⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: ➽ eletr.co/comentario?ZF8xOYJIY8 📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣 Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉 ➽ eletr.co/fala-eng?ZF8xOYJIY8 ------ Gostou desse vídeo? 😍 ✔ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos ✔ Siga nossas redes ➽ eletr.co/links
André,boa noite!!Baseado nessa simulação de fuga de corrente entre neutro e terra...Quando usamos o aterramento TN não teria uma fuga de corrente constante?? Me tira essa dúvida,conteúdo top,abraço
E o serviço que mais tem me aparecido, com o alicate amperímetro, ajuda bastante. Mas tem hora que mesmo você já trabalhando a bastante tempo ainda de insegurança. Já peguei fuga na tomada, enferrujada, onde o Dr não aceitava. Já peguei elevado consumo no chuveiro pela fiação dele ser fina e acaba criando um ponto de resistência. E aí vai
O problema, André, é que uma grande maioria dos imoveis, nem tem o terra, principalmente casas ou prédios mais antigos. E pelo que tenho visto casos, a fuga acontece nas dezenas de metros entre o Quadro Geral e o disjuntor do AP
Boa noite, um adendo, é que a fuga de corrente só gera consumo de energia se for na fase, fuga no neutro não gera consumo, o medidor da concessionária só registra o consumo na fase, o neutro serve apenas para referenciar.
Vale lembrar que o neutro também tem corrente!!! A corrente que passa pelo fase volta a fonte pelo neutro...portanto vai medir sim consumo se houve curto entre neutro e o terra.
E no caso de fuga por excesso de cabos no eletroduto, onde há a fuga por indução, aí fica ruim demaize 😂😂, vc aperta a campainha alguns os paflons piscam. Peguei um AP que os cabos do chuveiro de 6mm²/1Kv passavam junto com os demais na saída do qdc, qndo ligava o chuveiro mais de 30A os condutores de outros circuitos energizavam por indução, aí só foi refazendo e separando com novos eletrodutos. Por sorte o cliente estava iniciando um rebaixo no teto então foi mais "fácil" refazermos a infraestrutura.
Excelente explicação. Aprendendo a cada dia um pouco mais. Fiz o curso na Engehall e recomendo muito para quem quer trabalhar ou até mesmo para quem gosta de fazer reparos em casa. Não seja um Zé faisca kkkkkkk
Boa noite André, obrigado pelos vídeos. A mais de um ano é difícil o dia passar sem que eu assista um vídeo da Engehall (seu). Adianto que sou entusiasta, não um profissional. Então, minha casa é no RJ, bifásico (127 em cada fase + neutro - todos 10 mm). Os cabos eram aéreos, cerca de 35 metros do padrão da Enel ao QDC. Surgiu a oportunidade de colocar subterrâneo, usando eletroduto de 1", específicos para serem enterrados, passei os três cabos, quando conecto dois cabos no disjuntor do padrão (o terceiro cabo fica desconectado nas duas pontas) e com uma caneta de teste, vou no QDC e verifico onde está chegando energia, os dois energizados ficam bem evidentes, porém o terceiro cabo, nas duas pontas - padrão e QDC, mostra energia também, é baixa mas a caneta mostra, se eu ligar ele no neutro do padrão sinal de energia some. Reitero, no QDC as três pontas estão desconectadas, e no padrão, somente duas pontas conectadas na rede. Pode me ajudar? Estou perdendo energia para de alguma forma? Quanto a este vídeo, ligar o neutro no terra não seria a equipotencialização?
Muito bom. Meu problema aqui é que leva cerca de 2h para o último digito do contador mude, então para testar por equipamento ligado na casa leva muito tempo.
Show de ajuda!! Minha amiga comprou um apartamento zero e nem lampada tem e está pagando um absurdo de conta!! Esse dica irá me ajudar bastante!! Obrigado!!
Olá. Bacana o video, parabéns. Acredito que o ideal é usar um alicate amperímetro próprio para corrente de fugas, com resolução acima de 100μA. Abraços.
Caramba. Tive que assistir três vezes para entender. Foi totalmente novidade esse aprendizado para mim. Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento.
André, parabéns pela explicação, mas me você deunuma resposta aberta. Qual TN e qual TT quer dizer? Uma dica interessante de continuar como tema é explicar suas diferenças dos tipos de TN e TT.
