Moro no Japão e ontem mesmo Li um relato de um senhora chamado Endo no Jornal Seikyo onde ele relata a trágica experiência de ter perdido seus três filhos. Após três anos, como marceneiro ele construiu um Parquinho de madeira nomeado como “ Arco-íris” próximo a sua atual moradia com a gratidão a tudo que os filhos ensinaram e representaram valor para a vida dele! Ele ainda fala que escutar a voz e gargalhadas das crianças que iriam brincar ali diminuiria a saudades que sentia dos filhos e de sua amada esposa. Eu chorei demais ao ler esse relato, pois comecei a pensar no quanto algumas pessoas são ingratas nesse momento de pandemia... na qual tem suas casas, mais ainda assim escolhem não manter o bom senso e em se manterem seguras dentro delas. Esse senhor me transmitiu uma grande força para me esforçar ainda mais e continuar lutando pelo bem e felicidade das pessoas!
Me emocionei aqui... É triste demais, principalmente aqueles q morreram de estresse... Força povo Japonês, vcs são fortes e tem garra para reconstruir Fukushima... Meu sentimentos e saudações do Brasil
@@danilopereira6998 eu não penso isso hiroshima e nagasaki se reergueram em tempo record pra população... Japoneses são um bravo povo quando se trata de recontruir reeguer dos destroços
Não há como reconstruir Fukushima. Toda a área ao redor da usina continuará impossível de ser habitada por milhares de anos. Enquanto a radiação permanecer no ambiente.
Os crimes ambientais no Brasil também poderiam ser uma pauta interessante: rompimento de barragens em Mariana e Brumadinho, derramamento de óleo no Nordeste, queimadas na Amazônia e Pantanal, por exemplo.
@@cauan5585 está sim, moro em Santarém Pará, a cidade é uma das principais exportadoras de grãos do Brasil, a cidade cresceu e ficou bem rica, mais em compensação as florestas em voltas estão virando plantações…
Eu estava ai no Japão quando aconteceu. Lembro da minha escada ir de um lado para o outro, nunca vou esquecer o tanto que tremeu e eu nem estava na região, eu estava a 12 horas + ou - de carro do local! Foi tudo muito triste, muito impactante! Muitos lugares fizeram apagões propositais pra levar energia pra onde não tinha. Muita gente ficou desabrigada e grandes restaurantes como o Sukya ajudava levando comida pra quem não tinha! Mas lembro de muitos comprando o que não precisava e estocar por medo. Foi muito triste! Muitas mortes...
Na época estava morando no Brasil e minha família estava no Japão, fiquei apavorada tentando ligar pra eles. A sorte que minha família morava beeem longe do epicentro, e não teve tsunami na região.
Teve um caso imensamente tocante onde crianças de uma escola pré primária foram enviadas de volta as suas casas logo após o terremoto. Porém,a van que as levava pelo caminho da costa do mar foi engolida pelo tsunami.... Até hoje há um processo judicial por negligência pela atitude da escola de enviar as crianças de volta sendo que a probabilidade de haver um tsunami era extremamente alto
Foi surreal esse dia, moro bem longe dessa região mas senti tremer, estava indo buscar meu filho na escola e quando cheguei em casa a tardinha já tinha as imagens das ondas levando tudo, e todo ano nesse dia as tvs passam reportagens desse tipo que a BBC passou, o medo sempre existe, apesar do Japão ser um país seguro sem quase violência tem esse medo, mas não existe lugar perfeito né
Passou no jornal semana passada, foi tão triste ver, muitas cidades viraram fantasmas! Só com guardas verificando radioatividade e pessoas que limpam elas...
Ótimo video. O japonês que acho a rachadura e não se calou teve coragem. Eles poderiam sumir com ele rápidinho. Não adotar medidas mais severas contra as tsunamis foi um erro fatal, foi uma negligência atrás da outra.
Eu assisti a matéria da BBC news assim que saiu e depois assisti a da BBC Brasil. Vocês incrementaram em muito a matéria. Ficou muito boa. Parabéns!!! Jornalismo de excelência.
Impossível não se comover diante tamanha tragédia. Tanta dor, tanto desespero e destruição. Desejo forças às famílias e às pessoas que sofrem até hoje as sequelas desse acontecimento infeliz.
