Estou em tratamento e já assisti vários vídeos do Dro, entendi a importância da alimentação. Quando fui consultar novamente perguntei para a médica psiquiatra e ela disse que eu não precisava mudar nada na alimentação, só não beber café 🙄! Pelo visto essa luta contra a bipolaridade é solitária 😔, são raríssimos os profissionais que se dedicam de verdade na psiquiatria. Parabéns ao doutor por ajudar a todos nós que não temos acesso a um atendimento digno.
Eu faço acompanhamento no SUS (não tem psiquiatra), minha médica é uma clínica geral, muito jovem. Mas ela dá dez a zero em muito psiquiatra que já paguei. Ela me acompanha tem 3 anos e ela tá sempre fazendo uma verificação de como eu tô, o que tá acontecendo na minha vida, minha alimentação, exercício físico, meditação, ter tempo pra relaxar com algum hobbie, pra desestressar um pouco da faculdade pq minha principal comorbidade do TAB, é ansiedade. Eu percebo que muito desse interesse em se aprofundar em diversas questões da medicina depende muito do quanto o médico realmente se comprometeu dentro dele em ajudar as pessoas.
Sei como é. Nunca nenhum médico parou para me explicar o q é a bipolaridade mista.. Imagina ter bipolaridade com borderline? Claro q era difícil ter uma melhora. Só prescreviam os remédios e eu passava super mal e largava, pq achava q o maior problema era o borderline. Na verdade os dois são.
Um profissional serio como esse Dr. Renato a consulta e 1900,00 reais…. Ja paguei 700 reais em profissionais renomados (o que nao e barato pra realidade do nosso país) e o psiquiatra me encheu de antidepressivo piorei muito!!! Achar um bom profissional dentro da realidade do nosso país e como ganhar na loteria!!! Bons psicologos a media da consulta semanal e entre 250 a 300 reais, bons psiquiatras tbm um absurdo! É uma luta diaria…. E solitaria como vc disse!! É desanimador!!
300 reais fui diagnosticado com bipolar e o médico foi super gente boa, fez a cabeça dos meus pais para pagar academia pra mim e cuidar mais dos meus estudos rs
Esse Dr. Sem sombra de dúvidas é uma pessoa enviando por Deus pra passar tanto conhecimento de nível universitario com profundo conhecimento de forma que qualquer pessoa entende.
Doutor eu nesse momento fumei um cigarro estou tremendo um igual uma cara estou com ansiedade aguçada estou fumando assim que vai embora a ansiedade deixo o cigarro minha amiga fica de boca aberta com isso
Descobri a minha tab recentemente. Fiquei chocada! Com medo! Perdida! Os vídeos do Dr Renato tem me ajudado muito! Me abri p uma amiga minha, de anos, ela é da área da saúde e achei q ela me entenderia melhor. Ela falou p eu ter fé, p eu rezar, e q isso ainda era sjntoma da pandemia! Fiquei assim, de cara! Sem saber o q responder. Mas pensei: a pandemia me deixou c tab?!?! Gente! Pra outra amiga q contei e estava falando ela disse p eu parar de ser vitimista! Eu sou sozinha, nao tenho familia, pqrebtes sao super distantes, sem filhos .... isso é ser vitimista?! Então não contei p mais ninguém. Me fechei! Só eu e o meu diário, meu psiq e minha terapeuta!Pq ainda é um transtorno muito estigmatizado! É um caminho bem solitário, sabe? É o momento em q vc se depara com q máxima de ou vc cuida de vc ou vc vai se f*der! E hj em dia, ta todo mundo só p si! E uma coisa q a gente tem q ser máquina, produzir, trabalhar, ganhar dinheiro e ostentar nas redes sociais. Eu não consigo me encaixar nesse esquema .... e nem quero ! Mas q loka sou eu!
Vc é uma vítima, assim como eu e milhares... vítima dessa doença desgraçada. Eu me sinto só independente se há pessoas do meu lado. Acho que a doença afasta... pq antes dela eu tinha amizade; eu era sorridente e cativava. 😢😢😢😢😢😢 eu odeio essa doença
Esse mundo está perdido. Egoísmo e ignorância impera. Tbm passo por isso. É muito difícil. Em pensar que caí nessa situação tão miserável por causa exatamente de injustiças e perseguição, traição e situações que não foram eu que errei. Mas a louca que não tem nada nem ninguém e vive sofrendo sou Eu. Não é justo. Mas vamos vencer 👊
4 месяца назад
@@bibi39320 Falou tudo muito enganam os outros aprontam da pior forma e nós que pagamos nossas contas em dias, ajudamos os outros é que somos os loucos vai entender....
Dr. Renato, não tenho a menor dúvida de que o senhor é um dos melhores psiquiatras do mundo para tratar a bipolaridade!!! Faço tratamento do transtorno há 27 anos, sempre me tratei com médicos renomados.Nenhum chega aos seus pés!!!Agradeço a Deus todos os dias pela sua existência e de sua querida mãe tb!!! O senhor deveria ser canonizado como o “padroeiro dos bipolares”! O senhor é um anjo que caiu do céu!!!!Sabe tudo de bipolaridade e não tem medo de compartilhar seus preciosos conhecimentos!!! Deus abençoe o senhor e toda sua família, especialmente sua mãe!! Todo o sofrimento que ela passou não foi em vão!!!Serviu p o senhor se dedicar à essa doença e mudar a vida de muitas pessoas!!!!!
Falei sobre estudar seu conteúdo com minha terapeuta e minha psiquiatra. Ambas me disseram que é benéfico pra que eu entenda melhor devido o tempo limitado em consultas, pois aqui eu obtenho ricas informações, entendo melhor minha condição e como lidar com ela, as consultas não podem me dar tantos detalhes. Eu agradeço que se disponha a isso.
Olá Pedro, fico muito feliz em saber! Aproveito a oportunidade para convidá-lo a se inscrever no link a seguir para receber gratuitamente minha newsletter semanal exclusiva para psicólogos: esptranstornosdehumor.com.br/carta-semanal/ Obrigado por acompanhar por aqui!
Dr faz um video para os familiares. Como agir quando identificamos a pessoa na crise, no caso aqui um hipomaniaco mal humorado, dono da verdade, debochado, pq eles destroem a família 😪 ... abandona o tratamento coloca tudo a perder... não reconhece que tá na crise, ofende as pessoas que convive.. os filhos sofrem demais..
No caso do meu marido só resolveu aceitar o tratamento depois que internamos ele em um hospital psiquiatrico em Jaboticabal...foi a nossa salvaçao. Ficou la 1 mes, com acompanhamento psicologico, psiquiatrico e medicaçao...foi muito duro para a familia tomar essa atitude, mas só assim para ele tomar consciencia do inferno que fazia na nossa vida.
Desculpa entrar na conversa d vcs, Ms será q vcs tratam essas pessoas com amor e carinho? Empatia etc. Pq aqui em casa quando me contrariava eu quebrava coisas, e era tachada d louca pelos irmãos e conhecidos, ms depois q fui a diagnosticada d bipolaridade a coisa mudou muito eles não me contrária e nem eu perturbou quem respeitam a minha situação. Respeito é recíproco
O problema é q muitos não entendem e não aceitam a doença, acham q somos assim, q é nossa personalidade e q não temos nada de bom. Essa empatia é muito difícil por parte de alguns familiares. Mas qdo respeitam, td fica mais fácil.
@@giselledallicani7433 vrdd os meus irmãos não me entendem somente DEUS, e minha mãe é a minha irmã ms velha. as vezes a família são os primeiros a prejudicar ainda ms o problema isso é fato
Hoje posso me manifestar. Eu fico indignado com os profissionais da saúde que conseguem negar ou ignorar as relações entre a mente, o cérebro e o corpo como um todo e suas funções motoras. Reconhecer as crises de bipolaridade como fazendo parte de um processo inflamatório foi uma bomba de descoberta para mim, até porque é tudo em que acredito e já experimentei. Respeito o meu médico demais. Mas hoje tenho até meios para discordar. Obrigado !👏🏆
Também fui diagnosticada aos 31, depois de sofrer mais de 10 anos sem diagnóstico, com inúmeras comorbidades. Dr Renato foi fundamental pra eu colocar meu médico contra a parede e perceber que ele não sabia nada.Ao mudar de profissional, consegui enfim iniciar o tratamento. Estou com 33 anos agora, ainda engatinhando no tratamento; já passei por uma internação e diversas tentativas de suicídio. O tratamento está fazendo efeito, mas é tão lento que a vontade de desistir é constante... Doença infernal!
