Eu não passo dificuldade como meus pais passaram, mas, a fala do Jones Manoel do porque ele é comunista me traz para a realidade de outras pessoas. A mãe dele vive na mesma situação até hoje. Quantas pessoas vivem dessa mesma forma? Será que tem como sentir esperança na social democracia diante dessa realidade? Acho mais fácil a pessoa se bandear para o facismo - estou falando do que vivencio, não necessariamente seja realidade. As pessoas estão falando que o Frederico só tem esperança porque não é pobre. Talvez seja pessoal, mas ainda falando do Jones ele dá vários exemplos do que fazer mesmo no cenário que estamos. Jones sempre cobra de nos apropriarmos sobre a Gestão Pública para que seja possível fazer algo. Pensando nisso, recomendo a entrevista do Glauber Braga para o canal Subsolo. O Glauber mostra o quanto é possível mobilizar a população.
@@catarinerporto então o Jones é comuna pq a situação da família dele é precária, daí ele acha legal pegar uma parte da riqueza dos outros? Kkkkkk, quem poderia imaginar, não é mesmo? Vc pode me falar em que vídeo ele conta isso? E uma coisinha: ninguém está aderindo ao movimento do careca italiano, simplesmente não existe esse movimento no Brasil.
@@catarinerporto Jones é comuna pq a situação da família é precária? Quem poderia imaginar? Kkkkkk. Pode me falar em que vídeo ele conta isso? E mais uma coisinha: movimento faces no Brasil não existe, viu?
Eu acredito é na rapaziada Que segue em frente e segura o rojão Eu ponho fé é na fé da moçada Que não foge da fera e enfrenta o leão Eu vou à luta com essa juventude Que não corre da raia a troco de nada Eu vou no bloco dessa mocidade Que não tá na saudade e constrói A manhã desejada...
Caro Frederico, primeiramente meus respeitos por admiração ao seu excelente trabalho e equilíbrio. Outrossim, hoje, já aos 47 anos de idade, devo dizer te que não tenho mais a menor, mais ínfima, a mais humilde esperança no que concerne ao Brasil ou ao povo Brasileiro. Verdade é que ao longo de minha vida só assisti a este povo piorar (posto que bom já não o fora), vi a política travar se de todo, inviabilizar se. Assisti ao País perder o rumo e, para todo o sempre, posto que aguardo eu, e muitíssimos outros, faz décadas por melhora efetiva, uma tomada de rumo eficiente. Lamento caro Frederico, compreendo suas razões, mas penso que este País enquanto Estado-Pátria acabou, faliu se, não deu certo. Abraço.
E eu vou fazer 60 e estou com a mesma trava amarga na boca. Acho que até pode melhorar, mas não estarei viva para ver isso. Quando penso na destruição que estamos assistindo penso na Rússia pós queda do muro de Berlim. Virou o caos total, poderosas máfias se organizaram rapidamente e tomaram o país. A privatização de tudo foi voraz e o povo empobreceu na velocidade da luz. O país ficou ingovernável. Até que apareceu um cara e que com o seu grupo reorganizou o país, desmantelou as máfias, reestatizou os setores sensíveis e estratégicos para reerguer e retomar a sobera nacional e em 30 anos a Rússia voltou a ser a potência natural que pelo seu tamanho, história e posição geográfica impõem. Tudo isso foi possível graças a um projeto nacional de longo prazo que esse grupo tinha para o país e que não abriu mão ( muitas vezes usando métodos “pouco ortodoxos) e uma estabilidade política que para o ocidente “democrático” sempre foi visto como ditadura ( que é como chamam aqueles a quem não conseguem derrubar ou dominar). Penso que é isso que falta ao Brasil. Um grupo muito coeso e resiliente, com um projeto nacional de desenvolvimento e soberania, mesmo que para isso devamos inventar uma institucionalidade própria, como já disse o Mangabeira Unger. Nossa proximidade geográfica com o império dificulta muito mas também gosto de pensar que o outrora grande império romano se desfacelou completamente e dele só temos vestígios arqueológicos e históricos.
A história da humanidade não apresenta apenas registros de povos colonizados que sucumbiram definitivamente como, por exemplo, as civilizações conhecidas como "pré-colombianas" (astecas, maias, incas), que foram implacavelmente exterminadas pela sanha de poderosos e opressores espanhóis que invadiram suas terras a partir do século XVI.
A história da humanidade também apresenta casos de povos que, embora tenham atravessado séculos caóticos e sofrido imensamente com tragédias devastadoras, posteriormente se reergueram, venceram numerosos inimigos internos e externos, conquistaram estabilidade econômica, irradiaram cultura e conhecimento, alcançaram valiosos progressos sociais e se destacaram por conseguir proporcionar prosperidade para muitos de seus cidadãos.
Pouco conquistei daquilo que tinha esperanças e não por culpa de outrem , ainda assim depois de um bom tempo de vida percebi que sem a as esperanças que tinha no passado meu presente seria muito mais amargo , fé é o grande segredo da esperança , ainda que tempos sombrios e tenebrosos persistam , ainda que gerações e gerações se percam por não acreditar que sim tudo pode mudar para o bem a qualquer momento ,ainda assim se tiver fé e esperança , poder-se-á um poderoso antídoto para suavizar dores não curaveis quiçás eternas ; sim o mundo não é perfeito nem por isso se deve desistir de buscar algo melhor para se viver em paz e com harmonia numa pequena parte do universo que é o nosso planeta , até o momento o único que conhecemos com a forma de vida que conhecemos .
"depois de um bom tempo de vida percebi que sem a as esperanças que tinha no passado meu presente seria muito mais amargo" - Essa frase preencheu meu coração da mais pura alegria... me fez lembrar a esperança desmedida da juventude.
Concordo em parte com você, Fred. Talvez a "estabilidade" volte, e que pelo menos seja com a conquista ou reconquista de alguns direitos, mas tenho a percepção que isso não vai vir barato, como nunca veio, e nem tão rápido ainda. Acredito que as coisas vão piorar muito mais que hoje antes de começar a melhorar. E torço pra esse pior não ser de forma definitiva dessa vez.
Galera, o primeiro passo para MUDAR a realidade é ENTENDER a realidade. A esperança vem de justamente estarmos conseguindo ver a realidade como ela é, mesmo que não seja exatamente aquela que gostariamos que fosse.
Complementando, se nos fecharmos em uma bolha de ''wishfull thinking'' negacionista que leva a posições esdruxulas tais como ''o PT é o partido que milita pelos interesses do povo'' ou ''os CACs que fomentam o crime organizado'', aí sim estaremos perdidos.
Creio que tudo pode ser mudado com a esperança de dias melhores. Muitas vezes ficamos esperando algo ou alguém para fazer a revolução! Comecemos por pequenos atos e atitudes no dia a dia. Até mesmo a maneira de pensar.
bem isso. chegou a bater uma deprê lendo esses comentários. Apesar de tudo, mesmo sendo um tanto quando cético também, mesmo sendo pobre, eu ainda tenho um pouco de esperança.
Esse vídeo é forte ,pedrada logo na segunda, se tem vida ,tem esperança, enquanto o Juiz não apitar precisamos jogar dando o nosso melhor para a vitória. A collab com a sra. bira foi da hora uma sugestão Fred : coloca o seu link da amazon para comprarmos o livro, isso da uma renda a mais .
