Opa vamos lá: - Tentativa Perfeita: é aquela em que o agente esgota todos os recursos que tinha à disposição para realizar o crime. Ex: agente, armado com 5 munições, efetua todos os disparos, não consumando o delito de homicídio por circunstâncias alheias à sua vontade. - Tentativa imperfeita: o contrário da anterior, com o agente impossibilitado de esgotar seus recursos. Ex: consegue efetuar apenas um ou outro disparo. - Tentativa incruenta (também chamada de branca): A vítima ou bem jurídico não são atingidos. Ex: criminoso erra todos os disparos em tentativa de homicídio. - Tentativa Cruenta (ou vermelha): é aquela em que o bem jurídico é atingido. Ex: tentativa de homicídio em que a vítima é a tingida por um dos disparos. Espero ter ajudado!
Se alguém está dirigindo seguindo as leis e por descuido de olhar para alguém ao lado passa no sinal vermelho e atropela alguém, o mesmo presta socorro a a vítima morre, esse caso tem chances de ser inconsciente
Professor, a diferença entre a culpa inconsciente e o dolo eventual é que no primeiro o agente prevê o resultado mas não deseja e acredita que ele não vai ocorrer porque conseguiria evitá-lo. Já no segundo, o agente assume o risco de produzir o resultado, ou seja, ele também prevê, no entanto ignora sua ocorrência e não liga caso sua conduta cause algum dano. É isso?
Perfeito, Jéssica, com uma única observação: você apontou as diferenças entre culpa CONSCIENTE (e não inconsciente) e o dolo eventual. No mais, a descrição está corretíssima .
No caso da culpa consciente não caberia no seu primeiro exemplo professor? Ou seja, ele poderia saber do risco mas acreditava que tinha habilidade para jogar os móveis exatamente dentro do caminhão? Desculpa, só estou tentando analisar para gravar seus ensinamentos
Leandro Lopes ótima pergunta! É possível sim. A conclusão da aplicação da culpa consciente ou da culpa inconsciente dependerá da previsão do resultado pelo agente: 1. Se o agente foi realmente descuidado e nem imaginou que pela rua poderia passar alguém (sendo que tal fato era previsível por qualquer pessoa cuidadosa), então estaremos diante da culpa inconsciente (mesmo que o agente acredite nas próprias habilidades em acertar o caminhão, pois o fato de ser inconsciente relaciona-se com o fato do agente não ter previsto o resultado no caso concreto que, no entanto, era previsível). 2. Se o agente percebe que alguém passará pela rua, ao lado do caminhão, já consegue prever a possibilidade de ocorrência do resultado (já há consciência). Se ele acredita nas próprias habilidades e acerta a vítima aí sim estaremos diante da culpa consciente (o fato de acreditar nas próprias habilidades, ao invés de assumir o risco apenas a diferencia do dolo eventual). Bom, espero tê-lo ajudado! Abraço!
🔴 Pessoal, toda segunda-feira às 19h tem aula ao vivo para as carreiras policiais. Inscreva-se: bit.ly/3kYWBPu
Por mais complicado que seja o tema você transforma em um assunto de fácil compreensão. Obrigado, e grande abraço!
#sereipolicial
Roberto Silva muito obrigado! Nos próximos vídeos buscarei facilitar também a compreensão da criminologia e do processo penal! #SeráPolicialSim!
O melhor de todos os professores do mundo
muito bom recomendo, bem explicativo sem palavras Difíceis com uma linguagem bem popular.
Muito obrigado pela recomendação, Flávio! Grande abraço
Ótimo vídeo! Cá estou eu na correria até dia 26. Obrigado!
Muito obrigado! É isso aí, vai com tudo nessa reta fina e continue contando comigo!
Professor, passei para agradecer o conteúdo 👍🏽✌🏾🌟👏🏼👏🏼👏🏼
mais um vídeo excelente,valeu professor...rumo a pc sp ...
edinho moreira muito obrigado pelo elogio! Vamos juntos rumo à aprovação! Conte comigo!
Obg professor, grande esclarecimento, meu professor na faculdade não explicou melhor. Gratidão eterna.
Tamo junto, meu amigo!
Suas explicações são top, muito esclarecido. Parabéns pelo excelente trabalho. Tem me ajudado muito.
Muito obrigado mesmo!!! E pode continuar contando comigo!
Prof. Diego Pureza
Poderia explicar sobre tentativa cruenta e incruenta, perfeita e imperfeita
Opa vamos lá:
- Tentativa Perfeita: é aquela em que o agente esgota todos os recursos que tinha à disposição para realizar o crime. Ex: agente, armado com 5 munições, efetua todos os disparos, não consumando o delito de homicídio por circunstâncias alheias à sua vontade.
