Lembrei de uma ilustração que o Rev. Hernandes Dias Lopes deu: "uma vez um membro da igreja chegou à casa do seu pastor e o encontrou cortando a grama do quintal. Ele então lhe perguntou 'boa tarde, pastor, trabalhando muito?', ao que o pastor logo respondeu 'que nada, irmão, tô descansando!'. Uns dias depois o mesmo membro visitou novamente o pastor e o encontrou no seu escritório sentado lendo. Ele então lhe perguntou 'boa tarde, pastor, descansando?', ao que o pastor logo respondeu: 'que nada, irmão, tô trabalhando!'.
ESQUERDA E DIREITA são lados opostos do mesmo corpo e SERVEM ao mesmo "senhor" DESTE mundo! AQUELE QUE MANDA NESTE MUNDO: João 18 vs. 36 - Jesus AFIRMA: “O meu Reino NÃO É DESTE mundo!” João 14 vs. 30 Jesus diz aos discípulos: “Não posso continuar a falar com vocês por muito tempo, pois está chegando AQUELE que MANDA NESTE mundo. Ele não tem poder sobre mim; mas o mundo precisa saber que eu amo o Pai e que, por isso, FAÇO TUDO QUE ELE MANDA.” O Diabo, AQUELE QUE MANDA NESTE MUNDO, é mestre na arte DO ENGANO. Jesus Cristo, A PALAVRA DE DEUS, Salva, Cura e Liberta a TODOS que Nele creem E LHE OBEDECEM. Os outros, mesmo "crendo em Deus" e falando EM NOME de Jesus, VIVEM ENGANADOS pelo espírito DESTE mundo que SE FINGE, entre tantos outros, de "Cristo e de Deus". Após RESSUSCITAR, e ANTES DE VOLTAR AO PAI, o Senhor Jesus deixou esta ORDEM aos discípulos, ou seja, a TODOS que desejam segui-LO: Mateus 28 vs. 18 ao 20 - "Recebi todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo E ENSINANDO-OS A OBEDECER A TUDO O QUE TENHO MANDADO." É isso o que nós, cristãos, devemos fazer, e fazer DE GRAÇA, usando para isso o dinheiro das OFERTAS. Pois foi assim que Cristo e os apóstolos ANUNCIARAM o Evangelho da Salvação e o Reino de Deus. SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERIAM ENGANADOS PELO DIABO. TUDO que precisamos SABER PARA IR A DEUS e receber, DELE, a verdadeira Cura, Salvação e Libertação que nenhuma ciência ou religião HUMANA podem fazer, o Senhor Jesus nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. É só crer, ensinar E OBEDECER! O resto só serve para "encher linguiça", ENGANAR e alimentar o COMÉRCIO evangélico que serve ao espírito DO ENGANO que reina NESTE mundo e SE FINGE, entre tantos outros, de "Cristo e de Deus". Quem tem ALIANÇA COM DEUS, por INTERMÉDIO da fé e OBEDIÊNCIA ao ensino GRATUITO do Mestre Jesus, perde tempo com as BOBAGENS e o COMÉRCIO dos TEÓLOGO$ e E$CRITORE$ evangélicos, dos FALSO$ "profetas", dos PADRES, do FALSO "evangelho" e do FALSO "cristianismo"? O Ensino GRATUITO do Mestre Jesus, NÃO É SUFICIENTE? O Diabo DEITA E ROLA nesse meio evangélico!
Entendo que essa sensação de desconfiança devido aos escândalos 💰 poderia ser evitada se houvesse um rigor maior a respeito de quem colocam para ter um papel na igreja - pastores e outros - Nisso e em muitos outros pontos, vejo a presbiteriana como uma comunidade cristã muito bem criteriosa e organizada, pois não é qualquer um que entra, torna-se pastor do nada e/ou cuida das finanças da igreja.💰 💲
Não só na presbiteriana mas em outras igrejas e denominações históricas normalmente são comissionadas pessoas para tal função. Batistas, Congregacionais, Episcopais, Assembleias de Deus ligadas às convenções oficiais, dentre outras. Não impede que haja os desvios. Mas é realmente muito mais difícil. Além disso, toda a igreja, seja ela ligada a uma denominação ou não, para que seja organizada e possua um CNPJ, obrigatoriamente tem que ter um tesoureiro e um contador que responda por ela. Assim, quando há um desvio financeiro numa organização assim, além de ser pecado, o desvio é crime e os responsáveis podem ser criminalmente enquadrados.
No meu ponto de vista, ser padre ou pastor vejo como profissão. Se estão recebendo; então é uma profissão, porém eu não concordo em ganhar dinheiro dessa forma (mesmo que seja só para seu alimento), pois a Palavra de Deus deveria ser implantada sem ganho de salário algum. Quer Ser pastor ou padre, ótimo, mas tenha um emprego para seu pão de cada dia. Jesus não ganhava dinheiro com A Palavra; e não se esqueçam que Ele era carpinteiro, e provavelmente tirava seu pão de cada dia com esse trabalho.
@@WilliamCanin William, a Bíblia fala que Jesus recebia sim contribições no seu ministério ( Lucas 8:3 é um exemplo disso), observe as referências que o pastor falou, não sei se foi isso que entendi do seu comentário 😊.
Nunca vi uma igreja que eu participei decidir salário de pastor...nunca vi isso...e já fiz parte da liderança... Que aula...ainda absorvendo! Sempre achei que Paulo trabalhava porque não queria trazer nenhum peso aos irmãos e nem a igreja, eu achava que esse era o pensamento dele...mas enfim, vivendo e aprendendo!
Em relação a questão de Paulo trabalhar para não trazer nenhum peso aos irmãos... Isso está escrito na I carta aos Coríntios, mas não se refere a uma prática de Paulo em todos os lugares e igrejas e sim a uma prática que ele adotou em Corinto em específico.
Devido à maus exemplos, eu era.contra pastor ter salário. Hoje, com uma visão mais coerente em Deus, eu vejo a bênção que é a Igreja poder pagar não somente ao pastor, mas a todo irmão que tem um chamado ministerial de Deus e a este se dedica em tempo integral. Devemos sustentar os vocacionados integrais em nossa congregação, mas de modo análogo, eles devem corresponder a esse sustento com empenho, dedicação e crescimento na graça e no conhecimento. Minha congregação tem um pastor abençoado, homem de Deus de verdade. Meu sonho e meu objetivo é podermos, em breve, proporcionar a ele um sustento digno, para que ele continue exercendo seu ministério pastoral com zelo e dedicação. Que Deus nos ajude a proporcionar esta bênção a nosso honrado pastor!
Meu pastor sempre teve seu emprego e sustenta sua vida com ele até hoje, nunca vi aquele homem fazer campanha para arrecadar 1 centavo que nao fosse 100% aplicado na obra e jamais para seu bolso, pastores devem ser remunerados se sua atividade pastoral for exclusiva para a obra e esta o impeça de trabalhar. Ja ouvi pastores dizendo que as igrejas deviam pagar 20 salarios minimos ou mais para pastor com alegria sendo que a esmagadora maioria é de gente simples, estas distorções precisam ser corrigidas.
Embora vivendo na época da lei , Jesus já vivia em graça. Algumas mulheres os bancava com suas fazendas. Quando Ele enviou os discípulos em missão, os deu poder para expelir demônios , curar os enfermos e etc. .. Ele os advertiu que não cobrassem nada em troca, mas que aceitassem a generosidade do povo quando lhes oferecessem hospedagem e o que comer. Isso seria o salário deles. Entendo assim!
Perfeito. O coração de cada um que está colocado diante de Deus. Dos que cobram se por ganância ou por necessidade e dos que pagam se por ganância ou necessidade.
Certa vez eu ouvi o seguinte: Um pastor pode ter um carro? É claro que pode. Mas esse carro precisa ser uma Mercedes? Um pastor pode ter um bom terno? É claro que pode. Mas esse pastor realmente precisa de um terno da Armani de 10 mil reais? Acho que o mesmo vale para pastores que cobram pela pregação. O pastor pode receber pela pregação que é feita em outra igreja? Pode. Mas será que ele realmente precisa receber 20 mil em uma pregação? Daí tiramos a linha entre o necessário e a ganancia.
Eu penso que esse princípio vale não só para pastores, mas para todos os cristãos. É muito fácil alguém com muito dinheiro dar seus 10% e ficar com a "consciência tranquila" utilizando os outros 90% com gastos desnecessários e supérfluos.
Pra que é o dízimo e as ofertas ? A biblia responde,pra quem o dízimo e as ofertas vai? Ai você já tem sua resposta se sua "igreja" não segue você já sabe da verdade ,certamente 90% não segue,ou seja a grande maioria,pastores não representam mais nada,falsos profetas cães gulosos essa é a verdade e todos sabem, se apeguem a Deus e leiam a bíblia pedindo orientação do mesmo do nosso pai e nosso pastor verdadeiro Yeshua,esqueçam pastores e todo o sistema religioso pois ninguém exerce tal autoridade como o altissimo, pegue seu dinheiro e doe a alguém que precise realmente e não a engravatados hereges,e de pq caridade é obrigação sem mérito pq salvação é pela misericórdia do pai
Amém, desejo que esse vídeo alcance o maior número de pessoas possíveis. Desejo ver a generosidade sendo exercida em nosso meio cristão, e que cada vez menos Missionários tenham que se preocupar com o seu sustento.
Por favor, ainda sobre esse assunto, comente sobre o texto em Atos 20:33-35, no qual o Apóstolo Paulo recomenda que os presbíteros de Éfeso trabalhem para terem recursos para socorrerem os necessitados
Quando o irmão deixa sua profissão para trabalhar na igreja, acho correto que a igreja pague seu salário, no entanto, a igreja deve cobrar e incentivar que o pastor tenha um bom currículo teológico. Nos dias de hoje é importante que o pastor tenha um certo conhecimento teológico.
