Há exatamente 01 ano, meu filho de 10 anos (TEA Severo + DI) esteve internado por lesões bem sérias na cabeça. No hospital fizeram um BO devido as características das lesões. O edema da testa desceu para os olhos e por isso parecia que ele tinha recebidos socos nos olhos. Lá no CTI os médicos se certificaram que ele mesmo se agredia. Foram feitos exames como TC e tantos outros para saber a causa das crises (que descobrimos ser clínicas) e pra saber se ouve maiores danos devido as pancadas. Graças a Deus, tudo terminou bem, mas foram dias terríveis. OBS: descobrimos que ele estava com Fecaloma e por isso se agredia, devido a tanta dor de sentia por não conseguir evacuar todo o bolo fecal. Por não demosntrar onde era a dor, nós não saímos da emergência com ele até que tudo foi esclarecido e tratado.
@@alinemarquescosta8318 1) ABA, com o objetivo de eliminar os comportamentos auto lesivos. 2) TO com IS 3) fono, por conta da dificuldade de comunicação. Ele não teria sofrido tanto se de alguma maneira conseguisse dizer que estava e onde era a dor. O triste é ter a indicação, mas não o acesso ao que nossos filhos tanto precisam.
Na realidade ele sim recebeu e continua recebendo socos nos olhos por perssoas normal . Ele como é uma perssoa autista pensar que é essa a forma apropiada que tem as perssoas normais de comunicar. E como estar dentro de uma depresão profunda se torna difícil fazer a comunicação verbal. A única solução é a auto agredeção
Em meus ataques de raiva (principalmente por motivos de mudanças na minha rotina) acabo me machucando de forma muito forte, ao ponto de ficar me sentindo tonta ou surgirem lesões em minhas pernas e braços, nunca tinha entendido o porque eu ainda faço isso aos meus 22 anos, depois de olhar vários vídeos seus, percebo cada vez mais que coisas que nunca se encaixaram hoje me levam a considerar que posso ser autista, agora preciso procurar por profissionais especializados para entender quem sou.
Meu filho tem 4 anos (não verbal) e quando se frustra bate com a cabeça na parede com força. Essa frustação em 95% das vezes é irritação com algo que ele mesmo está fazendo. Por exemplo, se está desenhando e a folha amassa, ele começa a gritar e bate com a cabeça. Geralmente pra tirar o foco dele do que está causando a "crise" chamo ele e peço pra me dar um beijo. Isso faz com que ele se acalme e "esqueça" de bater com a cabeça. Isso é uma boa saida ou estou reforçando esse comportamento inadequado? Peço beijo dele várias vezes ao dia, não somente quando faz isso. O pedido do beijo é o unico comando que ele atende e ele para o que estiver fazendo pra dar o beijo qnd eu peço.
Meu filho tbm bate a cabeça na parede quando tenta fazer algo e não consegue ele tem 2 anos e outro dia ele queria enfileirar batatas mas elas caiam ou saiam do lugar ele foi ficando nervoso, e derrepente sentou no chão e começou a bater a cabeça na parede, como ele é pequeno pego ele no colo abraço e acalmo, e agora quando vejo que ele tá ficando nervoso por algum motivo já vou ajudar pra que ele consiga fazer o que está tentando ou acalmo e tiro o que está causando o estresse do alcanse
Eu lembro que me machucava para acalmar, me dava uma tranquilidade estranha, o gatilho era a frustração, mas o principal era que isso me dava tranquilidade mais rápido, e não dá pra explicar direito como começou, mas que o peso q a dor causava acalmava, com o tempo fui substituindo por edredons muito muito pesados, minha avó tinha um q era feito com imãs, e descobri que aquilo me acalmava igualmente, e fui substituindo sozinha. Lembrando que sou de um tempo sem ciência e sem diagnóstico, mas talvez ajude a ilustrar a situação.
Nossa professor, você explicou de forma clara e objetiva e os pais dos meus alunos compreenderam o que acontece com seus filhos. Assunto importantíssimo. Agradecemos
Meu irmão tem MUITO do evitativo e do social. Mas até quando tá feliz e empolgado ele se bate (6 anos, moderado/severo, não sabe falar nem se expressar direito). É horrível.
Professor vc é incrível!! Quanta contribuição os seus vídeos trazem. Estou encantada com o seu conteúdo. Sou estudante de Musicoterapia e vou me especializar em Autismo, e o seu canal está me ajudando muito nessa introdução a esse mundo que eu quero compreender cada vez mais para atuar com eficiência e propriedade no que me propus a fazer. Só gratidão.🙏❣️
Não sou diagnosticado ainda (sou a pessoa que falou com você pelo instagram, que falou da possibilidade de TOC e autismo), mas agora eu estava lembrando que na infância eu tinha o costume de bater a parte de trás da minha cabeça na quina da cama (até hoje eu gosto de bater um pouco minha cabeça, mas fraco, e beeem raramente), socar superfícies duras (e NÃO é em momentos de raiva) e bater na minha própria cabeça, mas nada que machucasse muito, quando eu percebia que estava começando a machucar eu parava, acho que não era a coisa mais frequente, mas eu também não reparava muito quando eu fazia isso, então não sei dizer a frequência com que eu fazia, pra mim era uma atividade relaxante simples, só que um pouquinho mais ousada. Isso me estimulava de certa forma. Eu continuo obtendo algum prazer em fazer algumas dessas coisas, tipo bater com uma certa força no meu braço, bater repetidamente com 2 dedos no meu ombro, perto da clavícula (esse é mais comum quando tô ansioso ou agoniado), bato de mão aberta nos cantos da minha barriga e outras pequenas coisas que faço e nem percebo. Lembro também que eu me considerava extremamente resistente à dor e achava até meio patético ver as crianças chorarem por se machucar. Com uns 10-11 anos eu dizia que não sentia dor e deixava crianças da minha sala pressionarem pontas de lápis contra a palma e as costas da minha mão, e ela pressionavam com força tentando me tirar uma reação, mas eu sentia pouca coisa e não expressava nada, e chegava um ponto em que elas paravam porque viam que eu não cedia à expressar uma reação e temiam me machucar de verdade se prosseguissem, olha a forma da criança de socializar ahsuahsu Eu também usava essa insensibilidade pra me bater no rosto e chocar as pessoas, eu podia bater forte e não me afetava, as vezes me batia até ficar bem vermelho. Mordia a pele das costas das mãos também, acredito que mais pelo estímulo nos dentes. Falando assim pode parecer que vivo me batendo ou sei lá, mas esses estímulos de querer sentir um tipo de dor são bem raros pra mim. Enfim, não sei até que ponto esses comportamentos se encaixam na autolesão vinda do autismo, mas lembrei disso e achei interessante compartilhar minha experiência.
