Comecei a estudar e vou iniciar a preparação para mim e para minha família, não sei pq tenho a sensação de que algo grande está por vir. Oremos e que Deus nos ajude
Tem uma comunidade de todos os estados e cidades do Brasil q estão se organizando, principalmente glr de RS, SC, PR, RJ, MG, SP armazenando alimentos não perecíveis, lanternas e pilhas, gasolina, velas, água, plantando vegetais...dps q Trump ganhar as eleições provavelmente vai iniciar os desatres naturais.
Eu vivi exatamente isso aqui no Amapá quando teve o apagão em meio a pandemia. Nas primeiras 24h eu não fiquei em casa e fui logo no local onde eu sabia que teria energia, SIM, AEROPORTO! lá eu saquei dinheiro e comprei tudo o que eu precisava pra passar pelo menos 20 dias. Tinha a vantagem de ter bike pra poder me locomover por toda a cidade sem precisar de combustível. Meu único problema foi pra dormir no calor e com mosquitos, mas por sorte choveu quase todos os dias
Elison eu gostaria muito de conversar com alguém que passou por isso que vc relatou no Amapá, porque um grande especialista em Inteligência, explicou que há uma enorme chance disso ocorrer de novo entre fevereiro de março de 2023, a nível BRASIL! Será que poderia me passar o seu Insta e a gente se falar pelo chat?
Moro no RS, estamos passando pela pior enchente da história nesse momento. Confirmo que é exatamente como ele descreveu, incrível. Preparem-se, serão cada vez mais comuns os desastres.
Muitos anos 3 anos atrás falaram que se preparar para o pior era coisa de louco, hoje, infelizmente tivemos o desastre em forma de água no RS e mais recentemente queimadas e ventos de arremessar um carro aqui em SP
A solução nesse caso e em vários outros é começar a votar na esquerda. Partidos nacionalistas/humanitários ao invés de entreguistas/omissos é a chave pra solução do mundo. Espero que vcs tenham aprendido a lição. Desejo o melhor pra vcs. +Socialismo e -capitalismo. Se o fim do mundo chegar, a gente acerta as contas com Deus, mas enquanto não chega, nosso problema segue sendo a propriedade privada dos modos de produção.
Para não passar por sufoco em situações como as que o Júlio mencionou, é importante ter: - água mineral - alimentos - produtos de higiene pessoal - produtos de limpeza - medicamentos para primeiros socorros, de uso eventual (alergia, dor de garganta, tosse, gripe...) e de uso contínuo (hipertensão, diabetes...) - "kit apagão": velas, fósforos, lanternas, pilhas... - manter o carro sempre abastecido - manter o celular carregado - uma quantia em dinheiro vivo
Também pensando a longo prazo seria interessante ter Cachaça, Café e Tabaco, pois em situações de crise são importantes artigos de troca. E no "kit apagão" também seria interessante adicionar um rádio portátil a pilha, pois pode ser um dos poucos meios de se obter informação rápida nesses momentos.
@@srchronotrigger sim!!! Tb já pensei nisso. Até em comprar os materiais de fazer pinga. Tb serve pra licor e etc. Seria mt bom pra troca. O Batata planta cana pra fazer cachaça e combustível pensando já nesse sistema de troca
@@andreiatamila1983 O padrinho de um amigo meu faz hidromel no porão da casa dele e são materiais bem simples, basicamente alguns barris e algo pra fermentar a mistura, não sei se o processo de fazer cachaça é difícil por ser destilado, mas as bebidas fermentadas são bem simples de se fazer.
@@andreiatamila1983 No caso de um ataque eletrônico eu já pensei em montar uma garagem com um revestimento de tela de aço pra criar uma gaiola de faraday, só não sei se seria suficiente para parar um pulso eletromagnético.
Sou do Rio Grande do Sul é vim confirmar junto com vários aqui nos comentários que é exatamente isso me preparei para tudo falta de água, comunicação,luz, resgate etc Mas o maior do meus problemas foi o próprio ser humano é inacreditável como a teimosia de uns botou a segurança de pessoas boas em perigo de todas as situações que tivemos que lidar o ser humano é sempre uma surpresa. Imagina estár em uma cidade de 270mil habitantes e 190mil simplesmente em um dia ter que sair de casa virou uma zona total.
Aqui no meio-oeste catarinense houve mais de 95 horas de apagão completo. No primeiro dia, foi o dia da dormência, no segundo, já se via uma movimentação muito maior por produtos (velas, combustível, gelo), os comércios maiores, a estação de abastecimento de água, a rádio local, e os postos de combustíveis passaram a utilizar geradores. As torres de comunicação não caíram, então a telefonia móvel ainda estava funcionando. No terceiro dia, muitos já buscavam meios para carregar seus aparelhos, via-se mais pontos de fumaça (população fazendo churrasco para não perder a carne) e algumas medidas de segurança no período noturno foram adotadas em algumas ruas. Mas algumas lições foram aprendidas.
@@lucianosouza923 acho que o cabeamento subterrâneo, seguido de mais subestações já ajudaria, ou se pensa em um projeto paralelo, aí sim placas solares e um banco de baterias
@@lyandracoelho398 e teve saque e violência nas ruas? NÃO Muito apocalíptico o cara ali meu, muito fora da realidade muito mesmo, em caso de guerra até tudo bem mas faltar luz por 3 dias e a galera sair saqueando e se matando? pela mor.... Se faltar COMUNICAÇÃO com o resto do estado por exemplo daí sim pode se preocupar, pois sem informação e comunicação isso rola mesmo... mas quando faltou luz ali como o amigo disse todos se comunicavam sabiam que no resto das cidades estava tudo bem pra que saquear tudo e sair se matando como animais se o resto está normal? só aqui estamos sem luz... Vide amapá 7 dias sem luz ninguém se matou ou saques em massa a ponto de por a SOCIEDADE em risco... Se preparar sim mas se preparar para o FIM DO MUNDO??
Acho que uma das coisas principais que poucos citam sobre estar preparado, é cuidar da sua saúde, passei 2 semanas agora de cama com covid, completamente derrotado, se uma crise dessas ocorrer nesse momento, estaria perdido, tenho meus estoques de comida e agua temos um poço na chacara, parece uma coisa logica, mas cuidar da saúde para mim, a partir de hoje vai ser o principal pilar do sobrevivencialismo, pq numa crise dessas, o atendimentos publicos e privados na saúde tbm vai ser afetados.
Meu tio depois do Covid ficou na cadeira de rodas,até levanta de vez em quando mas aguenta caminhar só 10 minutos, antes trabalhava na feira agora depende dos outros, passou um ano desde que ele saiu do hospital. Tem que cuidar da saúde mesmo
A parte da "Dormencia" é totalmente verdade, durante o apagão do amapá, no dia seguinte ainda tinha gente agindo como se fosse feriado, fazendo churrasco, andando de carro trivialmente mesmo sabendo que os postos não estavam funcionando e gastando agua como um dia comum. lembro que fui no comercio tentar comprar comida e saber o que tava acontecendo, ai teve um senhor que falou "isso aí foi o transformador e eles não vão arrumar em menos de 10 dias" ninguém deu moral mas no fundo eu sabia que ele tava falando a verdade e nessa hora bateu um desespero.
o dia qeu o sol acordar de mau humor e enviar carga muito maior haverá varios transformadores queimando e ae vc imagina que demorará é meses pra concessiona´ria trocar todos...imagina o caos..e isso que eu disse não é teoria da conspiração, os proprios cientistas alertam pra isso e pode acontecer a qq momento.@@ChacalZero62
Não é atrasado KKKKKK uma tempestade de raios teve no Amapá, acabando com a subestação de energia no estado inteiro kkk mais de 800 mil pessoas sem energia. Pessoas foram atingidas por raio e morreram, pessoas morreram no hospital por conta de esperar o gerador ser ligado enquanto tava lá respirando com aparelhos conectados em energia, bebês nascendo e tudo isso, no pico do COVID@@ChacalZero62
Interessante citar os tipos de alimentos que devem ser priorizados na compra no primeiro dia de catastrofe. Porque quando entramos num supermercado, é muito fácil perder tempo pensando no que pegar. Uma lista prévia é muito util.
Prezado, a lista é muito simples, se resume em: Comida em lata (Já cozida); Água; Medicamentos básicos (analgesicos, desinfetantes, antibióticos, soro, gaze, fita adesiva - um Kit de 1º Socorro resolve) fontes de energia (pilhas, lanternas, fosforos, velas).
Comida enlatada é absolutamente necessária nesse cenário. Já que ela pode ficar vários anos guardada sem estragar. Uma coisa muito importante que eu tenho aqui em casa é um filtro de barro, o clássico filtro brasileiro. Ele usa meramente a gravidade pra filtrar a água, e a vela pode funcionar por muitos meses com a devida limpeza. Pode ser útil também.
Eu durante anos a fio fui criando um sistema de armazenamento de água e alimentos básicos que sustentam a vida de minha família. Primeiro fiz um estoque de um mês, depois um de 3 meses. A partir daí aprendi a fazer armazenamento em garrafa pet branca higienizada com água, sabão e álcool. Secas coloque 4 dedos de arroz, feijão, amendoim, milho ou afins e uma camada de folha de louro ou alho até encher. Soque pra não ter ar e verde com vela derretida e rosqueia a tampa, velando-a depois com fita crepe. Manter em local fresco e seco. Dura de 3 a 5 anos. Água, cloro, bicarbonato, frutas cristalizadas, pilha,. Gerador etc...
Julio, algumas considerações a respeito do dinheiro para a emergencia guardade em casa: tenha sempre em notas menores, se tiver que fazer uma compra de R$ 30 e vc só tiver uma nota dde R$100 vc corre o risco de ou não receber o troco ou ficar sem a compra. mantenha as notas sempre atualizadas e divida entre as pessoas casa que irão coordenar uma evasão.
@@99exclusivo22 pode até ser, mas nas primeiras 24/48 H muitas pessoas ainda aceitaram achando que a normalidade retornará em breve. Veja o caso do terremoto do Haiti ou a saída desesperada do Afeganistão. Depois tem de ser cigarro, bebidas, etc para negociar.
Passei por algo semelhante em 2011 na tragédia da região serrana no RJ.. chuva sem parar, enchentes, barreira pra todo lado bloqueando as estradas, mercados fechados ,falta de água,coisas simples como por exemplo uma vela as pessoas vendiam por uma fortuna.. não demorou pra começar os furtos... Muitos mortos, muita gente pedindo socorro.. um cenário realmente muito assustador..
Eu morava em Itaipava naquela época. Foi triste mesmo Dia seguinte da enchente, de manhã, quando vi na tv o que houve. Enfiei um monte de cobertor no carro, comida e tals. Tinham muita gente levando suplementos e ajuda para as pessoas. Pelo menos na serra, o povo foi unido
Minha "chave" foi a greve da polícia aqui no meu estado. A partir daquele momento mudou tudo. Eu decidi firmemente que nunca mais iria passar por aquilo.
Já passei por isso em 2020, 4 dias de apagão total, 18 dias com a energia racionada com duas horas de energia a cada 24 horas e posso afirmar que é horrivel... no primeiro momento depois que ficamos no escuro, só usando a lanterna do celular, só xingávamos e esperávamos pacientemente a volta da energia. Depois, conforme as horas se passavam nós acordamos pra dura realidade: ela não voltaria tão cedo. Ao mesmo tempo, como a torre de telefonia perto de casa tinha bateria, começamos a ter noção da realidade do que acontecia. Passamos a primeira noite no escuro sem dormir, e quando amanheceu começou a corrida por pilhas, velas, fósforos e água... Não dava pra comprar nada nem abastecer pois não tinha internet, uns poucos postos de combustivel que tinham geradores logo venderam todo o estoque, a população correu para os locais publicos para carregar celulares e tentar trocar informações, quem tinha dinheiro vivo comia e quem não tinha passava fome pois não dava pra sacar nos caixas eletronicos... foi um pesadelo.
Vivi um “apagão” de algumas horas, umas 8-10h talvez, na Argentina em Junho/2019; foi assustador pois depois de algum tempo, além do corte de energia, o serviço de telefonia também foi interrompido; me senti bem vulnerável sem energia, telefonia, internet.:. Consegui esquentar o almoço graças ao foguinho do “calefón” que funcionava a gás e aos palitos de fósforo. Não sabia o que estava acontecendo e não podia falar com a família no Brasil. Foi bem ruim. Achei o vídeo sensato, acho válido fazer a reserva de alimentos e água.
