Convivi por 17 anos com ele e seu grupo, inclusive ajudei a fundar algumas instituições literalmente. Concordo com a análise do Marcello e digo q depois as coisas ainda ficaram muito mais radicais e a sem a cosmoética tão apregoada. Hoje agradeço aos meus amparadores ser livre de pensamento e vontade e continuar no caminho.
Marcelo Cotrim foi elegante. Valdo Vieira era arrogante, prepotente e dono da verdade; um ego enorme para quem viveu tanta coisa, isso sim. Eu não conseguia ouvi-lo por mais de um minuto, independentemente de sua inteligência e conhecimento.
Ególatra! Quem sou eu, orgulhosa que sou, pra dizer isso. Mas, putz!, só aquele vocabulário (extenso) próprio da Conscienciologia já dá a noção do _somos superiores a vocês_
@@CrisCardoso-zr2id Exatamente! Parece que quem não falasse suas terminologias não era entendido no assunto e digno de se expressar; queria formar um mundo à parte como se fossem os "escolhidos".Ora, que responda por seus atos.
Em 1988 participei de uma palestra aberta dele. Ao final da palestra as pessoas interessadas em saber da sua energia... ele fazia a leitura... foi feito uma fila. Essa atitude e procedimento ficou gravado em mim. Ele classificava as pessoas e depois percebi que ele fazia convites para as pessoas de interesse "dele". Ao chegar minha vez... foi de tão insensibilidade que praticamente me jogou na lata de lixo, tal palavras e atitudes corporal. Percebo que suas atitudes são diferentes e em alguns momentos mostra-se oposta ao do Chico Xavier... tanto que alguns trazem a historia da visgem deles nos EUA. Ele tem todo direito de ser quem ele foi... e leva consigo tudo que plantou...
Há videos do Waldo Vieira a falar do Chico Xavier num tom desagradável, com críticas à pessoa dele. Não sou espírita, mas estudei o espiritismo e muito sinceramente não gostei da forma como ele se expressava nos vídeos que estão aqui no youtube. Podia ter muitos conhecimentos mas era brejeiro e por vezes vulgar.
@@eleniceyamada8325 não! Ele sempre foi autêntico. Não escondia e era o era... Tinha mediunidade e potencial anímico. Porém, como disse tinha grande ego... se valorizava acima do normal... ao nossos olhos. Chico nunca reclamou dele... compreendia que ele (Waldo) optou por outro caminho diferente. No meu caso, vi, percebi como alguém que se achava acima de outras, tinha um propósito e era direto...
Eu fui fazer curso no IIPC de Porto Alegre que tem uma diretora que se acha dona do IIPC e ela "me convidou" a me retirar do curso porque segundo ela eu fazia perguntas que não eram "perrmitidas". Na época o Waldo era vivo ainda, mandei um e-mail durante o programa Tertúlia que ainda tem na web e o próprio Waldo leu meu e-mail e disse que eles iriam apurar o ocorrido. Recebi um e-mail com essa informação inclusive mas nunca mais me falaram nada e o que sei é que essa mulher está lá ainda e se achando dona e censor de tudo. Eu disse pro Waldo em outro e-mail que quando ele dessomasse (desencarnar) seus seguidores transformariam tudo em uma seita e ele me disse que o risco existia mas que ele conversava no IIPC sobre isso e alertava da responsabilidade perante a espiritualidade de cada membro do IIPC. Tenho Saudades do Waldo; tive a honra de poder conversar com ele algumas vezes trocando informações e aprendendo muito já que sou projetor desde criança e também com a mesma origem de aprendizado: Centro Espírita Kardecista.
@@paulamoreira7893 a principal foi quando eu disse que o termo (palavra) que estavamos estudando.não era o mais adequado pois já existia um muito parecido na nossa língua que o espíritismo usava e se estavamos descrevendo o fênomeno em termos consciênciológico deveriamos encontrar uma palavra melhor. A "diretora" que estava presente não gostou nada porque foi ela que sugeriu aquela palavra e disse que eu não poderia mais participar, que a paciência dela tinha acabado que meu questionamento só atrapalhava. Não me lembro mais exatamente o que estavamos estudando já faz bastante tempo, mas era algo relativo a lei de causa e efeito.
