@@regisalencastro737 Agradeço eu, e grande abraço.
2 месяца назад+2
Ótimo vídeo, professor. Só consegui ver a metade, mas já foi de grande importância. Verei o resto em outro momento. Parabéns pelo belíssimo serviço que o senhor faz. Que Deus lhe pague.
Esse tema é fascinante. Parece que o espaço é um meio perfeitamente permissivo e perfeitamente elástico. Permissivo porque não há nada que não possa atravessá-lo. Elástico porque parece que a gravidade pode curvá-lo. Mas além disso, um corpo em movimento parece encurtar o espaço. Quanto maior a velocidade (quanto mais movimento um corpo tem) maior será o encurtamento do espaço. Ora, se assim for, haverá um momento em que ocorrerá um achatamento do espaço ou seja, reduzir-se-á para duas dimensões. Isso seria o limite. E assim, nenhum corpo poderia ir mais rápido que esse limite. Deve ser por isso que a velocidade está limitada à velocidade da luz no vácuo. Mas isso só se o espaço for perfeitamente elástico. Assim sendo não haveria necessidade de o tempo ser elástico. Talvez o que os nossos sentidos perceberam com a observação dos encurtamento e alongamento do tempo dos relógios atômicos, tenha sido, na verdade, o efeito da deformação do espaço provocado pela velocidade das aeronaves. Enfim, como diria o Sr. Spok: "Fascinante"...
Professor, uma dúvida: se o tempo é a medida do movimento, pode-se dizer que o tempo não existe substancialmente, mas apenas abstratamente como uma abstração ou conceito humano?
4 дня назад+1
Não. As medidas existem objetivamente (assim como a medida do dia é do movimento da terra e do sol); mas, como digo no vídeo, o tempo tem existência imperfeita. Um abraço.
Boa noite Professor. Parabéns pelo teu trabalho. Sempre com excelentes apresentações. Que Deus continue te abençoando e toda tua Família. ESTÂNCIA VELHA, RS.
Professor, o senhor poderia falar sobre a noção de infinito na Matemática Moderna, e se há influência de Duns Scot nessa noção de infinito? Desde já, grato.
7 часов назад
Possi, sim; mas, salvo engano, não há nada aí de Duns Scot. Um abraço.
Era mais uma dúvida se há ou não influencia, porque pelo que li num artigo parece que foi Scot que começou com a noção de infinito sem ser num sentido potencial.
Tudo bem. Só gostaria muito de saber sua opinião sobre a noção atual de infinito na Matemática. A mim me parece muito confusa, assim como o relativismo de Einstein.
Gostaria de perguntar ao nobre professor Carlos Nougué, caso ele tenha condiçōes para responder, algo a respeito da "creatio ex nihilo". Não encontrei um vídeo dele a respeito do assunto e resolvi postar neste. No caso, considero que a ideia de uma espécie de contenção virtual e eminente, presente em Deus, pelo qual Ele trouxe a criação e a matéria à existência, não contradiz a ideia de criação ex nihilo. A ideia judaico-cristã de criação a partir do nada apenas diz que não houve uma causa material "ex Deo" com a qual o ser divino a tudo criasse. Mas ao menos virtualmente a criação estava em Deus enquanto ato pensante da mesma divindade a qual, num puro ato de pensamento também distingue (fazendo isto desde toda a eternidade) tais virtualidades de sua própria pessoa, considerando-a um "totalmente outro"; uma espécie de processão ad extra diferindo das processōes ad intra, as quais são trinitárias. A criação divina se dá por um ato de pensamento divino (a natureza do Motor Imóvel é a de ser Pensamento de pensamento, diria Aristóteles). Ao conceber pensantemente a sua criação, o pensamento divino distingue tal pensamento (da criação) de sua própria pessoa ou de sua própria substância, considerando-o como um totalmente outro. Embora isto Deus o faça desde toda a eternidade, no entato, a autonomia própria do totalmente outro da criação se dá no tempo ou com o tempo, originando o tempo e o movimento. Deus pensa a criação a modo de imitação de seu próprio ser em maior e menor grau, desde a matéria prima ao anjo, mas ao mesmo possibilitando que cada ser criado se distingua não em grau quantitativo, mas em qualidade essencial. Por fim, somente à natureza divina compete pensar algo, conceber este algo como distinto dela e dar-lhe autonomia existencial, embora não uma total e absoluta independência ontológica (Deus constantemente conserva a criação no ser), o que jamais redundaria numa ideia de emanação do tipo panteísta. Peço que o nobre professor ou alguém versado na sagrada teologia e na filosofia cristã, me corrijam a respeito de algum possível erro e, ainda se possível, que me indiquem algum texto ou vídeo concernente a este tema. Obrigado.
Месяц назад+1
Caro, não me parece mal. Mas teria de pensar mais. Um abraço.
Muito obrigado pelo ótimo vídeo, professor Nougué. Que Deus te abençoe. Aguardarei a aula sobre o espaço e, enquanto isso, assistirei essa aqui mais algumas vezes. Deixo abaixo a definição que cunhei para o tempo, que cobre os efeitos da relatividade restrita e da geral. Afinal, o que é o tempo senão uma ode ao movimento? E tão mais longos serão seus cantos, quanto mais marcantes forem os feitos realizados em sua jornada. Obs.: Gostaria de fazer uma pequena retificação, professor. No experimento dos relógios atômicos, apenas um avião foi usado. E se dois fossem em sentidos opostos (horário e anti-horário), o tempo passaria mais devagar para as duas aeronaves comparadas ao relógio parado e não um adiantaria e outro atrasaria em relação ao relógio que ficou em solo.
R Guimarães, não não. Eram quatro relógios, dois fixos em um torre, e outros dois (idênticos os fixos) em aviões voando no sentido oeste-leste e leste-oeste. Um adianta e outro atrasa. Retirei essa informação do livro do Moysés Nussenzsveig, volume 4. A Wikipedia ratifica, citando o artigo da Science em que tal experimento foi publicado. en.wikipedia.org/wiki/Hafele%E2%80%93Keating_experiment#:~:text=In%201971%2C%20Joseph%20C.,the%20United%20States%20Naval%20Observatory.
