Acesse a Valete+ para conteúdos exclusivos: valete.org.br/... Assine agora a Revista Valete! revistavalete.c... valete.org.br/analisecrucial valete.org.br/zap
Mas no fim, a ideia é justamente causar um atrito entre os negros, os brancos, pardos, índios,etc. É dividindo que se conquista mais fácil. Os jovens que vivem em suas bolhas acabam acreditando que vivemos em uma sociedade racista. E não enxergam os racistas de verdade que podem estar dentro deles mesmos. Abraços.
Paulo Cruz faz o que se conhece como “colocar a bola no chão” com maestria! Faz a discussão sem paixões, com profundidade e embasamento, mas com uma clareza e forma muito simples e didática!
Ele era ao dizer que racismo estrutural eh uma teoria, cientificamente teoria eh aquilo que vc podem medir, ou seja, vc faz o experimento e depois vc escreve e demonstra como funciona a hipótese. Então racismo estrutural poderia ser chamado de hipótese ou algo do gênero
Excelente!! Gosto muito de ver os seus vídeos, pois são sempre muitos esclarecedores e inteligentes. Sempre que posso eu comento para ajudar, além de curtir é claro.
Estamos vendo a exposição da hipocrisia a cada dia, "parece" que todos são iguais mas alguns são mais "iguais" que outros... Castas privilegiadas e minorias espremem a maioria no meio da bolacha, não pode dar certo um país assim.
Professor, para mim, o cenário da sua biblioteca é altamente afetivo, pois tanto aprendizado já veio daí para cá... Excelente vídeo!🙏🏽 Estamos lentos, mas ainda buscando evoluir, passando longe das insanidades, quero crer.
Sem surpresas. O judiciário, conforme seus ministros já confessaram, deixou de ser um poder técnico, como sempre foi, e se tornou um poder político... de políticos que não se expõem numa eleição, bom frisar... E nesse ativismo político, toma lado em eleições, ''cria'' leis, apesar de ter um congresso estabelecido com parlamentares eleitos no país, e interpreta, a sua conveniência, a lei magna do país, a constituição... e inclusive a contradiz, quando resolve que ''uns são mais iguais que outros''... Pobre Brasil.
Como é bom ouvir alguém (não por viés de confirmação) sensato! É inegável que a Sociologia contemporânea tem embasado muitos pensamentos e muitas leis. Por isso, a iniciativa do MBL de adentrar ao que chamam de Catedral, a fim de fomentar novas (ou ao menos outras) visões de mundo, torna-se um movimento estratégico para a retomada da "sanidade".
ótimo vídeo, única falha ou inocência é achar que juízes servem para obedecer ou seguir a leis, quando na verdade existem para fazer justiça... Concordo com todas as criticas, mas direciono elas a esse fato, entendo que judiciário deveria seguir as leis.
Salve Paulo, perfeita a sua explicação.. Eu me considero "branco" e já sofro este racismo, desde a muito tempo.. lá pelos meus 12 anos de idade, hoje estou com 58. Sou uma pessoa que não entendo esta disputa de raça. Gosto de música e me identifico muito com R&B, Reggae e com a cultura Hip Hop, mas por muitas vezes vejo meus irmãos falarem da cor e inclusive colocando na condição de inimigos. Já estive em palanques que a pessoa de uma cor falava da cor "diferente" em um tom ameaçador, porém ao ver ao lado, pessoas como eu.. até se desculpavam, indicando que tinham alguns que se poderiam confiar.. Como tenho fé e acredito que o Pai maior nos colocou com um propósito, independente de raça ou cor, sigo em frente.. um pouco triste, mas entendendo que a ignorância é do ser humano. Abraço.
impressionante a sua forma de analise do pensamento. Nasceu para isto. eu assiti o seu video antigo sobre racismo estrutural e inspirada nele fiz uma prova sobre na faculdade. e tive que responder que existia racismo estrutural na prova pois a professora comprou essa ideia senao eu perdia nota. fiquei indignada.
Professor, a lei foi feita por legisladores que desconheciam totalmente a sociologia, e ainda é assim, e deve ser cumprida por “brasileiros” que não sabem nem o português direito. Decisão judicial com base em “conceito sociológico” controverso :.. é um oscurantismo!
O judiciário brasileiro sempre foi, não é de agora, um sistema que processa virtualidade. É bem simples entender o porquê. Não existe, nem há previsão, de feedback sobre os efeitos das decisões. Então, como a entrada do sistema são o conjunto das impressões subjetivas, ou intersubjetivas dos juízes, não existe vinculação externa à comunidade jurídica.
A teoria do silvio de almeida é refutada pela própria existência dele: COMO um país que é "estruturalmente racista" tem um ministro de estado negro? Cotas para negros? Leis antirracismo?
