Alexandre que trabalho lindo! O dono dessa guitarra tem muita sorte de ter você por perto, porque um trabalho bem feito como esse acredito que não é qualquer Luthier que faz viu.
Mano...tenho que te agradecer de mais...com esse video vc resolvel o problema da minha guitarra.....procurei varios videos pra encontrar alguem que realmente falasse do problema...vlw man
A utilização de trastes jumbo vai minimizar o excesso de material retirado da escala, pois ajuda a compensar a altura, que é crítica em instrumentos com braço inteiriço ou colado. Parabéns pelo vídeo, foi muito enriquecedor.
Alexandre tenho acompanhado seu canal a algum tempo , respeito muito seu trabalho, vc para mim é um dos melhores Luther que se apresentam , tenho um comentário a respeito do braço com torção ... experiência própria ; fiz um concerto de um braço torcido de uma Ibanez , tirando a escala prendendo o braço na bancada em uma extremidade e puxado a outra em sentido contrário , com aquecimento . detalhe ferro elétrico de passar roupas rs.... isso mesmo.. resultado positivo colei a escada , ficou perfeita . pode ser uma dica , pode ser que não funcione em alguns casos , fica aí ... espero um comentário seu ! valeu !!! irmão .
Olá César! ... Olhando seus vídeos parei neste da SG ...com braço torcido , admiro seu trabalho ! Pois já vi vários , e são sempre bem esclarecedor , .. nessa questão de braço torcido , não querendo ser o sabidão querendo encinar ! Não tenho problema com ego ..rs....apenas para registro é uma troca de ideias , .. fiz em duas guitarras, uma braço colado , e outra parafusado .. retirei a escala , e puxei o braço torcendo o braço ao contrário da torção ..em improviso, morsa , e aquecendo a madeira , ela volta ao seu lugar , .. colei a escala novamente e .. resumo ficou excelente ... ! Valeu não sou Luther de profissão ,. Apenas curto fazer isso . ! Admiro seu trabalho !
poh cara interessante mais sera que compensa? ainda mais se for uma SG colada, aquecer a madeira, realizar uma troca de trastes, para um profissional q ganha a vida com isso, vai ter um custo sera q compensa? acredito que não.
Além desse procedimento você poderia colocar reforço de carbono que aí já diminuiria o risco de torcer novamente. Pode usar jacarandá também, mas o melhor mesmo é o carbono.
Bom dia Alexandre blz?? Gostaria de fazer uma pergunta, é possível fazer a troca de braço numa guitarra com o neck colado??? Recentemente eu encomendei uma guitarra de luthieria e o luthier fez uma cagada, os frisos saíram com acabamento feio e as marcações saíram tortas, sem falar o headstock que saiu reto pois pedi uma guitarra modelo SG e o cara não fez a angulação padrão no headstock, aquela curvatura características nas SG's e Les paul. E tem mais, além de ter o braço mal acabado o cara colou estilo Neck-thru numa guitarra SG 🤦🏽♂️🤦🏽♂️🤦🏽♂️, em modelos les paul e SG o certo é o braço colado em Neck-heel. Gostaria de saber se é possível a troca de braço, pois eu odiei o braço. 🤦🏽♂️🤦🏽♂️🤦🏽♂️🤦🏽♂️
Tenho uma Epiphone SG Gothic idêntica, estou com um problema de trastejo na 1° corda na 11° casa, dependendo do jeito que guardo ela e a temperatura/umidade do comodo onde ela fica, esse problema diminui ou aumenta bastante, por exemplo, hoje não está nem trastejando, mas tem dia que nem sai a nota, notei também que os trastes estão levemente descolados, de vez em quando pressiono ele com um taco, mas sempre volta, acho que já está na hora de troca-los.
Nossa cara que trabalho top A minha guitarra ta com esse problema e queria resolver isso sem pofer comprar outro braço da guitarra... Tem uns caras aue ja condenam o braço e falam que so outro
Alexandre, recentemente eu desfiz um negócio por causa desse motivo, era uma fernandes japonesa década de 90... braços mais finos ocorrem isto com mais frequência? e oq exatamente faz isto acontecer? é facil ver uma torção num instrumento montado e com cordas instaladas? abraço!
Boa tarde Alexandre Cesar Luthier !! Acabo de ganhar uma guitarra WEVE , com uma pequena torção acima do meio do braço (sentido mão) , e a mão, entrega o problema! a guita dá um baita som e dá também afinação, mas é triste ver ela com a torção!
No caso do meu baixo ele tá exatamente com o braco levemente torcido e não empenado pra frente ou pra trás. Percebi que pegando o baixo nas mãos e olhando por detrás da ponte está nítido uma certa torção onde está levemente mais alto na região da corda E, mas não por igual na área da corda G. Há solução regulando o tensor?
