Conheci o Twinmotion aqui no canal, desde então ele vem fazendo parte dos meu projetos. Ja o Blender3d vai fazer 8 anos que uso e ele é incrível. Torcendo para que continuem gratuito.
Boa Diogo, me surpreendeu o resultado, tinha certeza de que seria o D5. Fiquei até com vontade de fazer uns testes comparando o Twinmotion com o Enscape agora. Parabéns pelo conteúdo.
Diogo faz um video atualizado do Twinmotion... Conheci ele aqui no canal, mas na época não tinha me agradado muito, pelo que alcanço em outros renderizadores! Será que compensa fazer um novo estudo dele hoje?!
Estou fora da lei mermo, e infelizmente me sinto mau com isso. Mas oque este canal fala sobre, abre a esperança e a vontade de melhorar, agradeço sempre e a mudança vem agora.
Realmente estes renderizadores apresentados são fantásticos. É o Quarteto Fantástico! Basta dedicação e estudo ao escolhido e assim ter o domínio das ferramentas.
Gente, eu aprendi usar o Lumion para área externa e to amando fazer as fachadas por ela. Mas em relação a interiores eu acho muito maçante aprender renderizar interiores. Não sei se eu tento migrar renders interiores para o Twinmotion, já que a curva de aprendizado dele é mais tranquila.
Eu amo o lumion para imagens externas. Agora para renderizar imagens internas, eu não gosto. Mesmo tendo curso pago, não consigo atingir uma boa qualidade, comprando com as coisas externas que faço.
Cara eu ja tentei criar um jogo com esse UE5 kkkkkkk e a nota não é pela qualidade em si, até pq é usado para cinema esse programa ou seja, um cara mt bom nisso faz ser nota 10, mas em relação a archiviz e nos que geralmente somos bem "medianos" realmente não vamos extrair uma qualidade boa entende... agora se vc for um profissional no UE5 vc deixa qualquer programa no chinelo ele esta em um patamar gigantesco acima...
Atualmente estou utilizando Twinmotion e D5 Render, são perfeitos. Em relação ao Cycles, comecei a utilizar o Blender, porém é uma batalha continua para domina-lo
@@gersonfeitosa2719 teria alguma vantagem para algum? Algum diferencial? Uma coisa que acho legal é vídeo dentro do ambiente, os dois são capazes disso bem? Obrigado pela resposta amigo
@@vitassa2119 sim mano, os dois são igualmente capazes, algo que eu gosto bastante no D5 Render é a qualidade dos Vidros, eu acho bem realistas... Uma das coisas interessantes do Twinmotion pra mim é a biblioteca, que é bem top, tem bastante coisa... Coisa que vc só consegue no D5 Render se ele for o Pro
Existe uma contradição importante no vídeo: se o comentário inicial fala sobre o problema quanto à pirataria, para quem tem empresa, não faz sentido citar o Twinmotion como alternativa GRATUITA no que se refere ao uso em um estúdio por exemplo, pois a versão gratuita dele não permite USO COMERCIAL ( www.twinmotion.com/en-US/license ). então se for seguir a risca essa premissa inicial do vídeo... embora o risco de dar problema com o uso free dele seja menor que usar um v-ray pirata, ele ainda tem outra limitação na versão free que é a resolução limitada a 2k. Outro problema é que ainda não tem como usar os assets diretamente do Unreal Engine nele, mesmo sendo softwares irmãos. No dia que isso for possível, vai ser maravilhoso, pois todo mês a Epic liberar recursos free que incluem plugins e blocos. Em relação a outros softwares que segundo a análise, tiveram uma nota menor, por não integrarem os assets diretamente, tendo que baixá-los, qual o problema? Prefiro que, por exemplo, o Blender continue um software enxuto, do que ter que baixar de uma só vez um pacote de instalação gigante com blocos que mts vezes não vou usar. Acho que a unica desvantagem é não ter de repente um gerenciador de assets integrado, como é no lumion, twinmotion, chaos cloud... mas existem plugins pra isso, e uma coisa chamada "gerenciador de arquivos." Em resumo máximo: era só não dar "notas" pro povo não chiar.
Bom dia, Diogo. Tudo bem? Antes de qualquer coisa, parabéns pelo trabalho em prol da comunidade da maquete eletrônica. Sou usuário de Vray, mas estou pensando em migrar para uma destas opções. Uma dúvida que tenho é se quantidade de memória ram interfere no render ou no interative View. Mais uma vez obrigado.
A exemplo do Twinmotion que utilizo, o mais importante é a Vram à ram, a memória ram é mais consumida na hora da modelagem, na hora da renderização a Vram é mais importante
Trabalho como projetista de interiores com o Promob (tipo nada a ver rs), mas estou iniciando meus estudos nessa area que estou principalmente apaixonado! Para um réres inciante qual programa voces indicam amigos?
@Antonio Carvalho li seu comentário e estou na mesma situação que a sua, aliás, seu comentário faz 8 meses que foi feito aqui....😆😆😆 Você conseguiu algo para fazer uma boa renderização para ambientes ? Desde já agradeço
Se você tiver um computador potente d5 render. Se não você fica que nem eu: em dúvida entre unreal engine e blender. Ainda não tentei fazer download do unreal, mas meu computador aguentou o blender...
Diogo uma duvida na licença trial pode ser usado até 2k, e também diz que não deve ser usado para projetos comerciais, sendo assim ele não é totalmente gratuito?
o cara deu nota 6 pra unreal? ai foi mancada, acho q nao viu uns renderes da dviz ainda kkkk, enfim, bom video!! unreal + blender = melhor workflow do mercado e totalmente free
Depois de ver o seu video, decidi dar uma nova hipótese ao TwinM, para ver se seria desta que deixaria o Lumion para renderizar os meu projectos do Revit... usando o Mac! Como de costume o interface do TM é soberbo , mas ainda faltam algumas coisas que o Lumion é melhor... As que mais senti falta neste teste de 4h foram: - 3d Grass como material (ainda acho que fazer um bom gramado no TM é um pesadelo, ou não apanhei o jeito). - Mais control sobre os eixos dos maps... confirma que só tem XY? - Planos de reflexos além dos probes que já existem - PATH TRACING NO MAC!!!! Para já vou continuar no Lumion, mas acho que em 1 ou 2 anos, ficarei pelo TM!
