Exactamente! Paulo Rezzutti inclusive fez pesquisas aos arquivos históricos em alguns países europeus nomeadamente Portugal onde equiparou com a versão contada no Brasil.
É bom dar espaço para outros, né? Eu não conheço um deles, mas o Vitor (Vogalizando a História) e o Pedro (Parabólica) são incríveis!! Os canais deles são demais!!
Me surpreendeu o encadeamento de ideias. Os três formam um "par" perfeito. Quando um assunto satura, outro já entra com o próximo ponto da história, dá continuidade no assunto, e tudo de uma forma tão orgânica. Foi um dos melhores podcasts do Inteligência Limitada que eu já assisti. E claro, tem todo o pessoal do suporte. Parabéns... 👏👏👏
2 episódios urgentes Vilela! 1: pessoal da quasares game studio do jogo "Pedro of Brazil" joguei na Brasil Game Show, e tá show os gráficos! e até historiadores chamaram! 2: Paulo rezzuti pra falar do Império!
É bom dar espaço para outros, né? Eu não conheço um deles, mas o Vitor (Vogalizando a História) e o Pedro (Parabólica) são incríveis!! Os canais deles são demais!!
Sou de Salvador e posso dizer... Joana Angélica, Maria Felipa e Maria Quitéria são aclamadas na Bahia. O Brasil precisa conhecer a história dessas heroínas.
É bom dar espaço para outros, né? Eu não conheço um deles, mas o Vitor (Vogalizando a História) e o Pedro (Parabólica) são incríveis!! Os canais deles são demais!!
Em especiais desse tipo, seria interessante sempre ter especialistas distintos da mesma área. Por exemplo, eles passaram de forma muito breve e até desinformada sobre o assunto republicanos vs monarquistas, dando uma simplificada que eu só comprava no meu tempo de escola. A família imperial de fato não era escravocata, a Princesa Isabel era ativista do abolicionismo e AMIGA PESSOAL de negros abolicionistas. José do Patrocínio era mestiço (pai branco e mãe negra), abolicionista e MONARQUISTA. Ele fez a Guarda Negra da Princesa Isabel, uma milícia de homens negros livres que protegiam a princesa com medo que ela fosse morta e regredissem nas pautas de libertação dos escravizados.
A história do Brasil é densa e complexa, não tem nada de bilateral, partidário ou algo do tipo. Levou anos pra eu entender que república, liberdade, democracia, são palavras que são usadas mais como abstrações pra fazer política, do que ordens pragmáticas. A gente ainda aprende a história de uma ótica republicana que tenta pintar a história do mundo de forma simples e consistente, em vez do emaranhado de rodas da fortuna que ela de fato realmente é. Ser republicano não quer dizer ser contra a escravidão. Ser monarquista não queria dizer ser escravocrata. Eu já acreditei que a Princesa Isabel era uma salvadora, depois acreditei que ela era uma dondoca ignorante que simplesmente assinou um papel, e na realidade ela não é nenhuma das duas coisas. Mas acho injusto reduzi-la a uma pessoa alheia das questões políticas e sociais do Brasil, sendo que temos evidência sim que sugere que ela possuía vincúlos e amizades com pessoas negras, vínculos esses criados por um possível interesse em buscar a libertação do povo negro brasileiro.
Quer conhecer o assunto ckm mais profundidade vai estudar história. Trazer especialistas e muito difícil é não atingeca tido o público. Esse tipo de especial é para TODOS e não para eruditos. Amei o especial e c certeza fez muitos a se interessarem por nossa história.
😂😂❤Essa fofoca é muito boa e muito proveitosa. Parabéns GRANDE VILELA. Você está contribuindo para extremo conhecimento para milhares de pessoas que assiste ou ouve seus podcasts. ❤👏👏👏👏
Aos 73 anos, depois de ler inúmeras versões da historia brasileira, chego à conclusão que História é um grande banco de dados onde estão registrados os fatos da jornada humana em uma linha do tempo. Historiador é o sujeito que junta um punhado de fatos e os pinta com suas cores preferidas, sem excessäo.
A uma diferença entre estudar a história e ter uma interpretação ou maneira de contar como ocorreu de simplesmente inventar e estou achando que você não sabe fazer essa diferença. '-'
@@Samael-30 Por favor, primeiro corrija sua gramática, o correto é: "Há uma diferença entre estudar...", verbo haver. Ninguém consegue evitar influências dos próprios sentimentos e desejos com a realidade. Há sempre um historiador querendo fazer o próprio nome e, para isso, vai criar uma nova interpretação de algum fato e ficar "renomado", principalmente em tempos de redes sociais.
Na parte que Pedro Primeiro parte para Portugal eles zombam e pitam como se não tivesse amor pela pátria ou pelo filho único que deixava, pintaram como se fosse um fanfarrão contrário história colocado por Isabel Lustosa no livro D. pedro I
Divida histórica meu pau. Ninguém deve nada a ninguém a divida social é feita e deve ser cobrada nas irresponsabilidades presentes. Não se retroage para tentar reescrever a história. Façam a mudança no agora. Olhando para o futuro e vendo o passado como inspiração não com culpa.
Coração quentinho de ver o Vítor e o Pedro no mesmo podcast. Nao conheço o terceiro, mas satisfação demais ver isso. Obrigada, Inteligência!! É curioso o que a história causa, hahaha. Mais um motivo pra amar essa matéria!💗
Um episódio falando do Império do Brasil com Paulo Rezzutti e Thiago Braga seria incrível! Vale lembrar também que o império brasileiro será retratado no game "Pedro of Brazil" da Quasares Game Studio, que estão fazendo um trabalho formidável com historiadores e gráficos incríveis, também vale um episódio!
Seria bem mais produtivo. A aulas desses professores nao foi de aula sobre o Império, foi sobre lacração. Misericórdia. O que fizeram com os nossos historiadores?
Acho que esse foi o melhor episódio do Inteligência Ltda que eu já vi. Muito obrigado por essa aula, professores! Valeu Vilela e equipe por dar essa oportunidade.
