tem descrição se a alimentação deve ser bifásica ou monofásica... Só a tensão total, frequência e tipo de de corrente (CA ou CC). BASICAMENTE... Espero ajudar
Fui instalar um COOKTOP Brastemp e nele constava tanto o esquema de 220v Monofásico e Bifásico. Acabei aqui no seu canal kkkkkk TOP Instalado com sucesso 220v
Esclarecedor, me mudei para Sta Catarina e por aqui é 220v monofásico, levei um tempão pra entender e hj vc esclareceu que o princípio está na configuração da Subestação geradora energia👏👏👏
É o que tento explicar aos meus colegas de profissão o que você mencionou no minuto 1:12 : ligação é uma coisa e o equipamento é outra ! Ao nobre colega que mencionou as regiões, o equipamento será monofasico tanto em Manaus quanto em Fortaleza. Imagina que este seu equipamento é monofasico em Manaus e quando você o transporta para Fortaleza ele se "transforma" em bifasico ?! Um espremedor de laranja, por exemplo. Tem explicações bem bacanas aqui nos comentários. Além, é claro, do nosso "mestre" .
Já fiz uma instalação de uma máquina que lava óculos, isso é para um cinema, no equipamento precisa por três fases mais o neutro e aterramento. A máquina é 380v trifásico o neutro é para fazer as bobinas dos contatos ligar em 220v monofásico.
Não sou eletricista profissional, mas interessado e estudioso a respeito. Tinha essa dúvida e vi uma explicação em outro canal que considero mais técnica falando da diferença de potencial. Em um circuito monofásico onde o aparelho é alimentado por fase e neutro, a fase é 220 V (na minha região) positivo ou negativo (ciclos A/C) enquanto o neutro é sempre zero, gerando. Já em uma rede 220 V bifásica, enquanto uma fase está 127 V positivo, a outra está 127 V negativo,.gerando os 220 V de diferença de potencial. E vice versa porque as polaridades se alternam em 60hz, ou 60 x por segundo. Quando entendi o conceito de diferença de potencial, compreendi melhor A/C.
Ótima aula. Mas só uma consideração aqui em SC também temos a distribuição em 220/380 V e a Celesc tem a opção de ligação bifásica onde temos 2 fases e um neutro isto para ligações onde a carga em uma instalação monofásica ultrapassa o limite mas a distribuição interna na residência ou comércio é somente neutro fase 220 V distribuídos nas duas fases. Em meus 40 anos de engenharia só tive conhecimento de um transmissor de uma rádio AM que utilizava 380V monofásico.
Não concordo com alguns comentários afirmando que ficou mais complicado, na verdade houve um acréscimo de conhecimento do assunto ( não sabia desse termo técnico de "condutores carregados ".
Aqui na cidade onde eu moro, Euclides da Cunha-BA, é 220 mono em fase e neutro e 380 em fase e fase. Mas tem cidades há 35 km daqui que é 127 em fase e neutro. Quando vamos trabalhar nas cidades vizinhas sempre temos que ficar atentos pra não fazer nenhuma cagada. Kkk
O equipamento é monofásico em ambas as situações, pois necessita de uma diferença de potencial de 220 V (rms), então mesmo sendo ligados em dois condutores carregados (fase R e fase S, por exemplo), matematicamente só pode haver uma combinação que resulte em uma diferença de nível de tensão. Logo, dois condutores carregados só podem fornecer uma "fase". Eu ainda acredito que o termo mais matematicamente preciso seria chamar de fasor, pois é a diferença entre potenciais que proporcionam qualquer efeito motriz.
Eu me pergunto, como que não acontece um curto circuito nesse caso que ele falou. É porque os dispositivos estão fabricados com placas que suportam os devios das tensão não causando o curto circuito no seu interior? Por exemplo em caso de eu enchufar uma lâmpada encandecente (não LED pois a led tem um circuito interno que não deixa haver um curto circuito) vai acontecer um curto circuito correto? Nesses casos de haver redes bifasicas me refiro. Uma ducha normal monofásica também não pode ser instalada em uma rede bifasica. Pois elas Apenas tem 2 nodos 1 de entrada e outro de saída, correto. Salvo que a ducha seja construída para suportar 2 fases correto??
Complicou demais, a resposta era simples: sim o equipamento é bifásico (liga em duas fases) no entanto foi projetado também pra funcionar em monofásico )uma fase e um neutro com DDP 220).