Concordo com o posicionamento da T O que citasse, também sou T.O...e concordo com a esquiva, fuga como desencadeadora de comportamentos auto agressivos.
Professor, muito obrigado pelo conteúdo estou começando a trabalhar,com educação inclusiva e os desafios do TEA são sim diários em sala de aula, seus conteúdos estão me ajudando a pesquisar mais sobre melhorar a qualidade de atendimento das crianças . Gratidão 😊😊
Eu tive muitos problemas com isso, no meu caso as crises vinham de frustração. Minha mãe ficava louca, ela não sabia lidar e, naquela época lá 15 anos atrás, ninguém sabia nada de autismo. Quando criança era bem mais comum os de arranhar as bochechas, bater na cara, socar a cabeça, arranhar ou beliscar as pernas, cutucar até fazer ferida e depois ficar arrancando as cascas, descascar os cantos dos dedos, arrancar as unhas, bater a cabeça na parede, morder a lingua e as bochechas, morder os labios até sangrar, puxar o cabelo. Depois que fiquei adolescente, tentei suicidio 3x e, além de tudo isso, cortava as coxas e os braços. Agora adulto, aprendi a perceber quando vão acontecer e mudo o foco, mas alguns ainda se mantiveram como arrancar as sobrancelhas, morder a boca, cutucar feridas e, raramente, bater na cara. É muito ruim não saber lidar com esses sentimentos, mas fico feliz que as pesquisas e estudos nessa área tenham evoluido tanto em tão pouco tempo, assim menos crianças irão passar por esses comportamentos destrutivos.
Meu filho se batia muito quando era menor, na minha ignorância, eu pensava que era birra, para chamar atenção... hoje eu sei que é do TEA, isso me machuca e me sinto culpada por muitas vezes não acolher de forma correta... Ele voltou a fazer isso, quando passa por uma situação adversa, está também com problemas na autoestima... Tenho estudado muito para ajudá-lo, me dói ver ele se machucando, tenho medo de futuramente ser algo mais grave. É tão sério essa questão! Eles precisam tanto de nossa ajuda.
Meu Filho é Autista grau 1 Ele se bate Toda hora ,o braço na testa ele faz isso toda hora se o carrinho que ele tá brincando cai no chão, se Tá feliz .o que eu posso fazer para ajudar?
Interessante. Minha filha morde o antebraço quando quer sair de algum lugar ou para de fazer algo. Inclusive quando ela está sentindo algum tipo de dor ela não chora e sim emite aquele som "bizorinho" demoroyboara eu perceber. Começou a vir à tona na minha memória quando ela teve recentemente problemas de gases.
Sou profe de criança pequena, nunca vi, mas já ouvi falar que ocorreu em alguns adolescentes da escola, entre os nossos pequenos às vezes batem à cabeça. Meu filho também batia qdo pequeno.
Eu tenho um filho que completou 11 anos agora em dezembro, e desde muito pequeno ele tem "ataques" de raiva, tanto que já pegou faca para os irmãos quando menor, eu expliquei pra ele que isso não era certo, disse o que poderia acontecer expliquei tudo pra ele de forma bem clara e ele não repetiu esse comportamento. Mas ele se machuca e por mais que eu explique ele que não pode se machucar, assim como não pode machucar os outros, ele não para. Uma vez, antes de eu saber que ele se machucaria (na verdade eu soube por esse evento) ele ficou irritado com o irmão mais velho e ele foi para o quintal, então eu deixei ele quieto pra ele ter o tempo dele, pensar sobre, e quando ele entrou ele estava com a testa toda sangrando, conclusão, ele brigou, bateu e mordeu o irmão mais velho, ficou com raiva dele mesmo pelo comportamento e se machucou "meio que querendo compensar a dor que causou no outro" depois desse evento (na época ele tinha 6 anos) eu não deixo mais ele ficar sozinho quando está com raiva, mas tbm não falo com ele, apenas peço que ele se acalme que eu vou escutar e conversar sobre o que aconteceu. Ele começou a ir na psicóloga em dezembro, e ela falou que apenas identificou TDAH, mas que mandaria para um psiquiatra pra avaliar melhor, eu não sei se apenas TDAH se encaixa no diagnóstico dele, pois ele apresenta vários outros pontos compatíveis com autismo, estou bem perdida sobre isso :/
Esse vídeo foi maravilhoso,meu filho tem 1 ano e 7 meses,estamos quase fechando o laudo dele no Autismo,ele tem se machucado muito , ultimamente tem ficado cada vez mais agressivo, principalmente com ele mesmo. A testa está toda machucada de tanto que ele bate no carrinho,no chão ou onde ele quiser bater Eu não sei oque fazer😭
Minha filha tem 4 anos, desde os 2 que ela se autolesiona, e até hoje eu não descobri o motivo, ela da socos no rosto até quando está dormindo, eu acordo com ela aos socos e no maior sono profundo, ela arranca os cabelos, bate a cabeça na parede, da socos no nariz, nem eu, nem os terapeutas conseguem lidar com isso. É assustador.
Ainda não conseguimos resolver a auto agressão, é uma luta, dói demais na gente, os remédios e terapias não ajudam muito, ela está com 6 anos, até tem dias que ela diminui, mas nunca extinguiu esse comportamento.
