HOUSSEIN JAROUCHE | COLEÇÃO, CURADORIA E POP-ART | LAB#13

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • Houssein Jarouche, mais conhecido como o empresário e fundador da loja de design Micasa e da Galeria Houssein Jarouche, tem facetas não muito conhecidas que na verdade são a chave para a curadoria de umas das lojas mais descolados de design do país .
    Na conversa com Jean Bergerot ele apresenta seu trabalho como artista, designer, criador e colecionador: de um fantástico prédio histórico na praça da Sé, até seu galpão secreto, recheado de objetos atemporais, peças de design industrial e mobiliário mid-century, um verdadeiro universo paralelo .
    Houssein expõe no mini-documentário de como ele ele enxerga sua relação com o Design autoral, que não passa necessariamente na validação de grandes nomes criativos ou mesmo de produção de grandes empresas internacionais e para isso apresenta seu apartamento, com o projto assinado pelo escritório de arquitetura Triptyque no qual ele mistura peças não entendidas como “objetos de design” como engradados de fruta, com importantes peças de arte .
    Como artista, Houssein transita com propriedade pelo universo do pop-art, com instalações, exposições no exterior até uma criação impressa : o folhetim retrô MANIPRESTO, um incrível portfólio com importantes colaborações .
    CASA MASETTI
    O episódio traz no seu final uma jóia desenhada pelo gênio Paulo Mendes da Rocha: a Casa Masetti .A residência que fica no bairro do Pacaembu, na cidade de São Paulo, foi impecavelmente reformada sob supervisão do próprio Paulo e com isso resgatou as características originais do projeto que foi concluído início década de 70 .
    O projeto está resolvido em entre dois espaços : o pátio com piso de asfaltado o que dá uma ideia harmônica de continuidade com a rua, e a casa em si: uma caixa de concreto compacta, desprovida de modismos e conforto, suspensa do chão em apenas 4 pilares!
    Detalhes como as janelas projetadas pelo arquiteta, e o chão com ladrilhos hidráulicos são impossíveis de passarem desapercebidos para quem ama arquitetura .
    Um momento feliz, onde a arquitetura e engenharia se encontram para um projeto potente, um verdadeiro abraço do concreto armado e das linhas precisas assinadas pelo poeta Paulo Mendes da Rocha .

Комментарии • 18