Outra função é que dá pra usar para saber se está perto de uma área urbana, se não tem búsola ou GPS, use o rádio em FM com a antena recolhida e vai direcionando o rádio, usando algo metálico como parábola atrás do rádio, panela ou estes cobertores de emergência aluminizado, de forma que elimine um pouco o sinal que vêm de trás e dos lados, mas acentue o sinal frontal, vai girando e na direção do sinal mais forte, é onde tem área urbana, como se fosse um radar!
Essa técnica se chama radiogoniometria. O mais fácil é utilizá-la com emissoras AM, e melhor ainda se o rádio for daqueles que tem um LED indicando sinal forte. Use a antena recolhida: quem fará o serviço será a antena interna de ferrite. O sinal ficará mais forte quanto mais a barra de ferrite estiver perpendicular com o sinal da emissora. Alguns rádios mais antigos podem ser propositalmente descalibrados para sintonizarem a faixa de Ondas Longas (de 100 a 500 kHz), o que permite sintonizar os radiofarois dos aeroportos (NDBs). Seu radinho AM, se recalibrado do jeito certo, passa a funcionar como um ADF aeronáutico.
Mais uma vez foi certeiro nas informações, trouxe algo que ninguem fala e em um cenário de catastrofe as ondas analógicas continuarão funcionando. Parabéns!!
Apesar de serem mais caros...Se vc poder comprar um com Ondas Curtas...melhor ainda. Com ondas curtas vc vai poder acessar até rádios de outros países. Aqui..Fortaleza - CE
Finalmente alguém do sobrevivencialismo Brasileiro se lembrou deste item tão importante e que faz parte de absolutamente todos os kits de preparação anti-desastre do mundo inclusive da FEMA.
O top de linha é o Sony icf-p26, mas é muito caro e está custando por volta de 600 reais. O phillips é uma boa alternativa na casa dos 200 reais. @@daviddell01
👏👏👏👍👍👍moro no sítio falta energia com frequência daí a internet já éra. O rádio e o q eu ligo. Até para ter informação do temporal e ter algo para escutar. Abraços a todos Siderópolis sc próximo de criciuma
Sou professor de ciências/biologia e pesquisador na área de Desastres Naturais. Já escrevi alguns artigos sobre a importância do rádio,AM, FM e dos transceptores, mas a informação que parte de você, com certeza, tem muito mais alcance. Parabéns pelo vídeo/informação.
Rádios que possuam ONDAS CURTAS seria interessante....pois as mesmas possuem enorme alcance na recepção. Fica a sugestão. Ainda temos emissoras no Brasil que transmitem nessas faixas.
Qualquer equipamento disponível na hora de um desastre é essencial, rádios de longo alcance como os de ondas curtas tbm sao importantes, procurem rádios com carregamento alternativo como solar ou com manivelas de dínamo, pois pilhas acabam com o tempo de uso. Excelente vídeo amigo - SP
No controle do javali, muitas vezes ficamos isolados do grupo por horas, em lugares "fora do mapa" sem sinal de internet e de celular, carrego na mochila duas baterias pro baofeng e mais um motorola com cabo usb e powerbank, ja diz o ditado, um homem prevenido vale por dois. Tenho um radinho desses marca Philips q ganhei do meu pai a anos atrás, não custa largar na mochila hehe
É muito importante que as pilhas e baterias se, foram mantidas guardadas por longos períodos, que elas sejam mantidas na vertical, com o polo positivo para cima.
Curto rádio desde criança. Sou radioamador PU5EPM, radioescuta PP5204SWL, de Chapecó SC. Tenho diversos aparelhos. De mesa, automotivo, pilha, bateria.... Na mochila que levo sempre comigo, há no mínimo 2 radios: 1 receptor com um grande range de recepção e outro ht de boa qualidade.
Eu tenho um degen de13 excelente radio .. 4 bandas... Tenho a uns 8 anos ja. Funciona a pilha palito, energia solar, dinamo, e ainda é lanterna e powerbank, nao muito eficiente o Powerbank mas carrega uma boa carga pra socorrer num perrengue.