De verdade não sei se o twinmotion ganha do Unreal 5 não viu, uma vez que ambos usam os mesmos assets... e materiais da Quixel.... emtão não sei, poderia fazer um video comparando os dois atualmente. hehe
Dois problemas com Twinmotion, primeiro não é gratuito; segundo: para o uso do "path tracer", ele exige uma placa de vídeo muito boa, superior ao D5 Render, você já nos contou que roda numa RTX3060, mas para nós simples mortais ele manda uma mensagem tipo: "seu hardware não suporta está tecnologia"
@@gabyanto2690 Não, twinmotion era gratuito, apenas quem já tinha twinmotion ganhou uma licença vitalícia, novos usuarios ficam na versão de testes ou pagam anualmente.
Eu conheci ele a 2 anos atrás, renderizei um projeto da faculdade inteiro de uma rodoviária com pessoas e carros , renderizou um vídeo de 2 min em 17 minutos! Achei o máximo, porém como o Diogo disse a vegetação dele deixa a desejar , e outra coisa que eles pecaram é nesse requisito mínimo para usar o pacht tracer...meu note não funciona(GTX 1650) , a hora que eles compensarem isso .... ninguém segura.
Eu não concordo com as notas do Blender no geral, visto que ele não é um renderizador externo, mas sim parte do programa. Isso se desconsiderarmos que existe o Cycles 4D pro Cinema 4D e outras alternativas. Vale também ressaltar que o Cycles roda tanto em GPU quanto em CPU. Quanto à Unreal, é importante dizer que o Quixel Bridge está integrado na própria Unreal 5, portanto vários assets já estão disponíveis direto no programa. Quanto à qualidade da Unreal, isso varia de acordo com qual algoritmo você usa e o quanto você entende da engine para tirar o proveito máximo. A unreal tem rasterização, raytracing, path tracing e lumen, então não concordo com a nota.
sim, a qualidade do Unreal é infinitamente melhor que o twinmotion, os exemplos do video q tão mal feitos mesmo, acho q esse ranking aí tá bem tendencioso kkk
Olha eu não sei dos outros softwares, mas o Twinmotion não tem nada de "gratuito" vc até pode baixar o software se tiver uma conta Epcgame porém vc precisa comprar a licença de ativação dele, ele fica "gratuito" por um tempo depois tem que ter o código de ativação.
Na verdade a exportação eh lincada.. vc só vincula... assim o que muda no arquivo de origem automaticamente atualiza.. ele lê Revit, SketchUp, ARCHICAD e eh o mesmo Twinmotion.. basta instalar o plugin de vinculação
2 года назад+1
Usa o Datasmith e faz tudo linkado, em tempo real, como no Enscape
Depende, se o foco for realismo extremo vai de Corona ou V-Ray. Agora se o foco for um resultado legal em menos tempo tem o Twinmotion, Enscape e D5 Render. :D São menos realistas, porém o tempo de render é bem menor.
4 месяца назад
@@3dm problema é que achei o D5 e Twinmotion muito complexos para renderização de produto, estou acostumado com o keyshot.
Bom dia Diogo , sou aluno de engenharia e estou apaixonado pelos projetos, pra quem quer ganha dinheiro com projetos, vale apena estudar Blender, 3DSMAX + corona render ?, e uma dúvida Unreal da para modela o projeto e fazer renderização nele mesmo?.
Pra quem quer ganhar com maquetes eletrônicas vale a pena sim aprender Max + Corona ou Blender (Que é o que eu uso). Eu gosto do Blender pq é tudo dentro dele. Não precisa de Renderizador externo. Vc modela qualquer coisa, renderiza de forma realista ou em real time se quiser. Já o Unreal só serve pra renderizar. Seria preciso modelar em outro software e exportar pra ele.
sendo direto, Não vale a pena! melhor usar programas mais produtivos como twinmotion ou Lumion (pago) que já são feitos pra arquitetura, então já tem blocos, céu, terreno tudo pronto pra usar. Blender vc tem que criar tudo do zero pois é um programa generalista. Claro que o blender é capaz de fazer algo top, mas se quer ganhar dinheiro o seu tempo de trabalho importa muito. No Lumion eu chego a entregar 50 renders por dia. Se fizer algo no Blender entrego algo melhor porém umas 2 ou 3 imagens.
Unreal é muito mais prático que o blender, porém você tem que investir constantemente em SSD. Se existe alguma forma para diminuir o arquivo, as pessoas iriam ficar somente nele.
A Unreal com qualidade abaixo do Twimotion poderia ser uma verdade com a 4, agora com 5 com seu novo sistema de iluminação, não procede. A 5 ta quase chegando numa qualidade Vray, so que completamente em tempo real.
Rapaz isso aí não existe, desculpe. Me mostra um banheiro com espelho e reflexos realistas feitos no Lumen. Uma coisa é uma cidade de concreto, um deserto, uma selva... outra coisa é Archviz. Para games AAA sim, perfeito, Unreal solução nota 10. Para archviz, nessa lista, ficaria em último. Vray está muuito a frente em qualidade, e olhe que eu hj em dia odeio Vray.
