ANALISTA DE SISTEMAS x ANALISTA DE NEGÓCIOS

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 24 авг 2024
  • Vídeo:
    Analista de Sistemas não existe mais
    • Analista de Sistemas n...
    REDES SOCIAIS:
    Instagram: / leonardoteruels
    Linkedin: / leonardoteruel
    X (ex-twitter): / leonardoteruel
    OUTROS VÍDEOS DO CANAL:
    A ÚNICA VERDADE sobre programador JÚNIOR, PLENO, SÊNIOR
    • A ÚNICA VERDADE sobre ...
    É ESTRESSANTE ser Desenvolvedor de Sistemas?
    • É ESTRESSANTE ser Des...
    Antes de você se tornar um Desenvolvedor de Sistemas...
    • Antes de você se torna...
    Títulos alternativos para ajudar com o SEO:
    Diferença entre Analista de Sistemas e Analista de Negócios
    Diferença entre Analista de Sistemas e Analista Funcional
    Realidade de um Analista de Sistema
    A vida real de um analista de sistema no dia a dia
    Como é a profissão de analista de sistema?
    O que faz um analista de sistema?

Комментарии • 8

  • @LeonardoTeruels
    @LeonardoTeruels  3 месяца назад +3

    Vale a pena fazer Análise e Desenvolvimento de Sistemas em 2024?
    ruclips.net/video/A3oqDAH-dMQ/видео.html

  • @wmatos813
    @wmatos813 3 месяца назад +1

    esse analista de sistemas está raro mas vejo muitas vagas registrando como analista pro cara ser desenvolvedor no final das contas

  • @marcosbergamim
    @marcosbergamim 3 месяца назад +1

    Boa tarde.
    No seu vídeo anterior, eu perguntei sobre Gestão de Tecnologia da Informação, se é um bom curso e profissão.
    Você respondeu: " No seu propósito sim".
    Por favor, tem como esclarecer?
    Obrigado.

  • @viniciustavanoferreira8965
    @viniciustavanoferreira8965 2 месяца назад

    Concordo com boa parte deste vídeo. Só discordo sobre a visão de que Analista de Sistemas não desenvolve (03:14) e, como no último vídeo, que essa profissão está em declínio (07:46). Explico os motivos abaixo.
    Curto o conteúdo do canal e acho que as pessoas que buscam orientar/ ajudar outras pessoas (como você), merecem extremo respeito e apoio! Por conta disso, estou aqui de novo dando meu ponto de vista e buscando contribuir com algo.
    No vídeo anterior (Analista de Sistemas não existe mais), discordei de boa parte do vídeo e pontuei meu ponto de vista nos comentários por lá pro pessoal mais novo - atuo há mais de década como Analista de Sistemas, não que signifique algo, mas pode ajudar.
    No geral, essa discussão sobre as atividades que um Analista de Sistemas deve desempenhar nunca teve e, acredito eu, nunca terá uma definição concreta. Por isso, vídeos/ posts tentando definir/ limitar as atividades dessa profissão e pessoas discordando vão sempre existir.
    Explicação:
    Sobre "Analista de Sistemas não desenvolve", baseado no que vivi em todas as empresas que passei e conversas com exp. de outros colegas:
    Depende da empresa e do profissional. Na grande maioria eu também desenvolvia em Java ou SAP/ ABAP, além das atividades de refinamento/ elaborar especificações técnicas, análises, entre outros.
    Sobre "essa profissão está em declínio":
    Como comentei no vídeo anterior, existem várias vagas de Analista de Sistemas (Brasil, USA e Inglaterra) e concursos públicos atuais para este cargo.
    Exemplo de um edital recente para o cargo de Analista de Sistemas da USP e que envolva algumas atividades, incluindo codar: www.fuvest.br/wp-content/uploads/analista-sist-usp2023_edital_desenvolvimento.pdf
    Se "declínio" for com relação ao cenário dos Analista de Sistemas assumirem um papel diferente (Desenvolvedor/ Analista de Negócios):
    O fato do Analista de Sistemas codar ou não sempre dependeu da estratégia de cada time e não deve definir o cargo. Antigamente, muitos times tinham Analistas de Sistemas que não codavam, hoje nem tanto. Mas é mudança, como ocorre em qualquer outra profissão, não declínio/ extinção.
    No geral, depende da empresa e do profissional. Além disso, no meu ponto de vista e baseado minha exp., nunca houve e nem existirá um conjunto de atividades para este cargo escrito em pedra e que toda empresa deverá seguir.

    • @LeonardoTeruels
      @LeonardoTeruels  2 месяца назад

      A definição sempre foi muito clara:
      - Analista funcional ou de negócios: pega requisitos funcionais e define funcional e passa para o time de desenvolvimento que pode, ou não, ter um analista de sistemas.
      - Analista de sistemas: pega requisitos funcionais e cria especificações técnicas
      - Desenvolvedor/software engineer: faz especificações técnicas, apoia, engenharia de software e claro, desenvolve.
      Uma coisa é o que tu faz de fato, outra coisa é a nomenclatura do cargo na empresa e na carteira de trabalho.
      A função do analista de sistema está em declínio, porque como você mesmo disse, hoje esses desenvolvem, e se tu desenvolve, entra como desenvolvedor e não analista de sistemas (por mais que esse seja o nome que alguma empresa possa dar).
      Todos esses pontos eu expliquei nos dois vídeos, e por isso discordo de você.
      Hoje, analista de sistema por si, não existe, e os cargos que tem de analista de sistemas, por mais que tenham esse nome, são ou de suporte, ou desenvolvedor ou ainda, analista de negócios. E o uso do nome “analista de sistema” é utilizado erroneamente de seu propósito.

    • @LeonardoTeruels
      @LeonardoTeruels  2 месяца назад

      O próprio edital que você usou como exemplo mostra: analista de sistemas (desenvolvimento de sistemas). Ou seja, tem que especificar o desenvolvimento, já que é entendido que por si só, analista de sistema não programa… o nome “analista” não precisaria ser usado, pois essa função já é parte do desenvolvedor, e nesse caso, desenvolvedor engloba as duas coisas, assim que bem… essa é a finalidade.

    • @viniciustavanoferreira8965
      @viniciustavanoferreira8965 2 месяца назад

      ​@@LeonardoTeruels - Não é toda empresa que usa essa estratégia, nunca vi um momento no mercado onde um Analista de Sistemas nunca coda e que isso foi abraçado integralmente pelo mercado (ou sua maior parte).
      No edital consta a atribuição de cargo detalhada: "Desenvolver, implantar, documentar e manter sistemas, seguindo a metodologia estabelecida, utilizando conhecimentos e recursos informatizados apropriados. ". Existe um lance de generalizar o cargo por lá (e também algumas outras empresas no mercado), acho que por conta disso especificaram como "desenvolvimento de sistemas".
      Essa falta de definição concreta do papel do Analista de Sistemas é praticada no mercado desde muito tempo atrás e, na minha opinião, dificilmente vai ter uma conclusão. Ou seja, dificilmente vamos dizer que o papel do Analista de Sistemas deve ser assim ou assado e que seja praticado pelo mercado todo ou, ao menos, a maior parte dele.