Vdd "O NOVO NORMAL" É O OPORTUNISMO DE MANTER O POVO SUBJUGADO! Ficção ou Verdade!!*** ... Um surto de um vírus desconhecido numa ilha remota deixa o mundo inteiro à beira de uma crise, ruclips.net/video/_Yfh1vujtTQ/видео.html
Sugestão de pauta: RADIO AMADORISMO. Muito importante a comunicação num cenário de crise. Façam um vídeo mostrando o que é, como funciona e como se tornar. Em SC existe muita atividade dos rádio amadores. Se 1% do público SV se engajar já serão muitos operando. Seria perfeito um Sobrecast com esse tema. valeu flw
os iphones, tem um sistema de airdrop que podem se comunicar sem internet e sem rede de cellular, funciona com se fosse um bluetooth, claro que o alcançe é menor mas ja é alguma coisa
Que Deus te abençoe! Estamos te assistindo daqui da Cordilheira dos Andes Venezuelana em um vale ermo e isolado cercado de onças e ursos onde nosso único meio para te ver é a antena de internet por satélite! Grande abraço!
Com certeza, @VGSM! É interessante ter itens de primeiros socorros, remédios de uso esporádico (alergia, febre, dor de garganta, tosse, gripe...) e os de uso contínuo de algum membro da família (hipertensão, diabete...)
@Eduardo Tenorio o problema que as indústrias farmacêuticas também não iria funcionar então não teria reposição do que já teria nas farmácias. Saber sobre plantas medicinais é uma necessidade que devemos buscar
Eu vivo em BH, na cidade mesmo, área totalmente urbana. Moro com meus avós em um casarão antigo, tem um cisterna de aproximadamente 12 metros, a água só é usada para regar as plantas. Mas fico pensando, isso ainda pode ser muito útil kkk
🔴 Júlio, existe um tambor de 200L plástico azul, geralmente transportam azeitonas, outros sabor artificial para industrias. Adquirir um tambor desses e mantê-lo em casa para abastece-lo de agua seria muito útil. Você pode comprar sacos plásticos novos do tipo cristal de alta densidade, eles podem ser enchidos com agua potável, centenas deles.
Aqui conheço esse recipiente por bombona, muito boa ocupa pouco espaço e cabe 240 litros de água. Fiz um suporte pouco mais alto que um balde 20 litros e coloquei ela em cima e na parte inferior instalei uma torneira ficou ótimo. Mantenho 2 caixas d'água 1000 litros uma elevada e outra baixa também na altura da bombona com uma torneira, assim dessa forma tenho um controle maior do meu estoque de água.
Vale muito apena compra três ou quatro desses tambor vai ter uma boa quantidade de água pra beber se souber racionar a água da pra vários dias. Inclusive ja tem vários anos que venho me preparando pra essas coisas, inclusive depois da greve dos caminhoneiros tive mais certeza que eu estava certo.
@@juniorbarboza4127 eu também me despertei após a greve dos caminhoneiros. Aos poucos fui fazendo minhas preparações para se chegar ao ponto crítico me tranco em casa e tenho tudo que preciso.
Cara já vi esse vídeo ano passado e hj aqui no Rio grande do sul lembrei desse vídeo. A violência tomou conta de canoas agora os militares foram rendidos pelo crime e tiveram as armas roubadas. Essa noite tá uma bagunça. Que bom que não vivo em grandes centros urbanos
Passei por uma situação parecida com a greve da polícia em Vitória - ES em 2017. Estava extremamente perigoso siar de casa, praticamente todos comércios fechados, tiroteios constantes, risco de invasão... na época eu era muito despreparado e não ficava armazenando muita comida em casa. Nos últimos dias comecei a racionar algumas coisas, pois não sei quando voltaria à normalidade. Foi a partir daí que a chave virou e comecei a me preparar para tais eventos.
Lembrem-se, os serviços de resgate já sofrem em situações normais, imaginem em uma situação de caos. Mantenham kits de primeiros socorros, inclusive apostilas.
Tudo o que Júlio falou é vdd, nós daqui de Nova Friburgo q sobrevivemos a tragédia de 2011 podemos confirmar, ficamos sem luz, logo em seguida estragou oq tinha na geladeira,estoquei alimentos quando vi realmente a proporção de tudo que aconteceu,em seguida acabou a água, N tínhamos celular nenhum funcionando,N conseguia falar com parentes levou dias pra q isso acontecesse,levou alguns dias pra que as estradas fossem limpas das barreiras e o município recebesse ajuda humanitária.
Em um ambiente urbano ou rural, um sobrevivencialista deve conhecer as pessoas que são problemáticas na cidade ou bairro, para nessa situação não cometer o erro de confiar na pessoa errada!
Por isso que sempre recomendo a instalação de um sistema de energia solar off grid, não precisa ser um sistema para suprir 100% do consumo, instale um sistema paralelo ao que você já tem em casa com banco de bateria para 12v e uns 800 watts que vai dar para suprir o consumo da geladeira lâmpadas e mais alguma outra coisa que precise, é importante que o sistema seja 12v porque em caso de necessidade pode pegar o alternador do carro, adaptar em uma bicicleta e auxiliar no carregamento das baterias caso o consumo esteja alto ou em períodos de falta de sol.
@@fatimafelippe1915 Não necessariamente, se a pessoal souber a diferença entre energia alternada e contínua, o que é onda sonoidal pura e modificada, e as diferenças das ligações em série e paralelo de fontes e baterias ela mesma pode fazer sem auxílio de eletricista ou empresa especializada, mas recomendo que pesquise muito antes de fazer, um sistema mal dimensionado pode pegar fogo nos fios ou estragar de forma prematura as baterias.
Meu sistema de energia alternativo é composto por um gerador a gasolina modelo 1200 capaz de manter eletrodomésticos essenciais e iluminação, um inversor 12 volts X 220 onda pura com uma bateria caminhão 180 amperes. Já fiz testes e em situação de apagão prolongado pretendo usar o inversor a noite por ser silencioso e durante o dia usar o gerador por umas 6 horas entre período da manhã e tarde, assim recarrego a bateria para usar a noite novamente, tenho carregador próprio para isso pois o do gerador é fraco. Tenho um espaço destinado para isso com porta para diminuir o barulho do gerador, fiz a ligação com a rede da casa basta desligar os disjuntores da concessionária e ligar os do sistema alternativo. O objetivo é ter as placas solares mas com essa dificuldade que surgiu no momento não é possível. Instalei luminárias led em todos cômodos da casa, lanternas 🔦 com longo alcance e duração máxima 8 horas de bateria, pen-drive de led para ligar em powerbank, e por último velas e o lampião a querosene. E faço parte daqueles que se preparou antes, se der problemas na rua me tranco em casa e com certeza tenho condições de ficar 3 meses sem botar a cara pra fora, agora em relação a energia com uso racionado consigo apenas 15 dias mantendo a casa toda e sobre iluminação por meses.
Moro do Amapá e passamos aqui por uma situação muito parecida, falta de energia por uns 15 dias. Foi a pior situação que já vivi na vida. A sensação de medo é real.
Este ano de 2024 que o botão da sobrevivência está sendo acionado. Desde 2022 que acompanho o assunto. Já fiz experiências em estocar e deu certo. Fico preocupado com quem mora em grandes centros e capitais. Deus nos ajude e nos inspire em ter sabedoria para atuar e comprar o necessário e não entrar em pânico. Precisamos dar o primeiro passo. Boa sorte a todos e Deus é bom!!!
Creio ser importante falar sobre o condicionamento físico, já que numa situação assim, longas caminhadas podem ser necessárias. Na greve dos caminhoneiros eu era o único da equipe em que trabalhava que não possuía veículo. Meu chefe exigiu presença na empresa mesmo com transporte público caótico. Tive que andar muito pra conseguir chegar e, principalmente pra conseguir ir embora.
@@paulocesar3808 Imagine se o governo estabelece algum tipo de lei em que um grupo de pessoas passe a ser dispensável para a sociedade e esse grupo passe a não ter direito aos serviços públicos ou público/privados como saúde, água e luz. Como a sociedade reagiria?
@Caio Rafael Meu amigo. Entendo sua colocação, mas não vejo um mundo saturado de pessoas. Os tipos de trabalho podem e variam conforme os anos passam. O que eu disse é que existe uma concentração de poder muito grande nas mãos de poucas pessoas. Essas pessoas podem definir, de uma hora para outra, que uma certa parcela da sociedade não é mais necessário existir por simples vontade política. Será que os não escolhidos caminhariam em direção ao matadouro sem nenhum questionamento?
@@paulocesar3808 Isso vai acontecer, provavelmente a partir desse ano. Te garanto que a casta superior concordará em eliminar a casta inferior novamente.
Em 5 de julho de 1983, começava uma das maiores enchentes que Blumenau/ SC já registrou: 32 dias! Você já pensou como é sobreviver 32 dias no caos de uma cidade submersa? Pergunte as pessoas que passaram por essa experiência e, se possível, aprenda com elas. É incrível!
Fogão a lenha, produto de limpeza, saco de lixo, fezes e urina, armamento e munição, proteção janelas e portas, atividade física armadilhas, seu vídeo foi ótimo, acho que poderia acrescentar esses pontos, faça um vídeo evacuando a cidade qual a melhor opção para ir?
Eu assisti este vídeo há 1 ano, quando comecei a me tornar um sobrevivencialista. Hoje, após 1 ano, a visão é totalmente outra, 1000x mais preoarado, e seguindo com as preparações.
E quem mora no campo como eu , em uma pequena comunidade , aqui é dos melhores lugares para de fato sobreviver , pois aqui tem poços de água ,vertentes , alimentos ,como verduras e ortaliças , frutas no arvoredo , há plantações por todo lado , fome não passamos e nem sede .
Exatamente... Tbm moro próximo ao sítio. A idéia é vender e comprar mais pro meio do mato. Fazer conservas e guardar em lugar diferente... escondido pela mata... Caso acontecer saques ou outro problema, vai ter ponto B, C, D...
Seria interessante uma explanação de como agir dentro de casa, aplicar uma disciplina emergencial, como uso do banheiro, higiene bucal e da bacia, talvez banhos com panos úmidos, ter velas e fósforos em estoque, serragem de madeira para improvisar fogão se não tiver gaz,
@@ViktherExeJá trabalho no interior,vejo a rotina praticamente, ainda mais que a cidade fica à 89 km de Mauá e a vantagem é pegar o trem, se uma situação aconteça a vantagem é subir de trem e usar a linha de sobrevivência de fuga, por exemplo em situações apocalíptica, tenta fugir levando pouca coisa, e usar a ração tipo do EB, e equipamentos para dormir na mata
Meu irmão Júlio, você é literalmente um sujeito de utilidade pública. Acompanho você desde o início. Desde quando você estava com o seu ex parceiro. Continue fazendo o que você faz. Abraços.
Uma das coisas também muito importantes que infelizmente no Brasil por condições sociais, financeiras e culturais não fazemos, é a famosa DESPENSA, aqui costumamos ter alimentos, produtos de limpeza, e.t.c.. pra no máximo 1 mês já na maioria dos países se fazem estoques pra 3, 6 a 9 meses... incluindo também alimentos " FRIOS " é feita compra até de freezers colocados em garagem ou porão para manter carnes e afins por muito tempo
Eu tenho estocado alimentos básicos. Meus pais não entendem de jeito nenhum. Eles preferem pagar mais caro a cada 15 dias. Mas graças a Deus meu marido e a família dele concordam comigo e também fazem isso! Rsrsrsrsrsrsrsrs...
Nao sei daonde voces tiram essas historias que em outros países o pessoal faz tal e pasqual. Eu moro na Europa, e o pessoal aquí é totalmente despreparado, MUITO mais que no Brasil. Aquí maioria das casas nem tem dispensas, compra pro día, ou pra semana. Freezer entao, so conheci UMA pessoa que tinha e nao era para estocar comida, e moro aquí desde pequeno (levo mais tempo de vida aquí que no Brasil) O Brasil nao é pior que o resto do mundo em tudo nao em. Tem que parar de mitificar países extrangeiros, depois pessoal vem morar fora e leva um pu*a balde de agua fría porque acha que a Europa é muuuuuito melhor que o Brasil, e nem a pau.
Eu gostaria de ver um vídeo sobre a segunda opção em um situação de desastre: a evasão. Como se preparar se a melhor opção for sair do local ? Obrigado!!!
O problema de sobreviver no fim do mundo são as pessoas. Isso fica claro em the walking dead onde o real problema nem são os zumbis em si, mas sim as pessoas
Todo filme e série apocalíptico mostra que no final o problema maior se torna os próprios seres humanos, maniac0s, ped0filos, psicopatas que se aproveitam da situação de vulnerabilidade para cometer barbaridades.
Todas as dicas são muito válidas e até acrescento a importância de cuidar do corpo, ter um bom condicionamento físico para estar preparado para correr, andar por longos períodos, escalar etc.