Ok. Hoje eu saio da ilegalidade. Mano, adiciona "00:00 - Intro" na descrição pro RUclips entender e adicionar as seções Cycles, Unreal D5 e Twin na progress bar :)
@@hildevando1 "Teste grátis.Para quem deseja aplicar os recursos mais recentes em seu projeto não comercial. Período de teste ilimitado." A versão trial não tem limite de tempo, é o que está no site deles pelo menos. 🙂
Parabéns pela notável melhora no seu jeito de falar. Eu sempre adorei o conteúdo do canal, mas confesso que a entoação grave e cheia de "drives" do seu jeito de falar as vezes me incomodava (não que seja um problema, eu é que sou chato). Sou fã do seu trabalho. Um forte abraço.
@ veja esse video e considere apenas o primeiro passo dessa técnica na voz do nosso querido Diogo Moita: ruclips.net/video/cdN3mcyjlhU/видео.html Claro que é o jeito que o Diogo fala, de colocar isso no início e no fim das frases, e ninguém deve interefir nisso, mas se ele deixou isso de lado nos últimos vídeos é porque está procurando evoluir ainda mais na comunicação. Sempre curti muito o conteúdo aqui e só tenho a elogiar.
Cara.... não concordo com a nota do Unreal Engine! o desenvolvimento dele é top em vários sentidos principalmente com a versão 5, a qualidade é impecável.
Pior! Você vai usar o "Path Tracer" e ele manda uma msg: "seu hardware não suporta esta tecnologia" (não é para arquitetos que precisão de um render eventual), um demérito que tirou muita nota do D5 render, exigência de placa de uma boa placa de vídeo.
@@0102MOA o path tracer tem uma exigência de hardware maior que o D5 Render mesmo. Mas discordo da parte de que "não é pra arquitetos". Desde que você tenha o hardware necessário, ele atende muito bem as necessidades.
@@RuanRezende Verdade Ruan, me expressei mal, quiz dizer que não é para este arquiteto, "que tem limitações no seu hardware".
2 года назад
@@0102MOA Mas eu acho que a nota é porque com Path Tracer voce precisa de uma boa placa, mas sem, ainda funciona. Qualquer pessoa que usa o Lumion tem uma placa pra rodar o Twinmotion com path tracer, nao?
Cara achei muuito injusta a nota da Unreal, aliás todos comparado com cycles, mas Unreal em especial. Isso porque da mesma forma que vc que usa max ou outro pacote, qualquer que seja, vc tem que exportar e importar do mesmo jeito. Porém, comparar a curva de aprendizado do Cycles com Unreal dando a Unreal como vencedora é muito, muito injusto. Tenta jogar uma cena na Unreal 5, colocar uma luz e ver se ela fica realista com Lumen, daí vai para os materiais, Instancias de materiais, tipos de translucência e tal... tenta fazer um shader de vidro funcionar legal na Unreal de primeira? E espelho? Velho a curva de aprendizado da Unreal é a pior de todas em todos os exemplos citados. Tenta, faz um teste e vê...
Concordo plenamente. A interface do Unreal é assustadora perto do Blender, sem contar que ele é um trambolho pra carregar. De fato é uma ferramenta com foco em desenvolvimento, o uso pra Archviz embora mais frequente hoje, ainda é nicho. A qualidade é indiscutível, porém como o foco aqui é falar de softwares para arquitetos e outros profissionais com foco em archviz (não em desenvolvimento), acho que o ideal seria integrar muitos dos melhores recursos do Unreal no Twinmotion mesmo, inclusive o uso direto de assets.
A unreal tem umas particularidades dela, por ser primariamente uma engine de jogos, que são bem diferentes do universo 3d offline, não interativo. Por isso ela é pouco intuitiva para quem vem do blender, do c4d...etc A curva de aprendizado dela é confusa mesmo. Mas não diria que é difícil, só não é intuitiva, se você tentar aprender só fuçando é complicado, tem que ver tutorial, curso, ler manual porque é muita coisa escondida nela que faz toda a diferença
@@drelius Acho que a epic deveria ter um software separado só para render, sem nada da engine de jogos. Esse lance de compilar shaders e demorar uma eternidade para abrir a primeira vez é um porre. O twinmotion é um passo da epic nesse sentido, mas faltam features e é só para arquitetura. Eu sou do motion, publicidade e personagens...as vezes renderizo algumas coisas na unreal mas é um processo chato, ainda mais para mim que não sou especialista na unreal. O ideal seria se a epic abrisse o twinmotion para outros usos fora da arquitetura, deixasse ele mais amigável para isso e mais robusto para alcançar o mesmo nível de qualidade da unreal.
Cara, sem querer ser chato mas tem uns probleminhas aí: - no blender não precisa importar, vc pode basicamente modelar no blender, o que na verdade é um ponto positivasso pra ele, inclusive a renderização em qualquer um dos programas listados aí é melhor se modelada em algum programa poligonal por uma questão de topologia (dependendo de como foi modelada tbm né rs) - é meio complicado comparar twinmotion com unreal, porque o twinmotion foi feito com a engine da unreal, o que tem em um vem do outro, meio que daria pra fazer um "twinmotion" la dentro do zero, mas aí já é outra historia... - o twinmotion pra uso comercial é pago, só é gratuito pra quem já tinha ele desde 2019/2020 se não estou enganado E só pra complementar: pra quem usa unreal, d5 ou twinmotion, saber blender ou qualquer outro programa de modelagem poligonal é essencial. Dá pra usar sem? Dá, mas sabendo o processo melhora muito, alem de se tornar possível modelar muito mais coisa. Pra Unreal principalmente.
Acho que o que ele fala sobre a necessidade de importar pro Blender é porque o vídeo foca em usá-lo apenas como ferramenta de renderização. O vídeo trata de "Top 4 renderizadores gratuitos", ou seja aborda opções de renderizadores free pra quem usar qualquer outra ferramenta de modelagem. Ou seja, pra alguem que nao tem conhecimento do blender, e não quer pagar um renderizador e nem aprender a modelar no Blender (não interessa o motivo), mas precisa renderizar, se essa pessoa quiser usar o Cycles como opção vai ter que importar o arquivo.
