• Evolução tática • Investimento no profissionalismo dos caras desde cedo, desde a base • Suporte pro crescimento tanto de atletas quanto de profissionais da preparação...
O que está me fazendo desistir do futebol brasileiro são os erros de arbitragem. Da muita raiva disso. Não é pq rouba pra time a ou b, erra pq é RUIM mesmo! Outra coisa, são as ceras dos jogadores, e tudo é falta, impressionante como todo contato mínimo é uma falta e passa um minuto ou mais parado o jogo, muito chato
Essa cera me irrita tbm, o jogo passa muito tempo parado, se você pegar qualquer time médio/pequeno da Inglaterra, o jogo consegue ser muito mais veloz, os caras precisam parar de ficar parando dms.
teve muitos jogos bons no Brasil esse ano, eu assisto vários pq jogo cartola e vejo que o maior problema é mesmo a cera, os jogadores enrolam muito nas bolas paradas, mas em grande muitos jogos o futebol não é tão ruim.
Comparar o campeonato da elite de um continente com o de segunda divisão de um país é sacanagem. Vai ver os jogos de segunda divisão da Alemanha, da Espanha pra você ver se são tão bons assim. Se já tem alguns jogos horríveis na Bundesliga e La Liga, imagina nas segundas divisões. O brasileiro acha que Europa é só Champions. Se parar pra ver jogo de time de meio de tabela nos campeonatos europeus, vai se assustar.
@@Matheus-dj9sq Concordo em relação a comparação descabida que foi feita, mas não sobre a segunda divisão da Alemanha. Esse campeonato - a Bundesliga 2 - possui uma média de gols elevada e conta com times importantes como o Schalke 04, Hamburger SV, Dusseldorf, Hannover 96, dentre outros. Por fim, sobre a La Liga 2, essa, sim, é um bom parâmetro para a Série B do Brasil, com média de gols mais baixa e com nível técnico menor.
Treinadores defasados e pressionados, ambiente (jogadores, dirigentes e arbitragem) amador, calendário absurdo, falta de tempo pra treinar, falta de inteligência tática dos jogadores, os nossos melhores saindo muito cedo e ficando só refugo... é bem fácil explicar e também é só botar a mão na massa pra melhorar. Não vai arrumar tudo mas dá pra ter um nível bem melhor ao menos na série A.
“Também é só botar a mão na massa pra melhorar” sim e não né. Sem dinheiro, nada disso acontece. Enquanto o Real valer 6 vezes menos que o Euro, continuaremos sendo um campeonato fraco.
Mais a 30 anos não era pior q isso!? E mesmo assim o brasileiro era top5 mundo!? Problema é que o futebol aqui não tem como competir com a Europa financeiramente.
@@andrepegoraro Repara na minha última frase. É uma soma de coisas, não é uma só. No momento em que tivermos um calendário onde se possa treinar o nível dos jogos aumenta. Aumentando o nível, cresce o interesse. Aumentando o interesse, dá mais dinheiro. Tendo mais dinheiro, os clubes conseguem reter jogadores por mais tempo. Retendo por mais tempo o nível aumenta. Tudo na volta cresce. A gente jamais vai conseguir competir financeiramente com os clubes de lá, mas não é só dinheiro o problema.
Tem uma razão tb q eu acredito ser um motivo grande, q é o orgulho e soberba da maioria dos técnicos brasileiros de não querer aprender mais sobre futebol, achar que já sabe o suficiente, muitos técnicos são assim aq, principalmente os mais antigos, poucos fizeram oq o Tite fez quando saiu do Brasil e foi passar uns tempos na Europa aprendendo com grandes técnicos como Ancelotti, se atualizando e aprimorando os conceitos táticos de jogo, quando ele voltou a gente viu a diferença, infelizmente a maioria dos técnicos daqui n querem fazer esse esforço, e por isso tornam o futebol praticado aqui uma porcaria.
Temos questões estruturais que merecem ser ponderadas: clima desfavorável, desgaste por deslocamentos aéreos longos, número excessivo de jogos, muitos dos campos da Europa tem dimensões mínimas... Enfim, não acho que seja apenas por preguiça ou despreparo dos nossos jogadores
Obrigado por analisar futebol de uma forma científica, formiga. Pra mim que sou estudante de educação física é muito interessante ver como você aborda os artigos e interpreta os resultados, simplesmente sensacional!
É só você ver alguns jogos da Premier League: time pequeno chegando com 6, 7 jogadores dentro da área para finalizar (isso sem ser uma jogada de escanteio). A movimentação deles é absurda, comparando com a nossa!
@@arpeggieric Enquanto isso tem time com elenco bom na série A ficar dependendo de chuveirinho, é só acompanhar qualquer liga da europa que fica nítido as diferenças
@@caiocaf1 Total! Eu torço para o Galo e vejo bem isso! O time melhorou bastante, mas é inegável que pode praticar um futebol melhor, com os jogadores que temos! Palmeiras é outro exemplo.
@@nicolasenio4927 aí que entra a estratégia e organização das jogadas! Isso exige muito treinamento e disciplina tática, coisas que no Brasil é difícil de implementar com excelência!
Profissionalização dos dirigentes Calendário mais adequado ao europeu (que aliás não é mais um calendário europeu,virou um calendário mundial ) Formação de treinadores Gestão do campeonato por quem entende e vê o campeonato como um produto (A CBF não enxerga o brasileiro como seu principal produto)
Diferença climática, de qualidade do gramado, de tamanho do campo. A filosofia europeia, adaptada ao jogo sem espaço pelos fatores anteriores, deu a primazia à tática e o protagonismo aos técnicos; o futebol brasileiro, com mais espaço e menos velocidade (pelos mesmos fatores citados no início), ainda valoriza mais o aspecto técnico e habilidade individuais (por isso TODO técnico europeu exalta a qualidade dos nossos jogadores). De fato, é praticamente um esporte distinto, universos diferentes... e há virtudes em ambos. Como são raríssimas as oportunidades de enfrentamento direto, a comparação fica no campo especulativo e, principalmente, midiático. A metrópole vende (com muita eficiência) para toda a periferia mundial seu produto de luxo, atingindo desde as crianças através dos videogames, e cristalizando um discurso hegemônico que ignora nossas virtudes. A imposição dessa perspectiva de jogo europeia como padrão se reflete, inclusive, na perda de identidade da nossa Seleção, do que tínhamos de realmente diferente. Na tentativa de adequação, nos tornamos uma seleção que não joga o futebol brasileiro e nem é capaz de jogar um futebol europeu de primeira linha. Vamos reconhecer as precariedades sim, sempre. Mas precisamos parar de nos subestimar. Há timaços na América e muitos times medíocres na Europa. Há virtudes abundantes aqui que eles precisam exportar e ciência de lá que estamos importando.
Impossível um país subdesenvolvido competir financeiramente com europeus, porém o Brasil poderia muito bem ser mais organizado. Deveria haver: - estaduais mais curtos; - fair-play financeiro e punição por atraso de salários; - exigência de gramados melhores; - profissionalização da arbitragem. Mas se nem o país é organizado, imagina o futebol.
concordo, mas o Brasil poderia vender direitos de transmissão, mas condicionar o recebimento a transparência nas contas, e punição por atraso de salários...
Até 2002 chegamos com 3 países daqui em 13 finais em 17 copas, 2 finais sulamericanas até, e de 2006 até hoje foram 4 copas com 7 europeus e 1 sulamericano, o jogo virou muito rápido, em 1934 e 1938 não tivemos sulamericanos na final, de lá pra cá não se repetiu duas finais seguidas sem um representante daqui, a tendência é isso agravar, vendo que em 4 oportunidades só chegou em uma recentemente
Lembro que uns 15 anos atrás eu fiz essa comparação vendo basquete brasileiro. Acostumado a ver nba, parecia outro esporte. Incrível que hj a gente sinta isso com o futebol. Vejo mtos jogos com um amigo inglês, torcedor do Liverpool. Ele fica aflito vendo os jogos de times brasileiros, mostrando os espaços, a lentidão, etc.
Meu pai já fez uma piada relacionada ao que você escreveu, ele disse que só na NBA se joga basquete nos outros países jogam um esporte que parece com o basquete.
hj em dia um time como o do Flamengo 81, São Paulo 92/93, Palmeiras 94, não jogaria mais do que uma temporada, todos esses jogadores seriam negociados sem ficar muito tempo aqui.
O motivo é dinheiro, a europa se sobresai pq o euro vale muuuito mais que peso e real, cara o futebol é movido por futebol, pro clube se formar grande por exemplo é só um árabe aleatorio comprar um clube pequeno como psg ou city que se torna grande e joga final de champions
@@guispereiranós anos 90 o Brasil tava pelo menos no top 3 melhor futebol do mundo nós anos 90 inclusive foi a década onde mais brasileiros ganharam a libertadores, e todos tinham chance no mundial, queira que meu Flamengo ganhasse a liberta na década de 90 porque teria chance de ser bicampeão mundial
Formiga sempre trazendo debates sérios e bem embasados, se a galera da mídia relacionada a futebol fizesse o mesmo trabalho profissional não saíriam falando merda por aí.
. Melhora dos gramados . Mais profissionalismo na arbitragem, inclusive tempo razoável do VAR . Estaduais no final da temporada Não é só isso, mas se esses 3 pontos mudassem, já ia ser uma melhora e tanto
Pra mim é questão de organização, quem deveria organizar e quem comanda os clubes e as federações. A maioria está interessada e preocupada com o clube e nem se importam com a qualidade da competição dos jogadores. É esse calendário ridículo nem se fala
Tenho certeza que com gramados melhores, teríamos jogos bem melhores já. Adicionando a isso, um calendário mais tranquilo, já mudaria muito o jogo de patamar.
