Mais uma matéria da BBC pra mostrar que o mundo não é preto e branco, como alguns querem enxergar. Ele é complexo, multifacetado, com diferentes aspectos em uma mesma coisa, os quais devem ser levados em consideração pra se ter uma visão mais correta da realidade.
Pra mim o saldo final do vídeo é o oposto disso. "dois lados", "combate" etc e a própria escolha do título e a introdução. Talvez um dia sejamos todos apenas indivíduos com opinião própria . O famoso espectro é uma fantasia pra satisfazer nossa tendência primitiva de qualificar pessoas entre bom e mau, ou, se for menos hipócrita, entre amigo e inimigo. Daí vem todo os tipos de sectarismo. O animal humano tem essa necessidade de brigar e fazer guerras, mas não precisa ser assim.
Ótimo vídeo!! Bem importante ressaltar a diferença entre direita e esquerda que tem a ver com aspectos econômicos e conservadores e progressistas que tem a ver com aspectos sociais e ultimamente tem havido muita confusão entre os termos
Mas acaba tendo a ver pq a direita se importa em dar mais dinheiro pros empresários e a esquerda se importa com o povo. Muitos dos valores conservadores na vdd ligam-se a manter a sociedade de classes das elites de formar indireta, mantendo a classe burguesa no poder.
Eu vivo um estilo de vida mais tradicional e conservador, mas defendo que as pessoas sejam livres para viverem como decidirem. É desgastante explicar isso e sempre ser empurrada para um lado.
Há reacionários de esquerda também. Infelizmente. Aqueles que acham Mao, Lennin e Stálin são "exemplo", insistem na bobagem da ditadura do ploretariado e outras idiotices. Progressistas hoje que são levados à sério são social-democratas. Uma espécie de meio-termo que defendem sim mudanças profundas políticas e econômicas que priorizam o social sobre o lucro das empresas. Eu sinceramente não acho que está funcionando. Cada vez mais o progressismo perde espaço para o extremismo autoritário.
Ainda bem que existiram os progressistas em cada época da História para acelerar as pautas sociais. Se dependesse só dos conservadores para mudanças ocorrerem no mundo, não duvido que Estados teriam abolido a escravidão muito mais tarde, especialmente São Paulo. Além de tantas outras pautas cruciais para trazer igualdade de direito entre etnia, cor, religião, orientação sexual etc.
Exatamente! No passado, os conservadores foram contra ao fim da escravidão; contra o desenvolvimento da ciência; contra o fim das fogueiras que queimavam bruxas e contra as mulheres poderem trabalhar, estudar e votar. Ser conservador significa tentar conservar o sistema vigente, junto com toda a sua rede de opressão. Os conservadores sempre foram contrários às evoluções civilizatórias da humanidade. A notícia boa é que eles até conseguem retardar a evolução humana, mas nunca conseguem impedi-la. Basta olharmos para a história e vermos que eles sempre perdem no final. Por mais pessoas progressistas na política e menos conservadores!
@@mathrodriguezschwartzmanna cultura woke se propõe como uma cultura de aceitação, inclusão e respeito. Mas como sempre ps radicais fazem mais barulho e acabam manchando tudo. Hoje é associada a cultura do cancelamento e ao progressismo extremo.
@@chicisboring A tradução para "mudanças graduais e não-radicais" dos conservadores é a seguinte: Deixem-me com meus privilégios, pois outro está pagando por ele. Mantenham a dinâmica do dominante/dominado, pois eu estou no polo certo. Não ofereçam educação gratuita e de qualidade, pois a população vai passar a conhecer seus direitos e saber dos meus privilégios. É nesse momento em que vou perdê-los. Adicionemos uma "pitadona" de religião, instrumento pelo qual controlamos o povo desde sempre. O povo passará a acreditar nas coisas que queremos que acreditem. Estará, então, tudo resolvido. Seremos sempre o que somos e eles serão sempre o que são.
Muito bom! Imagino a dificuldade para fazer um capítulo sobre a turma do "centrão". Como seriam rotulados? Usurpadores, chantagistas, aproveitadores, inescrupulosos, ... Difícil 😕
Pra definir de forma não pejorativa, acredito que são políticos de carreira sem ideologia muito definida e que fazem acordos visando lucro oi ascensão política. Adaptam o discurso a depender da necessidade, visto que seu eleitorado não vota por ideologia.
Mas esse centrão corrupto é que involuntariamente impede que viremos uma ditadura de direita ou esquerda... começo a vê-lo como um mal necessário num país como esse...
Eu defendo as ideias que as cotas se fazem necessárias para que aja oportunidades que até então seriam difíceis a maioria da população negra. Dar direito as mulheres e outras questões morais faz com que isso não se torne bagunça. Deixar de normalizar questões importantes da sociedade prejudica o país, porém, é necessário um desenrolar mais correto das situações morais, para que as pautas sejam aceitas e respeitadas o que não ocorre atualmente.
Muito esclarecedor! Excelente material para reflexão e ampliar a gama de conhecimento sobre os temas abordado; este, em especial, sobre o Progressismo! Grande mérito: posição isenta, nem a favor nem contra; mas objetivo, o que facilita alcançar seu objetivo: INFORMAR.
O vídeo ilustra bem, só faltou uma correção importante, onde é lido "falsas ideologias" para "falas ideológicas" em 8:35 , justamente em uma referência à direita, feita em um vídeo sobre uma posição majoritariamente atrelada à esquerda.
"Em tempos de polarização política estamos aqui reforçando a ideia de que são tempos de polarização política, e dando importância para rótulos.". O rótulo começa sendo posto pela própria pessoa em si mesma, depois vira outra coisa.
Amei a definição de Conservadores Progressistas. Acredito ser assim. Apoio todos os fins progressistas mas acredito que a implementação de fato deve ser feita através de meios conservadores em uma economia mais liberal, moderna e eficiente. Não sabia que existia essa definição e por diversas vezes me referia como alguém de centro, o que não é bem visto por essas bandas, pois parecer alguém "em cima do muro". Acredito que todos devem ter liberdade, mas a sua liberdade vai até onde começa a do outro.
Sempre vai ser muito difícil definir grupos, idéias e qualquer outras coisas no campo das políticas sociais, isso é meio que inevitável. A mídia, o povão, grupos e classes políticas continuamente vão usar termos e definições imprecisas, seja por serem leigos no assunto ou má fé contra opositores. Por isso é sempre bom consultar variados especialistas e pesquisas informativas sobre os assuntos.
O maior problema dos progressistas, em minha opinião, é a busca por soluções fáceis e sem esforço, frequentemente através do auxílio do Estado. Isso implica viver à custa de impostos e recursos públicos. Não sou fã do progressismo por essa razão: vejo neles uma dependência do Estado que, a meu ver, impacta negativamente a sociedade. Embora atualmente me identifique como Ancap, respeito o pensamento progressista, mesmo discordando de várias de suas práticas.
@@FelipeSilvaVesuvioo estado é ineficiente, só serve para sugar nosso dinheiro por impostos ridiculos O estado deve desaparecer pelo o bem da sociedade
@@FelipeSilvaVesuvioSimples, eu já fui roubado, mesmo que eu não tenha contratado voluntariamente esse serviço sou obrigado a pagar. Então não vejo contradição usar algo que eu mesmo já paguei, mesmo pagando de maneira forçada pelo monopolio da violência.