@@marceloaanascimento ok, sentindo uma ironia na réplica o "não interessa o motivo" seria melhor substituido por "por X motivos". E embora o mais trivial pareça ser a curva de aprendizado que já virou lenda pra muita gente, que acaba se afastando (eu mesmo ja passei por isso), não se limita a isso. As pessoas tem muitos motivos para não aprender *qualquer* outro software, pra alguns pode sempre parecer comodismo, mas para muitos é tempo para reiniciar do zero e conciliar com os trabalhos e projetos paralelos (falo aqui como alguem que projeta também). Para outros pode ser a cultura do ambiente de trabalho em que estão inseridos (a pessoa trab num esc q soh se engessou no sketchup, ou usa so 3ds por exemplo). Etc etc etc. tirando então esses 4 motivos, acho q não tem porque não usar o blender (meu comentário não foi uma crítica ao blender, e sim uma tentativa de explicar o que ele quis dizer sobre a necessidade de importar CASO a pessoa queira apenas usar os recursos de render dele, acho q isso tava claro). Eu antipatizo mt com o 3ds, o Maya inadequado pra arq, o skp cada vez mais estagnado e travoso com atualizaçoes superficiais. Além do blender como ferramenta completa, gosto do Rhino3d... e se licenciamento não fosse impeditivo apostaria no c4d.
Eu acompanho seus vídeos e vejo que você é tendencioso para certos programas e sempre negligencia outros programas como vray, corona, arnold, eles são os programas mais fortes e de melhor qualidade com imagens e não precisam de altas capacidades. Quanto aos programas que você mencionou, eles precisam de alta capacidade e imagens de baixa qualidade
Twin motion realista??? Kkkkk quem faz render de interiores sabe que esses softwares que rodam em placa de vídeo geram umas imagens muito estranha com iluminação bem ruim. Fora que precisa investir uma grana em computador.
Conheci o Twinmotion aqui no canal, desde então ele vem fazendo parte dos meu projetos. Ja o Blender3d vai fazer 8 anos que uso e ele é incrível. Torcendo para que continuem gratuito.
blender é open source, nunca vai ser pago.
A roteirização dinâmica e direto ao ponto desse vídeo tá de parabéns.
Boa Diogo, me surpreendeu o resultado, tinha certeza de que seria o D5. Fiquei até com vontade de fazer uns testes comparando o Twinmotion com o Enscape agora. Parabéns pelo conteúdo.
Dinamica de didatica desse video é simplesmente perfeita! Muito obirgado
Muito bom o material! Sempre interessante ficar por dentro.. Gostaria muito de um curso da 3DM de Twinmotion
Em breve 😁
Diogo faz um video atualizado do Twinmotion... Conheci ele aqui no canal, mas na época não tinha me agradado muito, pelo que alcanço em outros renderizadores! Será que compensa fazer um novo estudo dele hoje?!
Estou fora da lei mermo, e infelizmente me sinto mau com isso. Mas oque este canal fala sobre, abre a esperança e a vontade de melhorar, agradeço sempre e a mudança vem agora.
Que vídeo meu amigo 👏👏👏👏
Excelente trabalho Diogo!
Realmente estes renderizadores apresentados são fantásticos. É o Quarteto Fantástico! Basta dedicação e estudo ao escolhido e assim ter o domínio das ferramentas.
É isso aí Jonas!
Meu deus, que video bom!! Me tirou muitas duvidas, obrigada 💛
Gente, eu aprendi usar o Lumion para área externa e to amando fazer as fachadas por ela. Mas em relação a interiores eu acho muito maçante aprender renderizar interiores. Não sei se eu tento migrar renders interiores para o Twinmotion, já que a curva de aprendizado dele é mais tranquila.
Eu amo o lumion para imagens externas. Agora para renderizar imagens internas, eu não gosto. Mesmo tendo curso pago, não consigo atingir uma boa qualidade, comprando com as coisas externas que faço.
Muito bom o material, mas não concordei com a nota da "Qualidade" do Unreal! tem animações tão reais que parece filmagem!
Wooow…muito obrigada pela geral dos renders, tava precisando me atualizar 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Qual é o melhor aplicativo para aumentar a taxa de bits de um vídeo?
May God shower His blessing on you and your family.
unreal é dificil pra caralho, peguei esse mês pra aprender e pqp.......dedicação e paciência...
Ele não é tão prático, mas o resultado é bem legal. :D
ele é gratuito mesmo?
Muito Obrigado, era mesmo desse video que eu precisava.
Rapaz dar nota 6 pro unreal foi mancada demais kkkk ele é um dos mais tops.
Cara eu ja tentei criar um jogo com esse UE5 kkkkkkk e a nota não é pela qualidade em si, até pq é usado para cinema esse programa ou seja, um cara mt bom nisso faz ser nota 10, mas em relação a archiviz e nos que geralmente somos bem "medianos" realmente não vamos extrair uma qualidade boa entende... agora se vc for um profissional no UE5 vc deixa qualquer programa no chinelo ele esta em um patamar gigantesco acima...
Atualmente estou utilizando Twinmotion e D5 Render, são perfeitos. Em relação ao Cycles, comecei a utilizar o Blender, porém é uma batalha continua para domina-lo
Questão de qualidade, twinmotion ou o d5 render?