Acho que o pior tipo é o caos político. Ou vc luta contra o estado ou contra outros cidadãos (guerra civil) . De qualquer forma vc estaria necessariamente cercado por possíveis inimigos violentos
Sem contar que esse é o mais realista pro Brasil, que não é rota de grandes fenômenos naturais. As crises políticas e econômicas tem maaior probabilidade de acontecer aqui.
Estive em uma situação bem parecida como esta em fevereiro de 2023 no litoral norte de do Estado de São Paulo ( ferido de carnaval), quando a imensa quantidade de chuva, desencadeou queda de morros soterrando muitas vidas, ausência de água potável, postes que caíram ( ausência de internete e luz)e dificuldade de locomoção à pequenos mercados para reforçar alimentação. Fiquei cinco dias com oito pessoas Amigas isolados em um sítio ( galinhas e galos morreram afogados levados pela correnteza das águas....foi muito difícil fazer a vida "voltar ao normal" mas nossas vidas foram poupadas, com um trabalho de força tarefa do "Grupo". Nós nunca saberemos como seremos pagos de surpresa, por esse motivo o preparo é tudo !!!
Júlio, podia fazer um sobre um possível período de 30 a 90 dias, o que você já deveria ter pronto, o que fazer nesse tempo, o que esperar. Sei que pode parecer "especulação" mas é interessante saber o que um cara preparado pensa sobre! Excelente vídeo estou vendo pela terceira vez.
Júlio, você poderia criar um cenário de uma família que se preparou com um bunker com alimentação e água, como poderíamos proteger a propriedade, como agir em uma possível invasão, racionamento de comida e água. Parabéns pelo vídeo
Tivemos um apagão depois de uma tempestade aqui em Porto Alegre, Rio Grande do Sul e o meu bairro ficou 5 dias sem luz. Como tenho o hábito de estocar comida não perecível, velas , fósforos, lanternas a pilha, consegui levar o tranco. Mas como em bairro vizinho a luz voltou antes, eu ia todos os dias carregar o celular e fomprar sacos de gelo no shopping. Uma despesa a mais sem dúvida, mas pelo menos minha geladeira se manteve e não estragou nada. Água não faltou , mas mesmo assim jintei varios baldes porque tenho vários gatos e moro em ap e não podia deixar faltar nada para eles.
Uma coisa importante é combinar previamente com familiares e amigos próximos um ponto de encontro em casos de ser necessário abandonar suas residências durante falhas nos sistemas de comunicação. Praças me parecem interessantes por permitirem visão ampla mesmo no meio urbano.
@@girlinred3492 Você ainda está dormindo no berço esplêndido do feminismo. Como todo os homens são machos escrotos, você vai ser deixada para trás com sua turma de feministas. Boa sorte.
Eu me prepara a muinto tempo graças a Deus ainda não precisei mais sempre estou em alerta com reserva de combustíveis, alimentos , remédios, agua e munição queria muinto que algumas pessoas aceitasse os meus conselhos mais como sempre preparadores são loucos kkkkkk kkk valeu Júlio é Anderson o canal está cada dia melhor.
Oswaldo Sérgio também passo o mesmo que você. Infelizmente somos tidos por paranóico , mas não sejamos " Maria vai com as outras " , vamos continuar se preparando, de Correntes Pernambuco. Boa Saúde e sorte a todos!
Lembro de dois episódios pessoais: o começo da pandemia no meu estado (Amapá) eu mudei pra capital do estado e os estabelecimentos maiores não estavam com protocolos estabelecidos, ou seja, estava bagunçado e eu presenciei princípios de tumulto, foi uma época que andava com mais de uma lâmina pra defesa por conta de necessitar frequentar muito o supermercado aonde ocorreu esse episódio mais de uma vez. Outra é quando teve o apagão no estado por mais de mês, foi um período aonde os marginais roubavam equipamento ao invés do usual, o que significou que estavam preferindo roubar lanternas do que celulares, então foi uma batalha bastante difícil pra mim de forma pessoal todo o desconforto por conta de calor e falta de água, desconfiança de todos, dificuldade de adquirir comida por não ter dinheiro vivo, foi realmente uma amostra de caos
Eu já vi este vídeo maravilhoso em 22 , mas eu recomendo ele para todos os meus parentes. Não adianta eu me preparar sozinha, tenho muitos irmãos. Ninguém acredita mas eu aviso 😮
O estoque de alimentos pode evitar a fase de sair de casa para ir ao mercado! Depois de passar um susto, percebi que era hora de ter um estoque de coisas para os momentos de caos (lockdown, greve dos caminhoneiros...). Hoje em dia já tenho estoque de carvão, fósforo, lenha, recipientes de plástico, comida em garrafas, materiais de limpeza e higiene e remédios para os problemas mais comuns.
Pesquisem comidas dos tropeiros da Minas Gerais colonial : Carne de sol, de charque, queijo curado, linguiça bem temperada, goiabada, doce de leite em barra, feijão tropeiro, doce de cidra, rapadura, "farinha de macaco", farofa, ovos, pé-de-moleque, etc.
@@paulocesar3808 (RAZÃO) Capacidade de resolver alguma coisa através do raciocínio; inteligência. (EMOÇÃO) Reação moral, psíquica ou física, geralmente causada por uma confusão de sentimentos que, diante de algum fato, situação, notícia etc. Não é aconselhável , e não tem mistura na consciência humana! Água e óleo! Compreenda assim !
@Bender2021 quer respostas ? Sobre isso? Aquele que acha que é o "poder" mostra "sinais" pra enganar... O verdadeiro poder só usa aquilo que é necessário a evolução do bem ! Nenhum! Eu falei ! NENHUM HOMEM/ANIMAL TEM PODER ALGUM ! NÓS NÃO SOMOS A FONTE! NOS BEBEMOS DA FONTE ! O QUE É JAMAIS DIZ QUE É SEM "NESSECIDADES" O QUE NÃO É APRESENTA SER ! ESSE CAI EM PRÓPRIA DESGRAÇA!
Nossa Julio, seus videos mudaram minha vida! Graças a você hoje estou me preparando. Mesmo morando num apartamento pequeno no centro de São Paulo estou criando uma vaca na sala, e galinhas no banheiro. Não é "se" é "quando"
Melhor vídeo da internet sobre o tema! Não existe outro igual! Já assisti umas 4x e compartilhei. Júlio parabéns pela música e pela imagem neblinosa que abre as 48 horas! Ficou excelente! Você podia fazer uma parte 2 aumentando para 1 semana, 1 mês e 1 ano.
Opa! Uma boa ideia de quadro seria o "E se..?" A cada vídeo vc traria um cenário de crise diferente, e as previsões do que aconteceria, juntamente com dicas de procedimento para aumentar as chances de sobrevivencia..
Muito legal esse tipo de conteúdo. Poderia fazer uma continuação, falando sobre a evasão ou táticas para depois das 72h. Teria conteúdo pra muitos episódios. Curti
Vai adiantar o que? Se vc estiver na cidade. ? Vao invadir sua casa e roubar sua água. Nem que pra isso te matem. Mesmo se vc tiver uma arma, sua munição nao é infinita. Enfim saiam das cidades
@@professorgirafalesgirafale111 não sei ai mas aq pra entrarem vai morrer muitos primeiro. Não é infinita mas como caçador esportivo garanto q nenhuma munição será esperdicada.
Me enquadro no mulheres sozinha! Faço o que posso! Posso viver 90 dias em casa! Apenas a segurança deixa a desejar! Devíamos formar uma rede de apoio , feita por mulheres na mesma situação.
Como militar, eu tomo todas essas medidas de precaução já nas primeiras 24 horas. Mas para evitar esse tipo de necessidade eu tenho medidas de proteção contra crises.
Se eu contar as minhas contra medidas eu vou estar dando o ouro para o bandido. Mas uma coisa eu posso dizer, tenham telefones antigos, aqueles com linha.
Não sou militar, no entanto, posso viver 90 dias em casa sem abrir a porta.Mantenho o carro abastecido, lanternas solares e a pilha. Apenas não tenho como cuidar da minha segurança ( moro em casa) queria uma arma e treinamento p/ usar.
@@elitonmay5559 O ideal é se preparar para uma crise difícil. Se uma crise Difícil acontecer estaremos preparados e se a crise não for tão difícil estaremos ainda mais preparados😉
@@virtualtourism.-walkingran3384 Mas no Amapá os serviços também deixaram de funcionar houve desabastecimento de água e racionamento de comida www.em.com.br/app/noticia/nacional/2020/11/06/interna_nacional,1202104/isolada-por-apagao-populacao-do-amapa-esta-sem-celular-tv-e-internet.shtml
Qdo morei nos EUA, era adolescente, aprendi algumas atitudes caso houvesse furacão ou enchentes. Depois, qdo morei em São Paulo capital, outras atitudes. Agora, moro na zona rural são outras atitudes. Logo, dependendo do local são kits de sobrevivências diferentes. Muito bom vídeo.
Às vezes, pode parecer um cenário completamente improvável que nem chegamos a considerar. Mas parei pra analisar, moro sozinha pela primeira vez numa cidade universitária aqui no ES que eventualmente acontece cenários quase apocalípticos, kkkkkkk. O que acontece muuito aqui são as chuvas fortes que já vieram com cenários de ventania acompanhada de granizo, foi o mais assustador e aconteceu MUITO rápido, mesmo assim quebrou diversas estruturas de vidros, derrubou árvores centenários que destrui casas, carros, levou telhados que dependendo de onde você estava só via os pedaços voando e tudo isso causou inúmeros ascidentes. Pra mim, aquele dia foi extremamente assustador, nunca tinha vivido isso antes, depois como consequência, fora as famílias que perderam tudo, ficamos sem energia e abastecimento de água. Já aconteceu da cidade ficar sem água por dias a ponto de precisarmos da ajuda de municípios vizinhos e organizar por ordem de prioridade o abastecimento das casas. Já houve um episódeo que teve um incêndio nas pastagens vizinhas, o fogo, que não conseguiram conter, se alastrou a ponto de atingir as casas mais próximas. E a última pérola, tem nem 2 semanas, foram as ondas de chuvas fortes que causaram enchetes bizarras e muuuitos deslisamentos (outra coisa muuuito comúm na nossa região) e deixou 1 pessoa morta porque o muro da faculdade caiu e atingiu a casa de um sr que morava logo embaixo, levou junto um poste de energia e as pessoas presentes não puderem nem prestar socorro imediato. Ai agora eu parei pra pensar na importância desse assunto SIM! Aqui mesmo se faz mais do que necessário que toda residência tenha uma reserva de água, comida, dinheiro físico e uma mochila com essencial caso faça-se necessário a evacuação emergencial. Detalhe, pra quem tem pets, assim como eu, também tenham uma reserva pra eles. Mesmo que não tenha um kit emergencial de longo prazo, mas no MÍNIMO para 1 semana. Detalhe, sempre que você ver que a chuva é forte suficiente pra sua sombrinha não dar conta, não saia de casa (desde que seja seguro), eu mesma uso como parâmetro a minha sombrinha vagabunda de 15 reais com 2 aros quebrados, pode durar pouco tempo, mas eu não saio. A maioria dessas chuvas loucas que aconteceram aqui começaram como qualquer outra normal e em menos de 15min parecia que queria levar embora a cidade inteira, então eu prezo em primeiro lugar pela minha segurança.
@@giordanobrunobitubitu3356 Verdade, nesse período o supermercado aqui do bairro estava limitando a quantidade de clientes, devido a alta demanda e funcionamento em meio expediente, além da sensação de falta de segurança.
Grande Julio Lobo, em uma situação de caos (primeiras 72 horas), talvez seja mais interessante que ao buscar combustível no posto, já aproveita para comprar água e comida, levando em consideração que muitos postos possuem uma conveniência...dá pra ganhar muito tempo e se organizar mais rápido 👍
A experiência mais pura e muito mais clara de sentir na pele que eu já tive dessa explicação sua foi quando o Espírito Santo ficou sem PM. Realmente é algo muito tenso e você começa a desenvolver instintos naturais de sobrevivência que você nem sabia que tinha, que podem acabar saindo de controle.
Ótimo vídeo, parabéns. Seria bacana, não sei se possível, o canal indicar grupos de sobrevivêncialistas em algumas cidades ou capitais, como se fossem grupos de escoteiros, seria bacana pertencer a algum grupo assim, trocar informações, experiências e até mesmo ter acesso a algum treinamento. Abraço a todos!
Boa noite. As coisas que você disse nos servem de alerta, pois, no cenário político e econômico que estamos vivendo, sinto que a tendência é só piorar e muitos serão pegos de surpresa e não saberão como reagir. Outros não terão recursos para se preparar ou se proteger. Que Deus guarde a cada um de nós.
