@@gabrieladuarte4311 Ela é muito linda e tu também por isso comentei hshsh. Ela atuou em duas séries que eu gosto muito. The Office: a série de comédia mais sensacional de todos os tempos. O Yago não curte, é uma pena. Mas se tu ainda não olhou, acho que tu vai curtir. E a segunda é Parks and Recreation, onde a Rashida atua como a adorável Ann Perkins. Além disso, a protagonista é uma incrível mulher, Leslie Knope. Acho isso significativo, pois acredito que diferente da onda atuais de novas séries, Parks and Rec deve ter sido uma das primeiras a ter uma protagonista mulher. Sem contar, a presença da Aubrey Plaza, profunda, espontânea, autêntica, e muito engraçada e divertida. Só de falar já fico com vontade de assistir hehe. Enfim, as duas séries são boas, deixo aqui meu parecer, caso tu se interesse.
Yago, qual vc aredita que é o limite da obediência dos filhos aos pais? Até os 18 anos, até casar, pra sempre...? E quando os pais não são cristãos ou tratam mal os filhos? Pra mim a honra aos pais sempre esteve muito clara, mas e a obediência? Agradeço pela atenção e, por favor, curtam aqui pro Yago visualizar
Tenho 28 anos, sou formada na faculdade, trabalho e moro com meus pais. Obedeço eles em tudo. Claro q pela minha idade, pela confiança deles em mim, já não preciso mais "pedir" para fazer mta coisa. Só aviso. Mas se eles não concordarem a gente conversa a respeito. Eu obedeço a palavra final deles. O sim ou o não.
Olha eu vou ser sincero, um vídeo sobre "mulheres precisarem de teologia" me soa como "a Terra é redonda". Tipo... É sério q tem tanta gente assim q pensa o contrário? Tô surpreso. Que isso mude rápido, então.
Quando eles falam teologia é teologia MSM! estudar grego, fazer uma análise política (ex: mercado/estado/esq. E dir.) de acordo com a bíblia, estudar atributos de Deus, origem do mal, missiologia, apologética etc... Quantas mulheres você vê falando/estudando ou debatendo sobre isso? Acho que você está numa grande bolha que n representa em nd nossa realidade
@@BS-ok6de vc tem razão, mas eu não estava menosprezando o vídeo, fazendo pouco caso do assunto, acho q vc me entendeu mal. Eu apenas realmente nunca tinha parado pra pensar nisso, pois na minha cabeça isso seria uma coisa tão óbvia quanto a Terra ser redonda, mas agora refletindo e vendo o quanto a participação feminina é reduzida, fiquei surpreso.
@@DiogoLScarmagnani é verdade. É como a moça disse: mulheres, infelizmente, só estudam (ou são animadas e incentivadas a estudar) coisas da vida comum feminina como relacionamento, família, feminilidade, como ser uma esposa exemplar etc... Uma triste realidade que precisa ser mudada, pro bem de toda a igreja
Olha amigo, hj em dia até o fato "a Terra é redonda" já é contestado, imagina "mulher precisa de teólogia". Eu tbm fiquei chocada de início, mas conforme vc vê o video vc se choca ainda mais em saber q, infelizmente, faz sentido esse pensamento ser comum :/
Eu sou seminarista de Teologia e na minha faculdade vejo como é pequena a quantidade de mulheres cursando e menor ainda são mulheres mais jovens. Mas vou te dizer muitas alunas dão de 10 a 0 em muitos alunos kkk, vejo o quanto essas mulheres dedicadas a Deus tem se esforçado e dedicado a sua vida para conhecer mais as Escrituras. Tenho um baita orgulhos das minhas amigas de classe e das pessoas que se dedicam a conhecer a fundo a Palavra de Deus!
Desculpa a minha ignorância mas seminário e faculdade de teologia são coisas diferentes ? Sou católico . Vc entrou em um seminário e sai de lá com condições de pastorear ? É isso ?
@@artursilvasemper2205 Os estudantes de Teologia são conhecidos como seminarista (pelo menos aqui), mas é só uma forma de dizer que é estudante de Teologia mas é a mesma coisa. Olha quando você faz faculdade você escolhe se quer fazer Licenciado (virar professor) ou Bacharel ( que é pra exercer cargo), não necessariamente você termina a faculdade que você vai virar pastor (para quem quer virar Pastor). Tem todo um processo, além de ser formado, muitas Igrejas exigem alguns conhecimentos a mais além de dominar na língua grega (isso não obrigatório, vai muito pela sua denominação), precisa fazer um Concílio Ordenatorio e tem alguns outros processos, isso é meio que uma exigência para ser Pastor Batista. Mas como eu disse pode variar de cada denominação. O estudo da Teologia na minha opinião tem que ser obrigatória para todos os Pastores e futuros Pastores.
@@artursilvasemper2205 Oi Artur. Acho a minha amiga Julie tem mais propriedade. Mas gostaria de deixar minha contribuição. Acho que a principal diferença pro meio católico, é que o estudo teológico do evangélico é um hábito, e não necessariamente um treinamento técnico para o exercício do episcopado. Este hábito tem maior expoente nas reuniões dominicais de estudo. Estas geralmente possuem um viez confessional/denominacional muito elevado - havendo raras exceções graças ao docente. O ensino teológico estruturalmente mais técnico é ministrado nos seminários que são cursos administrados em 3 níveis por instituições que são chamadas tanto de "seminário quanto faculdade - quando ministram cursos de baixarelado". Assim o termo seminário, pode se referir tanto a um programa de estudos quanto à instituição docente. Estes seminários, (cursos) são geralmente divididos em níveis; básico, médio e baixarelado. Isso se deve a basicamente três fatores; a instrução prévia necessária, dimensão do interesse do seminarista, programação dos recursos envolvido (grana,tempo,etc). Os níveis básico e médio, são necessários para um bom aproveitamento do curso de baixarelado. Porém um crente que não seja preguiçoso, chega aos seus 18 anos com domínio dos conteúdos, fácil. Acredito que a principal diferença ao nível do baixarelado, seja entre as instituições/programas confessionais e aqueles ditos academicistas. Os primeiros são mais apegados aos dogmas particulares da(s) denominação(ções) que os mantém. Já os últimos - como sugere o nome -, procura desenvolver os conteúdos do modo mais tecnicista, científico, acadêmico, praticáveis. Os programas academicistas costumam receber o título de "ciências da religião". Com isto não estou dizendo que os confessionais não são afetos aos métodos científicos pertinentes. Apenas estão mais compromissados com certos dogmas. A maioria esmagadora dos teólogos evangélicos, principalmente os mais brilhantes, geralmente não tem por objetivo, o oficialato dentro alguma denominação evangélica. Os que são movidos por ambição ao oficialato, geralmente se contentam com o curso médio - nível exigido pelas denominações. Os mais argutos são motivados pela paixão em conhecer e compartilhar. Ainda, um abismo teológico primário entre católicos e evangélicos são os critérios usados pra definir o que seja Palavra de Deus. Procure outras fontes. Esta é a vista de um ponto rsrsrs
@@Lxrxferreira Ele fará mtos inimigos fazendo isso Kk Ao criticar os "hits" gospel do momento... Talvez ganhe mais haters do que seguidores, não sei se é uma boa idéia. Tem canais que só sobrevivem com esse tipo de conteúdo que gera "treta", muitas discussões. O Yago não precisa disso.
Quando fui para o seminário, na década de 90, mulher precisava sobreviver em meio aos homens. Teologia boa, de exegese boa, de pregação boa, de hermenêutica boa era um 'não precisa se aprofundar muito não, tá'? Sobrevivi, com uma excelente nota na exegese final, a maior nota em pregação, e depois de 5 anos ganhei um parabéns por ter resistido sem afrontas, inimizades, guerrilhas ou provocações. Só estudei e entrei onde podia. Hoje é até estranho ver tantas mulheres teólogas, mas é sinal que houve evolução.
Lhe informo que não mudou muito não. Iniciei em 2011 e conclui 2015, e foi exatamente isso: tive que lutar e ser firme para sobreviver. Mas pela graça e propósito de Deus em meio a 59 homens, éramos 60 numa classe e eu a única mulher, venci porque nosso Cristo venceu primeiro. Mas foi tenso.
No interior onde moro, quebrei alguns "tabus" também... Sou cristã, me formei em Física Lic. numa universidade Federal (e continuei cristã, haha), já preguei e ensinei várias vezes na igreja e quero me aprofundar em teologia! 🙂
@Ryan Freire Olá, Ryan! Olha, não concordo com sua fala, visto que estes textos falam sobre a mulher não poder exercer autoridade pastoral sobre a igreja. No entanto, orientadas pela Palavra de Deus, as mulheres podem sim ensinar e instruir, além de ser esposa e mãe. O próprio pastor Yago tem vídeos aqui falando sobre isso, dá uma olhada depois! Fique na paz! :)
@Ryan Freire Quais os versículos que amparam sua interpretação? O seu comentário desconsidera e ignora a participação importantíssima de várias mulheres na história da igreja, uma delas é Catarina von Bora esposa de Lutero, que desempenhou um grande papel na Reforma e ela é apenas uma delas... Não é uma questão de escolher estudar e aprender sobre teologia, é um dever de todo cristão "crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo" antes de desempenhar qualquer outra função!
