Boa noite, o efeito eu não sei mas posso dizer que essas polias são feitas no processo de sinterização ! simplificando é um pó prensado aquecido, daí pode imaginar que o óleo passe dentro dos poros da polia. Tem vários filtros que são feitos desse mesmo modo. Valeu Tenho uma mecânica perto de vc hehehe aqui em Itaquera !
Fala Ronne .... Ótimo o vídeo e este assunto. 02:24 --> Eixo da distribuição / Bomba de óleo no AP ...nos antigos tinha um came para a bomba de gasolina. Isso ai é por causa destas polias serem feitas de Metal sinterizado ...que tem melhor acabamento e menor custo de fabricação. mas porém, por ser um pó metáiico prensado em alta pressão, ainda contém espaços entre os micro fragmentos ....passa óleo, Valeu ! !
Vamos chamar os engenheiros e cientistas de materiais pra resolver essa parada. Deve ter alguma forma de remover esse óleo. Seria interessante ver isso ai num microscópio apropriado. Talvez o óleo consiga penetrar na estrutira cristalina do metal.
Eu tenho uma teoria: se essa polia for de aluminio... Leia sobre anodização: o aluminio abre poros se for energizado e pode ser que a carcaça do motor esteja recebendo corrente, ou fuga de corrente, com isso fez os poros da polia abrir, e como ocorreu um vazamento de óleo e atingiu a polia, ela absorveu. Não sei se o parafuso é aluminio também, caso seja, ele também abriu poros se recebeu corrente eletrica. Sendo assim, em caso de vazamento de oleo, averiguar se o apoio do eixo está energizado. Encostar o negativo do multímetro no negativo da bateria e o polo positivo do multímetro no apoio do eixo de comando, se der acima de zero, então está energizado.
Bom dia Ronne cara me tira uma dúvida por favor, Tenho um corsa 1.68v mpfi não veio manual. Quantos litros de oleo no motor 3,5 ou 4 litros? Se puder me responder, agradeço em, valeu .
Top, de cair os cabelos durante o diagnóstico kkk acontece esse fenômeno de capilaridade no chicote de sensor de temperatura dos primeiros new c3, sai água pelo conector do sensor de temperatura e umidece o conector no módulo
Eu tenho uma teoria: se essa polia for de aluminio... Leia sobre anodização: o aluminio abre poros se for energizado e pode ser que a carcaça do motor esteja recebendo corrente, ou fuga de corrente, com isso fez os poros da polia abrir, e como ocorreu um vazamento de óleo pelo parafuso e atingiu a polia, ela absorveu. Sendo assim, em caso de vazamento de oleo, averiguar se o apoio do eixo está energizado. Encostar o negativo do multímetro no negativo da bateria e o polo positivo do multímetro no poio do eixo de comando, se der acima de zero, então há energizaçäo. ⭕ PS:falaram aqui nos comentarios sobre metal sinterizado, cujo metal tende a ter poros... No entanto, não invalida a minha teoria, nesse caso, aumentaria ainda mais os poros: os já existentes e os abertos pela energização.
Boa noite, o efeito eu não sei mas posso dizer que essas polias são feitas no processo de sinterização ! simplificando é um pó prensado aquecido, daí pode imaginar que o óleo passe dentro dos poros da polia.
Tem vários filtros que são feitos desse mesmo modo.
Valeu
Tenho uma mecânica perto de vc hehehe aqui em Itaquera !
OK; Esse esquema aí, você já mostrou em outro vídeo algum tempo atrás, mesmo assim valeu, atualizou para quem não assistiu, abraços.
Fala Ronne ....
Ótimo o vídeo e este assunto.
02:24 --> Eixo da distribuição / Bomba de óleo no AP ...nos antigos tinha um came para a bomba de gasolina.
