ATENÇÃO!!! As placas azuis redondas indicam a velocidade mínima que o condutor é obrigado a transitar. Se a placa for quadrada, indica a velocidade recomendada.
As velocidades indicadas na placa de informação azul, são mesmo a velocidade mínima para circular nessa via (faixa é tudo, não confundir). Ou seja: Durante uma ultrapassagem (e só se pode utilizar para isso, embora muitos não respeitem, o que é considerado uma contra-ordenação muito grave com coima elevada e perda de pontos na carta, além da possível inibição de condução), temos que garantir por nós próprios que ao circular nessa via, o mínimo aceitável sem coima é a velocidade indicada (ou superior até ao limite no local). Isso evita um camião a 60 km/h a ultrapassar outro a 51 km/h, o que na autoestrada não é boa ideia. Quem lhe corrigiu a sua informação originalmente correta, não percebe nada do assunto. Existe uma sinalização de velocidade recomendada, mas não tem nada a ver com esta situação (é uma recomendação baseada na boa vontade resultante de uma boa cidadania e com vantagem para o condutor, quando está antes de uma "lomba" de redução de velocidade)
Grande Guilherme, uma correção no minuto 11:03. A placa com o limite de 60 km/h junto da placa com a seta, não quer dizer que a velocidade da via com radar é de 60 km/h. Quer dizer que a saída a direita tem a velocidade máxima de 60 km/h. Pode ocorrer que junto a placa de radar, não tenha nenhuma informação da velocidade da via, o que te obriga a sempre ficar de olho nas placas e conhecer o local. O Waze sempre salva nestes casos.
@@Panodeprato85 obrigado pela observação. Realmente nesse trecho a velocidade máxima é de 80km/h, e eu não havia notado na hora de editar o vídeo. Mas como disseste, é importante ficar de olho para não infringir as regras, pensando principalmente na segurança.
10:20 - Vou só adicionar uma coisa que diz respeito a situações de vias com 2 ou mais faixas em cada sentido com um separador central: se a passadeira for descontínua, como no vídeo, os condutores não são obrigados a parar se os peões ainda estiverem do outro lado do separador central (porque é como se fossem duas passadeiras independentes) e os peões devem parar à entrada da segunda passadeira como se de uma passadeira nova se tratasse. Se a passadeira for contínua, os condutores devem parar mesmo que os peões ainda estejam do outro lado do separador central porque é como se fosse a passadeira única duma via com apenas uma faixa em cada sentido. Neste caso os peões também não necessitam parar no separador central. 🙂
Na rotunda não tem que manter o indicador luminoso de mudança de direção (seta) para a esquerda, mas é uma boa prática, pois ajuda os outros a estimar a própria entrada deles.
Essa dica de como se comportar nas rotundas (rotatórias) eu aprendi na marra ano passado, quando estive em Portugal 😅. Na primeira que entrei, tinha que sair na segunda saida mas fui acompanhando pela direita outro carro que ia fazer o mesmo trajeto. A pessoa meteu a mão na buzina e eu não entendi nada na hora. Depois comentei com amigos que moram em Portugal e eles me explicaram a regra. Depois dessa gafe não errei mais e olha que nunca vi tanta "rotunda" como lá!😅. Sobre as faixas de segurança e trafegar sempre na direita percebi logo como funciona. Adorei dirigir pelas estradas portuguesas, excelentes! Brasil tem muito que aprender com Portugal !
Pois é, Carlos. Eu também aprendi na marra. Com tanta rotunda no caminho, se não aprender logo, vai ouvir muita buzina! E eu também adoro dirigir nas estradas portuguesas. Grande abraço.
@@carlosedubritto ao início é estranho mas é a solução mais eficiente. Pk dentro da rotunda quem circula mais por fora (pela direita) tem prioridade. Mas não deves ir para lá antes de passares a penúltima saída para ti. Se não conseguires, não tem problema, das a prioridade a quem já está na rotunda e como vais pela faixa mais de dentro, é do dar mais uma volta até conseguires o teu espaço de mudança dd faixa pasa sair. Se toda a gente seguir a regra o trânsito fica bem fluido.
Excelente este vídeo com informações preciosas. Moro em Portugal e quando vinha para cá fazer turismo, não sabia desses detalhes que podem fazer muita diferença.
Aos 17:05 aproximadamente vc fala sobre portagens que não é necessário nem diminuir a velocidade, tudo é feito automaticamente pelo Via Verde e quem não tem Via Verde e passou nesse trajeto, como saber se tem alguma dívida a pagar?