Fala meu querido, se seu aterramento é um TT, obrigatoriamente o seu QDC deverá ter um DR para proteção geral do quadro por determinação da NBR-5410, particularmente preferimos o aterramento TN, mas se tiver um TT apenas faça uma equipotencialização entre o neutro e esse aterramento, assim ele irá virar um aterramento TN.
Sempre uso essa técnica, essa semana achei uma fuga bem zoada, o Zé foi lá fechou o circuito e não sei que diabos ele fez ,no fechamento da lâmpada na sala ele puxou um 2,5 e ligou do nada numa aste que ele certeza dizia ser aterramento, a conta do cliente no primeiro mês morando na casa R$1.000 reais. Fui lá e resolvi
A técnica que eu uso e abarcar com o alicate amperímetro todos os cabos fase e neutro após a medição se houver uma fuga a corrente de fuga irá apresentar no alicate amperímetro se não houver fuga o amperímetro deve apresentar 0
André obrigado seus bideos são sempre educativos. André um cliente me ligou falando que a casa onde sua " ex" morava havia apagado uma confusão eletrica generalizadas e, então, nos dirigimos até o local (a residência) e constatamos que havia uma fuga de corrente do neitro para o terra pasme nao descobri onde ela.se.escomdia pois, vasculhei a casa e não descobri até propus para o cliente fazer uma nova instalação ele concordou mas, no final de tudo pronto o fantasma me perceguia foi então que resolvemos colocar a escada no poste da residência inspecionar os conectores garra dos cabos de alimentação do padrão de energia. André la estava o miserável, perturbando meu final de semama, afrochou a porca do neutro aproximando do cabo de umas das fases e assim contaminou o neutro que por vez ele é aterrado no padrão atingindo o terra da conssecionaria. Trocamos os conectores garra sananmos o problema, um abraço.
Sim, já sabia. O que é muito bacana nesse vídeo é a simulação do problema. Mostrando dessa forma, é IMPOSSÍVEL não entender e não aprender. Grande vídeo, como sempre. Grato pelo conteúdo.
Olá tudo bom! Bem didatica sua explicação . Se me permite acrescentar que os aparelhos domésticos podem tambem apresentar fuga corrente .Se a fuga for na faixa de mA uma dica é usar o alicate para medir corrente de fuga .
Eu desconectei todos os cabos de aterramento do apartamento e medi a tensão em torno de 97 volts em relação ao cabo de aterramento principal. Depois liguei uma lâmpada nesses pontos e a lâmpada acendeu. Claro que é mais trabalhoso mas convenceu o cliente
Depois para refinar o local a pessoa que não tem multímetro pode tentar identificar o circuito que está tendo fuga, pode refinar a busca com um método que é melhor do que tentar um por um. Desligando metade dos disjuntores. Se tiver parar a fuga é pq é um desses disjuntores que desligou. Caso contrário está na outra metade. Aí é só fazer a metade daqueles disjuntores restantes até chegar a só um. Lembrando que se não está em um grupo, logo está no outro. Obs: considerando que tem fuga somente em um ponto dos circuitos. Para garantir, após resolver o problema da fuga identificada fazer o teste geral para ver se ainda tem alguma fuga. Para saber em qual parte do circuito está com fuga é necessário o multímetro (preferencialmente o alicate) Para isso deixe ligado somente circuito com fuga e veja quais tomadas, luzes, ou outros dispositivos elétricos podem ligar somente nesse circuito ( é bom testar tudo mesmo, pois tem umas instalações elétricas mal assombradas que liga chuveiro, motobomba e tomadas juntos kkkk) Aí abrindo as caixinhas por onde passa o circuito medir na fase, neutro e terra se tem fuga. Lembrando que tem que estar todos os aparelhos fora da tomada e todas as lâmpadas desligadas porque se não vai pedir a corrente. É mais provável que próximo do quadro se meça a fuga, e conforme for avançando a distância, em algum ponto não vá mais detectar a fuga... aí é ver se está na própria caixinha ( fio ou emenda mal isolada encostando uma caixinha de metal antiga, ou parafuso de fixação perfurando um condutor condutor por exemplo) ou se que está dando a fuga está dentro do conduíte ( geralmente aqueles eletrodutos metálicos de instalações muito antigas com fio exposto em contado) Um outro tipo de fuga é de aparelhos com carcaça energizada. Nesse caso se a instalação tiver terra, basta ligar um aparelho de cada vez e medir a corrente no terra no quadro por exemplo, aí dessa forma consegue saber quais aparelhos podem estar com problema no isolamento elétrico. Se não tiver terra vai medir na fase e no neutro separadamente obviamente😅. Vai ligando um aparelho elétrico por vez e medindo até descobrir quais dispositivos estão com fuga. Ao fazer esse diagnóstico você tem uma boa oportunidade para alertar o cliente sobre os riscos da instalação e sobre o estado da infra estrutura como um todo e pode perguntar se ele gostaria de resolver esses riscos para propriedade e as pessoas que vivem nela. Posso ter me equivocado em alguma coisa aqui, pq são muitos detalhes e tô me sentindo um pouco confuso hoje. Se for o caso peço para meus colegas me ajudaram. Um abraço para todos e um bom final de semana.