- Tentativa imperfeita: o contrário da anterior, com o agente impossibilitado de esgotar seus recursos. Ex: consegue efetuar apenas um ou outro disparo.
- Tentativa incruenta (também chamada de branca): A vítima ou bem jurídico não são atingidos. Ex: criminoso erra todos os disparos em tentativa de homicídio.
- Tentativa Cruenta (ou vermelha): é aquela em que o bem jurídico é atingido. Ex: tentativa de homicídio em que a vítima é a tingida por um dos disparos.
Espero ter ajudado!
@@DiegoPureza
Obrigada, foi muito objetivo.
Opa disponha!
deixa a musica de abertura mais uns 15 segundo !!! Excelente a forma de explicar os temas !
Valeu Dinei rsrs a música é muito boa mesmo rsrs obrigado pela força!
Top demais!! Valew.
Samuel Bispo opa #TamoJunto e valeu pela participação de sempre!!!
Explicação top!! melhor prof
Muito bom! Obrigado!
Eu quem agradeço pela força, Denis! Valeu!
Muito obrigado! 👏🏼
Eu quem agradeço pela força, Daniel!
Ótimo vídeo, parabéns
Muito obrigado, Bruno!
Amei os conteúdos
Professor, sobre as consequências, como responde o agente em ambas modalidades?
Parabéns!!!
Muito obrigado!
sim e qual a consequência jurídica delas?
Em ambos os casos o agente responderá por crime culposo. O detalhe é mais em concurso público.
Pensei algum deles excluiria a tipicidade. Obrigada
SHOW ! 🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊
Compartilhado!
Well Fabiano opa valeu!
você é perfeito
ESTE CAI TAMBEM PROF. DIEGO NA PC-SP AGENT. TELE
PAPO DE BANCADA APRENDENDO JUNTOS cai sim.. é o que pode cair de mais difícil para AgeTel.
Prof. Diego Pureza obrigado meu amigo
PAPO DE BANCADA APRENDENDO JUNTOS opa disponha, conte com o canal!
diego vc tem video do artigo 359 direito penal para agetel pc sp ?
Desse crime, infelizmente ainda não... creio que não dará tempo de gravar antes da prova.
mais um aprendizado
Valeu, Chris!
Muito bom
Se alguém está dirigindo seguindo as leis e por descuido de olhar para alguém ao lado passa no sinal vermelho e atropela alguém, o mesmo presta socorro a a vítima morre, esse caso tem chances de ser inconsciente
Show !!!!
Valeu!
cara eu fiquei com duvida, nessa inconsciente utiliza se o NII? Negligência Imperícia e Imprudência? somente ele que não prevê o resultado ?
Mas culpa consciente ele responde por Culpa ou dolo? Pq ela está no art 18, I do cp, que é dps crimes DOLOSOS.
Professor, a diferença entre a culpa inconsciente e o dolo eventual é que no primeiro o agente prevê o resultado mas não deseja e acredita que ele não vai ocorrer porque conseguiria evitá-lo. Já no segundo, o agente assume o risco de produzir o resultado, ou seja, ele também prevê, no entanto ignora sua ocorrência e não liga caso sua conduta cause algum dano. É isso?
Perfeito, Jéssica, com uma única observação: você apontou as diferenças entre culpa CONSCIENTE (e não inconsciente) e o dolo eventual. No mais, a descrição está corretíssima .
Verdade kkkk Agora que vi que escrevi errado! Entendi então o raciocínio!! Obrigada!
No caso da culpa consciente não caberia no seu primeiro exemplo professor? Ou seja, ele poderia saber do risco mas acreditava que tinha habilidade para jogar os móveis exatamente dentro do caminhão?
Desculpa, só estou tentando analisar para gravar seus ensinamentos
Leandro Lopes ótima pergunta! É possível sim. A conclusão da aplicação da culpa consciente ou da culpa inconsciente dependerá da previsão do resultado pelo agente:
1. Se o agente foi realmente descuidado e nem imaginou que pela rua poderia passar alguém (sendo que tal fato era previsível por qualquer pessoa cuidadosa), então estaremos diante da culpa inconsciente (mesmo que o agente acredite nas próprias habilidades em acertar o caminhão, pois o fato de ser inconsciente relaciona-se com o fato do agente não ter previsto o resultado no caso concreto que, no entanto, era previsível).
2. Se o agente percebe que alguém passará pela rua, ao lado do caminhão, já consegue prever a possibilidade de ocorrência do resultado (já há consciência). Se ele acredita nas próprias habilidades e acerta a vítima aí sim estaremos diante da culpa consciente (o fato de acreditar nas próprias habilidades, ao invés de assumir o risco apenas a diferencia do dolo eventual).
Bom, espero tê-lo ajudado!
Abraço!
Prático 👀
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
😁👍👍👍👍👍👍
\o/
\o/ \o/