Bom dia, professor! Ótima aula. O senhor tem planos de gravar algum vídeo a respeito da definição do que seria ciência na atualidade e o critério da falseabilidade de Karl Popper?
2 месяца назад+1
Muito obrigado. Quanto ao primeiro, explico-o no meu texto citado no início do vídeo. Quanto a Popper, não penso tratá-lo. Um abraço.
Prof tudo bem? Eu estava aqui pensando com base no que o senhor expôs. A atração gravitacional , então, seria uma função do movimento dos corpos? Em vez da massa? Obrigado.
2 месяца назад
Orlando Fedeli, na sua célebre aula, sobre a "existência" Deus, diz que o tempo é a duração da mudança. Claro, ele falou de uma forma pedagógica. Ainda assim, acredito que seja uma boa definição.
Boa noite, estou iniciando meus estudos sobre Aristóteles e gostaria de uma sugestão de leitura sobre o tema deste vídeo. Obrigado e um forte abraço.
2 месяца назад+3
Desculpe a autorreferência, mas meu "Da necessidade da física geral aristotélico-tomista", in "Comentário à Física" de Santo Tomás, pela editora Contra Errores. Um abraço.
Desculpe sair do tema do vídeo, mas tenho uma dúvida. A física quântica com o colapso de onda e superposição derrubam a ideia da física tomista de que tudo que é movido precisa de um agente externo para que o mova?
2 месяца назад+3
Claro que não, antes o confirma. Não entenda errado o tomismo; o agente externo pode ser interno, digamos assim. O que S. Tomás diz é que o que se move é movido por outro, assim como o corpo é movido intrinsecamente pela alma. Mas o que move a alma? Saímos da ciência natural e entramos na metafísica. Um abraço.
Sou doutor pelo ITA e queria conseguir aplicar o tomismo ao meu estudo de relatividade geral, mas cada dia que passa confio menos nessa teoria. Com o senhor tentando explicar ficar um pouco mais crivel.
Месяц назад
@@ResumodeLivros Muito obrigado pela gentileza.
Месяц назад
@@ResumodeLivros Desculpe-me a autorreferência, mas leia meu escrito "Da necessidade da física geral aristotélico-tomista", saído pela editora Contra Errores. Tenho quase certeza de que lhe será útil. Um abraço.
Sobre a relatividade da simultaneidade - não é que isso seja absoluto, porque a teoria física não "dá conta" de falar de algo absoluto. É que nenhum sinal viaja mais rápido que a luz. Desse modo, se dois eventos muito distantes ocorrem e você está se afastando de um e se aproximando de outro, pode ser que os sinais cheguem ao mesmo tempo. Se minha velocidade tivesse sentido oposto, o sinal que está no sentido para o qual estou viajando chegaria primeiro a mim do que o sinal proveniente do outro (isso é bem razoável). Deste modo, como é a luz proveniente do objeto que revela seu acontecimento, pareceria que ele aconteceu primeiro que o outro, e não há meios de se escolher um referencial "intra-universal" que dê uma resposta peremptória a respeito de qual ocorreu primeiro - está além de nossas forças (e a teoria Einsteniana absolutiza isso). Não dá pra afirmar nada (dentro da teoria) a respeito do que acontece do ponto de vista de um observador que está "pra além" do universo (um anjo?), apenas a respeito de como nós perceberíamos a simultaneidade dada a nossa condição de entes limitados pela velocidade da luz. É claro que o grande problema aparece quando os físicos modernos confundem a capacidade preditiva de uma teoria com a própria realidade. Vou ouvir com calma todo o vídeo e buscarei comentar mais aqui. Sou doutor em física pela USP (na área de mecânica quântica de muitos corpos), católico, pela graça de Deus. Quero entender as críticas à relatividade para saber o que pensar a respeito, e certamente ouvir-te irá me ajudar bastante. Grande abraço!
2 месяца назад+2
É o que disse no vídeo. O problema é que os formados na ciência moderna não aprenderam conceitos básicos do intelecto, e por isso têm dificuldade diante de vídeos como este. Um abraço.
Prof . Nougué, sei que não é o tema do vídeo mas uma pergunta sobre o " batismo" dos heréticos e cismaticos qual é válido e qual não é válido ? Pergunto isso pq à muitos católicos na internet que dizer ser válido o batismo dos protestantes , porém em MYSTICI corporis de Pio XII diz que só os membros da igreja são só os católicos . Tire essa dúvida minha por favor .
2 месяца назад+2
O batismo dos heréticos é válido se se cumprirem todas as condições para isso; tem de ser igual ao católico. Os heréticos não são católicos porque não estão em comunhão com a Igreja, mas seus sacramentos serão válidos, ainda que ilícitos, se cumprirem com a matéria, a forma e a intenção corretas. Isto foi definido pelo próprio magistério da Igreja. Um abraço.
Tenho uma questão sobre o comportamento do católico em meio a crise na Igreja: Se todo católico precisa de um diretor espiritual, como que muitos conseguirão um, se eles sequer tenho contato com padre da fsspx ou tradicionalista, nem tem capela na cidade deles, que é tradicionalista? Não acho que é simples troca de email com padres da tradicionais seria direção espiritual, estou errado? Acho que valeria inclusive um video, isso se você ja não tiver feito conteúdo sobre, agradeço desde já sua resposta professor, um grande abraço.
Acredito que, na impossibilidade de ter um diretor espiritual, e considerando toda a crise da Santa Igreja, seria proveitoso para o fiel iniciar sua vida de oração com devoções acessíveis como o Santo Rosário, terço, jaculatórias, meditar os santos mistérios, leitura das Sagradas Escrituras, etc. Depois, pode-se buscar por livros de espiritualidade, ascética e mística, meditação, oração, mortificação, dentre outros. Há vários livros ótimos sobre vida espiritual escrito por santos, como Santo Afonso Maria de Ligório, São Luís Maria de Montfort e São Francisco de Sales, com uma didática focada para leigos e iniciantes e com uma escrita de fácil entendimento, como "Oração" de Santo Afonso e "Filoteia" de São Francisco de Sales. Além, é claro, é indispensável ler o clássico "A Imitação de Cristo" que formou tantos santos. A partir disso, o fiel pode se aprofundar nas meditações e na oração mental, e assim iniciar uma vida de profunda intimidade com o Senhor e, consequentemente, passar a exercitar as virtudes e tentar eliminar seus vícios e más inclinações. Creio que embora a internet tenha originado e impulsionado muitos problemas morais na sociedade, ainda sim é uma ferramenta de grande valia se usarmos de forma íntegra e equilibrada. Ás vezes penso que o Senhor deu-nos essa oportunidade de ter acesso fácil a tantas obras riquíssimas dos santos e conteúdos edificantes em plataformas como o RUclips, justamente para suprir essa falta de sacerdotes santos para direção espiritual.
