Very nice tuto Renato, thank you, I was searching for a way to get result from an api call to Binance API, outside Bubble server as US users are banned from this API, it works very nice with this method :)
Parabéns Renato sou seu fã. Já vejo seus vídeos mas de ano é fiquei triste quando descobri que Buble começou a cobrar,mas pelo jeito você está se reinventando e procurando meios de sempre ajudar. Fico muito satisfeito com a forma que ensina as pessoas e apartir de setembro terá mais um aluno no semcodar. Obrigado Renato
Outra forma de usar o bubble gratuito sem limite nenhum (Ou quase isso), é criar um app de template, ele não bota limite pra template. Então vai usar WU ilimitado, ações de backend e etc, únicos problemas é que não consegue colocar dominio e nem remover a marca d'agua
Renato, você não precisa de JSON.parse, se na linha 11 voce fizer .then(result => result.json()), ficando: .then(result => result.json()) .then(result => result.logradouro) vlw
🔥Perfeita a didática Renato, parabéns! nesse caso do exemplo são chamadas simples, funcionaria clientside se fossem chamadas um pouco mais complexas? que retornam um token por exemplo para ser inserido no header? Muito mais sucesso para você, abraço.
Tem alguma aula onde ensina a colocar Supabase como Backend do Bubble ... parte de inserir, editar e excluir com segurança usado WU e a parte de consulta de dados que é o que consome 70% dos meus WU direto tipo esse do correio ...
Ainda não temos módulo de Supabase. Mas é só fazer a integração API. Assiste o módulo de Xano que o CRUD é a mesma coisa: pega o Endpoint, bota no API Connector e tá conectado :)
É possível usar alguma lógica semelhante pra fazer requisições de API do banco de dados do Bubble sem consumir workloads? Uso dados do Bubble como fonte de informações pro Power BI, e tem consumido uma quantidade absurda de workload
Depende do teu objetivo. Se quer criar um SaaS, um aplicativo pra você, Bubble vai ser a mais completa e mais fácil. Se você quer trabalhar como desenvolvedor, FlutterFlow vai te permitir encarar mais projetos, com a possibilidade de entrega do código-fonte :)
e quanto o result é uma lista (por exemplo é uma lista de modelos de carros) e eu quero que apareca todos os dados da lista, tentei usar grupo repetidor e não consegui
Murilo, se estiver na Comunidade Sem Codar assiste essa aula: comunidade.semcodar.com.br/aula/javascriptbasico-dm-10-listas - Javascript - Listas e Arrays
Com certeza. Até mesmo porque quando a gente faz autenticação com o Xano, recebe um token específico do usuário, que não tem problema mostrar pro usuário. Então tudo que ensinei pode, sim, ser usado com o Xano. Assiste o módulo de autenticação com Xano na comunidade que você vai entender bem: comunidade.semcodar.com.br/aula/xano-4a-auth - Criar Tabela e Endpoints de Autenticação
@@RenatoAsse já vierei esse módulo do curso de todas as formas que pode imaginar kkkkkkkkk. Excelente aulas, como sempre. Só senti falta de uma coisa. Como trabalhar com imagens e integrar com o Bubble. Muito obrigado pela pronta resposta. Vou estudar a respeito.😂
Renato, isso supriria um problema de whitelist em firewall? por exemplo o Bubble na versão simples não fornece IP Fixo, se eu utilizar clientside em uma API acionando sempre pela minha máquina da empresa que tem um IP Fixo, eu chegaria com esse meu IP de provedor até o destino? ou mesmo assim chegaria com os IPS dinâmicos do bubble?
Exato, aí é pra chegar com teu IP. Peraí, vou fazer o teste aqui pra confirmar.... ... Confirmado. Testei as duas, serverside chega com IP da Amazon (Bubble), e clientside chegou com meu IP :) Ah, lembrando que se for uma API de Data, sem parâmetros privados, você pode marcar a opção "Make this call from browser" lá no API Connector e consegue fazer clientside direto dali :)
Perfeito @@RenatoAsse muitíssimo obrigado! e se for uma api com token para autenticar, que a opção "Make this call from browser" desabilita, isso funciona normalmente clientside se eu criar um plugin com o javascript? ou é uma regra geral?