Alexandre, parabéns pelo seu trabalho . Recentemente comprei um baixolao da Memphis by tagima . Gostaria de trocar a captação e colocar um equalizador com afinador, procurei no RUclips no Google até yahoo kk . Não encontrei muita informação, na verdade não tem informações sobre baixolao, poderia trazer alguma informação, sobre captação de baixolao, algumas pessoas fala que captação de violão tudo a mesma coisa . Fico no aguardo . Abraço
Boa noite, tenho uma schecter signature Synyster Gates, ela possui o braço torcido, se fosse fazer este processo eu iria perder toda a escala dela neh?
Oi Alexandre excelente trabalho. Sempre que tenho um tempinho, tenho aprendido algo com você e seus vídeos. Esses tacos de dar forma no raio da guitarra com a sede de alumínio e muito difícil de encontrar? Caso saiba onde e possa informar como conseguir, te agradeço desde já. Obrigado por sua atenção...
Ola , tudo bom ? Meu nome é Marcio, tenho um violão folk washburn anos 90 , ele quebrou na região do final do braço com o corpo, gostaria de fazer um orçamento, tenho fotos , posso ir na sua oficina , sou da tijuca , aguardo contato.
Boa tarde. Alexandre, o meu violão está com o braço inclinado para direita, ou seja, está reto porém se eu colocar uma bolinha de gude encostada do nut sem cordas, a bolinha rola para direita. Desta forma, os bordões ficam um pouco mais distantes dos trastes. Mas essa inclinação não é tão grande. Eu devo me preocupar com isso?? Trata se de um takamine chinês Gn51ce.
eu tenho uma les paul shelter com esse mesmo problema, levei um luthier ele alem de nao tirar a torção nao ofereceu nem a possibilidade de sanar o problema, ele deixou as cordas com ação mais alta pra tentar atenuar como vc citou Alexandre, qndo eu tiver condições vou querer levar pra vc consertar pra mim foi minha primeira guitarra, ela parece ter torcido depois que eu usei encordoamento hibrido 0.10-052 o pior que foi regulada na epoca por um prof de guitarra que "arranhava na regulagem"
Aconteceu isso com minha squier stratocaster, um amigo guitar tech de minha cidade fez esse trabalho e ficou muito bom, o braço ficou um pouco mais fino mas valeu a pena.
Amigo meu cavaco tem 20 anos e só agora percebi que o braço está torcido de leve . Se eu colocar o instrumento invertido em uma superfície plana , e colocar ar quente só onde está torcendo a madeira vai voltar a ficar como antes ? . Se eu lixar a paleta irá ficar torta em relação ao braço
cara fui n meu luthier a 2 meses fiz a mesma pergunta ele diz q não precisa, que essa história de passar óleo de peroba e outras coisas veio lá dos estados unidos q o clima é diferente daqui e lá amadeira tende a ressecar e abrir aquelas linnhas da escala ,e mais ele falou q já teve casos de que na hora q foi trocar os trastes de uma guitarra teve um trabalho pra fixar os novos pq aguitarra estava tão enxarcada de óleo q os trastes não fixavam no braço é n máximo uma escova entre os trastes pra tirar a sujeira q fica entre eles e o braço e um,pano seco.
Bom dia amigão! Tenho acompanhado seu canal e vejo muitos dos serviços que vc faz. Eu Tenho uma fender stracaster e o filete do tensor tá querendo descolar. Como vc faria esse serviço pra mim, já que moro no Pará? Quanto vc me cobra pra fazer o serviço?
Tem como trocar o braço da guitarra, mesmo as de braço colado. É mais facil fazer isso em modelos de guitarra "tipo fender" tanto pela facilidade de achar os braços por preço bom (tu acha no mercado livre por sei la 300 reais um braço feito de strato ou tele) quanto da de trocar, ja que tu desparafusa 4 parafusos e o braço sai, instala as tarrachas e ta praticamente pronto.
Eu já gosto mais de guitarra de braço colado. Acho que o sustain segura mais. É diferente, não sei explicar, mas tem uma sensação diferente que no meu ponto de vista é melhor.
Eis a pergunta... Tirar esse "tanto de madeira" e deixar a guitarra confortável, tocável, funcional, regulada... OU, deixar esse "tanto de madeira" e não conseguir tocar a guitarra. Rsrsrsrs.
Fazendo certo não há problemas. Em muitos casos a torção é atenuada pela ação das cordas. A escala pode ser lixada ater certo ponto. É um trabalho não tão simples, pois deve-se levar em conta a ação do braço após a colocação das cordas.
Gabriel B. Desculpa ok, mas, uma guitarra com braco torcido, já tem problemas sérios, ou seja fica impossível de se tocar ou afinar... Só serviria de enfeite mesmo. Então o fato de retirar madeira ( neste caso) seria inrelevante. E um senhor trabalho, outro metodo seria subistuicao total da escala... Mas Parabéns ao trabalho dele.