Caro Frederico, acompanho seu canal com interesse. Gostaria de ver você falar sobre esperança utilizando-se do mesmo tipo de raciocínio que tem utilizado para suas análises políticas. Por exemplo, listando gráficos, estudos e perspectivas concretas, baseadas em algo mais concreto. Eu concordo com você sobre esperança. Contudo, a esperança fica mais forte quando baseada em mais elementos racionais. Por exemplo: você já mapeou iniciativas importantes que existam pelo mundo que projetem boas perspectivas? Seja no plano econômico, político ou social? Sobre quais seriam seus alcances? Isso seria muito bacana. Outra coisa: neste vídeo você praticamente não se referiu ao Brasil. O que te faz ter esperança no futuro do Brasil? (pensando aqui na mesma lógica: que iniciativas concretas você visualiza e permite pensar em certa possibilidade de melhora). Obviamente que a mudança pode vir de onde menos se espera ... mas ela não pode ficar apenas na nossa fé ... grande abraço e continue, pois seu canal é ótimo!
Frederico, tenho acompanhado muitos dos seus vídeos, em um deles você mencionou ser filiado ao PDT. Tenho flertado com a ideia desde as eleições de 2022, como é ser filiado? Quais as obrigações (se tiver alguma) e o que exatamente faz um filiado?
Olá, sou filiado ao PDT. Para ser filiado não há qualquer obrigação, nem pagamento financeiro, mensalidade, nada disso. Dependendo da cidade e do estado onde você mora o diretório pode ser organizado ou não, tendo atividades partidárias, reuniões, cursos, formação etc. Um dos problemas do PDT hoje é essa falta de estrutura administrativa partidária forte e unificada. Nem todos os diretórios seguem o programa e os princípios do partido :/ Se você quiser conhecer mais o PDT recomendo conhecer a Fundação Leonel Brizola- Alberto Pasqualini e a Universidade Leonel Brizola. O PDT mantém esses dois espaços de formação política, teórica, abertos a estudo, leitura e formação de filiados e não filiados também. Todos os cursos da Universidade Leonel Brizola são abertos e gratuitos.
Concordo que as redes sociais acabam moldando nossa percepção do mundo negativamente. Parece que nos faz ficar inertes. É algo do tipo "não vou plantar uma árvore, já que tá tudo pegando fogo."
No geral, acho interessante os vídeos do Krepe. Ele traz uma nova perspectiva pros assuntos, uma mais equilibrada. Porém, 99% dos vídeos só me deixam mais deprimido, às vezes até evito. Legal ver um vídeo numa outra pegada.
A esperança se assemelha a fé quando é descrita como "o firme fundamento das coisas que se esperam." O problema da humanidade, como Martin Luther King disse: "Não está no grito dos maus, mas no silencio dos bons..." Enquanto focarmos nossa atenção para o problema do mundo (tipo abraçar o mundo com nossos braços) e não olharmos para o que é possível fazer em nosso entorno, como o Padre mencionado pelo Krepe faz, a sensação será sempre de uma variável cíclica entre melhora, depois piora e depois torna a melhorar para piorar posteriormente novamente, mas isso falando de problemas humanos, sociais, culturais... Meu único porém, quanto a fala do Krepe, é quanto a situação climática. O ser humano sempre superou seus próprios problemas, guerras, doenças.... a situação climática está muito além de um problema humano, embora causado por humanos, a própria natureza está se consumindo ou está mudando, se adaptando, sei lá, mas não favorável aos humanos de qualquer forma. O que nós poderíamos fazer é diminuir as condições que agravam os problemas climáticos, mas como fazer um viciado parar de consumir cocaína através da consciência onde a razão é desmerecida em favor do vício? Onde a ação deve ser global e não pontual? Poderíamos nos adaptar, como sempre fazemos, mas o tempo é curto e não para? Seja a longo prazo ou a curto, na geração que está nascendo hoje ou nas das próximas décadas, tudo indica, até o presente momento, que estamos fadados, talvez algum ricaço consiga mesmo desenvolver tecnologia para sobreviver em outro planeta ou mesmo na terra em condições desfavoráveis, mas ainda será o pior da espécie humana sobrevivendo. Pessimista eu? Me apego ao presente, se o presente mostrar um futuro diferente, então terei uma perspectiva diferente do futuro que é incerto, mas relativamente previsível.
O ser humano vive em ciclos e tudo se repete entao pra mim tudo isso que ja aconteceu no passado vai se repetir no futuro , entao pra mim sempre vai ter esses momentos tristes atuais como vivemos hoje e no futuro a esperança nasce como uma fenix das cinzas e o ciclo se repete . Entao vivo minha vida sem se importar com a maioria das coisas macro e foco no meu micro mesmo ja me sinto satisfeito com isso ❤❤
Porque não é pobre. Você é jovem e classe média. A vida para você é boa. Eu te afirmo : tenho 50 anos, nada muda para o pobre. ❤ Não é uma acusação. Nem é ressentimento. Eu estou tocando a real do pobre. É, não, a possibilidade do fim da nossa espécie não me faz mais triste. Tudo morre.
Os teóricos da esquerda no Brasil não entendem nada de socialismo nem de capitalismo. Nunca se preocupam em como fazer o trabalhador ganhar mais, sempre é “auxílios e ajudas” e defesa de miragens que o pobre nunca viu, como “educação de qualidade “ ou “sus eficiente” etc. no fim é o pobre sempre pobre.
“Esperança é a última que morre, mas morre.” Frase da minha mãe. 😅 Se nos próximos 30 anos o Brasil fizer tudo certo (infelizmente não acontecerá ) não vai adiantar nada, a crise demográfica já vai ter estourado e a população não ficou rica para aguentar. As pessoas capazes de fazer alguma coisa ou estão migrando ou caindo na ilusão do concurso público. O gigante não vai acordar…
@@CANAL28-zd7rcmas a solução para essa galera é “mais investimentos públicos”… na boa acho que a ”esperança” do Krepe é por que ele acredita que vai passar em concurso público.😅
País ficou estagnado desde dos anos 80, perdeu-se décadas e acho muito tarde pra reverter a situação que está por vir, ou seja esse País corre o risco de entrar numa crise sem precedentes.
Eu também tenho esperança é na guerra no exterior, se depender do brasileiro mexer a b da cadeira (principalmente os comunas de apê) nada nunca vai mudar.
eu realmente acredito que esse pais nao dura até o final do seculo. ngm fala, mas vamos ter uma CRISE DEMOGRÁFICA GRAVISSIMA, onde vamos ter mais idosos do que adultos e a nossa previdência vai precisar de outra grande reforma se nao houver essa reforma, a chance do pais QUEBRAR é enorme e se acontecer, provavelmente o brasil deve se fragmentar em varias nações igual na america espanhola.
Inclusive, sugiro que faça um vídeo sobre escola austríaca de economia tentando refutar as ideias deles. Seria muito legal e o tema é a base de quem é contra a esquerda e gosta de estudar.
Prof Frederico hoje saiu de somellier de salada de fruta : Cai na real Fred , no auge dos " anos de chumbo " havia muita esperança , nada como as trevas que hoje temos .
@@FranciscoKaiodosSantosCosta sua esperança é até bonita, mas é bastante pueril amigo. Que visão perfeita da história é essa que vc está se referindo?
@@leviniChanel ser sensato não tem nada haver com adotar ideologia! Você acha que tudo é caixa ideologica pra querer dizer ué tô defendendo algo europeu! Isso não faz sentido!
A esperança de um "futuro melhor" está restrita apenas para quem é burguês ou classe média! Esses suportam tranquilamente mais 800 anos de capitalismo. Agora, para os pobres, o que está reservado é a manutenção e aprofundamento de políticas econômicas Neoliberais que vão garantir a classe trabalhadora uma vida de eterna miséria e sofrimento.