@Ryan Freire Então, vir aqui e falar que não concorda com minha fala, tudo bem! Até entendo... Agora falar que eu to delirando porque citei um fato histórico, já é um tanto arrogante... Enfim, parei por aqui, porque não dá pra seguir assim não! Fica na paz!
Caraca, esse vídeo veio em hora certa! eu estou só agora percebendo que preciso aprender teologia.. e isso é muito sério.. culto de mulheres é muito voltado só para cuidar de casa, filhos e esposo. E claro, isso é muito válido, porém Deus tem muito mais para nós do que apenas essas funções... e claro, ensino da palavra em sua plenitude para mulheres, sem querer ''alterar'' a palavra para nosso mero prazer...
Sobre o complementarianismo aplicado na vida social, profissional, eu sinto que eu já experienciei isso na minha igreja, sou graduanda em Sistemas de Informação, possuo diversos outros cursos e tenho um amor pela tecnologia, por isso eu sirvo a igreja nessa área com muito amor e apesar disso tudo eu já ouvi diversas vezes por irmãos e pela liderança que eu não posso continuar servindo ativamente nessa área por ser mulher, que isso tira minha feminilidade e que isso é coisa de homem, isso é bem frustante e eu já ouvi relatos de mulheres parecidos com o meu.
@@amanditavarela8027 Tiver interesse sobre Mulheres e a comunidadade religiosa recomendo : Irmã Pia de Solenni . Mary Ann Glandon . Duas representantes do ' New feminism ' uma vertente religiosa que valoriza a feminilidade e o espaço da mulher na socieddade .
Eu assisto todos o mundo cópia. Eu sou quase pesquisadora, professora de escola bíblica e pregadora além de voluntária em alguns projetos. Eu amo estudar e conhecer a palavra, e amo seu canal. 💗💗💗💗💗💗💗💗 Tô sempre aqui!
Cara, que entrevista encantadora. Fran, extremamente inteligente e coerente. Bate-papo muito gostoso e uma amizade em sua plenitude. Por mais entrevistas como essa!
Eu aqui ouvindo os supostos porquês do canal não ser tão assistindo por mulheres e pensando: Mas gente... Eu conheci o trabalho de mulheres incríveis através deste canal!
Que vídeo incrível, por favor Yago traga mais vídeos como esse aqui pro canal, pelo menos de vez em quando. Compartilhei com mts pessoas esse vídeo. Foi tema de uma discussão no grupo dos jovens da minha igreja algumas semanas atrás e esse vídeo trouxe mt esclarecimento. E infelizmente a idéia que se tem é que a mulher que trabalha não tem como ser uma boa mãe, uma boa esposa e nem é uma mulher virtuosa se não for dona de casa e abrir mão do trabalho. Mt obrigada por esse vídeo.
É muito bom poder recomendar um canal não para que ele complete uma marca de inscritos ou ganhe mais dinheiro, mas sim porque o canal é bom mesmo, o Dois Dedos De Teologia!
Eu sou conhecida no meu grupo de jovens como "teologa", msm sem eu ter grande conhecimento, eu sempre estou debatendo ou falando da Palavra e eu sou ouvida, graças a Deus. Eu vou fazer o seminário e avançar no conhecimento teológico por que Deus precisa de nós em sua obra.
Acompanho esse canal e amo o conteúdo bem embasado, cristão raiz, sólido que é ministrado aqui. Teologia é sim para mulheres também! Muito bom conhecer o canal graça em flor!
Meu pai é pastor e ensina teologia a todos da igreja e quem quer. Eu sou 100% teológica! rs Amo os vídeos do Yago, pra ver todos as vertentes sobre teologia.
Assisti a live no Ig, conteúdo relevantíssimo. Eu acho estranho como muitos cristãos, para não se associarem ao feminismo, se distanciaram da noção de cuidado com a mulher. Hoje, para muitos, só de se afirmar "ainda há muito machismo", por exemplo, você pode ser visto como "feminista". Não é sem razão que por diversas vezes o Yago e Fran precisaram repetir "Não somos feministas". Como se combater o machismo não fosse o papel da igreja. Boa parte dos cristãos aceitam e perpetuam comportamentos machistas pra não serem "feministas". Mas se opor ao machismo não é feminismo. E esses cristãos precisam entender isso urgentemente, ou algumas igrejas serão apenas locais de opressão da mulher. Se o feminismo prega mentiras para as mulheres e deturpa o papel da mulher segundo a Palavra de Deus, esses ambientes e ideias de algumas igrejas/comunidades também o fazem! E é ainda mais grave, a meu ver. Porque a igreja é onde a mulher deve se sentir amada, valorizada, como Deus a vê, da forma como Ele a fez. Mas muitas vezes o que Deus fez na particularidade feminina, para glorifica-lo, é inferiorizado por líderes (do lar e da igreja). A igreja precisa assumir seu papel contra o machismo e isso não é ser feminista! Mulher precisa de teologia.
Feminismo é a crença em DIREITOS iguais, e sim entendo que há coletivos e organizações feministas que se associam a ideais não-cristãos mas isso não é diferente dos que usam a bíblia para defender a guerra e a morte. Ser feminista virou ofensa porque associam diretamente com aborto ou liberação sexual, mas o que essas ativistas querem é que a mulher possa fazer o mesmo que os homens e o cristianismo faria um trabalho melhor nessas questões se responsabilizassem os homens por abandono parental e fornicação envés de "combater feministas". Combater o machismo é ser feminista. É muito incoerente como os cristãos possuem aversão a aceitar esse conceito simples se lutam contra o mesmo estigma quando a sociedade o enxerga como alguém preconceituoso e reacionário apenas por ser cristão.
@@lauracristina3404 @Laura Cristina entendo seu ponto de vista, mas não concordo. Mas isso é o de menos, rs. Especialmente porque minha colocação foi voltada ao público cristão e não às feministas. Além disso, ficou claro que eu não concordo com o machismo. Mas não sou a favor do feminismo, não só pela legalização do aborto. A questão é bem mais profunda. Ter direitos iguais, sob o aspecto de direitos fundamentais e dignidade da pessoa humana: ok e necessário!(que era o que visava o movimento no início do surgimento). Mas muitas vezes o feminismo prega igualdade na essência, nas funções e características, e nesse ponto, homens e mulheres são diferentes perante Deus. Mas um não é superior ao outro. E é isso que homens "machoes" não entendem e nem movimentos feministas radicais. Os 2 a 80km/h, haha. Algumas vertentes mais radicais chegam a desprezar a figura masculina. E sim, o cristianismo já responsabiliza homens que não exercem a paternidade e praticam fornicação, pq é pecado. Assim como não aceita o aborto. Não precisa aceitar um pra combater outro. Ambos são vistos negativamente por cristãos sérios. Jamais vou lutar pra mulher ter "direito" de errar igual ao homem que faz essas coisas. O homem que foge de suas responsabilidades como pai e marido já é condenado pela bíblia. Quem defende esse padrão de homem é o mundo e não Deus. Por isso, a luta contra o machismo foi tomada pelo feminismo como se fosse exclusivo do movimento, mas na verdade, a luta contra qualquer forma de preconceito/segregação/opressão é inerente ao cristão, mt antes de qualquer movimento que sob o pretexto de fazer algo bom, também contrarie a bíblia.
@Bruna Martins Irmã Pia de Solenni . Mary Ann Glandon . Duas representantes do ' New feminism ' uma vertente religiosa que valoriza a feminilidade e o espaço da mulher na socieddade .
@@lauracristina3404 Combater o machismo é ser anti-machista . Mas eu não vou usar meu tempo pra ensinar uma MULHER o que é um movimento de MULHERES . ( O máximo que vou fazer é divulgar Irmã Pia de Solenni . Mary Ann Glandon . Duas representantes do ' New feminism ' uma vertente religiosa que valoriza a feminilidade e o espaço da mulher na socieddade .) Eu não tenho noção de ridículo . Mas aí é passar dos limites .kkkkkkkkkk
A nossa realidade nem sempre é a ideal. Temos que ser razoáveis e entender q nessa estrada da vida devemos nos esforçar pra viver da melhor forma dentro das nossas possibilidades, q são variadas. Os desafios q temos já são suficientemente grandes, não sendo razoável acrescentar culpa aos irmãos e irmãs que vivem o evangelho com sinceridade. Que ninguém ache q é uma boa idéia acrescentar pesos desnecessários aos ombros de seu irmão, pois o próprio Cristo veio tornar nosso fardo mais leve. Entrevista enriquecedora!
Pela Graça do Pai estou entre as inscritas e ouvintes desse canal que muito me abençoa. Obrigada por trazer a Francine, Yago. Ela tem sido bênção na minha vida, e precisamos de mais mulheres estudando e falando de Teologia 😍🙌
Eu continuo sem entender até aonde a mulher pode ou não ensinar teologia, pq minha maior paixão é isso gnt... desde sempre amo estudar e ensinar a palavra com profundidade
sou mulher e gosto muito dos vídeos do Dois Dedos de Teologia e nutro um amor profuuuundo pelo Graça em Flor, já me edificou de tantas formas que nem sei explicar!
Sinto que tudo que fazemos que não seja casar e ter filho é visto como supérfluo. Podemos fazemos qualquer outra coisa mas no fundo tudo gira em torno dessas duas coisas e aí da gente. Minha alegria ter conhecido vocês lá em 2014.