A poucos dias fui ver o serviço de uma senhora no interior , me disse q estava gastando de mais , fui fazer uma revisão , era na bomba da agua dentro do poço , ele desligava o disjuntor e mesmo assim a bomba ligava , pois o neutro estava no disjuntor e a fase direto na bomba .
Eu vendo um serviço de instalar um DR em serie com o disjuntor geral ..para testar os circuitos e identificar se algum deles possui fuga.....e a maioria das instalações mais antigas detectou ..fazendo o DR desarmar .
Bom dia André, tudo bem? Já fiz vários teste de fulga nas últimas 2 procura já fui direto com o Dr no padrão de entrada nas 2 primeiras tentativas de armar o DJ ele saiu, depois disso ele armou e não caiu mais. Deixei por mais de uma ora TD ligado. Testo pelo relógio de energia. Testo pelo tn junto Testo com Dr Manda aí meu se vale apena levar isso em conta
Boa tarde andre tudo bem? Muito obrigado por sempre nis ensinar continuamente, parabéns pelo esforço e trabalho. Gostaria de tirar uma duvida. Como descubro fuga de corrente em uma casa cuja instalação é antiga e não tem terra? Muito obrigado.
André, tive uma dúvida. Você simulou uma fuga de corrente ligando Neutro eTerra, pode ocorrer fuga de corrente quando se faz um aterramento TNS ? Muito obrigado, parabéns pelo vídeo.
Boa noite André. Parabéns pelo vídeo, muito bom. Gostaria de saber se posso usar o IDR só para o chuveiro, vou instalar bem próximo ao chuveiro, e de quantos amperes? Chuveiro Lorenzetti 220 V 4600W Desde já agradeço
Então ! Gostaria de lhe perguntar o seguinte: quando aterramos o aterramos o condutor neutro no padrão de entrada e como você explicou a rede pode não está bem equilibrada , suponhamos que teriamos algumas fugas sendo dissipada para a haste , isso também aumentari a conta e pagariamos por esse aumento sem perceber , ja que essas fugas do desequilíbrio da rede seria de forma intermitente , e seria possível conseguir resolver de forma definitiva caso isso seja um fato ? Sou eletrecista pledial e também fã do canal !
Bom dia! Nesse exemplo informado no video, nao seria a mesma coisa de aterrar o neutro conforme aterramento TN? Então sendo assim todas as unidades consumidoras estao com fulga de corrente, pois o neutro é aterrado na entrada e também aquelas que tem aterramento TN?
André meu querido muita massa a aula, mas agora ficou uma dúvida aqui.. ao fazer o aterramento no esquema tn-s não estamos então provocando uma fuga de corrente proposital?
Acredito que seja isso msm, por isso ao fazer esse esquema temos q fzr antes do IDR, acredito q é uma "troca", vc aceita pagar a fuga de corrente para ter um aterramento melhor, mas se for realmente o caso, ninguém nos informa sobre isso quando recomenda o esquema, "é bom mas vai aumentar sua conta", me parece uma informação bem relevante.
Fala meu querido, aqui em MG é obrigatório fazer o aterramento do NEUTRO lá no quadro de medição ( norma da concessionária CEMIG ) onde surge o aterramento funcional ( para proteção do neutro e da carcaça do QM ) disponibilizado por ela para ser usado também na instalação interna do imóvel. O DR somente detecta fuga, após os cabos passarem por ele, se tiver uma fuga de corrente antes dele, ele não consegue identificar.
