Nem monogamia, nem poligamia deve ser algo imposto. Elas existem para que possamos dialogar sobre as possibilidades da vida e decidirmos qual delas nos contempla na dada fase em que estamos, ou quem sabe nos acompanhe por toda ela. As vezes o que funciona para mim, na funciona para você e tá tudo bem! O que não está bem, é se prender a algo que não te faz feliz, só porque você cresceu achando que é o "certo", sem ao menos questionar se isso faz sentido para você. É uma questão de busca por autoconhecimento e de desafiar constantemente o seu ego.
Não monogamia para gente bonita ou famosa é sempre gourmet. Para nós, que contamos nos dedos as pessoas com quem temos a chance de proximidade, é inimaginável uma situação desta. Minha ansiedade não me deixa nem pensar em mais de uma pessoa, quem dirá viver assim. hehe
Até que fim um comentário inteligente. O pessoal quer seguir o estilo de vida dos ricos famosos vão morrer tudo sozinho sem dinheiro sem energia nem pra trocar uma lampada.
@@pretahthais claro, mulheres tem sempre uma fila pra transar com ela, e alguns homens bonitos. Mas a sua experiência só reforça o ponto do rapaz. Pra quem tem outros à disposição (bonitos e mulheres) o negócio é gourmet.
Todo relacionamento tem que ser de admiração respeito e amor 💘 Cada um tem que ser responsável por suas escolhas. O que faz a diferença é sempre o bom caráter e coração ❤ bom amoroso. Vivaaaaa o verdadeiro amor!!!
Eu acredito que devam existir relacionamentos abertos que funcionem. Mas a escolha por relacionamento aberto não é sinônimo de honestidade assim como a escolha por um relacionamento "fechado" não é sinônimo de hipocrisia/desonestidade. Há hipócritas e honestos em toda forma de relacionamento. Respeite-se a escolha de todos. Respeite-se quem opta por um relacionamento aberto, respeite-se quem opta por um relacionamento entre 2 pessoas apenas.
Pra mim, o depoimento mais coerente do que tá acontecendo foi o da Clara. E me sinto igualzinha a ela no meio dos meus amigos super desconstruídos, mesmo eles sabendo que ideologicamente e na maioria das coisas, eu pensar semelhante a eles. Sou monogâmica por preguiça da logística do relacionamento aberto (kkkk). E francamente? Me sinto melhor assim sendo! Mas a forma como a Bela falou (que aliás, é quase impositivo o tom que ela usa quase sempre que fala sobre os temas, vai ver é o tom de voz...sei lá), traz pra quem se identifica e se sente melhor com a monogamia, aquele tom passivo-agressivo do tipo: "Mana, tá tuuuuuuudo bem ser monogâmica, mas saiba que a base disso é você ser propriedade do outro, tá bom, Mô?" Ok, sabemos do contexto histórico, relaxaí. Existe algo que paira no ar, uma certa falta de empatia com quem não vive da mesma maneira. Olha, eu sou monogâmica, mas acredito piamente no conceito e prática do relacionamento aberto, mesmo sabendo que há também muitos que são tóxicos, porque... não sei se vocês sabem... há MUITA gente tóxica no mundo. Então quando ouço a forma como a Bela fala, me dá a impressão de que tratam o relacionamento monogâmico (qualquer ele) como um estado perene de opressão em sua essência, e tratam o relacionamento aberto como se fosse O bálsamo das relações, o oásis no meio do deserto. O único comentário verdadeiramente empático foi o da convidada, e numa certa medida, o da Prioli.
Administrar um namorado já da trabalho, imagina dois, eu nunca nem trai ninguém, eu acho que vai da personalidade de cada um, mas alguém nesse meio sofre, a mais sensata e bem resolvida é a que tem o avô africano.
VOCÊ É PERFEITA! Eu amei o seu ponto de vista. Cara, é EXATAMENTE essa imposição passiva agressiva que me deixa de boca aberta. Sobretudo no tom da Bela.
Eh so lhe perguntar se é feliz.. DUVIDOOOO Imagina o vazio emocional dessa moça. Para mim, ter 2,3,4 ou mais parceiros dentro de um casamento só demonstra infelicidade, insatisfação, eterna procura. Esse povo tira onda,, mas é bem frustrado.
O depoimento de Clara sobre a poligamia na Nigéria me lembrou a obra linda e premiada da escritora moçambicana Paulina Chiziane, "Niketche". Vale a leitura para entender um pouco esse aspecto cultural (mas nem por isso libertador...) da não monigamia! ❤️
Belíssimo depoimento da Bela. É uma atitude de extrema coragem para uma figura pública falar sobre esse assunto com tanta franqueza no país babaca e hipocrita em que vivemos . Bravo ! 😊
eu sempre fico muito feliz quando ela fala sobre isso, ainda é um tabu gigantesco a não-monogamia. vc vê que até ali na conversa, a maioria disse que nem conseguiria pensar em algo assim.
@@danitida têm que ter coragem mesmo, os direitos são iguais para todos só acho que se a pessoa quer se relacionar com várias pessoas não deveria se casar .
@@jorgecustodio493 entendo sua preferência de monogamia... Dai é só você se relacionar com uma pessoa que queira o mesmo que você. A questão aqui é sobre a importância do diálogo, entende?! Poder falar sobre as preferências e aprender a respeita-las. O acordo de mono ou poligamia, deve ser feito pelos que estão dentro da relação ...Até hoje eu também só tive relacionamentos(namoros) monogâmicos(para mim, pq eles ficavam com outras kkkkkkkkk...
Bela Gil, uma mulher que me deixa sem palavras! Que segurança! Que leveza! Foi julgada ali no programa por outras mulheres e ainda aqui nos comentários. Julgada por gente pequena, incapaz de compreender seu grau de emancipação. E mesmo assim nem gaguejou em sua posição. Minha completa e mais sincera admiração por você, Bela. Você me inspira! Brilha brilha brilha, Bela Bela Bela!
Bela Gil é uma inspiração pra mim! Tudo que ela faz, eu faço ao contrário. "Quero ter vários namorados." É muita cara de pau querer normalizar a putaria
A cara das outras tentando achar tudo normal é impagável kkkkk O fato é que eu nunca vi um relacionamento aberto duradouro e saudavel, criando filhos saudáveis mentalmente..
@@fernandes.ricardo nao é porque dura que deu certo, certeza que dentro desses 20 anos eles se separaram inúmeras vezes, ou ela saia de casa, deixava outro cara gozar nela e depois vinha dar pro marido em casa?…. Acho que não funciona bem assim. Acho que quando ela se envolvia com outros (3 relacionamento duradouro) ela nao era mulher/esposa… ela so dividia uma casa com a “marido gourmet” (kkkk, ou melhro, corno gourmet)
Quando vc faz um contrato se entende que vc agirá de acordo com esse contrato. É uma questão de confiança. Compramos algo de uma marca muitas vezes por causa de que? Confiança. O mesmo se dá nos relacionamentos. Traição, viver com outra pessoa além do cônjuge destrói essa relação de confiança em relacionamentos. Viver pelo prazer e por satisfação de desejos não é o caminho para a felicidade. Isso destrói a sociedade. As pessoas não entendem uma coisa: elas acham que seguir "regras" de moral é estar "aprisionadas". Porém não percebem que fazer o que seus desejos mandam é ser "escravo" dos seus próprios desejos. Do mesmo modo que uma criança não pode fazer tudo o que quer porque não é bom pra ela, e por isso os pais impõe limites, assim são todas as pessoas com seus desejos. Nem tudo é benéfico fazer. Vemos tantas coisas ruins acontecendo e vemos a falta de respeito com o próximo justamente por causa disso, de todo mundo querendo fazer o que quer.