Meu filho tem 1 ano e 3 meses e ele não dorme direito acorda várias vezes a noite gritando chorando,bate na própria cabeça cm as mãos as vezes bate a cabeca na parede e as vezes pega objetos e bate na cabeça.e bate nos irmãos .ele as vezes não atende quando chama.ele fica olhando p nada.adora as mesmas músicas de desenhos.quando senta ele senta cm as pernas p trás. Eu ainda o diagnóstico pq vc esperar pelo sus e MT ruim.ele brinca cm os carrinhos virados p cima adora coisas q roda hélice de ventilador
Minha filha até os 3 anos ela batia a cabeça dela na parede, arrancava seu cabelo e o médico passou pra ela tomar respiridona se ela fica sem esse remédio. Ela nao dorme e nao deixa o outro dormir, o que vc pode me ajudar.
Tenho 38a e tenho memória de aos 9a morder porta de madeira de casa quando estava com raiva, socar as cadeiras… Estava sempre descontando minha raiva nas coisas, e ontem, minha irmã mais velha, me contou que antes dos 5a eu me mordia 😢 sinto uma raiva incontrolável, já fiz terapia pra tentar entender, mas ela não conseguiu me ajudar, tô tentando sozinha entender
A minha filha quando está nervosa ela morde seu próprio braço e quando,o irmã dela bate na ela vai pra cima dele se mordendo sem tocar nele somente se mordendo muito forte 😭😭
MEU FILHO tem tea. MUDANÇAS NA ROTINA FAZEM ELE TER CRISES e se machuca sozinho. Este ano ELE trocou de escola e isto fez ELE TER CRISES e começou a se machucar os braços com a unha e os ferimentos foram profundos. Eu corto as UNHAS e escondi até facas para ELE não se machucar. É desesperador! Eu chorei muito neste DIA.
Meu filho tem 5 anos, tem uma síndrome genética rara! Com 4cpmecou a machucar o próprio rosto, passamos por diversos médicos. Chegamos ao ponto de ter que ter que ficar segurando a mãos dele pq ele não parava nem pra dormir, ficou assim por uma ano, e nada do que fazíamos resolvia . ele não fala, não anda sozinho , a neuro disse que é estereotipia ! Como num passe de mágica após mais de um ano ele parou ! 🙏 Só que essa semana voltou a machucar seu rosto! 🤦🏻♀️! Muito difícil ,pq não sabemos identificar ou acalmar pra que ele não faça, até as terapias são prejudicadas por isso .
Minha relata que qdo pequena eu batia muito minha cabeça no chão! Qdo adolescente tentei o suicídio várias vezes! Qdo adulta me bater e puxar meus cabelos! Que horror! Já me machuquei muito por raiva de certas situações! Yb já tentei agredir pessoas da família! Não gosto de socializar nada com ninguém pessoalmente! Faço acompanhamento psiquiátrico com medicações mas pouco resultado! Já tenho diagnóstico de TAG e outros mas nada até o momento de autismo!
Qual o papel da creche frente a um bebê agressivo? Qual a intervenção do psicólogo diante de um caso desses? Trocar o bebê de sala pode ser uma medida acertiva?
Professor amo muito seus vídeos esse por exemplo já vi algumas vezes tenho um casa de netos com altismo e é muito novo isso para minha família intendi Professor se podet me ajudar me dizendo O que eu faço em casa quando começa com comportamento de se bater ou gritar algo assim Eu ajudo todos os dias a cuidar deles a menina em alguma situação tem esses comportamento Professor eles tem 5 aninhos e são acompanhado se puder ma ajudar me respondendo ficarei grata Eu maratono seu vídeos e aprendo sempre Obrigado por compartilhar tanto conhecimento e me ajudar
Meu filho de 12 anos com autismo não berbal,está se batendo muito,dando tapas nas orelhas chega uma delas está roxa,batendo a cabeça na parede ,e batendo a mão na boca q a mãozinha dele está roxa tmb. Ele começou tem pouco tempo.
Esse madrugada eu me autolesei. Sou autista. Mas não foi por nenhuma dessas. Minha cabeça tava confusa muito confusa e eu queria que ela parece com aquilo então comecei a me bater me unhar pra ver se ela parava com aquilo. Foi horrível eu nao gosto de fazer isso mas a dor faz com que ele o cérebro pare de me deixar confusa e acelerada
Lucelmo, meu filho iniciou por questão de uma otite e passou a usar por comportamento e fica muito difícil porque hora é dor e hora é frustração, por exemplo, cair um lápis, derrubar um suco.
Meu filho é autista tem 3 anos e se machuca muitas vezes. Ele nao fala nada direito , diz tudo embolado eu nao entendo nada!!! E ele repete tudo o tempo todo varias vezes . Eu quase fico louca !!! Ele se joga no chão se morde e bate a cabeça na parede ou no chão diversas vezes 😢😢é desesperador !!! E acho que é por esquiva que ele faz isso
Meu filho não se agride mas não consegue entender quando faz algo que esteja machucando outra pessoa, mesmo que a pessoa peça para ele parar ele continua. Como ajudá-lo nisso?
Eu ainda dou tapas na minha cabeça, esmurro a parede, porta, chuto, mordo os lábios inferiores da boca, a língua , dou tapas na minha cara, puxo meu cabelo. Na fase da menstruação eu tinha tanta raiva de ficar menstruada que pegava uma tesoura e batia na minha vagina por cima do paninho higiênico por causa da raiva que eu tinha de menstruar e ter corrimento daí entrei na menopausa parou tudo isso. Mas ainda me bato quando tenho crises de nervosismo, irritabilidade ou quando sinto que alguem me desprezou me abandonou.
Meu Deus ! Seu relato foi um choque para mim , mas agradeço por compartilhar , pois assim , poderei entender e procurar ajudar as pessoas TEA que fazem parte da minha vida
Meu filho tem 4 anos sempre desde de bb ele se bate se morde até quando ele tá alegre ele se bate, ele dá soco no rosto na cabeça em todos as situações, também se morde com muita frequência sem motivo.
Oi tudo bem. Eu tenho 32 anos e desconfio de que talvez eu tenha um grau leve também por outros motivos, e nessa questão de se lesionar, a única coisa que eu faço, é quando eu brinco com o gato da minha irmã, eu deixo ele me morder, às vezes ele me arranha e até sai sangue do meu braço🤦. Será que pode ser um indício? Abração doutor.