@@luisguilhermearaujo322 você pode criar o plugin no Bubble pra rodar clientside ou serverside. Se for clientside, vai sempre expor todas as informações no dispositivo.
Renato, daria pra criar um arquivo .env no bubble? Assim seria possível seguir em clientside e não expor dados sensíveis. Em programação tradicional é bem simples criar esse arquivo... só uma ideia.
Ricardo, altas dica. Talvez eu esteja falando merda aqui, me corrija por favor, mas na prática, o que o pessoal faz ao gerar um arquivo .env é jogar o processamento para o servidor. O arquivo .env não fica disponível no front, a aplicação chama o servidor para buscar a chave e insere na chamada API. Mas percebe como de qualquer forma você usou o servidor? E na prática, o que estamos evitando aqui nessa aula é exatamente isso: usar o servidor do Bubble. Se precisa processar por um servidor, tem várias formas de fazer também, mas aí é evitar o servidor do Bubble, como por exemplo: Xano (vide um dos últimos vídeos que fizemos aqui no canal), Integromat, N8n, etc.
@@RenatoAsse É por aí mesmo... o .env é como uma variável que mascara o dado, que é guardado no servidor. Realmente necessita acionar o servidor. #beckendHELL
@@RenatoAsse Isso, no caso o .env é um arquivo usado localmente, quando você vai fazer o deploy e subir para produção os dados do .env são adicionados a um pipeline, que vai "mascarar" os dados através de uma variável de ambiente que vai ficar no servidor.
Se tenho uma empresa de atendimento/fornecimentos de produtos, tem como usar essa ferramenta p automatizar o processamento dos pedidos dos meus clientes (com loja woocommerce/shopify)? Tipo, eles se cadastram após isso podem importar os produtos da minha empresa p site deles, e os pedidos deles vão p painel da minha empresa após pagarem, e após ser processado o código de rastreamento é inserido automaticamente no pedido do lojista p ser tudo automatico ?
@@jhonestudos7032 Consegue fazer com ambas, mas com Bubble será bem mais fácil. Sim, lá ensinamos todos os fundamentos de APIs e webhooks que você precisa pra tirar essa ideia do papel. Inclusive acho que o módulo de plataforma de Ecommerce vai te ajudar demais. Aqui falo mais sobre criar sistemas de gestão em Bubble: ruclips.net/video/vsyUs3EME9c/видео.html
Aí você precisa criar um triggerEvent para acionar um evento quando tiver recebido a resposta, e nesse evento você coloca a ação de salvar no banco de dados. Assiste o módulo de desenvolvimento de plugins na Comunidade Sem Codar que ensinamos lá :)
Renato, seu conteúdo é espetacular, parabéns, mais um inscrito. Tentei com uma outra api que tenho de teste onde a url é , porem retorna erro: the content must be served over HTTPS. Teria alguma dica de como resolver?
Fabiano, sem chance. Bubble só conecta com APIs HTTPS. Se realmente precisar conectar com uma HTTP, vai ter que usar uma outra ferramenta pra intermediar a conexão, como Xano, Zapier, Integromat, algo assim.
Consegue sim, a Meta API tem uma parte de Webhooks exatamente pra fazer isso: developers.facebook.com/docs/graph-api/webhooks/getting-started/webhooks-for-leadgen/
A resposta é: sempre. Bubble integra com qualquer API, só o que você precisa é verificar se o serviço que você quer integrar disponibiliza uma API. Se disponibilizar, o Bubble integra :)
Renato ou alguém aqui puder me dar uma luz sobre, eu criei um dashboard na empresa que trabalho e esse dashboard funciona da seguinte forma, temos um serviço que envia os dados para o dashboard à cada X minutos e, com essa nova mudança de cobrança do Bubble, está consumindo pouco mais de 1.8mi WUS no mês, isso daria um valor absurdo e totalmente inviável mantê-lo em Bubble. Eu gostaria de alguma ideia como posso contonar isso, se é possível também.
