Sou motorista de app, vou falar exclusivamente de carros. Eu trabalho 8h num dia, cinco dias na semana e tiro 3k a 3.5k no mês. O cara que trabalha 10h 12h no dia é pq quer tirar uma grana a mais. Vejo gente formada tirando 2k no mês preso num escritório 8h de segunda a sexta e 4h do sábado, não quero isso pra mim. Essa proposta do governo vai diminuir meus ganhos e atrasar minha subsistência pra poder encher seus cofres, sem mexer um centavo no lucro da uber e 99. Não, não caio nessa de empreendedorismo, não somos microempreendedores, somos peões mesmo, mas eu olho a prática, na prática vou ter tirado do meu bolso dinheiro.
@@nicinhaeluf5403 meu, me considero de esquerda, mas sabemos que no futuro essa piramide chamada INSS não irá se sustentar.... Outra questão é que todo autônomo deve fazer uma reserva.... No mínimo o trabalhador deveria escolher o que quer... Então deixe o camarada acima escolher o que quer.... Pq ele não escolhe o trabalho cheio de impostos e com direitos ??? Existe a parte dos bloqueios que por muitas vezes não são esclarecidos e etc... Situação difícil ao meu ver pois meu irmão também é Uber... Outro fato é um sindicalista impor algumas coisas, que é nosso Ministro Marinho, tomando decisões baseados em alguns camaradas... E não o todo da massa.... O mundo está mudando e a CLT ao meu ver está atrasada.... Outra questão são as mudanças trabalhistas de 2017 que não fora revogadas pelo partido dos trabalhadores.....
Quanto a isso ele tem opção, né, que é pagar como autônomo, mas o problema é que a maioria não paga. Talvez existam seguros mais interessantes que a previdência social também. Se o trabalhador souber se resguardar eu acho bem menos pior continuar sem regulamentação mesmo.@@nicinhaeluf5403
@@nicinhaeluf5403 bom, esse é o risco que corre todo profissional liberal como taxistas, pedreiros, marceneiros, mecânicos, pintores, artistas etc. E em se tratando de motorista de app, a maioria não quer trabalhar nisso pra sempre. Nós também estudamos, nós também estamos em busca de melhoria de vida, ao contrário do que vc pensa, ngm quer se aposentar nesse trabalho. A proposta nos condena a sermos iguais a esses pobres coitados (não que não sejamos, mas eles são piores) que trabalham 44h com horário fixo em escritório.
Agora que vi q vc me deu boas vindas nos membros kllkkkkkk ontem assisti durante o trampo e perdi essa parte. Obrigada! Eh um prazer fazer parte dos membros, aprendo muito com vc ❤
Uns 3 ou 4 meses, na grande emissora do país passou um programa exaltando esse modelo de trabalho, mostrando como os entregadores eram livres. Mostrando como os motoqueiros são guerreiros e estão nesse modelo por gostarem de dirigir as motos. Antes do comercial, tinha dentro desta minissérie uma propaganda do Ifood. Nada me tira da cabeça que era uma série comprada pela companhia.
Gaiofato, uma humilde sugestão baseado na minha experiência como consumidor de conteúdo: Em todo video você passa uns 10 minutos expondo sua opinião sobre o capitalismo e a relação de trabalho e a limitação da democracia burguesa, e no final vc vai ao ponto do video. Olha em qual momento vc foi falar do que me trouxe ao video, que é o porque você considera a regulamentação ruim (titulo do video) 20:30. Isso torna o conteúdo muito maçante
No mundo de hoje, no qual o neoliberalismo e a tentativa de "ganhar a vida" se impõe, tempo é fundamental, mas também é fundamental para passar maior tempo de qualidade com a família, então concordo com o camarada, vídeos mais curtos e objetivos para mais pessoas poderem acompanhar, por favor.
@@CarlosjjMartins Há ao menos dois erros estruturais na sua argumentação: 1 - Não devemos impor nosso tempo sob os outros, indicando quando ou como devem produzir seu trabalho, a menos que sejamos o contratante/explorador dessa mão de obra e concordemos em explora-la. 2 - Se você não passa um tempo de qualidade com sua família, não é a minutagem de um video que o impede. Sua fala esta intrinsicamente contaminada com uma visão capitalista da gestão de tempo em prol da produtividade. Há diversos "tempos" sociais e biológicos que compõem a nossa percepção do "tempo". O "tempo" que você defende deve ser abolido, pois as pessoas devem ter direito a gerir a execução de seu proprio trabalho, fazendo o no prazo que entender conveniente e necessário para a execução de suas próprias metas e tarefas, do contrario continuaremos explorando a mais valia.
Se o Gustavo for "direto" ao assunto não dá pra entender. É necessário contextualização pro argumento final fazer sentido. Quem dá resposta rápida pra problemas complexos é coach, não professor.
Um grande problema desses aplicativos é a "Síndrome de Yoshi": Quando os trabalhadores estão em serviço, a empresa recolhe o seu lucro a partir da exploração deste trabalho, quando há algum acidente, a companhia age tal como o Mário Bros faz com o Yoshi, largando-o pra ganhar impulso e continuar sua jornada. No momento em que isso acontece, o trabalhador fica na "mão", o lucro é da empresa, o custo da ambulância, hospital e tratamento é do SUS e algum eventual auxílio fica por conta do INSS. Ou seja, o lucro é privado e o custo da atividade é todo do ESTADO, muito fácil "empreender" assim, privatizando os lucros e "socializando" os custos com o governo.
por isso que tem que regulamentar... e você só usou um exemplo; e os assaltos a moto dos motoboys? o carro dos uber's ? também trás impacto na segurança pública, tem os golpes aplicados no ifood e etc... tudo leva a boletim de ocorrência que bota policia para trabalhar... lembremos da pandemia, motoboy trabalhava normal mas se pegasse doença não tinha amparo nenhum do IFOOD e o ESTADO malvadão ? ele que ficava com a responsabilidade de se virar com o trabalhador para cura-lo e etc. a REGULAMENTAÇÂO é necessária justamente por isso, pelo GOZO que a plataforma tem sobre o bem público.
primeiro que já pagamos uma caralhada de impostos p esse Estado funcionar, segundo que o nosso sistema previdenciário funciona exatamente assim como vc citou. Qnd alguém é afastado, aposenta etc etc, quem banca ele é quem está contribuindo, não quem está afastado. Tiveram a chance de mudar como o sistema funciona, mas não quiseram.
e os quase 50% de imposto por ano do nosso bolso, é destinado unica e exclusivamente pra pagar lagosta pra juiz e p*ta pra vereador ? acorda cara pqp, pagamos 5 vezes o proporcional por cada serviço nesse "país" e tu ainda me vem com uma historinha dessas, é só o que me faltava kkkkkkkk
Eu estava há alguns dias tentando elaborar mentalmente minha opinião sobre esse PL. Muito barulho nas redes sociais, muito alarde, muitas promessas. Ñ tinha conseguido ainda formar uma opinião ou entender a questão de forma clara. Esse vídeo me ajudou muito. Obrigada!
O """"problema""" da CLT para empregos são os trabalhos "intermitentes" que cresceram muito. Dai a reforma foi a criação do MEI ao invés de subir a complexidade industrial produtiva, com barreira alfandegária e paridade de salário com pais 2 posições a frente no G10.
Esse assunto é muito sensível, mes passado eu trabalhei em média 2 horas por dia, sem trabalhar aos domingos e tirei 1600 reais no mês, sinceramente, nenhum emprego me pagaria isso, não é minha renda principal, mas ajuda muito. O cara que trabalha 12 horas por dia, tiraria 10000 reais no mês... Eu ganho no meu emprego uns 2600 reais, trabalhando 7 horas por dia, de segunda a sábado, trabalho numa empresa pública de limpeza urbana, eu só não deixo para ficar Full app, nem sei porquê, pois acho que daria para eu trabalhar menos, ganhar mais e pagar plano de saúde, tirar uma grana para emergência e pagar uma autonomia INSS. Obs: nao sei como é o Ifood, trabalho só pela 99. Eu acho que dá pra melhorar, mas já me parece bem melhor que trabalho formal, onde eu via entregador de farmácia, por exemplo, ganhando 2400 por mês, para trabalhar 9 horas por dia.
Aqui é mais uma hipótese. Mas não duvidaria que o barulho da direita quanto a regulamentação foi justamente para a esquerda ver e falar "Hmmmmmm, eles não estão gostando, então eu gosto"
eu acho que é uma coisa mais espontânea mesmo. A polarização no Brasil é uma realidade e termos como "regulamentação de grandes empresas" são gatilhos tanto pra esquerda quanto pra direita: estes acham que vai ser ruim pra economia, aqueles acham que justiça será feita aos trabalhadores. Falta um pouco de senso crítico pra parar e pensar na questão, que, como a maioria das coisas, pode ser mais contraditória do que parece. Ainda bem que temos pessoas como o Gustavo pra nos ajudar a nesse processo...
Oi Gustavo, tudo bem? Ver esse video é bastante complicado. Sou professor de inglês e fui trabalhar em escolas procurando mais segurança. Encontrei um ambiente de trabalho onde era absolutamente pressionado, exaurido e adoeci a ponto de quase enfartar durante o dia de trabalho. Larguei para ser PJ e trabalhar informalmente por não aguentar mais. Me sinto extremamente culpado quando penso que fui para o pj buscando melhores condições, e é muito perverso como somos pressionados de todos os lados e quem puder aguente.
cara você não tem culpa o negócio é o sistema moedor de carne se não fosse ele você nem pensaria em mudar não se sinta culpado todo mundo precisa comer, viver, ter lazer a maioria não consegue nem o MÍNIMO e basicamente sobrevive então não fique achando que a culpa é sua a gnt se vira como consegue
@@ncyvarela1563 defina o que é o "mínimo"" para sobreviver? As condições hj são extremamente melhores do que a 10 anos atrás... Todos tem telefone e a maioria atrasa as contas pq simplesmente não tem a mínima noção de responsabilidade financeira. Pare de falar bobagem
Eu era professor de inglês tbm, e eu cheguei a ponto de, se eu entrasse em uma sala de aula mais uma vez, eu surtaria. Eu não aguentava mais, a escola estava sugando minha energia, minha saúde mental e psicológica, eu vivia cansado e doente. Depois daquela loucura da pandemia eu quis mudar....
Muito importante relembrar que o FGTS não foi uma conquista, e sim uma diminuição dos direitos trabalhistas. Isso praticamente nunca é abordado nas escolas e deveria ser de conhecimento geral.
Só lembrei de como uma conhecida, ao passar por um estado emocional e psicológico muito difícil, tentou ao máximo não entrar com um atestado maior que 14 dias ou ser afastada devido a sua condição para a empresa não colocá-la no INSS, pois o dinheiro demora demais para sair.