Minha filha acabou de bater a cabeça com toda força so porque eu falei sem brigar nem nada só porque ela ouviu minha voz, acaba comigo ela ficar se machucando sem motivo, tira todas as minhas forcas sinto que não posso mais suportar
@@tatianemoraes3295 poxa que chato graças a Deus a minha filha não faz mais MT dificilmente e quando fax não se machuca, orei pra isso e uma vez eu não atendi ela e me doeu MT mas foi onde parou que o senhor abençoe seu filhinho e vc pq sei bem que não é fácil..
Meu filho fica Roendo as Unhas do pé e da mão tem dedo q nem tem unha. É sensorial? Ou ansiedade? E outra meu filho vive me cheirando kkkk. Tá buscando o sensorial TB?
Meu filho tem 3 anos e se auto agride o tempo todo, bate na cabeça no rosto e fica dando murro no queixo até bater os dentes , Muito difícil , eles vai se consultar com 1 especialista , ta com 3 semanas ele fazendo isso me dói tanto ver meu filho se batendo , não consigo mais fazer nada pois tenhonque ficar olhando ele o tempo todo
O que fazer para mudar o foco? Ele também agride as pessoas e quando tenta e ñ consegue bate a cabeça na parede, se morde ou bate com o cotovelo em algo.
Obg pelo vídeo, professor! Meu filho de 11 anos (Asperger) "descasca" o canto dos dedos até sangrar. Isso ficou mais frequente durante a pandemia, nas aulas online. Ele tenta esconder, e fica incomodado qdo a gente pergunta, por isso acho que não é por atenção, mas talvez por esquiva ou ansiedade.
Estou com o mesmo problema com minha pequena de 7 anos. Ela sempre está com os dedos sangrando. Gostaria de saber o que posso fazer pra impedir que ela rasgue os dedos... já tentei de tudo o que vc imaginar.
Essa é uma forma de ver as coisas, do ponto de vista comportamental, o que alguém chama de perfeccionismo, é um comportamento com função sensorial, ou seja, de ver algo de maneira "perfeita" (se o perfeccionismo, neste caso, for em relação às unhas).
Meu filho tem 9 anos e está ficando agressivo por causa de jogos até se batendo ele está ja conversei com ele na escola as crianças ficam rindo dele porque ele é gordinho ri por conta no nome dele que é Pablo ficam chamando ele de Pablo vittar
Prof. temos uma criança na clínica que ao chegar qualquer pessoa adulta diferente ele bate a cabeça. A mãe está sofrendo demais com a situação e está bem complicado controlar esse comportamento.
Há exatamente 01 ano, meu filho de 10 anos (TEA Severo + DI) esteve internado por lesões bem sérias na cabeça. No hospital fizeram um BO devido as características das lesões. O edema da testa desceu para os olhos e por isso parecia que ele tinha recebidos socos nos olhos. Lá no CTI os médicos se certificaram que ele mesmo se agredia. Foram feitos exames como TC e tantos outros para saber a causa das crises (que descobrimos ser clínicas) e pra saber se ouve maiores danos devido as pancadas. Graças a Deus, tudo terminou bem, mas foram dias terríveis. OBS: descobrimos que ele estava com Fecaloma e por isso se agredia, devido a tanta dor de sentia por não conseguir evacuar todo o bolo fecal. Por não demosntrar onde era a dor, nós não saímos da emergência com ele até que tudo foi esclarecido e tratado.
E qual foi o tratamento indicado?
@@alinemarquescosta8318 1) ABA, com o objetivo de eliminar os comportamentos auto lesivos. 2) TO com IS 3) fono, por conta da dificuldade de comunicação. Ele não teria sofrido tanto se de alguma maneira conseguisse dizer que estava e onde era a dor.
O triste é ter a indicação, mas não o acesso ao que nossos filhos tanto precisam.
Sim, tudo é complicado!
Na realidade ele sim recebeu e continua recebendo socos nos olhos por perssoas normal .
Ele como é uma perssoa autista pensar que é essa a forma apropiada que tem as perssoas normais de comunicar.
E como estar dentro de uma depresão profunda se torna difícil fazer a comunicação verbal.
A única solução é a auto agredeção
Que Deus renove suas forcas e de seu filho, que voces vencam essa luta😊
Em meus ataques de raiva (principalmente por motivos de mudanças na minha rotina) acabo me machucando de forma muito forte, ao ponto de ficar me sentindo tonta ou surgirem lesões em minhas pernas e braços, nunca tinha entendido o porque eu ainda faço isso aos meus 22 anos, depois de olhar vários vídeos seus, percebo cada vez mais que coisas que nunca se encaixaram hoje me levam a considerar que posso ser autista, agora preciso procurar por profissionais especializados para entender quem sou.
Boa sorte,fui diagnosticado esse ano de 2023 e tudo fez sentido
Seu relato me tocou😢 . Busque ajuda de proficionais que possam te ajudar ❤
Seus vídeos me ajudaram a descobrir que meu filho é autista. Ele recebeu o diagnóstico agora com 14 anos. Muito obrigada
Meu filho tem 4 anos (não verbal) e quando se frustra bate com a cabeça na parede com força. Essa frustação em 95% das vezes é irritação com algo que ele mesmo está fazendo. Por exemplo, se está desenhando e a folha amassa, ele começa a gritar e bate com a cabeça. Geralmente pra tirar o foco dele do que está causando a "crise" chamo ele e peço pra me dar um beijo. Isso faz com que ele se acalme e "esqueça" de bater com a cabeça. Isso é uma boa saida ou estou reforçando esse comportamento inadequado? Peço beijo dele várias vezes ao dia, não somente quando faz isso. O pedido do beijo é o unico comando que ele atende e ele para o que estiver fazendo pra dar o beijo qnd eu peço.
Mãezinha, você encontrou a melhor forma para lidar com a situação.