@@terievv3 Você tem razão eu tenho feito isso ainda que com erros, mas não sei se substitui uma direção espiritual, ou se tem algo que realmente substitua a direção espiritual isso que eu queria saber, de todo modo agradeço vosso texto sem duvidas suas dicas me ajudarão muito.
@@Leonardo34-cz8fn Fico feliz em saber que você gostou do meu comentário. Realmente, é muito complicado a situação atual, pois estamos desamparados devido a escassez de sacerdotes santos ou que pelo menos busquem a santidade. Eu venho batalhando contra minhas más inclinações aos poucos. Todos os dias peço ao Senhor que envie sua graça e me ajude a ser uma pessoa mais virtuosa. Também peço sempre ao Senhor que me revele os pecados ocultos, que não percebo devido a minha ignorância e fragilidade. Percebo que sempre sou atendida; às vezes surgem ocasiões que me mostram como fui injusta, outras vezes ocorrem tentações fortes que me mostram falhas que eu não tinha percebido, etc. Não sou nenhum exemplo; pelo contrário, sou um reles bebê de fraldas em se tratando de espiritualidade, mas os poucos progressos que tive, graças à infinita bondade do Senhor, foram recorrendo incessantemente a ele e sendo sincera sobre minhas dificuldades. Falo com tranquilidade: Deus ouve nossas súplicas sempre, por mais que você não perceba, Ele sempre envia alguma mensagem através de uma situação, tormento, tentação, provação. Fique de olho nas situações do seu cotidiano. Errar faz parte, somos frágeis, como crianças engatinhando, somos totalmente dependentes de Deus e de Sua graça. Recorra sempre a ele e peça Sua ajuda constantemente. Reze pedindo ao Senhor que lhe envie um diretor espiritual bom e virtuoso. Uma dica: se você começar a se aprofundar em livros de ascética, mortificação, penitência, não se assuste e nem se escandalize, pois é comum haverem coisas nas quais somos incapazes de compreender, principalmente em relação ao sofrimento. Nas obras dos santos, eles falam com muita tranquilidade sobre atitudes sobrenaturais que somente uma pessoa configurada a Cristo poderia entender. Se você sentir repulsa, ignore e tente continuar lendo. Aconselho que reze mentalmente assim: "Senhor, dai-me a graça de um dia compreender tal atitude". No início tive muita dificuldade de aceitar a penitência e a mortificação, minha natureza desejava a comodidade e se escandalizava com os escritos dos santos, mas com o tempo fui pedindo auxílio do Espírito Santo e passei a compreender melhor. Fique com Deus e que o senhor consiga perseverar na vida de santidade e que possamos um dia nos encontrar no Céu. Que o Senhor lhe abençoe e lhe ajude em suas batalhas e que a nossa amorosa Mãe Imaculada sempre lhe ajude a trilhar o caminho da santidade rumo aos braços de Jesus.
@@terievv3 Sim senti um pouco isso ao ler Imitação de Cristo, foi nem tanto por achar algo incapaz de eu fazer, mas sim incompatível, no entanto lendo mais eu me acostumei um mais, acho que tava tão afundado no pecado que aquilo parecia anormal sabe, mas precisamos ser humildes e nessas horas e pensar:"Se os santos seguiram isso, eles estão certo e não eu". No mais muito obrigado pela atenção e pelas dicas.
As pessoas têm pressa em resolver problemas, em fazer as coisas funcionar e definem coisas de maneira que consigam fazê-las AGORA. Se o professor vier com definições de grandezas mais metafísicas, intuitivas e racionais e trouxer as fórmulas correspondentes que permitam com o mesmo grau de dificuldade ou menor, resolver os problemas, verá que toda a gente o aceita, até lá será muito difícil. Que interessa que aquilo que na física chamam de tempo se deveria chamar de Movimento-De-Referência-Local. O que interessa é que permite resolver os problemas. Pense assim, muitas pessoas aprovam aborto em caso de estupro (chega a ser assustador), acha então que se vão preocupar com isso, se não houver um contexto conveniente e vantajoso?
Bom dia Professor, Perdoe-me pela pergunta fora de tema, mas entre "Os Umbrais da Filosofia" e "As 24 teses da filosofia de Santo Tomás de Aquino" , qual o senhor recomendaria para uma leitura introdutória?
2 месяца назад+1
Nenhum dos dois. Eu recomendaria a Breve Introdução ao Tomismo, de Cornelio Fabro. Mas recomendo mesmo que escolha um mestre e o siga, porque o autodidatismo é uma miragem que leva à frustração, ao erro, e à ansiedade. Um abraço.
Professor este experiemento dos aviões está cheio de erros de mensuração. Os mesmos relógios dentro dos aviões estavam com deltas de tempos diferentes. A variação dos tempos dos relógios tem muito mais a ver com a variação mecânica dos mesmos devido a gravidade e velocidade do que com o tempo. Abs
Se não estou enganado o professor afirma que tempo e espaço estão vinculados. Mas o relatividade não vincula esses dois conceitos, de modo que não podemos tratar o tempo como algo separado? Demais, por que a relatividade, segundo o que entendi do vídeo é bastante falha, leva a conceitos bastante fortes como invariância da velocidade de transporte de informação e e invariância das leis físicas, i.e. as leis físicas são as mesmas em todos os referenciais?
2 месяца назад+2
Desculpe, caro, mas efetivamente você não entendeu o que eu disse no vídeo. Um abraço.