Desde minha conversão em julho de 2018 o meu maior prazer tem sido estudar teologia ❤️ não com intenção de ser pastora, até pq não creio nisso, mas pelo prazer de conhecer mais do Senhor que me salvou e para poder ensinar a quem me pergunta ❤️ pena que ninguém me pergunta nada 😞 e quando falo minha opinião baseada na bíblia sou criticada de "abitolada".
Se acostume, isso vai acontecer muito... continue estudando e se aprofundando pra conhecer mais de Deus, isso já é o suficiente pra nos motivar nesta caminhada!❤
@@elisangelalucia1990 Quando quiser voltar vai ser uma maravilha . Quando vc está acostumado a um ritual de fé muitas coisas e detalhes ficam ignorados . Daí vc para e quando retorna é um espetáculo . Especialmente na fé católica e apostólica
Eu sou formada em teologia sempre meus amigos são pastores não concordo que mulheres sejam pastoras ou mulher de pastor eu não me vejo o sendo ambas as coisas. Eu amo saber conhecer sobre Deus e acredito que mulher é mais fácil de se ganhar para Jesus do que os homens mulhers pregando para mulheres até e melhor sou pregadora ganhadoras de almas vou para céu e vou salvar alguns kkk amo ler livros já li a Bíblia 2x estou lendo o novo testamento novamente vou mais uma vez ler .Então as mulheres são o corpo de Cristo sou seguidora dos dois dedos de teologia amo o Pastor Yago e concordo com tudo que ele fala kkkk você não me verá no meio das irmãs do círculo de oração batendo papo mas sim em uma roda de pastores conversando amo me sinto em casa .Mulheres se interessem em teologia não importa não seja açucarada mas filha do Rei ser serva de Jesus Ele é nosso Salvador também kkkkkkkkk Deus abençoe a todos.
Me sinto muito pressionado pela minha namorada, ela consome muito desses livros e as vezes ela me cobra que eu tenha que estudar muito mais pra ganhar muito dinheiro pra dar a nossa familia um padrão em que ela possa ficar em casa... Sinceramente eu me sinto ansioso com isso
Ela ta seguindo o ministério graça em flor, espero q com isso e um pouco de comversa mude ela aos poucos... e tbm ainda n disse a ela como me sinto, acho q ela entenderá
@@wesleyfelipe5578 Como assim? Ela quer que você dê uma situação em que ela pode ficar em casa, é isso? Se é isso ela está correta em querer isso, pois é bíblico, porém errada em te pressionar pois isso vai por cima da sua autoridade na casa.
Ore pra que você consiga fazer isso. Mas se as coisas não fluírem como ela espera, ela deve estar disposta a trabalhar, principalmente no início do casamento, enquanto não houver filhos. E depois quando tiver filhos, orar para que encontre um emprego com expediente que dê tempo para ela ficar com os filhos também. É o ideal. Mas no Brasil é complicado. Então vocês têm que encontrar uma meta, um objetivo, atentos à Palavra e à realidade brasileira.
Eu sou apaixonada na fran, amei a live! Acho que algumas mulheres não se interessam pelo grosso da teologia, não porque não tem lugar de fala, mas sim porque focam na “feminilidade e submissão”, eu estou ansiosa para esse livro ❤️
Na minha experiência pessoal, em algumas denominações as próprias mulheres se excluem da teologia. São raras as mulheres que se interessam por teologia. Mas já conheci algumas brilhantes.
@@Mbabi121 nada a ver. Não há segregação no seio da igreja. Caramba eu passei minha vida toda na igreja e não vi um tratamento diferenciado. Acho que estamos em planetas diferentes. É isso.
@@Mbabi121 eu não me baseio no que dizem. Antes,no que testemunhei. Cansei desse mimimi. A gente se esforça pra que o conteúdo da aula seja interessante. Gastando 1 a 3 horas por dia preparando aula pro domingo. Se a EBD passa 30 min do horário previsto, adivinha quem reclama - pra sala e depois em particular pro pastor? ?! ! Antes de dizerem que são esquecidas, perguntem-se quantos sapatos vcs tem?E quantas Bíblias em versões relevantes? Vc conhece '50 tons de cinza'? E "A Cruz de Cristo" de John Sttot ou "Cristianismo puro e simples" C. S. Lewis? Alguma obra razoável de teologia sistemática? 80, 120, 200 reais no cabeleireiro é necessário. Peça o mesmo valor num Berkoff pra ver... Quando eu tinha 14 anos, andava 20 km pra estudar. Visitava outras igrejas pra ver qual delas tinha uma EBD mais interessante. Quantas de vcs amam os hinarios congregacionais pela sua correção bíblica? Ou vcs louvam aquela cantora da moda, que se publica como um símbolo sexual gospel. A Internet está a disposição de todos. Se um novo converso pedisse referência de ao menos dez pregadores ou líderes de relevância publicados no RUclips, poderia citar de cor? Eu sei que nem todos tem vocação pra teologia. Mas ninguém pode ter interesse por vc. Eu gosto muito da parábola de Jesus em Mt 13, contando que um homem achou um tesouro num campo e todo empolgado vendeu tudo o que tinha para comprar o campo, e assim, ter pleno acesso ao tesouro.
Eu não faço teologia, mas sempre tive esse amor por conhecimento e nunca vi como algo masculino ou feminino, mas as pessoas têm sim a ideia de recomendações mais aos homens
Sou mulher (Uhuul) tenho 22 anos, estudo teologia desde os 16 e assisto seu canal a mais de um ano. Amo temas difíceis e percebi por esse vídeo que minha igreja é muito honrosa com as mulheres. Consigo conversar teologia com meus líderes no grupo de jovens e a verdade é que sofro mais "preconceito" das outras mulheres do que dos homens. Ultimamente parece que (aqui no meu contexto) as mulheres estão dando um banho nos homens. E eles é que têm que ser incentivado a estudar. Sou do litoral de Santa Catarina. E acho top esse canal (apesar de não concordar com tudo que Yago fala 😅).
Ótima iniciativa, Yago, de chamar atenção para essas coisas. Passei a seguir o Graça em Flor também no Insta. Também sou do nordeste e vejo as mulheres muito mais ativas e ocupando muito mais cargos de liderança do que os homens na "minha" igreja local.
Não digo q vcs me salvaram pq quem me salvou foi Jesus, mas mano, vcs me ajudaram muitooooo com esse papo. Muito obrigada! Trouxe luz pra mta coisa na minha cabeça!
Ainda não terminei de assistir, mas queria colocar aqui que no contexto onde vivo ( moro em Campinas- SP), na igreja que frequento , a maioria das mulheres e jovens se preocupam muito mais em estudar, trabalhar e ter carreira do que ser esposa e mãe. Tem muita moça com quase 30 anos que nem namorado tem mas tem carreira, e as que são casadas não querem ter filhos. Mas também não se preocupam ou se interessam por teologia. Embora tenha também as que são mães e esposas e também não se interessam por teologia. Eu sou uma ET na minha igreja, já me formei na faculdade, sou casada , mãe e me interesso muito por teologia, até mais que meu esposo, fica até difícil conversar com as mulheres, umas só sabem de maternidade e outras apenas de suas carreiras.
Uma mestranda em teologia que eu amo é a Bela Falcone. Gosto dela no “Improváveis de Deus”. Na minha opinião ha desinteresse das mulheres, não influencia dos homens, mto menos de líderes. Cada um Pegue a sua Cruz e vai!
Eu tbm aposto um pouco nesse ponto, n 100%, mas acho relevante... Eu adoro falar de assuntos teológicos, intelectuais no geral, mas quando converso com minhas amigas sobre, elas demonstram quase nenhum interesse, em compensação tenho conversas longas com amigos ;-;
@@camira9391 infelizmente é assim. As vezes me sinto até constrangidas por gostar mais de sentar com os homens pra conversar. Não que eu tenha profundo conhecimento em teologia mas gosto de aprender.
Minha maior preocupação em defender qualquer valor é saber se estou fazendo pelo evangelho ou se estou associado a qualquer coisa que aparentemente seja boa mas, traga consigo valores contrários a bíblia. É um cuidado que deve ser tomado para não ficar em um dos extremos(falo das opiniões, a favor ou contra disso e aquilo) e desprezar a palavra de Deus.
Parabéns Yago e Fran, Maravilha de encontro, nada como pessoas esclarescidas pela palavra de Deus falando ao povo que somos iguais perante o Eterno e inclusos na família dos céus.
3:23 Meu coração quase para achando que o Yago estava falando sério 😂😂😂😂 Sou parte dos 24% de pouco feminino 😍🙋🏻♀️ Amei conhecer o ministério graça em flor 😍😍🌷🌹🌹
Real talk!!!👏🏾👏🏾👏🏾 Nunca entendi essa história de evangelho pra mulheres ou pra jovem, não existe evangelho Pra mulheres assim como não existe teologia pra homens mas sim pro ser humano! Eu sempre fui educada a me ver como um ser humano antes de me ver como mulher. Amo Teologia e ainda vou fazer um curso superior de teologia se Deus quiser 🙏🏾
Ser mãe é uma grande profissão, e o resultado dessa profissão tem uma consequência em outra vida,para ter filhos tem que ser planejado vi muitos e si e si,mas se fosse para nós ficar pensando no si não precisaríamos de confiar, si amanhã falta o marido tem Cristo, se não puder engravidar tem Jesus Cristo, sou a favor do planejamento mas da confiança em Jesus Cristo.
