Quais os limites para o endividamento público no Brasil?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 дек 2024

Комментарии • 67

  • @CarlosEduardo-wo4ff
    @CarlosEduardo-wo4ff 3 года назад +5

    Só uma correção da fala do Paulo, o MMT não funciona até atingir o pleno emprego e sim o MMT funciona em qualquer situação de emprego, oque MMT diz é o endividamento pode aumentar até se atingir o pleno emprego depois que se atinge, o endividamento passa a gerar inflação

    • @MrCruzeiroDoSul
      @MrCruzeiroDoSul 13 дней назад

      É uma teoria baseada em Keynes?

    • @CarlosEduardo-wo4ff
      @CarlosEduardo-wo4ff 13 дней назад

      @@MrCruzeiroDoSul , sim e não, o pai da teoria Georg Knapp é anterior a Keynes, mas se focou principalmente na natureza da moeda. No entanto a teoria da moeda dele só faz sentido se for fosse visto sobre a ótica Keynesiana.
      Keynes por outro lado ia e voltava em relações a algumas conclusões que se aproximavam da teoria da moeda, a esse movimento Keynes disse "A verdadeira dificuldade não está em aceitar ideias novas, mas escapar das antigas", pois sentia dificuldade em se distancia das ideias neoclassicas.
      Nem todas as teorias Keynesianas se dão bem com o MMT, a principal seria os pós-keynesianos, com destaque para Hyman Minsky

  • @zejean
    @zejean 3 года назад +3

    Olha a sequência maravilhosa dos nossos banqueiros centrais:
    - o atual, Roberto Campos Neto foi eleito como o banqueiro central do ano em 2020, pela revista “The Banker”.
    - o antecessor, Ilan Goldfajn, foi eleito o melhor banqueiro central do ano em 2018, pela revista “The Banker”.
    - o antecessor do Ilan Goldfain, Alexandre Tombini, assumiu o cargo de diretor executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI).
    - o anterior ao Alexandre Tombini, foi o Henrique Meireles, ganhou várias vezes o prêmio de melhor banqueiro central da América Latina.
    - Arminio Fraga não ganhou nenhum prêmio como os acima.
    - E por último, Gustavo Franco, ganhou o prêmio de banqueiro central do ano em 1998 pela revista Euromoney.

  • @contabilidade9261
    @contabilidade9261 3 года назад +4

    É insustentável a o endividamento, o Brasil não cresceu por causa da baixa intervenção monetária. Entre 2017 e 2019 o agregado monetário M0 cresceu apenas 7%. Em 2019 o balanço do banco central ficou praticamente estável. O endividamento é insustentável, ou gera suspeita de calote da dívida, o que gera fuga de capitais, subida do dólar, inflação e mais depressão econômica; ou então gera aumento de impostos, o que gera fuga de empresas para países com menos tributos, ou simplesmente deixa-se de pagar aposentados e servidores, pois GRAÇAS A DEUS o governo não pode emitir moeda. Na prática, quando bancos centrais expandem a base monetária, inevitavelmente isso se transforma em empréstimos para investimentos e esse dinheiro circula na economia gerando um multiplicador keynesiano. Na prática, a intervenção monetária é suficiente, sempre vai haver gente para pegar empréstimos do dinheiro que o banco central criou. E quando o déficit público é alto e dívida pública alta o empresário sabe que vai dar em alguma merda, como deu nos anos 80 e 90, com hiperinflação, congelamento de preços, aumento da carga tributária, confisco de poupanças...

    • @marcusbond
      @marcusbond 2 года назад

      Não ficou tão evidente o afrouxamento monetário em 2008 até 2016 pelo FED
      Eu mesmo nem percebi essa tal crise dos sub primes.
      Já a desorganização na produção e abastecimento devido a pandemia, somados a investida da Rússia na Ucrânia gerou imediatamente inflação global. E se não fosse os auxílios como as pessoas viveriam durante o afastamento social?
      Não sei não se a inflação é diretamente uma consequência do aumento da liquidez

  • @MrCruzeiroDoSul
    @MrCruzeiroDoSul 13 дней назад

    2021? Mesmo assim é bom.