Nitidamente vc não tem a menor noção do que está falando... Da onde que é justo não poder demitir um funcionário depois de 10 anos??? Concursado já é uma praga que não gosta de trabalhar, agora imagina isso pro setor privado
@@jefersonsilva2049 uma praga que não gosta de trabalhar?? Falou alguém que não tem capacidade de passar e tá com inveja kkk Imagina vc dedicar 10 anos da sua vida e ser demitido?? Sabia qur trabalho é necessário pra estar vivo? Comer, morar sob um teto?? Seu coração é ruim assim??
Gustavo, meu camarada, perfeitas as críticas à essa regulamentação. Triste situação da classe trabalhadora exploradas por estas plataformas e alguns acham que qualquer migalha é uma grande Vitória.
O problema não é acabar com a lucratividade da empresa. Lucro menor, mas ainda lucro, a empresa não foge no país. Mas, se a empresa mantiver essa necessidade d e lucro atual e não abrir mão, vai custar mais caro para quem pede, pode reduzir drasticamente os pedidos, o que prejudica todo o funcionamento do trabalho (se o profissional ficar muito ocioso, acaba que vale a pena mudar de rumo). Falo por mim, sou “pobre prime” e uso muito aplicativo de carro e de comida (pq não tenho carro e pego pouco ônibus). Se encarecer demais…. Vou ter q parar d e usar. E dentro da minha bolha, conheço muito gente que se encaixaria na mesma situação.
Nós motoristas de app ( carro) temos um concesso em q tentamos lutar em diversas paralisações. Só queríamos o mínimo de 10 reais na corrida, e 2 reais o kilomentro rodado . Essa é nossa principal demanda q ninguém ouve. Nem mesmo a esquerda. É triste . Toda categoria de transporte tem como base o km rodado. O q estamos pedindo não é muito. O Lula tá dando um tiro no pé com essa porcaria . E vai perder mais uma parcela de eleitores. Depois não reclame
Moço, isso que temos não é esquerda. A esquerda sim te escuta, mas estamos no capitalismo: o lucro da empresa não pode mudar, no máximo aumentar.bense vc ganha mais, cobra mais do passageiro e diminui as viagens que não permitem o maior lucro à empresa. Esse é o problema.
Meu amigo, isso não tem nada a ver uma forma de procurar um emprego. A maioria das pessoas que trabalham com carteiras assinadas querem sair pra trabalhar com entregas porque não querem estar presas num ambiente em que se é explorado e virar uma rotina todo dia. Além de conviver com pessoas que só vivem fofocando de você e sobrecarga de trabalho. Por isso ninguém quer trabalhar de CLT e ganhar tão pouco só pra sustentar vagabundos.
Estou fazendo uber desde novembro pq estou desempregado, trabalho de segunda a sabado, das 6 da manhã até as 20h, o q faltou no projeto na minha visão: -Estabelecer o minimo de R$2,00 o valor do quilômetro rodado já que o veículo custa R$1,00 o quilômetro rodado e de 9 a cada 10 corridas sempre vem pagando menos de R$1,50.
Sabe porque não regulamentam por km? Porque aí as corridas vão subir muito pro passageiro, o que significa gritaria por parte de passageiros e lucro menor pros apps. Note que o app sempre lucra com a corrida sendo feita, mesmo não sendo rentável pro motorista. O ideal seria km, mas não podemos esquecer do fator político da coisa.
@@Fabriziogarca discordo, aqui na minha cidade só faço corrida a partir de 2 reais o km, menos doque isso e paga pra trabalhar, o passageiro paga sim.
@@estrada1168 tiro longo a 2 por km nem existe sem dinâmico. E alguns pagam. Mas muitos não pagam e aí o app não fatura. App ganha na quantidade. Motorista não.
Então Gustavo entendo que isso é precarização do trabalho... Porém é a única opção que os entregadores ou motoristas de aplicativo tem para conseguir uma renda melhor. Porque a CLT também está precarizada com salários muito defasados jornadas extenuantes de 6x1 então a situação do brasileiro é muito difícil
Quando o assunto é carga horária de trabalho, sempre lembro como tenho raiva quando ouço "durma 8h por dia"... Pqp, é uma tiração ouvir isso. Apenas trabalhando sempre foi bem irreal ter esse tempo pra dormir, tendo que se deslocar para trabalho, cuidar da casa e da alimentação. Imagina pra quem estuda e trabalha.
Cara isso é uma realidade absurda, aí você acorda, passa por tudo isso, para o privilegiado do seu colega de trabalho (digo privilegiado pois geralmente é a pessoa que ganha muito e ninguém sabe o pq esta la) vir e falar que você precisa mostrar serviço, ficar pós horário contratual...
agora, isso é verdade.. cada vez mais, estamos presenciando uma precarização do trabalho... aqui no meu estado, empresas de ônibus demitiram muitos cobradores pra economizarem os custos, motoristas tem que acumular duas tarefas, eles tem que dirigir e passar troco ao mesmo tempo, nem um pouco perigoso.
Pensava que a reforma trabalhista era a pior coisa que poderia acontecer com os trabalhadores nos últimos anos, mas a criatividade da burguesia sempre surpreende
Gosto dessas aulas pq mostram algo q não percebi. Realmente esses pqns trechos, essas entrelinhas nos textos das Leis mudam o contexto drasticamente. Infelizmente, a classe que sustenta tudo, ainda não conquistou o devido respeito.
Concordo plenamente com o Camarada. É revoltante e entristecedor ver trabalhadores de subemprego defendendo a plataforma e se denominarem empreendedores quando, na realidade, estão sendo explorados de forma vil. A alienação do trabalhador quanto a sua condição é uma realidade que está difícil de se reverter.
@@mateusguilherme6699 Não consigo ver uma solução de curto e nem de longo prazo. Os mecanismos de alienação do capitalismo estão cada vez mais eficazes. Se descobrir alguma solução, me conta!!!!
@@fabriziomarangoni449A diferença é que essas empresas são ricas e tem inglês como lingua franca. Tu acha mesmo que um Francês vai querer usar o Ifood? Um colombiano? Eles tem seus próprios aplicativos pra isso já
Amigo querido, a coisa é tão bem elaborada que não permite o proletariado pensar 😢😢 É preciso formar e informar essas pessoas que são vítimas do capitalismo. É muito difícil, mas não é impossível 👍👍😟
Sou fotógrafo, e já foi criada uma plataforma de App, que já leva 25% do ganho. E funciona de uma maneira tipo um leilão, ou seja, o mais barato leva. Sei que essa competitividade já existe no "mundo real", mas centralizar isso é péssimo pro nicho que já sofre pra acompanhar o mercado em relação a inovação tecnológica, estudo e tudo mais. Fiz o cadastro e só, nunca mais entrei. Eu consigo me manter, mas sei que esse app, abre precedente pra juntar a força de trabalho que não consegue se manter, pra infelizmente por necessidade, se sujeitar a isso.
Era a favor da medida, não tinha visto em lugar nenhum essa parte que autoriza o trabalhador fazer até 12 horas diárias, é realmente um absurdo, mesmo que tivesse um sistema de hora extra, o máximo deveria ser entre 9 e 10 horas, como é na CLT
Quem foi que te convenceu que os humanos são assim tão diferentes dos outros animais? Não vejo ninguém chamando o leão de sujo e corrupto quando ele come a zebra. Então, de onde vem a expectativa de que com nós seriam diferentes? Quem foi que te disse que só porque conseguimos viver em sociedade de maneira pacífica, iriamos deixar de priorizar a nós e os nossos genes em detrimento dos demais? Salomão foi absolutamente sábio ao dizer que a diferença entre nós e o resto dos animais é apenas vaidade.
O problema é que pra maioria das pessoas não é uma questão de escolher entre o aplicativo e um emprego formal, pois já trabalham em atividades informais ou subempregos há anos. não adianta nada regular os aplicativos e manter o mesmo sistema.
Se essa lei passar, duvido q eles não vão inventar uma "participação premium" na hora do cara se cadastrar, que pega estes custos e repassa diretamente pro trabalhador e não arcar com os custos.
@@ImGabi777 por isso acho justo o governo fechar escolas, o INSS o SUS e parar de fazer manutenção de ruas e rodovias e parar de fazer obras públicas, e não cobrar impostos. É um absurdo imposto!
@@relaxaramente5813 Pior é que boa parte da grana vai pra aprovação dos projetos, pros políticos pouco importa se o projeto é bom ou ruim, eles só querem dinheiro pra votar "Sim" ou "Não", e nosso dinheiro vai pro lixo
Vejam bem. O trabalhador através de app em algum momento foi CLT. Nessa condição se esforçou muito, investiu tempo, conhecimento para ser aceito num tal emprego. No dia a dia não foi valorizado e recebeu muito mal, etc. Daí veio essas plataformas e deu condições para um trabalho precarizado sim, mas com a possibilidade de ganhar um dinheiro que o trabalhador nunca ganhou e no mínimo andar de carro ou moto, um sonho para muita gente. Percebem que por mais precário que seja, esse trabalhador se sente numa posição melhor do que antes no mundo do trabalho? A regulamentaçao ficou muito ruim porque não ataca o cerne do problema. O lucro excessivo das empresas, que inclusive leva nosso dinheiro pra fora, nos taxando em 35% as vezes 45%, pagando baixo por km e minuto rodado. Isso leva a incapacidade desse trabalhador de bancar os custos com o carro e com a própria saúde. Se regular km rodado e o tempo, esse motorista pode se cuidar mais. Mínimo de R$2 por km permite que um motorista não precise trabalhar mais de 8hrs por dia, 7 dias por semana. Permite ao trabalhador ficar mais tempo com a família, a estudar, etc. Mas a proposta atual não mexe nisso. Por isso o que disse no início é que o camarada se acha empreendedor, embora não chegue nem perto disso, e prefere correr atrás do seu e escolher onde gastar com seus cuidados. Basta regular o que é correto. O repasse do dinheiro.
Sou Motorista de app, e seu comentário foi cirúrgico amigo. O maior problema na minha opinião é esse, as empresas lucram um % MUITO ALTO em cima do trabalhador, leva esse dinheiro pra fora, e não fomenta em nada a economia nacional, já que não se responsabiliza com os custos de uso da malha viária, ocorrências de trânsito, entre outros fatores. A primeira cobrança DEVE ser na regulação do valor por KM rodado.
Oi gustavo tdo bem? Por mais que normalize esse tipo de trabalho precário, eu acredito que não seja diferente de qlq outro trabalho precário que já é regulamentado, sabe? Obviamente, há muita coisa que poderia e deveria ser ajustado na proposta,. Mas se pegarmos o tempo de trabalho de 12h por exemplo, existem trabalhadores do ramo que já seguem esse tempo, sepah fazem até mais horas por questões de necessidade real, não necessariamente por demanda do "empregador", talvez seja uma forma de garantir o """"mínimo"""" de dignidade sabe? Concordo com voce em todos os aspectos, mas acredito que o ponto chave msm seja o quanto de GRANA DINHEIRO BUFUNFA que a rapaziada tem direito de receber, de repente, algo que seja suficiente para não precisar trabalhar 12h... acho que é isso, grande bjo =)
Araraquara no interior de SP tem um app de carros de transporte estatal ainda no nível municipal mas bastante competitivo. Bom para o motorista, bom para o passageiro. Não entendi gente de esquerda achar isso um absurdo
Gustavo, vc já viu o filme Sorry We've Missed You do Ken Loach? Bicho, perdão se vc menciona no vídeo (tô no minuto 9 aqui, ainda vendo, pausei pra falar pq ia esquecer com td ctz da vida se não fizesse). Filme angustiante sobre o que é a uberização faz. Recomendo a veras.