Há cerca de 2 anos, em Caçador, meio-oeste de SC, ficamos 5 dias sem energia elétrica após fortes ventos derrubarem uma linha de transmissão Nada funcionava, nem telefone nem Internet, nada... apenas a rádio continuou ativa e nos mantendo informados
Excelente vídeo, já tive um desse, substituí e passei para a mochila da minha esposa, adquiri um a bateria 18650, ele tem entrada para pendrive, cartão e pega canais de TV, recomendo como uma segunda opção, no Aliexpress tem, muito bom para pescar 😉 Campo grande MS
Palhoça - SC Grande conteúdo! Sei da importância de itens de qualidade no EDC e consequentemente de maior valor. Mas realmente nem sempre a qualidade vêm atrelada ao preço e sim ao uso específico.
Importante dica.. parabéns pelo vídeo. Tenho alguns modelos portáteis am/fm/sw. Bom ter pelo menos dois na mochila.. junto com pares extras de pilha alcalina. 🇧🇷😉👍
Em um blackout de energia o radio é ótimo para te manter atualizado e quebrar a monotonia, eu tenho um Tecsun GR-88 que tem dínamo de manivela, funciona à bateria, pilhas e com fonte externa, tem ondas curtas, AM/FM e até uma pequena luz de iluminação de ambiente... radinho de sobrevivência mesmo.
Pra mim o radio serve tanto pra sobrevivência como pra laser e ainda como robby quando se trata de ondas curtas. Parabéns pelo vídeo muito bom contudo!
Ótimo vídeo. O rádio será o principal item de sobrevivência em situações apocalípticas. Recomendo os de emergência com manivelas, lanternas e baterias de autonomia de carga.
Quando eu era criança meu pai tinha um rádio pequeno que lembrava um celular, e ele sintonizava em alguma estação de rádio livre e a gente ouvia nossa voz em qualquer aparelho. Não lembro qual nome mas é bem útil.
Tenho um rádio no meu kit principal já tem um tempo e também mantenho ele sem as baterias para não estragar o meu é um modelo da marca Philips e ainda mais compacto que esse apresentado no vídeo. Forte abraço meu amigo, TMJ ! Cachoeira do Sul - RS
Excelente vídeo, sem duvidas o radio foi, é e sempre será um meio de comunicação eficaz e eficiente nos cenários criticos. Parabens, conteudo importantíssimo.
Desde de1860, quando o escocês James Maxwell descobriu as ondas de rádio, que esse equipamento tem sido um dos maiores senão o melhor meio de comunicação do mundo, por incrível que pareça após quase 130 anos está ele aí firme e forte.
Se puder conseguir um AM, FM e multifaixas de OC será ótimo. Recomendável também ter no caderninho do sobrevivencialista anotadas as principais faixas de OC. Só não sei se valeria a pena ter também um painel solar pequeno para carregar as baterias
Sobrevivencialismo e comunicacão estão diretamente interligados. Eu tenho em casa uma estação de radioamador potente. Mas para isso é preciso ter uma licença da ANATEL. Inclusive para operar esse rádio VHF Baofeng vc também precisa ter uma licença e um indicativo de chamada. Fazer clandestinamente pode lhe causar multa e apreensão do equipamento.
meu irmao com 8 años (hj c 33) usou un radio de taquara tachada desse so q branco....conecto um mike e Fez um radinho...da p usar a frecuencia do radio p se comunicar😊
@@Scubas80 cara meu quintal parece ferro velho tenho vários itens de maluco, tipo arrumei um moedor de carne manual daqueles antigões que tinha na feira.
Olá, aqui fala o Chico de Poa/RS, lembro que um rádio com OC, a pilha tem sua importância, uma vez pode ser sintonizado com transmissão de outro continente também.
Rádio é a segunda mais importante descoberta dos últimos 300 anos. Só perde para o trem. Rádio de pilha é uma necessidade para quase toda situação emergencial, especialmente em falta de energia prolongada, há emissoras com geradores transmitindo notícias vitais nesses casos.
5 месяцев назад+1
perde pro transistor, esse sim foi uma descoberta fantástica.