É muita discussão ideológica, muitas bandeiras q são criadas só para juntar sua massa de manobra para chegar ao poder. E em sua maioria os líderes desses grupos políticos só representam um símbolo sem a mínima capacidade para administrar uma cidade, um estado ou um país.
Na real o video quer confundir mesmo. O movimento progressista é uma tergiversação de ideários. Uma forma de fraude intelectual. Au mesmo tempo em que eles plantam o "mundo melhor" fingem demência para ditaduras instaladas, desaparecimentos de opositores e crises humanitárias. Vide como eles ignoram a fuga de venezuelanos de seu próprio país. É como se esse problema não existisse. Têm dificuldades de chamar Putin e Maduro de ditadores.. É bizarro o nível de desinformação que plantam. Se liberte que isso é uma cilada. Vivem em um mundo de idealismo infantil.
Parabéns BBC, vídeo incrível. Eu penso ser interessante, se pautar pelo progressismo em categorias fundantes, pois muitos movimentos se associariam a isso, por exemplo em temas como: Sexualidade, Justiça social, Democracia participativa, Críticas aos sistemas. Conservadores e outros, concordam com esses temas. Creio que o problema é tentar criar um novo ordenamento para grupos específicos para atender um desejo político maior ou reforçando ideologias para falar mais alto.
Eu me considero progressista, eu defendo progresso cultural, social e econômico... por exemplo colocar cuidados sociais e econômicos num ponto de equilibro para o máximo progresso.
Uma coisa que eu me pergunto: existe a direita progressista? Porque aqui na minha cidade o prefeito é de centro-direita e ele prega muito a inclusão também fala em proteger as minorias enquanto o prefeito anterior que era de esquerda só fazia obras públicas, nunca pregou inclusão e inclusive ele até deportou imigrantes africanos e asiáticos a pedido da população da minha cidade!
O pior de tudo é explicar para os conservadores de hoje, que eles defendem ideias progressistas do passado. Mulheres com título de eleitor é um grande exemplo. ¯\_(ツ)_/¯
Sem futuro mesmo é ser conservador, ficar preso às ideologias e ideias do passado que não tem validade nenhum, a exemplo de existir religião e essas pragas que vão na igreja adorar um ser que não existe.
Conservadores e direitistas são uma pedra no caminho do progresso. Sempre vão ser uma praga e contra a mudança, e como toda praga que é contra a mudança, vão ser eliminados quando a esquerda de vdd vim. 🤩🤩🤩🏳️🌈🏳️🌈🏳️🌈
De um jeito otimista: O progressista quer que o ruim acabe. O conservador quer que o bom perdure. De um jeito pessimista: O conservador quer congelar tudo em seu lugar. O progressista quer tudo seja reduzido às cinzas. De um jeito diferente de pensar: Ambos são expressões de modos necessários para a manutenção da vida. O diabo está no desequilíbrio. Estamos desequilibrados hoje, e goste ou não, o desequilíbrio pende para a esquerda. Como constatar o desequilíbrio: Simples, escreva num papel o que você espera de certas posições ideológicas. Mapeie o desenvolvimento da mesmas e em 15 anos faça uma análise fria. O que bate com os planejamentos iniciais, atinge os objetivos enunciados e se estabiliza está "acertado". O que não cumpre esses 3 passos está "errado". O mais engraçado: Ninguém gosta de sofrer, por isso todos mudam, ou querem mudar, aquilo que lhes causa prejuízos. Todo mundo quer conservar aquilo que é bom e lhes causa benefícios. É por isso que não raro políticas temporárias de elevação social se mostram virtualmente impossíveis de se cessar. Cotas, auxílios econômicos, legislações sobre recortes sociais começam pelo progressismo e depois se tornam objeto do conservadorismo, numa eterna convolução. Daí vem os nazistas e matam 12 milhões e depois vem os comunistas e matam 70 milhões, todos cantam uma canção e começam tudo de novo. E dá-lhe gente trouxa! Vão rezar!
progressismo tentar abraçar a todos sem se importar com as questões econômicas ( que posteriormente pode jogar todos na miseria) O conservador foca nas pautas econômicas sem se importar com as questões sócias e ambientais( que posterior pode resultar em separatismo, revolta popular)
Não fosse o progressismo, a mulher ainda estaria em casa cuidando dos filhos e afezeres domésticos, esperando o homem retornar do trabalho para ser maltratada e, como dizia o personagem de José Wilker na série Gabriela, ser usada. Com o progressismo, já houve uma mudança absurda na sociedade, no mundo.
O progressismo usa questões sociais, onde encontra brechas, pra impor a destruição sobre a sociedade através da sua distorção da realidade, é tudo uma grande cortina, começam defendendo os gays, depois querem uma imposição gay sobre todos, ideologia de gênero, lacração. Começam defendendo as mulheres e terminam colocando essas contra os homens, aprovando as leis mais abomináveis que estão no Brasil hoje, leis que não existem em nenhuma parte do planeta. Começam defendendo os negros, depois transformam isso em uma guerra racial promovendo as mesmas injustiças, só que agora em lados opostos. É sempre a mesma cretinisse, começam se fazendo de bonzinhos, e a sua ideia é destruir as maiorias pra prevalecer suas minorias controladas
Se a mulher prefere ficar pegando ônibus todo dia, sendo encochada por safado, aguentando chefe enchendo o saco dela. Depois de um dia de trabalho ainda chegar em casa casa e dar atenção para os filhos, realmente viva o progressismo, se realmente isso foi um ganho para a mulher. Na minha opinião é obrigação do homem sustentar a família, a mulher trabalha fora se ela quiser, como também acredito que a primeira infância da criança é muito importante ter a mãe presente. Eu não entendo porque algumas pessoas tem filhos, se quem fica com eles a maior parte do tempo são estranhos.
Aí hoje todos os países tem uma taxa de natalidade que vai deixar os aposentados do futuro sem gente pra trabalhar e pagar a aposentadoria deles e todo mundo vive exausto por trabalhar o tempo todo
Dados com um mínimo de viés. Isso meus amigos, é informação de qualidade. Se você não concordar com algo assim, você pode uma tendência extremista no seu ❤.
Se você considera "mínimo viés" o uso de citação direta de um think tank partidário como a "Fundação FHC", então seu discernimento sobre qualidade de informação é duvidoso.
A política cria nomenclaturas q desafiam a lógica e a inteligência das pessoas, como por ex. "conservadores-progressistas" rss. Ou o político é burro ou ele propositadamente quer confundir
@@evandrodiniz9897 Concordo. A multidão passiva alimenta o político e o político esperto diz q vai alimentar a multidão (se a multidão alimentar ele primeiro, rs..)
Não é tão ilógico assim. "Progressista" nesse caso é um especificador do tipo de conservadorismo. O termo dá a entender haver dentro do conservadorismo uma vertente com aspectos progressistas, quando comparado com outras vertentes do conservadorismo.
@@Pixelarter lei básica da lógica desde Aristóteles é a lei da não contradição. Uma coisa não pode ser e não ser ao msm tempo. Não em termos racionais. Essa coisa de dizer "em um determinado aspecto" só indica q o observador não sabe a natureza real da coisa q ele está discutindo
Estamos vivendo em um momento de forçar as pessoas a terem um pensamento único. Aqueles que ditam as regras não querem ser contrariados. E é evitado o embate de ideias. Podemos sim, debater sobre política, futebol e religião. O importante é o respeito pelas pessoas que pensam diferente da sua opinião.