Dr Renato!Eu tenho 56 anos,a minha vida foi toda um desastre por conta dessa doença,medicação incorreta,não aceitação,péssimos hábitos etc…. Acontece que eu percebo meu cérebro bem comprometido,eu aguardo uma live sobre a bipolaridade na terceira idade,eu só melhorei depois que conheci o seu canal,dezembro passado,eu fiz tudo errado! Minha história é longa e incomum,a velhice tá na minha porta ,o que será de mim nos próximos anos?sem memória nenhuma pra fazer nada,sem foco,sem produzir,etcetera ,só tentando cuidar da saúde mental,mas será que é tarde? Eu vivo sozinha.Mudei de vida,faço trilhas,alimentação ok ,mas a depressão está sempre presente,não sei o que será de mim.
Olá, tenho 55 anos e em breve farei 56, tratei depressão e agressividade a vida inteira, entrei na menopausa aos 35 anos e de lá o cá perdi o sono por completo, tomo remédio desde então e não tenho mais a memória boa ,bem concentração. Fico TB com as mesmas preocupações que você.😔
@@lucasgraeff5391 ,de dezembro pra cá eu melhorei muito!!!Remédios corretos,atividade física,higienização do sono,alimentação,etcetera,não desista querido,vc eh jovem e tem muito tempo p vc se cuidar,eu não tive essas informações antes,por isso minha vida foi desastrosa,dá p levar uma vida normal,sim!eh preciso disciplina e aceitação,a terapia tmb é fundamental,esse Dr Renato foi a minha luz nesse túnel escuro que andei por todo meio século de vida,não desanime,hay dias e dias.Tem a questão da espiritualidade tmb,eu fui ateísta,hj eu tenho a humildade de reconhecer que existe um Criador de todas as coisas ,isso me ajuda bastante a seguir em frente.
Eu presto atenção nos livros que estão atrás, e nas palavras deste psiquiatra e penso quanto estudo e conhecimento resumido nesse vídeo. Conteúdo que vale ouro.
Muita gente não fala. Mas eu gostaria de ressaltar que a atividade física em si não pode ajudar se você não tiver uma rede de apoio forte pra te ajudar..
É um conjunto de fatores... N adianta vc viver num ambiente tóxico, comer mal, dormir mal e achar que 30min de esteira por dia vai adiantar alguma coisa
É complicado, tudo está contra a estabilidade de quem tem tab, e o pior é que quem tem diagnóstico de tab, tem outras comorbidades junto, isso complica mais. Nossa realidade cultural em relação a rede de apoio é péssima, e só piora com as jornadas de trabalho pesadas, estresse por falta de grana, a falta de grana em si, não sobra muito tempo com a vida tão corrida, e aí tudo vai ladeira abaixo, sem uma rede de apoio, que é o caso da maioria, pelo menos é o que eu vejo, e no meu caso também. Não tenho nenhuma rede de apoio, não tem nenhum apoio, e eu sei que é o caso de muitos. Como sair do buraco?! E estabilidade, sério?! Como?! Com tudo contra nós. A vida contra nós. Sério, essa doença é uma maldição muito cruel. Para quem quer melhorar, ficar estável, é o mesmo que ficar andando em círculos, correndo atrás do próprio rabo, dar cinco passos para frente, logo em seguida, dez para trás, não saímos do lugar, não existe progresso, quando parece que vai para frente, somos puxados para trás de novo. É uma luta constante, e isso é exaustivo. Chega uma hora que chegamos a conclusão de que nada faz sentido, nada disso faz sentido, por que não chegamos a lugar algum, é só luta atrás de luta. Se não tiver um psicológico muito bom, fica difícil continha em frente. Espero que tenhamos forças para ficar firmes sempre. 💪🏻
Tô aqui comendo sonho de creme, maltballs, hahahah e ouvindo que isso eu não poderia fazer. Só que eu não me aguento... vou lá e compro açúcar, depois fico me culpando.
Já faz anos que eu estou me sentindo esgotada, desanimada, cansada, exaustão, sem energias nenhuma... ...Já fazem mais de 13 anos que tenho depressão e fui diagnosticada com bipolaridade. Depois da minha crise de euforia, eu fiquei deprimida. Tenho ansiedade, fibriomialgia, irritabilidade, dores, tristezas etc. Deprimida desde Março de 2022. A minha crise de euforia durou desde o Natal até o dia da minha festa de aniversário. Que eu nunca tive e resolvi fazer durante a crise de euforia. Foi uma festa surpresa pros outros... ...eu tava super feliz, animada, ansiosa... ...mas tudo acabou naquela noite. Toda a minha felicidade eufórica se foi em segundos. Tô até hoje tentando sair dessa fase tão difícil da minha vida. E a maioria das pessoas não entenderam nada, e nunca irão entender. Muitas pessoas recriminam a gente, sem compreender o que é ser bipolar. A maioria se afastaram de mim por causa disso. É claro que a gente sofre, mas não podemos obrigar ninguém a ficar conosco. Mas sobraram alguns que me aceitam como eu sou. Porque independente de qualquer coisa, nós com doenças do emocional, merecemos RESPEITO!!!
Dr. Renato! As suas explicações são valiosas. Já fui em vários médicos e nunca ouvi comentários/dicas como as que está nos dando. Adoro te ouvir e estou colocando em prática. Difícil, mas não impossível! Muito obrigada!!!!!
Nem me fala inventei de estudar me ajudou muito na depressão. Mas agora na reta final é o motivo do meu nervosismo não tô sabendo me organizar com os relatórios finais acho q vou desistir
Cheguei num ponto grave de gastrite, refluxo e azia! Então refleti sobre minha dieta e notei que carnes temperadas, não digere bem! Café e chocolate, pães e bolos, também. O que TEM sido melhor e sem transtornos é a ingestão de frutas e legumes crus!
É exatamente isso mesmo, neste momento estou assim sem forças e sem ânimo para nada, um dos fatores q tira o meu sono é pensar na casa q quando estou desmotivada passa ms d dois dias sem limpeza, e para ressaltar sou uma pessoa muito higiênica com a minha casa etc, sou bem organizada Ms quando estou assim me sinto um lixo e quando vejo a minha casa desorganizada a depressão judia muito mais Gente isso não é fácil mesmo, estou aqui acordada sem sono as 00:56 pensando no amanhã pedindo a DEUS q me dê forças e disposição para fazer o meu serviço do dia a dia.
Comecei fzr , exercícios físico ha uns 4 , anos atrás.sempre gostei muito desde a adolescência,so q tino hábito de fzr , disciplina então nem se fala .mas ag eu amo ❤️ e faco exercícios físicos de 3 a 4 vezes na semana ,e caminho bastante durante a semana ,sou bem ativa .na semana que estou doente e não posso fzr , sinto uma piora rapidamente.ai dps comeco de novo.mudei tudo meu estilo de vida 🙏 deus te abençoe doutor 🙌
Não tenho diagnóstico de bipolaridade. Sou muito ansiosa e irritada, porém, consigo controlar. O que chamou a minha atenção foi para a alimentação. Estou no processo de mudança da alimentação, tem um ano. Tirei o açúcar, estou diminuindo o consumo da carne vermelha e do carboidrato, estou observando uma melhora significativa em meu emocional. Sou diagnóstica com fibromialgia,tua constante com atividade física, respiração, meditação e muita, muita fé em JESUS.
Soui gual a senhora estava com colesterol alto ,fis umas mudanças no meu ritimo alimentar e físico a diferença entre nós e nos bipolar é essa eles não se esforçam para mudar, se mudassem e fizessem as coisas como tem que ser melhorariam mas não querem.
@@rosanedossantos2497Não é só porque não querem, nao se entendem e quando estão na fase de depressão realmente e comprovado cientificamente não tem energia para fazer as mais simples atividades.
Obrigada dr por explicar pra gente. Já passei por vários psiquiatras e eles só passaram os medicamentos e eu ainda ouvi de um profissional que eu não dormia porque era sedentária. Estou indo na academia 6 vezes por semana, melhorei a alimentação, tomo medicamentos e ainda tenho recaídas. O Senhor é uma benção em nossas vidas.🙏🏼
Dr. eu nunca estive bem, ja to cansada de estar sempre cansada, muito cansada, não tenho energia para nada, ir ao cinema, trabalhar no sitio, nada, coitado do meu marido. fazem uns 30 anos que estou cansada. Se uso os estabilizador de humor como a Quetiapina, meu sono e cansaço aumenta muito mais.
Eu acredito, fiquei internada por depressão, tudo era na hora, logo melhorei ,nas qdo voltei para as atividades mormais eu piorei, hoje sigo essas instruções, durmo no horario , nao bebo, faco uso regular dos alimentos , e agora vou melhorar muito mais com esses ensinos, gratidao
Realmente, no início do remédio eu dormia bem. Hoje o sono tá difícil. Estou no começo do tratamento e já tirei açúcar, pão, e carne. E eu nem sabia disso. Vamos esperar né?