Fala meu querido, não temos, pois aqui em MG a concessionária CEMIG ainda não autorizou essa ligação no quadro de medição, em outras concessionárias já se pode usar, mas teria de ver nas normas técnicas de cada uma delas, qual o procedimento de instalação adotado por elas.
Andre aqui aonde eu moro a Escelsa trocou todos os postes da rua e mudou a rede de energia... Agora todos os cabos do relógio vem direto de uma central ( no poste principal)
Boa noite André, por gentileza, se o neutro da consecinaria quase sempre, ou sempre está com tensão, haja visto que o desequilíbrio das fases da consecinaria é inevitável, como fazer um aterramento TN , pois para fazer esse tipo de aterramento devemos criar um eletrodo de aterramento com hastes e interliga-lo ao neutro pó pra reforçar ou criar o BEP, e aí então vai acontecer a fuga do neutro para terra. Sendo assim teríamos que não criar os elétrodos?
Andre, faz um vídeo mostrando seus equipamentos de medição: alicate amperímetro, watimetro, multímetro, multitest e etc... Obrigado!! Gosto muito dos seus vídeos.
Andre, na minha casa não tem DR, e no quadro não tem espaço para a instalação. Eu poderia fazer a instalação do DR na parte externa da casa onde entram os fios do medidor ?.
⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: ➽ eletr.co/comentario?ZF8xOYJIY8
📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉
➽ eletr.co/fala-eng?ZF8xOYJIY8
------
Gostou desse vídeo? 😍
✔ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔ Siga nossas redes ➽ eletr.co/links
Fala André vc é o cara se melhorar estraga kkkkk Ok.
André,boa noite!!Baseado nessa simulação de fuga de corrente entre neutro e terra...Quando usamos o aterramento TN não teria uma fuga de corrente constante??
Me tira essa dúvida,conteúdo top,abraço
Uma duvida… se o chuveiro é bifasico, como ligar o dr ou detectar a fuga de corrente?
Então no aterramento TNC-S tem fulga o tempo todo???? Pois o neutro está se cruzando com o Terra no barramento antes de se dividir.
E o serviço que mais tem me aparecido, com o alicate amperímetro, ajuda bastante. Mas tem hora que mesmo você já trabalhando a bastante tempo ainda de insegurança. Já peguei fuga na tomada, enferrujada, onde o Dr não aceitava. Já peguei elevado consumo no chuveiro pela fiação dele ser fina e acaba criando um ponto de resistência. E aí vai
O problema, André, é que uma grande maioria dos imoveis, nem tem o terra, principalmente casas ou prédios mais antigos. E pelo que tenho visto casos, a fuga acontece nas dezenas de metros entre o Quadro Geral e o disjuntor do AP
Boa noite, um adendo, é que a fuga de corrente só gera consumo de energia se for na fase, fuga no neutro não gera consumo, o medidor da concessionária só registra o consumo na fase, o neutro serve apenas para referenciar.
Boa dica.
Vale lembrar que o neutro também tem corrente!!! A corrente que passa pelo fase volta a fonte pelo neutro...portanto vai medir sim consumo se houve curto entre neutro e o terra.
@@JoseLopes-uc4qofosse assim tns daria consumo. Ou estou errado?
E no caso de fuga por excesso de cabos no eletroduto, onde há a fuga por indução, aí fica ruim demaize 😂😂, vc aperta a campainha alguns os paflons piscam. Peguei um AP que os cabos do chuveiro de 6mm²/1Kv passavam junto com os demais na saída do qdc, qndo ligava o chuveiro mais de 30A os condutores de outros circuitos energizavam por indução, aí só foi refazendo e separando com novos eletrodutos. Por sorte o cliente estava iniciando um rebaixo no teto então foi mais "fácil" refazermos a infraestrutura.