Vendo imagens como esta me dou conta, cada vez com mais convicção de o quanto somos ínfimos somos perante o poder do criador... por isso é que vivo um dia de cada vez... não me estesso com nada... a vida é muito curta para isso.... que Deus abençoe a todos.
Caraca eu fico me perguntando como o Japão consegue ser uma potência mundial? Para começar eles possuem pouco territorio( fora que 70% desse território é inabitavel por ser muito montanhoso), pouca materia prima(tornando altamente dependente de outros países), baixa taxa de natalidade que resulta em pouca mao de obra futura, nao tem exercito de ataque apenas de defesa devido a segunda guerra mundial, tem muitos desastres naturais e por fim a unica fonte de energia pela qual eles poderiam abraçar para ser menos dependente economicamente dos outros paises foi por agua baixo depois do desastre de fukushima. E ver todos esses problemas e perceber a forma na qual o Japão consegue lidar com tudo isso e ainda ser um exemplo de nação, faz perceber o quanto o Brasil é abençoado e mesmo assim não conseguir prosperar como País. Fico me perguntando será mesmo que o problema esta à nossa volta ou em nós mesmos...
Eu tinha 12 anos na época. Tinha acordado após um pesadelo e fui pra sala com minha família e vi as cenas na TV. Também tivemos alguns desastres no Brasil. Foi bem apavorante mesmo.
Dia desses tava relembrando desse tsunami no Japão e o do indico que foi ainda mais devastador por afetar países pobres e despreparados, a costa de Sumatra foi arrasada na época.
O povo japonês sobrevive a essas catastrofes desde que ocuparam essa ilha, felizmente aprenderam a "conviver" com elas, criando casas, e templos também, que conseguem se manter em pé diante desses terremotos.
O Brasil é quase um paraíso. Não temos vulcão, não temos terremoto e não temos tsunami, mas temos a inapetência deste governo. Assim, não há a menor ideia de como vou pagar meus boletos no fim do mês.
@@richrap3096 Isso ocorre devido aos terrenos sem regulamentação, resultado das políticas segregativas que houveram no século XX por parte do governo em relação dos escravos "libertos" após a abolição, ou seja, mais um caso da horrível política brasileira, nada é por acaso.
É terrível só de ver as imagens, imagine ver ao vivo. Eu admiro muito o povo japonês. Tantas vezes passando por terremotos, a natureza sendo implacável, mas é um povo guerreiro que sempre vai à luta e reconstrói das cinzas as suas cidades e casas, voltando com coragem e determinação. Lamento pelas pessoas que morreram durante a tragédia e pelas pessoas que morreram pelo estresse.
@@JoiLee10 Verdade minha cara. Aqui a população é disciplinada por já sofrer várias situações de dificuldade. Eu me lembro desse momento claramente. O chão parecia de borracha, se movendo como uma onda. Ate pensei que estava com algum problema de saúde com tontura,sei lá. Foi inacreditável.
@@findmia Obrigado, mas para mim foi apenas uma experiência inacreditável onde o chão parecia ser um tapete de borracha podendo ver os movimentos como ondas. Algo muito estranho. Por sorte onde moro não sofremos nada grave.
Há um erro gravíssimo na matéria, a Fukushima Dai Ichi Nuclear (lê-se dai iti) NÃO está localizada na CIDADE de Fukushima e sim na cidade de Ōkuma. Ambos municípios, Fukushima e Ōkuma estão localizadas na PROVÍNCIA de Fukushima. Acredito que a confusão tenha ocorrido pois em alguns veículos, o termo PROVÍNCIA é substituído por "Prefeitura" como no inglês "Prefecture"
Sim! Vieram pra ca no inicio do século passado enganados com a promessa e sonho de uma vida melhor! Ja que o japao passava por uma forte crise pre primeira guerra mundial. O brasil após abolição da escravatura necessitava de mao de obra braçal, da qual imigrantes italianos, portugueses, europeus nao aceitavam. Os japoneses com o problema do idioma, pobres, inocentes e sem opção trabalharam somente pra comer e com muitoooo esforço e trabalho conseguiram prosperar se livrando dos colonos. Hoje os descendentes gracas a deus e ao esforço e disciplina dos antepassados colhem os frutos dessa exploração pouco falada nos dias de hoje.
Eu tinha 15 anos, estava voltando da escola, liguei a TV e quando vi a notícia chorei, pois o desastre e sua intensidade era gigantesca... parece que foi ontem, além da catástrofe ainda tem o problema da Radiação.