@@VozGuia Estive lá, disseram que fica no sistema apenas 15 dias e tem uns 2 meses que fui a Lisboa, sempre uso a Wase, depois disso não aparece, olharam a placa do meu carro e nada tinha, me falaram para procurar Via Verde e outra que esqueci o nome
Eu explico ao turista brasileiro como se dirige em Portugal. Para isso uso a linguagem simples e direta, sem querer usar termos oficiais ou técnicos, que só dificultariam o entendimento. Será que é muito importante essa distinção? E sem levar em conta que os termos usados em Portugal não são necessariamente os mesmos que os usados no Brasil. Tenho certeza que estou usando uma linguagem que facilita o entendimento dos brasileiros. Obrigado
@vtecvtec6146 pesquise. Ou quando for ao Brasil, leia o código de trânsito. Provavelmente não servirá de nada, mas já que é para chatear, sigamos com a chateação.
@@VozGuia Nos parquímetros onde se indica a matrícula do carro não sai papel para colocar no tablier. A fiscalização pesquisa pelo numero da matrícula, e verifica se está dentro do tempo pago ou não
Olá Letícia. Não tenho ideia, pois cada locadora tem uma política de preços própria. O mais fácil é você fazer a pesquisa no link que eu deixei na descrição do vídeo, colocar os pontos de recolha e entrega e comparar os valores. Grande abraço.
@LFMC1 nesse caso vou continuar usando pedágio. Meu foco no canal é o turista brasileiro que vem passear em Portugal. Preciso usar uma linguagem que seja bem compreendida por lá. Grande abraço.
@VozGuia O problema é o turista brasileiro procurar ou perguntar pelo pedágio e não saberem lhe responder. É fácil, é só dizer que pedágio em Portugal é portagem. No caso da passagem em pórtico, caso o automóvel não esteja equipado com o sensor de Via Verde, o condutor tem quinze dias para efetuar o pagamento, ou numa "payshop" ou numa estação de Correios (CTT). A matrícula da viatura é fotografada em cada pórtico, pelo que não pode fugir ao pagamento. Normalmente as viaturas de aluguer têm já Via Verde, pelo que aquando da devolução da mesma o valor é cobrado pela empresa de Rent-a-Car.
@LFMC1 em 90% dos vídeos eu digo que pedágio em Portugal se diz portagem. Sobre o Via Verde, para carros de aluguer houve uma mudança na lei. Já faz um tempo que a habilitação do Via Verde é automática. Em portagens “comuns” é possível optar pagar com dinheiro ou cartão. Mas ao passar por uma portagem de pórtico, automaticamente o Via Verde passa a funcionar. Grande abraço e obrigado pela ajuda na explicação do conteúdo.
Oi Sheila. Lá no Chiado é muito difícil estacionar. Eu deixaria o carro no estacionamento que tem no subsolo da Praça Luís de Camões. Nessas regiões centrais o estacionamento na rua é praticamente exclusivo de moradores.
@@mpinhas7 - As novas regras de circulação nas rotundas existem desde Janeiro de 2014, ninguém pode alegar desconhecê-las. Se houvesse mais policiamento nas rotundas e os condutores começassem a ver as multas a pesar na carteira e os pontos da carta a desaparecer, num instante toda a gente "aprendia" a circular como deve ser nas rotundas.
O "papelinho" de pagamento do estacionamento só tem que ficar visível em qualquer local no interior da viatura, mas os fiscais, por ignorância, pensam que tem que ser no "painel" do carro. Então é melhor colocar mesmo lá, para não perder tempo em tribunal.
Eu, Antônio. E você estava comigo. Deixamos de ir a Évora por conta desse vacilo. Depois de tudo resolvido, fomos no dia seguinte, pra passear por lá, e comer no Botequim da Mouraria! Inesquecível. Grande abraço, meu amigo.
Mencionar que as placas de velocidades recomendas são velocidades mínimas...talvez fosse melhor ler o C.E, isto é, fazer o trabalho de casa. O que é fixe e fazer videos!!!😅😂
Leia os comentários. Mesmo entre os portugueses há divergências sobre o significado dessas placas. Será que se o vtecvtec tivesse que responder a 20 perguntas sobre o código saberia responder a todas? Tenho dúvidas. Em sua atividade profissional nunca errou, nunca se enganou, nunca? O RUclips está aberto a todos. Monte o seu canal, crie conteúdo e deixe os comentários direcionarem seu conteúdo. Serei o primeiro a me inscrever. Alinha?