Ifood come quase 1/3 do valor que vc paga na hora da compra. Eu to pensando em vender comida no ifood pq msm com faculdade e ingles fluente n tenho emprego
@@richardwanderrainy1570 fiz sistemas pra internet que engloba um pouco de front-end, mas tbm tinha java, banco de dados etc. Se esse monte de nome nao fizer muito sentido resumindo eu estudei pra ser programador mas os unicos empregos que consegui que pagavam mais que salario minimo foram em telemarketing em ingles
Enquanto vc tem saude é ótimo mesmo, quero ver quando ficar doente, ou precisar se ausentar do trabalho por algum problema. Precisamos lutar pra que todos tenham estabilidade e melhores salarios e não apoiar o minimo.
@@frazyfrog que tempo de qualidade de vida eu tenho trabalhando 8 horas por dia ganhando 1500 ainda mais em uma escala de 6X1? No caso a única desvantagem e em casos de acidente que eu fico desamparado. Mas tirando isso pago até meu INSS por fora, agora to trabalhando 6 horas por dia tiro quase uns 3000, faço meus bicos fim de semana a noite, tenho bem mais tempo do que no meu antigo emprego, não preciso nem carregar peso.
Acabei de ver um video de um cara(chavão da usp),que mostra que ha dois projetos.Um é para os motoristas de app e outro projeto sera elaborado para ENTREGADORES,ou seja...ele mostrou um artigo do projeto que cita veiculos de 4 rodas e cita sobre os direitos,vinculo empregatício,horas de trabalho...
Tbm acho que gerar emprego é mt mais eficiente q regular. Mas oq impede da uberização sem a regulamentação? A terceirização já existe e a msm tem seus limites. Isso vai expandir até os limites que consegue, independente da regulamentação. Regulamentar >pode< desacelerar ou estabelecer novos limites, mas tbm é importante o impacto "cultural" disso. Põe esses caras na msm barca de trabalhador (oq são), organizar. Se a regulamentação ficou ruim, da pra reformar, "abrindo" precedentes pra reformar outras coisas q passaram nos últimos anos Mostra q empresa na internet ñ faz oq qr. Para de propagar pros jovens fugir do imposto é roubo
Qdo eu tava no trabalho ouvindo, eu tinha pensado em mts argumentos e até melhores. Mas agr vou tentar mimir, só qria contribuir com engajamento e minha opinião antes
O mercado de design realmente tá bem precarizado. Vagas que pedem atributos de uma equipe inteira em apenas 1 profissional pra pagarem 3.500. Pra tirar uma grana digna hoje nesse mercado, estamos lutando pra permanecermos em home office, o que nos possibilita trabalharmos pra mais empresas, fazermos freelas, ou seja, trabalhar pra caralho.
Este vídeo político é uma excelente contribuição para o debate público, fornecendo uma análise perspicaz e uma abordagem construtiva para questões cruciais que afetam nossa sociedade. A clareza das ideias apresentadas e a maneira como são comunicadas demonstram um compromisso genuíno com a promoção do diálogo e da compreensão mútua. Além disso, a inclusão de diferentes perspectivas e a busca por soluções pragmáticas refletem um esforço louvável para encontrar caminhos viáveis para o progresso coletivo. Este vídeo inspira reflexão e engajamento cívico, destacando a importância da participação informada e ativa na vida política.
O ex presidente já falava você quer trabalho '' serviço '' ou benefício e a classe trabalhadora aplaudiu de pé dizendo de boca cheia eu não gosto da clt eu quero e ter a liberdade; Está ai a sua liberdade você poderá escolher a hora que vai para o tronco elevar a sua chicotada diária. Desejo sorte a nós a classe trabalhadora.
Gustavo (meu chará) voce falou mt sobre alienação dos trabalhadores, sobre os aspectos ruins dessa possivel regulamentação da uberização e tal, entendi perfeitamente... Agora, me fala, como que faz pra ter uma barba bonitona igual a tua?
O maior direito do trabalhador é ter INTEGRALMENTE a posse de sua remuneração sem nenhum intermediário no processo. Principalmente sem o Estado pesando a mão-leve no bolso do trabalhador , CLT é pra pqp... De ''direitos'' travestidos de boas intenções, o lago de fogo tá cheio. O Brasil carece de mais liberdade, inclusive na hora de indicar quem pode se candidatar ou não; e de poder legislar diretamente, caso os outros poderes sejam (muitas vezes dolosamente) omissos. Pobre país.
O PL dos aplicativos de transportes de passageiros por veículos de 4 rodas é uma vitória enorme das plataformas em detrimento dos ganhos dos motoristas. O recolhimento de INSS e a obrigatoriedade de pagamento de imposto de renda é um dever cívico e nem entra na discussão, o grande problema desse PL é a remuneração miserável mesmo. 32,09 brutos por hora trabalhada (que é somente enquanto o motorista está em viagem com o passageiro) vai reduzir pela metade os ganhos de quem se dedica a essa atividade, já tão marginalizada, inclusive pela maioria dos influenciadores da esquerda que enxergam motoristas de app como primatas acéfalos que se acham empreendedores, uma visão preconceituosa e muito equivocada. Hoje um motorista em São Paulo, por exemplo, consegue a meta de ganhos entre 35 e 40 reais brutos por hora na rua, ou seja, desde quando sai de casa até voltar. Reduzir isso a 32,09 por hora com passageiro apenas, ainda recolhendo INSS e pagando IR, vai matar o trabalhador, muitos vão desistir e devolver carro alugado, deixar de votar no barba e a avaliação do governo vai piorar muito. É o custo desse conluio do governo com os grandes apps, que vão ganhar mais pagando menos ao trabalhador. Eu mesmo fiz o L e se isso passar, não mais o farei.
O que mostra que é um serviço muito precatório é que aplicativos como Uber e 99 concorrem diretamente com táxis, mesmo assim taxistas continuam atuando em sua função original. Se valesse mesmo a pena já não teríamos mais taxistas, que teriam todos migrado para as plataformas.
É exatamente isso. As relações de trabalho se deterioram tanto ao longo do tempo que hoje tem muita gente precarizada que morre de medo de voltar pra CLT. As pessoas sabem que não têm direito a NADA e, ainda assim, preferem continuar assim, mas mantendo uma qualidade de vida que a CLT hoje é incapaz de oferecer. Participo de grupos de entregadores e motoristas de aplicativo e a maioria tem pavor de CLT. Aí fica o governo dizendo que está melhorando a vida do trabalhador e o próprio trabalhador entendendo o inverso disso. Acho que a gente precisa repactuar essas relações. Largar essa insistência na CLT e pensar algo novo, que considere aquilo que as pessoas não querem mais abrir mão e dê um passo à frente no sentido da emancipação do trabalhador. Agora... reformas estruturais não estão nos planos do governo Lula. Aí, complica...
Mas isso ocorre porque a direita tem monopólio sobre o assunto. Há incumbido uma ideia de que se o governo regulamentar vai piorar tudo. Haveria de ter tanto um diálogo com os trabalhadores da categoria como um trabalho de divulgação das propostas. Mesmo o mais reaça sabe que tem uma giromba no c dele e é preciso mostrar como resolver isso. Maluf fez algo similar com os taxistas (ouvir suas mazelas e propor benefícios pra categoria) e até hoje os taxistas são fiéis a ele. Agora, o problema ocorre quando o governo senta com a empresa e juntos escrevem uma proposta e jogam pra câmara de deputados deitar e rolar em cima de uma pauta rebaixadissima.
Claro amigão, eu sou Uber moto e entregador ao mesmo tempo, putz querem pagar 8 reais por hora irmão? Uma coisa séria direito sobre o trabalho, simplesmente querem meter mão no valor que eu faço com meu trabalho, com minha moto ou carro tanto faz, simplesmente é o governo me roubando...
@@secondnirvanao problema é que a proposta é ruim mesmo, sou motora de app e é uma bosta, vão pagar menos que a gente recebe hoje, não vamos ter direito quase nenhum, e ainda vamos ter mais custos... Se você pegar um custo de um Kwid sem entrada + combustível + manutenção + seguro, e esse valor de 32 reais, vai te sobrar no fim do mês mil reais no máximo, hoje sobra quase 3, kkkkkk, só p tu ter noção, 2/3 a menos.
A CLT serve para garantir o MÍNIMO para o trabalhador contra o patrão. Mesmo assim está sendo atacada com a ideologia de que o problema do trabalhador não ganhar mais é porque o custo extra com o governo é grande. Ex: se um funcionário recebe 1500 reais a empresa vai gastar + 1500 com esse funcionarios devido a taxas, fgts entre outros, totalizando 3 mil. Ou seja, a narrativa é se vc virar PJ vai ganhar mais. Esse ataque começou com os desenvolvedores/programadores de TI. Isso se alastrou de tal maneira que temos PJs de 1500 reais. Outro ponto é que para a empresa sai mais barato ferir o direito trabalhista do que pagar tudo certinho. Quando a notificação judicial chegar na empresa eles fazem um acordo com o funcionário e paga 50% no máximo dos valores devidos. E esse acordo é uma "escolha" do trabalhador lezado. Ou é acordo ou é 10 anos de processo
Sou motorista de app. E o problema dessa regulamentação é q ela também não estabelece o mínimo por Km. Esse mínimo de 32 reais é uma piada . Qualquer motorista ( de carro) faz mais q isso em meia hora. Essa regulamentação é uma palhaçada. Só vão aumentar os custos para o usuário e talvez até piorar a taxas pagas ao motorista . As taxas hj já são um lixo levando em conta os custos e os riscos q o trabalhador tem
Quanto você tira por mês? Real? Vejo muito motorista falando que o uber paga mal e etc, mas muito falam que pagam a parcela do carro pq o próprio carro se paga.
@@annekrusova Só pra tu ter uma noção, meu tio tira 8k/mes fazendo uber, ele investiu o dinheiro em um carro legal e estratégico para fazer apenas viagens black e tempo para entender a plataforma e melhores lugares para render mais e andar menos, agora com isso a qualidade de vida que ele tinha anteriormente vai despencar, todo o esforço que ele teve foi para a vala.
