Parabéns pelo conteúdo! Descobri o canal tem um mês e estou amando. Essa história do cachorro morto me lembrou algo que aconteceu com uma colega de trabalho da minha mãe: Ela morava em zona rural, um dia, um gambá entrou na casa dela e foi uma confusão até o marido o abater com um tiro, então puseram o gambá morto numa sacola de papelão dessas de loja que estava guardada e ela foi levar o bicho morto para a caçamba de lixo na beira da estrada. Quando ela chegou à beira da estrada, apareceu um cara numa bicicleta empunhando uma faca e gritando "passa s sacola! passa a sacola!", tomou da mão dela e saiu em disparada. Ela correu o mais rápido que conseguiu para casa, entrou com tudo e gritou "fechem a porta! fechem as janelas! fechem tudo!", a filha perguntou "o que houve, mãe?" e ela respondeu "roubaram o gambá! quando o ladrão vir o que pegou, pode querer me matar!". Passou um tempo e todos na casa entraram em crise de riso, kkkk.
Gente, muito obrigado por me esclarecer esta história do cachorro. Moro no Rio de Janeiro, em Jacarepaguá. E, há muito tempo, ouvi como verdade a mesma história (que passei adiante também como verdade). Só que tal teria acontecido na Grajaú-Jacarepaguá (pequena serra ligando os dois bairros). A mulher teria posto o cachorro morto numa caixa de televisão (no tempo da televisão de tubo), e o taxista que a conduzia (na verdade um bandido usando um táxi roubado) obrigou-a a descer do carro e levou a caixa com o cachorro. É Vixe atrás de Eita!
Oi, equipe do Rádio Novelo ! Como sempre, amei o conteúdo! Fico esperando, ansiosa e feliz, chegar quinta-feira pra poder escutar o Podcast. Me interesso por etimologia desde criança, por influência do meu avô que amava me explicar palavras. Na faculdade fiz aula s de uma matéria chamada Filologia Românica. E meu interesse ficou ainda maior. Achei uma delícia as estórias do inventador de estórias da história das palavras! Eu tb gosto de fazer isto. E sempre digo que não minto, somente sou criadora de enredos. Quem quiser saber a autenticidade, que vá pesquisar!😂 Abraço carinhoso em todos vcs!
Olá gostaria de sugerir uma pauta pro radio novelo apresenta, que tal se vocês falassem sobre a história por trás das cantigas de infância que a gente tinha como "pombinha branca" ou "atirei o pau no gato" parece bobo mas deve ser interessante o contexto que foram criadas e quem criou e pra quê foi criado e tudo mais! Beijos amo a radio e não perco um episódio!!!
Olá, adoro o conteúdo da Rádio Novelo e também adoro etimologia. Estou na Provença e escuto os episódios enquanto trabalho na roçadeira, fiquei doido pra saber as palavras da lista... Avraço a todos, Gustav
Sobre as etimologias, eu ouvi certa vez sobre a palavra "tonel" e ela vem da mesma base estadunidense no nordeste onde foi criado o forró. 😅😅😅 Um soldado estadunidense carregando uma espécie de barril deixa-o cair no próprio pé, com dor ele grita "my toe nail! My toe nail" (unha do dedão), porém os demais que não falavam inglês associaram ao objeto, este barril de metal passou a ser tonel. É muito ruim? Sim! Mas a credibilidade (e criatividade) dela está na associação com a criação da palavra forró.
Minha avó sempre contava as trapalhadas do meu avô e o pintava como alguém muito atrapalhado. Um dia, estava viajando com meus avós e, quando fui ao banheiro com meu avô, contei pra ele sobre um colega de faculdade que, bêbado, foi expulso de uma festa porque estava urinando na pia do banheiro. Meu avô saiu do banheiro e, ao encontrar minha avó, já desatou a contar a história sobre meu amigo como se fosse uma trapalhada dele, "você não sabe o que eu acabei de fazer!". Nunca contei pra minha avó a verdade, ela se foi achando que meu avô era bem mais atrapalhado que de fato era 😅
Fiquei pensando na história da mala, na época do FAX era fácil encher a mala; atualmente, pra lotar uma mala de viagem, o conteúdo seria realmente de valor muito tentador! 😂
Aqui vai uma pobre e modesta contribuição: a palavra turista vem do inglês tour star (estrela da turnê). Antecipadamente peço perdão aos que se sentem azucrinados.