Kkkk isso acontece desde império Romano Não vejo nada de sensacional nisso Mas a lacrou esfera acredita piamente que são inovadores, progressistas e libertários 😂😂😂😂😂
@@MBrasil-nw3hh Você mal conhece a pessoa em um relacionamento fechado. Quem dirá em um aberto. Minha ansiedade nem me deixa pensar em um aberto, muito menos viver um.
A questão é respeitar e saber que tem coisas que servem para vc e outras não. Apesar de nunca ter vivido um relacionamento aberto ou poliamoroso, fico contente que outros tipos de relacionamentos sejam debatidos. Algumas pessoas colocaram relações não monogâmicas como putaria, mas na minha visão putaria é não seguir as regras do seu contrato de relacionamento. Já presenciei em festas familiares homens casados contandos das suas amantes, fora os casais "monogâmicos" que todo mundo sabe que pula a cerca.
Pra mim é um ponto de vista involutivo. Somos seres com consciência, e nao animais irracionais. Pautar no "tesão" é nos rebaixar como seres "humanos". Ok, tenho 60 anos. E tbm não estou frontalmente discordando, até porque concordo com toda hipocrisia de muitos relacionamentos monogâmicos.
Todo mundo acha que a não monogamia é algo linear e monolítica. Ao contrário, há uma imensa diversidade e vários contratos entre os parceiros. Cada relação estabelece seus limites e acordos.
O mais engracado sao as pessoas querendo justificar as criticas ao relacionamento aberto com a frase : Melhor que viver um casamento monogamico e ser traido!!!!! Um erro nao justifica outro !!!!!
Se relacionar com uma pessoa e difícil 🤣... Imagina arrumar mais para discutir uma assunto. Daqui a pouco vai ser uma "junta sindical" no relacionamento com um cpf específico
Eu e minha esposa, resolvemos abrir nosso relacionamento, onde só eu sou monogâmico, fazem 3 meses que ela namora um rapaz educado, respeitador, gosta de nós dois, me respeita, tem muita consideração comigo e minha esposa, permiti que minha esposa traga ele para nossa casa, para namorar e ter momentos íntimos, fico no andar de cima, esperando ele ir embora, nós consideramos um trisal, estou gostando muito dessa experiência, minha esposa merece essa liberdade que dei... 18.06.24 a 01.10.24
Minha o opinião é que na relação de poligamia, algum dos indivíduos envolvidos sofrem, faz tempo que eu pesquiso este tema, no TLC tem um programa de mulher poligâmicas e homens também, ou seja mulheres com dois maridos e homens com duas mulheres e querem aumentar a família. São pessoas com algumas peculiaridades e algumas delas sofrem sim. O ex da Bela deve ter sofrido bastante, pelo fato de não querer ver, pois ele a amava e não queria perdê-la de alguma forma por isto se submetia a isto, é só uma opinião viu gente, não estou afirmando nada. Sei que acabou nossa liberdade de opinar, por isto tenho cuidado 😘
Casamentos abertos, traição? Onde fica a confiança no meio disso? A intimidade, o companheirismo, a cumplicidade dos segredos de um casal…? Dividir isso com vários amantes?? Penso que por isso vemos tantos finais infelizes e tantas doenças emocionais. E as vezes tantas pessoas sozinhas na velhice, inclusive muitos famosos.
Não tenho um relacionamento aberto, mas o que eu vejo ee casamentos monogâmicos acabarem por ambos estreamos infelizes. Na verdade nem monogâmico nem poligamia são certezas de felicidade e é de relacionamentos duradouros. Existem muitas questões além desta envolvidas
@@katia4103 ok, concordo em parte com você… mas falo da dispersão dos sentimentos entre vários amantes ao mesmo tempo… a cumplicidade, os momentos mais íntimos e pessoais, a parceria da vida a dois, a confiança de um confidente leal… e se algum dos amantes também tem outros amantes? Onde fica a segurança de ser realmente amado? Porque os consultórios estão lotados de pessoas desnorteadas porque não se sentem amadas por seus “ parceiros”? Depressão, pânico…e por aí vai.👍
Vc tá confundindo relacionamento aberto com relacionamento poliamoroso. O que a Bela teve foi um relacionamento poliamoroso, em que ela teve outros relacionamentos amororos. Relacionamento aberto não necessariamente inclui relacionamentos amororosos, e vai do casal decidir oq eles aceitam ou não. A prioridade sempre vai ser o parceiro. No caso de um relacionamento como o dela, dificilmente ela conseguiria se dedicar às outras pessoas da mesma forma que se dedicava ao marido, justamente pq ela não podia falar pro marido dos sentimentos dela por outros caras, então ela provavelmente tinha atitudes de quem tem um amante escondido, já que ele não queria saber de nada. Mas eu conheço casais que sabem de tudo que acontece, até chegam a conhecer a outra pessoa com quem o parceiro se relaciona, conheço casos até das pessoas se tornarem amigas, e a vida segue de boas. A questão toda é que dá pra ter cumplicidade da mesma forma, só basta haver honestidade, com vc e com as pessoas que vc ama. Ninguém é igual a ninguém. Ninguém sente as coisas da mesma forma. O que pode ser inimaginável pra vc, pode funcionar perfeitamente pra mim, e pra mim o inimaginável pode ser justamente o que é perfeito pra vc. E tudo bem, desde que a gente não se relacione. Hehehe...
Eu só tenho curiosidade saber como conseguir tempo, e administrar varios relacionamentos. Uma trepada eventual pode acontecer...mas, se você está ocupado minimamente, tem pelo menos, além da esposa ou marido, um filho ou filha menor de 16 anos e está presente na formação deste filho...não consigo vislumbrar tempo a mais para investir em outro relacionamento paralelo.
Não sei, creio que a liberdade de ter múltiplas relações implica em ter menos tempo para se dedicar à sua vida pessoal e ao relacionamento… por exemplo, quando a sua parceria precisar do seu apoio emocional, estiver passando por momentos difíceis ou então quiser se estabilizar e constituir uma família? Não por falta de vontade, mas por falta de disponibilidade e logística mesmo sabe? As vezes tenho a impressão que a não monogamia em suas diversas esferas prioriza a liberdade individual e deixa um pouco de lado aquela certeza de que a pessoa estará ao seu lado para o que der e vier. Claro que cada um tem suas necessidades e mesmo sabendo que esse companheirismo não pode nem deve vir exclusivamente de relacionamento românticos, isso gera desconforto e insatisfação para quem busca cumplicidade numa relação. Obviamente o combinado não sai caro, e o diálogo é crucial para alinhas as expectativas e limitações de cada parceria?
A mim é super acordado sem censura, mas preferimos excluir a ideia de trisal.Mantendo o respeito, a discrição de cada convívio.Ressalto q somos tds desconhecidos, tornando funcional a "escala" tácita.
O casamento já estava dando errado e por isso estavam buscando fora dele, afeto, romance, sexo e etc.. Imagino o quão incapaz o marido dela se sentiu, e ela ainda querendo contar sobre seus relacionamentos com outros homens. Evolução é vc entender que quem manda em seu coração, é seu cérebro e não o contrário.