Amigo, trabalho de motorista de app em Belo Horizonte, e fazer mais de 32 reais por hora aqui, só em horários de pico, ou situações de demanda bem específicas (como shows na cidade, jogos nos estádios e afins). Nos horários de demanda "normal" as vezes chega a ser bem difícil bater esse valor..... Eu não concordo com a PL também, mas não acredito que essa pretensão de ganho que vc tá dizendo não seja real. Não vamos esquecer que boa parte dos nossos parceiros não calculam custos e mentem mesmo quando vão falar de ganhos. Tipo o papo dos cara que fala que tira 1000 por dia. Primeiro passo é aumentar as tarifas, ficar 30 minutos no trânsito pra fazer corrida de 7 reais é completamente inviável, depois agt fala de direitos, e sim, acho eles completamente necessários para o resguardo de nós trabalhadores, mas não tão conseguindo cobrar nem o básico das plataformas, que é um ganho justo, quem dirá cobrar coisas mais complexas, como melhores condições de trabalho....
Infelizmente muita gente se ilude com esse lance de "trabalho por minha conta" o problema é que se paga pouco, as taxas são ridículas, vc corre risco de vida, assalto, acidente, estão falando de regulamentação, mas ninguém fala de pagar melhor, ninguém fala de criar leis pra proteger a integridade do entregador ou do motorista do aplicativo, garantir por lei que o entregador não tem que subir em apartamento e nem entrar em condomínio pra levar pedido, quem se beneficia com essa regulamentação mais uma vez é o burguês.
mano vc e outras pessoas influentes tem que comprar essa briga , pra ajudar a revolucionar porque muita gente nem se questiona viu , mas senti na péle , porque eu trampo com entrega e vejo os mano conversando ou me melhor desabafando mas mesmo assim , toca o app , coloca o capacete e vai pra mais uma entrega.
Hoje o iFood lucra. Em consonância, os restaurantes quebram. Em sua grande maioria, algo em torno de 99%, são micro empreendedores que imputam sua própria força de trabalho pagando no mínimo 12% de toda sua receita ao iFood. Já trabalhei na área e sei: 12% na maioria dos casos é quase todo lucro do negócio.
Sou motorista de app e acredito que o projeto atual não é bom para nós trabalhadores e só beneficia os app, pois não mexe em nada com as taxas dos app que em algumas vezes cobra 60% de taxa nas viagens, onde todo o custo e perigo do serviço é do trabalhador, direitos já se tem com o MEI, o governo tem que colocar limite nas taxas dos apps que são uma extorsão e é obvio que e ai que os app exploram os trabalhadores. Tem viagens que o app paga 15 ao motorista e cobrou 29 do passageiro, onde isso é justo ?? Quem tá no sol podendo ser assaltado, morto ou sofrer um acidente podendo morrer ou ficar alejado leva 15, e o app que não fez nada leva 14 ???
Faço Uber como complemento de renda, no mais, ganhos por hora no meu caso não vejo vantagem. E conversando com motoristas que vivem diretamente dos aplicativos, pra eles os ganhos de 3 anos pra cá, só vem caindo os valores. E com ganhos de 32 reais ativo, digasse hora contada somente com passageiro dentro do carro, será impossível ter um retorno financeiro para cuidar da família e dos custos com os carros. Eles falam que o correto seria ganhos por km e tempo de viagem, igual aos táxis.
Trabalho em aplicativos de entrega faz 5 anos ifood entre outros. Já trabalhei em exclusivo com eles e realmente tem que trabalhar muito pra garantir uma renda significativa.... Porém quando se usa a plataforma como complemento de renda como é meu caso, que trabalha CLT e uso o aplicativo para completar a minha renda acho que me ajuda. A grande duvida pra mim é terei essa opção de renda extra futuramente ou terei que aguentar os mandos e desmandos do patrão unicamente sem opção nenhuma... Veremos futuramente.
O fundo de garantia é um crime contra o trabalhador, a inflação corrói o fundo, imaginem o trabalhador que em 2010 recebia um salário de 600 reais (pq sim esse era o valor do salário a época) então o patrão desconta os 8% desse salário (pq sim o patrão não paga nada ele desconta do que ia te pagar) e deposita no fundo, passados 10 anos a cota corrigiu 3% ao ano e o salário está em 1200 (100% acima) ou seja sua cota corrigiu 35% enquanto o salário corrigiu 100% e a inflação oficial corrigiu 76%, se o trabalhador investisse esse 8% ele mesmo sem o governo como é o caso do fgts ele poderia comprar até vale transporte e guardar para vender 10 anos depois que com certeza ele teria um retorno maior que essa correção ridícula do fgts
Eu havia achado bom, em certas partes, essa regulamentação. Pois daria direitos a essa pessoas. Mas agora refleti q realmente, é normalizar a precarização do trabalho. E é exatamente essa normalização q me fez pensar a início q a ideia era boa.
A única solução pra isso e mobilização, gente nas ruas. Lutar pelos nossos direitos. Fazer pressão pela redução da jornada de trabalho. Pressão política. Senão a boiada vai continuar passando.
Se o cara resolve tirar umas férias, quando ele volta o aplicativo manda menos entregas para ele, pois ele ficou algum tempo sem entregar. É UMA PIADA o que essas plataformas fazem, não dão suporte algum aos trabalhadores delas e sempre que possível, os sacaneiam.
@@gustavodutra243 a direita vende uma coisa e quando vem a realidade não se cumpre. Da uma olhada em vídeos e notícias na véspera de votação do Brexit e do que chamavam os que alertavam do que aconteceria, depois olha como estão atualmente os britânicos e empresários pequenos e médios.
Assim que vi seu comentario eu dei uma pesquisada boa, e sim tu tem razao demais, engraçado ver o antes e depois, mas eu acredito que a maior razao deles terem saido é a xenofobia e nao querem mais migraçao de outros países
@@gustavodutra243 de fato, tbm vi comerciantes que se pega nas entrelinhas a reclamação é que ficou difícil explorar mão de obra. É o famoso "ora ora se não são as consequências..."
Outro problema é que o Uber foi criado como um app de caronas "remuneradas". Tipo tô indo pro trabalho e me logo no app, se alguém quiser me pagar uma carona pro mesmo lado do meu trabalho, eu dou e ganho uns trocados. Mas por falta de oportunidade de trabalho muita gente fez disso seu sustento
Sou advogado trabalhista há mais de 10 anos, defendendo os Reclamantes (trabalhador) e além disso sou de esquerda e posso dizer que você está muito equivocado Gustavo Como marxista você está deixando a realidade material de lado e julgando com o ❤ o que está errado
Sou motorista de app, vou falar exclusivamente de carros. Eu trabalho 8h num dia, cinco dias na semana e tiro 3k a 3.5k no mês. O cara que trabalha 10h 12h no dia é pq quer tirar uma grana a mais. Vejo gente formada tirando 2k no mês preso num escritório 8h de segunda a sexta e 4h do sábado, não quero isso pra mim. Essa proposta do governo vai diminuir meus ganhos e atrasar minha subsistência pra poder encher seus cofres, sem mexer um centavo no lucro da uber e 99. Não, não caio nessa de empreendedorismo, não somos microempreendedores, somos peões mesmo, mas eu olho a prática, na prática vou ter tirado do meu bolso dinheiro.
E qdo tu te acidentar? Vai trabalhar assim mesmo? Não queres auxílio doença? Aposentadoria? Ou vai trabalhar até ficar sem poder andar ?
@@nicinhaeluf5403 meu, me considero de esquerda, mas sabemos que no futuro essa piramide chamada INSS não irá se sustentar.... Outra questão é que todo autônomo deve fazer uma reserva.... No mínimo o trabalhador deveria escolher o que quer... Então deixe o camarada acima escolher o que quer.... Pq ele não escolhe o trabalho cheio de impostos e com direitos ??? Existe a parte dos bloqueios que por muitas vezes não são esclarecidos e etc... Situação difícil ao meu ver pois meu irmão também é Uber... Outro fato é um sindicalista impor algumas coisas, que é nosso Ministro Marinho, tomando decisões baseados em alguns camaradas... E não o todo da massa.... O mundo está mudando e a CLT ao meu ver está atrasada.... Outra questão são as mudanças trabalhistas de 2017 que não fora revogadas pelo partido dos trabalhadores.....
Quanto a isso ele tem opção, né, que é pagar como autônomo, mas o problema é que a maioria não paga. Talvez existam seguros mais interessantes que a previdência social também. Se o trabalhador souber se resguardar eu acho bem menos pior continuar sem regulamentação mesmo.@@nicinhaeluf5403
@@nicinhaeluf5403mas é só recolher INSS como contribuinte individual, isso já existe.
@@nicinhaeluf5403 bom, esse é o risco que corre todo profissional liberal como taxistas, pedreiros, marceneiros, mecânicos, pintores, artistas etc. E em se tratando de motorista de app, a maioria não quer trabalhar nisso pra sempre. Nós também estudamos, nós também estamos em busca de melhoria de vida, ao contrário do que vc pensa, ngm quer se aposentar nesse trabalho. A proposta nos condena a sermos iguais a esses pobres coitados (não que não sejamos, mas eles são piores) que trabalham 44h com horário fixo em escritório.
Agora que vi q vc me deu boas vindas nos membros kllkkkkkk ontem assisti durante o trampo e perdi essa parte. Obrigada! Eh um prazer fazer parte dos membros, aprendo muito com vc ❤
Eu que agradeço!
Muito obrigado, Gustavo. Esse curso será fundamental pra minha formação. Estava precisando mesmo.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Comentário do engajamento passando , ontem na live do mount um alguém enviou sugestão seu canal sobre assunto e do Humberto.
- 06/03/2024 17:24
😅
Correção , foi no dia 6, hoje é 8 . hauhaauhau enfim
Uns 3 ou 4 meses, na grande emissora do país passou um programa exaltando esse modelo de trabalho, mostrando como os entregadores eram livres. Mostrando como os motoqueiros são guerreiros e estão nesse modelo por gostarem de dirigir as motos.
Antes do comercial, tinha dentro desta minissérie uma propaganda do Ifood.
Nada me tira da cabeça que era uma série comprada pela companhia.
Gaiofato, uma humilde sugestão baseado na minha experiência como consumidor de conteúdo: Em todo video você passa uns 10 minutos expondo sua opinião sobre o capitalismo e a relação de trabalho e a limitação da democracia burguesa, e no final vc vai ao ponto do video. Olha em qual momento vc foi falar do que me trouxe ao video, que é o porque você considera a regulamentação ruim (titulo do video) 20:30. Isso torna o conteúdo muito maçante
kkkkkj que rapaz precoce vc não ?
No mundo de hoje, no qual o neoliberalismo e a tentativa de "ganhar a vida" se impõe, tempo é fundamental, mas também é fundamental para passar maior tempo de qualidade com a família, então concordo com o camarada, vídeos mais curtos e objetivos para mais pessoas poderem acompanhar, por favor.
@@CarlosjjMartins Há ao menos dois erros estruturais na sua argumentação:
1 - Não devemos impor nosso tempo sob os outros, indicando quando ou como devem produzir seu trabalho, a menos que sejamos o contratante/explorador dessa mão de obra e concordemos em explora-la.