Em momento algum vc foi Rude Gabriel, desculpa se passei essa impressão. Eu costumo dizer que até o que você comeu no almoço, influencia no instrumento e no som que você tira dele, sendo assim, tudo, tudo, influencia e influenciará de alguma forma. O que eu posso afirmar, é que o tudo foi feito com bastante cuidado para não alterar a estrutura do instrumento, o cliente ficou super satisfeito ao poder voltar a tocar a sua guitarra e no final deu tudo certo. Grande abraço!!!!
Alexandre excelente vídeo! Tive um problema parecido... Troquei a escala de uma Jackson, porém após colado o braço ficou bastante curvado no sentido côncavo.. acho que foi no momento de pôr os sargentos etc... Eu dei umas duas voltas no tensor e inclusive ele já está quase no final.. vc têm alguma dica?
Estou com violão uma barriguinha e sa 1 ate a 4 segue mesmo quando vc passa de escala pra escala o que fazer será que esse serviço você fez nessa guitarra da certo
Alexandre, gostei muito do trabalho, nem sabia que nessa sitaução havia solução. Uma dúvida: quando você tirou a madeira da escala, o braço não voltou a posição, mas sim foi adaptado a situação da torção. Queria saber se isso influencia na ação do tensor que aparentemente ficou trabalhando numa posição "torta". Agradeço desde já.
Se você tirar essa escala e colar outra resolve? Independente do preço compensaria? Você não poderia fazer esse serviço usando um bloco pequeno de madeira com lixa enrolada em volta dele e ir passando o bloco por sessão do braço?
Tirar a escala e colar outra, resolveria sim, custaria umas duas vezes o valor da guitarra, mas resolveria. Fazer o serviço com um pequeno bloco em pontos específicos, eu levaria umas duas vezes mais tempo de serviço, o resultado final ficaria + ou - ...
Parabéns pelo trabalho... você ja aplicou super bonder na escala de violão ou guitarra como se fosse um verniz,? eu vi no RUclips, fica bonito, maw não sei se é correto... já viu?
Parabéns sempre trabalho de primeira. Uma dúvida, em casos de guitarra com braço colado como SG, LesPaul, PRS, etc. É possível retirar o braço p algum tipo de correção no angulo?
Ei Cesar, eu sei que não é muito legal perguntar esse tipo de coisa, mas eu comecei a tocar violão a um tempinho, e quis pegar uma guitarra, no fim acabei pegando uma usada, e ela está um pouco empenada, eu não faço a mínima idéia quanto custa esse tipo de trabalho, até porque nenhum Luthier coloca em lugar nenhum preço, eu sou de Porto alegre, e na região que eu moro não tem nenhum, tu poderia me dizer a "média" de preço digamos assim? Desde já agradeço...
Boa noite Alexandre , esse vídeo me ajudou muito com a questão do braço de uma guitarra walker que sofreu uma queda , agora um outro problema q tenho é o corpo dela que rachou, mas nao partiu totalmente, minha pergunta é , consigo resolver esse corpo? Já fez algo do tipo? Algo tipo terminar de quebrar a rachadura e colar novamente ? A guita é minha e nao de cliente.
Mesmo ficando nivelando certinho,a chance de acontecer isso denovo depois desse seu procedimento é bem maior,pois o braço está mais fino,digamos assim,por causa desse desgaste seu,imagina,se com ele não lixado ja acontecia,isso ai é feito em um procedimento usando grampos e calor.sorte ai.
Se, por um lado a madeira está mais fina, por outro ela está mais velha e já se movimentou bastante (tanto que o braço torceu). A tendência, então, é que ela se movimente cada vez menos. Não acredito que a chance de acontecer de novo seja bem maior.
@@WillVRam o que faz o braço torcer é a qualidade da madeira usada no braço, ou algum problema no processo de instalação do tensor na fábrica, o ideal é regular o instrumento com um luthier umas duas vezes por ano, ainda mais com a variação de temperatura desse pais, também guarda o instrumento com as cordas para o tensor não torcer, sempre guardar numa case depois de tocar, são alguns cuidados necessários que mesmo assim não vão garantir que isso aconteça
otimo video, tenho uma duvida, se o braço tiver torcido mas se for pouca coisa na 6ª corda , é muito problema ou da pra tocar? pois o minha escala esta escalopada, e tirar os trastes e lixar o braço ia ser uma pena kkk
O que fazer quando uma guitarra da traste do Sol ,>Lá> pegar uma afinação , e se for tocar no modo clássico sem pestana , a guitarra der desafinação. e braço empenado certo ? como resolvo o problema se alguém poder ajudar agradeço !