Tem filme chamado Pandora, que falar sobre as usinas nucleares da Coreia do sul! uma forma de manifestação para pararem de construir usinas nucleares na Coreia do sul, muito bom! Matéria excelente obrigada por compartilhar conosco! :)
👏😃Um parabéns daqueles para a BBC Brasil por produzir essa e outras matérias dessa série de reportagens marcantes, realmente marcante essa história trágica ocorrida no Japão, na época quase entrei em pânico quando vi o acontecimento na TV, cheguei a pensar que fosse o apocalipse do fim dos tempos kkk Que a humanidade possa ter de exemplado com isso, pois 10 anos se passaram, mais parece que foi ontem
Cheguei a esse vídeo depois de assistir ao vídeo do visualpolitik sobre os reatores nucleares da Coreia de Sul. No vídeo fala sobre a possibilidade de um desastre como o de Fukushima ocorrer na Coreia do Sul, embora as autoridades envolvidas no assunto rejeitem o risco, assim como acontecia no Japão. Acho incrível como no nosso dia a dia, com as nossas preocupações pessoais, pouco paramos para pensar no que os políticos e grandes empresários estão fazendo e como suas ações podem afetar tragicamente as nossas vidas. Ano após ano eles são obrigados a tapar os buracos que eles mesmos abrem a um grande custo para toda uma sociedade.
"As pessoas achavam que estavam seguras atrás da barreira, mas veio uma onda maior e mais forte" Trocas algumas palavras e você tem o enredo do Ataque dos Titans. Tenso Obs: Japão realmente é um país idoso né, só gente acima de 50 entrevistada.
Moro no Japão e ontem mesmo Li um relato de um senhora chamado Endo no Jornal Seikyo onde ele relata a trágica experiência de ter perdido seus três filhos. Após três anos, como marceneiro ele construiu um Parquinho de madeira nomeado como “ Arco-íris” próximo a sua atual moradia com a gratidão a tudo que os filhos ensinaram e representaram valor para a vida dele! Ele ainda fala que escutar a voz e gargalhadas das crianças que iriam brincar ali diminuiria a saudades que sentia dos filhos e de sua amada esposa. Eu chorei demais ao ler esse relato, pois comecei a pensar no quanto algumas pessoas são ingratas nesse momento de pandemia... na qual tem suas casas, mais ainda assim escolhem não manter o bom senso e em se manterem seguras dentro delas. Esse senhor me transmitiu uma grande força para me esforçar ainda mais e continuar lutando pelo bem e felicidade das pessoas!
seu relato me fez chorar ❤
Obrigado por seu relato. 🙏
💔🥺
Esse relato me fez chorar
Matéria absurdamente excelente, meus parabéns aos envolvidos !
Obrigada, Junior!
Eu fico chocado com a qualidade
vdd
Verdade
!!Assisto um vídeo atrás do outro
Concordo
Me emocionei aqui... É triste demais, principalmente aqueles q morreram de estresse... Força povo Japonês, vcs são fortes e tem garra para reconstruir Fukushima... Meu sentimentos e saudações do Brasil
Fukushima vai tá desabitada por séculos.
@@danilopereira6998 eu não penso isso hiroshima e nagasaki se reergueram em tempo record pra população... Japoneses são um bravo povo quando se trata de recontruir reeguer dos destroços
Forca pra nois pois eles ja se recuperaram dessa agora aqui no Brasil a desgraça é eterna. Antes um fim infernal a um inferno sem fim!
Não há como reconstruir Fukushima.
Toda a área ao redor da usina continuará impossível de ser habitada por milhares de anos. Enquanto a radiação permanecer no ambiente.
@@Leonardo53756 Você não compreendeu que a radiação não permite o homem fazer morada em fukushima?
Os crimes ambientais no Brasil também poderiam ser uma pauta interessante: rompimento de barragens em Mariana e Brumadinho, derramamento de óleo no Nordeste, queimadas na Amazônia e Pantanal, por exemplo.
Muito bem lembrado!
Concordo, o Japão poderi comprar terras por aqui e remontar o país aqui. Lá logo, logo vai afundar tudo com o aquecimento global.