Por isso q existe lado A lado B, tem q Discutir o Assunto se sentar e conversar, mas hj esta muito Quente o Debate aí não chaga a lugar algum, ser Humano muito Loko.
Parabéns pelo vídeo. Um equilíbrio é importante e as sociais democracias tem mostrado isso. Direita que não liga para o social e esquerda que não liga para segurança pública geram caos. Um Estado gigante como quer a esquerda e um economia toda liberal geral desigualdades. O mundo nunca será igual, mas pode ser melhor se a gente tentar um EQUILÍBRIO.
Todos os países que adotaram essa vertente progressista no passado recente hoje são considerados de uma sociedade frágil e pouco responsiva. Se a 2GM acontecesse hoje, os países da aliança jamais venceriam. O progressismo é uma ótima maneira de fragilizar e eliminar qualquer coesão social. Um dos principais motivos da derrocada do ocidente se chama progressismo. É por isso que somos hoje considerados fracos e pouco reativos, uma sociedade que se esmorece cada dia mais, os jovens nem nem, falta de perspectiva, uma visão de mundo completamente complacente com a fraqueza e o desânimo. Seremos eternamente ridicularizados por essa decisão pueril e conduta irresponsável.
Artificialidades, até vulgares, que desconsideram questões filosóficas e sociológicas, e até econômica e histórica, sobre conceitos de direita e esquerda.
Ficou um pouco vago. Faltou explicar o que é mercado financeiro internacional e o lastro do dólar nos anos 70, substituindo o ouro e gerando dívidas públicas.
A única coisa que me ocorreu ao assistir a esse vídeo foi: “Só sei que nada sei…”. Eu me considero um pragmático. Sendo assim, filosofias políticas servem para debates, mas as idiossincrasias de cada povo ou região limitam a sua aplicação. A redução das desigualdades sociais deveria ser o único consenso, apoiada por uma educação de qualidade disseminada. Penso que não se pode questionar essa proposta, visto que toda nação que se desenvolveu adotou a Educação como mote. A Cultura vem como bônus.
@@pedroguedes1060 Não é verdade o q vc disse. Uma pesquisa no google de 2 min prova isso, mas ainda que fosse. Seu comentário é o retrato do progressismo. Na cabeça obtusa dessa gente o importante é o "social". Agora me diga, como vamos custear isso? Vc acredita em serviço público grátis? Em papai Noel? Dinheiro nasce em árvores? Riqueza se produz sozinha?! Por isso invariavelmente quebram a economia dos países os atirando ou mantendo na pobreza. Lula, Kirchner, Evo... Não pode ser coincidência.
De um lado o conservador, não assume privilégios, trabalha para mante-los e nao esta nem ai para o outro. Do outro lado o progressista, uma pessoa que acordou para o sistema que reprime e o mantém numa posição de dor e opressão.
@@fernando4885 Opressão é quando um empresário da elite tem suas dívidas tributárias perdoadas ou parceladas para 115 anos enquanto o pobre que paga mais imposto, mas para o direitista o problema são os programas sociais defendidos pela esquerda.
@@mathrodriguezschwartzmann é pior pra direita e para os bolsonarista e conservadores, então se é ruim pra vcs, então o progressismo está no caminho certo.
@@mathrodriguezschwartzmann não venha se fazer de desentendido, Matheus, já vi inúmeros comentários seus de direita e conservador, então meu neném, não minta quem vc é.
Na prática, progressismo hoje defende liberdades individuais sob financiamento coletivo (a.k.a estatal). Para todo direito ou liberdade concedida existe um pagador de imposto.
Nós pagamos impostos e também usufruímos desses impostos pagos. Que a máquina estatal pode estar inflada em muitos lugares, com certeza eu concordo. Mas acho um absurdo ficar criticando os impostos, como se fossem somente os outros que usam. O que você diz sobre o financiamento coletivo é algo que existe mesmo antes do progressismo.
Papo furado de "pagador de impostos". Esses daí são os maiores sonegadores, quando não, seus negócios são beneficiados com isenção de impostos. Aí o trabalhador que paga impostos tbm, querem retirar os direitos. Se manque!
É muito simples, progressista é quem defende o progresso, que progride. Conservador é quem defende a conserva, ficar no mesmo lugar, ou Progredir bem devagar. Não tem Nada a ver com identitarismo. No fim ambos entendem que as coisas mudam mas ao invés de definir projetos, objetivos, ficam discutindo pautas idiotas, como o identitarismo, ou religião.
@@evg_vigo é simples assim. Pra entender melhor analise os antônimos: o antonimo de progresso é decadência. A partir dessa premissa o progresso é pautado pela ciência, objetivos, planos indicadores a serem definidos periodicamente pela sociedade que decide Progredir. Sacou? Ou a pessoa quer o progresso, ou ficar parada, ou a decadência. Como o mundo gira, ficar parado ou se mover sem planejamento ou com ignorância, potencialmente implica em decadência.
@@evg_vigoum exemplo de analise progressista sobre o asdunto seria : "vamos aos fatos": 1- legalmente, interromper vidas e até matar no Brasil é tolerado ou permitido em diversas circunstâncias e motivos (ate ataque a honra é justificativa para assassinatos, por exemplo) ou seja não é exatamente um problema. 2- fetos não são bebês, mas já são vida. 3 - até ontem, havia uma lei vigente impedindo adultos a se esterelizar, configurando prova de que o estado tem poder e interesse sobre o corpo do individuo, alem de apenas limitar sua liberdade em funçãoda convivencia coletiva. 4 - religião é de ordem privada e não publica. Nao interessa a ninguém. Democracia nao é ditadura da maioria. 5 - se é do interesse público o nascimento de mais pessoas, que o estado pague por isso. Hoje a responsabilidade financeira recai sobre os pais e não sobre o estado. 6 - infelizmente biologicamente, apenas a fêmea tem que passar 9 meses gestando e isso traz a ela um valor/responsabilidade pro coletivo para a procriação. Entretanto num ambiente civilizado, não é por que a pessoa nasceu femea que ela tem que se fud@r. 7 - a formação da vida depende meio a meio de um macho e uma fêmea, logo, a decisão sobre seu nascimento também é dividida. No caso de uma das partes querer e a outra não, quem assume inteiramente a responsabilidade jurídica e financeira é quem quis, eximindo completamente a outra. 8 - A responsabilidade na formação de um cidadão civilizado é imensa. Acredito que menos de 10% das pessoas que tem filhos tem competência pra isso, e o estado se exime, o que acarreta em uma sociedade decadente,doente e estupida, cheia de traumas, que não raciocina, que só pensa em sexo ruim, comida ruim, entorpecentes ruins, extorquir e mandar na vida dos outros pra obter poder pra bater punhet@. 9 - quais os resultados e objetivos civilizatorios ocorreram ou foram alcançados com as diversas formas culturais e societarias conhecidas de lidar com o assunto até hoje? Que consequências é resultados temos com a forma vigente? Como manter e potencializar os resultados positivos e reduzir e eliminar os negativos? Formar especialistas, montar um plano gerenciável a um prazo suficiente para análise dos indicadores e executar. Deu pra entender que progressismo não tem pautas rigidas proprias? Trata se apenas de uma escolha inteligente contra a decadência e à insatisfação pela estagnação. Como trata do interesse do indivíduo se organizar coletivamente através da formação de uma nação, país, pátria, estado (virtudes valores tradições missão e visão) e de um governo para gerir essa cultura, o passado, presente e futuro, o progressismo entende que a entidade responsável por promover o progresso e proteger esse coletivo da decadência, é exatamente essa organização coletiva que chamamos de estado, e não iniciativas privadas ou individuais, por pura obviedade e lógica.