Me lembrei que isso aconteceu em um supermercado . Uma promoção de arroz teve uma outra pessoa que comprou os últimos fardos . E a outra sem conseguir começou a reclamar da outra que comprou de muito. Foi uma experiência que vi e serviu de treinamento de como será o caus quando acontecer . Que horrível será para quem não se preparar. Gratidão pela orientação que vc nos dá e nos ensina .🙏❤️😄 Que Deus lhe abençoe!🙏
Essa mesma situação aconteceu em floripa em 2003 quando um cabo de luz que vinha do continente através da ponte foi rompido durante um reparo. De repente nós ficamos sem luz, não tinha mais gasolina então a cidade parou, só os grandes supermercados como o angeloni tinham um gerador. Só conseguíamos telefonar por causa do telefone tradicional. Ficamos sem água claro, nosso prédio era de blocos e tinha uma piscina enorme, cara cena de fim do mundo todo mundo com balde pegando água da piscina. Nós não tivemos coragem de fazer isso e compramos água no mercado. Mas quando anoitecia já dava um frio na barriga porque no escuro tudo podia acontecer, roubos e enfim… a única luz que tinha era do angeloni. Nós vivemos 72h sem luz e todas as consequências da ausência total. Se não tiver previsão de melhora a sociedade colapsa e a galera do crime invade mesmo, vira terra sem lei.
Eu estive em Macapá-AP no apagão. Digo que ele está certo. No primeiro dia ninguém sabia o que tinha acontecido, estavamos esperando apenas uma queda de luz rápida, ia ficar tudo bem no dia seguinte. No entanto quando amanheceu todos estavam preocupados, os mercados aglomeraram de pessoas, os hoteis com gerador de energia estavam lotados. No terceiro dia ja tinhamos que ficar meio dormindo, meio acordado, porque tinha risco de alguém invadir sua casa mesmo no escuro. No quarto dia ja era uma situação de desespero. Vale lembrar que era uma epoca de chuva, então a falta de água não foi tão preduzicial, mas em um local que não chove com frequência, isso provavelmente seria o pontos mais importante.
@@girlinred3492 vc diz isso agora, mas na hora H que comanda a sua vontade é o instinto primário de sobrevivência, a natureza é assim e sempre será, seja com animais ou humanos.
Quando teve a greve dos caminhoneiros eu morava no ABC ainda, começou a faltar combustível e uma cambada começou a destruir as lojas para pegar as coisas.
Aqui no RS na enchente de maio ficamos 6 dias sem luz e sem água, nós temos gerador q ligávamos a geladeira e as lâmpadas, compramos depois da enchente de novembro por q setembro e novembro teve enchentes grandes aqui q também ficamos sem luz e água, usávamos a água da chuva (q era muita😅😅) pra tomar banho e economizar a água da caixa, ficamos uns 3 dias sem poder sair da rua por q tinha enchente na esquina, só podemos ir no mercado comprar água uns 4 dias depois, e poder trazer gasolina pro gerador, os postos de combustível estavam usando gerador também por q não tinha luz na cidade toda e nem água nas torneiras, a gasolina era limitada, primeiramente a quem estava usando barcos para resgate e as ambulâncias, para pessoas abastecer era limitado no máximo R$100,00 até o nosso hospital pegou água, a enchente foi gigantesca demais como nunca foi imaginado, então se preparar faz muito sentido, por q não sabemos qual desastre pode acontecer na cidade q estamos, aqui já tivemos noção do q uma enchente gigantesca pode fazer, na cidade vizinha q a ponte quebrou começaram a saquear os mercados foi terrível, muito triste tudo isso, mas nós faz sermos mais fortes e mais espertos!
Comecei a estudar e vou iniciar a preparação para mim e para minha família, não sei pq tenho a sensação de que algo grande está por vir. Oremos e que Deus nos ajude
Por incrível que pareça eu tbm tenho
Tem uma comunidade de todos os estados e cidades do Brasil q estão se organizando, principalmente glr de RS, SC, PR, RJ, MG, SP
armazenando alimentos não perecíveis, lanternas e pilhas, gasolina, velas, água, plantando vegetais...dps q Trump ganhar as eleições provavelmente vai iniciar os desatres naturais.
Se preparem, 2024 está bem sinistro.
esse video é de 2 anos atrás, mas estranhamente, tive a mesma sensação e cá estamos no mesmo dia assistindo
Estou com essa sensação desde que o ano começou.
Gabaritou tudo o que aconteceu aqui em Porto Alegre nas enchentes. Impressionante
😮
Eu vivi exatamente isso aqui no Amapá quando teve o apagão em meio a pandemia. Nas primeiras 24h eu não fiquei em casa e fui logo no local onde eu sabia que teria energia, SIM, AEROPORTO! lá eu saquei dinheiro e comprei tudo o que eu precisava pra passar pelo menos 20 dias. Tinha a vantagem de ter bike pra poder me locomover por toda a cidade sem precisar de combustível.
Meu único problema foi pra dormir no calor e com mosquitos, mas por sorte choveu quase todos os dias
Elison eu gostaria muito de conversar com alguém que passou por isso que vc relatou no Amapá, porque um grande especialista em Inteligência, explicou que há uma enorme chance disso ocorrer de novo entre fevereiro de março de 2023, a nível BRASIL! Será que poderia me passar o seu Insta e a gente se falar pelo chat?
A sacada do aeroporto foi foda
@@Dave.hsouzaNé, o cara foi bastante esperto
a "facada" de ter comprado tudo em um aeroporto foi grande hein
@@gefesa3458 Não baby,ele foi SACAR dinheiro no aeroporto.
Moro no RS, estamos passando pela pior enchente da história nesse momento. Confirmo que é exatamente como ele descreveu, incrível. Preparem-se, serão cada vez mais comuns os desastres.
vai ter guerra civil use mascara anti gas lacrimogenio. e facas, muitas facas e lanterna a bateria, potente. e agua.
Muitos anos 3 anos atrás falaram que se preparar para o pior era coisa de louco, hoje, infelizmente tivemos o desastre em forma de água no RS e mais recentemente queimadas e ventos de arremessar um carro aqui em SP
A solução nesse caso e em vários outros é começar a votar na esquerda. Partidos nacionalistas/humanitários ao invés de entreguistas/omissos é a chave pra solução do mundo. Espero que vcs tenham aprendido a lição. Desejo o melhor pra vcs. +Socialismo e -capitalismo. Se o fim do mundo chegar, a gente acerta as contas com Deus, mas enquanto não chega, nosso problema segue sendo a propriedade privada dos modos de produção.
Não entendo pq pararam de notíciar RS parece que nem ouve a tragédia. Como está as coisas aí ?
Ta de brincadeira né😂😂😂😂@@Guiozinha
Para não passar por sufoco em situações como as que o Júlio mencionou, é importante ter:
- água mineral
- alimentos
- produtos de higiene pessoal
- produtos de limpeza
- medicamentos para primeiros socorros, de uso eventual (alergia, dor de garganta, tosse, gripe...) e de uso contínuo (hipertensão, diabetes...)
- "kit apagão": velas, fósforos, lanternas, pilhas...
- manter o carro sempre abastecido
- manter o celular carregado
- uma quantia em dinheiro vivo
Também pensando a longo prazo seria interessante ter Cachaça, Café e Tabaco, pois em situações de crise são importantes artigos de troca. E no "kit apagão" também seria interessante adicionar um rádio portátil a pilha, pois pode ser um dos poucos meios de se obter informação rápida nesses momentos.
Pior é se for ataque EPM onde nada eletrônico (tipo carro) ou a pilhas voltará a funcionar...
Ai era punk
@@srchronotrigger sim!!! Tb já pensei nisso. Até em comprar os materiais de fazer pinga. Tb serve pra licor e etc. Seria mt bom pra troca. O Batata planta cana pra fazer cachaça e combustível pensando já nesse sistema de troca
@@andreiatamila1983 O padrinho de um amigo meu faz hidromel no porão da casa dele e são materiais bem simples, basicamente alguns barris e algo pra fermentar a mistura, não sei se o processo de fazer cachaça é difícil por ser destilado, mas as bebidas fermentadas são bem simples de se fazer.
@@andreiatamila1983 No caso de um ataque eletrônico eu já pensei em montar uma garagem com um revestimento de tela de aço pra criar uma gaiola de faraday, só não sei se seria suficiente para parar um pulso eletromagnético.
Aqui no RS os acontecimentos estão ocorrendo conforme apontado no vídeo. Cada vez mais se faz necessário estar preparado.
Sou do Rio Grande do Sul é vim confirmar junto com vários aqui nos comentários que é exatamente isso me preparei para tudo falta de água, comunicação,luz, resgate etc
Mas o maior do meus problemas foi o próprio ser humano é inacreditável como a teimosia de uns botou a segurança de pessoas boas em perigo de todas as situações que tivemos que lidar o ser humano é sempre uma surpresa.
Imagina estár em uma cidade de 270mil habitantes e 190mil simplesmente em um dia ter que sair de casa virou uma zona total.
Me preparo faz 6 anos treino em acampamentos... é simulo que estou sem gás e sem luz. Conhecimento e treino é poder.❤
𝑰𝒏𝒄𝒓𝒊́𝒗𝒆𝒍!! 𝑬𝒖 𝒔𝒆𝒎𝒑𝒓𝒆 𝒕𝒊𝒗𝒆 𝒆𝒔𝒔𝒂 𝒎𝒆𝒏𝒕𝒂𝒍𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒔𝒐𝒃𝒓𝒆𝒗𝒊𝒗𝒆𝒏𝒄𝒊𝒂𝒍𝒊𝒔𝒕𝒂 𝒅𝒆𝒔𝒅𝒆 𝒑𝒆𝒒𝒖𝒆𝒏𝒐 𝒑𝒐𝒓𝒒𝒖𝒆 𝒎𝒆𝒖𝒔 𝒑𝒂𝒊𝒔 𝒂𝒅𝒎𝒊𝒏𝒊𝒔𝒕𝒓𝒂𝒎 𝒎𝒖𝒊𝒕𝒐 𝒎𝒂𝒍 𝒐 𝒅𝒊𝒏𝒉𝒆𝒊𝒓𝒐, 𝒕𝒊𝒑𝒐, 𝒉𝒐𝒋𝒆 𝒂 𝒈𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒕𝒂́ 𝒄𝒐𝒎𝒆𝒏𝒅𝒐 𝒃𝒆𝒎 𝒆 𝒄𝒐𝒎𝒑𝒓𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒄𝒆𝒍𝒖𝒍𝒂𝒓 𝒏𝒐𝒗𝒐, 𝒒𝒖𝒂𝒕𝒓𝒐 𝒎𝒆𝒔𝒆𝒔 𝒅𝒆𝒑𝒐𝒊𝒔 𝒗𝒊𝒓𝒐 𝒑𝒐𝒃𝒓𝒆 𝒆𝒏𝒅𝒊𝒗𝒊𝒅𝒂𝒅𝒐 𝒓𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒄𝒐𝒎𝒊𝒅𝒂 𝒑𝒐𝒓 𝒕𝒂𝒏𝒕𝒐𝒔 𝒎𝒆𝒔𝒆𝒔, 𝒔𝒐́ 𝒑𝒓𝒂 𝒆𝒍𝒆𝒔 𝒓𝒆𝒄𝒖𝒑𝒆𝒓𝒂𝒓𝒆𝒎 𝒐 𝒄𝒐𝒏𝒕𝒓𝒐𝒍𝒆 𝒇𝒊𝒏𝒂𝒏𝒄𝒆𝒊𝒓𝒐 𝒆 𝒅𝒆𝒑𝒐𝒊𝒔 𝒇𝒂𝒛𝒆𝒓 𝒅𝒊́𝒗𝒊𝒅𝒂𝒔 𝒂𝒃𝒔𝒖𝒓𝒅𝒂𝒔 𝒅𝒆 𝒏𝒐𝒗𝒐!!
vamos treinar juntos tbm para repovoar o planeta? sou ótimo nisso
@@jefersonluz5884é homem
Com certeza
Esse vídeo é atual em qualquer era da humanidade.
@Tanderbold21 medo de ser o kid bengala gemendo
@@lobichaoreidoslobisomens9407 kkkkl
Com certeza
Lendo agora em Maio de 2024
concordo.
Aqui no meio-oeste catarinense houve mais de 95 horas de apagão completo. No primeiro dia, foi o dia da dormência, no segundo, já se via uma movimentação muito maior por produtos (velas, combustível, gelo), os comércios maiores, a estação de abastecimento de água, a rádio local, e os postos de combustíveis passaram a utilizar geradores. As torres de comunicação não caíram, então a telefonia móvel ainda estava funcionando. No terceiro dia, muitos já buscavam meios para carregar seus aparelhos, via-se mais pontos de fumaça (população fazendo churrasco para não perder a carne) e algumas medidas de segurança no período noturno foram adotadas em algumas ruas. Mas algumas lições foram aprendidas.