Todos falsos profetas tem conhecimento teológico, justamente por isso enganam associando não dar dizimo com o versículo do ladrão e chamam os devoradores de demônios justamente por ter conhecimento teológico
4 года назад+12
@@LucasHenrique-fu9ok ponto importante, mas não pode ser motivo para não se estudar e ter conhecimento teológico, pois falsos profetas também se fazem por falta desse.
@@LucasHenrique-fu9ok irmão, gostei do seu ponto de vista, mas você já parou pra pensar que a quantidade de pessoas enganadas se dá pelo fato da maioria não entender nada de teologia?
@@elohimfelipe8349 sim mas eu citei os próprios pastores muitas vezes o seu conhecimento e formação teológica facilita a heresia praticada pelo mesmo,pois sabemos que não necessariamente uma pessoa que entende de bíblia precisa ser formado em teologia mas pra ser pastor meio que é exigido
@@LucasHenrique-fu9ok Eu entendi meu amado, mas Paulo fala que devemos crescer na graça e no conhecimento, é verdade o fato que não precisa ser teólogo pra ser um grande homem de Deus, Charles Spurgeon não fez nenhum seminário e foi o que foi. Mas na sociedade que vivemos hoje e pelos ataques acadêmicos contra nossa fé, é necessário que o Pastor saiba instruir os jovens e adultos a como ser um cristão no meio acadêmico sem ser influenciado pelas correntes filosóficas.
DT 12.11 diz que Deus escolherá o lugar onde as ofertas devem ser feitas ,Deus escolheu o banco?o pix?e outros?o dizimo ainda deve ser levado onde ele escolheu..
Procurem resposta do nosso pai Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expeli os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Não vos provereis de ouro nem de prata, nem de cobre nas vossas bolsas; nem de alforge para o caminho, nem de duas túnicas, nem de calçado, nem de bordão; pois digno é o trabalhador do seu alimento. Ta respondido
Ou seja, se todo trabalhador é digno do salário, o próprio jesus disse que seríamos sustentados pela obra. O que não devemos é cobrar pra fazer milagres e pregar, mas podemos sim ser sustentados pela obra, pra não perder o foco do trabalho que é o ide. O próprio Paulo disse isso. Veja o vídeo inteiro
@@shays7785 mas não é um mandamento,você ajuda se quiser,com todo respeito esses versículos estão na bíblia daí a Cesar o que é de César daí ao reino do pai o que é do pai, você acha que o pai quer ouro?o filho repreendeu os comerciantes do templo vocês não leram essa passagem?,você pode ser sustentando pela obra mas você não pode dizer que isso é um mandamento que o outro vai receber galardão ou algo em troca, e a igreja deve se manter se houver amor entre os membros e uma ajuda sincera e de coração e não se esquecendo dos pobres órfãos e viúvas,não esquecendo dos membros pobres da igreja,por isso que muitos desses templos não são igrejas e nem representam o pai
@@LucasHenrique-fu9ok nós dois concordamos com isso. Mas todo trabalhador é digno de seu salário,paulo era sustentado para que não trabalhe em algo que vá lhe distrair do seu propósito, não digo qhe é mandamento mas é lícito dar esse apoio se for necessário, mas o pregador não deve visar o lucro isso é um fato
@@IsraelMOliveira em João 10 fala dos que recebem salário para apascentar ovelhas. Estes são chamados de "não pastores"; mercenários; salteadores; ladrões que vieram roubar, matar e destruir. Estes falsos pastores correm quando vem o lobo e não deram a vida pelas ovelhas. Só há um único Pastor que deu a vida pelas ovelhas. Quem recebe salário na suposta pregação do evangelho é salteador e mercenário.
Meu irmão louvo a Deus por vidas assim como a sua e que tantas outras possam alcançar o conhecimento mediante a graça de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo. Filipenses 1:15 É verdade, contudo, que alguns proclamam a Cristo por inveja e rivalidade, porém outros o fazem com boas intenções.. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente. DANIEL 12:3
Pastor profissional é uma casta diferenciada: falam pra você fazer o que eles não fazem, tem carro do ano, casa de graça, vários auxílios e mantém os filhos nas melhores escolas. Todos hipócritas.
O Yago se enganou falou que era no final do evangelho de Mateus 7:45 o certo é no final do evangelho de Lucas, Lc 22:36 Então lhes disse: Agora, porém, quem tem bolsa, tome-a, como também o alforje; e o que não tem espada, venda a sua capa e compre uma. O Yago quiz diz esse versículo pessoal
Jesus e os apóstolos, viviam com o pouco que ganhavam, suficiente para o padrão de vida que tinham; Diferente da maioria dos pastores, que precisam de muito, para sustentar o alto padrão de vida.
Coríntios 9:7. Quem placenta um rebanho e não se alimenta do leite... Justamente . Já que ele pregava para suas ovelhas o mais lógico ele se alimentar delas mas não salário.
Concordo plenamente com o que foi dito é bem esclarecido,muitas igrejas poderiam agir assim, é não fazer da igreja comércio e ganhando lucro encima dos irmãos.
Muito bom, claro, bem fundamentado. Sirvo como coordenador e Prof em um muito conhecido no Brasil e fora, Seminário Betel Brasileiro, recebemos sustento na forma de prebenda quando a saúde financeira do seminário permite. Mas não vejo nenhum problema em receber por aulas, palestras e treinamentos, especialmente em eventos. Às Igrejas, dependendo da condição não aceito nem a ajuda de combustível/passagem.
Apesar de ser uma das melhores explicações, essa explicação vem de um pastor correto! Que certamente está legislando em causa própria. Não estou julgando mas percebo que se trata de um homem muito inteligente. Só acho que não só o pastor mas todos que prestam serviços na igreja, dos componentes da banda ao pessoal da faxina, já que algumas igrejas se tornaram verdadeiras empresas. Onde as senhorinhas da faxina (obreiras) ralam de graça achando que estão fazendo pra Deus "Deus não habita em templos feito por mão humana" Enquanto o seu pastor estaciona o seu SUV imponente, e desembarca sua esposa com vestido imponente de primeira dama ostentando em sua mão um IPhone da Apple, tudo comprado com o salário de governador de estado as custas de um povo sofrido, que retira 100 reais de 1000 que recebe e fica com 900 pra pagar aluguel luz e etc. Fazer compra e ainda dá oferta. enquanto isso a tia da faxina aquela da cantina 0. Acredito que todo trabalho é digno de remuneração, desde que seja uma remuneração compatível e não super salário. _Observação não me refiro a todos. Pois conheço um verdadeiro homem de Deus, que pela igreja que ele congrega atribuir salário aos pastores, ele até recebe o dinheiro, porém ele doa TODO o seu salário. Porque ele construiu para si uma renda fruto de 30 anos de serviço e hoje vive de sua aposentadoria. Resumindo só acho justo que o pastor tenha salário se todos que se dedicam a obra também o receba salvo aqueles que não queiram e abram mão. Aí seria justo. _Perguntar a um pastor, se ele acha que deve receber salário para pregar é como perguntar pro Neymar se ele jogaria futebol num campinho todo esburacado com os pés no chão de graça apenas por amor ao futebol. Será que existiriam tantos pastores se não houvesse as regalias de alguns, e se houvesse perseguição como no passado.
Existe uma clara desproporção entre o trato dado ao pastor e o trato dado aos irmãos em geral. Na verdade uma bajulação disfarçada de zelo é vista em toda a cristandade.
Pastor que recebe salário está tirando a lã das ovelhas . Como que a congregação cristã no Brasil consegue ter pastores(cooperadores).. e anciões e diáconos sem receber 1 centavo da igreja ?
Bom já que é justificado o salário com base na igreja nos tempos dos apóstolos , apliquemos a prática da oferta , onde se vendiam até propriedades e depositavam aos pés dos apóstolos para que fosse distribuído entre os necessitados de acordo com a sua necessidade , dessa forma a distribuição era digna o que acham ? Se é para seguir , sigamos em tudo !
Excelente. Super claro! Parabéns Yago. Deus tem te usado bastante para divulgar conteúdos de qualidade. Glórias ao nosso Deus por seu trabalho!
4 года назад+3
Bem fundamentado, Iago. Mas, e sobre a QUANTIDADE desse salário? Um pastor precisa ser RICO pq a igreja é rica? Morar numa mansão !? Eu só questiono isso sabe...
Quem que vai a guerra com suas próprias custas? Ou seja quem e que sai para pregar e não tem ajuda para se alimentar . No caso ele como exemplo tinha que trabalhar e também pregar mas ele trabalhava para servir de exemplo
Sendo direto, quem vive para o evangelho, que viva dele, igreja que se nega há pagar o ofício pastoral, obrigando o pastor há uma jornada de duplo oficio, sem rodeios é indigna até mesmo maldita, salvo rara exceções, igrejas muito pobres, igrejas em plantação. Mas aquele que se dedica a pregação é digno de dupla honra.
Pastores que não representam o evangelho a grande maioria não vai sobrar pedra sobre pedras de suas "igrejas" pq os justos tem sede de justiça,dízimos pastores cães devoradores e todo sistema vai cair
O problema não é o pastor receber salário, o problema são vários na verdade: 1 - Primeiro, é ele receber salário e ainda trabalhar por fora, o que faz ele nunca estar disponível, o cara literalmente tem dois empregos, isso é errado, ele deveria focar na igreja e estar disponível quando não estiver nela, ninguém precisa de dois empregos, isso é sinônimo de ganância. 2 - Segundo, é quando ele quer que todo mundo faça as coisas de graça, com multirões e tudo mais, assim como o trabalho dele pode e deve ser remunerado, o trabalho dos outros também, uma coisa é a pessoa se voluntariar para isso, outra é o pastor ficar jogando isso a força, fazer isso também é sinônimo de ganância, pois ele não quer gastar. 3 - Terceiro, é quando ele não investe na própria igreja, tá tudo do mesmo jeito há anos, som, projeção, transmissão, coisas básicas para o funcionamento da igreja, mas ele não investe, isso também é sinônimo de ganância pelo mesmo motivo do segundo ponto. Esses são 3 coisas que quando estão juntos é o ápice, é muito complicado conviver com isso, o pior de tudo é se manter firmado na fé com um pastor assim, a vontade de se afastar é imensa, vc quer ir pra igreja, quer fazer o melhor, mas está cercado de coisa errada, como que a gente congrega com isso? Eu mesmo estou passando por isso agora, corro até o risco dele ver esse comentário, mas é isso mesmo, se falta coragem pra falar na cara, se ele ver aqui ao menos vai ter o mesmo resultado.