@@CANAL28-zd7rcpra eles existirem com essa condição de vida, é necessário existe dezenas de países pobres e subdesenvolvidos, que lhe forneçam matéria prima e não de obra barata, hoje vc vive em um desses países
@@caioguedesblanco3841 Pra vc entender com as nações se desenvolveraam, vc tem que entender o que é direito privado, direito publico, ai vc vai entender a evolução das nações..... Paises pobres que forneçam mão de obra barata e e materias primas.. e isso é ruim??????é bom pros 2 lados, cabe os paises aproveirtarem e fazer o devre de casa, CAPITAL HUMANO, INSTITUCIONAL, INFRAESTRUTURA ao inves de CORPORATIVISMO e INTERVENÇÕES.. Como os anglosaxões e sudeste asiatico se desenvolveram? Ate os anos 70, sudeste asiatico era mais pobre que o Brasil.
Depois dos últimos anos, estou me sentindo vazia e mais cínica do que nunca. Estou perdendo a fé em outras pessoas e tenho medo de passar esses sentimentos para meu filho pequeno. Você ainda acredita em Nós (seres humanos)? VALERIO, ESTOCOLMO Caro Valério, Você está certo em se preocupar com seus crescentes sentimentos de cinismo e precisa tomar medidas para proteger a si mesmo e aqueles ao seu redor, especialmente seu filho. O cinismo não é uma posição neutra - e embora não exija quase nada de nós, é altamente infeccioso e incrivelmente destrutivo. Na minha opinião, é o mais comum e fácil dos males. Eu sei disso porque passei boa parte da minha infância desprezando o mundo e as pessoas nele. Era uma posição sedutora e indulgente. A verdade é que eu era jovem e não tinha ideia do que estava por vir. Eu não tinha conhecimento, previsão, autoconsciência. Eu simplesmente não sabia. Foi preciso uma devastação para me ensinar a preciosidade da vida e a bondade essencial das pessoas. Foi preciso uma devastação para revelar a precariedade do mundo, de sua própria alma, para entender que ele clamava por ajuda. Foi preciso uma devastação para entender a ideia de valor mortal, e foi preciso uma devastação para encontrar esperança. Ao contrário do cinismo, a esperança é conquistada com muito esforço, faz exigências sobre nós e pode muitas vezes parecer o lugar mais indefensável e solitário da Terra. A esperança também não é uma posição neutra. É adversária. É a emoção guerreira que pode devastar o cinismo. Cada ato redentor ou amoroso, tão pequeno quanto você quiser, Valério, como ler para seu filho pequeno, ou mostrar a ele algo que você ama, ou cantar uma música para ele, ou calçar seus sapatos, mantém o diabo no buraco. Diz que o mundo e seus habitantes têm valor e vale a pena defender. Diz que vale a pena acreditar no mundo. Com o tempo, descobrimos que é assim. Com amor, Nick Cave
Parabéns pelo vídeo Fred. Se possível faça um vídeo sobre o que deu certo e o que deu errado no Chile que o Paulo Guedes ajudou. Tenho visto muitos comentários sobre o quanto o Chile cresceu, muito por conta do Paulo Guedes. Abraços
Graças a Deus eu superei a síndrome de Poliana. Hj eu cuido dos meus e vivo para eles. Eles são minha prioridade e, no que me comporta, o resto do mundo pode queimar se eles estiverem bem. Não penso mais em termos de país, sociedade. Hj eu quero ser cada vez mais tribal.
A Finlândia foi muito pobre até o final da segunda guerra Mundial até 1917 era parte do antigo império russo um país na época agrário e atrasado e no início sofreu muito com uma disputa entre duas facções políticas um grupo que defendia uma revolução socialista aos moldes da russa e um outro era uma direita bastante arcaica e ruralista. Sofreu muito com a crise de 29 depois foi obrigado a pagar uma grande indenização a união soviética mais o país nórdico estava em uma situação tão difícil que não tinha recursos para pagar dívida e acabou tendo que pagar não em dinheiro mais em manufatura o que foi uma reviravolta. Tem outros exemplos como os tigres asiáticos Portugal que era tão ruim quanto o Brasil nos tempos do Salazar e não é uma coisa de saltar os olhos em desenvolvimento mais até que tem um nível de vida digno. O Brasil não é um país tão ruim é um país médio em todos os sentidos tem os seus problemas sim mais como muitos e o Brasil ainda pode ser um país talvez não uma Finlândia que é muito distante mas o equivalente a Portugal Espanha e o mundo também o mundo já passou por momentos piores como a segunda guerra Mundial crises na democracia.
A precarização do trabalho e a mal remuneração esta deixando as pessoas exaustas , o poder de compra baixo ,. criminalidade. To estudando pra concurso é minha unica salvação. Esqueci de mencionar ainda tem que depender do Sus aquela coida horrível, tenho 2 doenças e foram agravadas por tratamentos horroveis que tive , tenham plano de saúde o SUS é horrível
UÉ, mas o governo no não da canetada aumentando o salario acima da produtividade, o Brasil não tem os maiores encargos trabalhistas do mundo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk NÃO RESOLVEU? É CLARO QUE NÃO RESOLVE..... SE QUISER DEBATER sobre os paises que tem mais liberdade de contrato, salarios, taxa de emprego, debateremos....
@@matheusbotaro1394 Os paises em desenvolvimento? contrato de trabalho da China é igual ao dos EUA. Chile, uruguai, Mexico etc Brasil ta em 76 em pib per capta e 89 em idh. só 25 paises são considerados desenvolvidos, ou seja, tem países em desenvolvimento muito melhor que o Brasil em idh e renda,fora que a taxa de desemprego é menor..... Agora me responda Porque tem mais pessoas que saem de paises com leis trabalhistas pesadas pra irem trabalhar em paises com flexibilidade de contrato? exemplo Pessoas saem da Espanha e Portugal pra irem pra inglaterra que contrario? E mais pessoas saem da america latina pros EUA que o contrario?
@@matheusbotaro1394 Mão de obra é um recurso excasso. Na medida que a produtividade do pais aumenta, a distribuição tambem aumenta naturalmente e não provoca distorções no mercado,gerando ate mais produção e emprego.,não cabe ao governo impor salario e tantos direitos.. Tem que haver maior liberdade contratual entre empregador e empregado. algumas funções deveria ter maior flexibilidade ja que são trabalhos temporarios de primeiro emprego.....
@@CANAL28-zd7rc o problema é que aqui o contratante só quer ganhar, ceder não quer, em nada. Vc acha que a reforma do Temer ( feita pelo mercado financeiro via André Esteves) foi uma boa reforma e melhorou as relações de trabalho???
Pode ter certeza que a solução não é social democracia, populismoe muito menos socialismo Brabera. Vamos aos fatos: 1988, Brasil tinha carga tributaria de 25% e 3 % pra investimentos.. 35 anos se passaram, hje é de 35%(+2% de defcit) e quase nada pra investimentos.. Por que isso aconteceu?Governos populistas que demoraram 30 anos pra fazer 1 reforma estrutural e mesmo assim saiu por 40% do que estava planejado.
Revolução... aham, sei... Boa sorte guerreiro, sente e espere outros 500 anos, enquanto rejeita paliativos e romantizações que podem fazer da vida do trabalhador uma realidade menos desoladora.