Não é um assunto recente falar da história de vida da Maria Quitéria de Jesus, no início dos anos 80 meu pai me deu uma maravilhosa enciclopédia que chamava se: " Os grandes personagens da nossa história" da editora Abril, nele conheci não só a História de Maria Quitéria, quanto de tantos outros Brasileiros que fizeram a diferença.
Exatamente..tenho 49 anos e sempre a conheci..se essas gerações não sabem de nada, sabemos bem de quem é a cumpa, além da auro responsablidade pq a maioria só fica na internet tirando foto e dançando no Tik Tok.
@@rodstoprodprincipalmente essa onde a república retrata a família imperial brasileira sempre como vilões e eles como mocinhos sendo que na vdd a família imperial sempre se preocupou com o país e com os cidadãos já na república logo de cara houve mass4cre e genocídio
Cara, eu acho fantástico essa iniciativa de chamar grandes escritores e historiadores para compartilhar esse conhecimento valoroso. achei muito da hora também no final as recomendações de livros... show de boa Vilela.. o melhor podcast do Brasil, disparado!
Leiam "História do Brasil," autor: Padre Raphael Galanti e "História do Brasil", autor: Pedro Calmon. São as duas melhores coleções de História do Brasil.📖📚
Meu Deus como o loirinho do Se Liga no Enem narra a história como se os agentes da época tivessem a obrigação de ter o mesmo critério como se tivesse nascido no século XXI. 😂
@@mrbrown4632 na essência da palavra sim. Na prática, depende da ideologia de quem estava à frente. Se for dentro da ideologia de quem está no domínio ideológico, é revolução, se for contra, aí já vira golpe.
Professor Walter ❤ Eu literalmente assisti todos os vídeos do canal na época do enem, me ajudou tanto, eu não tinha dinheiro para o cursinho e passei pelos vídeos no RUclips. 🙏🏾✨
Esse videos pode nao parecer com muitas views comparado ao outros no mesmo tempo, mas pelo q ja vimos em varios canais de educação esses sao videos q vao manter uma regularidade por muito tempo
Vejo muitas críticas aqui. Mas a verdade é que a história tira as pessoas da zona de conforto (palavras do próprio Vítor), ninguém gosta de assumir o lado ruim do que aconteceu. O Podcast tá muito bom sim!! Profs incríveis!! Valeu muito a pena!!
A questão não é essa. Quando você lê a maior parte das bibliografias a respeito do Império Brasileiro, quase nada do que os dois ali disseram se justifica. Paulo Rezzutti é especialista no tema, procure dar uma olhada nos livros dele. Dom Pedro II foi o maior homem que o Brasil já teve.
Um cara que seria interessante trazer é o Evandro Pontes, sabe muito sobre esse perído monárquico e a transição pra república. O livro "Os Pilares da Independência do Brasil" é um dos melhores sobre o tema.
Poderiam ter falado melhor da relação de Brasil e Portugal, o como diferente da relação de outras colônias e seus colonizadores, a relação dos tugas com os brs foi única, com o rei Don João IV estava disposto a continuar Portugal do Brasil, com a coroa no Brasil durante o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve.
Poderia levar o Professor Marcos Napolitano, ele tem um conhecimento bastante vasto a respeito de história do Brasil, sobretudo do Império..Tem uma outra professora que escreveu um livro a respeito da temática, Miriam Dolhnikoff. Seria muito interessante e enriquecedor. Inclusive no momento 2 h : 25 min ele mostra a referência da autora que citei, onde ela faz um resumo deste período.
São muito bons de conhecimento mas tem o conhecimento de vestibular não tem o conhecimento Histórico de fato. Mas da para aprender o básico da história do Brasil q pouco se conta
Finalmente alguém citou o Luiz Gama que sim foi o maior abolicionista da nossa história, esse sim deveria ter homenagem em seu aniversário e não zumbi dos Palmares. E só um adendo, Princesa Isabel foi sim uma grande mulher e o Brasil foi descoberto e não invadido
@@lucastamer1607 O melhor nome é "criado", Brasil não existia antes dos tugas chegarem, era só um pedaço imenso de terra cheio de povos originários brigando entre si.
@@lucastamer1607 sim eu concordo e discordo .pq de fato , não se '' descobre '' um lugar que ja tem gente. isso e vdd . mas os portugueses descobriram haviam terras além do mar.
Hoje consegui assistir o debate inteiro, ademais dos cortes. Tenho a dizer que foi uma aula fantastica com tres feras da história do Brasil. Parabens pelo programa e pela tematica.
Reclamou de "lacrar", há sabemos que é ignorante, vive alienado e até em quem vota. O mais irônico, eu tenho certeza que não ficou alienado assim sem assistir coisas puramente revisionistas, negacionistas e reacionárias. Posso até citar as fontes que tu segue e os malucos que tu idolatra.
Vilela, parabéns! Adoro o seu conteúdo, você traz muita informação e aprendizado para todos. Gostaria de pontuar algo que sinto falta. Poderia convidar historiadores com uma visão mais a direita, trazer uma perspectiva diferente do assunto. Não acho que ninguém tenha dívida histórica com ninguém. Temos que combater o hoje! Afinal, é difícil algum brasileiro que não tenha DNA de todos. Não podemos ser reféns das consequências dos atos de antepassados. Grande abraços
Cês sabiam que o professor Júlio César da Sala de Guerra faz parte do Círculo Monárquico? Não deixem de citar ele nas suas sugestões. Aliás, Júlio César e Tiago Brava num crossover que não é necessariamente sobre guerra, seria muito interessante.
O cara fala que as elites e a pauta escravocrata foram o único motivo pro Brasil se manter unido, nao foram. O principal motivo do Brasil permanecer unido foi a figura do monarca, que unia todas as classes em volta de um ideal em comum
1 - a família real representava as elites, os barões. 2 - quando questionou o projeto escravocata tomou o pé ba bunda e no outro dia o brasil era uma república e ninguém se importou 3 - o brasil permaneceu unido depois que os monarcas vazaram e ganhou mais território (Acre) Por favor né, os fatos estão ai vocês acreditam nessa baboseira por ter mentalidade de criança
Villena na boa para fazer um podcast assim tem que ter por obrigação o Professor Thomas Giulliano, uma sugestão faça isso e vc tera uma brilhante aula de história do Brasil com alguém apaixonado por isso e que faz um trabalho brilhante!!!