Se esse radinho alcansar radios de estados vizinho pelos menos caso o seu esteja sem energia ai vale muito a pena pq ai vc fica informado sobre o aconteceu na sua cidade pela radio de outra cidade ou outro estado
Muito bom ter esse item em EDC, mas em situação de Caos generalizado temos de torcer para que alguma rádio ou repetidora esteja transmitindo..., se faltar energia ou não tiver gerador para quem transmite, aí creio que só com energia solar...
um pequeno rádio am/fm é essencial tanto nas preparações dentro de casa~abrigo como tbm ter em uma B.o.b até msm em games antigos (silent Hill) a gnt vê esse item no inventário Rádio Lanterna Isqueiro Faca cordas 😅
Não vejo ninguém falando sobre gerador elétrico de pedal para recarregar baterias ou gerar energia para pequenos equipamentos. E vejo poucos falando sobre rádios PY e PX.
Eu vejo que os criadores de conteúdo deste tema tem pouco ou quase nenhum conhecimento a respeito da importância dos rádios de comunicação, seja ele PX, VHF ou HF, em um momento de crise esses itens se tornam indispensáveis em um cenário onde as comunicações convencionais falharam.
É interessante pelo uso de pilhas mas a maioria dos rádios de comunicação ja tem função de rádio. Opções secundárias são sempre necessárias no kit de emergência
Ótima dica, Juliano!! Tenho um idêntico e pensei na mesma situação: Economizar bateria do Baofeng. Porém, me bateu uma dúvida... Numa situação de apagão de energia estadual, as rádios possuem geradores? Aproveito pra perguntar se as repetidoras também costumam ter. Abraço!
Normalmente não tem geradores mas pode ter bateria ou um grid de baterias com funcionamento semelhante a um nobreak. Mas o mais provável num apagão longo é que parem de transmitir
LINK PARA RADIOS
LE-652
s.shopee.com.br/7pYSDFElxR
PHILCO PHR1000
s.shopee.com.br/AUZDOTrfZ4
GT-50R
s.shopee.com.br/3fitFldK0Z
GT-150TG
s.shopee.com.br/A9wMzkrIVi
Outra função é que dá pra usar para saber se está perto de uma área urbana, se não tem búsola ou GPS, use o rádio em FM com a antena recolhida e vai direcionando o rádio, usando algo metálico como parábola atrás do rádio, panela ou estes cobertores de emergência aluminizado, de forma que elimine um pouco o sinal que vêm de trás e dos lados, mas acentue o sinal frontal, vai girando e na direção do sinal mais forte, é onde tem área urbana, como se fosse um radar!
Passa a ser um rádio proa de caster tipo um giro direcional.Legal boa dica.
Essa técnica se chama radiogoniometria. O mais fácil é utilizá-la com emissoras AM, e melhor ainda se o rádio for daqueles que tem um LED indicando sinal forte.
Use a antena recolhida: quem fará o serviço será a antena interna de ferrite. O sinal ficará mais forte quanto mais a barra de ferrite estiver perpendicular com o sinal da emissora.
Alguns rádios mais antigos podem ser propositalmente descalibrados para sintonizarem a faixa de Ondas Longas (de 100 a 500 kHz), o que permite sintonizar os radiofarois dos aeroportos (NDBs). Seu radinho AM, se recalibrado do jeito certo, passa a funcionar como um ADF aeronáutico.
Mais uma vez foi certeiro nas informações, trouxe algo que ninguem fala e em um cenário de catastrofe as ondas analógicas continuarão funcionando.
Parabéns!!
Apesar de serem mais caros...Se vc poder comprar um com Ondas Curtas...melhor ainda.
Com ondas curtas vc vai poder acessar até rádios de outros países.
Aqui..Fortaleza - CE
Onde vende rádio ondas curtas em Fortaleza?
@@ERMBO1883 qualquer lojinha que venda eletrônicos, camelôs etc. Radinhos chineses que tenham SW no dial.
Boa pergunta @@ERMBO1883
@@ERMBO1883 Vc encontra no MercadoLivre, tenho um Motobrás com 7 faixas
Comprei um com carregamento em energia solar.
