Claro o problema é o deus mercado malvadao querendo destruir o país, e não a politica econômica podre do Lula que injeta artificialmente divida pública pra crescer sem limite sem cumprir com as propias metas cagando para inflação e pro crescimento da divida pública fazendo empresarios preferirem deixar o dinheiro em outro país mais seguro a longo prazo.
Quem está contratando um enorme problema econômico é o governo, cuja responsabilidade fiscal inexiste. Somos deficitários desde 2014, exceção feita a 2022, quando houve antecipação de receitas e postergação de despesas, temos a maior relação divida/pib entre os emergentes (próxima a 80%), detemos a maior carga tributária entre os países em desenvolvimento (35% do PIB) e, mesmo diante de um cenário que representará crescimento próximo a 4%, seremos incapazes de igualar receitas as gastos. Soma-se a isso um anúncio absolutamente desastroso de um pacote fiscal que, no fim das contas, tende a gerar mais deficit e fica fácil compreender a completa desancoragem de expectativas, resultando em abertura de juros e abrupta depreciação cambial. Culpar o mercado é desconhecer absolutamente todo o sistema de ramificação dos preços (juros, câmbio etc)
Um BC assumidamente não-intervencionista causa isso. Não respeitam o próprio propósito de manter a inflação controlada quando ignoram que alta variação de câmbio inevitavelmente força a subida da inflação já que 1. As multinacionais precisam subir os preços pra recuperar a perda cambial 2. A subida no câmbio estimula a exportação fazendo com que o preço interno suba já que o estrangeiro paga mais
@@herbert8458 Vi sobre isso, mas não tenho condições técnicas de entender. kkkkkkk Sei que é utilizado nos primeiros choques da moeda e não sei se nesse momento faria efeito e teria contido esse aumento. Na XP e outras corretoras desde o início desse ano insistem em "proteger" do real/Brasil, tornando parte da carteira em dolar. Não sei o volume, mas sem dúvida é algo que tem ajudado apreciar o dolar.
Bc vendeu 4 bi de dólar ontem e não teve efeito algum no câmbio. Bc meramente suaviza movimentos, não tem poder de fogo pra controlar o câmbio mais. Não com livre movimento de capitais.
@@herbert8458há instrumentos que não necessariamente queimam as reservas e influenciam na trajetória do câmbio, isso só deve ser feito em última instância
o trabalhador tem que se organizar e ir pra rua pra mostrar pro mercado que ele não pdoe pautar o governo, ta faltando politização; o povo braisliero não pode ser refém dos interesses desse mercado que não produz um pé de alface.
O mito do mercado como entidade onipotente maligna é desculpa esfarrapada pra no longo e medio prazo levar uma politica fiscal porca ignorando dívida publica e inflação. São investidores calculando se vale a pena investir e deixar dinheiro no Brasil ou em algum outro país sem esses riscos.
@@ladymorwendaebrethil-feani4031 vamos queimar tds os supermercados, expulsar os faria lima, painho lula ira nos salvar com sua aura , ira nos conduzir para um futuro promissor, amém
O Paulo bem que poderia fazer um vídeo mostrando quem são os detentores da dívida. A esquerda vendeu e as pessoas ficam pensando que bancos e a Faria Lima são os detentores e especuladores. Nada mais errado do que isto. Qual segmento detém a maior parte da dívida? Fundos de pensão de trabalhadores...
O problema não é subir os juros, o problema é que o BC sempre é hipersensivel na hora de subir os juros, e uma pedra na hora de baixar. Com esse vies a dívida fica intratável.
Isso é uma verdade, esse BC atual gerou muito ruido no mercado, pois o seu presidente falava demais, algo incompativel com a postura de um presidente do BC, acho que Galipolo sera mais discreto.
Não acho que seja apenas culpa do mercado não, juízes estão se movimentado para manter super salários e deputados para preservar as emendas. Aí fica complicado
Mercado colocou o país aos pés dele. BC sobe juros, mercado faz o dolar subir. Pressiona inflação, BC aumenta juros, mercado faz o dolar subir… juros a 1000% e não vai adiantar nada.