@@anthonyervilhas Eu faço jejum intermitente, tirei o açúcar, o pão, a carne. Eu como as coisas que Deus deixou. Frutas, feijão, arroz, ovos, peixe Atum... Nada que seja caro. De vez em quando faço caminhada...
Por isso que eu fiquei muito muito cansada pós covid, mesmo eu tratando meu corpo saudavelmente, fiz diversos exames que deram normais, 1mes de calvário fui ao psiquiatra que me deu um potencializador do antidepressivo, melhorei no 3o dia e até agora estou bem e não entrei em mania. Contínuo com a dieta ( sem trigo, açúcar e leite), voltei para a atividade física regular.
Não sou bipolar, mas depressão, depois de anos de recaídas, fui numa médica que acertou na medicação, continuo com a mesma alimentação sem reeducação alimentar.
Desde 2014 fui diagnósticada com TB,uso o lítio, já tive 2 crises de TB Eufórica, em 2021, a crise foi horrível pois tive covid19,quase morro,tomei muito medicamento, tive que tomar o lítio 3x ao dia para poder dormir. Em 2016 tive chicungunha,ainda hoje sinto dor no meu corpo. Vivo deprimida,sem energia, sem força,sem coragem, pensava eu que era por conta da covid19 .
Primeira coisa que a psiquiatra disse, vai mudar alimentação, fazer exercícios físicos e passar em terapia além do remédio.... São 4 meses ainda . Estou no início
Olá, Fernanda! Fico feliz em saber que estas informações têm sido úteis em sua vida, pois quanto mais conhecimento temos sobre o assunto, mais as estratégias de tratamento - e a importância delas - fazem sentido. Isso tudo traz aderência ao tratamento e, por consequência, a melhora dos sintomas. É por isso que costumo dizer que conhecimento salva!
Em outubro eu comecei a caminhar. Hoje já perdi 6 kg e minha glicemia está 81. Deixei de ser pré diabetes, mas se vc não comprar eles não orientam nada e vc acaba passando pra ser diabetes. Eu agradeço ao dr Rodrigo o vídeo que fala sobre caminhar todo dia. Nem todo amigo ou psiquiatra dá ouvidos ao que falamos sobre nossos conhecimentos sobre bipolaridade.
4 месяца назад
E ainda mais quando falamos de alimentação saúdavel e caminhadas, mudei a minha alimentação cortei doces passei a caminhar, pinto telas melhorei demais nem sinto falta de remédios enfim estou bem melhor!!!
Super triste por nenhum médico ter parado para me explicar o q era a bipolaridade. Nunca me explicaram o q era ter bipolaridade e borderline juntos. Minha vida sempre foi um inferno. Cheguei aos 46 não sei como.
Conhecendo agora... e estou muito feliz.. por ver uma luz no fim do túnel depois de mais de 15 anos sem tratamento certo.. queria me consultar com ele..
Eu tava fazendo exercício, me alimentando bem, aí inventei que tinha sido diagnosticada erroneamente e decidi parar as medicações. Foi ótimo por 1 mês. Agora eu só consigo pensar em deixar de viver, como eu fazia antes do lítio. Como um medicamento pode ter uma influência tão forte nas ideações suic*das? Claro que tenho outros sintomas, mas esse é o que mais me chama atenção. Porque os outros medicamentos podem me ajudar com os outros sintomas. Mas esse em específico não tem jeito.
Com depressão fica tudo mais difícil, no entanto, aprendi ao longo de quase 30 anos, que manter uma boa alimentação, fazer atividade física , praticar yoga e meditação têm me mantido longe da depressão. Não arrisco tomar antidepressivo e mantenho o ‘santo’ lítio. Não descuido da alimentação e do sono. Estudei muito sobre TAB e aprendi muita coisa que coloquei em prática na minha rotina ao longo desses quase 30 anos. Conhecer a patologia é fundamental para que o paciente aprenda a ter um certo controle sobre a doença. É muito importante aceitar e tirar o estigma que acompanha a maioria dos transtornos mentais.
Tenho essa doença quando estou deprimida, ligo a tv e sitonizo ,na coloco um louvor bem lindo e começo a cantar .amo cantar desde de pequena .Ag entrei na aula de música junto com minha irmã e minha amiga ,o curso é gratuito.tds as pessoas falam que canto bem.desejo cantar na igrejinha ak , perto de CS 😃🙏🙏🙏 parabéns doutor pelo vídeo 🥰
Pois é doutor, quando me deu a primeira crise realmente forte, emagreci 17 kg, depois do meu segundo casamento e com a mudança de cidade engordei 40kg.E agora estou quase me separando novamente, pois meu esposo por mais que mostre seus videos e explique minha doença pra ele não tem jeito.Acho que não me resta muito tempo, pois não vou conseguir viver com essa doença o resto da minha vida.
Alguém sabe nos dizer melhor sobre a alimentação? Além do que ele disse.. * * *incluir proteína (carne branca), *tirar a vermelha, *tirar o açúcar *fazer mais lanches ...
Dr Renato, no ano passado ingressei numa jornada de comer melhor e tbm fazer exercícios. E foi exatamente nesse período que eu tive uma crise depressiva mto mto pesada.
Será que depende muito da maneira como você buscou isso? A gente quando quer sair logo do estado depressivo, busca alternativas com muita ansiedade, expectativas... Precisa praticar junto com alimentação e exercicios o mindfullness (não lembro se assim que escreve 🤭). E também tem o fator que o corpo acostumado a gerar energias negativas, vá reagir para se manter depressivo. Como o dr Renato disse, é um processo lento, mas vai surtir o efeito esperado a longo prazo. Escolha uma coisa de cada vez. E assim, vá prosseguindo acrescentando outra com o tempo. E a primeira coisa que você vai precisar exercitar nesse processo de mudança é a paciência.
Exatamente Dr. Renato. O que a gente quer é melhorar da depressão e enqto estamos sem energia nem pra colocar a xícara do café na pia, imagina o qto sofremos perdas por conta disso. Nessa hora é estabilizar mas lembrar a longo prazo. Só agora descobri a bipolaridade. Graças a esses vídeos espero reforçar todo esse conhecimento 🙏🕊️😇
Trabalhar em trabalhos pesados e braçais sou diarista ...fico bem i dia w trabalho..qdo fico em kza deprimi ..tenho tbm personalidade mto forte..mas o que mais me dói é decepcionar pessoas que mais amo..falo coisas que ofendem..depois a pior parte culpa e pânico...por saber que meus filhos tbm têm probalidade pra serem bipolares tbm ..
Dr. A minha psiquiatra falou que é pra eu maratonar seus vídeos. Em 3 dias já foram mais de 60, 😅 logo tô craque... já inclui ovo no café da manhã e yogurte, e estou caminhando a tarde, pra não dormir, mas o sono a noite não vem, acho que vou ter que ir cedo mesmo. Só que o que vou fazer a tarde? Tenho um sono louco a tarde
Meu ex marido é bipolar, se levantar para ele já era um sacrifício, até fazer as coisas para ele mesmo demandavam um esforço tão grande que era como se fosse um castigo, ele dormia tanto mais tando que acho que nunca dormi a metade q ele a minha vida inteira, ele era legal mas tinha oscilação de humor repentina o q nos fez ir e voltar 21x, fui parar na terapia pq era muito complicado o convívio, hj estamos separados mais o amo e rezo e desejo a ele tudo de bom e que ele tenha uma vida tranquila e consiga se tratar, ele sempre se recusou creio q não se tratar acaba dificultando muito mais o convívio.
Boa tarde. Muito bom Dr. Renato este vídeo esclarecedor, o seu conhecimento nos faz aceitar o problema e fazer nossa parte. Tratar bipolar é como tratar qualquer pessoa. 🫠💯💕
Olá, Adna! Fico feliz em saber que meus vídeos e respostas estão ajudando você a compreender melhor o seu transtorno. Lembre-se de que é importante buscar tratamento profissional para condições de saúde mental, incluindo transtorno bipolar, para obter o melhor cuidado e apoio. Muito obrigado por acompanhar por aqui!
E ficar bem um mês é ruim? Claro que não! Infelizmente encontrar uma direção certa junta com os psiquiatras é tão difícil. Porque muitos estão nem aí, é só olhar pra sua cara passar exame pra saber se tá com algum déficit de alguma vitamina e ou passar remédio e pronta. Agora ter essa conversa que o Dr. Renato tem é difícil demaaaais.
Olá, Maze! Eu apenas compartilho meu conhecimento e experiência para ajudar a esclarecer dúvidas e trazer mais informações sobre a saúde mental. Agradeço por sua apreciação e espero continuar sendo uma fonte de ajuda para você e muitas outras pessoas.
É verdade hoje eu tenho tomado bastante anti-inflamatório natural que eu tenho planta aqui no meu quintal, além dos remédios é claro né, quetiapina, é lítio, pela faxina ,e outros,eu tenho tomado bastante inflamatório não pensando na bipolaridade, que eu não sabia disso Claro que não sabia né, ouvindo o senhor falar comecei a entender que umas duas semanas eu estou me sentindo super mega bem.