A qualidade e estabilidade dos treinadores é o maior fator que diferencia a Europa do Brasil. Creio que o Jorge Jesus e depois o Abel Ferreira deram uma grande pedrada no charco e assustaram um pouco o "status quo" dos técnicos brasileiros.
Ao meu ver é impossível reclamar da qualidade do futebol brasileiro sem levar em conta o calendário. Liverpool, Bayern, City e os outros tops da Europa fazem 50 jogos na temporada e os técnicos desses times já acham isso uma exigência muito grande. É inviável que em um país com o tamanho do Brasil tenha um calendário com 70 jogos por temporada. Isso sem citar amadorismo de dirigentes e arbitragem. O primeiro passo pra melhorar qualquer coisa é a formação da liga, mas os clubes parecem só se interessar no agora.
sim mas os clubes lá lutam pelo calendário e pelos seus times aqui os dirigentes não tem união e estão cagando cada um vendo o seu, vc já reparou que todos os jogos dos campeonato europeu os dirigentes dos dois clubes e pessoas importantes sentam juntas? e ainda conversam bastante, salvo algumas exceções e não passa a imagem de amadores como os dirigentes daqui que vivem trocando farpas e os clubes são reféns da CBF, o Brasil é muito mais rico do que qualquer time na américa do SUL mas o Brasil n consegue dominar o futebol sul americano e ganhar com facilidade a libertadores atropelando a periferia que á argentina e esses outros times sul americanos falidos, exceto o Brasil o resto da américa do sul está quebrada e se tá ruim aqui está muito pior no resto do continente.......amadorismo dos dirigentes, dinheiro investido em jogadores e etc... [e uma bagunça.
É exatamente o que pensei. No Brasil, um time grande às vezes joga Paulista, Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão, na mesma temporada. Nao é fácil não!
O caminho do sucesso é saber nossos defeitos e saber que temos de corrigir. Arrogância de achar que somos bons e o caminho de continuar perdendo qualidade, o caminho para melhorar e saber onde estamos para puder sair de lá.
Se rola aquele grupo novamente (Brasil, Servia, Suíça e Costa Rica), a única certeza que eu tenho é que a Costa Rica que não é mais a mesma, seria lanterna. A Servia hoje é melhor do que 2018, o Brasil consegue mais resultados, mas joga menos e a Suíça não é só aquela seleção que se defende. Tem mais repertório ofensivo. Seria um grupo duro.
@@gabrielssv6868 Não temos grana porque não temos organização, não temos organização porque somos geridos por incompetentes mamateiros e somos geridos por incompetentes mamateiros porque somos um povo medíocre, e isto se encontra em todas as esferas da sociedade, o que inclui o futebol. É um efeito dominó. Mas questione um medíocre e o acuse de mediocridade, por mais óbvia que seja e você verá, um monstrengo com os olhos enfurecidos, com a barriga cheia de presunção, com arrotos de superioridade, impermeável a qualquer argumento racional, que busca a qualquer custo afastar uma palavra feia da sua barra.
@@rodkrvalho Tá, vc dramatizou a coisa mas está correto. Nós ainda temos, em grande parte, esses problemas basilares de má gestão e outras coisas q acarretam na desorganização. Só q, pensando por outro lado, nós como nação, estamos engatinhando em comparação com o velho continente, eles já tiveram muito desse problema q nós temos aq, mas já passaram dessa fase... Acredito q é o msm q vai acontecer aq. Infelizmente, nós n estaremos vivos para ver
@@gabrielssv6868 Você tá sendo muiiiiiito otimista. Não há sequer 1 aresta de luz no nosso horizonte. Somos um povo medíocre que se nega e não se aceita nessa condição. O primeiro passo para vencer um câncer é reconhecer que está com um câncer. Negar a todo custo somos escrotos, prepotentes, ignorantes e até nojentos em nossa maneira de se comportar é como postergar e se negar a reconhecer um câncer. Vamos apodrecer como um corpo de um idiota que há uns meses olhou para um médico e o chamou de idiota por avisá-lo que está com um câncer.
O principal; dinheiro. "Ah, mas time A é rico, time B tem patrocínio" não é sobre isso. O problema é que a nossa moeda não é tão valorizada quanto o euro, então nossos craques sempre saem daqui por causa do financeiro, e nossas ligas ficam enfraquecidas. "Ah, mas no EUA e na CHINA tem dinheiro, e eles não são top mundial" aí já é outra questão, aí envolve história e cultura do futebol. Esses países tem dinheiro, mas não tem história, tradição nem qualidade técnica.
Cara, eu acho q é impossível chegar ao nível da Europa. Só q dá pra fazer muito melhor. Primeiro a CBF tem q acabar com a limitação de extrangeiros, para q a gente se torne a "Europa" dentro da América do sul. Tem q "produzir" jogadores para vender e criar uma hegemonía brasileira na América do sul. O q a Europa faz com o Brasil o Brasil tem q fazer com o resto da América do sul.
Ajax não tem dinheiro mas meteu 7-1 no Borussia Dortmund do Haaland na fase de grupos da Champions. Todo ano lançam 3 ou 4 jogadores da base pro time principal e vendem os melhores do elenco. O que tem é estrutura e disciplina desde a base, não tem nenhum clube brasileiro que se compara a formação de talentos feita pelo Ajax, mesmo o Brasil tendo 210 milhões de habitantes e a Holanda só 17 milhões, ou seja, pra cada Frenkie de Jong que nasce na Holanda nascem 12 aqui no Brasil, mas a formação de jogadores aqui é horrível.
@@Matheus-dj9sq Eles mesmo dizem que não tem dinheiro e basta você ver no agregado do mercado de transferências que eles recebem mais do que o dobro do que gastam, time rico não faz isso. Vá no transfermarkt e veja.
É, porém o calendário do Brasil em questão de frequência de jogos influência nessa diferença, eles tem 9 K de diferença, porém temos constantemente jogos de 3 em 3 dias+ Quilômetros de diferença entre jogos, coisa que a Europa raramente tem essa locomoção.
Além da questao da intensidade e velocidade o formiga falou da questao dos passes que tambem é extremamente importante. Vc pego os 20 clubes da seria A e ve quantos conseguem fazer uma tabelinha de 3 passes rapido em direção ao gol. Eu sou colorado e posso falar com maior precisao do meu time. Mesmo pegando o edenilson, o taison e o yuri vc vai ter menos de 30% de precisão. Eles são otimos jogadores mas nao conseguem fazer passes rapidos e em movimento. De vez em quando vc ve alguns passes sensacionais como a pocuo tempo teve do yuri correndo dando um passe de letra no ar enquanto caia. Mas se vc tenta fazer 3 ou mais passes progredindo no campo alguma ora vai sair um passe mais forte que o jogador não vai conseguir dominar ou que vai sair torto
Nem precisa de tudo isso, se vc ver até mesmo os piores Times da Champions conseguem virar o jogo de um lado pro outro perfeitamente, no Brasil quando alguém da uma fatiada boa pra virar o jogo e o outro domina bem já é uma alegria
@@robteka e foi por causa dele que outros se seguiram. palavra chave: treinamento. não tem mais nada. trazer treinadores europeus com estatisticas de treinos europeus e puxar os jogadores brasileiros para esses niveis. teoricamente é muito simples. num comentario meu anterior , mais ou menos pela altura do JJ no flamengo eu atirei 10 anos para o brasil atingir o patamar fisico europeu. ninguém pode negar a diferença dos times brasileiros liderados pela nova vaga de tecnicos europeus. brasil é a maior potencia futebolistica do mundo.
O Casagrande meio q fica criticando as táticas do futebol moderno. Sendo que a seleção de 70 ganhou pq o zagallo era um treinador bem na frente daquela época
Lembrei do Seedorf no programa Bem amigos...falando q o Ganso nao conseguiria jogar na europa. Kkkkk E a turma la teimando com ele. Falaram que o Pirlo é lento e o Seedorf quase infartou Kkkk
O famoso Pachequismo brasileiro, tudo que for do Brasil pra eles,vai ser bom, foda-se os números,as análises e argumentos técnicos, isso falando de comentaristas de fútbol no Brasil, imagina o Zé da esquina que torce pro Flamengo ou pro Palmeiras,pra ele os dois são o melhor time do mundo kkkk
Acho que esse é um dos vídeos mais importantes do canal. Eu parei de acompanhar futebol nacional, não tenho prazer nenhum em ver qualquer time daqui. E acrescento também, que muitos problemas são culturais, como o jogador que quer parar a jogada, quem está com a bola quer receber a falta, e o juiz quer dar a falta, e muitos comentaristas criticam quando um time não faz a falta. Ou seja, a fluidez do jogo é algo que não está entre a prioridade dos responsáveis. Esse é só mais um dos detalhes que eu percebo, mas tem muitos outros, espero que faça mais vídeos sobre esse tema.
Uma IMPORTANTE VARIÁVEL que o Formiga não reforçou e influencia diretamente nisso é o DESCANSO, pois no Brasil o calendário de jogos é muito maior em relação a todos os países da Europa. Se tem mais jogos e menos intervalo de descanso, é óbvio que os jogadores europeus vão render mais e com MUITO MAIS INTENSIDADE, enquanto que no Br joga um dia, folga outro e no outro dia joga de novo !!! OBS: Sou formado em Educação Física!
Somos um país subdesenvolvido (só isso já dificulta), aí além disso tu já add times em sua maioria desorganizados economicamente, calendário ruim tanto pra grandes qnt pra pequenos, clubes que não tão afim de melhorar, federações que tbm ñ querem melhorar e tds só olham pro próprio umbigo ao invés de buscar melhorias (e mesmo assim ainda temos uma caralhada de outros motivos) Junta mistura e tá o resultado da obra.