Muito bom, más sempre lembrando que estamos falando de corrente alternada, podendo existir corrente continua com batérias em série formando com o positivo 110 ou 220 volts.
Fala André, beleza? Passo frequentemente por esse dilema, pois moro no RN, mas trabalho no RJ. Então são diferentes. Porém, também temos no RN o trifásico 220V. No meu AP, por exemplo, foi feito dessa forma para melhor compartilhamento de cargas. Grande abraço.
Aqui em Goiás 220 e monofásico porque as redes aqui 220/440/380 transformador monofásico rural 13.8 ou 34.5 kv aqui em Goiás e 220/440 as redes urbanas trifasicas são 220/380 fase e neutro 220, fase e fase 380 mas aí em Minas gerais já e outro sistema.
Foi uma pancada técnica sim!! Eu que mexo com contrução, sempre fiquei me perguntando por que betoneira nova vem informando 220v monofásica. Uai, 220v não é bivolt? Agora entendi tudo!!! Que canal maravilhoso!!! O EXEMPLO DO RN vs MG PRA MIM FOI EXTRAORDINÁRIO!!! RN me fez entender tudo!! Rsrs. Brigadão André!!!
existem equipamentos (de solda por exemplo) que exigem fornecimento de 220V necessariamente em uma fase. eles ficam automaticamente banidos de regiões onde a distribuidora de energia não fornece fase de 220V.
Em santa Catarina tem mono , bifásico, trifásico nossa rede é 220 pois tem apartamento com dois chuveiros, e vem bifásico uma pra cada chuveiro. Bem comum
Exemplo. Vc mora em uma cidade que entre fase e fase é 220V. Então vc liga a TV em 220V...porém vc vai viajar para a Bahia por exemplo lá a tensão é 220V fase e neutro MONOFASICA. Então o aparelho não enxerga se é bifasico ou MONOFASICO e sim a tensão que ele opera.
Em santa catarina cada faze tem 220 volts se eu ligar um equipamento 220 mono fazico em uma rede bifasica nesse estedo terei 380 na rede ocorrera a queima do equipamento
Pera aí kkkk vamos lá.....no meu padrão chega dois condutores de fase e um neutro, logo um sistema bifásico mas na conta o tipo de fornecimento é monofásico. Pode isso Arnaldo? kkkk Abs a todos.
André, acho que na verdade ele queria saber se o aspirador dele poderia ser ligado em uma instalação com duas fases de 127V ou com uma fase de 220V e um neutro.
Tenho padrão trifásico em casa. Tenho tido problemas com falta de uma das 3 fases que cai em todo condomínio de chácaras, ficando sempre duas boas. Consigo fazer um quadro bifásico atuando em paralelo mas não simultaneamente, para que em caso de falta de uma das fases, seja acionado o quadro bifásico, mesmo passando novo cabeamento para esse quadro?
Então explica essa. Aqui em casa é trifásico (+ 1 neutro) ou seja são três fios fases 220 v. Uma salada só, quando não tem energia na rua as lâmpadas apagam, mas os eletrodomésticos das tomadas funcionam normalmente isso porque as tomadas estão ligadas em outras fases. A empresa aqui é a enel ceará.
Sempre tive essa dúvida. Um tempo atrás procurei uma explicação sobre ligação de motor elétrico e essa dúvida ficou até hoje. Depois do vídeo entendi melhor. Já vi em outros canais as oficinas com tomadas 110 e outras 220. Aqui em Mossoró RN, pra fazer isso numa empresa que trabalhei, tive que colocar um baita transformador e uma rede específica em 110 partindo desse transformador.
André, moro em BH e fiz a instalação toda da minha casa com o cabo Terra também, o verde. Aí, veio a Cemig e juntou esse cabo Terra com o Neutro, o azul, lá na caixa do relógio, Uai... então, pra que esse cabo Terra separado...?? Saudações!