@Paulo Gala, poderia fazer uma explanação do porque essa pressão cambial, se seria somente em decorrência de fluxos ou também é fruto de manipulação, de contratos futuros, e quais medidas possíveis se são possíveis, porque o aumento da taxa de juros deveria aumentar o fluxo de dólar e depreciar o câmbio certo? Explica aí
Juros altos: destroem o investimento interno, aumento de oferta e, como consequência, podem inclusive piorar a inflação, afinal, a maioria dos gastos do brasileiro é gasto OBRIGATÓRIO (comida, aluguel e roupas). Além disso, mostram ao investidor estrangeiro que algo de errado está acontecendo, o que também pode causar o efeito inverso ao desejado. Pra que serve isso mesmo?
Qual o maior vilão que está causando a inflação?? Dólar. Quem é responsável pelo câmbio nesse patamar?? Mercado financeiro. Estamos assistindo a Faria Lima quebrar o país.
@guilhermemarinho1887 O governo aprovou o arcabouço fiscal, apresentou o pacote de corte de gastos, o problema é que o mercado quer que o governo fique de joelhos e faça tudo oq eles querem. A dívida pública não está descontrolada e a perspectiva com a aprovação do pacote do Haddad é de superávit a partir de 2026. O mercado está fazendo terrorismo fiscal para depreciar o real, subir juros, disparar a inflação e derrubar o governo pq querem eleger um governo de direita.
O problema que enxergo com tudo isso, é que não têm como mudar essa situação a curto prazo! Nossa economia é extremamente solarizada, ou seja, vendemos nossas Commoditis em dólar, e também compramos produtos em dólar! A lógica da Selic também, funciona desse jeito, pois se ela inibe o consumo via aumento o preço do crédito, também funciona como uma forma de chamar agentes para comprar títulos brasileiros. Sem contar que um câmbio desvalorizado é bom para os exportadores, pois seus produtos ficam com um valor mais competitivo. O problema é que tudo isso, também cria um problema! Inflação de custo, causada pelo câmbio. Você vendendo mais para fora, é bom porque você aumenta as divisas, mas em um cenário de economia aquecida, preciona os preços por causa da alta "demanda agregada"
Agora vamos ver se a industria vai pra frente com esse cambio desvalorizado, impulsionando as exportaçôes. Ja que o problema do Brasil era cambio pra crescer, a hora é agora. Quem sabe essa ideia pega
O BC elevou a taxa de juros a 1 p.p e advinha, o dolar nem se mexeu. Oq mostra que essa taxa de juros nas alturas nao esta surtindo no cambio, só esta servindo ao rentismo mesmo.
@@Fuderosodaesquina agr nao tem como, é uma briga que o governo deveria ter iniciado logo apos ser eleito. Agr o imbecil do haddad montou o Arcabouço fiscal antes de colocar os gastos dentro.
Estou gastando demais e os bancos não querem me dar crédito o q eu faço: a) corto meus gastos b) combater os bancos 😎 Seria cômico se não fosse esquizofrênico
@@galerinha Esse é o maior erro das pessoas comprar um pais com da dona de casa, kkkk, um pais consegue muitas formas de se financiar e ao contrario da dona de casa ele cria sua moeda.
O "mercado" são investidores que querem retorno sobre o capital aplicado. E o investimento, por si só, envolve um algum nível risco. Aí, eu pergunto: como um investidor pode se sentir seguro em investir se tem um governo com uma visão enviesada contra empresários e que gasta muito e mal os impostos que arrecada? Fica difícil. O investidor prefere ir para outro lugar mesmo!
"Essencial que o governo invista no pacote fiscal" - Simples e verdade. Mas a questão é que o governo não está nem aí para o controle de gastos. "Gasto é vida". Que se lasque o futuro, não o nosso, mas o dos bebês e dos brasileiros que ainda nem nasceram. É dívida e mais dívida como se não houvesse amanhã e como se fossemos os EUA ou Japão. O Brasil não é mais para ser explicado por economistas, mas por psicólogos e psiquiatras. Somos o reino da soberba, não baixamos nunca a bola e vamos indo de 7 a 1 em 7 a 1 achando que ainda temos o melhor futebol do mundo.