Estou assistindo aqui e vejo os convidados julgando a história com olhos de hoje, e até onde eu sei isso não é o certo, enfim, o negócio é ouvir o que eles falam filtrando o que é bom e jogando fora o que é ruim.
Meus professores de história preferidos, falam do Brasil como ninguém e de forma realista, gosto também do Paulo Rezutti, mas amo o Walter, ele é muito gente como a gente, vê a história de uma maneira bem realista e tem um olhar mais para o popular o Paulo Rezutti vê mais do lado das casas reais, ambos são verdadeiros, mas são pontos de vista distintos, pq a história e cinza.
@@RodrigoCastelaro O que não é fato histórico do que eles falaram? Que não houve o que ocorreu com os povos originários e africanos? que não houve a dívida da independência do Brasil? Olha tudo que eles falam é o mesmo que o Pedro Rezutti fala, a diferença é a ênfase da abordagem,o Paulo da uma visão mais estratégica que quem governa e está vendo mais a frente, eles deram uma visão mais realista de quem sofre as decisões, são perspectivas diferentes, tudo que eles falaram é fato histórico sim, é a mesma coisa que dizer que quem ganhou a segunda guerra foi EUA, eles deram dinheiro, mas quem deu o sangue foi a URSS, isso é fato.
Olá @@Calisxta, Falaram da suposta briga de Dom Joao VI x Pedro I, que não houve. (pg 58 1822) Quiseram desabonar a Inconfidência porque não queriam libertação de todo o Brasil, enquanto no século XVIII sequer existia tal noção, não havia comunicação dentro da colônia, então é uma colocação sem sentido. Descredenciam a constituição de 1984, sendo que para a época era uma das mais modernas que existia... Enfim, senti muito mais tom militante do que fatos... sugiro a leitura fácil do Laurentino Gomes, ele traz documentos e cartas comprovando tudo o que escreve, é realmente um pesquisador.
@@RodrigoCastelaro Não acho que eles falam mal da constituição, eles apenas falam a verdade, ela não foi feita por um constituinte, mas sim pelas mãos do monarca e obviamente eles deu poder para ele mesmo, kkkkkk. Olha quanto a comunicação, provavelmente nos grandes centros havia comunicação, mas nós rincões do Brasil não, isso é fato, sou do interior do RS e meu pai mora do MT e digo tudo é mais rápido nos grandes centros. Eles não endeusaram ninguém a questão da inconfidência mineira é fato que ela é elitista, pq quem tinha o mínimo conhecimento era a elite para fazer esse tipo de ato e sabe como é elite só pensa em si mesmo, igual a revolução farroupilha, eles só pensaram em libertar o RS e SC.
Sou professor de História, muito bom o conhecimento dos entrevistados principalmente em datas e detalhes, porém com algum anacronismo e algumas posições ideológicas que não deveriam estar presentes
Obrigado pelo convite! Algumas referências bibliográficas estão no final do vídeo pra que todas pessoas saibam que o que foi falado tem lastro epistemológico ❤
Mesmo eu como um leigo que leu apenas Laurentino Gomes e não acompanha canais de história com frequencia, notei uma certa displicência com o tema por parte dos historiadores (observando o episódio como um todo), devido à falta de profundidade ao tratar de personagens complexos em uma era tão rica da nossa história. Acho que poderiam ter aproveitado melhor o tempo que só o Vilela dá, para contextualizar mais. Acho que em uma análise histórica, assim como em pesquisas de qualquer área, sinalizar objetividade e o método de análise indica qualidade e solidez, ao contrário da parcialidade. Votos para que a discussão histórica no futuro seja repleta da intenção mútua de compartilhar reflexões úteis sobre nossos erros e acertos do passado, de forma mais racional e que deixe de lado os viéses ideológicos, que apenas inviabilizam o diálogo e o consenso entre as pessoas. Os pouco generosos e menos humildes, que se julgam detentores da verdade, acabam por se dar ao luxo de ser vaidosos e, portanto, desrespeitam não só o interlocutor, como o próprio trabalho. Em nossa época, onde pela primeira vez o povo brasileiro possui melhor acesso ao conhecimento, merecemos e precisamos de mais qualidade na transmissão da informação. Que nenhum de nós seja apenas massa de manobra para as novas ou para as antigas elites econômicas e culturais, mas que usemos estas informações para definir metas objetivas para nosso futuro como uma nação regida pela vontade de um povo mais culto, que exija respeito dos seus governantes, ao invés de sermos inconscientes, conduzidos sempre pelos interesses de pequenos grupos.
Qdo é que vamos pagar oque devemos ao "povo negro" nunca! Nem se vivêssemos 1.000 anos! E qual de nós brasileiros somos puro sangue Branco, índio ou negro?
Já ia comentar. Por favor tragam o Paulo Rezzuti. Sabe tudo sobre Dom Pedro II e a família imperial. E quando a Cláudia Thomé Witte vier ao Brasil já deixem agendado.
Três replicadores do senso comum contado pelos republicanos golpistas. Da próxima vez, para falar do Império do Brasil, chame convidados com propriedade no assunto. Cito: Guilherme Freire, Thiago Braga, Bruno Garschagen, Paulo Rezzutti entre outros.
@@ernestito7064Defender a República é defender o quê se não, um golpe de Estado sem aclamação popular, oligarquias, atrocidades com aqueles que pensam diferente, é defender sangue derramado e degola de brasileiros, idolatria política, corrupção, bandidolatria, etc. Mas isso que é a tal da democracia que tanto falam, não é?
Removeram o meu comentário sobre a Forma de Governo atual do Brasil. Muito bom! Viva o Estado Democrático de Direito e ao politicamente correto que ficou ofendido com as minhas palavras escritas nos comentários de uma plataforma de vídeos! Muito bom!!
@@ernestito7064Não é não O progresso econômico, ciêntifico e tecnológico é objetivo,já sua percepção sobre o progresso em termos políticos, culturais e sociais é relativo e depende muito de sua ideologia,religião,grupo sociail entre outros fatores
É impressionante como o lance da tal da revolução é entranhada nos nossos professores. Outra coisa é essa tendência não nos levou nem nos levará a porcaria nenhuma kkkk É o tal do complexo.