Jefferson, o primeiro passo aí é fazer uma revisão de performance. Pra isso, assista esse módulo da Comunidade Sem Codar: comunidade.semcodar.com.br/aulas?curso=bubble-performance&mod=performance - Módulo Performance e Escala (Curso Bubble - Performance e Escala) Já tivemos cases de alunos que com 1 única mudança nos workflows, reduzimos em 95% o consumo de WU. E depois de otimizado, vale a pena verificar se você pode fazer a chamada API clientside, para não consumir workload units. O Bubble já tem esse recurso nativo. Só precisa verificar se não vai expor nenhuma credencial. Na dúvida, faz um post lá no grupo.semcodar.com.br que a gente ajuda :)
O Server Client, seria similar ao utilizar o Xano com Bubble. Qual seria a diferença e na usabilidade e economia de Requisicões do Workload entre os dois? Poderia utilizar este metodo para um Chat para Whatsapp?
Você pode, sim, jogar seu processamento pro Xano, aí claro que não vai consumir WU no Bubble, mas vai precisar fazer uma chamada API para o Xano, sacou? Esse método te permite fazer até mesmo a chamada API pro Xano sem usar WU :)
Tem um monte aqui: community.flutterflow.io/c/show-your-work O que FlutterFlow faz é gerar um código Dart/Flutter. Alguns apps criados com Flutter: - Google Pay - Alibaba - Ebay - Nubank - Quinto Andar
Não, webhook, por definição, é um endpoint que você precisa executar no servidor. Não existe um "clientside" quando falamos de webhook. Mas você pode usar ferramentas de automação como n8n pra receber webhooks e reduzir os WU. Se estiver na Comunidade Sem Codar, veja essa aula: comunidade.semcodar.com.br/aula/liveduvidas-n8n-20230420 - Otimização de Recursos no Bubble com N8N
Se somente eu vou usar uma chamada, por exemplo envio de e-mails em massa, minha chave será exposta? Eu quero enviar 500 emails sem usar WU. Mas somente vou rodar isso na minha máquina. Minha chave privada será exposta?
Cristiano, a credencial só vai ficar exposta no seu dispositivo, no que está efetuando a chamada API. No caso, como é só no teu PC, não tem problema algum. Ninguém vai ter acesso.
@@RenatoAsse esse é o primeiro problema, se eu fizer duas chamadas get pro xano por exemplo, via client side, ele simplesmente buga e não faz chamada nenhuma
@@11123sjc tem que descobrir qual é o problema. Se eu fosse chutar, diria que você tá empacando no limite do plano free, de 10 chamadas a cada 20 segundos. Pra descobrir, aperta F12 e veja o erro que aparece no console.
SIM! Sem dúvida. Inclusive estamos pra soltar na comunidade o novo curso Xano, ensinando a fazer autenticação, CRUD de banco de dados simples e avançado, e mais um monte de coisa. E consegue usar esse método pra integrar com o Xano clientside pois não tem nenhuma credencial de segurança que você não possa expor. Dá certo, sim :)
@@RenatoAsse mas neste caso o BD não ficaria vulnerável? é uma solução que perfeita para cadastro em banco de dados externos, mas minha dúvida é, se eu tenho que colocar as credenciais, não fica vulnerável? Exemplo SupaBase, Firebase.
@@jeanboeving4062 mas você não usa a SUA credencial Xano, o usuário faz login e recebe uma credencial própria, um authToken da conta dele. Se liga, semana que vem o curso Xano vai pro ar, vai estar tudo lá :)
Meta de vida: ter 1% da didática do Renato. 😳
🤣🤣🤣🤣
Vc é fera....sempre ajudando a gente lá na comunidade.
🤣🤣🤣
você é mostro. Sem contar prestativo demais.
Um monstro falando do outro! Kkkkk
Renato já vi pessoas autodidata, mais você sempre superando os limites do Qi ao extremo.
Very nice tuto Renato, thank you, I was searching for a way to get result from an api call to Binance API, outside Bubble server as US users are banned from this API, it works very nice with this method :)
gostei depois dessa aula criei ateh 2 pluguins, muito obrigado,
Renato é fera e a comunidade vale cada centavo, ja economizei mais um pouco em meu sistema com esse video. Valeu Renato
Obrigado, Renato. Excelente! Parabéns pelo tão merecido prêmio de Bubble mentor.