"Não me acho superior, mas meu modelo é melhor"... Bela e pessoas, a monogamia é um modelo de relação que vem ANTES, há milhões de anos, de qualquer noção de patriarcado e propriedade privada. Ela foi evolutivamente importante para a criação da prole. Hoje em dia vivemos em outro contexto, com a terceirização do cuidado das nossas crianças e outro sistema social, o que permite que REFLITAMOS e que a gente ESCOLHA NOSSOS PRÓPRIOS ACORDOS RELACIONAIS. Então você aí que é monogâmico seja feliz sem culpa :)
Monogamia é um modelo que vem ANTES ?? Algumas comunidades, tribos JÁ praticavam a não monogamia, a monogamia surgiu junto com o conceito de sociedade que conhecemos, é cultural, faz parte da nossa cultura e de como aprendemos a nos relacionar. Monogamia importante para a criação da prole? Vemos tantas referências no decorrer da história com casamentos e traições, filhos fora do casamento e tantas outras coisas que são feitas pelos monogâmicos. Tudo isso foi importante pra evolução da espécie? Trair, mentir, enganar, limitar a liberdade e autonomia do parceiro e a própria? Tirando isso, concordo que cada um deve escolher os próprios acordos relacionais, estando bem e fazendo o outro bem, tudo certo. Tem gente que se dá certo com a monogamia, tem respeito, ética, mas NUNCA irei falar que esse modelo de relação foi fundamental para ser humano, descartando vivências em comunidades que vivenciaram algo diferente.
@@Luiza-fs2 Como bióloga posso dizer que a monogamia não é uma invenção patriarcal, ela é antes de tudo uma estratégia evolutiva (como tantas outras) inclusive feita por outras especies, como alguns pássaros. Já se encontrou fosseis de casais de ancestrais humanos, há milhões de anos. O que se desenvolveu depois disso fotam modelos alternativos e que como vc bem disse, que também prosperaram em seu tempo. Se quiser entender mais indico ler "O animal moral" e outras bibliografias sobre evolução humana. Não vou dar corda porque isso é apenas um recorte de anos de estudo e trabalho.
@@Luiza-fs2ela ta falando sobre num contexto de evolução da espécie humana. E sim, a monogamia foi fator para criação da prole, mas isso eh ANTES do desenvolvimento do homem moderno. Certíssima, Isabella!!
Amey o tema e a postura da Bella. Só gostaria de ouvir mais a Prioli. Neste recorte parece q ela ainda tinha muito a falar...podem colocar mais trechos deste dia? Se pudessem colocar inteiro, melhor...obrigada!
Isso NÃO É NADA um Relacionamento aberto, é na verdade um CASAMENTO/RELACIONAMENTO FALSO, e o marido/esposa ser um CORNO MANSO que sabia que tomava chifre e queria fingir que não sabia, nem falar sobre isso...É o que mais tem hoje em dia! Casamento/Relacionamento FALSO, onde a pessoa é corno(a) manso, não gosta disso, só que finge que não acontece.... RELACIONAMETO ABERTO DE VERDADE tem muitas REGRAS, a principal é ter o consentimento e ciência DOS DOIS em tudo, até pra apenas acontecer alguma coisa ter que AVISAR que é casado pra pessoa, e fazê-la pedir pro MARIDO/ESPOSA antes! Hoje em dia estão ESTRAGANDO o verdadeiro significado de RELACIONAMENTO/CASAMENTO ABERTO.
Não. Aberto é quando as partes, em comum acordo, escolhem manter o relacionamento enquanto desfrutam da liberdade de conhecer e ficar também com outras pessoas (casualmente ou não). Falar ou não sobre a parte externa ao primeiro relacionamento é uma escolha do casal nesse acordo. Também porque pode ser algo que vai fazer a pessoa se sentir mal, principalmente pela cobrança de quem tá de fora e não entende/respeita as escolhas dos outros.
Não sei se poliamor e sinônimo de nao haver hipocrisia, como deu a entender na fala da Fernanda, complicado afirmar isso. Tem gente vivendo poliamor apenas para ir na onda do parceiro ou parceira. Qualquer relação pode ser hipócrita. Tem muita gente vivendo na monogamia verdadeiramente tmb. E nada é pra todo mundo e tudo funciona e não funciona, simples assim
Quando a gente tem afeto de sobra nao precisa de cuidar das necessidades dos outros. O não comprometimento sempre lasca o que nao tem acesso a afeto suficiente.
Nesse caso assim como MUITAS COISAS NA VIDA não tem o certo e o errado, no caso se voce esta num relacionamento voces devem ter suas regras entre sí e o que vai fazer voces felizes seja o que for, pq hoje em dia o "mal visto" na sociedade é considerado errado, mesmo quando é uma escolha pessoal nossa de sermos felizes, então parem com isso de relacionamento fechado ou aberto, seja o que um casal escolher é a forma deles de viverem e serem felizes, foi mais uma escolha que fizeram, e vai cuidar da sua vida e fazer da sua maneira.
eu honestamente queria saber onde esse povo arruma tempo pra se relacionar com mais pessoas [e com responsabilidade, como elas dizem] pq eu , que nem tenho filhos, simplesmente NÃO TENHO TEMPO nem pra meu namorado que mora comigo. O cansaço é tanto de trabalho e coisas que tenho pra fazer que nao olho nem pro lado, e essa galera querendo pegar um monte... ai gente fala serio
@@livialimaastrologia eu não disse pegando geral! Minha indagação curiosa é sobre o tempo, já que se relacionar demanda TEMPO e paciência, seja breve ou não.
É mesmo. Vc disse uma coisa interessante. A pessoa solteira ficando (de uma forma mais fixa) com várias outras pessoas, já vive um relacionamento aberto. Aí deve ser muito mais fácil conciliar, porque, assim, não existe a problemática da casa em comum, de se um sabe do outro… Porque se for para ter namorado 1, namorado 2, namorado 3, fica complicada a logística, ao meu ver.
Mas entra de qualquer forma no respeito. Conheço casais monogamicos, em que o homem vive na safadeza e a mulher não sabe de nada. Nesse caso, DST circula
Eu penso que se a pessoa se sente respeitada como pessoa, como mulher dentro da relação que ela escolheu e aceitou viver, seja monogâmica, poligâmica, aberta, fechada, enfim, é o que importa.
Quem inventou o casamento monogâmico foi a religião cristã. Não sou religiosa e nunca vou casar na igreja. Existem lugares na África em que é permitido por lei a poligamia. Existem lugares em que o homem que tem um irmão, e esse irmão morre e deixa uma viúva, esse homem é obrigado a casar com a cunhada, mesmo que já seja casado, pra ela não ficar desamparada. Só pra vc ver que casamento pode ser de várias formas, qdo se tira a moral cristã do meio.
Parabéns👏👏👏👏 O rapaz casa pelo dinheiro ou porque é famosa e inventa isso de relacionamento aberto pra ter o direito de curtir a vida sem ter problemas! Esse cara é um genio!
Cada um é único. Tenho vários exemplos que relacionamento fechado incríveis. Agora aceitar tudo virou moda. E ai de quem achar o contrário, é linchado em praça pública.
Já fiz uma proposta de relacionamento aberto, sabe o que aconteceu? Quase morri!!! Acho legal quando acordados por ambos! Mesmo pq o combinado nunca sai caro! Mas as pessoas insistem no egoísmo! Elas esquecem que:a mesma sede que dá no boi também dá na vaca!
Lendo os comentários, só posso concluir que a maioria das pessoas é ignorante e moralista demais para conseguir fazer algo simples: DEIXAR OS OUTROS VIVEREM COMO QUISEREM. Vc quer ser monogâmico? Beleza, mas não julgue nem encha o saco de quem vive de outra forma. Quer ser não-monogâmico? Mesma coisa. Pronto, cada um sendo feliz do seu jeito. Que mania que as pessoas têm de querer ser superior às outras e ficar se incomodando com comportamentos alheios que sequer lhe afetam... É muita soberba da pessoa achar que só há amor, confiança e respeito de verdade se for feito do "seu jeitinho". O pior é quando a pessoa diz que relacionamento aberto não funciona pq muitos terminam mal ou pq os filhos sofrem, como se não estivesse cheio de relacionamento monogâmico por aí que termina de forma péssima ou que traumatiza os filhos de N formas. É muita preguiça de pensar, nossa...