2 - Se você não passa um tempo de qualidade com sua família, não é a minutagem de um video que o impede.
Sua fala esta intrinsicamente contaminada com uma visão capitalista da gestão de tempo em prol da produtividade.
Há diversos "tempos" sociais e biológicos que compõem a nossa percepção do "tempo".
O "tempo" que você defende deve ser abolido, pois as pessoas devem ter direito a gerir a execução de seu proprio trabalho, fazendo o no prazo que entender conveniente e necessário para a execução de suas próprias metas e tarefas, do contrario continuaremos explorando a mais valia.
Se o Gustavo for "direto" ao assunto não dá pra entender. É necessário contextualização pro argumento final fazer sentido.
Quem dá resposta rápida pra problemas complexos é coach, não professor.
@@eliojr0173 claro que não, todo vídeo é assim, daqui a pouco eu mesmo consigo reproduzir esse mesmo dicurso de tanto que eu já ouvi
Um grande problema desses aplicativos é a "Síndrome de Yoshi":
Quando os trabalhadores estão em serviço, a empresa recolhe o seu lucro a partir da exploração deste trabalho, quando há algum acidente, a companhia age tal como o Mário Bros faz com o Yoshi, largando-o pra ganhar impulso e continuar sua jornada.
No momento em que isso acontece, o trabalhador fica na "mão", o lucro é da empresa, o custo da ambulância, hospital e tratamento é do SUS e algum eventual auxílio fica por conta do INSS.
Ou seja, o lucro é privado e o custo da atividade é todo do ESTADO, muito fácil "empreender" assim, privatizando os lucros e "socializando" os custos com o governo.
por isso que tem que regulamentar... e você só usou um exemplo; e os assaltos a moto dos motoboys? o carro dos uber's ? também trás impacto na segurança pública, tem os golpes aplicados no ifood e etc... tudo leva a boletim de ocorrência que bota policia para trabalhar... lembremos da pandemia, motoboy trabalhava normal mas se pegasse doença não tinha amparo nenhum do IFOOD e o ESTADO malvadão ? ele que ficava com a responsabilidade de se virar com o trabalhador para cura-lo e etc. a REGULAMENTAÇÂO é necessária justamente por isso, pelo GOZO que a plataforma tem sobre o bem público.
primeiro que já pagamos uma caralhada de impostos p esse Estado funcionar, segundo que o nosso sistema previdenciário funciona exatamente assim como vc citou. Qnd alguém é afastado, aposenta etc etc, quem banca ele é quem está contribuindo, não quem está afastado. Tiveram a chance de mudar como o sistema funciona, mas não quiseram.
Sem a plataforma ele não conseguiria nem 1/3 das corridas. Use a coerência amigo.
Nunca tinha visto por esse lado
e os quase 50% de imposto por ano do nosso bolso, é destinado unica e exclusivamente pra pagar lagosta pra juiz e p*ta pra vereador ? acorda cara pqp, pagamos 5 vezes o proporcional por cada serviço nesse "país" e tu ainda me vem com uma historinha dessas, é só o que me faltava kkkkkkkk
Ótimas considerações.
Eu estava há alguns dias tentando elaborar mentalmente minha opinião sobre esse PL. Muito barulho nas redes sociais, muito alarde, muitas promessas. Ñ tinha conseguido ainda formar uma opinião ou entender a questão de forma clara. Esse vídeo me ajudou muito. Obrigada!
O """"problema""" da CLT para empregos são os trabalhos "intermitentes" que cresceram muito. Dai a reforma foi a criação do MEI ao invés de subir a complexidade industrial produtiva, com barreira alfandegária e paridade de salário com pais 2 posições a frente no G10.
Obrigado por abordar esse tema fundamental!
Esse assunto é muito sensível, mes passado eu trabalhei em média 2 horas por dia, sem trabalhar aos domingos e tirei 1600 reais no mês, sinceramente, nenhum emprego me pagaria isso, não é minha renda principal, mas ajuda muito. O cara que trabalha 12 horas por dia, tiraria 10000 reais no mês... Eu ganho no meu emprego uns 2600 reais, trabalhando 7 horas por dia, de segunda a sábado, trabalho numa empresa pública de limpeza urbana, eu só não deixo para ficar Full app, nem sei porquê, pois acho que daria para eu trabalhar menos, ganhar mais e pagar plano de saúde, tirar uma grana para emergência e pagar uma autonomia INSS. Obs: nao sei como é o Ifood, trabalho só pela 99. Eu acho que dá pra melhorar, mas já me parece bem melhor que trabalho formal, onde eu via entregador de farmácia, por exemplo, ganhando 2400 por mês, para trabalhar 9 horas por dia.
Aqui é mais uma hipótese. Mas não duvidaria que o barulho da direita quanto a regulamentação foi justamente para a esquerda ver e falar "Hmmmmmm, eles não estão gostando, então eu gosto"
eu acho que é uma coisa mais espontânea mesmo. A polarização no Brasil é uma realidade e termos como "regulamentação de grandes empresas" são gatilhos tanto pra esquerda quanto pra direita: estes acham que vai ser ruim pra economia, aqueles acham que justiça será feita aos trabalhadores. Falta um pouco de senso crítico pra parar e pensar na questão, que, como a maioria das coisas, pode ser mais contraditória do que parece. Ainda bem que temos pessoas como o Gustavo pra nos ajudar a nesse processo...
O preço da polarização é justamente esse. Um bando de zumbis defendendo ou renegando algo sem saberem se é bom ou ruim.
Oi Gustavo, tudo bem?
Ver esse video é bastante complicado. Sou professor de inglês e fui trabalhar em escolas procurando mais segurança. Encontrei um ambiente de trabalho onde era absolutamente pressionado, exaurido e adoeci a ponto de quase enfartar durante o dia de trabalho. Larguei para ser PJ e trabalhar informalmente por não aguentar mais. Me sinto extremamente culpado quando penso que fui para o pj buscando melhores condições, e é muito perverso como somos pressionados de todos os lados e quem puder aguente.
Aconteceu o mesmo comigo, a gente se sente encurralados, não tem uma opção boa pra classe trabalhadora, tudo que existe é o menos pior.
cara você não tem culpa
o negócio é o sistema moedor de carne
se não fosse ele você nem pensaria em mudar
não se sinta culpado
todo mundo precisa comer, viver, ter lazer
a maioria não consegue nem o MÍNIMO e basicamente sobrevive
então não fique achando que a culpa é sua
a gnt se vira como consegue
@@ncyvarela1563 defina o que é o "mínimo"" para sobreviver? As condições hj são extremamente melhores do que a 10 anos atrás... Todos tem telefone e a maioria atrasa as contas pq simplesmente não tem a mínima noção de responsabilidade financeira. Pare de falar bobagem
Eu era professor de inglês tbm, e eu cheguei a ponto de, se eu entrasse em uma sala de aula mais uma vez, eu surtaria. Eu não aguentava mais, a escola estava sugando minha energia, minha saúde mental e psicológica, eu vivia cansado e doente. Depois daquela loucura da pandemia eu quis mudar....
Esse vídeo tá foda! Parabéns, muito bem estudado e coerente!
Muito importante relembrar que o FGTS não foi uma conquista, e sim uma diminuição dos direitos trabalhistas. Isso praticamente nunca é abordado nas escolas e deveria ser de conhecimento geral.
Só lembrei de como uma conhecida, ao passar por um estado emocional e psicológico muito difícil, tentou ao máximo não entrar com um atestado maior que 14 dias ou ser afastada devido a sua condição para a empresa não colocá-la no INSS, pois o dinheiro demora demais para sair.
@@catarinasilva5375 sim, eu fiz uma cirurgia e implorei pro médico n me dar um atestado de 15 dias...
Nitidamente vc não tem a menor noção do que está falando... Da onde que é justo não poder demitir um funcionário depois de 10 anos??? Concursado já é uma praga que não gosta de trabalhar, agora imagina isso pro setor privado
@@jefersonsilva2049 uma praga que não gosta de trabalhar?? Falou alguém que não tem capacidade de passar e tá com inveja kkk Imagina vc dedicar 10 anos da sua vida e ser demitido?? Sabia qur trabalho é necessário pra estar vivo? Comer, morar sob um teto?? Seu coração é ruim assim??
Isso iria incentivar a rotatividade de funcionários, visto que, ninguém iria querer ter um funcionário por 10 anos.
Gustavo, meu camarada, perfeitas as críticas à essa regulamentação. Triste situação da classe trabalhadora exploradas por estas plataformas e alguns acham que qualquer migalha é uma grande Vitória.
o termo "direita papel alumínio" me fez pausar o vídeo pra rir sozinho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito bommm
Cuidado, eles estao voltando
quantas empresas já saíram do Brasil nos últimos anos por causa dos altos impostos?? muitas!!!
O problema não é acabar com a lucratividade da empresa. Lucro menor, mas ainda lucro, a empresa não foge no país.
Mas, se a empresa mantiver essa necessidade d e lucro atual e não abrir mão, vai custar mais caro para quem pede, pode reduzir drasticamente os pedidos, o que prejudica todo o funcionamento do trabalho (se o profissional ficar muito ocioso, acaba que vale a pena mudar de rumo). Falo por mim, sou “pobre prime” e uso muito aplicativo de carro e de comida (pq não tenho carro e pego pouco ônibus). Se encarecer demais…. Vou ter q parar d e usar. E dentro da minha bolha, conheço muito gente que se encaixaria na mesma situação.
N há essa necessidade, só ganância. O uber n vai quebrar
Justamente meu caso... No dia-a-dia uso ônibus mas no fds pra passear uso uber. Mas se encarecer vou ter que parae de usar.
Eu já nem uso quando o preço tá dinâmico kkkkk
Mas do que adiante benefícios para nós a custas dos outros? Tendo esse pensamento não somos melhores que a burguesia.
Nós motoristas de app ( carro) temos um concesso em q tentamos lutar em diversas paralisações. Só queríamos o mínimo de 10 reais na corrida, e 2 reais o kilomentro rodado . Essa é nossa principal demanda q ninguém ouve. Nem mesmo a esquerda. É triste . Toda categoria de transporte tem como base o km rodado. O q estamos pedindo não é muito. O Lula tá dando um tiro no pé com essa porcaria . E vai perder mais uma parcela de eleitores. Depois não reclame
Moço, isso que temos não é esquerda. A esquerda sim te escuta, mas estamos no capitalismo: o lucro da empresa não pode mudar, no máximo aumentar.bense vc ganha mais, cobra mais do passageiro e diminui as viagens que não permitem o maior lucro à empresa. Esse é o problema.
Maravilhoso.
Ótima análise.
Meu amigo, isso não tem nada a ver uma forma de procurar um emprego. A maioria das pessoas que trabalham com carteiras assinadas querem sair pra trabalhar com entregas porque não querem estar presas num ambiente em que se é explorado e virar uma rotina todo dia.
Além de conviver com pessoas que só vivem fofocando de você e sobrecarga de trabalho.