Por favor faça um vídeo falando sobre o abuso espiritual essa doutrina da "Paternidade Espiritual" muitos líderes controladores estão acabando com as ovelhas, as ovelhas não podem nem perguntar, tem que honrar o "pai espiritual" cegamente, muitas pessoas estão com depressão por conta disso precisamos falar sobre isso, existe obreiros sufocados que não querem falar isso.
Que top. Eu sou teóloga. Formada pela Ulbra. Gostaria mto de fazer na Mackenzie tbm. Numa turma de uns 60 e poucos alunos, tinha umas 10 mulheres hehe. Mas claro que teologia se pode estudar em casa tbm. Leitura da bíblia aliada com bons livros, bons comentários bíblicos, sites confiáveis, indo afundo no contexto histórico da época, etc. Para melhor entender o que você lê na bíblia.
Sensacional q vídeo esclarecedor 👏👏 amei a Francine, já vou acompanhá-la no ig, pois creio q irá me ensinar e edificar muuito. Q mulher incrível ❤ Ah, eu tbm faço parte da minoria de mulheres q assistem conteúdos teológico aqui no RUclips e tbm lêem livros teológicos dos mais variados assuntos/ temas . Amo os teólogos reformados!! E por fim, odeio tutorial de maquiagens e moda (não q eu não tenha feminilidade) kkk prefiro vídeos sobre soteriologia hahaha.
uau!!! excelente!!! tenho buscado me aprofundar mais nesse assunto e essa live foi simplesmente excelente!!! parabens!! Deus continue usando e abençoando a vida de vcs!
Por isso q prefiro conversar mais com os RAPAZES, amigos meus do que ficar com as meninas... Pq enquanto ELES falam das escrituras, teologia etc. as MOÇAS querem falar de makes, moda e bordagem...Sinceramente, eu gosto, mas esse ñ é o meu foco. Vamos nos atentar pra teologia meninas, pra ñ ficarmos cabeça oca e pra eu ter amigas pra conversar ahahah
Eu como líder de jovens da minha igreja fico bem feliz de ter uma amiga que tbm gosta tanto de teologia, ela incentiva bastante as demais a lerem mais e a estudar. As vezes a gente tem que fazer a diferença e tentar influenciar os demais. Busque instrução de Deus pra isso, peça sabedoria a Deus. Tenho certeza que você pode colher muito frutos! 😊
Bate aqui colega🙋♀️ penso da mesma forma. E quando vamos conversar sobre a área da teologia com alguma, o papo nem fui rsrs. Mas confesso que comecei a me atentar tem pouco tempo. Ate comprei o curso Teologia Descomplicada aqui do Yago pra me ajudar entender mais.😍🙏🙏
Concordo com vc... por isso que tenho comprado livros sobre teologia e emprestado às minhas amigas, justamente para termos mais assuntos nesse âmbito...
Fantástico! Deus continue abençoando o ministérios de vocês. Yago, em que mês o livro da Francine chega na caixa do Review?? Ansiosa para a leitura desse livro hahaha
Muito bom o vídeo, faço parte de uma igreja grande que tem um público com é realmente, a influência dos livros americanos é algo que tem enchido muito com o que as mulheres planejam como futuro e criam crises de identidade em muitos casos por só terem pensado em uma única forma de futuro
4 года назад+1
Teologia também está presente no estudo das Sagradas Escrituras. Na minha família, entre os meus avós e tios/tias, a disciplina na leitura bíblica sempre foi uma marca predominante das mulheres. No entanto, a teologia sistemática/dogmática estava restrita aos homens. Era praticamente proibitivo o acesso das mulheres à teologia acadêmica. Se considerarmos que as mulheres são a maioria em universidades, não podemos dizer que há aversão feminina a atividades intelectuais em nossa cultura. Mas no contexto eclesiástico, as restrições eram enormes. Só tínhamos acesso à Bíblia. O avanço do mercado editorial cristão e a Internet ajudaram (e ajudam) a quebrar essas barreiras.
Infelizmente grupo de mulheres, células de moças, congressos e etc falam basicamente sobre cura interior, casamento e filhos. Não que sejam temas fúteis, pelo contrário, mas há um mar de conhecimento disponível para nós, todos nós. Conversa necessária, obrigada Yago!
Irmã Pia de Solenni . Mary Ann Glandon . Duas representantes do ' New feminism ' uma vertente religiosa que valoriza a feminilidade e o espaço da mulher na socieddade .
Que pena que não conheci a Francine antes! Ja fui defensora dessa feminilidade exclusiva, infelizmente. " E conhecereis a verdade,e a verdade voa libertará!"
Eu represento esses 25% do público feminino aqui e adoro seu conteúdo Yago! Graça em flor é uma benção.
tmb
Oi... nada relacionado ao seu comentário especificamente, mas eu te achei parecida com a atriz Rashida Jones hehehe
@@AlexsanderSilvaCanal eu acabei de ver e ela é linda obrigada! Kkkk
@@gabrieladuarte4311 Ela é muito linda e tu também por isso comentei hshsh. Ela atuou em duas séries que eu gosto muito. The Office: a série de comédia mais sensacional de todos os tempos. O Yago não curte, é uma pena. Mas se tu ainda não olhou, acho que tu vai curtir. E a segunda é Parks and Recreation, onde a Rashida atua como a adorável Ann Perkins. Além disso, a protagonista é uma incrível mulher, Leslie Knope. Acho isso significativo, pois acredito que diferente da onda atuais de novas séries, Parks and Rec deve ter sido uma das primeiras a ter uma protagonista mulher. Sem contar, a presença da Aubrey Plaza, profunda, espontânea, autêntica, e muito engraçada e divertida. Só de falar já fico com vontade de assistir hehe. Enfim, as duas séries são boas, deixo aqui meu parecer, caso tu se interesse.
Duas! Hahaha Assisto praticamente todo dia.
Gente, só 30% de mulheres? 🙀
Tô aqui fielmente desde os 20 mil inscritos! 💓
Tamo junto🙋
Também acompanho esse canal há bastante tempo, nem lembro quando comecei a seguir. rs
Euzinha!
Nem terminei de assistir e já digo: OBRIGADA. Sou teóloga e é muito bom ver outras teólogas sendo cada vez mais divulgadas
Show, mana. Sou teóloga tbm.
Eu sou seminarista de Teologia, é lindo ver como as mulheres estão cada vez mais na Teologia 😍
é tão bom ver mulheres se envolvendo na teologia, fico muito feliz! Deus abençoe vocês.
E uma grande teóloga! 👏👏👏👏
Doutoras parabéns pela formação intelectual . Gostaria de saber qual é seu Versículo favorito . E pq ?
Yago, qual vc aredita que é o limite da obediência dos filhos aos pais? Até os 18 anos, até casar, pra sempre...? E quando os pais não são cristãos ou tratam mal os filhos? Pra mim a honra aos pais sempre esteve muito clara, mas e a obediência?
Agradeço pela atenção e, por favor, curtam aqui pro Yago visualizar
ótima questão
Boa
Enquanto vc morar com ele.... quando vc sai de casa muda algumas coisas, mas vc deve sempre respeitar o velho..
Tenho 28 anos, sou formada na faculdade, trabalho e moro com meus pais. Obedeço eles em tudo. Claro q pela minha idade, pela confiança deles em mim, já não preciso mais "pedir" para fazer mta coisa. Só aviso. Mas se eles não concordarem a gente conversa a respeito. Eu obedeço a palavra final deles. O sim ou o não.
@@IvaniseCardoso muito bem..
Olha eu vou ser sincero, um vídeo sobre "mulheres precisarem de teologia" me soa como "a Terra é redonda". Tipo... É sério q tem tanta gente assim q pensa o contrário? Tô surpreso. Que isso mude rápido, então.
Quando eles falam teologia é teologia MSM! estudar grego, fazer uma análise política (ex: mercado/estado/esq. E dir.) de acordo com a bíblia, estudar atributos de Deus, origem do mal, missiologia, apologética etc...
Quantas mulheres você vê falando/estudando ou debatendo sobre isso?
Acho que você está numa grande bolha que n representa em nd nossa realidade
@@BS-ok6de vc tem razão, mas eu não estava menosprezando o vídeo, fazendo pouco caso do assunto, acho q vc me entendeu mal. Eu apenas realmente nunca tinha parado pra pensar nisso, pois na minha cabeça isso seria uma coisa tão óbvia quanto a Terra ser redonda, mas agora refletindo e vendo o quanto a participação feminina é reduzida, fiquei surpreso.
@@DiogoLScarmagnani é verdade. É como a moça disse: mulheres, infelizmente, só estudam (ou são animadas e incentivadas a estudar) coisas da vida comum feminina como relacionamento, família, feminilidade, como ser uma esposa exemplar etc... Uma triste realidade que precisa ser mudada, pro bem de toda a igreja
Olha amigo, hj em dia até o fato "a Terra é redonda" já é contestado, imagina "mulher precisa de teólogia". Eu tbm fiquei chocada de início, mas conforme vc vê o video vc se choca ainda mais em saber q, infelizmente, faz sentido esse pensamento ser comum :/
@@BS-ok6de Ainda bem que vim do mundo e não fui estimulada a pensar só nisso....