Irmãos estou assistindo seu vídeo pois vou confrontar meu pastor, ele tem quase 10 casas alugadas, tem um sacolão no qual ele trabalha e recebe dinheiro do mesmo, e ainda pega um dinheiro da igreja todo o mês, não sei qual o valor e também não me interessa pois o que me veio ao coração é que está errado, o valor que ele retira de igreja não só é expressamente proibido pela palavra pois ele não vive integralmente para o reino e ainda tem seu proprio sustento como retira do pessoas dentro e fora da igreja que precisam. Quero esclarecimento e palavra para poder mudar isso.
Por favor, faça um vídeo sobre pastor receber prebenda com MEI. Muitas igrejas e pastores já fazem assim. Mas outros dizem que não pode. Pastor pode receber férias e décimo terceiro, com outros nomes. Mas não é contratado CLT. Por quê isso pode? Pastor pode pagar INSS como autônomo. Mas todos sabem que ele não o é. Por quê isso também pode? Gostaria de te ouvir a respeito. Se gravar, favor me avisar aqui. Obrigado. Edson Paiva.
Sei la o correto pra mim seria que as contribuições dos fiéis fossem somente direcionadas a manutenção do templo, pagamento de funcionários com empregos seculares como por exemplo o zelador, e pra missões... Eu n acho correto que além de usufruir de salários que vão muito além de sua subsistência, pastores tenham direito a residência e automóveis custeados com o dinheiro dos fiéis, e levando em conta que a igreja n tem a obrigação de subsidiar a familia que vem junto do mesmo e que por consequência usufrui desses "favores" indiretamente.
Bom utiliza se muito os apóstolos como justificativa , mas não falam q naquela época não havia o evangelho impresso , somente através da tradição verbal , logo havia a necessidade da dedicação total sendo necessário ajuda financeira . E hoje que existe a bíblia impressa e ao alcance de todos sendo necessário o ensino e o estudo . Citar Paulo e Jesus nessa era onde há a bíblia e informação ao alcance de todos , logo tem se que realizar também milagres como cura dos enfermos , ressuscitar os mortos etc... Do contrário e querer bônus sem ônus .
Iago, acredito que há uma má interpretação quando dizem que Jesus não tinha um lugar para descansar a cabeça como se isso o mostrasse como alguém que não tinha condições financeiras para ter um lugar para dormir ou algo assim. Vamos comigo ao texto e veja se estou enganado. Em Lucas 9:58 Jesus diz "As raposas têm tocas onde morar e as aves têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem sequer um lugar para recostar a cabeça", mas perceba o contexto em que este versículo está inserido. A partir de Lucas 9:51 é narrado que Jesus partiu com seus discípulos para Jerusalém, em um momento dessa viagem seus discípulos vão até um povoado samaritano a fim de fazerem os preparativos para sua chegada. Contudo, os habitantes do povoado não receberam Jesus. Tiago e João ficaram tão irritados que disseram a Jesus: "Senhor, quer que mandemos cair fogo do céu para consumí-los?" - o discípulo do amor disse isso, pra se ter uma idéia de como a situação foi feia. Assim, Jesus ficou sem lugar para repouso não por causa de uma situação financeira, mas por intriga dos samaritanos. . Eu sempre vejo algumas confusões quanto as condições de Jesus, como o fato dele ter nascido em uma manjedoura, pois era pobre, mas não é isso que vemos nos relatos, isso aconteceu, pois não havia local na cidade para hospedar Maria e José, pois a cidade estava lotada. Alguns outros fatos interessantes é que Jesus tinha uma casa, um tesoureiro (se não tivesse uma boa condição financeira não haveria necessidade de alguém para cuidar dos dinheiros - e um tesoureiro ladrão ainda!), e a roupa que Jesus usava deveria ser muito boa, pois os soldados romanos disputaram ela antes de crucificar Jesus. Em outro momento, antes da multiplicação dos pães, os discípulos perguntam se deveriam comprar "duzentos dinheiros de pão" para dar para a multidão, o que dá a entender que havia boas condições no ministério de Jesus. E, por último, Jesus conseguiu alimentar durante anos pelo menos 12 homens, garantindo alimentação, transporte e moradia para todos eles, o que necessita de boas condições. . Um abraço, irmãozinho
Porquê o lider da congregação é o pastor, ele é que precisa cuidar do rebanho. Os diaconso, evangelistas, presbíteros e etc são auxiliadores do pastor.
Se o obreiro tiver um turno a mais no trabalho e preferir ficar em casa pra descansar ele faz, se quiser viajar com a família num feriadão ele faz. Já o pastor... Além de ser autoridade espiritual e judicial sobre todos os membros, ele não tira férias. Ele não pode sair numa sexta e voltar no domingo a noite de feriadão, não pode viajar no fim de ano no natal com a família e etc. Essas e outras coisas
Ao ouvir e ver esse vídeo vada vez mais estou convicto de que não existe base biblica pra salário de um pastor. Um missionário é um missionário. Paulo viajava e se movia constantemente por vários lugares. Repare que ele fala de duplicado pagamento então alguém recebiria menos do que o que era presbítero ai que a bagunça aumenta. Gostaria de saber qual é essa versão de que fala duplicado honorários. Nunca vi
É muito simples. Se as ovelhas quiserem generosamente pagar o pastor deve aceitar. Agora ele n pode cobrar ou decidir seu próprio salário que é a msm coisa q cobrar. Lembrando q o termo jurídico não é salário pois não há contrato de patrão e empregado, é aquele termo q o Yago citou q eu esqueci.
Olha Yago, sua explanação sobre o assunto, devo admitir, foi sucinta e objetiva. Mas num mundo normal, vc sabe muito bem que suas palavras fazem parte de um folclore, de uma utopia, de uma realidade alternativa.
Então, dentro desse raciocínio, reitero a ideia de que todo sacerdote que se preze, deve OBRIGATORIAMENTE devolver uma forma de adquirir renda. Estamos em outros tempos, com outras necessidades, maiores demandas, uma outra realidade social.
Missionários saem pra pregar, como faziam os discípulos. Não tinha como eles arrumarem trabalho fixo. Mas o pastor mora em uma mesma cidade por anos, os presbíteros também pregam e alguns líderes. Não fica tudo para o pastor. Cada um faz sua parte. Pode sim ajudar o pastor, mas não pagar salários altos enquanto os membros também ajudam, até uns membros pregam e visitam muito e nao ganham nada. Tem igrejas pequenas , pessoas simples, em que o pastor recebe alto salário e não pode pagar menos porque é salário fixo que deve pagar.
O grande problema é o enriquecimento dos pastores à custa dos fiéis. Aqui na minha cidade, tem uma igreja gigante, com uma teologia da prosperidade, e a família pastoral mora numa mansão, bmw na garagem... tudo isso sem pagar imposto.
O final cala a boca de muita gente hahahah Yago, que Deus te abençoe por esclarecer muito bem, não só os textos bíblicos mas também com a vida no geral!!!
Já atendi clientes que quando fui perguntar a profissão disse que era pastor, com Todo o respeito mas na minha opinião pastor não deveria receber "salário" vejo na minha igreja por exemplo Ninguém recebe nada, quem prega, quem toca, quem ajuda na limpeza, quem ajuda na manutenção e construção das igrejas
Essa equação : seminário de teologia + cargo de pastor = salário não é bíblico, quem decide pregar o evangelho em tempo integral e disse que foi Deus quem o chamou deve depender de Deus e não pedir dinheiro e ser assalariado
Concordo com as explicações, o que não dá pra concordar é pastores recebendo salários ao ponto de se enriquecer para ensinar, enquanto membros anda à pé ou de bicicleta, eles andam de carrões, comem do bom e do melhor, enquanto membros as vezes nem tem o que comer, sendo que na verdade eles não conseguem pastorear as ovelhas o tempo todo, mas ter o sustento é sim lógico. E se bem também quando colocam preço para pastorear, eles já estão recebendo aqui pelo seu trabalho, logo o mesmo já não tem que receber nada de Deus, visto que o mesmo já recebe bastante. E outra, aqui no RUclips eu estou pagando pra assistir esse vídeo, ou consigo assistir aqui sem Internet? Os que se auto se denominam pastores merecem sim comer e beber, ter um sustendo para servir. Por muitos motivos há várias igrejas por que ganham muito, essa é a realidade e não há quem consiga refutar.
Pastor de IPhone 12,relógio da Apple, notebook Apple, salários acima da média de CEO de multinacionais, mansão de milhões de reais, carros de 300 mil ou mais, viaja de avião enleva esposa junto passeia o mundo todo....
Naquela época não existia igreja de tijolo então já não tinha essa obrigação de dízimo, a igreja só surgiu na época do imperador Constantino. Jesus não mandou levantar igreja de tijolo.
Olá, por favor faz um vídeo falando quê o cristão evangélico protestante pode ter cabelo grande se quiser é claro, sofre muito ao me converter ao evangelho de Cristo no início quando tinha dreadlocks, é pior por eu ser nordestino e morar o Rio de Janeiro! Enfrento até hoje à xenofobia, não uso mais dreadlocks, porém não abandonei à fé. Mas quantas pessoas saíram da igreja por causa do rascismo e da xenofobia? Me desculpe os erros de português! Eu peço encarecidamente ao pastor para fazer um vídeo sobre isso.
