Eu matei essa de primeira, era só ver qual teria a maior chance de ser encontrada na urna 2, seria a vermelha por ter 4 desde o começo, poderia ser a verde, mas a chance de você tirar uma verde da urna 1 e colocar na urna 2 seria muito pequena e isso só igualaria a chance de pegar uma vermelha na urna 2.
Felipe Gomes Também mano, quando terminei de ler, pausei o video e ja sabia que seria a vermelha, pulei o video pro final e estava certo kkkk pena que odeio exatas e no enem eu so me fodo
Basta ir tirando( na mente) uma bola de cada cor e botando na urna 2. A única que pode competir com a vermelha é a verde. Logo , só precisa fazer conta com a verde e a vermelha.
nossa pra que tanto calculo, sendo que o maior numero de bolas da 2º urna é vermelha e a unica que pode competir com a vermelha é a verde, e as probabilidade de tirar uma verde na 1º e colocar na urna 2 são minimas.
Mano, eu nem fiz conta cara. Fiquei pensando nessa viagem que ele fez. Entretanto serve pra raciocinar a variação dessa questão e possivelmente jogar em uma prova pra alunos.
Neste caso apenas com interpretação da pergunta consegu-se observar que pela lógica a chance maior seria retirar realmente a bola vermelha. Mas agradeço a explicação!
independente da bola retirada na urna 1 a probabilidade dela sair é 4/11. Quanto as outras cores, a probabilidade de saírem é menor pois depende da probabilidade inicial de retirada da urna 1. As outras cores como a verde poderia chegar tb a 4/11, mas como eu disse seria necessário que ela fosse retirada da urna 1 diminuindo assim as chances dessa possibilidade ocorrer.
Engraçado que eu não tive dificuldade com essa questão,realmente fui pela leitura e acertei. Essa prova é muito estranha,porque questões fáceis demais eu errei,daí a nota baixou . Tristeza ..... Obrigada .
resolvi por raciocinio lógico, pois escolhendo a vermelha sempre teria 4 na urna nº 2, no caso da verde, só se eu pegasse a verde na 1 etapa alcançaria 4 na urna 2, o resto foi facilmente descartado seguindo essa lógica, mas ainda sim a aula foi de grande ajuda, pois se fosse uma questão diferente, provavelmente teria que usar o metodo que vc mostrou na aula pra resolver, vlw.
Eu gostei da explicação, mas eu tenho uma ideia que me parece mais simples. Quando o rapaz for tirar a bola da segunda urna, ele terá 0 bolas amarelas + 1 bola azul + 2 brancas + 3 verdes + 4 vermelhas + uma bola que pode ser de qualquer cor (exceto vermelha). Analisando assim, podemos ver que independentemente da cor da bola retirada da primeira urna, teremos 4 bolas vermelhas entre as 11 finais. Enquanto isso, o maior numero que as bolas de outras cores podem ter é tambem 4, se ela for verde e a bola tirada da urna 1 for verde tambem, com a chance de 1/10. Se a bola vermelha tem sempre 4 bolas e a única cor que pode empatar com ela em 1º lugar em quantidade de bolas é a verde, com uma chance de 1/10 de acontecer, a bola vermelha tem a maior probabilidade. Óbvio, se quisermos calcular os números com precisão, a conta complica mais um pouco, mas para a questão, o raciocínio basta. Parabens pelos vídeos e canal! Forte abraço :)
Não sei se mais alguém percebeu, mas as probabilidades das bolas formam uma progressão aritmética de rasão 9/110 - claro que ninguém iria se arriscar na onda; no entanto, é uma PA.
Se eu levar uma bola amarela pra lá terei 1/11 = 0,09. Se for uma azul, 2/11 = 0,18. se for uma branca 3/11 = 0,27. Se for uma verde 4/11 = 0,36. E se for a vermelha 4/10 = 0,40, portanto a maior probabilidade. O ENEM preza raciocínio lógico e não cálculos demorados e desnecessários. Se alguém me disser por que eu não posso fazer isso eu me rendo!
A vermelha não vai ser 4/10 e sim 4/11 pq mesmo tu não podendo tirar uma bola vermelha na urna 1 mas tu vai tirar qualquer outra cor então a urna 2 irá ter no total 11 bolas. Ficando a probabilidade da vermelha igual a da verde 4/11 (0,36) e tendo que fazer esse raciocínio do professor. Se rende!!!