Por isso ninguém quer trabalhar de CLT e ganhar tão pouco só pra sustentar vagabundos.
gaiogato! rumo aos 500 mil inscritos!! bora!!!
O "Brasão de armas" tem mais que isso faz tempo.
@@davidpereira8391 e tais fazendo o q aqui então? xD
@@m3tal4life666 eu venho aqui as vezes para dar umas risadas.
@@davidpereira8391 boa camarada!
que bom! Espero que saiba que fazemos o mesmo com você!!@@davidpereira8391
Professor amo seus vídeos. Muito obrigada por esse trabalho maravilhoso 👏🏻
Estou fazendo uber desde novembro pq estou desempregado, trabalho de segunda a sabado, das 6 da manhã até as 20h, o q faltou no projeto na minha visão:
-Estabelecer o minimo de R$2,00 o valor do quilômetro rodado já que o veículo custa R$1,00 o quilômetro rodado e de 9 a cada 10 corridas sempre vem pagando menos de R$1,50.
Tamo pagando pra trabalhar
Sabe porque não regulamentam por km? Porque aí as corridas vão subir muito pro passageiro, o que significa gritaria por parte de passageiros e lucro menor pros apps. Note que o app sempre lucra com a corrida sendo feita, mesmo não sendo rentável pro motorista.
O ideal seria km, mas não podemos esquecer do fator político da coisa.
@@Fabriziogarca discordo, aqui na minha cidade só faço corrida a partir de 2 reais o km, menos doque isso e paga pra trabalhar, o passageiro paga sim.
@@estrada1168 2 por km só se for corrida de 5,88 ou com muito trânsito. Sem dinâmico, não dá 2 por km corrida longa.
@@estrada1168 tiro longo a 2 por km nem existe sem dinâmico. E alguns pagam. Mas muitos não pagam e aí o app não fatura.
App ganha na quantidade. Motorista não.
Então Gustavo entendo que isso é precarização do trabalho... Porém é a única opção que os entregadores ou motoristas de aplicativo tem para conseguir uma renda melhor. Porque a CLT também está precarizada com salários muito defasados jornadas extenuantes de 6x1 então a situação do brasileiro é muito difícil
Quando o assunto é carga horária de trabalho, sempre lembro como tenho raiva quando ouço "durma 8h por dia"... Pqp, é uma tiração ouvir isso.
Apenas trabalhando sempre foi bem irreal ter esse tempo pra dormir, tendo que se deslocar para trabalho, cuidar da casa e da alimentação. Imagina pra quem estuda e trabalha.
Cara isso é uma realidade absurda, aí você acorda, passa por tudo isso, para o privilegiado do seu colega de trabalho (digo privilegiado pois geralmente é a pessoa que ganha muito e ninguém sabe o pq esta la) vir e falar que você precisa mostrar serviço, ficar pós horário contratual...
Mario bigoooodeee você aqui hehe, fez parte da minha infância!!!!!!
agora, isso é verdade.. cada vez mais, estamos presenciando uma precarização do trabalho... aqui no meu estado, empresas de ônibus demitiram muitos cobradores pra economizarem os custos, motoristas tem que acumular duas tarefas, eles tem que dirigir e passar troco ao mesmo tempo, nem um pouco perigoso.
Pensava que a reforma trabalhista era a pior coisa que poderia acontecer com os trabalhadores nos últimos anos, mas a criatividade da burguesia sempre surpreende
Piora a cada ano, o neoliberalismo é uma praga
@RedOrangePlaythrough O lula virou burguês agr, é só o que meu faltava kkkkkkkkkk
Gosto dessas aulas pq mostram algo q não percebi. Realmente esses pqns trechos, essas entrelinhas nos textos das Leis mudam o contexto drasticamente. Infelizmente, a classe que sustenta tudo, ainda não conquistou o devido respeito.
Concordo plenamente com o Camarada.
É revoltante e entristecedor ver trabalhadores de subemprego defendendo a plataforma e se denominarem empreendedores quando, na realidade, estão sendo explorados de forma vil.
A alienação do trabalhador quanto a sua condição é uma realidade que está difícil de se reverter.
Qual sua solução neste caso? 🤔
@@mateusguilherme6699 Não consigo ver uma solução de curto e nem de longo prazo. Os mecanismos de alienação do capitalismo estão cada vez mais eficazes. Se descobrir alguma solução, me conta!!!!
a melhor análise de todos até agora
Ifood vai sair do Brasil - literalmente uma empresa brasileira
Ser brasileira não adianta de nada porque é uma empresa privada empresas americanas já saíram dos EUA.
@@fabriziomarangoni449A diferença é que essas empresas são ricas e tem inglês como lingua franca. Tu acha mesmo que um Francês vai querer usar o Ifood? Um colombiano? Eles tem seus próprios aplicativos pra isso já
É só a gente voltar pro delivery de antigamente
@@victorsilva3593defende mais o IFood mano, sem você eles vão ficar duros 😢
Quem disse que pelo fato dela ser uma empresa brasileira impede de sair do país você sabe onde fica a sede do Facebook na Irlanda.
Amigo querido, a coisa é tão bem elaborada que não permite o proletariado pensar 😢😢 É preciso formar e informar essas pessoas que são vítimas do capitalismo. É muito difícil, mas não é impossível 👍👍😟
A luta é e sempre foi de CLASSE. CAPITA x TRABALHO.
A sociedade dá mais valor às coisas do que à força de trabalho.
A regulamentaçao por si só nao é ruim, pelo contrário. Tudo depedende de qual for feita. Mas alguma tem de ser feita.
Sou fotógrafo, e já foi criada uma plataforma de App, que já leva 25% do ganho. E funciona de uma maneira tipo um leilão, ou seja, o mais barato leva.
Sei que essa competitividade já existe no "mundo real", mas centralizar isso é péssimo pro nicho que já sofre pra acompanhar o mercado em relação a inovação tecnológica, estudo e tudo mais. Fiz o cadastro e só, nunca mais entrei. Eu consigo me manter, mas sei que esse app, abre precedente pra juntar a força de trabalho que não consegue se manter, pra infelizmente por necessidade, se sujeitar a isso.
Era a favor da medida, não tinha visto em lugar nenhum essa parte que autoriza o trabalhador fazer até 12 horas diárias, é realmente um absurdo, mesmo que tivesse um sistema de hora extra, o máximo deveria ser entre 9 e 10 horas, como é na CLT
o pensamento da plataformização de todas as profissões me deixa completamente horrorizada
Os direitos que vem junto TB te horrorizam?
@@nicinhaeluf5403 ??????????
@@nicinhaeluf5403qual direito?
@@AlleAlef Tu precisa de mim pra essa resposta?
@@nicinhaeluf5403 sim - qual direito?
Esse pelo jeito terá o mesmo fim do PC Siqueira, nunca vi uma pessoa tão sem noção na minha vida!
Que vergonha desse mundo sujo e corrupto. São pessoas querendo sobreviver!
Quem é sujo e corrupto não está nem aí pra quem quer tentar sobreviver, não espere misericórdia de ninguém, aprendi na prática
@@taiszu7392seja misericordioso sempre ❤
Quem foi que te convenceu que os humanos são assim tão diferentes dos outros animais? Não vejo ninguém chamando o leão de sujo e corrupto quando ele come a zebra. Então, de onde vem a expectativa de que com nós seriam diferentes? Quem foi que te disse que só porque conseguimos viver em sociedade de maneira pacífica, iriamos deixar de priorizar a nós e os nossos genes em detrimento dos demais? Salomão foi absolutamente sábio ao dizer que a diferença entre nós e o resto dos animais é apenas vaidade.
fácil ter odio de classes barbudão
sujo é defender o ditador sanguinario stalin
Absurdo autorizar jornada de 12h. A própria legislação atual limita a jornada do celetista a 10h.
A questão não é só essa, mas sim o fato de que já é difícil pagar as contas trabalhando 16h, como vou pagar trabalhando 12h e ganhando menos?
O problema é que pra maioria das pessoas não é uma questão de escolher entre o aplicativo e um emprego formal, pois já trabalham em atividades informais ou subempregos há anos. não adianta nada regular os aplicativos e manter o mesmo sistema.
O custo de um carro ANUALMENTE de 10mil incluindo ( manutenção e impostos ).
Se essa lei passar, duvido q eles não vão inventar uma "participação premium" na hora do cara se cadastrar, que pega estes custos e repassa diretamente pro trabalhador e não arcar com os custos.
mais uma vitória da conciliação, não poderia faltar a taxa no trabalhador, 7% rumo ao defct zero 😍😍 e a corda sempre quebra no lado mais "fraco"
Como vamos manter INSS, Sus e escola pública sem o imposto me diz?
@@relaxaramente5813Pagamos tantos impostos e o serviço público continua uma merda.
@@ImGabi777 por isso acho justo o governo fechar escolas, o INSS o SUS e parar de fazer manutenção de ruas e rodovias e parar de fazer obras públicas, e não cobrar impostos. É um absurdo imposto!
@@relaxaramente5813 Pior é que boa parte da grana vai pra aprovação dos projetos, pros políticos pouco importa se o projeto é bom ou ruim, eles só querem dinheiro pra votar "Sim" ou "Não", e nosso dinheiro vai pro lixo
Porra camarada tá defendendo aumento de impostos@@relaxaramente5813
Vejam bem. O trabalhador através de app em algum momento foi CLT. Nessa condição se esforçou muito, investiu tempo, conhecimento para ser aceito num tal emprego. No dia a dia não foi valorizado e recebeu muito mal, etc. Daí veio essas plataformas e deu condições para um trabalho precarizado sim, mas com a possibilidade de ganhar um dinheiro que o trabalhador nunca ganhou e no mínimo andar de carro ou moto, um sonho para muita gente. Percebem que por mais precário que seja, esse trabalhador se sente numa posição melhor do que antes no mundo do trabalho? A regulamentaçao ficou muito ruim porque não ataca o cerne do problema. O lucro excessivo das empresas, que inclusive leva nosso dinheiro pra fora, nos taxando em 35% as vezes 45%, pagando baixo por km e minuto rodado. Isso leva a incapacidade desse trabalhador de bancar os custos com o carro e com a própria saúde. Se regular km rodado e o tempo, esse motorista pode se cuidar mais. Mínimo de R$2 por km permite que um motorista não precise trabalhar mais de 8hrs por dia, 7 dias por semana. Permite ao trabalhador ficar mais tempo com a família, a estudar, etc. Mas a proposta atual não mexe nisso. Por isso o que disse no início é que o camarada se acha empreendedor, embora não chegue nem perto disso, e prefere correr atrás do seu e escolher onde gastar com seus cuidados. Basta regular o que é correto. O repasse do dinheiro.
Sou Motorista de app, e seu comentário foi cirúrgico amigo. O maior problema na minha opinião é esse, as empresas lucram um % MUITO ALTO em cima do trabalhador, leva esse dinheiro pra fora, e não fomenta em nada a economia nacional, já que não se responsabiliza com os custos de uso da malha viária, ocorrências de trânsito, entre outros fatores. A primeira cobrança DEVE ser na regulação do valor por KM rodado.