Só lembrando que a Amazônia não está queimando , não alimentem as narrativas dos globalistas
@@cauan5585 kkkkkkkkkkkkk ta nao SO TA SUMINDO POUCO A POUCO
@@cauan5585 está sim, moro em Santarém Pará, a cidade é uma das principais exportadoras de grãos do Brasil, a cidade cresceu e ficou bem rica, mais em compensação as florestas em voltas estão virando plantações…
vocês deveriam fazer um "21 notícias que marcaram o século 21" sobre a crise de 2008, seria bem interessante.
Qual crise (
Verdade eu iria gostaria muito de ver
o século 21 acabou de começar kkk
já fizeram
Eu estava ai no Japão quando aconteceu. Lembro da minha escada ir de um lado para o outro, nunca vou esquecer o tanto que tremeu e eu nem estava na região, eu estava a 12 horas + ou - de carro do local! Foi tudo muito triste, muito impactante! Muitos lugares fizeram apagões propositais pra levar energia pra onde não tinha. Muita gente ficou desabrigada e grandes restaurantes como o Sukya ajudava levando comida pra quem não tinha! Mas lembro de muitos comprando o que não precisava e estocar por medo. Foi muito triste! Muitas mortes...
Depois de ver essa matéria vejo como meus problemas são insignificantes. Obrigado Senhor por eu ter problemas tão pequenos .
Temos que agradecer mesmo, pela comida de cada dia, pela saúde e pelo bem de nossos entes querido.
voce mora no brasil cara, ta ai um problema lol
Tu tá no Brasil irmão. A gente tem problemas de sobra.
E no dia 30 vamos tirar o maior problema do Brasil
@@fredimendes8097 vamos tirar um problema e colocar outro, nenhum presta. Aliás, qual é o político q presta?
Nossa
Deve ser bem dificil sobrevier para um terremoto, tsunami e depois radiação
E agora Codiv.
@@geraldaraquel8686 codiv
@안드레자Andreza e quem se importa?
@안드레자Andreza Infelizmente é verdade ;-;
@@Anonimous279 o nome já diz tudo
2011, foi um ano em que ocorreram vários eventos catastróficos .. 🥺
Parabéns bbc e Camila pela reportagem.
Não é a toa que acharam que 2012 seria o fim
2020 também...
Esse tsunami foi no do meu aniversário... 2011 foi insano 11/03/2011
Fora o 11 de setembro também kkk
Nessa época eu tinha 11 anos, não tinha noção do impacto que tais eventos causaram para o Japão e para o mundo. Muito boa essa matéria, BBC!
Na época estava morando no Brasil e minha família estava no Japão, fiquei apavorada tentando ligar pra eles. A sorte que minha família morava beeem longe do epicentro, e não teve tsunami na região.
Teve um caso imensamente tocante onde crianças de uma escola pré primária foram enviadas de volta as suas casas logo após o terremoto.
Porém,a van que as levava pelo caminho da costa do mar foi engolida pelo tsunami....
Até hoje há um processo judicial por negligência pela atitude da escola de enviar as crianças de volta sendo que a probabilidade de haver um tsunami era extremamente alto
meu Deus?? Sabe onde posso encontrar matéria disso?
Eh igual as empresas mandando a gente ir embora no meio do taifuu.
@@linfeisatu l00l0
É diferente, pois o governo japonês anunciou que tsunami seria de 3 metros, e como as barragens tem essa altura a maioria nem ligou
Foi surreal esse dia, moro bem longe dessa região mas senti tremer, estava indo buscar meu filho na escola e quando cheguei em casa a tardinha já tinha as imagens das ondas levando tudo, e todo ano nesse dia as tvs passam reportagens desse tipo que a BBC passou, o medo sempre existe, apesar do Japão ser um país seguro sem quase violência tem esse medo, mas não existe lugar perfeito né
@THE LAST SPARTAN mas em compensação aqui todos os políticos são ladrões, e a violência aqui é muito alta
Passou no jornal semana passada, foi tão triste ver, muitas cidades viraram fantasmas! Só com guardas verificando radioatividade e pessoas que limpam elas...
Verdade
Eu me lembro desse desastre, eu tinha 8 anos quando vi as reportagens na televisão da minha vó, n entendia nada o que tava acontecendo.
Sua vó é boba
Eu também
Eu tinha 10 anos quando vir essa notícia na tv
Até hoje me lembro
@@nicollyfarao2401 kkkk do nada
eu tinha 11
Eu tinha 11, tava com catapora nesse dia
Lembro que vi tudo isso pela TV. Me arrepiei todo.