A hora que o cidadão fala em "faxina na historia", interrompi o vídeo. (34:05) Não tem relação nenhuma com os fatos historicos, é só ideologia e ressentimento.
Vcs precisam chamar o prof Paulo Rezzutti. Ele tem um canal de história incrível aqui no YT.
Exactamente! Paulo Rezzutti inclusive fez pesquisas aos arquivos históricos em alguns países europeus nomeadamente Portugal onde equiparou com a versão contada no Brasil.
É bom dar espaço para outros, né?
Eu não conheço um deles, mas o Vitor (Vogalizando a História) e o Pedro (Parabólica) são incríveis!!
Os canais deles são demais!!
@@licammf BOM TRAZER O LORYEL ROCHA, esse sim tem um conhecimento mais que profundo sobre Brasil e Portugal
Conhecimento ❤
Me surpreendeu o encadeamento de ideias. Os três formam um "par" perfeito. Quando um assunto satura, outro já entra com o próximo ponto da história, dá continuidade no assunto, e tudo de uma forma tão orgânica. Foi um dos melhores podcasts do Inteligência Limitada que eu já assisti. E claro, tem todo o pessoal do suporte. Parabéns... 👏👏👏
2 episódios urgentes Vilela!
1: pessoal da quasares game studio do jogo "Pedro of Brazil" joguei na Brasil Game Show, e tá show os gráficos! e até historiadores chamaram!
2: Paulo rezzuti pra falar do Império!
Agradecemos a lembrança! Nosso projeto está sendo feito com muito carinho para todos os brasileiros e amantes da história pelo mundo a fora! 👏
Ei mano bora postar comentários nos vídeos deles falando sobre o game isso vai ajudar eles ver
Trazer o Paulo Rezzutti, por favor, para falar de temas como esse.
É bom dar espaço para outros, né?
Eu não conheço um deles, mas o Vitor (Vogalizando a História) e o Pedro (Parabólica) são incríveis!!
Os canais deles são demais!!
Sou de Salvador e posso dizer... Joana Angélica, Maria Felipa e Maria Quitéria são aclamadas na Bahia. O Brasil precisa conhecer a história dessas heroínas.
Mas o quarto poder, enfia é Gal, Maria Betânia, Ivete e Cláudia leite guela dentro. Viva Maria Quitéria eterna.
Não conheço a história de Joana Angélica 😔 as outras duas são mulheres corajosas, exemplares!
Chamem o Paulo Rezutti pra falar sobre o Brasil Império!!
É bom dar espaço para outros, né?
Eu não conheço um deles, mas o Vitor (Vogalizando a História) e o Pedro (Parabólica) são incríveis!!
Os canais deles são demais!!
Paulo é prolixo demais. Eu me perco
Em especiais desse tipo, seria interessante sempre ter especialistas distintos da mesma área. Por exemplo, eles passaram de forma muito breve e até desinformada sobre o assunto republicanos vs monarquistas, dando uma simplificada que eu só comprava no meu tempo de escola. A família imperial de fato não era escravocata, a Princesa Isabel era ativista do abolicionismo e AMIGA PESSOAL de negros abolicionistas. José do Patrocínio era mestiço (pai branco e mãe negra), abolicionista e MONARQUISTA. Ele fez a Guarda Negra da Princesa Isabel, uma milícia de homens negros livres que protegiam a princesa com medo que ela fosse morta e regredissem nas pautas de libertação dos escravizados.
A história do Brasil é densa e complexa, não tem nada de bilateral, partidário ou algo do tipo. Levou anos pra eu entender que república, liberdade, democracia, são palavras que são usadas mais como abstrações pra fazer política, do que ordens pragmáticas. A gente ainda aprende a história de uma ótica republicana que tenta pintar a história do mundo de forma simples e consistente, em vez do emaranhado de rodas da fortuna que ela de fato realmente é. Ser republicano não quer dizer ser contra a escravidão. Ser monarquista não queria dizer ser escravocrata. Eu já acreditei que a Princesa Isabel era uma salvadora, depois acreditei que ela era uma dondoca ignorante que simplesmente assinou um papel, e na realidade ela não é nenhuma das duas coisas. Mas acho injusto reduzi-la a uma pessoa alheia das questões políticas e sociais do Brasil, sendo que temos evidência sim que sugere que ela possuía vincúlos e amizades com pessoas negras, vínculos esses criados por um possível interesse em buscar a libertação do povo negro brasileiro.
Quer conhecer o assunto ckm mais profundidade vai estudar história. Trazer especialistas e muito difícil é não atingeca tido o público. Esse tipo de especial é para TODOS e não para eruditos. Amei o especial e c certeza fez muitos a se interessarem por nossa história.
@@fabianafreitascastro6629 esse tipo de vídeo não é visto por 10% dos brasileiros... Brasileiro não tem interesse em história...
😂😂❤Essa fofoca é muito boa e muito proveitosa. Parabéns GRANDE VILELA. Você está contribuindo para extremo conhecimento para milhares de pessoas que assiste ou ouve seus podcasts. ❤👏👏👏👏
Aos 73 anos, depois de ler inúmeras versões da historia brasileira, chego à conclusão que História é um grande banco de dados onde estão registrados os fatos da jornada humana em uma linha do tempo. Historiador é o sujeito que junta um punhado de fatos e os pinta com suas cores preferidas, sem excessäo.
Perfeito! Essa molecada aí colocou tanta opinião pessoal que fica difícil saber o que é realidade e o que é fantasia deles.
A uma diferença entre estudar a história e ter uma interpretação ou maneira de contar como ocorreu de simplesmente inventar e estou achando que você não sabe fazer essa diferença. '-'
@@Samael-30 Por favor, primeiro corrija sua gramática, o correto é: "Há uma diferença entre estudar...", verbo haver.
Ninguém consegue evitar influências dos próprios sentimentos e desejos com a realidade. Há sempre um historiador querendo fazer o próprio nome e, para isso, vai criar uma nova interpretação de algum fato e ficar "renomado", principalmente em tempos de redes sociais.