@VozGuia até pode questionar 100 que eu respondo bem a todas😉. Só há a divergência nesse assunto particular quando vamos pelo que ouvimos ou achamos ...mas para saber tem que se ler!!! Se erro muitas vezes? Claro que sim, mas quando alguém diz que o correto e assim e verifico que assim é, não dou resposta como a mim me deu. 😉
@vtecvtec6146 pois bem, vtecvtec, fui olhar no C.E., e a informação que passei está correta, no final das contas. As placas redondas indicam que o condutor é obrigado a transitar a uma velocidade não inferior à indicada no sinal. Não precisaria nem fazer 2 perguntas sobre o código. Na primeira já teria errado. Vou inclusive corrigir a mensagem que deixei fixada, pois, como disse, o que falei está correto. Grande abraço.
@VozGuia Eu sei. Eta só para que quando estivessem aqui, terem a noção de que o nome correcto em termos de legislação é via. Mas cá também toda a gente chama faixa...😊😊👍👍 Abração
Guilherme parabéns pelo vídeo.... Vc disse que é para auxiliar is brasileiros que vão passear em Portugal! Na minha opinião quem deveria assistir, são uma grande parte do brasileiros que vivem aí. Porque bia oarte são muito irresponsáveis, exibicionistas e mal educados. Pensam que estão no Brasil. Eu sou testemunha, porque estive aí por algum tempo. Morria de vergonha alheia.
A travessia dos peões (pedestres) sem preocupação é proibida há décadas, e foi uma abordagem antiga (inventada por radicais já parecidos com wokes), e que pressionou a opinião publica para considerar os veículos automóveis como os "maus da fita" que andavam a roubar o á vontade dos peões. Na legislação antiga, só de um peão passar perto de uma passadeira, já obrigava o automobilísta a presumir que rle iria atravessar, e obrigava a quase parar (mesmo que depois a travessia não se concretizasse). O idiota chapado que inventou essa parvoíce, esqueceu-se de avisar que em caso de embate entre o carro e o peão, este último morria cheio de razão....🙈. Isso deu origem a imensos acidentes mortais, pois as pessoas praticamente jogavam-se do passeio para a passadeira sem dar tempo ao condutor de reagir. Também provocava acidentes estúpidos, em que o condutor da frente ttavava rapidamente pois pensava que o peão ía atravessar (o que afinal não acontecia) e o carro que vinha atrás batia no que parou de repente....🙈🙈🙈🙈. Essa regra radical até dava azo a espertalhões que se "lançavam" para as passadeiras de forma a não de aleijarem muito no embate e depois pediram indemnizações por acidente....🙈🙈🙈 Muito tempo depois, alguém mais inteligente, fez com que a regra actual seja assim (há décadas que é, mas quase ninguém sabe/cumpre): O peão, ao chegar á passadeira tem que parar (como se fosse um STOP para peões). Tem que olhar para ambos os lados, aguardar que ambos os sentidos estejam com os veículos imobilizados, e só aí iniciar a travessia. Se não os carros não deixarem passar, não se pode atravessar (apenas fazer queixa, se assim o desejar).
Tem postos com empregados a colocar combustivel sim , apenas nao em todo lado. E tem mais desinformaçao ainda, penso que devia preparar melhor o seu conteudo
Nos quase 9 anos em que vivo em Portugal, vi um empregado a colocar combustível em apenas um lugar. E olha que eu viajo bastante pelo país. Como meu canal é voltado ao turista brasileiro quem vem passear em Portugal, a informação que importa é que é preciso estar preparado para o auto-abastecimento, que não existe no Brasil. Se há mais desinformação, fique à vontade para dizer qual é.
Quem realmente deveria preparar o conteúdo és tu, é o teu segundo comentário mostrando falta de educação para com alguém que simplesmente quer ajudar o próximo. Quantos postos de combustíveis conheces aqui em Portugal com alguém a te atestar o carro? Raramente encontras, portanto onde está a desinformação? Cresce e aparece
Mas não é só o colete amarelo, que é obrigatório, o Senhor esqueceu mais coisas obrigatório no carro, para - não para sinalizar ser multado, Um macaco que serve para levantar o carro para mudar um pneu, e também o pneu suplente, e ainda o triangulo que é para sinalizar quando avaria . ,
ATENÇÃO!!! As placas azuis redondas indicam a velocidade mínima que o condutor é obrigado a transitar. Se a placa for quadrada, indica a velocidade recomendada.