Que análise profunda e cirúrgica Formiga , meus parabéns , você produz uma crítica/análise séria , diferente de muitos comentaristas que não estudam estatística e produzem comentários rasos de butiquim , baseados em achismos e recortes extremamente superficiais, vide a maioria dos programas esportivos da Tv aberta.
Holanda de 74 muito melhor q o Brasil de 82,já q na seleção do Telê Santana tinha um imenso buraco pelo lado direito que a Itália acabou aproveitando no 1 gol deles,sem contar q NUNCA q o Serginho chulapa devia ter sido titular tendo Roberto Dinamite jogando muito
Muito interessante o vídeo, gostei bastante. Dá pra discutir e relferir horas sobre isso e pensar também porque alguns jogadores não dão certo em determinados contextos.
Acredito que o clima seja um fator importante para a questão da diferença de intensidade de jogo entre os continentes, no calor o corpo vai ao limite no batimento cardíaco, realmente durante a partida a pessoa tem que dar uma maneirada no ritmo, enquanto que num continente mais frio, deve sentir menos a questão climática no ritmo de jogo do jogador.
O que mais distancia o nível do futebol brasileiro do europeu é a indústria, além do primeiro mundo, eles também têm uma enorme indústria do futebol. O fato de nossos jogadores não estarem aqui, acho que isso não influencia muito, ao menos hoje em dia. No passado principalmente, os clubes europeus utilizavam o poder de compra para contratar os nossos melhores jogadores, as suas habilidades foram copiadas e exploradas para as evoluções tácticas das futuras gerações dos seus atletas, exemplo disso é o Roberto Carlos que revolucionou a lateral esquerda. E todo o resto dos problemas que você falou, creio que seja pelo motivado pela questão da nossa industria de futebol ser muito pequena para fazer frente aos europeus, por isso que estamos atrasados em muitos aspectos! Porém, o futebol europeu é desigual entre si. Inglaterra, Alemanha, Espanha e Italia mandam na Europa, os outros países apenas fornecem a matéria prima (jogadores e às vezes treinadores).
1- Financeiro. 2- Calendário. 3- Relação do Futebol com as outras áreas. 4- CBF. 5- Próprios Clubes. 6- Todas em diantes não adiantam mudar se as de cima não mudarem.
O problema por mim é esse: Enquanto ninguém passar o Brasil em títulos de copas, q desse jeito,l isso vai acontecer, a CBF, os Clubes, todos, vão continuar achando q esta tudo certo no futebol brasileiro. Tudo eles usam a desculpa: "Nao, mas nós temos 5 copas..."
Esse análise do Formiga é bem interessante de que o trabalho dos técnicos do Brasil demora a meses para se adaptar nos times brasileiros, Agora olha na europa em menos de um dia os técnicos europeus já tem adaptação com os times europeus se falar que o estilo de jogo dos times europeus é mas organizado tem mas qualidade tem preparos físicos melhores tanto que se vcs verem que aqui no brasil os jogadores se machucam muito fácil né por tanto dos carrinhos que normalmente tem toda hora e se falar dos gramados que é muito ruim daqui do Brasil comparado com os gramados europeu, Então a diferência é muito grande
Como você falou no vídeo formiga, tem várias explicações. Se for falar aqui, vai chegar o Natal e a gente vai continuar falando. Infelizmente o futebol aqui é muito PATÉTICO.
Uma coisa que eu noto é que no nosso futebol os jogadores são bem mais fracos físicamente do que os jogadores Europeus. Galera aqui ou é mais fininha, com menos massa muscular e até alguns meio barrigudos. Aos 20 do segundo tempo já tá todo mundo andando em campo com a língua de fora. Na Europa os jogadores são super trincados, até os brasileiros que começam a jogar lá começam a ficar bem fortes como o Vini JR.
Eu vejo muito também a deficiência no fundamento: jogadores erram muitos passes, dominam mal, chutam mal de longe. Também vejo um certo fenômeno que sempre gerou craques pra nossos clubes, que era o desenvolvimento de habilidades em campinhos de várzea, como um fator que foi caindo em desuso e diminuiu o desenvolvimento psicomotor de nossos jovens jogadores. Ora ora, dominar uma bola no campinho de terra é muuuuito mais difícil que num gramado tapete, e esse nível de dificuldade não fazendo parte da formação de nossos jogadores faz com que o exercício dos fundamentos de nossos jovens decaia um pouco. Sim, sou purista. Não tô dizendo que é pra retirar a estrutura da molecada, mas o improviso, que sempre foi nosso diferencial, vai ficando esquecido. Por fim, acho que o calor na maior parte do país interfere muito, além do tipo de grama. Aqui em Natal é quente, mas a Arena das Dunas tem um gramado que é dos melhores do Brasil, talvez Top5, e mesmo América e ABC, que são times fracos infelizmente, conseguem imprimir de vez em quando um jogo rápido bem divertido e engraçadinho de se assistir quando os jogos são à noite, principalmente com o gramado levemente molhado com irrigação pré-jogo, o que cria condições estruturais de jogo semelhantes as que vemos em boa parte da Europa. Enfim, é muita coisa que nos atrapalha, com certeza, mas os europeus não são ETs, nós é que somos desorganizados.
muito simples. 1 dinheiro, money bufunfa. 2 nenhum jogador hj tem sonho de ser campeao no brasil. 3 treinadores brasileiros sao ultrapassados e vivem de glorias passadas. 4 midia valoriza jogadores medianos como craques( vide gabigol, thiago neves, luan, leo moura e etc)
A midia brasileira de grande porte é podre de ruim, os caras só lwmbro do seerdof dando aula de futebol naquele programa bosta da globo chamado amigos do futebol
@@gleydsonrocha9617 O Neto disse dia antes do jogo entre Brasil e Alemanha em 2014 que o Fernadinho era melhor taticamente que o Sweinsteigger. Kkkkkkkkkkkkk
E tenho impressao que os jogadores brasileiros Sao preguicosos, so colocar un sul americano no elenco que fica meio nitido isso, um exemplo é o Gomez e o vina no palmeiras que foi embora
Eu vi no Mundial Tigres x Palmeiras depois vi Bayern x Tigres na final. O bayern "andando" jogava melhor, tipo, 300x melhor que o Palmeiras contra o mesmo adversário
Mas usar esse mundial do Palmeiras também é putaria pô... O time foi lá só passar vergonha, no ano anterior o Flamengo foi e jogou contra um time tão bom quanto o Bayern e não fez feio, ainda conseguindo levar o jogo para prorrogação, os jogadores do Liverpool entraram em campo achando que seria fácil, do segundo tempo para frente viram que não seria tão fácil assim... Aí começaram a apertar, Um jogador que estava no banco teve que entrar para fazer o gol... Mas realmente ficou nítido a diferença os jogadores do Fla estavam esgotados, já do Liverpool nem tanto, mas também a qualidade geral era melhor, algo q facilita para todos
@@TheRafael19952011 O Flamengo de 2019 poderia disputar uma Champions League. Tem equipes tecnicamente piores que estão jogando, por exemplo, o Malmo e o Besiktas.
Acho que o fator geográfico também fode com a qualidade pq um dia um time está jogando no sul e três dias depois está jogando lá em Fortaleza por exemplo ,com isso há um desgaste também ,essa é minha opinião
É verdade, isso é porque 98% da receita da CBF vem da Seleção(dado do podcast Dinheiro em Jogo). Eles realmente não se importam com os clubes ou competições.
Mas o Brasil não precisa de jogadores gringos, aqui tem talento de sobra, o que falta é só dinheiro, investimento, e melhorar a qualidade tecnica e tambem diminuir o calendário
Bruno, comenata ai sobre as eliminatorias europeias de um modo geral, talvez falar da Italia, atual campea europeia, que se deu mal mais uma vez. Abs de Vancouver.
Dinheiro é a resposta, um clube europeu paga em euro (uma das moedas mais valiosas do mundo) assim podem e conseguem contratar atletas do mundo inteiro. Já aqui com o valor do real conseguimos trabalhar apenas com a América do Sul no quesito contratação. Fora que qualquer destaque aqui é vendido pra fora e não tem como competir em questão de valores
O início da evolução do futebol brasileiro vem com a profissionalização. Enqnt houver gastos desnecessário, técnicos sendo demitidos com bons desempenhos por pura pressão de torcida e jogos únicos, profissionais (treinadores, preparadores,etc) aceitando corpo mole de jogadores, jogares com mais autoridade que técnicos, gastos desnecessários, contratações equivocadas, má utilização de patrocínio (fluminense com a Unimed é um bom exemplo disso, montou um time bom, se tornou dependente de dinheiro externo e qnd o caixa diminuiu se fode. Melhor exemplo de um bom gasto desses valores no momento é o Atlético)
Cara, botei o vídeo na fila mas já quero comentar. Mano, eu acompanhava o Bom Senso FC, vários atletas bons participavam. Alex, Dida, Castán, e muitos outros. Tinha uma galera boa. Uma das coisas que eu entendi que estão fo***** nosso futebol desde o início dos anos 2000 (curiosamente foi a ultima geração de jogar F0d4 que a gente teve, onde O TIME TODO jogava pra c4r4lh0) e culminaram, inclusive no 7x1 foi a famigerada LEI PELÉ. A Lei Pelé liberalizou exponencialmente o futebol. Um exemplo: em vez dos grandes clubes negociarem com os clubes menores para comprar seus bons jogadores, a transação passou a ser diretamente com o empresários. Ou seja, várias granas que iriam pros times pequenos nessas transações que os ajudara a se fortalecerem, terem estrutura, formarem mais atletas, se manterem como potenciais regionais, etc. simplesmente parou de existir. E começou a rolar o quê: empresáriozinho vai lá, pega jogador pra ele, joga os piá pra frente e já era. São pouquíssimos jogadores que abordam isso. Os programas de televisao nenhum aborda sobre isso. Por isso que eu nao tenho saco pra ver mesa redonda, essas paradas, pq os caras ficam martelando parte tecnica e outras coisas e ficam totalmente alheios à raíz da questão, ao cerne, à chave que precisa ser virada. Lei Pelé é um crime, poh. MATOU nosso futebol. Ah, enquanto que na Alemanha, desde o início dos anos 2000, depois que ele perderam a final pro Brasil, eles fizeram o caminho oposto. Aí nós vimos o resultado em 14. Um país que QUEBROU as pernas do seu futebol VS um país reconstruiu a base do seu futebol através do fortalecimento dos clubes. Alem da galera do extinto Bom Senso FC, o único que ouvi falar mais ou menos sobre isso foi o Neto, no Podcast podpá. O Neto falou, de forma bem mais resumida e direta, o que eu escrevi aqui. Valeu, volto daqui a pouco pra assistir.