Fã de rádio há mais de 50 anos. Agora com mais um motivo! 😅
Florianópolis/SC
Finalmente alguém do sobrevivencialismo Brasileiro se lembrou deste item tão importante e que faz parte de absolutamente todos os kits de preparação anti-desastre do mundo inclusive da FEMA.
eu sempre soube da importância do rádio mas sempre esqueci de procurar um para as minhas preparações
Sempre pensei nisso, também não ando sem o meu
Comprei um Phillips R1506. É menor e utiliza pilhas palito. Apesar de ser mais caro, tem uma qualidade melhor e ocupa menos espaço no edc.
@@osvaldoulpunionfortheliber4552 não conhecia esse modelo, realmente é muito interessante.
O top de linha é o Sony icf-p26, mas é muito caro e está custando por volta de 600 reais. O phillips é uma boa alternativa na casa dos 200 reais. @@daviddell01
👏👏👏👍👍👍moro no sítio falta energia com frequência daí a internet já éra. O rádio e o q eu ligo. Até para ter informação do temporal e ter algo para escutar. Abraços a todos Siderópolis sc próximo de criciuma
Sou professor de ciências/biologia e pesquisador na área de Desastres Naturais. Já escrevi alguns artigos sobre a importância do rádio,AM, FM e dos transceptores, mas a informação que parte de você, com certeza, tem muito mais alcance.
Parabéns pelo vídeo/informação.
Prof.se a antena cair ? Sem energia não é possível transmiti nada 🤷🏻♂️
Daí tenho outro artigo que explica exatamente isso. TKS pela feedback!
@@gocarlos987
Rádios que possuam ONDAS CURTAS seria interessante....pois as mesmas possuem enorme alcance na recepção. Fica a sugestão. Ainda temos emissoras no Brasil que transmitem nessas faixas.
Rm questão de custo beneficio tem os da marca Lelong, tem os nacionais da Motobras e top de linha os Tecsun.
Olá Juliano, comprei um Mk 203 depois que assisti o seu vídeo, bem legal, meu filho de 10 anos adorou!
Qualquer equipamento disponível na hora de um desastre é essencial, rádios de longo alcance como os de ondas curtas tbm sao importantes, procurem rádios com carregamento alternativo como solar ou com manivelas de dínamo, pois pilhas acabam com o tempo de uso. Excelente vídeo amigo - SP
Mas acabaram com o AM no Brasil, não? Um absurdo, aliás.
No controle do javali, muitas vezes ficamos isolados do grupo por horas, em lugares "fora do mapa" sem sinal de internet e de celular, carrego na mochila duas baterias pro baofeng e mais um motorola com cabo usb e powerbank, ja diz o ditado, um homem prevenido vale por dois. Tenho um radinho desses marca Philips q ganhei do meu pai a anos atrás, não custa largar na mochila hehe
Boa. Rádio à pilha. Tudo de bom. Franca-SP.
Absurdamente útil e indispensável pra quem vai pro mato, em caso de cataclisma ele vai te dar as informações necessárias!!!
Vale a pena deixar ele guardado em papel alumínio, isso ajuda a evitar danos pela mancha solar, e por qualquer outro puso magnético
Nada a ver
O que o amigo de cima faz total sentido só vc pesquisar um pouco @@bartelega
É muito importante que as pilhas e baterias se, foram mantidas guardadas por longos períodos, que elas sejam mantidas na vertical, com o polo positivo para cima.
Ta... blz... E pq?
Fonte desse assunto?
Curto rádio desde criança. Sou radioamador PU5EPM, radioescuta PP5204SWL, de Chapecó SC.
Tenho diversos aparelhos. De mesa, automotivo, pilha, bateria.... Na mochila que levo sempre comigo, há no mínimo 2 radios: 1 receptor com um grande range de recepção e outro ht de boa qualidade.
PU 3 REA Vicente Maquiné RS
Olha aí um conterrâneo meu, saudações da capital do oeste, também apaixonado por rádio, embora eu não seja radioamador
@@diegoclivatti1949 boa noite amigo! Que bom encontrar um conterrâneo!
Estamos aqui na terra de Condá! O velho oeste catarinense. Bom fim de semana!
