Muito bom! O Estado que abandona suas politicas publicas em prol de alimentar o lucro sem limites, infelizmente, leva à pauperização e à crise social que, logo a seguir gera muito mais encarceramento. Triste realidade
8:21 ERRADO não houve desregulamentação, houve a criação das agências reguladoras no governo FHC e essas passaram a controlar as empresas que foram "privatizadas" não ocorrendo na verdade a desestatização pois as companhias ainda está o sobre controle do Estado via agências reguladoras, em países onde realme te houve privatizações ( coisa que nunca houve no Brasil) as regulações tb são privadas mesmo as de segurança para o usuário do serviço.
O Brasil precisa abrir a sua economia, porém deve ser aberta de uma forma inteligente; temos que fortalecer a indústrias, desburocratizar, facilitar a abertura e fechamento de empresas. Precisamos de reformas estruturais, como a tributária. O estado não tem que ser mínimo nem grande, ele tem que ser o necessário.
2:18 O conceito de mais valia já foi refutado por vários economistas é olha a bastante tempo. A mesma coisa pra dialética historicista usada em Marx, ele comete um erro metodológico ao falar que o motor da sociedade é a guerra de classes por usar uma janela muito curta
Isso ae, nenhum pesquisado da área de ciências humanas acredita em mais valia, já foi refutado pelos maiores economistas do mundo, excelente sua observação.
@Otávio Rapôso Não tem sentido algum seu argumento. Os bancos lucraram muito mais em governo de esquerda ( Lula ) do que no governo de agora, isso não faz do país neoliberal. O ministro é neoliberal mas pratica coisas totalmente diferentes do liberalismo. Rótulos não funcionam, ações, sim.
@Otávio Rapôso Ora, usei do mesmo argumento que vc. Ora, se Paulo Guedes se diz neoliberal, então pode apenas praticas ações neoliberais. Então Lula, que se diz de esquerda, praticou apenas atos de esquerda.
O que estou tentando lhe mostrar é que, a pessoa não pratica necessariamente o rótulo que a ela é atribuido. Paulo Guedes, mesmo se dizendo liberal, prática coisas que qualquer liberal clássico ou até mesmo os mais novos (Roberto Campos, Thatcher, Reagan...) teriam nojo. É por isso, que dizer que o Brasil é neoliberal só por causa da visão econômica do ministro da economia é totalmente falho.
O plano Marshall foi aplicado com base na escola de Estocolmo e não no modelo de keynes mesmo que hajam pequenas semelhanças. Modelo keynesiano já foi refutado em seus 3 pilares.
Se eu tivesse estas informações antes não estaria mais ou menos pobre. Está aprovado a informação liberta.Obrigado professor! JOSÉ Quissamã e Itaperuna.24 12 20
Bom dia amigo poucos brasileiros se interessa sobre este assunto nas escola nem ensina ou comenta Eu.Evanginaldo gosto muito em aprender show muito bom
Olá tudo bom? Você falou do aumento da população carcerária mas mas explicou a relação, se existe uma causa efeito ou se sequer tem aliviam ligação, suas causas Etc. Poderia explicar isso?
O incentivo desenfreado da concorrência de mercado gera um aumento significativo da pobreza e, consequentemente, da criminalidade, pq o neoliberalismo prega um estado mínimo mas esse mínimo é somente para dar saúde, educação, previdência social etc., no entanto, o Estado continua macro pra regular os interesses econômicos, como por exemplo, liberação de bilhões a instituições bancárias privadas como promessa de empréstimo aos cidadãos (sendo que esse dinheiro nunca chega no cidadão). Logo, como o esforço do Estado para fazer planejamento e dar infraestrutura social é cada vez menor, as pessoas menos favorecidas acabam ficando à margem do sistema produtivo e com o tempo roubam, cometem crimes ou não trabalham... enquanto isso, altíssimos investimentos são feitos em segurança pública, justamente para aumentar a repressão desses que estão à margem do capital.
@@pablossramos lendo isso ficam mais dúvidas que certezas, frases como “a concorrência ferra pobreza” sendo que concorrência gera maior competitividade, emprego, preços acessíveis, etc. Um estado mínimo procura a eficiência do mesmo, mas bom, discrições de internet não mandam nada, abraço e tenha um bom dia.
@@WushuAriel Por isso que o neoliberalismo é cilada, pq o estado é mínimo só onde convém. Sem políticas sociais, de nada adianta o resto, pois fica concentrado só na mão de quem é mais favorecido. Abraço.
@@pablossramos "O incentivo desenfreado da concorrência de mercado gera um aumento significativo da pobreza e, consequentemente, da criminalidade", como surgiria a pobreza desse ponto que você citou ? Penso assim: Empresa A e Empresa B, concorrendo no mercado, preço, qualidade e mão de obra qualificada. Em que ponto surge o aumento da pobreza ?
@@joeythai1000 não me indentifico com os keynesianos. Mas sem educação pública eu seria condenado à pobreza. Já é difícil estudar de graça e trabalhar ao mesmo tempo. Imagina ter que pagar os estudos.
A diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Numa sociedade muito desigual (brasileira) uma liberdade muito grande ao mercado acentua a desigualdade gerando diversos problemas sociais (violência). Isso é só um pequeno resumo p ilustrar a relação entre desigualdade e violência. É apenas uma síntese. Esse assunto tem muito mais p debate. Espero ter ajudado.
@@marxsonvince A desigualdade não deve ser debatido, o que deve ser debatido é o nível de pobreza. Hong Kong é mais desigual que a Venezuela, Estônia é mais desigual que Cuba.
Ótima aula, extremamente clara e objetiva. O importante é que se entenda a ideia central do conteúdo, porém alguns estão querendo levar a ideia para demais pontos e através de distorções.
Professor, primeiramente parabéns pela sua belíssima didática; Eu gostaria de saber (se existir) qual é a relação do Neoliberalismo com a educação e para ser mais específico com a BNCC?
Com certeza o esvaziamento dos temas transversais na BNCC, por ex: A educação ambiental é mencionada apenas umas vez na base. Esses temas transversais foram inseridos no contexto educacional também a partir da crítica ao neoliberalismo, e presumem uma visão mais integrada de conhecimento com a realidade para superar por ex as desigualdades sociais, injustiças ambientais, desigualdade de gênero e de grupos étnicos. A conexão dos conteúdos disciplinares com a realidade é ameaçada pela fragmentação do conhecimento, que foi importante para o avanço do conhecimento especializado e criação de tecnologias. No entanto essa fragmentação é uma barreira para relacionar os conteúdos disciplinares com a realidade vivente dos alunos. Por isso ouve reformas na educação nacional para direcionar a formação de trabalhadores cidadãos, para obter habilidades para atuar em uma realidade cada vez mais interconectada de maneira regional, nacional e global e assim atuar na transformação da realidade pelo exercício cidadão. So que o esvaziamento dos temas transversais na BNCC dificulta esse processo de prover um conhecimento crítico e menos fragmentado sobre a realidade.
Tem algo de muito errado na questão do monopólio do capital e do consumo no Brasil a fonte de dinheiro sai do goveno da meia volta e volta para o governo de novo os trabalhadores ficam sequestrado sem poder desenvolver com o suor do seu trabalho sem contar os juros de empréstimo que gera inflação para os trabalhadores pobres
Creio que há um equívoco fundamental nesta análise. Não há uma criminalização da pobreza, e sim a santificação da pobreza e do fracasso nesta ideologia. A pessoa que, por decisões ou omissões erradas (suas ou de seus pais), falta de empenho ou esforço conduz a vida à miséria e a multiplica entre seus muitos e precoces descendentes, é albergada como vítima, credora de quem, pelas razões opostas, teve sucesso. A criminalização se dá sim, mas é contra os que têm sucesso, dentro de uma visão equivocada e infantil de que o dinheiro é um bem em si, e sua acumulação nas mãos de uns é um mal e vai gerar a carência nas mãos de outros.
Sabem uma coisa que as Pessoas não Perceberam , GRANDES EMPRESAS PRIVADAS viraram um ESTADO, um Governo , ou seja , uma INSTITUIÇÂO SEM DONO , SEM PATRÃO, com um CEO que é mudado de tempos em tempos apenas 1 Laranja , E hoje uma instituição que detém muitas ações da Empresa Privada , amanha mesmo ja vende elas e outra instituição passa a possuir muitas ações da Empresa ... Nem os Acionistas são donos , pois , eles vivem vendendo e comprando ações e trocando as ações de empresas ...