Professor, boa noite. Um adendo à questão do colega: não teriam os corpos se tornado suscetíveis às essas leis justamente pelo advento do pecado original? Pois, se não me engana minha patente ignorância, segundo o Gênesis, não teria Deus condenado Adão e Eva às intempéries da existência como castigo pelo pecado cometido (“és pó, e ao pó retornarás”)?
2 месяца назад+1
@@leonewade4980 Não há nada de que perdoar-se; estou aqui ás ordens. Um abraço.
2 месяца назад+1
Não, de modo algum. Só o corpo humano. Nada mudou no restante do universo com o pecado; sempre foi assim.
Eu não acredito que seja possível voltar ao tempo, imagine só voltar ao tempo de Jesus, o viajante temporal veria Cristo viver entre os humanos novamente ? Se isso fosse possível, ao voltar ao tempo o viajante estaria numa realidade onde existisse dois Cristos, o Cristo do presente e o Cristo do passado ( que para ele fez-se presente).
Imagine dois filmes, um em câmara lenta e em outro normal. O que você diria a uma criança? - Olha, neste filme o tempo está a passar mais devagar. É com este tipo de linguagem que os físicos falam, sem nenhuma pretensão metafísica elevada: é pura linguagem prática que é aceite porque resolve problemas. O grande sarilho é que quando um físico tenta explicar coisas complicadas geralmente faz comparações que levam as pessoas a se afastarem mais da verdade do que aquilo que a intuição normal já dá. Eu demorei 40 anos para compreender com satisfação total o paradoxo dos gêmeos, exatamente porque todas as tentativas de explicar que via só me afastavam mais da verdade.
2 месяца назад
Onde você vê o tempo passar mais devagar? O que passa mais devagar é o movimento. 5 minutos de filme em câmara normal ou em câmara lenta são cinco minutos. O filme ou seu movimento é que é mais lento. Não entende isso? A relatividade faz tão mal às pessoas que até algo como isto, tão básico, se torna incompreensível? Abraço.
Eu sei isso. O meu ponto é, você não falaria assim, ou nunca falou assim no dia a dia? As grandezas são medidas por comparação. A manifestação do tempo vê-se no movimento. Então decidiu-se, simplificadamente, comparar tempos, através da comparação de um movimento com movimentos típicos repetíveis associados a um sistema. Este movimento acontece durante três movimentos típicos e repetíveis. Então durou um tempo 3 vezes maior do que ele.
2 месяца назад
@@paulomanuelsendimairespere3901 Isso é o que você diz ser falado no dia a dia? Paro por aqui, pense o que quiser.
O que quero dizer é que o significado das palavras é elástico e por vezes quase nos afundamos na sua complexidade metonímica. Você diz que aquilo não é tempo, e tem muitas razões para o dizer. No entanto está muito relacionado com o tempo. Chame-lhe o que quiser Zempo. O físico chama-lhe tempo só porque com esta grandeza ele consegue prever em que estágio está o movimento das coisas e coincide com a noção de tempo, aquela do nosso relógio, quando aplicado à nossa situação do dia a dia.
2 месяца назад+1
@@paulomanuelsendimairespere3901 Não sabe parar, não? Nem sequer entende o que digo, e não para? É alguma compulsão ou furor? Por favor.
Boa noite, O senhor não crer na existência de Deus? O senhor afirmou em um certo momento que Deus não existe. Como podemos adorar algo que não existe? Confesso que eu tentei entender isso, mas não conseguir, logo pq penso que vc seja católico e católico crer na existência de Deus.
2 месяца назад+1
@@eguinaldoluismendes3361 Existir é "provir de alguma causa". Mas Deus não tem causa. Logo ele é, mas não existe. É linguagem metafísica.
Conteúdo interessante. No entanto, convém ao senhor cuja leitura está sendo gravada no vídeo, que busque uma moderação na pronúncia, posto que "rrrrequer uma rrrreforma rrrradical" é algo que soa ofensivo aos tímpanos e, por sua vez, pode afastar o público. Quanto ao mais, deixo meu agradecimento por compartilhar a leitura que fez no vídeo. É sempre bom topar com algum conteúdo educativo relevante. Acredito no potencial de crescimento do canal. Parabéns pela iniciativa e sucesso!
2 месяца назад+4
Muito obrigado. Quanto ao ofensivo, será o gauchês ofensivo? Não posso mudar meu sotaque, que aprendi na infância. Não o vejo nada ofensivo. Procure por exemplo os discursos de Carlos Lacerda. Um abraço.
Deus vos abençoe, professor! O senhor, senão o, é um dos melhores tomistas deste país. Precisamos de seu conhecimento, não deixe de gravar as aulas!!
Muito obrigado, mesmo, por sua gentileza; e, enquanto tiver forças, não deixarei de gravar vídeos, não. Um abraço muito agradecido.
Maravilha professor. Longevidade para o senhor.
Muito obrigado, e fique com meu abraço.
Um vídeo para eu ver na hora do almoço de amanhã! Deus lhe abençoe! Boa noite!
E a você também. Fique com Ele.
Obrigado professor por esses ensinamentos
@@regisalencastro737 Agradeço eu, e grande abraço.
Ótimo vídeo, professor. Só consegui ver a metade, mas já foi de grande importância. Verei o resto em outro momento. Parabéns pelo belíssimo serviço que o senhor faz. Que Deus lhe pague.
E que Ele o abençoe. Muito obrigado mesmo.
Esse tema é fascinante. Parece que o espaço é um meio perfeitamente permissivo e perfeitamente elástico. Permissivo porque não há nada que não possa atravessá-lo. Elástico porque parece que a gravidade pode curvá-lo. Mas além disso, um corpo em movimento parece encurtar o espaço. Quanto maior a velocidade (quanto mais movimento um corpo tem) maior será o encurtamento do espaço. Ora, se assim for, haverá um momento em que ocorrerá um achatamento do espaço ou seja, reduzir-se-á para duas dimensões. Isso seria o limite. E assim, nenhum corpo poderia ir mais rápido que esse limite. Deve ser por isso que a velocidade está limitada à velocidade da luz no vácuo. Mas isso só se o espaço for perfeitamente elástico. Assim sendo não haveria necessidade de o tempo ser elástico. Talvez o que os nossos sentidos perceberam com a observação dos encurtamento e alongamento do tempo dos relógios atômicos, tenha sido, na verdade, o efeito da deformação do espaço provocado pela velocidade das aeronaves. Enfim, como diria o Sr. Spok: "Fascinante"...