Alexandre Cesar Luthier obrigado pela resposta, estou querendo dar uma melhorada no meu canal, mais não sei por onde começar, quando puder dá uma passada por lá e mim diz o que vc achou... Uma boa noite pra vc
A confecção de instrumentos com madeira verdes não ocorre em nenhuma marca já que todas compram suas madeiras de empresas especializadas nisso. Isso de madeira verde é um dos muitos mitos que por exemplo a tagima foi alvo. Casos de madeira verde só ocorre quando alguem busca madeiras em vendedores que não são especializados.
Em alguns casos ocorre do braço encolher um pouco pois alguns tipos de madeira, por exemplo o Pinus (pinheiros em geral) encolhem. Um bom exemplo disso é o marfim usado na tagima
impressionante como o processo de lixamento revitaliza o jacarandá da escala!
parabéns por mais um belo trampo!
Vlw Thiago!
Alexandre que trabalho lindo! O dono dessa guitarra tem muita sorte de ter você por perto, porque um trabalho bem feito como esse acredito que não é qualquer Luthier que faz viu.
Obrigado Cesar!
Por favor quem deu deslike,me explica,porque não vi nada de errado no serviço do Alexandre!!
parabéns ! que Deus continue te abençoando e te dando essa sabedoria!
Deus abençoe!!!
Obrigado Sergio!
Mano...tenho que te agradecer de mais...com esse video vc resolvel o problema da minha guitarra.....procurei varios videos pra encontrar alguem que realmente falasse do problema...vlw man
minha guitarra ta com esse problema, descobri ontem e encontrei seu vídeo. obrigado
Cara!!! Esse seu vídeo é único sobre o assunto que encontrei.
Sensacional... parabéns pelo lindo trabalho
Incrível!!!! Estou com um violão novo que veio com esse defeito de fabrica, preciso urgente dessa revitalização no braço. Ótimo trabalho
Não tem garantia da loja amigo?
Aprendendo muito no seu canal, estou começando a fazer alguns instrumentos em casa e as dicas sempre ajudam muito
É muito capricho! Obrigado.
O melhor canal de luthieria do RUclips!! Parabéns irmão!
A utilização de trastes jumbo vai minimizar o excesso de material retirado da escala, pois ajuda a compensar a altura, que é crítica em instrumentos com braço inteiriço ou colado. Parabéns pelo vídeo, foi muito enriquecedor.
Blw Edson!
Alexandre tenho acompanhado seu canal a algum tempo , respeito muito seu trabalho, vc para mim é um dos melhores Luther que se apresentam , tenho um comentário a respeito do braço com torção ... experiência própria ; fiz um concerto de um braço torcido de uma Ibanez , tirando a escala prendendo o braço na bancada em uma extremidade e puxado a outra em sentido contrário , com aquecimento . detalhe ferro elétrico de passar roupas rs.... isso mesmo.. resultado positivo colei a escada , ficou perfeita . pode ser uma dica , pode ser que não funcione em alguns casos , fica aí ... espero um comentário seu ! valeu !!! irmão .
Vlw pela dica Verlei!!!! Trocarmos informações e dicas é sempre muito bom!!!!! Forte abraço!!!!!
Olá César! ... Olhando seus vídeos parei neste da SG ...com braço torcido , admiro seu trabalho ! Pois já vi vários , e são sempre bem esclarecedor , .. nessa questão de braço torcido , não querendo ser o sabidão querendo encinar ! Não tenho problema com ego ..rs....apenas para registro é uma troca de ideias , .. fiz em duas guitarras, uma braço colado , e outra parafusado .. retirei a escala , e puxei o braço torcendo o braço ao contrário da torção ..em improviso, morsa , e aquecendo a madeira , ela volta ao seu lugar , .. colei a escala novamente e .. resumo ficou excelente ... ! Valeu não sou Luther de profissão ,. Apenas curto fazer isso . ! Admiro seu trabalho !
poh cara interessante mais sera que compensa? ainda mais se for uma SG colada, aquecer a madeira, realizar uma troca de trastes, para um profissional q ganha a vida com isso, vai ter um custo sera q compensa? acredito que não.
Além desse procedimento você poderia colocar reforço de carbono que aí já diminuiria o risco de torcer novamente. Pode usar jacarandá também, mas o melhor mesmo é o carbono.
Mano, teria alguma maneira de eu entrar em contato contigo pra me auxiliar nesse procedimento? To com a minha guita assim, n sei o q fzr
Que grande profissional assisto todos seus vídeos parabéns.
Como sempre um excelente vídeo Alexandre, abraços amigo
Forte abraço amigo!
Ficou excelente, parabéns!
Vlw!
ao olhar esse video consegui conserta um braço de uma strat.obrigado por explica bom trabalho
O mago da luthieria Brasil
Alexandre, seus vídeos são excelente! Parabéns!