@@jameseduardo6037 pois é .... como sempre .... em todo lugar .... o homem sempre atrapalha ! Sempre haverão os maus prepotentes que não aceitam ser questionados e usam de seu poder pra impor sua vontade pessoal . Eu acho que nos grandes centros espíritas tbm é assim , Saulo foi expulso hahahahahah por questionar. Dogmas , eu odeio dogmas , as pessoas se curvam cegamente sem questionar nada .. Acho que é por isso que eu sou da Turma dos Magos Negros .
Teve a oportunidade de conviver e trabalhar com o ser humano mais elevado espiritualmente e , devido a sua vaidade e egoísmo, talvez, foi fazer " carreira solo", desviando dos objetivos pra que veio. Com a mediunidade que tinha, está claro que errou, infelizmente, como tantos de nós. Ao contrário de Chico, irrepreensível, perfeito na sua missão.
Eu não vejo as coisas dessa forma , Waldo era um cientista nato, e um cientista não se conforma em ficar seguindo e trabalhando com a religião. Eu mesma , se tivesse a oportunidade , teria estudado com o Waldo e jamais pisaria em um centro espirita , pq tbm não acredito que religião alguma eleve o ser humano . E acho que com todo o conhecimento ro que ele tinha , que era muito vasto , sabia perfeitamente qual era a sua missão e até onde poderia chegar.
Tenho enorme gratidão ao Waldo, me ajudou muito. Suprimir os sentimentos foi interessante em um determinado recorte da minha vida, hoje já não faz mais sentido, a vida se torna muito fria, tudo depende muito do contexto de vida, do que estamos passando, situações e de cada consciência, é muito peculiar, não existem regras. A Conscienciologia não é para qualquer um, é muito estudo, muito crescimento intelectual, você começa a pensar fora da caixa, enxerga muito mais além, e você sente na consciência aquele velho clichê " toda escolha envolve necessariamente em uma renúncia", você praticamente se transforma em um ser extraterrestre no seu próprio planeta ( fora as crises de crescimento ), você se torna um estranho no ninho, e isso não é legal, por que você ainda convive com outras consciências que não fazem a mínima ideia de que existem conhecimentos de vanguarda, ninguém compreende os diferentes espectros do conhecimento e das diferentes estruturas epistemológicas do conhecimento, neologismos, técnicas parapsíquicas avançadas, livros gigantescos para ler.
Gostei da opinião dele. Fiz vários cursos do IIPC, ao longo de décadas tentei várias aproximações mas sempre me afastava apesar de reconhecer o bom, essa abordagem racional tem sim lados bons mas pecou pelo excesso de "Neologismos" e era a ponta do iceberg porque o que aflora é o uso dos neologismos fechando a turma mas o que está no cerne é uma hierarquia de uma meritocracia invisível onde o perseguido (ego) deu a volta por cima. Sim, a evolução espiritual em primeiro lugar, mas como o entrevistado bem colocou existem fases do caminho que não podem ser puladas.
O conhecimento deve ser acessível e coletivizado. Criar dialetos complexos e padrões comportamentais só aumentam as diferenças e a vaidade. O Valdo contribuiu mas também se perdeu. Espero que esteja bem na espiritualidade.
Como alguém Aparece no Mundo 🌍 pra restringir ou para trajectória natural Humana ? Talvez esta pessoa queria projeção terrena ?…existe o livre arbítrio sempre né? 🤷♀️🙏🇵🇹🇬🇧
Frequentei o IIPC durante um tempo. Sobre o inversor existencial é aquela consciência que inverte sua priorização de vida. Por exemplo, um adolescente que ao invés de ficar correndo atrás de futebol e baladas, prefere se dedicar ao estudo com afinco.
Valdo Viera sempre disse para contestar tudo que visse e ouvisse. O Pensamento crítico. Mas nem seus colaboradores seguiam isso. Se tornaram seus discípulos. Daí para virar uma seita ....
É, o Waldo tinha que ter paciência com ele, não deixa as pessoas falarem. Arrogante?? Será mesmo? Ele tinha é muita dedicação, uma pessoa assim sempre vai ser alvo de críticas, toda pessoa mais evoluída leva pancada.
Concordo . E mesmo se ele fosse arrogante , qual o problema? As pessoas tem defeitos a dar com o rodo por aí e vem criticar uma das pessoas mais dedicadas que eu já vi .
Olha , desculpa mas , se vc parar para analisar os mentores, são extremamente frios . Fazem amparo sem se envolver emocionalmente com o sofrimento alheio, em pró da evolução. Não acho o Waldo exagerado, ele só seguiu a espiritualidade de maneira racional e direta.