Obrigadíssimo, querido amigo.
Professor, uma dúvida: se o tempo é a medida do movimento, pode-se dizer que o tempo não existe substancialmente, mas apenas abstratamente como uma abstração ou conceito humano?
Não. As medidas existem objetivamente (assim como a medida do dia é do movimento da terra e do sol); mas, como digo no vídeo, o tempo tem existência imperfeita. Um abraço.
Boa noite Professor. Parabéns pelo teu trabalho. Sempre com excelentes apresentações. Que Deus continue te abençoando e toda tua Família. ESTÂNCIA VELHA, RS.
Deus lhe pague, caro amigo.
Professor, o senhor poderia falar sobre a noção de infinito na Matemática Moderna, e se há influência de Duns Scot nessa noção de infinito? Desde já, grato.
Possi, sim; mas, salvo engano, não há nada aí de Duns Scot. Um abraço.
Era mais uma dúvida se há ou não influencia, porque pelo que li num artigo parece que foi Scot que começou com a noção de infinito sem ser num sentido potencial.
@@aie_oa Realmente não sei.
Tudo bem. Só gostaria muito de saber sua opinião sobre a noção atual de infinito na Matemática. A mim me parece muito confusa, assim como o relativismo de Einstein.
@@aie_oa Sim gravarei algo sobre isto. Um abraço.
Deus nos ama muito , pois preservou pessoas como o senhor professor Carlos nougué para nos ajudar !
É bom demais escutar suas aulas, professor Carlos Nougué. Que o Senhor Jesus Cristo te abençoe.
Matéria dificílima para mim, pobre mortal. Entendi quase tudo, diria que 20 por cento... 😂 Parabéns, professor.
Muito obrigado, Antônio, e grande abraço.
Obrigado professor Carlos Nougue .
Agradeço-lhe eu a gentileza.
Gostaria de perguntar ao nobre professor Carlos Nougué, caso ele tenha condiçōes para responder, algo a respeito da "creatio ex nihilo". Não encontrei um vídeo dele a respeito do assunto e resolvi postar neste. No caso, considero que a ideia de uma espécie de contenção virtual e eminente, presente em Deus, pelo qual Ele trouxe a criação e a matéria à existência, não contradiz a ideia de criação ex nihilo. A ideia judaico-cristã de criação a partir do nada apenas diz que não houve uma causa material "ex Deo" com a qual o ser divino a tudo criasse. Mas ao menos virtualmente a criação estava em Deus enquanto ato pensante da mesma divindade a qual, num puro ato de pensamento também distingue (fazendo isto desde toda a eternidade) tais virtualidades de sua própria pessoa, considerando-a um "totalmente outro"; uma espécie de processão ad extra diferindo das processōes ad intra, as quais são trinitárias. A criação divina se dá por um ato de pensamento divino (a natureza do Motor Imóvel é a de ser Pensamento de pensamento, diria Aristóteles). Ao conceber pensantemente a sua criação, o pensamento divino distingue tal pensamento (da criação) de sua própria pessoa ou de sua própria substância, considerando-o como um totalmente outro. Embora isto Deus o faça desde toda a eternidade, no entato, a autonomia própria do totalmente outro da criação se dá no tempo ou com o tempo, originando o tempo e o movimento. Deus pensa a criação a modo de imitação de seu próprio ser em maior e menor grau, desde a matéria prima ao anjo, mas ao mesmo possibilitando que cada ser criado se distingua não em grau quantitativo, mas em qualidade essencial. Por fim, somente à natureza divina compete pensar algo, conceber este algo como distinto dela e dar-lhe autonomia existencial, embora não uma total e absoluta independência ontológica (Deus constantemente conserva a criação no ser), o que jamais redundaria numa ideia de emanação do tipo panteísta. Peço que o nobre professor ou alguém versado na sagrada teologia e na filosofia cristã, me corrijam a respeito de algum possível erro e, ainda se possível, que me indiquem algum texto ou vídeo concernente a este tema. Obrigado.
Caro, não me parece mal. Mas teria de pensar mais. Um abraço.
Muito obrigado. Abraços.
Agradeço eu.
Sensacional! Que explicação maravilhosa! ❤
Muito obrigado, Teresa.
Obrigado pela excelente aula! Deus te abençoe!
Agradeço eu, Marcos.
Muito obrigado pelo ótimo vídeo, professor Nougué. Que Deus te abençoe.
Aguardarei a aula sobre o espaço e, enquanto isso, assistirei essa aqui mais algumas vezes.
Deixo abaixo a definição que cunhei para o tempo, que cobre os efeitos da relatividade restrita e da geral.
Afinal, o que é o tempo senão uma ode ao movimento? E tão mais longos serão seus cantos, quanto mais marcantes forem os feitos realizados em sua jornada.
Obs.: Gostaria de fazer uma pequena retificação, professor. No experimento dos relógios atômicos, apenas um avião foi usado. E se dois fossem em sentidos opostos (horário e anti-horário), o tempo passaria mais devagar para as duas aeronaves comparadas ao relógio parado e não um adiantaria e outro atrasaria em relação ao relógio que ficou em solo.
Se você diz, obrigado.
R Guimarães, não não. Eram quatro relógios, dois fixos em um torre, e outros dois (idênticos os fixos) em aviões voando no sentido oeste-leste e leste-oeste. Um adianta e outro atrasa. Retirei essa informação do livro do Moysés Nussenzsveig, volume 4. A Wikipedia ratifica, citando o artigo da Science em que tal experimento foi publicado.
en.wikipedia.org/wiki/Hafele%E2%80%93Keating_experiment#:~:text=In%201971%2C%20Joseph%20C.,the%20United%20States%20Naval%20Observatory.
Por favor grave um vídeo sobre Eckhart. Muitos ainda o defendem.
AMDG.
Gravarei, ótima ideia. Obrigado.
Obrigado!
De nada, Felipe.
Esses óculos ficaram muito bons no senhor, professor!
Muito obrigado, João!