Obrigado Thales
Que trabalho de artesão. Eu confiaria meus instrumentos em suas mãos.
Obrigado Jader!
O que fazer para evitar o empenamento do braço da guita?
sou seu grande fã obrigado ja to fazendo curso ja to fazendo curso e vc ta me ajudando muito
Vlw Giovani!
Sou seu fã, ganhou um inscrito!
Só trampo de responsa... parabéns !!
Obrigado Arc!
Olá Alexandre, gostaria de saber quanto custa para colocar um tensor no violão
Bom dia Alexandre blz?? Gostaria de fazer uma pergunta, é possível fazer a troca de braço numa guitarra com o neck colado??? Recentemente eu encomendei uma guitarra de luthieria e o luthier fez uma cagada, os frisos saíram com acabamento feio e as marcações saíram tortas, sem falar o headstock que saiu reto pois pedi uma guitarra modelo SG e o cara não fez a angulação padrão no headstock, aquela curvatura características nas SG's e Les paul. E tem mais, além de ter o braço mal acabado o cara colou estilo Neck-thru numa guitarra SG 🤦🏽♂️🤦🏽♂️🤦🏽♂️, em modelos les paul e SG o certo é o braço colado em Neck-heel. Gostaria de saber se é possível a troca de braço, pois eu odiei o braço. 🤦🏽♂️🤦🏽♂️🤦🏽♂️🤦🏽♂️
Belo trabalho. Tinha uma strato minha que estava com o braço torcido tb e tive de trocar. Dá uma pena, mas não tem jeito.
Muito bom, Aguardo o vídeo troca de trastes em escala clara.
em breve!
Belo Trabalho !!! Parabéns !!!
Vlw Romário!
Tenho uma Epiphone SG Gothic idêntica, estou com um problema de trastejo na 1° corda na 11° casa, dependendo do jeito que guardo ela e a temperatura/umidade do comodo onde ela fica, esse problema diminui ou aumenta bastante, por exemplo, hoje não está nem trastejando, mas tem dia que nem sai a nota, notei também que os trastes estão levemente descolados, de vez em quando pressiono ele com um taco, mas sempre volta, acho que já está na hora de troca-los.
Nossa cara que trabalho top
A minha guitarra ta com esse problema e queria resolver isso sem pofer comprar outro braço da guitarra...
Tem uns caras aue ja condenam o braço e falam que so outro
Amigo, com o que você cola a lixa no taco? Para que possa ser usado novamente..
Cara... Parabéns,belo trabalho.
Beleza ???
É possível fazer em uma Lespaul ? Estou com esse problema em uma Gibson. Quanto fircaria ess correção ?
Alexandre, recentemente eu desfiz um negócio por causa desse motivo, era uma fernandes japonesa década de 90... braços mais finos ocorrem isto com mais frequência? e oq exatamente faz isto acontecer? é facil ver uma torção num instrumento montado e com cordas instaladas? abraço!
Boa tarde Alexandre Cesar Luthier
!! Acabo de ganhar uma guitarra WEVE , com uma pequena torção acima do meio do braço (sentido mão) , e a mão, entrega o problema! a guita dá um baita som e dá também afinação, mas é triste ver ela com a torção!
E quando o empeno é no meio sera q lixando resolve
Ótimo trabalho!
Vlw!
Nas partes que teve que tirar mais escala a fresta do traste nao ficou rasa e teve que aumentar?
No caso do meu baixo ele tá exatamente com o braco levemente torcido e não empenado pra frente ou pra trás. Percebi que pegando o baixo nas mãos e olhando por detrás da ponte está nítido uma certa torção onde está levemente mais alto na região da corda E, mas não por igual na área da corda G. Há solução regulando o tensor?
Alexandre, parabéns pelo seu trabalho .
Recentemente comprei um baixolao da Memphis by tagima .
Gostaria de trocar a captação e colocar um equalizador com afinador, procurei no RUclips no Google até yahoo kk .
Não encontrei muita informação, na verdade não tem informações sobre baixolao, poderia trazer alguma informação, sobre captação de baixolao, algumas pessoas fala que captação de violão tudo a mesma coisa .
Fico no aguardo .
Abraço
Boa noite, tenho uma schecter signature Synyster Gates, ela possui o braço torcido, se fosse fazer este processo eu iria perder toda a escala dela neh?
O braço continuou torto, certo? Mas a escala retinha.
Esse tensor estava funcionando de forma satisfatória mesmo com o braço torto?
cadê o video de troca rastilho e nut lixamento altura do rastilho etc ?