Meu filho tbm bate a cabeça na parede quando tenta fazer algo e não consegue ele tem 2 anos e outro dia ele queria enfileirar batatas mas elas caiam ou saiam do lugar ele foi ficando nervoso, e derrepente sentou no chão e começou a bater a cabeça na parede, como ele é pequeno pego ele no colo abraço e acalmo, e agora quando vejo que ele tá ficando nervoso por algum motivo já vou ajudar pra que ele consiga fazer o que está tentando ou acalmo e tiro o que está causando o estresse do alcanse
Eu lembro que me machucava para acalmar, me dava uma tranquilidade estranha, o gatilho era a frustração, mas o principal era que isso me dava tranquilidade mais rápido, e não dá pra explicar direito como começou, mas que o peso q a dor causava acalmava, com o tempo fui substituindo por edredons muito muito pesados, minha avó tinha um q era feito com imãs, e descobri que aquilo me acalmava igualmente, e fui substituindo sozinha. Lembrando que sou de um tempo sem ciência e sem diagnóstico, mas talvez ajude a ilustrar a situação.
Cara, gosto muito dos seus vídeos, você é um excelente professor. Top demais!
Muito obrigado
Nossa professor, você explicou de forma clara e objetiva e os pais dos meus alunos compreenderam o que acontece com seus filhos. Assunto importantíssimo. Agradecemos
Meu irmão tem MUITO do evitativo e do social. Mas até quando tá feliz e empolgado ele se bate (6 anos, moderado/severo, não sabe falar nem se expressar direito). É horrível.
Professor vc é incrível!!
Quanta contribuição os seus vídeos trazem.
Estou encantada com o seu conteúdo.
Sou estudante de Musicoterapia e vou me especializar em Autismo, e o seu canal está me ajudando muito nessa introdução a esse mundo que eu quero compreender cada vez mais para atuar com eficiência e propriedade no que me propus a fazer.
Só gratidão.🙏❣️
PROFESSOR OBRIGADA POR SUA DEDICAÇÃO EM INFORMAR QUEM PRECISA. DEUS ABENCOE ESSE CASAL ABA. AMAMOS VOCÊS
Não sou diagnosticado ainda (sou a pessoa que falou com você pelo instagram, que falou da possibilidade de TOC e autismo), mas agora eu estava lembrando que na infância eu tinha o costume de bater a parte de trás da minha cabeça na quina da cama (até hoje eu gosto de bater um pouco minha cabeça, mas fraco, e beeem raramente), socar superfícies duras (e NÃO é em momentos de raiva) e bater na minha própria cabeça, mas nada que machucasse muito, quando eu percebia que estava começando a machucar eu parava, acho que não era a coisa mais frequente, mas eu também não reparava muito quando eu fazia isso, então não sei dizer a frequência com que eu fazia, pra mim era uma atividade relaxante simples, só que um pouquinho mais ousada. Isso me estimulava de certa forma. Eu continuo obtendo algum prazer em fazer algumas dessas coisas, tipo bater com uma certa força no meu braço, bater repetidamente com 2 dedos no meu ombro, perto da clavícula (esse é mais comum quando tô ansioso ou agoniado), bato de mão aberta nos cantos da minha barriga e outras pequenas coisas que faço e nem percebo.
Lembro também que eu me considerava extremamente resistente à dor e achava até meio patético ver as crianças chorarem por se machucar. Com uns 10-11 anos eu dizia que não sentia dor e deixava crianças da minha sala pressionarem pontas de lápis contra a palma e as costas da minha mão, e ela pressionavam com força tentando me tirar uma reação, mas eu sentia pouca coisa e não expressava nada, e chegava um ponto em que elas paravam porque viam que eu não cedia à expressar uma reação e temiam me machucar de verdade se prosseguissem, olha a forma da criança de socializar ahsuahsu
Eu também usava essa insensibilidade pra me bater no rosto e chocar as pessoas, eu podia bater forte e não me afetava, as vezes me batia até ficar bem vermelho. Mordia a pele das costas das mãos também, acredito que mais pelo estímulo nos dentes.
Falando assim pode parecer que vivo me batendo ou sei lá, mas esses estímulos de querer sentir um tipo de dor são bem raros pra mim.
Enfim, não sei até que ponto esses comportamentos se encaixam na autolesão vinda do autismo, mas lembrei disso e achei interessante compartilhar minha experiência.
Na verdade não tem uma autolesão específica vinda do autismo, ele só dificulta a comunicação e aumenta as possibilidades.
muito obrigada por compartilhar o seu depoimento, estou tentando entender o meu filho. Ele é Autista e tem a auto lesão.
Parabéns Professor! Cada vez melhor as suas informações...claras e objetivas!
Concordo com o posicionamento da T O que citasse, também sou T.O...e concordo com a esquiva, fuga como desencadeadora de
comportamentos auto agressivos.
Professor, muito obrigado pelo conteúdo estou começando a trabalhar,com educação inclusiva e os desafios do TEA são sim diários em sala de aula, seus conteúdos estão me ajudando a pesquisar mais sobre melhorar a qualidade de atendimento das crianças .
Gratidão 😊😊
Obrigado pelo vídeo e explicações 🙏 👍🏻 👏🏻 💙
Vamos de maratona no canal!!!!
Eu tive muitos problemas com isso, no meu caso as crises vinham de frustração. Minha mãe ficava louca, ela não sabia lidar e, naquela época lá 15 anos atrás, ninguém sabia nada de autismo. Quando criança era bem mais comum os de arranhar as bochechas, bater na cara, socar a cabeça, arranhar ou beliscar as pernas, cutucar até fazer ferida e depois ficar arrancando as cascas, descascar os cantos dos dedos, arrancar as unhas, bater a cabeça na parede, morder a lingua e as bochechas, morder os labios até sangrar, puxar o cabelo. Depois que fiquei adolescente, tentei suicidio 3x e, além de tudo isso, cortava as coxas e os braços. Agora adulto, aprendi a perceber quando vão acontecer e mudo o foco, mas alguns ainda se mantiveram como arrancar as sobrancelhas, morder a boca, cutucar feridas e, raramente, bater na cara. É muito ruim não saber lidar com esses sentimentos, mas fico feliz que as pesquisas e estudos nessa área tenham evoluido tanto em tão pouco tempo, assim menos crianças irão passar por esses comportamentos destrutivos.