Na parte que Pedro Primeiro parte para Portugal eles zombam e pitam como se não tivesse amor pela pátria ou pelo filho único que deixava, pintaram como se fosse um fanfarrão contrário história colocado por Isabel Lustosa no livro D. pedro I
Divida histórica meu pau. Ninguém deve nada a ninguém a divida social é feita e deve ser cobrada nas irresponsabilidades presentes. Não se retroage para tentar reescrever a história. Façam a mudança no agora. Olhando para o futuro e vendo o passado como inspiração não com culpa.
"A história é escrita pelos vencedores".
George Orwell
Os mesmos que mandavam no império mandam na República
@@drilluk979 é mais complicado do que isso mas é por essas linhas mesmo
Meu irmão,todo mundo atribui esta frase á alguém,ou é Napoleão,ou é Orwell,ou é algum general americano como Patton
@@ricraftz76tem tudo a ver com o comentário que está no topo desse vídeo .. a autoria é cíclica kkkkk
@@ricraftz76quem disse essa frase foi Wolf Maia
Coração quentinho de ver o Vítor e o Pedro no mesmo podcast.
Nao conheço o terceiro, mas satisfação demais ver isso.
Obrigada, Inteligência!!
É curioso o que a história causa, hahaha.
Mais um motivo pra amar essa matéria!💗
Um episódio falando do Império do Brasil com Paulo Rezzutti e Thiago Braga seria incrível!
Vale lembrar também que o império brasileiro será retratado no game "Pedro of Brazil" da Quasares Game Studio, que estão fazendo um trabalho formidável com historiadores e gráficos incríveis, também vale um episódio!
Agradecemos a lembrança! Nosso projeto está sendo feito com muito carinho para todos os brasileiros e amantes da história pelo mundo a fora! 👏
Thiago Braga não, socorrooo
@@eduardoferreira5624tem que ser o história cabeluda
@@eduardoferreira5624 Thiago Braga simmm, só a opinião dos webcomunistas naaaao
@@renato3780 so q não.
um crime nao ter o Paulo Rezzuti falando sobre Brasil Império
Verdade
Seria bem mais produtivo. A aulas desses professores nao foi de aula sobre o Império, foi sobre lacração. Misericórdia. O que fizeram com os nossos historiadores?
Já serve de sugestão para outro episódio
TOTAL
Nem terminei o episódio ainda e já vi um monte de mentiras. Paulo Rezzuti baseia-se em documentos históricos.
Parabéns pelos convidados, a educação é o que muda a história de um país para se tornar desevolvido, ótimos professores...
Tem que trazer o Paulo Rizzutti
Acho que esse foi o melhor episódio do Inteligência Ltda que eu já vi. Muito obrigado por essa aula, professores! Valeu Vilela e equipe por dar essa oportunidade.
Não é um assunto recente falar da história de vida da Maria Quitéria de Jesus, no início dos anos 80 meu pai me deu uma maravilhosa enciclopédia que chamava se: " Os grandes personagens da nossa história" da editora Abril, nele conheci não só a História de Maria Quitéria, quanto de tantos outros Brasileiros que fizeram a diferença.
Exatamente..tenho 49 anos e sempre a conheci..se essas gerações não sabem de nada, sabemos bem de quem é a cumpa, além da auro responsablidade pq a maioria só fica na internet tirando foto e dançando no Tik Tok.
Pedro Rennó é muito top ja olhei quase todas playlist dele para estudar para concursos ele sabe muito e esta com estudos bem avançados.
Pedro of Brazil merece estar no podcast! jogaço!
Agradecemos a lembrança! Nosso projeto está sendo feito com muito carinho para todos os brasileiros e amantes da história pelo mundo a fora! 👏
que AULA!!!! Muito bom essa mistura dos 3!!! Por favor voltem pra dar mais aulas!!
Amo a história do Brasil, mas É difícil ouvir historiadores q se dizem isentos porém reverberam narrativas q são visivelmente ideológicas.
Tudo historiador é enviesado pra um dos lados, sem exceção, até a história que vc aprendeu na escola era enviesada.
Todo historiador é enviesado! Mas alguns conseguem ser mais honestos que outros
todo pensamento é enviezado , inclusive o seu
Dê um exemplo por favor.
@@rodstoprodprincipalmente essa onde a república retrata a família imperial brasileira sempre como vilões e eles como mocinhos sendo que na vdd a família imperial sempre se preocupou com o país e com os cidadãos já na república logo de cara houve mass4cre e genocídio
1:33:15 "O Brasil sempre foi uma potência marítima" chega escorrer uma lágrima ❤
Um episódio com Thommas Giuliano, esses ai são palpiteiros...
Brasil paralerdos
Boa!
Adoro esses programas sobre historia, a gente aprende muito com esses caras!
Aprende história ou lacração moral? Miserocórdia. Professores horríveis.
@@lionheart3610pq vc nunca estudou nada na vida skksks
@@cesarivandelima9885 🥱
@@cesarivandelima9885 🥱
Precisamos urgente de um EP falando dos conflitos internos da primeira república ,tem muito assunto bom ...
Cara, eu acho fantástico essa iniciativa de chamar grandes escritores e historiadores para compartilhar esse conhecimento valoroso. achei muito da hora também no final as recomendações de livros... show de boa Vilela.. o melhor podcast do Brasil, disparado!
Leiam "História do Brasil," autor: Padre Raphael Galanti e "História do Brasil", autor: Pedro Calmon. São as duas melhores coleções de História do Brasil.📖📚
Pai da minha bisavó era muito nacionalista, tinha orgulho de ter nascido em 15 de Novembro de 1889
Meu Deus como o loirinho do Se Liga no Enem narra a história como se os agentes da época tivessem a obrigação de ter o mesmo critério como se tivesse nascido no século XXI. 😂
Não exsite neutralidade na análise dos fatos históricos. Quem faz isso passa pano para crimes históricos
@@Lucas-lw2ztengraçado que muitos professores quando falam da revolução comentam “pois é, era necessário”
@@CesarHoffmann-dm6md só era necessário quando era por algo que eles concordam. Quando eles discordam é golpe mesmo.