E assim se condena por racismo gente por simplesmente fazer seu trabalho, como o funcionário q pediu à cliente pra não entrar na loja tomando sorvete, e se premia os verdadeiros racistas pra fazer o q fazem melhor: se esconder na própria cor pra atacar os outros pela cor.
Essa interpretação do STJ é muito problemática, além de ser injusto e praticamente legalizar injúria contra brancos, isso pode gerar um sentimento de rancor nos brancos, e os negros podem voltar a ser muito discriminados novamente. Regresso total
O problema, Prof. Paulo, é que você não faz parte do STJ. Podemos falar o que quisermos... quem decide se é ou não racismo é esse maldito pessoal da esfera judiciária. Inventam e interpretam a Lei como querem.
Essas definiçoes da justiça Brasileira estão cada vez minando a confiança do povo nela, até o momento que vai invariavelmente ocorrer a ruptura com o sistema de justiça. O Racismo é multilateral, porque se há a intenção de ferir a pessoa com um ataque racista, não importa se a pessoa não liga ou não se importa, houve uma intenção, então se é pra ter uma lei dessas, ela deve proteger todos, se não protege todos é inconstitucional
14:20 a 14:35 O mais curioso nesse caso, é que a Itália teve participação quase nula no processo colonial das Américas, caso esse rapaz tenha tido mesmo algum antepassado escravista é mais provável que esse antepassado tenha tido escravos brancos, já que a Itália surge da queda do Império Romano, que tinha como costume escravizar povos de outros impérios europeus.
Não existe racismo reverso. Existe racismo e ponto. Mandou bem fera!
Não é racismo reverso, é apenas racismo.
Agora essa decisão dá o direito de A xingar B.
Depois vai dá o direito de A agredir B
Esse é o ponto que o pessoal não percebe. E outra um grupo hoje beneficiado pode ser o prejudicado amanhã já que a lei aceita que haja casos e casos.
Mas no fim, a ideia é justamente causar um atrito entre os negros, os brancos, pardos, índios,etc. É dividindo que se conquista mais fácil. Os jovens que vivem em suas bolhas acabam acreditando que vivemos em uma sociedade racista. E não enxergam os racistas de verdade que podem estar dentro deles mesmos. Abraços.
Racismo é racismo.
Vidas amarelas importam 💛
Sim, isso é distorcido de propósito pra manter a tese de unilateralidade.
Paulo Cruz faz o que se conhece como “colocar a bola no chão” com maestria! Faz a discussão sem paixões, com profundidade e embasamento, mas com uma clareza e forma muito simples e didática!
Ele era ao dizer que racismo estrutural eh uma teoria, cientificamente teoria eh aquilo que vc podem medir, ou seja, vc faz o experimento e depois vc escreve e demonstra como funciona a hipótese. Então racismo estrutural poderia ser chamado de hipótese ou algo do gênero
Perfeito. Não canso de parabenizar o Mbl por ter trazido o Paulo. O nível subiu muito intelectualmente. Abraços.
É um alívio ver que ainda há pessoas inteligentes no Brasil. Esta decisão do STJ é um absurdo!
Excelente, Paulo phoda Cruz
Sensacional! Vídeo necessário!
Racismo é racismo. E ponto.
Já vi militantes universitários afirmando, que: "Não há racismo e sim retratação histórica."
😶
Excelente análise, principalmente no ponto do recorte histórico que esse povo faz para justificar suas insanidades teóricas.
Paulo Cruz é riqueza demais. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Boa noite! Gostei da sua entrevista com Antônio Riserio! E esse comentário concordo com o professor! Parabéns!
Excelente e muito necessária essa abordagem sobre a necessidade de que as teorias se relacionem com a realidade … raro demais isso mesmo
Cirúrgico, perfeitas colocações. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado por passar o conhecimento e pela honestidade intelectual ! ! !
Uma análise clara e profunda! Muitos conceitos expostos! Grata professor!
Vim pelo professor Dennys Xavier, fiquei pela qualidade do conteúdo! Parabéns pela sobriedade nesses tempos de insanidade❤
O vídeo nem começou e eu já curti! 😂😂😂
E cara sua clareza na explanação é incrível!! Parabéns
Sempre bom escutar o Professor!
PARABÉNS pela lucidez e didática!
Prof Paulo Cruz e DEMAIS!
Paulo Cruz é outro nível. E é um nível muito mais alto. Ótima análise!!! Um forte abraço
Concordo,fez muito sentido a sua análise!Obrigada por compartilhar!
Perfeita análise! Os parlamentares não podem deixar essas brechas crescerem!
Excelente! Parabéns, Paulo!