Lucelmo fala sobre o TOC como comorbidade associada ao TEA e como a Análise do Comportamento entende e como se daria a intervenção no TOC. Obrigada!
Minha filha morde o proprio antebraço para se esquivar de fazer exercícios de escrita, principalmente
Minha filha fazia isso passou depois que coloque o ela numa atividade(judô) parou as mordidas já vai com 3 faixa e 4 medalhas graças a Deus
Dói muito isso é muito dificil
Meu filho se batia muito quando era menor, na minha ignorância, eu pensava que era birra, para chamar atenção... hoje eu sei que é do TEA, isso me machuca e me sinto culpada por muitas vezes não acolher de forma correta... Ele voltou a fazer isso, quando passa por uma situação adversa, está também com problemas na autoestima... Tenho estudado muito para ajudá-lo, me dói ver ele se machucando, tenho medo de futuramente ser algo mais grave. É tão sério essa questão! Eles precisam tanto de nossa ajuda.
Qual o nível dele ?
Irei compartilhar e maratonar sim.
Meu Filho é Autista grau 1 Ele se bate Toda hora ,o braço na testa ele faz isso toda hora se o carrinho que ele tá brincando cai no chão, se Tá feliz .o que eu posso fazer para ajudar?
Interessante.
Minha filha morde o antebraço quando quer sair de algum lugar ou para de fazer algo. Inclusive quando ela está sentindo algum tipo de dor ela não chora e sim emite aquele som "bizorinho" demoroyboara eu perceber.
Começou a vir à tona na minha memória quando ela teve recentemente problemas de gases.
Sensacional! Muito bem apresentado, pr. Um abraço!
O meu filho é desse jeito ,e ainda é surdo mudo, só digo uma coisa é difícil, pq ele tem mais força q eu pois tenho 56 anos
Obrigada por tudo
Obrigado pelo seus conteúdos irmão. Tenho um filho com autismo e tô aprendendo pouco a pouco com você a lhe dar com algumas situações.
Sou profe de criança pequena, nunca vi, mas já ouvi falar que ocorreu em alguns adolescentes da escola, entre os nossos pequenos às vezes batem à cabeça. Meu filho também batia qdo pequeno.
Seu filho é autista?
Obrigada professor, por mais esse conhecimento!!!
Tenho aluno assim mas ñ sabia desses 4 tipos.
Acredito que meu aluno é chamar atenção.
Eu tenho um filho que completou 11 anos agora em dezembro, e desde muito pequeno ele tem "ataques" de raiva, tanto que já pegou faca para os irmãos quando menor, eu expliquei pra ele que isso não era certo, disse o que poderia acontecer expliquei tudo pra ele de forma bem clara e ele não repetiu esse comportamento. Mas ele se machuca e por mais que eu explique ele que não pode se machucar, assim como não pode machucar os outros, ele não para.
Uma vez, antes de eu saber que ele se machucaria (na verdade eu soube por esse evento) ele ficou irritado com o irmão mais velho e ele foi para o quintal, então eu deixei ele quieto pra ele ter o tempo dele, pensar sobre, e quando ele entrou ele estava com a testa toda sangrando, conclusão, ele brigou, bateu e mordeu o irmão mais velho, ficou com raiva dele mesmo pelo comportamento e se machucou "meio que querendo compensar a dor que causou no outro" depois desse evento (na época ele tinha 6 anos) eu não deixo mais ele ficar sozinho quando está com raiva, mas tbm não falo com ele, apenas peço que ele se acalme que eu vou escutar e conversar sobre o que aconteceu.
Ele começou a ir na psicóloga em dezembro, e ela falou que apenas identificou TDAH, mas que mandaria para um psiquiatra pra avaliar melhor, eu não sei se apenas TDAH se encaixa no diagnóstico dele, pois ele apresenta vários outros pontos compatíveis com autismo, estou bem perdida sobre isso :/
Esse vídeo foi maravilhoso,meu filho tem 1 ano e 7 meses,estamos quase fechando o laudo dele no Autismo,ele tem se machucado muito , ultimamente tem ficado cada vez mais agressivo, principalmente com ele mesmo.
A testa está toda machucada de tanto que ele bate no carrinho,no chão ou onde ele quiser bater
Eu não sei oque fazer😭
Estou passando pela mesma coisa com o meu filho de 2 anos
Minha filha tem 4 anos, desde os 2 que ela se autolesiona, e até hoje eu não descobri o motivo, ela da socos no rosto até quando está dormindo, eu acordo com ela aos socos e no maior sono profundo, ela arranca os cabelos, bate a cabeça na parede, da socos no nariz, nem eu, nem os terapeutas conseguem lidar com isso. É assustador.
Espero que as coisas estejam melhores com sua filha.
Sua filha está melhor?
Ainda não conseguimos resolver a auto agressão, é uma luta, dói demais na gente, os remédios e terapias não ajudam muito, ela está com 6 anos, até tem dias que ela diminui, mas nunca extinguiu esse comportamento.
O menor que tá aqui e autista então tá batendo a cabeça aqui como se tivesse possuído.... Tá possuído cadela . Au au
Fantástica explicação
Obrigada pelo video
Meu filho tem 1 ano e 3 meses e ele não dorme direito acorda várias vezes a noite gritando chorando,bate na própria cabeça cm as mãos as vezes bate a cabeca na parede e as vezes pega objetos e bate na cabeça.e bate nos irmãos .ele as vezes não atende quando chama.ele fica olhando p nada.adora as mesmas músicas de desenhos.quando senta ele senta cm as pernas p trás. Eu ainda o diagnóstico pq vc esperar pelo sus e MT ruim.ele brinca cm os carrinhos virados p cima adora coisas q roda hélice de ventilador
Todas essas características são de autismo mesmo!
Muito esclarecedor.
Adorei o vídeo
Olá Lucerno.
E o que se deve fazer Quando uma criança começa a apresentar este comportamento recorrente em sala de aula.
Like garantido. ❤
Como reverter esse caso professor?
Grande tema🙏👍🏻💯💙
Meu filho corre pra lá e pra cá e da muitos pulos , ele não se bate e não agride , mas não podemos sair na rua que ele sai correndo .....
