Eu acho q ela só investiu pq o diretor chegou com uma história fechada de 3temps... The OA dá para dizer q é quase do mesmo nivel e foi cancelada pq talvez n tinha um final planejado. Esperamos q ela invista em mais series desse nivel e não só em serie teen q tem mais audiência.
A Netflix é obrigada a ter em seu catálogo uma certa porcentagem de produções europeias se quiser continuar tendo seu serviço no continente, felizmente essa deu muitoooo certo. Dark foi incrível.
Muito bom o vídeo. Um detalhe interessante sobre Dark: foi o conflito entre pai e filho que provocou o acidente e foi a busca do pai pelo filho perdido (na morte) que provocou a construção da maquina do tempo. E esses dois pontos são muitos presentes nos dois mundos. Pais matando filhos, filhos matando pais, pais em busca dos filhos... é como essas realidades criadas fossem um reflexo da vida do Tannhaus e de seus conflitos.
Verdade, nunca tinha pensado nisso. Mas um tempo atrás tava lembrando da série e reparando em algo parecido. Uma das mensagens que a série quis passar é que somos várias versões de nós mesmos, nos transformando ao decorrer da vida de acordo com o que nos marca. E sempre estando em conflito e "sendo escravo dos próprios desejos". Dark é bem filosófico...
Estava pensando aqui. O nome da série Dark é sobre a existência de Adão e Eva, pois, Dark significa escuridão, no caso, a escuridão da existência de Jonas e Martha. Desde o início a série se propôs a falar da destruição da realidade de Jonas, e que realmente somos irrelevante ao mundo. Que série meus amigos, que série. Pra mim é a melhor da Netflix.
Isso aí. Vejo que ninguem realmente compreendeu quem é o filho da MARTHA2 / JONAS gente ficou claro isso quando eles vão matar o BERND e o menino segura a maça e fica admirando a fruta e nos espisódios seguintes mostram MARTHA2/JONAS transando e concebendo ele ou seja ficou bem claro que o filho de ADÃO/EVA é o PECADO por isso a enfase na maça e no momento que mostra ele sendo (GERADO) mostra diversas cenas em um plano sequencia mostrando diversos pecados da humanidade como o ALCOOLISMO, o DESEJO SEXUAL da mulher pela AGNES, o sexo entre menores de idade entre o TRONTE e a CLAUDIA, esse episódio foi tão bem escrito e dirigido que jogou na nossa cara que por mais que se tente evitar o LOOPING o PECADO sempre fará parte da humanidade, JONAS era ADÃO, MARTHA foi a EVA, CLAÚDIA a serpente que os enganou e o filho deles foi a MAÇA o verdadeiro PECADO cometido por eles.
Não acredito que o Jonas que nascerá, sugerido pelo final da série, seja o mesmo Jonas das realidades paralelas. Até pq aquele Jonas era filho do Mikkel/Michael. A partir do momento que Michael não existe na realidade original, consequente o mesmo Jonas que conhecemos não poderá existir. Acredito que Hannah nomeando seu filho de Jonas é apenas uma forma da série se auto-referenciar e se homenagear!
Discordo dessa ultima frase, que seja somente uma homenagem, duvido muito.porem tbm acho que o Jonas que vai nascer não é o Jonas dos mundos, mas isso não quer dizer que a ideia de um Jonas não seja real, afinal os dois mundos criados a partir do mundo de origem tem muitos resquícios do original, porem todos desordenados né.
Talvez seja uma homenagem e também ecos das realidades q acabaram de ser destruídos. Mas só ecos!!!!! Só Deja- Vus!!!!! Hanah nunca poderá parir o Jonas no mundo original pq o Michael nunca existiu.
Cara sobre o rosto do Adam, creio que ficou assim não pelas viagem, mas pelas tentativas frustadas lá entre os séculos XIX e XX pq em certo momento o "raio" queima o braço dele e isso poderia indicar que as marcas no rosto pode ser de mais raios que o atingiram.
Também achei isso,vai ver que a radiação tb, já que (posso estar absolutamente errado não pesquisei) em 1800 e pouco não teria traje contra radiação eficaz,apesar do Jonas ter um que parecia de couro e tal
Penso o mesmo, ficou muito tempo tentando estabilizar a partícula, vimos que em uma tentativa aconteceu com o braço, em outras pode ter acontecido com todo o resto, ou só aquela do braço já emitiu radiação por todo o corpo e c o tempo ficou daquela forma.
Também pensei na representação das motivações do Adam: Ganância, ódio, irracionalidade. As cicatrizes no rosto dele (para mim) representam as consequências dos seus atos e desejos, meio que um castigo, entende? Tal como a Eva causa uma cicatriz em seu rosto (no caso, na Martha mais jovem) como uma forma simbólica. Mas isso é um pensamento mais filosófico do que "racional".
Achei interessante a Claudia dizer que "algo acontece, mesmo que demore ou seja de forma diferente", daí, no final, a a mãe do Jonas decide colocar o mesmo nome na criança após olhar para a capa de chuva amarela.
A Hannah sempre terá um filho e esse filho sempre será "Jonas" nao é o mesmo que a gente viu, mas sempre terá um "Jonas" a partir dela. Ali a série diz, ao meu ver, que apesar deles terem desfeito as realidades criadas a partir do 'erro' do Tanhaus, nao quer dizer que outras realidades não vao existir. Vimos o fim daquelas realidade, mas sabe-se quantas mais existem, né?
@@jaderbarros4006 a realidade que a gente viu existiu e ao mesmo tempo nao existiu kkkkkkkkk estranho neh ? Mas se a gente for pegar como base a teoria do gato, a gente poder perceber que pra aquele acidente nao acontece jonas e martha tem que existir ao mesmo tempo que eles nunca existiram...
@@jaderbarros4006 Da mesma forma que a Katherina existe e não se chama mais Katherina, já que a influência foi dada por causa da conversa da mãe dela com a Hanna.
Como o Adam sempre diz, o começo é o fim e o fim é o começo. Ou seja, o Jonas e a Martha deram um fim às suas respectivas existências, porém, poderão começar uma nova no mundo original.
+ Links - Dark Nossa melhor versão (e o Paradoxo de Teseu): ruclips.net/video/_GkCuKeXw9Q/видео.html - Dark: Crítica: ruclips.net/video/J5pNdNjdDII/видео.html - Dark Determinismo x Livre Arbítrio: ruclips.net/video/ThxuvIpmIKw/видео.html - Dark: Resumo: ruclips.net/video/siDJVT2l3SU/видео.html + Correções - Onde eu falei Regina, eu quis falar Claudia.
Eu Gostei da série, gostei do Final, mas nao Gostei da 3°temporada num geral, ela arrodeia muito por caminho q nao Leva a nada, ja q a solução vem nos ultimos episódios... mas com certeza é das melhores series q ja vi
@@alexandrealmeida3626 também fiquei entediado com a terceira. Não tinha visto a segunda. Aí peguei semana passada pra isso. E quando chegou sábado já emendei a terceira. Então estranhei bastante o ritmo e toda a trama. Já tava de saco cheio. Felizmente os 2 últimos episódios salvaram.
FINAL DE DARK!!!!! Provocou em mim uma dupla sensação de dor de término... quase um paradoxo da vida real: 1 - A “dor” de saber que o seriado terminou. 2 - A “dor” de saber que aqueles personagem não existem nem mais na ficção, ianque aqueles mundos foram aniquilados. deu pra captar meu sentimento? Heheh... na moral... que série meus amigos! agora vou continuar melancolico pelo término das famílias de Winden (tanto no meu mundo - final da série, quanto no mundo ficção... obrigado pelas críticas geniais de sempre!
Explanando um pouco, Terminou com final totalmente aberto caso um dia posso a ter mais temporadas, Sei que os vlogles de críticas são bons em acompanhar e analisar séries, filmes e etc, porém como um ocultista, hermetista entre outras filosofias desde de criança um estudante aficionado e física quântica e estudante assíduo da dualidade e criação para quem és mago nesse meio e esteja lendo isso é acompanhou a série sabe que com as dualidades e acontecimentos finais e fala final Hannah a série teve um fim brilhante porém podendo ser reaberta tranquilamente para mais 1 ou 2 temporadas em um futuro longínquo tranquilamente não vou explanar pq isso está restrito atraves de chaves de estudos secretos e graus em pirâmides que somente os merecedores da luz devem conhecê-los jamais podendo quebrar seus juramentos iniciaticos mais é 100 % possível continuar a série e os criadores não foram ingênuos de criar um titulo de sucesso desses e deixar e fechar com chave de ouro porém tbem fechar com maestria de deixá-la em aberto para possível investimento e retorno futuro, quem tiver interesse procura algo relacionado ao assunto e matem a charada porém cuidado 99% do conteúdo dessas coisas na net são falsos ou de charlatões e do modo verdadeiro a se buscar a luz é demorado, coisa e décadas e décadas e com merecimento dos mestres mais antigos mais é possível vcs começarem a entender melhor a fusão dessas ideologias através da Alquimia primitiva ✌🏾🤝🏾🤙🏾
Dark me fez pensar que Jonas e Martha também representam duas pessoas em uma discussão. Ambos achavam que tinha razão e estavam certos. E na verdade, ambos estavam errados.
Eu penso que nos 2 mundos, tudo foi espelhado pela consciência, sentimentos e pensamentos do Tanghaus e das pessoas que não eram do ciclo. Como a Cláudia explica que a filha dela sempre ia morrer, todos os personagens "originais" sofrem ou tem morte violenta porque não fazem parte da consciência dele. Voltando ao Tanghaus, todas os objetos e coisas importantes nos 2 mundos são relacionados a ele: o relógio da Charlotte, o bunker (onde ele constrói a máquina), as frases, os livros, o sic mundos e etc. Os personagens da "família nó", são expansões da consciência dele, o Trente sempre entre 2 amores o (o H. G. Família e trabalho), o Ulrich sempre tentando voltar ao.passado para consertar as coisas, o Jonas/Adam buscando o amor, a Marta/Adam protegendo o.filho, o Noah buscando a Charlotte (o HG busca pela neta que nunca foi encontrada) e etc..