Essa questão eu resolvi de uma forma muito mais fácil e deu o mesmo resultado, usando a lógica, usei a probabilidade de cada bola em si da Urna 1 e da 2, depois comparei a da verde e a da vermelha, as chances da verde eram menores do que a da vermelha, então conclui que era essa última.
Sabe oque é foda explicar para o aluno... É que você na verdade tem mil coisas para acontecer ai.Isto é, Ele escolhe amarela... OK ai ele retira Amarela(1) e (x) Amarela(2) Ou(+) Nâo Amarela(1) e (x) Amarela(2) Essa é a hora que o aluno vira e fala... ""Professor... tem outras coisas para acontecer ai também... ele pode retirar Amarela(1) e (x) Não amarela(2) Ou(+) Nâo Amarela(1) e (x) Não Amarela(2)"" É clássico perguntar isso... No entanto, ele pediu para que o rapaz vencesse, ou seja, ele excluiu a possibilidade do próprio rapaz (Não retirar amarela(2) )Pois ai ele perderia.... Essa ai é a clássica pergunta do aluno hehehe
Uma dúvida🤔 Se no 1° Termo a Probabilidade é de TIRAR as bolas e no 2° Termo a Probabilidade é de NÃO TIRAR as bolas Por que quando somo, os dois termos = a PROBABILIDADE É DE TIRAR as bolas? Por que não seria DE NÃO TIRAR?
Você soma porque há duas situações possíveis: passar, da urna 1, uma bola de cor X para a urna 2 e retirar a bola de cor X da urna 2; OU não passar uma bola de cor X para a urna 2 e retirar uma bola de cor X da urna 2. No final, só queremos a chance de tirar a bola de cor X da urna 2, dado que temos dois cenários possíveis. As probabilidades são somadas e o resultado é o de sair a bola X da urna 2, contemplando todos os casos.
Resolução bem completa, mas para a galera aí já vai a dica deque, pela lógica, só precisaria fazer o cálculo da verde e vermelha (tendo em vista a qnt de cada uma na urna 2).
Se na primeira tem mais amarela e na segunda não, era mais provavel dele tirar amarela e mesmo assim lá ficaria mais provavel dele tirar uma vermelha, fui na logica
Uai, o cara ganha o jogo se acertar o palpite da bola que será retirada da urna 2, como se tem mais bolas vermelhas, a chance maior é se ele optar pela vermelha.
Vei, eu só multipliquei a maior probabilidade da urna 1 com a da urna 2 e, pensei, nenhuma vai passar disso então é vermelha. Mas ele falou q era mó difícil, q me fez ficar uns 7 minutos olhando pra minha resposta, pensando "será?..."
Eu nunca entendo porque tem que fazer soma da probabilidade de tirar contra a de não tirar porque, na minha mente, nao ha justificativa para o calculo nao ser apenas da probabilidade de tirar logo a de interesse na primeira e a de interesse na segunda urna
Deveriamos lenvantar uma contra exames que usam de artificios arcáicos pra induzir o aluno ao erro conhecido popularmente como pegadinha.Que será desse candidato que já entra perdendo.
Eu só calculei a probabilidade de retirada de cada uma das cores na urna 1: AM: 4/10 AZ: 3/10 BR: 2/10 VD: 1/10 VM: 0 e tirando uma da amarela ficaria 1 na urna 2; uma azul ficaria 2; uma branca ficaria 3; uma verde ficaria 4; a vermelha sempre 4 Supondo que veio uma verde da urna 1, a probabilidade de ela sair na urna 2 é 4/10, se igualando a prob de sair a vermelha, mas a chance de tirar a verde da 1 é a menor de todas (1/10), então só comparei... Fiz assim.
x/10*(n+1)/11 + (10-x)/10*n/11 = = (xn+x + 10n - xn)/110 = (10n-x)/110 onde "x" é o numero de bolas na urna 1 e "n" o numero de bolas na urna 2. Ou seja, o padrão detectado por ti é valido para todo x menor que 10. Isso cobre todo o escopo do problema, só falhando se a urna 1 possuir todas as bolas de mesma cor, o que não faz sentido pois a pessoa não teria escolha retirando o sentido do jogo.
Professor, tenho uma dúvida, qual a razão para fazer a possibilidade de ele não tirar a bola? Eu fiz apenas com a possibilidade de tirar e marquei vermelha. Meu cálculo estaria incorreto?