Vai nessa, a pessoa deixa de ter assistência do governo pra sair da miséria, fica a deriva da boa vontade da contratação do setor privado, não é contratada, rouba ou trafica em decorrência disso. Motivo de neoliberalzinhos serem burros
O conceito de NEOliberalismo é consenso. Liberalismo clássico pregava a separação COMPLETA de estado e RELIGIÃO, além da economia e também contra moralismo da sociedade (e os criadores defendiam isso apesar de nunca emplacarem). Quer casar com alguém do mesmo sexo, de outra religião, raça, país, usar substâncias recreativas? Faça e o estado e a sociedade NÃO TEM NADA A VER COM ISSO desde que não interfira na liberdade de outros. Os "liberais" de hoje são o quê? Cristãos moralistas cagadores de regra, ou seja, NEO (novo em latim) liberais, liberais diferentes dos clássicos, só defendem o direito de enriquecer sem regras, já que se alguém aceita trabalhar só por comida, esse é o acordo entre ele e o contratante e tem que ser "respeitado". Por isso que Adam Smith se quer questionou a escravidão que ainda era vigente na sua época.
O neoliberalismo surgiu como doutrina no final da década de 1930 e foi posto em prática a partir da década de 1970. O neoliberalismo transformou tudo em mercadoria - até o conhecimento.
1:27 O plano Marshall não serviu para a reconstrução da Europa. Por exemplo a Alemanha no pós guerra sofreu sanções como poder só produzir 25% do aço que produzia no pré guerra. Indústria foram desmontadas e as políticas nazistas de controle econômico continuavam. Com o fim dessas políticas por parte dos Estados Unidos que houve o milagrosos crescimento econômico Alemão, fruto do ORDOLIBERALISMO, que diminuiu impostos de renda de 80% para 18% e reduziu a base monetária em 93% lançando uma nova moeda, uma moeda forte. Foi o liberalismo do ordoliberalismo que enriqueceu a Alemanha. O plano Marshall em si não teve um impacto grande além das exigências para recebimento de dinheiro que eram : controle dos gastos públicos e fazer comércio com quem se estava em guerra anteriormente. A verdade é que o Plano Marshall só serviu para enriquecimento de alguns poucos industriais americanos associados ao Presidente Democrata da época Truman
Sugiro começar com Rüstow , Hayek e depois o Friedman, pode ser o "Neoliberalism and its Prospects". Embora tal tradição parta dos liberais, há um rompimento claro com o liberalismo clássico de Locke e S. Mill. Os autores do ordoliberalismo e da escola austríaco, assim como a tradição da escola de Chicago, podem ser chamados de NEOLIBERAIS sem qualquer erro. Há um senso comum propagado por youtubers "libertários" que não existe neoliberalismo, que é uma invenção da esquerda, do MEC, etc, mas há um debate consolidado inclusive dentre esses autores tradicionais e também das pesquisas que decorrem a partir desses autores - e do Colóqui Walter Lipman e da Sociedade Mont Pèlerin Dizer que não existe neoliberalismo ou de que ele foi criado de forma pejorativa pela "esquerda" é "fake news" de beócios autodidatas.
Ou seja, o neoliberalismo só da certo em paises de 1° mundo, aqui no Brasil e em outros países e continentes pobres faz com que suas riquesas sejam drenadas para o grande capital financeirio, faltando recursos pras áreas sociais. É justamente essas medidas que Paulo Guedes quer implantar aqui.
Na verdade não,a Estônia após o fim da união soviética era apenas um miserável pais, eles implementaram o sistema neoliberal e atualmente são um país Extremamente desenvolvido
2:13 Errado de novo, houve a abolição pois não havia a propriedade privada, quem acumulava era o Estado e isso não é capitalismo de Estado é COMUNISMO, chamar por um nome contrário a o que a coisa é não a torna aquilo que está sendo chamada.
Professor ótima explicação, mais relacionar criminalidade com a pobreza não tem nada haver. Lá nos Estados Unidos a população carcerária é bem alta devido ao número de prisões perpétua, o Obama tentou acabar com a prisão perpétua afirmando uma redução de 20% da carga tributária, a população estadunidense preferiu pagar os 20% e deixar os presos quietinhos na cadeia mesmo. Obs: O Trump reduziu mais de 20% da carga tributária sem soltar um único preso.
1:51 Errado novamente. Depois de 1947 e durante a guerra fria surgiram várias regulações e agências federais nos Estados Unidos que dificultaram a competição.
Professor, se a maior taxa de carcerários é do USA, é porque eles realmente levam as leis do estado a sério, mesmo com um estado pequeno. E não nós que mesmo com esse estado grande, não levamos as leis a sério. Menos leis é mais praticas das lei
Professor, tudo o que o senhor chamou de NEOliberalismo é,na verdade LIBERALISMO. Tudo está descrito na literatura LIBERALISTA. Qual o autor NEOliberalista eu posso recorrer para estudar.
Más liberalismo e neoliberalismo tem suas diferenças embora ambos defendam pouca inferência estatal na economia e privatização de empresas o liberalismo defende o modelo estado bem de estar social enquanto o mercado regula a economia o estado através dos impostos investe em serviços públicos como saúde, educação, segurança, infraestrutura, transporte público etc já o neoliberalismo defende o estado mínimo ou seja tudo gerenciado por empresas privadas com pouca atuação do governo
Desculpa a intromissão, Eduardo. Sugiro começar com Rüstow , Hayek e depois o Friedman, pode ser o "Neoliberalism and its Prospects". Embora tal tradição parta dos liberais, há um rompimento claro com o liberalismo clássico de Locke e S. Mill. Os autores do ordoliberalismo e da escola austríaco, assim como a tradição da escola de Chicago, podem ser chamados de NEOLIBERAIS sem qualquer erro. Há um senso comum propagado por youtubers "libertários" que não existe neoliberalismo, que é uma invenção da esquerda, do MEC, etc, mas há um debate consolidado inclusive dentre esses autores tradicionais e também das pesquisas que decorrem a partir desses autores - e do Colóqui Walter Lipman e da Sociedade Mont Pèlerin Dizer que não existe neoliberalismo ou de que ele foi criado de forma pejorativa pela "esquerda" é "fake news" de beócios autodidatas. Abs
@@Dsaragão A questão nao é essa. Fatos são fatos, mas o problemas é acreditar em bêbados em qualquer esquina. Para começar a conversa eu teria de relatar fatos históricos desde 1912. Contudo eu nem perderei meu tempo, mesmo pq o título do vídeo já é um problema, afinal as pessoas gastam muito tempo falando de algo que não existe pois desconhecem aquilo que existe e vivem em determinado mundo. Felizmente parte da população está buscando analisar bem as coisas e juntar fatos e já olham para figuras como Ciro Gomes e já lhe dão o melhor adjetivo que é de louco. Então se vc quer acreditar em contos, fique livre para isso e eu sigo livre para pensar diferente.
@@joaopessotti5033 O problema não são o que você denomina como "contos" O problema é se deixar cegar por ideologias; o liberalismo causou a grande crise de 1929; e o seu filho o neoliberalismo é um completo fracasso; vide: Argentina, Chile, Brasil, Inglaterra, EUA... Agora as pessoas mentem, distorcem e negam os fatos, para se manterem fiéis as suas ideologias; isso se chama: discurso de conveniência política seguido de falácias autoimunes.
Porque falhou ao ser aplicada na prática kkk É um tipo de capitalismo que não funciona porque prega a extinção do estado e todos sabem que o capitalismo depende do estado para existir. Nenhum país do mundo hoje usa esse modelo, a maioria usa o desenvolvimentismo social democrata
@@cambojanomucholoko1493 Com a pandemia que se instalou no mundo, é o estado que assumirá inclusive, o prejuízo das empresas. Aproveite para aprender na prática, como o mundo real funciona imbecil!
Eduardo Santana “MUUUUUH! IMPOSTO É ROUBO ONDE? MUUUUH”, Muge o bovino gadão corneado e conformado com as chicotadas que recebe do seu REI DO GADO. Vamos lá amiguinho, vamos entender o que é propriedade privada, propriedade privada nada mais é do que um bem, recurso, produto que você adquiriu ou já tem, tendo assim o direito de você fazer tudo o que você quiser com essa sua propriedade, desde doá-la até vendê-la ou, se você achar necessário, descarta-la. E essa propriedade pode ser: seu corpo, sua casa, seu cachorro, gato e outros recursos. Supondo uma situação em que você, Corno Estatal Conformado e Manso, decida ir para um supermercado fazer compras para alimentar você e seus bezerros gadosos, e ao percurso você se depara com um um indivíduo que decide roubar, tomar, extorquir sua propriedade, e detalhe, ele está armado (como sempre), e você bovino gadoso da seus pertences pra ele, e ele não te mata. Então, vimos que sua propriedade foi violada e tomada de você sem seu consentimento, você acha que isso é eticamente correto? Você acha que isso é algo aceitável? Provavelmente, você bovino gadoso, vai fingir que isso nem aconteceu. KKKKKKKK mas é lógico que é antiético e moralmente errado! Você tem o direito de usar de vários outros recursos para violar a propriedade deste indivíduo proporcionalmente, pois ao ter violado a sua propriedade, este indivíduo vagabundo perde seu direito de propriedade e está sujeito a se foder bem gosto nas mãos de outros indivíduos.