Dark alem disso, faz uma referência clara com as 7 Leis Herméticas, que trazem a reflexão de quem percebe, o quão isso tudo está relacionado com nossas vidas. Abs
De fato, eu não havia formatado essa informação que no fim o tannhouse conseguiu o que queria com sua máquina do tempo. Indiretamente ele conseguiu resolver um problema que agora jamais vai saber que teve, e portanto podemos dizer que ele próprio foi vítima da sua máquina, que o fez voltar no tempo para uma realidade onde o problema da morte do filho inexiste. voce esqueceu uma frase, Raphael..... " Deus escreve certo por linhas tortas "
deus e perfeito. vc fala que ele escreve certo por linhas tortas. vc quer dizer que ele erra pra acerta. e nao ele n erra. deus escreve certo por linhas certas.esse ditado e blasfêmia
Winden é uma "experiência de laboratório controlada", é um circulo muito fechado, com um número de elementos praticamente finito. Essa quantidade finita vai gerar uma infinidade de possibilidades/situações (ou ser um jogo que se rode infinitas vezes), mas a probabilidade dessas situações se repetiram (ou serem bem próximas) é muito grande, por causa dessa restrição de elementos.
Com aquele final, onde eles estão 'no nada' mas o Jonas pequeno/Martha pequena viram já aquela cena ocorrer, eles não estariam só dentro de mais um ciclo maior? Como quando Jonas morre/não morre. Num loop o HG inventa a máquina, temos os loops, eles voltam no passado e impedem o filho do Tannhaus de morrer. Se o filho do Tannhaus não morre, eles nunca voltarão no passado para impedir o filho dele morrer, ele cria a máquina. Vários loops acontecem dentro dos universos com a máquina criada, para eventualmente em UM loop eles conseguem sair e impedir. Só para no próximo loop tudo acontecer de novo
Acredito que teve dois finais, um em que o jonas e a marta salvam o filho da tanhause e outro em que eles são a causa do acidente e são mortos no processo.
Pode ser, mas o acidente aconteceu especificamente na ponte, em que a família cai no rio e morre afogada. Pode ser que tenha acontecido um emaranhamento quântico originando dois destinos de um só e que eles sejam a causa de ALGUM acidente? sim (mas não do acidente original). Isso resultaria em outra realidade, diferente de todas que conhecemos na série, e os acontecimentos seriam imprevisíveis
Explicação BRILHANTE! Didática, esmiuçada e sucinta! UAU! Dark é a MELHOR serie apenas! Nos faz rever a nós mesmos, e a nossa responsabilidade, em todas as nossas ações!
O vídeo mais inteligente de análise sobre o final. O resto do pessoal do YT não se preocupou com o debate que a série promove, só com os eventos e soluções para os mistérios. Não tá errado, mas também não tá completo. Melhor vídeo disparado, parabéns!
Dark é de longe uma das melhores séries que já fizeram. Eu tava meio cansado da terceira temporada quando introduziram a "terra 2". Mas dá metade do 7º episódio e o 8º me fizeram empolgar de novo. Final digno!
Parabéns pelo Vídeo. Ninguém tocou com profundidade nos assuntos tratados nesse final. Belíssima essa questão do "melhor eu no momento". Ou seja, nossas micro atitudes mudam os mundos e criam realidades presentes/futuras. Ainda. Quando o acidente de carro não acontece, fica claro uma redenção dos dois personagens. O filho perdoa o pai. E o pai ganha a segunda chance de amar seu filho - parábola do Filho Pródigo. Com isso, mesmo com as diferenças entre os dois, o amor é o sentimento que prevalece. Nesse questão vale frisar o aparecimento dos anjos - Jonas e Marta. Uma figura presente no cristianismo quando da anunciação. Aí fica a questão: quantos anjos aparecem em nossas vidas que mudam nossos destinos? É isso. Muito belo o final de Dark.
Vc me fez pensar em como a série resolveu o que era fundamental e deixou algumas lacunas, especialmente sobre origem de persomagens. Mas, mesmo assim, fechou bem "redondinha". Queria que GoT fosse assim tbm (viúva de GoT aqui).
E é o mesmo relógio que o pai de Gustav Tannhaus carregava de sua falecida esposa Charlotte. Seria só coincidência o mesmo nome? Que também se repete ao ser da neta biológica de H.G Tannhaus... coincidências?
seria a mesma coisa das medalhas. sao como novelos de lãs que servem de guia, pra marcar os caminhos no labirinto das viagens no tempo e entre os mundos. Eles são constantes, passados de mão em mão nas varias voltas do ciclo.
O que seria interessante explicar é a árvore genealógica da serie, como ela era no inicio e como ficou, contando as pessoas que não vão existir pq não teve a viajem no tempo... na mesa no final fica apenas as pessoas que não nasceram com influência do tempo. Eu não gostei do final da mesa, ou pelo menos deveria ter algo a mais pra mostrar como realmente ficou a as pessoas nos 3 tempos diferente.
Raphael você não tem noção do quanto é bom ter um canal como o seu que trás uma poesia e filosofia muito bonita pra gente. Parabéns, vendo esses vídeos de DARK fico mais fã seu.
Resumindo mais com um acontecimento na vida do meu irmão. ele estava solteiro, eu tambem, falei para ele baixar um app de relacionamento para zoar, só ver mulheres e só. Moral da história, ele encontrou uma pessoa de outro estado, casou, tem dois lindos filhos, eles são um casal espetacular, eles montaram uma empresa juntos e são inseparáveis, ow familia linda. Concluindo, eu apresentei numa conversa futil e fraca a opção dele baixar um app, só por causa dessa minha atitude fez com que a vida do meu irmao se transformasse 1000%. OBS... continuo solteiro kkkkkkkkkkkkkk
mas se vc ver a frase da claudia “tudo que é pra acontecer acontece, mesmo que não no mesmo tempo, ou do mesmo jeito, mas acontece” entao msm q vc n tivesse feito isso alguma hora eles iam ficar juntos haahahah
Ao assistir a série eu lembrei muito da minha vida. Que quando eu era menina com 8 anos numa cidade do Pará eu escrevi uma frase numa nota de 5 mil Cruzeiro. A frase dizia assim:amo a vida em que vivo pois só assim encontrarei a Minha felicidade. Quando eu tinha 23 anos viajei para Manaus e conheci um rapaz . gostamos e fui morar com ele. Mexendo na carteira dele vi a nota que eu havia escrito quando era menina. Imaginem a minha expressão quando vi aquela nota. Questionei com ele e ele me falou que pegou aquela nota logo que chegou em Manaus (ele é fo Maranhão) e a guardou porq achou a frase bonita.. Eu acho isso incrível. Eu conto essa história pra nossos amigos e eles ficam de boca aberta. Hj temos 2 filhos ...vivemos ah 25 anos . E guardo está nota com muito carinho.
Aconteceu algo parecido comigo. Eu trabalhava em uma prefeitura em 2019 e um belo dia recebi um e-mail convocando um cargo de um concurso que eu tinha feito em 2016. Depois de pensar muito desistir da prefeitura e fui para o novo trabalho e eu chegando lá conheci os novos colegas de trabalho e um deles me apresentou um app de relacionamento, detalhe que eu nunca tinha usado um desses, instalei e usei ele. Fiquei meio sem querer usar esse app, mas continuei, conheci uma menina e a gente conversou muito e depois de marcar várias vezes nos encontramos e nunca dá certo. Em um dia marcamos de nos encontramos e deu certo, foi aí que conheci minha namorada e estamos morando junto atualmente.
E não entendo como teve gente que não gostou desse final! Minha hipótese é que essas pessoas acharam que Dark era mais um série onde é "fácil" para entender e que seria uma série onde as teorias se confirmam. Mas, ao não realizar as teorias e reverter o que se imaginava por final, é que Dark acerta. Pois, além de todas essas questões filosóficas, o final também é bem poético. De fato, fico feliz por Dark.
acredito que isso aconteceu porque a estória foi escrita por completo e divido em 3 temporadas. Se cada temporada fosse escrita por partes seria mais fácil de se perder e ser influenciada pelas críticas
Em relação ao final, achei que ele seria melhor, mas foi longe de ser ruim, um bom final e bom desfecho, talvez a expectativa de certas pessoas estava nas alturas.
O final da série foi perfeito, mas seria um baita fan service fazer um especial da série, mostrando como são as vidas dos "sobreviventes" no mundo origem, sem a influência das viagens do tempo e dos paradoxos. Além dos que apareceram no jantar, provavelmente viveram: Bernd, Greta e Helge Doppler, Boris Niewald, Egon, Claudia e Doris Tiedemann, Inês e Daniel Kanhwald, família Tannhaus, etc.
Dark é uma série incrivel muito original baseada em filosofia teorias cientificas um roteiro e questionamentos bem impactantes, intensa e unica. Amei seu ponto de vista de todos os seus videos sobre s série.. principalmente o que vc fala sobre determinismo x livre arbítrio...parabéns
Muitas pessoas estavam esperando um final complicadíssimo, pelo que foi a série toda, e perceber que tudo só aconteceu pelo fato de ter morrido a família de uma pessoa, aconteceu isso tudo, gostei demais desse final simples, depois de tanta loucura, foi bom tem uma parte bem light
concordo, até porque referencia um fato da vida: coisas e ações simples têm potencial para desencadear grandes desfechos e acontecimentos de alta complexidade.
Passa ou repassa: quantas vezes o apocalipse aconteceu durante toda a série? Hahahaha no geral gostei do final, e aquela cena do limbo q eles se veem crianças, me lembrou demais Interstelar e The OA
a Claudia chega a falar que aconteceu centenas de vezes antes dela descobrir como realmente quebrar o ciclo hahahaha a cena do limbo me lembrou muito Interstelar msm (melhor filme inclusive)
Aconteceu infinitas vezes, até por conta disso eu acho muito forçado a maneira que a Claudia acha pra solucionar o problema, tipo, oq fez ela ter descoberto que existe uma realidade original desta vez diferente de todas as outras milhares de vezes que o loop aconteceu?
hugo mota isso eu concordo com vc... a descoberta da saída pela Claudia poderia ter sido melhor abordada... talvez eles pudessem ter feito um episódio a mais pra resolver alguns personagens e pra abordar isso tb...
Somos um composto de micro escolhas e micro experiências que pode mudar esse ”nós” a cada novo caminho traçado. Essas micro escolhas binárias ou não, vão deixando um rastro enorme do que poderiamos ter sido, do que nao fomos e do que ainda seremos. Dessa forma, somos tudo o que fomos ou do que seremos daqui pa frente. Um apanhado constante da soma de um eu que morre e nasce a cada mini segundo. Gênio!