Não chega a concenso sobre o que querem preservar? Ok: A religião cristã, direito a vida e não aborto, a família como base para uma sociedade melhor, estes ficou claro?
Como ser conservador e defender a liberdade? Tudo que são chamados "costumes" são fuma orma de limitação. Ser progressista e entender que as mudanças sempre vem, querendo ou não, gostando ou não. E testa a principal característica evolutivo do ser humano: a adaptação.
O problema do progressismo é que este é um termo vazio, onde cabem muitas coisas que não necessariamente significam progresso social, político ou ideológico ou econômico. É um rótulo que a esquerda utiliza para se postar como sendo propositiva de avanços sociais. Mas os exemplos citados na própria matéria, de gente como Cristina Kirchner, Evo Morales, Lula, Maduro... Não tem nada de progressista. São exemplos da velha e carcomida politicada latino americana corrupta, com tendências ditatoriais, atrasada em ideias e sempre colocando a culpa dos seus fracassos em inimigos espantalhos como "embargo americano", "capitalismo opressor", "golpistas que preciso combater", "golpe, facismo, cia, capitalismo". Dá pra cirar um boneco com essas frases gravadas para espalhar por DCEs, diretorios partidários, movimentos sociais e afins, que vai ser o mesmo que sempre repetem.
De uma maneira geral, o movimento progressista perdeu a luta pela área econômica, principalmente após a queda do muro de Berlim, dedicando-se quase que exclusivamente a pauta social. Contudo os conservadores, apesar de bastante atrasados, vem ganhando espaço gigantesco, principalmente por causa da radicalização desse ramo.
Parei de ouvir nos "escândalos de corrupção". Como se a direita não tivesse mais corrupção ainda. (Orçamento secreto = 16 bilhões/ano... mensalão 26 milhões/ano).
Pra mim, o combate ao progressismo se dá em sua maioria por pessoas com algum tipo de sexualidade frágil e/ou pessoas que não querem uma IGUALIZAÇÃO dos direitos de certas minorias, pois com isso, esses grupos dominantes perderão benefícios políticos e econômicos outrora conquistados pela privação dos direitos de outras classes sociais mais marginalizadas.
Mais uma matéria da BBC pra mostrar que o mundo não é preto e branco, como alguns querem enxergar. Ele é complexo, multifacetado, com diferentes aspectos em uma mesma coisa, os quais devem ser levados em consideração pra se ter uma visão mais correta da realidade.
Na verdade é um vídeo pra te "educar" e passar a narrativa deles sobre ideologia político-econômica
@@99Gara99exatamente. Neocolonialismo ideológico travestido de pauta social.
Pra mim o saldo final do vídeo é o oposto disso. "dois lados", "combate" etc e a própria escolha do título e a introdução. Talvez um dia sejamos todos apenas indivíduos com opinião própria . O famoso espectro é uma fantasia pra satisfazer nossa tendência primitiva de qualificar pessoas entre bom e mau, ou, se for menos hipócrita, entre amigo e inimigo. Daí vem todo os tipos de sectarismo. O animal humano tem essa necessidade de brigar e fazer guerras, mas não precisa ser assim.
@@99Gara99Admita, vc não entendeu nada do que foi exposto pela jornalista.
@@FelipeSilvaVesuvio não dá pra viver sem comida.
Conclusão: Progressismo fica a gosto do cliente
Ótimo vídeo!! Bem importante ressaltar a diferença entre direita e esquerda que tem a ver com aspectos econômicos e conservadores e progressistas que tem a ver com aspectos sociais e ultimamente tem havido muita confusão entre os termos
A confusão é uma estratégia política. Usam o sonho e a emoção pra distrair a razão. Quando vai ver, "não era bem isso que eu queria".
Mas acaba tendo a ver pq a direita se importa em dar mais dinheiro pros empresários e a esquerda se importa com o povo. Muitos dos valores conservadores na vdd ligam-se a manter a sociedade de classes das elites de formar indireta, mantendo a classe burguesa no poder.
Esquerda e direita vai muito além de aspectos econômicos.
@@luizgarcialuizgarcia3386 Mas é essencialmente aspectos econômicos
Progressista evangélico faz tanto sentido quanto ditador democrático
Existe o progressista evangélico, tanto que muitos abandonam suas igrejas.
um modelo de democracia onde a opinião das massas podem ser controlada por uma elite do mercado tecnologico, é uma democracia ?
Muiito bom para todas as postagens históricas e culturais.
Eu vivo um estilo de vida mais tradicional e conservador, mas defendo que as pessoas sejam livres para viverem como decidirem. É desgastante explicar isso e sempre ser empurrada para um lado.
Como é viver a vida tradicional conservadora? Se vc puder me responder, gostaria. Obrigada abraço
Obrigado, BBC..!!
Amo a BBC que canal maravilhoso!!!!
Adoro esse quadro. Tragam mais conteúdos assim.
Acho que faltou 2 espectros a serem analisados. Do lado da esquerda, o revolucionário. Do lado mais à direita, o reacionário.
Há reacionários de esquerda também. Infelizmente. Aqueles que acham Mao, Lennin e Stálin são "exemplo", insistem na bobagem da ditadura do ploretariado e outras idiotices. Progressistas hoje que são levados à sério são social-democratas. Uma espécie de meio-termo que defendem sim mudanças profundas políticas e econômicas que priorizam o social sobre o lucro das empresas. Eu sinceramente não acho que está funcionando. Cada vez mais o progressismo perde espaço para o extremismo autoritário.
Pra alguns, dar o butico é revolucionário kkkkkk
O progresso sempre prevalecerá não importa as adversidades ✊🏾✊🏾✊🏾✊🏾
Com tanto que esse "progresso" não seja baseado em radicalismos, ignorância e negacionismos sociais, não há problema algum em progredir.
@@mylenamitjans não é, juro.
Eu sou só comunista. 🤞🏾
Sou progressista, pró diversidade, de esquerda,pró -ambientalismo, vegetariano e com orgulho.
@@darthsidious4162 vc é apenas um gado com sinal invertido.
@@PETER_MORAES_CAMARADA atraso maior que comunismo ?
Ainda bem que existiram os progressistas em cada época da História para acelerar as pautas sociais. Se dependesse só dos conservadores para mudanças ocorrerem no mundo, não duvido que Estados teriam abolido a escravidão muito mais tarde, especialmente São Paulo. Além de tantas outras pautas cruciais para trazer igualdade de direito entre etnia, cor, religião, orientação sexual etc.
Exatamente!
No passado, os conservadores foram contra ao fim da escravidão; contra o desenvolvimento da ciência; contra o fim das fogueiras que queimavam bruxas e contra as mulheres poderem trabalhar, estudar e votar. Ser conservador significa tentar conservar o sistema vigente, junto com toda a sua rede de opressão. Os conservadores sempre foram contrários às evoluções civilizatórias da humanidade. A notícia boa é que eles até conseguem retardar a evolução humana, mas nunca conseguem impedi-la. Basta olharmos para a história e vermos que eles sempre perdem no final. Por mais pessoas progressistas na política e menos conservadores!