Jamais pensei que esse seria um ponto a se discutir
Todo regenerado homem ou mulher deve conhecer a Deus
Eu sou seminarista de Teologia e na minha faculdade vejo como é pequena a quantidade de mulheres cursando e menor ainda são mulheres mais jovens. Mas vou te dizer muitas alunas dão de 10 a 0 em muitos alunos kkk, vejo o quanto essas mulheres dedicadas a Deus tem se esforçado e dedicado a sua vida para conhecer mais as Escrituras. Tenho um baita orgulhos das minhas amigas de classe e das pessoas que se dedicam a conhecer a fundo a Palavra de Deus!
Desculpa a minha ignorância mas seminário e faculdade de teologia são coisas diferentes ? Sou católico . Vc entrou em um seminário e sai de lá com condições de pastorear ? É isso ?
@@artursilvasemper2205 Os estudantes de Teologia são conhecidos como seminarista (pelo menos aqui), mas é só uma forma de dizer que é estudante de Teologia mas é a mesma coisa. Olha quando você faz faculdade você escolhe se quer fazer Licenciado (virar professor) ou Bacharel ( que é pra exercer cargo), não necessariamente você termina a faculdade que você vai virar pastor (para quem quer virar Pastor). Tem todo um processo, além de ser formado, muitas Igrejas exigem alguns conhecimentos a mais além de dominar na língua grega (isso não obrigatório, vai muito pela sua denominação), precisa fazer um Concílio Ordenatorio e tem alguns outros processos, isso é meio que uma exigência para ser Pastor Batista. Mas como eu disse pode variar de cada denominação. O estudo da Teologia na minha opinião tem que ser obrigatória para todos os Pastores e futuros Pastores.
@@mariejulie3004 É mais acadêmico e ciência ? Ou é mais vida espiritual e reflexões bíblicas ?
@@artursilvasemper2205 Oi Artur. Acho a minha amiga Julie tem mais propriedade. Mas gostaria de deixar minha contribuição. Acho que a principal diferença pro meio católico, é que o estudo teológico do evangélico é um hábito, e não necessariamente um treinamento técnico para o exercício do episcopado. Este hábito tem maior expoente nas reuniões dominicais de estudo. Estas geralmente possuem um viez confessional/denominacional muito elevado - havendo raras exceções graças ao docente.
O ensino teológico estruturalmente mais técnico é ministrado nos seminários que são cursos administrados em 3 níveis por instituições que são chamadas tanto de "seminário quanto faculdade - quando ministram cursos de baixarelado". Assim o termo seminário, pode se referir tanto a um programa de estudos quanto à instituição docente.
Estes seminários, (cursos) são geralmente divididos em níveis; básico, médio e baixarelado. Isso se deve a basicamente três fatores; a instrução prévia necessária, dimensão do interesse do seminarista, programação dos recursos envolvido (grana,tempo,etc).
Os níveis básico e médio, são necessários para um bom aproveitamento do curso de baixarelado. Porém um crente que não seja preguiçoso, chega aos seus 18 anos com domínio dos conteúdos, fácil.
Acredito que a principal diferença ao nível do baixarelado, seja entre as instituições/programas confessionais e aqueles ditos academicistas.
Os primeiros são mais apegados aos dogmas particulares da(s) denominação(ções) que os mantém.
Já os últimos - como sugere o nome -, procura desenvolver os conteúdos do modo mais tecnicista, científico, acadêmico, praticáveis.
Os programas academicistas costumam receber o título de "ciências da religião".
Com isto não estou dizendo que os confessionais não são afetos aos métodos científicos pertinentes. Apenas estão mais compromissados com certos dogmas.
A maioria esmagadora dos teólogos evangélicos, principalmente os mais brilhantes, geralmente não tem por objetivo, o oficialato dentro alguma denominação evangélica. Os que são movidos por ambição ao oficialato, geralmente se contentam com o curso médio - nível exigido pelas denominações. Os mais argutos são motivados pela paixão em conhecer e compartilhar.
Ainda, um abismo teológico primário entre católicos e evangélicos são os critérios usados pra definir o que seja Palavra de Deus.
Procure outras fontes. Esta é a vista de um ponto rsrsrs
@@artursilvasemper2205 só uma ressalva: VC PODE SER UM TEÓLOGO BRILHANTE E IR PARA O INFERNO COM FORÇA.
Yago, faz um canal de react de musicas ''gospel'' e louvores, de um ponto de vista teológico !
curtem ae para ele ver galera, valeu !
Seria massaaaaa
@@Lxrxferreira Ele fará mtos inimigos fazendo isso Kk Ao criticar os "hits" gospel do momento... Talvez ganhe mais haters do que seguidores, não sei se é uma boa idéia.
Tem canais que só sobrevivem com esse tipo de conteúdo que gera "treta", muitas discussões. O Yago não precisa disso.
@@ggreicii Olha quem ta por aqui
Up
Os caras do @teologueiros já fazem isso. Dá uma olhada no canal deles ;) .
Quando fui para o seminário, na década de 90, mulher precisava sobreviver em meio aos homens. Teologia boa, de exegese boa, de pregação boa, de hermenêutica boa era um 'não precisa se aprofundar muito não, tá'? Sobrevivi, com uma excelente nota na exegese final, a maior nota em pregação, e depois de 5 anos ganhei um parabéns por ter resistido sem afrontas, inimizades, guerrilhas ou provocações. Só estudei e entrei onde podia. Hoje é até estranho ver tantas mulheres teólogas, mas é sinal que houve evolução.
Lhe informo que não mudou muito não. Iniciei em 2011 e conclui 2015, e foi exatamente isso: tive que lutar e ser firme para sobreviver. Mas pela graça e propósito de Deus em meio a 59 homens, éramos 60 numa classe e eu a única mulher, venci porque nosso Cristo venceu primeiro. Mas foi tenso.
No interior onde moro, quebrei alguns "tabus" também... Sou cristã, me formei em Física Lic. numa universidade Federal (e continuei cristã, haha), já preguei e ensinei várias vezes na igreja e quero me aprofundar em teologia! 🙂
@Ryan Freire Olá, Ryan! Olha, não concordo com sua fala, visto que estes textos falam sobre a mulher não poder exercer autoridade pastoral sobre a igreja. No entanto, orientadas pela Palavra de Deus, as mulheres podem sim ensinar e instruir, além de ser esposa e mãe. O próprio pastor Yago tem vídeos aqui falando sobre isso, dá uma olhada depois! Fique na paz! :)
@Ryan Freire Quais os versículos que amparam sua interpretação? O seu comentário desconsidera e ignora a participação importantíssima de várias mulheres na história da igreja, uma delas é Catarina von Bora esposa de Lutero, que desempenhou um grande papel na Reforma e ela é apenas uma delas... Não é uma questão de escolher estudar e aprender sobre teologia, é um dever de todo cristão "crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo" antes de desempenhar qualquer outra função!
@Ryan Freire Ta aí um que nem viu o vídeo. Sem base biblica nenhuma.
@Ryan Freire Então, vir aqui e falar que não concorda com minha fala, tudo bem! Até entendo... Agora falar que eu to delirando porque citei um fato histórico, já é um tanto arrogante... Enfim, parei por aqui, porque não dá pra seguir assim não! Fica na paz!
Que bom.👏👏👏👏
Deus a abençoe nessa busca por conhecimento da parte Dele.
Gosto muito da Fran, a acompanho há alguns anos e ela é sempre educada, cheia de sabedoria e humildade. Deus abençoe vocês!
Depois de formada em medicina pelo Grays anatomy, venha aí , formada em teologia pelo Iago Martins 😂 sensacional! 👏🏻
Eu faço parte da porcentagem feminina que acompanha o canal! So posso dizer q é excelente! E tem me edificado muito. ❤
Caraca, esse vídeo veio em hora certa! eu estou só agora percebendo que preciso aprender teologia.. e isso é muito sério.. culto de mulheres é muito voltado só para cuidar de casa, filhos e esposo. E claro, isso é muito válido, porém Deus tem muito mais para nós do que apenas essas funções... e claro, ensino da palavra em sua plenitude para mulheres, sem querer ''alterar'' a palavra para nosso mero prazer...
Sobre o complementarianismo aplicado na vida social, profissional, eu sinto que eu já experienciei isso na minha igreja, sou graduanda em Sistemas de Informação, possuo diversos outros cursos e tenho um amor pela tecnologia, por isso eu sirvo a igreja nessa área com muito amor e apesar disso tudo eu já ouvi diversas vezes por irmãos e pela liderança que eu não posso continuar servindo ativamente nessa área por ser mulher, que isso tira minha feminilidade e que isso é coisa de homem, isso é bem frustante e eu já ouvi relatos de mulheres parecidos com o meu.
Bem vinda ao clube. Não no aspecto da igreja pq eu nao sofro com isso, mas no aspecto social é osso, ainda. :/
@@amanditavarela8027 Tiver interesse sobre Mulheres e a comunidadade religiosa recomendo : Irmã Pia de Solenni . Mary Ann Glandon . Duas representantes do ' New feminism ' uma vertente religiosa que valoriza a feminilidade e o espaço da mulher na socieddade .