Horrivel de mais mano. 😔
Ótimo video. O japonês que acho a rachadura e não se calou teve coragem. Eles poderiam sumir com ele rápidinho. Não adotar medidas mais severas contra as tsunamis foi um erro fatal, foi uma negligência atrás da outra.
É realmente impactante! Parece cena de filme e é quase inacreditável pensar que aconteceu de verdade.
Parabéns pelo o trabalho incrível
Eu assisti a matéria da BBC news assim que saiu e depois assisti a da BBC Brasil. Vocês incrementaram em muito a matéria. Ficou muito boa. Parabéns!!! Jornalismo de excelência.
Impossível não se comover diante tamanha tragédia. Tanta dor, tanto desespero e destruição.
Desejo forças às famílias e às pessoas que sofrem até hoje as sequelas desse acontecimento infeliz.
As melhores matérias são dessa Jornalista Camilla Veras Mota, ela conta com detalhes e de maneira simples, é a melhor da BBC❤
Da vontade de chorar! 😢
😢
Apesar de muito triste o que aconteceu, exelente materia, como sempre. Parabens!
Vendo imagens como esta me dou conta, cada vez com mais convicção de o quanto somos ínfimos somos perante o poder do criador... por isso é que vivo um dia de cada vez... não me estesso com nada... a vida é muito curta para isso.... que Deus abençoe a todos.
Obrigado pela partilha!
Excelente vídeo! Trágica página na história do Japão e do mundo. Que voltem mais fortes.
Caraca eu fico me perguntando como o Japão consegue ser uma potência mundial?
Para começar eles possuem pouco territorio( fora que 70% desse território é inabitavel por ser muito montanhoso), pouca materia prima(tornando altamente dependente de outros países), baixa taxa de natalidade que resulta em pouca mao de obra futura, nao tem exercito de ataque apenas de defesa devido a segunda guerra mundial, tem muitos desastres naturais e por fim a unica fonte de energia pela qual eles poderiam abraçar para ser menos dependente economicamente dos outros paises foi por agua baixo depois do desastre de fukushima. E ver todos esses problemas e perceber a forma na qual o Japão consegue lidar com tudo isso e ainda ser um exemplo de nação, faz perceber o quanto o Brasil é abençoado e mesmo assim não conseguir prosperar como País. Fico me perguntando será mesmo que o problema esta à nossa volta ou em nós mesmos...
Essa serie “21 notícias” e fantástica Camila!!! Muito, muito grata!
Eu tinha 12 anos na época. Tinha acordado após um pesadelo e fui pra sala com minha família e vi as cenas na TV. Também tivemos alguns desastres no Brasil. Foi bem apavorante mesmo.
Dia desses tava relembrando desse tsunami no Japão e o do indico que foi ainda mais devastador por afetar países pobres e despreparados, a costa de Sumatra foi arrasada na época.
Parabéns pelo trabalho da equipe da BBC. Seus vídeos são excelentes!
Nossa! Foi triste mesmo. Nem parece que fazem 10 anos. Parabéns Camila! Sua narrativa descreveu bem o ocorrido.
Dá pra questionar e conjecturar sobre o sentido da vida de muitas maneiras diferentes vendo uma reportagem como essa. Parabéns Camila e equipe.
Só uma Observação: O nome da cidade é Ookuma, Daiichi é o nome da planta, Fukushima Daiichi é Primeira de Fukushima ou Número 1 de Fukushima.
O povo japonês sobrevive a essas catastrofes desde que ocuparam essa ilha, felizmente aprenderam a "conviver" com elas, criando casas, e templos também, que conseguem se manter em pé diante desses terremotos.
É tão triste saber que tantas pessoas morreram.
Foi uma tragédia. Triste mesmo.😞
Excelente matéria e a Camilla insuperável, como sempre.
O Brasil é quase um paraíso. Não temos vulcão, não temos terremoto e não temos tsunami, mas temos a inapetência deste governo. Assim, não há a menor ideia de como vou pagar meus boletos no fim do mês.
@Jhovany Adams Ele disse "Quase"
Sim, a maior catástrofe natural no Brasil são as chuvas/Deslizamento de terra
@Jhovany Adams isso tb é inapetência tio.