Hoje era para agente ter outra alternativa de energia para não acontecer isso (energia solar).
@@lucianosouza923 acho que o cabeamento subterrâneo, seguido de mais subestações já ajudaria, ou se pensa em um projeto paralelo, aí sim placas solares e um banco de baterias
Sim. EU vivenciei isso na minha cidade!.
@@lyandracoelho398 É de onde?? Do meio-oeste catarinense? Legal
@@lyandracoelho398 e teve saque e violência nas ruas? NÃO
Muito apocalíptico o cara ali meu, muito fora da realidade muito mesmo, em caso de guerra até tudo bem mas faltar luz por 3 dias e a galera sair saqueando e se matando? pela mor....
Se faltar COMUNICAÇÃO com o resto do estado por exemplo daí sim pode se preocupar, pois sem informação e comunicação isso rola mesmo... mas quando faltou luz ali como o amigo disse todos se comunicavam sabiam que no resto das cidades estava tudo bem pra que saquear tudo e sair se matando como animais se o resto está normal? só aqui estamos sem luz...
Vide amapá 7 dias sem luz ninguém se matou ou saques em massa a ponto de por a SOCIEDADE em risco...
Se preparar sim mas se preparar para o FIM DO MUNDO??
Acho que uma das coisas principais que poucos citam sobre estar preparado, é cuidar da sua saúde, passei 2 semanas agora de cama com covid, completamente derrotado, se uma crise dessas ocorrer nesse momento, estaria perdido, tenho meus estoques de comida e agua temos um poço na chacara, parece uma coisa logica, mas cuidar da saúde para mim, a partir de hoje vai ser o principal pilar do sobrevivencialismo, pq numa crise dessas, o atendimentos publicos e privados na saúde tbm vai ser afetados.
Meu tio depois do Covid ficou na cadeira de rodas,até levanta de vez em quando mas aguenta caminhar só 10 minutos, antes trabalhava na feira agora depende dos outros, passou um ano desde que ele saiu do hospital. Tem que cuidar da saúde mesmo
Verdade aumentar a imunidade é tudo, sem saúde não vai a lugar algum
Se acontece comigo eu me ferro, pois. Estou com obesidade morbida
Mal posso andar
Mas aí será só seleção natural da vida onde sobrevive SEMPRE O MAIS FORTE.
@@junioraraujo3245 sobrevive sempre o mais preparado, que na logica se torna o mais forte pela sua preparação.
2anos depois desse vídeo e hoje ja em 2024 ele continua atual e muito útil e com risco eminente de usar todo esse conteúdo
Daqui a 100 anos se não acontecer nada vai ser atual ainda.
Vdd meu amigo, estamos entrando em uma crise, o tempo está ficando apertado.
A parte da "Dormencia" é totalmente verdade, durante o apagão do amapá, no dia seguinte ainda tinha gente agindo como se fosse feriado, fazendo churrasco, andando de carro trivialmente mesmo sabendo que os postos não estavam funcionando e gastando agua como um dia comum. lembro que fui no comercio tentar comprar comida e saber o que tava acontecendo, ai teve um senhor que falou "isso aí foi o transformador e eles não vão arrumar em menos de 10 dias" ninguém deu moral mas no fundo eu sabia que ele tava falando a verdade e nessa hora bateu um desespero.
Os senhores sempre são os mais lúcidos viu...
o dia qeu o sol acordar de mau humor e enviar carga muito maior haverá varios transformadores queimando e ae vc imagina que demorará é meses pra concessiona´ria trocar todos...imagina o caos..e isso que eu disse não é teoria da conspiração, os proprios cientistas alertam pra isso e pode acontecer a qq momento.@@ChacalZero62
Graças a Deus descobri esse canal, informações importantes e necessárias,até mesmo a questão dos mosquitos.😮
Não é atrasado KKKKKK uma tempestade de raios teve no Amapá, acabando com a subestação de energia no estado inteiro kkk mais de 800 mil pessoas sem energia. Pessoas foram atingidas por raio e morreram, pessoas morreram no hospital por conta de esperar o gerador ser ligado enquanto tava lá respirando com aparelhos conectados em energia, bebês nascendo e tudo isso, no pico do COVID@@ChacalZero62
Precisamos explorar mais a experiência dos brasileiros do Amapá, que ficaram 11 dias sem energia recentemente.
Não foram 11 dias, foram 21... Foi bem difícil...
Nós ficamos 4 dias sem energia e foi difícil imagina 11
22 dias, estive lá, sou amapaense. Tudo o que ele fala nesse video bate com o que aconteceu, pode seguir as dicas desse video.
estava em macapá durante isso, a minha opinião é, ninguém tá preparado e somos muito dependentes do estado.
eu fiquei 3 dias aqui em sp e quase morri de tédio kkkkk
Interessante citar os tipos de alimentos que devem ser priorizados na compra no primeiro dia de catastrofe. Porque quando entramos num supermercado, é muito fácil perder tempo pensando no que pegar. Uma lista prévia é muito util.
Prezado, a lista é muito simples, se resume em: Comida em lata (Já cozida); Água; Medicamentos básicos (analgesicos, desinfetantes, antibióticos, soro, gaze, fita adesiva - um Kit de 1º Socorro resolve) fontes de energia (pilhas, lanternas, fosforos, velas).
Comida enlatada é absolutamente necessária nesse cenário. Já que ela pode ficar vários anos guardada sem estragar.
Uma coisa muito importante que eu tenho aqui em casa é um filtro de barro, o clássico filtro brasileiro. Ele usa meramente a gravidade pra filtrar a água, e a vela pode funcionar por muitos meses com a devida limpeza. Pode ser útil também.
Eu durante anos a fio fui criando um sistema de armazenamento de água e alimentos básicos que sustentam a vida de minha família.
Primeiro fiz um estoque de um mês, depois um de 3 meses.
A partir daí aprendi a fazer armazenamento em garrafa pet branca higienizada com água, sabão e álcool. Secas coloque 4 dedos de arroz, feijão, amendoim, milho ou afins e uma camada de folha de louro ou alho até encher. Soque pra não ter ar e verde com vela derretida e rosqueia a tampa, velando-a depois com fita crepe.
Manter em local fresco e seco. Dura de 3 a 5 anos.
Água, cloro, bicarbonato, frutas cristalizadas, pilha,. Gerador etc...
@@RigbyWilde Quem mora em casa pode construir um fogão a lenha.
Começo da pandemia aqui a galera do comprou papel igienico
Vivo na Holanda e com a guerra na Ucrânia tão perto, este video foi um despertar, agradeço imenso a explicação tão simples mas efectiva bem hajam
Ai é bom para emprego? Dificuldade de comunicação?
Para mim tmb, entretanto moro em Kazan Rússia, e isso vem me preocupado apesar de ainda estar tudo normal aqui
Deus te proteja irmão!
@@Rafael-on1tp cara, sai daí enquanto você pode.
Que Deus vos protejam
Julio, algumas considerações a respeito do dinheiro para a emergencia guardade em casa: tenha sempre em notas menores, se tiver que fazer uma compra de R$ 30 e vc só tiver uma nota dde R$100 vc corre o risco de ou não receber o troco ou ficar sem a compra. mantenha as notas sempre atualizadas e divida entre as pessoas casa que irão coordenar uma evasão.
Amigo não vai nem mais 2 anos para que o dinheiro físico acabe...
@@junioraraujo3245 concordo...
Dinheiro é só papel cara. Come o papel então.
@@99exclusivo22 pode até ser, mas nas primeiras 24/48 H muitas pessoas ainda aceitaram achando que a normalidade retornará em breve.
Veja o caso do terremoto do Haiti ou a saída desesperada do Afeganistão.
Depois tem de ser cigarro, bebidas, etc para negociar.
@ElevaMente exato.
Passei por algo semelhante em 2011 na tragédia da região serrana no RJ.. chuva sem parar, enchentes, barreira pra todo lado bloqueando as estradas, mercados fechados ,falta de água,coisas simples como por exemplo uma vela as pessoas vendiam por uma fortuna.. não demorou pra começar os furtos... Muitos mortos, muita gente pedindo socorro.. um cenário realmente muito assustador..
@Carla Andrade Sou sim
Eu morava em Itaipava naquela época. Foi triste mesmo
Dia seguinte da enchente, de manhã, quando vi na tv o que houve. Enfiei um monte de cobertor no carro, comida e tals. Tinham muita gente levando suplementos e ajuda para as pessoas. Pelo menos na serra, o povo foi unido
Ja vivi isso do houve lockdown nos EUA….pessoas brigando por papel higienico e agua no mercado! Depois disso minha mente mudou! Alerta sempre!
Minha "chave" foi a greve da polícia aqui no meu estado. A partir daquele momento mudou tudo. Eu decidi firmemente que nunca mais iria passar por aquilo.
Será que aqui pode acontecer ?
Aqui na Itália foi a guerra por papel higiênico e farinha de trigo
@@Gabriel-xq7hw pode, mas quando o povo acordar
$$$!¡?
Já passei por isso em 2020, 4 dias de apagão total, 18 dias com a energia racionada com duas horas de energia a cada 24 horas e posso afirmar que é horrivel... no primeiro momento depois que ficamos no escuro, só usando a lanterna do celular, só xingávamos e esperávamos pacientemente a volta da energia. Depois, conforme as horas se passavam nós acordamos pra dura realidade: ela não voltaria tão cedo. Ao mesmo tempo, como a torre de telefonia perto de casa tinha bateria, começamos a ter noção da realidade do que acontecia. Passamos a primeira noite no escuro sem dormir, e quando amanheceu começou a corrida por pilhas, velas, fósforos e água... Não dava pra comprar nada nem abastecer pois não tinha internet, uns poucos postos de combustivel que tinham geradores logo venderam todo o estoque, a população correu para os locais publicos para carregar celulares e tentar trocar informações, quem tinha dinheiro vivo comia e quem não tinha passava fome pois não dava pra sacar nos caixas eletronicos... foi um pesadelo.
Por isso é que TEM QUE SE PREPARAR ANTESSSS!
Vivi um “apagão” de algumas horas, umas 8-10h talvez, na Argentina em Junho/2019; foi assustador pois depois de algum tempo, além do corte de energia, o serviço de telefonia também foi interrompido; me senti bem vulnerável sem energia, telefonia, internet.:. Consegui esquentar o almoço graças ao foguinho do “calefón” que funcionava a gás e aos palitos de fósforo. Não sabia o que estava acontecendo e não podia falar com a família no Brasil. Foi bem ruim. Achei o vídeo sensato, acho válido fazer a reserva de alimentos e água.
Um rei não almeja a guerra, mas vive a vida inteira preparado para ela.
Vdd "O NOVO NORMAL" É O OPORTUNISMO DE MANTER O POVO SUBJUGADO!
Ficção ou Verdade!!*** ... Um surto de um vírus desconhecido numa ilha remota deixa o mundo inteiro à beira de uma crise, ruclips.net/video/_Yfh1vujtTQ/видео.html
exatamente
@@almaantiga7504 Se nao puder gastar com essas coisas melhor fugir pro mato ruclips.net/video/eHvoe6jJrxQ/видео.html
O exército pode nunca ser empregado, mas precisa estar sempre preparado. Brasil acima de tudo 🔰
@@IRMzavod viva a ALN morte ao estado
Sugestão de pauta: RADIO AMADORISMO. Muito importante a comunicação num cenário de crise. Façam um vídeo mostrando o que é, como funciona e como se tornar. Em SC existe muita atividade dos rádio amadores. Se 1% do público SV se engajar já serão muitos operando. Seria perfeito um Sobrecast com esse tema. valeu flw
Tengo mto interesse!
Conta mais
o canal area z tem um post muito bom sobre isso
os iphones, tem um sistema de airdrop que podem se comunicar sem internet e sem rede de cellular, funciona com se fosse um bluetooth, claro que o alcançe é menor mas ja é alguma coisa
Esse vídeo foi feito a dois anos atrás e acredito que agora em 2024 tudo vá acontecer. Estejam preparados e que Deus nos proteja
Exatamente....
Tenho a mesma sensação…
Vai acontece
Estamos sobrevivendo com o básico, as coisas tão caras...
Todo ano a mesma ladainha. Kkkk
Só passam vergonha.
Que Deus te abençoe! Estamos te assistindo daqui da Cordilheira dos Andes Venezuelana em um vale ermo e isolado cercado de onças e ursos onde nosso único meio para te ver é a antena de internet por satélite! Grande abraço!