Dr Renato, parabéns pelo canal e os vídeos sobre bipolaridade, são extremamentes necessário para quem sofre com esse transtorno ou para quem lida com alguém que tenha. O senhor é uma enciclopédia do assunto, já vi vários canais que abordam o assunto, mas nenhum deles igual ao seu. Eu, como portadora do TAB tipo 2, agradeço super pelo seu trabalho, e peço que continue, têm muita gente que precisa dessas informações. Gratidão.
Olá Juliana! Obrigado pelo seu feedback positivo! Estou feliz por ter sido útil para você. Compartilhar conhecimento e ajudar as pessoas é uma das coisas mais importantes que podemos fazer. Agradeço por sua apreciação e espero continuar sendo uma fonte de ajuda para você e muitas outras pessoas. Aproveito a oportunidade para convidá-la para a maior e mais completa aula que farei sobre bipolaridade: bit.ly/labirintodabipolaridade Te espero lá!
Eu após me separar de um relacionamento abusivo fiquei 7 anos deprimida e desenvolvi fibromialgia. Queria fazer as coisas mas não tinha energia, ficava prostrada.Tratei a fibro, mas só o ano passado tive o diagnóstico correto, comecei com lítio mas me deixava sem energia. Com lamotrigina estou ótima
Dr. Renato, o conteudo dos seus vídeos é maravilhoso. Tenho pego muitas dicas e explicacoes incríveis que nunca teria acesso com os psiquiatras que frequentei ao longo dos anos. E isso tem me ajudado muito. Muito obrigado por compartilhar conosco.
dr Sou fa do seu trabalho.. gratidão pelas informações esclarecedora.. Tenho estudado nosso paladar e COMERCIAL... nao como por saude, mas por que as indústrias como uma gangue te viciam no paladar... eu sempre falo aos meus clientes..saia dessa matrix e pense por voce..processado, industrializado mexe com seus hormonios e bum... depressão, ansiedade...etc.. aqui no RUclips no meu canal procuro também falar e explicar isso.. parabens.
Doutor passo por depressão bipolar desde que nasci há 69 anos a minha vida tem sido um grande sofrimento porque sou uma paciente refratária não me adapto com nenhuma medicação e as crises são sucessivas Estou aguardando na fila de espera do SUS para fazer um tratamento cujo nome é eletroconvulsoterapia tenho pedido a Deus que me envie uma quantia para que eu possa pagar este tratamento pois esperar pelo SUS é muito difícil
Dr Renato, tudo bem? Como é bom ver seus vídeos e ensinamentos. E também gosto muito do seu jeitim mineiro de falar. Você sempre fala que o bipolar não pode tomar antidepressivo, aí fico sempre me perguntando o que acontece comigo. O antidepressivo sempre fez parte da minha vida, nunca virei para mania tomando ele. E agora há uns quatro anos estou equilibrada, estou tomando o lítio e Lamotrigina, mas o antidepressivo nenhum médico tira de mim. Já pedi a médico para retirar, mas nos duas temos receio. O antidepressivo, Venlafaxina, tomo há tanto tempo que ele já se incorporou em mim 😳
Descobri o ano passado com 51 anos,uma vida de muita confusão,2 casamentos desfeitos,namoros fracacados enfim descobri agora a causa de tanta confusão nos meus sentimentos,ora querendo matar todo mundo,ora euforia me envolvendo em relacionamento por impulso,ora deprimida sem vontade de nada,querendo fugir do mundo,agora descobri estou medicada mas orientação mesmo é só com esse doutor,porque não tenho acompanhamento com terapia e nem psiquiatra. A doutora me diagnosticou me deu o estabilizador e te vira... graças a Deus pela vida do dr Renato❤
DR O SENHOR FEZ TODA A DIFERENÇA NA MINHA VIDA!😊😊😊 DEIXEI O CAFE E A COCA COLA E AOS POUCOS VOU SEGUINDO A RISCA . EU NAO QUERO MAIS TER SURTO NEM DEPRESSÃO ❤
Olá Ana Paula! Fico feliz em saber que meus vídeos e respostas estão ajudando você a compreender melhor o seu transtorno e têm sido úteis em sua vida. Lembre-se de que é importante buscar tratamento profissional para condições de saúde mental, incluindo transtorno bipolar, para obter o melhor cuidado e apoio. Muito obrigado por acompanhar por aqui!
Atividade física+ alimentação fracionada + banho frequente+ remédio+ sono reparador. Tô fazendo tudo, quando estou em mania aí da vai, mas se entro em depressao acaba comigo
Estou em tratamento e já assisti vários vídeos do Dro, entendi a importância da alimentação. Quando fui consultar novamente perguntei para a médica psiquiatra e ela disse que eu não precisava mudar nada na alimentação, só não beber café 🙄! Pelo visto essa luta contra a bipolaridade é solitária 😔, são raríssimos os profissionais que se dedicam de verdade na psiquiatria. Parabéns ao doutor por ajudar a todos nós que não temos acesso a um atendimento digno.
Eles só sabem passar remédio serviço porco , não de obra precária
Eu faço acompanhamento no SUS (não tem psiquiatra), minha médica é uma clínica geral, muito jovem. Mas ela dá dez a zero em muito psiquiatra que já paguei. Ela me acompanha tem 3 anos e ela tá sempre fazendo uma verificação de como eu tô, o que tá acontecendo na minha vida, minha alimentação, exercício físico, meditação, ter tempo pra relaxar com algum hobbie, pra desestressar um pouco da faculdade pq minha principal comorbidade do TAB, é ansiedade. Eu percebo que muito desse interesse em se aprofundar em diversas questões da medicina depende muito do quanto o médico realmente se comprometeu dentro dele em ajudar as pessoas.
Sei como é. Nunca nenhum médico parou para me explicar o q é a bipolaridade mista.. Imagina ter bipolaridade com borderline? Claro q era difícil ter uma melhora. Só prescreviam os remédios e eu passava super mal e largava, pq achava q o maior problema era o borderline. Na verdade os dois são.
Um profissional serio como esse Dr. Renato a consulta e 1900,00 reais…. Ja paguei 700 reais em profissionais renomados (o que nao e barato pra realidade do nosso país) e o psiquiatra me encheu de antidepressivo piorei muito!!! Achar um bom profissional dentro da realidade do nosso país e como ganhar na loteria!!! Bons psicologos a media da consulta semanal e entre 250 a 300 reais, bons psiquiatras tbm um absurdo! É uma luta diaria…. E solitaria como vc disse!! É desanimador!!
300 reais fui diagnosticado com bipolar e o médico foi super gente boa, fez a cabeça dos meus pais para pagar academia pra mim e cuidar mais dos meus estudos rs
Esse Dr. Sem sombra de dúvidas é uma pessoa enviando por Deus pra passar tanto conhecimento de nível universitario com profundo conhecimento de forma que qualquer pessoa entende.
Você não é um médico Dr Renato, é um anjo disfarçado de médico ❤️
Esse médico é verdadeiramente uma benção de Deus.
Isso mesmo
Doutor eu nesse momento fumei um cigarro estou tremendo um igual uma cara estou com ansiedade aguçada estou fumando assim que vai embora a ansiedade deixo o cigarro minha amiga fica de boca aberta com isso
Tbm acho
Descobri a minha tab recentemente. Fiquei chocada! Com medo! Perdida! Os vídeos do Dr Renato tem me ajudado muito! Me abri p uma amiga minha, de anos, ela é da área da saúde e achei q ela me entenderia melhor. Ela falou p eu ter fé, p eu rezar, e q isso ainda era sjntoma da pandemia! Fiquei assim, de cara! Sem saber o q responder. Mas pensei: a pandemia me deixou c tab?!?! Gente! Pra outra amiga q contei e estava falando ela disse p eu parar de ser vitimista! Eu sou sozinha, nao tenho familia, pqrebtes sao super distantes, sem filhos .... isso é ser vitimista?! Então não contei p mais ninguém. Me fechei! Só eu e o meu diário, meu psiq e minha terapeuta!Pq ainda é um transtorno muito estigmatizado! É um caminho bem solitário, sabe? É o momento em q vc se depara com q máxima de ou vc cuida de vc ou vc vai se f*der! E hj em dia, ta todo mundo só p si! E uma coisa q a gente tem q ser máquina, produzir, trabalhar, ganhar dinheiro e ostentar nas redes sociais. Eu não consigo me encaixar nesse esquema .... e nem quero ! Mas q loka sou eu!
Prazer, toca aqui. Tenha certeza até acompanhados estamos sós nessa. Haja discerninento na cabeça do povo q vive só ocupados em nascer e morrer.