Valeu pela dica
Excelente explicação. Aprendendo a cada dia um pouco mais. Fiz o curso na Engehall e recomendo muito para quem quer trabalhar ou até mesmo para quem gosta de fazer reparos em casa. Não seja um Zé faisca kkkkkkk
Boa noite André, obrigado pelos vídeos. A mais de um ano é difícil o dia passar sem que eu assista um vídeo da Engehall (seu). Adianto que sou entusiasta, não um profissional. Então, minha casa é no RJ, bifásico (127 em cada fase + neutro - todos 10 mm). Os cabos eram aéreos, cerca de 35 metros do padrão da Enel ao QDC. Surgiu a oportunidade de colocar subterrâneo, usando eletroduto de 1", específicos para serem enterrados, passei os três cabos, quando conecto dois cabos no disjuntor do padrão (o terceiro cabo fica desconectado nas duas pontas) e com uma caneta de teste, vou no QDC e verifico onde está chegando energia, os dois energizados ficam bem evidentes, porém o terceiro cabo, nas duas pontas - padrão e QDC, mostra energia também, é baixa mas a caneta mostra, se eu ligar ele no neutro do padrão sinal de energia some. Reitero, no QDC as três pontas estão desconectadas, e no padrão, somente duas pontas conectadas na rede. Pode me ajudar? Estou perdendo energia para de alguma forma? Quanto a este vídeo, ligar o neutro no terra não seria a equipotencialização?
Muito bom. Meu problema aqui é que leva cerca de 2h para o último digito do contador mude, então para testar por equipamento ligado na casa leva muito tempo.
Show de ajuda!! Minha amiga comprou um apartamento zero e nem lampada tem e está pagando um absurdo de conta!! Esse dica irá me ajudar bastante!! Obrigado!!
Valeu professor continue assim: sendo um ferramenta de Deus na terra!!!!
Olá. Bacana o video, parabéns. Acredito que o ideal é usar um alicate amperímetro próprio para corrente de fugas, com resolução acima de 100μA. Abraços.
Boa noite, eu conhecia sim, mas nunca é pouco buscar conhecimentos.
Através destes vídeos tenho aprendido cousas boas.
Caramba. Tive que assistir três vezes para entender. Foi totalmente novidade esse aprendizado para mim. Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento.
André, parabéns pela explicação, mas me você deunuma resposta aberta. Qual TN e qual TT quer dizer?
Uma dica interessante de continuar como tema é explicar suas diferenças dos tipos de TN e TT.
Fala meu querido, se seu aterramento é um TT, obrigatoriamente o seu QDC deverá ter um DR para proteção geral do quadro por determinação da NBR-5410, particularmente preferimos o aterramento TN, mas se tiver um TT apenas faça uma equipotencialização entre o neutro e esse aterramento, assim ele irá virar um aterramento TN.
Sempre uso essa técnica, essa semana achei uma fuga bem zoada, o Zé foi lá fechou o circuito e não sei que diabos ele fez ,no fechamento da lâmpada na sala ele puxou um 2,5 e ligou do nada numa aste que ele certeza dizia ser aterramento, a conta do cliente no primeiro mês morando na casa R$1.000 reais. Fui lá e resolvi
Estou aprendendo muito com vc
Muito boa a explicacao meu chará, mais uma dúvida tirada
TOP. Suas aulas são TOP demais. Deus abençoe
Boa noite, aprendi mais uma com a engenhal, aprendo muito com vcs.
sempre aprendo com voces, afinal de contas vcs e uma escola que podera se tornar um faculdade, ja pensou nisso, abraço grande
A técnica que eu uso e abarcar com o alicate amperímetro todos os cabos fase e neutro após a medição se houver uma fuga a corrente de fuga irá apresentar no alicate amperímetro se não houver fuga o amperímetro deve apresentar 0
Ja ajudei cliente com fuga de corrente. Fiz esse mesmo procedimento
Meu amigo, que aula show, dinâmica e acertiva demais...
Parabéns 👏.....
Já sabia, mas tirei outras dúvidas, quanto mais informações melhor 👍
Aprendi mais uma com engehall👍
André obrigado seus bideos são sempre educativos.
André um cliente me ligou falando que a casa onde sua " ex" morava havia apagado uma confusão eletrica generalizadas e, então, nos dirigimos até o local (a residência) e constatamos que havia uma fuga de corrente do neitro para o terra pasme nao descobri onde ela.se.escomdia pois, vasculhei a casa e não descobri até propus para o cliente fazer uma nova instalação ele concordou mas, no final de tudo pronto o fantasma me perceguia foi então que resolvemos colocar a escada no poste da residência inspecionar os conectores garra dos cabos de alimentação do padrão de energia. André la estava o miserável, perturbando meu final de semama, afrochou a porca do neutro aproximando do cabo de umas das fases e assim contaminou o neutro que por vez ele é aterrado no padrão atingindo o terra da conssecionaria. Trocamos os conectores garra sananmos o problema, um abraço.