Nossa! Isso é extremo! Vou assinar seu canal.
Como vc foi pra ai?
Sigo vocês, adoro essa família linda
Aí vc literalmente está em um cenário quase apocalíptico...
Ursos na Venezuela? Nunca soube
Hoje já tenho meu conceito sobrevivência. Tenho minha chacara e aos poucos tou arrumando tudo para não depender de outros. ..
Cuidado com o Lázaro moço 🤣
Pior que o Lazaro, cuidado com o Estado
Sua chacara é bem isolada?....estou de olho em uma mas é perto da cidade.....é comodo pra ir lá sempre..mas em crise as pessoas teriam facil acesso
@@lookingforthemeaning11 se for bem cercada não vai ter acesso não kk
Perfeito
Nesses momentos de caos o ideal tb seria a estocagem de remédios.
Com certeza, @VGSM! É interessante ter itens de primeiros socorros, remédios de uso esporádico (alergia, febre, dor de garganta, tosse, gripe...) e os de uso contínuo de algum membro da família (hipertensão, diabete...)
eu seria o cara do saquê 😬
melhor plantas medicinais
@Eduardo Tenorio o problema que as indústrias farmacêuticas também não iria funcionar então não teria reposição do que já teria nas farmácias. Saber sobre plantas medicinais é uma necessidade que devemos buscar
Não acho, qualquer doença literalmente se cura melhorando a dieta, mailr preocupação seria comida de verdade.
ESSE VÍDEO ENVELHECEU COMO O VINHO, ESTAMOS CADÊ VEZ MAIS PERTO DESSA REALIDADE!
Estou vindo nesse vídeo depois dos desastres do Rio Grande do Sul...com certeza DEUS estava falando...
Kkk o tempo passa e vcs sempre com o mesmo discurso apocalíptico, mas agora vaaaaaaai
Tbm não exagera
Eu vivo em BH, na cidade mesmo, área totalmente urbana. Moro com meus avós em um casarão antigo, tem um cisterna de aproximadamente 12 metros, a água só é usada para regar as plantas. Mas fico pensando, isso ainda pode ser muito útil kkk
Isso vale mais que qualquer mina de ouro!
Tomara que seus conterrâneos não vejam esse comentário. 😅
@@netinhomelo4122 kkkkkk tomara
Depois de assistir esse canal reativei uma cisterna antiga na casa dos meus avós .
Sou de BH, vou buscar água na sua casa. Kkkkk
🔴 Júlio, existe um tambor de 200L plástico azul, geralmente transportam azeitonas, outros sabor artificial para industrias. Adquirir um tambor desses e mantê-lo em casa para abastece-lo de agua seria muito útil. Você pode comprar sacos plásticos novos do tipo cristal de alta densidade, eles podem ser enchidos com agua potável, centenas deles.
Aqui conheço esse recipiente por bombona, muito boa ocupa pouco espaço e cabe 240 litros de água.
Fiz um suporte pouco mais alto que um balde 20 litros e coloquei ela em cima e na parte inferior instalei uma torneira ficou ótimo.
Mantenho 2 caixas d'água 1000 litros uma elevada e outra baixa também na altura da bombona com uma torneira, assim dessa forma tenho um controle maior do meu estoque de água.
Vale muito apena compra três ou quatro desses tambor vai ter uma boa quantidade de água pra beber se souber racionar a água da pra vários dias. Inclusive ja tem vários anos que venho me preparando pra essas coisas, inclusive depois da greve dos caminhoneiros tive mais certeza que eu estava certo.
@@juniorbarboza4127 eu também me despertei após a greve dos caminhoneiros.
Aos poucos fui fazendo minhas preparações para se chegar ao ponto crítico me tranco em casa e tenho tudo que preciso.
Cara já vi esse vídeo ano passado e hj aqui no Rio grande do sul lembrei desse vídeo. A violência tomou conta de canoas agora os militares foram rendidos pelo crime e tiveram as armas roubadas. Essa noite tá uma bagunça. Que bom que não vivo em grandes centros urbanos
Passei por uma situação parecida com a greve da polícia em Vitória - ES em 2017. Estava extremamente perigoso siar de casa, praticamente todos comércios fechados, tiroteios constantes, risco de invasão... na época eu era muito despreparado e não ficava armazenando muita comida em casa. Nos últimos dias comecei a racionar algumas coisas, pois não sei quando voltaria à normalidade. Foi a partir daí que a chave virou e comecei a me preparar para tais eventos.
Eu me lembro bem desses dias😢 também estou me preparando
Tbm me lembro desse dia
Se você sabe arar uma terra, plantar, colher, cuidar de alguém, também é essencial. ❤️
Exatamente
Lembrem-se, os serviços de resgate já sofrem em situações normais, imaginem em uma situação de caos. Mantenham kits de primeiros socorros, inclusive apostilas.
Tudo o que Júlio falou é vdd, nós daqui de Nova Friburgo q sobrevivemos a tragédia de 2011 podemos confirmar, ficamos sem luz, logo em seguida estragou oq tinha na geladeira,estoquei alimentos quando vi realmente a proporção de tudo que aconteceu,em seguida acabou a água, N tínhamos celular nenhum funcionando,N conseguia falar com parentes levou dias pra q isso acontecesse,levou alguns dias pra que as estradas fossem limpas das barreiras e o município recebesse ajuda humanitária.
Fora o povo do mal que desviou os recursos enviados pra socorrer as vítimas da tragédia. O ser humano é o maior problema e não a força das trevas.
Em um ambiente urbano ou rural, um sobrevivencialista deve conhecer as pessoas que são problemáticas na cidade ou bairro, para nessa situação não cometer o erro de confiar na pessoa errada!
Numa situação dessa é melhor não confiar em ninguém, nem mesmo na gente.
Por isso que sempre recomendo a instalação de um sistema de energia solar off grid, não precisa ser um sistema para suprir 100% do consumo, instale um sistema paralelo ao que você já tem em casa com banco de bateria para 12v e uns 800 watts que vai dar para suprir o consumo da geladeira lâmpadas e mais alguma outra coisa que precise, é importante que o sistema seja 12v porque em caso de necessidade pode pegar o alternador do carro, adaptar em uma bicicleta e auxiliar no carregamento das baterias caso o consumo esteja alto ou em períodos de falta de sol.
Para fazer isso, precisa chamar um eletricistas né?
@@fatimafelippe1915 Não necessariamente, se a pessoal souber a diferença entre energia alternada e contínua, o que é onda sonoidal pura e modificada, e as diferenças das ligações em série e paralelo de fontes e baterias ela mesma pode fazer sem auxílio de eletricista ou empresa especializada, mas recomendo que pesquise muito antes de fazer, um sistema mal dimensionado pode pegar fogo nos fios ou estragar de forma prematura as baterias.
Verdade
Meu sistema de energia alternativo é composto por um gerador a gasolina modelo 1200 capaz de manter eletrodomésticos essenciais e iluminação, um inversor 12 volts X 220 onda pura com uma bateria caminhão 180 amperes.
Já fiz testes e em situação de apagão prolongado pretendo usar o inversor a noite por ser silencioso e durante o dia usar o gerador por umas 6 horas entre período da manhã e tarde, assim recarrego a bateria para usar a noite novamente, tenho carregador próprio para isso pois o do gerador é fraco.
Tenho um espaço destinado para isso com porta para diminuir o barulho do gerador, fiz a ligação com a rede da casa basta desligar os disjuntores da concessionária e ligar os do sistema alternativo.
O objetivo é ter as placas solares mas com essa dificuldade que surgiu no momento não é possível.
Instalei luminárias led em todos cômodos da casa, lanternas 🔦 com longo alcance e duração máxima 8 horas de bateria, pen-drive de led para ligar em powerbank, e por último velas e o lampião a querosene.
E faço parte daqueles que se preparou antes, se der problemas na rua me tranco em casa e com certeza tenho condições de ficar 3 meses sem botar a cara pra fora, agora em relação a energia com uso racionado consigo apenas 15 dias mantendo a casa toda e sobre iluminação por meses.
Moro no Amapá, isso faz quase que parte da nossa rotina kkkmkkk
(Rindo de nervoso)
kkkkkkkk
Moro do Amapá e passamos aqui por uma situação muito parecida, falta de energia por uns 15 dias. Foi a pior situação que já vivi na vida. A sensação de medo é real.
Este ano de 2024 que o botão da sobrevivência está sendo acionado. Desde 2022 que acompanho o assunto. Já fiz experiências em estocar e deu certo. Fico preocupado com quem mora em grandes centros e capitais. Deus nos ajude e nos inspire em ter sabedoria para atuar e comprar o necessário e não entrar em pânico. Precisamos dar o primeiro passo. Boa sorte a todos e Deus é bom!!!
Creio ser importante falar sobre o condicionamento físico, já que numa situação assim, longas caminhadas podem ser necessárias. Na greve dos caminhoneiros eu era o único da equipe em que trabalhava que não possuía veículo. Meu chefe exigiu presença na empresa mesmo com transporte público caótico. Tive que andar muito pra conseguir chegar e, principalmente pra conseguir ir embora.
Imagina 2 meses sem os caminhoneiros?
@@paulocesar3808
Imagine se o governo estabelece algum tipo de lei em que um grupo de pessoas passe a ser dispensável para a sociedade e esse grupo passe a não ter direito aos serviços públicos ou público/privados como saúde, água e luz. Como a sociedade reagiria?
@Caio Rafael
Meu amigo. Entendo sua colocação, mas não vejo um mundo saturado de pessoas. Os tipos de trabalho podem e variam conforme os anos passam.
O que eu disse é que existe uma concentração de poder muito grande nas mãos de poucas pessoas. Essas pessoas podem definir, de uma hora para outra, que uma certa parcela da sociedade não é mais necessário existir por simples vontade política. Será que os não escolhidos caminhariam em direção ao matadouro sem nenhum questionamento?
@@luisfelipek-nau até imagino qual seria essa faixa da sociedade, e o resto não estaria nem ai
@@paulocesar3808
Isso vai acontecer, provavelmente a partir desse ano. Te garanto que a casta superior concordará em eliminar a casta inferior novamente.
Em 5 de julho de 1983, começava uma das maiores enchentes que Blumenau/ SC já registrou: 32 dias! Você já pensou como é sobreviver 32 dias no caos de uma cidade submersa? Pergunte as pessoas que passaram por essa experiência e, se possível, aprenda com elas. É incrível!
Fogão a lenha, produto de limpeza, saco de lixo, fezes e urina, armamento e munição, proteção janelas e portas, atividade física armadilhas, seu vídeo foi ótimo, acho que poderia acrescentar esses pontos, faça um vídeo evacuando a cidade qual a melhor opção para ir?
Verdade
Sim seria um ótimo vídeo
Eu assisti este vídeo há 1 ano, quando comecei a me tornar um sobrevivencialista. Hoje, após 1 ano, a visão é totalmente outra, 1000x mais preoarado, e seguindo com as preparações.
E quem mora no campo como eu , em uma pequena comunidade , aqui é dos melhores lugares para de fato sobreviver , pois aqui tem poços de água ,vertentes , alimentos ,como verduras e ortaliças , frutas no arvoredo , há plantações por todo lado , fome não passamos e nem sede .
Considere que haverá saque. Depois de um mês até as hortas serão saqueadas. Faça conservas e guarde em local isolado.
Exatamente...
Tbm moro próximo ao sítio.
A idéia é vender e comprar mais pro meio do mato.
Fazer conservas e guardar em lugar diferente... escondido pela mata...
Caso acontecer saques ou outro problema, vai ter ponto B, C, D...
@@terence2156 pode ter certeza q tá lá 😉
Todo mundo sabe disso e todo mundo vai pra roças e Campos saquear,vc precisa é de armas
@@veiodorio40n esquece de comprar um 8tão pra defesa pessoal
Cara, você foi um dos primeiros que vi falar sobre isso de forma muito lúcida e equilibrada.
Seria interessante uma explanação de como agir dentro de casa, aplicar uma disciplina emergencial, como uso do banheiro, higiene bucal e da bacia, talvez banhos com panos úmidos, ter velas e fósforos em estoque, serragem de madeira para improvisar fogão se não tiver gaz,
Quem está vendo em 2024
Por alguma razão, meu instinto de sobrevivência tá apitando igual um louco
@@ViktherExe Total mano, apagão ta vindo com força
@@ViktherExeJá trabalho no interior,vejo a rotina praticamente, ainda mais que a cidade fica à 89 km de Mauá e a vantagem é pegar o trem, se uma situação aconteça a vantagem é subir de trem e usar a linha de sobrevivência de fuga, por exemplo em situações apocalíptica, tenta fugir levando pouca coisa, e usar a ração tipo do EB, e equipamentos para dormir na mata
@@ViktherExeincrível que o meu também está.. não estou entendendo
Rio Grande do Sul aqui. Assistindo ao vídeo pela n-ésima vez desde que foi postado.