Vc é uma vítima, assim como eu e milhares... vítima dessa doença desgraçada. Eu me sinto só independente se há pessoas do meu lado. Acho que a doença afasta... pq antes dela eu tinha amizade; eu era sorridente e cativava. 😢😢😢😢😢😢 eu odeio essa doença
Espero que você tenha cortado amizade com essas amigas, principalmente a que te chamou de vitimista, amiga não é!
Esse mundo está perdido. Egoísmo e ignorância impera. Tbm passo por isso. É muito difícil. Em pensar que caí nessa situação tão miserável por causa exatamente de injustiças e perseguição, traição e situações que não foram eu que errei. Mas a louca que não tem nada nem ninguém e vive sofrendo sou Eu. Não é justo. Mas vamos vencer 👊
@@bibi39320 Falou tudo muito enganam os outros aprontam da pior forma e nós que pagamos nossas contas em dias, ajudamos os outros é que somos os loucos vai entender....
Dr. Renato, não tenho a menor dúvida de que o senhor é um dos melhores psiquiatras do mundo para tratar a bipolaridade!!!
Faço tratamento do transtorno há 27 anos, sempre me tratei com médicos renomados.Nenhum chega aos seus pés!!!Agradeço a Deus todos os dias pela sua existência e de sua querida mãe tb!!!
O senhor deveria ser canonizado como o “padroeiro dos bipolares”!
O senhor é um anjo que caiu do céu!!!!Sabe tudo de bipolaridade e não tem medo de compartilhar seus preciosos conhecimentos!!!
Deus abençoe o senhor e toda sua família, especialmente sua mãe!!
Todo o sofrimento que ela passou não foi em vão!!!Serviu p o senhor se dedicar à essa doença e mudar a vida de muitas pessoas!!!!!
Verdade
Eu perdi muito tempo e n te procurei
N sabia q vc existia
Me emocionei com o seu comentário!
Deus é muito bom de ter colocado o Dr. Renato na nossa vida!
Preciso encontrar uma resposta para o problema que enfrento a 20 anos com minha filha com esse transtorno bipolar!
Falei sobre estudar seu conteúdo com minha terapeuta e minha psiquiatra. Ambas me disseram que é benéfico pra que eu entenda melhor devido o tempo limitado em consultas, pois aqui eu obtenho ricas informações, entendo melhor minha condição e como lidar com ela, as consultas não podem me dar tantos detalhes. Eu agradeço que se disponha a isso.
Exato, as consultas espaçadas e com psiquiatras pouco dedicados não avança. Estude e pesquise por conta.
Pela resposta delas você está na mão de boas profissionais!
Sou psicólogo e admiro muito seu trabalho. Parabéns e obrigado!
Olá Pedro, fico muito feliz em saber!
Aproveito a oportunidade para convidá-lo a se inscrever no link a seguir para receber gratuitamente minha newsletter semanal exclusiva para psicólogos: esptranstornosdehumor.com.br/carta-semanal/
Obrigado por acompanhar por aqui!
Dr faz um video para os familiares. Como agir quando identificamos a pessoa na crise, no caso aqui um hipomaniaco mal humorado, dono da verdade, debochado, pq eles destroem a família 😪 ... abandona o tratamento coloca tudo a perder... não reconhece que tá na crise, ofende as pessoas que convive.. os filhos sofrem demais..
Rum tá falando de mim é?
No caso do meu marido só resolveu aceitar o tratamento depois que internamos ele em um hospital psiquiatrico em Jaboticabal...foi a nossa salvaçao. Ficou la 1 mes, com acompanhamento psicologico, psiquiatrico e medicaçao...foi muito duro para a familia tomar essa atitude, mas só assim para ele tomar consciencia do inferno que fazia na nossa vida.
Desculpa entrar na conversa d vcs,
Ms será q vcs tratam essas pessoas com amor e carinho? Empatia etc. Pq aqui em casa quando me contrariava eu quebrava coisas, e era tachada d louca pelos irmãos e conhecidos, ms depois q fui a diagnosticada d bipolaridade a coisa mudou muito eles não me contrária e nem eu perturbou quem respeitam a minha situação. Respeito é recíproco
O problema é q muitos não entendem e não aceitam a doença, acham q somos assim, q é nossa personalidade e q não temos nada de bom. Essa empatia é muito difícil por parte de alguns familiares. Mas qdo respeitam, td fica mais fácil.
@@giselledallicani7433 vrdd os meus irmãos não me entendem somente DEUS, e minha mãe é a minha irmã ms velha. as vezes a família são os primeiros a prejudicar ainda ms o problema isso é fato
Doutor Renato explica bem direitinho, só não entende quem não quer.
Hoje posso me manifestar. Eu fico indignado com os profissionais da saúde que conseguem negar ou ignorar as relações entre a mente, o cérebro e o corpo como um todo e suas funções motoras. Reconhecer as crises de bipolaridade como fazendo parte de um processo inflamatório foi uma bomba de descoberta para mim, até porque é tudo em que acredito e já experimentei. Respeito o meu médico demais. Mas hoje tenho até meios para discordar. Obrigado !👏🏆
Aproveito hoje dia do médico 18/10 para parabenizar os médicos que fazem a diferença como dr Renato.
Estou descobrindo a bipolaridade aos 45 anos. Ainda estou em choque com tantas informações e tanto tempo perdido...
Eu também
Eu também. É um desafio diário
Eu descobri este ano aos 51a. A sensação e de ficar sem chão, sem parede, no vazio
Também fui diagnosticada aos 31, depois de sofrer mais de 10 anos sem diagnóstico, com inúmeras comorbidades. Dr Renato foi fundamental pra eu colocar meu médico contra a parede e perceber que ele não sabia nada.Ao mudar de profissional, consegui enfim iniciar o tratamento. Estou com 33 anos agora, ainda engatinhando no tratamento; já passei por uma internação e diversas tentativas de suicídio. O tratamento está fazendo efeito, mas é tão lento que a vontade de desistir é constante... Doença infernal!
Nossa, eu descobri com 15 e tenho 20, para quem tem o diagnóstico tardio deve ser muito mais difícil, forças!
Dr Renato!Eu tenho 56 anos,a minha vida foi toda um desastre por conta dessa doença,medicação incorreta,não aceitação,péssimos hábitos etc….
Acontece que eu percebo meu cérebro bem comprometido,eu aguardo uma live sobre a bipolaridade na terceira idade,eu só melhorei depois que conheci o seu canal,dezembro passado,eu fiz tudo errado! Minha história é longa e incomum,a velhice tá na minha porta ,o que será de mim nos próximos anos?sem memória nenhuma pra fazer nada,sem foco,sem produzir,etcetera ,só tentando cuidar da saúde mental,mas será que é tarde?
Eu vivo sozinha.Mudei de vida,faço trilhas,alimentação ok ,mas a depressão está sempre presente,não sei o que será de mim.
Olá, tenho 55 anos e em breve farei 56, tratei depressão e agressividade a vida inteira, entrei na menopausa aos 35 anos e de lá o cá perdi o sono por completo, tomo remédio desde então e não tenho mais a memória boa ,bem concentração. Fico TB com as mesmas preocupações que você.😔
eu tenho 26 anos e ler isso me da vontade de desistir agora
@@lucasgraeff5391 ,de dezembro pra cá eu melhorei muito!!!Remédios corretos,atividade física,higienização do sono,alimentação,etcetera,não desista querido,vc eh jovem e tem muito tempo p vc se cuidar,eu não tive essas informações antes,por isso minha vida foi desastrosa,dá p levar uma vida normal,sim!eh preciso disciplina e aceitação,a terapia tmb é fundamental,esse Dr Renato foi a minha luz nesse túnel escuro que andei por todo meio século de vida,não desanime,hay dias e dias.Tem a questão da espiritualidade tmb,eu fui ateísta,hj eu tenho a humildade de reconhecer que existe um Criador de todas as coisas ,isso me ajuda bastante a seguir em frente.
@@carlaoliveira9377 nossa...obrigada por dizer algo de bom...espero que esteja bem!
Verdade! Como pode ser isso que Deus nós proteja, já basta a fibromialgia
Eu presto atenção nos livros que estão atrás, e nas palavras deste psiquiatra e penso quanto estudo e conhecimento resumido nesse vídeo. Conteúdo que vale ouro.
Na fase da depressão bipolar eu não consigo nem levantar o dedo, é horrível
Como você consegue sair dessa fase?
@@myrlacarolina6975 medicação corretamente prescrita pelo psiquiatra, alimentação antiinflamatória (passada por nutricionista) e exercícios físicos.
@@lucianasegala3363a medicação voltada para bipolaridade não te deixa sem emoções?
@@32421AF eu tomo lítio e fico assim na depressão, sem emoção
Exatamente isso!