Mais engraçado foi ela , meu marido sabia mais nao queria saber disso , nunca vi um cara ser chamado de corno em rede nacional , parabens para o marido
A pessoa pode ficar solteira e sai com quantos e quem ela quiser. Não fica mais facil? Porque a pessoa quer casar e ter direitos de trair, de adulterar, tudo com muito respeito 😂??😂😂😂
Posso estar enganada, mas a impressão que tive foi que a Gabriela Priola teve uma reação mais compreensiva com Bella Gill do que as outras mulheres rs.
Quebrem o tabu, deixem as mulheres falarem abertamente e viva o empoderamento feminino! Assim ficara mais fácil prós caras saberem quem é + fácil de ter uma transa rápida e quem quer relacionamento sério ficar longe dessas bombas cheias de problemas emocionais.
Bela maravilhosa!!! como é bom saber que tem muitas pessoas que pensam e vivem como eu!! sou casada há 16 anos, e há 6/7 anos abrimos a relação! eu naõ acredito, que uma pessoa transe com a mesma, durante 20,30,50 anos!! IMPOSSIVEL!!! E viver a base de mentiras, aqui, não rola!
Cada um vai viver do jeito que acha melhor, mas acho que a Bela GIl se perdeu na explicação, no fundo nem ela deve acreditar no que ta falando ksksksksksks 1 - Em 6:50 Ela cita instrumentalização do desejo do outro, onde certas coisas não se pode ser feitas e vc não pode viver seus desejos na sua integridade, mas isso não se aplica só a monogamia ou a relacionamentos no geral, na maior parte do tempo não vamos realizar nossos desejo em sua integridade pq vivemos em sociedade e nem tudo que é bom pra mim vai ser bom pro outro. E a monogamia vem disso, muitas vezes vc se abter dos seus desejos em prol do outro e daquela relação, e isso de certa forma fortalece aquela laço, sim existe traição, mas isso já vem de carater e não do modelo monogamico em si, até pq o divorcio e termino existe por um motivo! 2 - O marido dela não queria saber com quem ela estava ficando e na cabeça dela ele estava inibindo o desejo dela em sua integridade, de ser vista com outras pessoas entre outras coisas que ela não citou, mas e o desejo dele onde fica? Resumindo: O que me parece é que essa coisa de poliamor, relacionamento aberto e etc é mais sobre o "eu e meus desejos" do que uma relação feita pra evolução, construção e fidelidade das pessoas envolvidas pq isso envolve tempo, paciencia e abstenção de varios desejos!
Bela Gil só está querendo dar um nome corretinho pra um RELACIONAMENTO FALSO, onde ele sabia que era corno mas, fingia que tá tudo bem, até que um dia não aguentou mais e terminou. ISSO NÃO É RELACIONAMENTO ABERTO!
Nem monogamia, nem poligamia deve ser algo imposto. Elas existem para que possamos dialogar sobre as possibilidades da vida e decidirmos qual delas nos contempla na dada fase em que estamos, ou quem sabe nos acompanhe por toda ela.
As vezes o que funciona para mim, na funciona para você e tá tudo bem! O que não está bem, é se prender a algo que não te faz feliz, só porque você cresceu achando que é o "certo", sem ao menos questionar se isso faz sentido para você.
É uma questão de busca por autoconhecimento e de desafiar constantemente o seu ego.
A Bela Gil em tudo milita,impressionante!
Kkkkkk
ele sabia, mas ele não queria saber... coerência mandou lembranças
Uma coisa é saber que algo aconteceu, outra coisa é saber os detalhes: com quem, quando...
Não monogamia para gente bonita ou famosa é sempre gourmet. Para nós, que contamos nos dedos as pessoas com quem temos a chance de proximidade, é inimaginável uma situação desta. Minha ansiedade não me deixa nem pensar em mais de uma pessoa, quem dirá viver assim. hehe
Eu me arrependo de não ter vivido a não monogamia antes. Melhor escolha q fiz na vida
Até que fim um comentário inteligente. O pessoal quer seguir o estilo de vida dos ricos famosos vão morrer tudo sozinho sem dinheiro sem energia nem pra trocar uma lampada.
Exaaaato! Falou tudo.
.falou por mim,sem contar que para nós homens,manter três mulheres temos que ter muita grana pq é despesa
@@pretahthais claro, mulheres tem sempre uma fila pra transar com ela, e alguns homens bonitos. Mas a sua experiência só reforça o ponto do rapaz. Pra quem tem outros à disposição (bonitos e mulheres) o negócio é gourmet.
Todo relacionamento tem que ser de admiração respeito e amor 💘
Cada um tem que ser responsável por suas escolhas.
O que faz a diferença é sempre o bom caráter e coração ❤ bom amoroso.
Vivaaaaa o verdadeiro amor!!!
É difícil uma pessoa se apaixonar por mim, imagina duas. Sou carreira solo. Mas... Amor livre é mto lindo ❤
Eu acredito que devam existir relacionamentos abertos que funcionem. Mas a escolha por relacionamento aberto não é sinônimo de honestidade assim como a escolha por um relacionamento "fechado" não é sinônimo de hipocrisia/desonestidade. Há hipócritas e honestos em toda forma de relacionamento. Respeite-se a escolha de todos. Respeite-se quem opta por um relacionamento aberto, respeite-se quem opta por um relacionamento entre 2 pessoas apenas.
Comentário muito lúcido e maduro! Concordo muito!
Pra mim, o depoimento mais coerente do que tá acontecendo foi o da Clara. E me sinto igualzinha a ela no meio dos meus amigos super desconstruídos, mesmo eles sabendo que ideologicamente e na maioria das coisas, eu pensar semelhante a eles. Sou monogâmica por preguiça da logística do relacionamento aberto (kkkk). E francamente? Me sinto melhor assim sendo! Mas a forma como a Bela falou (que aliás, é quase impositivo o tom que ela usa quase sempre que fala sobre os temas, vai ver é o tom de voz...sei lá), traz pra quem se identifica e se sente melhor com a monogamia, aquele tom passivo-agressivo do tipo: "Mana, tá tuuuuuuudo bem ser monogâmica, mas saiba que a base disso é você ser propriedade do outro, tá bom, Mô?" Ok, sabemos do contexto histórico, relaxaí. Existe algo que paira no ar, uma certa falta de empatia com quem não vive da mesma maneira. Olha, eu sou monogâmica, mas acredito piamente no conceito e prática do relacionamento aberto, mesmo sabendo que há também muitos que são tóxicos, porque... não sei se vocês sabem... há MUITA gente tóxica no mundo. Então quando ouço a forma como a Bela fala, me dá a impressão de que tratam o relacionamento monogâmico (qualquer ele) como um estado perene de opressão em sua essência, e tratam o relacionamento aberto como se fosse O bálsamo das relações, o oásis no meio do deserto. O único comentário verdadeiramente empático foi o da convidada, e numa certa medida, o da Prioli.
Administrar um namorado já da trabalho, imagina dois, eu nunca nem trai ninguém, eu acho que vai da personalidade de cada um, mas alguém nesse meio sofre, a mais sensata e bem resolvida é a que tem o avô africano.
Melhor comentário!
Disse tudo.
VOCÊ É PERFEITA! Eu amei o seu ponto de vista. Cara, é EXATAMENTE essa imposição passiva agressiva que me deixa de boca aberta. Sobretudo no tom da Bela.
Falou tudo!
Acho que esse assunto era pra fazer refletir, gente. Não pra fazer comentário julgando a vida alheia.
Eu adoro a bela Gil, mas vejo ela muito numa bolha da perfeição. É bastante difícil se identificar com ela. As vezes dá preguiça.
concordo
Pra mim ela é incongruente
pq?