E se os melhores jogadores brasileiros estivessem aqui em vários clubes diferentes Não causaria uma evolução no nosso futebol não ? Eu acredito que sim Tanto táticamente como a visibilidade iria aumentar Causando um investimento maior
@@jjsjkaks a única coisa que tu tem entender é que um grande jogador transforma os jogadores em volta em grandes tbm E os adversários tbm Porq tem que melhorarem pra conseguir competir contra esse grande jogador
Bom, todos esses fatores são extremamente importantes, e acho até mesmo que são os princípais, porém, não podemos esquecer a questão cultural envolvida por anos de "atraso" por questões políticas que também acabam resultando nas situações atuais de de que a maioria dos nossos jogadores vem situações de vida precárias, partindo assim com que depois que ele possa ter um mínimo conforto que vem do futebol, não há necessidade de querer sempre melhorar e focar, e assim vai se criando uma cultura do "talento" onde se acha que só isso resolve, mas existem atrasos em relações as estudos táticos, até mesmo pq um dia desses muitos brasileiros achavam que treinador não ganha jogo, e sim o jogador... Daí de tira um grande fator em minha opinião, cultural. (Não ignorando fatores históricos também, que tem como resultante nossa cultura diversificada e não unificada também)
Sempre fez diferença a questão financeira também por que os times Europeus contratam os melhores jogadores para seus clubes e com esses detalhes que vc colocou fica essa diferença , mas acredito que nos nos 70 /80/90/ e ate 2000 existia uma equiparação maior , algo se perdeu no caminho infelizmente , até acho uma dismotivção por causa do Pentacampeonato do Brasil achavamos que estavamos muito acima dos Europeus .
Bem lembrado. Não foi levada em consideração uma possível variável para o futebol brasileiro que é o tempo de intervalo entre partidas, e o tempo de pré-temporada. O desgaste é evidentemente maior, logo, haverá redução no desempenho.
A questão da distância total percorrida ser bem menor aqui pode estar associado também ao tempo de bola rolando, que é muito menor no Brasil e América do Sul.
Eu costumo dividir o futebol europeu de Futebol europeu e futebol do europeu que é uma inhaca, porém o poder aquisitivo dos clubes e ligas tornam a disputa desigual, até pq eles vem aqui nas nossas ligas e garipam os melhores jogadores e levam pra eles
Faz muitos anos que não acompanho futebol, só assisto raramente quando é jogo importante, tipo semifinal de Champions, final de campeonato, jogo decisivo da Seleção, tipo Copa América que vi vários jogos ou outra decisão importante. Se me obrigarem assistir as 38 rodadas do Brasileirão, capaz que me matar antes da metade do campeonato, olhos chegam sangrar.
Formiga vejo outro fator que influencia nessa diferença de distância percorrida: o clima. Lembro que após uma partida da copa 2014 (n lembro exatamente onde) o italiano De Rossi, extenuado, disse numa entrevista que não sabia como se jogava futebol numa temperatura tão alta e com tanta umidade.
Ainda tem a moeda que é fraca, você acaba não conseguindo desenvolver jogadores promissores nos clubes, o que impacta no espetáculo de forma geral. Produtos que servem para desenvolvimento dos atletas geralmente são importados, por exemplo.
Vários fatores que poderiam ser ao menos melhorados se tivéssemos dirigentes mais competentes e realmente uma união de todos os envolvidos pra essa evolução!
Qualquer estudo, que não levar em conta o clima é o tamanho do país e os deslocamentos que os times fazem no Brasil, não tem jeito de chegar a uma conclusão realista.
• Evolução tática
• Investimento no profissionalismo dos caras desde cedo, desde a base
• Suporte pro crescimento tanto de atletas quanto de profissionais da preparação...
Esqueceu o ponto mais.importante, cbf e seus roubos
mercado financeiro tbm
@@gustavo.4632 Bom ponto kkkkkk
@@Roma-lc9tl como assim?
@@10efala na europa os clubes sao bem mais ricos
BOA NOITE FORMIGA, EU SOU O SEU MAIOR FÃ EM ANGOLA JÁ TE SIGO A MUITO TEMPO, VC É UMA GRANDE INSPIRAÇÃO PARA MIM.
União BR & Angola.
Por que Angola não opta por um treinador local ? Aquele Pedro Gonçalves é horrível.
Um salve aos nossos irmãos lusófonos. Angola não vai pra copa, mas ainda acredito em Cabo Verde.
É, infelizmente não deu pra Cabo Verde. 😥
Sorte na próxima!
O que está me fazendo desistir do futebol brasileiro são os erros de arbitragem. Da muita raiva disso. Não é pq rouba pra time a ou b, erra pq é RUIM mesmo! Outra coisa, são as ceras dos jogadores, e tudo é falta, impressionante como todo contato mínimo é uma falta e passa um minuto ou mais parado o jogo, muito chato
O goleiro faz uma defesa difícil, passa minutos no chão, é incrível, concordo com vc, cera e arbitragem estão me dando nos nervos.
Essa cera me irrita tbm, o jogo passa muito tempo parado, se você pegar qualquer time médio/pequeno da Inglaterra, o jogo consegue ser muito mais veloz, os caras precisam parar de ficar parando dms.
A final da Sulamericana foi insuportável. Como você vai querer que alguém assista futebol assim, o jogo fica o tempo todo parado.
teve muitos jogos bons no Brasil esse ano, eu assisto vários pq jogo cartola e vejo que o maior problema é mesmo a cera, os jogadores enrolam muito nas bolas paradas, mas em grande muitos jogos o futebol não é tão ruim.
@Rick Mas ainda sim vai quebrar o ritmo do jog9
O foda é terça feira onde agente assiste Champions de tarde aí chega a noite tem série b do Brasileirão 🤡🤡parece q é outro esporte kkkkk
Eu ano que vem. Vendo a Champions de tarde, e a noite ver meu gremio batendo cabeça na série B. Rindo de nervoso
@@fernandofagundes480 Gremio não, Bremioo
Poww mais comparar a Champions com a série B é sacanagem, porque você não comparou com conference league? Que tem jogos fracos quanto os da série B
Comparar o campeonato da elite de um continente com o de segunda divisão de um país é sacanagem. Vai ver os jogos de segunda divisão da Alemanha, da Espanha pra você ver se são tão bons assim. Se já tem alguns jogos horríveis na Bundesliga e La Liga, imagina nas segundas divisões. O brasileiro acha que Europa é só Champions. Se parar pra ver jogo de time de meio de tabela nos campeonatos europeus, vai se assustar.
@@Matheus-dj9sq Concordo em relação a comparação descabida que foi feita, mas não sobre a segunda divisão da Alemanha. Esse campeonato - a Bundesliga 2 - possui uma média de gols elevada e conta com times importantes como o Schalke 04, Hamburger SV, Dusseldorf, Hannover 96, dentre outros. Por fim, sobre a La Liga 2, essa, sim, é um bom parâmetro para a Série B do Brasil, com média de gols mais baixa e com nível técnico menor.
Treinadores defasados e pressionados, ambiente (jogadores, dirigentes e arbitragem) amador, calendário absurdo, falta de tempo pra treinar, falta de inteligência tática dos jogadores, os nossos melhores saindo muito cedo e ficando só refugo... é bem fácil explicar e também é só botar a mão na massa pra melhorar. Não vai arrumar tudo mas dá pra ter um nível bem melhor ao menos na série A.
Se não fosse essas coisas
O futebol br seria até no mesmo nivel da liga da Itália
“Também é só botar a mão na massa pra melhorar” sim e não né. Sem dinheiro, nada disso acontece. Enquanto o Real valer 6 vezes menos que o Euro, continuaremos sendo um campeonato fraco.
Mais a 30 anos não era pior q isso!? E mesmo assim o brasileiro era top5 mundo!? Problema é que o futebol aqui não tem como competir com a Europa financeiramente.
@@andrepegoraro Repara na minha última frase. É uma soma de coisas, não é uma só. No momento em que tivermos um calendário onde se possa treinar o nível dos jogos aumenta. Aumentando o nível, cresce o interesse. Aumentando o interesse, dá mais dinheiro. Tendo mais dinheiro, os clubes conseguem reter jogadores por mais tempo. Retendo por mais tempo o nível aumenta. Tudo na volta cresce. A gente jamais vai conseguir competir financeiramente com os clubes de lá, mas não é só dinheiro o problema.
Comentário certíssimo...