Também acho isso sobre os amparadores, vejo que são profissionais, atuam de modo técnico. São como esses socorristas de acidentes rodoviários, eles atendem o paciente sem se envolver emocionalmente, fazem seu trabalho e vão embora.
@@rudimardiniz8509 isso mesmo !!!! Não entendo onde há evolução nisso ! Então desculpa a turminha do bem mas eu acho que sou da turma dos magos negros, são mais lógicos. Já os mentores , esses nem sabem o que estão fazendo lá... pergunta pra um deles o que há acima deles ... Não sabem ....
Espírito evoluído não é frio.... é puro amor ❤️.... NÃO ACREDITO MUITO EM MENTOR....OS QUE NOS AJUDAM SÃO DA NOSSA FAMÍLIA ESPIRITUAL QUE LÁ DEIXAMOS QUANDO VIEMOS PRA CÁ
Convivi por 17 anos com ele e seu grupo, inclusive ajudei a fundar algumas instituições literalmente. Concordo com a análise do Marcello e digo q depois as coisas ainda ficaram muito mais radicais e a sem a cosmoética tão apregoada. Hoje agradeço aos meus amparadores ser livre de pensamento e vontade e continuar no caminho.
Olá, poderia te fazer algumas perguntas?
Marcelo Cotrim foi elegante. Valdo Vieira era arrogante, prepotente e dono da verdade; um ego enorme para quem viveu tanta coisa, isso sim. Eu não conseguia ouvi-lo por mais de um minuto, independentemente de sua inteligência e conhecimento.
Ególatra! Quem sou eu, orgulhosa que sou, pra dizer isso. Mas, putz!, só aquele vocabulário (extenso) próprio da Conscienciologia já dá a noção do _somos superiores a vocês_
@@CrisCardoso-zr2id Exatamente! Parece que quem não falasse suas terminologias não era entendido no assunto e digno de se expressar; queria formar um mundo à parte como se fossem os "escolhidos".Ora, que responda por seus atos.
Em 1988 participei de uma palestra aberta dele.
Ao final da palestra as pessoas interessadas em saber da sua energia... ele fazia a leitura... foi feito uma fila.
Essa atitude e procedimento ficou gravado em mim.
Ele classificava as pessoas e depois percebi que ele fazia convites para as pessoas de interesse "dele".
Ao chegar minha vez... foi de tão insensibilidade que praticamente me jogou na lata de lixo, tal palavras e atitudes corporal.
Percebo que suas atitudes são diferentes e em alguns momentos mostra-se oposta ao do Chico Xavier... tanto que alguns trazem a historia da visgem deles nos EUA.
Ele tem todo direito de ser quem ele foi... e leva consigo tudo que plantou...
Há videos do Waldo Vieira a falar do Chico Xavier num tom desagradável, com críticas à pessoa dele. Não sou espírita, mas estudei o espiritismo e muito sinceramente não gostei da forma como ele se expressava nos vídeos que estão aqui no youtube. Podia ter muitos conhecimentos mas era brejeiro e por vezes vulgar.
@@bete.s.22 tenho duvida que ele tenha cido Kardecista... tinha ego inflado
Então o cara era um vigarista falar de uma pessoa tão intriga com Chico Xavier é de duvidar de seus dogmas
@@eleniceyamada8325 não! Ele sempre foi autêntico. Não escondia e era o era... Tinha mediunidade e potencial anímico.
Porém, como disse tinha grande ego... se valorizava acima do normal... ao nossos olhos. Chico nunca reclamou dele... compreendia que ele (Waldo) optou por outro caminho diferente.
No meu caso, vi, percebi como alguém que se achava acima de outras, tinha um propósito e era direto...
Eu fui fazer curso no IIPC de Porto Alegre que tem uma diretora que se acha dona do IIPC e ela "me convidou" a me retirar do curso porque segundo ela eu fazia perguntas que não eram "perrmitidas". Na época o Waldo era vivo ainda, mandei um e-mail durante o programa Tertúlia que ainda tem na web e o próprio Waldo leu meu e-mail e disse que eles iriam apurar o ocorrido. Recebi um e-mail com essa informação inclusive mas nunca mais me falaram nada e o que sei é que essa mulher está lá ainda e se achando dona e censor de tudo. Eu disse pro Waldo em outro e-mail que quando ele dessomasse (desencarnar) seus seguidores transformariam tudo em uma seita e ele me disse que o risco existia mas que ele conversava no IIPC sobre isso e alertava da responsabilidade perante a espiritualidade de cada membro do IIPC. Tenho Saudades do Waldo; tive a honra de poder conversar com ele algumas vezes trocando informações e aprendendo muito já que sou projetor desde criança e também com a mesma origem de aprendizado: Centro Espírita Kardecista.