Minha filha até os 3 anos ela batia a cabeça dela na parede, arrancava seu cabelo e o médico passou pra ela tomar respiridona se ela fica sem esse remédio. Ela nao dorme e nao deixa o outro dormir, o que vc pode me ajudar.
O meu filho esta em investigação pára autismo tem elepsia ele está se Alto agredindo e agressivo tbm. Com as pesoas tem 3 anos😢
Tenho 38a e tenho memória de aos 9a morder porta de madeira de casa quando estava com raiva, socar as cadeiras… Estava sempre descontando minha raiva nas coisas, e ontem, minha irmã mais velha, me contou que antes dos 5a eu me mordia 😢 sinto uma raiva incontrolável, já fiz terapia pra tentar entender, mas ela não conseguiu me ajudar, tô tentando sozinha entender
A minha filha quando está nervosa ela morde seu próprio braço e quando,o irmã dela bate na ela vai pra cima dele se mordendo sem tocar nele somente se mordendo muito forte 😭😭
Como sua filha tá hoje 😢 a minha se morde direto não sei o que fazer 😢
Obrigada pro pelas explicações
Infelizmente meu sobrinho pedia para q agente batesse nele. Ainda bem q parou depois de muita conversa e tratamentos.
MEU FILHO tem tea. MUDANÇAS NA ROTINA FAZEM ELE TER CRISES e se machuca sozinho. Este ano ELE trocou de escola e isto fez ELE TER CRISES e começou a se machucar os braços com a unha e os ferimentos foram profundos. Eu corto as UNHAS e escondi até facas para ELE não se machucar. É desesperador! Eu chorei muito neste DIA.
Nossa, sinto muito por isso que vc passa 😢
O meu filho se jogo na parede começa a se bater quando tá com raiva
Professor, tenho um filho autista que mexe na casca dos machucados. Posso considerar como comportamento auto lesivo?
Sim, é um autolesivo porque causa dano aos tecidos.
Meu filho faz isso , está todo marcado não sei o que fazer 😥
Muito interessante!
Meu filho tem 5 anos, tem uma síndrome genética rara! Com 4cpmecou a machucar o próprio rosto, passamos por diversos médicos. Chegamos ao ponto de ter que ter que ficar segurando a mãos dele pq ele não parava nem pra dormir, ficou assim por uma ano, e nada do que fazíamos resolvia . ele não fala, não anda sozinho , a neuro disse que é estereotipia ! Como num passe de mágica após mais de um ano ele parou ! 🙏 Só que essa semana voltou a machucar seu rosto! 🤦🏻♀️! Muito difícil ,pq não sabemos identificar ou acalmar pra que ele não faça, até as terapias são prejudicadas por isso .
Minha relata que qdo pequena eu batia muito minha cabeça no chão! Qdo adolescente tentei o suicídio várias vezes! Qdo adulta me bater e puxar meus cabelos! Que horror!
Já me machuquei muito por raiva de certas situações! Yb já tentei agredir pessoas da família! Não gosto de socializar nada com ninguém pessoalmente!
Faço acompanhamento psiquiátrico com medicações mas pouco resultado! Já tenho diagnóstico de TAG e outros mas nada até o momento de autismo!
Triste😢😢😢
Qual o papel da creche frente a um bebê agressivo? Qual a intervenção do psicólogo diante de um caso desses? Trocar o bebê de sala pode ser uma medida acertiva?
Esse é o tema do meu último vídeo aqui no canal.
Professor amo muito seus vídeos esse por exemplo já vi algumas vezes tenho um casa de netos com altismo e é muito novo isso para minha família intendi
Professor se podet me ajudar me dizendo
O que eu faço em casa quando começa com comportamento de se bater ou gritar algo assim
Eu ajudo todos os dias a cuidar deles a menina em alguma situação tem esses comportamento
Professor eles tem 5 aninhos e são acompanhado se puder ma ajudar me respondendo ficarei grata
Eu maratono seu vídeos e aprendo sempre
Obrigado por compartilhar tanto conhecimento e me ajudar
Muito bom!
Meu filho tem dois anos , bate muito a parte de trás da cabeça, direto se ele fica bravo ele bate , ou até mesmo sem motivo 😪 não sei mais o que fazer
Meu filho de 12 anos com autismo não berbal,está se batendo muito,dando tapas nas orelhas chega uma delas está roxa,batendo a cabeça na parede ,e batendo a mão na boca q a mãozinha dele está roxa tmb. Ele começou tem pouco tempo.
Esse madrugada eu me autolesei. Sou autista. Mas não foi por nenhuma dessas. Minha cabeça tava confusa muito confusa e eu queria que ela parece com aquilo então comecei a me bater me unhar pra ver se ela parava com aquilo. Foi horrível eu nao gosto de fazer isso mas a dor faz com que ele o cérebro pare de me deixar confusa e acelerada
Lucelmo, meu filho iniciou por questão de uma otite e passou a usar por comportamento e fica muito difícil porque hora é dor e hora é frustração, por exemplo, cair um lápis, derrubar um suco.
Meu filho é autista tem 3 anos e se machuca muitas vezes. Ele nao fala nada direito , diz tudo embolado eu nao entendo nada!!! E ele repete tudo o tempo todo varias vezes . Eu quase fico louca !!! Ele se joga no chão se morde e bate a cabeça na parede ou no chão diversas vezes 😢😢é desesperador !!! E acho que é por esquiva que ele faz isso
O meu filho tem 3 anos ,i vive se chupando o braço ou se mordendo 😢
Olá Gratidão por esse seu vídeo!Sou pedagoga em especialização em autismo!Tenho um aluno que não sabe ouvir o não o que fazer?
Estou na mesma situação. Após o não vem a autoflagelação. Ficamos em situação delicadíssima.
Antes do auto flagelo sinto meus nervos tremerem e na sequência uma dor grande no corpo todo!
Meu filho não se agride mas não consegue entender quando faz algo que esteja machucando outra pessoa, mesmo que a pessoa peça para ele parar ele continua. Como ajudá-lo nisso?
E qdo a crianca e tipica mas se corta?
O meu filho diz que faz para livrar do problema vivido, ou seja esquiva.