@@amanditavarela8027 lamento muito vc sofrer esse preconceito .
Lamento muito vc passar por isso .
Que arcaico mano
Mais uma vez aqu no horário cristão da família brasileira. Deus vos abençoe, Yago, Francine e todos os irmãos aqui do canal.
Eu assisto todos o mundo cópia.
Eu sou quase pesquisadora, professora de escola bíblica e pregadora além de voluntária em alguns projetos. Eu amo estudar e conhecer a palavra, e amo seu canal.
💗💗💗💗💗💗💗💗
Tô sempre aqui!
Cara, que entrevista encantadora. Fran, extremamente inteligente e coerente. Bate-papo muito gostoso e uma amizade em sua plenitude. Por mais entrevistas como essa!
Eu aqui ouvindo os supostos porquês do canal não ser tão assistindo por mulheres e pensando: Mas gente... Eu conheci o trabalho de mulheres incríveis através deste canal!
Que vídeo incrível, por favor Yago traga mais vídeos como esse aqui pro canal, pelo menos de vez em quando. Compartilhei com mts pessoas esse vídeo. Foi tema de uma discussão no grupo dos jovens da minha igreja algumas semanas atrás e esse vídeo trouxe mt esclarecimento. E infelizmente a idéia que se tem é que a mulher que trabalha não tem como ser uma boa mãe, uma boa esposa e nem é uma mulher virtuosa se não for dona de casa e abrir mão do trabalho. Mt obrigada por esse vídeo.
Sou mulher e gosto mt do Dois dedos de teologia, amo❤
É muito bom poder recomendar um canal não para que ele complete uma marca de inscritos ou ganhe mais dinheiro, mas sim porque o canal é bom mesmo, o Dois Dedos De Teologia!
Eu sou conhecida no meu grupo de jovens como "teologa", msm sem eu ter grande conhecimento, eu sempre estou debatendo ou falando da Palavra e eu sou ouvida, graças a Deus. Eu vou fazer o seminário e avançar no conhecimento teológico por que Deus precisa de nós em sua obra.
Acompanho esse canal e amo o conteúdo bem embasado, cristão raiz, sólido que é ministrado aqui. Teologia é sim para mulheres também! Muito bom conhecer o canal graça em flor!
Meu pai é pastor e ensina teologia a todos da igreja e quem quer. Eu sou 100% teológica! rs Amo os vídeos do Yago, pra ver todos as vertentes sobre teologia.
Assisti a live no Ig, conteúdo relevantíssimo.
Eu acho estranho como muitos cristãos, para não se associarem ao feminismo, se distanciaram da noção de cuidado com a mulher.
Hoje, para muitos, só de se afirmar "ainda há muito machismo", por exemplo, você pode ser visto como "feminista".
Não é sem razão que por diversas vezes o Yago e Fran precisaram repetir "Não somos feministas". Como se combater o machismo não fosse o papel da igreja.
Boa parte dos cristãos aceitam e perpetuam comportamentos machistas pra não serem "feministas".
Mas se opor ao machismo não é feminismo. E esses cristãos precisam entender isso urgentemente, ou algumas igrejas serão apenas locais de opressão da mulher. Se o feminismo prega mentiras para as mulheres e deturpa o papel da mulher segundo a Palavra de Deus, esses ambientes e ideias de algumas igrejas/comunidades também o fazem! E é ainda mais grave, a meu ver. Porque a igreja é onde a mulher deve se sentir amada, valorizada, como Deus a vê, da forma como Ele a fez. Mas muitas vezes o que Deus fez na particularidade feminina, para glorifica-lo, é inferiorizado por líderes (do lar e da igreja).
A igreja precisa assumir seu papel contra o machismo e isso não é ser feminista!
Mulher precisa de teologia.
Feminismo é a crença em DIREITOS iguais, e sim entendo que há coletivos e organizações feministas que se associam a ideais não-cristãos mas isso não é diferente dos que usam a bíblia para defender a guerra e a morte. Ser feminista virou ofensa porque associam diretamente com aborto ou liberação sexual, mas o que essas ativistas querem é que a mulher possa fazer o mesmo que os homens e o cristianismo faria um trabalho melhor nessas questões se responsabilizassem os homens por abandono parental e fornicação envés de "combater feministas". Combater o machismo é ser feminista. É muito incoerente como os cristãos possuem aversão a aceitar esse conceito simples se lutam contra o mesmo estigma quando a sociedade o enxerga como alguém preconceituoso e reacionário apenas por ser cristão.
@@lauracristina3404 @Laura Cristina entendo seu ponto de vista, mas não concordo. Mas isso é o de menos, rs. Especialmente porque minha colocação foi voltada ao público cristão e não às feministas. Além disso, ficou claro que eu não concordo com o machismo. Mas não sou a favor do feminismo, não só pela legalização do aborto. A questão é bem mais profunda. Ter direitos iguais, sob o aspecto de direitos fundamentais e dignidade da pessoa humana: ok e necessário!(que era o que visava o movimento no início do surgimento). Mas muitas vezes o feminismo prega igualdade na essência, nas funções e características, e nesse ponto, homens e mulheres são diferentes perante Deus. Mas um não é superior ao outro. E é isso que homens "machoes" não entendem e nem movimentos feministas radicais. Os 2 a 80km/h, haha. Algumas vertentes mais radicais chegam a desprezar a figura masculina. E sim, o cristianismo já responsabiliza homens que não exercem a paternidade e praticam fornicação, pq é pecado. Assim como não aceita o aborto. Não precisa aceitar um pra combater outro. Ambos são vistos negativamente por cristãos sérios. Jamais vou lutar pra mulher ter "direito" de errar igual ao homem que faz essas coisas. O homem que foge de suas responsabilidades como pai e marido já é condenado pela bíblia. Quem defende esse padrão de homem é o mundo e não Deus. Por isso, a luta contra o machismo foi tomada pelo feminismo como se fosse exclusivo do movimento, mas na verdade, a luta contra qualquer forma de preconceito/segregação/opressão é inerente ao cristão, mt antes de qualquer movimento que sob o pretexto de fazer algo bom, também contrarie a bíblia.
@Bruna Martins Irmã Pia de Solenni . Mary Ann Glandon . Duas representantes do ' New feminism ' uma vertente religiosa que valoriza a feminilidade e o espaço da mulher na socieddade .
@Bruna Martins se vc pesquisar na web "new feminism" e a expressão "feminine genius" vc vai achar mais material e mais autoras .
@@lauracristina3404 Combater o machismo é ser anti-machista . Mas eu não vou usar meu tempo pra ensinar uma MULHER o que é um movimento de MULHERES . ( O máximo que vou fazer é divulgar Irmã Pia de Solenni . Mary Ann Glandon . Duas representantes do ' New feminism ' uma vertente religiosa que valoriza a feminilidade e o espaço da mulher na socieddade .) Eu não tenho noção de ridículo . Mas aí é passar dos limites .kkkkkkkkkk
A nossa realidade nem sempre é a ideal. Temos que ser razoáveis e entender q nessa estrada da vida devemos nos esforçar pra viver da melhor forma dentro das nossas possibilidades, q são variadas. Os desafios q temos já são suficientemente grandes, não sendo razoável acrescentar culpa aos irmãos e irmãs que vivem o evangelho com sinceridade. Que ninguém ache q é uma boa idéia acrescentar pesos desnecessários aos ombros de seu irmão, pois o próprio Cristo veio tornar nosso fardo mais leve. Entrevista enriquecedora!
Pela Graça do Pai estou entre as inscritas e ouvintes desse canal que muito me abençoa. Obrigada por trazer a Francine, Yago. Ela tem sido bênção na minha vida, e precisamos de mais mulheres estudando e falando de Teologia 😍🙌
Eu continuo sem entender até aonde a mulher pode ou não ensinar teologia, pq minha maior paixão é isso gnt... desde sempre amo estudar e ensinar a palavra com profundidade
Caracas!! É só eu que achei ela parecida com a Giselle Itié?
Papo sensacional, por falar nisso! Parabéns à Francine e ao Yago!
Eu tbm achei kkk
Agora q eu li isso, tô achando um pouco.. kkkk
sou mulher e gosto muito dos vídeos do Dois Dedos de Teologia e nutro um amor profuuuundo pelo Graça em Flor, já me edificou de tantas formas que nem sei explicar!
Muito bom, aprendi muito... Volte mais vezes... Fran.
Sinto que tudo que fazemos que não seja casar e ter filho é visto como supérfluo. Podemos fazemos qualquer outra coisa mas no fundo tudo gira em torno dessas duas coisas e aí da gente.
Minha alegria ter conhecido vocês lá em 2014.
Desde minha conversão em julho de 2018 o meu maior prazer tem sido estudar teologia ❤️ não com intenção de ser pastora, até pq não creio nisso, mas pelo prazer de conhecer mais do Senhor que me salvou e para poder ensinar a quem me pergunta ❤️ pena que ninguém me pergunta nada 😞 e quando falo minha opinião baseada na bíblia sou criticada de "abitolada".
Se acostume, isso vai acontecer muito... continue estudando e se aprofundando pra conhecer mais de Deus, isso já é o suficiente pra nos motivar nesta caminhada!❤
@@e.n.c3688 obrigada 🥰🙏🏼 Deus a abençoe 🙏🏼
@@elisangelalucia1990 Antes de sua conversão vc era ateia ?