Vc é monstro Renato asse. Tem uma inteligência artificial em cada neurônio seu!
Parabéns Renato sou seu fã. Já vejo seus vídeos mas de ano é fiquei triste quando descobri que Buble começou a cobrar,mas pelo jeito você está se reinventando e procurando meios de sempre ajudar. Fico muito satisfeito com a forma que ensina as pessoas e apartir de setembro terá mais um aluno no semcodar. Obrigado Renato
A cabeça explodiu aqui... valeu, mestre! É por essa e outras que a Comunidade Sem Codar é a melhor!
Acabei de assistir sua live com o Leonardo Karpinsk....e já estou aqui. Valeu Renato. Muito bom
Parabéns Renato muito boa vídeo aula.
Bruto demais... salvou alguns protótipos aqui!!!
Caramba! que conteúdo top! Obrigado Renato.
Aplicando em 3.. 2.. 1.
Obrigada por mais essa! 👊🏾
O cara é sensacional
Renato, tu é o cara!
Poderoso! Ótima aula, como sempre!!
Valeu Renato! ótima aula🚀
Obrigado Renato!! show
Outra forma de usar o bubble gratuito sem limite nenhum (Ou quase isso), é criar um app de template, ele não bota limite pra template. Então vai usar WU ilimitado, ações de backend e etc, únicos problemas é que não consegue colocar dominio e nem remover a marca d'agua
Como faz?
Renato, alguém já te disse que você tem mais vocação p professor que desenvolvedor? Didática fenomenal, como sempre. Parabéns! Obrigado.
Ótimo sendo os dois haha
Tenho zero dúvidas em relação à isso 😅
Cara! Sensacional, se vc fizesse um assim ensinando a buscar os dados do MYSQL para nao ter o LIMIT 200 dava pra tomar uma caixa de cerveja kkkk
Hmmmmmmmmmmmmmmmmm, INTERESSANTE. Gostei da ideia :)
@@RenatoAsse Sempre uso MySQL, vou ficar no aguardo
Muito bom! Abriu a mente legal
Eita! Não demais a comunidade. Bjs Renato lindão
Renato, você não precisa de JSON.parse, se na linha 11 voce fizer .then(result => result.json()), ficando:
.then(result => result.json())
.then(result => result.logradouro)
vlw
AMEI 😍
ia comentar exatamente isso, mas imaginei que alguém já havia comentado kkkkkkkk
Parabéns Renato, Teria como enviar e puxar dados de uma planilha google? Mais uma vez parabéns👋👋
Consegue sim, mostrei aqui: ruclips.net/video/kF82Vjfcx_0/видео.html
Aí eu vi vantagem. 🎉
Renato faça um app de Ponto eletrônico biometria ou reconhecimento facial. ABS! 🤭
🔥Perfeita a didática Renato, parabéns! nesse caso do exemplo são chamadas simples, funcionaria clientside se fossem chamadas um pouco mais complexas? que retornam um token por exemplo para ser inserido no header? Muito mais sucesso para você, abraço.
Claro, aí já tá no Javascript, consegue criar qualquer coisa, qualquer tipo de chamada :)
muito bom, 🙂
Tem alguma aula onde ensina a colocar Supabase como Backend do Bubble ... parte de inserir, editar e excluir com segurança usado WU e a parte de consulta de dados que é o que consome 70% dos meus WU direto tipo esse do correio ...
Ainda não temos módulo de Supabase. Mas é só fazer a integração API. Assiste o módulo de Xano que o CRUD é a mesma coisa: pega o Endpoint, bota no API Connector e tá conectado :)
Renato, se eu quiser tratar a resposta como Data no bubble, para usar em RG ou dropdowns, como eu posso fazer isso?
É possível usar alguma lógica semelhante pra fazer requisições de API do banco de dados do Bubble sem consumir workloads? Uso dados do Bubble como fonte de informações pro Power BI, e tem consumido uma quantidade absurda de workload
Não. Pra interagir com o banco de dados do Bubble, obrigatoriamente vai consumir workload units mesmo.