Tem uma razão tb q eu acredito ser um motivo grande, q é o orgulho e soberba da maioria dos técnicos brasileiros de não querer aprender mais sobre futebol, achar que já sabe o suficiente, muitos técnicos são assim aq, principalmente os mais antigos, poucos fizeram oq o Tite fez quando saiu do Brasil e foi passar uns tempos na Europa aprendendo com grandes técnicos como Ancelotti, se atualizando e aprimorando os conceitos táticos de jogo, quando ele voltou a gente viu a diferença, infelizmente a maioria dos técnicos daqui n querem fazer esse esforço, e por isso tornam o futebol praticado aqui uma porcaria.
Temos questões estruturais que merecem ser ponderadas: clima desfavorável, desgaste por deslocamentos aéreos longos, número excessivo de jogos, muitos dos campos da Europa tem dimensões mínimas... Enfim, não acho que seja apenas por preguiça ou despreparo dos nossos jogadores
O Brasileirao de 2022 tá bem melhor que em 2018, evoluiu mais taticamente, veja o Palmeiras com Abel Ferreira
Obrigado por analisar futebol de uma forma científica, formiga. Pra mim que sou estudante de educação física é muito interessante ver como você aborda os artigos e interpreta os resultados, simplesmente sensacional!
Corrida é movimentação, movimentação (com estratégia e organização) é vantagem numérica, vantagem numérica é mais chances de gols
É só você ver alguns jogos da Premier League: time pequeno chegando com 6, 7 jogadores dentro da área para finalizar (isso sem ser uma jogada de escanteio). A movimentação deles é absurda, comparando com a nossa!
@@arpeggieric Enquanto isso tem time com elenco bom na série A ficar dependendo de chuveirinho, é só acompanhar qualquer liga da europa que fica nítido as diferenças
@@arpeggieric é mas tomar um contra ataque é fatal
@@caiocaf1 Total! Eu torço para o Galo e vejo bem isso! O time melhorou bastante, mas é inegável que pode praticar um futebol melhor, com os jogadores que temos! Palmeiras é outro exemplo.
@@nicolasenio4927 aí que entra a estratégia e organização das jogadas! Isso exige muito treinamento e disciplina tática, coisas que no Brasil é difícil de implementar com excelência!
Profissionalização dos dirigentes
Calendário mais adequado ao europeu (que aliás não é mais um calendário europeu,virou um calendário mundial )
Formação de treinadores
Gestão do campeonato por quem entende e vê o campeonato como um produto (A CBF não enxerga o brasileiro como seu principal produto)
Diferença climática, de qualidade do gramado, de tamanho do campo. A filosofia europeia, adaptada ao jogo sem espaço pelos fatores anteriores, deu a primazia à tática e o protagonismo aos técnicos; o futebol brasileiro, com mais espaço e menos velocidade (pelos mesmos fatores citados no início), ainda valoriza mais o aspecto técnico e habilidade individuais (por isso TODO técnico europeu exalta a qualidade dos nossos jogadores). De fato, é praticamente um esporte distinto, universos diferentes... e há virtudes em ambos.
Como são raríssimas as oportunidades de enfrentamento direto, a comparação fica no campo especulativo e, principalmente, midiático. A metrópole vende (com muita eficiência) para toda a periferia mundial seu produto de luxo, atingindo desde as crianças através dos videogames, e cristalizando um discurso hegemônico que ignora nossas virtudes. A imposição dessa perspectiva de jogo europeia como padrão se reflete, inclusive, na perda de identidade da nossa Seleção, do que tínhamos de realmente diferente. Na tentativa de adequação, nos tornamos uma seleção que não joga o futebol brasileiro e nem é capaz de jogar um futebol europeu de primeira linha.
Vamos reconhecer as precariedades sim, sempre. Mas precisamos parar de nos subestimar. Há timaços na América e muitos times medíocres na Europa. Há virtudes abundantes aqui que eles precisam exportar e ciência de lá que estamos importando.
2 anos anos depois, show de bola seu comentário, muito coerente!
Resumo: precisamos de um Marco Legal do Futebol Brasileiro 😂
Uma revolução estrutural/institucional assim como no país
Pra mim o principal culpado é o calendário acavalado proporcionado pelos estaduais. Os brasileiros jogam 20 jogos a mais por ano.
Formiga sempre com novas ideias de vídeos, isso q foda 👏🏾
Impossível um país subdesenvolvido competir financeiramente com europeus, porém o Brasil poderia muito bem ser mais organizado.
Deveria haver:
- estaduais mais curtos;
- fair-play financeiro e punição por atraso de salários;
- exigência de gramados melhores;
- profissionalização da arbitragem.
Mas se nem o país é organizado, imagina o futebol.
concordo, mas o Brasil poderia vender direitos de transmissão, mas condicionar o recebimento a transparência nas contas, e punição por atraso de salários...
Até 2002 chegamos com 3 países daqui em 13 finais em 17 copas, 2 finais sulamericanas até, e de 2006 até hoje foram 4 copas com 7 europeus e 1 sulamericano, o jogo virou muito rápido, em 1934 e 1938 não tivemos sulamericanos na final, de lá pra cá não se repetiu duas finais seguidas sem um representante daqui, a tendência é isso agravar, vendo que em 4 oportunidades só chegou em uma recentemente
Perfeita análise só que o torcedor brasileiro fecha os olhos pra isso .
Lembro que uns 15 anos atrás eu fiz essa comparação vendo basquete brasileiro. Acostumado a ver nba, parecia outro esporte.
Incrível que hj a gente sinta isso com o futebol.
Vejo mtos jogos com um amigo inglês, torcedor do Liverpool. Ele fica aflito vendo os jogos de times brasileiros, mostrando os espaços, a lentidão, etc.
Meu pai já fez uma piada relacionada ao que você escreveu, ele disse que só na NBA se joga basquete nos outros países jogam um esporte que parece com o basquete.
Lá no exterior parece que os caras estão voando. Tanto no basquete quanto no futebol..
hj em dia um time como o do Flamengo 81, São Paulo 92/93, Palmeiras 94, não jogaria mais do que uma temporada, todos esses jogadores seriam negociados sem ficar muito tempo aqui.
O motivo é dinheiro, a europa se sobresai pq o euro vale muuuito mais que peso e real, cara o futebol é movido por futebol, pro clube se formar grande por exemplo é só um árabe aleatorio comprar um clube pequeno como psg ou city que se torna grande e joga final de champions
@@thupi_ofc O real vale MUITO MAIS que o peso e o euro vale MUITO MAIS q o real
Nessa época de 90 o Real valia mais que o Dólar. Aí era a explicação.
@@guispereiranós anos 90 o Brasil tava pelo menos no top 3 melhor futebol do mundo nós anos 90 inclusive foi a década onde mais brasileiros ganharam a libertadores, e todos tinham chance no mundial, queira que meu Flamengo ganhasse a liberta na década de 90 porque teria chance de ser bicampeão mundial
@@meunomecorretamente9 o Flamengo ganhou a libertadores de 1981 , e foi a mais roubada da história
Formiga sempre trazendo debates sérios e bem embasados, se a galera da mídia relacionada a futebol fizesse o mesmo trabalho profissional não saíriam falando merda por aí.
. Melhora dos gramados
. Mais profissionalismo na arbitragem, inclusive tempo razoável do VAR
. Estaduais no final da temporada
Não é só isso, mas se esses 3 pontos mudassem, já ia ser uma melhora e tanto
Pra mim é questão de organização, quem deveria organizar e quem comanda os clubes e as federações. A maioria está interessada e preocupada com o clube e nem se importam com a qualidade da competição dos jogadores. É esse calendário ridículo nem se fala
Não tem como o brasileiro corre mais Aki no Brasil um time faz quase 80 jogos comparação sem noção
Tenho certeza que com gramados melhores, teríamos jogos bem melhores já.
Adicionando a isso, um calendário mais tranquilo, já mudaria muito o jogo de patamar.
A qualidade e estabilidade dos treinadores é o maior fator que diferencia a Europa do Brasil.
Creio que o Jorge Jesus e depois o Abel Ferreira deram uma grande pedrada no charco e assustaram um pouco o "status quo" dos técnicos brasileiros.
Ao meu ver é impossível reclamar da qualidade do futebol brasileiro sem levar em conta o calendário. Liverpool, Bayern, City e os outros tops da Europa fazem 50 jogos na temporada e os técnicos desses times já acham isso uma exigência muito grande. É inviável que em um país com o tamanho do Brasil tenha um calendário com 70 jogos por temporada.
Isso sem citar amadorismo de dirigentes e arbitragem.
O primeiro passo pra melhorar qualquer coisa é a formação da liga, mas os clubes parecem só se interessar no agora.
sim mas os clubes lá lutam pelo calendário e pelos seus times aqui os dirigentes não tem união e estão cagando cada um vendo o seu, vc já reparou que todos os jogos dos campeonato europeu os dirigentes dos dois clubes e pessoas importantes sentam juntas? e ainda conversam bastante, salvo algumas exceções e não passa a imagem de amadores como os dirigentes daqui que vivem trocando farpas e os clubes são reféns da CBF, o Brasil é muito mais rico do que qualquer time na américa do SUL mas o Brasil n consegue dominar o futebol sul americano e ganhar com facilidade a libertadores atropelando a periferia que á argentina e esses outros times sul americanos falidos, exceto o Brasil o resto da américa do sul está quebrada e se tá ruim aqui está muito pior no resto do continente.......amadorismo dos dirigentes, dinheiro investido em jogadores e etc... [e uma bagunça.
É exatamente o que pensei.
No Brasil, um time grande às vezes joga Paulista, Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão, na mesma temporada.
Nao é fácil não!