Só não gosto da cultura woke
@@mathrodriguezschwartzmanna cultura woke se propõe como uma cultura de aceitação, inclusão e respeito. Mas como sempre ps radicais fazem mais barulho e acabam manchando tudo. Hoje é associada a cultura do cancelamento e ao progressismo extremo.
@@chicisboring A tradução para "mudanças graduais e não-radicais" dos conservadores é a seguinte: Deixem-me com meus privilégios, pois outro está pagando por ele. Mantenham a dinâmica do dominante/dominado, pois eu estou no polo certo. Não ofereçam educação gratuita e de qualidade, pois a população vai passar a conhecer seus direitos e saber dos meus privilégios. É nesse momento em que vou perdê-los. Adicionemos uma "pitadona" de religião, instrumento pelo qual controlamos o povo desde sempre. O povo passará a acreditar nas coisas que queremos que acreditem. Estará, então, tudo resolvido. Seremos sempre o que somos e eles serão sempre o que são.
O progressismo não se importa com essas pautas, é apenas uma cadeira de poder pra eles, é só uma questão de conveniência.
Muito bom!
Imagino a dificuldade para fazer um capítulo sobre a turma do "centrão". Como seriam rotulados? Usurpadores, chantagistas, aproveitadores, inescrupulosos, ...
Difícil 😕
Pra definir de forma não pejorativa, acredito que são políticos de carreira sem ideologia muito definida e que fazem acordos visando lucro oi ascensão política. Adaptam o discurso a depender da necessidade, visto que seu eleitorado não vota por ideologia.
Eles querem ter vantagens só isso, não vale pena brigar por algo que não se acredita só pra ter um rótulo de lado.
Mas esse centrão corrupto é que involuntariamente impede que viremos uma ditadura de direita ou esquerda... começo a vê-lo como um mal necessário num país como esse...
Centrão pode ser considerado "$$ mente aberta e sujeito a melhor proposta $$".
psicopatas ou sociopatas , pois sempre a cada 4 anos conseguem voltar e perpertuar-se por lá
Eu defendo as ideias que as cotas se fazem necessárias para que aja oportunidades que até então seriam difíceis a maioria da população negra. Dar direito as mulheres e outras questões morais faz com que isso não se torne bagunça.
Deixar de normalizar questões importantes da sociedade prejudica o país, porém, é necessário um desenrolar mais correto das situações morais, para que as pautas sejam aceitas e respeitadas o que não ocorre atualmente.
BBC News sempre arrasando nas matérias!
Muito esclarecedor! Excelente material para reflexão e ampliar a gama de conhecimento sobre os temas abordado; este, em especial, sobre o Progressismo! Grande mérito: posição isenta, nem a favor nem contra; mas objetivo, o que facilita alcançar seu objetivo: INFORMAR.
que roteiro maravilhoso, parabéns
Muito obrigado a voce Camilinha e a equipe da BBC News Brasil. Gostei do video: simples e bem educativo. Abracos da Venezuela!!!
Lkkkkkkkk camilinha
No Brasil a esquerda fala que ai é muito boa a qualidade de vida e que não tem desigualdade nenhuma, é verdade?
BBC sempre pontual!Excelente reportagem!
Parabéns BBC News , ótima explicação, deu pra compreender, porém e importante estudar para term melhor entendimento do tema.
Excelente
O vídeo ilustra bem, só faltou uma correção importante, onde é lido "falsas ideologias" para "falas ideológicas" em 8:35 , justamente em uma referência à direita, feita em um vídeo sobre uma posição majoritariamente atrelada à esquerda.
"Em tempos de polarização política estamos aqui reforçando a ideia de que são tempos de polarização política, e dando importância para rótulos.". O rótulo começa sendo posto pela própria pessoa em si mesma, depois vira outra coisa.
Ninguém coloca mais rótulos nos outros que a própria esquerda.
Amei a definição de Conservadores Progressistas. Acredito ser assim. Apoio todos os fins progressistas mas acredito que a implementação de fato deve ser feita através de meios conservadores em uma economia mais liberal, moderna e eficiente.
Não sabia que existia essa definição e por diversas vezes me referia como alguém de centro, o que não é bem visto por essas bandas, pois parecer alguém "em cima do muro".
Acredito que todos devem ter liberdade, mas a sua liberdade vai até onde começa a do outro.
Isso é liberalismo 😒
Gosto de como a midia e politicos ditam terminologias
Sempre vai ser muito difícil definir grupos, idéias e qualquer outras coisas no campo das políticas sociais, isso é meio que inevitável. A mídia, o povão, grupos e classes políticas continuamente vão usar termos e definições imprecisas, seja por serem leigos no assunto ou má fé contra opositores. Por isso é sempre bom consultar variados especialistas e pesquisas informativas sobre os assuntos.
Excelente!
Esses glossários são muito bons.
Sou Nordestina Bolsonarista Com Orgulho! 🇧🇷 💚💙💛
Mais um vídeo sobre o tema para eu ter ainda mais certeza que não sou progressista 🙌
Muito bem feito. Ponderado e justo. Parabens
O maior problema dos progressistas, em minha opinião, é a busca por soluções fáceis e sem esforço, frequentemente através do auxílio do Estado. Isso implica viver à custa de impostos e recursos públicos. Não sou fã do progressismo por essa razão: vejo neles uma dependência do Estado que, a meu ver, impacta negativamente a sociedade. Embora atualmente me identifique como Ancap, respeito o pensamento progressista, mesmo discordando de várias de suas práticas.
@@FelipeSilvaVesuvioo estado é ineficiente, só serve para sugar nosso dinheiro por impostos ridiculos
O estado deve desaparecer pelo o bem da sociedade
Falou tudo! Também sou ancap. Para mim, você pode defender qualquer ideia portanto que não seja coercitiva e não seja financiada via imposto (roubo).
Soluções fáceis e sem esforço? Nunca li tanta bobagem na minha vida 😂😂😂😂
@@qanonbrasil5255 qual?
@@FelipeSilvaVesuvioSimples, eu já fui roubado, mesmo que eu não tenha contratado voluntariamente esse serviço sou obrigado a pagar. Então não vejo contradição usar algo que eu mesmo já paguei, mesmo pagando de maneira forçada pelo monopolio da violência.
Grande Prof. Marco Aurélio Nogueira.
Ótimo tema e ótima reportagem!😊
Arrasou, comentarista!
Eu amo a BBC meu pai amado
Estou mais confuso no fim do que no início.
Menina, por mais que eu tente, é demais pra mim. Mas ouço até o final do vídeo.
Excelente vídeo,BBC. Como sempre! Imparcial, didático e objetivo.
É muita discussão ideológica, muitas bandeiras q são criadas só para juntar sua massa de manobra para chegar ao poder. E em sua maioria os líderes desses grupos políticos só representam um símbolo sem a mínima capacidade para administrar uma cidade, um estado ou um país.
Perfeito...no fundo, podemos resumir toda a história em pequenos grupos (elites) que manipulam a massa para atingirem seus próprios objetivos.