Porque mesmo não tirando a bola verde na primeira urna, por exemplo, ele ainda pode sortea-la na Urna 2. Perceba que há 3 bolas fixas lá. Por isso que há de se considerar esse caso Acho que fica interessante se fizermos a intuição: a bola vermelha tem probabilidade maior de ser tirada que a verde pq já há 4 bolas naquela urna 2, enquanto para a verde ainda há há a incerteza da possibilidade da ser transferida para lá e se tornar 4 bolas
Professor, na parte de somar a fração pela probabilidade de não acertar na urna 1, não deveria ser multiplicado também pela probabilidade de não acertar na urna 2? Ex: No exemplo da cor amarela ficou - > 6/10 x 0/11. Não deveria ser - > 6/10 * 10/11?
Não, Jackson. O problema consiste em você acertar a bola na urna 2. No exemplo da cor amarela, ele divide o número de bolas amarelas pela quantidade total de bolas, porém, como nas condições iniciais não existem bolas amarelas na urna 2, se você não retirar uma bola amarela da urna 1 para colocar na urna 2, é impossível que retire uma bolinha amarela na urna 2, sendo assim: 0/11 (evento impossível).
Pois é kkkkkkk eu fiquei fazendo um monte de cálculo e ainda errei A galera explicando o raciocínio faz a questão parecer super estúpida, fiquei chateado kkkkkkk
Amiguinho, na cor vermelha você colocou errado. É 4/10 porque na primeira urna não tinha nenhuma pra colocar na 2, então é quatro sobre 10. Mas isso n vai interferir no resultado, é só uma obs
nem fiz essas contas e acertei kkk eu só usei a lógica. se ele tem mais bolas vermelhas na segunda urna, e n tem nenhuma na primeira, ele tem muito mais chances de tirar vermelha, já que n adcionou nenhuma da mesma cor.
Se fosse uma prova que exigisse que a questão fosse feita toda, ai sim, seria dificil! mas o enem basta marcar a alternativa e essa questão é muito facil dentro da prova do Enem ate.... basta raciocinar um pouco
questão é muito é fácil. nem precisava de tanto calculo para mim é so logica já que probabilidade é um maior numero de vezes e ele joga demais na urna 2 e o vermelho é maior e tal...
Eu matei essa de primeira, era só ver qual teria a maior chance de ser encontrada na urna 2, seria a vermelha por ter 4 desde o começo, poderia ser a verde, mas a chance de você tirar uma verde da urna 1 e colocar na urna 2 seria muito pequena e isso só igualaria a chance de pegar uma vermelha na urna 2.
Felipe Gomes Também mano, quando terminei de ler, pausei o video e ja sabia que seria a vermelha, pulei o video pro final e estava certo kkkk pena que odeio exatas e no enem eu so me fodo
eu tbm
Foi questão de sorte, talvez... tambem matei assim
Fiz exatamente isso!
fiz assim tambem, nao achei tao dificl mas entendo quem tivr dificuldade
No ENEM, espero que ninguém faça esses cálculos todos galera. Essa dava pra responder mentalmente, usando a lógica.
Basta ir tirando( na mente) uma bola de cada cor e botando na urna 2. A única que pode competir com a vermelha é a verde. Logo , só precisa fazer conta com a verde e a vermelha.
Pensei nisso, mas dps pensei q podia ter pegadinha
pensei assim tbm
Isso
Valeu mano
nossa pra que tanto calculo, sendo que o maior numero de bolas da 2º urna é vermelha e a unica que pode competir com a vermelha é a verde, e as probabilidade de tirar uma verde na 1º e colocar na urna 2 são minimas.
Eu tinha pensado nisso tbm
Mano, eu nem fiz conta cara. Fiquei pensando nessa viagem que ele fez. Entretanto serve pra raciocinar a variação dessa questão e possivelmente jogar em uma prova pra alunos.
Também pensei assim HAHAHAHA
Neste caso apenas com interpretação da pergunta consegu-se observar que pela lógica a chance maior seria retirar realmente a bola vermelha. Mas agradeço a explicação!
Essa questão não precisa de conta, é só pensar na lógica.
Boa tarde Lucas, poderia descrever o seu raciocínio lógico?
meu ovo
independente da bola retirada na urna 1 a probabilidade dela sair é 4/11. Quanto as outras cores, a probabilidade de saírem é menor pois depende da probabilidade inicial de retirada da urna 1. As outras cores como a verde poderia chegar tb a 4/11, mas como eu disse seria necessário que ela fosse retirada da urna 1 diminuindo assim as chances dessa possibilidade ocorrer.