Eu se fosse o presidente da CBF, chamaria o Pierluigi Collina para ser presidente da nossa comissão de arbitragem para fazer uma verdadeira revolução
O caminho do sucesso é saber nossos defeitos e saber que temos de corrigir.
Arrogância de achar que somos bons e o caminho de continuar perdendo qualidade, o caminho para melhorar e saber onde estamos para puder sair de lá.
Se rola aquele grupo novamente (Brasil, Servia, Suíça e Costa Rica), a única certeza que eu tenho é que a Costa Rica que não é mais a mesma, seria lanterna. A Servia hoje é melhor do que 2018, o Brasil consegue mais resultados, mas joga menos e a Suíça não é só aquela seleção que se defende. Tem mais repertório ofensivo. Seria um grupo duro.
Verdade mas eu acho que o Brasil deita ainda
Brasil seria líder de qualquer jeito
@@juliocastro9281 deita não, podia ser líder, mas acho que não com 100%
A Suíça já era tão forte em 18 qnto é hoje, mas qnd o Brasil empatou falaram q foi absurdo...
Tanto q no ano seguinte à Copa, chegou nas semis da Nations, eliminando a Bélgica
Dinheiro, investimento, melhores jogadores, mais organização em competições...
Discordo nos "melhores jogadores", a gnt só n tem os melhores pq não temos grana e somos forçados a vender as jóias
@@gabrielssv6868 Não temos grana porque não temos organização, não temos organização porque somos geridos por incompetentes mamateiros e somos geridos por incompetentes mamateiros porque somos um povo medíocre, e isto se encontra em todas as esferas da sociedade, o que inclui o futebol.
É um efeito dominó. Mas questione um medíocre e o acuse de mediocridade, por mais óbvia que seja e você verá, um monstrengo com os olhos enfurecidos, com a barriga cheia de presunção, com arrotos de superioridade, impermeável a qualquer argumento racional, que busca a qualquer custo afastar uma palavra feia da sua barra.
@@rodkrvalho Tá, vc dramatizou a coisa mas está correto. Nós ainda temos, em grande parte, esses problemas basilares de má gestão e outras coisas q acarretam na desorganização. Só q, pensando por outro lado, nós como nação, estamos engatinhando em comparação com o velho continente, eles já tiveram muito desse problema q nós temos aq, mas já passaram dessa fase... Acredito q é o msm q vai acontecer aq. Infelizmente, nós n estaremos vivos para ver
@@gabrielssv6868 Você tá sendo muiiiiiito otimista. Não há sequer 1 aresta de luz no nosso horizonte. Somos um povo medíocre que se nega e não se aceita nessa condição.
O primeiro passo para vencer um câncer é reconhecer que está com um câncer. Negar a todo custo somos escrotos, prepotentes, ignorantes e até nojentos em nossa maneira de se comportar é como postergar e se negar a reconhecer um câncer.
Vamos apodrecer como um corpo de um idiota que há uns meses olhou para um médico e o chamou de idiota por avisá-lo que está com um câncer.
@@gabrielssv6868 Mas os melhores que ele diz, são justamente os contratados (ou parte dos melhores), que a grana permite comprar.
O principal; dinheiro. "Ah, mas time A é rico, time B tem patrocínio" não é sobre isso. O problema é que a nossa moeda não é tão valorizada quanto o euro, então nossos craques sempre saem daqui por causa do financeiro, e nossas ligas ficam enfraquecidas.
"Ah, mas no EUA e na CHINA tem dinheiro, e eles não são top mundial" aí já é outra questão, aí envolve história e cultura do futebol. Esses países tem dinheiro, mas não tem história, tradição nem qualidade técnica.
Cara, eu acho q é impossível chegar ao nível da Europa. Só q dá pra fazer muito melhor.
Primeiro a CBF tem q acabar com a limitação de extrangeiros, para q a gente se torne a "Europa" dentro da América do sul.
Tem q "produzir" jogadores para vender e criar uma hegemonía brasileira na América do sul. O q a Europa faz com o Brasil o Brasil tem q fazer com o resto da América do sul.
Ajax não tem dinheiro mas meteu 7-1 no Borussia Dortmund do Haaland na fase de grupos da Champions. Todo ano lançam 3 ou 4 jogadores da base pro time principal e vendem os melhores do elenco. O que tem é estrutura e disciplina desde a base, não tem nenhum clube brasileiro que se compara a formação de talentos feita pelo Ajax, mesmo o Brasil tendo 210 milhões de habitantes e a Holanda só 17 milhões, ou seja, pra cada Frenkie de Jong que nasce na Holanda nascem 12 aqui no Brasil, mas a formação de jogadores aqui é horrível.
@@mkultratrustyourgovernment9863 De onde você tirou que o Ajax não tem dinheiro? É um clube bem rico.
@@Matheus-dj9sq Eles mesmo dizem que não tem dinheiro e basta você ver no agregado do mercado de transferências que eles recebem mais do que o dobro do que gastam, time rico não faz isso. Vá no transfermarkt e veja.
China não é rica não parceiro kkkkk e a moeda deles é desvalorizada pra carai, mas realmente isso é um conjunto de "Cultura" e "investimento"
É, porém o calendário do Brasil em questão de frequência de jogos influência nessa diferença, eles tem 9 K de diferença, porém temos constantemente jogos de 3 em 3 dias+ Quilômetros de diferença entre jogos, coisa que a Europa raramente tem essa locomoção.
Além da questao da intensidade e velocidade o formiga falou da questao dos passes que tambem é extremamente importante. Vc pego os 20 clubes da seria A e ve quantos conseguem fazer uma tabelinha de 3 passes rapido em direção ao gol. Eu sou colorado e posso falar com maior precisao do meu time. Mesmo pegando o edenilson, o taison e o yuri vc vai ter menos de 30% de precisão. Eles são otimos jogadores mas nao conseguem fazer passes rapidos e em movimento. De vez em quando vc ve alguns passes sensacionais como a pocuo tempo teve do yuri correndo dando um passe de letra no ar enquanto caia. Mas se vc tenta fazer 3 ou mais passes progredindo no campo alguma ora vai sair um passe mais forte que o jogador não vai conseguir dominar ou que vai sair torto
O Flamengo de 2019 se aproxima bastante disso, mas ainda não era igual.
Nem precisa de tudo isso, se vc ver até mesmo os piores Times da Champions conseguem virar o jogo de um lado pro outro perfeitamente, no Brasil quando alguém da uma fatiada boa pra virar o jogo e o outro domina bem já é uma alegria
@@robteka e foi por causa dele que outros se seguiram. palavra chave: treinamento. não tem mais nada. trazer treinadores europeus com estatisticas de treinos europeus e puxar os jogadores brasileiros para esses niveis. teoricamente é muito simples.
num comentario meu anterior , mais ou menos pela altura do JJ no flamengo eu atirei 10 anos para o brasil atingir o patamar fisico europeu. ninguém pode negar a diferença dos times brasileiros liderados pela nova vaga de tecnicos europeus. brasil é a maior potencia futebolistica do mundo.
O Casagrande meio q fica criticando as táticas do futebol moderno. Sendo que a seleção de 70 ganhou pq o zagallo era um treinador bem na frente daquela época
Lembrei do Seedorf no programa Bem amigos...falando q o Ganso nao conseguiria jogar na europa.
Kkkkk
E a turma la teimando com ele.
Falaram que o Pirlo é lento e o Seedorf quase infartou
Kkkk
E teve um jornalista bem veterano que o comparou a Zidane,foi como o falecido Marcelo Rezende falava,um tapa na cara da sociedade.
O famoso Pachequismo brasileiro, tudo que for do Brasil pra eles,vai ser bom, foda-se os números,as análises e argumentos técnicos, isso falando de comentaristas de fútbol no Brasil, imagina o Zé da esquina que torce pro Flamengo ou pro Palmeiras,pra ele os dois são o melhor time do mundo kkkk
Dinheiro, gramado, arbitragem, calendário, jogadores muito habilidosos individualmente, mas com dificuldades coletivas, entre outros problemas
Acredito que a intensidade depende de como está a situação do campo, o clima do local e a disposição tática do time
Na minha opnião, Fatores como a econômia e a qualidade estrutural(gramado, ct...) fazem muita diferença!
Falou tudo, e msm assim a europa seria mais forte
o Muricy Ramalho recentemente deu uma entrevista falando isso. Já começa pelo gramado.
@@d3sk506 se o Brasil tivesse isso, seria muito mais forte que a Europa
Isso daí é consequência do calendário! Se tivéssemos menos jogos com maior intervalo entre eles a intensidade do jogo seria maior!
Acho que esse é um dos vídeos mais importantes do canal. Eu parei de acompanhar futebol nacional, não tenho prazer nenhum em ver qualquer time daqui. E acrescento também, que muitos problemas são culturais, como o jogador que quer parar a jogada, quem está com a bola quer receber a falta, e o juiz quer dar a falta, e muitos comentaristas criticam quando um time não faz a falta. Ou seja, a fluidez do jogo é algo que não está entre a prioridade dos responsáveis. Esse é só mais um dos detalhes que eu percebo, mas tem muitos outros, espero que faça mais vídeos sobre esse tema.
Uma IMPORTANTE VARIÁVEL que o Formiga não reforçou e influencia diretamente nisso é o DESCANSO, pois no Brasil o calendário de jogos é muito maior em relação a todos os países da Europa. Se tem mais jogos e menos intervalo de descanso, é óbvio que os jogadores europeus vão render mais e com MUITO MAIS INTENSIDADE, enquanto que no Br joga um dia, folga outro e no outro dia joga de novo !!!
OBS: Sou formado em Educação Física!