Alerta da obrigatoriedade de conduzir do lado direito.
@ sempre
Errar é humano, mas devemos nos preparar antes de tentar passar a informação.
Isso é básico!
@manuelcorreia4492 concordo.
As velocidades indicadas na placa de informação azul, são mesmo a velocidade mínima para circular nessa via (faixa é tudo, não confundir).
Ou seja:
Durante uma ultrapassagem (e só se pode utilizar para isso, embora muitos não respeitem, o que é considerado uma contra-ordenação muito grave com coima elevada e perda de pontos na carta, além da possível inibição de condução), temos que garantir por nós próprios que ao circular nessa via, o mínimo aceitável sem coima é a velocidade indicada (ou superior até ao limite no local).
Isso evita um camião a 60 km/h a ultrapassar outro a 51 km/h, o que na autoestrada não é boa ideia.
Quem lhe corrigiu a sua informação originalmente correta, não percebe nada do assunto.
Existe uma sinalização de velocidade recomendada, mas não tem nada a ver com esta situação (é uma recomendação baseada na boa vontade resultante de uma boa cidadania e com vantagem para o condutor, quando está antes de uma "lomba" de redução de velocidade)
Como português agradeço o seu serviço público. 👏 👏 👏
Obrigado!!!
Em breve vou visitar seu belo pais
Encontrei por acaso, adorei ❤❤❤, deveria haver 1 site como o seu para os Tugas, aprenderem como se conduz no meu pequeno Portugal.
😂
Grande Guilherme, uma correção no minuto 11:03. A placa com o limite de 60 km/h junto da placa com a seta, não quer dizer que a velocidade da via com radar é de 60 km/h. Quer dizer que a saída a direita tem a velocidade máxima de 60 km/h. Pode ocorrer que junto a placa de radar, não tenha nenhuma informação da velocidade da via, o que te obriga a sempre ficar de olho nas placas e conhecer o local. O Waze sempre salva nestes casos.
@@Panodeprato85 obrigado pela observação. Realmente nesse trecho a velocidade máxima é de 80km/h, e eu não havia notado na hora de editar o vídeo.
Mas como disseste, é importante ficar de olho para não infringir as regras, pensando principalmente na segurança.
Amigo Guilherme este seu canal é Serviço Público! Contém indicações importantes, destinadas a orientar as pessoas em diversas decisões. Obrigado!
Eu é que agradeço!!!
Grande abraço.
Excelente explicação. Sou português e gostei muito a forma como explicou o tema.
Obrigado e parabéns pela sua dedicação ao tema.
Muito obrigado! Grande abraço.
Excelente vídeo! Muito útil. Me inscrevi
Seja bem-vindo, Marcos.
Grande abraço.
Obrigado, Guilherme, vou continuar assistindo 😀☺️
😁
10:20 - Vou só adicionar uma coisa que diz respeito a situações de vias com 2 ou mais faixas em cada sentido com um separador central: se a passadeira for descontínua, como no vídeo, os condutores não são obrigados a parar se os peões ainda estiverem do outro lado do separador central (porque é como se fossem duas passadeiras independentes) e os peões devem parar à entrada da segunda passadeira como se de uma passadeira nova se tratasse. Se a passadeira for contínua, os condutores devem parar mesmo que os peões ainda estejam do outro lado do separador central porque é como se fosse a passadeira única duma via com apenas uma faixa em cada sentido. Neste caso os peões também não necessitam parar no separador central. 🙂
Muito obrigado pelas informações!
@@VozGuia - De nada! 👍
@ 👍
Na rotunda não tem que manter o indicador luminoso de mudança de direção (seta) para a esquerda, mas é uma boa prática, pois ajuda os outros a estimar a própria entrada deles.
Obrigado
Essa dica de como se comportar nas rotundas (rotatórias) eu aprendi na marra ano passado, quando estive em Portugal 😅. Na primeira que entrei, tinha que sair na segunda saida mas fui acompanhando pela direita outro carro que ia fazer o mesmo trajeto. A pessoa meteu a mão na buzina e eu não entendi nada na hora. Depois comentei com amigos que moram em Portugal e eles me explicaram a regra. Depois dessa gafe não errei mais e olha que nunca vi tanta "rotunda" como lá!😅. Sobre as faixas de segurança e trafegar sempre na direita percebi logo como funciona. Adorei dirigir pelas estradas portuguesas, excelentes! Brasil tem muito que aprender com Portugal !