Muita gente não fala. Mas eu gostaria de ressaltar que a atividade física em si não pode ajudar se você não tiver uma rede de apoio forte pra te ajudar..
Como assim?
Para mim não ajudou. Já tentei de td (hidro, pilates, Yoga, ) e algumas vezes. Nada dá jeito.
É um conjunto de fatores... N adianta vc viver num ambiente tóxico, comer mal, dormir mal e achar que 30min de esteira por dia vai adiantar alguma coisa
É complicado, tudo está contra a estabilidade de quem tem tab, e o pior é que quem tem diagnóstico de tab, tem outras comorbidades junto, isso complica mais. Nossa realidade cultural em relação a rede de apoio é péssima, e só piora com as jornadas de trabalho pesadas, estresse por falta de grana, a falta de grana em si, não sobra muito tempo com a vida tão corrida, e aí tudo vai ladeira abaixo, sem uma rede de apoio, que é o caso da maioria, pelo menos é o que eu vejo, e no meu caso também. Não tenho nenhuma rede de apoio, não tem nenhum apoio, e eu sei que é o caso de muitos. Como sair do buraco?! E estabilidade, sério?! Como?! Com tudo contra nós. A vida contra nós. Sério, essa doença é uma maldição muito cruel. Para quem quer melhorar, ficar estável, é o mesmo que ficar andando em círculos, correndo atrás do próprio rabo, dar cinco passos para frente, logo em seguida, dez para trás, não saímos do lugar, não existe progresso, quando parece que vai para frente, somos puxados para trás de novo. É uma luta constante, e isso é exaustivo. Chega uma hora que chegamos a conclusão de que nada faz sentido, nada disso faz sentido, por que não chegamos a lugar algum, é só luta atrás de luta. Se não tiver um psicológico muito bom, fica difícil continha em frente. Espero que tenhamos forças para ficar firmes sempre. 💪🏻
@@anasouza8173verdade 😢difícil.
Você toma medicação?
Eu sim pra depressão e síndrome do pânico mesmo assim tenho crises
Tô aqui comendo sonho de creme, maltballs, hahahah e ouvindo que isso eu não poderia fazer. Só que eu não me aguento... vou lá e compro açúcar, depois fico me culpando.
dr acho o senhor tão jovem e mto competente
Já faz anos que eu estou me sentindo esgotada, desanimada, cansada, exaustão, sem energias nenhuma... ...Já fazem mais de 13 anos que tenho depressão e fui diagnosticada com bipolaridade. Depois da minha crise de euforia, eu fiquei deprimida. Tenho ansiedade, fibriomialgia, irritabilidade, dores, tristezas etc. Deprimida desde Março de 2022. A minha crise de euforia durou desde o Natal até o dia da minha festa de aniversário. Que eu nunca tive e resolvi fazer durante a crise de euforia. Foi uma festa surpresa pros outros... ...eu tava super feliz, animada, ansiosa... ...mas tudo acabou naquela noite. Toda a minha felicidade eufórica se foi em segundos. Tô até hoje tentando sair dessa fase tão difícil da minha vida. E a maioria das pessoas não entenderam nada, e nunca irão entender. Muitas pessoas recriminam a gente, sem compreender o que é ser bipolar. A maioria se afastaram de mim por causa disso. É claro que a gente sofre, mas não podemos obrigar ninguém a ficar conosco. Mas sobraram alguns que me aceitam como eu sou. Porque independente de qualquer coisa, nós com doenças do emocional, merecemos RESPEITO!!!
Verdade
Dr. Renato! As suas explicações são valiosas. Já fui em vários médicos e nunca ouvi comentários/dicas como as que está nos dando. Adoro te ouvir e estou colocando em prática. Difícil, mas não impossível! Muito obrigada!!!!!
Nem me fala inventei de estudar me ajudou muito na depressão. Mas agora na reta final é o motivo do meu nervosismo não tô sabendo me organizar com os relatórios finais acho q vou desistir
Cheguei num ponto grave de gastrite, refluxo e azia!
Então refleti sobre minha dieta e notei que carnes temperadas, não digere bem!
Café e chocolate, pães e bolos, também.
O que TEM sido melhor e sem transtornos é a ingestão de frutas e legumes crus!
Legumes crus também é complicado.
Sim, parece que o jeito é seguir uma dieta mais natural possível, sem nada de muito tempero e produto insdustrializado.
O dr Renato explica como se fosse ele passando por tudo ❤ Maravilhoso. Um presente de Deus para nós 🎁
É exatamente isso mesmo, neste momento estou assim sem forças e sem ânimo para nada, um dos fatores q tira o meu sono é pensar na casa q quando estou desmotivada passa ms d dois dias sem limpeza, e para ressaltar sou uma pessoa muito higiênica com a minha casa etc, sou bem organizada
Ms quando estou assim me sinto um lixo e quando vejo a minha casa desorganizada a depressão judia muito mais
Gente isso não é fácil mesmo, estou aqui acordada sem sono as 00:56 pensando no amanhã pedindo a DEUS q me dê forças e disposição para fazer o meu serviço do dia a dia.
Minha casa tá um chiqueiro
Limpo das cinco as 10 e n sai do lugar
Na faze depresiva. Pense. Guando eu melhorar eu limpo . E uma faze vai pasar .e guando pasar eu limpo tudo
💞💞💞@@carmenlucia898 gratidão meu bem, pelo bom concelho vou por em pratica qud eu estiver assim💞💞💞😘😘
@@julianesouzadecarvalho8871 a minha também. Sofro muito com isso .
Comecei fzr , exercícios físico ha uns 4 , anos atrás.sempre gostei muito desde a adolescência,so q tino hábito de fzr , disciplina então nem se fala .mas ag eu amo ❤️ e faco exercícios físicos de 3 a 4 vezes na semana ,e caminho bastante durante a semana ,sou bem ativa .na semana que estou doente e não posso fzr , sinto uma piora rapidamente.ai dps comeco de novo.mudei tudo meu estilo de vida 🙏 deus te abençoe doutor 🙌
Não tenho diagnóstico de bipolaridade. Sou muito ansiosa e irritada, porém, consigo controlar. O que chamou a minha atenção foi para a alimentação. Estou no processo de mudança da alimentação, tem um ano. Tirei o açúcar, estou diminuindo o consumo da carne vermelha e do carboidrato, estou observando uma melhora significativa em meu emocional. Sou diagnóstica com fibromialgia,tua constante com atividade física, respiração, meditação e muita, muita fé em JESUS.
Soui gual a senhora estava com colesterol alto ,fis umas mudanças no meu ritimo alimentar e físico a diferença entre nós e nos bipolar é essa eles não se esforçam para mudar, se mudassem e fizessem as coisas como tem que ser melhorariam mas não querem.
@@rosanedossantos2497Não é só porque não querem, nao se entendem e quando estão na fase de depressão realmente e comprovado cientificamente não tem energia para fazer as mais simples atividades.
Obrigada dr por explicar pra gente. Já passei por vários psiquiatras e eles só passaram os medicamentos e eu ainda ouvi de um profissional que eu não dormia porque era sedentária. Estou indo na academia 6 vezes por semana, melhorei a alimentação, tomo medicamentos e ainda tenho recaídas. O Senhor é uma benção em nossas vidas.🙏🏼
Exatamente, é cuidar da mente e do corpo sempre!!! É mudar o estilo de vida!! Se conhecer!!!
Dr. eu nunca estive bem, ja to cansada de estar sempre cansada, muito cansada, não tenho energia para nada, ir ao cinema, trabalhar no sitio, nada, coitado do meu marido. fazem uns 30 anos que estou cansada. Se uso os estabilizador de humor como a Quetiapina, meu sono e cansaço aumenta muito mais.
Use coenzima Q10, vai te ajudar muito. Pode ser manipulada
@@renatasouza5572 muito obrigada
Como vc está querida....vc obteve alguma melhora?
A quetialuna
Eu na faze depresiva não isso Quetiapina pra durmi. Porque fico mas sem animo do que já estou
É um grande SERVIÇO À SOCIEDADE 👏👏👏
Eu acredito, fiquei internada por depressão, tudo era na hora, logo melhorei ,nas qdo voltei para as atividades mormais eu piorei, hoje sigo essas instruções, durmo no horario , nao bebo, faco uso regular dos alimentos , e agora vou melhorar muito mais com esses ensinos, gratidao
VOCÊ É UM ANJO PARA NÓS. AMO SEU CANAL 💕
Realmente, no início do remédio eu dormia bem. Hoje o sono tá difícil. Estou no começo do tratamento e já tirei açúcar, pão, e carne. E eu nem sabia disso. Vamos esperar né?
E agora vc se alimenta do que ?
@@anthonyervilhas de tudo
Procuro evitar açúcar refinado
@@anthonyervilhas Eu faço jejum intermitente, tirei o açúcar, o pão, a carne. Eu como as coisas que Deus deixou. Frutas, feijão, arroz, ovos, peixe Atum... Nada que seja caro. De vez em quando faço caminhada...