O Cabo Verde de aterramento da instalação na casa funciona como condutor de escape da eletricidade de fuga dos equipamentos. Na Caixa do Relógio é feita a união dos cabos de aterramento (Cabo Verde) e Neutro (Cabo Azul) porque há também um aterramento proveniente da estrutura metálica da caixa de entrada. Esta união representa uma proteção neste ponto da instalação. Isto é definido em norma técnica brasileira (ABNT 5410). Falando sobre a instalação elétrica após a Caixa do Relógio, nada impede, inclusive é recomendável, que se tenha outros pontos de aterramento na instalação elétrica da casa, a depender do tamanho da casa. Isto oferece mais segurança ainda. Contudo NUNCA se devem unir os Cabos Azul (Neutro) e Verde (Terra) na instalação elétrica da casa, mesmo nos quadros de distribuição internos. O Cabo Verde é exclusivo para segurança. O Cabo Azul é exclusivo para combinação com um cabo de função Fase na distribuição dos circuitos elétricos da casa de acordo com a tensão oferecida pela Concecionária e fornecimento de energia elétrica da sua cidade. Espero ter esclarecido. Em caso de dúvidas, busque um técnico de sua confiança.
Bom vídeo, pra ficar bem completo faltou você explicar as vantagens e desvantagens do uso de um tipo de circuito de alimentação e de outro. Os riscos, os custos na implantação da alimentação, a durabilidade dos equipamentos.
Ok, uma instalação 220 fase e neutro acredito que seja menos problemática que fase e fase pois para fase e fase você precisa seccionar as 2 fases para todo circuito e fase e neutro dá a opção de fazer mais aterramentos que fase e fase
deu um trabalho entender dimensionamento em 127v e 220v na aula de elétrica e olha q a nota final foi MB, imagino se me mudar pra onde tenha 220v e 380v olha eu vendendo meus equipamentos.
Uma explicação e exemplo que dei em um grupo de elétrica, geralmente vem escrito em algum lugar que o equipamento é monofásico. Em geral todos os equipamentos domésticos são monofásicos, não é pq ele é alimentado por 2 condutores carregados que ele é bifásico, e vc pode ver isso claramente ao abrir o equipamento e ver q só há proteção nas placas em somente "uma perna" do cabo de alimentação.
Penso que o que define de fato um equipamento mono ou bifasico é a construção de sua alimentação, por exemplo, um chuveiro 220v bifasico interrompe os dois condutores carregados enquanto está desligado, já o mesmo chuveiro 220v monofasico interrompe somente a fase e eu já vi ambos os tipos, mas não me recordo de haver indicacao em duas embalagens.
Se um equipamento for 220 monofásico você pode ligar na rede 220 bifásica sem prejuízo ou adaptação. Na minha cidade (Jundiaí-SP) usar o cabo do neutro é uma gambiarra. Todas as casas tem a instalação em 220. Apesar disso, toda casa recebe um relógio com 3 fases e um neutro.
Qual melhor chuveiro para casa bifásico 127v ? Os chuveiro que colocamos todos queima na hora !! Primeiro fazem um barulho enorme e depois queima já na hora , o que será ? A fiação é nova porém não é de cobre, é aquela (desfiada )
⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ engehall.com.br/aula?src=yt1-vd1077
------
✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ engehall.com.br/links
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Uma pena Hem, eu estava participando do curso de eletricista profissional e não sei o que houve, o vídeo travou, mas blza deixa pra próxima abço
AQUI EM CASA, USO MODELO MONOFÁSICO, TEM MUITA COISA LIGADA NA REDE E SINTO PISCAR DE LUZ, QUANDO LIGA O AR CONDICIONADO,GELADEIRA E CHUVEIRO.
QUAL O PROBLEMA DISSO E O QUE FAZER ?
@@VOXVIDA dependendo do piscar ao acionar um equipamento um pouco pesado é normal.
Mas em outro caso pode ser o dimensionamento dos cabos da sua instalação.
Qual a diferença entre monofasico 3fios 1 elemento parea polifasico 3fios 2 elementos?
Se a situação está difícil, não desanime. Lembre-se que é apenas uma fase.
Só se o circuito for monofásico kkkkkk.
Uma fase e um Neutro
Kkkkk
Monofásico tem um neutro e uma fase, no caso 1 fio passa o positivo e negativo ?
E quando é duas fases?...
Gente, pra quem ainda tá na dúvida... Quando o equipamento é 220v por exemplo, a tensão total da alimentação tem q dar 220v, seja ela com duas fases de 127 ou uma fase 220 e um neutro. Os equipamentos gerais não tem descrição se a alimentação deve ser bifásica ou monofásica... Só a tensão total, frequência e tipo de de corrente (CA ou CC). BASICAMENTE... Espero ajudar
Explicou melhor que o vídeo.