  • @andrebrum2009
    @andrebrum2009 3 года назад +7

    Na pandemia é contraditório pedir que se fique em casa e fazer investimento público visando estimular o emprego. Assim, o auxilio emergencial foi mais adequado, mesmo com multiplicador menor.

  • @Souza-yg5xm
    @Souza-yg5xm 3 года назад +3

    Vocês realmente são heróis tentando levar adiante o pensamento desenvolvimentista, mas como bem frisou o Professor Elias Jabbour, esse pensamento precisa chegar no Congresso em maioria.

  • @isadorateixeiraaraujo9973
    @isadorateixeiraaraujo9973 3 года назад +3

    "É claro que o auxílio emergencial disparou alguns multiplicadores, mas são multiplicadores fracos." Isso resume tanta coisa, como: fraco crescimento; desemprego; desindustrialização.

    • @ricardopralon4763
      @ricardopralon4763 3 года назад +1

      Nao esta totalmente errado, isto eh de uma estupidez so... a demanda que veio é justamente o que o povo precisa alimentacao e moradia... Nao nao é multiplicador fraco nenhum, é satisfaçao do necessidade básica e sim o fim da miseria , que bom seria que o governo pudesse dar esses 600 reais pra sempre !!!

    • @isadorateixeiraaraujo9973
      @isadorateixeiraaraujo9973 3 года назад +1

      Falar que é multiplicador fraco não significa que não deva existir. Não faz sentido discutir isso.

    • @ricardopralon4763
      @ricardopralon4763 3 года назад

      @@isadorateixeiraaraujo9973 discordo... justamente demanda reprimida é o que deve ser atacado, negocio de alguem iluminado ter uma ideia que um investimento em area x ou y vaii criar mais empregos é uma balela... como jadisse o ciclo economico do regime militar endividou o pais exatamente este principio. Ademais é provado que quem se beneficia de qualquer investimento do governo sao quem estao mais perto do governo, ou seja bancos e sistema financeiro, grandes empresarios, etc e la por ultimo o operario empregado, o pobre desqualificado e o miseravel so vai sentir o efeito da inflacao , pois todo dinheiro emitido por governo sem lastro gera inflacao. Resumido é melhor jogar o dinheiro de helicoptero aleatoriamente que em "multiplicadores" inventados por politicos.

  • @pedrocavalcante5822
    @pedrocavalcante5822 3 года назад +1

    Porque os países desenvolvidos não possuem tripé macroeconômico?

    • @ivanmoreiralopes8235
      @ivanmoreiralopes8235 3 года назад +3

      PRA MIM A MAIORIA DOS PAÍSES RICOS SÓ SÃO RICOS PORQUE TEM UMA CAPACIDADE QUASE ILIMITADA DE ENDIVIDAMENTO. JAPÃO, PAÍSES DA EUROPA OCIDENTAL ETC, QUASE TODOS TEM DÍVIDAS PÚBLICAS E PRIVADAS SOMADAS DE MAIS 300% DO PIB E COM JUROS BAIXOS, EMBORA A PERGUNTA DE COMO CONSEGUEM ESSA PROEZA NÃO ESTEJA MUITO CLARO MIM....

    • @ektor9623
      @ektor9623 3 года назад +1

      @@ivanmoreiralopes8235 acredito que seja por que são "confiáveis" para o pagamento da divida.

    • @marcusbond
      @marcusbond 2 года назад

      Por que não copiamos a China?
      Liberalismo na economia e partido unico sem democracia?
      Não é bucho cheio, emprego, moradia e consumo que o povo quer?
      Então, trabalhemos 16 horas 6 dias por semana e mandamos pra fora tudo que europa e demais nações precisam
      Ah esqueci na virada dos anos 80 pra 90 estávamos escrevendo a constituição cidadã e tentando acabar com a hiper inflação!!!
      A verdade é uma só, bastou o Fernando Henrique então ministro da fazenda no governo tampão Itamar Franco, ser o garoto propaganda do Real para ele vir com a ideia da reeleição
      é muito difícil um governo bem sucedido na economia não deixar se seduzir pelo poder eterno
      a democracia Só atrapalha! (Ironias ou será que não)

  • @thiagoferreiradeoliveira7893
    @thiagoferreiradeoliveira7893 3 года назад +4

    Vc quer saber mais sobre a montanha russa? Quando as crianças conseguiram se livrar daquele mundo pela montanha russa, tiveram que voltar porque o vingador veio junto.