Boa muitos pregadores estipulam preço não é pra usar o evangelho pra enriquecer, é que tem igreja que não se toca não ajuda e quando ajuda é com muito pouco e ainda fala mau do pregador falo isso por conhecimento de causa já vivi como missionário já fiquei em igreja rica pregava e ajudava em todo tipo de serviço limpava vigiava capinava pintava ajudante de pedreiro tudo, bom e dormia no chão não é pra me vitimizar que estou falando essa verdade são fatos é a realidade por isso irmãos devemos ser cautelosos não se deve jugar quem cobra pra fazer a obra de Deus por mas absurdo que pareça muitos cobram por que as pessoas não ajudam o Pastor coitado as vezes tem que ficar esperando a boa vontade da igreja de se tocar cair na real sem que ele passe pelo constrangimento de ter que pedir ou seja nem todos que se dizem cristãos tem boa vontade espero que tenha sido claro a paz de Cristo que Deus abençoe o canal e à todos aqui um abraço
É isso que os seminários teólogos promovem. Eles credenciam pessoas que promovem um cristianismo que promove uma visão humanista da causa do Senhor. Trágico!!!
Concordo com você e faço as seguintes obs: existem pastores com emprego secular com ganhos acima de R$20mil que exigem receber salário da igreja; tb existem os mais gananciosos que exigem carros de luxo, compram jatinho particular e imóveis nos EUA e se candidatam a cargos políticos.
Yago, me responde por favor, como existe pastores que tem carteira assinada e salários? E outra pergunta, qual o valor que a Bíblia diz sobre o salário? E se a Bíblia não diz sobre o salário, como podem pagar salários e digo salários altíssimos... Me entende? Como pode isso? Ou seja, pastores milionários, como você me explica isso, na minha visão é que a igreja deve suprir toda a necessidade do pastor, mas, tem pastores que ganham mas de 11.000,00 como pode isso?
Pastor tem q ter seu trabalho próprio , viver da fé ou com dinheiro dos membros não acho adequado, pois existe membros passando dificuldades tanto de.moradiabe comida , e tem pastores compacina em casa comendo churrasco todos os dias . Parabéns pelo canal
Se é para comparar então , vamos pagar com comida , moradia , vestimenta e transporte , claro que quem se dedica mais deva receber mais recursos mas para a compatibilidade de seu comprometimento . A verdade é que virou profissão , sobre a cobrança por pregadores e artistas , vc acha justo um pregador cobrar 5 , 10 , 15 mil reais por 1h de pregação ? E pior uma igreja pagar isso enquanto seu a maioria dos membros são assalariados ? E alguns passam até dificuldades ? Agora é diferente de dar um curso , palestra aí sim é profissional . E legal um pastor aceitar um alto salário pq a igreja decidiu ! Esquecendo -se da situação do resto do mundo , legal meus filhos no colégio público , esperar meses para ser atendido pelo SUS , andar em ônibus lotado por 2h e ver um pastor com seus filhos nos colégios mais caros , com plano de saúde vip partida a família , e andando de carrinho novo para ir para igreja que fica a minutos da sua luxuosa residência . Vc deixou uma lacuna , escolher para onde ? Quanto vai ganhar ? Ou ir onde realmente precisam dele ?
@@annaflavia2407 como assim esse tipo de pastor não tem culpa ? Em tão é assim ? Vai que cola ? Tanto quem cobra como quem paga estão errados ! É só olharmos direitinho e veremos a realidade ! Eu não sou contra uma oferta justa que cubra as despesas básicas e essenciais , mas daí luxo ! O bom pastor dá sua vida pelas ovelhas , mas tem alguns que arrancam toda a sua lã !
Acredito que deva existir um piso salarial digno para o pastor poder sobreviver e a partir daí compatibilizar o salário pastoral à renda per capita da igreja. Hoje sou pastor integral. Trabalhava numa multinacional, ganhava muito bem e tinha duas participações de lucro por ano, tinha financiado um terreno, gostava da cidade onde morava. Na época era pastor auxiliar. Depois fui convidado a começar uma igreja na periferia de outra cidade e precisava ser integral para isso. Aceitamos, minha esposa e eu, pedi as contas no meu emprego e aceitei o salário pastoral que era metade do que eu recebia. Não pude manter o financiamento do terreno e devolvi à construtora, e por um ano passei um aperto financeiro. Trabalho 24h todos os dias, não tenho mais fim-de-semana, cuidamos cerca de 150 pessoas. Temos que ter respostas para tudo, lutar para salvar vidas (pouco tempo atrás tivemos de socorrer uma jovem que havia tentado o suicídio), minha esposa uma vez por semana assistia uma menina na igreja autista que só fazia as suas necessidades se ela estivesse perto. Isso é apenas uma das situações que temos de lidar como pastores. Cuidar de pessoas é desgastante, além de que preciso preparar dois novos sermões a cada semana, me preocupar com as finanças da igreja (não temos sede própria, precisamos pagar aluguel e outas coisas) e ainda estar preparado emocional e psicologicamente para as críticas que vêm do ministério, dos membros e de pessoas de fora. Mas sou feliz na minha escolha, pois fui vocacionado para isso. Cursei 4 anos de Teologia, pois tenho certeza do meu chamado. Antes de dirigir uma igreja, eu tinha um pensamento muito crítico a respeito do serviço pastoral, mas quando a gente está na linha de frente, o nosso pensamento muda.
@@lucasaquino2712 Deus abençoe , vc vai na contra mão da maioria , isso no meu ponto de vista é ser pastor , abrir mão , se doar , pastorear jamais foi fácil ! O verdadeiro pastoreio onde o pastor vivia praticamente como um nômade sempre em busca de pasto novo e bom e que protegia todo o rebanho e que saia atrás da ovelha perdida é raro hj em dia ! Parabéns por sua dedicação .
O que eu sou contra é o fato de muitos pastores terem salários astronômicos com ajudas de custo entre outros. Enquanto seus membros dão as vezes oq não tem, mas sinto que muitos pastores se aproveitam para ter vida luxuosa
Lembrei de uma ilustração que o Rev. Hernandes Dias Lopes deu: "uma vez um membro da igreja chegou à casa do seu pastor e o encontrou cortando a grama do quintal. Ele então lhe perguntou 'boa tarde, pastor, trabalhando muito?', ao que o pastor logo respondeu 'que nada, irmão, tô descansando!'. Uns dias depois o mesmo membro visitou novamente o pastor e o encontrou no seu escritório sentado lendo. Ele então lhe perguntou 'boa tarde, pastor, descansando?', ao que o pastor logo respondeu: 'que nada, irmão, tô trabalhando!'.
Muito Bom irmão tem Lógica mesmo rs
@@jorgedouglasjd902 como filho e neto de pastores que foram missionário muitos anos, digo com toda a certeza que é assim mesmo
@@JonathanLimaNow Realmente meu nobre
ESQUERDA E DIREITA são lados opostos do mesmo corpo e SERVEM ao mesmo "senhor" DESTE mundo!
AQUELE QUE MANDA NESTE MUNDO: João 18 vs. 36 - Jesus AFIRMA: “O meu Reino NÃO É DESTE mundo!”
João 14 vs. 30 Jesus diz aos discípulos: “Não posso continuar a falar com vocês por muito tempo, pois está chegando AQUELE que MANDA NESTE mundo. Ele não tem poder sobre mim; mas o mundo precisa saber que eu amo o Pai e que, por isso, FAÇO TUDO QUE ELE MANDA.” O Diabo, AQUELE QUE MANDA NESTE MUNDO, é mestre na arte DO ENGANO.
Jesus Cristo, A PALAVRA DE DEUS, Salva, Cura e Liberta a TODOS que Nele creem E LHE OBEDECEM.
Os outros, mesmo "crendo em Deus" e falando EM NOME de Jesus, VIVEM ENGANADOS pelo espírito DESTE mundo que SE FINGE, entre tantos outros, de "Cristo e de Deus".
Após RESSUSCITAR, e ANTES DE VOLTAR AO PAI, o Senhor Jesus deixou esta ORDEM aos discípulos, ou seja, a TODOS que desejam segui-LO: Mateus 28 vs. 18 ao 20 - "Recebi todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo E ENSINANDO-OS A OBEDECER A TUDO O QUE TENHO MANDADO."
É isso o que nós, cristãos, devemos fazer, e fazer DE GRAÇA, usando para isso o dinheiro das OFERTAS. Pois foi assim que Cristo e os apóstolos ANUNCIARAM o Evangelho da Salvação e o Reino de Deus.
SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERIAM ENGANADOS PELO DIABO.
TUDO que precisamos SABER PARA IR A DEUS e receber, DELE, a verdadeira Cura, Salvação e Libertação que nenhuma ciência ou religião HUMANA podem fazer, o Senhor Jesus nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho.
É só crer, ensinar E OBEDECER!
O resto só serve para "encher linguiça", ENGANAR e alimentar o COMÉRCIO evangélico que serve ao espírito DO ENGANO que reina NESTE mundo e SE FINGE, entre tantos outros, de "Cristo e de Deus".
Quem tem ALIANÇA COM DEUS, por INTERMÉDIO da fé e OBEDIÊNCIA ao ensino GRATUITO do Mestre Jesus, perde tempo com as BOBAGENS e o COMÉRCIO dos TEÓLOGO$ e E$CRITORE$ evangélicos, dos FALSO$ "profetas", dos PADRES, do FALSO "evangelho" e do FALSO "cristianismo"?
O Ensino GRATUITO do Mestre Jesus, NÃO É SUFICIENTE?
O Diabo DEITA E ROLA nesse meio evangélico!
A
Eh
É errado cobrar.
Timoteo 5:17 fala sobre anciao e nao saradao da vida.
Fazer a obra de Deus é fazer por amor sem interesse.
Deus é amor.