@@richrap3096 Isso ocorre devido aos terrenos sem regulamentação, resultado das políticas segregativas que houveram no século XX por parte do governo em relação dos escravos "libertos" após a abolição, ou seja, mais um caso da horrível política brasileira, nada é por acaso.
Queimadas, inundações, deslizamentos de terra, ventanias, tornados: somos uma piada para você?
Eu sou apaixonado pela eloquência usada no jornalismo dessa moça. 👏👏
Parabéns a esse funcionário!
Tem compromisso e ética humana.conciencia tranquila.
Eu fico impressionado na qualidade das matérias desse canal. Sensacional!!!
Obrigado pela reportagem! Foi muito informativo. Camilla sempre perfeita
Adoro as notícias com a Camila, sua voz deixa fabulosa a notícia. 👏👏👏
Uma tragédia.
Vídeo muito bem produzido parabéns a todos os envolvidos
Que Deus abençoe o Japão que ele abençoe as pessoas que perderam família , casa tudo estarei orando por todos
Excelente reportagem, conteúdo e assunto. Gosto muito deste canal e de todas as reortagens aqui inserida...
Excelente reportagem. Camila Veras Mota sempre arrasa.
Não sei qual foi pior. 6 minutos de terremoto que fizeram uma desordem
Misericórdia.
Presenciei esse terremoto... Mesmo estando longe do epicentro, foi inesquecível a tragédia
É terrível só de ver as imagens, imagine ver ao vivo. Eu admiro muito o povo japonês. Tantas vezes passando por terremotos, a natureza sendo implacável, mas é um povo guerreiro que sempre vai à luta e reconstrói das cinzas as suas cidades e casas, voltando com coragem e determinação. Lamento pelas pessoas que morreram durante a tragédia e pelas pessoas que morreram pelo estresse.
@@JoiLee10 Verdade minha cara. Aqui a população é disciplinada por já sofrer várias situações de dificuldade. Eu me lembro desse momento claramente. O chão parecia de borracha, se movendo como uma onda. Ate pensei que estava com algum problema de saúde com tontura,sei lá. Foi inacreditável.
Eu sinto muitissimo por isso
@@findmia Obrigado, mas para mim foi apenas uma experiência inacreditável onde o chão parecia ser um tapete de borracha podendo ver os movimentos como ondas. Algo muito estranho. Por sorte onde moro não sofremos nada grave.
Matéria excelente, como sempre!
Essa repórter é sensacional.
😍 gostei... amei... eu assisti o vídeo completo 😍
eu gosto muito dessa matéria, claramente não é pelo triste ocorrido, mas sim pela qualidade e como foi apresentada. é muito interessante
Meu deus, BBC incrível como sempre
Eu tinha 12 anos na época ,me lembro da reportagem ao vivo na tv no dia que aconteceu o tsunami no Japão.
Alguns começam a voltar em 2023....mas muitos ainda temem a radioatividade .. ..Tomara que tudo volte a normalidade em breve 🙌🙌🙌🙌🙌
Nossa... Pra mim é algo tao recente... Nao imaginava qje ha fazia tanto tempo..
Não tem como chorar nessa parte,0:07,dois idosos não conseguem escapar e é devastado pela enxurrada,tem um vídeo completo😓
Que excelente matéria, muito respeitosa.
Triste também
Como eu gosto desse canal! 👏🏼
Obrigada!
Obrigado Camila pela reportagem (documentário) e a equipe da BBC News Brasil, nos trazendo informação com credibilidade,
Continuem Assim!
Há um erro gravíssimo na matéria, a Fukushima Dai Ichi Nuclear (lê-se dai iti) NÃO está localizada na CIDADE de Fukushima e sim na cidade de Ōkuma. Ambos municípios, Fukushima e Ōkuma estão localizadas na PROVÍNCIA de Fukushima. Acredito que a confusão tenha ocorrido pois em alguns veículos, o termo PROVÍNCIA é substituído por "Prefeitura" como no inglês "Prefecture"
Camila sempre magnífica em suas matérias.
O Brasil tem a maior comunidade japonesa fora do Japão.
@Jhovany Adams kkkkkkkkk
De nada, Canal de Arquitetura.
@O Anônimo É a cachaça.