Renato, com expertise hoje, qual seria a melhor ferramenta para focar em estudo... bubble ou fluterflow???!!! Abs
Depende do teu objetivo. Se quer criar um SaaS, um aplicativo pra você, Bubble vai ser a mais completa e mais fácil.
Se você quer trabalhar como desenvolvedor, FlutterFlow vai te permitir encarar mais projetos, com a possibilidade de entrega do código-fonte :)
E se o retorno for uma lista de ceps, como eu faria para fazer o JSON.parse
e quanto o result é uma lista (por exemplo é uma lista de modelos de carros) e eu quero que apareca todos os dados da lista, tentei usar grupo repetidor e não consegui
No caso se o retorno dos dados for uma lista de dados, como exemplo um lista de vendas com o produto, qtde e preco? Como ficaria no codigo?
Murilo, se estiver na Comunidade Sem Codar assiste essa aula: comunidade.semcodar.com.br/aula/javascriptbasico-dm-10-listas - Javascript - Listas e Arrays
Renato, seria possível fazer isso para o Xano
Com certeza. Até mesmo porque quando a gente faz autenticação com o Xano, recebe um token específico do usuário, que não tem problema mostrar pro usuário. Então tudo que ensinei pode, sim, ser usado com o Xano.
Assiste o módulo de autenticação com Xano na comunidade que você vai entender bem: comunidade.semcodar.com.br/aula/xano-4a-auth - Criar Tabela e Endpoints de Autenticação
@@RenatoAsse já vierei esse módulo do curso de todas as formas que pode imaginar kkkkkkkkk. Excelente aulas, como sempre. Só senti falta de uma coisa. Como trabalhar com imagens e integrar com o Bubble.
Muito obrigado pela pronta resposta. Vou estudar a respeito.😂
Renato, isso supriria um problema de whitelist em firewall? por exemplo o Bubble na versão simples não fornece IP Fixo, se eu utilizar clientside em uma API acionando sempre pela minha máquina da empresa que tem um IP Fixo, eu chegaria com esse meu IP de provedor até o destino? ou mesmo assim chegaria com os IPS dinâmicos do bubble?
Exato, aí é pra chegar com teu IP. Peraí, vou fazer o teste aqui pra confirmar....
...
Confirmado. Testei as duas, serverside chega com IP da Amazon (Bubble), e clientside chegou com meu IP :)
Ah, lembrando que se for uma API de Data, sem parâmetros privados, você pode marcar a opção "Make this call from browser" lá no API Connector e consegue fazer clientside direto dali :)
Perfeito @@RenatoAsse muitíssimo obrigado! e se for uma api com token para autenticar, que a opção "Make this call from browser" desabilita, isso funciona normalmente clientside se eu criar um plugin com o javascript? ou é uma regra geral?
@@luisguilhermearaujo322 você pode criar o plugin no Bubble pra rodar clientside ou serverside. Se for clientside, vai sempre expor todas as informações no dispositivo.
Renato, daria pra criar um arquivo .env no bubble? Assim seria possível seguir em clientside e não expor dados sensíveis. Em programação tradicional é bem simples criar esse arquivo... só uma ideia.
Ricardo, altas dica. Talvez eu esteja falando merda aqui, me corrija por favor, mas na prática, o que o pessoal faz ao gerar um arquivo .env é jogar o processamento para o servidor. O arquivo .env não fica disponível no front, a aplicação chama o servidor para buscar a chave e insere na chamada API.
Mas percebe como de qualquer forma você usou o servidor? E na prática, o que estamos evitando aqui nessa aula é exatamente isso: usar o servidor do Bubble.
Se precisa processar por um servidor, tem várias formas de fazer também, mas aí é evitar o servidor do Bubble, como por exemplo: Xano (vide um dos últimos vídeos que fizemos aqui no canal), Integromat, N8n, etc.
@@RenatoAsse É por aí mesmo... o .env é como uma variável que mascara o dado, que é guardado no servidor. Realmente necessita acionar o servidor. #beckendHELL
@@RenatoAsse Isso, no caso o .env é um arquivo usado localmente, quando você vai fazer o deploy e subir para produção os dados do .env são adicionados a um pipeline, que vai "mascarar" os dados através de uma variável de ambiente que vai ficar no servidor.