@@artursilvasemper2205 não, nasci católica, aos 20 fui para a universal e aos 27 recebi salvação e hoje congrego em uma igreja reformada.
@@elisangelalucia1990 Quando quiser voltar vai ser uma maravilha . Quando vc está acostumado a um ritual de fé muitas coisas e detalhes ficam ignorados . Daí vc para e quando retorna é um espetáculo . Especialmente na fé católica e apostólica
Vídeo q esclareceu além do q eu esperava e além de teologia. Abrange diversos outros pontos de suma importância para as mulheres e família. Parabéns
Minha turma do seminário interno foi bem equilibrado, começamos com 5 homens e 7 mulheres, terminamos com 4 homens e 4 mulheres.
Já na minha faculdade a desistência na parte dos homens é maior. Mas as mulheres continuaram firmes.
Então chame a Francine mais vezes!! Mto obrigada pelo conteúdo. Foi um divisor de águas.
Colocação perfeita, que mulher maravilhosa. ❤
Eu sou formada em teologia sempre meus amigos são pastores não concordo que mulheres sejam pastoras ou mulher de pastor eu não me vejo o sendo ambas as coisas. Eu amo saber conhecer sobre Deus e acredito que mulher é mais fácil de se ganhar para Jesus do que os homens mulhers pregando para mulheres até e melhor sou pregadora ganhadoras de almas vou para céu e vou salvar alguns kkk amo ler livros já li a Bíblia 2x estou lendo o novo testamento novamente vou mais uma vez ler .Então as mulheres são o corpo de Cristo sou seguidora dos dois dedos de teologia amo o Pastor Yago e concordo com tudo que ele fala kkkk você não me verá no meio das irmãs do círculo de oração batendo papo mas sim em uma roda de pastores conversando amo me sinto em casa .Mulheres se interessem em teologia não importa não seja açucarada mas filha do Rei ser serva de Jesus Ele é nosso Salvador também kkkkkkkkk Deus abençoe a todos.
Me sinto muito pressionado pela minha namorada, ela consome muito desses livros e as vezes ela me cobra que eu tenha que estudar muito mais pra ganhar muito dinheiro pra dar a nossa familia um padrão em que ela possa ficar em casa...
Sinceramente eu me sinto ansioso com isso
Ixi .... nesse caso ta certo não mano.
Ela ta seguindo o ministério graça em flor, espero q com isso e um pouco de comversa mude ela aos poucos... e tbm ainda n disse a ela como me sinto, acho q ela entenderá
@@wesleyfelipe5578 Como assim? Ela quer que você dê uma situação em que ela pode ficar em casa, é isso? Se é isso ela está correta em querer isso, pois é bíblico, porém errada em te pressionar pois isso vai por cima da sua autoridade na casa.
Ore pra que você consiga fazer isso. Mas se as coisas não fluírem como ela espera, ela deve estar disposta a trabalhar, principalmente no início do casamento, enquanto não houver filhos. E depois quando tiver filhos, orar para que encontre um emprego com expediente que dê tempo para ela ficar com os filhos também. É o ideal. Mas no Brasil é complicado. Então vocês têm que encontrar uma meta, um objetivo, atentos à Palavra e à realidade brasileira.
Conversa
Sou da Bahia e realmente na minha região a liderança feminina é muito presente.
Essa questão da tradução dos livros femininos é realmente muito importante! Trazer o conteúdo na questão brasileira.
Eu sou apaixonada na fran, amei a live! Acho que algumas mulheres não se interessam pelo grosso da teologia, não porque não tem lugar de fala, mas sim porque focam na “feminilidade e submissão”, eu estou ansiosa para esse livro ❤️
Ela é uma graça e também uma flor
Na minha experiência pessoal, em algumas denominações as próprias mulheres se excluem da teologia. São raras as mulheres que se interessam por teologia. Mas já conheci algumas brilhantes.
Deve ser porque elas crescem acreditando que nasceram só para cozinhar, passar limpar e cuidar do lar e não estudar.
@@Mbabi121 nada a ver. Não há segregação no seio da igreja. Caramba eu passei minha vida toda na igreja e não vi um tratamento diferenciado. Acho que estamos em planetas diferentes. É isso.
@@josuecamilo1307 vai lendo os comentários abaixo para você ver.
@@Mbabi121 eu não me baseio no que dizem. Antes,no que testemunhei. Cansei desse mimimi. A gente se esforça pra que o conteúdo da aula seja interessante. Gastando 1 a 3 horas por dia preparando aula pro domingo. Se a EBD passa 30 min do horário previsto, adivinha quem reclama - pra sala e depois em particular pro pastor? ?! !
Antes de dizerem que são esquecidas, perguntem-se quantos sapatos vcs tem?E quantas Bíblias em versões relevantes?
Vc conhece '50 tons de cinza'? E "A Cruz de Cristo" de John Sttot ou "Cristianismo puro e simples" C. S. Lewis? Alguma obra razoável de teologia sistemática? 80, 120, 200 reais no cabeleireiro é necessário. Peça o mesmo valor num Berkoff pra ver...
Quando eu tinha 14 anos, andava 20 km pra estudar. Visitava outras igrejas pra ver qual delas tinha uma EBD mais interessante.
Quantas de vcs amam os hinarios congregacionais pela sua correção bíblica? Ou vcs louvam aquela cantora da moda, que se publica como um símbolo sexual gospel.
A Internet está a disposição de todos. Se um novo converso pedisse referência de ao menos dez pregadores ou líderes de relevância publicados no RUclips, poderia citar de cor?
Eu sei que nem todos tem vocação pra teologia. Mas ninguém pode ter interesse por vc.
Eu gosto muito da parábola de Jesus em Mt 13, contando que um homem achou um tesouro num campo e todo empolgado vendeu tudo o que tinha para comprar o campo, e assim, ter pleno acesso ao tesouro.
Durante séculos foram ensinadas a cuidar do marido e filhos.E ainda tem muitos pastores que evangelizam desta forma.
Que conversa necessária! Precisamos mais e mais de teologia que envolva a realidade brasileira. Obrigada vocês dois por esse vídeo.
Parabéns por proporcionar uma conversa tão rica em termos de teologia da participação feminina no reino de
Deus! Foi um rico aprendizado!
Que mulher incrível..... adorei ouvir os conhecimentos dela. Parabéns
Eu não faço teologia, mas sempre tive esse amor por conhecimento e nunca vi como algo masculino ou feminino, mas as pessoas têm sim a ideia de recomendações mais aos homens
Sou mulher (Uhuul) tenho 22 anos, estudo teologia desde os 16 e assisto seu canal a mais de um ano. Amo temas difíceis e percebi por esse vídeo que minha igreja é muito honrosa com as mulheres. Consigo conversar teologia com meus líderes no grupo de jovens e a verdade é que sofro mais "preconceito" das outras mulheres do que dos homens. Ultimamente parece que (aqui no meu contexto) as mulheres estão dando um banho nos homens. E eles é que têm que ser incentivado a estudar.
Sou do litoral de Santa Catarina.
E acho top esse canal (apesar de não concordar com tudo que Yago fala 😅).
Ótima iniciativa, Yago, de chamar atenção para essas coisas.
Passei a seguir o Graça em Flor também no Insta.
Também sou do nordeste e vejo as mulheres muito mais ativas e ocupando muito mais cargos de liderança do que os homens na "minha" igreja local.
Não digo q vcs me salvaram pq quem me salvou foi Jesus, mas mano, vcs me ajudaram muitooooo com esse papo. Muito obrigada! Trouxe luz pra mta coisa na minha cabeça!
Ainda não terminei de assistir, mas queria colocar aqui que no contexto onde vivo ( moro em Campinas- SP), na igreja que frequento , a maioria das mulheres e jovens se preocupam muito mais em estudar, trabalhar e ter carreira do que ser esposa e mãe. Tem muita moça com quase 30 anos que nem namorado tem mas tem carreira, e as que são casadas não querem ter filhos. Mas também não se preocupam ou se interessam por teologia. Embora tenha também as que são mães e esposas e também não se interessam por teologia. Eu sou uma ET na minha igreja, já me formei na faculdade, sou casada , mãe e me interesso muito por teologia, até mais que meu esposo, fica até difícil conversar com as mulheres, umas só sabem de maternidade e outras apenas de suas carreiras.
Totalmente excelente a conversa, didática, respeitosa e esclarecedora... Parabéns a ambos... Assim pensa este conservador e agnóstico.
Uma mestranda em teologia que eu amo é a Bela Falcone. Gosto dela no “Improváveis de Deus”. Na minha opinião ha desinteresse das mulheres, não influencia dos homens, mto menos de líderes. Cada um Pegue a sua Cruz e vai!
Eu tbm aposto um pouco nesse ponto, n 100%, mas acho relevante... Eu adoro falar de assuntos teológicos, intelectuais no geral, mas quando converso com minhas amigas sobre, elas demonstram quase nenhum interesse, em compensação tenho conversas longas com amigos ;-;
Sim! Concordo contigo, as mulheres não se interessam por teologia. Não é que falta representatividade, falta interesse
@@camira9391 Eita
@@camira9391 infelizmente é assim. As vezes me sinto até constrangidas por gostar mais de sentar com os homens pra conversar. Não que eu tenha profundo conhecimento em teologia mas gosto de aprender.