  • @thiagoferreiradeoliveira7893
    @thiagoferreiradeoliveira7893 3 года назад +1

    Em relação aos crimes financeiros, pode acontecer desses exportadores do agronegócio manterem contas em paraísos off-shore e sub-faturar os ganhos, mandando a diferença para esses paraísos?

  • @thiagoferreiradeoliveira7893
    @thiagoferreiradeoliveira7893 3 года назад +1

    É possível com essa possibilidade de abrir contas em moeda estrangeira de faltar moeda estrangeira no Brasil? Ou seja, grandes bancos, burgueses e ruralistas agora podem manter contas em dólar ou euro não disponibilizar no mercado.

  • @agostinoburla7300
    @agostinoburla7300 3 года назад +1

    .......em relação a recuperação do Q.E. , serão os impostos derivantes do aumento da atividade produtiva a fazer isso...(?).....

  • @andersonnonato7776
    @andersonnonato7776 3 года назад +1

    Assisti algumas entrevistas desse tal de "Marcos Lisboa" e sinceridade parece que ele vive em uma outra galaxia. A semana passada, ele concedeu uma entrevista a um canal aberto de televisão, e disse que: " o que prejudica as contas públicas, são os gastos carimbados" quem entende da política e dos orçamentos públicos do Brasil, pode falar uma besteira dessa? Já pensou se não tivéssemos lei que destina dinheiro para saúde de forma obrigatória? Teriamos ao menos 1/3 da população morta ou doente.

  • @thiagoferreiradeoliveira7893
    @thiagoferreiradeoliveira7893 3 года назад +1

    Paulo, tem como algum banco "conseguir dinheiro do banco central" e comprar todas as reservas em dólar do país?

  • @agostinoburla7300
    @agostinoburla7300 3 года назад +1

    ....com pleno emprego/maxima capacidade produtiva.... emitindo dinheiro/quantitative easing se pode originar inflação......(?)....

    • @marcusbond
      @marcusbond 2 года назад

      Se o abastecimento de mercadorias e serviços se manter não pega nada não.
      Mas há o surgimento de bolhas imobiliárias e consumo de bens duráveis.
      Inflação do básico não rola
      Vivemos isso desde 2008, só ficou zoado com a pandemia que desestruturou tudo aí faltou quase tudo

  • @alinebaruchi1936
    @alinebaruchi1936 3 года назад

    Limites? Quem tem limite é município

  • @thiagoferreiradeoliveira7893
    @thiagoferreiradeoliveira7893 3 года назад

    E essa reportagem da revista Piauí que mostra que brasileiros tem por volta de 130 bilhões de euros em Luxemburgo. Isso é evasão ou é carta branca do estado?

    • @marcusbond
      @marcusbond 2 года назад

      Ué, não é porque eu ou você não tem que convém ser contrário.
      Se nosso sistema fiscal e monetário fosse estável e seguro, não haveria tanta fuga.
      Até políticos e servidores do alto escalão tem conta no exterior.

  • @inominado1774
    @inominado1774 3 года назад +2

    Paulo vs Gala vs Kogos vs Guedes

  • @agostinoburla7300
    @agostinoburla7300 3 года назад

    .....= capacidade produtiva do pais = PIB do pais.....(?).....

  • @edvaldomarques574
    @edvaldomarques574 3 года назад

    Boa noite mestres !!!!