Pois é, Carlos. Eu também aprendi na marra. Com tanta rotunda no caminho, se não aprender logo, vai ouvir muita buzina!
E eu também adoro dirigir nas estradas portuguesas.
Grande abraço.
@@carlosedubritto ao início é estranho mas é a solução mais eficiente. Pk dentro da rotunda quem circula mais por fora (pela direita) tem prioridade. Mas não deves ir para lá antes de passares a penúltima saída para ti. Se não conseguires, não tem problema, das a prioridade a quem já está na rotunda e como vais pela faixa mais de dentro, é do dar mais uma volta até conseguires o teu espaço de mudança dd faixa pasa sair. Se toda a gente seguir a regra o trânsito fica bem fluido.
@glamdj 🚗 🚙 🏍️
Estava procurando um vídeo igual o seu.. parabéns pelo conteúdo
Muito obrigado, Fábio. Grande abraço.
Excelente este vídeo com informações preciosas. Moro em Portugal e quando vinha para cá fazer turismo, não sabia desses detalhes que podem fazer muita diferença.
Obrigado Nilton.
Grande abraço.
Muito bem! Excelente repositório de sugestões úteis! Obrigado!
😁
Aqui, no passado, a placa de contramão era a que é usada em Portugal. Eu sou desse tempo! 😄😄😄
😁
Informações que fizeram falta quando estive em Portugal em 2019 e aluguei um carro.
Ótimo vídeo!
Obrigado, Solange!
Use as dicas na próxima viagem pra cá. E que seja logo😁
Parabéns pelo vídeo. Uma verdadeira aula. Cada dia melhor. Um abraço.
Obrigado, Antônio!
Esse é o objetivo. Sempre melhorar um pouquinho.
Grande abraço.
Excelente vídeo, bem explicado, bem editado, simples e extremamente útil! Parabéns!
Muito obrigado!!!
Grande abraço.
Queria ter um video desses a dois anos.kk Poderia falar um pouco mais das placas, por exemplo aquelas placas acizentadas que anulam uma outra placa.
Bem lembrado. Em um próximo vídeo eu vou abordar esse assunto.
Obrigado pela sugestão.
Grande abraço.
Seu canal é maravilhoso, Guilherme
Obrigado Jfeferson!
😁
Parabens pelo video e pelo canal. Sempre com temas interessantes e muita informação.
Obrigado, Eduardo b
Grande abraço.
Seu canal é sensacional! Parabéns
Obrigado, André!
Abração!
Muito bom esses vídeos 👏👏
Obrigado, Mário!
Abraço
3:41 Curto muito seus vídeos
Este compartilhei com amigos que pretendem ir a Portugal
Obrigado, Tarcísio.
Grande abraço!
Dicas valiosas que ajudam mesmo! Valeu!
Obrigado Cristiano!
Valeu…
Legal muito boa locução parabéns
Obrigado, Hudson.
Grande abraço.
Parabéns, muito bem explicado
Obrigado, Jefferson!
Abraço
Ótimo conteúdo!
Obrigado, Ale. Grande abraço
Sem esquecer de dizer pro cliente contratar o seguro da companhia que tem o carro, nunca da car jet, booking, rental cars e entre outras
👍👍👍👍
Maravilhoso....
Obrigado
Eu é que agradeço, Paulo!
😁
Muito completo. 👏👏
Obrigado, Mateus.
Grande abraço
Também pode abastecer o carro como a via verde
Olá Fernando.
Para carros alugados o Via Verde só funciona para pagar portagens. Não é possível abastecer e nem pagar estacionamento.
Grande abraço.
Ensina ai pois faz muita falta muitos não sabem entrar ou sair da retunda se fores ao montijo até metes as mãos na cabeça bom video 😊
😂
Parabens, explicacoes optimas! Voce devia ser nomeado pelo n/governo "esclarecedor-mor do transito em Portugal, ganhando um bom ordenado e claro! 👍👏
Olá José.
Aceito a nomeação, a depender do ordenado, claro!
😂
Aos 17:05 aproximadamente vc fala sobre portagens que não é necessário nem diminuir a velocidade, tudo é feito automaticamente pelo Via Verde e quem não tem Via Verde e passou nesse trajeto, como saber se tem alguma dívida a pagar?
Olá Carla.
Basta ir a uma loja dos Correios, dizer a placa do carro e pagar o valor, caso exista alguma dívida.
Grande abraço.