Oi gustavo tdo bem? Por mais que normalize esse tipo de trabalho precário, eu acredito que não seja diferente de qlq outro trabalho precário que já é regulamentado, sabe? Obviamente, há muita coisa que poderia e deveria ser ajustado na proposta,. Mas se pegarmos o tempo de trabalho de 12h por exemplo, existem trabalhadores do ramo que já seguem esse tempo, sepah fazem até mais horas por questões de necessidade real, não necessariamente por demanda do "empregador", talvez seja uma forma de garantir o """"mínimo"""" de dignidade sabe? Concordo com voce em todos os aspectos, mas acredito que o ponto chave msm seja o quanto de GRANA DINHEIRO BUFUNFA que a rapaziada tem direito de receber, de repente, algo que seja suficiente para não precisar trabalhar 12h... acho que é isso, grande bjo =)
Muito importante falar sobre esse tipo de situação
obrigado mestre ❤️
Uma plataforma estatal, sem objetivo de grandes lucros, daria melhores condições, acabariam com essas plataformas, e a estatal só cresceria.
Tem que combinar com os clientes. Não é assim como falam. O buraco é mais embaixo.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkjjkkkjjjjjjhehshshayshskshshehshshhekwkwhsushwhs
Araraquara no interior de SP tem um app de carros de transporte estatal ainda no nível municipal mas bastante competitivo. Bom para o motorista, bom para o passageiro.
Não entendi gente de esquerda achar isso um absurdo
@@AngeloBonateliNeto interior é diferente de capital. Realidades distintas. Menos motorista desesperado por qualquer trocado.
e uma empresa estatal não daria conta de absorver esses motoristas desesperados? Competir de igual para igual com Uber. @@Fabriziogarca
Gustavo onde tu comprou esse busto do tio karl marx? eu queria um
Gustavo, vc já viu o filme Sorry We've Missed You do Ken Loach? Bicho, perdão se vc menciona no vídeo (tô no minuto 9 aqui, ainda vendo, pausei pra falar pq ia esquecer com td ctz da vida se não fizesse). Filme angustiante sobre o que é a uberização faz. Recomendo a veras.
Ifood come quase 1/3 do valor que vc paga na hora da compra. Eu to pensando em vender comida no ifood pq msm com faculdade e ingles fluente n tenho emprego
eu aí , nos falaram quando criança que com Inglês e Faculdade vc estaria bem. Hoje isso nem me adianta de nada, é bem deprimente
Faz o L
@@fadocerol2488 pq ?
Qual a sua formação?
@@richardwanderrainy1570 fiz sistemas pra internet que engloba um pouco de front-end, mas tbm tinha java, banco de dados etc.
Se esse monte de nome nao fizer muito sentido resumindo eu estudei pra ser programador mas os unicos empregos que consegui que pagavam mais que salario minimo foram em telemarketing em ingles
De que adianta trabalhar na CLT com todos os direitos e ganhar 1400. Prefiro ser um precarizado ganhando 3500.
Enquanto vc tem saude é ótimo mesmo, quero ver quando ficar doente, ou precisar se ausentar do trabalho por algum problema. Precisamos lutar pra que todos tenham estabilidade e melhores salarios e não apoiar o minimo.
e o tempo de qualidade da sua vida ? vai vender isso também né
@@frazyfrog que tempo de qualidade de vida eu tenho trabalhando 8 horas por dia ganhando 1500 ainda mais em uma escala de 6X1? No caso a única desvantagem e em casos de acidente que eu fico desamparado. Mas tirando isso pago até meu INSS por fora, agora to trabalhando 6 horas por dia tiro quase uns 3000, faço meus bicos fim de semana a noite, tenho bem mais tempo do que no meu antigo emprego, não preciso nem carregar peso.
Tô fora de CLT, os patrões só querem tirar o seu coro, pelo menos sinto que sou mais valorizado trabalhando pra mim
@@felipesouza-gt6yy não é a CLT amigão, a clt é só um conjunto de leis, não possui corpo não kk. Quem te fode são os patrões e a burguesia mesmo
Dificil se manter motivado
Adorei o Stalin com a colher. E o vídeo tambem!
Acabei de ver um video de um cara(chavão da usp),que mostra que ha dois projetos.Um é para os motoristas de app e outro projeto sera elaborado para ENTREGADORES,ou seja...ele mostrou um artigo do projeto que cita veiculos de 4 rodas e cita sobre os direitos,vinculo empregatício,horas de trabalho...
Tbm acho que gerar emprego é mt mais eficiente q regular. Mas oq impede da uberização sem a regulamentação? A terceirização já existe e a msm tem seus limites. Isso vai expandir até os limites que consegue, independente da regulamentação.
Regulamentar >pode< desacelerar ou estabelecer novos limites, mas tbm é importante o impacto "cultural" disso. Põe esses caras na msm barca de trabalhador (oq são), organizar. Se a regulamentação ficou ruim, da pra reformar, "abrindo" precedentes pra reformar outras coisas q passaram nos últimos anos
Mostra q empresa na internet ñ faz oq qr. Para de propagar pros jovens fugir do imposto é roubo
Qdo eu tava no trabalho ouvindo, eu tinha pensado em mts argumentos e até melhores. Mas agr vou tentar mimir, só qria contribuir com engajamento e minha opinião antes
Ricardo Antunes fala bastante sobre a precarização do trabalho e dos trabalhadores uberizados.
O mercado de design realmente tá bem precarizado. Vagas que pedem atributos de uma equipe inteira em apenas 1 profissional pra pagarem 3.500.
Pra tirar uma grana digna hoje nesse mercado, estamos lutando pra permanecermos em home office, o que nos possibilita trabalharmos pra mais empresas, fazermos freelas, ou seja, trabalhar pra caralho.
Este vídeo político é uma excelente contribuição para o debate público, fornecendo uma análise perspicaz e uma abordagem construtiva para questões cruciais que afetam nossa sociedade. A clareza das ideias apresentadas e a maneira como são comunicadas demonstram um compromisso genuíno com a promoção do diálogo e da compreensão mútua. Além disso, a inclusão de diferentes perspectivas e a busca por soluções pragmáticas refletem um esforço louvável para encontrar caminhos viáveis para o progresso coletivo. Este vídeo inspira reflexão e engajamento cívico, destacando a importância da participação informada e ativa na vida política.
O ex presidente já falava você quer trabalho '' serviço '' ou benefício e a classe trabalhadora aplaudiu de pé dizendo de boca cheia eu não gosto da clt eu quero e ter a liberdade; Está ai a sua liberdade você poderá escolher a hora que vai para o tronco elevar a sua chicotada diária. Desejo sorte a nós a classe trabalhadora.
Gustavo (meu chará) voce falou mt sobre alienação dos trabalhadores, sobre os aspectos ruins dessa possivel regulamentação da uberização e tal, entendi perfeitamente...
Agora, me fala, como que faz pra ter uma barba bonitona igual a tua?
O maior direito do trabalhador é ter INTEGRALMENTE a posse de sua remuneração sem nenhum intermediário no processo.
Principalmente sem o Estado pesando a mão-leve no bolso do trabalhador , CLT é pra pqp...
De ''direitos'' travestidos de boas intenções, o lago de fogo tá cheio.
O Brasil carece de mais liberdade, inclusive na hora de indicar quem pode se candidatar ou não; e de poder legislar diretamente, caso os outros poderes sejam (muitas vezes dolosamente) omissos.
Pobre país.
Excelente
O PL dos aplicativos de transportes de passageiros por veículos de 4 rodas é uma vitória enorme das plataformas em detrimento dos ganhos dos motoristas.
O recolhimento de INSS e a obrigatoriedade de pagamento de imposto de renda é um dever cívico e nem entra na discussão, o grande problema desse PL é a remuneração miserável mesmo. 32,09 brutos por hora trabalhada (que é somente enquanto o motorista está em viagem com o passageiro) vai reduzir pela metade os ganhos de quem se dedica a essa atividade, já tão marginalizada, inclusive pela maioria dos influenciadores da esquerda que enxergam motoristas de app como primatas acéfalos que se acham empreendedores, uma visão preconceituosa e muito equivocada.
Hoje um motorista em São Paulo, por exemplo, consegue a meta de ganhos entre 35 e 40 reais brutos por hora na rua, ou seja, desde quando sai de casa até voltar. Reduzir isso a 32,09 por hora com passageiro apenas, ainda recolhendo INSS e pagando IR, vai matar o trabalhador, muitos vão desistir e devolver carro alugado, deixar de votar no barba e a avaliação do governo vai piorar muito. É o custo desse conluio do governo com os grandes apps, que vão ganhar mais pagando menos ao trabalhador. Eu mesmo fiz o L e se isso passar, não mais o farei.
bom conteúdo, seu madruga 👏👏
Absurdo mesmo.
O que mostra que é um serviço muito precatório é que aplicativos como Uber e 99 concorrem diretamente com táxis, mesmo assim taxistas continuam atuando em sua função original. Se valesse mesmo a pena já não teríamos mais taxistas, que teriam todos migrado para as plataformas.
muito bom vídeo, mas na proxima tenta botar as fontes de onde vc tirou os dados, por favor.
Tá no vídeo po, mas ele tá sentado sobre ele 😅
É exatamente isso. As relações de trabalho se deterioram tanto ao longo do tempo que hoje tem muita gente precarizada que morre de medo de voltar pra CLT. As pessoas sabem que não têm direito a NADA e, ainda assim, preferem continuar assim, mas mantendo uma qualidade de vida que a CLT hoje é incapaz de oferecer. Participo de grupos de entregadores e motoristas de aplicativo e a maioria tem pavor de CLT. Aí fica o governo dizendo que está melhorando a vida do trabalhador e o próprio trabalhador entendendo o inverso disso.
Acho que a gente precisa repactuar essas relações. Largar essa insistência na CLT e pensar algo novo, que considere aquilo que as pessoas não querem mais abrir mão e dê um passo à frente no sentido da emancipação do trabalhador. Agora... reformas estruturais não estão nos planos do governo Lula. Aí, complica...
Pra ganhar 1400 por mês ainda ser humilhado? Prefiro do jeito que está.
De que adianta o governo propôr uma regulamentação se os próprios trabalhadores são contra?
É só fazer bem feito meu consagrado
Mas isso ocorre porque a direita tem monopólio sobre o assunto. Há incumbido uma ideia de que se o governo regulamentar vai piorar tudo.
Haveria de ter tanto um diálogo com os trabalhadores da categoria como um trabalho de divulgação das propostas. Mesmo o mais reaça sabe que tem uma giromba no c dele e é preciso mostrar como resolver isso. Maluf fez algo similar com os taxistas (ouvir suas mazelas e propor benefícios pra categoria) e até hoje os taxistas são fiéis a ele.