Era a resposta que eu iria colocar nos comentários... simples, sucinto e objetivo, é o que deveria ser explicado!
Sua explicação ficou bem mais clara. Valeu
Muitíssimo obrigado pelo grande auxílio! 📈🚀😎
Então, se um equipamento for 220v bifásico não tem problema em ligar em instalação 220v monofásico ou vice versa?
Suas aulas sempre foram claras e objetivas.
Mas essa deixou mais dúvidas do que respostas.
Complicou um pouco um assunto simples.
...BRASIL...na minha opinião tinha que padronisar as LINHAS de TRASMIÇÁO tambem... No RS é 110, já em SC 220... só LUCRO pra INDUSTRIA...
rapaz nao vi explicacao nenhuma cincamente este canal ja foi bom
Fui instalar um COOKTOP Brastemp e nele constava tanto o esquema de 220v Monofásico e Bifásico. Acabei aqui no seu canal kkkkkk TOP Instalado com sucesso 220v
Esclarecedor, me mudei para Sta Catarina e por aqui é 220v monofásico, levei um tempão pra entender e hj vc esclareceu que o princípio está na configuração da Subestação geradora energia👏👏👏
sou aqui do Rio Grande Do Norte, realmente você tem razão na facilidade que temos aqui com a concessionária.
Foi uma ótima explicação e pelo que entendi aqui no interior de São Paulo é igual em minas as distribuidoras de energia
É o que tento explicar aos meus colegas de profissão o que você mencionou no minuto 1:12 : ligação é uma coisa e o equipamento é outra ! Ao nobre colega que mencionou as regiões, o equipamento será monofasico tanto em Manaus quanto em Fortaleza. Imagina que este seu equipamento é monofasico em Manaus e quando você o transporta para Fortaleza ele se "transforma" em bifasico ?! Um espremedor de laranja, por exemplo. Tem explicações bem bacanas aqui nos comentários. Além, é claro, do nosso "mestre" .
Essa foi boa e é uma pura verdade kkkkk
Olá, preciso fabricar produtos na China 220V, preciso pedir à fábrica que seja monofásico ou bifásico?
Bom dia eu sou do Rio Grande do Norte mora aqui no Goiás aqui mesmo esquema do Rio grande do Norte ⚡🤝
Já fiz uma instalação de uma máquina que lava óculos, isso é para um cinema, no equipamento precisa por três fases mais o neutro e aterramento. A máquina é 380v trifásico o neutro é para fazer as bobinas dos contatos ligar em 220v monofásico.
Não sou eletricista profissional, mas interessado e estudioso a respeito.
Tinha essa dúvida e vi uma explicação em outro canal que considero mais técnica falando da diferença de potencial. Em um circuito monofásico onde o aparelho é alimentado por fase e neutro, a fase é 220 V (na minha região) positivo ou negativo (ciclos A/C) enquanto o neutro é sempre zero, gerando. Já em uma rede 220 V bifásica, enquanto uma fase está 127 V positivo, a outra está 127 V negativo,.gerando os 220 V de diferença de potencial. E vice versa porque as polaridades se alternam em 60hz, ou 60 x por segundo. Quando entendi o conceito de diferença de potencial, compreendi melhor A/C.
Ótima aula. Mas só uma consideração aqui em SC também temos a distribuição em 220/380 V e a Celesc tem a opção de ligação bifásica onde temos 2 fases e um neutro isto para ligações onde a carga em uma instalação monofásica ultrapassa o limite mas a distribuição interna na residência ou comércio é somente neutro fase 220 V distribuídos nas duas fases. Em meus 40 anos de engenharia só tive conhecimento de um transmissor de uma rádio AM que utilizava 380V monofásico.
Mas de todo jeito agradeço a explicação do André abraço
Tem um jeito bem didático de provar isto. É só conectar um osciloscopio na rede e o que se observa?? UMA FASE.
Excelente conteúdo, André!
Só se vai direto ao ponto com objetividade e segurança quando se tem profundo conhecimento do tema! Parabéns!
Ótima aula André , Ricardo eletricista de GUARUJÁ
Não concordo com alguns comentários afirmando que ficou mais complicado, na verdade houve um acréscimo de conhecimento do assunto ( não sabia desse termo técnico de "condutores carregados ".
Muito boa explicação...há tanto tempo, fui entender só agora!