Calma ai mito!!!! Assim você me oprime!!!!! rsrsrrsr
ruclips.net/channel/UC05nB_WlVCV9BY34wYZFnWg
coloquei encordoamento 011 na tele da menphis e na parte da mizinha ele fica empenado enquanto na mizona o braço tá reto
Muito legal!!! Ótimas dicas!!!
vc sabe una das razoes do braço torcido, (fibra da madeira)
Impresao minha ou a escala ficou com menas curvatura? Parece que ficou bem quadrado
O meu também está torcido. Vc pode me dizer quanto custa em média um serviço desse ?
que ferramentas usa pra descobrir esse problema?
top cesão! abçs!
Vlw Brother!
Excelente!!!
Vlw!
qual traste jumbo? eo 6100?
Oi Alexandre excelente trabalho. Sempre que tenho um tempinho, tenho aprendido algo com você e seus vídeos. Esses tacos de dar forma no raio da guitarra com a sede de alumínio e muito difícil de encontrar? Caso saiba onde e possa informar como conseguir, te agradeço desde já. Obrigado por sua atenção...
Bom caso não consiga a certar o braço, tem a outra opção qui e troca o braço
Desempenadeira manual não ia funcionar?
Ola , tudo bom ? Meu nome é Marcio, tenho um violão folk washburn anos 90 , ele quebrou na região do final do braço com o corpo, gostaria de fazer um orçamento, tenho fotos , posso ir na sua oficina , sou da tijuca , aguardo contato.
Boa tarde. Alexandre, o meu violão está com o braço inclinado para direita, ou seja, está reto porém se eu colocar uma bolinha de gude encostada do nut sem cordas, a bolinha rola para direita. Desta forma, os bordões ficam um pouco mais distantes dos trastes. Mas essa inclinação não é tão grande. Eu devo me preocupar com isso?? Trata se de um takamine chinês Gn51ce.
tô com uma guitarra que até 7 casa os acordes saem normais ( afinados) apos isso , todo acorde que tento fazer ficam desafinados
Alexandre quanto você cobrou por esse serviço? Ótimo vídeo obrigado
eu tenho uma les paul shelter com esse mesmo problema, levei um luthier ele alem de nao tirar a torção nao ofereceu nem a possibilidade de sanar o problema, ele deixou as cordas com ação mais alta pra tentar atenuar como vc citou Alexandre, qndo eu tiver condições vou querer levar pra vc consertar pra mim foi minha primeira guitarra, ela parece ter torcido depois que eu usei encordoamento hibrido 0.10-052 o pior que foi regulada na epoca por um prof de guitarra que "arranhava na regulagem"
Vlw Alan!
Parabéns Alexandre! Como sempre vc fez um ótimo serviço.
Vc mandou fazer essa madeira com o raio da escala ou tem pra comprar em algum lugar?
Dog, esse bloco de raiar vc encontra na Music Tools
Alexandre Cesar Luthier Valeu Alexandre!
@@AlexandreCesarLuthier Oi Alexandre. Você conhece alguém que faça um corpo de guitarra semi-acustica?
como eu consigo os tacos de diferentes raios para fazer esse tipo de serviço?
ASS DIRTY com o Miguel da Music Tools/Luthier express.
Isso mesmo!
Aconteceu isso com minha squier stratocaster, um amigo guitar tech de minha cidade fez esse trabalho e ficou muito bom, o braço ficou um pouco mais fino mas valeu a pena.
Ficou 100% ?
Tenho essa mesma guitarra, da mesma marca e modelo com o mesmo problema, já to pensando em vender
Amigo meu cavaco tem 20 anos e só agora percebi que o braço está torcido de leve . Se eu colocar o instrumento invertido em uma superfície plana , e colocar ar quente só onde está torcendo a madeira vai voltar a ficar como antes ? . Se eu lixar a paleta irá ficar torta em relação ao braço
Me tira uma dúvida : você passa algum produto na escala depois de lixar ele ou a madeira fica "pura" ?
cara fui n meu luthier a 2 meses fiz a mesma pergunta ele diz q não precisa, que essa história de passar óleo de peroba e outras coisas veio lá dos estados unidos q o clima é diferente daqui e lá amadeira tende a ressecar e abrir aquelas linnhas da escala ,e mais ele falou q já teve casos de que na hora q foi trocar os trastes de uma guitarra teve um trabalho pra fixar os novos pq aguitarra estava tão enxarcada de óleo q os trastes não fixavam no braço é n máximo uma escova entre os trastes pra tirar a sujeira q fica entre eles e o braço e um,pano seco.
Bom dia amigão! Tenho acompanhado seu canal e vejo muitos dos serviços que vc faz. Eu Tenho uma fender stracaster e o filete do tensor tá querendo descolar. Como vc faria esse serviço pra mim, já que moro no Pará? Quanto vc me cobra pra fazer o serviço?
Bacana, para fazer o lixamento você ajustou o tensor? ou deixou completamente solto? obrigado
Alexandre bom dia tem como trocar o braço de um guitarra
você tem algum vídeo sobre esse assunto desde já agradeço.