ESSE TENHO DESDE 2010 E FUNCIONA MUITO BEM ATE HOJE TEM VARIAS FREQUÊNCIAS ALGUMAS QUE NEM EXISTE MAIS
Gostei. Petrópolis RJ
Eu tenho um degen de13 excelente radio .. 4 bandas... Tenho a uns 8 anos ja. Funciona a pilha palito, energia solar, dinamo, e ainda é lanterna e powerbank, nao muito eficiente o Powerbank mas carrega uma boa carga pra socorrer num perrengue.
Há cerca de 2 anos, em Caçador, meio-oeste de SC, ficamos 5 dias sem energia elétrica após fortes ventos derrubarem uma linha de transmissão
Nada funcionava, nem telefone nem Internet, nada... apenas a rádio continuou ativa e nos mantendo informados
E o vento também pode derrubar a antena de transmissão de rádio 🤷🏻♂️, não é um item essencial
@@gocarlos987 Acho muito improvável que o vento derrube todas as estacoes.
@@gocarlos987comunicação é essencial sim. Pelo menos ter um meio de receber informações.
@@CarlosAndre-fc8vy exatamente, principalmente as AM que tem alcance longo. Sempre tenho estes rádios portáteis em casa
Excelente idéia, vou comprar um assim que puder, obrigado por compartilhar irmão.
Excelente vídeo, já tive um desse, substituí e passei para a mochila da minha esposa, adquiri um a bateria 18650, ele tem entrada para pendrive, cartão e pega canais de TV, recomendo como uma segunda opção, no Aliexpress tem, muito bom para pescar 😉
Campo grande MS
Palhoça - SC
Grande conteúdo! Sei da importância de itens de qualidade no EDC e consequentemente de maior valor. Mas realmente nem sempre a qualidade vêm atrelada ao preço e sim ao uso específico.
Compraste em qual loja?
Importante dica.. parabéns pelo vídeo.
Tenho alguns modelos portáteis am/fm/sw.
Bom ter pelo menos dois na mochila.. junto com pares extras de pilha alcalina.
🇧🇷😉👍
Concordo com você eu tenho um na minha mochila um pouco grande mas era o que eu tinha aqui em casa muito bom parabéns pelo vídeo
Ótima dica Juliano! Um rádio portátil é uma ferramenta importante para se ter acesso as notícias. Um abraço do Rio de Janeiro.
otimo video brother!!! parabens... seus videos sobre o baofeng foram essenciais para escolher meu radio comunicador!!! Deus abençoe!
Ótima ideia quando era jovem eu tinha um muito bom!
Em um blackout de energia o radio é ótimo para te manter atualizado e quebrar a monotonia, eu tenho um Tecsun GR-88 que tem dínamo de manivela, funciona à bateria, pilhas e com fonte externa, tem ondas curtas, AM/FM e até uma pequena luz de iluminação de ambiente... radinho de sobrevivência mesmo.
Muito bom ! BH/MG
Pra mim o radio serve tanto pra sobrevivência como pra laser e ainda como robby quando se trata de ondas curtas. Parabéns pelo vídeo muito bom contudo!
Prezado Juliano, parabéns pela clareza. Nunca deixo o meu. Ótimo! Taciano, Recife-PE
Ótimo vídeo. O rádio será o principal item de sobrevivência em situações apocalípticas. Recomendo os de emergência com manivelas, lanternas e baterias de autonomia de carga.
Eu tenho um radio HRD 737 ele é pequeno e consegue ouvir banda SW, CB, e até banda aérea eu acho q ele é uma boa opção também.
Quando eu era criança meu pai tinha um rádio pequeno que lembrava um celular, e ele sintonizava em alguma estação de rádio livre e a gente ouvia nossa voz em qualquer aparelho. Não lembro qual nome mas é bem útil.
Acabei de usar seu vídeo como referência em um artigo que estou escrevendo.
TKS
PARABÉNS GUERREIRO, NÃO ESTAMOS LONGE DE UMA GUERRA, INTERNA OU DE VÁRIOS PAÍSES.
Naviraí-MS, muito bom seu vídeo, valeu...