11:28 Errado, não há a casualidade aí na verdade não existe nem a correlação positiva na verdade ha correlação negativa quanto maior a atividade privada dentro de uma economia menos se prende pessoas.
Não acredito no "Neoliberalismo" isso é um MITO. QUEM CRIOU O NEOLIBERALISMO? Algumas pessoas pregam o "Neoliberalismo", mas isso é só pelo fato de eu não ter o mesmo pensamento que o seu?! Da minha pessoa não concorda com você?! Isso que é ser Neoliberal? Não entendo esse pensar de vocês 🤔
Chama "Neo" Liberalismo porque é tipo um "revival" do Liberalismo Clássico Lassais-faire que foi infelizmente substituído por Keynesianismo após 1929, porém essas medidas econômicas a longo prazo ocasionou recessão econômica e inflação (um ótimo exemplo é a Inglaterra, que só voltou a crescer de novo quando Margareth Tatcher adotou medidas Liberais), nos anos 80 e 90 vários países migraram para o Liberalismo novamente por isso "Neoliberalismo", é como se fosse "a volta do Liberalismo" mas na prática Liberalismo e Neoliberalismo são a mesma coisa.
Vou explicar, em poucas palavras, o que o vídeo enrolou, só confundiu e não explicou: A palavra "liberal" pode ter dois significado distintos, antagônicos e totalmente inverso um do outro, por exemplo: 1) Liberal, tanto pode se referir ao liberalismo ECONÔMICO (pregado pelos governos de direita), neste caso, basta utilizar o termo "Capitalismo" para não confundir com ou outro tipo de liberalismo; 2) Liberalismo imoral que prega a liberação das drogas, liberação do sexo (inclusive incesto e pedofilia), liberação dos jogos de azar. Neste caso, basta utilizar o termo "Progressista", que, igual ao anarquismo (outra vertente do comunismo) prega a extinção da polícia, do judiciário, extinção do conceito de família... Nos EUA, liberal = comunista. Resumindo: A Direita prega o liberalismo ECONÔMICO, ao mesmo tempo que prega o conservadorismo (oposto do progressismo), ou seja, preservar as instituições (Lei (Direito Romano), fé, família, judiciário, democracia grega)... A Esquerda prega a intervenção estatal na economia (tudo pelo estado, nada contra o estado e nada fora do estado), ou seja, você entregando todo o teu dinheiro, todos os teus bens, toda a tua força de trabalho para o estado, o resto está liberado (drogas, sexo, jogos ). Neoliberalismo (outro caminho para o comunismo) nada mais é do que os monopólios e oligopólios patrocinado pelo estado (governos), que nada mais é do que o velho fascismo que, no Brasil ficou mascarados como campeões nacionais, onde os barões poderosos amigos do rei ficam protegidos contra a concorrência, pois não haveria judiciário para defender os pequenos dos poderosos. Há documentários no History Channel, "Gigantes da Indústrias", "Gigantes dos Alimento" falando sobre o surgimento do capitalismo e o surgimento das regras de mercado (tão combatida pelos neocomunista, digo, neoliberalistas). Também explica implicitamente porque o Brasil é um pais tão atrasado e que não surgem grandes indústrias como a Apple, Microsoft, IBM, GE, Boeing, HP, Oracle, Google, Yahoo...
Vc discer sem mencionar o nome que o governo Bolsonaro e na verdade um neo-comunista !!! Esse governo estar extraindo riqueza da POPULAÇÃO dessa maneira que vc mencionou aí ... Uma coisa é certa a turma está muito insatisfeita com esse governo polêmico do Bolsonaro ...
@@andreluizcastellobranco6133 Muito pelo contrário! Bolsonaro e Paulo Guedes querem tirar o peso do estado de cima da população! Além disso, pretende conservar a estrutura familiar, preservar as Leis, a sociedade civil (conservadorismo).
"Neoliberalismo (outro caminho para o comunismo) nada mais é do que os monopólios e oligopólios patrocinado pelo estado (governos)". Amigo, presta atenção no que você ta escrevendo. Se vc soubesse o significado do Neoliberalismo, vc saberia que o mesmo defende a privatização. Privatização é a desvinculação de empresas com o poder público para vinculação com o PRIVADO. Da onde que empresa privada é bancada pelo estado? E o que diabos isso tem a ver com comunismo? Quem te disse essa besteira?
Caro professor. Há várias falácias pronunciadas na sua video aula. Acho que o senhor não leu K. Marx ou os demais autores que citou em sua palaestra. Há erros graves de análise quando cita números absolutos, sem avaliar a proporcionalidade. Nunca a antiga URSS competiu com os EUA no âmbito do comercio internacional, ao contrário a URSS sempre deficitária em sua balança comercial. Dada sua insuficiência econômicoa, foi grande importadora de insumos básicos, alimentos, vestuário, etc. Seus poucos produtos exportados jamais conseguiram competir no mercado internacional. A disputa com os EUA foi ARMAMENTISTA e de influência política, jamais foi econômica devido ao seu redundante e fracassado modelo de produção socialista.
9:50 Errado NOVAMENTE a austeridade fiscal nada mais é do que trabalhar o orçamento de maneira que não exista déficit fiscal. Ou seja a simples ideia que o governo deve gastar só aquilo que arrecada. E para a aplicação disso as vezes dependendo do Estado onde isso se aplica existe fortes subsídios e gastos estatais em diversas áreas que não estão surgindo efeito, logo se corta esses subsídios e se cortar os gastos que não está o surgindo efeito por exemplo a recomendação da OCDE para o corte de gasto em educação superior no Brasil. Com isso o governo toma menos dívida é com o governo tomando menos dívida o juros caem e eles caindo fica mais barato para as empresas privadas operarem, exatamente ao contrário do que você disse.
Aos críticos, essa não é uma aula sobre análise do espectro neoliberal na política. Isso e uma aula sobre TEORIA do Neoliberalismo para estudantes e concursandos. O intuito não é fazer nenhum tipo de analise. Apenas explicação de conceitos e acontecimentos precedentes a esses conceitos.
6:36 "liberalismo entrou em colapso" em 1929 kkkkk como se o capitalismo fosse um sistema SLK 8:40 mais valia relativa, criminalização da pobreza --- sai dessa prisão!
Professor com todo respeito, essa aula só desinforma infelizmente. Você cria até um paralelo com encarceramento e não mostra de onde tirou essa relação. E a quebra da bolsa de 29 foi explicado pelos modelo de ciclos econômicos onde mostram a culpa do banco central e corporativistas imobiliários.
Informando que a crise de 1929 ocorreu devido a interferência do estado e não do livre mercado como você propós... dá é medo desses "professores" de humanas que nunca leram um livro na vida, se brincar, nem Marx que tanto amam... só informando que Keynes com suas teorias de literalmente imprimir dinheiro ou cavar um buraco e colocar outro para colocar areia de volta e ficar nesse ciclo que gerou as crises mundiais. Bizarro é atribuir a criminalidade a problemas econômicos, teorias econômicas por exemplo... quando o problema é educacional que os próprios professores são responsáveis :)
kkkkkkkkkkkk nem sabe escrever corretamente e quer criticar o professor. Você poderia aprender usar vírgula e crase antes, para não passar vergonha. Abraços.
@ formado onde? não sabe gramática, o básico para ser um bom profissional em qualquer área, especialmente se for da ciências humanas, ou seja, tem muito a ver com o assunto. Sou formado em sociologia, e sei que todos os assuntos importantes na história, política e economia são interpretados de diferentes maneiras por diversos autores e autoras. Assim sendo, uma crítica justa ao professor seria dizer que ele se limitou a mostrar apenas um ponto de vista, mas não dizer que o cara" cagou", defenestrando todo o esforço do profissional. Isso é ridículo, e só revela o caráter do detrator (que no caso é você): ignorância e pedantismo sem sequer entender o fundamental do assunto. Abraços.
@ KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK sim, nunca existiu CIA aqui durante a ditadura militar, mas agentes soviéticos?? vai se tratar, direita esquizofrênica, credo, vai que pega.
ainda bem que fugiu da humanas, você escreve tudo errado, não sabe usar vírgula, cara, é patético demais. E Keynes era um liberal, porém, um economista liberal heterodoxo, seu jumento kkkkkkkkkkkkkkk
Isso não é uma aula sobre análise do espectro neoliberal na política. Isso e uma aula sobre TEORIA do Neoliberalismo para estudantes e concursandos. O intuito não é fazer nenhum tipo de analise. Apenas apresentação de tópicos.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK “menos estado e mais miséria” por que países como Estados Unidos, Japão, Suécia, Canadá que adotam o liberalismo possui uma ótima qualidade de vida do que países com um Estado interventor como: Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, Vietnã... tu é muito burro cara KKKKKK
@@cambojanomucholoko1493 vc só citou países de primeiro mundo, que tiveram base p se implementar o neoliberalismo e mesmo assim nem implementaram a ideia completa dele, em um país subdesenvolvido se for implementado uma política assim só traz pobreza, desigualdade social e violência policial
@@motoridercustom o burro aqui é você mesmo. Isso você já deixou claro desde o primeiro comentário. Fato é que a mensagem passada no vídeo está correta.
@@motoridercustom Concordo com fatos históricos. Agora para um imbecil, qualquer pequeno erro invalida todo o vídeo certo? Com relação a foto, se gosta de mostrar tua cara de idiota na internet é um direito teu. A merd@ que você idiotamente apoia, pode ser vista ai na America Latina mais precisamente no Chile, assim como vem ocorrendo ai no Brasil, com o "fabuloso" Paulo Guedes arrebentando com o trabalhador, ao beneficiar enormemente as empresas, assim como a classe mais abastada. Como já sai dessa merd@ a muitos anos, só tenho pena mesmo dos bem informados, que estão se arrebentando graças aos trouxas que defendem um sistema que prejudica aos próprios. Se não concorda com o vídeo, nem deveria entrar no canal, já que está claro ter aversão a realidade histórica.
o que não é tendencioso é o canal do Brasil Paralelo, o youtuber ideias rasas, os cursos do Olavo. Use essas referências e nada do MEC (comunista) que o sucesso no ENEM, vestibulares, concursos públicos, ENSINO MÉDIO, tá garantido. Seja um analfabeto com orgulho, pelo menos não será doutrinado.
Os neoliberais são assim. Se ressentem por não se destacarem naquilo que dizem acreditar. O mito da pessoa que se faz sozinha, sem ajuda do Estado. Para eles, quem recebe ajuda do Estado deveria se envergonhar, como se eles mesmos jamais houvessem usufruído de políticas públicas (transporte e ensino, por exemplo). Se pudessem acabariam com todas as politicas públicas exatamente porque querem o neoliberalismo para os outros (é bom frisar). Neoliberalismo no olho dos outros é refresco, né cumpadi?
Criminalização da pobreza ???! Criminalização da pobreza é botar corrupto na cadeia seja Juiz Politico Empresario Mulher Gay Mãe Pai Policial... O que não dá é para ficar engolindo violencia porque certos tipos são encarados como vítimas. Trabalhador e isso incluem todo tipo inclusive empresarios responsveis pagadores de impostos devem ter seus direitos inalienáveis. O nome disso é justiça social real.
o que não é tendencioso é o canal do Brasil Paralelo, o youtuber ideias rasas, os cursos do Olavo. Use essas referências e nada do MEC (comunista) que o sucesso no ENEM, vestibulares, concursos públicos, ENSINO MÉDIO, tá garantido. Seja um analfabeto com orgulho, pelo menos não será doutrinado.
amei as cores desse quadro e a iluminação dhsuhd, inclusive sai da frente no final dos videos pra gente copiar ou tirar print...
@@silvagomes3005 orra, nem tinha visto isso :B e o sai da frente na minha cabeça n tava violento não dsygdy mas agr pareceu
@@silvagomes3005 uashhuahsuahsua
Muito bom!
O Estado que abandona suas politicas publicas em prol de alimentar o lucro sem limites, infelizmente, leva à pauperização e à crise social que, logo a seguir gera muito mais encarceramento. Triste realidade
O bolsopetismo apoia isso
O Estado não alimenta lucros, que faz isso é a criatividade humana, e isto beneficia a todos. As políticas sociais empobrecem a todos.
@@CanalPisco confia, essa história n cola mais
Vc acha que histórias colam ou deixam de colar? É esta a sua análise do mundo ?@@coisineachatah4597
@@CanalPisco A culpa não é da gestão pública e sim de quem comanda o estado.
8:21 ERRADO não houve desregulamentação, houve a criação das agências reguladoras no governo FHC e essas passaram a controlar as empresas que foram "privatizadas" não ocorrendo na verdade a desestatização pois as companhias ainda está o sobre controle do Estado via agências reguladoras, em países onde realme te houve privatizações ( coisa que nunca houve no Brasil) as regulações tb são privadas mesmo as de segurança para o usuário do serviço.
FHC neoliberal,essa gente invebta cada coisa,chegam até a dizer que Collor e Serra eram ULTRA LIBERAIS
Piada
@@Carlos-hl1no tudo de centro esquerda kkkkkkk
Eu apoiava esse sistema, até estudar o mundo do trabalho da década de 30 até os dias atuais
A sua aula é fantástico e bem claro. Muito obrigado partir da Guiné-Bissau 🇬🇼🇬🇼
O Brasil precisa abrir a sua economia, porém deve ser aberta de uma forma inteligente; temos que fortalecer a indústrias, desburocratizar, facilitar a abertura e fechamento de empresas.
Precisamos de reformas estruturais, como a tributária.
O estado não tem que ser mínimo nem grande, ele tem que ser o necessário.
Ou seja, inexistente.
2:18 O conceito de mais valia já foi refutado por vários economistas é olha a bastante tempo. A mesma coisa pra dialética historicista usada em Marx, ele comete um erro metodológico ao falar que o motor da sociedade é a guerra de classes por usar uma janela muito curta
Isso ae, nenhum pesquisado da área de ciências humanas acredita em mais valia, já foi refutado pelos maiores economistas do mundo, excelente sua observação.
Falar que o Brasil é uma país neo-liberal chega a beirar o ridículo.
@Otávio Rapôso Não tem sentido algum seu argumento. Os bancos lucraram muito mais em governo de esquerda ( Lula ) do que no governo de agora, isso não faz do país neoliberal. O ministro é neoliberal mas pratica coisas totalmente diferentes do liberalismo. Rótulos não funcionam, ações, sim.
@Otávio Rapôso Ora, usei do mesmo argumento que vc. Ora, se Paulo Guedes se diz neoliberal, então pode apenas praticas ações neoliberais. Então Lula, que se diz de esquerda, praticou apenas atos de esquerda.
O que estou tentando lhe mostrar é que, a pessoa não pratica necessariamente o rótulo que a ela é atribuido. Paulo Guedes, mesmo se dizendo liberal, prática coisas que qualquer liberal clássico ou até mesmo os mais novos (Roberto Campos, Thatcher, Reagan...) teriam nojo. É por isso, que dizer que o Brasil é neoliberal só por causa da visão econômica do ministro da economia é totalmente falho.
@Otávio Rapôso Me diga então, ações do Paulo Guedes que são liberais. Mais de duas, por favor...
Não, não teve. As políticas do Lula foram extremamente contrárias ao liberalismo. É só vc ver o ranking que o país ocupa em liberdade econômica.
O plano Marshall foi aplicado com base na escola de Estocolmo e não no modelo de keynes mesmo que hajam pequenas semelhanças.
Modelo keynesiano já foi refutado em seus 3 pilares.
Muito bom o conteúdo, altíssima qualidade! Parabéns!
Se eu tivesse estas informações antes não estaria mais ou menos pobre.
Está aprovado a informação liberta.Obrigado professor! JOSÉ Quissamã e Itaperuna.24 12 20
Bom dia amigo poucos brasileiros se interessa sobre este assunto nas escola nem ensina ou comenta Eu.Evanginaldo gosto muito em aprender show muito bom
Olá tudo bom? Você falou do aumento da população carcerária mas mas explicou a relação, se existe uma causa efeito ou se sequer tem aliviam ligação, suas causas Etc. Poderia explicar isso?