Termina-se 2024 de forma melancólica, sem nenhuma luz à vista.
Ta cada vez mais indecente essa chantagem.
De qualquer jeito, melhor para as nossas exportações.
O prejuízo é muito maior.
Bom para as exportadoras😆, ruim pro povo.
Como derrubar um governo. Pergunte ao mercado 🤪
Claro o problema é o deus mercado malvadao querendo destruir o país, e não a politica econômica podre do Lula que injeta artificialmente divida pública pra crescer sem limite sem cumprir com as propias metas cagando para inflação e pro crescimento da divida pública fazendo empresarios preferirem deixar o dinheiro em outro país mais seguro a longo prazo.
Quem está contratando um enorme problema econômico é o governo, cuja responsabilidade fiscal inexiste. Somos deficitários desde 2014, exceção feita a 2022, quando houve antecipação de receitas e postergação de despesas, temos a maior relação divida/pib entre os emergentes (próxima a 80%), detemos a maior carga tributária entre os países em desenvolvimento (35% do PIB) e, mesmo diante de um cenário que representará crescimento próximo a 4%, seremos incapazes de igualar receitas as gastos. Soma-se a isso um anúncio absolutamente desastroso de um pacote fiscal que, no fim das contas, tende a gerar mais deficit e fica fácil compreender a completa desancoragem de expectativas, resultando em abertura de juros e abrupta depreciação cambial.
Culpar o mercado é desconhecer absolutamente todo o sistema de ramificação dos preços (juros, câmbio etc)
Um BC assumidamente não-intervencionista causa isso. Não respeitam o próprio propósito de manter a inflação controlada quando ignoram que alta variação de câmbio inevitavelmente força a subida da inflação já que 1. As multinacionais precisam subir os preços pra recuperar a perda cambial 2. A subida no câmbio estimula a exportação fazendo com que o preço interno suba já que o estrangeiro paga mais
Mestre, neste cenário, o BC não pode fazer muita coisa! Neste cenário, ele iria "queimar reservas"
@@herbert8458 Vi sobre isso, mas não tenho condições técnicas de entender. kkkkkkk Sei que é utilizado nos primeiros choques da moeda e não sei se nesse momento faria efeito e teria contido esse aumento. Na XP e outras corretoras desde o início desse ano insistem em "proteger" do real/Brasil, tornando parte da carteira em dolar. Não sei o volume, mas sem dúvida é algo que tem ajudado apreciar o dolar.
Bc vendeu 4 bi de dólar ontem e não teve efeito algum no câmbio.
Bc meramente suaviza movimentos, não tem poder de fogo pra controlar o câmbio mais. Não com livre movimento de capitais.
Você está estudando economia aonde ?. Quero passar bem longe de lá.
@@herbert8458há instrumentos que não necessariamente queimam as reservas e influenciam na trajetória do câmbio, isso só deve ser feito em última instância
o trabalhador tem que se organizar e ir pra rua pra mostrar pro mercado que ele não pdoe pautar o governo, ta faltando politização; o povo braisliero não pode ser refém dos interesses desse mercado que não produz um pé de alface.
Tem que fazer um Occupy Faria Lima.
kkkkkk
O mito do mercado como entidade onipotente maligna é desculpa esfarrapada pra no longo e medio prazo levar uma politica fiscal porca ignorando dívida publica e inflação. São investidores calculando se vale a pena investir e deixar dinheiro no Brasil ou em algum outro país sem esses riscos.
@@ladymorwendaebrethil-feani4031 vamos queimar tds os supermercados, expulsar os faria lima, painho lula ira nos salvar com sua aura , ira nos conduzir para um futuro promissor, amém
O Paulo bem que poderia fazer um vídeo mostrando quem são os detentores da dívida. A esquerda vendeu e as pessoas ficam pensando que bancos e a Faria Lima são os detentores e especuladores. Nada mais errado do que isto. Qual segmento detém a maior parte da dívida? Fundos de pensão de trabalhadores...
O problema não é subir os juros, o problema é que o BC sempre é hipersensivel na hora de subir os juros, e uma pedra na hora de baixar. Com esse vies a dívida fica intratável.