Grato!
Show de bola!
Abraços, ótima noite!
Até!
Sim, já sabia. O que é muito bacana nesse vídeo é a simulação do problema. Mostrando dessa forma, é IMPOSSÍVEL não entender e não aprender. Grande vídeo, como sempre. Grato pelo conteúdo.
Sim ótima ideia Aprendemos muito
Olá tudo bom! Bem didatica sua explicação . Se me permite acrescentar que os aparelhos domésticos podem tambem apresentar fuga corrente .Se a fuga for na faixa de mA uma dica é usar o alicate para medir corrente de fuga .
Conhecimentos 💯 adquire-se aqui na Engehall top não se amostra😂👏👏👏👏👏
Vc ensina de forma incrível! Eu estou fazendo o curso e já quero fazer todos que tem na plataforma!
Aprendi mais uma agora. Vou fazer estes testes e adquirir e instalar um IDR. Valeu!
Tive uma fuga de energia daqui na minha casa , tinha um filho descascado provável positivo😊 ,dando aterramento na bomba do poço de água 😊
Eu desconectei todos os cabos de aterramento do apartamento e medi a tensão em torno de 97 volts em relação ao cabo de aterramento principal.
Depois liguei uma lâmpada nesses pontos e a lâmpada acendeu.
Claro que é mais trabalhoso mas convenceu o cliente
Boa Noite André ótima explicação
Depois para refinar o local a pessoa que não tem multímetro pode tentar identificar o circuito que está tendo fuga, pode refinar a busca com um método que é melhor do que tentar um por um.
Desligando metade dos disjuntores.
Se tiver parar a fuga é pq é um desses disjuntores que desligou. Caso contrário está na outra metade.
Aí é só fazer a metade daqueles disjuntores restantes até chegar a só um.
Lembrando que se não está em um grupo, logo está no outro.
Obs: considerando que tem fuga somente em um ponto dos circuitos. Para garantir, após resolver o problema da fuga identificada fazer o teste geral para ver se ainda tem alguma fuga.
Para saber em qual parte do circuito está com fuga é necessário o multímetro (preferencialmente o alicate)
Para isso deixe ligado somente circuito com fuga e veja quais tomadas, luzes, ou outros dispositivos elétricos podem ligar somente nesse circuito ( é bom testar tudo mesmo, pois tem umas instalações elétricas mal assombradas que liga chuveiro, motobomba e tomadas juntos kkkk)
Aí abrindo as caixinhas por onde passa o circuito medir na fase, neutro e terra se tem fuga. Lembrando que tem que estar todos os aparelhos fora da tomada e todas as lâmpadas desligadas porque se não vai pedir a corrente.
É mais provável que próximo do quadro se meça a fuga, e conforme for avançando a distância, em algum ponto não vá mais detectar a fuga... aí é ver se está na própria caixinha ( fio ou emenda mal isolada encostando uma caixinha de metal antiga, ou parafuso de fixação perfurando um condutor condutor por exemplo) ou se que está dando a fuga está dentro do conduíte ( geralmente aqueles eletrodutos metálicos de instalações muito antigas com fio exposto em contado)
Um outro tipo de fuga é de aparelhos com carcaça energizada.
Nesse caso se a instalação tiver terra, basta ligar um aparelho de cada vez e medir a corrente no terra no quadro por exemplo, aí dessa forma consegue saber quais aparelhos podem estar com problema no isolamento elétrico.
Se não tiver terra vai medir na fase e no neutro separadamente obviamente😅.
Vai ligando um aparelho elétrico por vez e medindo até descobrir quais dispositivos estão com fuga.
Ao fazer esse diagnóstico você tem uma boa oportunidade para alertar o cliente sobre os riscos da instalação e sobre o estado da infra estrutura como um todo e pode perguntar se ele gostaria de resolver esses riscos para propriedade e as pessoas que vivem nela.
Posso ter me equivocado em alguma coisa aqui, pq são muitos detalhes e tô me sentindo um pouco confuso hoje. Se for o caso peço para meus colegas me ajudaram.
Um abraço para todos e um bom final de semana.
Gratidão pelas dicas. Vou chamar um eletricista pra fazer isso.
Boa eu já sabia mais é sempre bom relembrar.