@@VozGuia Estive lá, disseram que fica no sistema apenas 15 dias e tem uns 2 meses que fui a Lisboa, sempre uso a Wase, depois disso não aparece, olharam a placa do meu carro e nada tinha, me falaram para procurar Via Verde e outra que esqueci o nome
Então não sei mais como proceder…
😞
@@VozGuia Ok. kkk Obrigada por responder.
@@carlapatricia8498 😁
Tem que saber distinguir uma faixa de uma via de trânsito...😉
Eu explico ao turista brasileiro como se dirige em Portugal. Para isso uso a linguagem simples e direta, sem querer usar termos oficiais ou técnicos, que só dificultariam o entendimento.
Será que é muito importante essa distinção?
E sem levar em conta que os termos usados em Portugal não são necessariamente os mesmos que os usados no Brasil.
Tenho certeza que estou usando uma linguagem que facilita o entendimento dos brasileiros.
Obrigado
@VozGuia se vocês brasileiros usam faixa de rodagem para mencionarem via trânsito, que nome dão a uma faixa de rodagem? Continuação de bom trabalho
@vtecvtec6146 pesquise. Ou quando for ao Brasil, leia o código de trânsito. Provavelmente não servirá de nada, mas já que é para chatear, sigamos com a chateação.
@@VozGuia apenas era uma curiosidade, mas se o chateia assim tanto tem bom remédio não responda e passe a frente... Passe bem!!!
Esta rotunda fica na zona em que moro, Paco de Arcos.
Exatamente, Paulo!
Grande abraço.
Aluguei com a centauro, não tive nenhum problema
Legal, bom saber!
Obrigado
Sugestão. Não meta combustível nem coma nas bombas de gasolina nas auto estradas pois sa08 sempre mais caras
Obrigado, António.
Uma ótima sugestão.
Abraço
Aqui na franca no parker metre temps que por a matricula do carro
Aqui não é necessário. Já vi um parquímetro em Sintra onde se pode colocar a placa ( matrícula) do carro. Mas não é obrigatório.
@@VozGuia Nos parquímetros onde se indica a matrícula do carro não sai papel para colocar no tablier. A fiscalização pesquisa pelo numero da matrícula, e verifica se está dentro do tempo pago ou não
@Maria-js9ou muito obrigado pela informação
Olá, adorei o vídeo, você sabe me dizer o valor médio da taxa de devolução do aluguel de carro para retirar em Porto e devolver em Lisboa?
Olá Letícia.
Não tenho ideia, pois cada locadora tem uma política de preços própria.
O mais fácil é você fazer a pesquisa no link que eu deixei na descrição do vídeo, colocar os pontos de recolha e entrega e comparar os valores.
Grande abraço.
@@VozGuia Vou fazer isso, obrigada!
@ eu é que agradeço.
Já agora, em Portugal a designação "motorista" aplica-se aos profissionais de camião, autocarro, táxi, etc. Os não profissionais são condutores.
Olá!
Vou começar a usar essa designação.
Agradeço a informação.
Grande abraço.
@VozGuia Também não existem pedágios. Chamam-se portagem, ou portagens no plural.
@LFMC1 nesse caso vou continuar usando pedágio. Meu foco no canal é o turista brasileiro que vem passear em Portugal. Preciso usar uma linguagem que seja bem compreendida por lá.
Grande abraço.
@VozGuia O problema é o turista brasileiro procurar ou perguntar pelo pedágio e não saberem lhe responder. É fácil, é só dizer que pedágio em Portugal é portagem.
No caso da passagem em pórtico, caso o automóvel não esteja equipado com o sensor de Via Verde, o condutor tem quinze dias para efetuar o pagamento, ou numa "payshop" ou numa estação de Correios (CTT). A matrícula da viatura é fotografada em cada pórtico, pelo que não pode fugir ao pagamento. Normalmente as viaturas de aluguer têm já Via Verde, pelo que aquando da devolução da mesma o valor é cobrado pela empresa de Rent-a-Car.
@LFMC1 em 90% dos vídeos eu digo que pedágio em Portugal se diz portagem.
Sobre o Via Verde, para carros de aluguer houve uma mudança na lei.
Já faz um tempo que a habilitação do Via Verde é automática. Em portagens “comuns” é possível optar pagar com dinheiro ou cartão. Mas ao passar por uma portagem de pórtico, automaticamente o Via Verde passa a funcionar.
Grande abraço e obrigado pela ajuda na explicação do conteúdo.
Uma dúvida , eu sei que o carimbo não tem mais em Portugal , mas como faço para ter o carimbo em Lisboa não tem algum jeito para ter ele ?