Eu não sei pq essa busca por "transformação da sociedade", e uma transformação absolutamente errada, pq o maior valor que a canhota busca é igualdade de condições, o que beira o ridículo. Se vc der cem mil reais pra cada pessoa, daí a um ano, alguns terão um milhão, outros duzentos mil, outros cinquenta, outros vão estar devendo trezentos. Não dá pra buscar igualdade de condições, as pessoas fazem escolhas que as levam para caminhos diferentes, necessariamente, e querer equalizar igual era na URSS, é pior ainda, é remover a humanidade das pessoas. As pessoas devem ter igualdade, mas de direitos e de oportunidades, e poder para exercitar a liberdade, e a partir daí, o que cada um colher é do jogo. Dar direitos exorbitantes a mulheres (o que TEM SIDO FEITO) ou a QQ outro grupo não irá levar a sociedade para nada positivo. Quem está na m3rd4 de vdd não depende de sexo, religião, cor, nada disso, depende de condições precárias de vida. Os pobres devem ser ajudados, para que possam estudar, se profissionalizar, trabalhar, procurar dignidade para a própria família, e isso NÃO É A MESMA COISA que dar dinheiro para pessoas que irão se tornar, com muito "orgulho" e comodidade, um mero peso para a sociedade. Ajuda é oportunidade, não é sustento. Enfim, a sociedade funciona relativamente bem, precisa de ajustes, não precisa de transformação, até pq os ideais de esquerda só tem atrapalhado. Essa polarização é fruto da esquerda emplacando esse papinho furado de exploração e opressão em tudo, as pessoas seriam bem melhores sem isso. O que os conservadores querem é manter as coisas que funcionam na sociedade, livre iniciativa, propriedade privada, família, não é QQ porcaria. Mas se fala como se todo conservador fosse taxista, tenista, turista, claustrofóbico, e mais um monte de coisa. Canhotistas enfiam devaneios sobre opressaum na cabeça dos outros, e os ruins são os conservadores. Mas, eu tenho esperança tb. A pulverização da informação está fazendo as pessoas acordarem pra esse discursinho hipócrita e distorcido da canhota. Quem irá salvar o ocidente são os conservadores, barrando a transformação pra pior que a canhota quer, com base num valor inatingível.
@@matheusbotaro1394 aham, as supostas preocupações com "assistência social", e "dignid4d3 da pessoa humana" que vejo na canhota, além de coisas como "bili0n4ri0s não deveriam existir", além do SUPOSTO ideal de movimentos como mimimismo são todos invenções da minha cabeça. Pq o Krepe não propõe, não quer dizer que não tem gente propondo, e os vídeos aqui são exatamente em termos genéricos da atuação das forças políticas, mas eu não estou vendo os vídeos. Tá.
@@matheusbotaro1394 O problema dos socialistas é que eles acham que a solução é buscar a igualdade de resultado e não de oportunidades. esse é o X da questão;;;; Oportunidades se da com regras claras e imparcialidade juridica, sem privilegios, infraestrutura, transporte e educação de qualidade.... Agora os resultados, ai vai depender de cada um.....
@@CANAL28-zd7rc é isso que é justiça social, as pessoas colherem o que plantaram, tendo tido oportunidades mas um pessoal só vê o resultado. Pensa, dois funcionários recebem indenização de 500 mil cada. Um investe a grana, outro torra com GP. Vc volta depois de 3 anos, um está com 1M gerando renda, outro está passando por dificuldade. Seria justo pegar uma parte do patrimônio do primeiro para "ajudar" o segundo? Isso é o fim.
AI vc se pergunta, " mas em 1988 o Brasil tinha 25% de carga tributaria,3% pra investimentos, mas não era desenvolvido." Percepção errada de politica economica. ainda por cima ainda estava no final da guerra fria, ainda existia disciplina de economia planificada nas escolas de economia kkkkkkk O estado não pode estar à frente das pessoas, ele foi feito pra servir as pessoas que produzem atraves de disciplina Fiscal, regras claras, instituições solidas, agencias despolitizada, descentralizado, enfim governo integro.. Cabe ao estado tambem planejar a infraestutura e educação de base (privatizada terceirizada). PRONTO!!!!!!!!!! DEIXA O MERCADO FUNCIONAR, CABIÇULINHAS KKKKKKKK
Como disse em outro vídeo, você está há um livro de Escola Austríaca de se tornar um Libertário. E agora falando em razão, ação e verdade, vejo que talvez você abra a mente o suficiente para conhecer mais que o superficial do que as boas teorias de livre mercado oferecem para um futuro melhor. Talvez se torne um libertário como nosso querido Viktor Frankl era.
a sua burrice é notável, mas zero surpreendente vindo de um libertário. Ele é desenvolvimentista, literalmente faz vídeo criticando o modelo neoliberal que é uma versão mais soft do que o tecno-feudalismo que vcs defendem. Ancap nem gente é
@@phmarcondes se você partir de uma cosmovisão socialista, já vivemos sim. Já que enquanto houver propriedade privada, será considerada uma economia de mercado. Em uma discussão ampla, que não seja obrigado a aceitar os termos socialistas e avaliando o quanto de liberdade econômica temos em cada país, o Brasil tem carga tributária e regulamentações das maiores do mundo. Então, a resposta seria que vivemos em uma economia de mercado fortemente regulado e taxado. Podemos observar a qualidade de vida para todos, inclusive pobres, em países mais livres. Mas meu ponto é simples: é mandatório estudar teorias de livre mercado, até para quem discorda. Outra opção é só estudar o que você já defende e colocar risadas como argumentos, a vida é feita de escolhas.
Verdade, ai vc vai descobrir que não faz parte da elite... Veja quando sai um hospital nos estados unidos ou então uma universidade. Jovens estão se suicidando por não conseguirem pagar as dividas estudantis.
Eu não passo dificuldade como meus pais passaram, mas, a fala do Jones Manoel do porque ele é comunista me traz para a realidade de outras pessoas. A mãe dele vive na mesma situação até hoje. Quantas pessoas vivem dessa mesma forma? Será que tem como sentir esperança na social democracia diante dessa realidade? Acho mais fácil a pessoa se bandear para o facismo - estou falando do que vivencio, não necessariamente seja realidade.
As pessoas estão falando que o Frederico só tem esperança porque não é pobre. Talvez seja pessoal, mas ainda falando do Jones
ele dá vários exemplos do que fazer mesmo no cenário que estamos. Jones sempre cobra de nos apropriarmos sobre a Gestão Pública para que seja possível fazer algo.
Pensando nisso, recomendo a entrevista do Glauber Braga para o canal Subsolo. O Glauber mostra o quanto é possível mobilizar a população.
Aqui nunca houve social democracia.
Somos colônia de exploração com o sistema político e social adaptado a isso.
@@catarinerporto então o Jones é comuna pq a situação da família dele é precária, daí ele acha legal pegar uma parte da riqueza dos outros? Kkkkkk, quem poderia imaginar, não é mesmo? Vc pode me falar em que vídeo ele conta isso?
E uma coisinha: ninguém está aderindo ao movimento do careca italiano, simplesmente não existe esse movimento no Brasil.
@@catarinerporto Jones é comuna pq a situação da família é precária? Quem poderia imaginar? Kkkkkk. Pode me falar em que vídeo ele conta isso?
E mais uma coisinha: movimento faces no Brasil não existe, viu?
@@catarinerporto em que vídeo ele conta isso? (E que surpresa, quem poderia imaginar que ele quer redistribuição de riqueza pq a família é pobre?)
Minha única esperança é de que a humanidade tenha logo um fim.
Eu acredito é na rapaziada
Que segue em frente e segura o rojão
Eu ponho fé é na fé da moçada
Que não foge da fera e enfrenta o leão
Eu vou à luta com essa juventude
Que não corre da raia a troco de nada
Eu vou no bloco dessa mocidade
Que não tá na saudade e constrói
A manhã desejada...
Grande Gonzaguinha!! Deixou um legado musical de um conteúdo rico e atemporal! Uma das músicas que gosto demais!! Saudades muitas dele!
É difícil manter a esperança.
Eu sou pessimista quando se trata do futuro do Brasil.
Eu também sem esperanças
Somos 3
Feliz que você deu um pouco de esperança pra Srta Bira. Vocês dois são duas mentes preciosas pro campo progressista.
👏👏👏👏👏👏
Eu não tenho mais esperança de ver um país melhor, mas nem por isso, vou desistir de sonhar e lutar por ele.
Cara que vídeo sensacional. Parabens e obrigado pela lucidez
Muito obrigado, Krepe! Eu precisava ver esse vídeo.