@@vitassa2119 eu acho o D5 Render, porém, eu diria que estão páreos nessa batalha
@@gersonfeitosa2719 teria alguma vantagem para algum? Algum diferencial? Uma coisa que acho legal é vídeo dentro do ambiente, os dois são capazes disso bem? Obrigado pela resposta amigo
@@vitassa2119 sim mano, os dois são igualmente capazes, algo que eu gosto bastante no D5 Render é a qualidade dos Vidros, eu acho bem realistas... Uma das coisas interessantes do Twinmotion pra mim é a biblioteca, que é bem top, tem bastante coisa... Coisa que vc só consegue no D5 Render se ele for o Pro
Existe uma contradição importante no vídeo: se o comentário inicial fala sobre o problema quanto à pirataria, para quem tem empresa, não faz sentido citar o Twinmotion como alternativa GRATUITA no que se refere ao uso em um estúdio por exemplo, pois a versão gratuita dele não permite USO COMERCIAL ( www.twinmotion.com/en-US/license ).
então se for seguir a risca essa premissa inicial do vídeo... embora o risco de dar problema com o uso free dele seja menor que usar um v-ray pirata, ele ainda tem outra limitação na versão free que é a resolução limitada a 2k. Outro problema é que ainda não tem como usar os assets diretamente do Unreal Engine nele, mesmo sendo softwares irmãos. No dia que isso for possível, vai ser maravilhoso, pois todo mês a Epic liberar recursos free que incluem plugins e blocos.
Em relação a outros softwares que segundo a análise, tiveram uma nota menor, por não integrarem os assets diretamente, tendo que baixá-los, qual o problema?
Prefiro que, por exemplo, o Blender continue um software enxuto, do que ter que baixar de uma só vez um pacote de instalação gigante com blocos que mts vezes não vou usar. Acho que a unica desvantagem é não ter de repente um gerenciador de assets integrado, como é no lumion, twinmotion, chaos cloud... mas existem plugins pra isso, e uma coisa chamada "gerenciador de arquivos."
Em resumo máximo: era só não dar "notas" pro povo não chiar.
Bom dia, Diogo. Tudo bem? Antes de qualquer coisa, parabéns pelo trabalho em prol da comunidade da maquete eletrônica. Sou usuário de Vray, mas estou pensando em migrar para uma destas opções. Uma dúvida que tenho é se quantidade de memória ram interfere no render ou no interative View. Mais uma vez obrigado.
A exemplo do Twinmotion que utilizo, o mais importante é a Vram à ram, a memória ram é mais consumida na hora da modelagem, na hora da renderização a Vram é mais importante
Trabalho como projetista de interiores com o Promob (tipo nada a ver rs), mas estou iniciando meus estudos nessa area que estou principalmente apaixonado! Para um réres inciante qual programa voces indicam amigos?
@Antonio Carvalho li seu comentário e estou na mesma situação que a sua, aliás, seu comentário faz 8 meses que foi feito aqui....😆😆😆
Você conseguiu algo para fazer uma boa renderização para ambientes ?
Desde já agradeço
Se você tiver um computador potente d5 render. Se não você fica que nem eu: em dúvida entre unreal engine e blender. Ainda não tentei fazer download do unreal, mas meu computador aguentou o blender...
top de mais mano valeu.... Vai mudar minha vida hahahah hj renderizo direto no revit
Diogo uma duvida na licença trial pode ser usado até 2k, e também diz que não deve ser usado para projetos comerciais, sendo assim ele não é totalmente gratuito?
o cara deu nota 6 pra unreal? ai foi mancada, acho q nao viu uns renderes da dviz ainda kkkk, enfim, bom video!! unreal + blender = melhor workflow do mercado e totalmente free
Teu conteúdo é muito BOM! Parabéns!
Depois de ver o seu video, decidi dar uma nova hipótese ao TwinM, para ver se seria desta que deixaria o Lumion para renderizar os meu projectos do Revit... usando o Mac!
Como de costume o interface do TM é soberbo , mas ainda faltam algumas coisas que o Lumion é melhor...
As que mais senti falta neste teste de 4h foram:
- 3d Grass como material (ainda acho que fazer um bom gramado no TM é um pesadelo, ou não apanhei o jeito).
- Mais control sobre os eixos dos maps... confirma que só tem XY?
- Planos de reflexos além dos probes que já existem
- PATH TRACING NO MAC!!!!
Para já vou continuar no Lumion, mas acho que em 1 ou 2 anos, ficarei pelo TM!
Vc usa bootcamp ou parallelos no mac???
Excecpcional análise! Parabéns!!!!
Ótimo vídeo. O Diogo esta de parabéns.
COMO SEMPRE DR OTIMAS DICAS PARABENS
Obrigado 👍
Conteúdo de qualidade, bem explicado, boa dicção e oratória e imagens! me inscrevi e ativei o sininho tb, claro!
Diogo, véi você é o cara !
De verdade não sei se o twinmotion ganha do Unreal 5 não viu, uma vez que ambos usam os mesmos assets... e materiais da Quixel.... emtão não sei, poderia fazer um video comparando os dois atualmente. hehe
Boa sugestão, obrigado 👍
Pera arquitetos, o Twinmotion eh perfeito, resultados rápidos e honestos.
Excelente video. Tem atualizações dessa lista pra esse ano? :)
Ainda não! :D
Dois problemas com Twinmotion, primeiro não é gratuito; segundo: para o uso do "path tracer", ele exige uma placa de vídeo muito boa, superior ao D5 Render, você já nos contou que roda numa RTX3060, mas para nós simples mortais ele manda uma mensagem tipo: "seu hardware não suporta está tecnologia"
Si. Es gratuito.
@@3dm Eu nunca cheguei lá (no ilimitado), quando não rolou o Path trave, desinstalei.
Cara, Twinmotion otimizou suas permissões de uso, inclusive o Path Tracing está rodando (com ressalvas) na minha GTX 1660s de 6gb de Vram
@@gabyanto2690 Não, twinmotion era gratuito, apenas quem já tinha twinmotion ganhou uma licença vitalícia, novos usuarios ficam na versão de testes ou pagam anualmente.