Que carimbo?
@@VozGuia aqueles que coloca no passaporte , e minha primeira viagem e eu quero ter para deixar de lembrança
@melquisedequejosesilva9080 acho que carimbam, sim. Mas não posso afirmar com certeza.
@VozGuia obrigado
@ 😃
Bom vídeo. O colete é obrigatório apenas para o motorista ou para todas as pessoas que estão no carro?
Só para o motorista.
Grande abraço.
O colete não é para uma pessoa específica, é para quem sair da viatura. Pode não ser o condutor.
@module79l28 obrigado pela informação. Grande abraço.
@@VozGuia - De nada! 👍
Vou alugar no Porto, atenta a suas dicas, para ir até Lisboa. É tranquilo o carro pernoitar na rua na região de Chiado?
Oi Sheila. Lá no Chiado é muito difícil estacionar.
Eu deixaria o carro no estacionamento que tem no subsolo da Praça Luís de Camões.
Nessas regiões centrais o estacionamento na rua é praticamente exclusivo de moradores.
Alugar no Porto ao invés de dizer em Porto ..
Exato!!!
@@susantiliacabrita3532Confundem "em Lisboa" ou "em Braga", com "em Porto"...😂... mas tem coisa pior: "vou morar em Porto...😂😂
😁
Muito boas explicações e as rotundas quase infindas só com paciéncias.
😁obrigado, Mauro!
E se a saída da rotunda fosse a 2ª. Vejo muita gente a fazer a rotunda por fora para sair na 2ª saída..
Está errado. Na faixa da direita só quem vai sair na primeira saída.
@@VozGuia Mas é preciso difundir e espalhar ainda mais essa mensagem. Todos os dias vejo.. Todos.
@mpinhas7 eu também.
Essa é uma missão para o governo.
@@mpinhas7 - As novas regras de circulação nas rotundas existem desde Janeiro de 2014, ninguém pode alegar desconhecê-las. Se houvesse mais policiamento nas rotundas e os condutores começassem a ver as multas a pesar na carteira e os pontos da carta a desaparecer, num instante toda a gente "aprendia" a circular como deve ser nas rotundas.
@module79l28 pois!
O "papelinho" de pagamento do estacionamento só tem que ficar visível em qualquer local no interior da viatura, mas os fiscais, por ignorância, pensam que tem que ser no "painel" do carro.
Então é melhor colocar mesmo lá, para não perder tempo em tribunal.
Obrigado
@VozGuia
🙏🙏🙏
Não consigo imaginar alguém que abasteça o carro com o combustível errado.
Você conhece alguém que já fez isso?
Frentista já abasteceu meu carro com combustível errado. Note, foi um frentista hein. Imagine quem não está habituado a abastecer
Eu, Antônio. E você estava comigo. Deixamos de ir a Évora por conta desse vacilo. Depois de tudo resolvido, fomos no dia seguinte, pra passear por lá, e comer no Botequim da Mouraria!
Inesquecível.
Grande abraço, meu amigo.
@renanmartinelli pois é, Renan. Coisas que acontecem!
Grande abraço.
Não é muito normal, mas já aconteceu a um colega de trabalho já lá vão 30 anos.
@marquesjose7308 👍
Mencionar que as placas de velocidades recomendas são velocidades mínimas...talvez fosse melhor ler o C.E, isto é, fazer o trabalho de casa. O que é fixe e fazer videos!!!😅😂
Leia os comentários. Mesmo entre os portugueses há divergências sobre o significado dessas placas.
Será que se o vtecvtec tivesse que responder a 20 perguntas sobre o código saberia responder a todas?
Tenho dúvidas.
Em sua atividade profissional nunca errou, nunca se enganou, nunca?
O RUclips está aberto a todos. Monte o seu canal, crie conteúdo e deixe os comentários direcionarem seu conteúdo. Serei o primeiro a me inscrever.
Alinha?
@VozGuia até pode questionar 100 que eu respondo bem a todas😉. Só há a divergência nesse assunto particular quando vamos pelo que ouvimos ou achamos ...mas para saber tem que se ler!!!
Se erro muitas vezes? Claro que sim, mas quando alguém diz que o correto e assim e verifico que assim é, não dou resposta como a mim me deu. 😉
@vtecvtec6146 pois bem, vtecvtec, fui olhar no C.E., e a informação que passei está correta, no final das contas.
As placas redondas indicam que o condutor é obrigado a transitar a uma velocidade não inferior à indicada no sinal.