Isso é uma verdade, esse BC atual gerou muito ruido no mercado, pois o seu presidente falava demais, algo incompativel com a postura de um presidente do BC, acho que Galipolo sera mais discreto.
Não acho que seja apenas culpa do mercado não, juízes estão se movimentado para manter super salários e deputados para preservar as emendas. Aí fica complicado
@@andrecorrea7263 Mercado está agindo para desestabilizar a economia e fragilizar o governo. Não aceitam Lula reeleito, querem Tarcísio em 2026.
Mercado colocou o país aos pés dele. BC sobe juros, mercado faz o dolar subir. Pressiona inflação, BC aumenta juros, mercado faz o dolar subir… juros a 1000% e não vai adiantar nada.
Garanto que BC nao fizesse nada, ia esta estar a mesma coisa, isso esta mais para um grande ataque especulativo e o BC entra junto.
@Paulo Gala, poderia fazer uma explanação do porque essa pressão cambial, se seria somente em decorrência de fluxos ou também é fruto de manipulação, de contratos futuros, e quais medidas possíveis se são possíveis, porque o aumento da taxa de juros deveria aumentar o fluxo de dólar e depreciar o câmbio certo? Explica aí
Juros altos: destroem o investimento interno, aumento de oferta e, como consequência, podem inclusive piorar a inflação, afinal, a maioria dos gastos do brasileiro é gasto OBRIGATÓRIO (comida, aluguel e roupas). Além disso, mostram ao investidor estrangeiro que algo de errado está acontecendo, o que também pode causar o efeito inverso ao desejado. Pra que serve isso mesmo?
O cara ainda defende juros nesse patamar
Ta bom . O consumo vai diminuir e ja pode baixar o juro . Nao é assim ? Que vanha a moeda dos BRICS
Nao tem como sair do dolar sem a Europa sair junto. Esquece.
Alguém pode indicar um economista que não passe apenas a visão do mercado e passe também a visão do produtor/trabalhador? Pergunta sincera
Veja José Kobori
Qual o maior vilão que está causando a inflação?? Dólar. Quem é responsável pelo câmbio nesse patamar?? Mercado financeiro. Estamos assistindo a Faria Lima quebrar o país.
Responsável pelo câmbio depreciado é o FISCAL
@guilhermemarinho1887 O governo aprovou o arcabouço fiscal, apresentou o pacote de corte de gastos, o problema é que o mercado quer que o governo fique de joelhos e faça tudo oq eles querem. A dívida pública não está descontrolada e a perspectiva com a aprovação do pacote do Haddad é de superávit a partir de 2026. O mercado está fazendo terrorismo fiscal para depreciar o real, subir juros, disparar a inflação e derrubar o governo pq querem eleger um governo de direita.
O governo não tá vendendo dólar pra baixar a valorização pq não quer
@@jzargowinterhold1942vc vendeu 4 bi de dólar ontem
E o dólar fechou com 0,9% de alta. Não adianta o bc nao consegue derrubar dólar mais.
@@guilhermemarinho1887 Fiscal esta ha anos nesse patamar, como no governo anterior nao havia essa chantagem, pois ele nunca cumpriu o teto de gastos.
O problema que enxergo com tudo isso, é que não têm como mudar essa situação a curto prazo!
Nossa economia é extremamente solarizada, ou seja, vendemos nossas Commoditis em dólar, e também compramos produtos em dólar!
A lógica da Selic também, funciona desse jeito, pois se ela inibe o consumo via aumento o preço do crédito, também funciona como uma forma de chamar agentes para comprar títulos brasileiros.
Sem contar que um câmbio desvalorizado é bom para os exportadores, pois seus produtos ficam com um valor mais competitivo.
O problema é que tudo isso, também cria um problema!
Inflação de custo, causada pelo câmbio. Você vendendo mais para fora, é bom porque você aumenta as divisas, mas em um cenário de economia aquecida, preciona os preços por causa da alta "demanda agregada"
Agora vamos ver se a industria vai pra frente com esse cambio desvalorizado, impulsionando as exportaçôes. Ja que o problema do Brasil era cambio pra crescer, a hora é agora. Quem sabe essa ideia pega
Paulo Gala, o BC teve uma boa atuação durante esses 4 anos? As críticas dos governistas são indevidas?