Somos um país subdesenvolvido (só isso já dificulta), aí além disso tu já add times em sua maioria desorganizados economicamente, calendário ruim tanto pra grandes qnt pra pequenos, clubes que não tão afim de melhorar, federações que tbm ñ querem melhorar e tds só olham pro próprio umbigo ao invés de buscar melhorias (e mesmo assim ainda temos uma caralhada de outros motivos)
Junta mistura e tá o resultado da obra.
Descompromisso com o espetáculo, falta de educação de jogadores e torcedores, árbitros mal preparados, resultadismo, cera e base mal gerida.
Que análise profunda e cirúrgica Formiga , meus parabéns , você produz uma crítica/análise séria , diferente de muitos comentaristas que não estudam estatística e produzem comentários rasos de butiquim , baseados em achismos e recortes extremamente superficiais, vide a maioria dos programas esportivos da Tv aberta.
FORMIGA, FAZ UM VÍDEO SOBRE A HOLANDA DO CRUYFF E A SELEÇÃO BRASILEIRA DE 82, QUAL A FOI A MELHOR.
Valeu por esse comentário, através dele tive uma boa ideia de fazer na minha pagina do facebook.
Seleções que nunca serão esquecidas, não pelos títulos - até porque não ganharam -, mas pela arte.
@@jailsonmendes6876 sim
Holanda de 74 muito melhor q o Brasil de 82,já q na seleção do Telê Santana tinha um imenso buraco pelo lado direito que a Itália acabou aproveitando no 1 gol deles,sem contar q NUNCA q o Serginho chulapa devia ter sido titular tendo Roberto Dinamite jogando muito
@@nhojanfeitosa1928 o que matou essa seleção foi o chulapa kkk
Muito interessante o vídeo, gostei bastante. Dá pra discutir e relferir horas sobre isso e pensar também porque alguns jogadores não dão certo em determinados contextos.
Acredito que o clima seja um fator importante para a questão da diferença de intensidade de jogo entre os continentes, no calor o corpo vai ao limite no batimento cardíaco, realmente durante a partida a pessoa tem que dar uma maneirada no ritmo, enquanto que num continente mais frio, deve sentir menos a questão climática no ritmo de jogo do jogador.
O que mais distancia o nível do futebol brasileiro do europeu é a indústria, além do primeiro mundo, eles também têm uma enorme indústria do futebol. O fato de nossos jogadores não estarem aqui, acho que isso não influencia muito, ao menos hoje em dia. No passado principalmente, os clubes europeus utilizavam o poder de compra para contratar os nossos melhores jogadores, as suas habilidades foram copiadas e exploradas para as evoluções tácticas das futuras gerações dos seus atletas, exemplo disso é o Roberto Carlos que revolucionou a lateral esquerda. E todo o resto dos problemas que você falou, creio que seja pelo motivado pela questão da nossa industria de futebol ser muito pequena para fazer frente aos europeus, por isso que estamos atrasados em muitos aspectos! Porém, o futebol europeu é desigual entre si. Inglaterra, Alemanha, Espanha e Italia mandam na Europa, os outros países apenas fornecem a matéria prima (jogadores e às vezes treinadores).
1- Financeiro.
2- Calendário.
3- Relação do Futebol com as outras áreas.
4- CBF.
5- Próprios Clubes.
6- Todas em diantes não adiantam mudar se as de cima não mudarem.
O problema por mim é esse: Enquanto ninguém passar o Brasil em títulos de copas, q desse jeito,l isso vai acontecer, a CBF, os Clubes, todos, vão continuar achando q esta tudo certo no futebol brasileiro. Tudo eles usam a desculpa: "Nao, mas nós temos 5 copas..."
Quem só vê futebol brasileiro está perdendo de ver um futebol bonito e bem jogado.
Esse análise do Formiga é bem interessante de que o trabalho dos técnicos do Brasil demora a meses para se adaptar nos times brasileiros, Agora olha na europa em menos de um dia os técnicos europeus já tem adaptação com os times europeus se falar que o estilo de jogo dos times europeus é mas organizado tem mas qualidade tem preparos físicos melhores tanto que se vcs verem que aqui no brasil os jogadores se machucam muito fácil né por tanto dos carrinhos que normalmente tem toda hora e se falar dos gramados que é muito ruim daqui do Brasil comparado com os gramados europeu, Então a diferência é muito grande
Como você falou no vídeo formiga, tem várias explicações. Se for falar aqui, vai chegar o Natal e a gente vai continuar falando. Infelizmente o futebol aqui é muito PATÉTICO.
Uma coisa que eu noto é que no nosso futebol os jogadores são bem mais fracos físicamente do que os jogadores Europeus. Galera aqui ou é mais fininha, com menos massa muscular e até alguns meio barrigudos. Aos 20 do segundo tempo já tá todo mundo andando em campo com a língua de fora. Na Europa os jogadores são super trincados, até os brasileiros que começam a jogar lá começam a ficar bem fortes como o Vini JR.
"Olho no olho com qualquer uma" - 'Lá vem eles de novo, virou passeiiiooooooooo"
Eu vejo muito também a deficiência no fundamento: jogadores erram muitos passes, dominam mal, chutam mal de longe. Também vejo um certo fenômeno que sempre gerou craques pra nossos clubes, que era o desenvolvimento de habilidades em campinhos de várzea, como um fator que foi caindo em desuso e diminuiu o desenvolvimento psicomotor de nossos jovens jogadores. Ora ora, dominar uma bola no campinho de terra é muuuuito mais difícil que num gramado tapete, e esse nível de dificuldade não fazendo parte da formação de nossos jogadores faz com que o exercício dos fundamentos de nossos jovens decaia um pouco. Sim, sou purista. Não tô dizendo que é pra retirar a estrutura da molecada, mas o improviso, que sempre foi nosso diferencial, vai ficando esquecido.
Por fim, acho que o calor na maior parte do país interfere muito, além do tipo de grama. Aqui em Natal é quente, mas a Arena das Dunas tem um gramado que é dos melhores do Brasil, talvez Top5, e mesmo América e ABC, que são times fracos infelizmente, conseguem imprimir de vez em quando um jogo rápido bem divertido e engraçadinho de se assistir quando os jogos são à noite, principalmente com o gramado levemente molhado com irrigação pré-jogo, o que cria condições estruturais de jogo semelhantes as que vemos em boa parte da Europa.
Enfim, é muita coisa que nos atrapalha, com certeza, mas os europeus não são ETs, nós é que somos desorganizados.
O Real é uma moeda fraca. Simples assim.
muito simples.
1 dinheiro, money bufunfa.
2 nenhum jogador hj tem sonho de ser campeao no brasil.
3 treinadores brasileiros sao ultrapassados e vivem de glorias passadas.
4 midia valoriza jogadores medianos como craques( vide gabigol, thiago neves, luan, leo moura e etc)
A midia brasileira de grande porte é podre de ruim, os caras só lwmbro do seerdof dando aula de futebol naquele programa bosta da globo chamado amigos do futebol
@@gleydsonrocha9617 O Neto disse dia antes do jogo entre Brasil e Alemanha em 2014 que o Fernadinho era melhor taticamente que o Sweinsteigger. Kkkkkkkkkkkkk
E tenho impressao que os jogadores brasileiros Sao preguicosos, so colocar un sul americano no elenco que fica meio nitido isso, um exemplo é o Gomez e o vina no palmeiras que foi embora
Um dos poucos comentaristas que utiliza a ciência para explicar o futebol, parabéns pelo trabalho Bruno, você é um dos melhores.
Eu vi no Mundial
Tigres x Palmeiras depois vi Bayern x Tigres na final.
O bayern "andando" jogava melhor, tipo, 300x melhor que o Palmeiras contra o mesmo adversário
Mas usar esse mundial do Palmeiras também é putaria pô... O time foi lá só passar vergonha, no ano anterior o Flamengo foi e jogou contra um time tão bom quanto o Bayern e não fez feio, ainda conseguindo levar o jogo para prorrogação, os jogadores do Liverpool entraram em campo achando que seria fácil, do segundo tempo para frente viram que não seria tão fácil assim... Aí começaram a apertar, Um jogador que estava no banco teve que entrar para fazer o gol... Mas realmente ficou nítido a diferença os jogadores do Fla estavam esgotados, já do Liverpool nem tanto, mas também a qualidade geral era melhor, algo q facilita para todos
@@TheRafael19952011 O Flamengo de 2019 poderia disputar uma Champions League. Tem equipes tecnicamente piores que estão jogando, por exemplo, o Malmo e o Besiktas.
Além de tudo que foi dito a distância percorrida nas viagens, sobretudo dos clubes do NE, ainda é uma variável a ser considerada
O Bruno formiga devia ser professor de faculdade cara, o cara explica dms
tem que ir pra TV aberta, conteúdos muito bons desde o Polêmicas Vazias
Acho que o fator geográfico também fode com a qualidade pq um dia um time está jogando no sul e três dias depois está jogando lá em Fortaleza por exemplo ,com isso há um desgaste também ,essa é minha opinião
O descaso da CBF com seu produto (liga, seus clubes e jogadores) também é um fator importante nessa diferença
É verdade, isso é porque 98% da receita da CBF vem da Seleção(dado do podcast Dinheiro em Jogo). Eles realmente não se importam com os clubes ou competições.
Como diria Capital Inicial
"Toda essa intensidade
Buscamos identidade
Mas não sabemos explicar
Mas não sabemos explicar"
Futebol europeu é formado por jogadores tops do mundo inteiro, os times do brasil, são formados por brasileiros e raramente um Gringo.