Tem como trocar o braço da guitarra, mesmo as de braço colado. É mais facil fazer isso em modelos de guitarra "tipo fender" tanto pela facilidade de achar os braços por preço bom (tu acha no mercado livre por sei la 300 reais um braço feito de strato ou tele) quanto da de trocar, ja que tu desparafusa 4 parafusos e o braço sai, instala as tarrachas e ta praticamente pronto.
A Lógica é mais ou menos essa ai mesmo.
Porq vc nao fez outro braco.??????
Por isso eu tenho pavor de braço colado.
Eu tbm não curto muito
Se fosse parafusada era só trocar o braço, né?
Rodrigo Diniz Photos sim
acho uma bosta tb
Eu já gosto mais de guitarra de braço colado. Acho que o sustain segura mais. É diferente, não sei explicar, mas tem uma sensação diferente que no meu ponto de vista é melhor.
muito bom cara parabens !!
Vlw!
sensacional em kkk parabens me ajudou muito
Vlw Giovani!
Cesar, não tem problema tirar esse tanto de madeira que tirou não? Não interfere em nada?
Eis a pergunta... Tirar esse "tanto de madeira" e deixar a guitarra confortável, tocável, funcional, regulada... OU, deixar esse "tanto de madeira" e não conseguir tocar a guitarra. Rsrsrsrs.
Só queria saber se pode dar algum problema no futuro, sabe? por "modificar" tanto a madeira da guitarra. Não quis parecer rude, só fiquei curioso.
Fazendo certo não há problemas. Em muitos casos a torção é atenuada pela ação das cordas. A escala pode ser lixada ater certo ponto. É um trabalho não tão simples, pois deve-se levar em conta a ação do braço após a colocação das cordas.
Gabriel B. Desculpa ok, mas, uma guitarra com braco torcido, já tem problemas sérios, ou seja fica impossível de se tocar ou afinar... Só serviria de enfeite mesmo. Então o fato de retirar madeira ( neste caso) seria inrelevante. E um senhor trabalho, outro metodo seria subistuicao total da escala... Mas Parabéns ao trabalho dele.
Em momento algum vc foi Rude Gabriel, desculpa se passei essa impressão. Eu costumo dizer que até o que você comeu no almoço, influencia no instrumento e no som que você tira dele, sendo assim, tudo, tudo, influencia e influenciará de alguma forma. O que eu posso afirmar, é que o tudo foi feito com bastante cuidado para não alterar a estrutura do instrumento, o cliente ficou super satisfeito ao poder voltar a tocar a sua guitarra e no final deu tudo certo. Grande abraço!!!!
Alexandre excelente vídeo! Tive um problema parecido... Troquei a escala de uma Jackson, porém após colado o braço ficou bastante curvado no sentido côncavo.. acho que foi no momento de pôr os sargentos etc... Eu dei umas duas voltas no tensor e inclusive ele já está quase no final.. vc têm alguma dica?
Estou com violão uma barriguinha e sa 1 ate a 4 segue mesmo quando vc passa de escala pra escala o que fazer será que esse serviço você fez nessa guitarra da certo
Só examinando pra saber
opa mano blz bom trabalho.entao .troca de traste em escala clara tem k envernizar novamente?
Depende de diversos fatores. Em breve teremos um video falando sobre isso
Alexandre, gostei muito do trabalho, nem sabia que nessa sitaução havia solução. Uma dúvida: quando você tirou a madeira da escala, o braço não voltou a posição, mas sim foi adaptado a situação da torção. Queria saber se isso influencia na ação do tensor que aparentemente ficou trabalhando numa posição "torta". Agradeço desde já.
Onde eu poderia comprar os tacos?
Se você tirar essa escala e colar outra resolve? Independente do preço compensaria? Você não poderia fazer esse serviço usando um bloco pequeno de madeira com lixa enrolada em volta dele e ir passando o bloco por sessão do braço?
Tirar a escala e colar outra, resolveria sim, custaria umas duas vezes o valor da guitarra, mas resolveria.
Fazer o serviço com um pequeno bloco em pontos específicos, eu levaria umas duas vezes mais tempo de serviço, o resultado final ficaria + ou - ...
Fala Alexandre !! Blz ? teve necessidade de aprofundar mais a cavidade dos trastes com esse lixamento? ótimo vídeo !! abração !!!
Boa pergunta, não foi preciso.
ok.. Valeu !!
Parabéns pelo trabalho... você ja aplicou super bonder na escala de violão ou guitarra como se fosse um verniz,? eu vi no RUclips, fica bonito, maw não sei se é correto... já viu?
Jorge, eu já vi (pela internet) alguns resultados bem legais com essa técnica, porém, eu nunca fiz a coloquei em prática.