Ss mas de outra formar foi como explicou no vídeo um círculo mas com muitos ciclos em várias realidades então não tem como destruir o ciclo sempre vai começar denovo muito simples de entender entendedores entenderão
Pq a Marta falou pro Jonas velho isso é a primeira vez que está acontecendo então ali começa um novo ciclo mesmo eles sabendo que é a primeira vez mas eles não sabia que ia começar denovo. Lembrando porque será que choveu e faltou luz sempre que ocorre alguma viagem acontece isso. e quando eles estávam jantando e uma grande referência da Bíblia muito simples de entender
"Essas escolhas vão deixando um rastro enorme do que poderíamos ter sido, do que não fomos de forma alguma e do que ainda seremos. Dessa forma somos tudo o que fomos, e seremos daqui p frente o apanhado constante da soma de um eu que morre e nasce a cada milisegundo, não necessariamente estamos vivendo a melhor versão de nós mesmos. Mas já que não tem como comparar, com o nosso eu do passado ou futuro porque o tempo não existe mais, cabe a nós decidir o que fazer com essa nossa versão e aí a gente pode torná-la a melhor de todas."
A interpretação que eu tive foi que todos que estavam na mesa no final não fazem parte do nó como a Claudia falou. Eles são os verdadeiros habitantes de Winden. Uma vez que todos os outros foram gerados a partir do Jonas e deixaram de existir junto com ele. Eles não estão em outra realidade, porque a máquina do tempo nunca existiu naquele mundo. Então aquela é a original. E os outros (infinitos) mundos deixaram de existir.
Pior que Matrix não só é refereciado meio que invertido como sintetiza a prisão que vivem, o Ciclo é a sua Matrix, em certos episódios eles mencionam que precisavam "sair da matrix"
Acabei de ver a ultima temporada e fiquei com a nítida impressão de que a serie foi pensada em 2 temporadas de 10 episódios, mas com o sucesso da 1ª eles esticaram pra mais 2 temporadas de 8 episódios. Eu gostei muito do final e pra mim até o final da segunda temporada a serie estava quase perfeita, mas depois do 3º episódio da ultima temporada já tinham esgotado o assunto e enrolaram até o último episódio pra evoluir, e ainda assim eles colocam uma cena de quase 10 minutos da Claudia explicando pro Adam tudo que já havia sido dito a exaustão nos episódios anteriores enquanto a gente via mais uma vez a cena do Ulrich tentando matar o Helge. Em resumo, a terceira temporada caberia sem problemas dentro da segunda se tivesse 10 episódios e fosse pensada pra ser a ultima, mas o final é tão bem amarrado e redondo que eles estão de parabéns.
Assisti a série novamente tem uns meses e fiquei com uma impressão parecida com a sua, pois tem uns 3 episódios em que a série dá uma barrigada na história, uma enrolada.
Vi vários videos sobre o fim da série. Você foi o único a comentar o que eu esperava especificamente para o personagem do Tannhaus. Me refiro, a nada mais nada menos , do que deixar bem explicito sobre a concretização de sua intenção inicial, apesar, contudo, de por caminhos inesperados. A despeito do plano inicial não dar certo, ele criou, por consequência, um problema no qual a resolução passa, necessariamente, pela necessidade de outros viajantes retornarem à sua realidade e salvar seus familiares. Achei isso muito legal
Ele se machucou antes das filmagens aí ele gravou assim mesmo, até então toda vez que ele vai contar ele é sempre interrompido aí ficou com uma forma de piada kkk
Nunca saberemos o que aconteceu com Boris Niewald/Alexander Kholer, e porque o Alexander real enviou uma mensagem para o Clausen falando para ele ir para Winden
O Alexander não é um viajante, acredito que não foi ele quem escreveu a carta. Meu palpite fica entre Adam e o trio do infinito. Ele foi apenas uma peça no jogo, e por ele não fazer parte do nó a história dele não teria tanta relevância. A gente soube o necessário
Que vídeo sensacional. Qnto à série, uma obra prima. Tô sentindo aquele vazio pós season finale misturado cm uma empolgação em saber q ainda vou reassistir algumas ~ mtas ~ vzs e continuar (re)descobrindo coisas.
Muito bom PH, concordo plenamente com sua interpretação ... Dark é singular , assumi uma paradigma de temporalidade e realidade específico para atravessar as questões humanas de uma forma envolvente. Fala de identidade e diferença , e como essas duas coisas dançam no fluxo do tempo e da vida. Parabéns pelo vídeo ... seguimos acompanhando 😊
dark sempre bateu em 2 teclas "o começo é o fim e o fim é o começo" .. e tbm "que ao tentar evitar algo, os personagens acabam é fazendo o evento acontecer".... logo, na cena que a marta e o jonas entram na rua na frente do carro do filho do tannhaus ele fazem ele parar e não cair da ponte... mas este momento poderia era justamente fazer ele perder o controle ao desviar deles(jonas/marta) cair da ponte, porque nessa hora não existe sobreposição de realidade? ??? afinal ali é o inicio (origem) do apocalipse.. logo é como pode se finalizar o loop(nó).. então ali eles poderiam dar inicio a tudo causando o acidente fatal e não evitando...
Exato! Achei o último episódio da série cheio de incongruencias com o restante todo dela, eles não poderiam salvar a família do Tannhaus, pois se eles fizessem, eles sequer existiriam pra salvá-la... então simplesmente evaporar pareceu pra mim uma solução fácil de mais pro enredo. Também tem a questão da Cláudia simplesmente saber a história inteira do Tannhaus, o que me parece impossível. Bom, não achei um final digno pra Dark...
Eu fiquei indignada achando q eles furaram no final, mas me falaram da teoria (schrondinger) eu me convenci que ao criar uma outra realidade a partir da brecha que o tempo parou um nanodesegundo (é possível acabar com a cadeia de ciclo, como a Martha e a Claudia e por fim o Jonas conseguiu fazer) essa última realidade conseguiria por fim por ter vindo da brecha! Assim tanto o mundo de Jonas e Martha se tornaram em um Gato de schrondinger, onde podem não ter existido e podem ter existido. Mas que no mundo original não é possível afirmar, só é possível ver o resultado (família Tannhaus n morre) e a gente só consegue ver que eles podem ter existido pq estamos numa espécie de 4 dimensão.
Melhor explicação de final de Dark que ví por aki, consegue satisfazer algumas curiosidades como eles verem um ao outro quando era criança sendo adulto e deja-vu da Hanna no final, pq uma outra realidade é criada e não sabemos, até pq se uma morte é evitada pode acontecer outra em nossa vida e ter um desencadeamento de uma realidade e mundo diferente.
O interessante é q a jornada de Jonas e Martha pode ser resumida a uma palavra: amor. O amor de Jonas pela Martha e dela para com o filho deles. Tudo sempre é um ciclo pq eles nunca abandonam a ideia de salvar quem amam. Essa é minha ideia mais filosófica desse 3 temporada
Velho, melhores explicações sobre Dark. O olhar filosófico sobre a série é o que a torna tão sensacional e o PH tá fazendo isso de forma incrível. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Análise bem coerente, Ph. A sua alusão a Santa Ceia foi show! O final de Dark não poderia ser diferente. Foi Sensacional! A fusão dos mundos através de Eva/Martha e Adão/Jonas que se ajudam para deixarem de existir, foi uma sacada genial! Amei quando, na hora que Woller explicaria o problema do olho, outro assunto foi abordado. Ou seja, "criem suas teorias". Tudo envolto em uma complexa simplicidade. E, como diria Leonardo da Vinci:" a simplicidade é o mais alto grau de sofisticação"
Primeiro, obrigada por esse vídeo! Muito obrigada. Ainda fiquei com dúvidas !!! PH, eu entendi a criação dos dois mundos, ok. Mas, Qd esses dois mundos foram criados eles eram espelho do 1 mundo? Como surgiu a 1 pessoa que não era do mundo original? O começo foi com o Jonas e a Martha? O nascimento do bb deles? É isso?
Sim, acredito que o mundo foi criado como espelho, mas com um detalhe: o buraco de minhoca que não existe no mundo original e existe nos dois mundos derivados. Esse buraco de minhoca permitiu a alteração da realidade em cada um desses mundos dentro das filosofias que a serie preconiza.
O começo é o fim e o fim é começo. Todos estão interligados e não dá pra saber quem veio primeiro, é como se todos começassem a existir ao mesmo tempo pq um depende do outro, um paradoxo.
Achei o final bom mas ao mesmo tempo "simplório". Eles mesmos afirmam não poder voltar no tempo para corrigir as coisas, e encerram a série fazendo isso. Seria bem mais interessante se ao aparecer na frente do carro, eles mesmos causassem um acidente. Mostrando que de fato é impossível alterar o passado e que as tentativas de impedí-lo é o que o causa.
Mas nunca foi dito na série que não era possível mudar o passado , porém se eles mudassem tudo poderia dar errado e eles não iriam conseguir o fim do ciclo , por exemplo na primeira temporada quando o Jonas queria levar o Mikkel pra casa, se ele fizesse isso ele mudaria o futuro, com isso o Jonas não iria nascer , e o Jonas do futuro também não existiria, e com isso ele não tentaria evitar o ciclo , e se o Jonas não existisse, o ciclo também não iria existir, pois somente com a existência do Jonas , os mundos permaneceriam unidos pelo filho da Martha e dele , por isso que a Claudia sempre dizia q tudo tinha q acontecer da mesma maneira até chegar a hora certa dos mundos não existirem mais.
@@keziasilva4315 o que voce está falando só reforça o que eu disse sobre não ser possível alterar o passado. Todo Jonas quando via sua amada ser morta em sua frente, prometia a ela que "daquela vez ele ia fazer diferente" e no final ele sempre se tornava o Adam, ou era resgatado e ia pro segundo mundo. E assim o ciclo se repetia, pro Jonas ele sempre estava tentando algo diferente, mas era esse "tentar diferente" que fazia tudo acontecer igual.
Contém spoiler -------- Eu tenho uma teoria sobre o Aleksander Tiedman/ Boris Newald: ele não existe no mundo original uma vez que não aconteceu a situação para ele conhecer Regina. No mundo de Jonas, ele aparece em Winden depois do assalto frustrado, baleado, e se esconde na floresta. Quando Regina é atacada por Ulrich e Katarina, ele ouve, sai da floresta e vai ajudá-la. Assim Regina o ajuda e eles se envolvem, casam e nasce Bartoz. Mas no mundo original Ulrich não existe, logo, não tinha como se envolver com Katarina (assim Hannah não o acusa de “mexer” com Katarina, Portanto, Regina não é atacada, e Regina e Aleksander não se conhecem). No mundo original Aleksander até poderia ter ido a Winden, mas como Regina não foi atacada, ele não teve a oportunidade de ajudá-la, podendo ter morrido na floresta, já que estava baleado, e Regina ter seguido eu caminho naquele dia sem ser incomodada; também, Aleksander poderia ter saído da floresta e ter vivido em Winden como uma pessoa normal, com o nome falso de Aleksander, mas como não era diretor da usina, era um homem comum. E por ser uma homem comum e sem poderes na usina, não tinha porquê ele ser denunciado na carta anônima ao detetive Claudel (não participando dos eventos do apocalipse). Ainda, ele poderia ter sobrevivido à bala e saído de Winden, sem nunca ter conhecido Regina.