Não precisaria nem fazer 2 perguntas sobre o código. Na primeira já teria errado. Vou inclusive corrigir a mensagem que deixei fixada, pois, como disse, o que falei está correto.
Grande abraço.
Não é "faixa da esquerda", é via da esquerda.
No Brasil é faixa. O foco do canal é o turista brasileiro.
Grande abraço
@VozGuia
Eu sei.
Eta só para que quando estivessem aqui, terem a noção de que o nome correcto em termos de legislação é via.
Mas cá também toda a gente chama faixa...😊😊👍👍
Abração
Guilherme parabéns pelo vídeo....
Vc disse que é para auxiliar is brasileiros que vão passear em Portugal! Na minha opinião quem deveria assistir, são uma grande parte do brasileiros que vivem aí. Porque bia oarte são muito irresponsáveis, exibicionistas e mal educados. Pensam que estão no Brasil. Eu sou testemunha, porque estive aí por algum tempo.
Morria de vergonha alheia.
Oi Abel, tudo bem?
Às vezes sinto essa vergonha também.
Mas acho que estou fazendo a minha parte.
Grande abraço!
A travessia dos peões (pedestres) sem preocupação é proibida há décadas, e foi uma abordagem antiga (inventada por radicais já parecidos com wokes), e que pressionou a opinião publica para considerar os veículos automóveis como os "maus da fita" que andavam a roubar o á vontade dos peões.
Na legislação antiga, só de um peão passar perto de uma passadeira, já obrigava o automobilísta a presumir que rle iria atravessar, e obrigava a quase parar (mesmo que depois a travessia não se concretizasse).
O idiota chapado que inventou essa parvoíce, esqueceu-se de avisar que em caso de embate entre o carro e o peão, este último morria cheio de razão....🙈.
Isso deu origem a imensos acidentes mortais, pois as pessoas praticamente jogavam-se do passeio para a passadeira sem dar tempo ao condutor de reagir.
Também provocava acidentes estúpidos, em que o condutor da frente ttavava rapidamente pois pensava que o peão ía atravessar (o que afinal não acontecia) e o carro que vinha atrás batia no que parou de repente....🙈🙈🙈🙈.
Essa regra radical até dava azo a espertalhões que se "lançavam" para as passadeiras de forma a não de aleijarem muito no embate e depois pediram indemnizações por acidente....🙈🙈🙈
Muito tempo depois, alguém mais inteligente, fez com que a regra actual seja assim (há décadas que é, mas quase ninguém sabe/cumpre):
O peão, ao chegar á passadeira tem que parar (como se fosse um STOP para peões). Tem que olhar para ambos os lados, aguardar que ambos os sentidos estejam com os veículos imobilizados, e só aí iniciar a travessia.
Se não os carros não deixarem passar, não se pode atravessar (apenas fazer queixa, se assim o desejar).
Obrigado
Que video mais sem sentido
Sério?
Não sei qual a nacionalidade deste condutor gostava de ir uma hora ao lado dele com uma régua na minha mão
Não há perfeitos
@@paulocosta7540 nunca
@@VozGuia gosto desses videos pois em portugal tem gente que já nasceu ensinada
Tem postos com empregados a colocar combustivel sim , apenas nao em todo lado. E tem mais desinformaçao ainda, penso que devia preparar melhor o seu conteudo
Nos quase 9 anos em que vivo em Portugal, vi um empregado a colocar combustível em apenas um lugar. E olha que eu viajo bastante pelo país.
Como meu canal é voltado ao turista brasileiro quem vem passear em Portugal, a informação que importa é que é preciso estar preparado para o auto-abastecimento, que não existe no Brasil.
Se há mais desinformação, fique à vontade para dizer qual é.
Quem realmente deveria preparar o conteúdo és tu, é o teu segundo comentário mostrando falta de educação para com alguém que simplesmente quer ajudar o próximo. Quantos postos de combustíveis conheces aqui em Portugal com alguém a te atestar o carro? Raramente encontras, portanto onde está a desinformação? Cresce e aparece
@ 😃
Mas não é só o colete amarelo, que é obrigatório, o Senhor esqueceu mais coisas obrigatório no carro, para - não para sinalizar ser multado, Um macaco que serve para levantar o carro para mudar um pneu, e também o pneu suplente, e ainda o triangulo que é para sinalizar quando avaria . ,
Olá.
O pneu suplente não é obrigatório. Muitos carros novos são vendidos sem esse acessório.
Grande abraço.