É so baixar como versão de estudante ou teste pra criar portfólio. É gratuito
Eu conheci ele a 2 anos atrás, renderizei um projeto da faculdade inteiro de uma rodoviária com pessoas e carros , renderizou um vídeo de 2 min em 17 minutos! Achei o máximo, porém como o Diogo disse a vegetação dele deixa a desejar , e outra coisa que eles pecaram é nesse requisito mínimo para usar o pacht tracer...meu note não funciona(GTX 1650) , a hora que eles compensarem isso .... ninguém segura.
Ola Diogo, poderia falar um pouco sobre Unreal em VR para ambiente?
Ele é compatível com o sketchup?
Estou usando D5 tá realmente Top
Será que tem versão crakeada do D5 render?
Eu não concordo com as notas do Blender no geral, visto que ele não é um renderizador externo, mas sim parte do programa. Isso se desconsiderarmos que existe o Cycles 4D pro Cinema 4D e outras alternativas. Vale também ressaltar que o Cycles roda tanto em GPU quanto em CPU.
Quanto à Unreal, é importante dizer que o Quixel Bridge está integrado na própria Unreal 5, portanto vários assets já estão disponíveis direto no programa.
Quanto à qualidade da Unreal, isso varia de acordo com qual algoritmo você usa e o quanto você entende da engine para tirar o proveito máximo. A unreal tem rasterização, raytracing, path tracing e lumen, então não concordo com a nota.
sim, a qualidade do Unreal é infinitamente melhor que o twinmotion, os exemplos do video q tão mal feitos mesmo, acho q esse ranking aí tá bem tendencioso kkk
Eu já estava tenso pensando “… não é possível que o meu queridinho Twinmotion não vai entrar nessa lista” ehehe
8:54 Viver fora da lei é uma opção kkk acontece
Muito bom esse vídeo. Obrigado pelo conteudo nota 10.
Olha eu não sei dos outros softwares, mas o Twinmotion não tem nada de "gratuito" vc até pode baixar o software se tiver uma conta Epcgame porém vc precisa comprar a licença de ativação dele, ele fica "gratuito" por um tempo depois tem que ter o código de ativação.
O twinmotion ele tem que fazer que nem o Lumion de ser um arquivo exportado? Funciona com o Sketchup e Revit?
Na verdade a exportação eh lincada.. vc só vincula... assim o que muda no arquivo de origem automaticamente atualiza.. ele lê Revit, SketchUp, ARCHICAD e eh o mesmo Twinmotion.. basta instalar o plugin de vinculação
Usa o Datasmith e faz tudo linkado, em tempo real, como no Enscape
Por que você não tem um curso de Twinmotion?
Cycles atualmente vem nativo no Rhino 3d também
Depois de 2 anos, continuam indicando esses renderizadores? Qual deles indicam para renderização de produtos?
Depende, se o foco for realismo extremo vai de Corona ou V-Ray.
Agora se o foco for um resultado legal em menos tempo tem o Twinmotion, Enscape e D5 Render. :D
São menos realistas, porém o tempo de render é bem menor.
@@3dm problema é que achei o D5 e Twinmotion muito complexos para renderização de produto, estou acostumado com o keyshot.
gostei vou instalar agora mesmo
Bom dia Diogo , sou aluno de engenharia e estou apaixonado pelos projetos, pra quem quer ganha dinheiro com projetos, vale apena estudar Blender, 3DSMAX + corona render ?, e uma dúvida Unreal da para modela o projeto e fazer renderização nele mesmo?.
Pra quem quer ganhar com maquetes eletrônicas vale a pena sim aprender Max + Corona ou Blender (Que é o que eu uso). Eu gosto do Blender pq é tudo dentro dele. Não precisa de Renderizador externo. Vc modela qualquer coisa, renderiza de forma realista ou em real time se quiser. Já o Unreal só serve pra renderizar. Seria preciso modelar em outro software e exportar pra ele.
@@jonileymagno6718 cara muito obrigado mesmo, tirou todas minhas duvidas, vlw e sucesso !.
sendo direto, Não vale a pena! melhor usar programas mais produtivos como twinmotion ou Lumion (pago) que já são feitos pra arquitetura, então já tem blocos, céu, terreno tudo pronto pra usar. Blender vc tem que criar tudo do zero pois é um programa generalista. Claro que o blender é capaz de fazer algo top, mas se quer ganhar dinheiro o seu tempo de trabalho importa muito. No Lumion eu chego a entregar 50 renders por dia. Se fizer algo no Blender entrego algo melhor porém umas 2 ou 3 imagens.
@@marceloyyh não sabia! Isso é ótimo
@@marceloyyh vou testar, mas trabalho muito com alteração, só troco o arquivo e refaço os renders, enscape permite trocar a modelagem?
Twinmotion gratuito?? Essa versão só salva imagens em baixa resolução...
Seo twinmotion melhorar a qualidade da água com path tracing ligado, mudo pra ele na hora!!
O Lumen não tem esse problema com a água.
Baixa a versão mais recente e faz um teste para ver se o resultado te agrada. :D
And I recomnd starting with LMMS instead of spending 0 and not really know what your getting into. LMMS is free and I've been
Adorei a lista
Mas eu acho top o twinmotion
Porque consigo usa-lo
Nao vejo a hora um computador potente
Vai ter curso de Twinmotion quando, Diogo?!
poxa meu note tem uma gtx 1650 e não roda o D5 render os caras tem que atualizar isso ai. tem muita maquina que não roda.
Pois é, muita gente fica de fora
Só tem uma coisa, acabei de baixar o Twinmotion na versão educacional, mas a versão comercial é paga.