Essa foi a melhor série que já vi na vida, pra mim o mundo das séries será antes de Dark e depois de Dark. Sensacional. É pra se pensar e quebrar a cabeça. Uma série de filosófica e física e não tem como ficar indiferente.
Olha eu amei vc resenhando. Vc fala muito bem e tem uma voz muito bonita. Quando falamos que Martha é Jonas no mundo 2 eu prefiro dized que na verdade ela é a protagonista, a comandante deste mundo. Afinal o mundo 2 é um mundo sem Jonas. Eu amei sua explicação e adorei um ponto que eu n tinha destacado na minha mente. Tannhaus realmente conseguiu o que queria. Mesmo depois de todo o rolê. Bjs
Parabéns pelo canal e comentários lúcidos e cheios de conhecimento! Gostei muito cara, inscrito!!! Muitas coisas que falou me remeteu muito a um dos meus filmes preferidos, Mr. Nobody, se um dia fizer um vídeo sobre esse filme, seria um prato cheio pra muitas discussões!!! Parabéns mais uma vez!
Amei essa visão do final da série. Me abriu a cabeça para entender melhor. Eu achei q o final era simples, mas não, essa realmente faz muito mais sentido. Essa é a melhor série da Netflix, com certeza.
Adorei o final, mas é triste que diversos personagens que gostamos nunca sequer existiram (Jonas, Martha, Charlotte, Magnus, etc). Dark se solidificou como meu seriado favorito, inclusive superando Breaking bad, e acho que irá demorar até que alguma obra de ficção consiga se igualar em termos de qualidade geral (atuação, elenco, roteiro, efeitos visuais e sonoros).
Realmente! Mas penso que poderia ser o próprio Adam ou a Eva, a ideia da carta é provavelmente de alguém que queria manter o ciclo, já que o Clausen precisava abrir os barris pra matéria escura gerar o Apocalipse...
É dito nos primeiros episódios, quando o Infinito (filho de Jonas/Martha) vai matar o velho Tannhaus, de 1888, na carruagem. Ele inclusive cita a frase que o Clausen lê na carta (sobre falar por todos os poros). Mas concordo que poderiam ter explorado mais os porquês desse núcleo, tanto do Boris/Aleksander quanto do Clausen.
Prova de que erraram no final de Dark: Pelo que mostrou a própria série, não faz sentido voltar no tempo e alterar o futuro de uma mesma realidade, pois as coisas do jeito que são no futuro é porque tudo já aconteceu no passado. A série mostra isso o tempo todo, inclusive quando a Martha volta de outra realidade pra realidade do Jonas e decide não levar ele. Isso não alterou a realidade dele, mas alterou uma segunda realidade dele, pois existia um Jonas que viajou com a Martha pra realidade dela e outro Jonas que não viajou. Dito isso, o simples fato de o Jonas e a Martha conseguirem impedir o acidente no final já mostra que isso só faria sentido se ali já fosse outra realidade, não a inicial onde ocorre o acidente. Fato esse que tira o sentido de eles "sumirem" após ter feito isso, pois eles não alteraram (e nem havia como) o futuro da realidade deles, mas sim de uma outra realidade, paralela à inicial.
Série Excelente. Final Correto e Poético. Sua análise é muito coerente sobre o q foi proposto por Dark. Adão e Eva foram "expulsos" do "Paraíso" que criaram pra si pelo Diabo Branco (Cláudia). E a vida seguiu seu curso.
O fim é bem nietzscheano, com a ideia de que o mundo é um cosmos fechado, por isso se repete, mesmo que "de outra forma", as várias possibilidades são finitas, então em algum momento vai repetir, e tudo acontecerá novamente. A mensagem que passa é bem existencial, nos leva a pensar nossas ações, saber se olhando para a nossa vida estaríamos satisfeitos com a repetição... Enfim, gosto de pensar como uma lição para sabermos se estamos bem com nós mesmos. A série é maravilhosa!
Muito massa tua análise, PH. Dark é incrível e ponto. Agr, os pormenores ficam a gosto do espectador. Pra mim tiveram coisas q eu gostei mto, outras nem tanto, mas no geral, q série é foda.
Adorei essa crítica. Não tinha parado pra pensar que o Tannhaus finalmente conseguiu o que queria, sensacional! Pra mim, poderiam ter explicado melhor como a Claudia descobriu sobre o 3 mundo, sobre a origem e como consertar o looping infinito mas, no geral, a série me fez muito feliz. Adorei o vídeo!
No final eu pensei que jonas e a marta ia causar o acidente do carro kk
Eu tbm!!!
Kkkkkk momento agoniante esse quando pensei isso.
Pior q eu também
Pensei nisso também kkkkk... Mas que bom que não foi assim. O final foi ótimo.
Tbm pensei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A Netflix mostrando que sabe investir em séries de qualidade. DARK será atemporal.
Uma série que sempre tentaremos esmiuçar e analisar cada cena.
Eu acho q ela só investiu pq o diretor chegou com uma história fechada de 3temps... The OA dá para dizer q é quase do mesmo nivel e foi cancelada pq talvez n tinha um final planejado. Esperamos q ela invista em mais series desse nivel e não só em serie teen q tem mais audiência.
Literalmente atemporal né hahaha
A Netflix é obrigada a ter em seu catálogo uma certa porcentagem de produções europeias se quiser continuar tendo seu serviço no continente, felizmente essa deu muitoooo certo. Dark foi incrível.
@@knvgroff Me desculpe, mas não consegui terminar a 2ª temp de The OA. Saiu fora demais da 1ª
Pior que não viu.... vai passar alguns meses e o povo esquece. Estamos nos tempos do Streaming, se fosse nos anos 80/90s talvez
Muito bom o vídeo. Um detalhe interessante sobre Dark: foi o conflito entre pai e filho que provocou o acidente e foi a busca do pai pelo filho perdido (na morte) que provocou a construção da maquina do tempo. E esses dois pontos são muitos presentes nos dois mundos. Pais matando filhos, filhos matando pais, pais em busca dos filhos... é como essas realidades criadas fossem um reflexo da vida do Tannhaus e de seus conflitos.
falou pouco mas falou muito, análise muito interessante.
Não tinha parado pensar nisso, mas é real
Verdade
Verdade, nunca tinha pensado nisso. Mas um tempo atrás tava lembrando da série e reparando em algo parecido. Uma das mensagens que a série quis passar é que somos várias versões de nós mesmos, nos transformando ao decorrer da vida de acordo com o que nos marca. E sempre estando em conflito e "sendo escravo dos próprios desejos". Dark é bem filosófico...
Verdade, nunca tinha parado pra pensar nisso
Estava pensando aqui.
O nome da série Dark é sobre a existência de Adão e Eva, pois, Dark significa escuridão, no caso, a escuridão da existência de Jonas e Martha. Desde o início a série se propôs a falar da destruição da realidade de Jonas, e que realmente somos irrelevante ao mundo.
Que série meus amigos, que série.
Pra mim é a melhor da Netflix.
E Winden é como um buraco negro como disse a Charlotte
Isso aí. Vejo que ninguem realmente compreendeu quem é o filho da MARTHA2 / JONAS gente ficou claro isso quando eles vão matar o BERND e o menino segura a maça e fica admirando a fruta e nos espisódios seguintes mostram MARTHA2/JONAS transando e concebendo ele ou seja ficou bem claro que o filho de ADÃO/EVA é o PECADO por isso a enfase na maça e no momento que mostra ele sendo (GERADO) mostra diversas cenas em um plano sequencia mostrando diversos pecados da humanidade como o ALCOOLISMO, o DESEJO SEXUAL da mulher pela AGNES, o sexo entre menores de idade entre o TRONTE e a CLAUDIA, esse episódio foi tão bem escrito e dirigido que jogou na nossa cara que por mais que se tente evitar o LOOPING o PECADO sempre fará parte da humanidade, JONAS era ADÃO, MARTHA foi a EVA, CLAÚDIA a serpente que os enganou e o filho deles foi a MAÇA o verdadeiro PECADO cometido por eles.
@@paisefilhos1424 É o desconhecido e filho de quem?
Eu quero é meu diploma de Pós-graduação em Filosofia com Ênfase em Determinismo e Relação Causal após a conclusão de Dark.
Hahahah Pode crer
e com muitas horas de carga horária em Teologia também kkkk
Eu tenho certeza que vão existir pessoas realmente fazendo dissertações reais sobre a filosofia de Dark.
E eu que não fiz um mínimo uso das minhas habilidades intelectuais..
Kkkkk
E o personagem ruivo q foi o primeiro a sumir, o ator foi contratado só p morrer e aparecer num cartaz de procurado kkkkkkk
Não acredito que o Jonas que nascerá, sugerido pelo final da série, seja o mesmo Jonas das realidades paralelas. Até pq aquele Jonas era filho do Mikkel/Michael. A partir do momento que Michael não existe na realidade original, consequente o mesmo Jonas que conhecemos não poderá existir. Acredito que Hannah nomeando seu filho de Jonas é apenas uma forma da série se auto-referenciar e se homenagear!
Isso... Exato.
Discordo dessa ultima frase, que seja somente uma homenagem, duvido muito.porem tbm acho que o Jonas que vai nascer não é o Jonas dos mundos, mas isso não quer dizer que a ideia de um Jonas não seja real, afinal os dois mundos criados a partir do mundo de origem tem muitos resquícios do original, porem todos desordenados né.
@@raff4059 mas isso é o que marca uma boa obra, a discussão não acaba com o fim.
Concordo plenamente.
Jonas nunca poderá ser filho do Woller.
O filho da Hanah ali nunca será o Jonas q nós conhecemos.
Talvez seja uma homenagem e também ecos das realidades q acabaram de ser destruídos.
Mas só ecos!!!!! Só Deja- Vus!!!!!
Hanah nunca poderá parir o Jonas no mundo original pq o Michael nunca existiu.
Cara sobre o rosto do Adam, creio que ficou assim não pelas viagem, mas pelas tentativas frustadas lá entre os séculos XIX e XX pq em certo momento o "raio" queima o braço dele e isso poderia indicar que as marcas no rosto pode ser de mais raios que o atingiram.