Conteúdo interessante!!! 👏👏👏
Me ajudou bastante este vídeo, obrigada.
O vídeo ajudou a me confundir, mas acho que é por aí, mesmo. 😅
Na real o video quer confundir mesmo. O movimento progressista é uma tergiversação de ideários. Uma forma de fraude intelectual. Au mesmo tempo em que eles plantam o "mundo melhor" fingem demência para ditaduras instaladas, desaparecimentos de opositores e crises humanitárias. Vide como eles ignoram a fuga de venezuelanos de seu próprio país. É como se esse problema não existisse. Têm dificuldades de chamar Putin e Maduro de ditadores.. É bizarro o nível de desinformação que plantam. Se liberte que isso é uma cilada. Vivem em um mundo de idealismo infantil.
Que vídeo excelente!
Esse material da BBC sobre política é muito bom.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
EXCELENTE VIDEO, NOSSA
Parabéns BBC, vídeo incrível. Eu penso ser interessante, se pautar pelo progressismo em categorias fundantes, pois muitos movimentos se associariam a isso, por exemplo em temas como: Sexualidade, Justiça social, Democracia participativa, Críticas aos sistemas. Conservadores e outros, concordam com esses temas. Creio que o problema é tentar criar um novo ordenamento para grupos específicos para atender um desejo político maior ou reforçando ideologias para falar mais alto.
Eu me considero progressista, eu defendo progresso cultural, social e econômico... por exemplo colocar cuidados sociais e econômicos num ponto de equilibro para o máximo progresso.
Uma coisa que eu me pergunto: existe a direita progressista? Porque aqui na minha cidade o prefeito é de centro-direita e ele prega muito a inclusão também fala em proteger as minorias enquanto o prefeito anterior que era de esquerda só fazia obras públicas, nunca pregou inclusão e inclusive ele até deportou imigrantes africanos e asiáticos a pedido da população da minha cidade!
Sim, não é só limitado a esquerda mas também ao centro, centro direita e direita
Sim, progressismo liberal é justamente a corrente mais comum de progressismo.
O pior de tudo é explicar para os conservadores de hoje, que eles defendem ideias progressistas do passado. Mulheres com título de eleitor é um grande exemplo. ¯\_(ツ)_/¯
Divórcio era um grande tabu na década de 1970
Show de bola
Apenas uns 10% de pautas progresista pode ajudar a sociedade , o restante (a maioria das pautas) acaba tornando o mundo o lugar sem futuro
Sem futuro mesmo é ser conservador, ficar preso às ideologias e ideias do passado que não tem validade nenhum, a exemplo de existir religião e essas pragas que vão na igreja adorar um ser que não existe.
Conservadores e direitistas são uma pedra no caminho do progresso. Sempre vão ser uma praga e contra a mudança, e como toda praga que é contra a mudança, vão ser eliminados quando a esquerda de vdd vim. 🤩🤩🤩🏳️🌈🏳️🌈🏳️🌈
@@a7a3lr5m6esses ateus kkkkkkkkkk
@@RG_lp com orgulho, contra os religiosos e essas pragas de direita e conservadores.
@@RG_lp Deixa esse aí é doente a tempo venho acompanhando os comentários retardados dele ou ela daqui a pouco a conta no RUclips cai 😂😂😂😂😂
Muito bom essas matérias
Ótimo conteúdo! Parabéns!
Faz um vídeo sobre o caso Maria da penha
Ótimo vídeo.
De um jeito otimista:
O progressista quer que o ruim acabe. O conservador quer que o bom perdure.
De um jeito pessimista:
O conservador quer congelar tudo em seu lugar. O progressista quer tudo seja reduzido às cinzas.
De um jeito diferente de pensar:
Ambos são expressões de modos necessários para a manutenção da vida. O diabo está no desequilíbrio. Estamos desequilibrados hoje, e goste ou não, o desequilíbrio pende para a esquerda.
Como constatar o desequilíbrio:
Simples, escreva num papel o que você espera de certas posições ideológicas. Mapeie o desenvolvimento da mesmas e em 15 anos faça uma análise fria. O que bate com os planejamentos iniciais, atinge os objetivos enunciados e se estabiliza está "acertado". O que não cumpre esses 3 passos está "errado".
O mais engraçado:
Ninguém gosta de sofrer, por isso todos mudam, ou querem mudar, aquilo que lhes causa prejuízos. Todo mundo quer conservar aquilo que é bom e lhes causa benefícios. É por isso que não raro políticas temporárias de elevação social se mostram virtualmente impossíveis de se cessar. Cotas, auxílios econômicos, legislações sobre recortes sociais começam pelo progressismo e depois se tornam objeto do conservadorismo, numa eterna convolução. Daí vem os nazistas e matam 12 milhões e depois vem os comunistas e matam 70 milhões, todos cantam uma canção e começam tudo de novo. E dá-lhe gente trouxa!
Vão rezar!
Rapaz amigo, acho que o Único trouxa aqui é o senhor porque dizer que o comunismo matou 70 milhões de pessoas é de ferrar
progressismo tentar abraçar a todos sem se importar com as questões econômicas ( que posteriormente pode jogar todos na miseria)
O conservador foca nas pautas econômicas sem se importar com as questões sócias e ambientais( que posterior pode resultar em separatismo, revolta popular)
@@renanandrade6844 bem dito
Não fosse o progressismo, a mulher ainda estaria em casa cuidando dos filhos e afezeres domésticos, esperando o homem retornar do trabalho para ser maltratada e, como dizia o personagem de José Wilker na série Gabriela, ser usada. Com o progressismo, já houve uma mudança absurda na sociedade, no mundo.
Se algo dependesse do capitalismo ainda existiria escravidão.
O progressismo usa questões sociais, onde encontra brechas, pra impor a destruição sobre a sociedade através da sua distorção da realidade, é tudo uma grande cortina, começam defendendo os gays, depois querem uma imposição gay sobre todos, ideologia de gênero, lacração. Começam defendendo as mulheres e terminam colocando essas contra os homens, aprovando as leis mais abomináveis que estão no Brasil hoje, leis que não existem em nenhuma parte do planeta.
Começam defendendo os negros, depois transformam isso em uma guerra racial promovendo as mesmas injustiças, só que agora em lados opostos.
É sempre a mesma cretinisse, começam se fazendo de bonzinhos, e a sua ideia é destruir as maiorias pra prevalecer suas minorias controladas
Se a mulher prefere ficar pegando ônibus todo dia, sendo encochada por safado, aguentando chefe enchendo o saco dela. Depois de um dia de trabalho ainda chegar em casa casa e dar atenção para os filhos, realmente viva o progressismo, se realmente isso foi um ganho para a mulher. Na minha opinião é obrigação do homem sustentar a família, a mulher trabalha fora se ela quiser, como também acredito que a primeira infância da criança é muito importante ter a mãe presente. Eu não entendo porque algumas pessoas tem filhos, se quem fica com eles a maior parte do tempo são estranhos.
Aí hoje todos os países tem uma taxa de natalidade que vai deixar os aposentados do futuro sem gente pra trabalhar e pagar a aposentadoria deles e todo mundo vive exausto por trabalhar o tempo todo
@@duque_bmExcelente comentário!
Dados com um mínimo de viés. Isso meus amigos, é informação de qualidade. Se você não concordar com algo assim, você pode uma tendência extremista no seu ❤.