O incentivo desenfreado da concorrência de mercado gera um aumento significativo da pobreza e, consequentemente, da criminalidade, pq o neoliberalismo prega um estado mínimo mas esse mínimo é somente para dar saúde, educação, previdência social etc., no entanto, o Estado continua macro pra regular os interesses econômicos, como por exemplo, liberação de bilhões a instituições bancárias privadas como promessa de empréstimo aos cidadãos (sendo que esse dinheiro nunca chega no cidadão). Logo, como o esforço do Estado para fazer planejamento e dar infraestrutura social é cada vez menor, as pessoas menos favorecidas acabam ficando à margem do sistema produtivo e com o tempo roubam, cometem crimes ou não trabalham... enquanto isso, altíssimos investimentos são feitos em segurança pública, justamente para aumentar a repressão desses que estão à margem do capital.
@@pablossramos lendo isso ficam mais dúvidas que certezas, frases como “a concorrência ferra pobreza” sendo que concorrência gera maior competitividade, emprego, preços acessíveis, etc. Um estado mínimo procura a eficiência do mesmo, mas bom, discrições de internet não mandam nada, abraço e tenha um bom dia.
@@WushuAriel Por isso que o neoliberalismo é cilada, pq o estado é mínimo só onde convém. Sem políticas sociais, de nada adianta o resto, pois fica concentrado só na mão de quem é mais favorecido. Abraço.
@@pablossramos "O incentivo desenfreado da concorrência de mercado gera um aumento significativo da pobreza e, consequentemente, da criminalidade", como surgiria a pobreza desse ponto que você citou ? Penso assim: Empresa A e Empresa B, concorrendo no mercado, preço, qualidade e mão de obra qualificada. Em que ponto surge o aumento da pobreza ?
@@joeythai1000 não me indentifico com os keynesianos. Mas sem educação pública eu seria condenado à pobreza. Já é difícil estudar de graça e trabalhar ao mesmo tempo. Imagina ter que pagar os estudos.
Apontar relação entre o liberalismo e população carcerária é desonesto. Trata-se de uma correlação espúria sem relação de causa e efeito.
Será?
Não tem relação de causa e efeito se você não pesquisar o real motivo dessa consequência.
A diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Numa sociedade muito desigual (brasileira) uma liberdade muito grande ao mercado acentua a desigualdade gerando diversos problemas sociais (violência).
Isso é só um pequeno resumo p ilustrar a relação entre desigualdade e violência. É apenas uma síntese. Esse assunto tem muito mais p debate. Espero ter ajudado.
@@expectus9091 crl mas liberalismo não aumenta desigualdade, nego é burro ou se faz ?
@@marxsonvince A desigualdade não deve ser debatido, o que deve ser debatido é o nível de pobreza. Hong Kong é mais desigual que a Venezuela, Estônia é mais desigual que Cuba.
Ótima aula, extremamente clara e objetiva. O importante é que se entenda a ideia central do conteúdo, porém alguns estão querendo levar a ideia para demais pontos e através de distorções.
Nada disso.
Adorei sua aula! Parabéns pela clareza na explicação
Professor, primeiramente parabéns pela sua belíssima didática; Eu gostaria de saber (se existir) qual é a relação do Neoliberalismo com a educação e para ser mais específico com a BNCC?
Com certeza o esvaziamento dos temas transversais na BNCC, por ex: A educação ambiental é mencionada apenas umas vez na base. Esses temas transversais foram inseridos no contexto educacional também a partir da crítica ao neoliberalismo, e presumem uma visão mais integrada de conhecimento com a realidade para superar por ex as desigualdades sociais, injustiças ambientais, desigualdade de gênero e de grupos étnicos. A conexão dos conteúdos disciplinares com a realidade é ameaçada pela fragmentação do conhecimento, que foi importante para o avanço do conhecimento especializado e criação de tecnologias. No entanto essa fragmentação é uma barreira para relacionar os conteúdos disciplinares com a realidade vivente dos alunos. Por isso ouve reformas na educação nacional para direcionar a formação de trabalhadores cidadãos, para obter habilidades para atuar em uma realidade cada vez mais interconectada de maneira regional, nacional e global e assim atuar na transformação da realidade pelo exercício cidadão. So que o esvaziamento dos temas transversais na BNCC dificulta esse processo de prover um conhecimento crítico e menos fragmentado sobre a realidade.
Excelente aula professor !
Tem algo de muito errado na questão do monopólio do capital e do consumo no Brasil a fonte de dinheiro sai do goveno da meia volta e volta para o governo de novo os trabalhadores ficam sequestrado sem poder desenvolver com o suor do seu trabalho sem contar os juros de empréstimo que gera inflação para os trabalhadores pobres
Creio que há um equívoco fundamental nesta análise. Não há uma criminalização da pobreza, e sim a santificação da pobreza e do fracasso nesta ideologia. A pessoa que, por decisões ou omissões erradas (suas ou de seus pais), falta de empenho ou esforço conduz a vida à miséria e a multiplica entre seus muitos e precoces descendentes, é albergada como vítima, credora de quem, pelas razões opostas, teve sucesso. A criminalização se dá sim, mas é contra os que têm sucesso, dentro de uma visão equivocada e infantil de que o dinheiro é um bem em si, e sua acumulação nas mãos de uns é um mal e vai gerar a carência nas mãos de outros.
Amei a aula. Vc explica muito bem professor
Sabem uma coisa que as Pessoas não Perceberam , GRANDES EMPRESAS PRIVADAS viraram um ESTADO, um Governo , ou seja , uma INSTITUIÇÂO SEM DONO , SEM PATRÃO, com um CEO que é mudado de tempos em tempos apenas 1 Laranja , E hoje uma instituição que detém muitas ações da Empresa Privada , amanha mesmo ja vende elas e outra instituição passa a possuir muitas ações da Empresa ... Nem os Acionistas são donos , pois , eles vivem vendendo e comprando ações e trocando as ações de empresas ...
Não concordo quando disse que o neoliberalismo é responsável pela população carcerária, não tem relação nenhuma com isso.
poisé, e no final ele nem argumenta o por que dessa afirmação infundada
em qual dados você se baseia na sua OPINIÃO?
Vai nessa, a pessoa deixa de ter assistência do governo pra sair da miséria, fica a deriva da boa vontade da contratação do setor privado, não é contratada, rouba ou trafica em decorrência disso. Motivo de neoliberalzinhos serem burros
aumento da pobreza = aumento da taxa de criminalização
Adorei a voz.dele...forte... sedutora...mesmo falando um tem a tão técnico..... parabéns
Aula top. Gostei, muito conhecimento em 11 minutos😃😃
O conceito de NEOliberalismo é consenso. Liberalismo clássico pregava a
separação COMPLETA de estado e RELIGIÃO, além da economia e também
contra moralismo da sociedade (e os criadores defendiam isso apesar de
nunca emplacarem). Quer casar com alguém do mesmo sexo, de
outra religião, raça, país, usar substâncias recreativas? Faça e o
estado e a sociedade NÃO TEM NADA A VER COM ISSO desde que não interfira
na liberdade de outros.
Os "liberais" de hoje são o quê? Cristãos moralistas cagadores de regra,
ou seja, NEO (novo em latim) liberais, liberais diferentes dos
clássicos, só defendem o direito de enriquecer sem regras, já que se
alguém aceita trabalhar só por comida, esse é o acordo entre ele e o
contratante e tem que ser "respeitado". Por isso que Adam Smith se quer
questionou a escravidão que ainda era vigente na sua época.
O Brasil tem um pouco mais de 400 mil pessoas em situação de carceragem de fato. 800 mil é uma generalização das condições
Muito obrigado, altissima qualidade.- Parabéns.!!!!!!!!
Citar como exemplo o Brasil como lugar de competitividade e aumento dos presos , isso de competitividade no Brasil não existe.
Explicação magnífica parabéns
Neoliberaliso é a ferramenta politica para progresso.
Só que nunca!
O neoliberalismo surgiu como doutrina no final da década de 1930 e foi posto em prática a partir da década de 1970.
O neoliberalismo transformou tudo em mercadoria - até o conhecimento.
Valeu
1:27 O plano Marshall não serviu para a reconstrução da Europa. Por exemplo a Alemanha no pós guerra sofreu sanções como poder só produzir 25% do aço que produzia no pré guerra. Indústria foram desmontadas e as políticas nazistas de controle econômico continuavam. Com o fim dessas políticas por parte dos Estados Unidos que houve o milagrosos crescimento econômico Alemão, fruto do ORDOLIBERALISMO, que diminuiu impostos de renda de 80% para 18% e reduziu a base monetária em 93% lançando uma nova moeda, uma moeda forte. Foi o liberalismo do ordoliberalismo que enriqueceu a Alemanha. O plano Marshall em si não teve um impacto grande além das exigências para recebimento de dinheiro que eram : controle dos gastos públicos e fazer comércio com quem se estava em guerra anteriormente.