O Twinmotion é gratuito ? No site aparece o preço para adquirir e tudo mais, não entendi.
pode usar sem problemas sem limite de tempo, a única exceção é que não pode salvar imagens em 4k
@@Vodka2011 é só baixar o pago mesmo e ir usando normal sem limite de tempo?
Usar os itens do 3d warehouse gera multa?
Não, é gratuito e você pode baixar os blocos pelo navegador:
3dwarehouse.sketchup.com/
Tenho feito projetos no sketchup, coloco materiais e vegetação no twinmotion e renderizo na unreal
Como assim?
@@3dm HAHAHA Pra que essa gabiarra. né?
Unreal é muito mais prático que o blender, porém você tem que investir constantemente em SSD. Se existe alguma forma para diminuir o arquivo, as pessoas iriam ficar somente nele.
A Unreal com qualidade abaixo do Twimotion poderia ser uma verdade com a 4, agora com 5 com seu novo sistema de iluminação, não procede.
A 5 ta quase chegando numa qualidade Vray, so que completamente em tempo real.
Rapaz isso aí não existe, desculpe. Me mostra um banheiro com espelho e reflexos realistas feitos no Lumen. Uma coisa é uma cidade de concreto, um deserto, uma selva... outra coisa é Archviz. Para games AAA sim, perfeito, Unreal solução nota 10. Para archviz, nessa lista, ficaria em último. Vray está muuito a frente em qualidade, e olhe que eu hj em dia odeio Vray.
@@WCCOMPUTERGRAPHICS Isso é questão de tempo até estar implementado.
@@Mankkubus sim sim, mas estamos falando de presente ou de futuro? É isso que eu quero dizer, o cliente está me procurando agora, eu faço o que?
@@WCCOMPUTERGRAPHICS Sim, mas a idéia é sempre se atualizar, pra qnd um cliente te pedir uma maquete interativa tu não ter que terceirizar.
@@Mankkubus lógico, nunca parar. Estudar é sempre bom.
Show !!!
Preciso de um para móveis planejados e som automotivo, alguém consegue me indicar um bom... ?
Ok. Hoje eu saio da ilegalidade.
Mano, adiciona "00:00 - Intro" na descrição pro RUclips entender e adicionar as seções Cycles, Unreal D5 e Twin na progress bar :)
O unreal já roda nos computadores de APPLE 😉
O twimotion é gratuito????
É sim, você pode escolher entre a versão de estudante e a free.
Ambas são gratuitas, o que muda é quantidade de recursos em cada versão.
@@3DM_Matheus mas a versão free não é apenas trial?
@@hildevando1 "Teste grátis.Para quem deseja aplicar os recursos mais recentes em seu projeto não comercial. Período de teste ilimitado."
A versão trial não tem limite de tempo, é o que está no site deles pelo menos. 🙂
@@3DM_Matheus 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O que são Assets? sou nova aqui.
Blocos em 3D e texturas para usar nos projetos. :D
Parabéns pela notável melhora no seu jeito de falar. Eu sempre adorei o conteúdo do canal, mas confesso que a entoação grave e cheia de "drives" do seu jeito de falar as vezes me incomodava (não que seja um problema, eu é que sou chato). Sou fã do seu trabalho. Um forte abraço.
🤣 Valeu! Tô scriptando os vídeos, deve ser isso
defina "cheia de drives", porque fiquei curioso... e olha que sou ator, mas me perdi aqui.
@ veja esse video e considere apenas o primeiro passo dessa técnica na voz do nosso querido Diogo Moita: ruclips.net/video/cdN3mcyjlhU/видео.html Claro que é o jeito que o Diogo fala, de colocar isso no início e no fim das frases, e ninguém deve interefir nisso, mas se ele deixou isso de lado nos últimos vídeos é porque está procurando evoluir ainda mais na comunicação. Sempre curti muito o conteúdo aqui e só tenho a elogiar.
Cara.... não concordo com a nota do Unreal Engine! o desenvolvimento dele é top em vários sentidos principalmente com a versão 5, a qualidade é impecável.
Também nota 6
De quê?
Gratuito mesmo são só três, porque o Twinmotion não é grátis pra uso comercial
Eu já ia falar isso
Pior! Você vai usar o "Path Tracer" e ele manda uma msg: "seu hardware não suporta esta tecnologia" (não é para arquitetos que precisão de um render eventual), um demérito que tirou muita nota do D5 render, exigência de placa de uma boa placa de vídeo.
@@0102MOA o path tracer tem uma exigência de hardware maior que o D5 Render mesmo. Mas discordo da parte de que "não é pra arquitetos". Desde que você tenha o hardware necessário, ele atende muito bem as necessidades.
@@RuanRezende Verdade Ruan, me expressei mal, quiz dizer que não é para este arquiteto, "que tem limitações no seu hardware".
@@0102MOA Mas eu acho que a nota é porque com Path Tracer voce precisa de uma boa placa, mas sem, ainda funciona.
Qualquer pessoa que usa o Lumion tem uma placa pra rodar o Twinmotion com path tracer, nao?
Parece que não é gratuito mais , só no período de teste😢
Só gosto de dizer o que testo. Unreal 5 com Lumen é o último lugar desses todos.
valeu.
Cara achei muuito injusta a nota da Unreal, aliás todos comparado com cycles, mas Unreal em especial. Isso porque da mesma forma que vc que usa max ou outro pacote, qualquer que seja, vc tem que exportar e importar do mesmo jeito. Porém, comparar a curva de aprendizado do Cycles com Unreal dando a Unreal como vencedora é muito, muito injusto. Tenta jogar uma cena na Unreal 5, colocar uma luz e ver se ela fica realista com Lumen, daí vai para os materiais, Instancias de materiais, tipos de translucência e tal... tenta fazer um shader de vidro funcionar legal na Unreal de primeira? E espelho? Velho a curva de aprendizado da Unreal é a pior de todas em todos os exemplos citados. Tenta, faz um teste e vê...