@@raimundabarbosadossantosma2057 me refiro a mulher que comentou que não come proteína.
@@anthonyervilhas ha tá 🤔
Obrigada por tudo dr Renato. Finalmente ouço alguém que realmente trata a doença com respeito e conhecimento 👏👏👏👏👏👏👏
Esse médico é realmente um ser divino ele ensina a fundo de coração. Te admiro muito ❤
Pelo amor ao próximo, compartilhem, repartilhem, tripartilhem esse vídeo. OBRIGADA DR. RENATO💫✨✨✨
Por isso que eu fiquei muito muito cansada pós covid, mesmo eu tratando meu corpo saudavelmente, fiz diversos exames que deram normais, 1mes de calvário fui ao psiquiatra que me deu um potencializador do antidepressivo, melhorei no 3o dia e até agora estou bem e não entrei em mania. Contínuo com a dieta ( sem trigo, açúcar e leite), voltei para a atividade física regular.
Não sou bipolar, mas depressão, depois de anos de recaídas, fui numa médica que acertou na medicação, continuo com a mesma alimentação sem reeducação alimentar.
Desde 2014 fui diagnósticada com TB,uso o lítio, já tive 2 crises de TB Eufórica, em 2021, a crise foi horrível pois tive covid19,quase morro,tomei muito medicamento, tive que tomar o lítio 3x ao dia para poder dormir. Em 2016 tive chicungunha,ainda hoje sinto dor no meu corpo. Vivo deprimida,sem energia, sem força,sem coragem, pensava eu que era por conta da covid19 .
Eita! Mas o Lítio não serve para dormir!
Melhor médico que eu já ouvi falar sobre Bipolaridade...
Que o único Deus verdadeiro te abençoe!✝️
Primeira coisa que a psiquiatra disse, vai mudar alimentação, fazer exercícios físicos e passar em terapia além do remédio.... São 4 meses ainda . Estou no início
Minha eterna gratidão a este profissional que traduz tudo o que sinto de maneira tão clara e compreensiva.
sensação de pertencimento.....falou tudo.
Estou descobrindo a conviver com essa nova condição...o doutor tem ajudado bastante
Olá, Fernanda! Fico feliz em saber que estas informações têm sido úteis em sua vida, pois quanto mais conhecimento temos sobre o assunto, mais as estratégias de tratamento - e a importância delas - fazem sentido. Isso tudo traz aderência ao tratamento e, por consequência, a melhora dos sintomas. É por isso que costumo dizer que conhecimento salva!
Outra coisa muito importante, que me faz muito bem, Meditação. Pena que não sou disciplinada.
Em outubro eu comecei a caminhar. Hoje já perdi 6 kg e minha glicemia está 81. Deixei de ser pré diabetes, mas se vc não comprar eles não orientam nada e vc acaba passando pra ser diabetes. Eu agradeço ao dr Rodrigo o vídeo que fala sobre caminhar todo dia. Nem todo amigo ou psiquiatra dá ouvidos ao que falamos sobre nossos conhecimentos sobre bipolaridade.
E ainda mais quando falamos de alimentação saúdavel e caminhadas, mudei a minha alimentação cortei doces passei a caminhar, pinto telas melhorei demais nem sinto falta de remédios enfim estou bem melhor!!!
Super triste por nenhum médico ter parado para me explicar o q era a bipolaridade. Nunca me explicaram o q era ter bipolaridade e borderline juntos. Minha vida sempre foi um inferno. Cheguei aos 46 não sei como.
Chegou e chegará com a força de Deus. A cura é Deus e a ciência 🙏🙏
Meu Deus 🥹
Parabéns Dr. pelo grande empenho no seu trabalho útil para tanta gente.👏👏👏👏
Eu na vida. Toda
Luz, clareza... finalmente estou entendendo o q se passa comigo! 🙏🏼 Obrigada Dr.!
Eu fico assim! Nao consigo fazer nada , tamanho o peso do corpo
Alimentação tem tudo a ver com o humor, com certeza.
A palavra de Deus diz:Mente sã,corpo são...Acredito que o espiritual caminha com o físico..
Explanação excelente!!!Parabéns Doutor!!!@
Parabéns Dr Renato Silva❤
Fantástico!!!!
Conhecendo agora... e estou muito feliz.. por ver uma luz no fim do túnel depois de mais de 15 anos sem tratamento certo.. queria me consultar com ele..
Eu tava fazendo exercício, me alimentando bem, aí inventei que tinha sido diagnosticada erroneamente e decidi parar as medicações. Foi ótimo por 1 mês. Agora eu só consigo pensar em deixar de viver, como eu fazia antes do lítio. Como um medicamento pode ter uma influência tão forte nas ideações suic*das? Claro que tenho outros sintomas, mas esse é o que mais me chama atenção. Porque os outros medicamentos podem me ajudar com os outros sintomas. Mas esse em específico não tem jeito.
Com depressão fica tudo mais difícil, no entanto, aprendi ao longo de quase 30 anos, que manter uma boa alimentação, fazer atividade física , praticar yoga e meditação têm me mantido longe da depressão. Não arrisco tomar antidepressivo e mantenho o ‘santo’ lítio. Não descuido da alimentação e do sono. Estudei muito sobre TAB e aprendi muita coisa que coloquei em prática na minha rotina ao longo desses quase 30 anos. Conhecer a patologia é fundamental para que o paciente aprenda a ter um certo controle sobre a doença. É muito importante aceitar e tirar o estigma que acompanha a maioria dos transtornos mentais.
Tenho essa doença quando estou deprimida, ligo a tv e sitonizo ,na coloco um louvor bem lindo e começo a cantar .amo cantar desde de pequena .Ag entrei na aula de música junto com minha irmã e minha amiga ,o curso é gratuito.tds as pessoas falam que canto bem.desejo cantar na igrejinha ak , perto de CS 😃🙏🙏🙏 parabéns doutor pelo vídeo 🥰
Pois é doutor, quando me deu a primeira crise realmente forte, emagreci 17 kg, depois do meu segundo casamento e com a mudança de cidade engordei 40kg.E agora estou quase me separando novamente, pois meu esposo por mais que mostre seus videos e explique minha doença pra ele não tem jeito.Acho que não me resta muito tempo, pois não vou conseguir viver com essa doença o resto da minha vida.
Vai sim tenha fé faz exercício físico toma seu medicamentos serto
@@davidomingos3036 porq vc acredita nisso?....vc algum bipolar?
Obrigada meu Deus por ter me direcionado a esse canal.
Alguém sabe nos dizer melhor sobre a alimentação? Além do que ele disse.. * * *incluir proteína (carne branca),
*tirar a vermelha,
*tirar o açúcar
*fazer mais lanches ...
Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento! minha cabeça deu um bum agora. Agora tudo faz sentido. Obrigada ❤❤
Dr Renato, no ano passado ingressei numa jornada de comer melhor e tbm fazer exercícios. E foi exatamente nesse período que eu tive uma crise depressiva mto mto pesada.
Será que depende muito da maneira como você buscou isso? A gente quando quer sair logo do estado depressivo, busca alternativas com muita ansiedade, expectativas... Precisa praticar junto com alimentação e exercicios o mindfullness (não lembro se assim que escreve 🤭). E também tem o fator que o corpo acostumado a gerar energias negativas, vá reagir para se manter depressivo. Como o dr Renato disse, é um processo lento, mas vai surtir o efeito esperado a longo prazo. Escolha uma coisa de cada vez. E assim, vá prosseguindo acrescentando outra com o tempo. E a primeira coisa que você vai precisar exercitar nesse processo de mudança é a paciência.
@@JoiLee10e aja paciência...😢
Partindo do pressuposto, então suplementos podem serem usados para reduzir ou cessar os sintomas.
Verdade ,esse doutor é um anjo!! Pq conhecimento é poder !! Muito obgda !
Exatamente Dr. Renato. O que a gente quer é melhorar da depressão e enqto estamos sem energia nem pra colocar a xícara do café na pia, imagina o qto sofremos perdas por conta disso. Nessa hora é estabilizar mas lembrar a longo prazo. Só agora descobri a bipolaridade. Graças a esses vídeos espero reforçar todo esse conhecimento 🙏🕊️😇
Trabalhar em trabalhos pesados e braçais sou diarista ...fico bem i dia w trabalho..qdo fico em kza deprimi ..tenho tbm personalidade mto forte..mas o que mais me dói é decepcionar pessoas que mais amo..falo coisas que ofendem..depois a pior parte culpa e pânico...por saber que meus filhos tbm têm probalidade pra serem bipolares tbm ..