A verdade é que o Plano Marshall só serviu para enriquecimento de alguns poucos industriais americanos associados ao Presidente Democrata da época Truman
Nem vale a pena estudar por aqui. O cara destrói a educação do próprio país, e depois que colocar a culpa nos EUA e na escola austríaca.
@Otávio Rapôso Eu que sou ignorante. Ele falou da OPEP?
O "neoliberalismo" não existe. Não existe autores neoliberais, políticos neoliberais, livros neoliberais, economistas neoliberais etc
que argumento burro. Uma vertente não surge apenas de pessoas escrevendo elas, surge de ideias.
Inclusive ganhadores de prêmio nobel neoliberais
Sugiro começar com Rüstow , Hayek e depois o Friedman, pode ser o "Neoliberalism and its Prospects". Embora tal tradição parta dos liberais, há um rompimento claro com o liberalismo clássico de Locke e S. Mill. Os autores do ordoliberalismo e da escola austríaco, assim como a tradição da escola de Chicago, podem ser chamados de NEOLIBERAIS sem qualquer erro. Há um senso comum propagado por youtubers "libertários" que não existe neoliberalismo, que é uma invenção da esquerda, do MEC, etc, mas há um debate consolidado inclusive dentre esses autores tradicionais e também das pesquisas que decorrem a partir desses autores - e do Colóqui Walter Lipman e da Sociedade Mont Pèlerin Dizer que não existe neoliberalismo ou de que ele foi criado de forma pejorativa pela "esquerda" é "fake news" de beócios autodidatas.
Parabéns professor 👏👏👏👏 ótima aula
Obrigada gostei muito da sua aula
Só tô aqui pq meu professor mandou assistir, na quarentena kkk
Ou seja, o neoliberalismo só da certo em paises de 1° mundo, aqui no Brasil e em outros países e continentes pobres faz com que suas riquesas sejam drenadas para o grande capital financeirio, faltando recursos pras áreas sociais. É justamente essas medidas que Paulo Guedes quer implantar aqui.
Neoliberalismo funciona em qualquer país
Se você for implantando aos poucos o Brasil vai avançar muito
Na verdade não,a Estônia após o fim da união soviética era apenas um miserável pais, eles implementaram o sistema neoliberal e atualmente são um país Extremamente desenvolvido
Isso acontece com outros países tbm como: nova Zelândia e o Chile.
@@GabrielCarvalho-zh8hm
O Brasil vai virar um Vietinã com essas medidas do Guedes.
@@LuizGustavo-bc8op Por que ele vai virar ?
2:13 Errado de novo, houve a abolição pois não havia a propriedade privada, quem acumulava era o Estado e isso não é capitalismo de Estado é COMUNISMO, chamar por um nome contrário a o que a coisa é não a torna aquilo que está sendo chamada.
Depois de um ano do seu comentário, ainda pensa o mesmo?
Adorei o conteúdo 👏😃😃😃
Professor ótima explicação, mais relacionar criminalidade com a pobreza não tem nada haver. Lá nos Estados Unidos a população carcerária é bem alta devido ao número de prisões perpétua, o Obama tentou acabar com a prisão perpétua afirmando uma redução de 20% da carga tributária, a população estadunidense preferiu pagar os 20% e deixar os presos quietinhos na cadeia mesmo. Obs: O Trump reduziu mais de 20% da carga tributária sem soltar um único preso.
passou de duas linhas não leio
@@ChuuSilva isso explica muito
@@nobre8324 Explica o que?
@@ChuuSilva alto explicativo
@@nobre8324 alto?
1:51 Errado novamente. Depois de 1947 e durante a guerra fria surgiram várias regulações e agências federais nos Estados Unidos que dificultaram a competição.
Justamente, erro que deveria ser corrigido pelo o mesmo.
Ótima aula
Professor, se a maior taxa de carcerários é do USA, é porque eles realmente levam as leis do estado a sério, mesmo com um estado pequeno. E não nós que mesmo com esse estado grande, não levamos as leis a sério. Menos leis é mais praticas das lei
Correção os Estados Unidos possuem a 2° maior população carcerária. A China possui a maior população carcerária do Mundo.
@@ignoranciabrasileira8203 A China é um país Comunista, o que esperaria da China 🤦♂️
@@mestresdodireito5728 Óbvio que a China terá a maior população carcerária do mundo, ela é o país mais populoso que existe
@@ignoranciabrasileira8203 e os EuA só estão ai pela prisão perpétua
@@mestresdodireito5728tu assistiu a vídeo-aula de costas?
Está muito cor de rosa essa explicação. 😏
bela aula, amigo
Os dados de encarceramento estao maquiados. Os assaltos so sao resolvidos em 2% os outros 98% fivam soltos....
Muito boa a aula. Porém senti um ideal contra o neoliberalismo. Seria este professor um marxista ou alguém a favor do capitalismo estatal
Professor, tudo o que o senhor chamou de NEOliberalismo é,na verdade LIBERALISMO. Tudo está descrito na literatura LIBERALISTA. Qual o autor NEOliberalista eu posso recorrer para estudar.
Más liberalismo e neoliberalismo tem suas diferenças embora ambos defendam pouca inferência estatal na economia e privatização de empresas o liberalismo defende o modelo estado bem de estar social enquanto o mercado regula a economia o estado através dos impostos investe em serviços públicos como saúde, educação, segurança, infraestrutura, transporte público etc já o neoliberalismo defende o estado mínimo ou seja tudo gerenciado por empresas privadas com pouca atuação do governo
Nenhum, n existem autores neoliberais
@@joaomatos9270 Isso n é liberalismo seu monkey, é keynesianismo, vá estudar
Desculpa a intromissão, Eduardo. Sugiro começar com Rüstow , Hayek e depois o Friedman, pode ser o "Neoliberalism and its Prospects". Embora tal tradição parta dos liberais, há um rompimento claro com o liberalismo clássico de Locke e S. Mill. Os autores do ordoliberalismo e da escola austríaco, assim como a tradição da escola de Chicago, podem ser chamados de NEOLIBERAIS sem qualquer erro. Há um senso comum propagado por youtubers "libertários" que não existe neoliberalismo, que é uma invenção da esquerda, do MEC, etc, mas há um debate consolidado inclusive dentre esses autores tradicionais e também das pesquisas que decorrem a partir desses autores - e do Colóqui Walter Lipman e da Sociedade Mont Pèlerin Dizer que não existe neoliberalismo ou de que ele foi criado de forma pejorativa pela "esquerda" é "fake news" de beócios autodidatas. Abs
@@willianbentobarbosa9150 muito obrigado!
Valeu João! Ajudou até de mais!
De nada
Consegui assistir até o ponto que ele disse que Keynes salvou a economia americana...
Ele não falou nenhuma mentira.
@@Dsaragão realmente, só não disse verdades... Kkkkkkkkkkkkkk
@@joaopessotti5033 Falar o que não te agrada não é mentira.
@@Dsaragão A questão nao é essa. Fatos são fatos, mas o problemas é acreditar em bêbados em qualquer esquina. Para começar a conversa eu teria de relatar fatos históricos desde 1912. Contudo eu nem perderei meu tempo, mesmo pq o título do vídeo já é um problema, afinal as pessoas gastam muito tempo falando de algo que não existe pois desconhecem aquilo que existe e vivem em determinado mundo. Felizmente parte da população está buscando analisar bem as coisas e juntar fatos e já olham para figuras como Ciro Gomes e já lhe dão o melhor adjetivo que é de louco. Então se vc quer acreditar em contos, fique livre para isso e eu sigo livre para pensar diferente.
@@joaopessotti5033 O problema não são o que você denomina como "contos"
O problema é se deixar cegar por ideologias; o liberalismo causou a grande crise de 1929; e o seu filho o neoliberalismo é um completo fracasso; vide: Argentina, Chile, Brasil, Inglaterra, EUA...
Agora as pessoas mentem, distorcem e negam os fatos, para se manterem fiéis as suas ideologias; isso se chama: discurso de conveniência política seguido de falácias autoimunes.
Show Prof...
Por que a teoria do neoliberalismo ficou engavetada durante 20 anos?
Porque falhou ao ser aplicada na prática kkk
É um tipo de capitalismo que não funciona porque prega a extinção do estado e todos sabem que o capitalismo depende do estado para existir. Nenhum país do mundo hoje usa esse modelo, a maioria usa o desenvolvimentismo social democrata
A propriedade privada é o fundamento da vida privada, da liberdade e direitos individuais.
L i b e r t a r i a n i s m o
Imposto é roubo! O Estado é quadrilha.
@@cambojanomucholoko1493 e você é um babaca. Imposto é roubo onde? Vai morar no mato então, já que não quer fazer parte da sociedade.