@@mauriciochara golpe é revolução tem significados diferentes, quem chama golpe de revolução é tão criminoso quanto quem dá o golpe.
@@mrbrown4632 na essência da palavra sim. Na prática, depende da ideologia de quem estava à frente. Se for dentro da ideologia de quem está no domínio ideológico, é revolução, se for contra, aí já vira golpe.
Professor Walter ❤
Eu literalmente assisti todos os vídeos do canal na época do enem, me ajudou tanto, eu não tinha dinheiro para o cursinho e passei pelos vídeos no RUclips. 🙏🏾✨
Quando vai ter o Crossover do Vitor Vogel e Thiago Braga?
Pois é
E o crossdresser do Lenny?
Meu Deusss....Obrigada por isso❤
Chamem o pessoal da Quasares do jogo Pedro of Brasil!
Recomendo chamar o Eduardo Bueno ( Peninha) para falar do Brasil Colônia e a Mary del Priore para falar mais do Brasil do século 19.
Adorei o formato. Vocês foram muito felizes. Não pensei se fosse dar certo. Sigamos apesar de todas as dores.
Fofoca. Parabéns pelos convidados
Precisava ter mais séries, filmes, documentários, peças teatrais, musicais … sobre a história do Brasil.
Leny, Papito e Vilela, precisam trazer o pessoal do jogo Pedro of brazil!! jogo e história seria maneiro demais
Um dos melhores podcast do canal!
Chamem o pessoal da quasarss game Studio do jogo Pedro of Brazil. Esse jogo precisa bombar
Esse videos pode nao parecer com muitas views comparado ao outros no mesmo tempo, mas pelo q ja vimos em varios canais de educação esses sao videos q vao manter uma regularidade por muito tempo
Entrei nesse podcast aqui já sabendo que eu ia sair triste
Se tivesse estudado história ir sair feliz
Vejo muitas críticas aqui.
Mas a verdade é que a história tira as pessoas da zona de conforto (palavras do próprio Vítor), ninguém gosta de assumir o lado ruim do que aconteceu.
O Podcast tá muito bom sim!!
Profs incríveis!!
Valeu muito a pena!!
A questão não é essa. Quando você lê a maior parte das bibliografias a respeito do Império Brasileiro, quase nada do que os dois ali disseram se justifica. Paulo Rezzutti é especialista no tema, procure dar uma olhada nos livros dele. Dom Pedro II foi o maior homem que o Brasil já teve.
@paulorezzutti deveria ser chamado a explicar sobre o Brasil Império e Mulheres do Brasil.
Um cara que seria interessante trazer é o Evandro Pontes, sabe muito sobre esse perído monárquico e a transição pra república. O livro "Os Pilares da Independência do Brasil" é um dos melhores sobre o tema.
Poderiam ter falado melhor da relação de Brasil e Portugal, o como diferente da relação de outras colônias e seus colonizadores, a relação dos tugas com os brs foi única, com o rei Don João IV estava disposto a continuar Portugal do Brasil, com a coroa no Brasil durante o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve.
fofoca, c os melhores entrevistas q vi! (historiador deve defender a classe SEMPRE! 😉)
Óbvio que as elites que fazem as coisas, sempre foi e sempre será assim.
Poderia levar o Professor Marcos Napolitano, ele tem um conhecimento bastante vasto a respeito de história do Brasil, sobretudo do Império..Tem uma outra professora que escreveu um livro a respeito da temática, Miriam Dolhnikoff. Seria muito interessante e enriquecedor. Inclusive no momento 2 h : 25 min ele mostra a referência da autora que citei, onde ela faz um resumo deste período.
Amo esses 3❤
Ótimo episódio 👏👏👏
Chama o Paulo Rezzutti!
Poderiam ter convidado o Luiz Philippe de Orleans e Bragança para este episodio.
Kkkkk vsf
Sim, e o Sr. Sepúlveda, ia ser um show de cultura 😊
São muito bons de conhecimento mas tem o conhecimento de vestibular não tem o conhecimento Histórico de fato. Mas da para aprender o básico da história do Brasil q pouco se conta
Adorei o tema, por favor continue falando sobre esses assuntos 🙏🙏🙏
Finalmente alguém citou o Luiz Gama que sim foi o maior abolicionista da nossa história, esse sim deveria ter homenagem em seu aniversário e não zumbi dos Palmares.
E só um adendo, Princesa Isabel foi sim uma grande mulher e o Brasil foi descoberto e não invadido
Descoberto pelos portugueses ou pelos índios?
Porque não se “descobre” um lugar que já tem gente.
@@lucastamer1607 O melhor nome é "criado", Brasil não existia antes dos tugas chegarem, era só um pedaço imenso de terra cheio de povos originários brigando entre si.
@@Luffy-Nordestino Faz todo sentido, porém antes esse pedaço de terra foi descoberto
Ngm chegou e falou que descobriram o Brasil antes dos índios e sim que Portugal descobriu uma coisa nova para os europeus
@@lucastamer1607 sim eu concordo e discordo .pq de fato , não se '' descobre '' um lugar que ja tem gente. isso e vdd .
mas os portugueses descobriram haviam terras além do mar.
A coleção da Revista História do Brasil editada pela Biblioteca Nacional é fantástica!! Quem puder ler, leia!!!
Hoje consegui assistir o debate inteiro, ademais dos cortes. Tenho a dizer que foi uma aula fantastica com tres feras da história do Brasil. Parabens pelo programa e pela tematica.
Porque cortaram em 1:48:22??/ eu estava interessado em ouvir o que o WALTER SOLLA ia falar
Eps lamentável o vogel até tentou a falar sobre história, porém os outros dois só etavam preocupados em sinalizar virtudes e lacrar kkkk
Pura verdade.
Características de professor de história.
kkkkkkkkkkkkkkk lacrar é falar oq é crime?
Reclamou de "lacrar", há sabemos que é ignorante, vive alienado e até em quem vota. O mais irônico, eu tenho certeza que não ficou alienado assim sem assistir coisas puramente revisionistas, negacionistas e reacionárias. Posso até citar as fontes que tu segue e os malucos que tu idolatra.