Tenho um rádio no meu kit principal já tem um tempo e também mantenho ele sem as baterias para não estragar o meu é um modelo da marca Philips e ainda mais compacto que esse apresentado no vídeo.
Forte abraço meu amigo, TMJ !
Cachoeira do Sul - RS
Super dica, vou adicionar a minha BOB.
Teus vídeos são muito top
Excelente vídeo, sem duvidas o radio foi, é e sempre será um meio de comunicação eficaz e eficiente nos cenários criticos. Parabens, conteudo importantíssimo.
Show! Luciano, Joinville SC
Sempre dicas que servem de utilidade publica, parabens
Itu SP
Me lembrou ate que tenho que comprar um. Tô muito tempo buscando um modelo.
Degen de13 pesquise esse, vai gostar
BAOFENG UV82 tem rádio FM embutido também
@@user-sq8xt9gk7u tenho 2 baofeng. Porem concordo com a utilização de um radio somente. Economiza bateria.
Show de bola parabéns. Porto Velho Rondônia.
Bons dias meu brat tenho um amigo que mora em Ariquemes bom Domingo
Eu tinha um rádio pequeno,mas o bicho quebrou,assim que voltar a trabalhar tenho que repor dada a importância.
Parabéns pelo vídeo 👍
Parabéns pelo vídeo e boas vibrações
Desde de1860, quando o escocês James Maxwell descobriu as ondas de rádio, que esse equipamento tem sido um dos maiores senão o melhor meio de comunicação do mundo, por incrível que pareça após quase 130 anos está ele aí firme e forte.
Eu amo Rádios, eu tenho muitos Rádios!!!!👏👏👏👏😅😂🤣😅😂🤣😅😂🤣
Sempre tive um radinho nos meus kits juntamente com um carregador de pilhas e pilhas recarregáveis e pilhas alcalinas pela maior durabilidade.
A maioria dos rádios comunicadores chineses tem rádio FM também
Muito útil
Canal top de mais.
Perfeito possuo 3, inclusive um em ondas curtas da Motorola.
valeu pelo video bem explicativo
show ! ainda tem o seu valor sim
Bom vídeo 🎉
Estou assistindo o vídeo da cidade de Passo Fundo - RS.
Se puder conseguir um AM, FM e multifaixas de OC será ótimo.
Recomendável também ter no caderninho do sobrevivencialista anotadas as principais faixas de OC.
Só não sei se valeria a pena ter também um painel solar pequeno para carregar as baterias
Realmente o rádio AM/FM é um item muito importante. É melhor ter do que não ter.
Olá tenho um radinho que funciona com manivela dínamo e contém placa solar e bem pequeno também
Sobrevivencialismo e comunicacão estão diretamente interligados. Eu tenho em casa uma estação de radioamador potente. Mas para isso é preciso ter uma licença da ANATEL. Inclusive para operar esse rádio VHF Baofeng vc também precisa ter uma licença e um indicativo de chamada. Fazer clandestinamente pode lhe causar multa e apreensão do equipamento.
Aproveitando o tema seria interessante falar sobre o radio de galena
meu irmao com 8 años (hj c 33) usou un radio de taquara tachada desse so q branco....conecto um mike e Fez um radinho...da p usar a frecuencia do radio p se comunicar😊
Show de bola eu tenho alguns, um discman, um dvd/bluray e rádio am/fm, vários dvds piratas, RJ.
Também tenho vários dvds o reprodutor, mas e bom ter um sistema off-grid mediano para funcionar tudo
@@Scubas80 cara meu quintal parece ferro velho tenho vários itens de maluco, tipo arrumei um moedor de carne manual daqueles antigões que tinha na feira.
Muito boa dica! Aqui de Tubarão, SC.
Mt massa. Melhor que isso so mesmo os de banda corrida ou alguns que tem ondas curtas também
Olá, aqui fala o Chico de Poa/RS, lembro que um rádio com OC, a pilha tem sua importância, uma vez pode ser sintonizado com transmissão de outro continente também.
São Bernardo do Campo, SP
Tenho 2 rádios desse tipo em casa e sempre uso quando ocorre falta de energia a noite.
Dias atrás ganhei um rádio am fm parecedo com esse do vídeo.