Libertarianismo? Isso é um delírio.
@@cambojanomucholoko1493 Com a pandemia que se instalou no mundo, é o estado que assumirá inclusive, o prejuízo das empresas. Aproveite para aprender na prática, como o mundo real funciona imbecil!
Eduardo Santana “MUUUUUH! IMPOSTO É ROUBO ONDE? MUUUUH”, Muge o bovino gadão corneado e conformado com as chicotadas que recebe do seu REI DO GADO. Vamos lá amiguinho, vamos entender o que é propriedade privada, propriedade privada nada mais é do que um bem, recurso, produto que você adquiriu ou já tem, tendo assim o direito de você fazer tudo o que você quiser com essa sua propriedade, desde doá-la até vendê-la ou, se você achar necessário, descarta-la. E essa propriedade pode ser: seu corpo, sua casa, seu cachorro, gato e outros recursos. Supondo uma situação em que você, Corno Estatal Conformado e Manso, decida ir para um supermercado fazer compras para alimentar você e seus bezerros gadosos, e ao percurso você se depara com um um indivíduo que decide roubar, tomar, extorquir sua propriedade, e detalhe, ele está armado (como sempre), e você bovino gadoso da seus pertences pra ele, e ele não te mata. Então, vimos que sua propriedade foi violada e tomada de você sem seu consentimento, você acha que isso é eticamente correto? Você acha que isso é algo aceitável? Provavelmente, você bovino gadoso, vai fingir que isso nem aconteceu. KKKKKKKK mas é lógico que é antiético e moralmente errado! Você tem o direito de usar de vários outros recursos para violar a propriedade deste indivíduo proporcionalmente, pois ao ter violado a sua propriedade, este indivíduo vagabundo perde seu direito de propriedade e está sujeito a se foder bem gosto nas mãos de outros indivíduos.
Muito boa a aula, mas é bem complexa.
Muito bom
muito boa a aula s2
Bela aula!
Amei 😍💜
Muito bom!
Noam Chomsky também chama a União Soviética de capitalismo de Estado.
11:28 Errado, não há a casualidade aí na verdade não existe nem a correlação positiva na verdade ha correlação negativa quanto maior a atividade privada dentro de uma economia menos se prende pessoas.
mano que giz roxo bonito
Não acredito no "Neoliberalismo" isso é um MITO. QUEM CRIOU O NEOLIBERALISMO? Algumas pessoas pregam o "Neoliberalismo", mas isso é só pelo fato de eu não ter o mesmo pensamento que o seu?! Da minha pessoa não concorda com você?! Isso que é ser Neoliberal? Não entendo esse pensar de vocês 🤔
Eu também não sei porque chamam de Neoliberal kkkkkkk
Chama "Neo" Liberalismo porque é tipo um "revival" do Liberalismo Clássico Lassais-faire que foi infelizmente substituído por Keynesianismo após 1929, porém essas medidas econômicas a longo prazo ocasionou recessão econômica e inflação (um ótimo exemplo é a Inglaterra, que só voltou a crescer de novo quando Margareth Tatcher adotou medidas Liberais), nos anos 80 e 90 vários países migraram para o Liberalismo novamente por isso "Neoliberalismo", é como se fosse "a volta do Liberalismo" mas na prática Liberalismo e Neoliberalismo são a mesma coisa.
@@henriquepavanipedreira8907 exatamente kkkkkkk ainda é liberalismo
@@jeffersonbarbosa6157 sim
@@henriquepavanipedreira8907 acho que é só os esquerdistas que usam esse termo para atribuir de alguma maneira pejorativa ao mesmo kkkkkkk
Vou explicar, em poucas palavras, o que o vídeo enrolou, só confundiu e não explicou:
A palavra "liberal" pode ter dois significado distintos, antagônicos e totalmente inverso um do outro, por exemplo:
1) Liberal, tanto pode se referir ao liberalismo ECONÔMICO (pregado pelos governos de direita), neste caso, basta utilizar o termo "Capitalismo" para não confundir com ou outro tipo de liberalismo;
2) Liberalismo imoral que prega a liberação das drogas, liberação do sexo (inclusive incesto e pedofilia), liberação dos jogos de azar. Neste caso, basta utilizar o termo "Progressista", que, igual ao anarquismo (outra vertente do comunismo) prega a extinção da polícia, do judiciário, extinção do conceito de família...
Nos EUA, liberal = comunista.
Resumindo:
A Direita prega o liberalismo ECONÔMICO, ao mesmo tempo que prega o conservadorismo (oposto do progressismo), ou seja, preservar as instituições (Lei (Direito Romano), fé, família, judiciário, democracia grega)...
A Esquerda prega a intervenção estatal na economia (tudo pelo estado, nada contra o estado e nada fora do estado), ou seja, você entregando todo o teu dinheiro, todos os teus bens, toda a tua força de trabalho para o estado, o resto está liberado (drogas, sexo, jogos ).
Neoliberalismo (outro caminho para o comunismo) nada mais é do que os monopólios e oligopólios patrocinado pelo estado (governos), que nada mais é do que o velho fascismo que, no Brasil ficou mascarados como campeões nacionais, onde os barões poderosos amigos do rei ficam protegidos contra a concorrência, pois não haveria judiciário para defender os pequenos dos poderosos.
Há documentários no History Channel, "Gigantes da Indústrias", "Gigantes dos Alimento" falando sobre o surgimento do capitalismo e o surgimento das regras de mercado (tão combatida pelos neocomunista, digo, neoliberalistas). Também explica implicitamente porque o Brasil é um pais tão atrasado e que não surgem grandes indústrias como a Apple, Microsoft, IBM, GE, Boeing, HP, Oracle, Google, Yahoo...
Vc discer sem mencionar o nome que o governo Bolsonaro e na verdade um neo-comunista !!! Esse governo estar extraindo riqueza da POPULAÇÃO dessa maneira que vc mencionou aí ...
Uma coisa é certa a turma está muito insatisfeita com esse governo polêmico do Bolsonaro ...
@@andreluizcastellobranco6133 Muito pelo contrário! Bolsonaro e Paulo Guedes querem tirar o peso do estado de cima da população!
Além disso, pretende conservar a estrutura familiar, preservar as Leis, a sociedade civil (conservadorismo).
Existem 3 liberalismo, ecônomico, social e político.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk "Liberalismo imoral"
"Neoliberalismo (outro caminho para o comunismo) nada mais é do que os monopólios e oligopólios patrocinado pelo estado (governos)". Amigo, presta atenção no que você ta escrevendo. Se vc soubesse o significado do Neoliberalismo, vc saberia que o mesmo defende a privatização. Privatização é a desvinculação de empresas com o poder público para vinculação com o PRIVADO. Da onde que empresa privada é bancada pelo estado? E o que diabos isso tem a ver com comunismo? Quem te disse essa besteira?
De que Maneira o neoliberalismo interferiu na construção de significados teóricos e metodológicos do serviço social?alguém pode me dizer.
Nome: Kevin Série: 2 ano A
Também estou no 2° kkkkkkkk
como o neoliberalismo impacta a vida dos cidadãos brasileiros?
depende da sua classe social
Voce tem que trabalhar, preguica morre de fome.
Caro professor. Há várias falácias pronunciadas na sua video aula. Acho que o senhor não leu K. Marx ou os demais autores que citou em sua palaestra. Há erros graves de análise quando cita números absolutos, sem avaliar a proporcionalidade. Nunca a antiga URSS competiu com os EUA no âmbito do comercio internacional, ao contrário a URSS sempre deficitária em sua balança comercial. Dada sua insuficiência econômicoa, foi grande importadora de insumos básicos, alimentos, vestuário, etc. Seus poucos produtos exportados jamais conseguiram competir no mercado internacional. A disputa com os EUA foi ARMAMENTISTA e de influência política, jamais foi econômica devido ao seu redundante e fracassado modelo de produção socialista.
Show!
9:50 Errado NOVAMENTE a austeridade fiscal nada mais é do que trabalhar o orçamento de maneira que não exista déficit fiscal. Ou seja a simples ideia que o governo deve gastar só aquilo que arrecada. E para a aplicação disso as vezes dependendo do Estado onde isso se aplica existe fortes subsídios e gastos estatais em diversas áreas que não estão surgindo efeito, logo se corta esses subsídios e se cortar os gastos que não está o surgindo efeito por exemplo a recomendação da OCDE para o corte de gasto em educação superior no Brasil. Com isso o governo toma menos dívida é com o governo tomando menos dívida o juros caem e eles caindo fica mais barato para as empresas privadas operarem, exatamente ao contrário do que você disse.