Também achei isso,vai ver que a radiação tb, já que (posso estar absolutamente errado não pesquisei) em 1800 e pouco não teria traje contra radiação eficaz,apesar do Jonas ter um que parecia de couro e tal
@@davioliveira9320 Até que ele tinha um traje, no entanto não evitou a queimadura
Acho que foi ocasionado pelo raio e pela radioatividade. Eles não explicam isso, mas permite que a gente deduza dessa forma
Penso o mesmo, ficou muito tempo tentando estabilizar a partícula, vimos que em uma tentativa aconteceu com o braço, em outras pode ter acontecido com todo o resto, ou só aquela do braço já emitiu radiação por todo o corpo e c o tempo ficou daquela forma.
Também pensei na representação das motivações do Adam: Ganância, ódio, irracionalidade. As cicatrizes no rosto dele (para mim) representam as consequências dos seus atos e desejos, meio que um castigo, entende?
Tal como a Eva causa uma cicatriz em seu rosto (no caso, na Martha mais jovem) como uma forma simbólica.
Mas isso é um pensamento mais filosófico do que "racional".
Achei interessante a Claudia dizer que "algo acontece, mesmo que demore ou seja de forma diferente", daí, no final, a a mãe do Jonas decide colocar o mesmo nome na criança após olhar para a capa de chuva amarela.
A Hannah sempre terá um filho e esse filho sempre será "Jonas" nao é o mesmo que a gente viu, mas sempre terá um "Jonas" a partir dela. Ali a série diz, ao meu ver, que apesar deles terem desfeito as realidades criadas a partir do 'erro' do Tanhaus, nao quer dizer que outras realidades não vao existir. Vimos o fim daquelas realidade, mas sabe-se quantas mais existem, né?
@@jaderbarros4006 a realidade que a gente viu existiu e ao mesmo tempo nao existiu kkkkkkkkk estranho neh ? Mas se a gente for pegar como base a teoria do gato, a gente poder perceber que pra aquele acidente nao acontece jonas e martha tem que existir ao mesmo tempo que eles nunca existiram...
@@jaderbarros4006 Da mesma forma que a Katherina existe e não se chama mais Katherina, já que a influência foi dada por causa da conversa da mãe dela com a Hanna.
@@boaleitora não se chama mais Katharina?
Como o Adam sempre diz, o começo é o fim e o fim é o começo. Ou seja, o Jonas e a Martha deram um fim às suas respectivas existências, porém, poderão começar uma nova no mundo original.
+ Links
- Dark Nossa melhor versão (e o Paradoxo de Teseu): ruclips.net/video/_GkCuKeXw9Q/видео.html
- Dark: Crítica: ruclips.net/video/J5pNdNjdDII/видео.html
- Dark Determinismo x Livre Arbítrio: ruclips.net/video/ThxuvIpmIKw/видео.html
- Dark: Resumo: ruclips.net/video/siDJVT2l3SU/видео.html
+ Correções
- Onde eu falei Regina, eu quis falar Claudia.
Eu Gostei da série, gostei do Final, mas nao Gostei da 3°temporada num geral, ela arrodeia muito por caminho q nao Leva a nada, ja q a solução vem nos ultimos episódios... mas com certeza é das melhores series q ja vi
Faz uma crítica do filme Garota exemplar.
obrigado.
Obrigado pela correção. Para um fã da série é como uma agulhada no cérebro quando ouvi a troca dos nomes. Mas agora passou rsrsrsrs
@@alexandrealmeida3626 também fiquei entediado com a terceira.
Não tinha visto a segunda. Aí peguei semana passada pra isso. E quando chegou sábado já emendei a terceira. Então estranhei bastante o ritmo e toda a trama. Já tava de saco cheio.
Felizmente os 2 últimos episódios salvaram.
Dark é de longe, a melhor série original da Netflix.
Eu prefiro ainda the oa não sei mais para mim ela faz agente pensar mais na vida
Eu TB acho.
Talvez a melhor série da história.
@@mateusgomes5929 Pra mim definitivamente é a melhor que já vi, dificil ter outra tão boa e tão redonda
@@alex007rider Peaky Blinders
@@boblee8609 Peaky Blinders não é original Netflix. É produção conjunta da BBC com Netflix.
FINAL DE DARK!!!!! Provocou em mim uma dupla sensação de dor de término... quase um paradoxo da vida real:
1 - A “dor” de saber que o seriado terminou.
2 - A “dor” de saber que aqueles personagem não existem nem mais na ficção, ianque aqueles mundos foram aniquilados.
deu pra captar meu sentimento? Heheh... na moral... que série meus amigos!
agora vou continuar melancolico pelo término das famílias de Winden (tanto no meu mundo - final da série, quanto no mundo ficção...
obrigado pelas críticas geniais de sempre!
eu tô exatamente assim! poxa eu me apeguei tanto aos personagens e ver eles deixando de existir foi tão triste 😢😢😢
Deu! E como deu meu caro! 🤒😨
Dizem que uma boa experiência é ver tudo de uma vez. As 3 temporadas. Vou rever
Uma dica pra aliviar a dor assiste The Leftovers
Explanando um pouco, Terminou com final totalmente aberto caso um dia posso a ter mais temporadas, Sei que os vlogles de críticas são bons em acompanhar e analisar séries, filmes e etc, porém como um ocultista, hermetista entre outras filosofias desde de criança um estudante aficionado e física quântica e estudante assíduo da dualidade e criação para quem és mago nesse meio e esteja lendo isso é acompanhou a série sabe que com as dualidades e acontecimentos finais e fala final Hannah a série teve um fim brilhante porém podendo ser reaberta tranquilamente para mais 1 ou 2 temporadas em um futuro longínquo tranquilamente não vou explanar pq isso está restrito atraves de chaves de estudos secretos e graus em pirâmides que somente os merecedores da luz devem conhecê-los jamais podendo quebrar seus juramentos iniciaticos mais é 100 % possível continuar a série e os criadores não foram ingênuos de criar um titulo de sucesso desses e deixar e fechar com chave de ouro porém tbem fechar com maestria de deixá-la em aberto para possível investimento e retorno futuro, quem tiver interesse procura algo relacionado ao assunto e matem a charada porém cuidado 99% do conteúdo dessas coisas na net são falsos ou de charlatões e do modo verdadeiro a se buscar a luz é demorado, coisa e décadas e décadas e com merecimento dos mestres mais antigos mais é possível vcs começarem a entender melhor a fusão dessas ideologias através da Alquimia primitiva ✌🏾🤝🏾🤙🏾
Muito bom meu brother. Adorei o desenho. Rs Bjooo
Michel vc esta em todos os lugares!!
@@liliinha11 Achei a máquina do tempo e to bombando nos canais dos amigos. 😁
Só cmg que saiu uma lagriminha no final?
Jonas e Martha desaparecendo...
("a gente fica perfeito juntos...")
So vc msm
Foi só vc mesmo, nunca foi uma história de romance.
Insensíveis kkk
@@pedrosousa7834 né 😂😂
@@ALLexpress360 mais eles queriam, acho que por causa disso
Dark me fez pensar que Jonas e Martha também representam duas pessoas em uma discussão. Ambos achavam que tinha razão e estavam certos. E na verdade, ambos estavam errados.
Eu penso que nos 2 mundos, tudo foi espelhado pela consciência, sentimentos e pensamentos do Tanghaus e das pessoas que não eram do ciclo. Como a Cláudia explica que a filha dela sempre ia morrer, todos os personagens "originais" sofrem ou tem morte violenta porque não fazem parte da consciência dele. Voltando ao Tanghaus, todas os objetos e coisas importantes nos 2 mundos são relacionados a ele: o relógio da Charlotte, o bunker (onde ele constrói a máquina), as frases, os livros, o sic mundos e etc. Os personagens da "família nó", são expansões da consciência dele, o Trente sempre entre 2 amores o (o H. G. Família e trabalho), o Ulrich sempre tentando voltar ao.passado para consertar as coisas, o Jonas/Adam buscando o amor, a Marta/Adam protegendo o.filho, o Noah buscando a Charlotte (o HG busca pela neta que nunca foi encontrada) e etc..
Caramba, não tinha pensado nisso, mas amei! Faz bastante sentido pra mim
Que interpretação legal
Muito boa a interpretação
Dark alem disso, faz uma referência clara com as 7 Leis Herméticas, que trazem a reflexão de quem percebe, o quão isso tudo está relacionado com nossas vidas.
Abs
De fato, eu não havia formatado essa informação que no fim o tannhouse conseguiu o que queria com sua máquina do tempo. Indiretamente ele conseguiu resolver um problema que agora jamais vai saber que teve, e portanto podemos dizer que ele próprio foi vítima da sua máquina, que o fez voltar no tempo para uma realidade onde o problema da morte do filho inexiste.
voce esqueceu uma frase, Raphael..... " Deus escreve certo por linhas tortas "
deus e perfeito. vc fala que ele escreve certo por linhas tortas. vc quer dizer que ele erra pra acerta. e nao ele n erra. deus escreve certo por linhas certas.esse ditado e blasfêmia
Amigo Deus nunca escreve certo por linhas tortas, pois o arado sempre andará certo com a semente.
@@henriquecamilo8892 deus nem existe nao viaja
@@martha.nielsen kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@martha.nielsen a mano se vc pensa assim. que vc possa mudar de ideia um dia. ❤
Winden é uma "experiência de laboratório controlada", é um circulo muito fechado, com um número de elementos praticamente finito. Essa quantidade finita vai gerar uma infinidade de possibilidades/situações (ou ser um jogo que se rode infinitas vezes), mas a probabilidade dessas situações se repetiram (ou serem bem próximas) é muito grande, por causa dessa restrição de elementos.
Com aquele final, onde eles estão 'no nada' mas o Jonas pequeno/Martha pequena viram já aquela cena ocorrer, eles não estariam só dentro de mais um ciclo maior? Como quando Jonas morre/não morre.
Num loop o HG inventa a máquina, temos os loops, eles voltam no passado e impedem o filho do Tannhaus de morrer.
Se o filho do Tannhaus não morre, eles nunca voltarão no passado para impedir o filho dele morrer, ele cria a máquina.
Vários loops acontecem dentro dos universos com a máquina criada, para eventualmente em UM loop eles conseguem sair e impedir. Só para no próximo loop tudo acontecer de novo
Acredito que teve dois finais, um em que o jonas e a marta salvam o filho da tanhause e outro em que eles são a causa do acidente e são mortos no processo.
Tbm achei isso!!