Agora, o problema ocorre quando o governo senta com a empresa e juntos escrevem uma proposta e jogam pra câmara de deputados deitar e rolar em cima de uma pauta rebaixadissima.
? as pessoas querem algo bom
Claro amigão, eu sou Uber moto e entregador ao mesmo tempo, putz querem pagar 8 reais por hora irmão? Uma coisa séria direito sobre o trabalho, simplesmente querem meter mão no valor que eu faço com meu trabalho, com minha moto ou carro tanto faz, simplesmente é o governo me roubando...
@@secondnirvanao problema é que a proposta é ruim mesmo, sou motora de app e é uma bosta, vão pagar menos que a gente recebe hoje, não vamos ter direito quase nenhum, e ainda vamos ter mais custos... Se você pegar um custo de um Kwid sem entrada + combustível + manutenção + seguro, e esse valor de 32 reais, vai te sobrar no fim do mês mil reais no máximo, hoje sobra quase 3, kkkkkk, só p tu ter noção, 2/3 a menos.
Sempre uma aula 👏🏼 que nerd gxstxsx
A CLT serve para garantir o MÍNIMO para o trabalhador contra o patrão.
Mesmo assim está sendo atacada com a ideologia de que o problema do trabalhador não ganhar mais é porque o custo extra com o governo é grande.
Ex: se um funcionário recebe 1500 reais a empresa vai gastar + 1500 com esse funcionarios devido a taxas, fgts entre outros, totalizando 3 mil.
Ou seja, a narrativa é se vc virar PJ vai ganhar mais.
Esse ataque começou com os desenvolvedores/programadores de TI. Isso se alastrou de tal maneira que temos PJs de 1500 reais.
Outro ponto é que para a empresa sai mais barato ferir o direito trabalhista do que pagar tudo certinho. Quando a notificação judicial chegar na empresa eles fazem um acordo com o funcionário e paga 50% no máximo dos valores devidos. E esse acordo é uma "escolha" do trabalhador lezado. Ou é acordo ou é 10 anos de processo
Sou motorista de app. E o problema dessa regulamentação é q ela também não estabelece o mínimo por Km. Esse mínimo de 32 reais é uma piada . Qualquer motorista ( de carro) faz mais q isso em meia hora. Essa regulamentação é uma palhaçada. Só vão aumentar os custos para o usuário e talvez até piorar a taxas pagas ao motorista . As taxas hj já são um lixo levando em conta os custos e os riscos q o trabalhador tem
Quanto você tira por mês? Real? Vejo muito motorista falando que o uber paga mal e etc, mas muito falam que pagam a parcela do carro pq o próprio carro se paga.
@@annekrusova Só pra tu ter uma noção, meu tio tira 8k/mes fazendo uber, ele investiu o dinheiro em um carro legal e estratégico para fazer apenas viagens black e tempo para entender a plataforma e melhores lugares para render mais e andar menos, agora com isso a qualidade de vida que ele tinha anteriormente vai despencar, todo o esforço que ele teve foi para a vala.
Amigo, trabalho de motorista de app em Belo Horizonte, e fazer mais de 32 reais por hora aqui, só em horários de pico, ou situações de demanda bem específicas (como shows na cidade, jogos nos estádios e afins). Nos horários de demanda "normal" as vezes chega a ser bem difícil bater esse valor..... Eu não concordo com a PL também, mas não acredito que essa pretensão de ganho que vc tá dizendo não seja real. Não vamos esquecer que boa parte dos nossos parceiros não calculam custos e mentem mesmo quando vão falar de ganhos. Tipo o papo dos cara que fala que tira 1000 por dia. Primeiro passo é aumentar as tarifas, ficar 30 minutos no trânsito pra fazer corrida de 7 reais é completamente inviável, depois agt fala de direitos, e sim, acho eles completamente necessários para o resguardo de nós trabalhadores, mas não tão conseguindo cobrar nem o básico das plataformas, que é um ganho justo, quem dirá cobrar coisas mais complexas, como melhores condições de trabalho....
Infelizmente muita gente se ilude com esse lance de "trabalho por minha conta" o problema é que se paga pouco, as taxas são ridículas, vc corre risco de vida, assalto, acidente, estão falando de regulamentação, mas ninguém fala de pagar melhor, ninguém fala de criar leis pra proteger a integridade do entregador ou do motorista do aplicativo, garantir por lei que o entregador não tem que subir em apartamento e nem entrar em condomínio pra levar pedido, quem se beneficia com essa regulamentação mais uma vez é o burguês.
mano vc e outras pessoas influentes tem que comprar essa briga , pra ajudar a revolucionar porque muita gente nem se questiona viu , mas senti na péle , porque eu trampo com entrega e vejo os mano conversando ou me melhor desabafando mas mesmo assim , toca o app , coloca o capacete e vai pra mais uma entrega.
Camarada ainda tem o fato que as "pesquisas" que os próprios motoristas são contrários à CLTização foram patrocinadas pela plataformas.
Só uma correção, ifood não entra no texto dessa PL. APENAS apps de transporte de passageiros por veículos de 4 rodas
Entra sim
é precarização total. GaioFacts
Hoje o iFood lucra. Em consonância, os restaurantes quebram. Em sua grande maioria, algo em torno de 99%, são micro empreendedores que imputam sua própria força de trabalho pagando no mínimo 12% de toda sua receita ao iFood. Já trabalhei na área e sei: 12% na maioria dos casos é quase todo lucro do negócio.
Sou motorista de app e acredito que o projeto atual não é bom para nós trabalhadores e só beneficia os app, pois não mexe em nada com as taxas dos app que em algumas vezes cobra 60% de taxa nas viagens, onde todo o custo e perigo do serviço é do trabalhador, direitos já se tem com o MEI, o governo tem que colocar limite nas taxas dos apps que são uma extorsão e é obvio que e ai que os app exploram os trabalhadores.
Tem viagens que o app paga 15 ao motorista e cobrou 29 do passageiro, onde isso é justo ??
Quem tá no sol podendo ser assaltado, morto ou sofrer um acidente podendo morrer ou ficar alejado leva 15, e o app que não fez nada leva 14 ???
o negocio eh q eh o q as pessoas querem.... ai la na frente ve q eh ruim e muda de novo.... e assim vamos pra frente
Faço Uber como complemento de renda, no mais, ganhos por hora no meu caso não vejo vantagem.
E conversando com motoristas que vivem diretamente dos aplicativos, pra eles os ganhos de 3 anos pra cá, só vem caindo os valores.
E com ganhos de 32 reais ativo, digasse hora contada somente com passageiro dentro do carro, será impossível ter um retorno financeiro para cuidar da família e dos custos com os carros.
Eles falam que o correto seria ganhos por km e tempo de viagem, igual aos táxis.
Trabalho em aplicativos de entrega faz 5 anos ifood entre outros. Já trabalhei em exclusivo com eles e realmente tem que trabalhar muito pra garantir uma renda significativa.... Porém quando se usa a plataforma como complemento de renda como é meu caso, que trabalha CLT e uso o aplicativo para completar a minha renda acho que me ajuda. A grande duvida pra mim é terei essa opção de renda extra futuramente ou terei que aguentar os mandos e desmandos do patrão unicamente sem opção nenhuma... Veremos futuramente.
O fundo de garantia é um crime contra o trabalhador, a inflação corrói o fundo, imaginem o trabalhador que em 2010 recebia um salário de 600 reais (pq sim esse era o valor do salário a época) então o patrão desconta os 8% desse salário (pq sim o patrão não paga nada ele desconta do que ia te pagar) e deposita no fundo, passados 10 anos a cota corrigiu 3% ao ano e o salário está em 1200 (100% acima) ou seja sua cota corrigiu 35% enquanto o salário corrigiu 100% e a inflação oficial corrigiu 76%, se o trabalhador investisse esse 8% ele mesmo sem o governo como é o caso do fgts ele poderia comprar até vale transporte e guardar para vender 10 anos depois que com certeza ele teria um retorno maior que essa correção ridícula do fgts
Eu havia achado bom, em certas partes, essa regulamentação. Pois daria direitos a essa pessoas. Mas agora refleti q realmente, é normalizar a precarização do trabalho. E é exatamente essa normalização q me fez pensar a início q a ideia era boa.
Nenhuma regulamentação vindo do Estado é boa, acorda!!
Direitos? Kkkk
@@JoaoPedro-op7zddo estado burguês não, seria caso o estado fosse dos trabalhadores.
Hahahahah AGORA DESCOBRIMOS que o GALO DE FUGA é um PEQUENO BURGUES!!!! Que maravilha!!!!!! Vivi para ver isso! hahahahahahah!
#Impeachmentforalulaladrão!!
Esse assunto precisa ser debatido com urgência
Aqui na cidade onde moro os donos de mercadinhos e Padarias não pagam salário mínimo é uma precarização total.
A única solução pra isso e mobilização, gente nas ruas. Lutar pelos nossos direitos. Fazer pressão pela redução da jornada de trabalho. Pressão política. Senão a boiada vai continuar passando.
Se o cara resolve tirar umas férias, quando ele volta o aplicativo manda menos entregas para ele, pois ele ficou algum tempo sem entregar. É UMA PIADA o que essas plataformas fazem, não dão suporte algum aos trabalhadores delas e sempre que possível, os sacaneiam.
isso memo o problema não é CLT é macro economia.
Isso me lembra ao Brexit, procurem agora como estão felizes os britânicos com a saída.
Eu moro aqui, mas nao entendi mto bem seu comentario, consegue explicar melhor?
@@gustavodutra243 a direita vende uma coisa e quando vem a realidade não se cumpre. Da uma olhada em vídeos e notícias na véspera de votação do Brexit e do que chamavam os que alertavam do que aconteceria, depois olha como estão atualmente os britânicos e empresários pequenos e médios.
Assim que vi seu comentario eu dei uma pesquisada boa, e sim tu tem razao demais, engraçado ver o antes e depois, mas eu acredito que a maior razao deles terem saido é a xenofobia e nao querem mais migraçao de outros países
@@gustavodutra243 de fato, tbm vi comerciantes que se pega nas entrelinhas a reclamação é que ficou difícil explorar mão de obra. É o famoso "ora ora se não são as consequências..."
Tu tirou isso de onde? Moro em Manchester e digo que as pessoas não estão insatisfeitas
Outro problema é que o Uber foi criado como um app de caronas "remuneradas". Tipo tô indo pro trabalho e me logo no app, se alguém quiser me pagar uma carona pro mesmo lado do meu trabalho, eu dou e ganho uns trocados. Mas por falta de oportunidade de trabalho muita gente fez disso seu sustento
Eu nem ia ver esse vídeo pq estou evitando passar raiva com política, mas não tem como ignorar o camarada
Assistindo as 01:11 da manhã e fazendo faxina❤
Sou advogado trabalhista há mais de 10 anos, defendendo os Reclamantes (trabalhador) e além disso sou de esquerda e posso dizer que você está muito equivocado Gustavo
Como marxista você está deixando a realidade material de lado e julgando com o ❤ o que está errado