  • @ivanmoreiralopes8235
    @ivanmoreiralopes8235 3 года назад +4

    SE AS RESERVAS AINDA SÃO 355 BILHÕES DE DÓLARES, PORQUE NÃO GASTAR PELO MENOS 50 BILHÕES EM INVESTIMENTO E GERAÇÃO DE EMPREGOS??? 300 BILHÕES NÃO SÃO SUFICIENTES PARA BARRAR QUALQUER ATAQUE ESPECULATIVO??? NUNCA INVESTIMENTO PÚBLICO FOI TÃO NECESSÁRIO COMO O ATUAL!!! E ISSO NÃO AUMENTARIA O ENDIVIDAMENTO DO PAÍS......

    • @caiobraga4943
      @caiobraga4943 3 года назад +1

      Na perspectiva novo desenvolvimentista, acumulação de dólares é essencial para a interferência na taxa de câmbio para mantê-la desvalorizada... Além disso, não tem pq usar os dólares se a dívida é em real

    • @caiobraga4943
      @caiobraga4943 3 года назад +1

      Além disso, NÃO SE PODE DESENVOLVER UM PAÍS BASEANDO-SE O ENDIVIDAMENTO NUMA MOEDA ESTRANGEIRA

    • @veramartins2702
      @veramartins2702 3 года назад +1

      Não precisa usar as reservas, o importante é ampliar a demanda doméstica, de produtos domésticos, que geram empregos no Brasil...

    • @ivanmoreiralopes8235
      @ivanmoreiralopes8235 3 года назад +2

      @@veramartins2702 Desculpa mas parece que a maioria das pessoas ainda não percebeu o tamanho do atoleiro que estamos metidos. O déficit esse ano é de 400 BILHÕES sem auxílio emergencial e mesmo assim as elites Rentistas e do alto funcionalismo só pensão em sugar cada vez mais. Vamos tirar recursos para investimentos de onde???

    • @ivanmoreiralopes8235
      @ivanmoreiralopes8235 3 года назад

      @@caiobraga4943 Acho que a resposta que dei à dona Vera também serve para vc. Se tiver interesse é só ler. Boa Noite.

  • @bombado34
    @bombado34 3 года назад

    muito bom

  • @rogerioaraujo673
    @rogerioaraujo673 3 года назад

    Massa

  • @ricardopralon4763
    @ricardopralon4763 3 года назад +4

    Falou besteiras demais, o auxilio emergencial faz a transferencia de renda direta para o pobre, que passa a se alimentar e montar sua casa pois sao suas demandas diretas e sim acabar com a miseria do povo brasileiro , ja o investimento publico pra infratestrutura transfere renda pra bancos, empresas, empresarios, politicos e FP corruptos afins , pra classe media e enfim operarios que vao ser demitidos quando a obra acabar ( isto aconteceu na CST, Porto de Tubarao Campos , Transazonica, Ponte Rio Niteroi, etc) e nao vai tapar o buraco da barriga que quem vai pagar o imposto em tudo , o pobre e o filho do pobre no futuro. Mesmos as obras em si sao muitas vezes questionáveis e feitas por critérios políticos e nao técnicos e . Sera possivel que VOCES nao conseguem ver que isto foi exatamente o que foi feito Regime Militar, obras que deixaram muita gente RICO, mas que nao mudaram uma virgula na distribuição de renda no Brasil. PQP... o Brasil se endividou muito, obras foram feitas , empresas estatais foram criadas, etc... mas quem pagou a conta disto ?? So ver os bolsoes de miseria ao torno das grandes cidades brasileiras atraidas por este tipo de obra e depois eternos problemas sociais que geraram quando as obras acabaram.

  • @edilsontavora9192
    @edilsontavora9192 3 года назад +2

    O setor público, pelo visto, “emburrece” os ocupantes de seus cargos. Profissionais muito bem sucedidos e empresários de grande sucesso se tornam verdadeiras “portas” ao chegar ao Planalto. Todo mundo está vendo o que deve ser feito, menos os ministros, secretários, presidentes de bancos estatais e outros. Deve haver alguma síndrome.