Lacrar é ficar falando termo de militante onde não tem nada a ver @@odsgn9646
E esse professor militante ai, podia apenas contar a história, perdeu oportunidade de ficar calado
Fofoca! cria logo a edição sobre a república com essa equipe fenomenal
O flagelo educacional se baseia nisso kkkk é rir pra não chorar
Acompanho há anos o canal Se liga nessa história e o canal Parabólica ❤️❤️❤️❤️
Vilela, chama Paulo Rezzuti!
Vilela, parabéns! Adoro o seu conteúdo, você traz muita informação e aprendizado para todos. Gostaria de pontuar algo que sinto falta. Poderia convidar historiadores com uma visão mais a direita, trazer uma perspectiva diferente do assunto. Não acho que ninguém tenha dívida histórica com ninguém. Temos que combater o hoje! Afinal, é difícil algum brasileiro que não tenha DNA de todos. Não podemos ser reféns das consequências dos atos de antepassados. Grande abraços
Perfeito!
Não existe ninguém de direita com diploma skskksskks
Kkkk estavam falando sobre 15 de novembro e o cara mete uma musica que referência 7 de setembro... Tal do esquerdista eh osso.
SENSACIONAL!!! 😎👽❤
Cês sabiam que o professor Júlio César da Sala de Guerra faz parte do Círculo Monárquico? Não deixem de citar ele nas suas sugestões. Aliás, Júlio César e Tiago Brava num crossover que não é necessariamente sobre guerra, seria muito interessante.
Programa perfeito!
O cara fala que as elites e a pauta escravocrata foram o único motivo pro Brasil se manter unido, nao foram. O principal motivo do Brasil permanecer unido foi a figura do monarca, que unia todas as classes em volta de um ideal em comum
Exato…
Como não chamam o contraditório… todos aí têm a mesma opinião.
Exato!
Por isso o debate fica tão raso, porque ficam remoendo dores sem olhar pro todo do processo.
Todas as classes? Irmão, se tu realmente acredita nisso já tá com o cérebro corroído pelo revisionismo da Brasil paralelo
Por isso eles são patéticos, eu não consegui assistir nem meia hora desse papo furado aí
1 - a família real representava as elites, os barões.
2 - quando questionou o projeto escravocata tomou o pé ba bunda e no outro dia o brasil era uma república e ninguém se importou
3 - o brasil permaneceu unido depois que os monarcas vazaram e ganhou mais território (Acre)
Por favor né, os fatos estão ai vocês acreditam nessa baboseira por ter mentalidade de criança
Ótima entrevista. Apesar de umas leituras meio tendenciosas que não chegaram a contaminar o conteúdo histórico.
Chamem o professor Thomas Giulliano na próxima! ❤
Meu professor 👏🏻👏🏻
Villena na boa para fazer um podcast assim tem que ter por obrigação o Professor Thomas Giulliano, uma sugestão faça isso e vc tera uma brilhante aula de história do Brasil com alguém apaixonado por isso e que faz um trabalho brilhante!!!
Estou assistindo aqui e vejo os convidados julgando a história com olhos de hoje, e até onde eu sei isso não é o certo, enfim, o negócio é ouvir o que eles falam filtrando o que é bom e jogando fora o que é ruim.
Na vdd é o certo, tu acha certo apoiar temas como escravidão hj em dia?
Meus professores de história preferidos, falam do Brasil como ninguém e de forma realista, gosto também do Paulo Rezutti, mas amo o Walter, ele é muito gente como a gente, vê a história de uma maneira bem realista e tem um olhar mais para o popular o Paulo Rezutti vê mais do lado das casas reais, ambos são verdadeiros, mas são pontos de vista distintos, pq a história e cinza.
Falaram de maneira descontraída e gostosa de ser ouvida, pena que falam um monte de coisas equívocas e misturam opiniões com fatos históricos.
@@RodrigoCastelaro O que não é fato histórico do que eles falaram? Que não houve o que ocorreu com os povos originários e africanos? que não houve a dívida da independência do Brasil? Olha tudo que eles falam é o mesmo que o Pedro Rezutti fala, a diferença é a ênfase da abordagem,o Paulo da uma visão mais estratégica que quem governa e está vendo mais a frente, eles deram uma visão mais realista de quem sofre as decisões, são perspectivas diferentes, tudo que eles falaram é fato histórico sim, é a mesma coisa que dizer que quem ganhou a segunda guerra foi EUA, eles deram dinheiro, mas quem deu o sangue foi a URSS, isso é fato.
Olá @@Calisxta,
Falaram da suposta briga de Dom Joao VI x Pedro I, que não houve. (pg 58 1822)
Quiseram desabonar a Inconfidência porque não queriam libertação de todo o Brasil, enquanto no século XVIII sequer existia tal noção, não havia comunicação dentro da colônia, então é uma colocação sem sentido.
Descredenciam a constituição de 1984, sendo que para a época era uma das mais modernas que existia...
Enfim, senti muito mais tom militante do que fatos... sugiro a leitura fácil do Laurentino Gomes, ele traz documentos e cartas comprovando tudo o que escreve, é realmente um pesquisador.
@@RodrigoCastelaro Não acho que eles falam mal da constituição, eles apenas falam a verdade, ela não foi feita por um constituinte, mas sim pelas mãos do monarca e obviamente eles deu poder para ele mesmo, kkkkkk. Olha quanto a comunicação, provavelmente nos grandes centros havia comunicação, mas nós rincões do Brasil não, isso é fato, sou do interior do RS e meu pai mora do MT e digo tudo é mais rápido nos grandes centros. Eles não endeusaram ninguém a questão da inconfidência mineira é fato que ela é elitista, pq quem tinha o mínimo conhecimento era a elite para fazer esse tipo de ato e sabe como é elite só pensa em si mesmo, igual a revolução farroupilha, eles só pensaram em libertar o RS e SC.
Vilela, chama o Paulo Rezzutti pra rebater tudo isso aí, doeu meus ouvidos a história do Brasil contada por esses caras
Mas o Paulo é burro iguais a vc jsjskskssk
O losango amarelo na bandeira é em homenagem a casa de Habsburgo, da família da imperatriz Leopoldina e a coroa não é portuguesa, é brasileira.