Pode ser, mas o acidente aconteceu especificamente na ponte, em que a família cai no rio e morre afogada. Pode ser que tenha acontecido um emaranhamento quântico originando dois destinos de um só e que eles sejam a causa de ALGUM acidente? sim (mas não do acidente original). Isso resultaria em outra realidade, diferente de todas que conhecemos na série, e os acontecimentos seriam imprevisíveis
Explicação BRILHANTE! Didática, esmiuçada e sucinta! UAU! Dark é a MELHOR serie apenas! Nos faz rever a nós mesmos, e a nossa responsabilidade, em todas as nossas ações!
Melhor vídeo de Dark que assisti. Obrigada por, literalmente, desenhar! hahaha
O vídeo mais inteligente de análise sobre o final. O resto do pessoal do YT não se preocupou com o debate que a série promove, só com os eventos e soluções para os mistérios. Não tá errado, mas também não tá completo. Melhor vídeo disparado, parabéns!
Dark é de longe uma das melhores séries que já fizeram.
Eu tava meio cansado da terceira temporada quando introduziram a "terra 2". Mas dá metade do 7º episódio e o 8º me fizeram empolgar de novo.
Final digno!
Terminei de assistir agora e tive a mesma sensação
Parabéns pelo Vídeo. Ninguém tocou com profundidade nos assuntos tratados nesse final. Belíssima essa questão do "melhor eu no momento". Ou seja, nossas micro atitudes mudam os mundos e criam realidades presentes/futuras. Ainda. Quando o acidente de carro não acontece, fica claro uma redenção dos dois personagens. O filho perdoa o pai. E o pai ganha a segunda chance de amar seu filho - parábola do Filho Pródigo. Com isso, mesmo com as diferenças entre os dois, o amor é o sentimento que prevalece. Nesse questão vale frisar o aparecimento dos anjos - Jonas e Marta. Uma figura presente no cristianismo quando da anunciação. Aí fica a questão: quantos anjos aparecem em nossas vidas que mudam nossos destinos? É isso. Muito belo o final de Dark.
Vc me fez pensar em como a série resolveu o que era fundamental e deixou algumas lacunas, especialmente sobre origem de persomagens. Mas, mesmo assim, fechou bem "redondinha".
Queria que GoT fosse assim tbm (viúva de GoT aqui).
Queria que o tannhaus tivesse criado a maquina do tempo pra concertar o final de GOT, mas como o final q temos é ruim, sinal de que ele nao fez. :/
Sempre q lembro daquele final de got eu choro escondido no banheiro
Poh a final de Got não superei até hoje :(
Queria q vc explicasse o relógio da Charlotte. Ele aparece em vários tempos e a série sempre faz questão de mostrá-lo em cena.
E é o mesmo relógio que o pai de Gustav Tannhaus carregava de sua falecida esposa Charlotte. Seria só coincidência o mesmo nome? Que também se repete ao ser da neta biológica de H.G Tannhaus... coincidências?
seria a mesma coisa das medalhas. sao como novelos de lãs que servem de guia, pra marcar os caminhos no labirinto das viagens no tempo e entre os mundos. Eles são constantes, passados de mão em mão nas varias voltas do ciclo.
@@mairanx0 obrigada por esclarecer! Estava com essa ponta solta na minha cabeça rsrs
O que seria interessante explicar é a árvore genealógica da serie, como ela era no inicio e como ficou, contando as pessoas que não vão existir pq não teve a viajem no tempo... na mesa no final fica apenas as pessoas que não nasceram com influência do tempo.
Eu não gostei do final da mesa, ou pelo menos deveria ter algo a mais pra mostrar como realmente ficou a as pessoas nos 3 tempos diferente.
Raphael você não tem noção do quanto é bom ter um canal como o seu que trás uma poesia e filosofia muito bonita pra gente. Parabéns, vendo esses vídeos de DARK fico mais fã seu.
Resumindo mais com um acontecimento na vida do meu irmão.
ele estava solteiro, eu tambem, falei para ele baixar um app de relacionamento para zoar, só ver mulheres e só. Moral da história, ele encontrou uma pessoa de outro estado, casou, tem dois lindos filhos, eles são um casal espetacular, eles montaram uma empresa juntos e são inseparáveis, ow familia linda.
Concluindo, eu apresentei numa conversa futil e fraca a opção dele baixar um app, só por causa dessa minha atitude fez com que a vida do meu irmao se transformasse 1000%.
OBS... continuo solteiro kkkkkkkkkkkkkk
mas se vc ver a frase da claudia “tudo que é pra acontecer acontece, mesmo que não no mesmo tempo, ou do mesmo jeito, mas acontece” entao msm q vc n tivesse feito isso alguma hora eles iam ficar juntos haahahah
Ao assistir a série eu lembrei muito da minha vida.
Que quando eu era menina com 8 anos numa cidade do Pará eu escrevi uma frase numa nota de 5 mil Cruzeiro.
A frase dizia assim:amo a vida em que vivo pois só assim encontrarei a Minha felicidade.
Quando eu tinha 23 anos viajei para Manaus e conheci um rapaz .
gostamos e fui morar com ele.
Mexendo na carteira dele vi a nota que eu havia escrito quando era menina.
Imaginem a minha expressão quando vi aquela nota.
Questionei com ele e ele me falou que pegou aquela nota logo que chegou em Manaus (ele é fo Maranhão) e a guardou porq achou a frase bonita..
Eu acho isso incrível.
Eu conto essa história pra nossos amigos e eles ficam de boca aberta.
Hj temos 2 filhos ...vivemos ah 25 anos .
E guardo está nota com muito carinho.
Aconteceu algo parecido comigo. Eu trabalhava em uma prefeitura em 2019 e um belo dia recebi um e-mail convocando um cargo de um concurso que eu tinha feito em 2016. Depois de pensar muito desistir da prefeitura e fui para o novo trabalho e eu chegando lá conheci os novos colegas de trabalho e um deles me apresentou um app de relacionamento, detalhe que eu nunca tinha usado um desses, instalei e usei ele. Fiquei meio sem querer usar esse app, mas continuei, conheci uma menina e a gente conversou muito e depois de marcar várias vezes nos encontramos e nunca dá certo. Em um dia marcamos de nos encontramos e deu certo, foi aí que conheci minha namorada e estamos morando junto atualmente.
cristina rebelo, chocado estou. Sou de Manaus. Que história!
Kkkkkkkkkkkk
E não entendo como teve gente que não gostou desse final! Minha hipótese é que essas pessoas acharam que Dark era mais um série onde é "fácil" para entender e que seria uma série onde as teorias se confirmam. Mas, ao não realizar as teorias e reverter o que se imaginava por final, é que Dark acerta. Pois, além de todas essas questões filosóficas, o final também é bem poético. De fato, fico feliz por Dark.
acredito que isso aconteceu porque a estória foi escrita por completo e divido em 3 temporadas. Se cada temporada fosse escrita por partes seria mais fácil de se perder e ser influenciada pelas críticas
Em relação ao final, achei que ele seria melhor, mas foi longe de ser ruim, um bom final e bom desfecho, talvez a expectativa de certas pessoas estava nas alturas.
The Good Place demonstrou como seria o conceito de "várias versões" de cada personagem.
O final da série foi perfeito, mas seria um baita fan service fazer um especial da série, mostrando como são as vidas dos "sobreviventes" no mundo origem, sem a influência das viagens do tempo e dos paradoxos. Além dos que apareceram no jantar, provavelmente viveram: Bernd, Greta e Helge Doppler, Boris Niewald, Egon, Claudia e Doris Tiedemann, Inês e Daniel Kanhwald, família Tannhaus, etc.
Q série linda, eu estou maravilhada com esse roteiro inimaginável.
Dark é uma série incrivel muito original baseada em filosofia teorias cientificas um roteiro e questionamentos bem impactantes, intensa e unica. Amei seu ponto de vista de todos os seus videos sobre s série.. principalmente o que vc fala sobre determinismo x livre arbítrio...parabéns
te admiro pela visão que tem das coisas. não só disso, de dark. mas todo seu conteúdo parabéns
Cheguei aqui no seu canal e fiquei extremamente feliz com a sua forma simples de falar de Dark. Parabéns!
Temporada começa confundindo como o Ph falou no vídeo anterior, mas o final ficou muito claro e compreensível, série se explicou muito bem.
Muitas pessoas estavam esperando um final complicadíssimo, pelo que foi a série toda, e perceber que tudo só aconteceu pelo fato de ter morrido a família de uma pessoa, aconteceu isso tudo, gostei demais desse final simples, depois de tanta loucura, foi bom tem uma parte bem light
concordo, até porque referencia um fato da vida: coisas e ações simples têm potencial para desencadear grandes desfechos e acontecimentos de alta complexidade.
Passa ou repassa: quantas vezes o apocalipse aconteceu durante toda a série? Hahahaha no geral gostei do final, e aquela cena do limbo q eles se veem crianças, me lembrou demais Interstelar e The OA
The Oa :( da tristeza só de pensar
Quando vi só pensei: "Pqp, olha a referencia de interestelar ai!"
a Claudia chega a falar que aconteceu centenas de vezes antes dela descobrir como realmente quebrar o ciclo hahahaha a cena do limbo me lembrou muito Interstelar msm (melhor filme inclusive)
Aconteceu infinitas vezes, até por conta disso eu acho muito forçado a maneira que a Claudia acha pra solucionar o problema, tipo, oq fez ela ter descoberto que existe uma realidade original desta vez diferente de todas as outras milhares de vezes que o loop aconteceu?
hugo mota isso eu concordo com vc... a descoberta da saída pela Claudia poderia ter sido melhor abordada... talvez eles pudessem ter feito um episódio a mais pra resolver alguns personagens e pra abordar isso tb...
Somos um composto de micro escolhas e micro experiências que pode mudar esse ”nós” a cada novo caminho traçado.
Essas micro escolhas binárias ou não, vão deixando um rastro enorme do que poderiamos ter sido, do que nao fomos e do que ainda seremos. Dessa forma, somos tudo o que fomos ou do que seremos daqui pa frente. Um apanhado constante da soma de um eu que morre e nasce a cada mini segundo.
Gênio!
SPOILER
achei o final com a ceia quando a hannah diz que o filho se chamará jonas, um toque meio do peão em "inception". será que tudo vai recomeçar?
não tem como jonas é filho do mikkel.
Impossível, Jonas é fruto do genes de Hannah e Mikkel.
Ss mas de outra formar foi como explicou no vídeo um círculo mas com muitos ciclos em várias realidades então não tem como destruir o ciclo sempre vai começar denovo muito simples de entender entendedores entenderão
Pq a Marta falou pro Jonas velho isso é a primeira vez que está acontecendo então ali começa um novo ciclo mesmo eles sabendo que é a primeira vez mas eles não sabia que ia começar denovo. Lembrando porque será que choveu e faltou luz sempre que ocorre alguma viagem acontece isso. e quando eles estávam jantando e uma grande referência da Bíblia muito simples de entender
@@mateusclira o tannhouse só crio a máquina pq o filho morreu. se ele tá vivo n existe mais a possibilidade de viajar no tempo.