Se tenho uma empresa de atendimento/fornecimentos de produtos, tem como usar essa ferramenta p automatizar o processamento dos pedidos dos meus clientes (com loja woocommerce/shopify)? Tipo, eles se cadastram após isso podem importar os produtos da minha empresa p site deles, e os pedidos deles vão p painel da minha empresa após pagarem, e após ser processado o código de rastreamento é inserido automaticamente no pedido do lojista p ser tudo automatico ?
Sim, pode usar esse processo pra qualquer requisição API :)
@@RenatoAsse fazendo seu curso vou conseguir essa automatização? É melhor o bubble ou flutterflow para essa finalidade?
@@jhonestudos7032 Consegue fazer com ambas, mas com Bubble será bem mais fácil. Sim, lá ensinamos todos os fundamentos de APIs e webhooks que você precisa pra tirar essa ideia do papel. Inclusive acho que o módulo de plataforma de Ecommerce vai te ajudar demais. Aqui falo mais sobre criar sistemas de gestão em Bubble: ruclips.net/video/vsyUs3EME9c/видео.html
Como faria pra receber esses dados No workflow e não em states . Tipo fazer chamada e inserir no banco de dados no mesmo workflow tipo api conector
Aí você precisa criar um triggerEvent para acionar um evento quando tiver recebido a resposta, e nesse evento você coloca a ação de salvar no banco de dados. Assiste o módulo de desenvolvimento de plugins na Comunidade Sem Codar que ensinamos lá :)
Renato, seu conteúdo é espetacular, parabéns, mais um inscrito. Tentei com uma outra api que tenho de teste onde a url é , porem retorna erro: the content must be served over HTTPS. Teria alguma dica de como resolver?
Fabiano, sem chance. Bubble só conecta com APIs HTTPS. Se realmente precisar conectar com uma HTTP, vai ter que usar uma outra ferramenta pra intermediar a conexão, como Xano, Zapier, Integromat, algo assim.
Renanto tem como fazer uma api para os leads do facebook cairem direto no xano ou no bublle?
Consegue sim, a Meta API tem uma parte de Webhooks exatamente pra fazer isso: developers.facebook.com/docs/graph-api/webhooks/getting-started/webhooks-for-leadgen/
Consigo criar uma API para pegar informações de faturamento de notas fiscais no SAP e levar para uma dash board com gráficos criado no bubble?
A resposta é: sempre. Bubble integra com qualquer API, só o que você precisa é verificar se o serviço que você quer integrar disponibiliza uma API. Se disponibilizar, o Bubble integra :)
Renato ou alguém aqui puder me dar uma luz sobre, eu criei um dashboard na empresa que trabalho e esse dashboard funciona da seguinte forma, temos um serviço que envia os dados para o dashboard à cada X minutos e, com essa nova mudança de cobrança do Bubble, está consumindo pouco mais de 1.8mi WUS no mês, isso daria um valor absurdo e totalmente inviável mantê-lo em Bubble. Eu gostaria de alguma ideia como posso contonar isso, se é possível também.
Jefferson, o primeiro passo aí é fazer uma revisão de performance. Pra isso, assista esse módulo da Comunidade Sem Codar: comunidade.semcodar.com.br/aulas?curso=bubble-performance&mod=performance - Módulo Performance e Escala (Curso Bubble - Performance e Escala)
Já tivemos cases de alunos que com 1 única mudança nos workflows, reduzimos em 95% o consumo de WU.
E depois de otimizado, vale a pena verificar se você pode fazer a chamada API clientside, para não consumir workload units. O Bubble já tem esse recurso nativo. Só precisa verificar se não vai expor nenhuma credencial.
Na dúvida, faz um post lá no grupo.semcodar.com.br que a gente ajuda :)
Da para criar um plugin da API do Facebook Marketing? E puxar os dados por data?
Sim, já mostrei nesse vídeo aqui: ruclips.net/video/6ihCGD6hOnc/видео.html
O Server Client, seria similar ao utilizar o Xano com Bubble. Qual seria a diferença e na usabilidade e economia de Requisicões do Workload entre os dois? Poderia utilizar este metodo para um Chat para Whatsapp?