Maravilhoso, Prof.Paulo
Eu gosto de ótimas ideias e pensar em o que é bom para a sociedade inteira, e não só para defender alguns grupos
Excelente!! Gosto muito de ver os seus vídeos, pois são sempre muitos esclarecedores e inteligentes. Sempre que posso eu comento para ajudar, além de curtir é claro.
Assinei teu canal,falou tudo,amo filosofia, fato é fato e como é bom pensar e ouvir pessoas que pensam antes de falar, parabéns pelo canal!!
Cara... o professor Paulo Cruz e uma luz em uma internet imunda e burra! As Análises Cruciais são fundamentais!
Otimo video. Concordo
Bom demais ! seus videos sao fundamentais professor ! não pare
Muito esclarecedor, professor!!!
Perfeita análise como sempre professor!
Nossa! Paulo Cruz, vc alimentou minha alma agora.... falando da filosofia... do peanamento, da lógica....❤
Professor sempre muito coerente!!
Estamos vendo a exposição da hipocrisia a cada dia, "parece" que todos são iguais mas alguns são mais "iguais" que outros... Castas privilegiadas e minorias espremem a maioria no meio da bolacha, não pode dar certo um país assim.
Qual privilégio um negro tem ?
Super concordo. Acho você super sensato, escelente análise.
👏👏👏 Excelente
Análise magistral. Sem retoques. Aplaudindo em pé. Parabéns.
Rachei na hora que o editor inverteu o vídeo.. heheheh boa
Professor, para mim, o cenário da sua biblioteca é altamente afetivo, pois tanto aprendizado já veio daí para cá... Excelente vídeo!🙏🏽 Estamos lentos, mas ainda buscando evoluir, passando longe das insanidades, quero crer.
Concordo. Racismo reverso non ex-iste. É simplesmente racismo.
Show professor.
Excelente análise!
Foi perfeito professor. Muito bom ouvir alguém lúcido e justo no meio dessa insanidade que vivemos. Nossa MISSÃO é mudar isso. Forte Abraço!
Até qdo ele quer ele da aula ! O homem é uma máquina 🎉
Sem surpresas.
O judiciário, conforme seus ministros já confessaram, deixou de ser um poder técnico, como sempre foi, e se tornou um poder político... de políticos que não se expõem numa eleição, bom frisar...
E nesse ativismo político, toma lado em eleições, ''cria'' leis, apesar de ter um congresso estabelecido com parlamentares eleitos no país, e interpreta, a sua conveniência, a lei magna do país, a constituição... e inclusive a contradiz, quando resolve que ''uns são mais iguais que outros''...
Pobre Brasil.
Como é bom ouvir alguém (não por viés de confirmação) sensato! É inegável que a Sociologia contemporânea tem embasado muitos pensamentos e muitas leis. Por isso, a iniciativa do MBL de adentrar ao que chamam de Catedral, a fim de fomentar novas (ou ao menos outras) visões de mundo, torna-se um movimento estratégico para a retomada da "sanidade".
Sanidade rsrrsrs Vc tá perdido
Mais uma excelente aula,professor
Parabéns
parabéns pela análise professor.
Preciso como sempre! Parabéns pela análise! Abs
ótimo vídeo, única falha ou inocência é achar que juízes servem para obedecer ou seguir a leis, quando na verdade existem para fazer justiça... Concordo com todas as criticas, mas direciono elas a esse fato, entendo que judiciário deveria seguir as leis.
Perfeita explanação
Quando eu crescer quero ser igual esse cara
Seus vídeos são muito necessário aos brasileiros que realmente querer adquirir pensamento crítico e evolução, professor!
Vídeo impecável
Muito bom. Parabéns
Salve Paulo, perfeita a sua explicação.. Eu me considero "branco" e já sofro este racismo, desde a muito tempo.. lá pelos meus 12 anos de idade, hoje estou com 58. Sou uma pessoa que não entendo esta disputa de raça. Gosto de música e me identifico muito com R&B, Reggae e com a cultura Hip Hop, mas por muitas vezes vejo meus irmãos falarem da cor e inclusive colocando na condição de inimigos. Já estive em palanques que a pessoa de uma cor falava da cor "diferente" em um tom ameaçador, porém ao ver ao lado, pessoas como eu.. até se desculpavam, indicando que tinham alguns que se poderiam confiar.. Como tenho fé e acredito que o Pai maior nos colocou com um propósito, independente de raça ou cor, sigo em frente.. um pouco triste, mas entendendo que a ignorância é do ser humano. Abraço.
impressionante a sua forma de analise do pensamento. Nasceu para isto. eu assiti o seu video antigo sobre racismo estrutural e inspirada nele fiz uma prova sobre na faculdade. e tive que responder que existia racismo estrutural na prova pois a professora comprou essa ideia senao eu perdia nota. fiquei indignada.