Nossa... A insensibilidade com a história do cachorro me cortou o coração... Parei de assistir quando começaram a rir... Poxa gente, não tem a menor graça... Que história triste ...
Gosto da rádio novelo, acho ótima! Só acho a voz da Flora meio estranha… será que ela força??? Enfim, preferia que ela ficasse mais à vontade. Mesmo que eu não tenha nada com isso, eu escuto é aquela voz forçada… enfim, é meio chata… mas: viva a rádio novelo!
Parabéns pelo conteúdo! Descobri o canal tem um mês e estou amando.
Essa história do cachorro morto me lembrou algo que aconteceu com uma colega de trabalho da minha mãe:
Ela morava em zona rural, um dia, um gambá entrou na casa dela e foi uma confusão até o marido o abater com um tiro, então puseram o gambá morto numa sacola de papelão dessas de loja que estava guardada e ela foi levar o bicho morto para a caçamba de lixo na beira da estrada.
Quando ela chegou à beira da estrada, apareceu um cara numa bicicleta empunhando uma faca e gritando "passa s sacola! passa a sacola!", tomou da mão dela e saiu em disparada.
Ela correu o mais rápido que conseguiu para casa, entrou com tudo e gritou "fechem a porta! fechem as janelas! fechem tudo!", a filha perguntou "o que houve, mãe?" e ela respondeu "roubaram o gambá! quando o ladrão vir o que pegou, pode querer me matar!".
Passou um tempo e todos na casa entraram em crise de riso, kkkk.
16 minutos e já queria curtir 2 vezes! Meu deus, amo!😂❤
Nossa! A voz do cara é idêntica a voz do Jean Wyllys! Valeu demais, papo massa, amo vcs.❤
Gente, muito obrigado por me esclarecer esta história do cachorro.
Moro no Rio de Janeiro, em Jacarepaguá. E, há muito tempo, ouvi como verdade a mesma história (que passei adiante também como verdade).
Só que tal teria acontecido na Grajaú-Jacarepaguá (pequena serra ligando os dois bairros).
A mulher teria posto o cachorro morto numa caixa de televisão (no tempo da televisão de tubo), e o taxista que a conduzia (na verdade um bandido usando um táxi roubado) obrigou-a a descer do carro e levou a caixa com o cachorro.
É Vixe atrás de Eita!
Eu vou contar as duas estórias como tendo ouvido da Rádio Novelo! Boas de qualquer jeito!
Oi, equipe do Rádio Novelo ! Como sempre, amei o conteúdo! Fico esperando, ansiosa e feliz, chegar quinta-feira pra poder escutar o Podcast.
Me interesso por etimologia desde criança, por influência do meu avô que amava me explicar palavras. Na faculdade fiz aula s de uma matéria chamada Filologia Românica. E meu interesse ficou ainda maior. Achei uma delícia as estórias do inventador de estórias da história das palavras! Eu tb gosto de fazer isto. E sempre digo que não minto, somente sou criadora de enredos. Quem quiser saber a autenticidade, que vá pesquisar!😂 Abraço carinhoso em todos vcs!
maravilhoso esse episódio!
"um jornalista é alguém que explica aos outros aquilo que ele mesmo não sabe " Otto Maria Carpeaux .
tive aula de literatura com Deonisio da Silva na UFSCAR , grande professor.
Parabéns a todos desse podcast. Informativo divertido e excelente produção 👏👏
Encantada com as histórias da Rádio Novelo. Acompanho todas, semanalmente.
mto bom!!! Nos faz pensar o qto perdemos pelas rádios abertas que, desde os anos 50, foram tomadas pelo capital!
Engraçado que quando ela começou a contar a história do cocô eu percebi que ja tinha ouvido isso. Adoro vocês
O ano passado eu comprei o livro do Dionísio que mostra a origem das palavras
Olá gostaria de sugerir uma pauta pro radio novelo apresenta, que tal se vocês falassem sobre a história por trás das cantigas de infância que a gente tinha como "pombinha branca" ou "atirei o pau no gato" parece bobo mas deve ser interessante o contexto que foram criadas e quem criou e pra quê foi criado e tudo mais!