Muito bacana suas reflexões e várias outras da galera nos comentários. Gostei também do desenho que você fez, excelente pra ilustrar a explicação!
Na final das contas foi o Plano do HG Tannhaus que deu certo! Gênio, acabou que sua invenção até livrou ele da dor antes mesmo de sentir
Monstro se mais
"Essas escolhas vão deixando um rastro enorme do que poderíamos ter sido, do que não fomos de forma alguma e do que ainda seremos. Dessa forma somos tudo o que fomos, e seremos daqui p frente o apanhado constante da soma de um eu que morre e nasce a cada milisegundo, não necessariamente estamos vivendo a melhor versão de nós mesmos. Mas já que não tem como comparar, com o nosso eu do passado ou futuro porque o tempo não existe mais, cabe a nós decidir o que fazer com essa nossa versão e aí a gente pode torná-la a melhor de todas."
A interpretação que eu tive foi que todos que estavam na mesa no final não fazem parte do nó como a Claudia falou. Eles são os verdadeiros habitantes de Winden. Uma vez que todos os outros foram gerados a partir do Jonas e deixaram de existir junto com ele.
Eles não estão em outra realidade, porque a máquina do tempo nunca existiu naquele mundo. Então aquela é a original. E os outros (infinitos) mundos deixaram de existir.
Esse foi i melhor vídeo de análise que vi até agora.
PH... vc não acha que 21 anos depois, chegou uma obra com o mesmo peso reflexivo de Matrix?
Oq n falta é filme desse tipo. Joga no Google e faz a festa.
Matrix foi uma revolução
a propósito, quais outras obras se comparam a dark ?
Pior que Matrix não só é refereciado meio que invertido como sintetiza a prisão que vivem, o Ciclo é a sua Matrix, em certos episódios eles mencionam que precisavam "sair da matrix"
nenhuma, não pelo menos que consiga misturar ciência, filosofia e religião com tanta maestria e ainda de uma qualidade técnica impecável.
A série The OA tb é ótima, trata mais sobre a dualidade, duas realidades opostas, é muito louco; Recomendo demais. São 2T apenas.
To assistindo videos sobre o final um atrás do outro (pq acabei de ver a série deve ter umas 2h) Mas o seu com certeza é o melhor até agora. Parabéns.
Acabei de ver a ultima temporada e fiquei com a nítida impressão de que a serie foi pensada em 2 temporadas de 10 episódios, mas com o sucesso da 1ª eles esticaram pra mais 2 temporadas de 8 episódios. Eu gostei muito do final e pra mim até o final da segunda temporada a serie estava quase perfeita, mas depois do 3º episódio da ultima temporada já tinham esgotado o assunto e enrolaram até o último episódio pra evoluir, e ainda assim eles colocam uma cena de quase 10 minutos da Claudia explicando pro Adam tudo que já havia sido dito a exaustão nos episódios anteriores enquanto a gente via mais uma vez a cena do Ulrich tentando matar o Helge. Em resumo, a terceira temporada caberia sem problemas dentro da segunda se tivesse 10 episódios e fosse pensada pra ser a ultima, mas o final é tão bem amarrado e redondo que eles estão de parabéns.
Assisti a série novamente tem uns meses e fiquei com uma impressão parecida com a sua, pois tem uns 3 episódios em que a série dá uma barrigada na história, uma enrolada.
Vi vários videos sobre o fim da série. Você foi o único a comentar o que eu esperava especificamente para o personagem do Tannhaus. Me refiro, a nada mais nada menos , do que deixar bem explicito sobre a concretização de sua intenção inicial, apesar, contudo, de por caminhos inesperados. A despeito do plano inicial não dar certo, ele criou, por consequência, um problema no qual a resolução passa, necessariamente, pela necessidade de outros viajantes retornarem à sua realidade e salvar seus familiares. Achei isso muito legal
Nunca saberemos oq aconteceu com o olho daquele policial.
Ele se machucou antes das filmagens aí ele gravou assim mesmo, até então toda vez que ele vai contar ele é sempre interrompido aí ficou com uma forma de piada kkk
Nunca saberemos o que aconteceu com Boris Niewald/Alexander Kholer, e porque o Alexander real enviou uma mensagem para o Clausen falando para ele ir para Winden
O Alexander não é um viajante, acredito que não foi ele quem escreveu a carta. Meu palpite fica entre Adam e o trio do infinito. Ele foi apenas uma peça no jogo, e por ele não fazer parte do nó a história dele não teria tanta relevância. A gente soube o necessário
Também não sabemos como a Elisabeth do futuro ficou cega de um olho
e nem com o braço.
Raphael, suas análises são as melhores! Parabéns e espero que nunca se canse de fazer seu trabalho, pois você é muito bom!
Abraços !
Viagem no Tempo : - Olha só como eu consigo complicar de vez à história de Dark.
Mundos Paralelos : - Segura a minha cerveja, filhão.
Que vídeo sensacional.
Qnto à série, uma obra prima.
Tô sentindo aquele vazio pós season finale misturado cm uma empolgação em saber q ainda vou reassistir algumas ~ mtas ~ vzs e continuar (re)descobrindo coisas.
"A vida inteira que podia ter sido e que não foi."
Muito bom PH, concordo plenamente com sua interpretação ... Dark é singular , assumi uma paradigma de temporalidade e realidade específico para atravessar as questões humanas de uma forma envolvente. Fala de identidade e diferença , e como essas duas coisas dançam no fluxo do tempo e da vida. Parabéns pelo vídeo ... seguimos acompanhando 😊
dark sempre bateu em 2 teclas "o começo é o fim e o fim é o começo" .. e tbm "que ao tentar evitar algo, os personagens acabam é fazendo o evento acontecer".... logo, na cena que a marta e o jonas entram na rua na frente do carro do filho do tannhaus ele fazem ele parar e não cair da ponte... mas este momento poderia era justamente fazer ele perder o controle ao desviar deles(jonas/marta) cair da ponte, porque nessa hora não existe sobreposição de realidade? ??? afinal ali é o inicio (origem) do apocalipse.. logo é como pode se finalizar o loop(nó).. então ali eles poderiam dar inicio a tudo causando o acidente fatal e não evitando...
Exato! Achei o último episódio da série cheio de incongruencias com o restante todo dela, eles não poderiam salvar a família do Tannhaus, pois se eles fizessem, eles sequer existiriam pra salvá-la... então simplesmente evaporar pareceu pra mim uma solução fácil de mais pro enredo. Também tem a questão da Cláudia simplesmente saber a história inteira do Tannhaus, o que me parece impossível.
Bom, não achei um final digno pra Dark...
E a Cláudia mesmo poderia ter ido lá e impedido o acidente, o Jonas e a Marta fazerem isso é só uma questão poética...
Eu fiquei indignada achando q eles furaram no final, mas me falaram da teoria (schrondinger) eu me convenci que ao criar uma outra realidade a partir da brecha que o tempo parou um nanodesegundo (é possível acabar com a cadeia de ciclo, como a Martha e a Claudia e por fim o Jonas conseguiu fazer) essa última realidade conseguiria por fim por ter vindo da brecha! Assim tanto o mundo de Jonas e Martha se tornaram em um Gato de schrondinger, onde podem não ter existido e podem ter existido. Mas que no mundo original não é possível afirmar, só é possível ver o resultado (família Tannhaus n morre) e a gente só consegue ver que eles podem ter existido pq estamos numa espécie de 4 dimensão.
é porque ali é uma "brecha"... então essas leis não se aplicam
@@user-fc4eq9vx9p Vou usar a "Cláudia" do nosso mundo pra te ajudar: "Se não sabe brincar, não desce pro play".
Melhor explicação de final de Dark que ví por aki, consegue satisfazer algumas curiosidades como eles verem um ao outro quando era criança sendo adulto e deja-vu da Hanna no final, pq uma outra realidade é criada e não sabemos, até pq se uma morte é evitada pode acontecer outra em nossa vida e ter um desencadeamento de uma realidade e mundo diferente.
O interessante é q a jornada de Jonas e Martha pode ser resumida a uma palavra: amor. O amor de Jonas pela Martha e dela para com o filho deles. Tudo sempre é um ciclo pq eles nunca abandonam a ideia de salvar quem amam. Essa é minha ideia mais filosófica desse 3 temporada
E a Claudia também entra nessa filosofia, jamais abandonou a ideia de salvar a filha... E no fim, conseguiu!
Fiquei triste com o final ... eles deixando de existir , mas que bom que quebraram o círculo.
claudia era a peça chave da série
E o Tannhaus que só criou essa máquina do tempo em amor ao filho!
Eu tb pensei nisso!! Todos eles sao movidos por amor a alguém. O Jonas pelo Michael no começo, o Ulrich pelo Mikkel, o Noah pela Charlotte
Velho, melhores explicações sobre Dark. O olhar filosófico sobre a série é o que a torna tão sensacional e o PH tá fazendo isso de forma incrível. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Totalmente a Teoria do Caos esse final
Análise bem coerente, Ph. A sua alusão a Santa Ceia foi show!
O final de Dark não poderia ser diferente. Foi Sensacional! A fusão dos mundos através de Eva/Martha e Adão/Jonas que se ajudam para deixarem de existir, foi uma sacada genial! Amei quando, na hora que Woller explicaria o problema do olho, outro assunto foi abordado. Ou seja, "criem suas teorias". Tudo envolto em uma complexa simplicidade. E, como diria Leonardo da Vinci:" a simplicidade é o mais alto grau de sofisticação"
A primeira coisa que eu pensei quando eles salvam a família do Tannhaus, foi que ele conseguiu oq queria ao criar a maquiagem do tempo.
animal esse fechamento... aliás, o vídeo todo foi perfeito, parabéns
Primeiro, obrigada por esse vídeo! Muito obrigada. Ainda fiquei com dúvidas !!! PH, eu entendi a criação dos dois mundos, ok. Mas, Qd esses dois mundos foram criados eles eram espelho do 1 mundo? Como surgiu a 1 pessoa que não era do mundo original? O começo foi com o Jonas e a Martha? O nascimento do bb deles? É isso?