Foi sim André uma porrada de aulas 😃😃😃😃😃😂eu particular não sabia principalmente do equipamento 220 see mono....
Eu sou leigo e entendi perfeitamente. Parabéns pelo conteúdo! Abcs
Ótima explicação, sou curioso a 30 anos e não sabia que existia 220 monofasico
Aqui na cidade onde eu moro, Euclides da Cunha-BA, é 220 mono em fase e neutro e 380 em fase e fase. Mas tem cidades há 35 km daqui que é 127 em fase e neutro. Quando vamos trabalhar nas cidades vizinhas sempre temos que ficar atentos pra não fazer nenhuma cagada. Kkk
Voce realmente esclareceu o assunto!!!!!😮😮😮😮 muito obrigado..😊
Adorei a aula. Eu sou curioso e ainda não entendia essa diferença de 220v monofasico e bifasico. Agora entendi e com clareza. Obrigado pela ajuda.
O equipamento é monofásico em ambas as situações, pois necessita de uma diferença de potencial de 220 V (rms), então mesmo sendo ligados em dois condutores carregados (fase R e fase S, por exemplo), matematicamente só pode haver uma combinação que resulte em uma diferença de nível de tensão.
Logo, dois condutores carregados só podem fornecer uma "fase". Eu ainda acredito que o termo mais matematicamente preciso seria chamar de fasor, pois é a diferença entre potenciais que proporcionam qualquer efeito motriz.
Seria legal se eles mostrassem isso com um osciloscópio.
Sua explicação foi mais técnica, pra quem sabe um pouco acho que foi melhor que a dele
Eu me pergunto, como que não acontece um curto circuito nesse caso que ele falou. É porque os dispositivos estão fabricados com placas que suportam os devios das tensão não causando o curto circuito no seu interior?
Por exemplo em caso de eu enchufar uma lâmpada encandecente (não LED pois a led tem um circuito interno que não deixa haver um curto circuito) vai acontecer um curto circuito correto? Nesses casos de haver redes bifasicas me refiro.
Uma ducha normal monofásica também não pode ser instalada em uma rede bifasica. Pois elas Apenas tem 2 nodos 1 de entrada e outro de saída, correto. Salvo que a ducha seja construída para suportar 2 fases correto??
Boa noite parabéns André e toda sua equipe show de bola filé todo, gostei mais uma pra cachola
melhor canal de Elétrica
Mais uma vez o RN sendo exemplo a ser seguido pelo restante do país. 👏🏼❤
Desse jeito não tem como não aprender. mininu bom!
Muito bom seu comentário sobre fases parabéns. Min ajudou muito para explicar para os clientes.
aqui no Ceara tambem igual ao RN
Complicou demais, a resposta era simples: sim o equipamento é bifásico (liga em duas fases) no entanto foi projetado também pra funcionar em monofásico )uma fase e um neutro com DDP 220).
boa noite meu camarada
Sou Roberto de Caruaru Pernambuco.
Esse vídeo tirou uma dúvida mas tenho que estudar mais sobre instalações trifásica.
Muito bem explicado legal , esclareceu muitas dúvidas 👏 quem. Não entendeu não merece ser chamado de eletricista .
cara esse vídeo me ajudou muito parabéns 🎉🎉
Certo. Em minas temos casos de indústrias que usa o 380. Por exemplo, a Danone em Poços de Caldas .
Fantástica instrução. Deu show...
Que aulinha boa em meu professor
Muito obrigado
Deus abençoe
aluisio de fortaleza eu não tenho duvida disso pois aqui no nordeste é tudo de 380 220 eu trabalho com isso i estudo o tempo todo isso
Maravilha de comentários! Esclareceu muito
Muito bom, más sempre lembrando que estamos falando de corrente alternada, podendo existir corrente continua com batérias em série formando com o positivo 110 ou 220 volts.
Fala André, beleza?
Passo frequentemente por esse dilema, pois moro no RN, mas trabalho no RJ. Então são diferentes. Porém, também temos no RN o trifásico 220V. No meu AP, por exemplo, foi feito dessa forma para melhor compartilhamento de cargas. Grande abraço.
Aqui em Goiás 220 e monofásico porque as redes aqui 220/440/380 transformador monofásico rural 13.8 ou 34.5 kv aqui em Goiás e 220/440 as redes urbanas trifasicas são 220/380 fase e neutro 220, fase e fase 380 mas aí em Minas gerais já e outro sistema.