Bom dia, professor! Ótima aula.
O senhor tem planos de gravar algum vídeo a respeito da definição do que seria ciência na atualidade e o critério da falseabilidade de Karl Popper?
Muito obrigado. Quanto ao primeiro, explico-o no meu texto citado no início do vídeo. Quanto a Popper, não penso tratá-lo. Um abraço.
Bravo 👏!
Muito obrigado!
Prof tudo bem? Eu estava aqui pensando com base no que o senhor expôs. A atração gravitacional , então, seria uma função do movimento dos corpos? Em vez da massa? Obrigado.
Orlando Fedeli, na sua célebre aula, sobre a "existência" Deus, diz que o tempo é a duração da mudança. Claro, ele falou de uma forma pedagógica. Ainda assim, acredito que seja uma boa definição.
A definição que dei é a de Aristóteles.
Boa noite, estou iniciando meus estudos sobre Aristóteles e gostaria de uma sugestão de leitura sobre o tema deste vídeo. Obrigado e um forte abraço.
Desculpe a autorreferência, mas meu "Da necessidade da física geral aristotélico-tomista", in "Comentário à Física" de Santo Tomás, pela editora Contra Errores. Um abraço.
Muito obrigado!
Desculpe sair do tema do vídeo, mas tenho uma dúvida.
A física quântica com o colapso de onda e superposição derrubam a ideia da física tomista de que tudo que é movido precisa de um agente externo para que o mova?
Claro que não, antes o confirma. Não entenda errado o tomismo; o agente externo pode ser interno, digamos assim. O que S. Tomás diz é que o que se move é movido por outro, assim como o corpo é movido intrinsecamente pela alma. Mas o que move a alma? Saímos da ciência natural e entramos na metafísica. Um abraço.
só há colapso se há medição, logo quem "move" é o medidor, que faz com que a onda colapse conforme leis internas próprias, de ordem estocástica.
Sou doutor pelo ITA e queria conseguir aplicar o tomismo ao meu estudo de relatividade geral, mas cada dia que passa confio menos nessa teoria. Com o senhor tentando explicar ficar um pouco mais crivel.
@@ResumodeLivros Muito obrigado pela gentileza.
@@ResumodeLivros Desculpe-me a autorreferência, mas leia meu escrito "Da necessidade da física geral aristotélico-tomista", saído pela editora Contra Errores. Tenho quase certeza de que lhe será útil. Um abraço.
recomendo que estudem a Mecânica Relacional. Sobre Einstein, tem um livro chamado How Einstein Ruined Physics com mt informação imperdível
Obrigado.
Sobre a relatividade da simultaneidade - não é que isso seja absoluto, porque a teoria física não "dá conta" de falar de algo absoluto. É que nenhum sinal viaja mais rápido que a luz. Desse modo, se dois eventos muito distantes ocorrem e você está se afastando de um e se aproximando de outro, pode ser que os sinais cheguem ao mesmo tempo. Se minha velocidade tivesse sentido oposto, o sinal que está no sentido para o qual estou viajando chegaria primeiro a mim do que o sinal proveniente do outro (isso é bem razoável). Deste modo, como é a luz proveniente do objeto que revela seu acontecimento, pareceria que ele aconteceu primeiro que o outro, e não há meios de se escolher um referencial "intra-universal" que dê uma resposta peremptória a respeito de qual ocorreu primeiro - está além de nossas forças (e a teoria Einsteniana absolutiza isso). Não dá pra afirmar nada (dentro da teoria) a respeito do que acontece do ponto de vista de um observador que está "pra além" do universo (um anjo?), apenas a respeito de como nós perceberíamos a simultaneidade dada a nossa condição de entes limitados pela velocidade da luz. É claro que o grande problema aparece quando os físicos modernos confundem a capacidade preditiva de uma teoria com a própria realidade. Vou ouvir com calma todo o vídeo e buscarei comentar mais aqui. Sou doutor em física pela USP (na área de mecânica quântica de muitos corpos), católico, pela graça de Deus. Quero entender as críticas à relatividade para saber o que pensar a respeito, e certamente ouvir-te irá me ajudar bastante. Grande abraço!
É o que disse no vídeo. O problema é que os formados na ciência moderna não aprenderam conceitos básicos do intelecto, e por isso têm dificuldade diante de vídeos como este. Um abraço.
Prof . Nougué, sei que não é o tema do vídeo mas uma pergunta sobre o " batismo" dos heréticos e cismaticos qual é válido e qual não é válido ? Pergunto isso pq à muitos católicos na internet que dizer ser válido o batismo dos protestantes , porém em MYSTICI corporis de Pio XII diz que só os membros da igreja são só os católicos . Tire essa dúvida minha por favor .
O batismo dos heréticos é válido se se cumprirem todas as condições para isso; tem de ser igual ao católico. Os heréticos não são católicos porque não estão em comunhão com a Igreja, mas seus sacramentos serão válidos, ainda que ilícitos, se cumprirem com a matéria, a forma e a intenção corretas. Isto foi definido pelo próprio magistério da Igreja. Um abraço.
Onde posso encontrar o conteúdo dessa aula em texto?
No livro "Comentário à Física" de Santo Tomás, lançado pela editora Contra Errores. O estudo introdutório é meu, e falo ali dessas coisas. Um abraço.
Tenho uma questão sobre o comportamento do católico em meio a crise na Igreja: Se todo católico precisa de um diretor espiritual, como que muitos conseguirão um, se eles sequer tenho contato com padre da fsspx ou tradicionalista, nem tem capela na cidade deles, que é tradicionalista? Não acho que é simples troca de email com padres da tradicionais seria direção espiritual, estou errado?
Acho que valeria inclusive um video, isso se você ja não tiver feito conteúdo sobre, agradeço desde já sua resposta professor, um grande abraço.