Entendo que essa sensação de desconfiança devido aos escândalos 💰 poderia ser evitada se houvesse um rigor maior a respeito de quem colocam para ter um papel na igreja - pastores e outros - Nisso e em muitos outros pontos, vejo a presbiteriana como uma comunidade cristã muito bem criteriosa e organizada, pois não é qualquer um que entra, torna-se pastor do nada e/ou cuida das finanças da igreja.💰 💲
Isso. E em 99% da ipb quem cuida da parte financeira são terceiros, tesoureiros, geralmente diáconos ou presbíteros regentes
Hudson Thiago eleitos rigorosamente para tal.
Não só na presbiteriana mas em outras igrejas e denominações históricas normalmente são comissionadas pessoas para tal função. Batistas, Congregacionais, Episcopais, Assembleias de Deus ligadas às convenções oficiais, dentre outras. Não impede que haja os desvios. Mas é realmente muito mais difícil. Além disso, toda a igreja, seja ela ligada a uma denominação ou não, para que seja organizada e possua um CNPJ, obrigatoriamente tem que ter um tesoureiro e um contador que responda por ela. Assim, quando há um desvio financeiro numa organização assim, além de ser pecado, o desvio é crime e os responsáveis podem ser criminalmente enquadrados.
No meu ponto de vista, ser padre ou pastor vejo como profissão. Se estão recebendo; então é uma profissão, porém eu não concordo em ganhar dinheiro dessa forma (mesmo que seja só para seu alimento), pois a Palavra de Deus deveria ser implantada sem ganho de salário algum. Quer Ser pastor ou padre, ótimo, mas tenha um emprego para seu pão de cada dia. Jesus não ganhava dinheiro com A Palavra; e não se esqueçam que Ele era carpinteiro, e provavelmente tirava seu pão de cada dia com esse trabalho.
@@WilliamCanin William, a Bíblia fala que Jesus recebia sim contribições no seu ministério ( Lucas 8:3 é um exemplo disso), observe as referências que o pastor falou, não sei se foi isso que entendi do seu comentário 😊.
Nunca vi uma igreja que eu participei decidir salário de pastor...nunca vi isso...e já fiz parte da liderança...
Que aula...ainda absorvendo!
Sempre achei que Paulo trabalhava porque não queria trazer nenhum peso aos irmãos e nem a igreja, eu achava que esse era o pensamento dele...mas enfim, vivendo e aprendendo!
Procure entender do seu jeito
No governo de igreja presbiteriano é assim
@@rosenberg22221 Timóteo 5:17-18
Em relação a questão de Paulo trabalhar para não trazer nenhum peso aos irmãos... Isso está escrito na I carta aos Coríntios, mas não se refere a uma prática de Paulo em todos os lugares e igrejas e sim a uma prática que ele adotou em Corinto em específico.
Foram todos os dedos da mão e do pé de teologia kkkkkk, mas foi um video incrivel e super proveitoso como sempre, Deus abençoe.
Devido à maus exemplos, eu era.contra pastor ter salário. Hoje, com uma visão mais coerente em Deus, eu vejo a bênção que é a Igreja poder pagar não somente ao pastor, mas a todo irmão que tem um chamado ministerial de Deus e a este se dedica em tempo integral.
Devemos sustentar os vocacionados integrais em nossa congregação, mas de modo análogo, eles devem corresponder a esse sustento com empenho, dedicação e crescimento na graça e no conhecimento.
Minha congregação tem um pastor abençoado, homem de Deus de verdade. Meu sonho e meu objetivo é podermos, em breve, proporcionar a ele um sustento digno, para que ele continue exercendo seu ministério pastoral com zelo e dedicação. Que Deus nos ajude a proporcionar esta bênção a nosso honrado pastor!
Maravilhoso ensino!
Continue nos abençoando com sua sabedoria cearenses de ser.
Meu pastor sempre teve seu emprego e sustenta sua vida com ele até hoje, nunca vi aquele homem fazer campanha para arrecadar 1 centavo que nao fosse 100% aplicado na obra e jamais para seu bolso, pastores devem ser remunerados se sua atividade pastoral for exclusiva para a obra e esta o impeça de trabalhar. Ja ouvi pastores dizendo que as igrejas deviam pagar 20 salarios minimos ou mais para pastor com alegria sendo que a esmagadora maioria é de gente simples, estas distorções precisam ser corrigidas.
1 Timóteo 5:17-18
Embora vivendo na época da lei , Jesus já vivia em graça. Algumas mulheres os bancava com suas fazendas. Quando Ele enviou os discípulos em missão, os deu poder para expelir demônios , curar os enfermos e etc. .. Ele os advertiu que não cobrassem nada em troca, mas que aceitassem a generosidade do povo quando lhes oferecessem hospedagem e o que comer. Isso seria o salário deles. Entendo assim!
Perfeito. O coração de cada um que está colocado diante de Deus. Dos que cobram se por ganância ou por necessidade e dos que pagam se por ganância ou necessidade.
Se o pastor pode cobrar mediante suas necessidades, também mediante neceaaidades uma pessoa nao pagar a um pastor
Que vídeo incrível! Gostaria que falasse também sobre pastores com trabalho secular
Certa vez eu ouvi o seguinte: Um pastor pode ter um carro? É claro que pode. Mas esse carro precisa ser uma Mercedes? Um pastor pode ter um bom terno? É claro que pode. Mas esse pastor realmente precisa de um terno da Armani de 10 mil reais? Acho que o mesmo vale para pastores que cobram pela pregação. O pastor pode receber pela pregação que é feita em outra igreja? Pode. Mas será que ele realmente precisa receber 20 mil em uma pregação? Daí tiramos a linha entre o necessário e a ganancia.
Eu penso que esse princípio vale não só para pastores, mas para todos os cristãos. É muito fácil alguém com muito dinheiro dar seus 10% e ficar com a "consciência tranquila" utilizando os outros 90% com gastos desnecessários e supérfluos.
Pra que é o dízimo e as ofertas ? A biblia responde,pra quem o dízimo e as ofertas vai? Ai você já tem sua resposta se sua "igreja" não segue você já sabe da verdade ,certamente 90% não segue,ou seja a grande maioria,pastores não representam mais nada,falsos profetas cães gulosos essa é a verdade e todos sabem, se apeguem a Deus e leiam a bíblia pedindo orientação do mesmo do nosso pai e nosso pastor verdadeiro Yeshua,esqueçam pastores e todo o sistema religioso pois ninguém exerce tal autoridade como o altissimo, pegue seu dinheiro e doe a alguém que precise realmente e não a engravatados hereges,e de pq caridade é obrigação sem mérito pq salvação é pela misericórdia do pai
Amém senhor
@@LucasHenrique-fu9ok e isso ai me parece frustação,não e pq um erro q todos vao erra. Que viver asim viva so nao va contra a biblia 😉
Amém, desejo que esse vídeo alcance o maior número de pessoas possíveis. Desejo ver a generosidade sendo exercida em nosso meio cristão, e que cada vez menos Missionários tenham que se preocupar com o seu sustento.
Por favor, ainda sobre esse assunto, comente sobre o texto em Atos 20:33-35, no qual o Apóstolo Paulo recomenda que os presbíteros de Éfeso trabalhem para terem recursos para socorrerem os necessitados
Up
up
UP...
Parabéns, pastor Yago Martins. Ótima exposição sobre o assunto.
"Fuja de igrejas que pastores tem autoridade sobre o seu próprio salário! Por que esse é o verdadeiro problema!"
São igrejas com organização episcopal. Em geral os membros sequer sabem q o pastor é obrigado a seguir o estatuto social da organização.
Eu não sabia disso de estatuto. Fiquei 11 anos numa igreja e nunca me falaram nada disso de estatuto
Fuja de templos igreja são pessoas que fazem parte do corpo de cristo
@@LucasHenrique-fu9ok fuja de pastores que cobram pra pregar, lobos na pele de cordeiro.
O melhor governo de igreja é o presbiteriano e congregacional
a M-E-L-H-O-R explicação a respeito do controverso tema o cristão/pregador e a compensação financeira/material que já vi.
Parabéns, irmão.
"igreja denominacional = cnpj = empresa, logo tem que dar lucro
Quando o irmão deixa sua profissão para trabalhar na igreja, acho correto que a igreja pague seu salário, no entanto, a igreja deve cobrar e incentivar que o pastor tenha um bom currículo teológico. Nos dias de hoje é importante que o pastor tenha um certo conhecimento teológico.
Todos falsos profetas tem conhecimento teológico, justamente por isso enganam associando não dar dizimo com o versículo do ladrão e chamam os devoradores de demônios justamente por ter conhecimento teológico
@@LucasHenrique-fu9ok ponto importante, mas não pode ser motivo para não se estudar e ter conhecimento teológico, pois falsos profetas também se fazem por falta desse.
@@LucasHenrique-fu9ok irmão, gostei do seu ponto de vista, mas você já parou pra pensar que a quantidade de pessoas enganadas se dá pelo fato da maioria não entender nada de teologia?
@@elohimfelipe8349 sim mas eu citei os próprios pastores muitas vezes o seu conhecimento e formação teológica facilita a heresia praticada pelo mesmo,pois sabemos que não necessariamente uma pessoa que entende de bíblia precisa ser formado em teologia mas pra ser pastor meio que é exigido
@@LucasHenrique-fu9ok Eu entendi meu amado, mas Paulo fala que devemos crescer na graça e no conhecimento, é verdade o fato que não precisa ser teólogo pra ser um grande homem de Deus, Charles Spurgeon não fez nenhum seminário e foi o que foi. Mas na sociedade que vivemos hoje e pelos ataques acadêmicos contra nossa fé, é necessário que o Pastor saiba instruir os jovens e adultos a como ser um cristão no meio acadêmico sem ser influenciado pelas correntes filosóficas.
DT 12.11 diz que Deus escolherá o lugar onde as ofertas devem ser feitas ,Deus escolheu o banco?o pix?e outros?o dizimo ainda deve ser levado onde ele escolheu..