Muito bom não sabia, agora aprendi
A poucos dias fui ver o serviço de uma senhora no interior , me disse q estava gastando de mais , fui fazer uma revisão , era na bomba da agua dentro do poço , ele desligava o disjuntor e mesmo assim a bomba ligava , pois o neutro estava no disjuntor e a fase direto na bomba .
Eu vendo um serviço de instalar um DR em serie com o disjuntor geral ..para testar os circuitos e identificar se algum deles possui fuga.....e a maioria das instalações mais antigas detectou ..fazendo o DR desarmar .
Excelente informação Mafra!
Eu já sabia, mas aprendi com vocês, assistindo seus vídeos
Boa noite André!
O conhecimento sempre é bom!
Bom dia André, tudo bem? Já fiz vários teste de fulga nas últimas 2 procura já fui direto com o Dr no padrão de entrada nas 2 primeiras tentativas de armar o DJ ele saiu, depois disso ele armou e não caiu mais. Deixei por mais de uma ora TD ligado.
Testo pelo relógio de energia.
Testo pelo tn junto
Testo com Dr
Manda aí meu se vale apena levar isso em conta
O melhor como sempre!!!🎉
Boa tarde andre tudo bem?
Muito obrigado por sempre nis ensinar continuamente, parabéns pelo esforço e trabalho.
Gostaria de tirar uma duvida.
Como descubro fuga de corrente em uma casa cuja instalação é antiga e não tem terra?
Muito obrigado.
Parabéns pela explicação, Deus te abençõe
André, tive uma dúvida. Você simulou uma fuga de corrente ligando Neutro eTerra, pode ocorrer fuga de corrente quando se faz um aterramento TNS ? Muito obrigado, parabéns pelo vídeo.
Fala meu querido, o exemplo do vídeo foi em um aterramento TN-S
Bacana d+ seus vídeos obrigado pelo seu canal.
Essa simulação séria no caso de uma falta de dr?
Continuo com essa dúvida ?@@EngehallCursos
Mesma dúvida. Aterramento TNS então gasta mais?
Top, vou verificar la em casa. A conta de luz esse mês veio um absurdo.
Parabéns André aprendi agora com vc.
Vc e o cara
Muito boa está dica este canal e nota 10
Boa noite André.
Parabéns pelo vídeo, muito bom.
Gostaria de saber se posso usar o IDR só para o chuveiro, vou instalar bem próximo ao chuveiro, e de quantos amperes?
Chuveiro Lorenzetti 220 V 4600W
Desde já agradeço
Ótimo vídeo.
Parabéns!
Então ! Gostaria de lhe perguntar o seguinte: quando aterramos o aterramos o condutor neutro no padrão de entrada e como você explicou a rede pode não está bem equilibrada , suponhamos que teriamos algumas fugas sendo dissipada para a haste , isso também aumentari a conta e pagariamos por esse aumento sem perceber , ja que essas fugas do desequilíbrio da rede seria de forma intermitente , e seria possível conseguir resolver de forma definitiva caso isso seja um fato ? Sou eletrecista pledial e também fã do canal !
Parabéns André. Vídeo esclarecedor, como todos os anteriores.
Show você e 10 cara, aprendi mais uma com você Obg sou iniciante 🔰 fiz o curso residencial e predial
Adorei irmão, você é um gênio valeu obrigado até mais
Parabéns mais uma pra contar estamos lá dia 6 .
Bem explicado parabéns deus deus te abençoe sempre.
Não André mas valeu pela dica do seu canal❤❤❤
Excelente vídeo parabéns! Uma dúvida ... qual a diferença entre a fuga de corrente e o consumo normal de algum aparelho ligado?
Bom dia!
Nesse exemplo informado no video, nao seria a mesma coisa de aterrar o neutro conforme aterramento TN? Então sendo assim todas as unidades consumidoras estao com fulga de corrente, pois o neutro é aterrado na entrada e também aquelas que tem aterramento TN?
André meu querido muita massa a aula, mas agora ficou uma dúvida aqui.. ao fazer o aterramento no esquema tn-s não estamos então provocando uma fuga de corrente proposital?