A quer dizer que eu tenho que concordar se não eu sou extremista?😂
@@JonathaFarias-hz5pcSocial-democrata é sempre assim, tu é um criminoso se não concordar com ele
Se você considera "mínimo viés" o uso de citação direta de um think tank partidário como a "Fundação FHC", então seu discernimento sobre qualidade de informação é duvidoso.
A política cria nomenclaturas q desafiam a lógica e a inteligência das pessoas, como por ex. "conservadores-progressistas" rss.
Ou o político é burro ou ele propositadamente quer confundir
Esse desafio só existe por um motivo: ignorância e falta de senso crítico por parte da população. Os politicos apenas surfam a onda.
@@evandrodiniz9897 Concordo. A multidão passiva alimenta o político e o político esperto diz q vai alimentar a multidão (se a multidão alimentar ele primeiro, rs..)
Não é tão ilógico assim. "Progressista" nesse caso é um especificador do tipo de conservadorismo.
O termo dá a entender haver dentro do conservadorismo uma vertente com aspectos progressistas, quando comparado com outras vertentes do conservadorismo.
@@Pixelarter lei básica da lógica desde Aristóteles é a lei da não contradição. Uma coisa não pode ser e não ser ao msm tempo. Não em termos racionais.
Essa coisa de dizer "em um determinado aspecto" só indica q o observador não sabe a natureza real da coisa q ele está discutindo
Se tem conservador liberal kkkkk
Realmente é confuso !?!
8:39 é "falsas ideologias" ou "falas ideológicas"? Esse erro é um ato falho ou uma fala ideológica?
Estamos vivendo em um momento de forçar as pessoas a terem um pensamento único. Aqueles que ditam as regras não querem ser contrariados. E é evitado o embate de ideias. Podemos sim, debater sobre política, futebol e religião. O importante é o respeito pelas pessoas que pensam diferente da sua opinião.
Confuso. Ainda acho contraditório.
Por isso q existe lado A lado B, tem q Discutir o Assunto se sentar e conversar, mas hj esta muito Quente o Debate aí não chaga a lugar algum, ser Humano muito Loko.
eu sou libriano tradicional conservador tenho duas religiões dois times de futebol e digo que sou de centro esquerda virada pra direita 🤡
Parabéns pelo vídeo. Um equilíbrio é importante e as sociais democracias tem mostrado isso. Direita que não liga para o social e esquerda que não liga para segurança pública geram caos. Um Estado gigante como quer a esquerda e um economia toda liberal geral desigualdades. O mundo nunca será igual, mas pode ser melhor se a gente tentar um EQUILÍBRIO.
A esquerda não liga pra segurança pública? Literalmente 99% dos protestos envolvendo causas sociais envolvem segurança pública
Excelente vídeo
Ótima matéria
Q confusão! Sugiro revisar.
eu sou viciado nos videos da BBC
Todos os países que adotaram essa vertente progressista no passado recente hoje são considerados de uma sociedade frágil e pouco responsiva. Se a 2GM acontecesse hoje, os países da aliança jamais venceriam. O progressismo é uma ótima maneira de fragilizar e eliminar qualquer coesão social. Um dos principais motivos da derrocada do ocidente se chama progressismo. É por isso que somos hoje considerados fracos e pouco reativos, uma sociedade que se esmorece cada dia mais, os jovens nem nem, falta de perspectiva, uma visão de mundo completamente complacente com a fraqueza e o desânimo. Seremos eternamente ridicularizados por essa decisão pueril e conduta irresponsável.
e qual seria o exemplo de força então, a Arabia Saudita, China ou Irã. Deve existir um equilíbrio.
Debatedores do instituto FHC ? 🤔
É ignorar a realidades objetiva, próximo.
É uma pena que tenham “esquecido“ de citar a maior referência brasileira da área progressista moderada, que é o Ciro Gomes.
Artificialidades, até vulgares, que desconsideram questões filosóficas e sociológicas, e até econômica e histórica, sobre conceitos de direita e esquerda.
Ficou um pouco vago. Faltou explicar o que é mercado financeiro internacional e o lastro do dólar nos anos 70, substituindo o ouro e gerando dívidas públicas.
Interessante ouvir a opinião da esquerda sobre o tema.
Vamos ouvir o grande jornalista Reinaldo Azevedo para entender melhor esses assuntos OK
A única coisa que me ocorreu ao assistir a esse vídeo foi: “Só sei que nada sei…”.
Eu me considero um pragmático. Sendo assim, filosofias políticas servem para debates, mas as idiossincrasias de cada povo ou região limitam a sua aplicação.
A redução das desigualdades sociais deveria ser o único consenso, apoiada por uma educação de qualidade disseminada.
Penso que não se pode questionar essa proposta, visto que toda nação que se desenvolveu adotou a Educação como mote.
A Cultura vem como bônus.
É ser da BBCNews.
👍
Presente
O que é ser progressista?! Desconhecer o beabá da economia!
Progressismo não tem nada a ver com espectro econômico e sim social
O cara assiste o video e se faz de doido
@@pedroguedes1060 Não é verdade o q vc disse. Uma pesquisa no google de 2 min prova isso, mas ainda que fosse. Seu comentário é o retrato do progressismo. Na cabeça obtusa dessa gente o importante é o "social". Agora me diga, como vamos custear isso? Vc acredita em serviço público grátis? Em papai Noel? Dinheiro nasce em árvores? Riqueza se produz sozinha?! Por isso invariavelmente quebram a economia dos países os atirando ou mantendo na pobreza. Lula, Kirchner, Evo... Não pode ser coincidência.
@@ander6368 obrigado por passar recibo, ajuda a provar meu ponto. Sentiu.
De um lado o conservador, não assume privilégios, trabalha para mante-los e nao esta nem ai para o outro. Do outro lado o progressista, uma pessoa que acordou para o sistema que reprime e o mantém numa posição de dor e opressão.
Oprimir é cobrar quase 50% de imposto do povo e não dar nenhum retorno, isso é opressão, e é contra isso que vcs deveriam acordar
@@fernando4885 Opressão é quando um empresário da elite tem suas dívidas tributárias perdoadas ou parceladas para 115 anos enquanto o pobre que paga mais imposto, mas para o direitista o problema são os programas sociais defendidos pela esquerda.
Quem oprime você e o estado rapaz, principalmente com impostos abusivos.
Sim, graças ao progressismo, você, homem, tem nenhum amparo jurídico e é desprezado pela sociedade...
Parabéns
Cadê o link da playlist?
o progressismo tem o tempo do seu lado
não importa o quanto os conservadores tentem eles sempre são atropelados pela historia que não para
Exatamente! Tudo muda. As gerações antigas morrem e as novas assumem o poder , e assim vai
@@qanonbrasil5255Só que tá mudando para pior, não era isso que eu queria.
@@mathrodriguezschwartzmann é pior pra direita e para os bolsonarista e conservadores, então se é ruim pra vcs, então o progressismo está no caminho certo.
@@a7a3lr5m6 Quem disse que eu sou Bolsonarista, ou conservador?
@@mathrodriguezschwartzmann não venha se fazer de desentendido, Matheus, já vi inúmeros comentários seus de direita e conservador, então meu neném, não minta quem vc é.
Na prática, progressismo hoje defende liberdades individuais sob financiamento coletivo (a.k.a estatal). Para todo direito ou liberdade concedida existe um pagador de imposto.