Acertei com uma lógica besta achei q tinha até errado kkk
Engraçado que eu não tive dificuldade com essa questão,realmente fui pela leitura e acertei. Essa prova é muito estranha,porque questões fáceis demais eu errei,daí a nota baixou . Tristeza .....
Obrigada .
resolvi por raciocinio lógico, pois escolhendo a vermelha sempre teria 4 na urna nº 2, no caso da verde, só se eu pegasse a verde na 1 etapa alcançaria 4 na urna 2, o resto foi facilmente descartado seguindo essa lógica, mas ainda sim a aula foi de grande ajuda, pois se fosse uma questão diferente, provavelmente teria que usar o metodo que vc mostrou na aula pra resolver, vlw.
Muito obrigado
Eu gostei da explicação, mas eu tenho uma ideia que me parece mais simples.
Quando o rapaz for tirar a bola da segunda urna, ele terá 0 bolas amarelas + 1 bola azul + 2 brancas + 3 verdes + 4 vermelhas + uma bola que pode ser de qualquer cor (exceto vermelha). Analisando assim, podemos ver que independentemente da cor da bola retirada da primeira urna, teremos 4 bolas vermelhas entre as 11 finais. Enquanto isso, o maior numero que as bolas de outras cores podem ter é tambem 4, se ela for verde e a bola tirada da urna 1 for verde tambem, com a chance de 1/10.
Se a bola vermelha tem sempre 4 bolas e a única cor que pode empatar com ela em 1º lugar em quantidade de bolas é a verde, com uma chance de 1/10 de acontecer, a bola vermelha tem a maior probabilidade.
Óbvio, se quisermos calcular os números com precisão, a conta complica mais um pouco, mas para a questão, o raciocínio basta.
Parabens pelos vídeos e canal! Forte abraço :)
Não sei se mais alguém percebeu, mas as probabilidades das bolas formam uma progressão aritmética de rasão 9/110 - claro que ninguém iria se arriscar na onda; no entanto, é uma PA.
Q cálculo lindo, meu raciocínio limitado me fez ir direto pra opção das vermelhas, fui pela lógica.
Se eu levar uma bola amarela pra lá terei 1/11 = 0,09. Se for uma azul, 2/11 = 0,18. se for uma branca 3/11 = 0,27. Se for uma verde 4/11 = 0,36. E se for a vermelha 4/10 = 0,40, portanto a maior probabilidade. O ENEM preza raciocínio lógico e não cálculos demorados e desnecessários. Se alguém me disser por que eu não posso fazer isso eu me rendo!
A vermelha não vai ser 4/10 e sim 4/11 pq mesmo tu não podendo tirar uma bola vermelha na urna 1 mas tu vai tirar qualquer outra cor então a urna 2 irá ter no total 11 bolas. Ficando a probabilidade da vermelha igual a da verde 4/11 (0,36) e tendo que fazer esse raciocínio do professor. Se rende!!!
Essa questão eu resolvi de uma forma muito mais fácil e deu o mesmo resultado, usando a lógica, usei a probabilidade de cada bola em si da Urna 1 e da 2, depois comparei a da verde e a da vermelha, as chances da verde eram menores do que a da vermelha, então conclui que era essa última.
Sabe oque é foda explicar para o aluno... É que você na verdade tem mil coisas para acontecer ai.Isto é,
Ele escolhe amarela... OK
ai ele retira Amarela(1) e (x) Amarela(2) Ou(+) Nâo Amarela(1) e (x) Amarela(2)
Essa é a hora que o aluno vira e fala...
""Professor... tem outras coisas para acontecer ai também... ele pode retirar Amarela(1) e (x) Não amarela(2) Ou(+) Nâo Amarela(1) e (x) Não Amarela(2)""
É clássico perguntar isso... No entanto, ele pediu para que o rapaz vencesse, ou seja, ele excluiu a possibilidade do próprio rapaz (Não retirar amarela(2) )Pois ai ele perderia....
Essa ai é a clássica pergunta do aluno hehehe
Qual cor tem a menor chance de ganhar?
o texto confunde mt; por isso é tão importante dar mais atenção ao enunciado.
Uma dúvida🤔
Se no 1° Termo a Probabilidade é de TIRAR as bolas
e no 2° Termo a Probabilidade é de NÃO TIRAR as bolas
Por que quando somo, os dois termos = a PROBABILIDADE É DE TIRAR as bolas?