Também fiquei na dúvida dps q ele simulou a fuga de corrente do neutro pro Terra
Também fiquei com essa dúvida
Acredito que seja isso msm, por isso ao fazer esse esquema temos q fzr antes do IDR, acredito q é uma "troca", vc aceita pagar a fuga de corrente para ter um aterramento melhor, mas se for realmente o caso, ninguém nos informa sobre isso quando recomenda o esquema, "é bom mas vai aumentar sua conta", me parece uma informação bem relevante.
@@tiagocasaverde Rapaz, essa dúvida ficou! Vamos pedir ao André para nos tirar essa dúvida! Ac
Fala meu querido, aqui em MG é obrigatório fazer o aterramento do NEUTRO lá no quadro de medição ( norma da concessionária CEMIG ) onde surge o aterramento funcional ( para proteção do neutro e da carcaça do QM ) disponibilizado por ela para ser usado também na instalação interna do imóvel. O DR somente detecta fuga, após os cabos passarem por ele, se tiver uma fuga de corrente antes dele, ele não consegue identificar.
Muito bom, eu não sabia!! 👏👏👏👏👏👏
Muito bom a explicação, parabéns
O cara mandou na lata, um Alicate FLIR com imagem térmica. TOP!
André show de bola. Estou me preparando pra comprar o curso de eletricista profissional !
Boa tarde professor 🎉🎉🎉
Boa noite
Pode me mandar o vídeo em que explica porque você prefere o aterramento TN do que o TT?
Aprendendo com vcs
Boa noite André!
André meu patrão, quando a gente medir a voltagem do barramento de neutro para o barramento de terra a voltagem tem que está zerado correto?
Muito bom, queria saber se com o sonoff instalado vai mostrar fuga de corrente também??
Muito obrigado ela dica professor andre
Bom dia amigo!
Mostra pra gente em um vídeo como liga um DPS em um quadro de MEDIÇÃO (QM)
Fala meu querido, não temos, pois aqui em MG a concessionária CEMIG ainda não autorizou essa ligação no quadro de medição, em outras concessionárias já se pode usar, mas teria de ver nas normas técnicas de cada uma delas, qual o procedimento de instalação adotado por elas.
@@EngehallCursos obriga amigo 👍 curto muito o trabalho vcs estão de parabéns 👍
Andre aqui aonde eu moro a Escelsa trocou todos os postes da rua e mudou a rede de energia... Agora todos os cabos do relógio vem direto de uma central ( no poste principal)
aprendir mas essa top andre parabens
Boa noite André
Ótimas dicasda Engehall 👀💫
André, poderia fazer um vídeo sobre harmônicas?
Abraço
caraca os vídeos de vcs é top já assiste vários e aprendendo sempre!
Boa dica ! Parabéns !
Andre meu irmão, eu estou com um dr desarmando em todas as tomadas e luminárias.
Assim que conecto um equipamento em qualquer circuito
Mais um aprendizado hoje, show de bola, obrigado pela dica.
Buenas André, venho por aqui pedir que nós fale dos AFCI e ou AFDD!
Boa noite André, por gentileza, se o neutro da consecinaria quase sempre, ou sempre está com tensão, haja visto que o desequilíbrio das fases da consecinaria é inevitável, como fazer um aterramento TN , pois para fazer esse tipo de aterramento devemos criar um eletrodo de aterramento com hastes e interliga-lo ao neutro pó pra reforçar ou criar o BEP, e aí então vai acontecer a fuga do neutro para terra. Sendo assim teríamos que não criar os elétrodos?
Eu ia fazer está pergunta , mas tinha certeza que alguém iria fazer mas não teve resposta né
O cara é bom!
Muito top essas dicas
Excelente aula professor, me ajudou muito
Andre, faz um vídeo mostrando seus equipamentos de medição: alicate amperímetro, watimetro, multímetro, multitest e etc... Obrigado!! Gosto muito dos seus vídeos.
Aprendi mais essa😊
Legal meu professor André o pior e que ainda tem muita instalação antiga com fase e neutro só
Adre aqui no df a concesionaria obriga a aterrar o neutro apos o relogio e a fuga com o terra como fica
Beleza André, ainda esperamos um video sobre consumo de energia no BEP e no sistema TN
Boa explicação.
Andre, na minha casa não tem DR, e no quadro não tem espaço para a instalação.
Eu poderia fazer a instalação do DR na parte externa da casa onde entram os fios do medidor ?.
Bom dia gostaria de saber se posso usar um poço artesiano que nao utilizamos para colocar aterramento tn?