Caro Frederico, primeiramente meus respeitos por admiração ao seu excelente trabalho e equilíbrio. Outrossim, hoje, já aos 47 anos de idade, devo dizer te que não tenho mais a menor, mais ínfima, a mais humilde esperança no que concerne ao Brasil ou ao povo Brasileiro. Verdade é que ao longo de minha vida só assisti a este povo piorar (posto que bom já não o fora), vi a política travar se de todo, inviabilizar se. Assisti ao País perder o rumo e, para todo o sempre, posto que aguardo eu, e muitíssimos outros, faz décadas por melhora efetiva, uma tomada de rumo eficiente. Lamento caro Frederico, compreendo suas razões, mas penso que este País enquanto Estado-Pátria acabou, faliu se, não deu certo. Abraço.
Sábias palavras. Estou na mesma vibe.
Concordo plenamente
E eu vou fazer 60 e estou com a mesma trava amarga na boca.
Acho que até pode melhorar, mas não estarei viva para ver isso.
Quando penso na destruição que estamos assistindo penso na Rússia pós queda do muro de Berlim.
Virou o caos total, poderosas máfias se organizaram rapidamente e tomaram o país. A privatização de tudo foi voraz e o povo empobreceu na velocidade da luz.
O país ficou ingovernável.
Até que apareceu um cara e que com o seu grupo reorganizou o país, desmantelou as máfias, reestatizou os setores sensíveis e estratégicos para reerguer e retomar a sobera nacional e em 30 anos a Rússia voltou a ser a potência natural que pelo seu tamanho, história e posição geográfica impõem.
Tudo isso foi possível graças a um projeto nacional de longo prazo que esse grupo tinha para o país e que não abriu mão ( muitas vezes usando métodos “pouco ortodoxos) e uma estabilidade política que para o ocidente “democrático” sempre foi visto como ditadura ( que é como chamam aqueles a quem não conseguem derrubar ou dominar).
Penso que é isso que falta ao Brasil.
Um grupo muito coeso e resiliente, com um projeto nacional de desenvolvimento e soberania, mesmo que para isso devamos inventar uma institucionalidade própria, como já disse o Mangabeira Unger.
Nossa proximidade geográfica com o império dificulta muito mas também gosto de pensar que o outrora grande império romano se desfacelou completamente e dele só temos vestígios arqueológicos e históricos.
A história da humanidade não apresenta apenas registros de povos colonizados que sucumbiram definitivamente como, por exemplo, as civilizações conhecidas como "pré-colombianas" (astecas, maias, incas), que foram implacavelmente exterminadas pela sanha de poderosos e opressores espanhóis que invadiram suas terras a partir do século XVI.
A história da humanidade também apresenta casos de povos que, embora tenham atravessado séculos caóticos e sofrido imensamente com tragédias devastadoras, posteriormente se reergueram, venceram numerosos inimigos internos e externos, conquistaram estabilidade econômica, irradiaram cultura e conhecimento, alcançaram valiosos progressos sociais e se destacaram por conseguir proporcionar prosperidade para muitos de seus cidadãos.
Pouco conquistei daquilo que tinha esperanças e não por culpa de outrem , ainda assim depois de um bom tempo de vida percebi que sem a as esperanças que tinha no passado meu presente seria muito mais amargo , fé é o grande segredo da esperança , ainda que tempos sombrios e tenebrosos persistam , ainda que gerações e gerações se percam por não acreditar que sim tudo pode mudar para o bem a qualquer momento ,ainda assim se tiver fé e esperança , poder-se-á um poderoso antídoto para suavizar dores não curaveis quiçás eternas ; sim o mundo não é perfeito nem por isso se deve desistir de buscar algo melhor para se viver em paz e com harmonia numa pequena parte do universo que é o nosso planeta , até o momento o único que conhecemos com a forma de vida que conhecemos .
"depois de um bom tempo de vida percebi que sem a as esperanças que tinha no passado meu presente seria muito mais amargo" - Essa frase preencheu meu coração da mais pura alegria... me fez lembrar a esperança desmedida da juventude.
Concordo em parte com você, Fred. Talvez a "estabilidade" volte, e que pelo menos seja com a conquista ou reconquista de alguns direitos, mas tenho a percepção que isso não vai vir barato, como nunca veio, e nem tão rápido ainda. Acredito que as coisas vão piorar muito mais que hoje antes de começar a melhorar. E torço pra esse pior não ser de forma definitiva dessa vez.
Com bom senso sempre há esperança!
Galera, o primeiro passo para MUDAR a realidade é ENTENDER a realidade. A esperança vem de justamente estarmos conseguindo ver a realidade como ela é, mesmo que não seja exatamente aquela que gostariamos que fosse.
Complementando, se nos fecharmos em uma bolha de ''wishfull thinking'' negacionista que leva a posições esdruxulas tais como ''o PT é o partido que milita pelos interesses do povo'' ou ''os CACs que fomentam o crime organizado'', aí sim estaremos perdidos.
Creio que tudo pode ser mudado com a esperança de dias melhores. Muitas vezes ficamos esperando algo ou alguém para fazer a revolução! Comecemos por pequenos atos e atitudes no dia a dia. Até mesmo a maneira de pensar.
A esperança que se ganha com o vídeo se esvai nos comentários.
De qualquer forma, uma boa mensagem, Fred.
Valeu!
bem isso. chegou a bater uma deprê lendo esses comentários.
Apesar de tudo, mesmo sendo um tanto quando cético também, mesmo sendo pobre, eu ainda tenho um pouco de esperança.
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Eu continuo tendo esperança com meu país.
Esse vídeo é forte ,pedrada logo na segunda, se tem vida ,tem esperança, enquanto o Juiz não apitar precisamos jogar dando o nosso melhor para a vitória.
A collab com a sra. bira foi da hora
uma sugestão Fred : coloca o seu link da amazon para comprarmos o livro, isso da uma renda a mais .
Caro Frederico, acompanho seu canal com interesse. Gostaria de ver você falar sobre esperança utilizando-se do mesmo tipo de raciocínio que tem utilizado para suas análises políticas. Por exemplo, listando gráficos, estudos e perspectivas concretas, baseadas em algo mais concreto. Eu concordo com você sobre esperança. Contudo, a esperança fica mais forte quando baseada em mais elementos racionais. Por exemplo: você já mapeou iniciativas importantes que existam pelo mundo que projetem boas perspectivas? Seja no plano econômico, político ou social? Sobre quais seriam seus alcances? Isso seria muito bacana. Outra coisa: neste vídeo você praticamente não se referiu ao Brasil. O que te faz ter esperança no futuro do Brasil? (pensando aqui na mesma lógica: que iniciativas concretas você visualiza e permite pensar em certa possibilidade de melhora). Obviamente que a mudança pode vir de onde menos se espera ... mas ela não pode ficar apenas na nossa fé ... grande abraço e continue, pois seu canal é ótimo!
Frederico, tenho acompanhado muitos dos seus vídeos, em um deles você mencionou ser filiado ao PDT. Tenho flertado com a ideia desde as eleições de 2022, como é ser filiado? Quais as obrigações (se tiver alguma) e o que exatamente faz um filiado?
Olá, sou filiado ao PDT. Para ser filiado não há qualquer obrigação, nem pagamento financeiro, mensalidade, nada disso. Dependendo da cidade e do estado onde você mora o diretório pode ser organizado ou não, tendo atividades partidárias, reuniões, cursos, formação etc. Um dos problemas do PDT hoje é essa falta de estrutura administrativa partidária forte e unificada. Nem todos os diretórios seguem o programa e os princípios do partido :/ Se você quiser conhecer mais o PDT recomendo conhecer a Fundação Leonel Brizola- Alberto Pasqualini e a Universidade Leonel Brizola. O PDT mantém esses dois espaços de formação política, teórica, abertos a estudo, leitura e formação de filiados e não filiados também. Todos os cursos da Universidade Leonel Brizola são abertos e gratuitos.
esse foi, pessoalmente, o seu vídeo mais importante. Obrigado Krepe
Eu cliquei na hora que vi o título, justamente por causa do vídeo fa senhorita bira pensei como um tipo de explicação a entrevista
Boa reflexão
Concordo que as redes sociais acabam moldando nossa percepção do mundo negativamente. Parece que nos faz ficar inertes. É algo do tipo "não vou plantar uma árvore, já que tá tudo pegando fogo."