Não tem a menor lógica no que você falou.
Nós pagamos impostos e também usufruímos desses impostos pagos. Que a máquina estatal pode estar inflada em muitos lugares, com certeza eu concordo. Mas acho um absurdo ficar criticando os impostos, como se fossem somente os outros que usam. O que você diz sobre o financiamento coletivo é algo que existe mesmo antes do progressismo.
Nada haver
Exato
Papo furado de "pagador de impostos". Esses daí são os maiores sonegadores, quando não, seus negócios são beneficiados com isenção de impostos. Aí o trabalhador que paga impostos tbm, querem retirar os direitos. Se manque!
Vixe. Que confuso
É muito simples, progressista é quem defende o progresso, que progride. Conservador é quem defende a conserva, ficar no mesmo lugar, ou Progredir bem devagar. Não tem Nada a ver com identitarismo. No fim ambos entendem que as coisas mudam mas ao invés de definir projetos, objetivos, ficam discutindo pautas idiotas, como o identitarismo, ou religião.
Não é simples assim. Quem define o que é progredir? Está vendo, é sempre subjetivo
@@evg_vigo é simples assim. Pra entender melhor analise os antônimos: o antonimo de progresso é decadência. A partir dessa premissa o progresso é pautado pela ciência, objetivos, planos indicadores a serem definidos periodicamente pela sociedade que decide Progredir. Sacou? Ou a pessoa quer o progresso, ou ficar parada, ou a decadência. Como o mundo gira, ficar parado ou se mover sem planejamento ou com ignorância, potencialmente implica em decadência.
@@fpnunx continua relativo. Legalizar o ass@ssinato de bebês no útero, é progredir ou regredir?
@@evg_vigoum exemplo de analise progressista sobre o asdunto seria : "vamos aos fatos": 1- legalmente, interromper vidas e até matar no Brasil é tolerado ou permitido em diversas circunstâncias e motivos (ate ataque a honra é justificativa para assassinatos, por exemplo) ou seja não é exatamente um problema. 2- fetos não são bebês, mas já são vida. 3 - até ontem, havia uma lei vigente impedindo adultos a se esterelizar, configurando prova de que o estado tem poder e interesse sobre o corpo do individuo, alem de apenas limitar sua liberdade em funçãoda convivencia coletiva. 4 - religião é de ordem privada e não publica. Nao interessa a ninguém. Democracia nao é ditadura da maioria. 5 - se é do interesse público o nascimento de mais pessoas, que o estado pague por isso. Hoje a responsabilidade financeira recai sobre os pais e não sobre o estado. 6 - infelizmente biologicamente, apenas a fêmea tem que passar 9 meses gestando e isso traz a ela um valor/responsabilidade pro coletivo para a procriação. Entretanto num ambiente civilizado, não é por que a pessoa nasceu femea que ela tem que se fud@r. 7 - a formação da vida depende meio a meio de um macho e uma fêmea, logo, a decisão sobre seu nascimento também é dividida. No caso de uma das partes querer e a outra não, quem assume inteiramente a responsabilidade jurídica e financeira é quem quis, eximindo completamente a outra. 8 - A responsabilidade na formação de um cidadão civilizado é imensa. Acredito que menos de 10% das pessoas que tem filhos tem competência pra isso, e o estado se exime, o que acarreta em uma sociedade decadente,doente e estupida, cheia de traumas, que não raciocina, que só pensa em sexo ruim, comida ruim, entorpecentes ruins, extorquir e mandar na vida dos outros pra obter poder pra bater punhet@. 9 - quais os resultados e objetivos civilizatorios ocorreram ou foram alcançados com as diversas formas culturais e societarias conhecidas de lidar com o assunto até hoje? Que consequências é resultados temos com a forma vigente? Como manter e potencializar os resultados positivos e reduzir e eliminar os negativos? Formar especialistas, montar um plano gerenciável a um prazo suficiente para análise dos indicadores e executar. Deu pra entender que progressismo não tem pautas rigidas proprias? Trata se apenas de uma escolha inteligente contra a decadência e à insatisfação pela estagnação. Como trata do interesse do indivíduo se organizar coletivamente através da formação de uma nação, país, pátria, estado (virtudes valores tradições missão e visão) e de um governo para gerir essa cultura, o passado, presente e futuro, o progressismo entende que a entidade responsável por promover o progresso e proteger esse coletivo da decadência, é exatamente essa organização coletiva que chamamos de estado, e não iniciativas privadas ou individuais, por pura obviedade e lógica.
@@evg_vigoregredir, mas se for numa situação de estu***, isso é discutível
Não vejo relação alguma de fascismo e o governo anterior.
Não chega a concenso sobre o que querem preservar? Ok: A religião cristã, direito a vida e não aborto, a família como base para uma sociedade melhor, estes ficou claro?
Isso é conservador.
Eu vou esperar o vídeo: O que é ser patriota.
Se o problema dos progressistas são esses que vc falou! Então prefiro ser progressista!
Todos sem rumo. 🇧🇷😢
sou progressista então 😃
Como ser conservador e defender a liberdade? Tudo que são chamados "costumes" são fuma orma de limitação. Ser progressista e entender que as mudanças sempre vem, querendo ou não, gostando ou não. E testa a principal característica evolutivo do ser humano: a adaptação.
O problema do progressismo é o negacionismo científico (presente também no conservadorismo )
O problema do progressismo é que este é um termo vazio, onde cabem muitas coisas que não necessariamente significam progresso social, político ou ideológico ou econômico.
É um rótulo que a esquerda utiliza para se postar como sendo propositiva de avanços sociais. Mas os exemplos citados na própria matéria, de gente como Cristina Kirchner, Evo Morales, Lula, Maduro... Não tem nada de progressista.
São exemplos da velha e carcomida politicada latino americana corrupta, com tendências ditatoriais, atrasada em ideias e sempre colocando a culpa dos seus fracassos em inimigos espantalhos como "embargo americano", "capitalismo opressor", "golpistas que preciso combater", "golpe, facismo, cia, capitalismo". Dá pra cirar um boneco com essas frases gravadas para espalhar por DCEs, diretorios partidários, movimentos sociais e afins, que vai ser o mesmo que sempre repetem.
Me exemplifique por favor não entendi.
Prazer, eu sou Camila Motas, como diria a Sandra Anenberg, totalmente deselegante.
Basta ir lá na Suécia ver o "sucesso" do progressismo
Ajudou a me confundir :S
De uma maneira geral, o movimento progressista perdeu a luta pela área econômica, principalmente após a queda do muro de Berlim, dedicando-se quase que exclusivamente a pauta social. Contudo os conservadores, apesar de bastante atrasados, vem ganhando espaço gigantesco, principalmente por causa da radicalização desse ramo.
Parei de ouvir nos "escândalos de corrupção". Como se a direita não tivesse mais corrupção ainda. (Orçamento secreto = 16 bilhões/ano... mensalão 26 milhões/ano).
Pra mim, o combate ao progressismo se dá em sua maioria por pessoas com algum tipo de sexualidade frágil e/ou pessoas que não querem uma IGUALIZAÇÃO dos direitos de certas minorias, pois com isso, esses grupos dominantes perderão benefícios políticos e econômicos outrora conquistados pela privação dos direitos de outras classes sociais mais marginalizadas.