Beijos amo a radio e não perco um episódio!!!
uma ex professora da faculdade minha fez essa pesquisa do mestrado ao pós doutorado aqui no sul do país
cristina rolim wolffenbuttel o nome. uma pessoa bem acessível inclusive, pra falar sobre o assunto
E o Boi da cara preta", q Dorival Caymmi fez para ninar a filha Nãna?! 😅
Olá, adoro o conteúdo da Rádio Novelo e também adoro etimologia. Estou na Provença e escuto os episódios enquanto trabalho na roçadeira, fiquei doido pra saber as palavras da lista...
Avraço a todos, Gustav
Sobre as etimologias, eu ouvi certa vez sobre a palavra "tonel" e ela vem da mesma base estadunidense no nordeste onde foi criado o forró. 😅😅😅
Um soldado estadunidense carregando uma espécie de barril deixa-o cair no próprio pé, com dor ele grita "my toe nail! My toe nail" (unha do dedão), porém os demais que não falavam inglês associaram ao objeto, este barril de metal passou a ser tonel.
É muito ruim? Sim! Mas a credibilidade (e criatividade) dela está na associação com a criação da palavra forró.
J. Sarney de short? Vou rir até 2050!!! Esse cara é ótimo!!!
tentei criar a imagem na mente ...ela travou!!!
👍💥💥💥
Amo o podcast, moças! Vcs são maravilhosas. A do cocô na sacola um convidado do podcast Wanda contou algo parecido
Kkkkk adorei as histórias!!
Que divertido
Aff, meu alívio de saber que é lenda urbana! Essa do cachorro é um gatilho infernal pra angústia...
Minha avó sempre contava as trapalhadas do meu avô e o pintava como alguém muito atrapalhado. Um dia, estava viajando com meus avós e, quando fui ao banheiro com meu avô, contei pra ele sobre um colega de faculdade que, bêbado, foi expulso de uma festa porque estava urinando na pia do banheiro. Meu avô saiu do banheiro e, ao encontrar minha avó, já desatou a contar a história sobre meu amigo como se fosse uma trapalhada dele, "você não sabe o que eu acabei de fazer!". Nunca contei pra minha avó a verdade, ela se foi achando que meu avô era bem mais atrapalhado que de fato era 😅
Parabéns! Muito bom
Eu AMO etimologia! Eu quero a lista das palavras em português oriundas do provençal!!! Meu nome é Maria Cecília Tomei. Beijos
Excelente!
Sensacional
Gente, estou me acabando de rir com a história do cachorro !!
Fiquei pensando na história da mala, na época do FAX era fácil encher a mala; atualmente, pra lotar uma mala de viagem, o conteúdo seria realmente de valor muito tentador! 😂
ORIGEM
Engenheiro (ETIM) 1539 lat. Ingenius. Aquele que não possui genialidade. Afeito as atividades práticas.
.. como assim foi ele que inventou Escambau... eu conheço desde a minha adolescência estou com 65.....
essa do forro ouvi no jo soares ,o convidado parecia estudioso pode?
Aqui vai uma pobre e modesta contribuição: a palavra turista vem do inglês tour star (estrela da turnê). Antecipadamente peço perdão aos que se sentem azucrinados.
Tenho estorias Extroboscobicas...novelar❤
Verificaram se i escritor argentino tem algum hotel, Airbnb ou restaurante na cidade?
Nossa... A insensibilidade com a história do cachorro me cortou o coração... Parei de assistir quando começaram a rir... Poxa gente, não tem a menor graça... Que história triste ...
Gente, paquerar não tem nada a ver com paca (o animal). Eu "vi" surgir essa gíria, nos anos 60.
Nossa! Achei horrível a história do cachorro! Desculpe, mas, não achei a menor graça.
Nada engraçado.
Seria bom que a narradora não falasse "tipo" a cada duas palavras proferidas.
Empobrece demais a locução.
gringo ",green go " procede ?
Gosto da rádio novelo, acho ótima!
Só acho a voz da Flora meio estranha… será que ela força??? Enfim, preferia que ela ficasse mais à vontade. Mesmo que eu não tenha nada com isso, eu escuto é aquela voz forçada… enfim, é meio chata… mas: viva a rádio novelo!
Já eu adoro a voz dela
@@fpbolliger adoro tbm!