Parabéns pelo vídeo
Participando do Algoritmo. O Capitalismo vai criando seus proprios meios para ser superado.
Esse livro é impactante e lê-lo em alemão mais ainda.
No geral, acho interessante os vídeos do Krepe. Ele traz uma nova perspectiva pros assuntos, uma mais equilibrada. Porém, 99% dos vídeos só me deixam mais deprimido, às vezes até evito. Legal ver um vídeo numa outra pegada.
A esperança se assemelha a fé quando é descrita como "o firme fundamento das coisas que se esperam."
O problema da humanidade, como Martin Luther King disse: "Não está no grito dos maus, mas no silencio dos bons..."
Enquanto focarmos nossa atenção para o problema do mundo (tipo abraçar o mundo com nossos braços) e não olharmos para o que é possível fazer em nosso entorno, como o Padre mencionado pelo Krepe faz, a sensação será sempre de uma variável cíclica entre melhora, depois piora e depois torna a melhorar para piorar posteriormente novamente, mas isso falando de problemas humanos, sociais, culturais...
Meu único porém, quanto a fala do Krepe, é quanto a situação climática. O ser humano sempre superou seus próprios problemas, guerras, doenças.... a situação climática está muito além de um problema humano, embora causado por humanos, a própria natureza está se consumindo ou está mudando, se adaptando, sei lá, mas não favorável aos humanos de qualquer forma. O que nós poderíamos fazer é diminuir as condições que agravam os problemas climáticos, mas como fazer um viciado parar de consumir cocaína através da consciência onde a razão é desmerecida em favor do vício? Onde a ação deve ser global e não pontual? Poderíamos nos adaptar, como sempre fazemos, mas o tempo é curto e não para? Seja a longo prazo ou a curto, na geração que está nascendo hoje ou nas das próximas décadas, tudo indica, até o presente momento, que estamos fadados, talvez algum ricaço consiga mesmo desenvolver tecnologia para sobreviver em outro planeta ou mesmo na terra em condições desfavoráveis, mas ainda será o pior da espécie humana sobrevivendo. Pessimista eu? Me apego ao presente, se o presente mostrar um futuro diferente, então terei uma perspectiva diferente do futuro que é incerto, mas relativamente previsível.
O ser humano vive em ciclos e tudo se repete entao pra mim tudo isso que ja aconteceu no passado vai se repetir no futuro , entao pra mim sempre vai ter esses momentos tristes atuais como vivemos hoje e no futuro a esperança nasce como uma fenix das cinzas e o ciclo se repete . Entao vivo minha vida sem se importar com a maioria das coisas macro e foco no meu micro mesmo ja me sinto satisfeito com isso ❤❤
Cara, sempre acho que seus vídeos são bons, mas esse definitivamente foi o melhor até agora.
Em parte, esse vídeo ilustra, ainda que em linhas bem gerais, as diferenças entre PCdoB e PCB.
A gente tem que ter esperança mesmo, porque a alternativa não resolve nada...
Porque não é pobre. Você é jovem e classe média. A vida para você é boa. Eu te afirmo : tenho 50 anos, nada muda para o pobre. ❤
Não é uma acusação. Nem é ressentimento. Eu estou tocando a real do pobre.
É, não, a possibilidade do fim da nossa espécie não me faz mais triste. Tudo morre.
Falou tudo !!!
Os teóricos da esquerda no Brasil não entendem nada de socialismo nem de capitalismo. Nunca se preocupam em como fazer o trabalhador ganhar mais, sempre é “auxílios e ajudas” e defesa de miragens que o pobre nunca viu, como “educação de qualidade “ ou “sus eficiente” etc. no fim é o pobre sempre pobre.
Derrotismo não é uma opção. Enquanto houver pessoas sempre existirá chances!
Tu é classe média tbm, só é velha
Virou super trunfo de faixa de renda
“Esperança é a última que morre, mas morre.” Frase da minha mãe. 😅 Se nos próximos 30 anos o Brasil fizer tudo certo (infelizmente não acontecerá ) não vai adiantar nada, a crise demográfica já vai ter estourado e a população não ficou rica para aguentar. As pessoas capazes de fazer alguma coisa ou estão migrando ou caindo na ilusão do concurso público. O gigante não vai acordar…
Não vai ter explosão demográfica no Brasil existe uma tendência de estabilização da população e até encolhimento.
Cukpa de quem? Populistas.. que aumentaram o estado e hje NO HAY PLATA, MI AMIGO, NO HAY PLATA......
@@CANAL28-zd7rcmas a solução para essa galera é “mais investimentos públicos”… na boa acho que a ”esperança” do Krepe é por que ele acredita que vai passar em concurso público.😅
País ficou estagnado desde dos anos 80, perdeu-se décadas e acho muito tarde pra reverter a situação que está por vir, ou seja esse País corre o risco de entrar numa crise sem precedentes.
Nunca tive esperança. Nosso povo é completamente despreparado. Nosso congresso demonstra isso. Pelo menos há uma guerra no horizonte.
Eu também tenho esperança é na guerra no exterior, se depender do brasileiro mexer a b da cadeira (principalmente os comunas de apê) nada nunca vai mudar.
eu realmente acredito que esse pais nao dura até o final do seculo.
ngm fala, mas vamos ter uma CRISE DEMOGRÁFICA GRAVISSIMA, onde vamos ter mais idosos do que adultos e a nossa previdência vai precisar de outra grande reforma
se nao houver essa reforma, a chance do pais QUEBRAR é enorme e se acontecer, provavelmente o brasil deve se fragmentar em varias nações igual na america espanhola.
Dizem que a esperança é a última que morre, ou seja, chega um dia em que ela também morre.😅
Mas valeu pelas reflexões camarada!
Pô, meteu-lhe o Frankl!
Inclusive, sugiro que faça um vídeo sobre escola austríaca de economia tentando refutar as ideias deles. Seria muito legal e o tema é a base de quem é contra a esquerda e gosta de estudar.
Prof Frederico hoje saiu de somellier de salada de fruta :
Cai na real Fred , no auge dos " anos de chumbo " havia muita esperança , nada como as trevas que hoje temos .
Seu sentimento não faz jus a história da história humanidade períodos são períodos!
@@FranciscoKaiodosSantosCosta sua esperança é até bonita, mas é bastante pueril amigo. Que visão perfeita da história é essa que vc está se referindo?
@@leviniChanel ser sensato não tem nada haver com adotar ideologia! Você acha que tudo é caixa ideologica pra querer dizer ué tô defendendo algo europeu! Isso não faz sentido!
KD o link da live?
A esperança de um "futuro melhor" está restrita apenas para quem é burguês ou classe média! Esses suportam tranquilamente mais 800 anos de capitalismo. Agora, para os pobres, o que está reservado é a manutenção e aprofundamento de políticas econômicas Neoliberais que vão garantir a classe trabalhadora uma vida de eterna miséria e sofrimento.
Perfeita colocação
kjkkkkkkkkk paises com mais liberdade economia são mais desenvolvidos e com menor indice de pobreza.. Me refute!
Exatamente!!!