Põe jogo de loooooongo prazo nisso!!!😢😢😢
Ou eu ainda não encontrei o caminho...😢😢
Esse Dr professor é guiado pelo Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti e sua falange.
E como convencer uma adolescente que não pode comer porcaria ? Estou tão cansada 😢
Dr. A minha psiquiatra falou que é pra eu maratonar seus vídeos. Em 3 dias já foram mais de 60, 😅 logo tô craque... já inclui ovo no café da manhã e yogurte, e estou caminhando a tarde, pra não dormir, mas o sono a noite não vem, acho que vou ter que ir cedo mesmo. Só que o que vou fazer a tarde? Tenho um sono louco a tarde
Também acho fazer um pra família...eles não acreditam
Dr.Renato você é uma benção,se vê que o Dr.ama o que faz, vc tem me ajudado muito nestes dias de aflições, gratidão ❤
O Dr. trata também de transtorno de ansiedade?
Nossa doutor o senhor explicou minha vida é o inferno que são as crises.
o q mais me entristece além dos sintomas do tb é o ganho de peso não aceito essa condição.faço dieta,atividade física,só se eu morrer de fome
Investiga com um endócrino, se vc for homem se tá ok os hormônios, se for mulher vc pode ter síndrome do ovário policístico.
o que melhorou meu humor fora o remédio foi o pensamento
Meu ex marido é bipolar, se levantar para ele já era um sacrifício, até fazer as coisas para ele mesmo demandavam um esforço tão grande que era como se fosse um castigo, ele dormia tanto mais tando que acho que nunca dormi a metade q ele a minha vida inteira, ele era legal mas tinha oscilação de humor repentina o q nos fez ir e voltar 21x, fui parar na terapia pq era muito complicado o convívio, hj estamos separados mais o amo e rezo e desejo a ele tudo de bom e que ele tenha uma vida tranquila e consiga se tratar, ele sempre se recusou creio q não se tratar acaba dificultando muito mais o convívio.
Gratidão 🙏
Melhor psiquiatra que eu Já ouvi , até hoje 💖😊👏🏻🙌
Sim.dr Renato é um ser humano muito generoso.
Boa tarde. Muito bom Dr.
Renato este vídeo esclarecedor, o seu conhecimento nos faz aceitar o problema e fazer nossa parte. Tratar bipolar é como tratar qualquer pessoa. 🫠💯💕
Olá, Adna! Fico feliz em saber que meus vídeos e respostas estão ajudando você a compreender melhor o seu transtorno.
Lembre-se de que é importante buscar tratamento profissional para condições de saúde mental, incluindo transtorno bipolar, para obter o melhor cuidado e apoio.
Muito obrigado por acompanhar por aqui!
E ficar bem um mês é ruim? Claro que não!
Infelizmente encontrar uma direção certa junta com os psiquiatras é tão difícil. Porque muitos estão nem aí, é só olhar pra sua cara passar exame pra saber se tá com algum déficit de alguma vitamina e ou passar remédio e pronta. Agora ter essa conversa que o Dr. Renato tem é difícil demaaaais.
Agradeço muito esta informação pois salva vidas. O conhecimento posto em prática vale tudo😊
Depressão +síndrome do pânico +fobia social+ansiedade+bipolaridade=alimentação desregrada pra mim
Melhor médico do mundo.
Olá, Maze! Eu apenas compartilho meu conhecimento e experiência para ajudar a esclarecer dúvidas e trazer mais informações sobre a saúde mental. Agradeço por sua apreciação e espero continuar sendo uma fonte de ajuda para você e muitas outras pessoas.
É verdade hoje eu tenho tomado bastante anti-inflamatório natural que eu tenho planta aqui no meu quintal, além dos remédios é claro né, quetiapina, é lítio, pela faxina ,e outros,eu tenho tomado bastante inflamatório não pensando na bipolaridade, que eu não sabia disso Claro que não sabia né, ouvindo o senhor falar comecei a entender que umas duas semanas eu estou me sentindo super mega bem.
Tu podes dar uma dica de planta antiflamatória e como usar? 🙏🏼
Parabéns doutor! Bora cuidar do templo, vamos plantar, regar e esperar os bons frutos....
Dr Renato, parabéns pelo canal e os vídeos sobre bipolaridade, são extremamentes necessário para quem sofre com esse transtorno ou para quem lida com alguém que tenha. O senhor é uma enciclopédia do assunto, já vi vários canais que abordam o assunto, mas nenhum deles igual ao seu. Eu, como portadora do TAB tipo 2, agradeço super pelo seu trabalho, e peço que continue, têm muita gente que precisa dessas informações. Gratidão.
Olá Juliana! Obrigado pelo seu feedback positivo! Estou feliz por ter sido útil para você. Compartilhar conhecimento e ajudar as pessoas é uma das coisas mais importantes que podemos fazer. Agradeço por sua apreciação e espero continuar sendo uma fonte de ajuda para você e muitas outras pessoas.
Aproveito a oportunidade para convidá-la para a maior e mais completa aula que farei sobre bipolaridade:
bit.ly/labirintodabipolaridade
Te espero lá!
Complexo corpo-mente. Grande abordagem.
É verdade, já me perguntaram e já falaram que sou agressiva.
Eu após me separar de um relacionamento abusivo fiquei 7 anos deprimida e desenvolvi fibromialgia. Queria fazer as coisas mas não tinha energia, ficava prostrada.Tratei a fibro, mas só o ano passado tive o diagnóstico correto, comecei com lítio mas me deixava sem energia. Com lamotrigina estou ótima
Dr. Renato, o conteudo dos seus vídeos é maravilhoso. Tenho pego muitas dicas e explicacoes incríveis que nunca teria acesso com os psiquiatras que frequentei ao longo dos anos. E isso tem me ajudado muito.
Muito obrigado por compartilhar conosco.
dr Sou fa do seu trabalho.. gratidão pelas informações esclarecedora.. Tenho estudado nosso paladar e COMERCIAL... nao como por saude, mas por que as indústrias como uma gangue te viciam no paladar... eu sempre falo aos meus clientes..saia dessa matrix e pense por voce..processado, industrializado mexe com seus hormonios e bum... depressão, ansiedade...etc.. aqui no RUclips no meu canal procuro também falar e explicar isso.. parabens.
Doutor passo por depressão bipolar desde que nasci há 69 anos a minha vida tem sido um grande sofrimento porque sou uma paciente refratária não me adapto com nenhuma medicação e as crises são sucessivas Estou aguardando na fila de espera do SUS para fazer um tratamento cujo nome é eletroconvulsoterapia tenho pedido a Deus que me envie uma quantia para que eu possa pagar este tratamento pois esperar pelo SUS é muito difícil
Dr Renato, tudo bem? Como é bom ver seus vídeos e ensinamentos. E também gosto muito do seu jeitim mineiro de falar.
Você sempre fala que o bipolar não pode tomar antidepressivo, aí fico sempre me perguntando o que acontece comigo. O antidepressivo sempre fez parte da minha vida, nunca virei para mania tomando ele. E agora há uns quatro anos estou equilibrada, estou tomando o lítio e Lamotrigina, mas o antidepressivo nenhum médico tira de mim. Já pedi a médico para retirar, mas nos duas temos receio. O antidepressivo, Venlafaxina, tomo há tanto tempo que ele já se incorporou em mim 😳
Só não pode tomar isolado. Mas essencial junto com o regulador do humor.
Descobri o ano passado com 51 anos,uma vida de muita confusão,2 casamentos desfeitos,namoros fracacados enfim descobri agora a causa de tanta confusão nos meus sentimentos,ora querendo matar todo mundo,ora euforia me envolvendo em relacionamento por impulso,ora deprimida sem vontade de nada,querendo fugir do mundo,agora descobri estou medicada mas orientação mesmo é só com esse doutor,porque não tenho acompanhamento com terapia e nem psiquiatra. A doutora me diagnosticou me deu o estabilizador e te vira... graças a Deus pela vida do dr Renato❤
Minha mulher ficou 7 anos sen crise tomando o medicamento direitinho
DR O SENHOR FEZ TODA A DIFERENÇA NA MINHA VIDA!😊😊😊 DEIXEI O CAFE E A COCA COLA E AOS POUCOS VOU SEGUINDO A RISCA .
EU NAO QUERO MAIS TER SURTO NEM DEPRESSÃO ❤
Olá Ana Paula! Fico feliz em saber que meus vídeos e respostas estão ajudando você a compreender melhor o seu transtorno e têm sido úteis em sua vida.
Lembre-se de que é importante buscar tratamento profissional para condições de saúde mental, incluindo transtorno bipolar, para obter o melhor cuidado e apoio.
Muito obrigado por acompanhar por aqui!
Atividade física+ alimentação fracionada + banho frequente+ remédio+ sono reparador. Tô fazendo tudo, quando estou em mania aí da vai, mas se entro em depressao acaba comigo