Se ligar as fases invertidas em um lâmpada ela vai escurecer o ambiente ao envés de iluminar 😌
Perfeita explicação!
Por acaso, ontem tive esta dúvida. rsrsrs
Show gostei da explicação muito clara e objetiva.
sendo que no 220 monofasico, fase e ndutro e vc usar um disjuntor bifasico vc yegia uma tenxao de 380 ok
Comentário sensacional 👏👏👏
Muito boa a explicação André
Foi uma pancada técnica sim!! Eu que mexo com contrução, sempre fiquei me perguntando por que betoneira nova vem informando 220v monofásica. Uai, 220v não é bivolt?
Agora entendi tudo!!!
Que canal maravilhoso!!!
O EXEMPLO DO RN vs MG PRA MIM FOI EXTRAORDINÁRIO!!! RN me fez entender tudo!! Rsrs. Brigadão André!!!
Aqui em torno de Florianópolis é 220 fase e neuro e 380 três fases e um neutro
Esclareceu minha dúvida sobre condutores carregados, muito bom!👍
existem equipamentos (de solda por exemplo) que exigem fornecimento de 220V necessariamente em uma fase. eles ficam automaticamente banidos de regiões onde a distribuidora de energia não fornece fase de 220V.
Excelente explicação Andre
Mais uma "bola dentro". Excelente explicação!.
Excelente explicacao. Agora clareou sobre 220 mono e bifasico...obg Andre
Mais uma que aprendi André. Muito massa. Obrigado!
Show! Explodiu minha mente, igual no meme.
Foi muito esclarecedor.
Tinha dúvidas sobre motor trifásico 220 e 380.
Ficou claro
Em santa Catarina tem mono , bifásico, trifásico nossa rede é 220 pois tem apartamento com dois chuveiros, e vem bifásico uma pra cada chuveiro. Bem comum
Maravilha. Cada vídeo mais explicado. Bom dia.
Exemplo. Vc mora em uma cidade que entre fase e fase é 220V. Então vc liga a TV em 220V...porém vc vai viajar para a Bahia por exemplo lá a tensão é 220V fase e neutro MONOFASICA. Então o aparelho não enxerga se é bifasico ou MONOFASICO e sim a tensão que ele opera.
Em santa catarina cada faze tem 220 volts se eu ligar um equipamento 220 mono fazico em uma rede bifasica nesse estedo terei 380 na rede ocorrera a queima do equipamento
220V são duas fazes pra mim é bivolt, vou assistir o vídeo!!!!!!!
Aqui em Jundiaí é 220v fase-fase e terra, logo é monofásico com 2 condutores carregados
Explicações top. Parabéns
EXPLICAÇÃO MUITA BOA E CLARA A RESPEITO DO ASSUNTO, OBRIGADO
Boa Noite André você não vai monta uma filial aqui em São Paulo para administrar seus cursos.
Pera aí kkkk vamos lá.....no meu padrão chega dois condutores de fase e um neutro, logo um sistema bifásico mas na conta o tipo de fornecimento é monofásico. Pode isso Arnaldo? kkkk Abs a todos.
muito clara essa aula
Em Goiânia é 220v monofásico também
André, acho que na verdade ele queria saber se o aspirador dele poderia ser ligado em uma instalação com duas fases de 127V ou com uma fase de 220V e um neutro.
Tenho padrão trifásico em casa.
Tenho tido problemas com falta de uma das 3 fases que cai em todo condomínio de chácaras, ficando sempre duas boas.
Consigo fazer um quadro bifásico atuando em paralelo mas não simultaneamente, para que em caso de falta de uma das fases, seja acionado o quadro bifásico, mesmo passando novo cabeamento para esse quadro?
Então explica essa. Aqui em casa é trifásico (+ 1 neutro) ou seja são três fios fases 220 v. Uma salada só, quando não tem energia na rua as lâmpadas apagam, mas os eletrodomésticos das tomadas funcionam normalmente isso porque as tomadas estão ligadas em outras fases. A empresa aqui é a enel ceará.
Bom...... geralmente tem uma etiqueta com as especificações corretamente sobre o produto....
Sempre tive essa dúvida. Um tempo atrás procurei uma explicação sobre ligação de motor elétrico e essa dúvida ficou até hoje. Depois do vídeo entendi melhor. Já vi em outros canais as oficinas com tomadas 110 e outras 220. Aqui em Mossoró RN, pra fazer isso numa empresa que trabalhei, tive que colocar um baita transformador e uma rede específica em 110 partindo desse transformador.