Tem q trabalhar, o homem comum tem q trabalhar. Jesus tinha um bilhão dr motivos para ser ajudado.
Procurem resposta do nosso pai
Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expeli os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Não vos provereis de ouro nem de prata, nem de cobre nas vossas bolsas;
nem de alforge para o caminho, nem de duas túnicas, nem de calçado, nem de bordão; pois digno é o trabalhador do seu alimento. Ta respondido
Ou seja, se todo trabalhador é digno do salário, o próprio jesus disse que seríamos sustentados pela obra. O que não devemos é cobrar pra fazer milagres e pregar, mas podemos sim ser sustentados pela obra, pra não perder o foco do trabalho que é o ide. O próprio Paulo disse isso. Veja o vídeo inteiro
Salário = alimento e não dinheiro
@@shays7785 mas não é um mandamento,você ajuda se quiser,com todo respeito esses versículos estão na bíblia daí a Cesar o que é de César daí ao reino do pai o que é do pai, você acha que o pai quer ouro?o filho repreendeu os comerciantes do templo vocês não leram essa passagem?,você pode ser sustentando pela obra mas você não pode dizer que isso é um mandamento que o outro vai receber galardão ou algo em troca, e a igreja deve se manter se houver amor entre os membros e uma ajuda sincera e de coração e não se esquecendo dos pobres órfãos e viúvas,não esquecendo dos membros pobres da igreja,por isso que muitos desses templos não são igrejas e nem representam o pai
@@LucasHenrique-fu9ok nós dois concordamos com isso. Mas todo trabalhador é digno de seu salário,paulo era sustentado para que não trabalhe em algo que vá lhe distrair do seu propósito, não digo qhe é mandamento mas é lícito dar esse apoio se for necessário, mas o pregador não deve visar o lucro isso é um fato
Que bênção. Bem esclarecedor..muito obrigado!
entao os bens citados em lucas seria dinheiro ?
ou seria alimento, roupas e outras coisas de necessidades básicas???
"Comam o que lhes for Oferecido", Doação e caridade é diferente de salário!
Ótima colocação
Ué mas em filipenses fala de salário. O próprio Yago mencionou
@@IsraelMOliveira em João 10 fala dos que recebem salário para apascentar ovelhas. Estes são chamados de "não pastores"; mercenários; salteadores; ladrões que vieram roubar, matar e destruir. Estes falsos pastores correm quando vem o lobo e não deram a vida pelas ovelhas. Só há um único Pastor que deu a vida pelas ovelhas. Quem recebe salário na suposta pregação do evangelho é salteador e mercenário.
Ele passou o vídeo todo dizendo que não é salário, mano kkkkkksksksskkkkkklll veja o vídeo novamente
Tem crente que além de não ajudar , e quer uzar todo o conforto naigre e é o 1 a pedir sesta básicas na igreja .
Meu irmão louvo a Deus por vidas assim como a sua e que tantas outras possam alcançar o conhecimento mediante a graça de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.
Filipenses 1:15
É verdade, contudo, que alguns proclamam a Cristo por inveja e rivalidade, porém outros o fazem com boas intenções..
Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente. DANIEL 12:3
Pastor profissional é uma casta diferenciada: falam pra você fazer o que eles não fazem, tem carro do ano, casa de graça, vários auxílios e mantém os filhos nas melhores escolas. Todos hipócritas.
O Yago se enganou falou que era no final do evangelho de Mateus 7:45 o certo é no final do evangelho de Lucas, Lc 22:36 Então lhes disse: Agora, porém, quem tem bolsa, tome-a, como também o alforje; e o que não tem espada, venda a sua capa e compre uma. O Yago quiz diz esse versículo pessoal
1 Timóteo 5:17-18
Gostei muito de suas palavras são sábias palavras parabéns
Muito boa explicação só quer você fala isso para converse as pessoas ou você mesmo
Gostei bastante deste vídeo,foi excelente e muito esclarecedor sobre o assunto Deus te abençoe sempre meu irmão.
Jesus e os apóstolos, viviam com o pouco que ganhavam, suficiente para o padrão de vida que tinham; Diferente da maioria dos pastores, que precisam de muito, para sustentar o alto padrão de vida.
@@ouiamelie verdade
Muito bem... Exatamente isso.
Paulo foi uma grande personalidade, estudioso, inteligente e tinha um admirável caráter.
Coríntios 9:7. Quem placenta um rebanho e não se alimenta do leite... Justamente . Já que ele pregava para suas ovelhas o mais lógico ele se alimentar delas mas não salário.
Concordo plenamente com o que foi dito é bem esclarecido,muitas igrejas poderiam agir assim, é não fazer da igreja comércio e ganhando lucro encima dos irmãos.
Claro que deve receber, ele é um trabalhador, trabalhando na Obra do SENHOR
Já chego dando like, pq sei que será maravilhoso! Rsrs 🙌🥰👏
Muito bom, claro, bem fundamentado. Sirvo como coordenador e Prof em um muito conhecido no Brasil e fora, Seminário Betel Brasileiro, recebemos sustento na forma de prebenda quando a saúde financeira do seminário permite. Mas não vejo nenhum problema em receber por aulas, palestras e treinamentos, especialmente em eventos. Às Igrejas, dependendo da condição não aceito nem a ajuda de combustível/passagem.
Apesar de ser uma das melhores explicações, essa explicação vem de um pastor correto! Que certamente está legislando em causa própria. Não estou julgando mas percebo que se trata de um homem muito inteligente. Só acho que não só o pastor mas todos que prestam serviços na igreja, dos componentes da banda ao pessoal da faxina, já que algumas igrejas se tornaram verdadeiras empresas. Onde as senhorinhas da faxina (obreiras) ralam de graça achando que estão fazendo pra Deus "Deus não habita em templos feito por mão humana" Enquanto o seu pastor estaciona o seu SUV imponente, e desembarca sua esposa com vestido imponente de primeira dama ostentando em sua mão um IPhone da Apple, tudo comprado com o salário de governador de estado as custas de um povo sofrido, que retira 100 reais de 1000 que recebe e fica com 900 pra pagar aluguel luz e etc. Fazer compra e ainda dá oferta. enquanto isso a tia da faxina aquela da cantina 0. Acredito que todo trabalho é digno de remuneração, desde que seja uma remuneração compatível e não super salário.
_Observação não me refiro a todos. Pois conheço um verdadeiro homem de Deus, que pela igreja que ele congrega atribuir salário aos pastores, ele até recebe o dinheiro, porém ele doa TODO o seu salário. Porque ele construiu para si uma renda fruto de 30 anos de serviço e hoje vive de sua aposentadoria. Resumindo só acho justo que o pastor tenha salário se todos que se dedicam a obra também o receba salvo aqueles que não queiram e abram mão. Aí seria justo.
_Perguntar a um pastor, se ele acha que deve receber salário para pregar é como perguntar pro Neymar se ele jogaria futebol num campinho todo esburacado com os pés no chão de graça apenas por amor ao futebol.
Será que existiriam tantos pastores se não houvesse as regalias de alguns, e se houvesse perseguição como no passado.
Existe uma clara desproporção entre o trato dado ao pastor e o trato dado aos irmãos em geral. Na verdade uma bajulação disfarçada de zelo é vista em toda a cristandade.
esclareceu muita coisa, pena que não pregam esse assunto, OBRIGADO!!!!!!! DEUS TE ABENÇOE, INCLUSIVE MONETARIAMENTE...
Viver do evangelho. E receber das igrejas condições alimentícias hospedagem para pregar e não dinheiro. Comprar carro avião etc..
Pastor que recebe salário está tirando a lã das ovelhas . Como que a congregação cristã no Brasil consegue ter pastores(cooperadores).. e anciões e diáconos sem receber 1 centavo da igreja ?
Sendo obediênte a tradição dos apóstolos ( 2° Tessalonicenses, 3. 6- 12 )
Tirar lã das ovelhas é ostentar , então jesus tirou a lã das ovelhas segundo o seu raciocínio . Mas recebem nada , nem mesmo conhecimento bíblico.
4:30 oxente
Achei que Jesus tinha casa de praia
KKKKKKKKK
Entendi a referência, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu pensei a mesma coisa véi kkkkkk
@@kauaoliveira1890 esse mesmo! Kkkkkk
@@mateusmatiasgomes2259 😏
@@kauaoliveira1890 casa na praia e ainda surfava
Bom já que é justificado o salário com base na igreja nos tempos dos apóstolos , apliquemos a prática da oferta , onde se vendiam até propriedades e depositavam aos pés dos apóstolos para que fosse distribuído entre os necessitados de acordo com a sua necessidade , dessa forma a distribuição era digna o que acham ? Se é para seguir , sigamos em tudo !
6:58 - quando seu lado pentecostal da uma recaída
recomenDOU!
levei um susto hahaha
Li seu comentário exatamente no momento em que ele fez isso sem querer kkk Morri de rir 😹
TEI! 🔥🤣
É o costume kkkkkk
@@anninhaoliveira01 eu tbm kkk
kkkkkkkkkkkkkk
Excelente. Super claro! Parabéns Yago. Deus tem te usado bastante para divulgar conteúdos de qualidade. Glórias ao nosso Deus por seu trabalho!
Bem fundamentado, Iago. Mas, e sobre a QUANTIDADE desse salário? Um pastor precisa ser RICO pq a igreja é rica? Morar numa mansão !? Eu só questiono isso sabe...
Irmão,posso tentar ajudá-lo de alguma forma nesta questão se quiser,me chame pelo wpp:
(81) 99405-5355
Quem que vai a guerra com suas próprias custas? Ou seja quem e que sai para pregar e não tem ajuda para se alimentar . No caso ele como exemplo tinha que trabalhar e também pregar mas ele trabalhava para servir de exemplo
Sendo direto, quem vive para o evangelho, que viva dele, igreja que se nega há pagar o ofício pastoral, obrigando o pastor há uma jornada de duplo oficio, sem rodeios é indigna até mesmo maldita, salvo rara exceções, igrejas muito pobres, igrejas em plantação.