Geralmente isso acontece quando atendi a criança pela primeira vez...
Eu ainda dou tapas na minha cabeça, esmurro a parede, porta, chuto, mordo os lábios inferiores da boca, a língua , dou tapas na minha cara, puxo meu cabelo.
Na fase da menstruação eu tinha tanta raiva de ficar menstruada que pegava uma tesoura e batia na minha vagina por cima do paninho higiênico por causa da raiva que eu tinha de menstruar e ter corrimento daí entrei na menopausa parou tudo isso.
Mas ainda me bato quando tenho crises de nervosismo, irritabilidade ou quando sinto que alguem me desprezou me abandonou.
Meu Deus ! Seu relato foi um choque para mim , mas agradeço por compartilhar , pois assim , poderei entender e procurar ajudar as pessoas TEA que fazem parte da minha vida
Meu filho por medo de ficar só e ñao quer ser autista, quer sair do autismo segundo o que ele falou pra psiquiatra
Meu filho tem 4 anos sempre desde de bb ele se bate se morde até quando ele tá alegre ele se bate, ele dá soco no rosto na cabeça em todos as situações, também se morde com muita frequência sem motivo.
Oi tudo bem. Eu tenho 32 anos e desconfio de que talvez eu tenha um grau leve também por outros motivos, e nessa questão de se lesionar, a única coisa que eu faço, é quando eu brinco com o gato da minha irmã, eu deixo ele me morder, às vezes ele me arranha e até sai sangue do meu braço🤦. Será que pode ser um indício? Abração doutor.
Minha filha têm 2 anos ela quando fica estressada ou nervosa ela fica batendo no rosto dela oque fazer ?
Minha filha acabou de bater a cabeça com toda força so porque eu falei sem brigar nem nada só porque ela ouviu minha voz, acaba comigo ela ficar se machucando sem motivo, tira todas as minhas forcas sinto que não posso mais suportar
Boa noite ,tô passando pelo mesmo meu filho tem 2 anos , que ele bate muito a cabeça principalmente a parte de trás de cabeça 😪
@@tatianemoraes3295 poxa que chato graças a Deus a minha filha não faz mais MT dificilmente e quando fax não se machuca, orei pra isso e uma vez eu não atendi ela e me doeu MT mas foi onde parou que o senhor abençoe seu filhinho e vc pq sei bem que não é fácil..
Muito bom
Meu filho fica Roendo as Unhas do pé e da mão tem dedo q nem tem unha.
É sensorial? Ou ansiedade?
E outra meu filho vive me cheirando kkkk.
Tá buscando o sensorial TB?
Só fazendo a avaliação funcional para saber
Meu neto de 2 anos e 8 meses tá se batendo no rosto e cabeça eu sempre seguro as mãos dele e tento acalmar ele.
Depois do ABA ja nao morde nao bate mais!
A minha tem mordido os pulsos.
Eu faço pra me machucar mesmo, pra sentir meu corpo, meu couro cabeludo.
Eu sou o pai da Amanda. Eu tô trazendo minha filha pra casa.
Meu filho tem 3 anos e se auto agride o tempo todo, bate na cabeça no rosto e fica dando murro no queixo até bater os dentes , Muito difícil , eles vai se consultar com 1 especialista , ta com 3 semanas ele fazendo isso me dói tanto ver meu filho se batendo , não consigo mais fazer nada pois tenhonque ficar olhando ele o tempo todo
Meu filho tem autismo e tá batendo a cabeça no chão na parede e horrível
Meu filho tem autismo ele se bate muito a cabeça
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
O que fazer para mudar o foco?
Ele também agride as pessoas e quando tenta e ñ consegue bate a cabeça na parede, se morde ou bate com o cotovelo em algo.
Tem outros vídeos sobre intervenção, veja o sobre Reforço Diferencial de Resposta Alternativa.
😢
Atenção, as pernas do meu filho sangrava de tanto q ele se lesionada, deixei de trabalhar e fiquei só nele
O meu filho se machuca quando está sentindo dor.
Professor não tem um fator também de necessidade de comunicação em alguns casos de pessoas não verbais ??
Sim, mas a comunicação é justamente para a função do comportamento.
Obg pelo vídeo, professor! Meu filho de 11 anos (Asperger) "descasca" o canto dos dedos até sangrar. Isso ficou mais frequente durante a pandemia, nas aulas online. Ele tenta esconder, e fica incomodado qdo a gente pergunta, por isso acho que não é por atenção, mas talvez por esquiva ou ansiedade.
Estou com o mesmo problema com minha pequena de 7 anos. Ela sempre está com os dedos sangrando. Gostaria de saber o que posso fazer pra impedir que ela rasgue os dedos... já tentei de tudo o que vc imaginar.
Eu li em algum lugar que roer as unhas não tem a ver com ansiedade e sim com perfeccionismo. Não tem a ver com dopamina no cérebro?
Essa é uma forma de ver as coisas, do ponto de vista comportamental, o que alguém chama de perfeccionismo, é um comportamento com função sensorial, ou seja, de ver algo de maneira "perfeita" (se o perfeccionismo, neste caso, for em relação às unhas).
Prof° trabalhei como monitora e na sala tinha um aluno q não só se batia nele mesmo ,como me batia ,me mordia seria por falta de medicamento??
A forma correta de analisar é através da avaliação funcional, descobrindo qual desses 4 motivos o mantinha.
Meu neto bate no rosto
Vc dá algum medicamento?
A minha filha morde as mãos e arranha o rosto.
Meu filho tem 9 anos e está ficando agressivo por causa de jogos até se batendo ele está ja conversei com ele na escola as crianças ficam rindo dele porque ele é gordinho ri por conta no nome dele que é Pablo ficam chamando ele de Pablo vittar
Minha filha autista verbal nas crises ela se bate arrancar os cabelos e quer me morder
Ele começou com qual idade ? E qual idade ele tem hoje?
Prof. temos uma criança na clínica que ao chegar qualquer pessoa adulta diferente ele bate a cabeça. A mãe está sofrendo demais com a situação e está bem complicado controlar esse comportamento.
Eu tambem to me sentindo assim