É pq ela é uma pessoa madura a frente do seu tempo
Eh so lhe perguntar se é feliz.. DUVIDOOOO Imagina o vazio emocional dessa moça. Para mim, ter 2,3,4 ou mais parceiros dentro de um casamento só demonstra infelicidade, insatisfação, eterna procura.
Esse povo tira onda,, mas é bem frustrado.
O depoimento de Clara sobre a poligamia na Nigéria me lembrou a obra linda e premiada da escritora moçambicana Paulina Chiziane, "Niketche". Vale a leitura para entender um pouco esse aspecto cultural (mas nem por isso libertador...) da não monigamia! ❤️
eu tb! amo esse livro da Paulina
Maranata!
Hora vem Senhor Jesus 🙏🏼
Belíssimo depoimento da Bela. É uma atitude de extrema coragem para uma figura pública falar sobre esse assunto com tanta franqueza no país babaca e hipocrita em que vivemos . Bravo ! 😊
Concordo contigo... Hipocrisia demais e falso moralismo. A maioria não pratica a moral que defende. Importante demais dialogar sobre isso!
eu sempre fico muito feliz quando ela fala sobre isso, ainda é um tabu gigantesco a não-monogamia. vc vê que até ali na conversa, a maioria disse que nem conseguiria pensar em algo assim.
@@danitida têm que ter coragem mesmo, os direitos são iguais para todos só acho que se a pessoa quer se relacionar com várias pessoas não deveria se casar .
Antigamente isso era putaria... tenho várias tias na família poliamor 😄😄😄
@@jorgecustodio493 entendo sua preferência de monogamia... Dai é só você se relacionar com uma pessoa que queira o mesmo que você. A questão aqui é sobre a importância do diálogo, entende?! Poder falar sobre as preferências e aprender a respeita-las. O acordo de mono ou poligamia, deve ser feito pelos que estão dentro da relação ...Até hoje eu também só tive relacionamentos(namoros) monogâmicos(para mim, pq eles ficavam com outras kkkkkkkkk...
Bela Gil, uma mulher que me deixa sem palavras! Que segurança! Que leveza! Foi julgada ali no programa por outras mulheres e ainda aqui nos comentários. Julgada por gente pequena, incapaz de compreender seu grau de emancipação. E mesmo assim nem gaguejou em sua posição. Minha completa e mais sincera admiração por você, Bela. Você me inspira! Brilha brilha brilha, Bela Bela Bela!
Queria muito ouvir a Bella falar sobre isso, que bom que ela conseguiu falar bastante
Vivo uma relação monogâmico e estamos bem. Mas o que vem das gerações passadas é uma relação aberta do lado do marido e fechada do lado da mulher.
Bela Gil é uma inspiração pra mim! Tudo que ela faz, eu faço ao contrário.
"Quero ter vários namorados." É muita cara de pau querer normalizar a putaria
A putaria sempre existiu né. Por isso existem amantes. Todo mundo conhece um corno KKKKKKKKKKK, se n conhece o corno é você.
E você é um exemplo a não ser seguido: se intrometer e opinar sobre a vida de OUTRA pessoa é típico de pessoas mesquinhas.
@@acjazz01 Liberdade de expressão, a mina tem direito a ter opinião. Tbm concordo que a poligamia é uma palavra bonita para "viver na putaria".
@@acjazz01 na verdade ela tem tanto direito a opinar quanto você , liberdade de expressão
@@pegasrio ela tem o direito de expressar a mesquinharia dela, e eu tenho direito de chama-la daquilo que ela é: uma pessoa desprezível.
A cara das outras tentando achar tudo normal é impagável kkkkk
O fato é que eu nunca vi um relacionamento aberto duradouro e saudavel, criando filhos saudáveis mentalmente..
Não existe, alguém sofre, pois cada ser é um que não se repete😊
acho que voce pulou a parte de que o casamento aberto da Bela Gil durou 20 anos rs
@@fernandes.ricardo nao é porque dura que deu certo, certeza que dentro desses 20 anos eles se separaram inúmeras vezes, ou ela saia de casa, deixava outro cara gozar nela e depois vinha dar pro marido em casa?…. Acho que não funciona bem assim. Acho que quando ela se envolvia com outros (3 relacionamento duradouro) ela nao era mulher/esposa… ela so dividia uma casa com a “marido gourmet” (kkkk, ou melhro, corno gourmet)
@@fernandes.ricardo"casamento"!!!!!!.kkkkkkkk.
Perfeito Luiza
Larissa sempre trazendo cada vez mais Luz!
As caras e bocas da Prioli são as melhores
Sinceridade, honestidade: só assim o Amor prospera.
A partir do momento que eu descobri que a minha liberdade é meu maior bem, minha visão de mundo mudou.
Isso não é liberdade, é libertinagem.
Vc será mais uma velha encalhada se continuar com esse pensamento.
Aí o piriquito voou de galho em galho
Eu já vivi td tipo de relacionamento e nada deu certo. Mas tive bons momentos.
Colocação perfeita em poucas palavras!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
mas "dar certo" seria durar pra sempre?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quando vc faz um contrato se entende que vc agirá de acordo com esse contrato. É uma questão de confiança. Compramos algo de uma marca muitas vezes por causa de que? Confiança. O mesmo se dá nos relacionamentos. Traição, viver com outra pessoa além do cônjuge destrói essa relação de confiança em relacionamentos. Viver pelo prazer e por satisfação de desejos não é o caminho para a felicidade. Isso destrói a sociedade. As pessoas não entendem uma coisa: elas acham que seguir "regras" de moral é estar "aprisionadas". Porém não percebem que fazer o que seus desejos mandam é ser "escravo" dos seus próprios desejos. Do mesmo modo que uma criança não pode fazer tudo o que quer porque não é bom pra ela, e por isso os pais impõe limites, assim são todas as pessoas com seus desejos. Nem tudo é benéfico fazer. Vemos tantas coisas ruins acontecendo e vemos a falta de respeito com o próximo justamente por causa disso, de todo mundo querendo fazer o que quer.
Uma pergunta, algumas de vocês já se consultaram com Dra Ana Beatriz? Psiquiatra?
Que exemplo de mulher!! 👏👏👏 Livre , forte e empoderada!
Kkkk isso acontece desde império Romano
Não vejo nada de sensacional nisso
Mas a lacrou esfera acredita piamente que são inovadores, progressistas e libertários
😂😂😂😂😂
Irmão joga a sua mulher na roda ae , vamos compartilhar a cachorra
@@brunoj3186 kkkkkk ironia meu caro...ironia. O mundo está no rumo do fim
Que exemplo de mulher kkk, feia , bocuda pelo visto não gosta de tomar banho também kkk.
Eu vivo a não monogamia a menos de um ano. E até aqui só tem melhorado nossa relação. Temos mto mais diálogo e menos brigas. Amando❤
Me poupe
@@MBrasil-nw3hh Você mal conhece a pessoa em um relacionamento fechado. Quem dirá em um aberto. Minha ansiedade nem me deixa pensar em um aberto, muito menos viver um.
@@MBrasil-nw3hh me poupe vc. Se vc escolhe viver uma relação fechada e é feliz ok. Se eu vivo um aberto tá ok tbm. Respeito é bom e a gente gosta.
@@pretahthaisoxe kkkk..continuo dizendo :me poupe
@@thiagosilva-el7hp pois é kk
Bate papo muito bom e importante! Tem que entender e estudar tanto as formas de se relacionar quanto entender o próprio sentimento.