Acredito que, na impossibilidade de ter um diretor espiritual, e considerando toda a crise da Santa Igreja, seria proveitoso para o fiel iniciar sua vida de oração com devoções acessíveis como o Santo Rosário, terço, jaculatórias, meditar os santos mistérios, leitura das Sagradas Escrituras, etc. Depois, pode-se buscar por livros de espiritualidade, ascética e mística, meditação, oração, mortificação, dentre outros. Há vários livros ótimos sobre vida espiritual escrito por santos, como Santo Afonso Maria de Ligório, São Luís Maria de Montfort e São Francisco de Sales, com uma didática focada para leigos e iniciantes e com uma escrita de fácil entendimento, como "Oração" de Santo Afonso e "Filoteia" de São Francisco de Sales. Além, é claro, é indispensável ler o clássico "A Imitação de Cristo" que formou tantos santos. A partir disso, o fiel pode se aprofundar nas meditações e na oração mental, e assim iniciar uma vida de profunda intimidade com o Senhor e, consequentemente, passar a exercitar as virtudes e tentar eliminar seus vícios e más inclinações.
Creio que embora a internet tenha originado e impulsionado muitos problemas morais na sociedade, ainda sim é uma ferramenta de grande valia se usarmos de forma íntegra e equilibrada. Ás vezes penso que o Senhor deu-nos essa oportunidade de ter acesso fácil a tantas obras riquíssimas dos santos e conteúdos edificantes em plataformas como o RUclips, justamente para suprir essa falta de sacerdotes santos para direção espiritual.
@@terievv3 Você tem razão eu tenho feito isso ainda que com erros, mas não sei se substitui uma direção espiritual, ou se tem algo que realmente substitua a direção espiritual isso que eu queria saber, de todo modo agradeço vosso texto sem duvidas suas dicas me ajudarão muito.
@@Leonardo34-cz8fn Fico feliz em saber que você gostou do meu comentário. Realmente, é muito complicado a situação atual, pois estamos desamparados devido a escassez de sacerdotes santos ou que pelo menos busquem a santidade. Eu venho batalhando contra minhas más inclinações aos poucos. Todos os dias peço ao Senhor que envie sua graça e me ajude a ser uma pessoa mais virtuosa. Também peço sempre ao Senhor que me revele os pecados ocultos, que não percebo devido a minha ignorância e fragilidade. Percebo que sempre sou atendida; às vezes surgem ocasiões que me mostram como fui injusta, outras vezes ocorrem tentações fortes que me mostram falhas que eu não tinha percebido, etc.
Não sou nenhum exemplo; pelo contrário, sou um reles bebê de fraldas em se tratando de espiritualidade, mas os poucos progressos que tive, graças à infinita bondade do Senhor, foram recorrendo incessantemente a ele e sendo sincera sobre minhas dificuldades. Falo com tranquilidade: Deus ouve nossas súplicas sempre, por mais que você não perceba, Ele sempre envia alguma mensagem através de uma situação, tormento, tentação, provação. Fique de olho nas situações do seu cotidiano. Errar faz parte, somos frágeis, como crianças engatinhando, somos totalmente dependentes de Deus e de Sua graça. Recorra sempre a ele e peça Sua ajuda constantemente. Reze pedindo ao Senhor que lhe envie um diretor espiritual bom e virtuoso.
Uma dica: se você começar a se aprofundar em livros de ascética, mortificação, penitência, não se assuste e nem se escandalize, pois é comum haverem coisas nas quais somos incapazes de compreender, principalmente em relação ao sofrimento. Nas obras dos santos, eles falam com muita tranquilidade sobre atitudes sobrenaturais que somente uma pessoa configurada a Cristo poderia entender. Se você sentir repulsa, ignore e tente continuar lendo. Aconselho que reze mentalmente assim: "Senhor, dai-me a graça de um dia compreender tal atitude".
No início tive muita dificuldade de aceitar a penitência e a mortificação, minha natureza desejava a comodidade e se escandalizava com os escritos dos santos, mas com o tempo fui pedindo auxílio do Espírito Santo e passei a compreender melhor.
Fique com Deus e que o senhor consiga perseverar na vida de santidade e que possamos um dia nos encontrar no Céu. Que o Senhor lhe abençoe e lhe ajude em suas batalhas e que a nossa amorosa Mãe Imaculada sempre lhe ajude a trilhar o caminho da santidade rumo aos braços de Jesus.
@@terievv3 Sim senti um pouco isso ao ler Imitação de Cristo, foi nem tanto por achar algo incapaz de eu fazer, mas sim incompatível, no entanto lendo mais eu me acostumei um mais, acho que tava tão afundado no pecado que aquilo parecia anormal sabe, mas precisamos ser humildes e nessas horas e pensar:"Se os santos seguiram isso, eles estão certo e não eu".
No mais muito obrigado pela atenção e pelas dicas.
São Francisco de Sales dizia que é melhor não ter um diretor do que ter um ruim. Os próprios padres tradicionais dizem isso.
Salve, Maria!
Professor, o som ficou um pouco baixo.
Salve. E é o gravador de que disponho.
O tempo é a medida da existência de toda e qualquer coisa.
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Então Deus, que não está no tempo, não existe....
As pessoas têm pressa em resolver problemas, em fazer as coisas funcionar e definem coisas de maneira que consigam fazê-las AGORA.
Se o professor vier com definições de grandezas mais metafísicas, intuitivas e racionais e trouxer as fórmulas correspondentes que permitam com o mesmo grau de dificuldade ou menor, resolver os problemas, verá que toda a gente o aceita, até lá será muito difícil.
Que interessa que aquilo que na física chamam de tempo se deveria chamar de Movimento-De-Referência-Local. O que interessa é que permite resolver os problemas.
Pense assim, muitas pessoas aprovam aborto em caso de estupro (chega a ser assustador), acha então que se vão preocupar com isso, se não houver um contexto conveniente e vantajoso?
O professor Nogué é um farol em nosso tempo.
Deus lhe pague a gentileza, Jonas, e tenha-me a seu dispor.
Bom dia Professor, Perdoe-me pela pergunta fora de tema, mas entre "Os Umbrais da Filosofia" e "As 24 teses da filosofia de Santo Tomás de Aquino" , qual o senhor recomendaria para uma leitura introdutória?
Nenhum dos dois. Eu recomendaria a Breve Introdução ao Tomismo, de Cornelio Fabro. Mas recomendo mesmo que escolha um mestre e o siga, porque o autodidatismo é uma miragem que leva à frustração, ao erro, e à ansiedade. Um abraço.