Muito boa a explicação 👏
Muito boa sua explicação André obrigado por tudo
Muito boa a explicação parabéns !!
Suas explicações são show de bola, grande professor de elétrica, obg!
André, moro em BH e fiz a instalação toda da minha casa com o cabo Terra também, o verde.
Aí, veio a Cemig e juntou esse cabo Terra com o Neutro, o azul, lá na caixa do relógio,
Uai... então, pra que esse cabo Terra separado...??
Saudações!
O Cabo Verde de aterramento da instalação na casa funciona como condutor de escape da eletricidade de fuga dos equipamentos. Na Caixa do Relógio é feita a união dos cabos de aterramento (Cabo Verde) e Neutro (Cabo Azul) porque há também um aterramento proveniente da estrutura metálica da caixa de entrada. Esta união representa uma proteção neste ponto da instalação. Isto é definido em norma técnica brasileira (ABNT 5410). Falando sobre a instalação elétrica após a Caixa do Relógio, nada impede, inclusive é recomendável, que se tenha outros pontos de aterramento na instalação elétrica da casa, a depender do tamanho da casa. Isto oferece mais segurança ainda. Contudo NUNCA se devem unir os Cabos Azul (Neutro) e Verde (Terra) na instalação elétrica da casa, mesmo nos quadros de distribuição internos. O Cabo Verde é exclusivo para segurança. O Cabo Azul é exclusivo para combinação com um cabo de função Fase na distribuição dos circuitos elétricos da casa de acordo com a tensão oferecida pela Concecionária e fornecimento de energia elétrica da sua cidade. Espero ter esclarecido. Em caso de dúvidas, busque um técnico de sua confiança.
Exxxecelente ! Morreria e não saberia disso =]. 220v trifásico !!!
Bom vídeo, pra ficar bem completo faltou você explicar as vantagens e desvantagens do uso de um tipo de circuito de alimentação e de outro. Os riscos, os custos na implantação da alimentação, a durabilidade dos equipamentos.
Ok, uma instalação 220 fase e neutro acredito que seja menos problemática que fase e fase pois para fase e fase você precisa seccionar as 2 fases para todo circuito e fase e neutro dá a opção de fazer mais aterramentos que fase e fase
Aquir no Rio de Janeiro e totalmente diferente
Cemig tem também a alimentação 120/240
deu um trabalho entender dimensionamento em 127v e 220v na aula de elétrica e olha q a nota final foi MB, imagino se me mudar pra onde tenha 220v e 380v olha eu vendendo meus equipamentos.
Muito bom André
Uma explicação e exemplo que dei em um grupo de elétrica, geralmente vem escrito em algum lugar que o equipamento é monofásico. Em geral todos os equipamentos domésticos são monofásicos, não é pq ele é alimentado por 2 condutores carregados que ele é bifásico, e vc pode ver isso claramente ao abrir o equipamento e ver q só há proteção nas placas em somente "uma perna" do cabo de alimentação.
Penso que o que define de fato um equipamento mono ou bifasico é a construção de sua alimentação, por exemplo, um chuveiro 220v bifasico interrompe os dois condutores carregados enquanto está desligado, já o mesmo chuveiro 220v monofasico interrompe somente a fase e eu já vi ambos os tipos, mas não me recordo de haver indicacao em duas embalagens.
Só faltou falar como ocorre a circulação da corrente no equipamento específico 220 trifásico
Se um equipamento for 220 monofásico você pode ligar na rede 220 bifásica sem prejuízo ou adaptação. Na minha cidade (Jundiaí-SP) usar o cabo do neutro é uma gambiarra. Todas as casas tem a instalação em 220. Apesar disso, toda casa recebe um relógio com 3 fases e um neutro.
Muito boa a explicação
Bom dia
Gostei !
Jundiaí era uma fase 160/180, não lembro ao certo e a outra era 40 ou 60 v, complicado.. só com transformador para ter 110v...
Excelente! Parabéns!
Valeu mestre
Qual melhor chuveiro para casa bifásico 127v ? Os chuveiro que colocamos todos queima na hora !! Primeiro fazem um barulho enorme e depois queima já na hora , o que será ? A fiação é nova porém não é de cobre, é aquela (desfiada )