Professor Paulo Cruz sempre muito sábio com suas análises, quero ser tão bom em filosofia quanto ele um dia... Obrigado professor : )
Paulo Cruz é foda, um professor essencial para os dias atuais!
Excelente professor!
Como sempre, análise perfeita!
O direito no brasil infelzmente ta nas maos erradas.
Superconcordo professor ! Uma questão lógica. Obrigada
Ótima análise
Finalmente o professor ta postando por aqui!
Professor, a lei foi feita por legisladores que desconheciam totalmente a sociologia, e ainda é assim, e deve ser cumprida por “brasileiros” que não sabem nem o português direito.
Decisão judicial com base em “conceito sociológico” controverso :.. é um oscurantismo!
O judiciário brasileiro sempre foi, não é de agora, um sistema que processa virtualidade.
É bem simples entender o porquê. Não existe, nem há previsão, de feedback sobre os efeitos das decisões. Então, como a entrada do sistema são o conjunto das impressões subjetivas, ou intersubjetivas dos juízes, não existe vinculação externa à comunidade jurídica.
EXATAMENTE! Racismo reverso não existe. É apenas RACISMO.
Vídeo foda professor
Excelente aula professor 👏👏👏👏
Esse cenário é bem melhor na minha opinião
Queria ver professor vc e Tiago Braga em uma live falando sobre o assunto!
A teoria do silvio de almeida é refutada pela própria existência dele: COMO um país que é "estruturalmente racista" tem um ministro de estado negro? Cotas para negros? Leis antirracismo?
Racismo Reverso não existe mesmo, o que existe é racismo, e pode acontecer contra qualquer pessoa independentemente da origem do agressor e da vítima!
Ouvir pessoas inteligentes falarem, é uma música pro meu ouvido!
Muito boa análise
EU PENSO, LOGO EXISTO. é isso mesmo.
Nao existe racismo reverso! Próximo
👏👏
Faz uma analise do livro casa grande senzala de gilberto freire. Queria ver sua visão contextualizando o livre com o cotidiano virgente.
Agora eu posso chamar uma branquela de "urso polar " e não serei processado? Que bom! 😂
Nossa ela vai ficar ofendidíssima....
@Dai.anne35 🤣🤣🤣
Tratou de várias falácias ao mesmo tempo ligadas aos termos racismo, estrutura e minorias.
E assim se condena por racismo gente por simplesmente fazer seu trabalho, como o funcionário q pediu à cliente pra não entrar na loja tomando sorvete, e se premia os verdadeiros racistas pra fazer o q fazem melhor: se esconder na própria cor pra atacar os outros pela cor.
Baita aula!!!
Como diria o Thiago Braga, se você vivesse na antiguidade você com certeza seria um camponês ferrado.
👏🏽👏🏽👏🏽
Dizer mais oque, mestre ?
O senhor debugou tudo.
brabo
Como um individuo se torna racista sem estar dentro de uma estrutura racista?
Essa interpretação do STJ é muito problemática, além de ser injusto e praticamente legalizar injúria contra brancos, isso pode gerar um sentimento de rancor nos brancos, e os negros podem voltar a ser muito discriminados novamente. Regresso total
Pessoas que deveriam interpretar as Leis de acordo com a realidade.
Cruz, 2025
Caraca,mandou uma ideia monstra 👏
Brasil como de costume apostando em ideologia
O problema, Prof. Paulo, é que você não faz parte do STJ. Podemos falar o que quisermos... quem decide se é ou não racismo é esse maldito pessoal da esfera judiciária. Inventam e interpretam a Lei como querem.
Essas definiçoes da justiça Brasileira estão cada vez minando a confiança do povo nela, até o momento que vai invariavelmente ocorrer a ruptura com o sistema de justiça. O Racismo é multilateral, porque se há a intenção de ferir a pessoa com um ataque racista, não importa se a pessoa não liga ou não se importa, houve uma intenção, então se é pra ter uma lei dessas, ela deve proteger todos, se não protege todos é inconstitucional
Vejo lucidez no que foi dito por ele.
14:20 a 14:35 O mais curioso nesse caso, é que a Itália teve participação quase nula no processo colonial das Américas, caso esse rapaz tenha tido mesmo algum antepassado escravista é mais provável que esse antepassado tenha tido escravos brancos, já que a Itália surge da queda do Império Romano, que tinha como costume escravizar povos de outros impérios europeus.
Apesar da lei não especificar o racismo, poderíamos falar em racismo atípico nesse caso do italiano?
O racisno estrutural virou um dogma. E se vc refutsa-lo será considerado um racista.😂
então se tiver uma pessoa negra e uma pessoa branca na entrevista de emprego quem você acha que sairá melhor? ( as duas tem a mesma capacidade aliás)
@reinaldosantos6904Eu diria que DEPENDE DO ENTREVISTADOR, não?