professor, no diagrama da cortante la em VF, vc nao acrescentou o a carregamento da carga concretada (18*sen44°), ou seja de 11,25 desceria para 23,75 e fecharia com a reação VF. confere?
Bom dia, Im_Tides. No traçado dos diagramas (qualquer um deles) só é possível ter dois valores em um mesmo ponto dada a descontinuidade provocada por forças concentradas. Eu trabalho com essas descontinuidades pegando dois pontos vizinhos ao ponto original. No caso do ponto F é o que eu chamei de "F antes" e "F depois"... A distância entre eles é uma distância infinitesimal. Eu calculei todos os pontos olhando pra esquerda. Veja o vídeo em 25:17 ... é o ponto "F antes", perceba que não consigo ver nem a força 18*sen44° e nem a reação VF. Já em 25:48 que é o ponto "F depois" aparecem ao mesmo tempo essas duas forças. E por isso os cortantes no ponto F são -11,25 kN e 0,00. Você poderia enxergar esse 11,25 kN como a resultante da reação VF e a força 18*sen44°. Tranquilo?
Boa noite, Yuryck. Parece, não é? Os apoios mais comuns são o do 1º gênero, 2º gênero e 3º gênero (engaste). Muitas vezes limita-se a usar apenas esses três. O que eu coloquei no ponto A não é um engaste é o que chamamos de "mancal" ou "apoio deslizante". Ele tem uma reação de translação e uma de rotação, por isso só tem o Ha e o Ma. Comento sobre os apoios nesse vídeo aqui: ruclips.net/video/jRGxfcUfAwo/видео.html Além disso, se existisse a reação vertical em A, a viga seria hiperestática que é foco de outra disciplina.
Olá professor, no cálculo do diagrama de momento fletor, em Mea e Med a carga 18sen44º deveria ser positiva, não? Já que está sendo analisado pela direita.
Boa tarde, Carlos. É negativo mesmo. Como é que você costuma fazer para identificar os sinais? Com a regra da mão? Ou analisando o lado da viga que está sendo tracionado? Dá uma olhada nessa imagem abaixo, acredito que fique mais claro. drive.google.com/file/d/1b9DLMY16UlyMw7AASUFJSsiXwaA5aQWd/view?usp=sharing
professor, no diagrama da cortante la em VF, vc nao acrescentou o a carregamento da carga concretada (18*sen44°), ou seja de 11,25 desceria para 23,75 e fecharia com a reação VF. confere?
Bom dia, Im_Tides.
No traçado dos diagramas (qualquer um deles) só é possível ter dois valores em um mesmo ponto dada a descontinuidade provocada por forças concentradas.
Eu trabalho com essas descontinuidades pegando dois pontos vizinhos ao ponto original. No caso do ponto F é o que eu chamei de "F antes" e "F depois"... A distância entre eles é uma distância infinitesimal.
Eu calculei todos os pontos olhando pra esquerda.
Veja o vídeo em 25:17 ... é o ponto "F antes", perceba que não consigo ver nem a força 18*sen44° e nem a reação VF. Já em 25:48 que é o ponto "F depois" aparecem ao mesmo tempo essas duas forças.
E por isso os cortantes no ponto F são -11,25 kN e 0,00.
Você poderia enxergar esse 11,25 kN como a resultante da reação VF e a força 18*sen44°.
Tranquilo?
Ah sim, agora compreendi. Muito obrigado
Em A não era pra ter o Va já que ele é engaste?
Boa noite, Yuryck.
Parece, não é?
Os apoios mais comuns são o do 1º gênero, 2º gênero e 3º gênero (engaste). Muitas vezes limita-se a usar apenas esses três.
O que eu coloquei no ponto A não é um engaste é o que chamamos de "mancal" ou "apoio deslizante". Ele tem uma reação de translação e uma de rotação, por isso só tem o Ha e o Ma.
Comento sobre os apoios nesse vídeo aqui:
ruclips.net/video/jRGxfcUfAwo/видео.html
Além disso, se existisse a reação vertical em A, a viga seria hiperestática que é foco de outra disciplina.
Olá professor, no cálculo do diagrama de momento fletor, em Mea e Med a carga 18sen44º deveria ser positiva, não? Já que está sendo analisado pela direita.
Boa tarde, Carlos.
É negativo mesmo. Como é que você costuma fazer para identificar os sinais? Com a regra da mão? Ou analisando o lado da viga que está sendo tracionado?
Dá uma olhada nessa imagem abaixo, acredito que fique mais claro.
drive.google.com/file/d/1b9DLMY16UlyMw7AASUFJSsiXwaA5aQWd/view?usp=sharing