Mas aquele que se dedica a pregação é digno de dupla honra.
Pastores que não representam o evangelho a grande maioria não vai sobrar pedra sobre pedras de suas "igrejas" pq os justos tem sede de justiça,dízimos pastores cães devoradores e todo sistema vai cair
O problema não é o pastor receber salário, o problema são vários na verdade:
1 - Primeiro, é ele receber salário e ainda trabalhar por fora, o que faz ele nunca estar disponível, o cara literalmente tem dois empregos, isso é errado, ele deveria focar na igreja e estar disponível quando não estiver nela, ninguém precisa de dois empregos, isso é sinônimo de ganância.
2 - Segundo, é quando ele quer que todo mundo faça as coisas de graça, com multirões e tudo mais, assim como o trabalho dele pode e deve ser remunerado, o trabalho dos outros também, uma coisa é a pessoa se voluntariar para isso, outra é o pastor ficar jogando isso a força, fazer isso também é sinônimo de ganância, pois ele não quer gastar.
3 - Terceiro, é quando ele não investe na própria igreja, tá tudo do mesmo jeito há anos, som, projeção, transmissão, coisas básicas para o funcionamento da igreja, mas ele não investe, isso também é sinônimo de ganância pelo mesmo motivo do segundo ponto.
Esses são 3 coisas que quando estão juntos é o ápice, é muito complicado conviver com isso, o pior de tudo é se manter firmado na fé com um pastor assim, a vontade de se afastar é imensa, vc quer ir pra igreja, quer fazer o melhor, mas está cercado de coisa errada, como que a gente congrega com isso? Eu mesmo estou passando por isso agora, corro até o risco dele ver esse comentário, mas é isso mesmo, se falta coragem pra falar na cara, se ele ver aqui ao menos vai ter o mesmo resultado.
Irmãos estou assistindo seu vídeo pois vou confrontar meu pastor, ele tem quase 10 casas alugadas, tem um sacolão no qual ele trabalha e recebe dinheiro do mesmo, e ainda pega um dinheiro da igreja todo o mês, não sei qual o valor e também não me interessa pois o que me veio ao coração é que está errado, o valor que ele retira de igreja não só é expressamente proibido pela palavra pois ele não vive integralmente para o reino e ainda tem seu proprio sustento como retira do pessoas dentro e fora da igreja que precisam. Quero esclarecimento e palavra para poder mudar isso.
Muito Bem Colocado, Parabéns!!
Parabens muito bem explocado concordo em tudo Deus abencoe suas atitudes ....
Por favor, faça um vídeo sobre pastor receber prebenda com MEI.
Muitas igrejas e pastores já fazem assim.
Mas outros dizem que não pode.
Pastor pode receber férias e décimo terceiro, com outros nomes. Mas não é contratado CLT. Por quê isso pode?
Pastor pode pagar INSS como autônomo.
Mas todos sabem que ele não o é.
Por quê isso também pode?
Gostaria de te ouvir a respeito.
Se gravar, favor me avisar aqui.
Obrigado.
Edson Paiva.
Até concordo q o pastor q realmente se dedica a obra, deva ter um salário justo mas não exorbitante, e não pela imposição de dízimo obrigatório.
Sei la o correto pra mim seria que as contribuições dos fiéis fossem somente direcionadas a manutenção do templo, pagamento de funcionários com empregos seculares como por exemplo o zelador, e pra missões... Eu n acho correto que além de usufruir de salários que vão muito além de sua subsistência, pastores tenham direito a residência e automóveis custeados com o dinheiro dos fiéis, e levando em conta que a igreja n tem a obrigação de subsidiar a familia que vem junto do mesmo e que por consequência usufrui desses "favores" indiretamente.
Obrigada por trazer a luz a meu entendimento !!
Bom utiliza se muito os apóstolos como justificativa , mas não falam q naquela época não havia o evangelho impresso , somente através da tradição verbal , logo havia a necessidade da dedicação total sendo necessário ajuda financeira . E hoje que existe a bíblia impressa e ao alcance de todos sendo necessário o ensino e o estudo . Citar Paulo e Jesus nessa era onde há a bíblia e informação ao alcance de todos , logo tem se que realizar também milagres como cura dos enfermos , ressuscitar os mortos etc... Do contrário e querer bônus sem ônus .
Nem todos os pastotes são bi-vocacionados, então é razoável q aquele q se dedica 100% tenha sua retribuição financeira.
Bi- vocacionado...usando as palavras para originar as ideias e não expressar a realidade.
Iago, acredito que há uma má interpretação quando dizem que Jesus não tinha um lugar para descansar a cabeça como se isso o mostrasse como alguém que não tinha condições financeiras para ter um lugar para dormir ou algo assim. Vamos comigo ao texto e veja se estou enganado.
Em Lucas 9:58 Jesus diz "As raposas têm tocas onde morar e as aves têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem sequer um lugar para recostar a cabeça", mas perceba o contexto em que este versículo está inserido. A partir de Lucas 9:51 é narrado que Jesus partiu com seus discípulos para Jerusalém, em um momento dessa viagem seus discípulos vão até um povoado samaritano a fim de fazerem os preparativos para sua chegada. Contudo, os habitantes do povoado não receberam Jesus. Tiago e João ficaram tão irritados que disseram a Jesus: "Senhor, quer que mandemos cair fogo do céu para consumí-los?" - o discípulo do amor disse isso, pra se ter uma idéia de como a situação foi feia. Assim, Jesus ficou sem lugar para repouso não por causa de uma situação financeira, mas por intriga dos samaritanos.
.
Eu sempre vejo algumas confusões quanto as condições de Jesus, como o fato dele ter nascido em uma manjedoura, pois era pobre, mas não é isso que vemos nos relatos, isso aconteceu, pois não havia local na cidade para hospedar Maria e José, pois a cidade estava lotada. Alguns outros fatos interessantes é que Jesus tinha uma casa, um tesoureiro (se não tivesse uma boa condição financeira não haveria necessidade de alguém para cuidar dos dinheiros - e um tesoureiro ladrão ainda!), e a roupa que Jesus usava deveria ser muito boa, pois os soldados romanos disputaram ela antes de crucificar Jesus. Em outro momento, antes da multiplicação dos pães, os discípulos perguntam se deveriam comprar "duzentos dinheiros de pão" para dar para a multidão, o que dá a entender que havia boas condições no ministério de Jesus. E, por último, Jesus conseguiu alimentar durante anos pelo menos 12 homens, garantindo alimentação, transporte e moradia para todos eles, o que necessita de boas condições.
.
Um abraço, irmãozinho
Por que só pastor ganha ? Por que obreiros, diáconos, evangelistas, presbíteros e etc não ganha salário ?
Porquê o lider da congregação é o pastor, ele é que precisa cuidar do rebanho. Os diaconso, evangelistas, presbíteros e etc são auxiliadores do pastor.
@@Joao_Paulo. então o pastor não precisa deles, pois ele que cuida e o único que recebe
Se o obreiro tiver um turno a mais no trabalho e preferir ficar em casa pra descansar ele faz, se quiser viajar com a família num feriadão ele faz. Já o pastor... Além de ser autoridade espiritual e judicial sobre todos os membros, ele não tira férias. Ele não pode sair numa sexta e voltar no domingo a noite de feriadão, não pode viajar no fim de ano no natal com a família e etc. Essas e outras coisas
Ao ouvir e ver esse vídeo vada vez mais estou convicto de que não existe base biblica pra salário de um pastor.
Um missionário é um missionário.
Paulo viajava e se movia constantemente por vários lugares.
Repare que ele fala de duplicado pagamento então alguém recebiria menos do que o que era presbítero ai que a bagunça aumenta.
Gostaria de saber qual é essa versão de que fala duplicado honorários.
Nunca vi
É muito simples. Se as ovelhas quiserem generosamente pagar o pastor deve aceitar. Agora ele n pode cobrar ou decidir seu próprio salário que é a msm coisa q cobrar. Lembrando q o termo jurídico não é salário pois não há contrato de patrão e empregado, é aquele termo q o Yago citou q eu esqueci.
Otimo video, ótima qualidade
Olha Yago, sua explanação sobre o assunto, devo admitir, foi sucinta e objetiva. Mas num mundo normal, vc sabe muito bem que suas palavras fazem parte de um folclore, de uma utopia, de uma realidade alternativa.
Então, dentro desse raciocínio, reitero a ideia de que todo sacerdote que se preze, deve OBRIGATORIAMENTE devolver uma forma de adquirir renda. Estamos em outros tempos, com outras necessidades, maiores demandas, uma outra realidade social.
Ele está dizendo que ele e barnabé trabalhavam e pregavam o evangelho e os outros apóstolos não trabalhavam . Ele estava cotando ele como exemplo .
Missionários saem pra pregar, como faziam os discípulos. Não tinha como eles arrumarem trabalho fixo. Mas o pastor mora em uma mesma cidade por anos, os presbíteros também pregam e alguns líderes. Não fica tudo para o pastor. Cada um faz sua parte. Pode sim ajudar o pastor, mas não pagar salários altos enquanto os membros também ajudam, até uns membros pregam e visitam muito e nao ganham nada. Tem igrejas pequenas , pessoas simples, em que o pastor recebe alto salário e não pode pagar menos porque é salário fixo que deve pagar.
Amém, irmão.
O grande problema é o enriquecimento dos pastores à custa dos fiéis. Aqui na minha cidade, tem uma igreja gigante, com uma teologia da prosperidade, e a família pastoral mora numa mansão, bmw na garagem... tudo isso sem pagar imposto.
Ótimos pontos. Concordo com sua visão sobre este assunto.
Não tinha igreja sustentando ele não . Foi que as igrejas que ele passou a doação foi muito gorda então ali não se fazia necessário pedir alimentos
Muito obrigado pelo ótimo conteúdo que você tem nos disponibilizado. Deus abençoe você e toda a equipe do canal.