A questão é respeitar e saber que tem coisas que servem para vc e outras não. Apesar de nunca ter vivido um relacionamento aberto ou poliamoroso, fico contente que outros tipos de relacionamentos sejam debatidos. Algumas pessoas colocaram relações não monogâmicas como putaria, mas na minha visão putaria é não seguir as regras do seu contrato de relacionamento. Já presenciei em festas familiares homens casados contandos das suas amantes, fora os casais "monogâmicos" que todo mundo sabe que pula a cerca.
Já dizia Renato Russo “disciplina é liberdade”.
Aula
Pra mim é um ponto de vista involutivo. Somos seres com consciência, e nao animais irracionais. Pautar no "tesão" é nos rebaixar como seres "humanos". Ok, tenho 60 anos. E tbm não estou frontalmente discordando, até porque concordo com toda hipocrisia de muitos relacionamentos monogâmicos.
Todo mundo acha que a não monogamia é algo linear e monolítica. Ao contrário, há uma imensa diversidade e vários contratos entre os parceiros. Cada relação estabelece seus limites e acordos.
Me poupe...
Que m*. Credo!
Concordo 100%. Sou assim tbm!
Não aguento a pessoa dizer “vai ler”. 😂
Tão donos de tudo.
Tão certos de tudo.
Saco cheio de tudo isso.
Ah e achar que é “relacionado à evolução pessoal”… me poupe. 😂
Né? Parecem até um primor de felicidade. É ruimmmmmm..É exatamente o contrário.
É pq vc não lê, rs
O mais engracado sao as pessoas querendo justificar as criticas ao relacionamento aberto com a frase : Melhor que viver um casamento monogamico e ser traido!!!!! Um erro nao justifica outro !!!!!
Amei tds os comentarios!!!Respeitosos e inteligentes!
Se relacionar com uma pessoa e difícil 🤣... Imagina arrumar mais para discutir uma assunto. Daqui a pouco vai ser uma "junta sindical" no relacionamento com um cpf específico
Hahahahaha
Eu e minha esposa, resolvemos abrir nosso relacionamento, onde só eu sou monogâmico, fazem 3 meses que ela namora um rapaz educado, respeitador, gosta de nós dois, me respeita, tem muita consideração comigo e minha esposa, permiti que minha esposa traga ele para nossa casa, para namorar e ter momentos íntimos, fico no andar de cima, esperando ele ir embora, nós consideramos um trisal, estou gostando muito dessa experiência, minha esposa merece essa liberdade que dei... 18.06.24 a 01.10.24
Minha o opinião é que na relação de poligamia, algum dos indivíduos envolvidos sofrem, faz tempo que eu pesquiso este tema, no TLC tem um programa de mulher poligâmicas e homens também, ou seja mulheres com dois maridos e homens com duas mulheres e querem aumentar a família. São pessoas com algumas peculiaridades e algumas delas sofrem sim. O ex da Bela deve ter sofrido bastante, pelo fato de não querer ver, pois ele a amava e não queria perdê-la de alguma forma por isto se submetia a isto, é só uma opinião viu gente, não estou afirmando nada. Sei que acabou nossa liberdade de opinar, por isto tenho cuidado 😘
Casamentos abertos, traição? Onde fica a confiança no meio disso? A intimidade, o companheirismo, a cumplicidade dos segredos de um casal…? Dividir isso com vários amantes?? Penso que por isso vemos tantos finais infelizes e tantas doenças emocionais. E as vezes tantas pessoas sozinhas na velhice, inclusive muitos famosos.
Não tenho um relacionamento aberto, mas o que eu vejo ee casamentos monogâmicos acabarem por ambos estreamos infelizes. Na verdade nem monogâmico nem poligamia são certezas de felicidade e é de relacionamentos duradouros. Existem muitas questões além desta envolvidas
@@katia4103 ok, concordo em parte com você… mas falo da dispersão dos sentimentos entre vários amantes ao mesmo tempo… a cumplicidade, os momentos mais íntimos e pessoais, a parceria da vida a dois, a confiança de um confidente leal… e se algum dos amantes também tem outros amantes? Onde fica a segurança de ser realmente amado? Porque os consultórios estão lotados de pessoas desnorteadas porque não se sentem amadas por seus “ parceiros”? Depressão, pânico…e por aí vai.👍
Vc tá confundindo relacionamento aberto com relacionamento poliamoroso. O que a Bela teve foi um relacionamento poliamoroso, em que ela teve outros relacionamentos amororos. Relacionamento aberto não necessariamente inclui relacionamentos amororosos, e vai do casal decidir oq eles aceitam ou não. A prioridade sempre vai ser o parceiro. No caso de um relacionamento como o dela, dificilmente ela conseguiria se dedicar às outras pessoas da mesma forma que se dedicava ao marido, justamente pq ela não podia falar pro marido dos sentimentos dela por outros caras, então ela provavelmente tinha atitudes de quem tem um amante escondido, já que ele não queria saber de nada. Mas eu conheço casais que sabem de tudo que acontece, até chegam a conhecer a outra pessoa com quem o parceiro se relaciona, conheço casos até das pessoas se tornarem amigas, e a vida segue de boas. A questão toda é que dá pra ter cumplicidade da mesma forma, só basta haver honestidade, com vc e com as pessoas que vc ama. Ninguém é igual a ninguém. Ninguém sente as coisas da mesma forma. O que pode ser inimaginável pra vc, pode funcionar perfeitamente pra mim, e pra mim o inimaginável pode ser justamente o que é perfeito pra vc. E tudo bem, desde que a gente não se relacione. Hehehe...
Eu teria nojo da pessoa, só de imaginar q um dia anterior ela teria ficado com outro, não conseguiria nem beijar
Eu só tenho curiosidade saber como conseguir tempo, e administrar varios relacionamentos.
Uma trepada eventual pode acontecer...mas, se você está ocupado minimamente, tem pelo menos, além da esposa ou marido, um filho ou filha menor de 16 anos e está presente na formação deste filho...não consigo vislumbrar tempo a mais para investir em outro relacionamento paralelo.
Não sei, creio que a liberdade de ter múltiplas relações implica em ter menos tempo para se dedicar à sua vida pessoal e ao relacionamento… por exemplo, quando a sua parceria precisar do seu apoio emocional, estiver passando por momentos difíceis ou então quiser se estabilizar e constituir uma família? Não por falta de vontade, mas por falta de disponibilidade e logística mesmo sabe?
As vezes tenho a impressão que a não monogamia em suas diversas esferas prioriza a liberdade individual e deixa um pouco de lado aquela certeza de que a pessoa estará ao seu lado para o que der e vier. Claro que cada um tem suas necessidades e mesmo sabendo que esse companheirismo não pode nem deve vir exclusivamente de relacionamento românticos, isso gera desconforto e insatisfação para quem busca cumplicidade numa relação.
Obviamente o combinado não sai caro, e o diálogo é crucial para alinhas as expectativas e limitações de cada parceria?
A mim é super acordado sem censura, mas preferimos excluir a ideia de trisal.Mantendo o respeito, a discrição de cada convívio.Ressalto q somos tds desconhecidos, tornando funcional a "escala" tácita.
Que baguuunça 😂 um já é difícil, imagina 3 😅
O casamento já estava dando errado e por isso estavam buscando fora dele, afeto, romance, sexo e etc..
Imagino o quão incapaz o marido dela se sentiu, e ela ainda querendo contar sobre seus relacionamentos com outros homens.
Evolução é vc entender que quem manda em seu coração, é seu cérebro e não o contrário.