E quais eram as perguntas ? Rs
@@paulamoreira7893 a principal foi quando eu disse que o termo (palavra) que estavamos estudando.não era o mais adequado pois já existia um muito parecido na nossa língua que o espíritismo usava e se estavamos descrevendo o fênomeno em termos consciênciológico deveriamos encontrar uma palavra melhor. A "diretora" que estava presente não gostou nada porque foi ela que sugeriu aquela palavra e disse que eu não poderia mais participar, que a paciência dela tinha acabado que meu questionamento só atrapalhava. Não me lembro mais exatamente o que estavamos estudando já faz bastante tempo, mas era algo relativo a lei de causa e efeito.
@@jameseduardo6037 pois é .... como sempre .... em todo lugar .... o homem sempre atrapalha ! Sempre haverão os maus prepotentes que não aceitam ser questionados e usam de seu poder pra impor sua vontade pessoal . Eu acho que nos grandes centros espíritas tbm é assim , Saulo foi expulso hahahahahah por questionar. Dogmas , eu odeio dogmas , as pessoas se curvam cegamente sem questionar nada .. Acho que é por isso que eu sou da Turma dos Magos Negros .
Teve a oportunidade de conviver e trabalhar com o ser humano mais elevado espiritualmente e , devido a sua vaidade e egoísmo, talvez, foi fazer " carreira solo", desviando dos objetivos pra que veio. Com a mediunidade que tinha, está claro que errou, infelizmente, como tantos de nós. Ao contrário de Chico, irrepreensível, perfeito na sua missão.
Eu não vejo as coisas dessa forma , Waldo era um cientista nato, e um cientista não se conforma em ficar seguindo e trabalhando com a religião. Eu mesma , se tivesse a oportunidade , teria estudado com o Waldo e jamais pisaria em um centro espirita , pq tbm não acredito que religião alguma eleve o ser humano . E acho que com todo o conhecimento ro que ele tinha , que era muito vasto , sabia perfeitamente qual era a sua missão e até onde poderia chegar.
@@paulamoreira7893 É, concordo em parte. Mas a arrogância foi o ácido que corroeu todo o resto.
Tenho enorme gratidão ao Waldo, me ajudou muito. Suprimir os sentimentos foi interessante em um determinado recorte da minha vida, hoje já não faz mais sentido, a vida se torna muito fria, tudo depende muito do contexto de vida, do que estamos passando, situações e de cada consciência, é muito peculiar, não existem regras. A Conscienciologia não é para qualquer um, é muito estudo, muito crescimento intelectual, você começa a pensar fora da caixa, enxerga muito mais além, e você sente na consciência aquele velho clichê " toda escolha envolve necessariamente em uma renúncia", você praticamente se transforma em um ser extraterrestre no seu próprio planeta ( fora as crises de crescimento ), você se torna um estranho no ninho, e isso não é legal, por que você ainda convive com outras consciências que não fazem a mínima ideia de que existem conhecimentos de vanguarda, ninguém compreende os diferentes espectros do conhecimento e das diferentes estruturas epistemológicas do conhecimento, neologismos, técnicas parapsíquicas avançadas, livros gigantescos para ler.
Um estranho no ninho e um extraterrestre no próprio planeta , eu já me sinto !
Parabéns para o professor 🎉. Esse radicalimo chegou ao 1 grupo de Portugal, saí pouco depois que entrei.🇵🇹🤗
Parabens aos 2! 🎉🎉🎉
Adorri que vc falou que a gente trabalha a espiritualidade jovialidade, é msm eu tenho 62 nao pareço, como é bom a paz interior ❤❤
O equilibrio é o foco...eu penso..
Gostei da opinião dele. Fiz vários cursos do IIPC, ao longo de décadas tentei várias aproximações mas sempre me afastava apesar de reconhecer o bom, essa abordagem racional tem sim lados bons mas pecou pelo excesso de "Neologismos" e era a ponta do iceberg porque o que aflora é o uso dos neologismos fechando a turma mas o que está no cerne é uma hierarquia de uma meritocracia invisível onde o perseguido (ego) deu a volta por cima. Sim, a evolução espiritual em primeiro lugar, mas como o entrevistado bem colocou existem fases do caminho que não podem ser puladas.