@@CANAL28-zd7rcpra eles existirem com essa condição de vida, é necessário existe dezenas de países pobres e subdesenvolvidos, que lhe forneçam matéria prima e não de obra barata, hoje vc vive em um desses países
@@caioguedesblanco3841 Pra vc entender com as nações se desenvolveraam, vc tem que entender o que é direito privado, direito publico, ai vc vai entender a evolução das nações.....
Paises pobres que forneçam mão de obra barata e e materias primas.. e isso é ruim??????é bom pros 2 lados, cabe os paises aproveirtarem e fazer o devre de casa, CAPITAL HUMANO, INSTITUCIONAL, INFRAESTRUTURA ao inves de CORPORATIVISMO e INTERVENÇÕES..
Como os anglosaxões e sudeste asiatico se desenvolveram?
Ate os anos 70, sudeste asiatico era mais pobre que o Brasil.
É o dever da esperança?
Depois dos últimos anos, estou me sentindo vazia e mais cínica do que nunca. Estou perdendo a fé em outras pessoas e tenho medo de passar esses sentimentos para meu filho pequeno. Você ainda acredita em Nós (seres humanos)?
VALERIO, ESTOCOLMO
Caro Valério,
Você está certo em se preocupar com seus crescentes sentimentos de cinismo e precisa tomar medidas para proteger a si mesmo e aqueles ao seu redor, especialmente seu filho. O cinismo não é uma posição neutra - e embora não exija quase nada de nós, é altamente infeccioso e incrivelmente destrutivo. Na minha opinião, é o mais comum e fácil dos males.
Eu sei disso porque passei boa parte da minha infância desprezando o mundo e as pessoas nele. Era uma posição sedutora e indulgente. A verdade é que eu era jovem e não tinha ideia do que estava por vir. Eu não tinha conhecimento, previsão, autoconsciência. Eu simplesmente não sabia. Foi preciso uma devastação para me ensinar a preciosidade da vida e a bondade essencial das pessoas. Foi preciso uma devastação para revelar a precariedade do mundo, de sua própria alma, para entender que ele clamava por ajuda. Foi preciso uma devastação para entender a ideia de valor mortal, e foi preciso uma devastação para encontrar esperança.
Ao contrário do cinismo, a esperança é conquistada com muito esforço, faz exigências sobre nós e pode muitas vezes parecer o lugar mais indefensável e solitário da Terra. A esperança também não é uma posição neutra. É adversária. É a emoção guerreira que pode devastar o cinismo. Cada ato redentor ou amoroso, tão pequeno quanto você quiser, Valério, como ler para seu filho pequeno, ou mostrar a ele algo que você ama, ou cantar uma música para ele, ou calçar seus sapatos, mantém o diabo no buraco. Diz que o mundo e seus habitantes têm valor e vale a pena defender. Diz que vale a pena acreditar no mundo. Com o tempo, descobrimos que é assim.
Com amor, Nick Cave
Parabéns pelo vídeo Fred. Se possível faça um vídeo sobre o que deu certo e o que deu errado no Chile que o Paulo Guedes ajudou. Tenho visto muitos comentários sobre o quanto o Chile cresceu, muito por conta do Paulo Guedes. Abraços
Minha Esperança é Cristo. junto as mãos ao meu redor faço o melhor que sou capaz só para viver em paz
Graças a Deus eu superei a síndrome de Poliana. Hj eu cuido dos meus e vivo para eles. Eles são minha prioridade e, no que me comporta, o resto do mundo pode queimar se eles estiverem bem. Não penso mais em termos de país, sociedade. Hj eu quero ser cada vez mais tribal.
A minha esperança tem nome e sobrenome: Ciro Gomes 🇧🇷
A direita vai conseguir uma hegemonia de 30 anos e isso é bom. Finalmente o Brasil vai entrar na OCDE, vai privatizar e abrir os mercados
A esperança não pode ser em uma pessoa, a esperança precisa vir da coletividade.
@@Hdnsilva um ciclo de direita é inevitável
Ciro não é mais candidato, bora deixar o homem em paz.
@@diddy_black logo, minha esperança morreu... 🤣
A Finlândia foi muito pobre até o final da segunda guerra Mundial até 1917 era parte do antigo império russo um país na época agrário e atrasado e no início sofreu muito com uma disputa entre duas facções políticas um grupo que defendia uma revolução socialista aos moldes da russa e um outro era uma direita bastante arcaica e ruralista.
Sofreu muito com a crise de 29 depois foi obrigado a pagar uma grande indenização a união soviética mais o país nórdico estava em uma situação tão difícil que não tinha recursos para pagar dívida e acabou tendo que pagar não em dinheiro mais em manufatura o que foi uma reviravolta.
Tem outros exemplos como os tigres asiáticos Portugal que era tão ruim quanto o Brasil nos tempos do Salazar e não é uma coisa de saltar os olhos em desenvolvimento mais até que tem um nível de vida digno.
O Brasil não é um país tão ruim é um país médio em todos os sentidos tem os seus problemas sim mais como muitos e o Brasil ainda pode ser um país talvez não uma Finlândia que é muito distante mas o equivalente a Portugal Espanha e o mundo também o mundo já passou por momentos piores como a segunda guerra Mundial crises na democracia.
Finlândia era parte do Império Russo, mas tinha autonomia do Kremlin, tendo seu próprio parlamento e era bem desenvolvido pra época.
Olá sr. Frederico, te mandei um e-mail no endereço que está no seu canal.
se for possível, leia.
Agradeço
A precarização do trabalho e a mal remuneração esta deixando as pessoas exaustas , o poder de compra baixo ,. criminalidade. To estudando pra concurso é minha unica salvação. Esqueci de mencionar ainda tem que depender do Sus aquela coida horrível, tenho 2 doenças e foram agravadas por tratamentos horroveis que tive , tenham plano de saúde o SUS é horrível
UÉ, mas o governo no não da canetada aumentando o salario acima da produtividade, o Brasil não tem os maiores encargos trabalhistas do mundo?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
NÃO RESOLVEU? É CLARO QUE NÃO RESOLVE.....
SE QUISER DEBATER sobre os paises que tem mais liberdade de contrato, salarios, taxa de emprego, debateremos....
@@CANAL28-zd7rcme da algum exemplo de pais com mais flexibilização de leis trabalhistas do SUL GLOBAL que está melhor que o Brasil fazendo favor...
@@matheusbotaro1394 Os paises em desenvolvimento? contrato de trabalho da China é igual ao dos EUA.
Chile, uruguai, Mexico etc
Brasil ta em 76 em pib per capta e 89 em idh.
só 25 paises são considerados desenvolvidos, ou seja, tem países em desenvolvimento muito melhor que o Brasil em idh e renda,fora que a taxa de desemprego é menor.....
Agora me responda Porque tem mais pessoas que saem de paises com leis trabalhistas pesadas pra irem trabalhar em paises com flexibilidade de contrato? exemplo Pessoas saem da Espanha e Portugal pra irem pra inglaterra que contrario? E mais pessoas saem da america latina pros EUA que o contrario?
@@matheusbotaro1394 Mão de obra é um recurso excasso. Na medida que a produtividade do pais aumenta, a distribuição tambem aumenta naturalmente e não provoca distorções no mercado,gerando ate mais produção e emprego.,não cabe ao governo impor salario e tantos direitos.. Tem que haver maior liberdade contratual entre empregador e empregado. algumas funções deveria ter maior flexibilidade ja que são trabalhos temporarios de primeiro emprego.....
@@CANAL28-zd7rc o problema é que aqui o contratante só quer ganhar, ceder não quer, em nada.
Vc acha que a reforma do Temer ( feita pelo mercado financeiro via André Esteves) foi uma boa reforma e melhorou as relações de trabalho???
PND: dever da esperança
Ciro Gomes e Mangabeira.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Brasil fez 3 PNDs causou as maiores crises economicas do Brasil e mudou o rumo politico do País. KKKKKKKK
Porque tu não é pobre.