Você pode, sim, jogar seu processamento pro Xano, aí claro que não vai consumir WU no Bubble, mas vai precisar fazer uma chamada API para o Xano, sacou?
Esse método te permite fazer até mesmo a chamada API pro Xano sem usar WU :)
Alguém poderia me indicar alguns apps que foram feitos 100% usando o flutterflow e que estão disponíveis na play store?
Tem um monte aqui: community.flutterflow.io/c/show-your-work
O que FlutterFlow faz é gerar um código Dart/Flutter. Alguns apps criados com Flutter:
- Google Pay
- Alibaba
- Ebay
- Nubank
- Quinto Andar
@@RenatoAsse valeu renato!!
é possivel fazer a mesma coisa usando o plugin toolbox?
Sim, claro, Toolbox permite inserir JS. Mas acho que por uma questão de organização, fica bem mais fácil fazer via plugin.
funciona para webhook?
Não, webhook, por definição, é um endpoint que você precisa executar no servidor. Não existe um "clientside" quando falamos de webhook. Mas você pode usar ferramentas de automação como n8n pra receber webhooks e reduzir os WU. Se estiver na Comunidade Sem Codar, veja essa aula: comunidade.semcodar.com.br/aula/liveduvidas-n8n-20230420 - Otimização de Recursos no Bubble com N8N
Qual país tem mais mercado bubble?
Primeiro lugar EUA, segundo lugar Brasil.
@@RenatoAsse obrigada pelo retorno.
Se somente eu vou usar uma chamada, por exemplo envio de e-mails em massa, minha chave será exposta? Eu quero enviar 500 emails sem usar WU. Mas somente vou rodar isso na minha máquina. Minha chave privada será exposta?
Cristiano, a credencial só vai ficar exposta no seu dispositivo, no que está efetuando a chamada API.
No caso, como é só no teu PC, não tem problema algum. Ninguém vai ter acesso.
Como salvar esses dados do console.log no banco de dados ?
Depois que você expôs os dados ali no elemento, aí é só puxar eles numa ação "create a new thing", por exemplo :)
Posso fazer quantas chamadas apis eu quizer dentro da página?
Nesse método? Sim, as chamadas são client-side, não consomem nenhum Workload Unit.
@@RenatoAsse esse é o primeiro problema, se eu fizer duas chamadas get pro xano por exemplo, via client side, ele simplesmente buga e não faz chamada nenhuma
@@11123sjc tem que descobrir qual é o problema. Se eu fosse chutar, diria que você tá empacando no limite do plano free, de 10 chamadas a cada 20 segundos. Pra descobrir, aperta F12 e veja o erro que aparece no console.
@@RenatoAsse eu já descobri o cors tá bloqueando as solicitações, mas na verdade eu só tô fazendo 5 solicitações de api
Mestre daria pra usar esse método para fazer crud no xano?
SIM! Sem dúvida. Inclusive estamos pra soltar na comunidade o novo curso Xano, ensinando a fazer autenticação, CRUD de banco de dados simples e avançado, e mais um monte de coisa. E consegue usar esse método pra integrar com o Xano clientside pois não tem nenhuma credencial de segurança que você não possa expor. Dá certo, sim :)
@@RenatoAsse mas neste caso o BD não ficaria vulnerável? é uma solução que perfeita para cadastro em banco de dados externos, mas minha dúvida é, se eu tenho que colocar as credenciais, não fica vulnerável? Exemplo SupaBase, Firebase.
@@jeanboeving4062 mas você não usa a SUA credencial Xano, o usuário faz login e recebe uma credencial própria, um authToken da conta dele.
Se liga, semana que vem o curso Xano vai pro ar, vai estar tudo lá :)
eu construo api micro serviços.
🤣🤣🤣 Por isso sou programador e SOU DA COMUNIDADE SEM CODAR
Ninja
:)
Vi que vc usou a função "filds" (campos) pra inserir um dado dinâmico. Ela vale pra uma requisição POST ou só pra esse exemplo que vc usou (GET). ?
Vale pra qualquer tipo de requisição. Monta ela no postman e pega o código :)