Quem mais voltou ou está assistindo pela primeira vez, em 2024 kkkk
Do nada o RUclips me recomendou esse vídeo hoje 👀🤔 será que o RUclips sabe de alguma coisa que está por vir?
Voltei de 2 anos até 😅
👀👀👀👀👀👀
30/03/24 ótimo conteúdo
Eu de novo já assiti a uns dois anos
Meu irmão Júlio, você é literalmente um sujeito de utilidade pública.
Acompanho você desde o início.
Desde quando você estava com o seu ex parceiro.
Continue fazendo o que você faz.
Abraços.
Uma das coisas também muito importantes que infelizmente no Brasil por condições sociais, financeiras e culturais não fazemos, é a famosa DESPENSA, aqui costumamos ter alimentos, produtos de limpeza, e.t.c.. pra no máximo 1 mês já na maioria dos países se fazem estoques pra 3, 6 a 9 meses... incluindo também alimentos " FRIOS " é feita compra até de freezers colocados em garagem ou porão para manter carnes e afins por muito tempo
Realmente, mas msm que demore é bom fazer um msm que seja de digamos nivel 1, armazenar o mais importante
minha meta é ter um freezer pequeno pra isso..boa
@@diovanacarvalho Mas se a energia não funcionar, precisa de um gerador ou Energia Solar ligado ao freezer.
Eu tenho estocado alimentos básicos. Meus pais não entendem de jeito nenhum. Eles preferem pagar mais caro a cada 15 dias. Mas graças a Deus meu marido e a família dele concordam comigo e também fazem isso! Rsrsrsrsrsrsrsrs...
Nao sei daonde voces tiram essas historias que em outros países o pessoal faz tal e pasqual. Eu moro na Europa, e o pessoal aquí é totalmente despreparado, MUITO mais que no Brasil. Aquí maioria das casas nem tem dispensas, compra pro día, ou pra semana. Freezer entao, so conheci UMA pessoa que tinha e nao era para estocar comida, e moro aquí desde pequeno (levo mais tempo de vida aquí que no Brasil) O Brasil nao é pior que o resto do mundo em tudo nao em. Tem que parar de mitificar países extrangeiros, depois pessoal vem morar fora e leva um pu*a balde de agua fría porque acha que a Europa é muuuuuito melhor que o Brasil, e nem a pau.
Mesmo com o passar dos anos volto a estes vídeos com uma maturidade diferente e acho muito interessante estes conteúdos
O pior desastre é aquele que ninguém percebe que está acontecendo algo.
Basicamente o que temos vivido desde março 2020...
@@marcelor1235 Desde 2016...
@@marcelor1235 Na verdade muito antes, mas tudo só tem piorado.
Ninguém percebeu que o poder da I.A. e infinitamente maior que o de uma bomba atômica.
@@_W1L_ a I.A. têm o poder de usar as bombas atômicas
Eu gostaria de ver um vídeo sobre a segunda opção em um situação de desastre: a evasão. Como se preparar se a melhor opção for sair do local ? Obrigado!!!
O problema de sobreviver no fim do mundo são as pessoas. Isso fica claro em the walking dead onde o real problema nem são os zumbis em si, mas sim as pessoas
Está série pra mim foi uma escola real! O drama é aquele mesmo Todos contra todos por comida e lugar seguro!
Todo filme e série apocalíptico mostra que no final o problema maior se torna os próprios seres humanos, maniac0s, ped0filos, psicopatas que se aproveitam da situação de vulnerabilidade para cometer barbaridades.
Moro fora do Brasil, e hj tenho a mente muito aberta pra td q vcs dizem, lindo trabalho
Todas as dicas são muito válidas e até acrescento a importância de cuidar do corpo, ter um bom condicionamento físico para estar preparado para correr, andar por longos períodos, escalar etc.
Acho que o pior tipo é o caos político. Ou vc luta contra o estado ou contra outros cidadãos (guerra civil) . De qualquer forma vc estaria necessariamente cercado por possíveis inimigos violentos
E o mais assustador é saber que é justamente esse tipo o que tem mais chance de acontecer no Brasil.
@@Robson_rcnd naaaa
Verdade
Sem contar que esse é o mais realista pro Brasil, que não é rota de grandes fenômenos naturais. As crises políticas e econômicas tem maaior probabilidade de acontecer aqui.
Ao exemplo da greve dos camioneiros, greve da polícia no ES, apagão no Amapá.. E por aí vai.
Estive em uma situação bem parecida como esta em fevereiro de 2023 no litoral norte de do Estado de São Paulo ( ferido de carnaval), quando a imensa quantidade de chuva, desencadeou queda de morros soterrando muitas vidas, ausência de água potável, postes que caíram ( ausência de internete e luz)e dificuldade de locomoção à pequenos mercados para reforçar alimentação.
Fiquei cinco dias com oito pessoas Amigas isolados em um sítio ( galinhas e galos morreram afogados levados pela correnteza das águas....foi muito difícil fazer a vida "voltar ao normal" mas nossas vidas foram poupadas, com um trabalho de força tarefa do "Grupo".
Nós nunca saberemos como seremos pagos de surpresa, por esse motivo o preparo é tudo !!!
Verdade, o prep pode salvar tua vida
Amigo,você falou tudo o que a população precisa ouvir.
Júlio, podia fazer um sobre um possível período de 30 a 90 dias, o que você já deveria ter pronto, o que fazer nesse tempo, o que esperar. Sei que pode parecer "especulação" mas é interessante saber o que um cara preparado pensa sobre! Excelente vídeo estou vendo pela terceira vez.
Uma simples dica: comprem sal para salgar as carnes do refrigerador
Júlio, você poderia criar um cenário de uma família que se preparou com um bunker com alimentação e água, como poderíamos proteger a propriedade, como agir em uma possível invasão, racionamento de comida e água. Parabéns pelo vídeo
Assista os vídeos de casa seguras do canal.
Tivemos um apagão depois de uma tempestade aqui em Porto Alegre, Rio Grande do Sul e o meu bairro ficou 5 dias sem luz. Como tenho o hábito de estocar comida não perecível, velas , fósforos, lanternas a pilha, consegui levar o tranco. Mas como em bairro vizinho a luz voltou antes, eu ia todos os dias carregar o celular e fomprar sacos de gelo no shopping. Uma despesa a mais sem dúvida, mas pelo menos minha geladeira se manteve e não estragou nada. Água não faltou , mas mesmo assim jintei varios baldes porque tenho vários gatos e moro em ap e não podia deixar faltar nada para eles.
Uma coisa importante é combinar previamente com familiares e amigos próximos um ponto de encontro em casos de ser necessário abandonar suas residências durante falhas nos sistemas de comunicação. Praças me parecem interessantes por permitirem visão ampla mesmo no meio urbano.
Onde encontrar e o que fazer. Por exemplo: quem busca as crianças na escola para ir ao ponto de encontro?
@@soprani7349 Tomara que não sejam os pais e tios estupradores e abusadores do nosso país.
@@girlinred3492 Você ainda está dormindo no berço esplêndido do feminismo. Como todo os homens são machos escrotos, você vai ser deixada para trás com sua turma de feministas. Boa sorte.
@@obraspelobrasil7951 Principalmente pq essas femináuseas costumam fazer nada, só mostrar os peitos caídos ...
Vc foi violada ? 😮@@girlinred3492
Eu me prepara a muinto tempo graças a Deus ainda não precisei mais sempre estou em alerta com reserva de combustíveis, alimentos , remédios, agua e munição queria muinto que algumas pessoas aceitasse os meus conselhos mais como sempre preparadores são loucos kkkkkk kkk valeu Júlio é Anderson o canal está cada dia melhor.
Oswaldo Sérgio também passo o mesmo que você.
Infelizmente somos tidos por paranóico , mas não sejamos " Maria vai com as outras " , vamos continuar se preparando, de Correntes Pernambuco.
Boa Saúde e sorte a todos!
Poisé mano , você treina e é chamado de louco ,mas depois de um tempo vc não da tanta atenção
Eu sou a louca da família, tiram sarro da minha cara.
Alguém de Campinas- SP????
@@fatimafelippe1915 isso é normal ,mas depois você acostuma ,quando é zoação 😂 ,mas é do nada que tiram sarro de você?
@@Gabriel.Costa.S Só qdo quero estocar comida e fazer uma horta aqui em casa.
Lembro de dois episódios pessoais: o começo da pandemia no meu estado (Amapá) eu mudei pra capital do estado e os estabelecimentos maiores não estavam com protocolos estabelecidos, ou seja, estava bagunçado e eu presenciei princípios de tumulto, foi uma época que andava com mais de uma lâmina pra defesa por conta de necessitar frequentar muito o supermercado aonde ocorreu esse episódio mais de uma vez.
Outra é quando teve o apagão no estado por mais de mês, foi um período aonde os marginais roubavam equipamento ao invés do usual, o que significou que estavam preferindo roubar lanternas do que celulares, então foi uma batalha bastante difícil pra mim de forma pessoal todo o desconforto por conta de calor e falta de água, desconfiança de todos, dificuldade de adquirir comida por não ter dinheiro vivo, foi realmente uma amostra de caos
Eu já vi este vídeo maravilhoso em 22 , mas eu recomendo ele para todos os meus parentes.
Não adianta eu me preparar sozinha, tenho muitos irmãos.
Ninguém acredita mas eu aviso 😮
O estoque de alimentos pode evitar a fase de sair de casa para ir ao mercado!
Depois de passar um susto, percebi que era hora de ter um estoque de coisas para os momentos de caos (lockdown, greve dos caminhoneiros...).
Hoje em dia já tenho estoque de carvão, fósforo, lenha, recipientes de plástico, comida em garrafas, materiais de limpeza e higiene e remédios para os problemas mais comuns.
Pesquisem comidas dos tropeiros da Minas Gerais colonial :
Carne de sol, de charque, queijo curado, linguiça bem temperada, goiabada, doce de leite em barra, feijão tropeiro, doce de cidra, rapadura, "farinha de macaco", farofa, ovos, pé-de-moleque, etc.
Usar a razão!
Não usar emoção!
Emoção com razão
@@paulocesar3808 (RAZÃO) Capacidade de resolver alguma coisa através do raciocínio; inteligência.
(EMOÇÃO)
Reação moral, psíquica ou física, geralmente causada por uma confusão de sentimentos que, diante de algum fato, situação, notícia etc.
Não é aconselhável , e não tem mistura na consciência humana!
Água e óleo!
Compreenda assim !
@@filosofiabotequim ironia amigo, não leva pro coração, isso não faz bem
@@paulocesar3808 não levei nada para meu sentimento! Como afirma algo que você quem definiu ? Eu expliquei só isso !
@Bender2021 quer respostas ? Sobre isso? Aquele que acha que é o "poder" mostra "sinais" pra enganar... O verdadeiro poder só usa aquilo que é necessário a evolução do bem !
Nenhum! Eu falei ! NENHUM HOMEM/ANIMAL TEM PODER ALGUM ! NÓS NÃO SOMOS A FONTE! NOS BEBEMOS DA FONTE !
O QUE É JAMAIS DIZ QUE É SEM "NESSECIDADES" O QUE NÃO É APRESENTA SER ! ESSE CAI EM PRÓPRIA DESGRAÇA!
Júlio, parece que Penicilina é um dos itens que o pessoal sempre arrisca sua vida para conseguir nos filmes de desastres.
Nossa Julio, seus videos mudaram minha vida! Graças a você hoje estou me preparando. Mesmo morando num apartamento pequeno no centro de São Paulo estou criando uma vaca na sala, e galinhas no banheiro. Não é "se" é "quando"
Melhor vídeo da internet sobre o tema! Não existe outro igual! Já assisti umas 4x e compartilhei. Júlio parabéns pela música e pela imagem neblinosa que abre as 48 horas! Ficou excelente! Você podia fazer uma parte 2 aumentando para 1 semana, 1 mês e 1 ano.
Opa! Uma boa ideia de quadro seria o "E se..?"
A cada vídeo vc traria um cenário de crise diferente, e as previsões do que aconteceria, juntamente com dicas de procedimento para aumentar as chances de sobrevivencia..
Nossa eu amei essa ideia! Muito boa mesmo.
Up
Um dos melhores vídeos que já assisti sobre esse tema!
Esse video pode ajudar a muitas pessoas a se preparar, eu tamb irei se prevenir, antes que as coisas aconteça 🛑
Muito legal esse tipo de conteúdo. Poderia fazer uma continuação, falando sobre a evasão ou táticas para depois das 72h. Teria conteúdo pra muitos episódios. Curti
Comprem uma piscina inflável de 5000 litros (ou menos). É barata e serve muito bem para armazenar água da torneira/chuva.