Kkkkkkkkkkkk
@@jcoppula 😢😢😢😢😢
Com o PT no poder ru não tenho esperança.
É mais do mesmo 😮
Mark Fisher. Realismo Capitalista.
Pode ter certeza que a solução não é social democracia, populismoe muito menos socialismo Brabera.
Vamos aos fatos:
1988, Brasil tinha carga tributaria de 25% e 3 % pra investimentos.. 35 anos se passaram, hje é de 35%(+2% de defcit) e quase nada pra investimentos..
Por que isso aconteceu?Governos populistas que demoraram 30 anos pra fazer 1 reforma estrutural e mesmo assim saiu por 40% do que estava planejado.
A única saída é a Revolução. Qualquer outra coisa, é paliativo e romantização.
Já matou um banqueiro hoje?
@@diddy_black
Isso é assassinato, quiçá terrorismo. Revolução é outra coisa.
Sim, claro a revolução brasileira. Aguarde mais 72 horas.
@@phmarcondes KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK vão querer revolução do proletariado, ai vão ter um Pinochet
Revolução... aham, sei...
Boa sorte guerreiro, sente e espere outros 500 anos, enquanto rejeita paliativos e romantizações que podem fazer da vida do trabalhador uma realidade menos desoladora.
Comentário.
Com o LULOPETISMO ???? SEM ESPERANÇAS !!!
Eu não sei pq essa busca por "transformação da sociedade", e uma transformação absolutamente errada, pq o maior valor que a canhota busca é igualdade de condições, o que beira o ridículo. Se vc der cem mil reais pra cada pessoa, daí a um ano, alguns terão um milhão, outros duzentos mil, outros cinquenta, outros vão estar devendo trezentos. Não dá pra buscar igualdade de condições, as pessoas fazem escolhas que as levam para caminhos diferentes, necessariamente, e querer equalizar igual era na URSS, é pior ainda, é remover a humanidade das pessoas.
As pessoas devem ter igualdade, mas de direitos e de oportunidades, e poder para exercitar a liberdade, e a partir daí, o que cada um colher é do jogo. Dar direitos exorbitantes a mulheres (o que TEM SIDO FEITO) ou a QQ outro grupo não irá levar a sociedade para nada positivo. Quem está na m3rd4 de vdd não depende de sexo, religião, cor, nada disso, depende de condições precárias de vida. Os pobres devem ser ajudados, para que possam estudar, se profissionalizar, trabalhar, procurar dignidade para a própria família, e isso NÃO É A MESMA COISA que dar dinheiro para pessoas que irão se tornar, com muito "orgulho" e comodidade, um mero peso para a sociedade. Ajuda é oportunidade, não é sustento.
Enfim, a sociedade funciona relativamente bem, precisa de ajustes, não precisa de transformação, até pq os ideais de esquerda só tem atrapalhado. Essa polarização é fruto da esquerda emplacando esse papinho furado de exploração e opressão em tudo, as pessoas seriam bem melhores sem isso. O que os conservadores querem é manter as coisas que funcionam na sociedade, livre iniciativa, propriedade privada, família, não é QQ porcaria. Mas se fala como se todo conservador fosse taxista, tenista, turista, claustrofóbico, e mais um monte de coisa. Canhotistas enfiam devaneios sobre opressaum na cabeça dos outros, e os ruins são os conservadores.
Mas, eu tenho esperança tb. A pulverização da informação está fazendo as pessoas acordarem pra esse discursinho hipócrita e distorcido da canhota. Quem irá salvar o ocidente são os conservadores, barrando a transformação pra pior que a canhota quer, com base num valor inatingível.
Mano desculpa, mas não tem ninguém propondo que toda humanidade seja igual. Você não deve estar assistindo os vídeos não é possível
@@matheusbotaro1394 aham, as supostas preocupações com "assistência social", e "dignid4d3 da pessoa humana" que vejo na canhota, além de coisas como "bili0n4ri0s não deveriam existir", além do SUPOSTO ideal de movimentos como mimimismo são todos invenções da minha cabeça. Pq o Krepe não propõe, não quer dizer que não tem gente propondo, e os vídeos aqui são exatamente em termos genéricos da atuação das forças políticas, mas eu não estou vendo os vídeos. Tá.
@@matheusbotaro1394 O problema dos socialistas é que eles acham que a solução é buscar a igualdade de resultado e não de oportunidades. esse é o X da questão;;;;
Oportunidades se da com regras claras e imparcialidade juridica, sem privilegios, infraestrutura, transporte e educação de qualidade....
Agora os resultados, ai vai depender de cada um.....
@@CANAL28-zd7rc é isso que é justiça social, as pessoas colherem o que plantaram, tendo tido oportunidades mas um pessoal só vê o resultado. Pensa, dois funcionários recebem indenização de 500 mil cada. Um investe a grana, outro torra com GP. Vc volta depois de 3 anos, um está com 1M gerando renda, outro está passando por dificuldade. Seria justo pegar uma parte do patrimônio do primeiro para "ajudar" o segundo? Isso é o fim.
AI vc se pergunta, " mas em 1988 o Brasil tinha 25% de carga tributaria,3% pra investimentos, mas não era desenvolvido."
Percepção errada de politica economica. ainda por cima ainda estava no final da guerra fria, ainda existia disciplina de economia planificada nas escolas de economia kkkkkkk
O estado não pode estar à frente das pessoas, ele foi feito pra servir as pessoas que produzem atraves de disciplina Fiscal, regras claras, instituições solidas, agencias despolitizada, descentralizado, enfim governo integro..
Cabe ao estado tambem planejar a infraestutura e educação de base (privatizada terceirizada).
PRONTO!!!!!!!!!!
DEIXA O MERCADO FUNCIONAR, CABIÇULINHAS KKKKKKKK
Como disse em outro vídeo, você está há um livro de Escola Austríaca de se tornar um Libertário. E agora falando em razão, ação e verdade, vejo que talvez você abra a mente o suficiente para conhecer mais que o superficial do que as boas teorias de livre mercado oferecem para um futuro melhor. Talvez se torne um libertário como nosso querido Viktor Frankl era.
😂😂😂😂😂😂😂😂
a sua burrice é notável, mas zero surpreendente vindo de um libertário. Ele é desenvolvimentista, literalmente faz vídeo criticando o modelo neoliberal que é uma versão mais soft do que o tecno-feudalismo que vcs defendem. Ancap nem gente é
😂😂😂😂😂😂😂😂
A gente já não vive numa economia de mercado??
@@phmarcondes se você partir de uma cosmovisão socialista, já vivemos sim. Já que enquanto houver propriedade privada, será considerada uma economia de mercado. Em uma discussão ampla, que não seja obrigado a aceitar os termos socialistas e avaliando o quanto de liberdade econômica temos em cada país, o Brasil tem carga tributária e regulamentações das maiores do mundo. Então, a resposta seria que vivemos em uma economia de mercado fortemente regulado e taxado. Podemos observar a qualidade de vida para todos, inclusive pobres, em países mais livres. Mas meu ponto é simples: é mandatório estudar teorias de livre mercado, até para quem discorda. Outra opção é só estudar o que você já defende e colocar risadas como argumentos, a vida é feita de escolhas.
Tem que privatizar tudo, a esperança é essa
E aí vai acontecer o que?
Verdade, ai vc vai descobrir que não faz parte da elite... Veja quando sai um hospital nos estados unidos ou então uma universidade. Jovens estão se suicidando por não conseguirem pagar as dividas estudantis.
Se você quiser eliminar uma parcela da população faz sentido
@@leandraporto513vai abrir os mercados e deslanchar
@@ts.9482 essa história é velha o que a gente vê com privatizações é apenas mais acúmulo de capital para uma classe específica