Sim! Vieram pra ca no inicio do século passado enganados com a promessa e sonho de uma vida melhor! Ja que o japao passava por uma forte crise pre primeira guerra mundial. O brasil após abolição da escravatura necessitava de mao de obra braçal, da qual imigrantes italianos, portugueses, europeus nao aceitavam. Os japoneses com o problema do idioma, pobres, inocentes e sem opção trabalharam somente pra comer e com muitoooo esforço e trabalho conseguiram prosperar se livrando dos colonos. Hoje os descendentes gracas a deus e ao esforço e disciplina dos antepassados colhem os frutos dessa exploração pouco falada nos dias de hoje.
@@battousaimode8022 mas os portugueses já é desde a criação do Brasil
Amei a matéria, parabéns para toda e equipe da BBC News Brasil.
Excelente reportagem! Parabéns aos que participaram, ficou muito conpleta, bem apresentada e bem editada!!!
Eu tinha 15 anos, estava voltando da escola, liguei a TV e quando vi a notícia chorei, pois o desastre e sua intensidade era gigantesca... parece que foi ontem, além da catástrofe ainda tem o problema da Radiação.
Obrigado!
Eu vi uma série que falava desse tsunami, eu acho, se chama mistério sem solução (volume 2)
BBC como sempre incrível
Matéria maravilhosa, Camila sua narração foi perfeita, parabéns BBC. 👍
Tem filme chamado Pandora, que falar sobre as usinas nucleares da Coreia do sul! uma forma de manifestação para pararem de construir usinas nucleares na Coreia do sul, muito bom!
Matéria excelente obrigada por compartilhar conosco! :)
Sensacional essa série !!
Adorei, e estou de olho!
melhor repórter. Love u!+!+
vai dormir parceiro
@@AndersonJr1410 com ela
Excelente. Muito obrigada
Japão deveria ser exemplo para o mundo, sempre sofrendo desastres e se levantando mais forte
Excelente matéria. Parabéns aos envolvidos.
Gratidão e feliz dia.
gente do nada vim parar nesse canal e ja to vendo 27836283822 videos aqui, perfeitos, bem explicativos.
*Bom dia,Camila VERACHINA!*
Apesar do horror da catástrofe, só no Brasil de ontem para hoje morreu uma quantidade de gente maior do que o apresentado neste desastre de Fukushima.
👏😃Um parabéns daqueles para a BBC Brasil por produzir essa e outras matérias dessa série de reportagens marcantes, realmente marcante essa história trágica ocorrida no Japão, na época quase entrei em pânico quando vi o acontecimento na TV, cheguei a pensar que fosse o apocalipse do fim dos tempos kkk
Que a humanidade possa ter de exemplado com isso, pois 10 anos se passaram, mais parece que foi ontem
Cheguei a esse vídeo depois de assistir ao vídeo do visualpolitik sobre os reatores nucleares da Coreia de Sul. No vídeo fala sobre a possibilidade de um desastre como o de Fukushima ocorrer na Coreia do Sul, embora as autoridades envolvidas no assunto rejeitem o risco, assim como acontecia no Japão.
Acho incrível como no nosso dia a dia, com as nossas preocupações pessoais, pouco paramos para pensar no que os políticos e grandes empresários estão fazendo e como suas ações podem afetar tragicamente as nossas vidas. Ano após ano eles são obrigados a tapar os buracos que eles mesmos abrem a um grande custo para toda uma sociedade.
Parabéns pela reportagem!
BBC Brasil obrigado pela excelente matéria 👏🏼👏🏼
denada
Meu Deus è horrivèl morrer em catastrofe e para quem sobrevive sofrimento e pesadelo para o resto da vida ,mt triste
😒
Lembro do quanto foi trágico isso! 😔
2012
Excelente reportagem! Parabéns!
Me lembro.
Triste, muito triste.
Deus é dono de tudo
Matéria incrível, na época do ocorrido eu tinha só 10 anos e até hoje eu não fazia ideia das dimensões que esses desastres tiveram
Meu Deus!E triste ver tantos desolados assim!
Excelente vídeo!!!
Olha a qualidade dessa matéria jornalismo foda. Mil vezes melhor que globo vc tem que ter um canal aberto
Parabéns pela ótima reportagem 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
de cortar o coração as fotos no album de família jogadas no chão
"As pessoas achavam que estavam seguras atrás da barreira, mas veio uma onda maior e mais forte"
Trocas algumas palavras e você tem o enredo do Ataque dos Titans. Tenso
Obs: Japão realmente é um país idoso né, só gente acima de 50 entrevistada.