Mestre Nougué, quem foi ou quem é o seu mestre?
O sr recebeu o livro do dr johas refutando Einstein?
Se quiser posso enviar.
Sim, tenho-o datilografado por ele mesmo. Obrigado.
Que bacana. O sr tem o de galileu?
@@MarquesDeTamandare1865 Não lembro; tenho de ver. Mais tarde procuro.
poderia me mandar por gentileza?
Quais são os nomes destes livros?
Oi
Professor este experiemento dos aviões está cheio de erros de mensuração. Os mesmos relógios dentro dos aviões estavam com deltas de tempos diferentes. A variação dos tempos dos relógios tem muito mais a ver com a variação mecânica dos mesmos devido a gravidade e velocidade do que com o tempo. Abs
Se não estou enganado o professor afirma que tempo e espaço estão vinculados. Mas o relatividade não vincula esses dois conceitos, de modo que não podemos tratar o tempo como algo separado? Demais, por que a relatividade, segundo o que entendi do vídeo é bastante falha, leva a conceitos bastante fortes como invariância da velocidade de transporte de informação e e invariância das leis físicas, i.e. as leis físicas são as mesmas em todos os referenciais?
Desculpe, caro, mas efetivamente você não entendeu o que eu disse no vídeo. Um abraço.
A degradação na matéria é efeito do tempo ou da consequência dos pecados de Adão e Eva?
Ótima pergunta. É efeito da própria matéria, que tende à desagregação como mostra a segunda lei da termodinâmica. Um abraço.
Obrigado pela resposta. Perdoe-me a minha ignorância.
Professor, boa noite. Um adendo à questão do colega: não teriam os corpos se tornado suscetíveis às essas leis justamente pelo advento do pecado original? Pois, se não me engana minha patente ignorância, segundo o Gênesis, não teria Deus condenado Adão e Eva às intempéries da existência como castigo pelo pecado cometido (“és pó, e ao pó retornarás”)?
@@leonewade4980 Não há nada de que perdoar-se; estou aqui ás ordens. Um abraço.
Não, de modo algum. Só o corpo humano. Nada mudou no restante do universo com o pecado; sempre foi assim.
Eu não acredito que seja possível voltar ao tempo, imagine só voltar ao tempo de Jesus, o viajante temporal veria Cristo viver entre os humanos novamente ? Se isso fosse possível, ao voltar ao tempo o viajante estaria numa realidade onde existisse dois Cristos, o Cristo do presente e o Cristo do passado ( que para ele fez-se presente).
a física moderna, mesmo nos delírios mais loucos dos aficionados por ficção científica, não permite viagens ao passado.
Imagine dois filmes, um em câmara lenta e em outro normal. O que você diria a uma criança?
- Olha, neste filme o tempo está a passar mais devagar.
É com este tipo de linguagem que os físicos falam, sem nenhuma pretensão metafísica elevada: é pura linguagem prática que é aceite porque resolve problemas.
O grande sarilho é que quando um físico tenta explicar coisas complicadas geralmente faz comparações que levam as pessoas a se afastarem mais da verdade do que aquilo que a intuição normal já dá. Eu demorei 40 anos para compreender com satisfação total o paradoxo dos gêmeos, exatamente porque todas as tentativas de explicar que via só me afastavam mais da verdade.
Onde você vê o tempo passar mais devagar? O que passa mais devagar é o movimento. 5 minutos de filme em câmara normal ou em câmara lenta são cinco minutos. O filme ou seu movimento é que é mais lento. Não entende isso? A relatividade faz tão mal às pessoas que até algo como isto, tão básico, se torna incompreensível? Abraço.
Eu sei isso. O meu ponto é, você não falaria assim, ou nunca falou assim no dia a dia?
As grandezas são medidas por comparação. A manifestação do tempo vê-se no movimento.
Então decidiu-se, simplificadamente, comparar tempos, através da comparação de um movimento com movimentos típicos repetíveis associados a um sistema. Este movimento acontece durante três movimentos típicos e repetíveis. Então durou um tempo 3 vezes maior do que ele.
@@paulomanuelsendimairespere3901 Isso é o que você diz ser falado no dia a dia? Paro por aqui, pense o que quiser.
O que quero dizer é que o significado das palavras é elástico e por vezes quase nos afundamos na sua complexidade metonímica.
Você diz que aquilo não é tempo, e tem muitas razões para o dizer. No entanto está muito relacionado com o tempo. Chame-lhe o que quiser Zempo.
O físico chama-lhe tempo só porque com esta grandeza ele consegue prever em que estágio está o movimento das coisas e coincide com a noção de tempo, aquela do nosso relógio, quando aplicado à nossa situação do dia a dia.
@@paulomanuelsendimairespere3901 Não sabe parar, não? Nem sequer entende o que digo, e não para? É alguma compulsão ou furor? Por favor.
Tem achar uma maneira melhor para essa aula ficar mais compreensível
É$ impossível; trata-se de conceitos poucos usais.
Boa noite, O senhor não crer na existência de Deus? O senhor afirmou em um certo momento que Deus não existe. Como podemos adorar algo que não existe? Confesso que eu tentei entender isso, mas não conseguir, logo pq penso que vc seja católico e católico crer na existência de Deus.
@@eguinaldoluismendes3361 Existir é "provir de alguma causa". Mas Deus não tem causa. Logo ele é, mas não existe. É linguagem metafísica.
Assunto interessante e complexo.
Sem dúvida.
Conteúdo interessante. No entanto, convém ao senhor cuja leitura está sendo gravada no vídeo, que busque uma moderação na pronúncia, posto que "rrrrequer uma rrrreforma rrrradical" é algo que soa ofensivo aos tímpanos e, por sua vez, pode afastar o público.
Quanto ao mais, deixo meu agradecimento por compartilhar a leitura que fez no vídeo. É sempre bom topar com algum conteúdo educativo relevante. Acredito no potencial de crescimento do canal. Parabéns pela iniciativa e sucesso!
Muito obrigado. Quanto ao ofensivo, será o gauchês ofensivo? Não posso mudar meu sotaque, que aprendi na infância. Não o vejo nada ofensivo. Procure por exemplo os discursos de Carlos Lacerda. Um abraço.
para de mimimi