6:51 - o resto da lousa
Essa aula está muito enrolada.
Ninguém tem culpa de vc ser burro
@@revolucaoculturalnordestin9901 Você é tendencioso, relapso e mau educado. E mais, você votou no Bozo.
Tbm achei
@@gilbertovieiraideias ue,se o cara é inscrito no canal do Ivan Valente e do Bernie Sanders
Aos críticos, essa não é uma aula sobre análise do espectro neoliberal na política. Isso e uma aula sobre TEORIA do Neoliberalismo para estudantes e concursandos. O intuito não é fazer nenhum tipo de analise. Apenas explicação de conceitos e acontecimentos precedentes a esses conceitos.
Hummm faz um vídeo sobre o projeto socialista/comunista. O valoroso êxito dos países que o tem ou tiveram.
Todas e todos não existe!
❤Neoliberalismo❤
6:36 "liberalismo entrou em colapso" em 1929 kkkkk como se o capitalismo fosse um sistema SLK 8:40 mais valia relativa, criminalização da pobreza --- sai dessa prisão!
não existe neoliberalimso.
Juliana
Aula é legal, seria bom se fosse mais iluminado
agora a caixa de pandora da sociedade é o neoliberalismo ??
Nada. neoliberalismo existe tanto quanto o papai noel...
É outro nome do Estado mínimo
@@joaopessotti5033 Só não enxerga o neoliberalismo quem não quer vê-lo
Mais efetivo que a falaciosa social-democracia
Professor com todo respeito, essa aula só desinforma infelizmente.
Você cria até um paralelo com encarceramento e não mostra de onde tirou essa relação.
E a quebra da bolsa de 29 foi explicado pelos modelo de ciclos econômicos onde mostram a culpa do banco central e corporativistas imobiliários.
Muuuuuuuuuuuuuu.
O que fizeram? Um inferno.
Informando que a crise de 1929 ocorreu devido a interferência do estado e não do livre mercado como você propós... dá é medo desses "professores" de humanas que nunca leram um livro na vida, se brincar, nem Marx que tanto amam... só informando que Keynes com suas teorias de literalmente imprimir dinheiro ou cavar um buraco e colocar outro para colocar areia de volta e ficar nesse ciclo que gerou as crises mundiais.
Bizarro é atribuir a criminalidade a problemas econômicos, teorias econômicas por exemplo... quando o problema é educacional que os próprios professores são responsáveis :)
kkkkkkkkkkkk nem sabe escrever corretamente e quer criticar o professor. Você poderia aprender usar vírgula e crase antes, para não passar vergonha. Abraços.
Cara tu tá vendo mt os vídeos do cheira pó do canal Ideia Radicais. Ler um pouco mais, veja menos vídeo.
@ formado onde? não sabe gramática, o básico para ser um bom profissional em qualquer área, especialmente se for da ciências humanas, ou seja, tem muito a ver com o assunto. Sou formado em sociologia, e sei que todos os assuntos importantes na história, política e economia são interpretados de diferentes maneiras por diversos autores e autoras. Assim sendo, uma crítica justa ao professor seria dizer que ele se limitou a mostrar apenas um ponto de vista, mas não dizer que o cara" cagou", defenestrando todo o esforço do profissional. Isso é ridículo, e só revela o caráter do detrator (que no caso é você): ignorância e pedantismo sem sequer entender o fundamental do assunto. Abraços.
@ KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK sim, nunca existiu CIA aqui durante a ditadura militar, mas agentes soviéticos?? vai se tratar, direita esquizofrênica, credo, vai que pega.
ainda bem que fugiu da humanas, você escreve tudo errado, não sabe usar vírgula, cara, é patético demais. E Keynes era um liberal, porém, um economista liberal heterodoxo, seu jumento kkkkkkkkkkkkkkk
❤👏👏
Estado mínimo e incentivo ao setor privado kkkkkkkkkkk "estado mínimo" pra quem? Só pros pobres kkkkkkk
Enrolou muito. E não disse nada!
Isso não é uma aula sobre análise do espectro neoliberal na política. Isso e uma aula sobre TEORIA do Neoliberalismo para estudantes e concursandos. O intuito não é fazer nenhum tipo de analise. Apenas apresentação de tópicos.
Lucas Teixeira ué KKKKKKKKK como ele disse, é só enrolação, tentando explicar algo que se quer existe kkkk
@@cambojanomucholoko1493 algo que sequer existe? kkkkkk
@@cambojanomucholoko1493 kkkkkkkkkkk neoliberalismo tá acabando com o Brasil e ele vem com o sequer existe
Menos estado mais miséria e desigualdade,a maioria dos países que adotaram o neoliberalismo estão revendo suas políticas neoliberais.
Quais países?
Cite os países então...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK “menos estado e mais miséria” por que países como Estados Unidos, Japão, Suécia, Canadá que adotam o liberalismo possui uma ótima qualidade de vida do que países com um Estado interventor como: Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, Vietnã... tu é muito burro cara KKKKKK
@@cambojanomucholoko1493 Faltou a Índia
@@cambojanomucholoko1493 vc só citou países de primeiro mundo, que tiveram base p se implementar o neoliberalismo e mesmo assim nem implementaram a ideia completa dele, em um país subdesenvolvido se for implementado uma política assim só traz pobreza, desigualdade social e violência policial
Iron lady= la bruja!
Neoliberalismo, já perdeu o crédito. Não difere liberalismo clássico para o liberalismo atual
Mentira.
Nada a ver
"Todas e todos" isso pq é um professor... Só falta falar presidenta, atacanta. A educação vai de mal a pior
Se não quer concordar com a história, o problema é seu.
@@Edu19712010 que história??? . Bom se quer falar ATACANTA, GERENTA, SERVENTA o problema da burrice também é sua
@@motoridercustom o burro aqui é você mesmo. Isso você já deixou claro desde o primeiro comentário. Fato é que a mensagem passada no vídeo está correta.
@@Edu19712010 Para concordar com um "professor" falando "todas e todos" só pode ser um ignorante mesmo, e que nem foto no perfil tem
@@motoridercustom Concordo com fatos históricos. Agora para um imbecil, qualquer pequeno erro invalida todo o vídeo certo? Com relação a foto, se gosta de mostrar tua cara de idiota na internet é um direito teu. A merd@ que você idiotamente apoia, pode ser vista ai na America Latina mais precisamente no Chile, assim como vem ocorrendo ai no Brasil, com o "fabuloso" Paulo Guedes arrebentando com o trabalhador, ao beneficiar enormemente as empresas, assim como a classe mais abastada.
Como já sai dessa merd@ a muitos anos, só tenho pena mesmo dos bem informados, que estão se arrebentando graças aos trouxas que defendem um sistema que prejudica aos próprios. Se não concorda com o vídeo, nem deveria entrar no canal, já que está claro ter aversão a realidade histórica.
Esse aí é tendencioso ein....
demais...
o que não é tendencioso é o canal do Brasil Paralelo, o youtuber ideias rasas, os cursos do Olavo. Use essas referências e nada do MEC (comunista) que o sucesso no ENEM, vestibulares, concursos públicos, ENSINO MÉDIO, tá garantido. Seja um analfabeto com orgulho, pelo menos não será doutrinado.
400
Os neoliberais são assim. Se ressentem por não se destacarem naquilo que dizem acreditar. O mito da pessoa que se faz sozinha, sem ajuda do Estado. Para eles, quem recebe ajuda do Estado deveria se envergonhar, como se eles mesmos jamais houvessem usufruído de políticas públicas (transporte e ensino, por exemplo). Se pudessem acabariam com todas as politicas públicas exatamente porque querem o neoliberalismo para os outros (é bom frisar). Neoliberalismo no olho dos outros é refresco, né cumpadi?
Enrolou muito :(
Criminalização da pobreza ???!
Criminalização da pobreza é botar corrupto na cadeia seja Juiz Politico Empresario Mulher Gay Mãe Pai Policial...
O que não dá é para ficar engolindo violencia porque certos tipos são encarados como vítimas.
Trabalhador e isso incluem todo tipo inclusive empresarios responsveis pagadores de impostos devem ter seus direitos inalienáveis.
O nome disso é justiça social real.
Entendi nada
explicação muito rasa de liberalismo e tendenciosa ao final
o que não é tendencioso é o canal do Brasil Paralelo, o youtuber ideias rasas, os cursos do Olavo. Use essas referências e nada do MEC (comunista) que o sucesso no ENEM, vestibulares, concursos públicos, ENSINO MÉDIO, tá garantido. Seja um analfabeto com orgulho, pelo menos não será doutrinado.