Um assunto de suma importância para a mulher cristã brasileira!!!
Minha maior preocupação em defender qualquer valor é saber se estou fazendo pelo evangelho ou se estou associado a qualquer coisa que aparentemente seja boa mas, traga consigo valores contrários a bíblia. É um cuidado que deve ser tomado para não ficar em um dos extremos(falo das opiniões, a favor ou contra disso e aquilo) e desprezar a palavra de Deus.
Nossa, que vídeo! Glória a Deus por esse canal e pela vida de vocês! Deus abençoe ricamente!!
Grata ao Senhor pela graça de ter visto esse vídeo tão edificante, aprendi tanto.
O único defeito desse vídeo é que ele acaba.
Parabéns Yago e Fran, Maravilha de encontro, nada como pessoas esclarescidas pela palavra de Deus falando ao povo que somos iguais perante o Eterno e inclusos na família dos céus.
3:23
Meu coração quase para achando que o Yago estava falando sério 😂😂😂😂
Sou parte dos 24% de pouco feminino 😍🙋🏻♀️
Amei conhecer o ministério graça em flor 😍😍🌷🌹🌹
Caraca, eu achava q essa diferença n era tão grande... Eu adoro teologia!
Gente!Que conversa equilibrada e libertadora!
Q linda, q bom tê-la por aqui!👏🏻
Se possível, Traga mais convidadas pastor. Obrigada 😊
Que mulher maravilhosa que acabo de conhecer nesse vídeo 🥰
Amei o conteúdo
Eu sou mulher e amo teologia!!! Estudar Deus é a melhor coisa do planeta
Legal ter uma mulher colaborando pra falar de assuntos femininos
Bênção! Oremos para livros sobre feminilidade bíblica no contexto brasileiro.
Yagooooo, tudo bem? Vc pode fazer um vídeo p mulheres que GOSTAM DE TRABALHAR? Pfvrzinho, obrigada
Real talk!!!👏🏾👏🏾👏🏾
Nunca entendi essa história de evangelho pra mulheres ou pra jovem, não existe evangelho Pra mulheres assim como não existe teologia pra homens mas sim pro ser humano! Eu sempre fui educada a me ver como um ser humano antes de me ver como mulher. Amo Teologia e ainda vou fazer um curso superior de teologia se Deus quiser 🙏🏾
Exato!
Eu acompanho o canal a um bom tempo, estou surpresa com esse dado da maioria ser homem.
Muito bom! Nada como acompanhar uma ótima reflexão cheia de sabedoria, humildade e amor! Arrasaram!
Ser mãe é uma grande profissão, e o resultado dessa profissão tem uma consequência em outra vida,para ter filhos tem que ser planejado vi muitos e si e si,mas se fosse para nós ficar pensando no si não precisaríamos de confiar, si amanhã falta o marido tem Cristo, se não puder engravidar tem Jesus Cristo, sou a favor do planejamento mas da confiança em Jesus Cristo.
Por favor faça um vídeo falando sobre o abuso espiritual essa doutrina da "Paternidade Espiritual" muitos líderes controladores estão acabando com as ovelhas, as ovelhas não podem nem perguntar, tem que honrar o "pai espiritual" cegamente, muitas pessoas estão com depressão por conta disso precisamos falar sobre isso, existe obreiros sufocados que não querem falar isso.
Deixa eu adivinhar : o Pai espiritual determina o voto do rebanho. E a vida financeira . Acertei ....
Que top. Eu sou teóloga. Formada pela Ulbra. Gostaria mto de fazer na Mackenzie tbm.
Numa turma de uns 60 e poucos alunos, tinha umas 10 mulheres hehe. Mas claro que teologia se pode estudar em casa tbm. Leitura da bíblia aliada com bons livros, bons comentários bíblicos, sites confiáveis, indo afundo no contexto histórico da época, etc. Para melhor entender o que você lê na bíblia.
Assunto importantíssimo, obrigada Yago e Francine ❤️
Bate-papo edificante, e as últimas palavras resumem tudo.
Maravilhosa essa discussão sobre as realidades diferentes. Deus os abençoe! Muito bom!
Sensacional q vídeo esclarecedor 👏👏 amei a Francine, já vou acompanhá-la no ig, pois creio q irá me ensinar e edificar muuito. Q mulher incrível ❤
Ah, eu tbm faço parte da minoria de mulheres q assistem conteúdos teológico aqui no RUclips e tbm lêem livros teológicos dos mais variados assuntos/ temas .
Amo os teólogos reformados!! E por fim, odeio tutorial de maquiagens e moda (não q eu não tenha feminilidade) kkk prefiro vídeos sobre soteriologia hahaha.
Muito obrigado pelo conteúdo, louvado seja Deus por vossa vidas🙌🏼
Mano. Que papo gostoso. Traz mais a participação da Francine aqui no canal.
uau!!! excelente!!! tenho buscado me aprofundar mais nesse assunto e essa live foi simplesmente excelente!!! parabens!! Deus continue usando e abençoando a vida de vcs!
Infelizmente perdi a live no insta, mas estava super ansiosa..que momento! Bate papo e o conteúdo muito valioso e necessário. Deus os abençoe!!
Muito bom o vídeo! Fiquei muito feliz quando fiz uma matéria no seminário e havia muitas mulheres na minha sala!
Por isso q prefiro conversar mais com os RAPAZES, amigos meus do que ficar com as meninas... Pq enquanto ELES falam das escrituras, teologia etc. as MOÇAS querem falar de makes, moda e bordagem...Sinceramente, eu gosto, mas esse ñ é o meu foco. Vamos nos atentar pra teologia meninas, pra ñ ficarmos cabeça oca e pra eu ter amigas pra conversar ahahah
Pior q é assim mesmo. 99% das mulheres q conheço n falam de teologia, apenas de makes, roupas, etc...
Concordo c vc 👏👏👏
Eu como líder de jovens da minha igreja fico bem feliz de ter uma amiga que tbm gosta tanto de teologia, ela incentiva bastante as demais a lerem mais e a estudar.
As vezes a gente tem que fazer a diferença e tentar influenciar os demais.
Busque instrução de Deus pra isso, peça sabedoria a Deus. Tenho certeza que você pode colher muito frutos! 😊
Bate aqui colega🙋♀️ penso da mesma forma. E quando vamos conversar sobre a área da teologia com alguma, o papo nem fui rsrs. Mas confesso que comecei a me atentar tem pouco tempo. Ate comprei o curso Teologia Descomplicada aqui do Yago pra me ajudar entender mais.😍🙏🙏
Concordo com vc... por isso que tenho comprado livros sobre teologia e emprestado às minhas amigas, justamente para termos mais assuntos nesse âmbito...
Faço parte deste 25% do público feminino 👊🏼👏🏻👏🏻👏🏻
Fantástico! Deus continue abençoando o ministérios de vocês. Yago, em que mês o livro da Francine chega na caixa do Review?? Ansiosa para a leitura desse livro hahaha
Volta Francine!!! Foi show.
eu sigo ela bençao usada por Deus 🙌🙌🙌🙌
Muito bom o vídeo, faço parte de uma igreja grande que tem um público com é realmente, a influência dos livros americanos é algo que tem enchido muito com o que as mulheres planejam como futuro e criam crises de identidade em muitos casos por só terem pensado em uma única forma de futuro
Teologia também está presente no estudo das Sagradas Escrituras. Na minha família, entre os meus avós e tios/tias, a disciplina na leitura bíblica sempre foi uma marca predominante das mulheres. No entanto, a teologia sistemática/dogmática estava restrita aos homens. Era praticamente proibitivo o acesso das mulheres à teologia acadêmica.
Se considerarmos que as mulheres são a maioria em universidades, não podemos dizer que há aversão feminina a atividades intelectuais em nossa cultura.
Mas no contexto eclesiástico, as restrições eram enormes. Só tínhamos acesso à Bíblia. O avanço do mercado editorial cristão e a Internet ajudaram (e ajudam) a quebrar essas barreiras.
Simplesmente sensacional! A Fran é uma bênção!!!
Amo teologia, quero aumentar minha carga de conhecimento. Esse vídeo foi maravilhoso 👏🏻🤗
Infelizmente grupo de mulheres, células de moças, congressos e etc falam basicamente sobre cura interior, casamento e filhos. Não que sejam temas fúteis, pelo contrário, mas há um mar de conhecimento disponível para nós, todos nós. Conversa necessária, obrigada Yago!
Sim. Nunca me empolguei em participar de eventos restritos a mulheres por isso...
Uma participação dessa! 😍
Francine sempre muito usada para abençoar.
muito bom!!! felicidade em fazer parte dos 25%
Não tenho paciência de ler livros sobre teologia feminina, na ideia que ela falou "como ser mãe" "como ser esposa".
Irmã Pia de Solenni . Mary Ann Glandon . Duas representantes do ' New feminism ' uma vertente religiosa que valoriza a feminilidade e o espaço da mulher na socieddade .
Que pena que não conheci a Francine antes! Ja fui defensora dessa feminilidade exclusiva, infelizmente. " E conhecereis a verdade,e a verdade voa libertará!"