Meu professor maravilhoso 😊😊😊😊
Parabéns aos dois!!! Nasceram em Número Mestre segundo a Numerologia Cabalística. Olha a missão de vocês💯 Abraço
Marcelo é super conservado.
Bom senso é tudo, excelente raciocínio 👋👋
Grande análise sobre o Waldo Vieira. 👏👏👏👏👏👏
Eu conheci o Valdo Vieira,,e é isso mesmo q vc está falando
Parabéns Alê e Marcelo Cotrin
Muita Lucidez 🙏
Parabéns muito trabalho de esxpriencias maravilhosas amei
Parabéns pra vcs....
Muito bom a entrevista😂
Parabéns pra vocês!❤
O conhecimento deve ser acessível e coletivizado. Criar dialetos complexos e padrões comportamentais só aumentam as diferenças e a vaidade. O Valdo contribuiu mas também se perdeu. Espero que esteja bem na espiritualidade.
Olaa falou tudo o radicalismo limita a liberdade de expressão!
Como alguém
Aparece no
Mundo 🌍 pra restringir ou para trajectória natural
Humana ?
Talvez esta pessoa queria projeção terrena ?…existe o livre arbítrio sempre né? 🤷♀️🙏🇵🇹🇬🇧
Mto ótimo ❤
Frequentei o IIPC durante um tempo. Sobre o inversor existencial é aquela consciência que inverte sua priorização de vida. Por exemplo, um adolescente que ao invés de ficar correndo atrás de futebol e baladas, prefere se dedicar ao estudo com afinco.
Também faço no dia 22, mas de J
Nossa não conheci mas ,ja vejo muito defeito para ser um mentor
Marcello tem 52 anos????!!!!😮
Eu dava 35 no máximo....
Parece Mateus Solano...
❤
Valdo Viera sempre disse para contestar tudo que visse e ouvisse. O Pensamento crítico.
Mas nem seus colaboradores seguiam isso. Se tornaram seus discípulos.
Daí para virar uma seita ....
Valdo exagerou na criacao de nomeclaturas
Também.
@samantha isso mesmo. Ele criou um amplo (e desnecessário) vocabulário dentro da própria lingua portuguesa. Um horror! Além de ridículo!
todo padrão eh tortuoso
É, o Waldo tinha que ter paciência com ele, não deixa as pessoas falarem. Arrogante?? Será mesmo? Ele tinha é muita dedicação, uma pessoa assim sempre vai ser alvo de críticas, toda pessoa mais evoluída leva pancada.
Concordo . E mesmo se ele fosse arrogante , qual o problema? As pessoas tem defeitos a dar com o rodo por aí e vem criticar uma das pessoas mais dedicadas que eu já vi .
No contexto espiritual a HUMILDADE é a TÔNICA .Arrogância , dispensável.
Meu Pai ele tem 53 anos eu davara 35 ❤❤❤❤
Olha , desculpa mas , se vc parar para analisar os mentores, são extremamente frios . Fazem amparo sem se envolver emocionalmente com o sofrimento alheio, em pró da evolução. Não acho o Waldo exagerado, ele só seguiu a espiritualidade de maneira racional e direta.
Os mentores da linha espírita são frios. Um mentor pode não se envolver mas ser caloroso.
Também acho isso sobre os amparadores, vejo que são profissionais, atuam de modo técnico. São como esses socorristas de acidentes rodoviários, eles atendem o paciente sem se envolver emocionalmente, fazem seu trabalho e vão embora.
@@rudimardiniz8509 isso mesmo !!!! Não entendo onde há evolução nisso ! Então desculpa a turminha do bem mas eu acho que sou da turma dos magos negros, são mais lógicos. Já os mentores , esses nem sabem o que estão fazendo lá... pergunta pra um deles o que há acima deles ... Não sabem ....
Espírito evoluído não é frio.... é puro amor ❤️.... NÃO ACREDITO MUITO EM MENTOR....OS QUE NOS AJUDAM SÃO DA NOSSA FAMÍLIA ESPIRITUAL QUE LÁ DEIXAMOS QUANDO VIEMOS PRA CÁ
@@LiberatoEchergaray não é o que vemos no comportamento de Emmanuel , o mentor de Chico Xavier.
Esse cara fala demais e interrompe o entrevistado!!!!! É um problema geral esse....
Emocionada! Esse canal traz conteúdos diversos e fácil compreensão. Recomendo ❤