    • @edilsontavora9192
      @edilsontavora9192 3 года назад +1

      Olá, as dificuldades que são interpostas na trajetória dos que pretendem mudar os rumos e dar uma nova face ao País devem ser tantas e tamanhas que somente poucos se dedicam à tarefa. Muitos não querem as mudanças, talvez nós mesmos não queiramos mudar. A zona de conforto nos atrai fortemente. Abç

  • @nathanneiman
    @nathanneiman 3 года назад +4

    Será que o Paulo Gala já estudou ou leu alguma coisa sobre a MMT? Parece que não!
    É mentira que "está valendo a MMT para os EUA". O que os EUA está fazendo não é uma recomendação macroeconômica da MMT, na verdade está muito longe disso. Esse é o tipo de besteira que se ouve rotineiramente por quem nada sabe sobre o assunto.
    Começa que a propria noção sobre o que é a dívida pública está invertida. E se não houver entendimento sobre o que é a dívida pública, então é melhor não falar nada. Não é possível entender a política monetária, sem entender o que é a moeda corrente e a tal dívida pública.
    A MMT propõe uma teoria macroeconômica responsável e com um mecanismo de controle da inflação que NÃO é baseado no desemprego.
    Vou recomendar um livro para quem quiser aprender essa teoria de forma séria e correta:
    Macroeconomics - William Mitchell, Randall Wray, Martin Watts.
    Os autores são os professores que propuseram originalmente a Teoria.

    • @alefrom92
      @alefrom92 3 года назад +4

      Em nenhum momento Gala diz que o MMT deve ser usado sem responsabilidade e indefinidamente, ele mesmo cita o pleno emprego como limite da expansão monetária.

    • @nathanneiman
      @nathanneiman 3 года назад +1

      @@alefrom92 Isso que o Paulo Gala falou é uma obviedade que se aplica em qualquer situação, nada tem a ver com a MMT. Ao contrário do que diz Paulo Gala, a política de pleno emprego proposta pela MMT não está vinculada, nem é limitada pela expansão monetária, mas funcionaria como estoque regulador de preços e demanda, um buffer macroeconômico. A MMT propõe que o Estado garanta emprego para toda pessoa que queira trabalhar. No modelo proposto pela MMT, a economia "sempre" funcionaria com desemprego ZERO.

    • @italoramos5771
      @italoramos5771 Год назад

      Tem versão em português desse livro?

  • @tade6881
    @tade6881 3 года назад

    GENTE É SIMPLES.O JEGUE MALIGNO RETIRA 1.2 TRILHÕES DO BCOS E RENUMERA OS MESMO MAS RECOLHE E FICA NO BCO CENTRAL ECO CRÉDITO DIMINUI E A ECONOMIA PARA.

  • @fernandofreire5876
    @fernandofreire5876 3 года назад

    Uma hora a conta chega.

  • @Zerradable
    @Zerradable 3 года назад +1

    iuasheusauiehsaashuieas olha as análises do cara. Desenvolvimentista só consegue enxergar em curto prazo mesmo hahahaha que coisa bizarra, ainda têm a pachorra de chamar o pensamento "neo liberal" de simplório hahaha

  • @isadorateixeiraaraujo9973
    @isadorateixeiraaraujo9973 3 года назад +1

    Endividamento agora, tributação no futuro: e vamos de equivalência ricardiana. Como economia tem uns nomes específicos....

    • @Balacypax
      @Balacypax 3 года назад +1

      Politicos adoram isso pq mandam a conta pro proximo mane q assumir.

  • @RafaelSantos-cq6zo
    @RafaelSantos-cq6zo 3 года назад

    IPCA 4,5, IGPM 20 %
    sacanagem néé.
    Isso gera inflação.

    • @CarlosEduardo-wo4ff
      @CarlosEduardo-wo4ff 3 года назад

      Correlacione o MMT com esse aumento inflacionário, ou seja prove que esta é a causa. A produção diminuiu por causa da pandemia, normalmente no MMT o aumento do endividamento ocorre quando a economia esta com capacidade ociosa afim de reduzir essa capacidade ociosa, hoje temos capacidade ociosa forçada pela pandemia, não podemos reduzir esta capacidade e está é a causa do IPCA que alias é baixo no histórico brasileiro.