Por que não seria DE NÃO TIRAR?
Você soma porque há duas situações possíveis: passar, da urna 1, uma bola de cor X para a urna 2 e retirar a bola de cor X da urna 2; OU não passar uma bola de cor X para a urna 2 e retirar uma bola de cor X da urna 2. No final, só queremos a chance de tirar a bola de cor X da urna 2, dado que temos dois cenários possíveis. As probabilidades são somadas e o resultado é o de sair a bola X da urna 2, contemplando todos os casos.
Qual a chance da cor amarela ganhar?
essa questão é muito fácil.. basta pensar
mas a questão queria a maior probabilidade de ganhar, né?
pq calcular a chance de não tirar?
É necessário calcular a probabilidade de não tirar, pois OU vc tira OU não tira. Isso quer dizer que não tirar TAMBÉM é uma possibilidade.
@@viniblr vlw Vinicius
N faz sentido a vermelha ser 4/11 pq vc n levou nenhum p urna 2???
Resolução bem completa, mas para a galera aí já vai a dica deque, pela lógica, só precisaria fazer o cálculo da verde e vermelha (tendo em vista a qnt de cada uma na urna 2).
Se na primeira tem mais amarela e na segunda não, era mais provavel dele tirar amarela e mesmo assim lá ficaria mais provavel dele tirar uma vermelha, fui na logica
Respondi essa questão só na lógica, com isso posso concluir q acerto as difícil e erro as fácil (eis)🤔
Muito boa a explicação 😊 os vídeos estão me ajudando muito, obrigada.
só olhei a cor que tinha mais bolas na urna 2, é a que vai ter maior probabilidade de ser retirada. pensei assim! kkk
Uai, o cara ganha o jogo se acertar o palpite da bola que será retirada da urna 2, como se tem mais bolas vermelhas, a chance maior é se ele optar pela vermelha.
Vei, eu só multipliquei a maior probabilidade da urna 1 com a da urna 2 e, pensei, nenhuma vai passar disso então é vermelha. Mas ele falou q era mó difícil, q me fez ficar uns 7 minutos olhando pra minha resposta, pensando "será?..."
Eu nunca entendo porque tem que fazer soma da probabilidade de tirar contra a de não tirar porque, na minha mente, nao ha justificativa para o calculo nao ser apenas da probabilidade de tirar logo a de interesse na primeira e a de interesse na segunda urna
Deveriamos lenvantar uma contra exames que usam de artificios arcáicos pra induzir o aluno ao erro conhecido popularmente como pegadinha.Que será desse candidato que já entra perdendo.
Eu só calculei a probabilidade de retirada de cada uma das cores na urna 1:
AM: 4/10 AZ: 3/10 BR: 2/10 VD: 1/10 VM: 0
e tirando uma da amarela ficaria 1 na urna 2; uma azul ficaria 2; uma branca ficaria 3; uma verde ficaria 4; a vermelha sempre 4
Supondo que veio uma verde da urna 1, a probabilidade de ela sair na urna 2 é 4/10, se igualando a prob de sair a vermelha, mas a chance de tirar a verde da 1 é a menor de todas (1/10), então só comparei... Fiz assim.
Muito obrigado moço por tirar as minhas dúvidas sobre essa questão.
Só eu que percebi que o numerador da probabilidade é igual ao número da urna 2 seguido do número da urna 1.
Vdd =D
x/10*(n+1)/11 + (10-x)/10*n/11 =
= (xn+x + 10n - xn)/110 = (10n-x)/110
onde "x" é o numero de bolas na urna 1 e "n" o numero de bolas na urna 2.
Ou seja, o padrão detectado por ti é valido para todo x menor que 10. Isso cobre todo o escopo do problema, só falhando se a urna 1 possuir todas as bolas de mesma cor, o que não faz sentido pois a pessoa não teria escolha retirando o sentido do jogo.
Otima explicação professor!! Porém , não entendi o porquê "e=x" e " ou=+ "
Probabilidade é matemática básica?
Não Julia, probabilidade já é assunto do ensino médio.
Professor, tenho uma dúvida, qual a razão para fazer a possibilidade de ele não tirar a bola? Eu fiz apenas com a possibilidade de tirar e marquei vermelha. Meu cálculo estaria incorreto?