Isso ai é por causa destas polias serem feitas de Metal sinterizado ...que tem melhor acabamento e menor custo de fabricação. mas porém, por ser um pó metáiico prensado em alta pressão, ainda contém espaços entre os micro fragmentos ....passa óleo,
Valeu ! !
Caraca!!!! Misterios da fisica!!
Show de bola Ronne
Muito bom sua explicação meus parabéns muito bom
Tô com um corsa com esse b.o , já troquei 2 retentores do comando e não resolvia....obrigado pela dica....
Passaram Militec na polia kkk
Like 207, de Peugeot 207.
Domingou aprendendo com as dicas da Ronntec! 😁
Essa é a diferença de bons profissionais. Parabéns...
Esta e a dica 👏👏so da humildade Rontec. Repassando pros Rontecnianos
Fica a dica nota 10 !! Nunca pensei que isso poderia acontecer!
Top Ronne
Show Ronne.
São muitos os segredos da mecânica parabéns sucesso sempre
TOP Ronne....Como sempre....só dica TOP. Parabéns
Vivendo e aprendendo boa dica 👍
2:24 virabrequim
Segunda vez que vejo isso
Vamos chamar os engenheiros e cientistas de materiais pra resolver essa parada. Deve ter alguma forma de remover esse óleo. Seria interessante ver isso ai num microscópio apropriado.
Talvez o óleo consiga penetrar na estrutira cristalina do metal.
Eu tenho uma teoria:
se essa polia for de aluminio... Leia sobre anodização: o aluminio abre poros se for energizado e pode ser que a carcaça do motor esteja recebendo corrente, ou fuga de corrente, com isso fez os poros da polia abrir, e como ocorreu um vazamento de óleo e atingiu a polia, ela absorveu. Não sei se o parafuso é aluminio também, caso seja, ele também abriu poros se recebeu corrente eletrica. Sendo assim, em caso de vazamento de oleo, averiguar se o apoio do eixo está energizado. Encostar o negativo do multímetro no negativo da bateria e o polo positivo do multímetro no apoio do eixo de comando, se der acima de zero, então está energizado.
Fala Rone, qual marca do seu maçarico?
Como se já não bastasse os problemas comuns
Bom dia Ronne cara me tira uma dúvida por favor,
Tenho um corsa 1.68v mpfi não veio manual. Quantos litros de oleo no motor 3,5 ou 4 litros?
Se puder me responder, agradeço em, valeu .
Sou vendedor de auto peças e posso dizer com propriedade que seu veículo usa 3,5L de óleo junto com a troca do filtro,espero ter sanado sua dúvida.
@@alexsandrodourado6015 muito obrigado.
E ainda o mecânico falou que era 4 litros de óleo brincadeira né .
Valeu pela ajuda.
Top, de cair os cabelos durante o diagnóstico kkk acontece esse fenômeno de capilaridade no chicote de sensor de temperatura dos primeiros new c3, sai água pelo conector do sensor de temperatura e umidece o conector no módulo
Já é o segundo caso que vejo isso
Eu tenho uma teoria:
se essa polia for de aluminio... Leia sobre anodização: o aluminio abre poros se for energizado e pode ser que a carcaça do motor esteja recebendo corrente, ou fuga de corrente, com isso fez os poros da polia abrir, e como ocorreu um vazamento de óleo pelo parafuso e atingiu a polia, ela absorveu. Sendo assim, em caso de vazamento de oleo, averiguar se o apoio do eixo está energizado. Encostar o negativo do multímetro no negativo da bateria e o polo positivo do multímetro no poio do eixo de comando, se der acima de zero, então há energizaçäo.
⭕
PS:falaram aqui nos comentarios sobre metal sinterizado, cujo metal tende a ter poros... No entanto, não invalida a minha teoria, nesse caso, aumentaria ainda mais os poros: os já existentes e os abertos pela energização.
A dos astrosos absorvem também agua kkkkkkkkkkkk
Polia miserávi...kkkk
Que efeito e esse ????
Será que fui o primeiro?