Paulo pelo que eu entendi sua ajuda não foi em dinheiro mas em alimentos . Não há valor numerico
,1 corintios 9.13 "Pois já tomam a comida do templo e se servem dela" esse era o salario.
Excelente!
O final cala a boca de muita gente hahahah
Yago, que Deus te abençoe por esclarecer muito bem, não só os textos bíblicos mas também com a vida no geral!!!
Editor tá de parabéns !!!
Já atendi clientes que quando fui perguntar a profissão disse que era pastor, com Todo o respeito mas na minha opinião pastor não deveria receber "salário" vejo na minha igreja por exemplo
Ninguém recebe nada, quem prega, quem toca, quem ajuda na limpeza, quem ajuda na manutenção e construção das igrejas
Essa equação : seminário de teologia + cargo de pastor = salário não é bíblico, quem decide pregar o evangelho em tempo integral e disse que foi Deus quem o chamou deve depender de Deus e não pedir dinheiro e ser assalariado
Esse vídeo mudou totalmente a minha cosmovisão da sociedade. Graças a ele, tornei-me a favor da volta do antigo regime!
Uma ótima explicação sobre um tema delicado. Mudei meu pensamento sobre esse assunto a partir desses argumentos.
Concordo com as explicações, o que não dá pra concordar é pastores recebendo salários ao ponto de se enriquecer para ensinar, enquanto membros anda à pé ou de bicicleta, eles andam de carrões, comem do bom e do melhor, enquanto membros as vezes nem tem o que comer, sendo que na verdade eles não conseguem pastorear as ovelhas o tempo todo, mas ter o sustento é sim lógico. E se bem também quando colocam preço para pastorear, eles já estão recebendo aqui pelo seu trabalho, logo o mesmo já não tem que receber nada de Deus, visto que o mesmo já recebe bastante. E outra, aqui no RUclips eu estou pagando pra assistir esse vídeo, ou consigo assistir aqui sem Internet? Os que se auto se denominam pastores merecem sim comer e beber, ter um sustendo para servir. Por muitos motivos há várias igrejas por que ganham muito, essa é a realidade e não há quem consiga refutar.
Valeu....obrigada
Pastor de IPhone 12,relógio da Apple, notebook Apple, salários acima da média de CEO de multinacionais, mansão de milhões de reais, carros de 300 mil ou mais, viaja de avião enleva esposa junto passeia o mundo todo....
Só o Yago para tocar o dedo na ferida. 😬
Mandou bem, Yago! 👍
Se pastor deve ter salário pôquer outros membros q desenvolve trabalho dentro da igreja não recebe salário não seria todos voluntários obras do amor
Naquela época não existia igreja de tijolo então já não tinha essa obrigação de dízimo, a igreja só surgiu na época do imperador Constantino. Jesus não mandou levantar igreja de tijolo.
Excelente explicação.
Olá, por favor faz um vídeo falando quê o cristão evangélico protestante pode ter cabelo grande se quiser é claro, sofre muito ao me converter ao evangelho de Cristo no início quando tinha dreadlocks, é pior por eu ser nordestino e morar o Rio de Janeiro! Enfrento até hoje à xenofobia, não uso mais dreadlocks, porém não abandonei à fé. Mas quantas pessoas saíram da igreja por causa do rascismo e da xenofobia? Me desculpe os erros de português! Eu peço encarecidamente ao pastor para fazer um vídeo sobre isso.
Boa muitos pregadores estipulam preço não é pra usar o evangelho pra enriquecer, é que tem igreja que não se toca não ajuda e quando ajuda é com muito pouco e ainda fala mau do pregador falo isso por conhecimento de causa já vivi como missionário já fiquei em igreja rica pregava e ajudava em todo tipo de serviço limpava vigiava capinava pintava ajudante de pedreiro tudo, bom e dormia no chão não é pra me vitimizar que estou falando essa verdade são fatos é a realidade por isso irmãos devemos ser cautelosos não se deve jugar quem cobra pra fazer a obra de Deus por mas absurdo que pareça muitos cobram por que as pessoas não ajudam o Pastor coitado as vezes tem que ficar esperando a boa vontade da igreja de se tocar cair na real sem que ele passe pelo constrangimento de ter que pedir ou seja nem todos que se dizem cristãos tem boa vontade espero que tenha sido claro a paz de Cristo que Deus abençoe o canal e à todos aqui um abraço
É isso que os seminários teólogos promovem. Eles credenciam pessoas que promovem um cristianismo que promove uma visão humanista da causa do Senhor. Trágico!!!
Concordo com você e faço as seguintes obs: existem pastores com emprego secular com ganhos acima de R$20mil que exigem receber salário da igreja; tb existem os mais gananciosos que exigem carros de luxo, compram jatinho particular e imóveis nos EUA e se candidatam a cargos políticos.
Yago, me responde por favor, como existe pastores que tem carteira assinada e salários? E outra pergunta, qual o valor que a Bíblia diz sobre o salário? E se a Bíblia não diz sobre o salário, como podem pagar salários e digo salários altíssimos... Me entende? Como pode isso? Ou seja, pastores milionários, como você me explica isso, na minha visão é que a igreja deve suprir toda a necessidade do pastor, mas, tem pastores que ganham mas de 11.000,00 como pode isso?
Pastor tem q ter seu trabalho próprio , viver da fé ou com dinheiro dos membros não acho adequado, pois existe membros passando dificuldades tanto de.moradiabe comida , e tem pastores compacina em casa comendo churrasco todos os dias .
Parabéns pelo canal
Ele recebeu bastante alimentos de igrejas passadas por isso ao de ele chegou não precisava de tanto .
Se nem de graça o pessoal quer ouvir o evangelho, imaginem se combrasse para ensinar
Se é para comparar então , vamos pagar com comida , moradia , vestimenta e transporte , claro que quem se dedica mais deva receber mais recursos mas para a compatibilidade de seu comprometimento . A verdade é que virou profissão , sobre a cobrança por pregadores e artistas , vc acha justo um pregador cobrar 5 , 10 , 15 mil reais por 1h de pregação ? E pior uma igreja pagar isso enquanto seu a maioria dos membros são assalariados ? E alguns passam até dificuldades ? Agora é diferente de dar um curso , palestra aí sim é profissional . E legal um pastor aceitar um alto salário pq a igreja decidiu ! Esquecendo -se da situação do resto do mundo , legal meus filhos no colégio público , esperar meses para ser atendido pelo SUS , andar em ônibus lotado por 2h e ver um pastor com seus filhos nos colégios mais caros , com plano de saúde vip partida a família , e andando de carrinho novo para ir para igreja que fica a minutos da sua luxuosa residência . Vc deixou uma lacuna , escolher para onde ? Quanto vai ganhar ? Ou ir onde realmente precisam dele ?
Como ele citou do começo ao final do vídeo, a assembleia da igreja que deverá decidir
Isso seriam erros da igreja, e não do pastor. As igrejas que não deveriam aceitar esses convidados caríssimos.
@@annaflavia2407 como assim esse tipo de pastor não tem culpa ? Em tão é assim ? Vai que cola ? Tanto quem cobra como quem paga estão errados ! É só olharmos direitinho e veremos a realidade ! Eu não sou contra uma oferta justa que cubra as despesas básicas e essenciais , mas daí luxo ! O bom pastor dá sua vida pelas ovelhas , mas tem alguns que arrancam toda a sua lã !
Acredito que deva existir um piso salarial digno para o pastor poder sobreviver e a partir daí compatibilizar o salário pastoral à renda per capita da igreja.
Hoje sou pastor integral. Trabalhava numa multinacional, ganhava muito bem e tinha duas participações de lucro por ano, tinha financiado um terreno, gostava da cidade onde morava. Na época era pastor auxiliar. Depois fui convidado a começar uma igreja na periferia de outra cidade e precisava ser integral para isso. Aceitamos, minha esposa e eu, pedi as contas no meu emprego e aceitei o salário pastoral que era metade do que eu recebia. Não pude manter o financiamento do terreno e devolvi à construtora, e por um ano passei um aperto financeiro.
Trabalho 24h todos os dias, não tenho mais fim-de-semana, cuidamos cerca de 150 pessoas. Temos que ter respostas para tudo, lutar para salvar vidas (pouco tempo atrás tivemos de socorrer uma jovem que havia tentado o suicídio), minha esposa uma vez por semana assistia uma menina na igreja autista que só fazia as suas necessidades se ela estivesse perto. Isso é apenas uma das situações que temos de lidar como pastores. Cuidar de pessoas é desgastante, além de que preciso preparar dois novos sermões a cada semana, me preocupar com as finanças da igreja (não temos sede própria, precisamos pagar aluguel e outas coisas) e ainda estar preparado emocional e psicologicamente para as críticas que vêm do ministério, dos membros e de pessoas de fora.
Mas sou feliz na minha escolha, pois fui vocacionado para isso. Cursei 4 anos de Teologia, pois tenho certeza do meu chamado. Antes de dirigir uma igreja, eu tinha um pensamento muito crítico a respeito do serviço pastoral, mas quando a gente está na linha de frente, o nosso pensamento muda.
@@lucasaquino2712 Deus abençoe , vc vai na contra mão da maioria , isso no meu ponto de vista é ser pastor , abrir mão , se doar , pastorear jamais foi fácil ! O verdadeiro pastoreio onde o pastor vivia praticamente como um nômade sempre em busca de pasto novo e bom e que protegia todo o rebanho e que saia atrás da ovelha perdida é raro hj em dia ! Parabéns por sua dedicação .
necessidades básicas tem nada a ver com salários exorbitantes de cantores e pregadores...
O que eu sou contra é o fato de muitos pastores terem salários astronômicos com ajudas de custo entre outros. Enquanto seus membros dão as vezes oq não tem, mas sinto que muitos pastores se aproveitam para ter vida luxuosa