E o verde da bandeira meu espertalhão?
Casa de Bragança, mas isso eles já havam explicado. @@edgarmera427
@@edgarmera427Quis pagar de brabo e levou a resposta mais óbvia de quem estudou o mínimo, OTÁRIO
"Napoleão falou 'Vem que é nóis'"... Fiquei imaginando a cena e rachei de rir (é muito Hermanoteu / Melhores do Mundo!!)
Faz um episódio com o pessoal do jgoo pedro of brazil!
Agradecemos a lembrança! Nosso projeto está sendo feito com muito carinho para todos os brasileiros e amantes da história pelo mundo a fora! 👏
BOM TRAZER O LORYEL ROCHA, esse sim tem um conhecimento mais que profundo sobre Brasil e Portugal
Sou professor de História, muito bom o conhecimento dos entrevistados principalmente em datas e detalhes, porém com algum anacronismo e algumas posições ideológicas que não deveriam estar presentes
Pq é história
que maravilhoso, vilela!! obrigada por esse episódio
Obrigado pelo convite! Algumas referências bibliográficas estão no final do vídeo pra que todas pessoas saibam que o que foi falado tem lastro epistemológico ❤
Falou apoio professor de letras mal caminho!!!
Claro que tem lastro epistemológico, mas também âncora ideológica e velas anacrônicas. Um barco furado, mas que ainda navega.
exelente aula... Grartidão a todos!!!!
Mesmo eu como um leigo que leu apenas Laurentino Gomes e não acompanha canais de história com frequencia, notei uma certa displicência com o tema por parte dos historiadores (observando o episódio como um todo), devido à falta de profundidade ao tratar de personagens complexos em uma era tão rica da nossa história. Acho que poderiam ter aproveitado melhor o tempo que só o Vilela dá, para contextualizar mais. Acho que em uma análise histórica, assim como em pesquisas de qualquer área, sinalizar objetividade e o método de análise indica qualidade e solidez, ao contrário da parcialidade. Votos para que a discussão histórica no futuro seja repleta da intenção mútua de compartilhar reflexões úteis sobre nossos erros e acertos do passado, de forma mais racional e que deixe de lado os viéses ideológicos, que apenas inviabilizam o diálogo e o consenso entre as pessoas. Os pouco generosos e menos humildes, que se julgam detentores da verdade, acabam por se dar ao luxo de ser vaidosos e, portanto, desrespeitam não só o interlocutor, como o próprio trabalho. Em nossa época, onde pela primeira vez o povo brasileiro possui melhor acesso ao conhecimento, merecemos e precisamos de mais qualidade na transmissão da informação. Que nenhum de nós seja apenas massa de manobra para as novas ou para as antigas elites econômicas e culturais, mas que usemos estas informações para definir metas objetivas para nosso futuro como uma nação regida pela vontade de um povo mais culto, que exija respeito dos seus governantes, ao invés de sermos inconscientes, conduzidos sempre pelos interesses de pequenos grupos.
Pelo amor dos meus filhinhos!!!! Só agora houve o reconhecimento de Maria Quitéria?? Há pelo menos 100 anos ela é nome de rua pela Brasil afora...
Pessoal!!! Domitila nunca esteve em Santos ou Baixada
era bom ter um desse por semana
Qdo é que vamos pagar oque devemos ao "povo negro" nunca! Nem se vivêssemos 1.000 anos!
E qual de nós brasileiros somos puro sangue Branco, índio ou negro?
Meu que trio!
Tá mais para três patetas
@@JoaoPedroocidenteemfuriapra vc que é burro ksksks
Chama alguém que herdeiro da monarquia pra comentar sobre a história também
Sim. Esses professores são lacradores demais. Não queria minha neta estudando com eles.
Mano, chamar a Dona Maria Luiza ou Dom Rafael seria top!
O melhor Crossover do mundo
Paulo Rezzutti e Thiago Brava urgente para melhorar o nível de informação histórica depois deste podcast
Já ia comentar. Por favor tragam o Paulo Rezzuti. Sabe tudo sobre Dom Pedro II e a família imperial. E quando a Cláudia Thomé Witte vier ao Brasil já deixem agendado.
MARCANDO PRESENÇA NESSE VIDEO TAMBEM PARA AUMENTAR AS VISUALIZAÇÕES E MOSTRAR QUE A HISTORIA DO BRASIL TAMBEM É MUITO IMPORTANTE DE SER APRENDIDA..
Três replicadores do senso comum contado pelos republicanos golpistas. Da próxima vez, para falar do Império do Brasil, chame convidados com propriedade no assunto. Cito: Guilherme Freire, Thiago Braga, Bruno Garschagen, Paulo Rezzutti entre outros.
Defender monarquia é igual defender transporte de carroças ou a volta da maquina de escrever.
@@ernestito7064Defender a República é defender o quê se não, um golpe de Estado sem aclamação popular, oligarquias, atrocidades com aqueles que pensam diferente, é defender sangue derramado e degola de brasileiros, idolatria política, corrupção, bandidolatria, etc. Mas isso que é a tal da democracia que tanto falam, não é?
Removeram o meu comentário sobre a Forma de Governo atual do Brasil. Muito bom! Viva o Estado Democrático de Direito e ao politicamente correto que ficou ofendido com as minhas palavras escritas nos comentários de uma plataforma de vídeos! Muito bom!!
@@ernestito7064Não é não
O progresso econômico, ciêntifico e tecnológico é objetivo,já sua percepção sobre o progresso em termos políticos, culturais e sociais é relativo e depende muito de sua ideologia,religião,grupo sociail entre outros fatores
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
sensacional
É impressionante como o lance da tal da revolução é entranhada nos nossos professores. Outra coisa é essa tendência não nos levou nem nos levará a porcaria nenhuma kkkk É o tal do complexo.
Seria bem legal se vcs convidasse o Don Bertrand para uma aula de história de monarquia
A hora que o cidadão fala em "faxina na historia", interrompi o vídeo. (34:05)
Não tem relação nenhuma com os fatos historicos, é só ideologia e ressentimento.
Em que momento do vídeo vc está falando?
Podcast muito bom👏👏👏