"Não me acho superior, mas meu modelo é melhor"... Bela e pessoas, a monogamia é um modelo de relação que vem ANTES, há milhões de anos, de qualquer noção de patriarcado e propriedade privada. Ela foi evolutivamente importante para a criação da prole. Hoje em dia vivemos em outro contexto, com a terceirização do cuidado das nossas crianças e outro sistema social, o que permite que REFLITAMOS e que a gente ESCOLHA NOSSOS PRÓPRIOS ACORDOS RELACIONAIS. Então você aí que é monogâmico seja feliz sem culpa :)
Monogamia é um modelo que vem ANTES ?? Algumas comunidades, tribos JÁ praticavam a não monogamia, a monogamia surgiu junto com o conceito de sociedade que conhecemos, é cultural, faz parte da nossa cultura e de como aprendemos a nos relacionar. Monogamia importante para a criação da prole? Vemos tantas referências no decorrer da história com casamentos e traições, filhos fora do casamento e tantas outras coisas que são feitas pelos monogâmicos. Tudo isso foi importante pra evolução da espécie? Trair, mentir, enganar, limitar a liberdade e autonomia do parceiro e a própria? Tirando isso, concordo que cada um deve escolher os próprios acordos relacionais, estando bem e fazendo o outro bem, tudo certo. Tem gente que se dá certo com a monogamia, tem respeito, ética, mas NUNCA irei falar que esse modelo de relação foi fundamental para ser humano, descartando vivências em comunidades que vivenciaram algo diferente.
@@Luiza-fs2 Como bióloga posso dizer que a monogamia não é uma invenção patriarcal, ela é antes de tudo uma estratégia evolutiva (como tantas outras) inclusive feita por outras especies, como alguns pássaros. Já se encontrou fosseis de casais de ancestrais humanos, há milhões de anos. O que se desenvolveu depois disso fotam modelos alternativos e que como vc bem disse, que também prosperaram em seu tempo. Se quiser entender mais indico ler "O animal moral" e outras bibliografias sobre evolução humana. Não vou dar corda porque isso é apenas um recorte de anos de estudo e trabalho.
Obrigada por esse comentário!! O papo de bela Gil é muito de diretório de faculdade.
@@Luiza-fs2ela ta falando sobre num contexto de evolução da espécie humana. E sim, a monogamia foi fator para criação da prole, mas isso eh ANTES do desenvolvimento do homem moderno. Certíssima, Isabella!!
Amey o tema e a postura da Bella. Só gostaria de ouvir mais a Prioli. Neste recorte parece q ela ainda tinha muito a falar...podem colocar mais trechos deste dia? Se pudessem colocar inteiro, melhor...obrigada!
Coitada... 😄😄😄😄
Isso NÃO É NADA um Relacionamento aberto, é na verdade um CASAMENTO/RELACIONAMENTO FALSO, e o marido/esposa ser um CORNO MANSO que sabia que tomava chifre e queria fingir que não sabia, nem falar sobre isso...É o que mais tem hoje em dia! Casamento/Relacionamento FALSO, onde a pessoa é corno(a) manso, não gosta disso, só que finge que não acontece.... RELACIONAMETO ABERTO DE VERDADE tem muitas REGRAS, a principal é ter o consentimento e ciência DOS DOIS em tudo, até pra apenas acontecer alguma coisa ter que AVISAR que é casado pra pessoa, e fazê-la pedir pro MARIDO/ESPOSA antes! Hoje em dia estão ESTRAGANDO o verdadeiro significado de RELACIONAMENTO/CASAMENTO ABERTO.
Te amo bela Gil 😍
Também preso por um relacionamento que eu tenha a liberdade de viver outros amores, mas com um porto seguro que me entenda e me ajude a viver.
Amor livre, aham, sei. Artistas fazendo arte! Se é bom pra ela, vai. Não gosta de carne animal, mas da humana! Rsrs
Aberto é quando sabe, mas não fala sobre a amante? Isso é do tempo da minha avó.
Não. Aberto é quando as partes, em comum acordo, escolhem manter o relacionamento enquanto desfrutam da liberdade de conhecer e ficar também com outras pessoas (casualmente ou não). Falar ou não sobre a parte externa ao primeiro relacionamento é uma escolha do casal nesse acordo. Também porque pode ser algo que vai fazer a pessoa se sentir mal, principalmente pela cobrança de quem tá de fora e não entende/respeita as escolhas dos outros.
@@rodrigoele211 Interessante. É a abolição mútua do chifre.
@@jecstv2168 Quem disse que chifres pertence ao ser humano?As pessoas só usam de atrevidas que são!
@@mariainesoliveira4592 🤣🤣
Verdade kk
Chocado. Aqui no Interior do Brasil isso seria impossível
Onde eu vejo na íntegra?
Eu não tô entendendo mais nada, vou ficar no papel de observadora!
Não sei se poliamor e sinônimo de nao haver hipocrisia, como deu a entender na fala da Fernanda, complicado afirmar isso. Tem gente vivendo poliamor apenas para ir na onda do parceiro ou parceira. Qualquer relação pode ser hipócrita. Tem muita gente vivendo na monogamia verdadeiramente tmb. E nada é pra todo mundo e tudo funciona e não funciona, simples assim
Ser ZERO ciúme é estranho para os outros, eu sou assim também 😂😂
Quando a gente tem afeto de sobra nao precisa de cuidar das necessidades dos outros. O não comprometimento sempre lasca o que nao tem acesso a afeto suficiente.
Eu amo as intervenções de Larissa Luz
Nasci desprovida desse sentimento também. Não sei o que é sentir ciúmes
E do sentimento do amor, é desprovida tbm?
que sonho
Nesse caso assim como MUITAS COISAS NA VIDA não tem o certo e o errado, no caso se voce esta num relacionamento voces devem ter suas regras entre sí e o que vai fazer voces felizes seja o que for, pq hoje em dia o "mal visto" na sociedade é considerado errado, mesmo quando é uma escolha pessoal nossa de sermos felizes, então parem com isso de relacionamento fechado ou aberto, seja o que um casal escolher é a forma deles de viverem e serem felizes, foi mais uma escolha que fizeram, e vai cuidar da sua vida e fazer da sua maneira.
Só de pensar em ter mais de um relacionamento por vez, já dá uma preguiça tremenda... 😄😄
eu honestamente queria saber onde esse povo arruma tempo pra se relacionar com mais pessoas [e com responsabilidade, como elas dizem] pq eu , que nem tenho filhos, simplesmente NÃO TENHO TEMPO nem pra meu namorado que mora comigo. O cansaço é tanto de trabalho e coisas que tenho pra fazer que nao olho nem pro lado, e essa galera querendo pegar um monte... ai gente fala serio
E quem disse que é pra sair pegando geral? É simplesmente ter liberdade pra ficar com alguém qdo se quer.
@@livialimaastrologia eu não disse pegando geral! Minha indagação curiosa é sobre o tempo, já que se relacionar demanda TEMPO e paciência, seja breve ou não.
Me pergunto o mesmo!
Siiiim kkkk como?
@@triptripnow4314 kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Melhor ficar solteira....kkkk
Concordo plenamente
É mesmo. Vc disse uma coisa interessante. A pessoa solteira ficando (de uma forma mais fixa) com várias outras pessoas, já vive um relacionamento aberto. Aí deve ser muito mais fácil conciliar, porque, assim, não existe a problemática da casa em comum, de se um sabe do outro… Porque se for para ter namorado 1, namorado 2, namorado 3, fica complicada a logística, ao meu ver.
Mal tenho disposição pra um. 😅
Fico imaginando a quantidade de DSTs circulando
Com responsabilidades e confiança mútua é possível...
@@mariainesoliveira4592 acho nojento
@@simonedeporte3032 Respeito a sua opinião!!!
Exatamente! Excelente colocação.
Mas entra de qualquer forma no respeito. Conheço casais monogamicos, em que o homem vive na safadeza e a mulher não sabe de nada. Nesse caso, DST circula
Bela maravilhosa
Eu me achava muito estranho, por eu não ser ciumento. Sempre quis sentir esse sentimento.