Obrigado por responder... abraço Alexandre, fica na paz
Parabéns sempre trabalho de primeira. Uma dúvida, em casos de guitarra com braço colado como SG, LesPaul, PRS, etc. É possível retirar o braço p algum tipo de correção no angulo?
Ei Cesar, eu sei que não é muito legal perguntar esse tipo de coisa, mas eu comecei a tocar violão a um tempinho, e quis pegar uma guitarra, no fim acabei pegando uma usada, e ela está um pouco empenada, eu não faço a mínima idéia quanto custa esse tipo de trabalho, até porque nenhum Luthier coloca em lugar nenhum preço, eu sou de Porto alegre, e na região que eu moro não tem nenhum, tu poderia me dizer a "média" de preço digamos assim? Desde já agradeço...
Boa noite Alexandre , esse vídeo me ajudou muito com a questão do braço de uma guitarra walker que sofreu uma queda , agora um outro problema q tenho é o corpo dela que rachou, mas nao partiu totalmente, minha pergunta é , consigo resolver esse corpo? Já fez algo do tipo?
Algo tipo terminar de quebrar a rachadura e colar novamente ?
A guita é minha e nao de cliente.
Só examinando pra saber
Mesmo ficando nivelando certinho,a chance de acontecer isso denovo depois desse seu procedimento é bem maior,pois o braço está mais fino,digamos assim,por causa desse desgaste seu,imagina,se com ele não lixado ja acontecia,isso ai é feito em um procedimento usando grampos e calor.sorte ai.
Se, por um lado a madeira está mais fina, por outro ela está mais velha e já se movimentou bastante (tanto que o braço torceu). A tendência, então, é que ela se movimente cada vez menos. Não acredito que a chance de acontecer de novo seja bem maior.
uma vez que o braço empena, ele sempre vai voltar a empenar com o tempo depois de arrumar ele?
também queria saber.
Eu também queria saber o que faz o braço torcer.
@@WillVRam o que faz o braço torcer é a qualidade da madeira usada no braço, ou algum problema no processo de instalação do tensor na fábrica, o ideal é regular o instrumento com um luthier umas duas vezes por ano, ainda mais com a variação de temperatura desse pais, também guarda o instrumento com as cordas para o tensor não torcer, sempre guardar numa case depois de tocar, são alguns cuidados necessários que mesmo assim não vão garantir que isso aconteça
@@cacadordorio guardar na case depois d tocar acho pouco funcional. Perde-se muito tempo se for somar todos os dias. Mas o resto eu tento fazer
otimo video, tenho uma duvida, se o braço tiver torcido mas se for pouca coisa na 6ª corda , é muito problema ou da pra tocar? pois o minha escala esta escalopada, e tirar os trastes e lixar o braço ia ser uma pena kkk
Excelente trabalho e gostei do vídeo sem a "intro" ...
\O/
Muito bom cara.
Vlw Izaque
O que fazer quando uma guitarra da traste do Sol ,>Lá> pegar uma afinação , e se for tocar no modo clássico sem pestana , a guitarra der desafinação. e braço empenado certo ? como resolvo o problema se alguém poder ajudar agradeço !
Leve-a a um luthier para verificar o que está acontecendo.
o fato de os veios da madeira estarem diagonais em relação ao braço pode ter influenciado nessa torção?
Provavelmente não
Olá bom dia, qual a câmera vc usa para gravar?
Canon SX530HS
Alexandre Cesar Luthier obrigado pela resposta, estou querendo dar uma melhorada no meu canal, mais não sei por onde começar, quando puder dá uma passada por lá e mim diz o que vc achou...
Uma boa noite pra vc
Bacana aquela pintura que vc fez na SG!!!! Sucesso ai!
Sua oficina fica em que cidade?
Essa ferramenta é muito importante. Qual o nome dela e onde posso encontrar?
Bloco de Raiar, procura "music tools" no google.
quais cuidados tomar com o instrumento para que isso não aconteça?
usar cordas do mesmo calibre . certeza q o dono coloco calibre pesado na guitarra , ou umidade do ar deixa a guitarra sempre no case ou bag
Evitar exposição a temperaturas extremas, mas as vezes a própria madeira já vem de fábrica com essas anomalias.
Confecção de instrumentos com madeiras ainda "verde"
A confecção de instrumentos com madeira verdes não ocorre em nenhuma marca já que todas compram suas madeiras de empresas especializadas nisso. Isso de madeira verde é um dos muitos mitos que por exemplo a tagima foi alvo. Casos de madeira verde só ocorre quando alguem busca madeiras em vendedores que não são especializados.
Em alguns casos ocorre do braço encolher um pouco pois alguns tipos de madeira, por exemplo o Pinus (pinheiros em geral) encolhem. Um bom exemplo disso é o marfim usado na tagima
Que curioso!! 👏👏