Pilha recarregável solar de preferência
Muito boa a narração 👏👏👏👏👏😅😂🤣😂🤣😂😅🤣😂😅🤣😂🤣😂🤣Amei, irmão em Cristo ❤😘😘💞💞💞
Importante é ter pilhas recarregáveis tbm. Tenho um Motobras Dunga V, e caro são 4 pilhas pequenas, porém é robusto e de construção confiável
Boa ideia!!
Rádio é a segunda mais importante descoberta dos últimos 300 anos. Só perde para o trem.
Rádio de pilha é uma necessidade para quase toda situação emergencial, especialmente em falta de energia prolongada, há emissoras com geradores transmitindo notícias vitais nesses casos.
perde pro transistor, esse sim foi uma descoberta fantástica.
Salvador Bahia
muito bom
Alguns modelos mais antigos tinham inclusive uma capinha de couro q dava proteção contra pequenas quedas.
Se esse radinho alcansar radios de estados vizinho pelos menos caso o seu esteja sem energia ai vale muito a pena pq ai vc fica informado sobre o aconteceu na sua cidade pela radio de outra cidade ou outro estado
Comprei um mini painel solar portátil e resolva o problema de energia...
ainda existe transmissão de emissoras de rádio de ondas médias?
Item importante com crtza e um transmissor analógico tmb muito bom vídeo meu brat SJM Rj 👊👊👊👊👊👊
O melhor do melhor...
Faz um video do Retekess V-115. Hoje em dia o ideal são aparelhos que carregue por usb, podendo usar powerbank ou carregar no carro.
Muito bom ter esse item em EDC, mas em situação de Caos generalizado temos de torcer para que alguma rádio ou repetidora esteja transmitindo..., se faltar energia ou não tiver gerador para quem transmite, aí creio que só com energia solar...
Comprei um exatamente igual só que prata na Shopee, foi uns 32 reais.
Eu tenho um rádio am fm da Sony. As pilhas duram cerca de 6 meses
um pequeno rádio am/fm é essencial tanto nas preparações dentro de casa~abrigo como tbm ter em uma B.o.b
até msm em games antigos (silent Hill) a gnt vê esse item no inventário
Rádio
Lanterna
Isqueiro
Faca
cordas
😅
comprei um no aliexpress por 16 reais
Meu esses aviãozinhos helicóptero que não possuem rádio se tu carregar nas viagens vai te salvar liga no volume máximo irão te achar
*Saudações Mister Cashless...devemos ser parentes...eu sou Mister Buckless* 😂
Desde Novo Hamburgo, RS
Não vejo ninguém falando sobre gerador elétrico de pedal para recarregar baterias ou gerar energia para pequenos equipamentos. E vejo poucos falando sobre rádios PY e PX.
Eu vejo que os criadores de conteúdo deste tema tem pouco ou quase nenhum conhecimento a respeito da importância dos rádios de comunicação, seja ele PX, VHF ou HF, em um momento de crise esses itens se tornam indispensáveis em um cenário onde as comunicações convencionais falharam.
calorias são mais importantes em cenários de crise do que energia elétrica por isso não me parece muito inteligente ficar pedalando para gerar energia
É interessante pelo uso de pilhas mas a maioria dos rádios de comunicação ja tem função de rádio. Opções secundárias são sempre necessárias no kit de emergência
Acredito que seria interessante adquirir um equipamento também com faixa SW e se possível que use pilhas AA que são mais fáceis de conseguir.
E se conseguir também, uma "bolsa Faraday" para conservar o rádio em algum evento eletromagnético de grandes proporções.
Ótima dica, Juliano!!
Tenho um idêntico e pensei na mesma situação: Economizar bateria do Baofeng.
Porém, me bateu uma dúvida... Numa situação de apagão de energia estadual, as rádios possuem geradores? Aproveito pra perguntar se as repetidoras também costumam ter. Abraço!
alguns sim
Normalmente não tem geradores mas pode ter bateria ou um grid de baterias com funcionamento semelhante a um nobreak. Mas o mais provável num apagão longo é que parem de transmitir
Se pre pensei em um radinjo nas preparaçãoes. Isto desde 2017