Concordo plenamente. A interface do Unreal é assustadora perto do Blender, sem contar que ele é um trambolho pra carregar. De fato é uma ferramenta com foco em desenvolvimento, o uso pra Archviz embora mais frequente hoje, ainda é nicho. A qualidade é indiscutível, porém como o foco aqui é falar de softwares para arquitetos e outros profissionais com foco em archviz (não em desenvolvimento), acho que o ideal seria integrar muitos dos melhores recursos do Unreal no Twinmotion mesmo, inclusive o uso direto de assets.
A unreal tem umas particularidades dela, por ser primariamente uma engine de jogos, que são bem diferentes do universo 3d offline, não interativo. Por isso ela é pouco intuitiva para quem vem do blender, do c4d...etc A curva de aprendizado dela é confusa mesmo. Mas não diria que é difícil, só não é intuitiva, se você tentar aprender só fuçando é complicado, tem que ver tutorial, curso, ler manual porque é muita coisa escondida nela que faz toda a diferença
@@drelius Acho que a epic deveria ter um software separado só para render, sem nada da engine de jogos. Esse lance de compilar shaders e demorar uma eternidade para abrir a primeira vez é um porre. O twinmotion é um passo da epic nesse sentido, mas faltam features e é só para arquitetura. Eu sou do motion, publicidade e personagens...as vezes renderizo algumas coisas na unreal mas é um processo chato, ainda mais para mim que não sou especialista na unreal. O ideal seria se a epic abrisse o twinmotion para outros usos fora da arquitetura, deixasse ele mais amigável para isso e mais robusto para alcançar o mesmo nível de qualidade da unreal.
e serio isso de receber multa? já uso a uns 4909 anos e nunca recebi nada.....táporra
👌
Sinceramente unreal esta muito mal qualificado! Um dos melhores que existem e de qualidade absurda!
Cara, sem querer ser chato mas tem uns probleminhas aí:
- no blender não precisa importar, vc pode basicamente modelar no blender, o que na verdade é um ponto positivasso pra ele, inclusive a renderização em qualquer um dos programas listados aí é melhor se modelada em algum programa poligonal por uma questão de topologia (dependendo de como foi modelada tbm né rs)
- é meio complicado comparar twinmotion com unreal, porque o twinmotion foi feito com a engine da unreal, o que tem em um vem do outro, meio que daria pra fazer um "twinmotion" la dentro do zero, mas aí já é outra historia...
- o twinmotion pra uso comercial é pago, só é gratuito pra quem já tinha ele desde 2019/2020 se não estou enganado
E só pra complementar: pra quem usa unreal, d5 ou twinmotion, saber blender ou qualquer outro programa de modelagem poligonal é essencial. Dá pra usar sem? Dá, mas sabendo o processo melhora muito, alem de se tornar possível modelar muito mais coisa. Pra Unreal principalmente.
Acho que o que ele fala sobre a necessidade de importar pro Blender é porque o vídeo foca em usá-lo apenas como ferramenta de renderização. O vídeo trata de "Top 4 renderizadores gratuitos", ou seja aborda opções de renderizadores free pra quem usar qualquer outra ferramenta de modelagem. Ou seja, pra alguem que nao tem conhecimento do blender, e não quer pagar um renderizador e nem aprender a modelar no Blender (não interessa o motivo), mas precisa renderizar, se essa pessoa quiser usar o Cycles como opção vai ter que importar o arquivo.
@@drelius
(não interessa o motivo)
tendi...
@@marceloaanascimento ok, sentindo uma ironia na réplica o "não interessa o motivo" seria melhor substituido por "por X motivos".
E embora o mais trivial pareça ser a curva de aprendizado que já virou lenda pra muita gente, que acaba se afastando (eu mesmo ja passei por isso), não se limita a isso. As pessoas tem muitos motivos para não aprender *qualquer* outro software, pra alguns pode sempre parecer comodismo, mas para muitos é tempo para reiniciar do zero e conciliar com os trabalhos e projetos paralelos (falo aqui como alguem que projeta também). Para outros pode ser a cultura do ambiente de trabalho em que estão inseridos (a pessoa trab num esc q soh se engessou no sketchup, ou usa so 3ds por exemplo). Etc etc etc.
tirando então esses 4 motivos, acho q não tem porque não usar o blender (meu comentário não foi uma crítica ao blender, e sim uma tentativa de explicar o que ele quis dizer sobre a necessidade de importar CASO a pessoa queira apenas usar os recursos de render dele, acho q isso tava claro).
Eu antipatizo mt com o 3ds, o Maya inadequado pra arq, o skp cada vez mais estagnado e travoso com atualizaçoes superficiais. Além do blender como ferramenta completa, gosto do Rhino3d... e se licenciamento não fosse impeditivo apostaria no c4d.
bem injusta e mal feita essas comparaçôes
Eu acompanho seus vídeos e vejo que você é tendencioso para certos programas e sempre negligencia outros programas como vray, corona, arnold, eles são os programas mais fortes e de melhor qualidade com imagens e não precisam de altas capacidades. Quanto aos programas que você mencionou, eles precisam de alta capacidade e imagens de baixa qualidade
Twin motion realista??? Kkkkk quem faz render de interiores sabe que esses softwares que rodam em placa de vídeo geram umas imagens muito estranha com iluminação bem ruim. Fora que precisa investir uma grana em computador.
Nessa altura do campeonato, não tem mais o que inventar: Enscape, Lumion e VRay....
Ah.. tem sim.. e o Twinmotion prova isso.. não existe nada tão fácil de usar, estável, pouco exigente quanto a equipamento.. maravilhoso
Blender + Mac é perfeito, é o meu setup simples e clean
Qual programa vc utiliza para o projeto?