Boa ideia. Vou pesquisar o preço.
@@Lili-hb8mf Olha no Mercado Livre. Tem umas bem baratas.
ja fiz um aqui de cimento e tijolinho, cabe 12k litros.
Vai adiantar o que? Se vc estiver na cidade. ?
Vao invadir sua casa e roubar sua água. Nem que pra isso te matem.
Mesmo se vc tiver uma arma, sua munição nao é infinita.
Enfim saiam das cidades
@@professorgirafalesgirafale111 não sei ai mas aq pra entrarem vai morrer muitos primeiro.
Não é infinita mas como caçador esportivo garanto q nenhuma munição será esperdicada.
É brabo hein gente!!!
Imagina,os idosos sozinhos,mulheres sozinhas com seus filhos,em fim um caos total!
Me enquadro no mulheres sozinha! Faço o que posso! Posso viver 90 dias em casa! Apenas a segurança deixa a desejar! Devíamos formar uma rede de apoio , feita por mulheres na mesma situação.
Comentários maravilhosos ,aprendi bastante.
Vídeo incrível inclusive.
Já compartilhei com vários amigos inclusive.
Como militar, eu tomo todas essas medidas de precaução já nas primeiras 24 horas. Mas para evitar esse tipo de necessidade eu tenho medidas de proteção contra crises.
TA VC ENTROU AQUI PRA FALAR QUE VC TOMA MEDIDAS E SOMENTE ISTO ?? VC NÃO VAI COMPARTILHAR ???
Passa p tá gente!
Se eu contar as minhas contra medidas eu vou estar dando o ouro para o bandido. Mas uma coisa eu posso dizer, tenham telefones antigos, aqueles com linha.
@@moises935 Verdade amigo. Nesses momentos é que se vê quem vive e quem morre. E geralmente nós com treinamento militar estamos no primeiro grupo.
Não sou militar, no entanto, posso viver 90 dias em casa sem abrir a porta.Mantenho o carro abastecido, lanternas solares e a pilha. Apenas não tenho como cuidar da minha segurança ( moro em casa) queria uma arma e treinamento p/ usar.
Alguém aí se lembra do apagão no Amapá
Durou quase 1 mês e não aconteceu assassinatos saques em massa e nem pessoas se de gladiando por uma garrafa de água, só protestos.
Porque havia polícia
@@elitonmay5559 lá foi apenas um apagão, esse vídeo relata um cenário onde os serviços não funcionam
@@elitonmay5559 O ideal é se preparar para uma crise difícil. Se uma crise Difícil acontecer estaremos preparados e se a crise não for tão difícil estaremos ainda mais preparados😉
@@virtualtourism.-walkingran3384 Mas no Amapá os serviços também deixaram de funcionar houve desabastecimento de água e racionamento de comida www.em.com.br/app/noticia/nacional/2020/11/06/interna_nacional,1202104/isolada-por-apagao-populacao-do-amapa-esta-sem-celular-tv-e-internet.shtml
Qdo morei nos EUA, era adolescente, aprendi algumas atitudes caso houvesse furacão ou enchentes.
Depois, qdo morei em São Paulo capital, outras atitudes.
Agora, moro na zona rural são outras atitudes.
Logo, dependendo do local são kits de sobrevivências diferentes.
Muito bom vídeo.
Obrigada pelo vídeo. O Senhor esteja com todos nós. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar.🙏
Às vezes, pode parecer um cenário completamente improvável que nem chegamos a considerar. Mas parei pra analisar, moro sozinha pela primeira vez numa cidade universitária aqui no ES que eventualmente acontece cenários quase apocalípticos, kkkkkkk. O que acontece muuito aqui são as chuvas fortes que já vieram com cenários de ventania acompanhada de granizo, foi o mais assustador e aconteceu MUITO rápido, mesmo assim quebrou diversas estruturas de vidros, derrubou árvores centenários que destrui casas, carros, levou telhados que dependendo de onde você estava só via os pedaços voando e tudo isso causou inúmeros ascidentes. Pra mim, aquele dia foi extremamente assustador, nunca tinha vivido isso antes, depois como consequência, fora as famílias que perderam tudo, ficamos sem energia e abastecimento de água. Já aconteceu da cidade ficar sem água por dias a ponto de precisarmos da ajuda de municípios vizinhos e organizar por ordem de prioridade o abastecimento das casas. Já houve um episódeo que teve um incêndio nas pastagens vizinhas, o fogo, que não conseguiram conter, se alastrou a ponto de atingir as casas mais próximas. E a última pérola, tem nem 2 semanas, foram as ondas de chuvas fortes que causaram enchetes bizarras e muuuitos deslisamentos (outra coisa muuuito comúm na nossa região) e deixou 1 pessoa morta porque o muro da faculdade caiu e atingiu a casa de um sr que morava logo embaixo, levou junto um poste de energia e as pessoas presentes não puderem nem prestar socorro imediato. Ai agora eu parei pra pensar na importância desse assunto SIM! Aqui mesmo se faz mais do que necessário que toda residência tenha uma reserva de água, comida, dinheiro físico e uma mochila com essencial caso faça-se necessário a evacuação emergencial. Detalhe, pra quem tem pets, assim como eu, também tenham uma reserva pra eles. Mesmo que não tenha um kit emergencial de longo prazo, mas no MÍNIMO para 1 semana.
Detalhe, sempre que você ver que a chuva é forte suficiente pra sua sombrinha não dar conta, não saia de casa (desde que seja seguro), eu mesma uso como parâmetro a minha sombrinha vagabunda de 15 reais com 2 aros quebrados, pode durar pouco tempo, mas eu não saio. A maioria dessas chuvas loucas que aconteceram aqui começaram como qualquer outra normal e em menos de 15min parecia que queria levar embora a cidade inteira, então eu prezo em primeiro lugar pela minha segurança.
Obrigada pelo se comentário, não tinha pensado nas chuvas, muito bem pensado,chuva que a sombrinha não dá conta tô fora.
Um abraço.
Voce esqueceu a greve da PM em 2017!!!
@@giordanobrunobitubitu3356 cheguei na cidade só em 2019 😅
@@giordanobrunobitubitu3356 Verdade, nesse período o supermercado aqui do bairro estava limitando a quantidade de clientes, devido a alta demanda e funcionamento em meio expediente, além da sensação de falta de segurança.
Grande Julio Lobo, em uma situação de caos (primeiras 72 horas), talvez seja mais interessante que ao buscar combustível no posto, já aproveita para comprar água e comida, levando em consideração que muitos postos possuem uma conveniência...dá pra ganhar muito tempo e se organizar mais rápido 👍
A experiência mais pura e muito mais clara de sentir na pele que eu já tive dessa explicação sua foi quando o Espírito Santo ficou sem PM. Realmente é algo muito tenso e você começa a desenvolver instintos naturais de sobrevivência que você nem sabia que tinha, que podem acabar saindo de controle.
Como assim ficou sem PM ?
@@Amandaa023 greve da Policia Militar no espírito santo, não tinha nenhuma PM no estado inteiro.
Parabéns.
A gente nunca pensa nisso.
Enviei pra muita gente.
Obrigada
Ótimo vídeo, parabéns. Seria bacana, não sei se possível, o canal indicar grupos de sobrevivêncialistas em algumas cidades ou capitais, como se fossem grupos de escoteiros, seria bacana pertencer a algum grupo assim, trocar informações, experiências e até mesmo ter acesso a algum treinamento. Abraço a todos!
Excelente ideia 💡
@Eduardo Tenorio Não o que ele quis disser é o seus vizinhos e familiares
Boa noite. As coisas que você disse nos servem de alerta, pois, no cenário político e econômico que estamos vivendo, sinto que a tendência é só piorar e muitos serão pegos de surpresa e não saberão como reagir. Outros não terão recursos para se preparar ou se proteger. Que Deus guarde a cada um de nós.
cara os lixeiros deveriam receber mais , tipo eles são um serviço fundamental cara .
É fundamental, mas qualquer um pode fazer.
São garís, é o nome da profissão.
Nós brasileiros somos todos mal remunerados o menor salário mínimo do mundo!!!
Me lembrei que isso aconteceu em um supermercado . Uma promoção de arroz teve uma outra pessoa que comprou os últimos fardos . E a outra sem conseguir começou a reclamar da outra que comprou de muito. Foi uma experiência que vi e serviu de treinamento de como será o caus quando acontecer . Que horrível será para quem não se preparar. Gratidão pela orientação que vc nos dá e nos ensina .🙏❤️😄 Que Deus lhe abençoe!🙏
Essa mesma situação aconteceu em floripa em 2003 quando um cabo de luz que vinha do continente através da ponte foi rompido durante um reparo. De repente nós ficamos sem luz, não tinha mais gasolina então a cidade parou, só os grandes supermercados como o angeloni tinham um gerador. Só conseguíamos telefonar por causa do telefone tradicional. Ficamos sem água claro, nosso prédio era de blocos e tinha uma piscina enorme, cara cena de fim do mundo todo mundo com balde pegando água da piscina. Nós não tivemos coragem de fazer isso e compramos água no mercado. Mas quando anoitecia já dava um frio na barriga porque no escuro tudo podia acontecer, roubos e enfim… a única luz que tinha era do angeloni. Nós vivemos 72h sem luz e todas as consequências da ausência total. Se não tiver previsão de melhora a sociedade colapsa e a galera do crime invade mesmo, vira terra sem lei.
Eu estive em Macapá-AP no apagão. Digo que ele está certo. No primeiro dia ninguém sabia o que tinha acontecido, estavamos esperando apenas uma queda de luz rápida, ia ficar tudo bem no dia seguinte. No entanto quando amanheceu todos estavam preocupados, os mercados aglomeraram de pessoas, os hoteis com gerador de energia estavam lotados. No terceiro dia ja tinhamos que ficar meio dormindo, meio acordado, porque tinha risco de alguém invadir sua casa mesmo no escuro. No quarto dia ja era uma situação de desespero. Vale lembrar que era uma epoca de chuva, então a falta de água não foi tão preduzicial, mas em um local que não chove com frequência, isso provavelmente seria o pontos mais importante.
Uma recomendação minha é : Se possível, morar em uma chácara, sítio ou Fazenda seria o ideal, ficaria muito mais tranquilo de sobreviver
E "sobreviver" pra q?
E deixar recursos em lugares diferentes...
A velha história dos ovos todos numa cesta...
Qto mais pontos de apoio, maior a chance
Como a bíblia diz; não more nas aglomerações. Fuja das cidades.
E defender ela pois se a maioria dos grandes centros escolher a segunda opção é para sua chácara que elas irão
@@girlinred3492 vc diz isso agora, mas na hora H que comanda a sua vontade é o instinto primário de sobrevivência, a natureza é assim e sempre será, seja com animais ou humanos.
O RUclips recomendado este video novamente mesmo eu tendo visto ele ha 1 ano a trás! Deus nos ajude para o que aí vem.
❤❤❤Júlio fala mais sobre produtos alimentos e estratégia de segurança pra pessoas que não podem e não possuem armas de fogo. 😊gratidão.
Quando teve a greve dos caminhoneiros eu morava no ABC ainda, começou a faltar combustível e uma cambada começou a destruir as lojas para pegar as coisas.
Se você fez esse video, sabe que isso pode estar próximo de acontecer e realmente está! Que Deus nos protega.
Aqui no RS na enchente de maio ficamos 6 dias sem luz e sem água, nós temos gerador q ligávamos a geladeira e as lâmpadas, compramos depois da enchente de novembro por q setembro e novembro teve enchentes grandes aqui q também ficamos sem luz e água, usávamos a água da chuva (q era muita😅😅) pra tomar banho e economizar a água da caixa, ficamos uns 3 dias sem poder sair da rua por q tinha enchente na esquina, só podemos ir no mercado comprar água uns 4 dias depois, e poder trazer gasolina pro gerador, os postos de combustível estavam usando gerador também por q não tinha luz na cidade toda e nem água nas torneiras, a gasolina era limitada, primeiramente a quem estava usando barcos para resgate e as ambulâncias, para pessoas abastecer era limitado no máximo R$100,00 até o nosso hospital pegou água, a enchente foi gigantesca demais como nunca foi imaginado, então se preparar faz muito sentido, por q não sabemos qual desastre pode acontecer na cidade q estamos, aqui já tivemos noção do q uma enchente gigantesca pode fazer, na cidade vizinha q a ponte quebrou começaram a saquear os mercados foi terrível, muito triste tudo isso, mas nós faz sermos mais fortes e mais espertos!