Porque mesmo não tirando a bola verde na primeira urna, por exemplo, ele ainda pode sortea-la na Urna 2. Perceba que há 3 bolas fixas lá. Por isso que há de se considerar esse caso
Acho que fica interessante se fizermos a intuição: a bola vermelha tem probabilidade maior de ser tirada que a verde pq já há 4 bolas naquela urna 2, enquanto para a verde ainda há há a incerteza da possibilidade da ser transferida para lá e se tornar 4 bolas
como assim mas nao tem bola vermelha na primeira, como que ele vai tirar uma bola dela
Por isso a possibilidade de tirar uma vermelha deu zero.
N entendi nd
Nenhuma gotinha de pensamento meu fi🧠
Não tem nenhuma bola vermelha na urna 1. Como ele vai tirar?
Por isso mesmo, já que não depende da retirada da urna 1 pra urna 2, as chances de retirar a vermelha permanece em 40%.
@@andriellyalves9690 Mas ai se ele tinha a chance de tirar 1 verde na urna 1, com 3 chances na urna 2, ele n passaria a ter 40% na verde?
Obrigado por não ter falado "agora perceba"
VC É CHATO EIN!!!!
@@pedroferreira7081 E VOCÊ É MUITO LEGAL!
@@gianvictor9884 MANO, TU É?
@@pedroferreira7081 Sou tanta coisa...
Chato
Só olhei a cor que tinhas mais bolas na urna 2, pensei assim "_"
Agora entendeiiii ,muito obrigadaa professor !
Professor, na parte de somar a fração pela probabilidade de não acertar na urna 1, não deveria ser multiplicado também pela probabilidade de não acertar na urna 2?
Ex: No exemplo da cor amarela ficou - > 6/10 x 0/11.
Não deveria ser - > 6/10 * 10/11?
Não, Jackson. O problema consiste em você acertar a bola na urna 2. No exemplo da cor amarela, ele divide o número de bolas amarelas pela quantidade total de bolas, porém, como nas condições iniciais não existem bolas amarelas na urna 2, se você não retirar uma bola amarela da urna 1 para colocar na urna 2, é impossível que retire uma bolinha amarela na urna 2, sendo assim: 0/11 (evento impossível).
obrigado
Me mande asq vc puder véi por gntlz
Muitoooo obrigada!
Vou dar minhas bolas pro enem na próxima vez
Obrigada
Rafael eu quero questões de matemática pfv eu querooo a minha matéria favorita
Nossa quanta gente inteligente aqui, todos usando raciocínio lógico e tudo mais KKKKKKKKKKK
Pois é kkkkkkk eu fiquei fazendo um monte de cálculo e ainda errei
A galera explicando o raciocínio faz a questão parecer super estúpida, fiquei chateado kkkkkkk
@@thelegend3163 eu tenho eh ranço KKKKKK
Excelente professor!
Amiguinho, na cor vermelha você colocou errado. É 4/10 porque na primeira urna não tinha nenhuma pra colocar na 2, então é quatro sobre 10. Mas isso n vai interferir no resultado, é só uma obs
Percebi isso também
nem fiz essas contas e acertei kkk eu só usei a lógica.
se ele tem mais bolas vermelhas na segunda urna, e n tem nenhuma na primeira, ele tem muito mais chances de tirar vermelha, já que n adcionou nenhuma da mesma cor.
Até que é legal a questão
resolução ótima
vestibulando relaxa!! esse é o tipo de questão q n vale nada, o TRI poderia te ferrar por isso
tive o mesmo raciocínio
Questao pra quem n sabe muito se dar bem, e quem sabe muito vai passar uns 5minutos
Muito bom!
legal esta questão!!!!
mt obrigdo! valeu mesmo!
Se no item 2 ele tirar uma bola verde, ficaríamos com duas alternativas.
A letra e) e d)
O problema é que ele pode tirar a bola verde, ou não. Já a bola vermelha é certeza que vai ter 4 na urna 2
Sim ou não ???!!??!
Questão fácil dessas...
Se fosse uma prova que exigisse que a questão fosse feita toda, ai sim, seria dificil! mas o enem basta marcar a alternativa e essa questão é muito facil dentro da prova do Enem ate.... basta raciocinar um pouco
dificil pra qm le rapido com desespero c o tempo kk, achei facil
questão é muito é fácil. nem precisava de tanto calculo para mim é so logica já que probabilidade é um maior numero de vezes e ele joga demais na urna 2 e o vermelho é maior e tal...