Eu acho que todas as pessoas que existem na cidade 1 foram recriadas e agora eu buguei... Pensei que sabia a resposta, mas nem sei te explicar
Acho que não tem resposta. O início é o fim e o fim é o começo. Kkkk
Sim, acredito que o mundo foi criado como espelho, mas com um detalhe: o buraco de minhoca que não existe no mundo original e existe nos dois mundos derivados. Esse buraco de minhoca permitiu a alteração da realidade em cada um desses mundos dentro das filosofias que a serie preconiza.
O começo é o fim e o fim é começo. Todos estão interligados e não dá pra saber quem veio primeiro, é como se todos começassem a existir ao mesmo tempo pq um depende do outro, um paradoxo.
Duvidei que explicaria tudo em 11 minutos, agora quebrei a cara hahaha melhor explicação!
Achei o final bom mas ao mesmo tempo "simplório". Eles mesmos afirmam não poder voltar no tempo para corrigir as coisas, e encerram a série fazendo isso. Seria bem mais interessante se ao aparecer na frente do carro, eles mesmos causassem um acidente. Mostrando que de fato é impossível alterar o passado e que as tentativas de impedí-lo é o que o causa.
Mas nunca foi dito na série que não era possível mudar o passado , porém se eles mudassem tudo poderia dar errado e eles não iriam conseguir o fim do ciclo , por exemplo na primeira temporada quando o Jonas queria levar o Mikkel pra casa, se ele fizesse isso ele mudaria o futuro, com isso o Jonas não iria nascer , e o Jonas do futuro também não existiria, e com isso ele não tentaria evitar o ciclo , e se o Jonas não existisse, o ciclo também não iria existir, pois somente com a existência do Jonas , os mundos permaneceriam unidos pelo filho da Martha e dele , por isso que a Claudia sempre dizia q tudo tinha q acontecer da mesma maneira até chegar a hora certa dos mundos não existirem mais.
@@keziasilva4315 o que voce está falando só reforça o que eu disse sobre não ser possível alterar o passado. Todo Jonas quando via sua amada ser morta em sua frente, prometia a ela que "daquela vez ele ia fazer diferente" e no final ele sempre se tornava o Adam, ou era resgatado e ia pro segundo mundo. E assim o ciclo se repetia, pro Jonas ele sempre estava tentando algo diferente, mas era esse "tentar diferente" que fazia tudo acontecer igual.
Dark é de uma genialidade insuperável!
Assisti pela terceira vez!
E cada vez fico mais encantada e intrigada
Contém spoiler -------- Eu tenho uma teoria sobre o Aleksander Tiedman/ Boris Newald: ele não existe no mundo original uma vez que não aconteceu a situação para ele conhecer Regina. No mundo de Jonas, ele aparece em Winden depois do assalto frustrado, baleado, e se esconde na floresta. Quando Regina é atacada por Ulrich e Katarina, ele ouve, sai da floresta e vai ajudá-la. Assim Regina o ajuda e eles se envolvem, casam e nasce Bartoz. Mas no mundo original Ulrich não existe, logo, não tinha como se envolver com Katarina (assim Hannah não o acusa de “mexer” com Katarina, Portanto, Regina não é atacada, e Regina e Aleksander não se conhecem). No mundo original Aleksander até poderia ter ido a Winden, mas como Regina não foi atacada, ele não teve a oportunidade de ajudá-la, podendo ter morrido na floresta, já que estava baleado, e Regina ter seguido eu caminho naquele dia sem ser incomodada; também, Aleksander poderia ter saído da floresta e ter vivido em Winden como uma pessoa normal, com o nome falso de Aleksander, mas como não era diretor da usina, era um homem comum. E por ser uma homem comum e sem poderes na usina, não tinha porquê ele ser denunciado na carta anônima ao detetive Claudel (não participando dos eventos do apocalipse). Ainda, ele poderia ter sobrevivido à bala e saído de Winden, sem nunca ter conhecido Regina.
Cheguei a essa mesma teoria ontem quando assisti ao final da série! E hoje a estou lendo nas suas palavras 👏🏾
Preciso na explicação, sem mais comentários. Parabéns pelos vídeos PH.
Essa foi a melhor série que já vi na vida, pra mim o mundo das séries será antes de Dark e depois de Dark. Sensacional. É pra se pensar e quebrar a cabeça. Uma série de filosófica e física e não tem como ficar indiferente.
Olha eu amei vc resenhando. Vc fala muito bem e tem uma voz muito bonita. Quando falamos que Martha é Jonas no mundo 2 eu prefiro dized que na verdade ela é a protagonista, a comandante deste mundo. Afinal o mundo 2 é um mundo sem Jonas. Eu amei sua explicação e adorei um ponto que eu n tinha destacado na minha mente. Tannhaus realmente conseguiu o que queria. Mesmo depois de todo o rolê. Bjs
Dark e o exemplo do que Lost deveria ter feito! A diferenca foi que eles souberam onde parar e Lost nao!
Vdd por isso prefiro séries curtas,q adianta ter 15 temp e perder a essência !
@@julianapahimsena2612 (;
@@julianapahimsena2612 tipo the walking dead, que aliás nunca gostei.
Parabéns pelo canal e comentários lúcidos e cheios de conhecimento! Gostei muito cara, inscrito!!! Muitas coisas que falou me remeteu muito a um dos meus filmes preferidos, Mr. Nobody, se um dia fizer um vídeo sobre esse filme, seria um prato cheio pra muitas discussões!!! Parabéns mais uma vez!
Amei essa visão do final da série. Me abriu a cabeça para entender melhor. Eu achei q o final era simples, mas não, essa realmente faz muito mais sentido.
Essa é a melhor série da Netflix, com certeza.
Nem sou de comentar mas depois desse vídeo preciso. BICHO, PARABÉNS! Melhor vídeo de Dark.
Adorei o final, mas é triste que diversos personagens que gostamos nunca sequer existiram (Jonas, Martha, Charlotte, Magnus, etc). Dark se solidificou como meu seriado favorito, inclusive superando Breaking bad, e acho que irá demorar até que alguma obra de ficção consiga se igualar em termos de qualidade geral (atuação, elenco, roteiro, efeitos visuais e sonoros).
Melhor vídeo de Dark que o seu não tem !! Vc é incrível
So queria saber sobre o Boris, quem mandou a carta pro investigador? Uma das muitas perguntas não respondidas.
Realmente! Mas penso que poderia ser o próprio Adam ou a Eva, a ideia da carta é provavelmente de alguém que queria manter o ciclo, já que o Clausen precisava abrir os barris pra matéria escura gerar o Apocalipse...
Mano não só isso a origem do Boris não foi revelada pensei que iria passar
É dito nos primeiros episódios, quando o Infinito (filho de Jonas/Martha) vai matar o velho Tannhaus, de 1888, na carruagem. Ele inclusive cita a frase que o Clausen lê na carta (sobre falar por todos os poros). Mas concordo que poderiam ter explorado mais os porquês desse núcleo, tanto do Boris/Aleksander quanto do Clausen.
Acho que foi tudo armação da Eva ou Adam, e provavelmente o assassinato que ele cometeu por acidente foi obra do infinito
Estou chocado com essa análise do Raphael. Caraca! É de desmiolar o nosso cérebro... Simplesmente espetacular!
Prova de que erraram no final de Dark: Pelo que mostrou a própria série, não faz sentido voltar no tempo e alterar o futuro de uma mesma realidade, pois as coisas do jeito que são no futuro é porque tudo já aconteceu no passado. A série mostra isso o tempo todo, inclusive quando a Martha volta de outra realidade pra realidade do Jonas e decide não levar ele. Isso não alterou a realidade dele, mas alterou uma segunda realidade dele, pois existia um Jonas que viajou com a Martha pra realidade dela e outro Jonas que não viajou.
Dito isso, o simples fato de o Jonas e a Martha conseguirem impedir o acidente no final já mostra que isso só faria sentido se ali já fosse outra realidade, não a inicial onde ocorre o acidente.
Fato esse que tira o sentido de eles "sumirem" após ter feito isso, pois eles não alteraram (e nem havia como) o futuro da realidade deles, mas sim de uma outra realidade, paralela à inicial.
tbm achoooo
Nem vi ainda todo vídeo e ja dei like. Sempre com conteúdos maravilhosos! Parabéns pelo canal, PH!
Demais esse video PH, não tinha curtido tanto o final, mas as sua opinião me fez gostar um pouco agora.
Série Excelente. Final Correto e Poético. Sua análise é muito coerente sobre o q foi proposto por Dark. Adão e Eva foram "expulsos" do "Paraíso" que criaram pra si pelo Diabo Branco (Cláudia). E a vida seguiu seu curso.
Por ser um dos únicos do YT ao falar IONAS e VINDEN já merece milhões de curtidas haha! Muito bom vídeo, PH!
Ótimo vídeo! De longe o melhor explicando (filosoficamente) o final da série!!
Como fala bem esse PH! E sempre com analogias maravilhosas!
Excelente vídeo para uma excelente série.
Amamos a serie!! E fica melhor ainda acompanhando seus videos
O fim é bem nietzscheano, com a ideia de que o mundo é um cosmos fechado, por isso se repete, mesmo que "de outra forma", as várias possibilidades são finitas, então em algum momento vai repetir, e tudo acontecerá novamente. A mensagem que passa é bem existencial, nos leva a pensar nossas ações, saber se olhando para a nossa vida estaríamos satisfeitos com a repetição... Enfim, gosto de pensar como uma lição para sabermos se estamos bem com nós mesmos.
A série é maravilhosa!
Muito massa tua análise, PH. Dark é incrível e ponto. Agr, os pormenores ficam a gosto do espectador. Pra mim tiveram coisas q eu gostei mto, outras nem tanto, mas no geral, q série é foda.
Cara, muito obrigado, você é o que explica melhor
Adorei essa crítica. Não tinha parado pra pensar que o Tannhaus finalmente conseguiu o que queria, sensacional! Pra mim, poderiam ter explicado melhor como a Claudia descobriu sobre o 3 mundo, sobre a origem e como consertar o looping infinito mas, no geral, a série me fez muito feliz. Adorei o vídeo!
Assisti até o anúncios p prestigiar esse vídeo maravilhoso! 😘
3:50 da mesma forma q o Strange viu em 14 milhões de possibilidades 1 única vitória dos Vingadores
Melhor explicação que vi por aí. Muito bom mesmo.
EXCELENTE, RAPHA!!! PARABÉNS!!! ÓTIMO CANAL PARA DISCUTIR E ACOMPANHAR NÃO SOMENTE POR CAUSA DE DARK, MAS PELO CONTEÚDO GERAL!
Melhor análise do final da série. Aplaudi de pé 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
👏👏👏👏melhor síntese dessa serie maravilhosa, GRATIDÃO pela experiência.