Eu penso que se a pessoa se sente respeitada como pessoa, como mulher dentro da relação que ela escolheu e aceitou viver, seja monogâmica, poligâmica, aberta, fechada, enfim, é o que importa.
O significado de casamento mudou? Esse povo tem justificativa pra ter uma vida "solta". Fique solteira!
Verdade 😊
Né kk
Quem inventou o casamento monogâmico foi a religião cristã. Não sou religiosa e nunca vou casar na igreja. Existem lugares na África em que é permitido por lei a poligamia. Existem lugares em que o homem que tem um irmão, e esse irmão morre e deixa uma viúva, esse homem é obrigado a casar com a cunhada, mesmo que já seja casado, pra ela não ficar desamparada. Só pra vc ver que casamento pode ser de várias formas, qdo se tira a moral cristã do meio.
Cada um vive um relacionamento no qual iria lhe fazer bem e já era.
Não seria melhor viver sua vida e cuidar dela?
Parabéns👏👏👏👏
O rapaz casa pelo dinheiro ou porque é famosa e inventa isso de relacionamento aberto pra ter o direito de curtir a vida sem ter problemas!
Esse cara é um genio!
Kkkk top.....matou a charada kkk
Vanguarda!
Não somos monogâmicos, isso é a cultura religiosa, que falha todos os dias. É uma luta sobre ser a verdade, para quem você está ao lado.
Poligamia é lacração
Isso também vale pra viados hehaha
Cada um é único.
Tenho vários exemplos que relacionamento fechado incríveis.
Agora aceitar tudo virou moda.
E ai de quem achar o contrário, é linchado em praça pública.
E o episódio completo? Vão liberar no yt?
Queria tanto dar minha opinião .....mas não posso gastar o meu réu primário
Eu aceito e respeito qualquer opinião! kkkkkkk E viva a diversidade!!!
Já fiz uma proposta de relacionamento aberto, sabe o que aconteceu? Quase morri!!! Acho legal quando acordados por ambos! Mesmo pq o combinado nunca sai caro! Mas as pessoas insistem no egoísmo! Elas esquecem que:a mesma sede que dá no boi também dá na vaca!
Super funciona num relacionamento sem amor..
Oi ! Boa noite meninas 😊
Que falta de amor próprio continuar com uma pessoa dessas...
Lendo os comentários, só posso concluir que a maioria das pessoas é ignorante e moralista demais para conseguir fazer algo simples: DEIXAR OS OUTROS VIVEREM COMO QUISEREM. Vc quer ser monogâmico? Beleza, mas não julgue nem encha o saco de quem vive de outra forma. Quer ser não-monogâmico? Mesma coisa. Pronto, cada um sendo feliz do seu jeito. Que mania que as pessoas têm de querer ser superior às outras e ficar se incomodando com comportamentos alheios que sequer lhe afetam... É muita soberba da pessoa achar que só há amor, confiança e respeito de verdade se for feito do "seu jeitinho".
O pior é quando a pessoa diz que relacionamento aberto não funciona pq muitos terminam mal ou pq os filhos sofrem, como se não estivesse cheio de relacionamento monogâmico por aí que termina de forma péssima ou que traumatiza os filhos de N formas. É muita preguiça de pensar, nossa...
Nas relações poligamicas as pessoas tendem a fugirem na hora que as coisas ficam difícil...isso não é relacionamento pleno...
Mais engraçado foi ela , meu marido sabia mais nao queria saber disso , nunca vi um cara ser chamado de corno em rede nacional , parabens para o marido
Kkk
Então quem é monogâmico, também não tem que aprender a lidar com isso ,? Os sentimentos errados então são os monogamicos?
E como é a entrega da confiança dos seus sentimentos em uma relação não monogâmica? É possível ou não é posto como um requisito?
Cada um que sabe de si.Pra mim não dá. Quando perco o tesão eu troco. Sou careta.meu marido sair com outra pra mim não dá
Que?
A pessoa pode ficar solteira e sai com quantos e quem ela quiser. Não fica mais facil? Porque a pessoa quer casar e ter direitos de trair, de adulterar, tudo com muito respeito 😂??😂😂😂
❤
Rotina acaba tudo , aí vc conhece alguém vira um conto de fada 😂😂😂 por fim vira tudo pizza😂😂😂
É bagunçado mais tem gerência 😅😂😂😂😂😂
Bela, vc é incrível!!!!
A falta de moral está mesmo a tomar conta de alguns. ..😢
É só não fazer ,respeite a escolha das pessoas
Eu queria saber onde, que local, estado, país, cidade, município se tem tantas pessoas interessantes para se interessar em um mesmo momento.
Posso estar enganada, mas a impressão que tive foi que a Gabriela Priola teve uma reação mais compreensiva com Bella Gill do que as outras mulheres rs.
🤡🤡🤡
alguém sabe o nome da grife que a Clara Moneke está usando? Queria essa bota e esse vestido jeans
As doenças sexualmente transmissíveis deveriam ser mais discutidas! 😂😂😂😂😂O casamento dru muito certo!
Principalmente pros caras com casamento fechado que saem por aí tr3p@ando horrores sem se preocupar com as esposas em casa..
Deu tão certo o amadurecimento , que o casamento acabou
A pior parte desse movimento poli amor é querer impor esse modelo praqueles que já escolheram ser monogâmico. Apenas respeitem. Seja poli ou mono.
Se houver cumplicidade, pode ser relacionamento aberto ou fechado que dará certo.
Quebrem o tabu, deixem as mulheres falarem abertamente e viva o empoderamento feminino!
Assim ficara mais fácil prós caras saberem quem é + fácil de ter uma transa rápida e quem quer relacionamento sério ficar longe dessas bombas cheias de problemas emocionais.
Bela maravilhosa!!! como é bom saber que tem muitas pessoas que pensam e vivem como eu!! sou casada há 16 anos, e há 6/7 anos abrimos a relação! eu naõ acredito, que uma pessoa transe com a mesma, durante 20,30,50 anos!! IMPOSSIVEL!!! E viver a base de mentiras, aqui, não rola!
Chifre no balde
@@elizomega vai se feliz oh Zé ruela ducaralho
Cada um vai viver do jeito que acha melhor, mas acho que a Bela GIl se perdeu na explicação, no fundo nem ela deve acreditar no que ta falando ksksksksksks
1 - Em 6:50 Ela cita instrumentalização do desejo do outro, onde certas coisas não se pode ser feitas e vc não pode viver seus desejos na sua integridade, mas isso não se aplica só a monogamia ou a relacionamentos no geral, na maior parte do tempo não vamos realizar nossos desejo em sua integridade pq vivemos em sociedade e nem tudo que é bom pra mim vai ser bom pro outro. E a monogamia vem disso, muitas vezes vc se abter dos seus desejos em prol do outro e daquela relação, e isso de certa forma fortalece aquela laço, sim existe traição, mas isso já vem de carater e não do modelo monogamico em si, até pq o divorcio e termino existe por um motivo!
2 - O marido dela não queria saber com quem ela estava ficando e na cabeça dela ele estava inibindo o desejo dela em sua integridade, de ser vista com outras pessoas entre outras coisas que ela não citou, mas e o desejo dele onde fica?
Resumindo: O que me parece é que essa coisa de poliamor, relacionamento aberto e etc é mais sobre o "eu e meus desejos" do que uma relação feita pra evolução, construção e fidelidade das pessoas envolvidas pq isso envolve tempo, paciencia e abstenção de varios desejos!
Bela Gil só está querendo dar um nome corretinho pra um RELACIONAMENTO FALSO, onde ele sabia que era corno mas, fingia que tá tudo bem, até que um dia não aguentou mais e terminou. ISSO NÃO É RELACIONAMENTO ABERTO!