Mas o Brasil não precisa de jogadores gringos, aqui tem talento de sobra, o que falta é só dinheiro, investimento, e melhorar a qualidade tecnica e tambem diminuir o calendário
Começo do vídeo achei meio confuso mas no final tudo fez sentido, ótimo vídeo Formiga
Os caras tem merda na cabeça pra falar q a libertadores é melhor,n chega aos pés de champions.
infelizmente
Primeiro erro acontece na base ao preferir jogador forte e não o que tem mais qualidade técnica.
Bruno, comenata ai sobre as eliminatorias europeias de um modo geral, talvez falar da Italia, atual campea europeia, que se deu mal mais uma vez. Abs de Vancouver.
O número de jogos aqui é mt maior, natural que os jogadores não consigam manter a intensidade..
Tá só lançando tumb braba, slc
Sugestão de vídeo: como a mudança de gestão da Fórmula 1 pode ser exemplo pro futebol brasileiro
Chama o Rica pra falar sobre isso cntg no Formigados. Muito bom vídeo
Dinheiro é a resposta, um clube europeu paga em euro (uma das moedas mais valiosas do mundo) assim podem e conseguem contratar atletas do mundo inteiro. Já aqui com o valor do real conseguimos trabalhar apenas com a América do Sul no quesito contratação. Fora que qualquer destaque aqui é vendido pra fora e não tem como competir em questão de valores
Indústria de maneira generalizada.
Na minha opinião, o principal fator é mais determinante, é o calendário muito apertado.
O capeceiro e ser perfeito 🎶🎶🎶
Pra concorrer pelo direito 🎶🎶🎶
"Nunca pensei em ser perfeito, mas vou correr pelo direito" - Febre do rato, Marcelo D2.
@@pascoalfelix8 Eu demorei muito pra entender essa fala dele: "Nunca pensei em ser perfeito"
@@d3sk506 Igualmente, cara... até pesquisar pela música original. 😂
O início da evolução do futebol brasileiro vem com a profissionalização. Enqnt houver gastos desnecessário, técnicos sendo demitidos com bons desempenhos por pura pressão de torcida e jogos únicos, profissionais (treinadores, preparadores,etc) aceitando corpo mole de jogadores, jogares com mais autoridade que técnicos, gastos desnecessários, contratações equivocadas, má utilização de patrocínio (fluminense com a Unimed é um bom exemplo disso, montou um time bom, se tornou dependente de dinheiro externo e qnd o caixa diminuiu se fode. Melhor exemplo de um bom gasto desses valores no momento é o Atlético)
Cara, botei o vídeo na fila mas já quero comentar. Mano, eu acompanhava o Bom Senso FC, vários atletas bons participavam. Alex, Dida, Castán, e muitos outros. Tinha uma galera boa. Uma das coisas que eu entendi que estão fo***** nosso futebol desde o início dos anos 2000 (curiosamente foi a ultima geração de jogar F0d4 que a gente teve, onde O TIME TODO jogava pra c4r4lh0) e culminaram, inclusive no 7x1 foi a famigerada LEI PELÉ. A Lei Pelé liberalizou exponencialmente o futebol.
Um exemplo: em vez dos grandes clubes negociarem com os clubes menores para comprar seus bons jogadores, a transação passou a ser diretamente com o empresários. Ou seja, várias granas que iriam pros times pequenos nessas transações que os ajudara a se fortalecerem, terem estrutura, formarem mais atletas, se manterem como potenciais regionais, etc. simplesmente parou de existir. E começou a rolar o quê: empresáriozinho vai lá, pega jogador pra ele, joga os piá pra frente e já era. São pouquíssimos jogadores que abordam isso. Os programas de televisao nenhum aborda sobre isso. Por isso que eu nao tenho saco pra ver mesa redonda, essas paradas, pq os caras ficam martelando parte tecnica e outras coisas e ficam totalmente alheios à raíz da questão, ao cerne, à chave que precisa ser virada. Lei Pelé é um crime, poh. MATOU nosso futebol.
Ah, enquanto que na Alemanha, desde o início dos anos 2000, depois que ele perderam a final pro Brasil, eles fizeram o caminho oposto. Aí nós vimos o resultado em 14. Um país que QUEBROU as pernas do seu futebol VS um país reconstruiu a base do seu futebol através do fortalecimento dos clubes. Alem da galera do extinto Bom Senso FC, o único que ouvi falar mais ou menos sobre isso foi o Neto, no Podcast podpá. O Neto falou, de forma bem mais resumida e direta, o que eu escrevi aqui.
Valeu, volto daqui a pouco pra assistir.
Os melhores jogadores brasileiros estão na Europa e os treinadores brasileiros estão ultrapassados.
E se os melhores jogadores brasileiros estivessem aqui em vários clubes diferentes
Não causaria uma evolução no nosso futebol não ?
Eu acredito que sim
Tanto táticamente como a visibilidade iria aumentar
Causando um investimento maior
@@Gts10h Tentando entender o que uma coisa tem a ver com a outra.
Jogador não é técnico para revolucionar o esporte.
@@jjsjkaks fala isso pro Pelé kakakkakakak
@@jjsjkaks fala isso pro cuyff
@@jjsjkaks a única coisa que tu tem entender é que um grande jogador transforma os jogadores em volta em grandes tbm
E os adversários tbm
Porq tem que melhorarem pra conseguir competir contra esse grande jogador
Se Eles Ajeitar o Calendário aq no Brasil ja resolve 50% desse problemas.
10%, por que problemas aqui tem de sobra...
Mario Alemão é um dos caras mais manjam de Bundesliga no Brasil. Acompanhem o trabalho dele
Obrigado por compartilhar.
Fiquei me perguntado, sempre observei que o nosso futebol foi sempre cadenciado, ou não?
Futebol da Europa são clubes de bilionário muito diferentes do Brasil
Bom, todos esses fatores são extremamente importantes, e acho até mesmo que são os princípais, porém, não podemos esquecer a questão cultural envolvida por anos de "atraso" por questões políticas que também acabam resultando nas situações atuais de de que a maioria dos nossos jogadores vem situações de vida precárias, partindo assim com que depois que ele possa ter um mínimo conforto que vem do futebol, não há necessidade de querer sempre melhorar e focar, e assim vai se criando uma cultura do "talento" onde se acha que só isso resolve, mas existem atrasos em relações as estudos táticos, até mesmo pq um dia desses muitos brasileiros achavam que treinador não ganha jogo, e sim o jogador... Daí de tira um grande fator em minha opinião, cultural. (Não ignorando fatores históricos também, que tem como resultante nossa cultura diversificada e não unificada também)
na minha visao eu acho que vem do nosso estilo um pouco de jogar devagar pq muita das vezes a gente leva a melhor jogando assim
Outra coisa, quantos times são da primeira prateleira? Exclua eles e nenhum time europeu superado Brasil.
Sempre fez diferença a questão financeira também por que os times Europeus contratam os melhores jogadores para seus clubes e com esses detalhes que vc colocou fica essa diferença , mas acredito que nos nos 70 /80/90/ e ate 2000 existia uma equiparação maior , algo se perdeu no caminho infelizmente , até acho uma dismotivção por causa do Pentacampeonato do Brasil achavamos que estavamos muito acima dos Europeus .
Bem lembrado. Não foi levada em consideração uma possível variável para o futebol brasileiro que é o tempo de intervalo entre partidas, e o tempo de pré-temporada. O desgaste é evidentemente maior, logo, haverá redução no desempenho.
Se o líder não é os monstros da Europa esse quesito não é tão importante assim.
A questão da distância total percorrida ser bem menor aqui pode estar associado também ao tempo de bola rolando, que é muito menor no Brasil e América do Sul.
Eu costumo dividir o futebol europeu de Futebol europeu e futebol do europeu que é uma inhaca, porém o poder aquisitivo dos clubes e ligas tornam a disputa desigual, até pq eles vem aqui nas nossas ligas e garipam os melhores jogadores e levam pra eles
Faz muitos anos que não acompanho futebol, só assisto raramente quando é jogo importante, tipo semifinal de Champions, final de campeonato, jogo decisivo da Seleção, tipo Copa América que vi vários jogos ou outra decisão importante. Se me obrigarem assistir as 38 rodadas do Brasileirão, capaz que me matar antes da metade do campeonato, olhos chegam sangrar.
O talento Brasileiro ficou ultrapassado e o treinamento físico que dá ritmo de jogo e a velocidade e o tático da Europa está em outro nível.
Não ficou ultrapassado basta saber usar os jogadores BR na Europa se destacam bem mais que a maioria dos jogadores
Formiga vejo outro fator que influencia nessa diferença de distância percorrida: o clima. Lembro que após uma partida da copa 2014 (n lembro exatamente onde) o italiano De Rossi, extenuado, disse numa entrevista que não sabia como se jogava futebol numa temperatura tão alta e com tanta umidade.
Ninguém comenta isto, mas o clima aqui é insano.
resumindo em uma simplis frase
SEM DINHEIRO PARA CONTRATAR
São vários fatores .
Clima, geografia , calendário , campos
Preparação física , técnica .
Porque o Europeu tem mais dinheiro e compra todos os talentos.
Nem vi o vídeo ainda, mas, pra mim já é o melhor vídeo, quando eu falo mal do futebol brasileiro eles ficam putos cmg
Ainda tem a moeda que é fraca, você acaba não conseguindo desenvolver jogadores promissores nos clubes, o que impacta no espetáculo de forma geral. Produtos que servem para desenvolvimento dos atletas geralmente são importados, por exemplo.
Vários fatores que poderiam ser ao menos melhorados se tivéssemos dirigentes mais competentes e realmente uma união de todos os envolvidos pra essa evolução!
Qualquer estudo, que não levar em conta o clima é o tamanho do país e os deslocamentos que os times fazem no Brasil, não tem jeito de chegar a uma conclusão realista.