No fundo o grande problema do governo brasileiro é que ele não pode imprimir dólares.
E os gastos não atende as necessidades do povo
O BC elevou a taxa de juros a 1 p.p e advinha, o dolar nem se mexeu.
Oq mostra que essa taxa de juros nas alturas nao esta surtindo no cambio, só esta servindo ao rentismo mesmo.
entao diminui o juros e vemos ver para onde o cambio vai😈
@@Fuderosodaesquina agr nao tem como, é uma briga que o governo deveria ter iniciado logo apos ser eleito.
Agr o imbecil do haddad montou o Arcabouço fiscal antes de colocar os gastos dentro.
A ROLETA DO MERCADO EXTRATIVO FINANCEIRO NÃO PARA!VAMOS JOGAR!
Paulo não tem mas estratégia para reduzir juros até a eleição na minha visão tem JUDICIALIZAR e investigar
BC a serviço do mercado financeiro
Resumo, combater o mercado ou continuar sendo sufocado ate te derrubar.
A única forma de acabar com essa especulação, só cortando gastos
Estou gastando demais e os bancos não querem me dar crédito o q eu faço:
a) corto meus gastos
b) combater os bancos 😎
Seria cômico se não fosse esquizofrênico
@@galerinha Esse é o maior erro das pessoas comprar um pais com da dona de casa, kkkk, um pais consegue muitas formas de se financiar e ao contrario da dona de casa ele cria sua moeda.
@@galerinha aumenta 1 ponto a Selic e aumenta os gastos em 50 bi, qual o sentido? Se o problema é gasto, os juros não entra nessa conta?
@@Residente.do.bananil cortando gasto com os juros, concordo.
Com R$ 1 trilhão de juros, não está na hora do governo impor um haircut de uns 30% na dívida?
Uma coisa que me incomoda muito é falar como se o mercado nao tivesse ala ideológica 😊
Verdade! Eles apoiaram o Lula
Mais um ano do mercado errando?
Baixa a taxa Selic e fixa o câmbio.
Bom isso fazer o brasil a queimar todas as reservas, pois se o dolar esta mais baixo o governo tem que ter moeda, isso aconteceu no governo FHC.
O "mercado" são investidores que querem retorno sobre o capital aplicado. E o investimento, por si só, envolve um algum nível risco. Aí, eu pergunto: como um investidor pode se sentir seguro em investir se tem um governo com uma visão enviesada contra empresários e que gasta muito e mal os impostos que arrecada? Fica difícil. O investidor prefere ir para outro lugar mesmo!
Como que não deixa o real não desvalorizar ? rsrs
Mercado na oposição e parlamento fisiológico. Bom era o bolsonaro
Fazia um monte de merda e todo mundo ficava feliz, kkkkkkkkk
Dilma III vem aí. Apertem os cintos
sim, o idiota também.
Contrato de aluguel corrigindo pelo IGP-M é uma das maiores vigarices contratuais do país.
Essa indexação é coisa de louco
"Essencial que o governo invista no pacote fiscal" - Simples e verdade. Mas a questão é que o governo não está nem aí para o controle de gastos. "Gasto é vida". Que se lasque o futuro, não o nosso, mas o dos bebês e dos brasileiros que ainda nem nasceram. É dívida e mais dívida como se não houvesse amanhã e como se fossemos os EUA ou Japão. O Brasil não é mais para ser explicado por economistas, mas por psicólogos e psiquiatras. Somos o reino da soberba, não baixamos nunca a bola e vamos indo de 7 a 1 em 7 a 1 achando que ainda temos o melhor futebol do mundo.
O governo ate corta os gastos, mas o mercado quer ditar quais gastos o governo tem que cortra esse é o X da questao, entendeu.
Vão errar de novo.
Os mesmos que erraram todas as previsões dos últimos anos?
Faz o L
Fizemos, está dando resultado, pib em alta, desemprego em baixa em que peses o congresso bozonazi tentando sabotar o país.
Faço mesmo.
L
Queria o golpista?
L sempre L